xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 agosto 2010

Um pouco da História dos Festivais de Música!

Estão abertas as inscrições para um dos maiores eventos da música do Cariri Cearense, o festival Cariri da canção! Estarão abertas as inscrições para o festival Cariri da Canção da fase estudantil e nacional até o dia 30 de setembro de 2010! *Na sua terceira edição, o Festival Cariri da Canção se consolida como um dos eventos mais ricos e audaciosos da música Cearense, um resgate aos marcantes e históricos festivais aqui realizados na década de setenta e oitenta, fato que contribuiu para tornar nosso Crato cidade da cultura.

Janinha Brito

Por: Rosana Xenofonte

Os Festival de Música Popular Brasileira foi um gênero de programa, competitivo e musical, apresentado por várias emissoras de televisão brasileiras (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) a partir de 1965 até 1985.Os Festivais tiveram seu auge de popularidade na década de 60, mais precisamente entre 1966 e 1968, período considerado como a “era de ouro dos festivais” e levaram multidões aos audítórios e ginásios.

Nessa época começaram a surgir protestos das áreas ligadas à cultura e a conscientização popular aumentou. Na musica os artistas sentiram a necessidade de compor canções de cunho social e assim usaram os festivais que foram a mais brilhante fase da nossa música. Por eles passaram compositores da grandeza de Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Toquinho, Paulo César Pinheiro... Também não foram poucos os intérpretes que chegaram ao sucesso pela via do vestibular dos festivais. Elis Regina, Jair Rodrigues, Os Mutantes, Gal Costa, Amelinha são alguns dos intérpretes, que se arriscaram a levar as mesmas vaias, ovos e tomates que despertaram a ira de Caetano, tudo em busca de um lugar ao sol no cenário da MPB.

Nesses festivais conseguiram reunir e lançar a nata dos novos compositores do país, o que só fez crescer o status de seus participantes. Isso nos mostra que os festivais de música popular são importantes para o processo de formação da música popular brasileira. Mas por onde andam os festivais?

O Crato foi palco de um dos maiores festivais da Canção acontecidos no Brasil. Na década de 1970, os festivais de música realizados na cidade do Crato marcaram época e, por isso, até hoje são lembrados e cobrados pela população.
Não se trata de mero saudosismo, mas de um consenso acerca da importância de eventos dessa natureza como um imprescindível instrumento para o engrandecimento da cultura musical local, regional e nacional. Foi trilhando festivais em terras cratenses, que despontou toda uma geração de músicos e compositores que, ainda hoje, são referências da arte e da música caririense, como Abidoral e Pachelly Jamacaru, Cleivan Paiva, Luiz Carlos Salatiel, João do Crato, José Flávio Vieira, Luís Fidélis, Stênio Diniz, Rosemberg Cariry, Geraldo Urano e muitos outros. Nos anos 90 tivemos 04 edições do CHAMA - Chapada Musical do Araripe evento que impulsionou a realização de outros grandes festivais.

A valorização dos artistas locais, regionais e nacionais, a divulgação dos novos talentos, a impulsão à produção de músicas de qualidade, e a reeducação de nossos jovens no gosto pela boa música, são o combustível maior para que realizemos o Festival Cariri da Canção que nasceu em 2008 com o sentimento determinado de engrandecer o intercâmbio na criação da arte da música; trazendo, mostrando, trocando experiências e talentos, novos e experientes; traduzindo-se em seus dias de realização como uma das maiores iniciativas na direção do fortalecimento do Turismo Cultural e de Conhecimento do Nordeste.
O Festival Cariri da Canção, em sua edição 2010, reunirá a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais, do mundo da música, promovendo o intercâmbio e ações que contribuirão para um dos maiores eventos de nossa região.


Blog do Crato - Estatísticas parciais do mês de Agosto - 100.000 Acessos ?


A
lgumas pessoas têm se manifestado curiosas acerca dos números divulgados nas estatísticas, e alguns até céticos. Queremos mostrar que esses números não são aleatórios nem invenção da nossa cabeça, uma vez que existem meios de se medir a quantidade de acessos a um site, colocando um marcador de acessos. Um dos mais confiáveis e usados em todo o mundo é o HiStats, que se encontra do lado direito do Blog do Crato, medindo cada acesso à informação aqui oferecida. Uma coisa que muito nos importa é a Credibilidade daquilo que anunciamos.

Em Agosto, Atingiremos 100.000 visitas ?

Temos atingido entre 70.000 a 80.000 acessos por mês. Trabalhamos com projeções baseados nos dados dos meses anteriores. O Blog do Crato tem atingido níveis crescentes de acesso desde a sua criação. Antigamente, tínhamos 3.000, 20.000 acessos ao mês. Somente nesse ano de 2010 é que a coisa toda explodiu de forma geométrica pelas inúmeras pessoas que acessam o site de vários locais do mundo, e estamos sempre recebendo e-mails e mensagens de de pessoas da Europa, Estados Unidos e até da Ásia que dizem estar lendo o Blog do Crato.

Para se ter uma idéia do volume de acessos, aqui está a parcial recolhida do HiStats do mês de agosto até o dia de hoje, 29. Como podem ver, estamos com número de acessos de 92.910, com 129.553 páginas visitadas no mês. É bom que se diga, que isso é o somatório de todos os acessos feitos durante o mês. Algumas pessoas confundem as coisas, e acham que se refere ao número de pessoas OnLine. Não tem nada a ver número de acessos ao dia com número de usuários OnLine. Alguém pode acessar por exemplo, uma página brevemente, ler e sair. Esse acesso fica registrado, mas o marcador Online possivelmente não registrará. O número de OnLine somente indica quantos usuários permanecem ligados durante um certo tempo ( como o próprio nome indica, ONLINE ).

Parcial do mês de Agosto:

estatisticas do mes de agosto

No gráfico abaixo um exemplo, o Dia 25 de Agosto, quando tivemos 5.157 visitas a páginas internas do Site. O número de acessos por Dia, é a soma de todos os acessos a páginas durante o dia, e não a quantidade de usuários OnLine. O marcador fecha sempre às 00:00 de cada dia e inicia uma nova contagem. Como podem ver, as piores horas são de 00:00 até às 05:00 da manhã, quando a maioria está dormindo. A partir de 5 horas começa a aumentar o número de acessos de forma gradativa, até que temos um pico de visitas em torno de 13:00 ou às 19 ou 20:00, para depois começar a cair novamente. Às 21 horas, o acesso já é metade do acesso às 18:00, conforme pode ver no gráfico abaixo:


estatistica do dia 25 de agosto

E aqui, temos detalhadamente como se dá a medição de um dia do Blog do Crato. Reparem a contagem hora por hora de acessos. Uma vez que um usuário ficou online, ele deixa a sua marca, sendo contado aquela visita como Acesso registrado. Visitou o site, mesmo que seja por 1 segundo, fica registrado aquele acesso:

estatistica do dia 25 - por hora

Então, espero que as pessoas possam entender que quando se fala na Internet em quantidade de acessos a um site, não se fala em número de pessoas OnLine, e sim no volume total DIÁRIO, MENSAL e ANUAL. A quantidade de pessoas OnLine varia incrivelmente a cada minuto, mas o que importa é o valor totalizado ao longo do dia, somando todas as horas e todos os acessos. E a melhor hora para ver a totalização do dia, é próximo à virada do marcador, que seria meia-noite, mas por causa do acerto de fuso horário, isso pode acontecer à 01 da manhã ou mesmo 02:00.

Espero que desta forma os que questionaram sobre a quantidade de acessos possam ter finalmente compreendido como se mede os acessos em qualquer website do mundo, pois o HiStats é um dos melhores e mais confiáveis sistemas que existem. E pode até ser que em Agosto não atinjamos as 100.000 visitas previstas para este mês, mas chegaremos muito perto. Já estamos com 92.910 e ainda faltam 2 dias para o final do mês. Sendo que temos tido uns 4.500 visitas por dia, PODE SER que ultrapassemos a marca dos 100.000, mas isso eu não posso adivinhar. Somente o povo vai poder contribuir, acessando nos próximos dias.

Por: Dihelson Mendonça

O Aniversário de Valdemir Correia de Sousa


Bom Dia, Crato!

Meus amigos, eu nem sei como começar esse texto. Sinceramente, eu tenho aqui 368 Fotos que eu gostaria de postar, sobre um dos acontecimentos que eu considero "do ano" aqui na cidade do Crato, e que tive a grande honra de participar no último domingo. Um dia inteiro de festa.

No início deste mês de Agosto, o meu amigo e um dos maiores colaboradores e incentivadores do Blog do Crato, Valdemir Correia, sabendo que eu aniversaria também neste mês, me convidou para juntos comemorarmos na sua residência, localizada no Bairro Grangeiro aqui em Crato. Valdemir completou 72 anos no dia de ontem, e eu, 44 anos no dia 15. Por esses dias eu tenho estado muito empolgado e ocupado com a construção de um novo site de internet chamado "Chapada do Araripe", que é uma extensão do Blog do Crato, e um Portal de notícias do cariri. Desta forma, nos últimos 5 dias eu tenho dormido em média somente entre 3 ou 4 horas apenas, e ontem eu não dormi de jeito nenhum, por simples falta de tempo. Não obstante, eu jamais poderia me furtar a este compromisso tão importante, que assumi para com o meu dileto amigo.

O Dia era promissor. Muito sol, céu azul, e temperatura agradável, subi com a minha futura esposa, "Ninha", às 11 horas da manhã para a casa do Valdemir Correia, para lá chegando, encontrar um dos paraísos naturais mais belos que alguém pode ter o prazer de conhecer, com milhares de metros quadrados de puro encanto da natureza, um lago cheio de gansos, patos e cisnes, jardins suntuosos, e o verde exuberante da nossa querida Chapada do Araripe. Pouco a pouco começaram a chegar os convidados, todas pessoas ilustres, e que muitos, eu já conhecia de longas datas.

Quero enfatizar aqui pra vocês, que ontem acabou sendo um daqueles dias dourados na vida de qualquer ser humano. Um dia daqueles que se possível fosse, nós o levaríamos de lembrança não só para o resto das nossas vidas, como de outras vidas que possam ainda existir. Tocou-me as imensas demonstrações de profunda amizade e amor por parte de todos que ali estavam para com um homem que é todo trabalho, dedicação e dignidade. Eu diria depois de conhecer a sua família, que Valdemir Correia é um ser iluminado por Deus, porque o criador parece tê-lo favorecido como prêmio maior, uma família criada dentro dos maiores valores que formam o ser humano, como a educação, a honestidade e o trabalho. Quando a gente vai conhecendo melhor as pessoas, é que vai dando o valor que elas merecem. Os seus filhos, por exemplo, são todos maravilhosos, e eu tenho uma aproximação especial com o Valdemir Filho, mas todos são tão simples e camaradas, que a gente conversa como se já os conhecesse de longas décadas.

Tenho por mim, e sei que não minto, quando digo que o nosso querido Valdemir Correia merece todas aquelas demonstrações de respeito e consideração que presenciamos ontem, porque é um vencedor em todos os sentidos.

Valdemir é um exemplo que dignifica a cidade do Crato por pertencer a uma mesma estirpe de outros empreendedores como Thomaz Ostherne de Alencar, e Chico Pierre. Um homem que passou a vida trabalhando, e ainda trabalha apenas por prazer. Nem precisaria mais estar como disse alguém na festa, "vendendo butijão de gás no Maranhão", mas ele é uma pessoa incansável, e é isso que o torna admirável, e é por isso que ele mantém toda essa vitalidade.

D. Sônia também, a sua esposa, que eu conheço desde criança, mas ela não me conhecia, é uma pessoa adorável. De uma gentileza, sinceridade e simplicidade que não tem tamanho. Tornou-se uma mestre na arte da jardinagem. Ontem, sem precisar inventar, porque eu vou trazer as fotos depois, eu tive o prazer de ver um dos lugares mais belos que o Crato possui, os jardins mais fabulosos desde a cidade de Guaramiranga, e que ela cuida diariamente, dedicando todo o seu amor ao cuidado para com as plantas e os animais.

Os convidados então, foram muito bem escolhidos. Vi ali pessoas que fizeram a história recente do Crato, e os seus filhos e netos já brilhando em muitas áreas para o engrandecendo do nome da nossa cidade aqui e lá fora. Nas fotos, haveremos de ver muitos deles, mas quero cumprimentar em especial, os amigos: Rubens Almino e Dra. Auxiliadora, Chico Pierre e a sua querida Esposa, que é uma artista, admiradora da Música e das artes visuais, Antonio Vicelmo, vizinho e amigo, que eles não poderiam estar em melhores companhias. "Seu" Hélio", que tem muitas histórias ainda para me contar e que desejo registrar... e claro, o nosso amigo e colaborador Dr. Heládio, que eu não pararia de tecer elogios, além do especialíssimo convidado Dr. Haroldo Máximo, que estava ontem irradiando felicidade. Tínhamos ainda colegas do Blog do Crato, como o Gladstone, que fez um belo discurso, e falando em discurso, ontem esteve também lá, o Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa e sua esposa, e tantos e tantos outros que se a gente for listar aqui agora, não pararei mais.

Mas na festa, só haviam 120 convidados, porque era somente para a turma "de casa". Creio que se o Valdemir tivesse resolvido convidar todos os seus amigos, nós teríamos lá milhares de pessoas que ele veio cultivando uma amizade ao longo de 72 anos de muitas lutas e conquistas.

O Blog do Crato

Uma das coisas que me deixou surpreso, foi a imensa quantidade de pessoas que me conheciam e que eu, por outro lado, não tinha conhecimento. Pessoas que acessam o Blog do Crato diariamente, e dizem sempre a mesma frase:

"Dihelson, a primeira coisa que eu faço pela manhã é tomar um chuveiro, tomar o café e abrir o computador e acessar: O Diário do Nordeste, O Povo e o Blog do Crato para saber do que acontece aqui na cidade. Isso para nós é o maior reconhecimento por esses 5 anos de dedicação que tenho tido para com o Blog do Crato e com as notícias desta cidade. Na festa do Valdemir Correia realizada ontem, haviam muitas dessas pessoas, e a gente sente aquela vontade de se sentar à mesa de cada uma delas, como fiz com alguns, e poder conhecer melhor. O tempo foi curto para tantas histórias e confraternizações, mas eu espero que esta data se repita por muitos e muitos anos, e possamos fazer outras reuniões de amigos como essa.

O Agradecimento

Quero finalizar agradecendo de todo coração pelo convite que o Valdemir Correia me fez, a consideração...isso não tem preço. A coisa mais importante que eu prezo na vida chama-se: CONSIDERAÇÃO. Ou você tem consideração ou não tem nada! - E dizer que meu maior presente neste mês, foi ter estado na companhia de tantas pessoas que eu admiro, de velhos conhecidos, e eu desejo ao Valdemir Correia e a sua bela família, ( que a gente até se sente parte, como um filho adotado ), toda a felicidade que um Ser humano possa conseguir aqui na terra.

Ele merece! É um Vencedor. Um exemplo e um legado para todas as pessoas que tem no trabalho, no amor e na honestidade, o seu ponto de partida para a realização de uma vida plena de muitas felicidades.

Parabéns, Meus Amigos!
Que Deus continue abençoando a todos, e que sejam muito felizes.

Dihelson Mendonça

Luthier do Ceará participa de evento na França para prospectar negócios - Por: Kaika Luiz


O multiinstrumentista cearense Di Freitas pretende vender sua produção para o mercado Europeu

Bárbara Holanda

Terra onde a riqueza da cultura popular é soberana, o Cariri do Ceará, ao sul do Estado, e a sua musicalidade pulsante atraíram o multiinstrumentista fortalezense de formação clássica Francisco Freitas – mais conhecido como Di Freitas – para uma nova vida. Há dez anos, o músico tocava em uma orquestra em Fortaleza e decidiu deixar de lado a música erudita para seguir a sua paixão: a música popular. Ao chegar ao Cariri, Di Freitas passou a dar aulas de música e como não conseguia encontrar instrumentos no local começou então a produzir autodidaticamente instrumentos musicais, como violão caipira, rabecão, marimbau e especialmente rabeca, ou, como diria Mário de Andrade, “o violino dos homens do povo”. Tudo a partir da cabaça, fruto abundante na região, esculpido pela natureza com o formato do instrumento. Di Freitas é músico e produz uma diversidade de instrumentos musicais a partir da cabaça

“A cabaça, além de prática e econômica, possui identidade e sonoridade próprias, que tem muito a ver com a região. As rabecas de cabaça, por exemplo, possuem um timbre único, com som claro e nítido, prontas pra tocar”, explica o músico. Di Freitas conta que inicialmente a luthieria, realizada em uma pequena oficina improvisada, era apenas um hobby e os instrumentos confeccionados eram utilizados por ele, por músicos locais e pela primeira orquestra de rabecas de cabaça do Brasil, criada pelo próprio luthier. “Passei a usar as rabecas e os instrumentos que fazia para meus alunos para produzir uma música minha, que mostrassem todas as minhas influências, que misturam o erudito e o popular, e que os instrumentos também tivessem essa identidade. Dessa maneira, venho trabalhando de forma muito intuitiva e prática”, afirma.

Recentemente, Di Freitas começou a enxergar a luthieria como um negócio e passou a levar a confecção de instrumentos mais a sério. “As vendas ainda são poucas, pois é um mercado muito específico. Acredito que o grande mercado consumidor dos meus instrumentos artesanais não esteja no Brasil e sim na Europa, onde esse tipo de instrumento é valorizado por ter sido bastante produzido e utilizado em diversos períodos da história, como a Idade Média, por exemplo”.

Com essa ideia na cabeça, Di Freitas participa de 27 de setembro a 3 de outubro da 19ª edição do Festival Biarritz – Cinemas e Culturas da América Latina, na França. Ele e outro músico, Evânio Soares, do grupo Zabumbeiros Cariris, irão expor seus produtos e prospectar negócios junto ao mercado europeu. Além da França, os músicos percorrem também a Itália e a Hungria mostrando a produção musical caririense, os instrumentos, a cultura e o potencial turístico da região. O despertar empreendedor de Di Freitas surgiu a partir da participação, a convite do Sebrae Ceará, na Rodada Internacional de Negócios do Cariri, em 2009,no município de Juazeiro do Norte, distante cerca de 500 quilômetros da capital. Di Freitas conta que na ocasião fez contatos com alguns empresários estrangeiros, mas um empresário francês, dono de uma loja de instrumentos, ficou especialmente interessado em seu trabalho. Depois de quase um ano de contatos e negociações, surgiu a oportunidade de participar do festival, que marcará o início de uma parceria comercial entre o músico cearense e o empresário francês.

“A minha expectativa é que essa parceria continue rendendo bons frutos. Pretendo profissionalizar ainda mais o meu trabalho e trazer mais gente para trabalhar junto. Porque além do negócio tem o pano de fundo cultural que essa atividade traz. É o resgate, a valorização da nossa cultura popular, que infelizmente ainda é mais reconhecida fora do país”, declara Di Freitas.

O gestor dos projetos de Cultura e Turismo do Sebrae no Cariri, Édio Callou, conta que Di Freitas e Evânio Soares participam do Projeto de Desenvolvimento da Economia Criativa da Música na Região do Cariri e receberão o apoio do Sebrae e do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) no custeio de parte das despesas de deslocamento da missão técnica à Europa. “A expectativa é que essa participação abra as portas da Europa para o mercado da música e lutheria do Cariri”, explica.

Economia Criativa
O Projeto de Desenvolvimento da Economia Criativa da Música na região do Cariri começou a ser executado neste ano e representa uma ampliação e aprimoramento do atendimento do Sebrae Ceará aos segmentos empreendedores da Economia Criativa no Cariri. De acordo com Édio, as ações voltadas para o estímulo ao empreendedorismo na Economia Criativa na região tiveram início em 2003, com atividades pontuais de demandas espontâneas estimuladas por meio do Fórum de Turismo e Cultura Regional.

“A partir de 2008, o atendimento ao setor da cultura passou a ser mais sistemático através de um projeto multisetorial, envolvendo também o turismo. Em 2010, com o surgimento de um projeto setorial desenhado especificamente para atender as demandas de capacitação e formação empreendedora da cadeia produtiva da música, o Sebrae Ceará dá um novo passo para o atendimento das necessidades específicas deste complexo e crescente mercado”, afirma o gestor.

O Projeto de Desenvolvimento da Economia Criativa da Música teve início com um seminário em fevereiro deste ano, envolvendo os principais empreendedores do setor para a definição do objetivo geral, focos estratégico, ações e resultados esperados para num horizonte de três anos. Com o objetivo arrojado de ampliar a comercialização, renda e captação de recursos para os projetos e empreendimentos da cadeia produtiva da música na região, o projeto já realizou várias ações que estão contribuindo para a consolidação dos resultado.

Entre as ações estão a realização de um diagnóstico setorial; a realização do Seminário Negócios da Música, com a disseminação de informações sobre exportação de música, associativismo, produção cultural e casos de sucesso empreendedores; a realização de cursos sobre elaboração de projetos e captação de recursos para projetos culturais; um curso sobre como transformar uma banda em uma microempresa; o apoio à realização de eventos regionais, nacionais e internacionais para o fortalecimento do setor; e a realização de missões técnicas para intercâmbios.

Mais informações:
www.festivaldebiarritz.com
http://difreitas.blogspot.com/
www.myspace.com/difreitas
http://www.myspace.com/zabumbeiroscariris
Sebrae Cariri
Crato – (88) 3523-2025
Juazeiro do Norte – (88) 3512-3322

Cantora Aparecida Silvino se apresentou ontem em Crato



Com 16 anos de carreira como cantora, compositora, pianista, regente, arranjadora e preparadora vocal, a cearense Apá Silvino apresenta-se com um aval de muito peso. “Trata-se de uma das melhores vozes nacionais”, atesta o cantor e compositor Milton Nascimento, que fez questão de ter Apá como convidada especial no show “Crooner”, apresentado em Fortaleza. Conhecida e com público cativo no Ceará, ela tem sido requisitada a abrir shows para grandes nomes da nossa música, tendo se apresentado ao lado de Fagner, Nana Caymmi, Suely Costa e Belchior, seu convidado no LP (vinil) “Vidro e Aço”, em 1992. Uma performance que lhe garantiu o prestigiado Prêmio Nelsons da Música Cearense em 2003 e 2004, como Melhor Intérprete Cearense e Melhor Intérprete Feminina. Além disso, ela já participou como convidada em 16 CDs de cantores cearenses. Tal prestígio já havia sido comprovado em 2002, quando, acompanhada pelo violonista Nonato Luiz, Apá interpretou o Hino Nacional Brasileiro no primeiro jogo realizado no País pela Seleção Brasileira pentacampeã mundial de futebol. A partida foi realizada no Estádio Castelão, em Fortaleza. Ultimamente, Apá Silvino tem percorrido várias capitais com o show “Presente”, título do CD lançado em 2001, e como intérprete da compositora Cristina Saraiva, na divulgação do CD “Só Canção”. Com este último participou do I Encontro Bossa Nova in Argentina, realizado em abril de 2005, em Buenos Aires.
A voz e o talento de Apá já chegaram a locais como a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, o Feitiço Mineiro, em Brasília (agosto, 2004), a Sala Sidney Muller, da Funarte-RJ, e a Expo 2000 Hannover, na Alemanha. Em abril de 2005, esteve no Teatro Crowne, em São Paulo, onde participou como convidada especial do show “Dois Em Umas”, de Sonekka e Zé Edu Camargo, espetáculo que deu origem ao CD do mesmo nome.
Esse seu lado ganhou força nos últimos anos, com conquista de novos parceiros, muitos deles conhecidos através da M-Música, uma comunidade virtual que faz canções e amizade pela Internet, e do Clube Caiubi de Compositores, de São Paulo. Entre esses parceiros estão Sonekka, Zé Edu Camargo, Gilvandro Filho, Luhli, Sérgio Veleiro, Ferreira e Nilton Bustamente. No momento, Apá prepara o seu segundo CD, “Sinal de Cais” (título de uma parceria com Gilvandro
Filho), onde boa parte dessas novas canções e parcerias será mostrada ao público.

MARCOS LESSA

Marcos Lessa iniciou sua carreira musical em 2007,quando lançou o cd “Olhares da Vida”, com musicas e letras de sua autoria e de sua parceira musical ,na época, a cantora e compositora :Clarissa Araripe, que também assina em algumas composições e cantou junto de Marcos no cd. O cd teve a produção de Gabrielle Guimarães e forte apoio do Banco do Nordeste. Foram prensadas e vendidas 500 unidades. O show de lançamento do Cd aconteceu no dia 28 de Novembro desse mesmo ano, no teatro do SESC Emiliano Queiroz. Teve a produção visual do artista plástico Marcelo Santiago e contou com a participação de Tailandia Montenegro e Daniel Cortez. No período de 2007 a 2010, dedicou-se no aprimoramento da sua voz, através do estudo de técnica vocal, participando de cursos, durante 3 anos, no festival Musica na Ibiapaba.
Em 2010, no Festival de Jazz e Blues, Marcos Lessa conhece o compositor e instrumentista Manassés Souza com quem, em Abril desse mesmo ano, realiza em Guaramiranga, um show de homenagem ao Pessoal do Ceará (Fagner, Ednardo, Belchior, etc.). Até agora foram feitas três apresentações desse projeto. Em Maio de 2010, lança o seu segundo cd, em parceria com o letrista Ricardo Alcântara. O cd “luzazul”, que teve nos arranjos o pianista Sávio Dieb, foi lançado nos dias 21 e 22 de Maio, no teatro Dragão do Mar e contou com a participação do cantor cearense, Lucio Ricardo e de Manassés. No ano de 2010, Marcos Lessa participou junto do saxofonista Marcio Rezende e do violonista Padua Pires, de shows de homenagem a Dorival Caymmi. Os shows aconteceram no Café Pagliuca e no Passeio Publico. Desse projeto também faziam parte os instrumentistas cearenses, Cainã Cavalcante (violão), Thiago Almeida (teclado), Igor Caracas (percussão) e Luciano Franco (baixo).

LOCAL: Teatro Municipal Salviano Arraes (antigo Cine Moderno – Crato)
DATA: 29/08/10 (domingo)
HORA: 20 HORAS
MÚSICOS CONVIDADOS: Ibertson Nobre e Lifanco
INGRESSO: R$ 7,00

Postado originalmente por Carlos Rafael

Ideologias e Fanatismo - Dihelson Mendonça


Admitamos: O mundo não consegue viver sem a violência. Os Árabes e Israelenses que o digam ( Eles são os povos de deus ). Nós outros, somos bem mais pacíficos. Dizem sempre que todas as guerras foram feitas no sentido de promover a PAZ, mas eu não creio. Eu diria que aqueles que fazem a guerra se comprazem exatamente na guerra. Esta é o meio e o fim. Quando encontram um mundo de paz, acham tudo muito enfadonho. Mas é engraçado essa coisa de Facção Política, de crença e de Ideologias...

A maioria das pessoas não consegue viver sem querer aniquilar os que pensam diferente, e não conseguem conviver dentro de um espaço democrático, que seria para todos, sem que tentem se matar. Criamos espaços que seriam para unir pessoas com suas diversas crenças e ideologias, mas com o tempo, foi-se revelando o verdadeiro caráter dessas pessoas. A intolerância maldita daqueles que não conseguem um convívio saudável com gente que pensa ao contrário.

Acabou fazendo efeito contrário no lado político. Ao invés de termos o debate das idéias, os que apoiam certos partidos políticos e certos candidatos(as), foram se polarizando e se agrupando como uma colmeia, para bradar aquilo em que acreditam, fugindo para outros espaços, por falta de adaptação ao bom convívio em sociedade. E é engraçado ver a incapacidade dessas pessoas de conseguirem se submeter às regras. São anárquicas por natureza, e não pensam na disciplina. Vivem pelos guetos da democracia, atacando organizações, Igrejas, e instituições.

Eu sempre achei que o caminho do diálogo fosse o melhor dos mundos. Não acredito em manifestantes violentos, daquele tipo que planta bombas nos mosteiros. Não acredito em terrorismo, facções, milícias, grupetos nem panelinhas. Acho que a LEI está acima de todas as coisas. Tão próxima da outra palavra mágica: A EDUCAÇÃO de um povo.

Há muitas pessoas que têm dificuldade com o convívio em sociedade, por acreditarem mais nas forças destrutivas e Vermelhas da "Revolucion" do que nos caminhos pacíficos e Azuis do diálogo. Eu sou da PAZ, dos que querem um mundo de Vida, e de Liberdade com Responsabilidade. Não dos que acreditam em luta armada, em milícias, e em terrorismo para tentar mudar o mundo. Até porque:

"Quem vive pela espada, morre pela espada"

Bom Domingo,

Dihelson Mendonça

Plantão Policial - 29 de Agosto de 2010 - Por: J. Lopes


JUAZEIRO DO NORTE – CE:

Jovem acusado de furto e receptação executando com cinco na noite de ontem.

A polícia de Juazeiro registrou por volta das 22h30min, desta sexta-feira, dia 28, um crime de execução que vitimou o jovem de 29 anos Daniel Bezerra Leite, que residia na Rua Da Paz, 1352, bairro Romeirão, naquela cidade. O crime ocorreu na esquina das Rua Perpétua Carneiro da Cunha e Ozana Pereira, bairro João Cabral.

Daniel foi executado com cinco disparos de arma de fogo, 03(três) tiros na altura do tórax, 01(um) na mão direita, e outro na cabeça. Ele morreu no local. Segundo o boletim da polícia militar enviado a imprensa, a vítima respondia a inquéritos policiais por infrações aos Artigos 155(furto) e 180(receptação) do código penal brasileiro.

A Perícia florense realizou os exames preliminares através do perito criminal Milton Alencar que em seguida autorizou a remoção do corpo para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte. Acrescenta a polícia que no local, ninguém deu qualquer informação apta a facilitar a captura do(s) autor(es) do crime. Além da autoria, é também desconhecida a motivação do homicídio.

Domestica agredida a golpes de espeto

Um crime de lesão corporal foi registrado pela polícia juazeirense, ontem, (dia 28) na Rua das Flores esquina com Nossa Senhora Aparecida, bairro João Cabral, por volta das 23h00min. A mulher de iniciais P.S.S., 28 anos, doméstica, residente no local da ocorrência, na Rua Ione Rodrigues, 330, João Cabral. A mesma foi lesionada a golpes de espeto pelo seu ex-esposo, Marco dos Santos Silva.

Após o crime Marco dos Santos fugiu tomando rumo ignorado. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Tasso Jereissati para em seguida ser transferida para o Hospital Santo Inácio. A polícia militar através da dupla de PMS da RD 1228, soldados Cardoso e Martins, diligenciou com o intuito de capturar o acusado, todavia sem êxito.

Prisão por porte ilegal de arma de fogo

Na madrugada deste sábado, a guarnição policial militar RD1229 composta pelos soldados Gonçalves e Junior realizou abordagem policial a pessoa de Johanthan da Silva, 25 anos, residente na Rua João Luciano Moreira, 09, bairro Tiradentes, o qual conduzia uma motocicleta Jog, de cor vermelha, juntamente com Francisco Fabiano de Jesus, 23 anos, residente na Avenida dos Universitários, 369, bairro José Geraldo da Cruz, em que se encontrou na posse dos mesmos 02 (dois) papelotes de maconha e 02 (duas) munições calibre 765 as quais se encontravam na garupa da motocicleta.

Os dois foram conduzidos para a 20ª DRPC onde foram atuados no Art. 14 (porte ilegal de arma de fogo) do Estatuto do Desarmamento e se encontram presos. O se deu por volta das Por volta das 04h30min, no cruzamento da Rua Capitão Coimbra com a Rua Dr. José Paracampos, bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte.

Falso promotor de eventos preso acusado de estelionato

Cícero Antônio Leite Alencar, 35 anos, residente na Rua Euclides Onofre, 388, bairro Centro, Assaré-CE, foi preso, ontem, por volta das 16h00, na Av. Aílton Gomes (Mercado do Pirajá), bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte acusado de crime de estelionato.

Segundo a polícia, Cícero Antônio encontrava-se no mercado do Pirajá passando-se por promotor de eventos e cobrando taxas dos lojistas para participação em uma premiação do tipo “melhores do ano”, tendo subtraído das vítimas de iniciais A.J.X.S., 43 anos, residente no bairro Pirajá, e F.A.H., 39 anos, residente no bairro Casas Populares, a quantia de R$ 180,00 (Cento e oitenta reais), sendo da primeira vítima a quantia de R$ 160,00 (cento e sessenta reais), e da segunda vítima a quantia de R$ 20,00 (vinte reais). A PM através da RD 1224 composta pelos soldados Marcos e Isidio foi acionada para atender a ocorrência vindo a conduzir vítimas e acusado para a 20ª DRPC para a adoção dos devidos procedimentos legais.

BARBALHA – CE:

Prisões por tráfico de drogas e infração ao estatuto do desarmamento - Em cumprimento de ordem Judicial de busca e apreensão, a polícia militar barbalhense sob o comando do capitão Marcus Alencar, por volta das 06h a manhã desta sexta-feira, 28, efetuou as prisões de Lindeberg dos Santos Nascimento, Vulgo “Bergue”, 21 anos, residente na Rua Projetada A, nº 39, bairro Bela Vista e do casal, Jucélio Santos Menezes, Vulgo “ Deinha”, 31 anos e Francilene Ferreira, 29 anos, residente na Rua Jundiaí, nº 295-Alto da Alegria, todos na cidade de Barbalha.

A polícia informa que na casa de “Bergue”, foram apreendidas 14 pedras de crack e R$ 72,00 reais (setenta e dois reais), enquanto na residência de “Deinha” e Francilene foram apreendidas 03(três) munições calibre 38, 01(uma) balança de precisão, 50g (cinquenta) de crack, material para embalagem de drogas e R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais). O trio juntamente com o material apreendido foi encaminhado a delegacia de policia civil local para adoção dos devidos procedimentos.

CARIRIAÇÚ-CE

Roubo de Veículo (Motocicleta) – O adolescente O.F.D., 17 anos, residente no Sítio Mameluco em Caririaçu foi vitima de assalto e agressões por parte de três homens desconhecidos, fato ocorrido por volta das 19h00 de sexta-feira (28), nas proximidades do Matadouro Público daquela cidade. Os marginais agrediram o rapaz com coronhadas de revolver na cabeça, o deixaram completamente despido, utilizando sua vestes para amarrá-lo para depois fugirem lado a motocicleta do mesmo, uma Honda Fan 125-KS, de Placa NQZ-3699-CE, de cor vermelha, ano 2009/2010 seguindo desatino ignorado.

Um motorista que passava pela estrada, ao ver a vítima pedindo socorro em tal estado, informou a viatura policial CP 2571 integrada pelo sargento PM Darc e soldados Fabiano e Fábio, que foi ao local e conduziu o menor ao Hospital Geraldo Lacerda Botelho, em Caririaçu, e logo após fez diligência com intuito de efetuar a prisão dos acusados e localizar a motocicleta, mas sem êxito.

Por: J. Lopes - Repórter Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe OnLine
Proibida a Reprodução

Parque Estadual do Sítio Fundão é prioridade para Semace Cariri


Consolidar a recuperação do Parque Estadual do Sítio Fundão. Esta é uma das prioridades da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no Cariri, que por meio da gerência do parque, reuniu ontem (25), no local, membros da Secretaria do Meio Ambiente do Crato (Semac); Geopark Araripe; Universidade Regional do Cariri (Urca); Instituto Brasileiro de Defesa dos Animais e Meio Ambiente (Ibdvama); Companhia de Policiamento de Meio Ambiente (CPMA); Instituto Federal de Educação do Ceará (Ifet); e Grupo de Educação Ambiental do Araripe. O encontro teve como objetivo discutir as problemáticas que estão em torno do parque, reconhecendo os potenciais e as fragilidades, além de possíveis medidas para solucioná-las.

Durante a reunião, os representantes pontuaram aspectos como a recuperação da Casa Sede, Casa do Engenho, segurança, a área que está em processo de tombamento através da Secretaria de Cultura (Secult), trabalho com a comunidade local, atividades de educação e interpretação ambiental. Na oportunidade, os visitantes realizaram um diagnóstico da unidade de conservação (UC). O evento também foi acompanhado pela imprensa local.

Segundo o gerente do parque, Mardineuson Sena, esta é a quarta reunião com parcerias que estão se consolidando em torno do local. Ele explica que o encontro surgiu da necessidade de conhecer e diagnosticar a área in loco a partir de reuniões com entidades governamentais e não governamentais, representantes da sociedade civil que se estabelecessem e que vem sendo formadas em torno das estratégias de uso e preservação da UC.

Para próximo mês, a gerência do parque, juntamente com entidades envolvidas, realizará um seminário de planejamento participativo para a gestão do lugar. O objetivo é formatar e consolidar um conselho gestor para a reserva ecológica. De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), nº 9.985 de 18 de julho de 2000, todas as unidades de conservação necessitam de um conselho gestor e da aplicação de um plano de manejo.

Criado em 2008 pelo Governo do Estado do Ceará, o Parque Estadual do Sítio Fundão é uma UC, de proteção integral. O parque possui uma extensão de 93,5 hectares, com flora diversificada, vegetação nativa, além de espécies de cerrado e resquício de mata atlântica. Atualmente ele encontra-se fechado, com acesso permitido mediante autorização da gerência para a realização de pesquisas científicas, estudos de campo e educação ambiental com acompanhamento dos responsáveis pelo local.

Serviço
Para agendar visita ao Parque Estadual do Sítio Fundão: (88) 3102-1288, falar com a gerência na Semace Cariri.

Ana Luzia Brito - Enviada ao Crato
Assessoria de Comunicação da Semace

Estrondosa decepção – por Pedro Esmeraldo


Mais uma vez trazemos à tona o descaso político do Crato. Não podemos esquecer dos sérios acontecimentos negativos que só causam mal à sociedade e à cidade como um todo.
O bom cratense entende que isto é proveniente das artimanhas motivadas pelos inimigos desta cidade.
Somos de opinião que o progresso desta cidade deve ser estimulado de uma maneira igualitária, já que temos como desejo desenvolver o nosso município com o trabalho e equilíbrio.
Infelizmente, isto não acontece, porque o governador não quer ver o Crato crescer, mas considera-o uma cidade desprezada e o tachamos como péssimo político, vingativo e cruel.
Aqui estamos para debater e orientar os cratenses que se afastem das confusões políticas. Pedindo para que tenhamos conhecimentos das espertezas desses políticos mal-cheirosos. Desviam o Crato do caminho do progresso.
Seria conveniente saber manejar o barco e mostrar aos inimigos que também somos filhos de Deus. Não entreguem facilmente o Crato aos falsários que militam no campo contrário e que por sua, vez vem aqui aprontar com o objetivo de levar o que temos.
Os maiores inimigos do Crato são os cratenses arredios, que querem aparecer mesmo levando topada em seu traseiro.
Ainda, apesar de todo grito que damos nestes políticos entrevistas, pois acham pouco o que eles levam do Crato e com boas vontades, a fim de nos desmoralizar somente para prejudicar a nossa terra.
Quem não está lembrado do campus da UFC que seria o embrião da nossa universidade? Pois bem, eles sorrateiramente, em reuniões nas caladas da noite, com egoísmo, arrebataram tudo para lá, deixando a cidade ao léu, sem eira nem beira, entregue às baratas. E o pior é que os políticos se calaram, sem reação, empregando palavras monossilábicas como: é, é, é... e o Crato que caia na bancarrota.
Agora, fazemos uma pergunta capciosa, por que esses políticos que são eleitos para defender o Crato, não reagem com medidas provocativas como: passeatas, comícios, etc., a fim de forçar ao governador do estado que faça alguma coisa pelo Crato e não deixe a cidade esquecida?
Mostre que o Crato merece respeito. Por que meu Deus, ficam calados e têm medo de enfrentar o movimento em prol da cidade? Afinal, para que foram eleitos? Se não foi para defender o Crato, ou apenas para defender sua causa própria? Se virem que não têm competência, renunciem, pois é melhor para todos os cratenses.
Lembramos dos políticos do passado, trabalhavam com amor à cidade e defendiam ardorosamente com coragem, diferente de alguns políticos de hoje que só defendem o vil metal.
Causa-nos nojo em observar um senhor metido à besta, semelhante aos outros, farinha do mesmo saco, que são mafiosos e entregam o Crato a troco não sabemos de que. Apóiam com certeza os seus inimigos e desprezam os filhos da terra. Que vergonha meu Deus...!
Lembramos o chefe do estado, teve um número estrondoso de votos, aqui no Crato, quando acaba só oferece ao Crato migalhas? Por que senhor governador, esqueceu o Crato?
Com muita atenção pedimos ao cratense, tome cuidado, não vote nos inimigos do Crato que não nos oferecem nada e na hora de votar dê um chute com força nestes carcarás que só visam o desprezo desta cidade. É preciso ter cuidado, que saibamos escolher com dignidade os nossos representantes, por último dêem o fora nos mandões e seus comparsas.
Boatam na cidade que vão fechar o SEBRAE. Por que razão só o Crato entra nessa cota do sacrifício? Por que a outra cidade não participa desse sacrifício?
Afinal, não pertencemos à Região Metropolitana do Cariri?
Crato não merece isto.

Escrito por Pedro Esmeraldo

Qual a melhor riqueza? Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


No mundo de hoje, as pessoas se preocupam em acumular riquezas. Às vezes até exploram o ser humano contanto que obtenham lucro. O capitalismo é o responsável pela acumulação exagerada de bens que gera a pobreza e a exclusão social. São graves as conseqüências que a riqueza pode produzir. A fortuna de uns a custa da miséria da maioria, gera fome e violência, causando morte e até o caos social. A sociedade em que vivemos é, portanto uma sociedade individualista, onde o Ter, o Poder e o Prazer são idolatrados. Engana-se aquele que pensa que dinheiro em excesso traz felicidade. Observamos que pessoas muito ricas, às vezes não são felizes.

As palavras de Jesus proferidas há mais de dois mil anos, estão atualizadas ainda hoje: “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6, 19-21). Já pensamos qual desses valores gostaríamos de seguir? O ser humano de modo consciente ou inconsciente tem na vida um valor fundamental, uma meta para orientar sua ação no mundo. O homem necessita ter fé, acreditar em Deus e, só vai se sentir bem buscando a proteção e a confiança Nele, para solucionar os seus problemas. O que é mais importante? Deus ou as riquezas? Deus é o tesouro que as pessoas buscam, a fim de se entregar completamente a Ele. É Deus que leva o homem à liberdade e à vida. Essa liberdade é conseqüência da justiça que gera a partilha e a fraternidade. Havendo justiça conseqüentemente teremos a paz. Se cada pessoa conhecesse a mensagem de Jesus e aplicasse na sua vida, o mundo poderia se transformar. Imaginem vivermos numa sociedade justa e fraterna, onde todos tivessem direitos iguais. Jesus com a sua mensagem veio implantar o Reino de Deus que é um reino de paz, justiça e amor.

Como podemos ajudar na construção de um mundo melhor? Fazendo a nossa pequena parte começando na nossa família, transmitindo aos nossos filhos os valores “que nem a traça nem a ferrugem corroem”. Essa é a melhor herança que os pais devem deixar para os filhos. E os filhos tomando posse desses bens, transformariam o mundo através do amor, implantando a justiça, a paz e a fraternidade e assim estariam colaborando com o projeto de Deus. Será utopia? Não, se cada pessoa no mundo tivesse oportunidade de conhecer a mensagem de Jesus Cristo que é transformadora. Mas teríamos que deixar o nosso coração aberto para absorver tudo o que Deus quer de nós. E a vontade de Dele é que “Amemo-nos uns aos outros”. Se Deus nos amou ao ponto de enviar o seu Filho para nos libertar, devemos fazer a Sua vontade .(1 Jo 4,9-11).

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Cruzamentos perigosos - Por Emerson Monteiro


C
om o retorno do trem do Cariri, agora transformado em metrô do Cariri, algumas ruas de Juazeiro do Norte chegaram a ser fechadas nos cruzamentos com a linha férrea. Outras, porém, dado o intenso movimento que apresentam, mantiveram o seu curso normal, ocasionando, contudo, preocupação permanente aos que por elas trafegam.

Isso porque a sinalização adotada vem se mostrando insuficiente para reduzir, no tanto necessário, o grau de periculosidade no encontro do leito dos automóveis e as composições, nas suas atividades permanentes. Semáforos de alerta e lombadas apenas previnem as eventualidades, sem, no entanto, oferecer a segurança proporcional aos riscos considerados. Chega-nos ao conhecimento que alguns acidentes já se registraram no cruzamento da Rua São Pedro, uma das principais artérias e a via principal do comércio juazeirense, com atividade constante em todo o decorrer do dia. No percurso Juazeiro/Crato, Crato/Juazeiro, de meia em meia hora passa o metrô, que, em velocidade menor, abre a buzina perante a aproximação do local.
Ainda assim persiste uma margem de perigo aos condutores de veículos menos atentos, dados os casos de acidente de que se têm notícias. No mínimo a grandes sustos se sujeitam os utilitários que adotam o itinerário das Ruas São Pedro, José Marrocos e outras, as quais têm fluxo cruzando sobre os trilhos. Solução racional que vise aprimorar esse novo e importante meio de transporte entre as duas principais cidades da Região diz respeito a uma necessária adoção das cancelas automáticas e sinalização que imponha interrupção dos automóveis à aproximação dos trens, o que, segundo o que a população aguarda desde o início, deve constar do cronograma de investimentos da opção de viagem.

Portanto, em nome dos tantos cidadãos que precisam utilizar ruas que atravessem trilhos, tanto em Crato quanto em Juazeiro do Norte, deixamos aqui o nosso apelo aos órgãos responsáveis pela manutenção da segurança dos meios de transporte, para que priorizem os melhoramentos reclamados.

Por: Emerson Monteiro

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30