xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 outubro 2010

Blog do Crato homenageia o Radialista Elói Teles de Morais - 10 anos de falecimento - Por: Dihelson Mendonça


Ontem, dia 09 de outubro de 2010, completou 10 anos do falecimento do saudoso radialista Cratense Elói Teles de Morais, mais conhecido pelo grande público como "Seu Elói", ou "Mestre Elói" e ainda "Seu Elóia". A Rádio Educadora do Cariri nestes 2 últimos dias, tem prestado diversas homenagens ao mestre, através dos seus vários programas, em especial o programa festa no Sertão ( do Seu Zezé ), apresentado pelo radialista Iderval Silva, discípulo de Elói, que foi um grande incentivador da cultura popular e locutor do famoso programa "Coisas do meu Sertão".

Embora registrado no Crato, Elói Teles de Morais nasceu no sitio Baraúnas, município de Várzea-Alegre, no dia 19 de abril de 1936. Formou-se em Direito, tornando-se advogado, e chegou a exercer também o cargo de funcionário do Ministério da Agricultura. No governo militar, sob os auspícios da Revolução de 1964, chegou a ser preso como subversivo, comunista, e uma ameaça à pátria. Na solidão da prisão escreveu estes versos:

"Cadeia, estas tuas grades
Prendem o meu corpo revolto
Porem tu não sabes cadeia,
Que o meu ideal está solto!"

Elói Teles, cedo descobriu a sua vocação para o Rádio, tornando-se locutor de vários programas, mas consagrando-se principalmente por apresentar durante mais de 30 anos em caráter diário, na Rádio Araripe do Crato, e posteriormente na Rádio Educadora do Cariri, o programa "Coisas do meu Sertão, em que declamava poesias de diversos autores nordestinos e particularmente, da região do Cariri, embaladas ao som do canto de pássaros. e valsas vienenses. Elói destacou-se ainda como folclorista, sendo um dos grandes incentivadores das manifestações da cultura popular do Cariri Cearense, como as bandas cabaçais, reisados, maneiro-pau e literatura de cordel. Foi o fundador e primeiro presidente da Academia de Cordelistas do Crato. Após o seu falecimento, foi homenageado em Crato, dando nome a uma Creche: "Espaço Comunitário Elói Teles de Moraes". Escreveu diversas obras de destaque, como: Acorda Meu Crato, A Lagoa Encantada, A História do Crato em Versos (Volumes 3,4,5 e 6), Don Giovani e Terra Ardente.

Carlos Eduardo Esmeraldo ( Poeta e Escritor ), relembra o mestre Elói:

"Certa vez, acho que em 1978, vinha saindo da Coelce em direção ao Crato e o motorista ligou o rádio do carro no programa do Elói. Ele foi ler um aviso de desligamento da Coelce e gaguejou, gaguejou, gaguejou, somente por brincadeira. Depois perguntou: “Quanto é que a Coelce está nos pagando para ler essas coisas tão dificeis?” “Só?” Depois a gravação dessa brincadeira correu o Brasil, ouvi na Rádio Jovem Pan e pela Internet, mas não disseram que era apenas uma das muitas artimanhas do seu Elói, o homem do forró na “Casa Grande”. Segundo ele, chegava caminhão com carradas de matutos no Crato procurando onde ficava a “Casa Grande.” Grande falta faz o Elói."

A morte prematura de Elói Teles de Morais, ocorrida no dia 09 de outubro de 2000, deixou uma lacuna impreenchível e um legado que tem atravessado gerações. Seu incessante e desinteressado apoio às tradições e à cultura popular, tem servido de estímulo e inspiração para inúmeros jovens, que têm descoberto através dos seus ensinamentos, a luta em favor da preservação dos grandes valores que enobrecem e dignificam o povo nordestino e particularmente, da região do Cariri cearense.

Texto: Dihelson Mendonça

Fontes Adicionais: Jornalista Huberto Cabral, C. E. Esmeraldo, Antonio Morais.

Foto: Pachelly Jamacaru

Mestre Eloi Teles - Por A. Morais

Embora registrado no Crato, o que poucos sabem é que o jornalista, o poeta, o advogado, o radialista mestre Eloi nasceu no sitio Baraúnas município de Várzea-Alegre. Sua graça, seu humor, sua alegria são herança da terra de papai Raimundo.
No governo militar, sob os auspícios da Revolução de l964, o Eloi foi preso. Imaginem: preso como subversivo, como comunista, como uma ameaça a pátria. Na solidão da prisão fez este versinho bem oportuno e sábio:

Cadeia, estas tuas grades.
Prendem o meu corpo revolto
Porem tu não sabes cadeia,
Que o meu ideal está solto!

O mundo moderno da Informática e suas complicações - Por: Dihelson Mendonça


Com o passar do tempo, com a idade, parece mesmo que nossa capacidade de aquisição de novos conhecimentos entra num processo de estagnação. A grande dificuldade em somar novos conhecimentos aos antigos chega a ser formidável. Na área de informática há ainda o fator atualização. Algo que nos serve hoje, pode não significar coisa alguma amanhã, quando novos códigos são inseridos, novas linguagens e procedimentos.

Quando estudei Engenharia Eletrônica, os computadores eram máquinas muito primitivas para os padrões de hoje. Lembro-me da Universidade Federal da Paraíba, no Campus II de Campina Grande, em que a grande estrela do setor de informática, era o famoso IBM 360, hoje, uma máquina gigantesca, lerda, impensável. Naqueles dias, fazíamos pequenas rotinas ( programas ) em linguagem FORTRAN utilizando cartões IBM perfurados. Havia uma sala imensa de máquinas barulhentas onde cada aluno de computação digitava suas rotinas. Não existiam monitores, eram máquinas pesadas que mais parecia um parque industrial ou coisa assim. Saíamos todos, com pilhas de cartões, de até 30cm de espessura, amarrados com ligas, para não misturar. A simples troca de um cartão, e a instrução binária não seria mais reconhecida.

Corríamos de um prédio para o outro, onde eram feitas as leituras dos cartões. As máquinas leitoras de cartões em imensas também, e liam o conteúdo dos mesmos, passando os dados para fitas magnéticas, a fim de que ficasse registrado num banco de dados cada procedimento dos alunos.

Por essa época, 1985, ao contrários dos mainframes usados nas universidades brasileiras, os computadores pessoais tinham no máximo 64kbytes de memória. Hoje nossas calculadoras de bolso tem muitas vezes esse valor. Lembro-me que meu primeiro computador tinha 1Kbyte de memória Ram, o que era espantoso para a época, porque tínhamos uma noção exata do que estava a acontecer. Nos idos de 1990, o meu hobby era a programação do microprocessador Z80. Olho agora ali para minha estante, e vejo inúmeros livros dedicados às instruções binárias deste famoso processador, que deflagrou toda a onda de computadores pessoais dos dias de hoje.

À partir do Z80, o conhecimento foi apenas somando. A IBM, a INTEL e a MICROSOFT formaram parcerias e a plataforma IBM passou a dominaro mercado, com a introdução do IBM-PC-XT, que logo foi substituído pelo 286, 386, 486 e finalmente o pentium. A Microsoft começou a copiar as idéias da Apple, com sua interface gráfica Windows, que no início era muito instável. Perdíamos noites e noites formatando computadores, e instalando versões de Windows. Não tínhamos essas facilidades de hoje. Não havia internet ainda.

Pelos idos de 1994, descobriram que computadores eram bons para escritórios de contabilidade, advocacia, com o aprimoramento de linguagens direcionadas à soluções práticas. O usuário final não mais precisaria programar os computadores em linguagens de baixo nível ( de máquina ) como até então fazíamos, usando Assembly ou Hexa, e a maioria dos computadores poderia rodar um interpretador de linguagem mais próxima da linguagem humana, como o Cobol, o Fortran, o Basic. Gerada em cima dessas linguagens, foram construídas aplicações que gerenciavam bancos de dados, sendo uma que ficou na história: O dBase III plus, que possibilitou que inúmeras pequenas empresas se informatizassem. A partir daí a coisa não parou mais, com a introdução da linguagem Clipper, e outras, até chegarmos nos dias de hoje. É necessário pelo menos frisar que enquanto isso, o mundo dos GRANDES computadores evoluíam também, com as linguagens poderosíssimas como o C, C++ , Pascal e outras. Com o surgimento da Internet e a necessidade de uma integração entre os sistemas, forma desenvolvidas linguagens exclusivas para o desenho de conteúdo, como o Hypertext Markup Language ( HTML ), como o próprio nome diz, uma linguagem de marcação de hypertextos. Essa foi sem dúvidas, a maior revolução da informática dos anos 90. A partir do HTML, surgiram novos aperfeiçoamentos, o gerenciamento de bancos de dados virtuais, novas tecnologias como o PHP, XML e CSS, de modo que sempre fica mais complicado acompanhar as tremendas inovações tecnológicas, o poder dos novos processadores, e seus sistemas operacionais complexos, multimídia, bem como fazer coisas que para o usuário desinformado podem parecem extremamente simples, mas não são.

Mas o propósito que me levou a fazer essa reflexão sobre o que foi e o que é o mundo da informática é que há algumas noites, venho tentando resolver um problema quase insolúvel ,complicado, na área da informática moderna, que é a migração de um banco de dados relacional de internet, quando há uma transferência de um domínio. As diversas entradas do banco de dados apontam para um endereço virtual que precisa ser trocado. É preciso fazer a troca de todas as entradas e referências para o novo domínio, de modo a migrar o banco de dados. Alguém poderia dizer: "Ora, mas basta editar o database com o "PHPmyadmin". Bem, isso já foi tentado e até agora, nao deu certo. O sistema todo roda numa plataforma Unix, e tem como interface o cPanel, e como ferramenta de controle do database, o PHP myadmin. O grande problema é como corrigir todas as entradas do banco de daos a refletir o novo domínio sem perturbar a estrutura do mesmo. E é impressionante também a complexidade destas novas linguagens de programação de www, como o PHP - Coisa de louco mesmo! - Djavan é que tá certo, quando diz que é mais fácil aprender japonês em Braille. Já entrei em diversos fóruns internacionais de especialistas, e até agora, sem sucesso.

Mas deixando esse probleminha de lado, ao mesmo tempo em que as novas tecnologias se desenvolvem, nosso esforço em tentar alcançá-las é ainda maior, e os novos desafios representam degraus no conhecimento humano que jamais enfrentamos antes. A conclusão do caso é a seguinte: Nós, enquanto seres da modernidade, nunca estivemos tão preparados para resolver certos problemas quanto hoje. Em compensação, eles, os problemas, é que se desenvolveram a ponto de poucas pessoas conseguirem solucioná-los, o que nos leva a mais uma vez sustentar um dos maiores postulados da informática moderna que alguém muito mais sábio do que nós já disse um dia:

"A Computação surgiu para resolver problemas que antes não existiam"

Bom Dia!
Dihelson Mendonça

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Outubro chegou com muito calor e trouxe uma mudança na paisagem caririense: os paus-d’arco floridos. No entorno da Chapada do Araripe avista-se, em meio à vegetação, pontos nas cores amarela e roxa dos paus-d’arco.

Centenário de Juazeiro
Semanas atrás arrisquei uma opinião: o ponto alto das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte – a ocorrer em 22 de julho de 2011 – seria a solenidade de tombamento da estátua do Padre Cícero como patrimônio da cultura brasileira. Agora, o Superintendente no Ceará do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico–Iphan, Alexandre Jacó, informa que existe uma parceria entre aquele órgão e a Universidade Federal do Ceará–UFC sobre o tombamento do monumento ao padre nascido em Crato. Mas, segundo Jacó, não houve avanços nos estudos para concretização da idéia. Ele cobra maior rapidez da equipe de arquitetos e historiadores da UFC. E disse que se isso não ocorrer, o Iphan providenciará uma equipe mais variada, que incluiria sociólogos, arquitetos, historiadores e antropólogos para agilizar os estudos sobre o tombamento. Tomara que as coisas corram bem. Caso contrário, a única solenidade – dentro das festividades do Centenário de Juazeiro – que atrairá a presença do povo – se resumirá à vinda da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, fato ocorrido em maio último...

Nova revenda de carros
O empresário Paulo Lustosa se associou ao Grupo Belfort de Fortaleza e vai implantar em Juazeiro do Norte, nos primeiros meses de 2011, uma concessionária da marca Peugeot. A nova revenda ficará na Avenida Padre Cícero – em frente ao Cariri Shopping – principal corredor da conurbação Crajubar. Paulo Lustosa já possui a uma revenda Mitsubishi em Juazeiro e é empresário no ramo de peças há mais de quarenta anos.

Diminuiu a representação política
A eleição do último dia 3 trouxe perda na representatividade política do Cariri, região formada por 32 municípios que somam mais de 700 mil eleitores. Dos 46 deputados estaduais eleitos apenas 5 são do Cariri. Ou seja, a região terá 1,8% do total dos deputados estaduais cearenses. No pleito de 2006 foram eleitos sete. Mas nem por isso o Cariri deixará de continuar crescendo. Desde algum tempo o progresso do Cariri decorre mesmo é da iniciativa privada...

Prestígio em baixa
Os dados a seguir transcritos servem para medir o prestígio do prefeito Manoel Santana (PT) junto à população juazeirense. Foi frustrante o desempenho, em Juazeiro do Norte, do deputado federal José Nobre Guimarães (PT), apoiado por Santana. Guimarães teve apenas 6.248 votos quando o eleitorado daquela cidade é de mais de 157 mil votantes. Para comparar: em Mauriti (que tem apenas 32 mil eleitores), Guimarães teve 12.877 votos. Na Terra do Padre Cícero, Dilma Rousseff teve o menor percentual de votos do Cariri: 57,3%. José Serra teve ali o melhor desempenho no sul cearense: mais de 28%. Por outro lado, o recém eleito deputado federal Raimundo Macedo (hoje na oposição a Santana) foi votado por mais 43 mil juazeirenses. E Manoel Salviano (PSDB) garantiu a reeleição à Câmara dos Deputados. Os dois citados, juntamente com o reeleito deputado federal Arnon Bezerra, fazem oposição ao prefeito Manoel Santana (PT).

TV Verdes Mares & Geopark Araripe
O que era para agradar acabou desagradando. Na última 2ª feira, dia 4, a TV Verdes Mares levou ao ar – dentro do noticiário CE TV – uma matéria sobre o Geopark Araripe. Bem intencionado, o repórter esqueceu apenas de fazer uma pesquisa prévia sobre as origens do empreendimento, o que ocasionou algumas omissões. Faltou informar, por exemplo, que o trabalho de implantação do nosso geopark (e seu posterior reconhecimento pela UNESCO) foi conduzido – entre os anos de 2004 e 2006 – pelo Governo do Estado do Ceará através da Universidade Regional do Cariri. Quem coordenou aquele trabalho foi o então reitor da URCA, André Herzog. Para tanto, ele contou com o auxílio dos professores Gero Hillmer e Alexandre Sales, bem como do arquiteto José Sales. Outra falha da reportagem foi desconhecer que a Rede Mundial de Geoparks não havia sido consolidada antes de 2004. Aquela época já existiam alguns geoparks na Europa, mas, só posteriormente é que surgiu a atual Rede Mundial de Geoparks, sob a coordenação da UNESCO.

Catolicidade
A foto abaixo mostra o grande público que acorreu à Catedral de Crato, no último dia 26 de setembro, para recepcionar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A veneração que o povo caririense manifesta pela “Senhora do Rosário de Fátima” é um fenômeno ainda não estudado, embora visível, palpável e crescente com o passar dos anos.
Curtas
*** Segundo fontes do Governo do Ceará as obras de construção da Rodovia padre Cícero já atingiram 45% do programado. Esta rodovia encurtará a distância da conurbação Crajubar a Fortaleza em mais de 90 km. Os recursos para a conclusão da obra já estão assegurados e o prazo de entrega está previsto para outubro de 2011.

*** O deputado federal Arnon Bezerra informou que a Fundação Leandro Bezerra de Menezes – atual proprietária do Hospital Joaquim Bezerra de Farias, localizado em Crato – pretende construir nova sede para aquela casa hospitalar. Segundo Arnon não há como ampliar as instalações do hospital que funciona em apertado prédio na Praça Teodorico Teles.

*** O livro Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão, do jornalista Lira Neto, não ganhou o prêmio Jabuti 2010, mas ficou com a segunda classificação. Ainda hoje a biografia do Padre Cícero, escrita por Lira Neto, vem vendendo bem nos grandes centros brasileiros.

'Tropa de elite 2' é visto por mais de 700 mil espectadores na estreia


Filme supera sagas espíritas e se torna a maior estreia da retomada.


Tropa de elite 2 - já foi visto por 725 mil espectadores, informa neste domingo (10) o site Filme B, especializado em bilheterias no Brasil. O filme dirigido por José Padilha chegou a 684 salas de cinema na última sexta-feira (8). Tropa de elite 2O ator André Ramiro, que interpreta o policial do Bope Mathias, em 'Tropa de elite 2'. (Foto: Divulgação)

Ainda segundo o Filme B, o número corresponde somente aos espectadores do dia da estreia e sábado (9), numa bilheteria que já alcança a marca dos R$ 7,9 milhões. A cifra deve aumentar, pois faltam 20% das salas de cinema do país a serem contabilizadas pelo banco de dados do site. Com esse número, "Tropa de elite 2" já pode ser considerada a maior estreia nacional de 2010, superando as sagas espíritas "Chico Xavier" e "Nosso lar", que foram vistas no primeiro final de semana por 590 mil e 560 mil, respectivamente.

Com o número de espectadores deste domingo (10) apurados, "Tropa de elite 2" pode se tornar o primeiro filme da retomada - fase que inclui a produção nacional de cinema dos últimos 17 anos - a alcançar a marca de 1 milhão de espectadores em sua estreia.

Pirataria

Continuação do longa de 2007, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, "Tropa de elite 2" mostra seu protagonista, o policial do Bope Nascimento (Wagner Moura), combatendo novos inimigos: políticos corruptos e as milícias que agem nas favelas cariocas. A segunda parte do longa dá um salto de 15 anos em relação à trama oirginal e traz o ex-capitão do Bope, promovido a subsecretário da Segurança Pública, também em confronto com um ativista dos direitos humanos, vivido pelo ator Irandhir Santos.

"Tropa 2" foi lançado sob forte esquema antipirataria, que incluiu instruções do Bope segundo o diretor José Padilha. Além de não ter produzido cópias digitais, somente película, a sessão première no Teatro Municipal de Paulínia, no interior paulista, incluía revista em bolsas com apreensão de câmeras e celulares de convidados, além e portas com detectores de metais na sala de exibição. Segundo o diretor, tanta precaução se referia ao "trauma" sofrido em 2007, quando o filme foi pirateado e se tornado fenômeno nos camelôs. Estima-se que 11 milhões de pessoas tenham assistido a um DVD pirata do filme antes de sua estreia.

Do G1, em São Paulo

De Robin Hood à Lampião, livro examina o banditismo social



"Bandidos" (Paz e Terra, 2010) examina o mundo dos desafiadores das leis. No livro, o comportamento de criminosos e rebeldes --como Robin Hood e Lampião-- são alvo da análise do historiador Eric Hobsbawm, autor de "A Era dos Extremos". A pesquisa contida no volume originou um novo objeto de estudo para as ciências humanas: o banditismo social.

Segundo Hobsbawm, os foras da lei são frutos da ausência e da instabilidade do Estado. "A debilidade do poder propiciava o potencial para o banditismo", afirma.

Por muito tempo esgotado no Brasil, o título foi relançado em edição ampliada e atualizada, com textos inéditos para o público brasileiro.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

"Bandidos"
Autor: Eric J. Hobsbawm
Editora: Paz e Terra
Páginas: 280
Quanto: R$ 33,75 (preço promocional)

Fonte: Livraria Folha

Presidente afegão nega que é maníaco-depressivo


O presidente afegão, Hamid Karzai, negou as afirmações do jornalista americano Bob Woodward de que seria maníaco-depressivo, segundo entrevista à CNN divulgada neste domingo. "Definitivamente não. Mais são divertidas", respondeu Karzai ao ser indagado pelo entrevistador da CNN, Larry King, sobre as afirmações de um novo livro que dizem que o serviço de inteligência americano suspeita que Karzai recebeu tratamento para depressão.

"Às vezes está medicado, às vezes, não", afirma o embaixador americano no Afeganistão, Karl Eikenberry, no livro "Obama's Wars", de Woodward. Na entrevista, que teve trechos divulgados hoje, mas será exibida na íntegra na segunda-feira, Karzai insiste que só toma vitaminas, remédio para dor de cabeça e, às vezes, antibióticos. "A única medicação forte tomei é um antibiótico chamado Augmentin, quando tive um violento resfriado há dois anos", afirmou o presidente afegão. "E, de vez em quando, tomo complexo vitamínico e algo muito popular nos Estados Unidos, Tylenol, que tomo quando tenho dor de cabeça ou estou cansado", acrescentou.

No livro "Obama's Wars", Woodward descreve, entre outras coisas, as divergências ocorridas dentro da segurança nacional enquanto Obama buscava uma solução para o conflito afegão. Woodward, de 67 anos, ficou famoso junto a seu colega Carl Bernstein em 1972 ao revelar o escândalo Watergate que resultou na demissão do presidente Richard Nixon (1969-1974).

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Com trocas de acusações, Dilma e Serra travam duelo mais duro da campanha


O
s candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) travaram o duelo mais duro da campanha na noite deste domingo em debate na Band.

http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TLLSXpxZtYI/AAAAAAAATMo/bjD0xMMuPBk/s1600/Serra+e+Dilma.jpeg


Marcado pela troca de acusações de ambas as partes, o debate virou embate não apenas porque foi o primeiro confronto que contou apenas com os dois desde que o período eleitoral começou, mas também porque Dilma deixou a postura defensiva em que foi colocada nos últimos dias por causa da polêmica envolvendo o aborto e adotou uma postura combativa, atacando durante todo o tempo o adversário, que não deixou por menos e foi ao contra-ataque.

No quarto bloco, Serra chegou a comentar a ofensiva de Dilma.

"Tenho que confessar que eu tô surpreso com essa agressividade, esse treinamento da Dilma Rousseff, que esta se mostrando como é de verdade", disse o tucano. Entre os temas que foram motivos de acusações estiveram questões polêmicas da campanha, como aborto, privatizações e escândalos na Casa Civil. Logo na primeira oportunidade que teve de perguntar, Dilma atacou Serra e acusou sua campanha de procurar atingi-la com "calúnias, mentiras e difamações".

"Essas calúnias têm sido muito claras em alguns momentos. Seu vice, Indio da Costa [DEM] a única coisa que faz sistematicamente é criar e organizar grupos, aproveitando da boa fé das pessoas, pra me atingir até com questões religiosas. Queria saber se o senhor considera essa forma de fazer campanha que usa o submundo é correta", questionou.

Na resposta, Serra afirmou se solidarizar com "quem é vitima de ataques pessoais" e se disse ele próprio vítima. O presidenciável tucano contra-atacou a petista e insinuou que ela tem a ver com os ataques que ele teria sofrido.

"Blogs com seu nome. Se não fosse [algo feito por sua campanha] poderia tirar na Justiça. Fazem ataque a família, amigos. Uma campanha orquestrada a respeito de ideais que não tenho. Nós somos responsáveis por aquilo que pensamos e aquilo que falamos. A população cobra programa de governo, mas cobra conhecimento. [...] Vocês confundem matéria de jornal com coisas orquestradas."

Serra foi o primeiro a mencionar a palavra aborto.

"Você disse com clareza com debate na Folha, e isso esta filmado, que era a favor da liberação do aborto. Isso não é estratégia de adversário. São coisas que vão acontecendo. Se trata de ser coerente, não ter duas caras".

Sebastião Moreira /Efe

Na réplica, Dilma voltou a atacar e disse que Serra deveria "ter cuidado pra não ter mil caras" e disse que o tucano regulamentou o aborto quando foi ministro da Saúde.

"Acho estranho você dizer certas coisas. Você regulamentou o acesso ao aborto no SUS".

Serra alegou que a legislação sobre o aborto foi criada em 1940 e disse que não regulamentou o procedimento, e sim criou uma norma técnica a respeito.

"A lei existente no Brasil é de 1940. Eu nasci em 1942. Nem espiritualmente poderia ter sido o autor da lei. A lei permite o aborto em dois casos: risco de vida pra mãe e estupro. Essa lei vinha sendo praticada no Brasil. [...] O que eu fiz como ministro [...] foi que isso precisava ter uma norma técnica que balizasse os abortos, para que fosse feito sem risco para a mãe. Nunca defendi a liberação do aborto. Você defendeu. Não estou fazendo juízo de valor a seu respeito. Mas você passa a dizer o contrário, a se vitimizar."

Dilma se defendeu.

"Sou contra tratar como questão de polícia a questão das das mulheres que morrem dia sim, dia não pelo aborto".

CRENÇA

Ainda no plano religioso que tem pautado o segundo turno, Serra colocou em dúvida a crença de Dilma em Deus. "Com relação a Deus a mesma coisa. Tem entrevistas em que você diz que não sabe se acredita, se não acredita".

MONICA SERRA

Adotando um tom mais agressivo do que em debates anteriores, Dilma acusou a mulher do oponente, Monica Serra, de usar o tema do aborto para caluniá-la. "Sua esposa, Monica Serra, eu vou dizer o que ela falou: a Dilma é a favor da morte de criancinhas. Isso é um absurdo", disse ela no segundo bloco. Antes, no primeiro bloco, já havia tocado no assunto. "Acho gravíssimo a fala da sua senhora." Serra não respondeu à acusação sobre sua mulher.

FICHA LIMPA

Dilma, que durante várias vezes acusou Serra de "tergiversar" sobre os assuntos que estavam sendo debatidos, disse que o tucano virou réu em uma denúncia em que é acusado de crime de calúnia e difamação e recomendou ao tucano que tomasse cuidado. "Você se cuida. Você tá dando os primeiros passos pra entrar na Ficha Limpa".

CASA CIVIL

Serra trouxe à baila o tema dos escândalos envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. "Seu braço direito durante sete anos e três meses organizou um grande esquema de corrupção. Você [diz que] não tem nada a ver." Dilma, por sua vez, acusou Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa (empresa de transportes do Estado de São Paulo), nomeado por tucanos, de roubar R$ 4 milhões da campanha de Serra. "Você deveria responder sobre seu assessor [sic], que fugiu com 4 milhões de reais da sua campanha."

PRIVATIZAÇÕES

Durante o segundo bloco, a candidata petista insinuou que Serra quer privatizar o pré-sal. Ela afirmou que o principal assessor do tucano na área do petroleo afirmou que Serra quer privatizar o pré-sal. "Não dá pra fugir pela historia do trolóló. Isso foi uma afirmação feita. E isso é grave. Porque o pré-sal é e uma das riquezas mais importantes do pais. Não é pro final da década não. Defender a privatização significa tirar dinheiro do país pra investir em educação de qualidade, meio ambiente, cultura, ciência e tecnologia. É grave".

Serra rebateu: "Vou reestatizar os Correios. Fortalecer Banco do brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES". Ele afirmou que falava em reestatização porque essas instituições federais "passaram a servir aos amigos e aos companheiros". Dilma lembrou ainda que o tucano vendeu a Nossa Caixa, banco que pertencia ao governo paulista e que foi comprado pelo Banco do Brasil. Na réplica, Serra disse que ouviu dizer que Dilma era contra porque daria dinheiro para o governo paulista investir.

Mais à frente, a petista voltou a atacar: "Ou se tem prova ou não se acusa as pessoas. Quando eu digo que ele privatizou, que o Fernando Henrique dizia que ele era o mais empenhado nas privatizações, é um fato histórico. O que eu falar, eu tenho como provar".

Fonte: Folha.com

ABORTO E ELEIÇÕES – Mais uma hipocrisia político-religiosa! - Hildeberto de AQUINO


Quando alguns, de forma oportunista, tentam iludir eleitores e religiosos menos esclarecidos, misturando uma questão de saúde pública de alta relevância como o aborto, com política e religião, como se tem feito por todos os candidatos à Presidência e pelas entidades religiosas, que tentam tirar proveito disso, percebe-se que a falta de escrúpulos sobrepuja-se à razão, pois se busca o poder ou a imposição de crenças e conveniências a qualquer custo. Descriminalizar é deixar de considerar como crime! Uma posição já adotada por inúmeros países.

Quantas mulheres morrem a cada dia, por temor de serem encaradas como criminosas pela prática do aborto, mas ainda assim o fazem por necessidade ou opção e da pior forma: clandestinamente, sob alto risco. À falta adoção de um Planeamento Familiar competente, que deveria ser o foco das atenções de todos, preferem usar uma realidade que tentam esconder, mas que cada vez mais praticada país afora. O aborto, mais cedo ou mais tarde será debatido, queiram ou não, mas que não tratem um assunto dessa importância politiqueiramente. O que se condena é a ocasião e o oportunismo da discursão. A adoção será irremediavelmente discutida em plebiscito.

Hildeberto AQUINO
Corretor e Articulista

Russas (CE)

ALMANAQUE - 11 De outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

11 de outubro:

* 1643 - Guerra Civil Inglesa: as tropas do Parlamento vencem em Winceby, ganhando o controlo/controle de Lincoln.
* 1962 - Inicia-se o Concílio Vaticano II.
* 1977 - É criado o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul.

Nasceram neste dia...

* 1884 - Friedrich Bergius, químico e industrial alemão (m. 1949).
* 1908 - Cartola, compositor brasileiro (m. 1980).
* 1937 - Bobby Charlton, antigo futebolista inglês.

Morreram neste dia...

* 1303 - Papa Bonifácio VIII (n. 1235).
* 1889 - James Prescott Joule, físico britânico (n. 1818).
* 1996 - Renato Russo (na imagem), cantor e compositor brasileiro, líder da Legião Urbana (n. 1960).

Fonte: Wikipedia

Brasil:O Nordeste é um Curral Para Se Fazer Mitos-Por Wilson Bernardo.

O que a própria fome se concebe na mais pura mitologia entre a espada e a cruz.Não se pode substituir o mito dos deuses pela mitologia das bolsas famílias.
A fome do povo,santifica a benevolência dos beatos barbudos do novo EXTREMO Oriente,do nordeste de baleias e Gracilianos.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Cariri - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Dois acidentes de transito foram registrados neste final de semana em Crato. Na Avenida Thomas Osterne de Alencar, no bairro Vilalta, por volta de 01h15min, deste domingo o veiculo uma motocicleta de características não informadas atropelou um homem identificado apenas por Rivaldo que foi socorrido pelo GSU do corpo de bombeiros para um dos hospitais da cidade. No sábado por volta do meio-dia, na estrada que dar acesso ao balneário da Nascente, a adolescente de 14 anos, Rayane de Alencar Silva, residente na Rua Nadiel Lopes de Morais, no conjunto Vitória Nossa, no bairro Seminário foi vítima de queda de motocicleta. O acidente acontece quando a adolescente trafegava como garupeira da moto Yamaha, de cor verde, de placa não informada guiada pelo pedreiro Cícero Santos de Sousa, 25 anos, residente no Sítio Zabelê em Nova Olinda, e veio a se desequilibra caindo e sendo socorrida pela a Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias em Crato.

Crimes de lesões corporais.

No bairro Franca Alencar, também conhecido como Sítio Sertãozinho, em Crato, por volta das 21h20min de sábado, a doméstica, Maria das Graças de Jesus, 45 anos, foi agredida com três golpes de facão pelo companheiro identificado apenas por Zé de Albertina que esta foragido. A vítima foi sofreu ferimentos na cabeça de joelho direito, sendo socorrida por familiares para o hospital São Francisco. Segundo a polícia a motivação do crime é desconhecida.

Na Avenida Thomas Osterne de Alencar, imediações da Asa, no bairro Independência em Crato, por volta do meio-dia e quarenta minutos, de sábado, um homem identificado apenas por Galego Jolivan, residente no bairro Seminário, lesionou com uma facada no peito, o jovem Allan Emanuel Silva Lopes, 20 anos, residente na Rua Adalgisa Gomes de Almeida, 162, na Vilalta, em Crato. A vítima foi socorrida por populares.

Também no sábado, o desempregado Jaques Augostinho Alves da Silva, 19 anos, residente na Travessa Caririaçu, 668, bairro Seminário em Crato, foi preso após agredir a tijoladas e garrafadas, a domestica, Eduarda da Silva Alves, 23 anos, Travessa Caririaçu. Segundo a polícia a vítima relatou que o crime aconteceu por a mesma impedir o acusado de ingerir bebidas alcoólicas. Eduarda foi orientada pela polícia militar a registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia civil.

Mulher presa a mando da justiça.
Sábado por 21h40min, no cruzamento da Avenida Teodorico Teles com a Rua Almirante Alexandrino, no centro do Crato, Teresa Cristina Nogueira Matias, 27 anos, residente na Rua Dr. Marcos Macedo, 163, no bairro Seminário em Crato, foi presa por determinação judicial acusada de infração artigo 1678do código penal brasileiro. A mesma foi conduzida a 20ªº delegacia regional de polícia civil de juazeiro do norte para os procedimentos que o caso requer.

SANTANA DO CARIRI – CEARÁ:
Topic atropela e mata motoqueiro
Sábado, por volta de 9h00min, na localidade de conhecida com Sítio Latão, Município de Santana do Cariri-CE, foi registrado um acidente automobilístico onde o veiculo Ducato, placas NUT 0733, cor branca, ano 2010/2011, guiada por Jose Alves da Silva Rodrigues, casado, motorista, 45 anos, residente na Rua do Limoeiro, 764, Franciscano, em Juazeiro do Norte/CE, colidiu com a moto Honda CG 150 KS, ano 2005/2006, cor vermelha, placa HXN 1887, dirigida pelo agricultor Antonio Carlos da Silva, casado, 57 anos, que residia no Sitio Baixa Grande, em Santana do Cariri. Segundo foi apurado pela polícia, a Ducato trafegava no sentido Assaré – Nova Olinda e a moto no sentido contrário e quando chegou à entrada do Sitio Latão em Santana do Cariri, houve a colisão, onde o condutor da moto faleceu no local do acidente. O corpo foi levado pelo rabecão para necropsia no PEFOCE em Juazeiro,do Norte.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:
Boletim das ocorrências registradas pela 1ª Cia do 2º BPM neste final de semana.
Ocorrências de Sábado (09) para o Domingo (10)

LESÃO CORPORAL À BALA

Por volta das 07h00, na rua Emílio Vitorino, s/n, bairro Frei Damião, nesta urbe, após uma discussão, J. C. GOMES DO N., 17 anos, residente no bairro Frei Damião, nesta cidade, foi atingido por dois disparos, oriundos de um revólver calibre 38, que atingiram as nádegas e a boca, respectivamente. Segundo informações prestadas pela vítima, o autor do crime é conhecido como “Naldo” e mora na Baixa da Raposa. A vítima foi socorrida por populares pra o HTJ, posteriormente sendo transferida para o Hospital Santo Inácio. A RD 1223 composta pelos Sds. Gadelha, Gonçalves e Arilo, compareceu ao HTJ, colheu os dados da vítima, bem como realizou diligências no local do crime, no intuito de prender o acusado, porém sem sucesso.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Por volta das 07h20min, no cruzamento das ruas do Limoeiro com Epitácio Pessoa, s/n, bairro Franciscanos, nesta urbe, foi apreendida uma arma de fogo, tipo pistola, de fabricação caseira, que estava na posse de dois indivíduos: o primeiro, A. R. DA S., 17 anos, residente no bairro Franciscanos, nesta cidade; o segundo, A. C. G. F., 17 anos, residente no bairro Franciscanos, nesta cidade. A RD 1225 composta pelos Sds. Francilaine, Lucas e Brito, apreendeu a arma, bem como conduziu os acusados para a 20ª DRPC, onde a autoridade policial competente realizará os trâmites legais.

APREENSÃO DE VEÍCULO (MOTOCICLETA)

Por volta das 12h15min, a RD 1228 composta pelos Sds Rommel, Joel Ferreira e Andrade, abordou dois indivíduos que trafegavam em uma moto Honda Fan 125, de cor preta e placa HYQ-7132, e constatou que o condutor ALISSON A. M. DA SILVA, 24 anos, residente no bairro Triângulo, nesta urbe, não possuia CNH nem os documentos da referida motocicleta, sendo o garupeiro C. M. DA S., 21 anos. A composição supracitada conduziu o veículo até o DEMTRAN onde foi entregue ao agente de trânsito Aragão.

LESÃO CORPORAL

Por volta das 15h30min, chegou ao conhecimento da CIOPS, segundo informações prestadas por um guarda civil municipal, lotado no Hospital Tasso Jereissati, que F. A. DE L., 21 anos, residente no Sítio Caráis do Umari, distrito desta cidade, deu entrada no HTJ com duas perfurações à faca, uma delas no quadril e outra no braço direito, onde posteriormente foi conduzido ao Hospital Santo Inácio, no entanto, o seu irmão, autor das lesões, indivíduo de nome EXPEDITO D. DE L. J., 18 anos, residente no Sítio Caráis do Umari, foi lesionado com uma pedrada na cabeça e igualmente deu entrada no hospital supracitado. Compareceu ao local a CP 2531 composta pelo Cb Paulo e pelos Sds Luismar e Ricardo, que conduziu o acusado das perfurações à faca até a 20ª DRPC onde foi registrado um B.O. contra o mesmo.

ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL

Por volta das 16h05min, chegou ao conhecimento da CIOPS através de populares, que no cruzamento das avenidas Castelo Branco com Humberto Bezerra, bairro Tiradentes, nesta urbe, um Fiat Uno, de cor cinza e placa DWR-4399, conduzido por P. C. DE S., 53 anos, residente no bairro pirajá, nesta cidade, havia colidido com um Chevrolet Monza, de cor verde e placa MMS-4944, conduzido por G. A. T., 30 anos, residente no bairro Tiradente, onde a esposa deste último, a Sra. M. C. A. B., 43 anos, encotrava-se também no veículo e chegou a chocar-se contra o parabrisa onde lesionou a cabeça e foi socorrida por populares com o acompanhamento da RD 1227 composta pelos Sds Correia e Lucas. Compareceu também ao local a RD 1225 composta pelos Sds Silva e Braz, que isolou o local até a chegada da VTR 04 do DEMUTRAN, composta pelos agentes Aragão e Roderlânio, para a realização dos trâmites legais.

CONDUÇÃO À D.P POR LEI MARIA DA PENHA

Por volta das 17h40min, chegou ao conhecimento da CIOPS, por meio de populares de que na rua São Cândido, 1117, bairro Salesianos, que um indivíduo identificado como MARCOS PEREIRA, 22 anos, havia agredido sua genitora, a Srª M. E. P., 50 anos. A composição da RD 1223 integrada pelos Sds Azevedo, Roberto e Borges, compareceu ao local, deu voz de prisão ao agressor e o conduziu à 20ªDRPC para os procedimentos legais.

LESÃO CORPORAL POR OBJETO PERFURO-CORTANTE

Por volta das 20h10min, chegou ao conhecimento da COPS de que na rua Cônego Climério, s/n, bairro Timbaúbas, nesta cidade, segundo populares de que a pessoa de F. P. DE S., 20 anos, residente no bairro Vila Fátima, havia sido vítima de lesão corporal por objeto perfuro-cortante (Gargalo de garrafa), na altura do abdômen, por um indivíduo identificado apenas pela alcunha de “Galêgo”. A composição da RD 1223 integrada pelos Sds Azevedo, Roberto e Borges, compareceu ao local e constatou que a vítima havia sido encaminhada à Unidade Hospitalar Tasso Jereissate(H.T.J.), onde passa por procedimentos médicos.

T.C.O. POR AMEAÇA

Por volta das 20h10min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na rua Jardim da Alegria, 58, bairro Frei Damião, nesta cidade, segundo informação de populares de que a pessoa de E. F. S., 34 anos, residente no bairro, Frei Damião, e T. A. B., 29 anos, residente no bairro Frei Damião haviam sido ameçadas e vítimas de danos materiais pela pessoa de ANTÔNIO F. DOS SANTOS, 31 anos, residente no bairro Frei Damião, que quebrou alguns objetos pessoas das vítimas no meio da rua. A RD 1229 integrada pelos Sds Taillys e Matias, compareceu ao local e conduziu acusado e vítimas à 20ªDRPC, para os procedimentos legais.

ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta das 21h00min, chegou ao conhecimento da CIOPS de que na Avenida Ailton Gomes, s/n, bairro Pirajá, nesta cidade, segundo informação de populares de que um acidente envolvendo uma motocicleta Honda Titan, de cor vermelha, de placas HXJ-4384-CE/Juazeiro do Norte, e uma motocicleta Honda Biz Vermelha, de placas HNT-2766-CE/Juazeiro do Norte, tendo por vítima a pessoa de J. J. B. DE L., 24 anos, que ficou ao solo. A RD 1224 integrada pelos Sds Mark e Oliveira, compareceu ao local constatando a veracidade da informação, isolando o local, colhendo os dados e repassando-os à CIOPS. A vítima foi encaminhada à unidade Hospitalar para procedimentos médicos.

FURTO À RESIDÊNCIA

Por volta das 21h00min, chegou ao conhecimento da CIOPS de que na Avenida Salgueiro, 284, bairro Romeirão, nesta cidade, segundo a Srª L. G. DE S. R., de idade não informada, com a informação de que seu ex-marido, de nome não repassado, havia adentrado em sua residência pelo telhado e subtraído 2 (dois) aparelhos Televisores, uma de 14” e outra de 32” LCD, 1 (um) aparelho DVD de marca Philips, 1 (um) Freezer, 1 (uma) Geladeira na presença de seus dois filhos. A composição da RD 1228 integrada pelos Sds Douglas, Tavares e Vagner, compareceu ao local, fez diligência com intuito de efetuar a prisão do infrator e orientou a vítima a comparecer à 20ªDRPC, para os procedimentos legais.

PRISÃO POR AMEAÇA E LEI MARIA DA PENHA

Por volta das 21h00min, chegou ao conhecimento da CIOPS de que na rua Maria Diva de Carvalho, 41, bairro Triângulo, nesta cidade, segundo populares de que a pessoa de J. D. G. DOS S., 31 anos, havia sido ameaçada e agredida pelo seu cônjuge, de nome JUVENAL S. FEITOSA, 28 anos, quebrando todos os objetos pertencentes à vítima dentro da residência. A composição da RD 1228 integrada pelos Sds Douglas, Tavares e Vagner, compareceu ao local, deu voz de prisão e fez a condução de agressor, juntamente com a vítima à 20ªDRPC, para os procedimentos legais, sendo enquadrado pela Lei Maria da Penha.

LESÃO CORPORAL À BALA

Por volta das 22h00min, chegou ao conhecimento de que um evento ocorrido às 20h15min, na rua Dr. Alberto Macedo Cruz, 11, bairro Triângulo (Conjunto Prourbe), nesta cidade, segundo populares de que a pessoa de I. B. DOS S., 31, residente no bairro Alto do Rosário, havia sido lesionada por disparos de arma de fogo, que atingiram a cabeça, mão esquerda e perna esquerda, por dois indivíduos não identificados, em uma motocicleta Yamaha YBR, de cor vermelha e procedência desconhecida, ambos de capacete. As composições da CP 2561 integrada pelo Sub.Ten. Rui Monteiro, Cb J. Santos e Sd Tomé, juntamente com a RD 1231 integrada pelos Sds Almeida e Rommel, compareceram ao local, colhendo os dados e repassando-os à CIOPS e fizeram diligência com intuito de efetuar a prisão dos infratores. A vítima foi conduzida ao Hospital Vicente de Paula, logo após sendo encaminhada ao Hospital Santo Antônio, município de Barbalha, em estado grave.

CONDUÇÃO À D.P POR LEI MARIA DA PENHA

Por volta das 22h30min, na rua Severina Lindalva n.º 125, no bairro Frei Damião, nesta urbe, a pessoa de M. DE L. DA S., 85 anos, foi agredida por seu filho, de nome CICERO J. DA SILVA, 48 anos, após estar quebrando todos os móveis dentro da casa de sua mãe, começou a agredi-la. Foi acionada A RD 1230 composta pelos Sds. Dantas e Olímpio, após denuncia feita ao telefone da viatura pela vizinha da vítima, a Sra. A. A. O., 27 anos, onde os mesmos compareceu ao local e conduziu ambos, vítima e acusado, para 20ªDRPC onde o acusado foi autuado na Lei Maria da Penha.

PRISÃO POR ROUBO
Por volta das 22h30min., na rua 1º de Maio s/n, no bairro Pio XII, nesta urbe, por informações chegadas via CIOPS, que dois indivíduos estavam fazendo uma série de roubos a pessoas, em uma moto TITAN de cor vermelha e de placa BRU 8318 – São Paulo, os mesmos de nomes JOSUALDO J. DA SILVA, 31 anos, residente no bairro João Cabral e ALEX VALÉRIO D. SAMPAIO, 27 anos, residente no bairro Sta. Tereza, recém saidos da PIRC, quando nas proximidades da rua Delmiro Gouveia, foram abordados pela RD 1221 composta pelos Sds. L Silva e Marcelo onde renderam os acusados, conseguindo repurerar os seguintes objetos: 1 (um) celular da marca Nokia N70 de cor preta, 1 (um) celuar da marca Sony Ericsson de cor preta, 1 (um) celular da marca Motorola de cor vermelha e 1 (um) capacete da marca Taurus de cor preta com detalhes vermelhos. Os mesmos foram identificados pelas vítimas e depois conduzidos a 20ª DRPC para serem tomados os procedimentos cabíveis.

Ocorrências de Sexta (08) para o Sábado (09)

ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL

Por volta das 07h30min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na Rua João Benjamim de Moura, nº 118, Vila Carité, nesta cidade, o Sr. JOSÉ JEÔNIO SOUSA SANTOS, 28 anos, residente no bairro Timbaúbas, nesta urbe, ao conduzir a motocicleta Honda Titan CG 125 cc, de cor preta, ano 2008, placa HYX 8157, de propriedade do Sr. FRANCISCO DE ASSIS ZACARIAS DA SILVA, CPF: 192.741.223-1, foi vítima de acidente de trânsito. Ao perder o controle da motocicleta, o mesmo veio ao solo, tendo sofrido afundamento crâniano. Segundo informações de populares, a vítima trafegava em alta velocidade. A vítima foi socorrida por pessoas que estavam no local, sendo conduzida para o HTJ, porém, devido a gravidade de seu estado, foi transferida para o Hospital Santo Antônio, na cidade de Barbalha/CE. A RD 1221 composta pelos Sds. David e Gonçalves, compareceu ao local, isolou a área, bem como acionou a equipe do Demutran que conduziu a motocicleta para a 20ª DRPC.

B.O. POR TENTATIVA DE LESÃO CORPORAL DOLOSA

Por volta das 11h20min, chegou ao conhecimento da CIOPS, que na Rua Jundiaí, 301, bairro Alto da Alegria, Município de Barbalha – CE, o indivíduo JOSÉ INALDO PEREIRA DA SILVA, 42 anos, reidente no bairro Malvinas, tentou agredir fisicamente o seu genitor, o Sr. E. J. DA S., 72 anos, residente no endereço supracitado. Compareceu ao local a RD 1231 composta pelos Sds Gonçalves e Romel, que conduziu vítima e acusado até a 20ª DRPC, onde foi lavrado o B.O. de número 488-13483/2010, por tentativa de lesão corporal dolosa.

PRISÕES POR ROUBO

Por voltas das 16h00min, a CP 2521 composta pelo SubTen Monteiro, o Cb Orlando e o Sd Roberto, encontrava-se em deslocamento na Avenida Padre Cícero, próximo a fábrica “Pura Intimidade”, bairro Antônio Vieira, quando foi acionada por populares e abordaram dois indvíduos posteriormente identificados como GILSON ROMILDO BATISTA, 28 anos, residente no bairro João Cabral, nesta urbe, e ROBÉRIO ALVES DA SILVA, 24 anos, residente no bairro Triângulo, nesta cidade, que haviam, mediante ameaça, subtraído do Sr. F. V. DO NASCIMENTO, 63 anos, residente no bairro Salesianos, sua carteira com documentos pessoais, R$ 25,00 (vinte e cinco reais) em espécie e uma sacola contendo alguns objetos. Após localizados pela composição, os indivíduos empreenderam fuga, porém, foram capturados rapidamente, e conduzidos até a 20ª DRPC, onde foram apresentados a autoridade policial competente, juntamente com a vítima e os objetos recuparados para a adoção dos procedimentos cabíveis. Em consulta ao SIP (Serviço de Informações Policiais) constou em desfavor do acusado Gilson Romildo Batista, resgistro de lesão corporal seguida de morte, art. 129, parágrafo 3º do CPB e apropriação indébita, art. 168 do CPB, consta também registro em desfavor do acusado Robério Alves da Silva por apropriação indébita, art. 168 do CPB.

ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA FATAL (MOTOCICLETAS)

Por volta das 16h30min, chegou ao conhecimento da CIOPS de que no cruzamento da Avenida Aracajú com a rua Odílio Figueiredo, 532, bairro João Cabral, nesta cidade, um acidente envolvendo duas motocicletas, a primeira, uma moticicleta Honda Titan 150cc, de cor vermelha e placas HYS-6041-CE, que era conduzida pelo Sr JOSÉ AGOSTINHO DE OLIVEIRA, 54 anos, residente no bairro Pirajá, profissão moto-táxi, com registro de nº1378, que teve sua trajetória interceptada pela motocicleta Honda Pop 100cc, de cor laranja e placas NVC-8805-CE, conduzida por JOÃO PAULO BAROSA LIRA, 20 anos, residente no bairro Antônio Vieira, ambos vindo ao chão. O primeiro condutor teve escoriações nos braços e após prontoatendimento médico, foi conduzido pela composição da VTR RONDA 1228 integrada pelos Sds Douglas e Vagner, juntamente com o infrator, piloto da segunda motocicleta à 20ªDRPC, para estabelecer acordo e serem realizados os procedimentos legais.

LESÃO CORPORAL À BALA

Por volta das 17h35min, a composição da RD 1228 integrada pelos Sds Douglas e Vagner, ao chegar no Hopital Tasso Jereissati (H.T.J.), constatou que o Sr A. G., 48 anos, residente no bairro João Cabral, havia sido vítima de lesão corporal à bala, com um disparo de uma arma, provavelmente cal.38, na altura do pescoço, vindo a transfixar-se. A vítima, em estado consicente, informou ter sido lesionada por dois indivíduos de alcunhas “TORRADO” e “FRED”, ambos morenos e em uma bicicleta. A composição acima mencionada contatou que a vítima passa bem e foi transferida para outra unidade hospitalar.

B. C. O. POR ROUBO À PESSOA

Por volta das 21h30min, chegou ao conhecimento da CIOPS de que na Avenida Carlos Cruz, s/n, bairro Franciscanos, nas proximidades da Passarela, segundo a pessoa de I. G. DE A., 14 anos, residente no bairro Salesianos, 5(CINCO) menores armados à revólver a tinham abordado e subtraído um aparelho celular, de marca SAMSUNG corb, de cor rosa, se evadindo com rumo ignorado. A VTR RONDA 1224 integrada pelos Sds Mark e Oliveira, fez diligência e os abordou no cruzamento da rua Santa Inês com a rua São Bento, bairro Franciscanos, identificando os infratores como sendo J. W. DA S., 16 anos, residente no bairro Timbaúbas, I. DA S., 16 anos, residente no bairro Timbaúbas, W. DA S. G., 15 anos, residente no bairro Timbaúbas, R. A. DOS S., 16 anos, residente no bairro Casas Populares, e o último como sendo A. DA S. L., 14 anos, residente no bairro Timbaúbas, não sendo encontrado com os infratores, a arma e o fruto do roubo. A composição supracitada conduziu vítima e acusados à 20ªDRPC onde foi lavrado Boletim Circunstanciado de Ocorrência, de nº 488-13492/2010.

CONDUÇÃO À D.P POR LEI MARIA DA PENHA

Por volta das 21h00min, na Rua Engenheiro José Wagner, 440, bairro Antônio Vieira, nesta urbe, a pessoa de M. M. F. FERREIRA, 27 anos, residente no endereço supracitado, foi agredida pela pessoa de seu esposo de nome ROGÉRIO DOS SANTOS PAIVA, 25 anos, residente no endereço supracitado. A RD 1222 composta pelos Sds. Borges e J. Paz compareceu ao local e conduziu ambos para 20ªDRPC onde o acusado foi autuado na Lei Maria da Penha.

FURTO EM RESIDÊNCIA

Por volta das 21h15min, no Loteamento Campo Alegre, nesta urbe, chegou ao conhecimento da CIOPS através da pessoa de A. D. A., 56 anos, residente no endereço supracitado, o qual informou que sua residência havia sido furtada. A RD 1230 composta pelos Sds. Dantas e Wescley, fez diligências quando encontrou o suspeito na Rua Santo Amâncio, bairro Tiradentes, nesta urbe, e realizando abordagem constatou que se tratava do autor do crime identificado como JOSÉ NEILTON SANTOS ALMEIDA, 22 anos, conhecido pela alcunha de “ninja”, o qual havia subtraído 01 (uma) caixa d'água de 150 (cento e ciquenta) litros e 01 (um) carro de mão da supracitado endereço. Em consulta realizada ao Sistema de Inquérito Policial – SIP contatou-se que o acusado respondia pelo Art. 155, §. 4, inciso I e art. 155, §. 5 do Código Penal Brasileira. A RD 1230 o conduziu para a 20ªDRPC onde foi autuado no Art 155 do Código Penal Brasileiro.


PRISÃO POR CUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL E POR ROUBO A PESSOA
Por volta das 23h30min, na Rua Sebastião Regis cruzamento com a rua Virgílio Távora, s/n, Vila São Francisco-Aeroporto, nesta urbe, A RD 1226 composta pelos Sds. Ramonilson e Miranda, realizava ronda no local quando abordou a pessoa de PAULO SÉRGIO LOPES DINIZ, 19 anos, residente no bairro Vila Nova-Aeroporto, e constatou que o mesmo havia efetuado um roubo contra a pessoa de F. DE A. L. S., 23 anos, residente no bairroVila São Francisco, da qual subtraiu 01 (uma) carteira com documentos pessoas, sem nenhuma quantia em dinheiro. Em consulta realizada ao sistema de Inquérito Policial – SIP constatou-se que o acusado respondia pelo Art. 157 (Roubo) do código Penal Brasileiro, Art. 155 (Furto) do CPB e apresentava um mandado em aberto em seu desfavor por Fuga da Cadeia Pública de Juazeiro do Norte expedido pela vara p[ública desta cidade na data de 24/02/2002. A referida VTR conduziu o acusado à 20ªDRPC onde se cumpriu a ordem judicial e foi autuado no Art. 157 do CPB.

T. C. O. DIREÇÃO PERIGOSA

Por volta das 01h20min, na Rua São José esquina com a Rua Dr. Floro Bartolomeu, bairro Centro, nesta urbe, a pessoa de JOÃO ALVES DE ALMEIDA JÚNIOR, 29 anos, residente no bairro Vila Alta, município de Crato-CE, alborou com um ônibus. O motorista do ônibus não apresentou queixas. A RD 1220 composta pelos Sds. Leonardo e Oliveira, compareceu ao local e conduziu o indivídio à 20ªDRPC onde foi lavrado Termo Circunstaciado de Ocorrência por direção perigosa.

PRISÃO POR DESACATO

Por volta das 02h00min, na Avenida Castelo Branco cruzamento com a Rua Olgive de Melo, s/n, onde se situa a praça da alegria, a pessoa de LUCIVALDO RIBEIRO PESSOA, 19 anos, residente no bairro Tiradentes, no momento em que a RD1227 composta pelos Sds. Gonçalves e Araújo, comparecia ao local para atuar numa ocorrência de agressão, o mesmo desacatou a autoridade policial. A pessoa de LENILTON RIBEIRO PESSOA, o qual é irmão do acusado se apresentou como testemunha. Em seguida foi dado voz de prisão e o acusado foi conduzido à 20ªDRPC onde foi autuado no Art. 331 do Código Penal Brasileiro por desacato.

LESÃO CORPORAL A BALA

Por volta 02h10min, na praça do bairro Jardim Gonzaga, a pessoa de R. S. DA SILVA, 23 anos, residente no bairro Frei Damião, foi alvejado na perna, à altura do ombro e na coxa, segundo informações de populares o autor do crime é um indivíduo conhecido como “paulinho”, não há mais informações sobre o agressor. O Corpo de Bombeiros esteve presente no local e prestou socorro a vítima conduzindo a mesma para o Hospital Santo Inácio onde permanece na sala de operações. A RD 1229 composta pelos Sds. Evilácio e Miranda, compareceu ao referido Hospital para a apuração dos dados

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30