xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/09/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 setembro 2010

Era Tudo Sonho.... Por Luiz Claudio Brito de Lima

Essa noite eu tive um sonho, mais um de uma seqüência de 40 anos de vida, esse senti que era diferente, era revelador, era esperançoso, mostrava que dias melhores se aproximavam. As imagens que surgiram a minha frente, apesar de algumas em cor alvinegra, externavam o lado bom do ser humano, as cores surgiram então tornado-o ainda mais real, palpável, concreto, permitindo que apreciasse quão lindo é o faisão dourado, com suas penas encantadoras; a arara azul com sua cor celestial; o cardeal com seu vermelho e topete bem delineado; vi nossa jandaia-de-testa-vermelha e ainda as jandaias-sol, todas deslumbrantes, fascinantes, que faziam-me crer na existência humana.

Durante esse momento irreal, evanescente e efêmero (uma das definições de sonho) vi pessoas felizes, saudáveis, com olhar repleto de expectativas mil, gente que se cumprimentavam independente de se conhecerem, desejam um bom dia, uma excelente tarde, uma semana de realizações. Observei as crianças acompanhadas de seu pai, sua mãe, enfim da família, brincando nos parques da cidade, tratando os idosos por senhor, deferindo-lhes todo o tratamento merecido, reconhecendo seu valor. Acompanhei um professor encaminhando-se a escola, alegre e satisfeito do seu ministério, vi ainda esse mesmo mestre ingressar em uma escola pública, bem cuidada, com cores vivas, em um ambiente convidativo, todos corriam para ali aprender, sorver o conhecimento.

Mais a frente presenciei um nosocômio, por incrível que pareça totalmente diferente da visão que temos desse local, na porta ausente qualquer tipo de fila atentei uma senhora vestida de branco, um branco impecável, limpo, claro, cristalino, recebia os convidados com um sorriso encantador, os conduzia até o interior daquele local, pouco tempo depois saiam transpirando saúde, saltitantes, dando prosseguimento a labuta diária. Sem entender o que estava acontecendo, precisei pegar um coletivo, um transporte publico, parei em um ponto para esse fim, sem acreditar no que via, um local coberto, digno, com assento destinado a aguardar o veiculo que me transportaria ao meu destino, todavia, em fração de segundos, parou um automóvel imenso, agradável e o motorista com uma educação nunca antes visto, permitiu a entrada de todos que ali estavam e já no seu interior, sem aglomeração, com poltronas para todos, sentamo-nos. Seguimos a viagem, sem transito, sem ruas esburacadas, rapidamente chegamos ao destino, desembarcamos felizes.

Quase no final desse processo psíquico, notei que não existia nas ruas mendigos, pessoas com fome, menores pedindo nos faróis, fazendo malabarismo, cuspindo fogo. Visualizei que todos ali tinham onde morar, um local para retornar no final do dia, que a policia pouco fazia, pois todos viviam felizes. Acordei, assustado, feliz, sem entender o que havia se passado, tentando compreender o que tinha acontecido, levantei, abri a janela, olhei o céu que por incrível que pareça era o mesmo do sonho, senti o ar – verdade que um pouco, ou muito, poluído - perdido, sem saber o que fazer liguei a tv, era justamente durante o horário eleitoral “gratuito” político, nesse momento um candidato dizia “ vote em mim, pior do que esta não fica....” desliguei a tv o mais rápido possível, voltei para a cama e roguei sonhar tudo de novo. Será utopia?

Por : Luiz Claudio Brito de Lima

Obs - Imagem do "site google imagens".

MENSAGEM PARA A NOSSA PÁTRIA-Por Maria Otilia


Neste dia 07 de setembro do ano de 2010, temos muito o que comemorar. Hoje não é dia somente para criticar, discutir política partidária, de oposição. Hoje é dia para reflexão em que avançamos e o que precisamos melhorar. Hoje é dia para dizer que acima de tudo, somos brasileiros e não desistimos nunca.
Segue abaixo a letra de uma música maravilhosa para este dia dedicado ao civismo, patriotismo e respeito a nossa pátria.
Canta Brasil
(1941)

Composição: Alcyr Pires Vermelho e David Nasser
Interpretação : Gal Costa

As selvas te deram nas noites teus ritmos bárbaros
E os negros trouxeram de longe reservas de pranto
Os brancos falaram de amor em suas canções
E dessa mistura de vozes nasceu o teu canto

Brasil, minha voz enternecida
Já dourou os teus brasões
Na expressão mais comovida
Das mais ardentes canções

Também, na beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul

Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar

Oh! Este rio turbilhão
Entre selvas e rojão
Continente a caminhar
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

Na beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul

Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar

Oh! Este rio turbilhão
Entre selvas e rojão
Continente a caminhar
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

Postado por Maria Otilia Moreira

07DE SETEMBRO 1822/2010- 188 anos? Por João César Mousinho de Queiroz.


Joaquim José da Silva Xavier-Poetas Tomas Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga-Religioso padre Rolim-Entre outros representantes da elite mineira; como Silvério dos Reis.
Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual bairro da zona leste aqui da cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808 o famoso bloqueio continental que o baixinho invocado impos a Inglaterra.
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem às Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com o último acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. “Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou:” Independência ou Morte!”“. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou:"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).
Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores esse momento indagando se teriam membros mais capacitados por que serem liderados por Tiradentes e mais todos os livros da historia do Brasil que você leu o que aconteceu com os outros confidentes? Jornais da época não noticiaram mesmo sendo a favor da emancipação do Brasil de Portugal. Armação ao ou não nos ensinaram assim.
História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império, Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil. Dependência do USA. Dependência da divisão em torcidas, dependência da cegueira social e dependência da alienação politica.
MORTE para o egoísmo e egocentrismo - Independêcia para a família, a solidariedade e para participação social. Independência para as Eleições Livres Soberanas e Conscientes. MORTE para quem não acha que o novo sempre vem – Independência para mais vagas nas Faculdades, Emprego para os jovens e Combate as DROGAS. MORTE para todos os POLITICOS CORRUPTOS e Também Para Todos Aqueles Que Não Fazem Nada Pelo Nosso CRATIM. Independência para Ponta Da Serra . São Paulo,07/09/10 ArtigoXXII-Filho de D. Nair e Seu Mozin. Fontes:Jornais,Wikipédia,Livros,E-mails.-www.sosdrogasealcool.org-Comunidade:www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?

ALMANAQUE - 7 De setembro de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE


7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil (de Portugal em 1822).

* 1936 - Morre o último tigre-da-tasmânia, no Zoológico de Hobart, Austrália.
* 1949 - Realiza-se, em Bonn, a primeira sessão do Bundestag e do Bundesrat da República Federal da Alemanha, extinguindo-se a tutela dos Aliados sobre a Alemanha Ocidental.
* 1998 - É criado o site de pesquisas Google.

Nasceram neste dia...

* 1867 - Camilo Pessanha (na imagem), poeta português (m. 1926).
* 1922 - Paulo Autran, ator brasileiro (m. 2007).
* 1987 - Evan Rachel Wood, atriz estado-unidense.

Morreram neste dia...

* 1151 - Geoffrey Plantageneta, Conde de Anjou (n. 1113).
* 1956 - António dos Santos Graça, etnógrafo, jornalista e político português (n. 1882).
* 2004 - Miriam Pires, atriz brasileira (n. 1927).

Fonte: Wikipedia

CRATO - Notícias do dia 07 de Setembro de 2010


Governo do Crato convida toda a comunidade a participar das comemorações ao dia da independência

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação convida toda a comunidade cratense para participar dos desfiles em comemoração ao dia da pátria, hoje 7 de Setembro. O ponto de concentração será na Praça da Sé às 7 horas e 30 minutos, onde haverá o hasteamento de bandeiras. O local do palanque será na Praça Siqueira Campos e o roteiro do desfile será da seguinte forma: Rua Senador Pompeu, Rua Monsenhor Esmeraldo, Rua Dr. João Pessoa, Praça Siqueira Campos (Palanque), Rua Miguel Limaverde e Praça da Sé, onde as entidades desfilarão segundo a seguinte órdem:

BANDA MUNICIPAL, TG - 10.004, 5ª CIA/ 2º BPM / CAVALARIA/ PROERD,RONDA DO QUARTEIRÃO, GUARDA MUNICIPAL, CORPO DE BOMBEIROS/ PROJETO SAÚDE/ BRIGADISTAS, INSTITUTO BRASILEIRO DO DIREITO À VIDA DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE – IBDVAMA, GRUPO SOCIAL DO CAMPO, MONARQUIA ESTUDANTIL: REI, RAINHA, PRÍNCIPE E PRINCESA, 10º GRUPO DE ESCOTEIROS: BADEN POWELL, E.E.I.E.F. CIRCULO OPERÁRIO, CASA HARMÔNICA, ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO AZUL, AABB – COMUNIDADE/ NUFESP, EDUCANDÁRIO FONTE DE SABER, COLÉGIO MUNICIPAL PEDRO FELÍCIO, CAIC PROFª. MARIA YARA DE BRITO GONÇALVES, E.E.I.E.F. ESTADO DA PARAÍBA, E.E.I.E.F. GOV. GONZAGA DA FONSECA MOTA, PRÓ-JOVEM, COLÉGIO ELDORADO, E.E.I.E.F. ALDEGUNDES GOMES DE MATOS, E.E.I.E.F. PROF. JOSÉ DO VALE ARRAIS FEITOSA, E.E.I.E.F. PROF. JOSÉ DO VALE ARRAIS FEITOSA, E.E.I.E.F. ANTÔNIO ANTUÉRPIO GONZAGA DE MELO, EXTERNATO 05 DE JULHO, E.E.I.E.F. CIRANDA DO SABER, E.E.I.E.F. PROF. ALVARO RODRIGUES MADEIRA, EDUCANDÁRIO PARAÍSO DA CULTURA, MAÇONARIA E ENTIDADES PARA-MAÇÔNICA, E.E.E.M. GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA, E.E.E.M. TEODORICO TELES DE QUENTAL, E.E.E.M. JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO, COLÉGIO ESTADUAL WILSON GONÇALVES, COLÉGIO ESTADUAL WILSON GONÇALVES, E.E.E.M. POLIVALENTE GOV. ADAUTO BEZERRA, E.E.E.M.LICEU DO CRATO PREFEITO RAIMUNDO BEZERRA, E.cE.E.M. PRESIDENTE VARGAS E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO – CAMPUS CRATO. A Prefeitura do Crato convida a todos a participarem do desfile cívico.

Projetos ProJovem Adolescente e ProJovem trabalhador, participam do Desfile Cívico de hoje, 7 de setembro

A coordenadora do ProJovem Adolescente, Elza Oliveira convida a todos a participarem das comemorações ao dia da independência do Brasil. Salientando que haverá uma apresentação dos projetos ProJovem Adolescente e ProJovem trabalhador, homenageando uns dos benefícios do município durante o desfile de 7 de setembro, com algumas de suas atividades exercidas.

Prefeitura do Crato realizará a entrega de 847 certificados de cursos realizados nos CRAS

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, realizará nos próximos dias 14 e 15 a entrega de 847 certificados referentes aos cursos que foram ministrados no decorrer do 1º semestre de 2010 nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e nos distritos.

No dia 14, a entrega dos certificados acontecerá nos seguintes distritos:

Distrito de Ponta da Serra ás 9 horas
Distrito de Dom Quintino às 11 horas
Distrito de Santa Fé ás 15 Horas

No dia 15 acontecerá a entrega dos cursos que foram realizados nos CRAS do município na quadra bi-centenário. às 10 horas. O prefeito Samuel Araripe e a Secretária Liduina Andrade convidam a todos que concluíram os cursos a se fazerem presentes nos seus devidos locais e horários.

Crato terá Centro de Convenções funcionando em 2011

O Centro de Convenções do Cariri, que está sendo finalizado em Crato, estará funcionando apenas em 201. O prédio se encontra com cerca de 80% das obras concluídas e a fase de aquisição de equipamentos ainda está sendo feita. Um dos principais focos do centro será o turismo de negócios na região, incentivando a realização de eventos. O secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e técnicos visitaram a obra, na quarta-feira última. A obra de R$ 7,7 milhões foi iniciada em julho do ano passado. De acordo com divulgação inicial, o Centro de Convenções deveria ser concluído em maio deste ano, mas por conta de questões burocráticas em relação à empresa que ficaria responsável pela execução, houve atraso no começo dos serviços. O local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais, atraindo para a região, seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos. A área construída será de 5,7 mil m², serão instalados um auditório com capacidade para abrigar 720 pessoas, além de outros três, com de 140 a 160 lugares, recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas de reunião e multiuso, e estacionamento com 208 vagas. Também vão ser construídos espaços cobertos e ao ar livre para exposições, e jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Meu Planeta natal – Aquarius - Luiz Domingos de Luna


Quão grande foi minha emoção, quando fui indicado para sair de minha galáxia Atenas, para passear na Via - Láctea, sei lá, talvez o nome tenha sido muito doce, ou algum mecanismo fonético que disparou no meu chip, gerando assim, a primeira emoção que senti, na verdade, não chega a isto, pois nós aquarianos não temos estas características humanas.

Na minha fase de preparação para a viagem, que a bem da verdade foi muito árdua, o treinamento exigiu muito de mim, a capacitação para a respiração, alimentação, lidar com a gravidade, foi algo que, infelizmente, fui reprovado logo de cara. Pensei, planeta terra nunca mais, porém o instrutor antes de tirar o capacete para minha exclusão do projeto, para minha felicidade ou infelicidade, a luz vermelha acendeu, no nosso código consultou o computador central, o relatório saiu na hora, de todos, eu consegui passar na parte mais complexa do projeto, sentir emoções e processar pensamentos novos. Não sei se foi bom ou ruim, visto o teste de gravitação universal, ser uma grande moleza, para os meus irmãos Aquarianos e o mais difícil para mim. Já o teste cognitivo passei e os meus irmãos à anos luz da complexidade do processar pensamentos lógicos, o criador do projeto foi logo dizendo, a gravidade não é problema para nós ele deve causar problema para os terrestres, vez que lá têm campo gravitacional positivo, Aqui isto não existe, e nisto deletaram a meu histórico gravitacional, e eu já comecei a ficar preocupado com a maracutaia, dos meus irmãos Aquarianos, e pensei, quando chegar no planeta terra vou ter que dizer que o criador do projeto, apagou a minha reprovação no teste gravitacional, e aí, com certeza o revisor vai me mandar de volta para o meu planeta natal Aquarius.

Nesta lógica, fiz uma viagem longa e cansativa, mas sempre consciente de que a volta seria o mais rápido possível.

Ao Chegar ao planeta terra, uma vista privilegiada, mesmo acima da velocidade da luz, quando desci da nave, meus irmãos já práticos com a força gravitacional deram um Show de disciplina e beleza, como eu já sabia que nesta parte eu não iria me dar bem, fique por último e como não podia ser diferente me esborrachei no chão.

O Revisor verificou todo o meu histórico, deu o sinal afirmativo de permanência no planeta terra, mas mesmo assim, eu perguntei o que ele tinha achado da minha reprovação no teste gravitacional, ele foi taxativo, isto não é uma preocupação sua, mas sim, dos terráqueos e você é um aquariano.

Lembre-se quando você cair estará sempre praticando uma ação da Terra, mas quando levantar estará numa ação Aquariana, visto em Aquarius não ter gravidade.

-Entendeu?
Não
Certeza?
Nenhuma
Dúvida?
Todas

-Mas é assim que a coisa funciona

Luiz Domingos de Luna* Professor - Aurora - Ceará

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30