xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 agosto 2010

Armazém Musical Bar apresenta:



SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino trabalha com a modalidade Educação Especial há vários anos. E durante as comemorações da Semana da Educação Especial, chama a atenção de toda a sociedade para que conheça o trabalho dos educadores para com os alunos que possui algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, mental,etc. Muito embora o nosso município ainda não tenha implantado o Núcleo de Apoio Especializado , o que está garantido por lei para todos os alunos, a nossa Escola busca trabalhar a cultura de uma educação inclusiva. Lembrando que Inclusão não é apenas matricular uma criança ou adolescente com necessidades especiais, no ensino regular. Mas acompanhar sistematicamente todo o seu desenvolvimento educacional.
Neste ano de eleição, cabe a todos nós educadores, exigirmos dos candidatos,propostas de políticas públicas viáveis para que os nossos alunos da Educação Especial tenham acesso, permanência com sucesso dentro das escolas. Que todos os municípios implantem urgentemente Núcleos de Atendimento com: psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonaudiólogos, assistentes sociais, psiquiatras, neurologistas, pedagogos e psipedagogos.
Venha conhecer melhor nossas salas da Educação Especial : Espaço Sócio Educativo, Sala Multifuncional e o SAPE( Sala de Apoio Pedagógico Específico).

Fotos de Wilson Bernardo - Abertura da Semana Educacional na Escola Dom Quintino

















Postado por Maria Otilia
Fotos: Wilson Bernardo
















Postado por Maria Otília

Isso Faz Bem! - Por: Mônica Araripe


Acho a maior graça. Tomate previne isso,cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...


Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias.
Brigar me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me
embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!
Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo,
faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!
E passar o resto do dia sem coragem para pedir
desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!
Martha Medeiros
Uma boa noite para todos!!!!
Mônica Araripe

NOTÍCIA IMPORTANTE - O Blog do Crato vai mudar para melhor !

capa chapada do araripe 24 de agosto

Bom dia, amigos do Blog do Crato! Após alguns meses trabalhando, finalmente estou prestes a entregar a vocês a nova versão do Blog do Crato. Na verdade, tudo surgiu com a necessidade de renovação do Blog, da realização de um arquivo de tudo o que temos até agora, mais de 14.000 artigos, e também de conseguirmos nos livrar do Google, o hospedeiro do Blog do Crato, que nos impõe a dura limitação de termos somente umas 20 postagens na página principal.

Dentro de uma semana, o Blog do Crato passará a existir como um site, ou uma aba pertencente a uma entidade muito maior, chamada Chapada do Araripe, o nosso jornal/revista online, que já existe há mais de 1 ano. Com a solidez do Blog do Crato, e as inúmeras possibilidades do layout do Chapada do Araripe, as possibilidades não têm limites. Poderemos classificar os artigos por categorias, Notícias Regionais, Nacionais, Internacionais, Arte, Atualidades, Ciência e Tecnologia, etc, etc...

Mas o melhor de tudo, para quem já se acostumou ao nosso formato, é que o conjunto de postagens na forma atual poderá ser acessada a qualquer momento. Para o público, só muda o layout, que fica mais moderno e compreensivo. Para os escritores, mudam algumas coisas, para melhor, com um editor de textos muito mais poderoso, de inúmeros recursos, e a postagem obedecendo a categorias definidas.

Todos os escritores que participam do atual Blog do Crato irão migrar para o novo site. Eu já irei começar a distribuir senhas e consultar cada um para tirar dúvidas que poderão surgir nesse período de transição. De antemão, já peço a compreensão de todos. Da forma que estava, sem segurança, era impossível continuar, pois a qualquer momento, poderíamos perder quase tudo que já escrevemos em 5 anos. Agora, com o novo site, todo este conteúdo está preservado, e não há o menor sentido em se manter os 2 sites funcionando, por causa das imensas atualizações diárias que eu teria que fazer num e noutro.

Além do mais, o Chapada do Araripe é mais abrangente. Como revista eletrônica, abrange as cidades próximas à Chapada do Araripe, e não apenas o Crato. Teremos inúmeras notícias de toda a região. E para quem quiser ficar apenas com o "Cratinho de Açúcar", repito, o sistema atual estará disponivel também lá.

Quem quiser visitar o novo site, acesse o endereço abaixo. Ainda faltam os ajustes e a migração de todos os escritores, bem como a redefinição dos endereços, que para o público permanecerá como www.blogdocrato.com Veja uma prévia no endereço abaixo:

ATENÇÃO: O SISTEMA ESTÁ EM MANUTENÇÃO NO MOMENTO !

www.crato.org/chapadadoararipe

O.B.S - No novo endereço, quem quiser ver o Blog da forma como sempre conhecemos, basta clicar no topo, na opção "Blog do Crato".

Por: Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - De 24 de agosto de 2010. Por: Meirinha

ALMANAQUE

24 de agosto:

* 79 - As cidades de Pompeia e Herculano são destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio.
* 1572 - Ocorre o Massacre da noite de São Bartolomeu, em Paris.
* 2006 - A União Astronómica Internacional atribui a característica de planeta anão a Plutão, deixando de considerá-lo um planeta principal.

Nasceram neste dia...

* 1899 - Jorge Luis Borges, escritor argentino (m. 1986).
* 1929 - Yasser Arafat, líder, ativista e político palestiniano (m. 2004).
* 1948 - Jean Michel Jarre, compositor francês.

Morreram neste dia...

* 1540 - Parmigianino, pintor italiano (n. 1503).
* 1954 - Getúlio Vargas (na fotografia), político brasileiro (n. 1882).
* 1956 - Kenji Mizoguchi, cineasta japonês (n. 1898).

Fonte: Wikipedia

Incêndio provoca prejuízo de R$ 100 mil no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Incêndio destruiu 30 hectares de cana e banana de 12 pequenos proprietários rurais do Sítio Riacho Seco, localizado no Município de Missão Velha - ANTÔNIO VICELMO.No Ceará, já são mais de 200 focos de incêndios registrados pelo INPE, de janeiro até esta primeira quinzena.

Missão Velha. Um incêndio destruiu 30 hectares de cana e banana de 12 pequenos proprietários rurais do Sítio Riacho Seco, neste Município. O prejuízo gira em torno de R$ 100 mil. Com dívidas a pagar junto à rede bancária, os proprietários estão "com as mãos na cabeça", sem condições de pagar os compromissos assumidos. Até os cortadores de cana, que dependem do pagamento semanal, não receberam nenhum tostão. A situação é de desespero para os agricultores que enfrentam mais um ano de seca.

Os moradores do sítio desconhecem a origem do fogo que ocorreu, na semana passada. Os proprietários rurais só se deram conta do tamanho dos prejuízos ontem. Eles imaginavam que, mesmo queimada, a cana seria aproveitada pelos engenhos. Depois de percorrer todos os engenhos que estão moendo na região, o agricultor Francisco Gonçalves Barros, conhecido como "Tico" Barros, voltou para casa desiludido. "Eles não querem a cana queimada nem de graça". Foi esta a resposta trazida por "Tico" para seus companheiros, vítimas do incêndio. Ele diz que perdeu a esperança e a paciência. Entrou em depressão e faz três noites que não dorme, pensando numa forma de pagar as dívidas. Até mesmo o plantio de banana, que era utilizado no consumo doméstico e vendido no mercado regional, foi consumido pelo fogo.

O pequeno produtor José Alves Barros, conhecido por "Dedé", que já estava em situação crítica por causa da seca, conta que "aqui, nós perdemos tudo, a única fonte de renda seria a venda da cana. Com este incêndio, a gente não tem como pagar as contas". Ele diz a maior vergonha que sente é não poder honrar os seus compromissos, principalmente junto àqueles "que nos ajudam na luta diária".

O lamento de Dedé é acompanhado pelo cortador de cana Damião da Silva que afirma: "o fogo consumiu o nosso suor. Eu não recebi o dinheiro do meu trabalho. A gente não tem o que fazer porque o prejuízo dos proprietários são maiores. A dor dos outros ameniza a da gente", diz resignado.

Um hectare de cana produz cerca de 90 toneladas, cerca de 30 toneladas por tarefa. A tonelada estava sendo vendida a R$ 40,00. A outra fonte de renda era transformar a cana em pasto para o gado, a fim de suprir a falta de capim, por conta da seca. O agropecuarista Maximiano Ximenes diz que estava comprando o hectare do insumo para pasto a R$ 1.200,00. Agora, com a matéria-prima queimada, ele não quer nem de graça.

Os produtores dizem não ter condições de aproveitar nem a "soca" da cana. "Vamos ter que plantar tudo novamente, sem nenhum tostão no bolso", lamenta. Normalmente, depois de cortada, a soca, ou caule, é mantida no solo, sem necessidade do replantio. Com o acúmulo de prejuízos, maioria está desiludida com a agricultura. "Quando não é a seca, é o fogo. Parece que atrás do pobre corre um bicho", diz o líder sindical Expedito Guedes, presidente do Sindicato dos Produtores Orgânicos do Cariri.

Focos de calor

O número de focos de calor no Brasil cresce de forma assustadora neste mês de agosto. Desde o início do ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou um total de 33.181 focos. Desses, 9.168 (28%) ocorreram em Mato Grosso. Em seguida, aparecem Tocantins (16%), Pará (13%), Bahia (7%) e Goiás (6%). O período de seca e a expansão rural são os principais responsáveis pelo aumento no número de focos de incêndio registrados neste mês em todo País.

De acordo com o INPE, 2010 é um ano muito mais seco do que 2009, com temperaturas mais altas, umidade relativa do ar mais baixa e sem chuvas, o que facilita o uso e a propagação do fogo. Além da questão climática, o aumento expressivo dos focos de queimadas se deve ao crescimento do setor agropecuário, que usa fogo para abrir pastagem e limpar a terra para o cultivo. "Um simples fogo de monturo, pode gerar um grande incêndio", adverte o chefe do escritório do Instituto Chico Mendes, Willian Brito, acrescentando que, no momento, a umidade relativa do ar gira em torno de 23%.

No Ceará, foram registrados 248 focos de calor de janeiro até 22 de agosto. Nestes últimos cinco dias, de sexta-feira até ontem foram identificados 35 focos de calor. Ao fornecer a informação, o coordenador estadual do Prevfogo, Kurtis François Teixeira, esclarece que o satélite só consegue detectar os focos de calor. Os incêndios que ocorrem normalmente no mato rasteiro dentro das florestas não são identificados pelo sensor do satélite. O acompanhamento desses incêndios, segundo Kurtis, deve ser feito pelos órgãos ambientais de cada região.

O coordenador estadual do Prevfogo orienta que, em caso de incêndios ou focos de calor, os proprietários rurais devem registrar um Boletim de Ocorrência no Corpo de Bombeiros, solicitar a perícia junto aos órgãos ambientais, ou telefonar para o 0800-618080 e fornecer informações sobre a propriedade atingida.

Kurtis anunciou que, a partir de setembro, serão deslocados 60 homens do Prevfogo para pontos estratégicos do Interior. 15 deles ficarão baseados em Crato. O Prevfogo é ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

CRATO - Notícias do dia 24 de Agosto de 2010


Crato sediará Seminário sobre Patrimônio Imaterial para gestores municipais do Ceará

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Iphan-CE realizará, em parceria com as Prefeituras Municipais do Crato e de Barbalha, de amanhã, quarta-feira, dia 25 até a próxima sexta-feira, dia 27 , no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no Crato, o I Balaio do Patrimônio do Ceará. O Balaio do Patrimônio é uma das principais ações de promoção do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial/ PNPI promovido pelo Departamento de patrimônio Imaterial/ DPI-Iphan e consiste em seminários para gestores públicos da área cultural, principalmente Secretários e técnicos municipais responsáveis pela pasta da Cultura. O Balaio em sua primeira realização no estado do Ceará, contemplará os Municípios pleiteantes ao Plano de Ação das Cidades Históricas- PACH e com bens protegidos pelo Iphan-Ce, totalizando 36 cidades.

Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura do Crato ressalta a importância do evento que objetiva apoiar o desenvolvimento, a recuperação e a revitalização das cidades históricas do País.

Maiores informações:
Superintendência do Iphan no Ceará
Rua Liberato Barroso, 525, Centro
Tel.: (85) 3221-6360
e-mail: iphan-ce@iphan.gov.br

Participantes do projeto AABB Comunidade recebem fardamento completo

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude entregou recentemente o fardamento completo as 280 crianças do programa Integração AABB Comunidade. A AABB de Crato que atua com o apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude disponibiliza interação e inclusão social, através de educação, artes e esportes. Aline Rodrigues de Sousa, coordenadora do projeto relata que as crianças e adolescentes que estão inseridos no projeto contam com profissionais capacitados e apoio para garantir melhores condições de vida, bem como mais perspectivas de futuro.

Cadastramento do Garantia Safra esta sendo efetivado nas comunidades do Crato

Está sendo realizado nas comunidades do município do Crato, o cadastramento dos pequenos agricultores para o benefício do Seguro Safra. O trabalho se prolongará até o final do mês, com a participação dos líderes comunitários. O processo de cadastramento vem sendo acompanhado por meio da Secretaria de Agricultura, Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e CMDF. Este ano, a pretensão é fazer com que sejam beneficiados com o programa do Governo Federal no município 3 mil pequenos agricultores. Todos os cadastros que estão sendo efetivados passarão pela digitação dos técnicos da Secretaria de Agricultura para serem, posteriormente, encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para possível aprovação e encaminhamento do benefício. Por conta de atrasos na avaliação dos cadastros do município, somente serão liberados os pagamentos do seguro, deste ano, para os produtores de Crato, a partir do mês de setembro próximo. Os líderes de associações e comunitários do município passaram por um processo de capacitação para dar seqüência ao trabalho de cadastramento.

Continua campanha de vacinação em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato está realizando Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Vários profissionais de saúde estiveram mobilizados para atender a população de crianças de 0 a 5 anos, no dia D de vacinação. No momento, cerca de 70% das crianças já foram vacinadas. O Crato, que ultrapassou a meta de vacinação na 1ª etapa da campanha no primeiro semestre do ano, agora irá atingir a meta de 95%, nesta segunda etapa, que continua em todos os postos de saúde. A coordenação de Imunização solicita a todos os pais levem seus filhos de 0 a 5 anos para tomarem a segunda dose e ficarem imunizados contra a poliomielite.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Juazeiro do Norte - N. SRA. DAS DORES - Programação religiosa começa com carreata


A procissão costuma receber, todos os anos, milhares de fieis vindos de vários estados da região Nordeste - ALEX COSTA - A festa começou sábado passado, com a caminhada de 3km que conduziu o pau da bandeira do santo. Os devotos já começam a se preparar para a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

Juazeiro do Norte. Começa no próximo domingo, dia 29, a programação religiosa da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, neste Município. Um dos mais tradicionais e festivos momentos religiosos da cidade, a programação inicia com uma grande carreata pela manhã e, à noite, a Procissão das bandeiras, com missa em seguida, no pátio da Basílica Menos de Nossa Senhora das Dores.

A festa da padroeira teve grande incentivo do Padre Cícero e, atualmente, atrai romeiros de vários estados da região Nordeste, sendo a segunda maior romaria em número de devotos. Cerca de 400 mil, segundo estimativa da igreja, deverão estar visitando Juazeiro até o dia 15 de setembro.

Importância

Este ano, a romaria faz alusão ao centenário da cidade. O tema é "Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho". O administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, destaca a importância deste mês de setembro, que sempre marca o Município com as festividades, expressões de fé, de devoção e amor à Mãe das Dores. Ele ressalta o exemplo profundamente cristão do Padre Cícero.

"Ele foi o grande incentivador da reza do rosário, lutando incansavelmente pela qualidade de vida digna do povo nordestino", diz.

A manifestação de fé neste período do ano atrai um grande número de romeiros do Estado de Alagoas. Mesmo com as tragédias causadas pelas enchentes durante o mês de junho, houve uma intensa participação de romeiros daquele estado na missa dos 76 anos do Padre Cícero. O que, mesmo depois dos prejuízos causados, os romeiros retornem à cidade. A vinda para agradecer por estarem vivos, com exibição de faixas foi um destaque durante esse período, incluindo também a participação de romeiros do Estado de Pernambuco.

Carreata

A carreata com a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja Matriz a partir das 8 horas, percorrendo diversas ruas do Centro da cidade e bairros. À noite, a partir das 17h30, os fiéis se deslocam para a matriz, durante a Procissão da Bandeira, da casa de Manoel Sebastião de Sousa e Iraci Nunes, na Rua do Horto, nº 598. Os noitários terão sequência até o dia 14, em residência, comércio, empresas, entidades, com realização do devocionário à Nossa Senhora, missas às 19 horas e, ainda, quermesses.

A cidade começa a se mobilizar e centenas de barraqueiros se instalam na cidade durante esse período. Um esquema especial, segundo a coordenação da Operação Romeiro, será dado sequência, enquanto se conclui o espaço definitivo do Centro de Apoio ao Romeiro. Uma programação paralela também passa a ser realizada pelos devotos de Nossa Senhora, com a tradicional procissão dos carroceiros, no dia 12, saindo do início da Rua São Pedro, terminando com a participação na celebração da missa na Basílica. A Procissão dos Carros também acontece dia 14. Uma grande mobilização é feita pela cidade e os romeiros agradecem a acolhida atirando bombons dos paus-de-arara aos juazeirenses.

Segurança

O esquema de segurança estará sendo fortalecido. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, poucos incidentes envolvendo romeiros e questões relacionadas a assaltos foram registradas. Ficou acertada a ida do oficial a pontos estratégicos da cidade que representam áreas de maior concentração popular, as quais serão delimitadas.

Nessa visita de campo, ele se fará acompanhar do secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, presidente da Comissão Permanente, e do comandante da Guarda Municipal, sargento Wladimir Carvalho. Em princípio, o Plano Operacional de Segurança terá reforço de contingente e, também, o apoio do ônibus no qual funciona a Delegacia Móvel.

Revezamento
Cerca de 40 homens da Guarda Municipal estarão se revezando por turno. No dia 2 de setembro, está programada uma reunião geral da Operação Romeiro, integrando todos os setores para socializarem os serviços que serão efetivados durante a festa religiosa. De 11 a 14 acontece o tradicional show do chapéu na Praça do Romeiro.

O devocionário das 18h30 será presidido pelo padre Paulo Lemos. A programação se intensifica com o tríduo da romaria, com a vinda do maior número de romeiros nos três últimos dias da festa. As missas acontecem a partir das 6 horas na Basílica e na Capela do Socorro, até às 19 horas. De 13 a 14 acontecem os encontros com a Juventude Romeira, no Círculo Operário São José, e, de 12 a 14, o encontro com o romeiro, no mesmo local.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30