xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 agosto 2010

SHOW: “O QUE VIRÁ” - com APARECIDA SILVINO & MARCOS LESSA

LOCAL: Teatro Municipal Salviano Arraes (antigo Cine Moderno – Crato)
DATA: 29/08/10 (domingo)
HORA: 20 HORAS
MÚSICOS CONVIDADOS: Ibertson Nobre e Lifanco
INGRESSO: R$ 7,00


APARECIDA SILVINO
Com 16 anos de carreira como cantora, compositora, pianista, regente, arranjadora e preparadora vocal, a cearense Apá Silvino apresenta-se com um aval de muito peso. “Trata-se de uma das melhores vozes nacionais”, atesta o cantor e compositor Milton Nascimento, que fez questão de ter Apá como convidada especial no show “Crooner”, apresentado em Fortaleza.

Conhecida e com público cativo no Ceará, ela tem sido requisitada a abrir shows para grandes nomes da nossa música, tendo se apresentado ao lado de Fagner, Nana Caymmi, Suely Costa e Belchior, seu convidado no LP (vinil) “Vidro e Aço”, em 1992. Uma performance que lhe garantiu o prestigiado Prêmio Nelsons da Música Cearense em 2003 e 2004, como Melhor Intérprete Cearense e Melhor Intérprete Feminina. Além disso, ela já participou como convidada em 16 CDs de cantores cearenses.

Tal prestígio já havia sido comprovado em 2002, quando, acompanhada pelo violonista Nonato Luiz, Apá interpretou o Hino Nacional Brasileiro no primeiro jogo realizado no País pela Seleção Brasileira pentacampeã mundial de futebol. A partida foi realizada no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Ultimamente, Apá Silvino tem percorrido várias capitais com o show “Presente”, título do CD lançado em 2001, e como intérprete da compositora Cristina Saraiva, na divulgação do CD “Só Canção”. Com este último participou do I Encontro Bossa Nova in Argentina, realizado em abril de 2005, em Buenos Aires.

A voz e o talento de Apá já chegaram a locais como a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, o Feitiço Mineiro, em Brasília (agosto, 2004), a Sala Sidney Muller, da Funarte-RJ, e a Expo 2000 Hannover, na Alemanha. Em abril de 2005, esteve no Teatro Crowne, em São Paulo, onde participou como convidada especial do show “Dois Em Umas”, de Sonekka e Zé Edu Camargo, espetáculo que deu origem ao CD do mesmo nome.

Esse seu lado ganhou força nos últimos anos, com conquista de novos parceiros, muitos deles conhecidos através da M-Música, uma comunidade virtual que faz canções e amizade pela Internet, e do Clube Caiubi de Compositores, de São Paulo. Entre esses parceiros estão Sonekka, Zé Edu Camargo, Gilvandro Filho, Luhli, Sérgio Veleiro, Ferreira e Nilton Bustamente. No momento, Apá prepara o seu segundo CD, “Sinal de Cais” (título de uma parceria com Gilvandro Filho), onde boa parte dessas novas canções e parcerias será mostrada ao público.

MARCOS LESSA
Marcos Lessa iniciou sua carreira musical em 2007,quando lançou o cd “Olhares da Vida”, com musicas e letras de sua autoria e de sua parceira musical ,na época, a cantora e compositora :Clarissa Araripe, que também assina em algumas composições e cantou junto de Marcos no cd. O cd teve a produção de Gabrielle Guimarães e forte apoio do Banco do Nordeste. Foram prensadas e vendidas 500 unidades. O show de lançamento do Cd aconteceu no dia 28 de Novembro desse mesmo ano, no teatro do SESC Emiliano Queiroz. Teve a produção visual do artista plástico Marcelo Santiago e contou com a participação de Tailandia Montenegro e Daniel Cortez.

No período de 2007 a 2010, dedicou-se no aprimoramento da sua voz, através do estudo de técnica vocal, participando de cursos, durante 3 anos, no festival Musica na Ibiapaba.

Em 2010, no Festival de Jazz e Blues, Marcos Lessa conhece o compositor e instrumentista Manassés Souza com quem, em Abril desse mesmo ano, realiza em Guaramiranga, um show de homenagem ao Pessoal do Ceará (Fagner, Ednardo, Belchior, etc.). Até agora foram feitas três apresentações desse projeto.

Em Maio de 2010, lança o seu segundo cd, em parceria com o letrista Ricardo Alcântara. O cd “luzazul”, que teve nos arranjos o pianista Sávio Dieb, foi lançado nos dias 21 e 22 de Maio, no teatro Dragão do Mar e contou com a participação do cantor cearense, Lucio Ricardo e de Manassés.

No ano de 2010, Marcos Lessa participou junto do saxofonista Marcio Rezende e do violonista Padua Pires, de shows de homenagem a Dorival Caymmi. Os shows aconteceram no Café Pagliuca e no Passeio Publico. Desse projeto também faziam parte os instrumentistas cearenses, Cainã Cavalcante (violão), Thiago Almeida (teclado), Igor Caracas (percussão) e Luciano Franco (baixo).

"ISSO NÃO É INTERESSANTE" - A resposta de uma repórter de TV à Perda do SESI


Num momento como esse, em que o Crato perdeu o SESI, um patrimônio que há mais de 40 anos serviu a nossa cidade, esses políticos do Crato, e esses candidatos que passam a toda hora com seus carros de som volante, deveriam ter vergonha na cara. - Até agora, ninguém ouviu nenhuma declaração desses que aí estão, em defêsa desse patrimônio do Crato. Nem lamento se ouviu. As TVs, Rádios e Jornais da Capital não têm qualquer interesse em divulgar a notícia e mostrar a comoção do povo Cratense. Nada está sendo divulgado lá. Também pudera. Leiam os jornais de Fortaleza e vejam a foto que está sempre estampada na primeira página quase todo dia, como uma mensagem subliminar ao povo do Ceará... Vão votar em...

Outro dia, recebi um telefonema de uma funcionária de uma TV de Juazeiro ( sim, porque não adianta vir com essa conversa mole de dizer que a TV é do Cariri não. As TVs são de Juazeiro sim. Estão na cidade de juazeiro e sempre puxam a brasa para juazeiro. Crato e Barbalha aparecem nessas TVs como cidades satélites ). Pois bem, recebi um telefonema da funcionária da TV, que queria fazer uma matéria com a secretaria de saúde do Crato. Eu falei pra ela:

"Olha, muito mais interessante do que vocês fazerem uma matéria sobre a secretaria de saúde, que pode ser feita a qualquer tempo, eu quero lhe comunicar que o Crato acaba de perder o SESI, e a nossa população está profundamente constrangida. Daqui a pouco vai haver uma reunião no gabinete do Prefeito para discutir o assunto e o que os Cratenses poderão fazer a respeito. Porque você não manda os repórteres e cinegrafistas da sua TV fazerem uma matéria sobre isso que é da mais alta importância para o Crato ? Na reunião irão estar as autoridades do município, o Presidente da FIEC, Vereadores, e representantes das comunidades.

A resposta da Miserável, foi de uma sinceridade extrema:

"Isso não é Interessante para nós"

Eu respondi: "Você é de Juazeiro, não é, minha filha ? Está explicado o seu enorme desinteresse pelo assunto. Passe bem!"

Dihelson Mendonça

COMPOSITORES DO BRASIL


“Quaisquer que sejam as novas
Direções de nossa música nova,
Não nos esqueçamos da lição de João’

(Augusto de Campos, em 1966)

JOÃO GILBERTO

Por Zé Nilton

Outro dia feito aluno aplicado grudei os olhos e ouvidos na entrevista de Gilberto Gil ao programa de Bia Correia do Lago, na TV. Futura. O antigo/novo compositor baiano nos ensinava sobre as profundezas dos interiores das músicas, dos ritmos, das músicas e de suas histórias nas festas do Sertão. É isso mesmo: ensinava. Gil quando fala ensina tão didática é sua explanação. Tão coerente é seu pensamento e sua metodologia no trato da questão. Ou das questões.

Quando discorreu sobre ritmo (acho eu que é o único diferencial do conjunto da arte musical, embora hoje não nos atentemos pra isso), disse que a batida do baião vem de bem longe. Lá das arábias? De tão longe assim? Bem, do Nordeste parece não ser, assegurou o professor.

Mas, sustentou o mestre, o Nordeste recebeu, torneou, dilapidou e embalou pelos quatro cantos do mundo a “nova dança” como se fora gerada em suas entranhas. Dizendo mais sobre, jogou a prova invocando o grandessíssimo nordestino João Gilberto para clarificar sua tese. Assegurou que o criador da batida bossanovista influenciadora e influenciada pelo jazz muito bebeu no compasso do velho baião. E reveladoramente nos mostra a prova, citando a música de autoria de João Gilberto, Bim-Bom, e eu digo, também, a gravadísima O-ba-la-lá, e até a interminável Indiú, como carregada de citações do famoso ritmo universalizado por Luiz Gonzaga.

Gil, sempre com boca de picolé, falou, falou, falou do que sabe, e sabe tudo...

Em seguida retorno uma chamada do professor/poeta/músico Carlos Rafael. Dizia-se mergulhado naquela letárgica tarde de domingo nos embalos sussurrantes das músicas de João Gilberto. Rafael adora as excentricidades de João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nascido no sertão baiano de Juazeiro, aos de 10 de junho de 1931.

- Você devia falar das músicas do João no Compositores do Brasil.

- Claro, mas o homem, como compositor, produziu pouco.

Aí fomos lembrando. Chegamos a sete músicas compostas pelo gênio.

João Gilberto é talento na música. Gostar da sua musicalidade é gostar de viver o silêncio do que poderia ter sido dito e que não foi. Na sua música tudo é silencio. Música é silencio. E silencio se ouve com a frouxidão de todos os sentidos.

Nesta quinta-feira no Compositores do Brasil vamos ouvir o silêncio musical de João Gilberto, como compositor. Desta feita o descobridor de tesouros da Música Popular Brasileira nos deliciará em sete músicas de suas criações, por obra e graça de indiretas e diretas provocações de Gil e de Rafael. Não sustento que João Gilberto teria ficado somente em sete composições. Com o João tudo é meio estrambótico, coisas de gênio.

Na sequencia, com João Gilberto, de sua autoria:

ACAPULCO;
HO-BA-LÁLÁ;
JOÂO MARCELO;
COMO SÃO LINDOS OS YOUGUIS (Bebel)
BIM-BOM;
INDIÚ,
UM ABRAÇO NO BONFÁ.

Quem ouvir verá!

Programa compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Na web: www.radioeducadoradocariri.com)
Acesse: www.blogdocrato.com
Todas às quintas-feiras, de 14 as 15 horas
Produção, pesquisa e apresentação de Zé Nilton





Reclamações e Reivindicações da População do CRATO

Image5

Câmara de Vereadores Ineficiente

DIEGO DANIEL em 25/08/2010
ao participar da audiencia na camara dos vereadores de Crato, percebi que ali existem um bando de incopetente que não tem noção da tamanha responsabilidade que o cargo exige..VIVA A PREVIDENCIA PROPRIA

Críticas ao Demutran do Crato

Maria Otilia em 31/07/2010
Gostaria de saber porque o DEMUTRAN está multando os carros que ficam estcionados durante a noite , em frente ao Posto TEXACO. E porque podem estacionar carros na claçada do batalhão e na calçada do sacolão próximo ao posto.

Pedro Paulo em 25/08/2010
O demutran do Crato esta multando por brincadeira. a moda agora é contra mão de direção. o fato mais intrigante é que em todos os casos o condutor segundo os guardas encontra-se sempre ausente.

hermanobarreto em 05/08/2010
ao johatan do demutran. k d os semafaros dos cruzamentos de tantas ruas em crato?

Waldecy em 05/08/2010
Ô Hermano, se você der o Dinheiro, o DEMUTRAN coloca semáforos em cada esquina do Crato. Você acha que isso sai de Graça, meu filho ? Aonde é que se vai conseguir tanto dinheiro para semáforos ?

Reclamações à Administração do Crato e a outros Órgãos

Rafaelly em 25/08/2010
Povo do crato, que não faz ideia para onde vai os seus impostos. que é pago com o suor do trabalho do povo cratense, onde estão as melhorias na educação, saúde e no sameamendo da quele canal imundo no centro, é uma falta de vergonha

Luis Bento em 01/08/2010
Uma cidade pode até não ter prefeito nem nada mas tem que ter asfalto que preste. Se o Araripe nao deixar o Crato brilhando de asfalto, pode esquecer a carreira politica. O Crato é so buraco pra quem nao conhece a cidade.

Nailza em 24/08/2010
Concordo plenamente com Otília, na R. Theófili Siqueira tem uma lanchonete que as cadeiras e churrasqueira ficam na calçada e os pedestres tem que descer se sujeitando serem atopeladas.

eleitora em 20/08/2010
Acabou-se o respeito,nao temos mais espaço nas praças e ruas,so retratos de politicos e bandeiras.temos que andar nas ruas?

Celio em 11/08/2010
Moro na rua José Marrocos no Crato e gostaria de saber do senhor prefeito quando será consertada a buraqueira que ficou depois das obras. Uma verdadeira VERGONHA!

Maria Otilia Moreira em 09/08/2010
Pedimos gentilmente que a SEMACE ou órgãos que controlam a poluição sonora, orientar os motoristas dos carros de som de propaganda política. Em frente à Escola Dom Quintino ninguém consegue dar aulas. É um absurdo e não é educativo.

Maria Otilia Moreira em 23/08/2010
Por onde anda a equipe responável pela poluição visual?? E porque também não fiscaliza mesas e cadeiras em cima da praça Siqueira Campos, que viroru um bar. Guardas só fiscalizam os pobres verdureiros...que democracia!!!!!

Nailza em 20/08/2010
Gostaria de saber se estão aproveitando esta tubulações nas ruas para colcar hidrômetros nas residências, agora é vez, pois existem resid. com hidrômetro e outras não, uns pagam muitos e outros não pagam quase nada, ficam desperdiçando água.

J. Fernando em 21/08/2010
Aproveitando o comentário da Sra. Nailsa, observando as residências que mais desperdiçam águas com lavagens de calçadas e carros, são as que com certeza não possuem hidrômetros. É despresível ver um cidadão desperdiçando água!!!!!

espedita em 21/08/2010
quero deixar aqui um recado,sempre vou passear nesta cidade maravilhosa que é o Crato,vejo que as autoridades sempre deixam o saneamento basico um pouco de lado espero que nestas proximas eleições pensem a respeito,amo essa cidade.

kelwim teles em 20/08/2010
eu queria lembrar as autoridades maiores de que a estrada de santa fe esta precisando de reparos urgentes antes mesmo dessa eleicão senão não havera votos

ercy em 02/08/2010
Será que alguém da administração publica ja percebeu que aquele cruzamento da rua Dr João Pessoa com Almirante Alexandrino necessita urgentemente de um semáforo?

hermanobarreto em 05/08/2010
INDUSTRIA REJUNTAMIX, sai guando do papel?prometido ha alguns meses atrais,estamos de olho nesta e em tantas outras promessas ainda não realizadas.....

hermanobarreto em 31/07/2010
sou chato pra caramba.....mas, tudo em crato torna-se um motivo para acabar.será o benedito?desta vez venho parabenizar os proprietários do buffet lagarta pintada.já acabaram com casas de shows,querem silenciar a expocrato e agora o buffet?

Resposta: DIHELSON em 31/07/2010
NINGUÉM quer Silenciar a ExpoCrato nem acabar com o Buffet Lagarta Pintada. Só se quer que a Lei seja cumprida. Não é CORRETO, não é MORAL que a população do Crato venha a sofrer porque os PODEROSOS resolver atrapalhar a vida dos outros!

Elogios

Armistrong Souto em 25/08/2010
Acabo de tomar conhecimento do blog e da rádio, através de um amigo crateense, o Ricardo Macário. Agrônomo contemporâneo meu do campus de Areia - UFPB. Só posso dizer que a programação é de um nível excelente. Parabéns, vida longa.

MARCOS CARVALHO em 09/08/2010
AGENTES DO DEMUTRAN CRATO DE PARABÉNS PELO BOM TRABALHO PARA CONTROLAR O TRANSITO DURANTE AS OBRAS NO CENTRO DA CIDADE.

tiago em 24/08/2010
samuel araripe o melhor prefeito nas ultimas décadas!

Marcos Aurélio em 23/08/2010
Depois de 14 anos anos morando no Ceará finalmente vou ter a oportunidade de conhecer o interior. Crato tô chegando!

nakeida maria em 18/08/2010
a foto está linda e do que sei, foi meu avô Jorge Saldanha que construiu a antiga estaçao ferroviária do Crato

Liduina Belchior em 17/08/2010
Passando por aqui, estou presa, sem querer sair; pelo lindo roteiro musical.Parabéns Dihelson.

amelia em 02/08/2010
ola galera da minha terra de nascimento,moro em salvador/bae hj me tornei parte de vcs felicidades a todos.

Resposta: Dihelson: Gente, obrigado por tudo!

Eleitores e Políticos

eleitor em 20/08/2010
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE CANDIDATO A DEPUTADO FEDRERAL DO CRATO PEDIA VOTOS E USAVA O PRETEXTO QUE ERA DO CRATO, QUE CRATENSE DEVIA VOTAR EM CRATENSE. O INTERESSANTE É QUE ESTE MESMO SENHOR, HOJE PEDE VOTOS CANDIDATOS DE JUAZEIRO E BARBALHA

Penha lima em 20/08/2010
Caro Dr. J. Marni, até agora não temos nenhum candidato para dizer esta frase "Este sim é pelo CRato"...Nenhum tem compromisso... só querem poder e fama! e um bom salário.

hermanobarreto em 20/08/2010
excelente! parabens,obrigado dihelson pelo texto.um complô contra o crato? mudando de assunto,pergunto. k das pessoas preocupadas com a poluição visual? as praças estam tomadas de cartazes politiqueiros, deixando a população sem espaço.

hermanobarreto em 19/08/2010
a questão de tantos paraquedistas em nossa cidade,se dá por conta de muitos trairas que tem no crato. estes,tem o eleitor como boi,que conduz de lado a lado.eles,recheiam as contas bancárias e o eleitor leva porrada.vote contra paraquedista

Nailza em 19/08/2010
A Poluição sonora e visual estar doendo na população..chega de tanta ganacia pelo poder!!!! Fora estes candidatos!!!!

Nailza em 18/08/2010
Caro Messias, concordo com vc, este tal Deputado, deveria se preocupar em investir mais no Social, não é despreviligiando a imagem não.

Francisca de Jesus em 18/08/2010
Ví o comentario sobre tal vereador...mas todos vereadores cratenses estão apoiando mais de um candidato. É porque se escondem por trás das máscaras.

Josenilza em 18/08/2010
Nós eleitores temos que dar o troco aos políticos agora,ficar bem atentos aos paraquedistas, e os da Região que não fazem nada!Brigam apenas pelo PODER

Nailza em 14/08/2010
Dihelson é uma verdadeira falta de respeito cadê os Políticos que dizem fazer algo pelo Crato? Só aparecem para pedir votos.Estamos de olho...

Comentários Gerais

Messias em 17/08/2010
Meu caro, Nossa Senhora está nos Céus, estátua de Gesso é coisa pra grego, há muito mais a se fazer na área social, vc já se perguntou por exemplo, porque aquele pessoal está dormindo no frio, embaixo de mangueiras na rpodoviária?

hermanobarreto em 16/08/2010
dhielson, informe o nome do promotor de justiça,que pela segunda vez,embarga a obra da imagem de nsa. sra.de fatima.qual a verdade deste fato?promotor,trabalhe em cima dos processos da sua vara,engavetados aguardando o sr descruzar os braços

hermanobarreto em 15/08/2010
parabens aos poderosos, mais uma vez tiram sangue do crato pra fortalecer ainda mais juazeiro do norte, e por fim secar as demais cidades caririenses.

SESI

carlos alberto em 18/08/2010
cadê as autoridades do crato,que mais uma vez deixa juazeiro levar um patrimônio do crato o SESI,que deveria pertencer a população. vamos lutar por esta entidade sem fins lucrativo que a vários anos nos pertence meu povo.........

Durval em 13/08/2010
Vejo com tristeza o Crato seguir o destino de Olinda em relação a Recife. O poder econômico é também o poder político. Só com empreendimentos empresariais sólidos e uma economia pujante poderemos ter força política.

Acorda Crato em 01/08/2010
Em dezembro perderemos o SESI Crato, se nós da industria que utilizamos os serviços de odontologia, consulta medica e atividades esportivas quisemos continuar utilizando estes serviços teremos que se deslocar a Juazeiro

Fonte: Mensagens que nos chegamvia e-mail ou no Mural de Recados, na Aba direita do Blog. Participe e faça o seu elogio ou a sua reclamação.

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 25 de Agosto de 2010


URCA, Geopark e Prefeitura Municipal de Santana do Cariri celebram convênio

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Geopark Araripe celebraram, dia 23/08, convênio de gestão compartilhada com a prefeitura municipal de Santana do Cariri. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, e o Coordenador Executivo do projeto, Patrício Melo, estiveram presentes no Gabinete da Prefeitura, para assinatura do convênio. Na ocasião, foi entregue a placa do Geopark, que sinaliza o convênio, ao prefeito Jesus Garcia. A placa será afixada no Pontal de Santa Cruz, um dos geossítios do Geopark Araripe , administrado pelo município de Santana do Cariri. Como parte das ações do Geopark para este geossítio, será feita uma nova sinalização para o Pontal até novembro.

Reunião estratégica de planejamento será realizada hoje, 25/08, no Museu de Paleontologia

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, nesta quarta-feira, reunião de planejamento estratégico no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, das 8 horas às 12 horas. O intuito é promover um trabalho de interação entre o museu e a universidade. Na ocasião, estarão reunidos o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, a Vice-Reitora, Otonite Cortez, pró-reitores, assessores da Universidade, coordenação do Geopark Araripe, pesquisadores e docentes da Instituição e convidados. O Museu foi inaugurado no último dia 9 de julho e somente na primeira semana de atividades, chegou a receber mais de 3 mil visitantes. O equipamento passou por uma ampla reforma e ampliação, com seu espaço de exposição replanejado e modernizado. Foram investidos mais de R$ 800 mil nas obras de melhorias.

III Mostra Pedagógica do Curso de Teatro será aberta nesta quarta-feira

Será aberta, nesta quarta-feira, a III Mostra Pedagógica do Curso de Teatro 2010.1, da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau. Denominado de Poéticas Teatrais, o evento terá exibições de experimentos de encerramento de disciplinas do curso. Nos três dias de realização serão apresentados trabalhos como “O Tempo de Cada Um e AM/FM, no dia 25; Toque-me e Palavras em Jogo, dia 26; no dia 27, será apresentado o experimento, Entre. Todos os trabalhos contam coma participação dos alunos do curso em suas respectivas realizações.

Escola de Artes apresenta Sessões de Estudos – Temas da Atualidade, neste dia 27

Acontece neste dia 25, na Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, o evento Sessões de Estudos – Temas da Atualidade, com a professora doutora, Maria das Vitórias Negreiros do Amaral, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG), com o tema Estudos de Gênero na Mediação em Artes Visuais nas Escolas e nos Museus. Os trabalhos serão iniciados às 9 horas e se prolongam até o final da tarde, com apresentação de vídeos relatos. Dentro do tema a ser enfocado, se busca uma compreensão da dinâmica do imaginário das mulheres artistas e como está sendo trabalhada nos museus e escolas, especificamente em relação ao ensino das artes visuais. E dentro desse tema serão trabalhados alguns questionamentos.

Abertas inscrições para Pós-Graduação em Direito Processual Civil

Estão abertas as inscrições para Pós-Graduação em Direito Processual Civil – Turma II. O referido curso tem como público-alvo graduados em Direito e dos diversos níveis que demandem o aprimoramento dos conhecimentos jurídicos. As aulas são ministradas durante um final de semana de cada mês, incluindo a sexta-feira à noite, sábado e domingo o dia todo. As aulas estão previstas para serem iniciadas na primeira quinzena de outubro, com matrículas no valor de R$ 50,00 e a mensalidade de R$ 180,00. Serão 18 meses de continuidade do curso, como apresentação de artigo científico na conclusão ou monografia. As aulas serão ministradas no Campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (URCA), com 50 vagas disponíveis. Informações falar com a Secretária Ana Felícia (88 ) 9621.1742 / 9202.9401. Horário de Atendimento: 08:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:00hs.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 25 de agosto de 2010.

ALMANAQUE - Dia 25 de agosto de 2010 - Por: Meirinha

ALMANAQUE

25 de Agosto: Dia do Soldado do Exército Brasileiro. Santos: São José de Calasanz e São Luís IX.

* 1825 - O Uruguai proclama-se independente do Brasil.
* 1961 - Presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir, alegando forças terríveis; João Goulart, seu vice, assume o cargo.
* 1988 - Um grande incêndio destrói o centro histórico de Lisboa, em Portugal.

Nasceram neste dia...

* 1803 - Duque de Caxias (na imagem), militar brasileiro (m. 1880).
* 1845 - Luís II da Baviera (m. 1866).
* 1918 - Leonard Bernstein, maestro e compositor estadunidense (m. 1990).

Morreram neste dia...

* 1867 - Michael Faraday, filósofo, físico e químico britânico (n. 1791).
* 1900 - Friedrich Nietzsche, filósofo alemão (n. 1844).
* 1984 - Truman Capote, escritor estado-unidense (n. 1924).

Fonte: Wikipedia

COLUNA J. LOPES - As Notícias Policiais do Cariri e Centro-Sul - Edição de 21 de Agosto de 2010


CRATO-CE: Segundo informações recolhidas junto ao operador de plantão na CIOPS da 5ª Cia do 2º BPM, até o momento do fechamento deste boletim policial, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada nas últimas 24 horas em Crato.

MISSÃO VELHA-CE: Homicídio seguido de suicídio - A polícia registrou as17h15, de ontem (24), no centro de Missão Velha, um homicídio seguido de suicídio tendo com a primeira vítima a secretária Evanilda Silva Dantas Sedrim, de 42 anos, que morava na Avenida José Sobreira da Cruz, em Missão Velha assassinada a bala pelo seu ex-companheiro na cantina, do seu local de trabalho, a escola de ensino fundamental Dr. Cristovão Borges que funciona na Avenida Perimetral. Ela foi atingida nas costas, no peito e no abdômen. O autor dos disparos, o crediarista Marcos Januário da Silva, 28 anos após cometer delito utilizando a mesma arma, um revolver calibre 38, praticou o suicídio com um tiro no ouvido direito. A polícia apurou que o casal havia se separado há um mês. Os corpos foram trasladados para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Cariri em Juazeiro do Norte.

Prisão por homicídio – Ontem, por volta das 03h30min no Sítio Passagem de Pedra Vila, localizado na Cidade de Missão Velha-CE, Antônio Mauro Pereira, 34 anos, residente no Sítio Santana, Barbalha-CE, por motivos passionais matou com um golpe de faca no peito esquerdo a sua companheira Maria Rosivânia da Silva, de 16 anos, que residia no Sítio Passagem de Pedra. A adolescente ainda foi socorrida por seu Genitor, para o Hospital São Vicente de Paula, localizado na cidade de Barbalha-CE, onde já chegou sem vida.

A CP 2561 comandada pelo cabo PM Mariano, em deslocamento para a Cidade de Missão Velha, recebeu a informação que o acusado havia dado entrada no mesmo hospital que a vítima, com duas perfurações no peito e confessou a autoria do referido crime e da tentativa de suicídio, onde foi preso e encontra-se sob os cuidados médicos, para posteriores procedimentos legais na Delegacia Regional.

Porte ilegal de arma (flagrante). Ontem, por volta das 10h00 em Missão Velha a polícia efetuou a prisão de Francisco Pedro Cândido sob a acusação de porte ilegal de arma de fogo. Segundo afirma a polícia, em poder de Francisco foi apreendido 01 (um) revólver calibre 38 capacidade para seis tiros com cinco cartuchos intactos e um cartucho deflagrado. O mesmo juntamente coma arma foi conduzido a delegacia de polícia civil local para os devidos procedimentos.

JUAZEIRO DO NORTE – CE: Morte por acidente de trânsito – Uma pessoa morreu por volta das 17h50min, desta terça-feira (24) no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte. Após ter sido atropelado por uma motocicleta e socorrido para Hospital Tasso Jereissati José Edilson da Silva Santos morreu quando recebia socorros médicos. O veículo atropelador foi 01 (uma) motocicleta Honda CG 125 Fan, de cor preta, ano 2008 e placa HYW 8139-CE, conduzido por um homem não identificado, esse que prestou socorro a vítima para em seguida se evadiu seguindo desatino ignorado.

SANTANA DO CARIRI-CE: Agricultor lesionado a bala - Por volta das 21h00 no distrito de Dom Leme em Santana do Cariri, foi vitima de lesão corporal por disparo de arma de fogo tipo espingarda “soca-soca” o jovem de 22 anos, João Francisco Filho, natural de Crato-Ce, solteiro, agricultor, residente no local da ocorrência. O mesmo foi alvejado com um disparo atingindo na região do ombro e no braço. Segundo a polícia os autores do delito são dois irmãos conhecidos por “Antonio e Cícero”. O fato se deu quando a vitima juntamente com acusados se encontravam em um bar, ocasião em que se desentenderam e entraram em vias de fatos, momento em João Francisco resolveu ir para sua residência, quando foi surpreendida com um disparo.

A polícia militar após tomar conhecimento dos fatos de imediato acionou a RP-2255, composta pelo Cabo Mota e soldados Duarte e Canuto se deparou com a vitima já lesionada, de imediato socorreram a mesma para o hospital local, que posteriormente foi transferida para o hospital São Francisco de Assis na cidade do Crato, onde foi submetida a intervenção cirúrgica. Diligências foram realizadas pelos militares no intuito de prender os acusados do delito, mas sem êxito.

SABOEIRO – CE: Criança de cinco anos é atropelada - Por volta das 09h45, uma menor de 05 anos, filha de Maria Ivânia de Oliveira, transitava juntamente com sua mãe pela Rua Elísio Florentino Teixeira, na cidade de Saboeiro quando se soltou da mão da sua genitora e tentou passar para o outro lado da rua, foi atropelada por uma moto Honda CG 125 Fan, da cor preta ,ano 2008, placa NRC- 4024 guiada por Francisco Rodrigues Freires Filho, de 25 anos. A criança sofreu Traumatismo Craniano Encefálico e de principio foi socorrida para o hospital local, em seguida a transferiu para o Hospital Regional de Iguatu.

CEDRO – CE: Jovem lesionado a bala –Por volta das 22h30 o jovem Yuri de Souza, 18 anos, foi atingido com uma perfuração à bala na altura da cintura do lado direito, e em seguida foi socorrido ao hospital local, onde foi medicado e transferido para Icó. A autoria do crime ainda é desconhecida afirma a polícia.

PARNAMIRIM – PE. : Duas pessoas morreram em acidente automobilístico. - O acidente aconteceu por volta das 18h00min de anteontem (na estrada de acesso a Fazenda Favela no município de Parnamirim – PE. Izaias Izidoro Neto, 22 anos e Izaquel Izidoro de Souza Neto, 18 anos, ambos residentes na Fazenda Favela trafegavam em uma motocicleta, quando colidiram com um tronco de árvore caído à beira da estrada. Os faleceram no local. Os corpos foram removidos para o município de Parnamirim - PE.

Por: J. Lopes
Repórter Policial do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe

Proibida a Reprodução

O cego e o tempo -- postado por Armando Lopes Rafael


Certo dia um cego estava sentado no degrau de uma calçada com um chapéu aos pés e um cartaz de papelão onde estava escrito: “Sou cego, ajudem-me, por favor”.

Um publicitário, que por aí passava, parou e reparou que no chapéu só havia alguns centavos. Abaixou-se e colocou algumas moedas, depois, sem pedir permissão ao cego, pegou o papelão, o virou do outro lado e escreveu outra frase nele.

De tardinha, o publicitário passou novamente onde estava o cego e reparou que o chapéu dele estava cheio de moedas e de notas.O cego reconheceu a pisada do homem e perguntou-lhe se tinha sido ele que tinha escrito sobre o papelão e, sobretudo, o que tinha escrito.

O publicitário respondeu: “Nada que não fosse verdade, somente escrevi a sua frase de outro jeito”. Sorriu e foi-se embora.

O cego nunca soube que no seu pedaço de papelão estava escrito: “Hoje é primavera e eu não a posso ver”

Moral:muda a tua estratégia quando as coisas não vão muito bem e verás que, depois, tudo irá melhor

Autor desconhecido
Postado por Armando Rafael

Dois tópicos sobre a história de Juazeiro do Norte – por Armando Lopes Rafael

O fundador da cidade

Alguns autores insistem, erroneamente, em atribuir ao Padre Cícero Romão Batista a fundação de Juazeiro do Norte. Pelas informações de renomados historiadores concluímos que foi o Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro o fundador do núcleo primitivo, origem da atual cidade. Deve-se ao Brigadeiro Leandro a iniciativa da primeira urbanização da localidade – ainda conhecida por Tabuleiro Grande – com a edificação da Casa Grande, capela, residências para os escravos e agregados da família.
A realidade histórica nos mostra: quando o Padre Cícero chegou ao “Joaseiro”, para fixar residência, em 11 de abril de 1872, já encontrou um povoado formado em torno da capelinha de Nossa Senhora das Dores. Contava o lugarejo, à época da chegada deste sacerdote, com 35 residências, quase todas de taipa, espalhadas desordenadamente por duas pequenas ruas, conhecidas por Rua do Brejo e Rua Grande. No povoado, à época da chegada do Padre Cícero, residiam cinco famílias, tidas como a elite do vilarejo: Bezerra de Menezes, Sobreira, Landim, Macedo e Gonçalves.
É verdade, porém, que o povoado só veio a ter alguma projeção a partir da ação evangelizadora do Padre Cícero. E o vertiginoso crescimento demográfico da localidade só começou em 1889, motivado pela ocorrência dos fatos protagonizados pela beata Maria de Araújo, que passaram à história como “O Milagre da Hóstia”.

A primitiva imagem da Mãe das Dores

A
imagenzinha de Nossa Senhora das Dores – adquirida pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, em Portugal -- mostrada em foto ao lado por Assunção Gonçalves -- foi venerada como padroeira da Fazenda Tabuleiro Grande e do povoado de “Joaseiro” por cerca de 60 anos. Zélia Pinheiro, escrevendo ­– no opúsculo Sesquicentenário de Fé – sobre a inauguração, em 19 de agosto de 1884, da nova capela de “Joaseiro”, esta já construída pelo Padre Cícero, em substituição à primitiva, edificada pelo Brigadeiro, narra:

(...) Continuava como Padroeira Nossa Senhora das Dores e fora colocada no Altar a mesma imagem trazida de Portugal para a Capelinha da Fazenda Tabuleiro Grande. Era uma imagem em estilo bizantino, de madeira, muito bem esculpida, tendo setenta e cinco centímetros de tamanho e permaneceu no Altar-Mor até setembro de 1887, quando foi trocada pela imagem que até hoje está lá. (ZÉLIA PINHEIRO, 1977:26).

Bom esclarecer que a atual imagem, adquirida pelo Padre Cícero, substituta da primeira, somente chegou a Juazeiro em 1887, proveniente da França. A pequena imagem primitiva de Nossa Senhora das Dores, chamada antigamente pelo povo de “Carita”, encontra-se em perfeito estado de conservação. Ela, por questão de segurança, é guardada na Casa Paroquial. Geralmente é exposta à veneração dos fiéis nas duas grandes procissões anuais: a de 2 de fevereiro (Nossa Senhora das Candeias) e 15 de setembro (Nossa Senhora das Dores).

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

CRATO - Notícias do dia 25 de Agosto de 2010


Projeto de revitalização das praças centrais terá licitação no próximo mês

Está previsto para ser realizado até o próximo mês de setembro, o processo de licitação para início da reforma das praças centrais do município do Crato. O projeto inclui a revitalização das seis principais praças, incluindo a substituição do asfalto por calçamento em pedra, valorizando a questão ambiental e proporcionando uma nova paisagem urbana aos pontos estratégicos da cidade. Também haverá um planejamento para a iluminação, com uma ambientação dinâmica. Essas são apenas algumas referências do projeto, que inclui a melhoria das praças, com recuperação total desses espaços, dentro de projetos planejados, que resgatem, acima de tudo, a história da cidade.

Projeto de R$ 205 milhões para cobrir rede de esgoto está em fase de conclusão

Um projeto para o saneamento de toda a rede de esgoto da cidade do Crato está sendo elaborado por meio da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), no valor de R$ 205 milhões. Segundo o presidente da instituição, Procópio da Silveira, o projeto se encontra em fase de conclusão e o prefeito do Crato, Samuel Araripe, irá lutar por verba federal para cobrir o financiamento deste importante trabalho, que irá beneficiar milhares de cratenses. A verba será pleiteada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Obras de saneamento avançam nas ruas do Crato

Em dois meses deverá estar concluído o projeto de saneamento e abastecimento do município, que vem sendo coordenado por meio da SAAEC. A obra já passa dos 50% de execução e está sendo realizada nas ruas do centro da cidade, onde havia tubulações mais antigas, em amianto, e que vinham causando problemas no abastecimento de água no município, por conta de constantes problemas de vazamentos. São R$ 9 milhões sendo investidos, por meio de verba federal. A instituição executora do projeto, a Mempes Engenharia, está com 49 homens trabalhando nas ruas, dentro dos prazos estabelecidos para o desenvolvimento dos trabalhos. A primeira etapa da obra, que passa de 7,5 quilômetros de canos de amianto substituído por PVC, já foi concluída.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30