xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 agosto 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 07 de Agosto de 2010

Reitor da URCA destaca importância do Projeto Salgado, lançado na manhã de ontem

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens, lançou, no início da manhã de ontem, em Juazeiro do Norte, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), campus Crajubar, o Projeto Piloto para o Enquadramento das Águas do Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado. Na ocasião, o coordenador geral do Projeto, Professor Rodolfo Sabiá, do Departamento de Engenharia de Produção da URCA, fez a apresentação do projeto, destacando todos os levantamentos que já foram realizados para a sua execução. Ele chegou a se emocionar ao destacar a importância de ver o trabalho ser iniciado na região. O Reitor Plácido Cidade Nuvens, disse ser uma honra estar lançando um projeto de tamanha magnitude. O professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Carlos de Araújo, coordenador do Programa de Pós-Graduação e Engenharia Agrícola da UFC, ministrou palestra sobre o Enquadramento da Água em Rios Intermitentes – Estudo de Caso do Rio Salgado, ressaltando em números a atual situação do rio, destacando as áreas com maior índice de poluição. Ele classifica o momento de lançamento do projeto como histórico, por ser a primeira medida efetiva de gestão da água, olhando para a sua qualidade. “Isso num rio em que alguns pontos podem ser considerados o puro esgoto, com índices altíssimos de coliformes fecais e alto teor de poluentes”, diz, ao destacar que o enquadramento estabelece padrões de qualidade. O orientador de pesquisa de Valadoli, na Espanha, Luiz Manoel Navas, ministrou palestra em seguida sobre ‘Automação como Instrumento do Uso Eficiente da água na Irrigação’. O projeto terá um ano de execução na região e reúne o trabalho de vários técnicos e um processo de engajamento com a comunidade local. Vários representantes de Instituições ligadas ao meio ambiente e recursos hídricos participaram do lançamento. O Projeto Salgado tem o objetivo de construir um modelo participativo de gestão de recursos hídricos, sendo imprescindível a presença dos principais atores da Bacia em estudo.

“Mulheres do Coco” será exibido neste sábado, na Batateira

Neste sábado, dia 07, a partir das 18h30, em frente a residência da Mestra Edite Dias, coordenadora do Coco da Batateira será exibido o primeiro documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC. O documentário narra a história em poucos minutos do grupo “A Gente do Coco”, nome do grupo de mulheres e homens que dançam, cantam e tocam coco no bairro Gisélia Pinheiro (Batateira) na cidade do Crato, Região Sul do Estado do Ceará. Conhecido popularmente como “Mulheres do Coco da Batateira” por ser constituído na sua maioria por mulheres desde a sua origem.

O grupo surgiu em 1979 por uma turma de sala do Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. O Mobral foi criado e mantido pelo Regime Militar tendo início em 1967 e que prosesegiu até o início da década de oitenta do século passado. O objetivo era propocionar alfabetização e letramento as pessoas acima da idade escolar convencional. Muitos aprendiam somente a escrever seu nome. O documentário narra à história das Mulheres do Coco da Batateira e contextualiza essa manifestação situada dentro da comunidade. Para a mestre Edite, é uma diversão poder apresentar o Coco para a comunidade e destaca que o sonho dela é construir um terreiro no fundo do quintal que possa funcionar como o local da brincadeira para a comunidade. O professor Alexandre Lucas, coordenador do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” explica que o documentário será disponibilizado na Internet para que as pessoas possam ter acesso de forma democrática. Lucas enfatiza que serão produzidos mais nove documentários e adianta que o próximo contará a história da Mestre Zulene Galdino numa mistura de sabedoria, esperteza e fantasia.

Programa Estação URCA estréia neste sábado, na Rádio Araripe

Estréia neste sábado, a partir das 9 horas, na Rádio AM Araripe do Crato 1400, o novo Programa de Rádio da URCA. O programa denominado de ESTAÇÃO URCA, tem como slogan você ligado na URCA, e é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade, sob a responsabilidade do Pró-Reitor, Prof. José Cavalcanti da Silva Filho. O programa será apresentado pelos estagiários Felipe, do Curso de Direito, e Adriana, do Curso de História, que foram selecionado exclusivamente para dirigir o programa. Segundo o Prof.Cavalcanti, o objetivo deste programa é divulgar as ações estudantis para a comunidade caririense, eventos, pesquisas e notícias. O movimento estudantil de nossa universidade terá um foco especial. Neste sábado o programa abre com uma grande entrevista com do Reitor da URCA, Prof. Plácido Cidade Nuvens, e o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis.

O Estação URCA funcionará até dezembro deste ano, quando será submetido a uma avaliação. A expectativa é a melhor possível, pois este programa já foi ao ar e obteve bastante aceitação da comunidade acadêmica e espera-se, com a participação do aluno na sua direção, ganhe uma linguagem mais forte no âmbito dos estudantes. A programação diversificada, incluindo também informações dos setores da universidade, agenda da reitoria, música, entrevista, debates, e será realizado todos os sábados nos horários de 09 às 11h na Rádio Araripe 1400 AM. A equipe espera a grande participação dos estudantes e convida todos para se ligar no programa.

Geopark participa de Estação SENAC, no Cariri Shopping

O Geopark Araripe está no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, na Estação SENAC Cariri. O evento do SENAC visa divulgar as ações da instituição nos setores da Gastronomia, Beleza, Saúde, Tecnologia e Turismo, Hospitalidade e Meio Ambiente.O Geopark Araripe, parceiro do SENAC, está com um stand que representa o setor de Meio Ambiente, onde estão sendo divulgados o trabalho que se tem realizado em torno do Geoturismo no Cariri. A exposição começou no dia 24/07 e segue até sábado, 07/08. Na programação, palestras e serviços gratuitos, na praça de eventos do Cariri Shopping. Confira a programação pelos telefones: (88) 3566.4790 ou 3512. 1990.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 07 de agosto de 2010.

CRATO - Notícias do dia 07 de Agosto de 2010


Vencimento da primeira parcela do IPTU será no dia 16

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Palestra sobre amamentação reúne cerca de 70 mães

A Secretaria de Saúde do Crato se engaja na Campanha Nacional de Aleitamento Materno. Foi realizado durante a semana encontro com nutrizes e profissionais de saúde do município. O evento contou com palestras e orientações e aconteceu no Pólo Madre Feitosa, no Seminário. Estiveram presentes cerca de 70 mães, além de médicos, enfermeiros e Agentes Comunitárias de Saúde.

Saúde inicia quarto ciclo de combate à dengue nos bairros

Está sendo iniciado em Crato o quarto ciclo do ano de visitas a domicílios para o combate da dengue nos bairros da cidade. O coordenador do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde do Crato, Marcos Aurélio, afirma que tem sido decrescente o número de casos de dengue, que este ano teve um avanço em relação a 2009. Mesmo assim, a Prefeitura do Crato intensificou o trabalho de combate nos bairros, com a atuação dos carros-fumacê e ações educativas, no sentido de chamar a atenção da população para o problema. Já na segunda semana de julho, foi possível constatar, com os primeiros resultados do terceiro ciclo de combate, uma diminuição no número de casos. As transmissões em sua totalidade esse ano foram de casos de dengue clássica e não foi constatado óbito no municípo em virtude da doença. Durante os ciclos de combate são visitados mais de 45 mil domicílios em toda cidade.

Atividades do ProJovem Adolescente de Crato reiniciam segunda-feira

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS, reinicia na segunda-feira, dia 9, as atividades do ProJovem adolescente. A secretária de Ação Social Liduina Andrade frisa que é importante o comparecimento de todos os participantes do projeto para iniciarem suas jornadas. O ProJovem Adolescente objetiva promover a inclusão de jovens qualificando e valorizando a sua participação social através de atividades sócio educativas. A intenção é formar adolescentes conscientes da qualificação para o mercado de trabalho, além de serem multiplicadores de informações sobre saúde, meio ambiente e cidadania.

Secretaria de Educação do Crato realiza reunião com gestores escolares no próximo dia 9

O Secretário Valentim Dantas convoca todos os gestores das escolas municipais e creches a comparecem a reunião a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 9 de agosto, na Escola Padre Frederico Nierhoof, no bairro São Miguel as 8 horas.

Treinamento para o Garantia Safra começa na próxima terça

Começa no dia 10 de agosto a capacitação de representantes de entidades como associações e conselhos de base do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato para o Garantia Safra. As primeiras comunidades a participarem serão do Baixio das Palmeiras e Santa Rosa. O trabalho será desenvolvido através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Garantia Safra 2010/2011. As capacitações serão realizadas no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA), no horário das 8 horas às 11 horas. No dia 11, será a vez do Belmonte, Campo Alegre e Dom Quintino; no dia 12, Santa Fé e Monte Alverne; e no dia 13, na Ponta da Serra e Bela Vista. Segundo o secretário Erasmo Ferreira, o treinamento estará voltado para o trabalho de cadastramento do Garantia Safra 2010/2011. Este ano, foram cadastrados no Seguro Safra 2.868 pequenos produtores rurais.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Crato HOJE - Veja Fotos do centro do Crato no dia de hoje !


Uma verdadeira Praça de Guerra pela nossa Saúde !

A Administração municipal do Crato está trocando 15 Km de tubulação de água na cidade. Chegou a vez das principais ruas do centro: Bárbara de Alencar e Dr. João Pessoa. uma verdadeira praça de guerra se formou, e o caos tomou conta do trânsito. Mas como vale a pena frisar, os transtornos são temporários, e os benefícios, permanentes. O que se pede é a compreensão da população para com as obras, que são extremamente necessárias, uma vez que os antigos canos de ferro já tinham mais de 50 anos de uso, em completo processo de deterioração.

Image1

Espanto ?

Img_4496

Sim. Você algum dia já esperou ver a Rua Dr. João Pessoa ASSIM ?

Img_4486

E a Rua Bárbara de Alencar ?

Img_4354


Img_4426


Img_4467

No sol quente, cada um se protege como pode...

Img_4456


Img_4357

Não é o Haiti. É o Cratin...

image2

Mas tudo visa o Bem-estar da nossa população !


Foto-Brinde: Veja em tamanho grande clicando aqui

Reportagem Fotográfica: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Salvamento e Utilização sem a autorização do Autor

No Cariri - Projeto quer recuperar Rio Salgado


CANAL DO RIO Granjeiro, que desemboca no Rio Salgado, já sai do Crato poluído - ANTÔNIO VICELMO. O projeto piloto vai fazer coletas e análises a fim de averiguar como está a qualidade da água do Rio Salgado.

Crato. A Universidade Regional do Cariri (Urca) lança, hoje, o projeto piloto para o Enquadramento das Águas do Semiárido Brasileiro, o chamado "Projeto Salgado", que tem como objetivo construir um modelo participativo de gestão de recursos hídricos. Participam do encontro representantes dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu, que formam a microbacia do Rio Salgado.

O coordenador do projeto, Rodolfo Sabiá, destaca que a "principal contribuição é definir qual o padrão de qualidade de água que queremos, bem como as estratégias legais para que os órgãos possam atuar de fato, respaldados pelo enquadramento das águas". O evento será aberto às 9 horas, no auditório da Urca, em Juazeiro do Norte, pelo reitor Plácido Cidade Nuvens. Em seguida, será apresentada a proposta metodológica do projeto. O professor José Carlos aborda o "Enquadramento de Água em Rios Intermitentes - Estudo de Caso do Rio Salgado". Durante o evento haverá espaço para debates sobre o tema, com articulação dos atores sociais. Os municípios que formam a Microbacia III do Rio Salgado (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu) estarão envolvidos no projeto, que realizará coletas e análises para averiguação da qualidade da água e produção de banco de dados.

Os principais impactos encontrados na Sub-Bacia do Salgado, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), são os desmatamentos, as queimadas e o desvio do curso natural dos rios (barramentos). A Cogerh adverte também quanto a utilização indiscriminada de agrotóxicos nos plantios, a contaminação por esgotos sem tratamento e a poluição pelas indústrias e as queimadas do lixo e da cana. O Rio Granjeiro, por exemplo, que nasce no pé da serra do Crato e desemboca no Salgado, começa a ser poluído na entrada cidade, por conta do esgoto. Outro fator agravante, segundo o relatório da Cogerh, é a retirada indiscriminada da mata ciliar que provoca o assoreamento de riachos, rios e açudes. Ressalta-se também a ocupação desordenada ao longo dos vales. Tudo isso vem a desertificação, que é a perda das características vitais do ambiente.

MAIS INFORMAÇÕES:
Urca
Rua Cel. Antônio Luis, 1161, Bairro Pimenta - Crato/CE
(88) 3102.1212 / 3102.1204

Silvania Claudino
Especial para o Regional - Diário do Nordeste

HOJE NA HISTÓRIA - Simon Bolivar - O Libertador


HOJE NA HISTÓRIA

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar Palacios y Blanco (Caracas, 24 de Julho de 1783 — Santa Marta, 17 de Dezembro de 1830) foi um militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola. Foi importantíssimo personagem na história da América Latina.

Infância e juventude

Aristocrata de origem basca, era filho de Juan Vicente Bolívar y Ponte e de María de la Concepción Palacios y Blanco. Teve quatro irmãos: María Antonia, Juana, Juan Vicente e María del Carmen, esta última falecida poucas horas após nascida. O pai de Simón faleceu quando este tinha apenas três anos, em 1786. Sua mãe morre em 6 de julho de 1792. O menino foi então levado para a casa do avô materno, e, depois da morte deste, para a casa do tio, Carlos Palacios.

Aos doze anos Simón fugiu da casa do tio para a casa de sua irmã María Antonia, por quem sentia uma maior ligação afectiva. Em consequência do seu ato passou alguns meses na casa do pedagogo Simón Rodríguez, por quem foi muito influenciado e com quem manteve uma relação de amizade até o fim dos seus dias. Teve ainda outros tutores, entre os quais o humanista Andrés Bello. Em Janeiro de 1797 ingressou como cadete no Batalhão de Milícias de Blancos de los Valles de Aragua (do qual o seu pai tinha sido Coronel), onde se destacou pelo seu desempenho.

Em 1799 viajou para a Espanha com o propósito de aprofundar os seus estudos. Em Madrid ampliou os seus conhecimentos de História, Literatura, Matemática e aprendeu a Língua francesa. Na capital espanhola casou-se com María Teresa Rodríguez del Toro y Alaysa (26 de Maio de 1802) mas, de regresso à Venezuela, María veio a falecer de febre amarela (1803). Bolívar voltou à Europa em 1804, passando de novo pela Espanha antes de fixar residência em Paris.

Início dos ideais

Na França participou da vida cultural e científica, travando amizade com os naturalistas e exploradores Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland. Reencontrou o seu tutor Símon Rodríguez, com quem viajou até a Itália em Abril de 1805. No dia 14 de Agosto de 1805, no Monte Sacro, em Roma, Simón Bolívar proclamou diante de Simón Rodríguez e do seu amigo Francisco Rodríguez del Toro que não descansaria enquanto não libertasse toda a América do domínio espanhol (Juramento do Monte Sacro). O local tinha grande valor simbólico uma vez que havia sido palco do protesto dos plebeus contra os aristocratas na Roma Antiga. Ainda na Itália escalou o Vesúvio na companhia de Humboldt e do físico Louis Joseph Gay-Lussac. De regresso a Paris ingressou na Maçonaria.

Em meados de 1806, Bolívar tomou conhecimento dos primeiros movimentos em favor da independência da Venezuela, protagonizados pelo general Francisco Miranda, decidindo que chegara a ocasião de retornar ao seu país natal. Em Janeiro de 1807 foi para Charleston nos Estados Unidos da América, vindo a visitar diversas cidades naquele país, como Washington, DC, Filadélfia, Boston e Nova Iorque.

O Libertador

Bolívar retornou para a Venezuela ainda em 1807 e, quando Napoleão Bonaparte tornou seu irmão José Bonaparte, rei de Espanha e das suas colónias em 1808, passou a participar nas Juntas de resistência na América Espanhola. A Junta de Caracas declarou a independência em 1810, e Bolívar foi enviado para a Inglaterra numa missão diplomática. De volta à Venezuela em 1811, em Julho de 1812, o líder da Junta, Francisco de Miranda, rendeu-se às forças espanholas e Bolívar foi obrigado a fugir para Cartagena das Índias, onde redigiu o Manifesto de Cartagena.

Em 1813 liderou a invasão da Venezuela, entrando em Mérida em 23 de Maio, sendo proclamado El Libertador ("libertador"). Caracas foi reconquistada a 6 de Agosto, sendo proclamada a Segunda República Venezuelana. Bolívar passou então a comandar as forças nacionalistas da Colômbia, capturando Bogotá em 1814. Entretanto, após alguns revezes militares, Bolívar foi obrigado a fugir, em 1815, para a Jamaica onde pediu ajuda ao líder Haitiano Alexander Sabes Petión. Aqui redigiu a Carta da Jamaica. Em 1816, concedida essa ajuda, Bolívar regressou ao combate, desembarcando na Venezuela e capturando Angostura (atual Ciudad Bolívar). Durante a libertação de Quito apaixonou-se pela revolucionária Manuela Sáenz, de quem tornou-se amante, valendo a ela o epíteto de Libertadora do Libertador. Em 1828 ela o salvou de ser assassinado.

O Integrador

Em 1826, Bolívar tentou promover uma integração continental ao convocar o Congresso do Panamá. Compareceram apenas os representantes dos governos do México, da Federação Centro-Americana, da Grã-Colômbia (Colômbia, Equador e Venezuela) e do Peru. Era o princípio das Conferências Pan-americanas.

Seus ideais

"O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos". Nessa frase dita por Simón Bolívar pode-se ter uma ideia de que ele era um homem à frente de seu tempo, de ideias revolucionárias. Em poucas palavras ele exterioriza diversas intenções e objetivos. Analisando-se a frase por partes, observa-se a intenção de:

* Nações livres, sem o comando das metrópoles da época;
* Independentes, tanto política como economicamente;
* União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial.

A ideia de "nações livres" era, provavelmente, na época, o objetivo mais importante, pois sem a liberdade, não seria possível a conquista dos outros objetivos. E para isso, Bolívar não foi só um idealizador, e sim, um verdadeiro guerreiro, enfrentando as mais diversas batalhas. Mas ele não estava sozinho nessa luta. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade haviam se enraizado nos povos latino-americanos, pois o que se viu não foi uma luta isolada de Simón e seus fiéis seguidores. Foram lutas por toda a América Latina, onde cada região teve o seu "libertador", como era chamado Simón. Na questão de independência, Bolívar via como necessária uma nação não só independente, mas também democrática: "Somente a democracia, no meu conceito, é suscetível de uma liberdade absoluta", vinculando a ideia de um governo democrático, além do fato, também, de ver a necessidade de que se tenha um projeto econômico.

Na terceira parte, ele propõe a união dos povos entre si "por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos". É mais nessa terceira parte que se pauta este trabalho, pois tais leis em comum seriam o Tratado de União, Liga e Confederação Perpétua, assinado no Congresso do Panamá. Simón Bolivar também foi um grande defensor da separação dos poderes temporal e espiritual (Estado e religião), posição essa fortemente influenciada pelos princípios maçônicos que professava ao lado de outros libertadores americanos, como Miranda, Santa Cruz e San Martín, conforme depreende-se do manifesto que lançou em 1824/1825, perante o Congresso Constituinte da Bolívia, onde conclamou:

"Legisladores! Farei agora menção de um artigo que, segundo a minha consciência, devia omitir. Numa Constituição política não deverá prescrever-se uma profissão religiosa, porque segundo as melhores doutrinas sobre as leis fundamentais estas são as garantias dos direitos políticos e civis, mas a religião não se integra em nenhum destes direitos, é de natureza indefinível na ordem social e pertence à moral intelectual. A religião governa o homem em casa, no gabinete, dentro de si próprio: ela apenas tem o direito de examinar a sua consciência íntima. As leis, pelo contrário, têm em vista a superfície das coisas: governam fora da casa dos cidadãos. Aplicando estas considerações, poderá um Estado reger a canso ciência dos seus súbditos, velar pelo cumprimento das leis religiosas e atribuir prêmio ou castigo, quando os tribunas estão no céu e quando Deus é o juiz? Só a Inquisição seria capaz de substituí-los neste mundo. Voltará ainda 'a -Inquisição com os seus archotes incendiários? A religião é a lei da consciência. Toda a lei sobre ela a anula, porque impondo a necessidade tira mérito à fé, que é a base da religião. Os preceitos e dogmas sagrados são úteis, luminosos e de evidência metafísica; todos devemos professá-los, mas este dever é moral, não é político. "
— '

Porém, nem tudo foi como Bolívar gostaria que fosse. Com o decorrer do tempo, a situação não era das melhores, começaram a surgir divergências nas propostas políticas, muitos criticavam a Simón o seu modo de governar, além de a Espanha continuar a mandar tropas para a América.

Desse modo, os ideais iniciais de Simón começaram a se desvirtuar. O seu modo de governo já se aproximava mais de um autoritarismo do que uma democracia. O poder demasiadamente centralizado se fazia necessário, mas descaracterizava a federação que tanto desejava. Ele via a América muito fraca ainda, e precisava desse mando único do governo: "...Cada dia torna-se pior o sul da América; no dia em que eu deixar o Peru ele volta a se perder: porque não há homens capazes de sustentar o Estado...".

Além do mais, via que não estava sendo possível mais vencer a guerra contra os espanhóis sem uma ajuda externa, procurando algum diálogo com a Inglaterra, o que também contrariava suas ideias, pois a Inglaterra também era uma metrópole e seu modo de governo era uma Monarquia, o qual Bolívar era contrário, além do risco de pedir ajuda a um país que tinha grande relacionamento com a Espanha. Seus propósitos foram se tornando cada vez mais difíceis de serem atingidos. Simon Bolívar costumava dizer que fazer revolução na América é como arar o mar.

Nas regiões onde ocorriam as guerras os lugares ficavam devastados, prejudicados economicamente. Campos de agricultura viravam campos de batalhas, que quando terminadas, deixavam o lugar desolado. Havia problemas como a mão de obra, pois praticamente todos os homens com mais de 14 anos, que não apresentassem algum problema físico, deviam se apresentar no exército. Restavam as crianças e mulheres. Havia ainda problemas na questão de organização dos órgãos públicos: uma vez expulsos os espanhóis, era necessária uma substituição e reestruturação do poder público. Soma-se a isso o fato de não se saber se haveria o retorno de forças armadas espanholas, o que mantinha o ambiente de insegurança.

A morte

Simón Bolivar morreu no dia 17 de dezembro de 1830 por conta de uma turbeculose.

Exumação

Em 16 de julho de 2010, Hugo Chávez manda exumar corpo do revolucionário Simón Bolívar. O Presidente venezuelano contraria livros e desconfia que Bólivar foi assassinado. Ele acredita que seu herói tenha sido vítima de uma conspiração e tenha morrido envenenado por um general colombiano.

Fonte: Wikipedia

BlogENTREVISTA - Rádio Educadora Totalmente Recuperada !

Geraldinho

"Haveremos de transformar a Rádio Educadora do Cariri na melhor estação de Rádio do Interior Cearense. Essa é a nossa Meta"

"Recuperamos a Rádio Educadora ao esplendor que ela somente atingiu no tempo da sua inauguração. Compramos novos transmissores, equipamentos novos, e somos a única estação de rádio do Cariri em AM preparada para a transmissão digital"

"A nova Rádio Educadora quer inovar. Teremos todos os gêneros de música, voltados para uma programação diversificada, cultural e sobretudo, educativa."

Geraldinho
Tudo Novo !

Img_3946

Na foto acima: Novos estúdios, com todo o equipamento novo, computadores, mesas, ar-condicionado, e os funcionários agora usam a farda da Rádio Educadora. Na foto, do lado esquerdo, "Ideval", e do lado direito, "Marcos Carneiro".

Geraldinho

Acima: Geraldinho recuperou grande parte do acervo de Vinyl da estação

Img_4034

Na foto acima: O novo departamento financeiro da Rádio

Geraldinho

Na foto acima: Geraldinho mostra o espaço onde o piso original foi recuperado


Seu Zezé

Na foto acima: Um dos novos astros da estação, o "Seu Zezé", programa que é a nova sensação do Cariri, trazendo o que há de melhor na música nordestina, com ênfase nos grandes mestres, como Luiz Gonzaga. O bem humorado "Seu Zezé" brinca com os participantes, a exemplo do seu antecessor, o finado mestre Elói. Todos os dias, às 17 horas.

Seu Zezé

Na foto acima, o material do "Seu Zezé"

Geraldinho

Na foto acima: O geraldinho faz questão de mostrar a restauração que fez no quadro de N. Senhora Educadora, símbolo da estação.


Img_3953

Na foto acima, o radialista Marcos Carneiro, um dos principais da nova equipe esportiva, que foi totalmente reformulada.

Seu Zezé

Acima: "Seu Zezé" em outro ângulo

O Blog do Crato entrevistou Geraldinho, diretor da Rádio Educadora do Cariri, que fala sobre a nova estação, e as dificuldades que enfrentou para realizar esta obra que impressiona a todos os visitantes, sendo hoje uma estação de 5 Kwatts de potência, totalmente reformulada, sendo a única estação de Rádio do Cariri pronta para transmitir no novo sistema digital. A Rádio Educadora do Cariri agora é parceira do Blog do Crato, que construiu uma página dedicada exclusivamente à estação, que se encontra no endereço abaixo, onde pode ser ouvida 24 horas por dia:

Para ouvir a entrevista, clique no player abaixo. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito:



Reportagem: Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO - Há 5 Anos, o Crato na Internet

Felipe Cazaux e bandas convidadas,Hoje no Centro Cultural do Araripe, Por: Janinha

Hoje no Centro Cultural do Araripe, RFFSA, à partir das 20:00h, teremos um show com o grande guitarrista Felipe Cazaux, pelo fechamento do ENTRE PONTOS, evento facilitado pelo SEBRAE acontecido em Crato em que contamos com a presença de palestrantes experientes engajados em coletivos e trazendo a proposta de profissionalização dos músicos, produtores e todos os formadores da cadeia musical caririense. Melódico, preciso e agressivo, essas são as melhores palavras para definir o som composto pelo jovem cantor e guitarrista Felipe Cazaux, um dos principais expoentes do cenário independente cearense. Paulista radicado no Ceará, Felipe iniciou sua carreira profissional em 2002, com a extinta banda Double Blues, e hoje, com apenas 26 anos de idade, já tem um currículo de inúmeras apresentações em grandes eventos.


Teremos a participação especial do Grupo Herdeiros do Rei, forró autêntico e já conhecido pelo público regional a banda traz em seu repertório o grande mestre Luiz Gonzaga, assim como composições próprias. Saraiva, cantor e compositor, participou do ENTRE PONTOS, e é um dos grandes representantes da música feita na região! Atenção regueiros, a banda Liberdade e Raiz fará também a sua participação, com o jeito inovador de quem mistura a batida do regaae com a letra do baião, resgata em suas composições nosso linguajar, nossa literatura de cordel, exalta nossa chapada do Araripe e levanta a bandeira da preservação da ecologia e cultura. Participação especial de João Nicodemos! André, cantor, compositor, também participante desse novo movimento coletivo que tenta se inserir como forma de fortalecimento da rede musical regional, reconhece a necessidade da integração entre os segmentos, produção, sonorização e comunicação para melhor estrutura do trabalho artístico local. A banda Konstance, fazendo rock de melhor qualidade, agitará também a noite, uma galera jovem e com trabalho autoral, um dos seus integrantes participou do encontro e é integrante do coletivo, já atrai aos seus shows um bom público, e faz seu nome na nossa região.

Então, NÃO PERCAM ESSE QUE VEM SER O PRIMEIRO ENCONTRO DO NOSSO COLETIVO! VAMOS AJUDAR A FORTALECER A CULTURA DO NOSSO CARIRI!


HOJE na RFFSA dia 06/08/10 a partir das 20 h
Felipe Cazaux - Blues
Konstance - Rock
Herdeiros do Rei - Forró pé de Serra
Liberdade e Raiz - Reggae, participação especial: João Nicodemos

Tudo Pronto para o Cariri Cangaço 2010 Por:Manoel Severo


A Cariri do Brasil apresenta o Cariri Cangaço 2010, um dos maiores fóruns de debates e aprofundamento de estudos ligados a assuntos nordestinos, de nosso país. De 17 a 22 de agosto, o cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, estará recebendo as maiores personalidades do universo da pesquisa sobre o temática, que participarão durante seis dias de 17 Conferencias, 21 Visitas Técnicas, Debates e Apresentações Artísticas, tendo a oportunidade também de conhecer o que o cariri tem de melhor.


Inscrições Recordes


231 Inscritos em 19 dias, perfazendo com as confirmações de 138 personalidades do estudo e pesquisa de temas nordestinos, um total até o momento de 369 participantes. Se você ainda não se inscreveu, mande um email para o endereço abaixo:

fichacariricang@hotmail.com

com;NOME, ENDEREÇO,TELEFONE, EMAIL E ATIVIDADE ATUAL, pronto já está participando do Cariri Cangaço 2010.

O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, e Universidade Regional do Cariri - URCA, Com o apoio do ICC, Centro Pró Memória Josafá Magalhães, ICVC, SESC, SEBRAE, CCBNB, Expresso Guanabara, Revista Nordeste VinteUM, GeoPark Araripe, Blog do Crato e Pasargada Parque Hotel.

Programação Completa, Conferências, Palestrantes, Debatedores, e todas as informações você encontra visitando o site oficial do evento:

www.cariricangaco.com.br

Cariri Cangaço 2010
A história contada como você nunca viu!

Manoel Severo
.

ALMANAQUE - Dia 06 de Agosto de 2010 - Por: Meirinha


ALMANAQUE

1825 - Dia da Independência da Bolívia
1813 - Simón Bolívar entra em Caracas, após a vitória de Taguanes, e recebe o título honorífico de Libertador.
1945 - Segunda Guerra Mundial: a bomba atômica Little Boy é lançada do bombardeiro B-29 Enola Gay sobre Hiroshima.
1966 - É inaugurada em Portugal a Ponte Salazar, hoje denominada Ponte 25 de Abril.

Nasceram neste dia...

1776 - William Hyde Wollaston, químico britânico (m. 1828).
1881 - Alexander Fleming, biólogo e farmacologista britânico (m. 1955).
1910 - Adoniran Barbosa, músico, cantor e compositor brasileiro (m. 1982).

Morreram neste dia...

1660 - Diego Velázquez, pintor espanhol (n. 1599).
1973 - Fulgêncio Batista, político cubano (n. 1901).
2001 - Jorge Amado, escritor brasileiro (n. 1912).

Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, (Valinhos, 6 de agosto de 1910 — São Paulo, 23 de novembro de 1982) foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Rubinato representava em programas de rádio diversos personagens, entre os quais, Adoniran Barbosa, o qual acabou por se confundir com seu criador dada a sua popularidade frente aos demais. Rubinato era filho de Ferdinando e Emma Rubinato, imigrantes italianos da localidade de Cavárzere, província de Veneza. Aos dez anos de idade, sua certidão de nascimento foi adulterada para que o ano de nascimento constasse como 1910 possibilitando que ele trabalhasse de forma legalizada: à época a idade mínima para poder trabalhar era de doze anos.

Abandona a escola cedo, pois não gosta de estudar. Necessita trabalhar, para ajudar a família numerosa - Adoniran tem sete irmãos. Procurando resolver seus problemas financeiros, os Rubinato vivem mudando de cidade. Moram primeiro em Valinhos, depois Jundiaí, Santo André e finalmente São Paulo.

Em Jundiaí, conhece seu primeiro ofício: entregador de marmitas. Aos quatorze anos, ainda criança, o encontramos rodando pelas ruas da cidade e, legitimamente, surrupiando alguns bolinhos pelo caminho. "A matemática da vida lhe dá o que a escola deixou de ensinar: uma lógica irrefutável. Se havia fome e, na marmita, oito bolinhos, dois lhe saciariam a fome e seis a dos clientes; se quatro, um a três; se dois, um a um".

O compositor e cantor tem um longo aprendizado, num arco que vai do marmiteiro às frustrações causadas pela rejeição de seu talento. Quer ser artista – escolhe a carreira de ator. Procura de várias maneiras fazer seu sonho acontecer. Tenta, antes do advento do rádio, o palco, mas é sempre rejeitado. Sem padrinhos e sem instrução adequada, o ingresso, nos teatros, como ator, lhe é para sempre abortado. O samba, no início da carreira, tem para ele caráter acidental. Escolado pela vida, sabia que o estrelato e o bom sucesso econômico só seriam alcançados na veiculação de seu nome na caixa de ressonância popular que era o rádio.

O magistral período das rádios, também no Brasil, criou diversas modas, mexeu com os costumes, inventou a participação popular – no mais das vezes, dirigida e didática. Têm elas um poder e extensão pouco comuns para um país rural como o nosso. Inventam a cidade, popularizam o emprego industrial e acendem os desejos de migração interna e de fama. Enfim, no país dos bacharéis, médicos e párocos de aldeia, a ascensão social busca outros caminhos e pode-se já sonhar com a meteórica carreira de sucesso que as rádios produzem. Três caminhos podem ser trilhados: o de ator, o de cantor ou o de locutor.

Fonte: Wikipédia

CRATO - Notícias do dia 06 de Agosto de 2010


Secretaria Municipal da Assistência Social realiza hoje reunião com instrutores e orientadores do Projovem Adolescente

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS) convoca os instrutores e orientadores que fazem parte do projeto Projovem Adolescente a comparecerem a reunião a ser realizada hoje ás 11 horas na sede da Secretaria. A Secretária de Ação Social Liduína Andrade e a coordenadora Elza Oliveira ressaltam a importância da presença de todos os instrutores e orientadores.

Feira da música “Entre Pontos” promove hoje show na RRFSA

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato juntamente com a Associação dos Produtores de Disco do Ceará (PRODISC), Sebrae Crato estão promovendo desde o dia 3 até de hoje, dia 6 o evento ENTRE PONTOS - A Feira da música Integrando o Ceará!!! A Feira, que foi iniciada na ultima terça feira, contou com palestras e oficinas. Hoje a partir das 19 horas será realizado Laboratório musical com show do cantor e guitarrista Felipe Cazaux e bandas convidadas no Centro Cultural Araripe no largo da RRFSA.

Mais informações:
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 88 3523 2365

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30