xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 setembro 2010

BlogSaúde - Como anda o seu PSA ? - Quem tiver próstata que se cuide...


O índice de câncer de próstata na população masculina é alarmante. Ninguém sabe ainda ao certo as causas desta mal. É hoje uma das principais causas de morte. Doença silenciosa, que se tratada no início, há grandes possibilidades de cura. Um dos testes mais comuns para se avaliar a saúde da próstata, é realizando o chamado "Teste do PSA". Mas afinal, o que é esse teste e o que ele significa ? É o que você vai ler nessa matéria muito informativa da Wikipedia:


O Teste do PSA


O antigénio prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática. O teste de PSA mede os níveis de PSA no sangue. Como o PSA é produzido pelo corpo e pode ser usado para detectar doenças, é chamado de marcador biológico ou marcador tumoral.

É normal haver nos homens baixos níveis de PSA no sangue. Contudo, o cancro da próstata ou condições benignas (não cancerosas) podem aumentar os níveis de PSA. Com o aumento da idade, tanto as condições benignas como cancro da próstata tornam-se mais frequentes. As mais comuns condições benignas da próstata são prostites (inflamação da próstata) e hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata). Não há provas de que a prostite ou a hiperplasia benigna da próstata causem cancro mas é possível para o homem ter ambas situações e desenvolver cancro da próstata.

Níveis isolados de PSA não dão ao médico informação suficiente para distinguir entre condições benignas da próstata e cancro. Contudo, o médico toma em conta os resultados do teste do PSA para procurar outros sinais de cancro da próstata.

Justificação da realização do Teste de PSA

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o teste de PSA em conjunto com o exame de toque rectal para ajudar a detectar o cancro da próstata em homens com 50 ou mais anos. Durante o exame de toque rectal, o médico sente a glândula prostática através da parede rectal para procurar elevações ou áreas anormais. Os médicos muitas vezes usam o teste do PSA e o exame de toque rectal como testes de rastreio; em conjunto, estes testes ajudam os clínicos a detectar cancro da próstata em homens sem sintoma de doença.

A FDA também aprovou o teste de PSA para monitorizar pacientes com historial de cancro da próstata para ver se o cancro regressou. Um nível elevado de PSA num doente com história de cancro da próstata não significa obrigatoriamente que há reincidência do mesmo. Mas o paciente tem que discutir com o seu médico a fim de repetir o teste de PSA ou realizar exames complementares para confirmar a evidência de recorrência.

É importante referir que um doente que recebeu terapia hormonal para o cancro da próstata pode ter um baixo nível de PSA durante ou imediatamente depois do tratamento. O nível baixo pode não ser uma verdadeira medida da actividade de PSA no corpo, pelo que é aconselhável esperar uns meses após o tratamento hormonal antes de realizar um teste de PSA.

Sua realização

O teste do PSA em conjunto com o exame de toque rectal deve ser pedido quando o paciente tem sintomas característicos do cancro da próstata:

•dificuldades em urinar
•micção dolorosa
•urinar frequente

A quem é dirigido

As recomendações para o rastreio variam. Alguns médicos encorajam para homens com 50 ou mais anos, outros para homens com elevado risco para iniciar o rastreio entre os 40 e os 45.

Há vários factores de risco que aumentam as hipóteses de desenvolver cancro da próstata que devem ser tomados em consideração. A idade é o factor mais comum, pois 70% de casos de cancro da próstata ocorrem em homens com idade igual ou superior a 65 anos. Outros factores de risco incluem história familiar, raça e dieta. Homens com o pai ou um irmão com cancro da próstata têm maior probabilidade de desenvolver a doença. A raça negra tem maior percentagem de cancro da próstata detectada enquanto que a asiática tem menores valores. Há também provas de que uma dieta rica em gorduras animais aumenta o risco de cancro da próstata.

Níveis de PSA

Os resultados do teste de PSA referem o nível de PSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:

•0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
•2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
•10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
•20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado

Não há um valor específico para se dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.

Resultados

Há quatro resultados possíveis para um teste de PSA:

1.O valor de PSA é normal e não está presente o cancro da próstata (verdadeiro negativo)
2.O valor de PSA é elevado e está presente o cancro da próstata (verdadeiro positivo)
3.O valor de PSA é elevado e não está presente o cancro da próstata (falso positivo)
4.O valor de PSA é normal e está presente o cancro da próstata (falso negativo)

Por isso, acusar positivo não significa necessariamente a presença de cancro da próstata. O doente deve discutir o valor elevado de PSA com o seu médico. Há várias razões para um nível elevado de PSA, incluindo cancro da próstata, hipertrofia benigna da próstata, inflamação, infecção, idade e etnia. Se não há sintomas sugerentes de cancer, o médico pode recomendar a repetição do exame de toque retal e o teste de PSA regularmente para procurar qualquer alteração. Um teste à urina também pode ser usado para detectar uma infecção urinária ou procurar sangue. Também podem ser recomendados testes de imagiologia, como ultrassons, raios X ou citoscopia. Uma cirurgia também pode ser recomendada se o problema for hiperplesia benigna da próstata ou uma infecção. Se há suspeita de cancro, uma biopsia é necessária para determinar se o cancro está na próstata. Durante a biopsia, amostras de tecido da próstata são removidos, com a ajuda de uma agulha e observados ao microscópio. O médico pode usar ultrassons para visualizar a próstata durante a biopsia, mas os ultrassons por si só não podem ser usados para dizer se o cancro está presente.

Limitações do PSA

A detecção nem sempre permite salvar vidas: o teste de PSA pode identificar tumores que crescem lentamente e que não ameaçam a vida do homem. Mas o teste de PSA não ajuda um homem com um cancro de crescimento acelerado ou agressivo, que já alastrou para outras partes do corpo antes de ser detectado.

Falsos positivos (cerca de 70% dos casos positivos): ocorrem quando o nível de PSA está elevado mas o cancro não está presente. Falsos positivos podem levar a procedimentos médicos com riscos potenciais e custos financeiros significativos e criar ansiedade no paciente e na sua família. A maioria dos homens com elevado PSA não têm cancro, apenas 25 a 30% é que têm cancro.

Falsos negativos (cerca de 1 a 2% dos casos negativos): ocorrem quando o nível de PSA é normal na presença de cancro. A maioria dos cancros da próstata são de crescimento lento e podem existir há décadas antes de serem suficientemente grandes para causarem sintomas.

Controvérsia

Usar o teste de PSA no rastreio para o cancro é controverso porque ainda não é conhecido se de facto o teste salva vidas. Mais: não são claros os benefícios do rastreio do PSA em relação aos riscos do tratamento do cancro. Por exemplo, o PSA pode detectar pequenos cancros que poderiam nunca ameaçar a vida do doente. Esta situação pode pôr uma vida em risco devido às complicações de tratamentos desnecessários como cirurgia ou radiação.

O procedimento para diagnosticar cancro da próstata (biopsia) pode ter efeitos secundários indesejáveis, incluindo hemorragias e infecções. O tratamento para o cancro da próstata pode causar incontinência e disfunção eréctil. Por estas razões, é importante avaliar os riscos e benefícios dos procedimentos de diagnóstico e tratamento perante o resultado do rastreio.

Fonte: Wikipedia

Removam-se as placas

Juiz determina a remoção de Placas, cavaletes e assemelhados.

Após várias manifestações populares Juiz determina a remoção de placas de propaganda eleitoral

Os comitês locais e regionais receberam hoje pela manhã a notificação, do Juiz da 27ª Zona – Crato, determinando a retirada, no prazo de 4(quatro) horas da propaganda eleitoral que desatende a legislação eleitoral, em especial as mencionadas a seguir: Placas, cavaletes e assemelhados em praças ou espaços públicos, em canteiros de vias públicas, instalados em calçadas e lugares equivalentes. A determinação deve-se a diversas manifestações populares, solicitando a regularização deste tipo de propaganda, alegando que as mesmas estavam impedindo o trafego regular de pedestres à via pública de modo que para alcançar local destinado à travessia da via pública era necessário por a vida em risco passando por via de automóveis, prejudicando ainda a passagem de cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e equipamentos de pessoas com necessidades especiais.

Nos últimos meses as cidades do Cariri foram invadidas por uma enxurrada de placas, esse material está em todos os lugares onde deveria ser passagem de pedestre. No percurso Juazeiro – Crato a poluição visual dificulta a visibilidade da via.

Na cidade do Crato já se tem um histórico de luta contra poluição visual, visto que há até uma determinação municipal em relação à fixação de placas e faixas. Nesse período de campanha eleitoral os cratenses se sentiram sufocados pela enxurrada de informações nas placas de propaganda.

Durante o encontro do PIA, realizada em Crato e organizado pelo Coletivo Camaradas, foi realizada a “Ação Poluição” onde foi feito o registro fotográfico de várias praças do Crato congestionada por placas. Os Camaradas divulgaram a ação na impressa e foi bastante repercutido. O registro foi enviado ao MP e OAB solicitando a regularização da propaganda.

Resta saber se todos os Comitês de campanha obedecerão à determinação, pois mesmo depois de expirado o prazo estabelecido muitos candidatos ainda não haviam retirado seus materiais.

A decisão pela remoção veio do Dr. João Luis Nogueira Matias, Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral do TRE-CE.

Por Erika Souza
Integrante do Coletivo Camaradas e @PortalKariris

Macambira e Damião - Desafio.

Macambira:

Eu precisava Damião
Munto falar cum você
Somente para saber
Como é que as coisas tão
Pruque eu vivo izolado
Nem raido tenho escutado
Me fale das inleição!

Damião:

A inleição terminô
Quem teve voto subiu
E pra puta que pariu
Foi o que nada arranjou
E o Crato ficou de lado
Dinovo sem deputado
Ôta vergonha passou.

Macambira:

Mas Damião pru qui é
Qui toda vida é assim?
O resto já tá no fim
Acabosse os coroné
Voce não tem uma ideia
Di quem pode í pra assembleia
Tu conhece arguem de fé?

De quem são esses versos?

01 - Correinha
02 - Zé Landim
03 - Bastinha
04 - Dedé de Zeba
05 - nenhum deles.

Futebol - Com Amilton Silva - Fluminense Goleia Atlético Mineiro

Fluminense Goleia Atlético Mineiro

O Fluminense aplicou na noite de ontem, no Engenhão, Rio de Janeiro, a maior goleada da história contra o Atlético mineiro. Mostrando bom entrosamento, apesar dos desfalques, o tricolor não tomou conhecimento do time mineiro, no final ainda foi pouco pelas oportunidades perdidas pelos atacantes. Com a derrota de 5 X 1 , o treinador Vanderley Luxemburgo foi demitido pelo presidente do Atlético MG. O Fluminense assume a vice liderança do campeonato com 45 pontos ganhos dois a menos que o Corínthians e um a mais que o terceiro colocado o Cruzeiro. A outra partida realizada ontem pelo Brasileirão, O Vitória venceu por 3 X 0 o Avaí, em Salvador m no Barradão. Com a vitória de ontem o Rubro negro baiano assume a décima posição com 31 pontos ganhos, se afastando da zona de rebaixamento.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine


Incêndios de Origem Criminosa atingem Floresta Nacional do Araripe


Serra do Araripe, entre os sítios Coqueiro e Granjeiro, foi o local mais recente onde ocorreram as chamas - ANTÔNIO VICELMO - A maioria dos focos é de origem criminosa e o período de estiagem potencializa a propagação do fogo.

Crato. A Unidade do Corpo de Bombeiros deste Município está registrando, em média, quatro incêndios por dia na Área de Proteção Ambiental do Araripe. O mais recente ocorreu na encosta da serra do Araripe entre os sítios Coqueiro e Granjeiro, a menos de 200 metros da Floresta Nacional. A maioria ocorre em locais de difícil acesso que impedem a chegada do carro auto-bomba-tanque. Os brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tiveram de subir a ladeira do Belmonte e descer serra abaixo para apagar o fogo da encosta.

Geralmente, os incêndios são criminosos, diz o subtenente do Corpo de Bombeiros, Rildo Ferreira. Nas operações para combater os focos que se espalham nas regiões urbanas e rurais, observa-se que muitos casos têm origem em atos que poderiam ser evitados. O militar adverte que um pequeno foco em um monte de papel ou de folhas no quintal pode provocar um incêndio de grandes proporções. As queimadas em áreas rurais afetam o clima e agravam as condições do ar nas cidades.

Os bombeiros, juntamente com os órgãos ambientais, estão promovendo campanhas educativas nas escolas e nas associações comunitárias. De acordo com a Lei das Contravenções, gerar fumaça ou incêndio são ações que podem levar o autor a ser enquadrado nos crimes ambientais. Colocar fogo em terreno, cerca, muro, afetando terceiros, ainda que não haja vítima, já é considerado crime de incêndio. O artigo 250 do Código Penal estabelece para quem provocar incêndio, expondo perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas, reclusão de três a seis anos e multa.

A intensidade e o uso indiscriminado das queimadas na abertura de novas áreas para agricultura transformou-se em um grave problema ambiental. Os agricultores fazem queimadas ou "brocas" com o objetivo de preparar a terra para o plantio. Este ano, o risco de propagação do fogo é maior em razão da estiagem. O capim seco, por exemplo, transformou-se num barril de pólvora. Uma simples ponta de cigarro é suficiente para provocar um incêndio, diz o chefe do escritório do Instituto Chico Mendes, William Brito.

À medida em que se ampliam as áreas de pecuária bovina, o emprego do fogo para renovação de pastagens vem sendo criminosamente incrementado. Da mesma forma acontece com a cana de açúcar. Os produtores costumam queimar a palha da cana para facilitar a colheita. O vento forte e a baixa umidade relativa do ar terminam levando o fogo para outras áreas.

O coordenador estadual do Prevfogo, Kurtis François Teixeira disse que o método mais prático e econômico de localizar os incêndios florestais é o uso das torres de vigilância. Este mês, os focos detectados foram prontamente combatidos.

Consequências

O incêndio é a propagação do fogo em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas). Normalmente, ocorre com mais frequência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionado com a redução da umidade ambiental. O fogo diminui a fertilidade do solo, como consequência da destruição da matéria orgânica reciclável, obrigando a um maior consumo de fertilizantes. Altera a resistência das árvores ao ataque de pragas, obrigando a um maior consumo de praguicidas.

MAIS INFORMAÇÕES
Corpo de Bombeiros do Município de Crato. Rua Maíldes Siqueira, ao lado do Parque de
Exposições, no Centro

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

É Ladrão Que Não Acaba Mais ! - Letra de Bezerra da Silva

Ouça a Música clicando no Player abaixo ( para não ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, no canto superior direito. Clique no player abaixo para escutar a música:




A música especial da semana na Rádio Chapada do Araripe ( música que repete em 4 horários fixos por dia ) tem uma letra que tem tudo a ver com o momento atual ( aliás, de sempre ), do Brasil, composta há muito tempo pelo grande cantor e compositor sambista Bezerra da Silva:



É Ladrão Que Não Acaba Mais
( Composição: Bezerra da Silva )

Quando Cabral aqui chegou
E semeou sua semente
Naturalmente começou
A dilapidação do ambiente...

Roubaram o ouro
Roubaram o pau
Prá ficar legal
Ainda tiraram o couro
Do povo
Desta terra original...

E só deixaram
A má semente
Presente de Grego
Que logo se proliferou
E originou a nossa gente...

É ladrão que não acaba mais
Tem ladrão que não acaba mais
Você vê ladrão
Quando olha prá frente
Você vê ladrão
Quando olha prá trás...(2x)

Hiiiiiii!
A terra boa
Mas o povo
Continua escravizado
Os direitos são os mesmos
Desde os séculos passados
O Marajá
Ele só anda engravatado
Não trabalha, não faz nada
Mas tá sempre
Endinheirado...

E se entrar no supermercado
Você é roubado!
E se andar despreocupado
Você é roubado!
E se pegar o bonde errado
Você é roubado!
E também se votar prá deputado
Você é roubado!
Certo!

Tem sempre 171 armando fria
Tem ladrão lá no congresso
Na quitanda e padaria

Ladrão que rouba de noite
Ladrão que rouba de dia
Dentro da delegacia Ninguém entendia A maior confusão
O doutor delegado Grampeou todo mundo
Porque o ladrão
Roubou outro ladrão

As postagens de um único dia não cabem mais na página principal !


24 de Setembro de 2010


Bom Dia, caríssimos leitores do Blog do Crato.

O nosso Blog do Crato tem crescido de tal maneira que não comporta mais as postagens de um único dia na página principal, principalmente com as recentes reportagens fotográficas. Então, eu peço a cada um dos leitores para visitarem as páginas dos dias anteriores, porque há muitas coisas úteis a se ler, e o trabalho dos nossos escritores. E convenhamos, dá muito trabalho preparar textos e pouca gente poder ler. Então, fica aqui o meu convite para que leiam não apenas a primeira página, mas a segunda, a terceira, quarta, etc... temos 15.000 artigos para vocês. Uma outra solução para ler todos os artigos e muito mais é visitando a página do nosso Jornal Chapada do Araripe:


Previsão do Tempo

A temperatura tem aumentado consideravelmente em Crato nos últimos dias. Segundo algumas previsões mais pessimistas, neste ano de 2010 ocorrerá o maior pico de calor da história no Nordeste, em Novembro. Isso é uma coisa a se confirmar. De qualquer modo, a previsão para hoje é de sol com poucas núvens e não chove. Durante a madrugada os termômetros registraram 25 graus. Durante o dia de ontem, 31 graus à sombra. Umidade Relativa do Ar = 51 por cento.

Bom Dia!

ALMANAQUE - Dia 24 de setembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

24 de Setembro: Independência da Guiné-Bissau (1974 de Portugal).

* 787 - Inicia-se o Segundo Concílio de Niceia.
* 1968 - A Suazilândia é admitida como Estado-membro da ONU.
* 2004 - Escândalo do mensalão: Jornal do Brasil publica o artigo Miro denuncia propina no Congresso

Nasceram neste dia...

* 15 - Vitélio, imperador romano (m. 69).
* 1886 - Edward Bach, bacteriologista e patologista britânico (m. 1936).
* 1951 - Pedro Almodóvar, cineasta, ator/actor e roteirista espanhol.

Morreram neste dia...

* 768 - Pepino, o Breve, rei dos francos (n. 714).
* 1143 - Papa Inocêncio II, 165º papa (n. 1130).
* 1834 - Imperador Pedro I do Brasil, Pedro IV de Portugal (na imagem) (n. 1798).

Fonte: Wikipedia

Lula diz em SC que quer “extirpar” o DEM ( oposição ) da Política Brasileira - Presidente da OAB diz que há 'ataques à liberdade de imprensa


NE - Na democracia de Lula não admite oposição.

Com as declarações do Presidente nacional da OAB de que estão havendo 'ataques à liberdade de imprensa' no Brasil, e com a declaração do presidente Lula em Santa Catarina no último dia 13 de que quer "extirpar" o DEM da política Brasileira, fica configurado um quadro bastante preocupante aos pilares da democracia, já que a aniquilação de uma oposição é uma característica básica de todos os regimes ditatoriais, a exemplo de Chavez na Venezuela, onde a liberdade de expressão e de oposição ao regime estão sendo praticamente extintos. Já o Zé Dirceu, por sua vez, disse recentemente que há um "excesso" de liberdade de imprensa. ( ! ) - Mostrando-se preocupado, assim se pronunciou ontem o presidente nacional da OAB:

Presidente da OAB diz que há 'ataques à liberdade de imprensa

Ophir Cavalcante fez discurso em evento na noite desta quinta. Ele afirma que ataques são 'verberados dentro do próprio governo'.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, alertou em discurso na noite desta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, sobre os riscos correntes à liberdade de imprensa no Brasil. Durante evento de abertura do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, Cavalcante demonstrou-se preocupado com a visão do governo sobre o papel dos meios de comunicação e dos profissionais que neles trabalham.

"Ataques à liberdade de imprensa são verberados, perigosamente, dentro do próprio governo, da figura do presidente da República, como se de repente jornalistas e formadores de opinião tomassem parte de uma conspiração eleitoral", afirmou.

"[Os ataques] são, na verdade, um atentado ao estado de direito na medida em que a liberdade de imprensa é um bem fundamental à cidadania desse país e à democracia. Eu tenho certeza que mais do que isso, o mais importante é privilegiarmos e fortalecermos as instituições. Elas são muito maiores que os homens, sejam eles presidentes sejam eles de quaisquer condição social", continuou.

"A liberdade de imprensa é uma instituição da República, é um direito constitucional inegociável. Não será o ataque de uma autoridade ou de quem quer que seja que vai jogar por terra esse direito tão dificilmente conquistado", afirmou.

Ainda no discurso, o presidente da OAB lembrou os recentes "escândalos", como "casos de quebra de sigilo fiscal e financeiro com envolvimento de agentes públicos", assim como "denúncias sobre a existência de tráfico de influência e corrupção na esfera do poder, resultando no afastamento de uma ministra de Estado e na prisão de mais um governador", em referência à queda da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, e à prisão do governador do Amapá, Waldez Goez.

"Por fim, acredito ser este o momento propício para diante de tãos maus exemplos advindos do sistema eleitoral partidário, rediscutir o nosso processo eleitoral interno, não deixando ser contaminados por práticas condenáveis e toda sorte de abusos", completou.

Fonte: G1

Para Dr. Eldon Cariri - Monkynha



"Tenho hoje o coração despedaçado. Um grande e valoroso amigo se foi do meio de nós para a eternidade, e a sua lacuna impreenchível já começa a se fazer presente e permanecerá comigo para sempre. Presto uma homenagem especial a Dr. Eldon Cariri e falar do muito que ele representou e representa na minha vida. É difícil encontrar as palavras certas nestes momentos de dor em que nossa alma se aflige e é apunhalada pelas ternas lembranças de dias felizes, de momentos bons da convivência, e do calor humano verdadeiro de um homem bom, das pessoas que nasceram única e exclusivamente para fazerem o bem nesta terra. Dr. Eldon estará sempre comigo aonde eu for. Eu acredito que nossa vida aqui é apenas uma etapa de muitas existências, e com certeza a de Dr. Eldon não foi em vão. Soube como poucos privar da amizade de pessoas verdadeiras e soube valorizar cada uma delas. Eu agradeço por todas essas coisas maravilhosas que aprendi com ele. Eu agradeço por tudo que foi feito. Eu agradeço sobretudo, por ter tido um amigo muito especial, verdadeiro, e que soube valorizar a mim como uma pessoa também especial na sua vida. Dr. Eldon, onde estiveres agora, receba todo o meu carinho, todo o meu amor, e toda a minha dedicaçao."

Monkynha

Dica: sites para ajudar na escolha dos candidatos a presidência

A Folha.com, em seu site especial sobre as eleições, lançou duas ferramentas interessantíssimas para ajudar na escolha dos candidatos, considerando as promessas e declarações.

Primeiro, o PROMESSÔMETRO que avalia a possibilidade do candidato cumprir a promessa. Segundo, o MENTIRÔMETRO que compara as declarações dos candidatos com os fatos.

Já a Veja lançou um jogo de perguntas QUE CANDIDATO PENSA COMO VOCÊ? no qual você pode identificar o candidato que está mais próximo do que você pensa, ajudando também a entender melhor as propostas de cada um.

Vamos nos preparar para as eleições com um pouco mais de consciência.

fonte: MeioBit

CRATO - Polícia ainda não tem pistas de quem matou pedreiro de 39 anos a facadas no bairro Vila Lobo.


A polícia informou que ainda não pistas do assassino ou assassinos do pedreiro Valmir Agostinho da Silva, 39 anos, que residia na Rua Edite Araújo teles, 602, no Bairro Vila Lobo, em Crato. Na manhã de ontem (22), ele foi encontrado por populares que acionaram a polícia, assassinado com 11 (onze) facadas em um matagal próximo a sua residencia por volta das 08h00min.

De acordo com a polícia, a companheira de Valmir Agostinho, a doméstica Maria de Fátima Soares Pereira, informou que o mesmo era usuário de drogas e teria saído de casa no horário compreendido entre 17h00min e 17h30min do dia de anteontem (21/09/2010) não retornando para dormir. A perícia florense esteve no local do achado do cadáver, onde o perito criminal Pequeno constatou nos exames preliminarmente que a vítima foi morta com 11 (onze) perfurações por instrumento perfuro cortante, sendo 09 (nove) nas costas e 02 (duas) na região do tórax. O corpo foi levado para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro. Inquérito policial foi aberto na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato ara apura o caso.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe

CRATO - Notícias do dia 24 de Setembro de 2010


Prefeitura fará reassentamento com construção de conjunto habitacional de R$ 1,5 milhão

O Crato será beneficiado com o Conjunto Habitacional Muriti, para o reassentamento das famílias transferidas da área de risco do Seminário para o local. O investimento para a construção das novas moradias será de R$ 1,5 milhão. Segundo o Secretário de Infraestrutura do Município, José Muniz, a previsão de início da obra é em outubro próximo. Serão construídas 80 casas, beneficiando as famílias. Projetos voltados para conter o déficit habitacional no município têm sido uma das prioridades do Prefeito Samuel Araripe, que vem atuando nesse sentido, em busca de verbas para o financiamento de novas casas. Várias empresas voltadas para esse segmento já foram contatadas no intuito de assumirem as propostas. Com isso, são mais famílias convivendo em áreas dotadas de infraestrutura, oferecendo uma melhor e mais segura condição de moradia.

Plano Municipal de fortalecimento de políticas para crianças e adolescentes está sendo elaborado em Crato

O I Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2009-2012, realizado recentemente em Crato serviu para debater as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município. Esse trabalho será complementado, por meio de um Plano Municipal, conforme o que foi questionado no fórum. Segundo a articuladora do Selo no Município, Aline Franca, esse Plano vai nortear as ações do município até 2012, ano em que o Crato poderá receber o reconhecimento e conquista do Selo Unicef. Essas propostas serão apresentadas nas diversas instâncias da sociedade, incluindo entidades que atuam com ações voltadas para esse público infanto-juvenil, como o Selo Unicef, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além da Câmara Municipal. “Essa será uma forma de repassarmos para a sociedade todos esses pontos que foram levantados, e também as ações que já estão sendo desenvolvidas no sentido do fortalecimento das políticas públicas e projetos delineados na área da infância e adolescência”.

Secretaria da Cultura do Crato é premiada em Edital

Um projeto desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato e realizado pelo Núcleo de Projetos Socio-Culturais Casa Harmônica foi premiado em 10º lugar no Edital Prêmio Mais Cultura de Pontinhos de Cultura do Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. A Secretaria de Cultura do Crato foi contemplada com esse prêmio pelas ações desenvolvidas nos projetos sócio culturais, AABB Comunidade, Crato Kidança, Crateando, Criarte, Escola de Música Maestro Azul-EMMA, Amigos da Leitura, Bola na Rede e Doce Natal.

Ao todo foram premiados 50 projetos no interior e na Capital. No Crato juntamente com a Secretaria de Cultura a ONG Verde Vida, localizada no distrito de Ponta da Serra também obteve aprovação no edital. No Crato, ações de cultura são desenvolvidas de maneira dinâmica e fortalecedora, comprovando o compromisso do Governo Municipal para com a tradição e a evolução cultural. Valorizando, investindo e assim promovendo inclusão social e educação.

Secretária de Ação Social do Crato realiza reunião para instituir questões administrativas

A Secretária Municipal de Assistência Social, Liduina Andrade realizou no ultimo dia 20, uma reunião extraordinária onde juntamente com a Presidência do Conselho Municipal de Assistência Social e os conselheiros discutiram temas relacionados a compra de fardamento para o ProJovem Adolescente, bem como a obtenção de equipamentos instrucionais para a Secretaria. Ainda na ocasião foi elaborado um calendário de ações a serem desenvolvidas para as comemorações da semana da criança e a semana do idoso.

CRAS Seminário realiza capacitação e insere no mercado de trabalho

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS está realizando no centro de referencia de assistência social - CRAS do bairro Seminário um curso de auxiliar de serviços gerais ministrado pela coordenadora da casa de acolhimento Rita de Cassia Monteiro. O curso que começou no último dia 16 de agosto indo até 1º. de outubro, é realizado de segunda a sexta de 13 às 17 horas com uma carga horária total de 120 horas. A capacitação em auxiliar de serviços gerais conta atualmente com a participação 19 senhoras que já estão inseridas no mercado de trabalho como estagiárias em vários setores do mercado, dentre eles, escritórios de contabilidade, restaurantes e hospitais.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nota da Polícia Federal confirma reportagem de VEJA sobre corrupção no governo do Ceará


NE - E parece que vem mais chumbo grosso aí da Revista Veja contra os irmãos Gomes...

Comunicado oficial menciona o processo que apura os mesmos fatos relatados na revista.A Superintendência da Polícia Federal no Ceará divulgou um comunicado que causou confusão no estado. Eis o seu teor:

“Fortaleza/CE: Em referência à reportagem publicada na Revista Veja, Edição nº 2183, páginas 82-83, intitulada "Integração Cearense", a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará informa que as investigações em andamento não alcançaram qualquer autoridade federal ou estadual detentora de foro privilegiado, tampouco o Governador do Estado do Ceará, CID FERREIRA GOMES e o Deputado Federal CIRO FERREIRA GOMES; por esse motivo o processo a que a revista faz alusão tramita em 1ª instância na Justiça Federal do Ceará.”

Candidato à reeleição, o governador Cid Gomes usou a nota para desqualificar a reportagem de VEJA. O fato é que o comunicado confirma a reportagem em vez de desmenti-la, pois menciona o processo que apura os mesmos fatos relatados pela revista. Esse processo leva o número 2009. 81.00.014040 e tramita na 10° Vara da Justiça Federal do Ceará.

VEJA trouxe a público o conteúdo dos arquivos de um computador apreendido pela PF em 8 de dezembro de 2009, durante a Operação Gárgula. Nesses arquivos, o empresário Raimundo Morais Filho, detido na ocasião, descreve um esquema de corrupção chamado “Integração Cearense”, que teria atuado no Ceará de 2003 até o fim do ano passado, desviando 300 milhões de reais de verbas públicas, e envolvendo tanto o governador Cid Gomes quanto seu irmão, o deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes, ambos filiados ao PSB.

Os documentos apreendidos pela PF no ano passado subsidiaram a realização de uma segunda operação em 23 de junho de 2010, batizada de Gárgula 2. Nela, Morais Filho teve outro mandado de prisão expedido, mas fugiu da Justiça. Naquele dia, os agentes federais realizam buscas no gabinete do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque, articulador político do governo Cid Gomes e suspeito de ser o operador do esquema de corrupção.

Os arquivos apreendidos pela PF mencionam diretamente os irmãos Cid e Ciro Gomes. Como ambos têm direito a foro privilegiado, em razãos dos cargos que exercem, investigações sobre eles têm de ser autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça, no caso de Cid, e pelo Supremo Tribunal Federal, no de Ciro Gomes. Conforme esclarece a nota da PF, as investigações não alcançaram as autoridades estadual e federal. O que não impede que, no futuro, possam fazê-lo.

Fonte: Veja Online

Você procura as Notícias do Cariri ? - Leia o Jornal CHAPADA DO ARARIPE


As Notícias do Cariri, do Ceará e do Brasil num só lugar !


Veja que Maravilha! Clique no link abaixo:


http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TJxhVqsMKcI/AAAAAAAAS5s/vXRKrwb5ncI/s1600/capa+chapada+do+araripe+24+de+Setembro.jpg


Manchetes de Hoje:

-Mais um Prefeito mexicano é assassinado por pistoleiros
-Presidente da OAB diz que há ‘ataques à liberdade de imprensa’
-Empate em 5 a 5 leva a suspensão do julgamento da Ficha Limpa
-Falece o médico Cratense Dr. Eldon Cariri
-Ministros também se dividem quanto ao peso do apoio popular
-Começam obras da UPA 24h do consórcio Aracoiaba/Baturité
-Detran-CE validará inscrições da CNH Popular em cidades do interior
-BNDES aprova financiamento para obras do Castelão
-Miss Brasil visita o Crato
-Incêndios de Origem Criminosa atingem Floresta Nacional do Araripe
-CRATO – Polícia ainda não tem pistas de quem matou pedreiro de 39 anos a facadas
-Crato fará reassentamento com construção de conjunto habitacional de R$ 1,5 milhão
-Juazeiro realiza I Encontro de Intérpretes e Formação da Educação Inclusiva
-Prefeito Manoel Santana entrega fardamentos a 200 agentes de endemias
-Cidade do Crato investirá a partir de novembro mais de R$ 2 milhões em calçamento de ruas
-Sucessão presidencial: Dilma segue na frente, mas vantagem cai, segundo Datafolha
-Mais de 80% dos brasileiros consideram positiva influência de Lula e da mídia
-O nosso esporte favorito – por Pedro Esmeraldo
-Bancários ameaçam entrar em greve a partir da próxima quarta-feira
-Futebol – Com Amilton Silva – Brasileirão – Série A
-Cosmonautas se preparam para voltar à Terra
-Revista VEJA confirma reportagem após a nota da Polícia federal do Ceará
-Prisão por posse de arma de fogo, furto e receptação em Juazeiro
-Mulher é alvejada a bala em Iguatu
-Funcionário de posto de combustível é baleado em Salgueiro - PE

Leia, Divulgue, Participe !

www.chapadadoararipe.com

O Portal do Cariri na Internet

Num Patrocínio de:

Dulare 400


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31