xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 agosto 2010

Reitor Plácido Cidade Núvens fala sobre a Multa aplicada contra a URCA



Plácido Cidade Nuvens - Reitor da URCA - Nota ao Público

A Imprensa tem noticiado com destaque que a Universidade Regional do Cariri recebeu a vultosa multa de 502 mil reais em função de ter desobedecido ao Termo de Ajuste de Conduta no qual se comprometida a convocar concurso público para professores e técnico-administrativos para constituírem o quadro de servidores efetivos desta Instituição de Ensino Superior.

É de todo oportuno ressaltar que a Universidade Regional do Cariri – URCA é mantida pelo Governo do Estado do Ceará, a quem compete o ônus de arcar com as despesas relativas à folha de pagamento, custeio e investimentos nesta Instituição de Ensino Superior, que, inclusive, na atual Administração Estadual foram dobradas. Desta forma, fica claro que a tarefa de promover concurso público é inerente às responsabilidades de entidade mantenedora. A Universidade Regional do Cariri não tem autonomia para prover seus quadros. Esta é uma tarefa da sua entidade mantenedora, no caso o Governo do Estado do Ceará, que, aliás, autorizou a realização de concurso público para 60 novos professores efetivos, cujo processo de realização se encontra em pleno curso. Quanto à multa aplicada, já foram tomadas todas as medidas necessárias à sua anulação.

Crato, 5 de agosto de 2010.
Plácido Cidade Núvens

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 06 de Agosto de 2010


Projeto Salgado será lançado hoje, em Juazeiro

Será lançado hoje, no auditório da URCA, campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, o Projeto Piloto para o Enquadramento das Águas do Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado. O projeto tem o objetivo de construir um modelo participativo de gestão de recursos hídricos, sendo imprescindível a presença dos principais atores da Bacia em estudo. O projeto é coordenado pelo Professor da URCA, Rodolfo Sabiá. O evento terá abertura às 9 horas, após a recepção dos convidados, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens, e, em seguida, será apresentada a Proposta Metodológica do projeto. O professor José Carlos, aborda o Enquadramento de Água em Rios Intermitentes – Estudo de Caso do Rio Salgado. Durante o evento haverá espaço de debate sobre o tema, com articulação dos atores sociais da Bacia para as próximas reuniões.

A Gestão Pública e a Construção do Desenvolvimento Territorial será tema de palestra hoje, na URCA

Será realizada na manhã de hoje, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), palestra com o Professor Antônio Alberto Teixeira, Diretor da Escola de Formação de Governantes do Ceará, com o tema: A GESTÃO PÚBLICA E A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: QUAL O NOSSO PAPEL?. O evento será realizado pela Rede de Escolas do Governo do Estado, com a coordenação da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, contando com o apoio da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, e da Escola de Formação de Governantes. O evento acontece no horário de 8 horas às 12 horas. Para cada município da região estão reservadas cinco vagas, que poderão ser destinadas aos servidores da Prefeitura, Câmara e sociedade civil, envolvidos com o tema. Os participantes receberão certificação, mediante a identificação pessoal no ato da inscrição.

III JIEF’S serão abertos hoje, na URCA

Serão realizados de 6 a 13 de agosto, os III Jogos Interperíodos de Educação Física III JIEF’S. O evento é uma realização da turma do VII semestre de Educação Física, da Universidade Regional do Cariri (URCA). A abertura dos jogos acontece às 18h30 de hoje, no SESI, de Crato. Os jogos contam com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – Proae.

Unidade Descentralizada de Campos Sales inicia atividades dia 9 de agosto

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Unidade Descentralizada de Campos Sales, inicia o período letivo 2010.2, no próximo dia 09 de agosto (segunda-feira), com aulas normais. Os alunos novatos devem se dirigir, nesta mesma data, ao hotel municipal, onde serão recepcionados pela direção desta unidade. Maiores informações os alunos devem se dirigir à direção da Unidade ou procurar os seus funcionários, momento em que receberam maiores informações.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 06 de agosto de 2010.

Jovens obesos - Por Emerson Monteiro


Das recentes preocupações destes tempos, a obesidade mórbida se destaca em altos patamares. O cuidado alimentar deixou de fazer parte do cardápio de um tanto de pessoas ainda na adolescência, desmistificando conceitos tradicionais de vaidade arraigados há séculos. Devido ao prazer da mesa ou dos balcões de lanchonetes, a beleza física virou assunto de somenos importância.

Isso, no entanto, foge demasiadamente de outros conceitos importantes, os tais escrúpulos para com a qualidade da saúde, fator tão valioso quanto a própria existência. Através de recente matéria divulgada pela Internet, no site da UOL, a pesquisadora Maria Aparecida Zanetti Passos, do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), informou que a obesidade atinge uma população cada vez mais jovem e é grande o número de adolescentes brasileiros com IMC (índice de massa corporal) acima do percentil 95, sendo que entre 85 e 95 é considerado sobrepeso e a partir de 95 já se atingiu nível de obesidade.- A vida moderna e o sedentarismo criaram hábitos alimentares que causam esses resultados. Hoje, o aluno vai para a escola com dinheiro e as lanchonetes disponibilizam uma quantidade enorme de frituras, refrigerantes e outros alimentos calóricos. O adolescente está sempre com um refrigerante ou um salgadinho na mão, avalia Maria Aparecida. E completa: - Mesmo em casa, a falta de tempo e a praticidade dos congelados e semi-prontos, além de consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, favorecem que a alimentação das famílias seja desequilibrada.

Os graves riscos desses hábitos alimentares, portanto, impõem condições de excessos perniciosos à saúde, ameaçando o futuro da vida regular, o que exige providências por parte sobretudo dos jovens, vez que detêm longo período de jornada pela frente sob o peso do desequilíbrio físico.
Em face dessas considerações, resta um alerta urgente para que as escolas formem consciência crítica salutar nos seus alunos, dando-lhes melhor esperança de existências com equilíbrio e boa nutrição.

Por: Emerson Monteiro

BlogPoesia - Meu Pai - Por: Luiz Domingos de Luna

Posso chamar de Pai
A Vida ele me deu
Na construção do meu eu
O respeito vem e vai
Fica a recordação
Do lindo ensinamento
O Meu sentimento
Sempre no coração

Na selvageria social
A bondade ele expressa
Uma vida que começa
Ao primeiro sinal
Difícil civilidade
Implantar na geografia
Serenidade e sabedoria
No opaco olhar da cidade

Oh! Ingrata geração
Para dar alinhamento
O Brilho do Conhecimento
O Pulsar da gratidão
Caldo cultural deficiente
Espaço rústico de dor
Cuide mestre, Meu Senhor
Na seleção da semente

Viajaste hoje ao mundo celestial
A Paz e o ensinamento
Quebrando sempre correntes
Plantando boas sementes
Num mundo desigual.

Por: Luiz Domingos de Luna
(*) Professor-Aurora- (CE)

A Bíblia Nua e Crua Versão II ( O Outro lado da Moeda ) - Por: Dihelson Mendonça


Nota do Editor - Para os não-cristãos, a Bíblia não passa de um livro comum. Para nós que acreditamos em Cristo, é vida, sabedoria, e a palavra de um Deus vivo.

A Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de Israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Acredita-se que tenha sido escrita ao longo de um período de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais. Os cristãos acreditam que estes homens escreveram a Bíblia inspirados por Deus e por isso consideram a Bíblia como a Escritura Sagrada. No entanto, nem todos os seguidores da Bíblia a interpretam de forma literal, e muitos consideram que muitos dos textos da Bíblia são metafóricos ou que são textos datados que faziam sentido no tempo em que foram escritos, mas foram perdendo seu sentido dentro do contexto da atualidade. Para a maior parcela do cristianismo a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto ela é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Para esses cristãos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral.

Não-cristãos de um modo geral veem a Bíblia como um livro comum, com importância histórica e que reflete a cultura do povo que os escreveu. Em regra os não-cristãos recusam qualquer origem divina para a Bíblia e a consideram como de pouca ou de nenhuma importância na vida moderna, ainda que na generalidade se reconheça a sua importância na formação da civilização ocidental (apesar de a Bíblia ter origem no Médio Oriente). A comunidade científica tem defendido a Bíblia como um importante documento histórico, narrado na perspectiva de um povo e na sua fé religiosa. Muito da sua narrativa foi de máxima importância para a investigação e descobertas arqueológicas dos últimos séculos. Mas os dados existentes são permanentemente cruzados com outros documentos contemporâneos, uma vez que, a história religiosa do povo de Israel singra em função da soberania de seu povo que se diz o "escolhido" de Deus e, inclusive, manifesta essa atitude nos seus registros.

Independente da perspectiva que um determinado grupo tem da Bíblia, o que mais chama a atenção neste livro é a sua influência em toda história da sociedade ocidental e mesmo mundial, face ao entendimento dela nações nasceram (Estados Unidos etc.), povos foram destruídos (Incas, Maias, etc), o calendário foi alterado (Calendário Gregoriano), entre outros fatos que ainda nos dias de hoje alteram e formatam nosso tempo. Sendo também o livro mais lido, mais pesquisado e mais publicado em toda história da humanidade, boa parte das línguas e dialetos existentes já foram alcançados por suas traduções. Por sua inegável influência no mundo ocidental, cada grupo religioso oferece a sua interpretação, cada qual com compreensão peculiar.

Os idiomas originais

Foram utilizados três idiomas diferentes na escrita dos diversos livros da Bíblia: o hebraico, o (Língua grega|grego) e o (aramaico). Em hebraico consonantal foi escrito todo o Antigo Testamento, com excepção dos livros chamados deuterocanónicos, e de alguns capítulos do livro de Daniel, que foram redigidos em aramaico. Em grego comum, além dos já referidos livros deuterocanónicos do Antigo Testamento, foram escritos praticamente todos os livros do Novo Testamento. Segundo a tradição cristã, o Evangelho de Mateus teria sido primeiramente escrito em hebraico, visto que a forma de escrever visava alcançar os judeus.

O hebraico utilizado na Bíblia não é todo igual. Encontramos em alguns livros o hebraico clássico (por ex. livros de Samuel e Reis), em outros um hebraico mais rudimentar e em outros ainda, nomeadamente os últimos a serem escritos, um hebraico elaborado, com termos novos e influência de outras línguas circunvizinhas. O grego do Novo Testamento, apesar das diferenças de estilo entre os livros, corresponde ao chamado grego koiné (isto é, o grego "comum" ou "vulgar", por oposição ao grego clássico), o segundo idioma mais falado no Império Romano.

A primeira tradução latina da Bíblia foi a Vetus Latina, baseado na Septuaginta, e, portanto, livros não incluídos na Bíblia hebraica. O Papa Dâmaso I montaria a primeira lista de livros da Bíblia, no Concílio de Roma em 382 d.C. Ele a encomendou de São Jerónimo que produzisse um texto confiável e consistente, traduzindo os textos originais em grego e hebraico para o latim. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina, antes disso havia grande confusão e divergência sobre os textos bíblicos a serem aceitos pelos cristãos e, em 1546, o Concílio de Trento declara que é a única Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica.

Inspirado por Deus

O apóstolo Paulo afirma que "toda a Escritura é inspirada por Deus" [literalmente, "soprada por Deus", que é a tradução da palavra grega θεοπνευστος, theopneustos] (2 Timóteo 3:16). Na ocasião, os livros que hoje compõem a Bíblia não estavam todos escritos e a Bíblia não havia sido compilada, entretanto muitos cristãos crêem que Paulo se referia à Bíblia que seria posteriormente canonizada. O apóstolo Pedro diz que "nenhuma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que homens falaram em nome de Deus." (2 Pedro 1:21). O apóstolo Pedro atribui aos escritos de Paulo a mesma autoridade do Antigo Testamento: "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (2 Pedro 3:15-16). Veja também os artigos Cânon Bíblico e Apócrifos.

Os cristãos creem que a Bíblia foi escrita por homens sob Inspiração Divina, mas essa afirmação é considerada subjetiva na perspectiva de uma pessoa não-cristã ou não-religiosa. A interpretação dos textos bíblicos, ainda que usando o mesmo Texto-Padrão, varia de religião para religião. Verifica-se que a compreensão e entendimento a respeito de alguns assuntos pode variar de teólogo para teólogo, e mesmo de um crente para outro dependendo do idealismo e da filosofia religiosa defendida, entretanto, quanto aos fatos e às narrações históricas, existe uma unidade.

A fé dos leitores religiosos da Bíblia baseia-se na premissa de que "Deus está na Bíblia e Ele não fica em silêncio", como declara repetidamente o renomado teólogo presbiteriano e filósofo, o Pastor Francis Schaeffer, dando a entender que a Bíblia constitui uma carta de Deus para os homens. Para os cristãos, o Espírito Santo de Deus atuou de uma forma única e sobrenatural sobre os escritores. Seguindo este raciocínio, Deus é o verdadeiro autor da bíblia, e não os seus escritores, por si mesmos. Segundo este pensamento Deus usou as suas personalidades e talentos individuais, para registrar por escrito os seus pensamentos e a revelação progressiva dos seus propósitos em suas palavras. Para os crentes, a sua postura diante da Bíblia determinará o seu destino eterno.

A interpretação bíblica

Diferente das várias mitologias, os assuntos narrados na Bíblia são geralmente ligados a datas, a personagens ou a acontecimentos históricos (de fato, vários cientistas têm reconhecido a existência de personagens e locais narrados na Bíblia, que até há poucos anos eram desconhecidos ou considerados fictícios), apesar de não confirmarem os fatos nela narrados, por outro lado, comprovando que aconteceram de alguma forma.

Os judeus acreditam que todo o Velho Testamento foi inspirado por Deus e, por isso, constitui não apenas parte da Palavra Divina, mas a própria palavra. Os cristãos, por sua vez, incorporam também a tal entendimento os livros do Novo Testamento. Os ateus e agnósticos possuem concepção inteiramente diferente, descrendo por completo dos ensinamentos religiosos. Tal descrença ocorre face ao entendimento de que existem personagens cuja real existência e/ou atos praticados são por eles considerados fantásticos ou exagerados, tais como os relatos de Adão e Eva, da narrativa da sociedade humana ante-diluviana, da Arca de Noé, o Dilúvio, Jonas engolido por um "grande peixe", etc. A hermenêutica, uma ciência que trata da interpretação dos textos, tem sido utilizada pelos teólogos para se conseguir entender os textos bíblicos. Entre as regras principais desta ciência encontramos:

1. O texto deve ser interpretado no seu contexto e nunca isoladamente;
2. Deve-se buscar a intenção do escritor, e não interpretar a intenção do autor;
3. A análise do idioma original (hebraico, aramaico, grego comum) é importante para se captar o melhor sentido do termo ou as suas possíveis variantes;
4. O intérprete jamais pode esquecer os fatos históricos relacionados com o texto ou contexto, bem como as contribuições dadas pela geografia, geologia, arqueologia, antropologia, cronologia, biologia, etc.

Sua estrutura interna

A Bíblia é um conjunto de pequenos livros ou uma biblioteca. Foi escrita ao longo de um período de cerca de 1600 anos por 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais, segundo a tradição judaico cristã. No entanto, exegetas cristãos divergem sobre a autoria e a datação das obras. A sua divisão em capítulos e versículos que conhecemos hoje surgiu em momentos diferentes da história. A primeira divisão (em capítulos) credita-se a autoria ao arcebispo Stephen Langton da Cantuária, no século XIII, que fez as marcações dos mesmos através de uma sequência numérica em algarismos romanos nas margens dos manuscritos. A divisão em versículos foi realizada em 1551 numa edição em grego do Novo Testamento pelo humanista e impressor Robert Stephanus. Pequenas diferenças nas divisões e numerações de capítulos e versículos adotadas podem ser observadas quando se comparam as edições da Bíblia católica, protestante ou judaica (Tanakh).

Fonte: Wikipedia

Fonte: Wikipedia

MENSAGEM DE OTIMISMO- Por Maria Otilia


Não estrague o seu dia

Não estrague o seu dia.
A sua irritação não solucionará
problema algum...
As suas contrariedades não alteram
a natureza das coisas...
Os seus desapontamentos não fazem o
trabalho que só o tempo conseguirá realizar...
O seu mau humor não modifica a vida...
A sua dor não impedirá que o sol brilhe
amanhã sobre os bons e os maus...
A sua tristeza não iluminará os caminhos...
O seu desânimo não edificará a ninguém...
As suas lágrimas não substituem o suor
que você deve verter em benefício da sua
própria felicidade...
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas,
jamais acrescentarão nos outros um só grama
de simpatia por você...
Não estrague o seu dia...
Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar
infinitamente, construindo e reconstruindo
sempre para o Infinito Bem.
Autor Desconhecido
Viva a vida com sabedoria: o ontem é passado, o amanhã é o futuro. Somente o presente é uma dádiva.
Postado por Maria Otilia Moreira

Mototaxistas do Crato iniciam padronização das motos com o apoio da Prefeitura e Demutran

Após Câmara Municipal adequa a lei municipal com a lei federal que regulamenta a profissão dos Mototaxistas. Associação dos Mototaxistas do Crato no intuito de organizar a categoria começou a distribuição de novos coletes e pintura das motocicletas, com o total apoio da Prefeitura Municipal do Crato e Demutran, bem como o recadastramento dos mototaxiatas, se adaptando à lei federal e municipal que regulamenta a profissão. Neste sentido a AMCRA recolheu dos mototaxistas todas as batas velhas como forma de fazer uma limpeza e retirar os clandestinos da rua. Segundo Presidente Carlos Alberto da Silva (Molão) este trabalho é de fundamental importância pois traz para todos os usuários de mototaxi a segurança de ser transportado por um profissional regulamentado.





































































Por: Carlos Alberto da Silva (Molão)

Agora Sim, Plebiscitos só depois das eleições - Por: Antonio Correia Lima

Após tantas informações negativas e tendenciosas da imprensa cearense, com intuito não se sabe de que, finalmente, em entrevista concedida à FM - AL , nesta quarta (04), o deputado Domingos Filho, autor da Lei de Criação de Novos Municípios no Ceará, e presidente da AL,confirmou que o TRE - CE diz não ter urnas suficientes para a realização dos plebiscitos nas eleições de outubro.


Portanto, o TSE e TRE sugerem a realização dos Plebiscitos em outra data, quando as urnas estiveram livres.

CRATO - Notícias do dia 05 de Agosto de 2010


Governo do Crato investe em ações sociais que melhoram a qualidade de vida da comunidade

A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, SEMAS reiniciou suas atividades semestrais nessa semana, no ultimo dia 2, foram reiniciados os encontros do grupo de gestantes e ontem começaram as atividades com os idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira ainda em relação as ações desenvolvidas para a comunidade a SEMAS iniciou ontem no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do bairro do Alto da Penha.o curso de eletricista predial e hoje começam as aulas do curso de bombeiro hidráulico que será ministrado na localidade da Baixa do Maracujá, no distrito de Santa Fé. Esses cursos fazem parte do programa IGD Índice de Gestão Descentralizado que é um indicador que mostra a qualidade da gestão descentralizada do Bolsa Família, além de refletir os compromissos assumidos pelos estados e municípios na sua adesão ao Programa. O Governo Municipal do Crato vem atuando de forma responsável e constante no que diz respeito ao desenvolvimento da cidade como um todo, promovendo, melhores condições de trabalho, inclusão social e qualidade de vida.

Secretaria de Saúde promove incentivo à amamentação na Semana de Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde do Crato realiza hoje, encontro sobre aleitamento materno, a partir das 8 horas, no Pólo Madre Feitosa. O Crato, com isso, tem uma participação na Semana de Aleitamento Materno, trazendo orientação e incentivo às mães e conscientizando sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê.

Unidades produtivas possibilitam inserção social e garantia de emprego e renda para as famílias

O município do Crato, por meio de projetos sociais, tem investido nos últimos anos na capacitação e formação da sociedade para o mercado de trabalho, com cursos e experiências localizadas que favoreçam a geração de emprego e renda. O resultado dessa proposta de atuação veio com a criação, por meio de projetos da Secretaria de Ação Social, das Unidades Produtivas. Os bairros Vila Alta, Seminário, Muriti e Gisélia Pinheiro contam, atualmente com essas unidades, beneficiando um grande número de pessoas. Uma mini fábrica de lingeries, duas de produtos de limpeza e um salão de beleza estão dando a oportunidade a centenas de cidadãos cratenses de modificarem suas vidas, com o aprendizado. Além disso, nesses locais são ofertados cursos de noções empreendedoras, possibilitando também a abertura de comercialização e auto sustentabilidade dessas unidades. A secretária Liduína Andrade, destaca que um dos importantes papéis dessas unidades é possibilitar que cada cidadão capacitado tenha a oportunidade de produzir e gerar sua própria renda, sendo um importante complemento do orçamento das famílias cratenses, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, garantindo a cidadania da população.

Crato avança nas articulações pró-Selo Unicef

O município do Crato está se articulando por meio das secretarias e Conselhos, no intuito de realizar ações voltadas para a conquista do Selo Unicef. Os trabalhos foram iniciados com a apresentação da proposta de trabalho aos secretários municipais e ao prefeito Samuel Araripe, pela articuladora do Unicef em Crato, Aline Franca. Esta semana, aconteceu a primeira reunião de articulação pró-Selo, com os coordenadores de setores das secretarias municipais e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As ações terão continuidade, já no sentido de iniciar as ações nas comunidades e também formatar o fórum comunitário, para discutir as políticas públicas desenvolvidas em prol da criança e do adolescente no município. O Crato vem tendo, nos últimos anos, avanços significativos no sentido de garantir melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Reunião com instrutores e orientadores do Projovem Adolescente será realizada amanhã

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS) convoca os instrutores e orientadores que fazem parte do projeto Projovem Adolescente a comparecerem a reunião a ser realizada amanhã, sexta-feira, dia 6 ás 11 horas na sede da Secretaria. A Secretária de Ação Social Liduína Andrade e a coordenadora Elza Oliveira ressaltam a importância da presença de todos os instrutores e orientadores.

Inscrições para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional estão sendo realizadas em Crato

O Festival Cariri da Canção este ano acontece pela terceira vez em Crato e será no mês de outubro, a categoria estudantil está com edital aberto para inscrições abrangendo a região metropolitana do Cariri, a outra categoria é a Nacional edital aberto para todo território Nacional, as inscrições vão até o dia 17 de setembro. A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo ressalta que esses dois eventos já configuram no calendário do município como os mais importantes na área cultural e que fazem parte das ações de cultura desenvolvidas no governo de Samuel Araripe. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

"Escrever não é fácil, não há glamour", diz Ronaldo Correia de Brito


FABIO VICTOR (ENVIADO ESPECIAL A PARATY )

Ronaldo Correia de Brito está atormentado com uma grave lesão cervical, resultado das horas em frente ao computador para finalizar "Retratos Imorais", seu novo livro de contos.

"Escrever não é fácil, não há glamour. E depois você escreve e espera cem anos para ser compreendido. E às vezes não é compreendido. A ânsia por dar sentido à escrita é algo muito doloroso." Por conta desse tormento, diz que pensa frequentemente em desistir do ofício, no que é dissuadido pelo colega Raimundo Carrero --vencedor neste ano do Prêmio São Paulo de Literatura, ganho em 2009 por Correia de Brito-- e pelo editor Marcelo Ferroni, da Alfaguara, por onde publica. Talvez as dores da escrita venham sendo, no seu caso, amenizadas cada vez mais, senão por compreensão, por maior reconhecimento.

Cearense radicado no Recife, 59 anos, médico e dramaturgo, Correia de Brito foi alçado ao primeiro time da literatura com a conquista do Prêmio São Paulo, pelo romance "Galileia".

O escritor Ronaldo Correia de Brito

"Retratos Imorais" nasceu de uma provocação do editor Plínio Martins Filho, da Ateliê Editorial, ao ouvir Correia de Brito ler um dos contos. O autor tinha histórias guardadas há 40 anos, "contos refugados, de gaveta". Martins quis os refugos, mas, em vez disso, Correia de Brito os juntou com narrativas recentes e publica agora o saldo. "Traí Plínio, porque aproveitei a ideia dele e não publiquei com ele." Receoso por uma falta de unidade em contos tão distantes cronologicamente, percebeu que todos tinham imagens em sua raiz.

"Duas Mulheres em Preto e Branco", história que abre o livro ("um olhar sobre a histeria feminina", segundo o autor), tem a influência das fotografias de Robert Polidori. Assim como "Romeiros com Sacos Plásticos" foi reescrita depois que o autor viu imagens de Patrick Bogner sobre os romeiros de Juazeiro do Norte, no Ceará. Correia de Brito escreve desde os 16 anos. Suas peças infantis são sucesso de crítica e público em Pernambuco. O auto de Natal "O Baile do Menino Deus" está em cartaz há 27 anos. Mas só publicou literatura há cerca de dez anos. "Você se torna escritor quando começa a publicar."

LEITINHO

Se o processo criativo é sacrificante e o produto dele não menos, então não resta prazer quando tudo termina? Fala o autor: "Sem dúvida há um deleite, um leitinho materno no fim das contas para pagar tudo isso".

Fonte: Folha.com

HOJE - Gato escaldado sente medo de água Fria...


MATÉRIA EDITADA

Mais um caminhão quebrado no dia de ontem.


Ontem, quarta-feira, recebemos mais uma mensagem do radialista Almeida Júnior, que nos alertou para um novo incidente envolvendo o caminhão dos correios que faz o trajeto Fortaleza/Crato. Almeida, que estava para receber uma importante compra que fez pela internet, e era para ter sido entregue no dia de hoje, foi até a agência reclamar e tentar saber do ocorrido. O pessoal da agência disse que mais uma vez, o caminhao NÃO CHEGOU, a alegaram falha mecânica. Hoje foi comprovado mesmo que foi falha mecânica, inclusive ontem questionamos aqui se já não seria outro roubo do caminhão dos correios, pelo fato de que das outras vezes em que os correios disseram que o caminhão não chegou por falha mecânica, depois verificou-se que na verdade, o caminhão havia sido roubado ( caminhão com carga e tudo ). Somente no mês de Julho, isso aconteceu por 3 vezes.

De qualquer forma, fica aqui o nosso questionamento acerca do que se vai fazer daqui pra frente, pois o grande problema do Brasil é que as autoridades são muito impotentes ou incompetentes em resolverem problemas, que se arrastam indefinidamente. Quando do primeiro roubo dos caminhões, o correto teria sido colocar uma escolta permanente nesse caminhão do Sedex, pois afinal, ali contém equipamentos, compras, documentos importantes para a população. É inadmissível que essas coisas continuem acontecendo. Acontecer uma vez, é uma coisa. 3 ou 4 roubos por mês sem uma solução definitiva, seria muita INCOMPETÊNCIA.

Infelizmente, vivemos num país da impunidade, onde os criminosos fazem o que querem. O nosso povo vive refém dos bandidos, e não há nenhuma iniciativa eficaz para combater a criminalidade. Os mesmos crimes se repetem indefinidamente, sem que as autoridades tomem qualquer providência eficaz, e a população continua ao Deus Dará. Culpa nossa, poque somente NÓS enquanto povo, temos condição de mudar essa realidade, não elegendo corruptos e indolentes, e procurando colocar pessoas dignas nos lugares corretos.

Por: Dihelson Mendonça

Chávez fez exumação dos restos mortais de Simon Bolívar para mudar a história -- postado por Armando Rafael


Fonte: The New York Times
Agora o presidente venezuelano sugere que Simon Bolívar foi traído por uma conspiração que incluía Espanha e Estados Unidos

O relógio acabara de bater meia noite. A maioria dos moradores do país estava dormindo. Isso não impediu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de anunciar nas primeiras horas de 16 de julho que a última fase de sua revolução bolivariana estava em movimento. Marchando sob o hino nacional, um grupo de soldados, especialistas forenses e assessores presidenciais reuniram-se ao redor do sarcófago de Simon Bolívar, o aristocrata do século 19 que libertou um bom pedaço da América do Sul. Uma equipe da televisão estatal filmava o grupo, vestido de jaleco branco e redinhas de cabelo.
Então eles desatarracharam o caixão, tiram sua tampa e removeram a bandeira venezuelana que cobria os restos mortais. Uma câmera suspensa capturou imagens do esqueleto. Insones aqui assistiram a cobertura ao vivo da exumação de Bolívar na televisão estatal, com narração fornecida pelo ministro do Interior, Tareck El Aissami. Para os infelizes que cochilaram, sempre existe o Twitter.
“Que momento expressivo vivemos esta noite!”, Chávez disse a seus seguidores numa série de mensagens pelo Twitter enviadas durante a exumação que foram redistribuídas pela agência oficial de notícias poucas horas depois. “Levanta-te, Simon, porque não é hora de morrer! Imediatamente me lembrei que Bolívar vive!”
Até mesmo venezuelanos acostumados ao teatro político de Chávez foram surpreendidos pela exumação, que empurrou para o lado questões como o escândalo dos alimentos importados encontrados apodrecendo nos portos, a irritação por causa da economia em recessão e as provas oferecidas pela Colômbia de que guerrilheiros colombianos mantêm acampamentos em solo venezuelano.
Com tudo isso acontecendo, os venezuelanos coçaram a cabeça nas últimas semanas sobre os possíveis motivos para Chávez remover os restos mortais de Bolívar do Panteão Nacional. O presidente ofereceu sua própria explicação. Ela envolve a necessidade urgente de realizar testes para determinar se Bolívar morreu envenenado por arsênico em Santa Clara, Colômbia, e não de tuberculose, em 1830, como os historiadores aceitam há muito tempo. Uma comissão criada por Chávez vem examinando essa teoria há três anos.
A exumação pode servir a múltiplos propósitos. Se Chávez pode dizer que Bolívar foi morto na Colômbia, pode tentar usar isso contra o governo atual do país vizinho, com quem a Venezuela rompeu as relações.
Movimentos políticos que usam a força dos restos mortais não é novidade na Venezuela ou em qualquer outro lugar da América Latina. Um exemplo recente veio de Carlos Menem, ex-presidente da Argentina, que resgatou na Inglaterra os restos mortais do caudilho Juan Manuel de Rosas para ser sepultado no país em 1989. “Disputas sobre corpos são sobre poder, poder sobre o passado e poder no presente”, disse Lyman Johnson, historiador da Universidade da Carolina do Norte especializado em América Latina. Chávez, ao remover os dentes e outros fragmentos de ossos do esqueleto de Bolívar para testes de DNA, talvez tenha levado a apropriação da morte a novos limites. As autoridades venezuelanas ignoraram pedidos dos descendentes da família de Bolívar (acredita-se que ele mesmo não teve filhos) para que deixassem os restos mortais em paz.

Fonte: The New York Times
Postado por Armando Lopes Rafael

Hoje Quinta-Feira tem Debate dos presidenciáveis na TV Bandeirantes !


São Paulo, 4 ago (EFE).- Os principais candidatos à Presidência da República apresentarão nesta quinta-feira suas propostas no primeiro debate na TV a dois meses das eleições deste ano.

Além de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) - os dois candidatos mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto -, o debate contará também com a participação de Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Segundo o resultado de uma enquete divulgado no fim de semana passado pelo Ibope, Dilma apareceu em primeiro lugar, com 39%. Serra, por sua vez, ficou em segundo, com cinco pontos percentuais a menos. A mesma pesquisa indicou que Marina Silva tem o apoio de 7% do eleitorado. Plínio foi o quarto colocado, com menos de 2%.

Segundo analistas, o debate de amanhã será a primeira prova de fogo da campanha de Dilma, candidata que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cujo governo foi responsável, em períodos diferentes, pelos ministérios da Casa Civil e de Minas e Energia. O ponto fraco da presidenciável, ainda de acordo com especialistas, é o fato de ela nunca ter disputado uma eleição, ao contrário de Serra, que já foi governador, prefeito, deputado e senador, além de ter concorrido à Presidência uma vez.

No entanto, o PT confia que a falta de experiência de sua candidata será compensada pelo amplo apoio popular a Lula. Em sete anos como presidente, ele tem o respaldo de cerca de 80% da população, de acordo com pesquisas. Marina Silva, por sua vez, tem experiência como ministra do Meio Ambiente de Lula até maio de 2008, quando renunciou devido a divergências com o governo em relação a projetos de desenvolvimento na Amazônia. No ano passado, ela também renunciou a 30 anos de militância política no PT para se filiar ao PV e concorrer à Presidência.

Plínio participou da fundação do PT em 1980 junto com Lula, e deixou o partido em 2005, em protesto aos graves escândalos de corrupção envolvendo figuras importantes da própria legenda e do governo. Desde então, tornou-se forte crítico de Lula e, por extensão, de Dilma, a que acusa de ter "traído" os ideais socialistas que nortearam os fundadores do PT. A "Rede Bandeirantes", que promove e transmitirá o debate, informou que ele terá início às 22h e será dividido em seis blocos, nos quais os quatro candidatos responderão a perguntas formuladas por eleitores e jornalistas, e depois farão perguntas uns aos outros. O canal informou ainda que credenciou 170 profissionais de imprensa do Brasil e do exterior. Durante a campanha estão previstos outros três debates organizados por emissoras de televisão: "RedeTV" (12 de setembro), "Record" (28 de agosto) e "Globo" (30 de agosto). Além disso, Dilma, Serra e Marina foram convidados para um debate em 18 de agosto pelo portal de internet "UOL" e o jornal "Folha de São Paulo".

Fonte: MSN network

Dia Nacional da Saúde - Por: Evandro Rodrigues



DICAS PARA CUIDAR DA SUA SAUDE

Razões para dormir e despertar cedo...

Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao seu organismo. Além disso, você deve ter em conta que das 00:00 às 4:00 am é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procure dormir bem e não deitar tarde.

CUIDE DA SUA SAÚDE!
Viva a vida com limites!


  • Os alimentos "Top-five" causadores de câncer:


1. Cachorros quentes
Porque têm alto teor em nitratos. A "Cancer Prevention Coalition" adverte que as crianças não devem comer mais de 12 salsichas por mês.
Se você não pode viver sem as salsichas, compre as que são feitas SEM nitrato de sódio.


2. Carnes processadas e toucinho

Também contêm altos níveis de nitrato de sódio como as salsichas, assim como também o toucinho e outras carnes processadas aumentam o risco de doenças do coração.
A gordura saturada do toucinho também é um grande colaborador na geração de câncer.


3. Donuts
Os donuts são duplamente causadores de câncer. Primeiro porque são elaborados com flúor, açúcar refinado e óleo hidrogenado, depois são FRITOS a altas temperaturas. Os donuts são o primeiro "alimento" de todos os que se pode comer que elevará altamente o risco de gerar cânc er.


4. Batatas fritas

Assim como os donuts, as batatas fritas são elaboradas com óleos hidrogenados a altas temperaturas.
Também contêm acrylamidas que se geram durante o processo a altas temperaturas. Deveriam chamar-se batatas de câncer em vez de batatas fritas.

5. Biscoitos e bolachas
São geralmente elaboradas com flúor e açúcar. Até as que em suas etiquetas são orgulhosamente apresentadas como livres de gorduras transgênicas geralmente contêm ainda, só que em quantidades menores.


  • HÁBITOS QUE PREJUDICAM O CÉREBRO (matam neurônios)


1. Não tomar o café da manhã

A pessoa que não toma o café da manhã tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatinamente.

2. Comer demais
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.


3. Fumar
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.


4 Consumir altas quantidades de açúcar
O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.

5. Contaminação do ar
O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.


6. Dormir pouco
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.


7 Dormir com a cabeça coberta
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigênio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.


8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes
Trabalhar e estudar quando estamos doentes, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.


9. Falta de estimulação
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.


10. Pratique a conversação inteligente
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral


  • Causas principais que prejudicam o fígado


1. Dormir tarde e despertar tarde
2. Não urinar pela manhã
3. Comer demasiado
4. Saltar o café da manhã
5. Consumir muitos medicamentos
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais
7. Consumir óleos de cozinha em alta temperatura. Reduza o mais possível o consumo de alimentos fritos, mesmo os que utilizam azeites benéficos. Não consuma alimentos fritos quando estiver cansado ou doente, a menos que seja muito magro, mas se puder, evit e-o.
8. Consumir alimentos de origem animal crus ou demasiado cozidos sobrecarregam o fígado.

Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consumir vegetais fritos, não guarde para consumo posterior.

Só temos que adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os nossos hábitos alimentares.

Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".

LEVE MAIS A SÉRIO A SUA SAÚDE...

FONTE: DESCONHECIDA

Moradora pede Calçamento e Saneamento para a Rua Macário de Brito - Por: Lígia


Lígia nos escreve:


"Gostaria de pedir com urgência o calçamento e saneamento do fim da Rua Francisco Macário de Brito, Crato, considerando que só nesse pequeno trecho não foi calçado, denotando evidente discriminação por ser trecho habitado por pessoas de baixa renda.Não existe calçamento e nem pavimentação, o que obriga as pessoas (principalmente menores,idosos) a transitarem entre um grande número de folhas de árvores, lixo, e, nos dias de chuva, água e lama que se acumulam nos buracos ali existentes."

Lígia

Resposta:

Prezada Lígia, eu creio que a palavra "discriminação" aí usada por você seja muito forte. Embora eu não tenha procuração para defender a administração pública, não me passa pelos sentidos que alguém ou algo estaria a discriminar essa ou aquela rua por esta ser cheia de pessoas pobres ou não. De qualquer modo, fica registrada aqui a sua reivindicação, e lhe dou a boa notícia de que as autoridades do nosso município lêem sempre o Blog do Crato, e eu mesmo poderei também transmitir a sua mensagem a quem de direito. Obrigado por participar do Blog do Crato.

Dihelson Mendonça

A Bíblia Nua e Crua - Por: Pancrácio Esmeraldo

NE - Uma visão pessoal do escritor Pancrácio Esmeraldo

Na casa dos católicos, é uma raridade e quando existe, não passa de um objeto de decoração. Seus conhecimentos sobre a mesma, em geral, não passam de alguns episódios da vida de Jesus citados pelos padres nas missas. Muitos jamais sequer abriram-na. Na mão dos evangélicos, é uma “arma contra o demônio” e sempre citada de acordo com as suas conveniências. Na mão do pastor, tem uma finalidade a mais: induzir miseráveis a pagar o dízimo, caso contrário, arderão no fogo do inferno.Como haver dízimo numa época de poucos senhores e muitos escravos? Como pagar dízimo se nem salários recebiam? Na Idade Média foi o alvará para as atrocidades cometidas. Todavia, muitos acham que ela está acima de tudo. Acreditam que ela é a fonte da lei, da justiça e da moralidade. Acima de qualquer suspeita, dita as regras de procedimento e o “caminho para o reino dos céus”.

Ledo engano. Está repleta de mentiras, erros e contradições. Não obstante, mostra um deus que manda ou comete crimes com requintes de perversidade. Que os digam os “Ensaios de Robert Green Ingersoll sobre a Bíblia Sagrada”. Diga-se de passagem, um autor da maior confiabilidade.
As mentiras começam pelos seus próprios autores: decididamente não foi Moisés quem escreveu o Velho Testamento e há evidencias que não foram os apóstolos evangelistas que escreveram o Novo Testamento.Aliás, dos quatro, Marcos e Lucas, não foram apostolos, portanto, não teriam sido testemunhas oculares dos fatos. Outrossim, estudos realizados mostram que foram escritos bem depois da morte de Cristo. É bastante plausível que tenham usado os nomes dos apóstolos Matheus e João e de seus amigos Marcos e Lucas, que provavelmente já haviam morrido, com medo da repressão. Na época, não faltava quem fosse contra essas idéias, a começar pelo Império Romano e o Judaismo vigente.

Seria cômico se não fosse trágico pensar que tantas pessoas já juraram sobre ela. Durante muitos anos os acusados de crime estendiam sua mão sobre a mesma e em nome dela, juravam perante o juiz. Outro dia, um amigo, colocou que a bíblia era um livro inofensivo. Com todo o respeito, como pode ser inofensiva se prima por ser anticientífica? Como pode ser inofensiva, se foi baseada nela que a Igreja Católica, travou estupidamente a ciência durante séculos da Idade Media? Que o diga Galileu. Alem disso, a usam para arrancar dinheiro de miseráveis que mal tem o que comer. Tambem em seu nome agiu a famigerada "Santa Inquisição". Em fim, precisaríamos de um livro para mostrar todas as barbaridades da bíblia.

Entretanto, esse é o livro mais vendido no mundo. Os motivos, todos nós sabemos: a fé, independentemente da inteligência, embota a mente e cega às pessoas. Alem da grande força da propaganda em torno da mesma. Na verdade, a bíblia é uma colcha de retalhos, que sequer sabemos quem foram os autores dos seus pedaços. Sabemos sim que se “escrita por inspiração divina”, jamais poderia conter tantas mentiras, erros e contradições. Não obstante, não poupa se quer o seu deus, mostrando-o cruel, impiedoso e vingativo em várias passagens.

Por: Pancrácio Esmeraldo

Rádio Educadora do Cariri passa a ser retransmitida pelo Blog do Crato


Rádio Educadora agora na Internet

O Blog do Crato firma mais uma parceria importante. Desta feita, com a Rádio Educadora do Cariri, uma tradicional e importante estação de Rádio da nossa cidade. A partir de Hoje, dia 03 de Agosto, o Blog do Crato passa a transmitir o sinal da estação via internet de forma permanente, e a manter uma página dedicada exclusivamente à Rádio Educadora do Cariri. Agora, você que está longe, e que sempre sentiu saudades, poderá ouvir a estação em tempo integral, 24 horas por dia e com o melhor som possível. O Endereço na Internet passa a ser o seguinte:

www.radioeducadoradocariri.com

SEM BR


Visite o website acima e escute o áudio da Rádio Educadora. Ou ouça-a através do player abaixo. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog do Crato, no canto superior direito:




no telefone


heron aquino 01


radio educadora 03


nos controles


Antonio Vicelmo 04


Fotos: Dihelson Mendonça

Proibida a reprodução, salvamento e utilização sem autorização do autor.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30