xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 agosto 2010

Sentimos muito muito! - Por: Mônica Araripe


A morte, por si só, é uma piada pronta.
Morrer é ridículo.
Você combinou de jantar com a namorada,
está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem,
precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no
carro e no meio da tarde morre. Como assim?
E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?
Não sei de onde tiraram esta idéia:
MORRER!!!
A troco? Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio
estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve
lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física,
quase perdeu o fôlego, mas não desistiu. Passou madrugadas sem dormir para
estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer
da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora
de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente...
De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway,
numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis.
Qual é?
Morrer é um chiste.
Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém,
sem ter dançado com a garota mais linda,
sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.
Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e
penduradas também algumas contas.
Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas,
a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.
Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu.
Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce,
caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina,
começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.
Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte
costelas gordas e mulheres magras e morre num sábado de manhã.
Isso é para ser levado a sério? Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o
sono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não
acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase
nada guardado nas gavetas.
Ok, hora de descansar em paz.
Mas antes de viver tudo? Morrer cedo é uma transgressão,
desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero.
E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas. Só que esta não tem graça.
Por isso viva tudo que há para viver.
Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da Vida... Perdoe... Sempre!!!

Pedro Bial
  • Keila muitas saudades!!!!
  • dos amigos Samuel e Mônica

CRATO - Notícias do dia 15 de Agosto de 2010


Crato realiza 2ª etapa da campanha da vacinação contra a pólio

A campanha de vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) teve início, desde o dia 02 de agosto. A campanha se intensifica, com a presença de crianças de 0 a 5 anos nos postos de saúde da cidade. Profissionais da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde do município, estarão mobilizados no sentido de melhor atender a população. As mães deverão procurar os postos de saúde mais perto de casa e levar as crianças, que ainda não receberam as gotinhas nesta segunda etapa de vacinação. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacina da criança. Na primeira etapa de vacinação, o município cumpriu a meta vacinando quase 90 por cento das crianças. Agora, é repetir a dose, para imunizar contra a paralisia infantil.

Programa de saneamento continua sendo executado nas ruas do Crato

Continua sendo realizado nas ruas centrais da cidade do Crato, o projeto de saneamento, com intervenção no tráfego, em virtude das escavações para troca de tubulação de amianto por canos de PVC. O projeto vem sendo executado por meio Prefeitura Municipal do Crato, através da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC). Esta é uma das maiores obras de saneamento básico e renovação da rede de abastecimento d’água do município. São R$ 9 milhões de investimentos, por meio de parceria com o Governo Federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I). Com essa obra, está havendo um redimensionamento da rede de abastecimento da cidade. A troca de tubulação corresponde a uma extensão de 15 quilômetros, com abrangência em vários pontos do município, beneficiando diversas comunidades e áreas do centro. Também vem sendo realizado o Projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos. O trabalho estava sendo executado ontem nas proximidades da prefeitura Municipal e continuará em outras vias, com dezenas de homens trabalhando, na modernização do sistema de abastecimento e esgotos da cidade.

1ª. Parcela dos Boletos do IPTU tem vencimento na próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Finanças informa a comunidade que O vencimento da cota única ou 1ª parcela dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano- IPTU, exercício de 2010 será na próxima segunda-feira, dia 16 de agosto. Aos que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única que será até a segunda-feira, dia 16 tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberem os seus boletos e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, para que a situação seja regularizada.

Secretaria de Educação do Crato promove na próxima terça-feira encontro de formação com Secretários

A Secretaria de Educação do Crato realizará na próxima terça-feira, dia 17 um encontro para formação com os Secretários Escolares, que acontecerá no Centro de Educação de Jovens e Adultos CEJA com início às 8 horas. O Secretário de Educação Valentim Dantas ressalta que o trabalho da secretaria de Educação no município é sobretudo garantir de maneira ininterrupta qualidade dos ambientes educacionais, bem como formação continuada aos profissionais.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

PLEBISCITO I- SIM PARA O FUTURO MUNICIPIO DA PONTA DA SERRA - Por César Mousinho


No Brasil, o último plebiscito ocorreu em 21 de abril de 1993. Nesta ocasião, o povo foi consultado sobre a forma e o sistema de governo (Monarquia, República, Presidencialismo, Parlamentarismo). Através da consulta popular, o povo brasileiro decidiu manter a República Presidencialista.

A palavra plebiscito é originária do latim plebiscitu (decreto dos plebeus). Na Roma Antiga, os votos passados em comício eram obrigatórios para a classe dos plebeus.

Atualmente, plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para sua região, estado ou país. Ou seja, o plebiscito é um mecanismo democrático de consulta popular, antes de a lei ser promulgada - entrar em vigor.

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato, em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Estou em São Paulo há três décadas e o nas minhas férias o novo que percebi aí no nosso Cratim foi a URCA. Que se vocês fizerem uma investigação apurada com certeza as maiores iniciativas devem recair ao corpo docente da Faculdade de Filosofia do Crato do que interesses politicos da época.

O que dizer da Lei Ficha Limpa, um avanço temos que ter cuidado com exageros. Sem querer generalizar, mas onde estão os politicos Cratense que décadas e décadas não fazem nada por nossa Cidade e aí ficam de mãos atadadas e com Caras de Bobos quando perdemos algo de bom, produtivo, que proporcionou alegria, lazer e cidadania para varias gerações inclusive a minha como o SESI.

Lembro que fiz o meu curso de datilografia no SESI, no inicio dos anos 70. Eu como Cratense faço coro com todas as indignações contra o ocorrido, mas fecho com a seguinte pergunta. Quando os politicos do Juazeiro do Norte serão surpreendidos com perdas de qualquer entidade daquele municipio em favor do Crato? Tá chegando hora no dia 03 de outubro próximo do Sim para o Futuro Municipio da Ponta da Serra e Não para esse tipo de politico que só atrasam nossa Querida Crato. Meus Pais- D. Nair e Seu Mozin – Saudades Sim – Tristezas Não. César Mousinho – São Paulo 14/08/10 – Artigo Politico.

Por: Cesar Mousinho

Carros de som com propaganda política serão averiguados em Crato - Beto Fernandes


A poluição sonora é o mal que atinge os habitantes das cidades, constituída em ruído capaz de produzir incômodo ao bem-estar ou malefícios à saúde, cujo agravamento merece hoje atenção especial. Nesse período eleitoral vê-se acrescentado o numero de veículos com propagandas dos mais diversos candidatos aos mais variados cargos nas eleições de 2010. Visando um controle desse barulho a Justiça e a Promotoria Eleitoral da cidade do Crato realizarão uma averiguação com relação ao volume das propagandas executadas em todos os veículos que estão circulando a cidade com anúncios de candidatos tanto a cargos proporcionais como majoritários. A Aferição acontecerá neste sábado, no pátio do Fórum Hermes Parayba e contará com a presença de profissionais da Semace, que realizarão os testes. Haverá fiscalização e punição para quem descumprir as normas eleitorais, é o que afirma o promotor de Justiça que responde pela questão eleitoral, o Dr. José de Deus Terceiro Pereira.

Reportagem: Beto Fernandes - Para o Blog de Juazeiro

CRATO - Polícia prende Assaltante em Flagrante delito no Centro do Crato - Por: J. Lopes - Repórter Policial


CRATO-CE: Polícia prende assaltante em flagrante delito no centro do Crato - Policiais da 5° Cia e do Ronda do Quarteirão prenderam em flagrante delito na Avenida José Alves de Figueiredo, no centro do Crato, por volta das 13h desta sexta-feira. Paulo Sérgio Graciano da Silva, 23 anos, sem profissão definida, residente na Avenida Paraíba, 1173, Bairro João Cabral, Juazeiro do Norte por praticar um roubo a mão armada contra a estudante Francisca Emanuele Salvador de 17 anos. De acordo com a polícia, o acusado foi apreendido um revólver cal. 38 usado para prática do delito e um notebook juntamente co um modem pertencente a vítima. O autor do fato foi conduzido a 19° DRPC de Crato-CE para lavratura do auto de prisão em flagrante com base no Art. 57 do Código Penal Brasileiro.

Por: J. Lopes - Repórter Policial
Repórter do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Internet
Proibida a Reprodução

CRATO - PLANTÃO NA CHAPADA - Brigadistas mobilizam ação no Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Crato. "Quando vires à barba do teu vizinho a arder, põe a tua de molho". Com base neste adágio popular e, principalmente, levando em consideração os primeiros focos de incêndio registrados na Área de Proteção Ambiental do Araripe (APA), os órgãos ambientais do Cariri mobilizaram as brigadas de combate a incêndios. Equipados com oito aparelhos móveis de radiocomunicação, duas estações fixas, uma viatura e seis motos, 21 brigadistas estão espalhados na área da Floresta Nacional do Araripe (Flona) com a finalidade de combater eventuais incêndios. Os brigadistas estão de plantão em pontos estratégicos da Flona: Casa sede, Cabeça da Ladeira do Belmonte, Malhada Bonita, Santa Rita e Sítio Flores. Nos últimos 10 dias foram registrados três focos de incêndios: dois no Sítio Granjeiro, no Crato, a menos de um quilômetro da floresta, e um na Ladeira do Esse, na encosta da serra, no Município de Barbalha. Os dois focos foram debelados, mas deixaram um sinal de alerta.

A chefe da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Figueiredo, adverte que, a partir deste mês, quando sobe a temperatura, o risco de incêndio aumenta. O quadro é agravado com os fortes ventos que estão sendo registrados na região, bem como a temporada de queimadas que começa no próximo mês. "Por isso, a vigilância será redobrada", garante Verônica. Este ano, as chuvas terminaram cedo. O pasto já está começando a secar, aumentando o risco de fogo. Ontem, a velocidade do vento na Floresta Nacional do Araripe, de acordo com a Estação Meteorológica da Chapada, variou entre 4 a 7 metros por segundo. A temperatura apresentou uma média de 21 graus, enquanto a umidade relativa do ficou em torno de 53%.

Área urbana

Verônica acrescentou que, além dessa equipe contratada pelo ICM-Bio, outros sete brigadistas foram selecionados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em convênio com a Prefeitura do Crato, para atuar na área urbana da cidade. A Brigada de Combate e Prevenção ao Fogo é formada por agricultores residentes na Área de Proteção Ambiental, que conhecem como a "palma da mão" a Floresta do Araripe, um dos últimos redutos da Mata Atlântica, que ocupa uma extensa área na fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e, ainda, Santana do Cariri, no Sul do Estado. Já foram catalogadas 88 espécies de aves pertencentes a 34 gêneros distintos. Entre elas, destaca-se o Soldadinho-do-Araripe, ave que somente é encontrada na região da Flona Araripe. A fauna do local é composta, também, por diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos. A vegetação predominante é de cerradão. Existem faixas de transição que apresentam traços de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Unidade de conservação

A Floresta Nacional do Araripe-Apodi, mais conhecida como Flona Araripe, é uma unidade de conservação brasileira situada na Chapada do Araripe, administrada pelo Ibama e integrante do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). Tem área total de 39.262,326 hectares. A Flona fomenta e protege as matas existentes na Chapada como também protege as nascentes, conserva a fauna e promove recreação pública. Constitui, ainda, importante refúgio para a fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção.

MAIS INFORMAÇÕES:
Escritório do Ibama
Praça Joaquim Fernandes
Teles, S/N, Crato (CE)
(88) 3521.1529/ (88) 3521.1906

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30