xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 setembro 2010

NOTICIAS DE JORNAL. Um pelo outro - Por: Zé Nilton





Outro dia, 08 do presente, o jornal O Povo, edição impressa, trouxe como matéria de capa do suplemento Vida & Arte o lançamento do livro “Cego Aderaldo”, de Claudio Portela. Tudo bem, tudo maravilhoso, com os parabéns dos cratenses pelo reconhecimento de um dos nossos mais ilustres conterrâneos na arte do repente e da sátira em verso.

O diabo é que o sujeito que fez a matéria, um tal de Pedro Rocha,pode não ter sido ele, cismou de trocar a imagem do famoso Cego Aderado pela célebre imagem do não menos famoso Cego Oliveira. Aí eu me injuriei. Eu, preconceituoso, e me confesso a todos, sempre tive uma má vontade com certa intelectualidade da capital que, vez por outra, vem se inspirar na cultura local para escrever suas “descobertas”, muitas vezes empurrando teorias goela abaixo da realidade, como se a cultura local houvesse se reificado no tempo.

Pedro Oliveira é sem dúvida um dos mais puros rabequeiros do Nordeste. Teve uma participação fenomenal no filme Nordeste, Repente e Canção, de Tânia Quaresma, de 1975, cantando na calçada do Crato Hotel a famosa “Nas portas dos Cabarés”. Nos anos 80 Rosemberg produziu um belo filme e um precioso disco. Seu filho, José Oliveira seguiu os passos do pai, mas faleceu em 2009.

Essa do o Povo resultou ainda pior. Ninguém teve a devida atenção em revisar a matéria. Parece pouco caso. Alguém apressadinho encontrou a foto do cego. E já que são dois cegos de igual tamanho na arte do repente violado no Ceará, não se dignou em separar a humanidade dos dois.

Eu duvido que troquem as fotografias da Banda Forró do Muído pela dos Jatinhos do Forró, ou do Namoro Novo ou da Calcinha Preta ou do Falcão pela de Lailtinho Brega. Imediatamente haverá uma grita quase geral. Algum reparo do jornal ? Qual o quê, não li nenhuma observação de sua ouvidoria. Ficou elas por elas.

É até engraçado para quem vive por aqui e sabe das coisas daqui. Na foto da reportagem aparece o nosso cineasta maior, o Rosemberg Cariri. Ai tem uma luazinha na cabeça de Antonio Oliveira, dizendo:” Na foto ao lado do cineasta Rosemberg Cariry, Cego Aderaldo é um dos mais celebrados ícones da cultura cearense”.Ora, Aderaldo morreu com 90 anos, em 1967. Nesse tempo, Antonio Rosemberg de Moura tinha 14 anos, acabava de deixar sua Farias Brito para ir morar no Crato. Já andava metido em escrever uns versos etéreos, como todos os intelectuais estudantes da época, e já demonstrava grande inquietação própria da juventude dos anos 60, coisa que o fez chegar aonde chegou.

Sem querer concluir, fica a impressão que todo mundo errou, errou na dose, errou no amor, Pedro errou de João? E ninguém morou na dor (que nos faria), pois digo que às vezes a dor da gente SAI no jornal (parodiando Luis Reis e Haroldo Barbosa), Notícias de Jornal.

Estudantes do Colégio Paraíso realizam entrevista com o Prefeito do Crato

Nesta semana, duas alunas do colégio Paraíso estiveram na Prefeitura do Crato realizando uma extensa entrevista com o prefeito Samuel Araripe. A entrevista foi toda filmada, como vocês podem acompanhar pelas fotos abaixo. Na verdade, também eu havia prometido às meninas que iria publicar as fotos da entrevista no Blog do Crato, e agora, finalmente, estou cumprindo a minha promessa. Parabéns às Jornalistas mirins, e queremos ver aonde vai sair essa entrevista...

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

IMG_7564



IMG_7571


IMG_7585


IMG_7577

Fotos: Dihelson Mendonça

Só deixo meu Cariri no último pau de arara Por:Antônio Amaury

Carlos Elydio e Antônio Amaury

Mais uma jornada.Mais uma maratona sob o nome de II Cariri Cangaço e, não vou negar... No meu peito, ficou uma sensação de saudades (esta palavra tão portuguesa, que virou brasileira) Saudades dos amigos que estão estreitando os laços nos encontros promovidos sob os cuiados de nosso querido e irreprensível Manoel Severo e sua simpática e amável esposa, Danielle. Com um casal assim, os filhos desta união só podem ter em si a marca dos bons sentimentos e trazer bons frutos, como tem se mostrado este evento que, sem sombra de dúvidas, está consagrado, na opinião de todos os participantes, como o maior do gênero dedicado ao cangaço. Nesta sua segunda edição, o foco das apresentações foi ampliado, de forma bem apropriada, trazendo para os debates temas ligados aos beatos e aos coronéis. As visitas técnicas promovidas pelo evento foram de uma pertinência impar, entrelaçando os temas entre si, remontando a trama histórica no seu cenário, dando vida ao passado, possibilitando novas compreensões e deixando claro a todos os pesquisadores a necessidade de situar-se no palco dos acontecimentos para sua boa compreensão e levantamento de novas questões. Afora o que, a população visitada, sempre com a característica cortesia sertaneja, trazia na medida de suas possibilidades e com seu colorido próprio, as impressões dos tempos idos. Traço este que fica mais e mais patente nas cidades de menor densidade demográfica.


Com este segundo evento no Cariri, realmente torna-se difícil imaginar o universo de estudos relativos a esse recorte histórico (cangaço, coronéis e beatos) sem novas edições. Foi uma confirmação e afirmação do mesmo no cenário de estudos. Fato este devido a todos os participantes mas, essencialmente, graças a presença e empenho de nossos anfitriões. Fica mais fácil compreender a música que repete.... "Só deixo o meu Cariri, no último pau de arara...."

Antonio Amaury Correa de Araujo

O Cariri Cangaço, evento de cunho histórico cultural, é uma promoção da Cariri do Brasil e uma realização das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora: da URCA - Universidade Regional do Cariri e o apoio da SBEC, ICC, Pró Memória, ICVC, SESC, SEBRAE, CC BNB, Pasargada Parque Hotel e Blog do Crato.

Notícias Policiais – Dia 11 de Setembro – J.Lopes


CRATO – CE: ADOLESCENTE ENCONTRADO NESTA MANHÃ MORTO A PEDRADAS – Populares localizaram na manhã deste sábado (11), na av. Tomaz Osterne de Alencar, na altura do numeral, 04, próximo a Asa, no bairro Independência em Crato, um corpo de um jovem assassinado. O fato foi comunicado a polícia militar por volta das 05h50min. A patrulha RP 2195 composta pelo cabo PM Feitosa e soldado PM Cordeiro foi acionada pela CIOPS para local, onde confirmou a veracidade do fato isolando a área até a chegada do perito criminal Milton Alencar, que após os exames preliminarmente informou que a pratica do homicídio teria sido a pedrada, isto que a vitima apresentava lesões na cabeça e que próximo a mesma encontrava-se uma pedra com manchas de sangue.

A vítima foi identificada como sendo o adolescente de 16 anos, Isaac Cesar Ribeiro de Sousa Silva, 16 anos, solteiro, vendedor, filho de pai não declarado e de Maria Elizabeth de Sousa Silva, residente a Rua Chagas Bezerra, 22, bairro Mirandão, em Crato. A polícia informa que até o momento permanece é desconhecida a autoria do crime. O corpo foi transladado pelo rabecão exame de necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte. Inquérito policial deverá aberto na delegacia regional de polícia civil do Crato para apurar o crime.

JUAZEIRO DO NORTE – CE: ACUSADO DE HOMICÍDIO ASSASSINADO COM TIRO NO PESCOÇO – Ontem, (10), por volta das 11h30min, a informação de que na Rua Joda Dias, próximo ao número 1501, bairro Tiradentes, nesta urbe, um homem não identificado, ocupante de uma motocicleta Yamaha 250 Fazer, de cor prata e placa não anotada, matou com um disparo de arma de fogo no pescoço o jovem de 25 anos, Edilson M. N., 25 anos, vulgo “Cibalena” ou “Zé Baixinho”, que residia no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte.

“Cibalena” ainda chegou a ser socorrido por populares para Hospital Santo Inácio onde foi submetido a intervenção cirúrgica, mas, não resistiu ao ferimento e veio a falecer. O corpo foi trasladado pelo rabecão para necropsia no PEFOCE. A polícia militar através RD 1226, composta pelo cabo Arruda e soldado Gouveia realizou diligências, no intuito de prender o criminoso, mas saem êxito. A polícia acrescenta consulta integrada da SSPDC, constatou que a vítima respondia a inquérito policial por Homicídio Doloso, Art. 121 do CPB

HOMEM TENTA MATAR EX-ESPOSA A BALA – O crime aconteceu, na manhã de ontem na Rua Manoel Lourenço de Souza, nº 145, bairro Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte. A jovem de 21 anos de iniciais N. O. M. M., 21 anos, foi vítima. Por volta das 06h10min, de ontem, seu marido JOSÉ E. DA S. BRITO, conhecido como “Zanzan”, residente no bairro Triângulo, dirigiu-se à residência da mesma e efetuou vários disparos de arma de fogo, vindo a lesioná-la na altura da virilha. Após a prática do crime, “Zanzan”, evadiu-se conduzindo uma motocicleta Honda Fan, de cor preta, tomando rumo ignorado. A dupla de PMS da RD 1221 soldados Rivonaldo e Edmário, realizou diligências em torno do fato, mas sem êxito em prender. A vítima foi socorrida para o HTJ, onde se encontra internada.

JARDIM – CE: GAROTA DE 10 ANOS ESTUPRADA DENTRO DO COLÉGIO QUE ESTUDA – Por volta das 17h00min, de ontem, no Colégio Senador Carlos Jereissati, localizado na Avenida Wilson Roris, no bairro Centro, na cidade de Jardim, foi vítima de estupro a garota de iniciais C. S. D., 10 anos, residente no bairro Nossa Senhora de Fátima naquela cidade. Segundo a polícia, a violência sexual foi praticada pelo menor de 13 anos, M. S. S., residente bairro COHAB 1 em Jardim.

O crime aconteceu quando a vítima saia do colégio e foi abordada pelo infrator e levada a uma sala, sendo e estuprada. Em seguida, a mesma se dirigiu a sua residência e lá chegando muito abalada, contou aos seus pais o acontecido, que imediatamente ligaram para o Destacamento policial militar de Jardim que acionou a viatura CP 55 composta pelo sargento Edson , cabos Lôbo e Feitosa, e soldado Figueiredo, que compareceu a residia do acusado que foi apreendido e posteriormente levado juntamente com a vítima e os seus respectivos responsáveis até a 20ª DRPC de Juazeiro do Norte, de onde foram encaminhados ao Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri onde foi comprovado o estupro. Todos os envolvidos retornaram a 20ª DRPC para serem tomados os procedimentos cabíveis.

APOSENTADA DE 66 ANOS ATROPELADA NA CE 292 – RODOVIA CRATO – JUAZEIRO. A polícia Rodoviária Estadual – P.R.E., registrou ontem, por volta das 13h40min um acidente de transito ocorrido na av. Padre Cícero – sentido Juazeiro/Crato – nas proximidades do depósito da Zenir Móveis, no bairro São José, em Juazeiro do Norte. A aposentada de iniciais A. DE M. B., 66 anos, foi atropelada, por uma motocicleta Honda CG 150 Fan, de cor azul, placa NOW 9789/Pernambuco, guiada por NOBERTO S. DE Q., 48 anos. A vítima sofreu fratura exposta em uma das pernas e foi socorrida pelo Resgate do Corpo de Bombeiros para o hospital Tasso Jereissati. O acusado foi conduzido a 20ª DRPC pela PM para os devidos procedimentos.

ASSARÉ-CE: ACUSADO DE VIOLENCIA SEXUAL CONTRA GAROTA DE 04 ANOS ENCONTRADO MORTO ENFORCADO NA CADEIA. – O detendo da cadeia pública de Assaré, Antonio Modesto da Cruz, o Toinho, de 39 anos, casado, agricultor, que residia na Rua Raul Sampaio Muniz, 573, na Serra da Ema, naquele município que se encontrava recolhido no xadrez nº 05 (cinco) daquela unida carcerária sob a acusação de ter abusado sexualmente de uma menina de apenas 04 (quatro) anos de idade foi encontrado enforcado com uma corda utilizada para arma a rede aonde o mesmo dormia, por volta do meio-dia de ontem, (10). Toinho ainda foi socorrido pela polícia militar para o hospital de Assaré aonde a médica de plantão, a Dra. Micheli Sindy M. Coelho ainda tentou ressuscitar-lo, mas não logrou êxito. O fato foi comunicado a juiz de direito da comarca de Assare, Dr. José Flávio Bezerra de Morais e a perícia florense, esta que fez o traslado do corpo para exame cadavérico no PEFOCE em Juazeiro do Norte.

O crime de que Toinho era acusado aconteceu no último sábado, dia 04(quatro) de setembro, na residência da avó da menor de iniciais E. S. S. Ele teria praticado com a mesma sexo oral e a obrigou a pegar no órgão sexual, segundo o próprio contou à polícia. O Comandante do Destacamento Militar de Assaré, Sargento Bandeira, afirmou que o Toinho foi mais além ao acrescentar, em seu depoimento, que só fez isso porque a criança o seduziu. Ele foi preso na última quinta-feira (09) pela polícia militar por mandado de mandado expedido pela justiça de Assare. Inquérito policial foi aberto na 19ª Delegacia Regional de Polícia do Crato par apurar a morte do detento.

IGUATU – CE: MENOR DE 15 ANOS E APREENDIDO APÓS TENTAR ROUBAR POUSADA – Nesta sexta-feira, 10, por volta das 02h30, a Polícia Militar foi informada que dois elementos haviam pulado o muro da Pousada Maximus, no intuito de furtar a mesma.

A RD 1238 composta pelos policiais SD Régis e SD Flávio, compareceu ao local ,onde a funcionária da pousada, por nome de Maria Nilda Alves da Silva de 22 anos informou que dois elementos haviam pulado o muro, sendo que um deles com a chegada da policia, conseguiu escapar, e o outro,um menor de 15 anos, estudante, solteiro, natural de Quixeramobim, foi apreendido pelos policiais e conduzido até a Delegacia Regional de Iguatu, onde foi entregue ao inspetor de plantão, para procedimentos cabíveis.

SENADOR POMPEU – CE: ACIDENTE COM CAMINHÃO E MOTO DEIXA QUATRO VÍTIMAS FATAIS – Um acidente na BR 226 envolvendo uma moto e um caminhão matou quatro pessoas e deixou outras duas com ferimentos leves, em Senador Pompeu, no início da noite desta sexta-feira (10).

O caminhão que seguia de Milhã para Quixeramobim carregado com tijolos foi atingido por uma motocicleta, que fazia uma manobra proibida, na rotatória que dar acesso ao centro de Senador Pompeu.

Na moto estavam o aposentado Nilo Nogueira de Lima de 65 Anos e sua filha de 21 anos, Joélia Nogueira de Lima. O homem morreu na hora e a jovem foi socorrida, mas morreu antes mesmo de chegar ao hospital. O caminhão que viajava com quatro pessoas na cabine: o motorista, a esposa e dois filhos, ficou sem controle após o impacto e virou no acostamento deixando outras duas vítimas fatais. Marizete Góes de Souza, de 38 anos, e Lohana Sousa dos Santos, de 2, morreram imediatamente. Lucas de Sousa de 9 anos, e o motorista Francisco Vieira dos Santos, sobreviveram com fraturas e várias escoriações.

QUIXERAMOBIM – CE: DUAS ADOLESCENTES SÃO MORTAS A TIROS E FACADAS – Na localidade de Sossego, em Quixeramobim, foram encontrados, às 6 horas desta sexta-feira (10), os corpos das adolescentes Roberlândia de Souza Nascimento, 17, e de Francisca Adeniza Profiro Silva, 14. Os primeiros levantamentos mostram que elas foram assassinadas a tiros e facadas. Existe ainda suspeita de que ambas foram violentadas.

As duas moravam na sede do município. Elas foram vistas pela última vez, por volta de 21 horas de quinta-feira (9), em uma lanchonete no Centro da cidade. As jovens saíram de casa dizendo aos familiares que iam a uma festa. Policiais da Delegacia Regional de Quixeramobim investigam junto à família, se elas saíram de casa acompanhadas. -Redação Jangadeiro Online

Por: J. Lopes – Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine

PROIBIDA A REPRODUÇÃO

Seja Um Idiota


A idiotice é vital para a felicidade.

Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.

No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo,soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?

hahahahahahahahaha!...

Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?

É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí,o que elas farão se já não têm por que se desesperar?

Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não.

Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa.

Dura, densa, e bem ruim.

Brincar é legal. Entendeu?

Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço,não tomar chuva.

Pule corda!

Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.

Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável.

Teste a teoria. Uma semaninha, para começar.

Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são:
passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!

Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!

Arnaldo Jabor.Um final de semana maravilhoso.
Mônica Araripe.

CRATO - Notícias do dia 11 de Setembro de 2010


Pré-vestibular do Crato consegue aprovar 52 alunos

A Secretaria de Educação do Crato conseguiu aprovar, por meio do curso Pré-Vestibular, 52 alunos em universidades e cursos técnicos. O resultado deve-se ao empenho dos alunos e a qualidade do curso, que vem oportunizando aos alunos, principalmente das escolas públicas, a chance de participar de um cursinho pré-vestibular de forma acessível. Vários estudantes já tiveram a oportunidade de passar pelo curso e ingressar na universidade. O Professor Valentim Dantas, Secretário de Educação do Crato, afirma que essa é uma conquista merecida dos alunos e parabeniza os aprovados pela nova conquista.

Crato investe R$ 6 milhões em calçamento a partir de novembro

A Secretaria de Infraestrutura do município do Crato inicia no mês de novembro a primeira etapa de calçamento de ruas da cidade. O investimento inicial, de um projeto orçado em R$ 6 milhões, será de cerca de R$ 2 milhões, para o começo dos trabalhos. Serão contempladas nessa primeira etapa 38 ruas da cidade. Ao todo, a meta é fornecer infraestrutura a 130 ruas do Crato. Atualmente, mesmo fora do projeto de calçamento das ruas, a municipalidade está realizando o calçamento em pedra tosca nas ruas Nelson Gonçalves, no Mirandão, Maestro Azul, na Vila Alta, e rua Vila Torta, na Independência.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato participa ativamente de ações de desenvolvimento

O Secretário Nivaldo Soares de Almeida participou nesta quinta feira dia 9 de Capacitação da Comissão Gestora da Fonte Batateiras, que teve como enfoque principal a legislação ambiental para as nascentes da chapada do Araripe, desenvolvimento sustentável, política estadual de recursos hídricos e gestão dos recursos hídricos na bacia do salgado. O evento ocorreu no Pasárgada Hotel e teve promoção da Gerência Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH. Já ontem o Secretário tomou parte de Reunião na Sede Administrativa da APA Araripe, onde foram discutidas as ações do Projeto de Monitoramento e Gestão dos Aquíferos da Chapada do Araripe O evento tem promoção da Gerência Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH. Ainda sobre as atividades da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, a Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental Vanda Lúcia Roseno Batista esteve na última quarta feira, dia 8 ministrando palestra no Sitio Baixa do Maracujá no Distrito de Santa Fé sobre a temática “Resíduos Sólidos”.

Mais de 800 certificados de cursos realizados nos CRAS do Crato serão entregues na próxima semana

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, realizará nos próximos dias 14 e 15 a entrega de 847 certificados referentes aos cursos que foram ministrados no decorrer do 1º semestre de 2010 nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e nos distritos.

No dia 14, a entrega dos certificados acontecerá nos seguintes distritos:

Distrito de Ponta da Serra às 9 horas
Distrito de Dom Quintino às 11 horas
Distrito de Santa Fé ás 15 Horas

No dia 15 acontecerá a entrega dos cursos que foram realizados nos CRAS do município na quadra bi-centenário. às 10 horas. O prefeito Samuel Araripe e a Secretária Liduina Andrade convidam a todos que concluíram os cursos a se fazerem presentes nos seus devidos locais e horários.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

VÍDEOS INCRÍVEIS 2 - Parece um filme de ficção, mas é realidade

E você já viu esta pequena maravilha ?
Do que essas "coisas" serão capazes daqui a 50 ou 100 anos ?


Cesar Asfor Rocha - Por Emerson Monteiro


Desde sua origem, a instituição da justiça guarda parentesco estreito com a religiosidade humana. Já nos seus primeiros passos, Hamurabi, Talião, Moisés e outros, que a busca dos valores ideais de julgar caminharam junto do sonho da perfeição no balizamento dos princípios universais do mais justo. Há descaminhos, mas aquelas ocorrências apenas abandonaram, por fases estreitas de excepcionalidade, os parâmetros da equidade e feriram o crivo da perfeita inspiração, elementos maiores da justiça. Diante de tais considerações, são felizes as sociedades que merecem a realização dos princípios da verdadeira justiça e possuem contingentes que concretizem esse objetivo que anda de acordo com o nível das criaturas que compõem os quadros jurídicos das épocas.

Turnos esclarecidos da história apresentam personalidades para os conduzir naqueles que ocupam o lugar da autoridade, condutores do rebanho social, dotados de boa orientação, luminares do firmamento coletivo. Há poucos dias, em 27 de agosto de 2010, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte entregou o título de cidadão juazeirense ao ministro César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça. Em festa das mais concorridas, referendou-se a outorga legislativa para homenagear um operário da justiça que reconhecido pelos méritos de sua pessoa.

Asfor Rocha chegou à magistratura federal numa evolução natural do que vem demonstrando daquilo que contém a sua qualidade individual de estudioso do direito, advogado exemplar e mestre dos seus pares. Ascendeu a uma das principais cortes da Nação em tempo relativamente curto, dado o exercício coerente das funções que desempenha e o conteúdo que oferece naquilo que lhe contém a personalidade.

A isso, os juazeirenses somaram sua ligação com as famílias do lugar, casado que é com a Dra. Magda Bezerra Rocha, filha de Alacoque Bezerra, dos Bezerra de Menezes no ramo caririense. Os juízes significam o nível superior da justiça dos países, representam instância aonde o cidadão deposita a estabilidade cotidiana dos seus valores em movimento, cientes de haver, no plano das circunstâncias em volta, pouso garantido aos anseios da paz civil. Por isso, nas mãos de pessoas preparadas, sábias e independentes deposita o patrimônio da boa ordem público isenta de favoritismo. Por tais razões, a escolha do ministro César Asfor Rocha para a homenagem dos caririenses de Juazeiro configura momento representativo de agraciar também a justiça com um todo, em fase promissora do Judiciário brasileiro, de ações identificadas com os novos tempos e a evolução de nosso Povo.

Programação RAPADURA CULTURARTE



“RAPADURA CULTURARTE”
18 de Setembro de 2010

Local: Praça da Sé
Horário: 8 horas

“Dedicado ao dia do Radialista”
21 de Setembro
Setembro: Mês da Imprensa

01. Homenagem ao Bairro Pimenta.
Tributo de saudade ao trio Os Três do Nordeste.

02. Apresentações Artísticas e Culturais da E.E.I.E.F. Liceu Diocesano
Apresentações: E.E.F. Dom Quintino – Projeto Folclore

03. Homenagens (Medalha de Honra ao Mérito)
Raimundo da Franca
Zito Borges
José Gomes da Franca (Zé Elias)
Manoel Favela
Raimundo Jaguaribe

04. Histórico do Rádio e da Imprensa no Cariri
Huberto Cabral
Artigo: Viva o Rádio – Jorge Carvalho

05. Entrega de Diploma de Honra ao Mérito aos Radialistas do Cariri: Vivos e falecidos, em atividade ou afastados
Rádios: Araripe, Educadora, Progresso, Cetama, Verde Vale – AM
Tempo, Vale, Princesa, São Francisco – FM

06. Apresentação do Reisado do Boi Crioulo – Salitre/CE
Apresentação do Grupo Urucongo – Sítio Chico Gomes – Crato/CE

07. Show Musical

Fonte: Jorge Carvalho

Cuidado com o açúcar - Por Emerson Monteiro

O principal motivo são os prejuízos que acarreta ao organismo, além de viciar quem o consome. Numa aparência de inofensividade, aquela história do lobo em forma de carneiro, o açúcar invade os lares numa sem-cerimônia de causar espanto, gerando males físicos destruidores, pousando de inocente qual o mais suave dos alimentos. A natureza sempre oferece, em todos os meios, a glicose nas proporções certas à nutrição dos sistemas biológicos, contudo, após a febre mercantil das grandes navegações, altas concentrações de sacarose foram levadas à mesa dos europeus e virou peça inevitável. Holandesas, ingleses, franceses, espanhóis e portugueses fizeram a festa, das Antilhas e ao Brasil, ocasionando celeumas internacionais por conta do frenesi ocasionado pela mania do açúcar refinado, elaborado nas usinas espalhadas nas colônias, e transmitido ao resto do mundo com uma das grandes descobertas modernas.
Hoje, nos aniversários e outros eventos similares, o bicho corre solto, no afã de entupir crianças indefesas com o açúcar fantasiado pela técnica da ilusão, destruindo dentes e o apreciado equilíbrio original do corpo, diante da inocente emocionalidade de pais coniventes, para, depois, danificar a dosagem dos elementos no sangue e abrir espaço ao perigo da dependência de um fator químico considerado agressivo agente cancerígeno aos olhos da ciência. Tudo, no entanto, avalizado pela indústria e o comércio dos lucros galopantes. Sem uma consciência alimentar, as pessoas tornam-se vítimas indefesas da ignorância e da fragilidade. Qual bomba letal de efeito retardado, no princípio saboroso e de aparências inofensivas, a droga do açúcar vira vício.

Há três ou quatro décadas, bem menos casos de obesidade e diabetes dominavam clínicas e hospitais, o que neste tempo chega às raias do desengano. A invasão, porém, dos refrigerantes, sorvetes, chocolates, bolos, bombons, etc., em volumes exagerados, sujeita a desorganizar os padrões alimentares dos consumidores. Daí, numa velocidade galopante, ocorrências de prejuízos na qualidade de vida viram coisa comum. E esse vilão pegajoso, carreador de formigas e baratas, impõe-se no escore elevados de doenças e desnorteia o território da saúde pública, ainda assim não desmascarado e denunciado em iguais proporções pelas autoridades.

Cuidado, pois, com os efeitos causados pelo açúcar, mazela que, quando usada nas doses excessivas, qual acontece nos dias atuais, torna-se dos piores inimigos da saúde. Seja astuto, conforme ensina Jesus, livre-se das consequências do prazer pelo prazer. Contenha-se nas tentações e busque jejuar de sabores que lhe custam preços elevados da tranquilidade orgânica tão preciosa do seu corpo.

VÍDEOS INCRÍVEIS - Você já conhece este Robot ?


Ora veja Só --> Fidel Castro diz que foi mal interpretado por revista americana

O ex-líder cubano declarou que o modelo capitalista que não funciona mais, ao contrário do que foi publicado na revista Atlantic. O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, declarou que foi mal interpretado numa entrevista. Segundo a revista Atlantic, ele tinha afirmado que o modelo econômico adotado na ilha não funciona mais. Nesta sexta-feira, Fidel disse que declarou que é o modelo capitalista que não funciona mais.

Fonte: G1


Padres da diocese de Crato estudam ecumenismo e diálogo Interreligioso

Nos dias 8 e 9 – quarta e quinta-feira passada – o clero da diocese de Crato esteve reunido. Na quarta-feira, os padres tiveram palestra sobre o tema “Ecumenismo e diálogo Interreligioso”. O evento começou com uma exposição teórica sobre os fundamentos do ecumenismo, suscitado pelo Decreto "Unitatis Redintegratio" do Concílio Vaticano II, como também da Carta Encíclica de João Paulo II "Ut Unum Sint" sobre o empenho ecumênico.

Com a presença do bispo diocesano, dom Fernando Panico, e do membro da Comissão episcopal para o ecumenismo e diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff, os participantes refletiram sobre a realidade das paróquias e as dificuldades encontradas na ação pastoral. O encontro termina hoje no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Granjeiro, na cidade de Crato.
Fonte: Diocese de Crato
Postado por Armando Lopes Rafael

Foram os Próprios Americanos que Derrubaram o World Trade Center ?


11 de Setembro de 2001. Uma data negra na história da humanidade. 3234 pessoas morreram num dos maiores atentados da história. Mas quem provocou essa chacina ? Teria mesmo sido a Al Qaeda, como foi noticiado em diversos jornais, ou há algo muito mais além ?

Muitos anos depois do atentado começaram a surgir novos fatos, teorias e provas que sugerem que a História oficial da queda do World Trade Center não aconteceu como propagou-se pela imprensa da época. Isto nos faz lembrar de outro episódio sinistro na história dos Estados Unidos: O Ataque a Pearl Harbour, ocorrido em 10 de setembro de 1941, e que deu início à entrada dos EUA na II grande guerra. Em recente documentário produzido por uma das fontes de maior credibilidade do planeta, o Discovery Channel, mostrou-se provas de que os altos comandantes dos Estados Unidos sabiam previamente do ataque a Pearl Harbour, mas nada fizeram para impedir, a fim de que pudessem lucrar com a fabricação de armamentos para os aliados. A mensagem de ataque a Pearl Harbour foi interceptada horas antes pelos ingleses, que já haviam decodificado a máquina "Enigma", e repassaram aos próprios Americanos, que nada fizeram para evitar. Mais ou menos como: "Deixa acontecer, só assim teremos um bom motivo para entrar na guerra".

Eventos de quase 70 anos, só agora revelados...e quem sabe se a mesma coisa não aconteceu com os atentados de 11 de setembro ? Diversos documentários e filmes já foram produzidos que mostram que a coisa não aconteceu como a "história oficial" tem relatado...Trago este texto sobre as outras versões para os ataques das chamadas torres gêmeas, nesta mesma data, a 11 de setembro, em 2001:

A Seguir, Texto da Wikipédia - A enciclopédia da Internet:

Outras Causas - Teorias Conspiratórias

Após as colisões contra as estruturas que formam a alma dos americanos, tem havido muita especulação sobre seu planejamento na derrubada desses ícones, em especial relacionadas com a possibilidade de haver mais seqüestradores que iriam executar o ataque surpresa. Atrás dessa procura desesperada por informações, formou-se uma comissão para organizar as inúmeras hipóteses. No entanto, principal até agora, a comissão do 11 de Setembro não conseguiu explicar, de forma racional e coerente, os inúmeros fenômenos que rondam esses eventos e, mesmo sabendo que existe muita informação disponível na Internet, apoiada por milhares de peritos, que põem em litígio as versões oficiais do 11 de Setembro, apresentando para isso as mais variadas provas científicas, até agora nada de novo foi acrescentado. Local da queda do voo 93 da United Airlines em Shanksville, Pensilvânia.

Os adeptos da teoria da conspiração usam o fato da área de impacto feita no Pentágono ser relativamente pequena e por supostamente não constar no seu perímetro a existência das asas do avião. Fato facilmente desmentido quando analisada as centenas de imagens do local do choque, onde constam centenas de fragmentos da aeronave. Entretanto, algumas testemunhas afiançam que se deram 2 explosões e nessa altura não viram o embate de nenhum avião. Enquanto centenas de outras afirmam terem visto o avião mergulhar contra o edifício.

O quarto avião seqüestrado teria sido derrubado propositalmente pelos terroristas que estavam em seu comando, quando deram-se conta de que não resistiriam a uma rebelião organizada pelos passageiros. A aeronave caiu em um campo próximo a Shanksville, Pensilvânia. Para alguns permanece o questionamento, do suposto fato de que não foi encontrado nenhum corpo ou partes deles. Os teólogos da conspiração afirmam que um médico legista, jamais identificado e que esteve no local da queda afirmou: "Apenas observei um monte de metal calcinado como se tivesse sido jogado do ar no local e policiais de um lado para o outro, mas nem um corpo…"

A queda do WTC

Existe muita especulação sobre as causas do efeito da explosão, observado nos desabamentos das Torres Gêmeas do WTC. Embora sem precedentes na história, a razão de tal queda tão sincronizada acontecer ainda é um mistério para a ciência, gerando debates entre arquitetos, engenheiros de estrutura e agências governamentais, todas voltadas à segurança do meio ambiente e interessadas nas respostas ao seguinte questionamento: "Até que ponto os cálculos matemáticos e as técnicas de implosão programadas atenderiam ao desmanche das grandes estruturas?" Antes de tomar qualquer conclusão, saibamos que aqueles aneis horizontais nas torres não eram meros enfeites, e sim, dois andares reforçados para suportar o colapso dos andares acima. Mas, como dito antes, ainda é um mistério. Sobre as colisões, deve-se considerar que a força dos impactos com as torres foram relativamente nulas, tendo em vista o efeito trespassador observado quando as velocidades relativas são muito grandes.
A fumaça sobe do local onde se erguia o WTC, em 11 de setembro de 2001.

Contudo, a queima de 91m³ (24.000 galões) de querosene líquidos "praticamente injetados dentro das torres", somado ao design do WTC e às zonas de baixa pressão localizadas nas aberturas "as janelas panorâmicas dos andares superiores por onde os destroços da aeronave abriram fendas", deram início ao efeito chaminé acelerado. Esse efeito acontece quando a convecção de gases numa chaminé é apressada pelo calor das chamas em seu interior. O alto poder calórico conseguido nesses ciclos promove uma reação semelhante ao jato de um maçarico. Essa seria pois, a causa da falência localizada na estrutura do WTC e que deu início ao aspecto de uma implosão programada. Há também a hipótese de que o impacto dos boeings, somado à queima de 91m³ de fogo, tenha debilitado muito o aço estrutural dos andares da batida dos aviões. Com as colunas de aço que sustentavam os andares superiores comprometidas, as fendas abertas nos edifícios acabaram não suportando o peso dos 20 andares acima do impacto e eles afundaram sobre as torres. O peso deles ao cair foi esmagando andar por andar até os dois colossos de 110 andares estarem no chão.

Suposto envolvimento das redes de televisão

Segundo uma teoria denominada Media Hoax/TV Fakery, o segundo avião visto em directo na televisão por milhões de espectadores, foi introduzido digitalmente por software CGI em tempo real pela CNN e Fox News. O fato de não ter sido mostrado o impacto frontal, teria tornado a produção do suposto vídeo muito fácil. Os outros vídeos mostrando impactos frontais teriam sido produzidos depois. As testemunhas que diziam ter visto os aviões colidir contra as torres teriam quase todas ligações com os mídias, começando pela primeira a "depor", quatro minutos depois do primeira explosão, o vice-presidente da CNN.

Por: Dihelson Mendonça
Fontes adicionais: Wikipedia

A Família Linard e o Torno de Lampião

.
Usina Linard, em Missão Velha

Quando na Serra do Mato; famosa fazenda do grande Cel. Santana, de Missão Velha, o Capitão Lampião precisou de um ferreiro para limpar seu armamento, foi logo que trouxeram a sua presença o jovem Antonio Linard; ao final do ofício realizado o mesmo não cobrou nada ao Capitão, entretanto o líder cangaceiro fez passar por entre seus cabras, o chapéu da aba viada e ali cada um colocou a justa paga; desse episódio nasceu a história do primeiro torno das industrias Linard, um dos mais tradicionais grupos empresariais de Missão Velha , o Portal de Entrada do Cariri cearense e um dos promotores do Cariri Cangaço. A caravana Cariri Cangaço esteve visitando o famoso torno e as intalações Linard, na tarde do dia 19 de agosto, e foi recepcionada pelas senhoras Eailce Macedo Linard e Amélia Linard.


Patriarca Antônio Linard

Geraldo Ferraz e Eailce Macedo Linard

Ângelo Osmiro

Bosco André, Ângelo Osmiro e Barros Alves

Joãozinho Souto, Lily e Múcio Procópio

João de Sousa Lima e Amélia Linard

O famoso "Torno de Lampião" mantido em perfeitas condições de uso.
.
Do Site: Cariri Cangaço - Manoel Severo

Bom Dia, crato ! - Sábado, 11 de Setembro de 2010

Bom Dia, Crato!

Meus queridos leitores, hoje é o dia 11 de Setembro de 2010. Há exatos 9 anos, aconteceu uma das maiores tragédias da humanidade, em que milhares de pessoas perderam as vidas nos ataques às 2 torres do World Trade Center, em Nova York. Existem várias versões sobre quem de fato, são os responsáveis pelos ataques, inclusive, teorias que apontam como fonte, o próprio governo Norte-Americano, interessado em uma guerra contra o povo muçulmano. Várias abordagens já foram feitas em filmes, e aconselho os nossos leitores assisitem a um Clássico: "Fahrenheit 9/11" do Michael Moore. O certo é que decorridos 9 anos do acontecimento, muitas coisas estão ainda por esclarecer. Criou-se uma grande intriga entre o povo americano e os muçulmanos, com ou sem Bin Laden, responsabilizado na época pelos ataques. Por outro lado, esse radicalismo americano está nas alturas, quando nesta semana a imprensa mundial divulgou que um pastor de uma seita americana, irá queimar cerca de 200 exemplares do Alcoorão, o livro sagrado dos muçulmanos, no dia de hoje, 11 de setembro. Isso prova que o mundo ainda não gozará de uma paz plena aind apor muito tempo. Pelos menos, até que os eventos de 11 de setembro de 2001 sejam esquecidos pelo povo americano.

Previsão do Tempo

Como sempre acontece nesta época do ano em Crato, não é tempo de chuva. Aliás, neste ano não tivemos estaçao chuvosa. Tivemos um fenômeno apelidado de sêca verde, com pequenas chuvas localizadas. O Dia de hoje será de sol, com algumas núvens e temperatura máxima de 31 graus e mínima de 24. É o que informa o site Climatempo, um dos especializados em meteorologia.

HOJE NA HISTÓRIA

No Dia 11 de setembro, a Igreja Católica comemora o Dia de São João Gabriel Perboyre

João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty, na diocese de Cahors, França, numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Foi o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai. Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da missão fundada por são Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem. Depois, também, duas de suas irmãs ingressaram na Congregação das Filhas da Caridade. Uma outra irmã, logo após entrar para as carmelitas, adoeceu e morreu. João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, padre Clet fora martirizado.

Em 1832, seu irmão, padre Luís, foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar às Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, estava em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.

Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.

HOJE NA HISTÓRIA II

Atentado às Torres Gêmeas - 2001

Os ataques terroristas de 11 de setembro, chamados também de atentados de 11 de setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 11 de Setembro de 2001. Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram seqüestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24.

Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano. Causado por uma célula terrorista ligada à rede Al Qaeda, esse inimigo invisível deixou um saldo de mortes superior a 3 mil. Para se ter uma idéia quantitativa de seu resultado arrasador, só o ataque em si excedeu o saldo de aproximadamente 2400 militares norte-americanos mortos no ataque sem aviso prévio dos japoneses à base naval de Pearl Harbor em 1941; além disso, essa terrível demonstração de impunidade foi caprichosamente planejada e direcionada aos ícones americanos, praticada impunemente, e tendo como armas aviões comerciais. O ato agravou-se muito mais por ter sido transmitido ao vivo pelas cadeias de TV do mundo inteiro, com a própria tecnologia americana. Tal ataque, ainda sem precedentes em toda a história da humanidade, feriu profundamente o orgulho americano e superou, em muito, o efeito moral imposto às tropas americanas pela força aérea japonesa.

Os ataques

Sequência de imagens mostrando o colapso das Torres do World Trade Center - O Pentágono depois dos ataques de 11 de setembro. Os ataques de 11 de Setembro designam uma série de ataques terroristas perpetrados nos Estados Unidos da América no dia 11 de setembro de 2001, uma terça-feira, envolvendo o seqüestro de quatro aviões de passageiros:

* Voo 11 da American Airlines, um Boeing 767-223 partiu de Boston, Massachusetts com destino a Los Angeles, California as 7:59. Colidiu com o lado norte da torre norte (North Tower) do World Trade Center entre os andares 94 e 98 às 8:46:26, hora local a uma velocidade aproximada de 789 km/h. Neste avião viajavam 81 passageiros, 9 assistentes de bordo e 2 pilotos.

* Voo 175 da United Airlines, um Boeing 767-222, partiu de Boston, Massachusetts com destino a Los Angeles, Califórnia as 8:13, hora local. Colidiu com o lado sul da Torre Sul (South Tower) do World Trade Center entre os andares 78 e 84 as 9:02:54, hora local a uma velocidade superior a 805 km/h. 2 pilotos, 7 assistentes de bordo e 56 passageiros viajavam a bordo deste avião.

* Voo 77 da American Airlines, um Boeing 757-223 partiu de Dulles, Virgínia com destino a Los Angeles, Califórnia às 8:20, hora local (com 10 minutos de atraso). É geralmente aceito que este avião colidiu com o Pentágono. O Pentágono afirma que a colisão ocorreu às 9:37, hora local. Neste avião viajavam 58 passageiros, 4 assistentes de vôo e 2 pilotos.

* Voo 93 da United Airlines, a Boeing 757-222 partiu de Newark, Nova Jérsei com destino a São Francisco, Califórnia. Os destroços deste avião foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. Neste avião viajavam 38 passageiros, 5 assistentes de bordo e 2 pilotos. Este avião teria possivelmente sido abatido ou eventualmente caído devido a confrontos diretos entre os passageiros revoltosos e os seqüestradores. A queda do avião deu-se às 10:06, hora local. Provavelmente estaria destinado ao Capitólio..

Com freqüência as pessoas se referem aos ataques como "o 11 de Setembro", em razão deles terem ocorrido no dia 11 de setembro de 2001. Sendo terça-feira, os vôos domésticos nos Estados Unidos transportam poucos passageiros, tornando um vôo mais fácil de ser seqüestrado.

Infraestrutura

Fora a destruição das torres gêmeas de 110 andares cada uma, cinco edifícios do World Trade Center ficaram destruídos ou seriamente danificados, entre eles o 7 World Trade Center e o Marriott World Trade Center, quatro estações do metrô de Nova York e a igreja cristã ortodoxa de São Nicolau. No total, 25 edifícios em Manhattan sofreram danos e sete edifícios do complexo do World Trade Center foram arrasados. Mais tarde, o Deutsche Bank Building situado na rua Libery Street e o Borough of Manhattan Community College's Fiterman Hall tiveram que ser demolidos devido ao estado em que se encontravam. Vários equipamentos de comunicações também sofreram danos. As antenas de telecomunicações da Torre Norte caíram com seu desmoronamento. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi severamente danificada pelo fogo e impacto do avião. Uma seção inteira do edifício foi derrubada.

Vítimas

Um bombeiro de Nova Iorque solicita mais dez socorristas para trabalharem junto aos escombros do World Trade Center. As perdas humanas nos ataques de 11 de Setembro de 2001 foram elevadas: 265 nos aviões; pelo menos 2752 pessoas, incluindo 242 bombeiros, no World Trade Center e 125 no Pentágono. 3234 pessoas faleceram. Além das Torres Gêmeas de 110 andares do World Trade Center, 5 outras construções nas proximidades do World Trade Center e 4 estações subterrâneas de metrô foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra parte acabou desmoronando. Alguns passageiros e tripulantes efetuaram chamadas telefônicas dos vôos seqüestrados. Um total de 19 seqüestradores foram posteriormente identificados, 4 no vôo 93 da companhia United Airlines e 5 nos outros vôos. Segundo informações, os seqüestradores assumiram o controle das aeronaves usando facas para matar as atendentes de bordo, pilotos, e/ou pelo menos um passageiro. No vôo 77 da American Airlines, um dos passageiros relatou que os seqüestradores estavam na posse de punhais. Foi relatado o uso de um determinado tipo de spray químico nocivo, para manter os passageiros longe da primeira classe nos vôo 11 da American Airlines e 175 da United Arlines. Foram feitas ameaças de bomba em 3 dos 4 aviões seqüestrados, não tendo o vôo 77 da American Airlines registrado ameaça de bomba.

Efeitos econômicos

Edifícos danificados pela queda das Torres gêmeas do World Trade Center.

Os ataques tiveram um impacto significativo nos mercados norte-americanos e mundiais. A Reserva Federal reduziu temporáriamente seus contatos com bancos pela falta de equipamento perdido no distrito financeiro de Nova York. Em horas recuperou o controle sobre o sinistro de dinheiro, com a consequente liquidez para os bancos. Os índices bolsa New York Stock Exchange (NYSE), American Stock Exchange e NASDAQ não abriram em 11 de setembro e permaneceram fechados até 17 do mesmo mês. Os sistemas do NYSE não foram danificados pelo ataque, mas os danos nas linhas telefônicas do sistema financeiro do World Trade Center impediram seu funcionamento. Quando os mercados reabriram em 17 de setembro de 2001, atrás da maior queda desde a Grande Depressão, o índice Dow Jones caiu 684 pontos (7,1%), até 8920, em sua maior queda em um só dia. Ao final da semana, o Dow Jones tinha perdido 1369,7 pontos (14,3%), sua maior queda em uma semana. Desde então Wall Street permanece protegido contra um atentado terrorista. A economia de Manhattan, terceiro distrito econômico dos Estados Unidos, ficou devastada. 30% do solo de escritórios (2,7 milhões de m³), muitos deles de classe A, foi destruído ou danificado. O Deutsche Bank Building, vizinho das Torres Gêmeas teve que ser fechado pelos danos e demolido. A eletricidade, telefone e gás foram cortados. Foi restringida a entrada de pessoas no Soho e Baixo Manhattan. A deslocalização de postos de trabalho a Midtown e Nova Jersey se acelerou.

A reconstrução enfrentou a falta de acordo sobre as prioridades. Por exemplo, o prefeito Michael Bloomberg fez a candidatura de Nova York para os Jogos Olímpicos de 2012, enquanto o governador Pataki delegou na Corporação para o Desenvolvimento da Baixa Manhattan, duramente criticada pelos escassos recursos obtidos com os amplos fundos recebidos.

Significativas perdas ocorreram no setor aéreo: o espaço aéreo norte-americano permaneceu fechado durante vários dias pela primeira vez em sua história, e em vários países como Canadá. Depois de sua reabertura, as companhias aéreas sofreram uma diminuição em seu tráfico. Se estima que o negócio perdeu cerca de 20% de seu tamanho, e os problemas financeiros das companhias aéreas norte-americanas se agravaram, dando lugar a uma crise económica.

Efeito potencial na saúde

Imagem de satélite de Nova York um dia após os ataques. A ilha de Manhattan está no centro, com a fumaça resultante do colapso do World Trade Center. Os milhões de toneladas de escombros tóxicos resultado da queda das Torres Gêmeas eram compostos por: 50% de material não fibroso e escombros de construção; 41% de vidro e fibra; 9,2% de celulose e 0,8% de asbesto. Além disto, foram liberados níveis sem precedentes de dioxinas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nos fogos que arderam durante os três meses seguintes. Isto causou várias doenças nas equipes de resgate e reconstrução que trabalharam na zona zero. Os efeitos se estenderam também à saúde dos habitantes da Baixa Manhattan e proximidades. Imagem de um satélite meteorológico mostrando o alcance da fumaça formada após o colapso da Torres Gêmeas. Segundo uma especulação científica, a exposição a vários produtos tóxicos e contaminantes do ar circundante a Torres depois da queda do WTC poderia ter efeitos negativos no desenvolvimento fetal. Devido a este risco potencial, um notável centro de saúde de crianças está atualmente analisando filhos de mães que estavam grávidas durante a queda do WTC e que viviam ou trabalhavam próximas das torres. O propósito do estudo é determinar se há diferenças significativas no desenvolvimento e na saúde das crianças de mães expostas aos produtos tóxicos, frente a filhos cujas mães não estiveram expostas à contaminação. Em maio de 2007, as autoridades admitiram que a morte de uma advogada se deveu a exposição à nuvem tóxica, o que constituiu o primeiro reconhecimento oficial de uma morte como consequência do pó depois da queda das Torres.

Responsabilidade

Al-Qaeda

O FBI, trabalhando junto com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, identificou os 19 sequestradores falecidos em apenas 72 horas. Poucos tinham tratado de ocultar seus nomes ou cartões de crédito, e eram quase os únicos passageiros de origem árabe nos vôos. Assim, o FBI pode determinar seus nomes e em muitos casos detalhes como a data de nascimento, residências conhecidas ou possíveis, o estado do visto, e a identidade específica dos suspeitos pilotos. As investigações do Governo dos Estados Unidos incluíram a operação do FBI, a maior da história com mais de 7.000 agentes envolvidos. Os resultados desta determinaram que Al-Qaeda e Osama bin Laden tinham responsabilidade dos atentados. A idêntica conclusão chegaram as investigações do governo britânico.. Sua declaração de guerra santa contra os Estados Unidos, e uma frota firmada por Bin Laden e outros chamando a matar a civis norte-americanos em 1998, são consideradas por muitos como evidência de sua motivação para cometer estes atos. No dia 16 de setembro de 2001, Bin Laden negou qualquer participação nos atentados lendo um comunicado que foi emitido por ele por um canal de televisão via satélite do Qatar, a Al Jazeera e posteriormente emitido em numerosas cadeias americanas: "Insisto que não executei este ato, que parece ter sido executado por indivíduos com seus próprios motivos." Khalid Sheikh depois de sua captura no Paquistão, considerado o autor intelectual do ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center.

Entretanto, em novembro de 2001, as Forças Armadas dos Estados Unidos da América encontraram uma fita de vídeo caseiro de uma casa destruída em Jalalabad, Afeganistão, onde Osama bin Laden fala com Khaled al-Harbi. Em várias partes da fita, Bin Laden reconhece ter planejado os ataques: "Nós calculamos por adiantado a quantidade de baixas do inimigo, que morreríam devido ficarem presos na torre. Nós calculamos que os andares que deveriam ser prejudicados eram três ou quatro. Eu era o mais otimista de todos…devido a minha experiência neste campo. Eu pensava que o fogo da gasolina do avião derreteria a estrutura de ferro do edifício e somente faría colapsar a área onde o avião se chocara e os andares acima. Isso era todo o que esperávamos." No dia 27 de dezembro de 2001, foi difundido outro vídeo de Bin Laden no qual afirma: "Ocidente em geral, e os Estados Unidos em particular, têm um ódio pelo islã… O terrorismo contra EEUU é benéfico e está justificado." Pouco antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2004, em um comunicado por vídeo, Bin Laden reconheceu publicamente a responsabilidade da al-Qaeda nos atentados dos Estados Unidos, e admitiu sua implicação direta nos ataques. Disse "nós decidimos destruir as torres na América… Deus sabe que não nos ocorreu originalmente essa idéia, mas nossa paciência se esgotou diante da injustiça e inflexibilidade da aliança entre Americanos e Israelenses contra o nosso povo na Palestina e no Líbano e então a idéia surgiu na minha mente." - Em uma fita de áudio transmitida pela Al Jazeera em 21 de maio de 2006, Bin Laden disse que ele dirigiu pessoalmente aos 19 sequestradores... Outro vídeo obtido pela Al Jazeera em setembro de 2006 mostra Osama bin Laden com Ramzi Binalshibh, assim como a dois sequestradores, Hamza al-Ghamdi e Wail al-Shehri, fazendo preparações para os atentados.

A Comissão Nacional sobre os Ataques Terroristas contra os Estados Unidos foi formada pelo governo dos Estados Unidos e é habitualmente conhecida como Comissão 11 de setembro. Publicou uma informação em 22 de julho de 2004, concluindo que os atentados foram elaborados e executados por membros da al-Qaeda. No informe da Comissão se encontra: "Os conspiradores de 11 de setembro gastaram finalmente entre $400.000 e $500.000 USD para planificar e conduzir seu ataque, mas as origens específicas do dinheiro usado para executar os ataques permanece desconhecido."

Motivações do ataque

Segundo conclusões das investigações oficiais do governo americano, os ataques cumpriam com a intenção declarada da Al-Qaeda, expressada na fatwa de 1998 de Osama bin Laden, Aymán al-Zawahirí, Abu-Yasir Rifa'i Ahmad Taha, Shaykh Mir Hamzah, e Fazlur Rahman (emir do Movimento Yihadista de Bangladesh).

A fatwa lista três "crimes e pecados" cometidos pelos Estados Unidos:

* Apoio militar a Israel.
* Ocupação militar da península arábica.
* Agressão contra o povo do Iraque.

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições Paulinas, Wikipedia

ALMANAQUE - Dia 11 de setembro de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE


11 de Setembro: Dia Nacional da Catalunha.

* 1836 - Os rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense, durante a Guerra dos Farrapos.
* 1997 - Chega a Marte a sonda Mars Global Surveyor, da NASA.
* 2001 - Têm lugar os ataques terroristas da Al Qaeda às Torres Gêmeas de Nova Iorque e ao Pentágono em Washington.

Nasceram neste dia...

* 1903 - Theodor Adorno, filósofo alemão (m. 1969).
* 1940 - Brian De Palma, cineasta norte-americano.
* 1945 - Franz Beckenbauer, ex-futebolista alemão.

Morreram neste dia...

* 1891 - Antero de Quental (na imagem), escritor português (n. 1842).
* 1971 - Nikita Kruschov, político e estadista soviético (n. 1894).
* 1973 - Salvador Allende, médico, político e presidente do Chile (n. 1908).

Fonte: Wikipedia

Para Refletir - Por: Dihelson Mendonça

"Já pensou se o Governador do Estado fosse do Crato, quanto desenvolvimento seria atraído para nossa cidade ? Mas...será que o eleitorado cratense e até caririense não é maior que Sobral pra eleger algum governador do Cariri ? O que os impede ?"

Sobral ganha museu do automóvel

NE - Um Sonho que se torna Realizade em Sobral !

Após anos e anos de luta, o sonho se torna realidade. Este Município, localizado na Zona Norte do Estado, ganha, a partir de hoje, o Museu do Automóvel. De acordo com Carlos Alfredo, uma das pessoas envolvidas no projeto, a ideia e a luta para criar um espaço exclusivo para os amantes de automóveis antigos e curiosos partiu do Clube do Fusca e dos Carros Antigos de Sobral. "Eles resolveram ir à luta para conseguir um espaço de exibição, onde pudessem reunir essas relíquias", disse Carlos Alfredo.

A Prefeitura de Sobral apostou na ideia e cedeu um dos prédios que era ocupado por ela, da antiga Norauto, na BR-222, para instalação do equipamento. O prédio que abriga o Museu tem aproximadamente 200 metros quadrados e conta com toda infraestrutura necessária para a visitação do público da região.

Programação

A inauguração do Museu do Automóvel de Sobral foi marcada para as 11 horas. A programação criada para marcar a data é bastante intensa. Uma carreata com mais de 38 carros antigos, saindo Fortaleza, segue para este Município, cujo objetivo é encher de glamour o evento. "Estarão participando integrantes do Museu do Automóvel do Ceará, Classic Cars Fortaleza, Clube do Puma, Clube do Corcel, Clube do Opala e Clube do Jeep Willys", afirma o atual vice-presidente do Museu do Automóvel de Fortaleza, o primeiro museu do gênero no País, Gustavo Beutmuller.

Por: Wilson Gomes

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30