xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 outubro 2010

O crime do aborto - Por Emerson Monteiro

O saber natural em sua ação persistente criou as condições de gerar filhos e os seres humanos em sua ignorância os expelem a sangue frio natimortos, quais eliminassem animais desnecessários, seus próprios semelhantes. Houvesse leis pela preservação da vida em soberbas características de contenção dos desmandos praticados em redor do mundo e, decerto, a história mostraria inegáveis oportunidades de felicidade a esses tontos mortais esfomeados de prazer imediato. Jamais, senão agora, demonstrações de ausência de lucidez parecerem crescer no horizonte esfumaçado da destruição na flor da idade, em meio aos escombros da barbárie que toma conta dos séculos. Símbolos de paz viraram motivos de ausência de critério, nas promoções desencontradas de minorias vencidas. Mas falávamos da covardia do aborto... Que pouca honestidade para com os semelhantes a nascer essa atitude dos legisladores lusitanos... Nem de longe se deve imaginar uma coisa dessas para o Brasil, povo originário dos avôs do outro lado das marés, que desta vez desistem de querer renovar a espécie. Exemplos melhores já nos deram, com certeza... Lições práticas de vida, a língua, o sentimento latino, o fervor, a musicalidade. Agora, contudo, quebraram a cara e nós nos negamos a segui-los.

Tirar a vida, como querer? Não sabemos repor o viver de quem morre, por isso não se devem eliminar os seres humanos que aguardam as mesmas chances de brotar, crescer e conhecer. A morte dos inocentes em gestação clama consciência, portanto. Falar na esperança dessas vidinhas em sumidouro, desejos de viver na lama dos ausentes, dói e requer disposição de ânimo aos que lutam pela paz. Aquilo que seria a festa das famílias, chegar de novos filhos, torna-se chama apagada no vento abusivo de vazias palavras soltas, derramadas.

E falar em amor exige coerência a uma civilização bandida, revirada nos laços das armadilhas, caminhos tortuosos, vilã matreira de poucas luzes. Gritos de promessas, entretanto, rasgam o espaço de sombra. A força de sobreviver, falando alto nas entranhas das gentes, indica o valor carinhoso de novos sonhos. Quisessem reverter os quadros fantasmagóricos da indigência e praticassem hábitos justos e alegres de salvar os que, mais que antes, precisam nascer...

Por: Emerson Monteiro

Tiririca não pode produzir provas contra si mesmo !


Fontes da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo são unânimes: Tiririca vai sair incólume de denúncia sobre seu suposto analfabetismo. O palhaço foi o candidato a deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de eleitores.

Nesta segunda-feira, o juiz eleitoral Aloísio Sérgio Rezende Silveira aceitou uma denúncia do Ministério Público Eleitoral que acusa Tiririca de ter falsificado o documento que apresentou para demonstrar que não é analfabeto, uma exigência aos candidatos sem comprovação de escolaridade.

O grande trunfo do palhaço é o fato de o registro da candidatura dele ter sido deferido pela Justiça Eleitoral. Além disso, Tiririca é amparado por fundamento constitucional. Ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, ainda que seja judicialmente intimado.

Há uma outra dificuldade. Tiririca está no Ceará, ou seja, teria de ser notificado pela Justiça cearense a pedido da Justiça paulista. E há um outro porém: ele será diplomado no dia 16 ou 17 de dezembro, e a partir de então será considerado deputado federal. O que significa que a competência para investigá-lo, seja no âmbito criminal, seja no âmbito civil, passa a ser de competência exclusiva do STF. É a chamada prerrogativa por foro ou função, de qual gozam os parlamentares. Em suma: Pior não fica. Só melhora. Para ele.

Fonte: Yahoo Notícias

Aborto foi retirado do Plano Nacional de Direitos Humanos


Os problemas decorrentes da inclusão da legalização do aborto em documentos do PT e do governo Lula para a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência ganharam destaque com o Plano Nacional de Diretos Humanos (PNDH-3), no ano passado. Mas a descriminalização do aborto foi defendida em documentos e resoluções do PT e por Dilma em entrevistas, antes do início do processo eleitoral. Quando o PNDH-3 cresceu em polêmica, o presidente Lula teve que intervir e determinar mudanças na proposta, por causa da grande crise gerada com todos os setores da Igreja.

A legalização do aborto foi retirada e levou o PT, em seu encontro nacional de fevereiro último, a também não fazer qualquer menção no documento "A grande transformação", base do programa de governo de Dilma. Mas essas providências não foram suficientes para blindar Dilma Rousseff, que em entrevistas e debates anteriores, desde 2007, defendia a legalização do aborto como um problema de saúde pública.

Também pelo fato de a candidata ter, antes da candidatura oficializada, se declarado distante da Igreja - dizia acreditar numa força superior - , temas como aborto e casamento gay continuaram pautando entrevistas e encontros da petista com lideranças religiosas das igrejas Católica e Evangélica. Antes da polêmica do PNDH-3, Dilma Rousseff defendia com mais ênfase a legalização do aborto. Com o passar do tempo, amenizou suas posições. Em outubro de 2007 em sabatina no jornal "Folha de S. Paulo", perguntada sobre o assunto, foi afirmativa:

- Olha, eu acho que tem que ter descriminalização do aborto. Hoje no Brasil acho um absurdo que não haja.

No ano passado, em entrevista à revista feminina "Marie Claire", que antecipou ser uma das bandeiras do plano a defesa da legalização do aborto, a então pré-candidata Dilma Rousseff foi mais afirmativa. Ao ser questionada a respeito do que pensava sobre o assunto, Dilma respondeu com argumentos que repete nos últimos tempos:

- Abortar não é fácil para a mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização. O aborto é uma questão de saúde pública. Há uma quantidade enorme de mulheres brasileiras que morre porque tenta abortar em condições precárias. Se a gente tratar o assunto de forma séria e respeitosa, evitará toda sorte de preconceitos. Essa é uma questão grave que causa muitos mal-entendidos.

Maria Lima, O Globo

COMPOSITORES DO BRASIL


NOEL ROSA X WILSON BATISTA
A Peleja Musical do Século XX

Por Zé Nilton

Prefiro chamar de peleja e não de polêmica a refrega musical ocorrida no começo dos anos 30 entre Noel Rosa e Wilson Batista. Peleja é melhor que polêmica. Peleja é assim como uma teima. Um teima daqui, o outro teima dali, e a coisa se desembesta ficando cada vez mais interessante. Peleja conota um sentido musical e está mais pras coisas se saírem de um jeito alegre e em paz. Já polêmica, bom, o certo é que a Música Popular Brasileira ficou mais robusta e marcou toda uma geração de grandes sambistas o encontro desses dois titãs na velha/nova Rio de Janeiro.

Wilson Batista é de Campos e Noel carioquíssimo. Este é três anos mais novo que aquele. Interessante é que no plano da musicalidade ambos falam a mesma linguagem do samba urbano. A questão não está posta em termos do contraste rural x urbano, e sim do espaço físico, musical e o enfoque da época em cima de temas como a malandragem, a vadiagem, o bamba do não trabalho etc.

Nesta perspectiva fica demarcada a questão de classe na escrita e na temática. As letras de Noel são mais rebuscadas e de fino acabamento. Noel filho da classe média, branco e estudante de medicina. Wilson Batista vem de uma família pobre, preto e seu aprendizado do mundo se dá nos lugares da boemia e da marginalidade. Sua escrita é rica em conteúdo, direta é por vezes agressiva, sem perder o encanto.

Mas tudo começou quando Wilson Batista sob o pseudônimo de Mário Santoro lançou a música “Lenço no Pescoço”. Na época estava havendo um movimento dentro da MPB no sentido de (re) valorizar temas mais poéticos em detrimento dos atuais insistentemente focados em orgias, gandaias e nas “delícias do não trabalhar”, no dizer de Almirante. Noel ouviu bem e retrucou Wilson Batista com a música “Rapaz Folgado”, aconselhando-o a trilhar por outro caminho na estética e na vida.

Então, é toda esta conversa em torno do assunto embalada pelas músicas de ambos que apresentaremos nesta quinta feira no Compositores do Brasil, programa radiofônico levado ao ar pela Rádio Educadora do Cariri, de Crato.

Na sequencia:

LENÇO NO PESCOÇO, de Wilson Batista com Sílvio Caldas e Diabos do Céu
RAPAZ FOLGADO, de Noel Rosa com Mart´nália e Martinho da Vila
MOCINHO DA VILA, de Wilson Batista com Jorge Veiga
FEITIÇO DA VILA, de Noel Rosa com Aracy de Almeida
CONVERSA FIADA, de Wilson Batista Moreira da Silva
PALPITE INFELIZ, de Noel Rosa com João Gilberto
FRANKENSTEIN DA VILA, de Wilson Batista com Jorge Veiga
JOÃO NINGUÉM, de Noel Rosa com Antônio Carlos Jobim
TERRA DE CEGO, de Wilson Batista com Jorge Veiga
DEIXA DE SER CONVENCIDA, de Noel Rosa e Wilson Batista com Roberto Paiva

Quem ouvir verá!

Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri(www.radioeducadoradocariri.com)
Acesse: www.blogdocrato.com
Quintas-feiras. De 14 às 15 h.
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga


Sonda chinesa orbita a Lua


A sonda chinesa Chang'e 2 completou sua viagem até a órbita lunar prevista, informou a agência oficial Xinhua. O Centro de Controle Aeroespacial de Pequim comunicou que a sonda, a segunda do projeto chinês para alcançar a Lua, chegou com sucesso ao ponto inicial de sua órbita lunar, após 112 horas de viagem desde seu lançamento, na última sexta-feira (1º), da base de Sichuan, no sudoeste do país.

A partir de agora, Chang'e 2 seguirá uma órbita circular ao redor da Lua, a uma distância que oscilará entre 16 km e 100 km, com o objetivo de obter fotografias de alta resolução da superfície lunar e enviá-las à Terra.

A sonda tem vida útil estimada em seis meses, custou cerca de R$ 243 milhões (US$ 145 milhões) e pesa 2,48 toneladas. Após completar seu trabalho, a Chang'e 2 atingirá de maneira controlada a superfície lunar, já que um dos principais objetivos da missão é comprovar a resistência do aparelho, que é a segunda sonda lunar da China.

Em outubro de 2007, o país lançou a Chang'e 1, que demorou 12 dias para chegar à Lua e orbitou a 200 km de distância. Pequim prevê lançar em 2012 a Chang'e 3, a terceira sonda lunar da China.

O projeto lunar do país deve culminar entre 2020 e 2030, segundo analistas, com a chegada de um astronauta chinês à superfície da Lua.

"Copyright Efe"

Cariri presente na Cesta Básica de Cultura e Conhecimento. por Elmano R. Pinheiro


Dos trinta e um títulos da coleção Cesta Básica de Cultura e Conhecimento, que serão lançados na Feira do Livro de Brasília de nove a dezessete de outubro, pelo menos dois são de autores do Cariri.
Juanito e o monstro marinho, de Nezite Alencar, e O Beato Zé Lourenço e o Boi Mansinho, de José Normando Rodrigues, fazem parte dos primeiros cordéis enviados pela Academia dos Cordelistas do Crato e que foram selecionados, e estão abrindo as portas para os autores que enviaram seus trabalhos, e ainda a inclusão de ilustrações de Maércio Lopes Siqueira na obra Bezerra de Menezes - Guia de Luz, de Gonçalo Ferreira da Silva.
O trabalho de Josenir Lacerda foi de suma importância na realização desse projeto, mostrando o quanto é importante a sua visão pelo coletivo, sem preocupar-se em momento algum na inclusão da sua obra.

Parabéns a Josenir pelo seu empenho e dedicação.

ALMANAQUE - Dia 6 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

6 de outubro: Dia do tecnólogo.

* 1807 - Humphry Davy inicia as primeiras experiências com a eletrólise/electrólise com a obtenção do elemento químico potássio.
* 1973 - Início da Guerra do Yom Kippur entre Israel e uma coligação entre o Egipto/Egito e a Síria.
* 1992 - Início da transmissão da SIC, a primeira televisão privada em Portugal.

Nasceram neste dia...

* 1459 - Martin Behaim, cosmógrafo, astrónomo e explorador alemão (m. 1507).
* 1552 - Matteo Ricci, missionário italiano (m. 1610).
* 1931 - Riccardo Giacconi, físico ítalo-americano.

Morreram neste dia...

* 1940 - Adolfo Lutz (na imagem), cientista brasileiro (n. 1855).
* 1989 - Bette Davis, atriz estadunidense (n. 1908).
* 1999 - Amália Rodrigues, fadista portuguesa (n. 1920).

Fonte: Wikipedia

Cariri e Centro-Sul - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


CARIRIAÇU – CEARÁ.

Colisão entre F350 e motocicleta mata homem de 58 anos.

Por volta das 19h03min, de ontem (05), na CE-060 rodovia que liga os municípios de Caririaçu e Juazeiro do Norte, precisamente no Sítio Piripiri, em Caririaçu, o veiculo de marca/modelo Ford F350, de cor branca, ano 2001, placas HXL-0850-CE, que transitava no sentido sul/norte, atropelou e matou Francisco A. DA S., 58 anos, residente no bairro João Cabral, Juazeiro do Norte. A vítima conduzia uma motocicleta modelo e placa não informados, no sentido contrário quando foi colhido violentamente morrendo no local.

O condutor do carro que não foi identificado se evadiu do local sem prestar socorro a vítima, tomando rumo ignorado. Foi acionada para atender a ocorrência, a viatura policial militar CP 2571, composta pelos cabos Anselmo, Araújo e Félix que resguardou a área, até a chegada do Perito de plantão, o Dr. Milton Alencar, que após os exames preliminares autorizou o rabecão a fazer o traslado do corpo para necropsia no PEFOCE regional em Juazeiro do Norte


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ.

Identificado corpo de ciclista morto atropelado no centro da cidade.

Na amanhã de ontem (05), familiares reconheceram no Núcleo de Prática Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte, o corpo do ciclista morto atropelado por volta das 18h55min, desta segunda-feira (04) no cruzamento das Ruas Alencar Peixoto e Padre Cícero, nas imediações do número, 813, área central de Juazeiro do Norte.

A vítima foi identificada como sendo o adolescente de 12 anos, Ednaldo Vieira da Silva, que residia na Rua Pedro Bispo, 1244-A, no Bairro Salesianos na cidade de Juazeiro do Norte. Ele trafegava em uma bicicleta quando foi colhido por uma Topic - Fiat Ducato de cor branca, ano 2009, e placas NQR-8943, inscrição do Ceará, guiada por um homem identificado apenas por Junior, que segundo a polícia, reside na Rua Padre Pedro Ribeiro, nº169, no centro de Juazeiro do Norte, o qual se evadiu sem prestar socorro a vítima que morreu no local.

O veiculo atropelado integra a Cooperativa de Transporte Alternativo da linha Crato/Juazeiro foi apreendido pela polícia militar sendo conduzido por Francisco Roberto Cavalcante Rodrigues, 31 anos, residente no bairro Independência, em Crato, que retirou o veículo do local para se desprender da condição de atropelador, se eximindo do flagrante. O cobrador identificado como Paulo Robson Nascimento, 20 anos, residente na Vila Nova, no Bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte, permaneceu no local do acidente e foi conduzido pela militar a 20ª DRPC como testemunha do fato. Inquérito policial foi aberto na delegacia regional de polícia civil de Juazeiro do Norte para apurar o caso.

Roubo em estabelecimento comercial e acidente de trânsito envolvendo viatura causando danos materiais

De acordo com o boletim do 2º BPM enviado a imprensa, ontem, por volta das 08h50min, chegou ao conhecimento da CIOPS do de Juazeiro do Norte, a informação de que a loja “ Material de Construção Neri”, localizada à rua 31 de março, nº 320, bairro Triângulo, foi roubada. Segundo informações prestadas pela proprietária do estabelecimento, a Sra. M. M. DA S. N., 50 anos, 04 (quatro) homens não identificados, armados a revólver, conduzindo duas motocicletas, uma delas da marca Honda Twister, de cor preta; três dos indivíduos estavam usando capacete. Foram tomados de assalto, os seguintes objetos: 02 (duas) CPU's, uma de cor cinza e outra de cor preta, 01(um) aparelho celular da marca Motorola, de cor preta, além de um capacete preto San marino e a quantia de R$100,00 (cem reais), que são de propriedade do funcionário da loja, o Sr. O. B. DA S., 29 anos, residente no bairro Triângulo.

Os acusados, após a prática do crime, evadiram-se em direção à av. Leão Sampaio, Triângulo/SESI. Compareceu ao local a RD 1230 composta pelos Sds Feitosa e Aristênio, auxiliada pela RD 1228 composta pelos Sds Marçal e Alencar e pela RD 1229 composta pelos Sds Nascimento e Igo. Ao realizar diligências a RD 1228 avistou duas pessoas suspeitas em uma motocicleta Twister de cor preta com as mesmas características da que foi utilizada pelos indivíduos na prática do assalto e iniciou perseguição nas proximidades do Parque Ecológico passando pelos bairros João Cabral e Pirajá, quando na altura da rua Padre Francisco, na Praça do Sol, o motorista da viatura perdeu o controle da mesma vindo a subir na praça e bater contra um dos bancos, ainda assim continuou a perseguição somente vindo a parar quando o pneu secou nas proximidades da rua Vereador José Rodrigues com a rua do Limoeiro. Em perseguição aos suspeitos a RD 1229 logrou êxito em recuparar uma das CPUs roubadas que foi abandonada pelos suspeitos durante a fuga na rua José Paracampos, bairro Pirajá. A CPU foi conduzida a 20ª DPRC onde foi entregue a autoridade policial competente para a adoção dos procedimentos cabíveis.

Roubo em estabelecimento comercial.

Ontem, por volta das 20h09min, na Farmácia Fernandes, localizada na Rua Valdomiro Marçal, 393, bairro Triângulo, em Juazeiro, segundo informações prestadas por um funcionário do estabelecimento, 02 (dois) homens não identificados, mediante ameaça de um revólver calibre 38 (trinta e oito), tomaram de assalto uma quantia de R$ 2.000,00 (dois mil) reais em espécie, para depois fugiram em uma motocicleta de Honda POP 100, de cor amarela, placas não repassadas, um deles trajando camisa de cor clara, usando capacete de cor vermelha, tomando rumo ignorado.

Populares informaram a polícia, que um veiculo de marca Wolkswagem Gol, de cor vermelha, estaria dando cobertura aos criminosos. Foi acionada para o local a RD 1228, composta pelos soldados militares Douglas e Vagner, que realizou diligências no intuito de prender os infratores, mas sem êxito, bem como orientou a vítima comparecer à 20ª DRPC, afim de registrar um Boletim de Ocorrência.


VARZEA ALEGRE – CEARÁ:

Agricultor pratica suicídio por enforcamento.

Populares encontraram por volta das 07h00min, desta segunda-feira, morto pendurado por um lençol amarrado ao seu pescoço, o agricultor José Pereira Gaspar. O suicídio aconteceu no interior da casa da vítima na Rua José Nonato Rolim, 99, no bairro Rosinha, na cidade de Várzea Alegre. De acordo com a polícia, não há informações sobre as causas que levaram o agricultor a tirar a própria viva. O corpo foi levado pelo rabecão para exame cadavérico no Núcleo de Pratica Florense Regional do Centro Sul em Iguatu.

CRATO – CEARÁ:

Plantão policial sem registrado de ocorrência de natureza grave.

Informações repassadas na nossa reportagem no fechamento deste boletim policial pelo operador de plantão na CIOPS- Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, com sede em Crato, em nosso município e nos demais que integração a área da circunscrição daquela unidade policial militar, nas últimas 24 horas nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada pela polícia.

TRINDADE-PE:

Menor de 17 anos tenta assassina lavador de carros a golpes de faca.

Uma viatura da PM realiza rondas na cidade de Trindade – PE quando se deparou com o menor infrator das iniciais MNS, 17 anos, com uma arma branca em punho. Ao ser abordado o mesmo confessou aos policiais que fazendo uso da mencionada arma, faca peixeira, havia atentado contra a vida do lavador de carros Anildo Ferreira Lima, 19 anos. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital local e em seguida transferida para o HRFB em Ouricuri – PE. Já o menor infrator foi detido e conduzido a DPC de Ouricuri – PE. O fato ocorreu por volta das 02h00min de sábado (02/10/10). (BO nº 0383/10).

BODOCO-PE:

Homem é baleado após reagir com a polícia.

Um homem foi baleado depois de ameaçar uma pessoa com um revólver e reagir com a polícia. O fato ocorreu por volta das 22h30min do último sábado (02/10/10) na Vila de Sipaúba, município de Bodocó – PE. Quando os policiais que faziam a guarda das urnas eletrônicas naquela localidade foram informados por populares de que o acusado Cícero da Silva Vieira, 22 anos, estava armado ameaçando uma pessoa. Que os policiais ao localizarem o acusado, ordenaram que o mesmo largasse a arma e colocasse as mãos sobre a cabeça. Sendo que este desobedeceu apontando a arma em direção dos policiais que sua vez recuaram e efetuaram um disparo na perna do acusado, que após ser dominado foi socorrido para o Hospital de Bodocó – PE e em seguida conduzido a DPC local. (BO nº 0223/10).

Estudante de 14 anos morre afogado

Segundo a polícia o fato ocorreu por volta das 13h00min de sábado (02/10/10) no Sítio Tucano I, zona rural de Bodocó – PE. Onde a vítima Josimar Monteiro da Silva, estudante, 14 anos, montado a cavalo havia entrado em um açude. Porém, o animal assustado derrubou a vítima no leito do açude, que não sabendo nadar morreu afogada. O caso foi registrado na DPC local. (BO nº 0222/10).

Policiais do GATI apreendem várias armas de fogo

Após denúncia de que um agricultor teria assassinado o cão do vizinho, policiais militares do GATI foram até o local onde apreenderam 04 (quatro) armas de fogo. O fato aconteceu por volta das 21h00min de sábado (02/10/10) no Sítio Letras, zona rural de Bodocó – PE. Segundo a vítima Elias Ferreira Gondim, seu cachorro foi morto a tiros pelo acusado Cícero Carlos Isídio Barbosa, agricultor, 34 anos, em razão do mesmo ter matado uma de suas ovelhas. Segundo a polícia, o acusado ao perceber a presença da viatura fugiu do local, mas após revista no interior de sua residência foram localizadas e apreendidas 04 (quatro) espingardas, sendo 03 (três) de fabricação caseira e 01 (uma) cal. 32. Todo material foi entregue na DPC local. (BO nº 0748/10).

OURICURI – PE:

Homem tenta assassinar agricultor a golpes de faca

O caso aconteceu por volta das 00h40min de sábado (02/10/10) no Povoado da Estrema, município de Ouricuri – PE. Onde segundo relato de testemunhas, a vítima Genilson Pereira Lopes, agricultor, 40 anos, se encontrava em via pública, quando repentinamente sem qualquer discussão o acusado Adeildo de Jesus Torres, 34 anos, partiu pra cima da vítima deferindo-lhe vários golpes de faca. De acordo com a polícia a ação criminosa foi motivada por uma rincha antiga entre vítima e acusado. (BO nº 0749/10).

SALGUEIRO – PE:

Comerciante é morto na porta do seu estabelecimento

O fato ocorreu por volta das 10h30min de ontem (03/10/10) na Avenida João Veras de Siqueira, BR-116 em Salgueiro – PE. Onde a vítima Antenor Alves Gondim, comerciante, 35 anos, abril a porta do seu estabelecimento, uma Loja de Peças, quando foi abordado por elementos não identificados que já chegaram atirando contra a vítima. O comerciante que foi alvejado na face e abdômen ainda chegou a ser socorrido para a cidade de Petrolina – PE, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A autoria do crime ainda é desconhecida. (BO nº 1354/10).

PARNAMIRIM – PE:
Agricultor é assassinado a tiros

O crime aconteceu por volta das 15h30min de ontem (03/10/10) no Povoado do Barro, município de Parnamirim – PE. Onde o acusado Raimundo Cristóvão Miranda, residente na Fazenda Lagoa Seca na zona rural daquele município, sacou de um revólver e efetuou 06 (seis) disparos contra a vítima Geraldo Expedito dos Santos, casado, agricultor, idade não informada, que resistiu e morreu no local. Após a ação criminosa, o acusado fugiu do local tomando destino incerto. Ninguém soube informar o motivo do crime. (BO nº 1359/10).

PETROLINA – PE:

Músico assassina esposa de 15 anos

O caso aconteceu por volta das 02h00min de ontem (03/10/10) no Bairro São Gonçalo em Petrolina – PE. Onde após uma discussão entre vítima e acusado que convivem maritalmente, o acusado José Joelson Monteiro Neto, músico, 34 anos, efetuou dois disparos de arma de fogo contra a vítima Vandeli de Moraes Santos, 15 anos, que foi alvejada no tórax, sendo ainda socorrida por familiares para o Hospital de Traumas, mas não resistiu e faleceu. Já o acusado conseguiu fugir. (BO nº 3375/10).

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Bom dia, Crato! - 06 de Outubro de 2010


O voto de legenda e as novas Oligarquias

Bom Dia, Crato!


Os últimos dias foram realmente cansativos. Assistimos de camarote, a um dos maiores embates políticos dos últimos tempos, com as eleições em todos os níveis, em que prevaleceu sobretudo, o voto de legenda. Muitos políticos consagrados, como Tasso Jereissati foram derrotados pelo chamado voto de legenda. É o caso das pessoas que saem a votar um só número de cima abaixo na cédula eleitoral. Na computação de votos, vão automaticamente para os candidatos apresentados pelo partido. Não é preciso aos candidatos da legenda nem sairem de casa! Recebem os votos que caem da biqueira...

É o caso aí denunciado por nosso amigo Antonio Morais, em que os mais de 10.000 votos dados pelos Cratenses ao Valberto, não o elegeram para a Assembléia do Estado, mas elegeram outro candidato que nada tem a ver com o Crato, e que os Cratenses sequer tomaram conhecimento. Por causa do voto de legenda, é que Eunício e Pimentel foram eleitos, pegando carona na votação de Cid Gomes, que indubitavelmente, foi o grande puxador de votos dessa eleição, e que fez toda a diferença. A CID, o que é de CID, o grande mérito de ter com seu nome , simplesmente, e sua campanha, eleito de uma "lapada" só, todos os que estão aí hoje, a mando do presidente Lula.

Com a saída de Tasso Jereissati dos quadros da política, muita coisa irá mudar. A primeira delas, para nós a mais importante, é a perda de um grande defensor do Crato, já ressaltado linhas abaixo, o homem que trouxe a GRENDENE para o município, a maior indústria, que emprega muitas pessoas, sustentando milhares de famílias. Tasso também está presente em inúmeros projetos desenvolvidos atualmente para o Crato, e seu gabinete em Brasília era ponto de parada para as lideranças da cidade. Chego hoje à conclusão, que os Cratenses que votaram contra Tasso, de duas uma: Ou por Ignorância em não saber o que Tasso representa para o Crato, ou foram pegos no tal voto de legenda.

Tasso Jereissati também foi um divisor de águas: Foi a única pessoa que conseguiu quebrar a hegemonia dos Coronéis nos anos 80. Uma oligarquia que existia no Ceará, em que somente as pessoas de uma "curriola" eram eleitos. Agora, o mais interessante é observar que estranhamente com essas eleições, sentimos a firmeza de uma outra oligarquia nascer no Ceará: A dos Ferreira Gomes, que poderá durar ainda por muito tempo. Resta saber quem será no futuro, o novo "galeguim dos ói Azul" que irá quebrá-la, da mesma forma que Tasso fez com os antigos Coronéis. Voto de legenda é um mecanismo perverso, que há muito tempo já deveria ter sido banido do território Brasileiro.

Bom Dia, Crato!

Previsão do Tempo

As temperaturas no Crato tem atingido níveis impressionantemente altos: Ontem, 32 graus à sombra. Pouquíssimo vento, umidade relativa do ar, 46 por cento. A previsão, segundo informa o site Climatempo, é de dia de muito sol, com poucas núvens e claro: nessa época do ano, nem sinal de chuvas. Temperatura máxima de 30 graus e mínima de 22. ( acho que 22 só se for na Chapada do Araripe ).

Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do Dia 06 de Outubro de 2010


Alunos do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã do Crato participam hoje da palestra motivacional “Você nasceu para Vencer”

A Prefeitura Municipal do Crato por meio da coordenação do ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã Crato realiza hoje às 19 horas no Auditório da Rádio Educadora uma Palestra “Você nasceu para Vencer” com o Palestrante Sérgio Sobreira, pedagogo e especialista em psicologia educacional e oratória, palestrante atuante em todo o país nas áreas de motivação e auto-estima. A Coordenadora Municipal do Projovem Trabalhador do Crato, Rosevany Bezerra de Menezes, salienta a importância do evento no processo educacional e de interação dos jovens que participam do Projeto.

O Projovem Trabalhador modalidade Juventude Cidadã é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano SEDH em convênio com o Ministério do Trabalho MTE)através da Politica Nacional de Juventude, que visa preparar o jovem para ocupações com vínculo empregatício ou para outras atividades produtivas geradoras de renda, por meio da qualificação social e profissional e do estímulo à sua inserção no mundo do trabalho.

Prefeitura do Crato realiza Semana da Criança

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social informa que foi iniciada ontem no Pólo de atendimento Madre Feitosa do bairro Seminário, a Semana da Criança. A Semana de comemoração Aos infantes cratenses terá a seguinte programação:

HOJE, QUARTA, DIA 06 DE OUTUBRO, [A partir das 8 horas]
ENCERRAMENTO DOS JOGOS
ENTREGA DE MEDALHAS
LANCHES
VISITA DA MADRE FEITOSA AO LOCAL

QUINTA, DIA 07 DE OUTUBRO:

VISITA AO IBAMA(COM ALUNOS MAIORES)
REVIVÊNCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS
JOGOS E
FILMES

SEXTA- FEIRA, DIA 08 DE OUTUBRO:
HAVERÁ UM PASSEIO PARA O YTAITERA CLUBE
DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES
ENTREGA DE LEMBRANCINHAS E
ENCERRAMENTO COM ALMOÇO.

I Semana Municipal do Idoso começa hoje em Crato

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social- SEMAS inicia hoje as comemorações alusivas a I Semana do Idoso indo até o próximo sábado, dia 9. O acontecimento em seu primeiro ano terá como tema “Dignidade e Respeito é o que queremos!” e contará com palestras, caminhadas, apresentações artísticas, culturais, oficinas e blitz educativa.

A programação de hoje será dessa forma:

Hoje dia 6, quarta-feira – a partir das 8 horas, Palestras com a temática “O Estatuto do idoso na nossa realidade” nos Centros de Referencia de Assistência Social- CRAS- nas localidades Muriti, Alto da Penha, Vila Alta e Seminário.

Caminhada da Terceira Idade: “Na conquista dos nossos direitos” saindo do CRAS Batateira e percorrendo algumas ruas do bairro.

Crato se prepara para realizar os Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

Terminadas as inscrições dos Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional, a Secretaria de Cultura Esporte e Juventude se prepara para que esses eventos continuem a trazer um publico seleto e especial, se configurando como dias de muita arte e cultura no município. O Festival Cariri da Canção Estudantil será realizado nos próximos dias 14, 15 e 16 e dentro da programação serão ministradas oficinas destinadas aos músicos, estudantes, adolescentes. Mas As datas, bem como os temas dessas oficinas serão divulgadas posteriormente.

Já o Festival Cariri da Canção Nacional acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de Novembro.

As premiações serão:

Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010

1º Lugar ..................... R$ 1.000,00
2º Lugar ..................... R$ 500,00
3º Lugar ..................... R$ 300,00
4º Lugar ..................... R$ 200,00
5º Lugar ..................... R$ 200,00
Melhor Interprete ........ R$ 200,00

Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 04, 05 e 06 de Novembro de 2010

1º Lugar – R$ 3.000,00
2º Lugar – R$ 2000,00
3º Lugar – R$ 1000,00
Melhor Intérprete – R$ 800,00

Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato enfatiza o apoio incondicional do governo de Samuel Araripe que sempre disponibiliza incentivos para as ações culturais no município.

Com informações da ASCOM - PMC

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30