xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/10/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 outubro 2010

Marina desmente PT e nega que aceitou conversa sobre apoio a Dilma


A senadora Marina Silva (PV-AC) divulgou nota para desmentir declaração do presidente do PT, José Eduardo Dutra, de que aceitou se reunir para discutir o apoio a Dilma Rousseff no segundo turno. Segundo Marina, o presidente do PT ligou para dizer que gostaria de iniciar as conversas sobre o apoio. No entanto, ela afirma ter agradecido o telefonema e ter dito que irá discutir, nos próximos dias, com o partido e com "parcelas da sociedade civil" sobre o apoio. A senadora também disse a Dilma Rousseff (PT) e a José Serra (PSDB), em telefonemas, que sua candidatura foi maior que o próprio PV.

Após a divulgação da nota, Dutra disse ter sido mal interpretado pela Folha. Ele afirmou que ligou para Marina, fez o pedido da conversa e que respeitaria o tempo dela. Segundo ele, a ex-candidata não aceitou nem recusou a proposta, ficando de avaliá-la. Disse ainda que o pedido de conversa foi entre ele (Dutra) e Marina e não entre ela e Dilma.

"Você sabe que sou uma mulher de processo", afirmou a ex-candidata à Presidência ao dirigente petista no telefonema. De acordo com a nota, o PV fará uma convenção nacional para decidir a questão. Na tarde desta terça-feira, Dutra havia afirmado que Marina Silva já tinha aceitado se reunir com a campanha de Dilma Rousseff para discutir o apoio. "Ela aceitou sentar para conversar. Agora, vamos esperar o timing dela", afirmou o petista em Brasília. Segundo o petista, Marina iria ouvir pessoas mais próximas a ela antes do encontro. De acordo com Marina, a declaração dele foi um equívoco. Mais cedo, o presidente do PT disse que telefonou para Marina e a parabenizou pela votação que teve na disputa presidencial. Ela conseguiu 19,33% dos votos válidos (19,6 milhões). Esse patrimônio eleitoral é cobiçado por Dilma e José Serra (PSDB).

Segundo o dirigente petista, o PT vai procurar abordar neste segundo turno a bandeira do desenvolvimento sustentável. Dutra disse que a questão é compatível com o partido.

"No primeiro turno, a população mostrou que tem uma preocupação com isso. Vamos deixar isso mais claro", disse.

Folha.com

Comentários de Anônimos agora são jogados no lixo automaticamente


Desde sempre, o Blog do Crato não aceita comentários anônimos. Por entendermos que todo anônimo é essencialmente um covarde. Uma pessoa que quer atirar pedras no telhado alheio e se esconder. Aqui formamos uma comunidade, onde cada um se assume, tem nome, endereço e trabalho. Não se concebe que nós exponhamos nosso nome em público, e permitamos que anônimos venham a difamar as pessoas. Nada mais justo do que fazermos algumas "coisinhas" para com quem ainda se atreve a tentar escrever comentários anônimos. Todos os comentários do Blog, como em qualquer site de responsabilidade, são moderados, ou seja, só são liberados após análise. Segundo, se for anônimo, tem uns 90 por cento do novo sistema jogar diretamente na lata de lixo. Eu instalei um plugin agora no Blog, que ao receber um novo comentário, se vier anônimo ele joga automaticamente na lata de lixo ( Spam ), de modo que nem mesmo eu lleio, nem tomo conhecimento do comentário. Poupa-nos o tempo necessário a se dedicar a coisas mais úteis. Quem quiser escrever comentários, que se identifique.

Dihelson Mendonça

Dívida Pública do Brasil atinge 1,6 Trilhões de Reais. Um novo recorde !


1.6 Trilhões de Reais. Esse é o atual valor da dívida pública do Brasil.


NE - Muita gente ingênua, pensa que o Brasil zerou as dívidas. Pura ilusão. O Brasil acertou as contas com o FMI, o que é outra estória. Resta ver como o Brasil vai arcar com a dívida pública, que tem crescido nos últimos anos assustadoramente, passando da casa de bilhões na era FHC, para meros trilhões na era Lula.

O estoque da dívida externa cresceu 1,35% em relação a julho, encerrando agosto em 93,5 bilhões de reais. O coordenador geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, divulga os dados de agosto.



O coordenador geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, divulga os dados de agosto (Agência Brasil) . A Dívida Pública Total aumentou 1,04% e atingiu 1,618 trilhão de reais em agosto, após ter registrado 1,601 trilhão de reais em julho, segundo nota divulgada pelo Tesouro Nacional. Nesse valor estão incluídos os gastos com os juros da dívida externa (320,8 milhões de reais) e interna (13,131 bilhões de reais) até o mês passado.

A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi) cresceu 1,03% em agosto ante o resultado apresentado no mês anterior, alcançando 1,524 trilhão de reais. O estoque da Dívida Pública Mobiliária Federal externa (DPMFe) também aumentou. Em relação a julho, o crescimento foi de 1,35%, encerrando agosto em 93,5 bilhões de reais.

Títulos da dívida – A parcela de títulos prefixados da dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi) aumentou de 34,13% em julho para 36,05% no mês seguinte, segundo dados divulgados pelo Tesouro. Já a fatia de papéis atrelados a índices de preços caiu de 29,91% para 27,98% do total da DPMFi na mesma base de comparação. Já a parcela de títulos da dívida interna vinculada à Selic aumentou ligeiramente de 34,24% para 34,34% em agosto.

Entenda a Dívida Pública

Dívida pública é quanto o governo deve para entidades e para a sociedade. O governo toma dinheiro emprestado para financiar parte dos seus gastos que não são cobertos com a arrecadação de impostos, ou para a gestão financeira – para alcançar controlar o nível de atividade, o crédito ou o consumo ou para captar dólares no exterior.

Para quem o governo deve?

A dívida do governo pode ser interna (quando o credor está dentro do país), ou externa (fora do país) para bancos públicos ou privados, investidores privados, instituições financeiras internacionais e governos de outros países.

Existe limite aceitável para a dívida pública?

Os credores da dívida, que compram os títulos, se preocupam com a capacidade estimada do governo em pagar os seus compromissos. Quanto maior for a capacidade do governo de pagar a dívida, menor serão os juros pagos pelo governo. Uma das formas de avaliar o risco da dívida é compará-la ao PIB (Produto Interno Bruto). No ano de implantação do Plano Real, 1994, a relação dívida líquida/PIB era de 32,5%. A previsão do BC para 2009, de janeiro de 2009, é de 35%.

Quem são os credores da dívida brasileira?

Os maiores credores da dívida pública são os bancos brasileiros, que têm suas carteiras compostas por títulos da dívida. Investidores individuais, que têm o dinheiro em fundos de investimentos, também são credores do governo. Além disso, organismos internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacioal) o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Banco Mundial, além de fundos de pensão.

Qual a relação da dívida com os juros?

As taxas utilizadas para remunerar os investidores dos títulos da dívida pública variam de acordo com cada papel, assim como os prazos para o pagamento da dívida. Mas mais da metade dos títulos públicos estão atrelados à taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Por isso, sempre que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) eleva a Selic, crescem os juros pagos aos investidores que compraram esses títulos.

Fonte: Agência Brasil ( do Governo ), R7

Derrotada, Heloísa Helena fala em 'conluio da esquerda e direita'


A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) disse que está lambendo as feridas e que foi feito "um conluio de esquerda e de direita" --na esferas federal e estadual-- para derrotá-la politicamente. Ela perdeu a eleição para o Senado em Alagoas, onde enfrentou uma campanha com fortes ataques de seus adversários. "O PSDB agiu articulado com o governo Lula para me derrotar", disse à Folha.

"Agora é época de lamber as feridas e orgulhosamente ver as cicatrizes que tenho porque é o sinal mais claro que não me rendi." Durante a campanha, os rivais disseram que ela não trabalhou pelo Estado quando foi senadora e que não mostrava o candidato à Presidência de seu partido. Também propagavam que a ex-senadora criticava Lula. O presidente gravou mensagens de apoio para dois de seus principais oponentes, que acabaram eleitos: Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP). Hoje pela manhã, Heloísa participou de sessão na Câmara Municipal de Maceió, onde é vereadora. Ela disse que não irá orientar seus eleitores --ela teve 417 mil votos (16,6%)-- em relação ao segundo turno da eleição no Estado.

"Tenho convicção de que os votos que recebi são de mulheres e homens livres, que votaram em mim mesmo enfrentando toda a canalha política do Estado de Alagoas e o conluio da direita e da esquerda, federal e estadual. Jamais teria a pretensão de orientá-los", disse. Falou ainda que desde o início da disputa soube que seria uma campanha difícil e que não houve erros na trajetória. "Alguém pode caracterizar como erro eu não ter feito acordo com a bandidagem política de Alagoas e de Brasília. Tenho a obrigação moral e ideológica." Ela completou: "Se alguém queria que eu fosse para a TV choramingar o que fiz no Senado, tire o cavalo da chuva porque ele morre de pneumonia".

"Vim para este mundo não para se arrastada pelos cabelos para a senzala da canalha política. Vim para arrombar as portas da senzala. Sempre", afirmou a vereadora.

SÍLVIA FREIRE
ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ (AL)

O Livro "Marina" desbanca "Justin Bieber" e criadora da Daspu em estante de biografias


NE - Vem mais um filme por aí ?

Biografia apresenta detalhes da vida, o pensamento e a fé da presidenciável. Biografia conta as dificuldades políticas e os problemas de saúde. Marina Silva pode não ter sido eleita presidente da República, mas, se isso serve de consolo, sua biografia desbancou a do ídolo teen Justin Bieber e da criadora da grife Daspu, Gabriela Leite. "Marina: A Vida por uma Causa" (Mundo Cristão, 2010), elaborada e escrita pela jornalista Marília de Camargo César, transformou-se em um fenômeno editorial após a eleição de 3 de outubro.

Do seringal no Acre à nomeação como ministra do Meio Ambiente, o livro conta a trajetória política, a luta contra diversas doenças --foi vítima de malária, hepatite, leishmaniose e contaminação por mercúrio-- e o sonho de estudar. Inspirada pela teologia da libertação e pelos ideais de Chico Mendes (ambientalista assassinado em 1988), Marina quando jovem queria ser freira, mas se converteu à fé evangélica. O projeto biográfico começou há dois anos, quando ainda era ministra. O prefácio do volume é assinado pelo cineasta Fernando Meirelles. Confira as cinco biografias mais vendidas na Livraria neste começo de mês, até dia 5 (18h).

da Livraria da Folha

Projeto que proíbe uso de celular em bancos é aprovado pela Alerj

NE - A medida seria boa para todo o Brasil

A ideia é impedir o crime conhecido como 'saidinha de banco'. Governador terá 15 dias para sancionar a proposta. A Assembleia Legislativa do Rio e Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto que proíbe o uso de celulares em agências bancárias do estado. A proibição inclui também radiotransmissores e palm tops. Segundo a Alerj, a proposta visa impedir a incidência do crime conhecido como "saidinha de banco". O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar a proposta.

Entenda como funciona o golpe "saidinha de banco"

O modo de agir das quadrilhas é quase sempre o mesmo: um ou dois homens ficam dentro de uma agência bancária, com a função de monitorar o local, esperando uma potencial vítima. Os alvos são pessoas que utilizam o banco para sacar grande quantidade de dinheiro. Quando a vítima é escolhida, eles avisam o parceiro, que espera do lado de fora, e passam todas as informações, como características físicas, roupas e o valor do saque. Estrategicamente, os criminosos se posicionam do lado de fora da agência bancária e praticam o roubo.

Do G1 RJ

Alguém consegue aprender a Ler e Escrever em 10 dias ? - O Caso Tiririca

Tiririca vai ter dez dias para se defender depois de ser notificado. Para disputar as eleições, a Constituição exige que os candidatos saibam ler e escrever. Se Tiririca for considerado inelegível, os votos dele serão anulados. Três candidatos da coligação correm o risco de perder as vagas. O caso do deputado federal mais votado do Brasil, o palhaço Tiririca, também está sendo analisado pela Justiça.

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo afirma que Tiririca usou uma declaração falsa para provar que é alfabetizado. Para disputar as eleições, a Constituição exige que todos os candidatos saibam ler e escrever. Tiririca terá dez dias para se defender, a partir do momento que for notificado. A suspeita de que ele é analfabeto foi levantada por uma reportagem da revista “Época”. Por ter recebido 1,3 milhão de votos, ele ajudou a eleger mais três candidatos da coligação: o delegado Protógenes Queiroz (PC do B), Vanderlei Siraque (PT) e Otoniel Lima (PRB).

Se Tiririca for considerado inelegível, os votos dele serão anulados. E os outros três candidatos da coligação correm o risco de perder as vagas.

Fonte: G1

Ciro reafirma estar arrependido “pelo resto da vida” de ter transferido seu título para SP


O deputado federal Ciro Gomes (PSB) afirmou, durante entrevista coletiva nesta noite de domingo, no comitê cidista, ter vontade de abandonar a política. Ele disse que estava falando sob emoção e saindo de uma campanha onde houve acusações injustas contra ele e contra seu irmão, o governador reeleito Cid Gomes (PSB). Em seguida, disse que até poderia mudar essa posição, mas afirmou que hoje teria essa vontade.

O parlamentar disse também que está arrependido pelo resto da vida de ter transferido seu título de eleitor para São Paulo, observando que, mesmo tendo adotado tal medida, continua recebendo o carinho do povo cearense. Ciro fez questão de dizer que saia da campanha muito magoado com a baixaria. Referiu-se à reportagem da revista Veja que falou sobre suposto esquema com prefeituras envolvendo seu nome e o nome do governador.

Eliomar de Lima

Documentário resgata a história do Reisado Dedé de Luna


Tradição e inovação são características do Reisado Dede de Luna no Bairro Muriti no Cidade do Crato. O reisado teve sua primeira formação em 1955, no sítio Cobras constituída por homens que animavam as renovações em sítios do Município, as brincadeiras duravam de um dia para o outro. A segunda formação ocorreu em 1984 já no Bairro Muriti e tendo a frente as filhas do Mestre José Francisco Luna popularmente conhecido como Dedé de Luna.

O grupo inicialmente era denominado de Decolores, após a morte do Mestre em 2002, a filhas prestaram uma homenagem mudando o nome do Reisado para Dedé de Luna. Atualmente constituído por 30 brincantes a maioria mulheres, o reisado se destaca pela inovação das roupas que recebem detalhes minuciosos de lantejoulas, espelhos e tecidos brilhosos. O traje se diferencia dos demais reisados da Região do Cariri. Atualmente coordenado pela filhas, mestra Mazé e mestra Penha, o trabalho vem se renovando e crescendo, além do reisado, o grupo mantém ainda teatro de rua, coco, lapinha e reisado infantil.

A história do grupo será resgatará através de documentário que contará a trajetória desse reisado que vem se mantendo vivo há várias décadas. O documentário será o terceiro desenvolvido pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” que é realizado pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Coletivo Camaradas. O primeiro documentário foi sobre as “Mulheres do Coco da Batateira” e o segundo sobre a “Mestra Zulene Galdino”.

Para a Mestra Mazé esse documentário é importante para o grupo, pois fica na memória das pessoas. Ela destaca que resgatará uma história que vem de uma tradição e que servirá como fonte de pesquisa para estudiosos do assunto. A acadêmica de História da URCA e monitoria do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, Ana Cristina de Sales enfatiza que esse trabalho é uma forma de se aproximar e conhecer a realidade dos grupos da cultura popular. Ela destaca que os documentários são importantes recursos pedagógicos para serem utilizado em sala de aula.

Os refrigérios - Por Emerson Monteiro

Há pouco, de olhos ainda sapecados na soalheira do mês de outubro típico da intensa claridade, espertei do cochilo de meio-dia vendo deslizar nos pensamentos algumas lembranças. Reclamavam leito de papel e outros pousos amigos, espécies de torrente de vozes desenhadas no espaço das ideias, imagens girando o teto aberto do silêncio para criar letras e frases. Agarrei suas primeiras nuvens de manifestação e formei um primeiro parágrafo. Comprimi o pescoço do verão da tarde, domando de qualquer jeito, contanto que dissesse o pouco que fosse desse tempo árduo, nos temas vivos que pulam na frente da gente. E resolvo falar das mangas do estio, no tanto certo de salvar a vontade que desce pela garganta seca.

Quando, certo dia, ouvi de um sertanejo loas aos brejos do Cariri, anotei o aspecto que considerava super importante, dos ariscos e vazantes, no ano inteiro, reservar aos meses secos os pés de serra e seus refrigérios. Caju, cajuí, manga, araçá, goiaba, pinha, seriguela, mangaba, pitomba, umbu, cajarana, graviola, maracujá brabo, ameixa, tangerina, pitanga, laranja, limão, abacate, abacaxi. Frutas, as frutas dos baixios e várzeas, que nutrem e dessedentam exato no período mais tórrido em volta, as boas mordidas, sucos, doces, sobremesas.

As mangas e seus nomes inesperados, misteriosos: espada, jasmim, rosa, maranhão, coração magoado, itamaracá, coité. Poemas de nomeada, surpreendentes e inigualáveis no sabor, quando caídas do pé ou retiradas de vez no tempo exato.

A segunda casa dos meus pais em Crato, no Bairro Pinto Madeira, era cercada de nove pés de manga, que nos acompanharam durante os oito anos em que ali moramos. Ofereciam prazerosos sombreiros, delicia da garotada, ponto de vivências e brincadeiras, das melhores recordações da geração inteira das proximidades. Hoje, o prédio abriga uma escola. Quando mudamos para a esquina de cima, no mesmo quarteirão da Vicente Tavares Bezerra, dentro de pouco as mangueiras de histórias tantas começaram a secar, restando depois apenas duas unidades, que desapareceram pouco adiante.

Nas suas muitas variedades, a mangueira veio trazida pelos portugueses desde o sul e o sudeste da Ásia, do leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, Moçambique e noutros países tropicais. Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C. Deste modo, quando se aproxima o forte calor dos meses finais do ano, aguardo fiel e reverente chegar, auspiciosa, a entressafra dessas frutas amigas do nosso abençoado território.

Por: Emerson Monteiro

O Único Deputado eleito, do Crato, ELY AGUIAR, envia mensagem para o Blog do Crato


NE - "Ói Nós na Fita de Novo..."


http://4.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/SdHrzPEYYmI/AAAAAAAAJAg/n9Ps2AJ30Ks/s400/Ely+Aguiar+1.jpg

R
ecebi há poucos minutos ( nesta madrugada ), uma mensagem do Deputado eleito pelo Crato, Ely Aguiar. Foi mais uma mensagem de caráter pessoal, não sendo ainda um pronunciamento ao eleitorado, que eu irei colher com ele mais tarde.

Ely disse a esse repórter:

"É BOM DIZER PARA O PESSOAL DO CONTRA, QUE ELY AGUIAR ESTÁ NA FITA POR MAIS 4 ANOS. FOI UMA VITÓRIA NA RAÇA E NO SUOR, SEM DAR UM CENTAVO A NINGUÉM. APESAR DO CRATO NÃO TER CHEGADO JUNTO, VOU CONTINUAR TRABALHANDO PELA TERRA DO PIQUI.....AFINAL SOU O UNICO FILHO DO CRATO ELEITO DEPUTADO ESTADUAL, APESAR DA GRANDE CORRENTE CONTRA....QUEM NÃO GOSTOU, VAI TER QUE ME ENGOLIR...UM GRANDE ABRAÇO MEU CAMARADA...."

Ely Aguiar

Crato - Plantão Policial das últimas 24 Horas - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Ciclista morre ao ser atropelado por topic no centro da cidade.

Um acidente de transito ocorrido por volta das 18h55min, desta segunda-feira (04) no cruzamento das Ruas Alencar Peixoto e Padre Cícero, próximo a ao Hotel Viana, 813, bairro Centro, de Juazeiro do Norte, matou um ciclista que até o momento do fechamento deste boletim policial não havia sido identificado, por não portar documentos. O veículo atropelador foi uma Topic - Fiat Ducato de cor branca, ano 2009, e placas NQR- 8943-CE, da Cooperativa de Transporte Alternativo da linha Crato/Juazeiro, que tinha como condutor o homem identificado apenas pelo apelido de “Júnior”, que segundo a polícia, reside na Rua Padre Pedro Ribeiro, nº169, no centro de Juazeiro do Norte, o qual se evadiu do local.

A polícia militar foi acionada para atender a ocorrência através da viatura CP 2541 – Força Tática de Apóio - FTA, integrada pelo cabo Tavares e soldados Sérgio, Amorim, e Joélio, que diligenciou em torno do ocorrido vindo interceptar a topic, que era conduzido por Francisco Roberto Cavalcante Rodrigues, 31 anos, residente no bairro Independência, em Crato, que retirou o veículo do local para se desprender da condição de atropelador, se eximindo do flagrante.

A vítima não resistiu aos ferimentos e teve morte instantânea. A Perícia Florense foi acionada através do Perito de plantão, o Dr. Milton Alencar, que após os exames preliminares autorizou que o rabecão trasladasse o corpo para necropsia no PEFOCE regional. O cobrador, identificado como Paulo Robson Nascimento, 20 anos, residente na Vila Nova, no Bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte, permaneceu no local do acidente e foi conduzido pelos militares a 20ª DRPC como testemunha do fato.

LAVRAS DA MANGABEIRA – CEARÁ:

Bebedeira termina em execução de jovem de 20 anos.

Uma execução a bala foi registrada na noite de ontem (04), em Lavras da Mangabeira. O jovem Francisco Sártio Duarte de Souza, agricultor, morador do local foi alvejado com três tiros, dois na cabeça e outro no tórax, sendo socorrido para o hospital Santo Antonio de Barbalha onde morreu quando recebia socorrido médico. O crime ocorreu durante uma bebedeira seguida de discussão banal, na praça da matriz do distrito de Mangabeira, distante cerca de 20 km da sede do município de Lavra, tendo como acusado o vendedor ambulante Alan Wellington dos Santos Pinheiro, 22 anos, que se encontra foragido.

JARDIM - CE

Suicídio por enforcamento.

O jovem de 26 anos, Francisco Ferreira Lima, foi localizado morto por volta das 06h, de ontem, nas proximidades de sua residencia no Sítio Engenho D'água de Baixo, no município de Jardim. O corpo foi encontrado com uma corda amarrada ao pescoço, pela sua vizinha, a Sra. A. M. DOS S. A CP55 composta pelo cabo Paulo e soldado Alberto, compareceu ao local acionando a perícia florense que trasladou o corpo para o PEFOCE em Juazeiro do Norte.

BARBALHA – CEARÁ:

Mulher é presa após tenta matar outra a bala.

O crime aconteceu por volta das 11h, de ontem, (04) na Rua Divino Salvador, nº452, bairro do Rosário, na cidade de Barbalha. A vítima foi a Sra. I. DO N., 32 anos, residente no local. Segundo informações prestadas a polícia por populares, a acusada da prática do crime, Eliene Vieira de Melo, 54 anos, residente no bairro Bulandeira, em Barbalha, dirigiu-se à casa da vítima, onde efetuou 03(três) disparos contra a sua inimiga que foi atingida com 01(um) no abdômen, sendo socorrida para o Hospital São Vicente de Paula.

Após a tentativa de homicídio a acusada fugiu vindo minutos depois ser presa pela patrulha policial militar CP56 comandada pelo subtenente R. Monteiro, em frente ao Parque da Cidade, localizado na Av. Paulo Maurício, bairro Centro, naquela cidade. Segundo a polícia, em poder de Eliene Vieira foi apreendido um revólver da marca Taurus, numeral 938166, com 03 (três) cartuchos deflagrados e 03 (três) cartuchos intactos. Os militares conduziram a acusada para a Delegacia da cidade de Barbalha para adoção dos procedimentos que o caso requer.

IPAUMIRIM-CE

Afogamento

Dia 01/10/10, por volta das 11h30, no Açude do Sítio Poço Preto, em Ipaumirim/CE, foi vítima de afogamento o Sr. Francisco de Assis da Silva, nascido aos 03/01/1960, casado, agricultor, natural de Ipaumirim/CE, filho de João Felismino da Silva e Maria Raimunda da Conceição, residente na Rua das Flores, s/n, Ipaumirim/CE. Segundo familiares, a vítima sofria de uma doença denominada Epilepsia e foi encontrada já sem vida por populares que passavam no local. Policiais do Destacamento PM de Ipaumirim/CE, sob o comando do SGT PM RAIMUNDO, CP-2433, compareceram ao local e tomaram as medidas de sua competência.

MILAGRES

Prisão por porte ilegal de Arma

Dia 02/10/2010, por volta das 00h00, na BR 116, Milagres/CE, foi preso pelo Destacamento PM local por Porte Ilegal de Arma de Fogo, o indivíduo Francisco Ednaldo de Figueiredo, brasileiro, casado, Gerente da Empresa Coelce de Milagres/CE, Nascido aos 31/01/1964, com 46 anos de idade, natural de Brejo Santo/CE, filho de João Leite de Figueiredo e Maria Furtado de Lucena, residente na Rua Santos Dumont, 154, Centro, Milagres/CE. O acusado encontrava-se parado as margens da BR 116 acompanhado de uma jovem senhorita, em uma camioneta L-200, COR PRETA, ANO 2005, DE PLACAS JQR 8689, inscrição de BREJO SANTO/CE, quando avistou a viatura da polícia militar, empreendeu fuga, sendo perseguido e abordado já próximo a Cidade de Milagres/CE. Na realização da busca no interior do referido veículo foi encontrado um REVÓLVER CALIBRE 38, MARCA TAURUS, OXIDADO, nº 1590293, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 06 (seis) cartuchos intactos e ainda uma cartela contendo 10 (dez) cartuchos intactos. O acusado apresentado sinais de ter ingerido bebida alcoólica foi conduzido ao Posto da Polícia Rodoviária Federal em Milagres/CE, para a realização do teste do bafômetro, o qual deu positivo com o resultado de 0,40 ml por litro de sangue.

Fuga de Preso

Dia 02/10/2010 por volta das 15h00, após uma fuga de preso na Cadeia Pública da Cidade de Milagres/CE, fugiu o detento Francisco Lima dos Santos, nascido aos 30/04/77, solteiro, natural de Acopiara/CE, filho de Francisco Antônio de Lima e Francisca Queiroz dos Santos, residente na Rua Planalto, vila Gadelha, em Mauriti/CE. No momento da fuga, se encontrava naquela cadeia apenas o Cacereiro, Francisco Leite Vieira, o qual relatou que o detento serrou a grade da sela e em seguida praticou a fuga. Policiais do Destacamento PM da Cidade de Milagres/CE, sob o Comando do CB PM ATAÍLDO, iniciaram as diligências com o intuito de recapturar o detento.

MAURITI-CE.

Prisão por venda de bebida alcóolica a Criança e Adolescente

Dia 02/10/2010 por volta das 15h00, na Pousada Bar, Sítio Massapê, em Mauriti/CE, foi presa por vender bebida alcoólica a Criança e Adolescente, a Sra. Francisca Vicente de Sousa, nascida aos 25/11/75, comerciante, solteira, natural de Mauriti/CE, filha de Sebastião Vicente de Sousa e Maria Monteiro Alves, residente no Sítio supra, em Mauriti/CE. Na ocasião, também foi preso o Sr. João Evangelista de Santana, nascido aos 12/06/48, viúvo, agricultor, natural de Mauriti/CE, filho de Joaquim Antonio de Santana e Maria dos Anjos de Jesus, residente no Distrito Umburanas, Mauriti/CE, o qual se encontrava no citado bar bebendo com a Menor de idade de iniciais ( L. P. B. ) Lair Pereira Belarmino, 17 anos de idade, solteira, sem profissão definida, natural de Mauriti/CE, filha de José Belarmino de Sousa e Ana Lucia Pereira de Sousa, residente nas proximidades do Posto Triângulo, em Mauriti/CE.

A menor de idade acima referida confirmou ter realizado naquele Prostíbulo, 02 (dois) programas sexuais ao preço de R$ 20,00 (vinte reais), com o Sr, João Evangelista de Santana. A prisão foi realizada SOB O COMANDO DO MAJOR SOBREIRA, juntamente com uma composição da FTA (Força Tática de Apoio) de Brejo Santo, composta pelo SD PM 21258 NÓBREGA, Mat. 135952-1-6, SD PM 20703 PEREIRA, Mat. 136137-1-0, SD PM 21306 MARCELON, Mat. 136109-1-6 e o SD PM 19465 RODRIGUES, Mat. 134629-1-7. Os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo/CE, para a realização do devido procedimento legal.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Inseticida contra mosquito causa mal-estar em moradores em Barbalha


NE - Era sobre isso que eu gostaria de falar. Muita gente no Crato também está reclamando que quando passa esse carro "fumacê" sentem náuseas, dores de cabeça e um grande mal-estar. É preciso que as autoridades tenham consciência e conhecimento disso também. Esse veneno é muito perigoso para a saúde humana!

Em Barbalha, a aplicação do veneno "Malathion" provocou impactos ambientais e sangramentos em moradores - Foto: ELIZÂNGELA SANTOS - Ambientalista denuncia impactos negativos no uso de inseticidade contra o mosquito da dengue

Barbalha. O uso de inseticida para o combate do mosquito Aedes aegypti, no Distrito do Caldas, neste Município, está preocupando os moradores da área, que reclamam de dores de cabeça, tremores no corpo, falta de ar e até sangramento nas narinas. A denúncia a respeito dessa situação foi endossada na Câmara Municipal esta semana pelo estudante universitário e ambientalista, Antônio Francivaldo Batista. Ele é morador da área e afirma que a última aplicação do inseticida conhecido por "Malathion", que contém elementos químicos como o organofosforado, com compostos orgânicos, aconteceu no último dia 24 de setembro, e por conta de algumas pessoas terem se sentido mal, decidiu levar o caso à tribuna do Legislativo.

Segundo o ambientalista, outro agravante é que o Distrito do Caldas fica localizado numa área de encosta da Chapada do Araripe, no sopé da serra, e adjacências, que já alcançam a Área de Proteção Ambiental (APA). Ele denuncia também a morte de abelhas da área e diz que outras espécies podem estar sofrendo com o uso indiscriminado do veneno.

Francivaldo Batista mora há poucos anos no Caldas, mas destaca a dificuldade de se combater os focos, mesmo com muitas casas de veraneio que existem no local. Ele também denuncia que a ausência de saneamento, com esgotos a céu aberto e as caixas e essas situações acabam sendo motivo para o mosquito da dengue e muriçocas proliferarem. O morador propõe que seja fortalecido na área o tratamento focal. Uma criança de 11 anos, de sua comunidade, desde que foi aplicado o inseticida, na semana passada, passou a ter sangramentos nas narinas por vários dias. Já a auxiliar de enfermagem, Antônia Reginalda da Paz, diz que há mais de um ano deixou de trabalhar por conta de um problema de saúde, nos pulmões, que ainda não sabe sequer a origem. Sempre em contato com inseticidas se sente mal e passa a ter falta de ar.

Tosse persistente

No caso do fumacê, quando é aplicado na comunidade, ressalta a auxiliar, os efeitos são piores, já que a falta de ar vem acompanhada de uma tosse insistente. Ela afirma que vem fazendo tratamento de saúde em Fortaleza. Como a área que mora tem muitos insetos, inclusive com a ameaça de calazar, no caso dos cães, pretende vender a casa em que mora e se transferir para outro local que não seja necessário o uso de veneno de forma constante. "Mesmo no combate de outros insetos, que não seja apenas o fumacê", diz.

O ambientalista cobrou dos vereadores da cidade uma solução para o problema. Ele defende o controle dos pernilongos e mosquitos sem a aplicação desse tipo de veneno que é uma agressão ao ser humano e à natureza. "Todo veneno é tóxico e nós não devemos nos calar quando decidem simplesmente aplicar inseticida para combater a dengue e fazer mal as pessoas", lamenta.

Segundo o coordenador do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde de Barbalha, Antônio Eusébio de Oliveira, a recomendação do inseticida é do Ministério da Saúde para áreas com infestação da dengue.

Ele afirma que o Caldas é um lugar problemático, por ter muitas casas de veraneio fechadas, e isso acaba dificultando o trabalho dos agentes. Muitas vezes, segundo ele, os próprios vizinhos não ajudam com esse trabalho do tratamento focal.

Pela terceira vez esse ano houve visitas nas residências e uma diminuição considerável dos focos. O bloqueio é feito com aplicação de bomba costal. "Os agentes passam e, às vezes, a própria população não colabora e se afasta da área que está sendo pulverizada", afirma.

Muriçocas

O coordenador afirma que na comunidade foram registrados três casos de dengue, mas houve um determinado período em que a população reclamava da incidência de muriçocas, mas não foi aplicado esse veneno, que é específico para combate do Aedes aegypti. "Inclusive, fizemos esse trabalho com a reivindicação dos próprios moradores", destaca. Eusébio diz que como houve no mês de setembro uma significativa redução dos focos, o uso do inseticida foi suspenso em várias áreas da cidade, inclusive no distrito do Caldas

Preocupação

"Deve aumentar o trabalho de combate aos focos sem uso do veneno, pois está fazendo mal às pessoas"
Antônio Francivaldo Batista
Estudante universitário e ambientalista

Fique por dentro - Como age o fumacê

A passagem dos carros fumacê foi interrompida em 2008, no Rio de Janeiro, por determinação do prefeito César Maia. Alegou-se na época que a substância provocaria um desequilíbrio ambiental, por matar pequenos insetos além do mosquito da dengue. O fumacê é um veneno em forma de óleo, transformado em gotículas por uma máquina especial que o espalha pelas ruas. Esse veneno cobre todas as superfícies, como telhados, plantas, janelas e gramados. Em um dia de chuva, o material é "varrido" destes locais e cai nos leitos d´água (rios e lagos, principalmente). Tem-se, então, o envenenamento destes locais, que resulta na morte de micróbios e pequenos insetos, prejudicando o equilíbrio ambiental deste sistema.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Saúde do Município de Barbalha
Rua Princesa Isabel, S/ N
(88) 3532.3930

ILO SANTIAGO JR.
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Apenas 10 cidades do Cariri têm Defensoria Pública - Reportagem: Antonio Vicelmo


No crato, são sete profissionais que prestam assessoria jurídica gratuita. Na região, porém, predomina o déficit. Telma Régia busca serviço da Defensoria, em sala no Fórum de Crateús. O serviço necessita de mais um profissional. A sala não tem internet e tem secretária cedida pela Prefeitura. Dados do Ministério da Justiça mostram que apenas 43% das cidades brasileiras contam com Defensoria Pública

Crato. Dos 30 Municípios do Cariri, apenas dez contam com defensores públicos: Crato, Juazeiro, Barbalha, Brejo Santo, Várzea Alegre, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Aurora, Campos Sales e Farias Brito. Crato, com sete, e Juazeiro, com nove profissionais, são os mais beneficiados com os serviços da Defensoria Pública. "Mesmo assim, o número de profissionais é insuficiente para atender a uma população de cerca de 300 mil habitantes nas duas cidades", diz o coordenador do núcleo do Crato, Jander Pinheiro, acrescentando que, somente em Crato, são atendidos, em média, 100 pessoas por dia.

Jander destaca que, de acordo com levantamento feito no Nordeste, 80% da população estão na faixa de pobreza e necessitam, portanto, da Defensoria para o atendimento de seus direitos junto à Justiça. "No Ceará, temos um defensor para 28 mil habitantes. O ideal seria um defensor para 11 mil habitantes", ressalta. Imagine um município onde não tem sequer um juiz ou promotor público.

Nos municípios que não contam com a presença da Defensoria Pública, o atendimento à população pobre é feito pelo Ministério Público, que tem suas limitações, ou por um advogado nomeado pelo juiz, que é ressarcido pelo Estado.

"Na realidade, a grande parte da população desconhece o trabalho de defensoria, que tem uma função social importante na sociedade", diz o pintor Cícero Leandro, destacando a necessidade de mais profissionais para os pobres. Um dos efeitos desse déficit, segundo Jander, pode ser visto nos presídios, onde não é difícil encontrar cidadãos que já cumpriram a pena e ainda continuam presos, simplesmente porque não têm condições de pagar advogado para defender os seus direitos e não há advogado público para buscar junto o cumprimento da lei.

"No conjunto da realidade brasileira, principalmente a partir de 1988, quando se reafirmou o objetivo de construção de uma sociedade mais justa e solidária, mais intensamente os diversos segmentos sociais buscaram a implementação de serviços e ações afirmativas do Estado para trazer sentido e praticidade aos programas que foram desenhados na Constituição", afirma ele. "Daí a necessidade da presença desse profissional, que tem a função de fornecer informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência". A Defensoria Pública está responsável em prestar assistência jurídica às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado privado. Seus membros devem também assistir os acusados em processos criminais que, mesmo tendo condições financeiras, não constituem advogado para defendê-los.

Os advogados públicos podem ingressar com ações civis para proteger interesses difusos e coletivos em prol de um interesse que seja predominantemente de pessoas pobres.

Desequilíbrio

A balança da Justiça, no que diz respeito à Defensoria Pública, está em desequilíbrio. Dados do Ministério da Justiça mostram que, atualmente, apenas 43% das cidades têm serviço de Defensoria Pública.

Isso significa que mais da metade das cidades ainda não tem assistência jurídica para os cidadãos mais pobres. Em geral, o problema atinge as pequenas cidades. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% da população não têm condições de pagar advogado. No Cariri, são cerca de 20 cidades sem Defensoria Pública.

O defensor público é o profissional responsável pelo acesso à justiça de 85% dos cearenses. Eles atendem a qualquer tipo de demanda de direito, seja judicial, através de um processo, seja extrajudicial, com realização de audiências de conciliação entre as partes ou de audiências públicas. Os defensores também promovem ações coletivas, nas quais resolvem com um só processo o problema de várias pessoas.

Conforme a Constituição Federal, a Defensoria Pública é uma carreira jurídica assim como o Ministério Público e a Magistratura e pertencem ao capítulo relacionado às funções essenciais à justiça.

Os defensores possuem estrutura de trabalho mais precária e a remuneração é quase 50% menor do que as demais carreiras. Por conta disso, a evasão é alta e quem mais sofre com isso é a população pobre que precisa do serviço para ter Justiça.

Déficit

80% da população estão na faixa de pobreza e necessitam da Defensoria. No Ceará, há um defensor para 28 mil habitantes. O ideal seria um defensor para 11 mil habitantes

Demanda

"Mesmo nas cidades mais beneficiadas, o número de defensores é insuficiente"
Jander Pinheiro
Coordenador do Núcleo da Defensoria Pública

"A grande parte da população desconhece o trabalho que a Defensoria realiza"
Cícero Oliveira Leandro
Pintor

MAIS INFORMAÇÕES
Defensoria Pública no Crato Rua Álvaro Peixoto, S/N
Bairro São Miguel
(88) 3521.4188

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Pausa para uma Reflexão - O Crato e seus candidatos

NE - Uma lúcida observação, do nosso colega Antonio Morais, postado no Blog do Sanharol sob o título "Ledo Engano".

Durante a campanha, nas andanças pelos quatro cantos do Crato, vi muitos cratenses levantando tese em defesa do voto nos candidatos da terra. Nada mais justo. Só voto em candidatos do Crato, diziam todos a uma só voz. Muitas vezes observei para o eleitor: Então você não irá votar para governador, senador e presidente da republica por que o Crato não apresentou filhos candidatos a estas postulações?

A pergunta que se faz é uma só: Esses cratenses patriotas sabem quem é Antonio Augusto Moreira da Silva? Sabem de onde ele é? De onde ele veio? O que faz? O viram alguma vez na vida? Pois bem os 10.253 votos cratenses sufragados para o meu nobre amigo Jose Valberto Leite Esmeraldo não o levaram a Assembléia Legislativa do Ceará, mas ajudaram a eleger o deputado Antonio Augusto Moreira e Silva. Portanto, por força de uma legislação desconhecida e injusta, o cratense que se julga mais cratense que os demais, terminou votando indiretamente num forasteiro. Não foi tão cratense quanto se imaginava.

Por: Antonio Morais

ALMANAQUE - Dia 5 de outubro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

5 de outubro: Dia da Implantação da República em Portugal

* 1143 - É reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal através do Tratado de Zamora.
* 1908 - A Bulgária torna-se independente do Império Otomano.
* 1910 - É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal.

Nasceram neste dia...

* 1713 - Denis Diderot, filósofo e escritor francês (m. 1784).
* 1986 - Louis Jean Lumière, engenheiro francês, co-fundador do cinema (m. 1948).
* 1975 - Kate Winslet (na imagem), actriz britânica.

Morreram neste dia...

* 1904 - Frédéric Auguste Bartholdi, esculptor francês (n. 1834).
* 1918 - Roland Garros, tenista e aviador francês (n. 1888).
* 1992 - Fulvio Pennacchi, pintor ítalo-brasileiro (n. 1905).

Fonte: Wikipedia

Arrancada de Marina, voto do estado de São Paulo e queda de Dilma na classe C explicam o 2º turno -- postado por Armando Rafael


Fonte - Folha de S.Paulo

Que prestígio de Lula que nada! Votações com tendência de alta para Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) é que levaram a eleição presidencial de 2010 ao segundo turno.
FERNANDO CANZIANDE
SÃO PAULO
Dilma Rousseff (PT) manteve sua trajetória de perda de apoio das últimas semanas. De franca favorita até meados de setembro, terá de enfrentar Serra no próximo dia 31 de outubro. O resultado de ontem repete o padrão das eleições presidenciais desde 1994. Desde então, os melhores colocados ou vencedores no primeiro turno tiveram pouco menos ou pouco mais de 50% dos votos válidos.
O resultado das urnas também seguiu e reforçou a tendência captada pelas últimas pesquisas eleitorais realizadas pelo Datafolha. Elas começaram a sinalizar a partir de terça passada a probabilidade de haver uma nova rodada eleitoral. As pesquisas captaram três tendências principais, confirmadas pelos resultados da votação de ontem:

1) O desembarque de parcela expressiva do eleitorado da candidatura Dilma, especialmente entre os eleitores da chamada nova classe C (com renda mensal entre R$ 1.020 e R$ 2.550) e entre os menos escolarizados;

2) Uma "onda verde" a favor de Marina nessa mesma classe C, com tendência de crescimento no Sul, Sudeste e Nordeste; e um apoio inédito do eleitorado feminino na reta final da campanha;

3) Um movimento de recuperação das intenções de voto de Serra em sua base eleitoral, São Paulo (maior colégio eleitoral do país, com 30,3 milhões de eleitores); e sua vitória no "arco do agronegócio", que compreende Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Entre esses fatores, pesaram mais a arrancada de Marina e a queda de Dilma. Em dez dias, a candidata do PV cresceu 5,5 pontos percentuais, considerando os votos válidos; Dilma recuou 7. Serra subiu 1,7 ponto. Assim, ganha relevância no segundo turno o espólio eleitoral da candidata do PV e seu posicionamento em favor ou não de PSDB ou PT. Após a contagem dos votos, Marina quase conseguiu dobrar o total de sufrágios válidos que tinha projetados no início do ano em relação aos que efetivamente conquistou no primeiro turno.

Segundo projeção do Datafolha realizada na semana passada, 51% dos eleitores de Marina migrariam para a candidatura Serra em um eventual segundo turno. Dilma receberia o apoio de 31%. Outros 15% dizem que votariam em branco ou anulariam o voto. E 3% responderam ainda não ter decidido o que fazer em uma eventual segunda rodada eleitoral. Segundo projeções do Datafolha feitas antes da votação de ontem, Dilma teria 53% das intenções de voto no segundo turno. Serra, 39%.

Mantida a migração de votos de Marina no dia 31 de outubro para os dois candidatos projetada pelo Datafolha, do total de votos de Dilma, 8% viriam dos eleitores da candidata do PV. No caso de Serra, seriam 18%. A imposição de um segundo turno para Dilma pelos eleitores começou a ganhar corpo a partir da segunda quinzena de setembro. A então favorita nesta eleição passou a cair nas pesquisas por conta dos escândalos envolvendo a quebra de sigilos fiscais de tucanos e a queda de sua ex-braço direito na Casa Civil, Erenice Guerra.

Entre a eclosão dos escândalos e a véspera da eleição, Dilma perdeu seis pontos junto aos eleitores com renda familiar mensal entre dois e cinco salários mínimos. Cerca de 36% dos eleitores pertencem a essa faixa de renda, que agrupa a nova classe C brasileira. Ironicamente, o mesmo eleitorado que progrediu economicamente no governo Lula obrigará Dilma a se submeter a nova votação.

Fonte: Folha de S.Paulo
Postado por Armando Lopes Rafael

Uma Grande Perda Para o Ceará - Por Wilson Bernardo.


O Crato perdeu um dos seus grandes defensores em Brasília.


"O Homem que trouxe a GRENDENE, a maior indústria do município, que emprega hoje, milhares de Cratenses. A mão de Tasso Jereissati está na maioria dos projetos em desenvolvimento na cidade do Crato. Com a saída de Tasso, o município perde um dos únicos defensores, cujo escritório em Brasília era o ponto de apoio das lideranças Cratenses e do desenvolvimento de estratégias para a captação de recursos. Ficamos agora ao famoso "deus dará"..." ( D. Mendonça )


Segundo os portais de noticias como o G1, foi noticiada a intenção de TASSO em se afastar da politica, e tocar sua vida de empresário de sucesso e empreendedor. É com muita tristeza ,que notificamos a sua decisão, pois o Brasil perdeu um grande senador e talvez um dos únicos a fazer frente ao governo Lula e aos seus desmandos, de que nada sabe e nada viu, enquanto muitos de molho em suas barbas, fazem negociatas e lobbys. A porteira agora tá aberta, cuidem-se todos, pois estamos entregues ao destino dos senhores da Casa Civil. Perde o Brasil e o Ceará, pois grandes obras desse estado têm a influência decisiva do senador Tasso Jereissati.

Altaneira
Radio Casa Grande entrevista Tasso

Carreata em Crato

Casa Grande em Nova Olinda

Rezando na Matriz de Senhora Santana,em Santana do Cariri

Santana do Cariri em carreata

As crianças observam atentamente o discurso de Tasso

Em Assaré carreta com a presença do Filho de Patativa do Assaré.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30