xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 agosto 2010

CANTIGA DE RODA I

AMARELINHA

NO CEU PONTILHADO
DE CONSTELAÇÃO
BRILHO ABOBALHADO
COMO ESTA CANÇÃO

SE ELA SOUBESSE
QUE A ESTRELA TAMBÉM
AS VEZES SE ESQUECE
DE QUEM LHE QUER BEM

LIGO AS TRÊS MARIAS
COM LAPIS DE COR
O QUE TU FARIAS
SEM NENHUMA DOR?

DE MANHÃ CEDINHO
O SOL BOCEJANDO
O VENTO FININHO
EM SI VAI VENTANDO

ACORDA MENINA
QUE O DIA NASCEU
VEM VER TUA SINA
TEU NOME VENCEU

Ulisses Germano

P.S. Toda criança tem o direito de ser criança.

Trânsito no Crato - Por Yuri Lacerda

Ontem à noite presenciei dois guardas do DEMUTRAN no semáforo da saída do Crato para o Juazeiro, em frente ao posto de gasolina MTD, multando os carros que ali ultrapassavam o sinal vermelho. Desta forma, isso me fez refletir uma coisa muito importante no Crato: o tráfego de veículos na cidade. Onde há certas preferenciais, sentidos de vias, entre outras coisas que poderiam ser tratadas de forma a melhorar o fluxo de veículos em nosso município.

Por exemplo, a Rua Monsenhor Esmeraldo (aquela que passa ao lado da estação ferroviária) não é preferencial em nenhum momento no bairro Pinto Madeira. No meu entendimento, ela ajuda aos motoristas que saem do Centro da cidade se direcionarem a Avenida Perimetral, que é uma importante via de escoamento do trânsito do Crato para o Juazeiro.

A avenida José A. Figueiredo, aquela que passa o canal do Rio Granjeiro, é outra via de escoamento de nossa cidade. Porém, em diversos cruzamentos com vias de menor fluxo também não é preferencial. Por exemplo, ali mesmo ao lado do tiro de guerra!

E no semáforo da saída do Crato... Por que só temos um fluxo de veículos por vez? Se em vários momentos poderia tranquilamente haver mais de um fluxo por vez? Por que não liberar o acesso de quem quer continuar na avenida Padre cícero? Desta forma, ofereço as seguintes sugestões para melhorarmos o transito naquele local:


1) Construção de uma via de acesso livre no sentido Juazeiro > Crato para quem segue na avenida padre Cícero, podendo assim não ter que parar no sinal. Em Fortaleza você vê muitas vias deste tipo.

2) Liberar o trânsito ao mesmo tempo tanto para quem vem no sentido Juazeiro > Av. Perimetral quanto para quem se direciona no sentido Av. Perimetral > Juazeiro. Claro que se deve fazer uma estrutura para separar melhor as vias. (quem sabe até mudar a posição (perigosa) do semáforo de quem está na Av. Perimetral). O Juazeiro adotou um semáforo em frente ao Cariri Shopping que melhorou bastante o tráfego naquele cruzamento.

Acho que já está na hora de se fazer um estudo sério no fluxo de trânsito da nossa cidade antes que seja tarde. Não estou criticando o governo atual, pois este problema já vem há um bom tempo. Sem falar nos problemas das ciclovias... ops... que ciclovias!? Nos retornos ABSURDOS da Av. Padre Cícero...

Foto: Adaptada do Google Maps
Texto: Yuri Lacerda

Flor E Vida. Liduina Belchior.


Sinto o perfume das flores no ar.
No meu coração existe uma flor que
só a borboleta da alma vê e vem.
Não sei se eu a chamo; Ou se ela escuta
meu silêncio. Mas que vem, vem!
Essa flor produz alegria, além do polén.
Não deixa minha vista "enturvecer".
Quando penso em ficar triste, ela vem
a florescer.
E, assim, surge o lenitivo para na vida
sobreviver...
E a vida vai e vem, vai e vem,permanecendo
áurea
.

EU ACREDITO!

Aprendi que fazendo um gesto de solidariedade
À impunidade não tem vencedores
E posso ser a única a trabalhar em um projeto
Mas se eu acreditar, terei apoio de muitos
Se eu fizer a minha parte.
Cada um de uma maneira simples fará a sua.
E se eu desejar mudar a história nunca estarei sozinha
E se eu tiver a humildade de pedir ajuda
Milhares vêm ao meu auxilio
Podemos juntos acreditar em dias melhores, em pessoas melhores.
E juntos construir um mundo melhor
Sou sonhadora?
Não, faço parte desse mundo que vivo.
E desejo ele cada dia melhor
Meus filhos fazem parte dele
E quem sabe contar a história para meus netos que nós mudamos
Porque aprendemos a trabalhar juntos
Para a construção de uma vida melhor
Uma vida mais digna, mais humana e mais solidária.

Tekinha ( Tereza Cristina Saraiva )


Uma semana maravilhosa para todos.
Mônica Araripe

COMÉDIA CRATENSE BRILHA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE


ESPETÁCULO “A COMÉDIA DA MALDIÇÃO”

ENCANTA PÚBLICO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Cerca de 500 pessoas lotaram a arena montada pela Cia. Cearense de Teatro Brincante na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE, para apresentação da peça teatral “A Comédia da Maldição”, gentilmente doada pela Sociedade Cariri das Artes ao Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri), na noite do último sábado, 21 de agosto, com participação especial da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, de Crato-CE.

O espetáculo, que tem texto e direção de Cacá Araújo, está em cartaz há 5 anos e resgata o mito sertanejo-universal da mula-sem-cabeça, retratado num ambiente tipicamente nordestino.

A Cia. Cearense de Teatro Brincante é órgão da Sociedade Cariri das Artes, Ponto de Cultura do Brasil, com apoio do Ministério da Cultura, SECULT-CE e Prefeitura Municipal do Crato, desenvolvendo o que denominam de estética brincante de encenação, concebida a partir da incorporação de elementos da cultura tradicional popular na concepção de seus traços constitutivos, quais sejam:

a) Dramaturgia que busque temática alinhada aos contos, causos, lendas, romances e aventuras bebidas do vasto imaginário e romanceiro populares, da sabedoria ancestral de base ibérica, ameríndia e africana.

b) Interpretação que se construa a partir do e no universo dos folguedos, dos cantadores, emboladores, rabequeiros, penitentes, cânticos e dançares negros e indígenas, palhaços, pássaros e bichos da nossa fauna, brincadeiras e brinquedos populares, esculturas e objetos artesanais, bonecos e desenhos animados, temperada com elementos do Circo, da Gestualidade Física e Espiritual Nordestina e da Commedia dell'Arte.

c) Carpintaria Técnica que produza cenografia, figurino, maquiagem, coreografia, caracterização, sonoplastia, música e iluminação, fundados na xilogravura, nas inscrições rupestres, nos símbolos rurais, nos desenhos de crianças, nos cantos, danças, cantigas e instrumentos musicais populares, nas cores e sons primitivos da natureza sertaneja.

O grupo cratense levará também para as ruas outra peça de seu repertório popular, O PECADO DE CLARA MENINA, também escrita e dirigida por Cacá Araújo, e está montando mais dois espetáculos que deverão estrear em breve: O MAPA DA BOTIJA (texto de Cacá Araújo e direção de Orleyna Moura) e A DONZELA E O CANGACEIRO (texto e direção de Cacá Araújo).







27 de Agosto Dia do Psicólogo – Por João César Mousinho de Queiroz.


Decreto nº 53.464 de 21/01/1964. Regulamenta a lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962, que dispo sobre de Profissão de Psicólogo. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o artigo 87, item I da Constituição decreta:

TITULO I - Do Exercício Profissional.
Art. 1º - É livre em todo território nacional o exercício da Profissão de Psicólogo, observadas as exigências previstas na legislação em vigor o no presente decreto.
Parágrafo Único: a designação profissional de Psicólogo é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.
27 de Agosto é o dia sexta-feira dia das louras, de comemorar o Dia do Psicólogo:
Empregado, Desempregado, Com Consultório, Sem Consultório, que passou no Concurso Público e ainda não foi chamado, Trabalhando em outra Área, Com Plantões em Clínicas, Com Atendimentos Domiciliares, Psicólogo Professor, Palestrantes, dos Conselhos Tutelares em todo brasil, das Ongs, das Escolas, das Empresas( organizacional),em Crise, com Trabalho Filantrópico, com Monografia,Estagiando, Aposentado.
Dia 27 de Agosto é o nosso dia do dia.
Dia de receber os parabéns dos colegas de trabalho quando uma boa alma lembra, presentes dos clientes e ser esquecido pela grande maioria.

A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta. Com essa frase descreveu Herrmann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje: desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.

O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro The Principles of Psychology (1890) - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte.

O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem. Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.

Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo. Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar. O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.

Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem. O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.

Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado. O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes. Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo. Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.

No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia. O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.

Senhor,
Só Você conhece em profundidade a criatura humana
Só Você é verdadeiro psicólogo.
Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante.
Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar,
E quando eu falhar - sei que isso acontecerá -
venha depressa, Senhor, sanar o mal que fiz.
Dê-me um entranhado amor e respeito
pela criatura humana.
Não permite que a rotina, o cansaço
torne-me frio e indiferente ao outro.
Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros,
perdoa as ofensas e ajuda-me a
atribuir os êxitos a Você.
Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão,
eu possa dizer em verdade:
Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para
ajudar ao meu irmão.
Obrigado, Senhor!

A letra (23a do alfabeto grego) correspondendo ao nosso "psi" (adotado em todos os países como representação da Psicologia). As 02 SERPENTES indicam OS SABERES (pluralidade) sobre essa ciência. Os 02 RAMOS DE LOUROS (na parte inferior do símbolo) no mundo clássico significavam: glória, honra, orgulho, triunfo, vitória, laurel, preito, homenagem
São Paulo,22/08/10
Psicólogo Jurídico-Terapeuta Familiar
www.sosdrogasealcool.org - Comunidade:www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=26639275

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


Deus ajuda a quem madruga?
Se for mesmo verdade o que vem divulgando o engenheiro juazeirense Germano Ellery, ficará provado que para o povo de Juazeiro do Norte é proibido cochilar. Lá, não se dorme no ponto. Já prevendo que a transposição do rio São Francisco um dia pode virar realidade (bata na madeira três vezes e repita:PAC, PAC, PAC...). Germano anda divulgando - na Web - o seguinte:
O povo de Juazeiro do Norte (sociedade civil organizada, entidades, políticos interessados na defesa da nossa cidade, independente de partidos), deve levantar a bandeira para a criação de uma Superintendência Regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Juazeiro do Norte. Digo isso porque os senhores Tasso e Ciro já estão se mobilizando para colocar o Vale do Acaraú na área de atuação da Codevasf e instalar uma Superintendência Regional daquele órgão em Sobral (alguém achou que seria em outro lugar?), e a meu ver seria muito longe para atuar no desenvolvimento da região onde o Eixo Norte (do projeto de transposição) cortará e na revitalização das Bacias dos Rios Salgado e Jaguaribe, que serão interligados com o referido eixo”.
Leia íntegra da carta de Germano Ellery no site: www.blogdojuaonline.rg3.net/

Expansão da Missão Resgate
Criada há dez anos, na cidade de Crato, pelo advogado e leigo católico Geraldo Correia Braga (Geraldinho), o grupo Missão Resgate chegará em breve à Amazônia. No próximo dia 2 de setembro, Geraldinho acompanha dom Fernando Panico (foto ao lado) e o padre Francisco das Chagas Alves em viagem à Lábrea, no estado do Amazonas. Naquela cidade, com o apoio do bispo de lá, dom Frei Jesus Moraza Ruiz de Azúa, será discutido a criação de novo núcleo da Missão Resgate. A finalidade maior dessa organização é resgatar jovens entregues ao alcoolismo e as às drogas. Segundo Geraldinho, o grupo vem crescendo com a “força do Espírito Santo”.

Uma ONG de respeito
Trabalhando sem alarde, a Associação Cristã de Base (ACB), uma Organização Não Governamental (ONG) que tem sede em Crato, vem prestando grande serviço na preservação do meio ambiente no Cariri. Vários foram os projetos que a ACB já realizou. Um deles, (Estudo mercadológico com espécies florestais de importância econômica na Chapada do Araripe) pesquisou as árvores Janaguba, Mangaba e Cambuí (foto da fruta do Cambuí ao lado). Este projeto foi financiado através de uma parceria com o Banco do Nordeste do Brasil–BNB. Se já existisse no Cariri uma Faculdade de Farmácia, esse estudo certamente teria produzido muitos frutos.

Eleições 2010 - 1
O mês de agosto trouxe de volta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. Durante 45 dias teremos de conviver com o marketing político, quando o ideal seria assistir a debates sérios sobre problemas que afetam os brasileiros. O que vemos, infelizmente – no rádio e TV – é a demagogia enganosa direcionada às classes mais desinformadas da população brasileira, (aquelas formadas por pobres e miseráveis) que decide as eleições. Mas não me julguem um pessimista. Até reconheço que – aos trancos e barrancos – a democracia brasileira, abalada por inúmeros golpes e retrocessos ao longo da triste história republicana, vem se consolidando e amadurecendo nos últimos anos.

Eleições 2010 - 2
As ruas das cidades caririenses viraram cenário de bazar persa. Carros de som estão a fazer propaganda de candidatos para todos os gostos. Motos, bicicletas, e até pessoas percorrem as ruas empurrando carrinhos-de-mão com improvisados sistemas de som. Um barulhão de extremo mau gosto. Centenas de outras pessoas enfrentam o sol e o calor para ficar balançando – nas esquinas e praças – bandeiras com nome e número de candidatos. Essas pessoas disputam espaço em meio a centenas de cavaletes com cartazes (grandes, médios e pequenos), expostos nas vias públicas, onde aparecem políticos sorridentes pedindo votos... Respeitemos essas pessoas humildes – muitas mal vestidas – que ganham, nesse trabalho, salários miseráveis. Afinal, daqui a 40 dias tudo isso sumirá do mapa. Até os candidatos eleitos também sumirão e só retornarão daqui a quatro anos...

Eleições 2010 - 3
Como afirma o sociólogo André Haguette, “Compreender a política não é tarefa fácil, mesmo sabendo que o jogo político é fundamentalmente um jogo de poder e de interesses. Interesses dos mais inconfessáveis até os mais nobres, que sejam individuais ou coletivos”. Repercutiu na imprensa o fato de seis prefeitos do PSDB do Cariri terem sido cooptados para aderir à candidatura do governador do Ceará – adversário dos tucanos – que pleiteia a reeleição. Ora, apoiar candidatos adversários é, infelizmente, uma prática comum entre os políticos brasileiros. O que deveria ter merecido destaque era o fato do prefeito de Crato, Samuel Araripe, ter sido o único a ficar fiel ao seu partido, cumprindo os compromissos partidários para com os candidatos do PSDB. Além do desabafo de Tasso Jereissati contra o deputado Ciro Gomes (este, o suposto “cooptador”), o jornal “O Povo” do último domingo, na coluna de Alan Neto, publicou a seguinte nota: “Filhotes de Judas–Tempo de eleição vale tudo. O que tem de prefeito traíra, Judas Iscariotes perde longe. Os tucanos, então, foram os mais atingidos. Governo é governo. Quem tem caneta não mão pode tudo. Até mandar inimigos para os quintos dos infernos? Até”.
É isso aí...

Curtas
*** A chegada do Grupo Walmart ao Cariri não se restringirá só a construção do Hiper Mercado Bom Preço, que será localizado no Shopping Center Juazeiro Open Mall. Brevemente o Grupo Walmart iniciará outro investimento, no caso o Maxxi, que ocupará uma área de 20 mil metros quadrados, na Avenida Padre Cícero, em frente a Loja Zenir Móveis. O Maxxi atuará na área atacadista e deverá concorrer com o Atacadão Carrefour.

*** Já está à venda o novo livro de Daniel Walker, História da Independência de Juazeiro do Norte (foto ao lado), 195 páginas, importante obra para quem quiser pesquisar os primórdios da Terra do Padre Cícero.

*** Dom Fernando Panico viajará para Natal (RN) no próximo dia 17 de setembro, onde participará da sagração episcopal de frei Magnus Henrique Lopes, nomeado bispo da recém-criada diocese de Salgueiro, no estado do Pernambuco. De lá, dom Fernando segue para São Paulo, onde embarca com destino a Bogotá, Colômbia, a fim de atender compromissos da CNBB.

*** No próximo dia 22 terá início o novenário anual que festeja – no dia 31 de agosto – São Raimundo Nonato, padroeiro de Várzea Alegre. Os festejos atraem varzealegrenses espalhados por todo o Brasil.

*** Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo assumiu ontem o reitorado do Santuário Eucarístico Diocesano, localizado na cidade de Crato.

Dia do Folclore! Pachelly Jamacaru

A todos os Brincantes e Folcloristas, a minha homenagem pelo dia do FOLCLORE!




Fotos: Pachelly J.
Não replicar em outros Blogs
sem expressa autorização.

ALMANAQUE - Dia 22 de Agosto de 2010


ALMANAQUE

22 de agosto:

* 1415 - Tropas portuguesas comandadas pelo rei João I de Portugal conquistam Ceuta.
* 1770 - A esquadra de James Cook desembarca na costa oriental da Austrália.
* 1864 - É criada a Cruz Vermelha Internacional .

Nasceram neste dia...

* 1773 - Aimé Bonpland, médico, explorador e botânico francês (m. 1858).
* 1834 - Samuel Pierpont Langley, astrónomo e físico norte-americano (m. 1906).
* 1975 - Rodrigo Santoro,ator brasileiro.

Morreram neste dia...

* 1922 - Michael Collins, ativista irlandês (n. 1890).
* 1942 - Alfredo da Silva, empresário português (n. 1871).
* 1976 - Juscelino Kubitschek (imagem), político brasileiro (n. 1902).

HOJE NA HISTÓRIA - Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico, militar e político brasileiro. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX e foi o último político mineiro eleito para a presidência da república pelo voto direto. Casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia Kubitschek e Maria Estela Kubitschek, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando assim o antigo projeto, já previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital para promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.

Durante todo o seu mandato como presidente da república, (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Juscelino Kubitschek é, ainda hoje, um dos políticos mais admirados do cenário político do Brasil, aparecendo junto com Getúlio Vargas, nas pesquisas de opinião pública como os dois presidentes preferidos pelos brasileiros. Segundo seu adversário José Sarney, Juscelino foi o melhor presidente que o Brasil já teve, por sua habilidade política, por suas realizações e pelo seu respeito às instituições democráticas.

No ano de 2001, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito o "Brasileiro do Século" em uma eleição que foi publicada pela revista Isto é.

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30