xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/08/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 agosto 2010

Artista Karimai deixa saudade - Reportagem: Elizângela Santos


Artista plástico Luís Massai Karimai, ao lado de uma de suas obras, no Espaço Lá na Praça, em Crato - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS.

Juazeiro do Norte - A arte assume traços de imortalidade. A obra de cores fortes e imagens de transcendência e busca ilimitável do ser é deixada como lembrança do seu autor. Fica como marca de um dos grandes artistas plásticos, que retratou em suas telas a aura de uma cidade marcada pela fé e a religiosidade. Foi muito além disso e deixou um legado com discípulos do seu trabalho. Nesse momento, a arte está de luto no Cariri com o falecimento do artista plástico paulista e juazeirense de coração, Luís Massai Karimai, ex-secretário de Cultura de Juazeiro do Norte. Seu corpo foi velado no Lar Espírita Irmã Sheila.

Artistas, amigos e a família se despediram de Karimai, neste fim de semana. Acometido de um câncer, estava em tratamento entre Recife e Juazeiro. Seu corpo foi sepultado na manhã de domingo no Cemitério Anjo da Guarda. Ele faleceu às 15h30 do sábado. Foi premiado pelo seu trabalho e deixa traços inconfundíveis e uma legião de amigos. A despedida foi marcada por muitos discursos, não só falando do artista, mas de um homem ligado às causas humanitárias e de solidariedade ao próximo. "Foi um momento muito tocante", disse o professor e escritor juazeirense, Daniel Walker. Ele lembra do período em que trabalhou com o secretário de Cultura, Karimai, há mais de dez anos.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Caldeirão das Artes - Entrepontos

Ator francês ministra oficina para jovens - Reportagem: Elizângela Santos


Artista plástico Luís Massai Karimai, ao lado de uma de suas obras, no Espaço Lá na Praça, em Crato - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Integrante do Théâtre du Soleil de Paris, Maurice Durozier trocou experiências e incentivou os futuros atores.

Barbalha - Os alunos da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes, em Barbalha, tiveram a oportunidade de participar, neste fim de semana, de um momento que consideram ímpar para o aprendizado. O ator e diretor francês Maurice Durozier, integrante do Théâtre du Soleil de Paris, retorna ao Cariri para ministrar oficina para os estudantes. Há alguns anos, ele veio a convite da ex-secretária de Cultura do Estado, Violeta Arraes, sua amiga, e agora ministra palestra na escola que a homenageou com o nome, a convite da Universidade Regional do Cariri (Urca), e do diretor da Fundação Araripe, Pierre Gervaiseau.

Os alunos do curso de Licenciatura em Teatro estiveram reunidos no anexo III do campus de Barbalha. Alguns exercício e dicas importantes foram repassadas pelo ator veterano e um dos maiores nomes das artes dramáticas da França. Da primeira vez em que Maurice Durozier esteve no Cariri, ministrou oficina para os alunos da Escola do Belmonte, em Crato. Para ele, um dos momentos importantes de sua vida, porque não esqueceu a região do Cariri, de uma natureza e um pôr do sol que, para ele, são inesquecíveis. Este é um reencontro que, segundo o ator, pretende promover no próximo ano, a depender de sua agenda, para passar mais de sua experiência para os alunos da região. O ator veio ao Ceará este ano aproveitando o período de férias, mas não se importa de ter trocado o descanso pelo trabalho.

"Estou muito feliz por ter vindo a Barbalha repassar um pouco de minha experiência", diz ele, ao ressaltar que esse momento, na verdade, foi um pouco imprevisto. O ator também ministrou oficina em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, com apresentação de filmes e um pouco da história do Théâtre du Soleil.

Experiências díspares
Duas experiências diferenciadas, vividas pelo ator, foram apresentadas aos participantes, trazendo aos alunos questões como a da liberdade de participação das mulheres nas artes dramáticas, principalmente na França e em Cabul (capital do Afeganistão), com a proibição ao extremo por conta da cultura local. "Uma mulher que vai ao teatro em Cabul corre perigo de morte", diz Maurice, que também repassa um pouco de sua experiência de diretor.

Emoção como base para o trabalho do ator. Esse foi o ponto de partida para desenvolver o breve diálogo, que somou muito para os iniciantes na área. Ele espera que os alunos tenham entendido o recado e aproveitou para dar um conselho.

"Acreditar na arte e na força do teatro". Maurice Durozier acrescenta que o caminho para o artista, em qualquer parte do mundo, é muito difícil e cheio de obstáculos, principalmente, na confrontação com o material. "Mas, quando se tem paixão, pode-se seguir o caminho", reforça o ator.

O professor de Direção Teatral da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes, Duílio Cunha, destaca essa oportunidade como um privilégio. Ele afirma que receber artistas ligados a cena contemporânea de um dos mais importantes movimentos do teatro mundial é marcante para a formação do ator. O aluno Uiarlei de Almeida Barros enfatizou a importância do contato por aprender algo novo com a oficina.

"O que ele pôde nos passar nesta oficina jamais será esquecido. São momentos que têm uma representatividade dentro do processo de formação", completa o futuro ator.

Com 56 anos, Maurice Durozier voltou ao Estado para uma nova edição da oficina "O teatro é o outro", com apoio da Cultures France, promovido pelo Ministério da Cultura brasileiro e o governo francês. As oficinas de Durozier revelam a abordagem mais dinâmica do Theâtre Du Soleil, como ressalta o próprio, tendo entre as bases os princípios de teatro coletivo com grandes grupos de pessoas, distinguindo tal direcionamento como escolhas também estéticas e políticas. A improvisação e a experimentação de estados emocionais dos atores na cena também pousam na essencial relação com o outro. Essa noção de partilhamento é prioritária para Durozier, que passa à cena teatral as minúcias que envolvem a relação plena com o outro, sejam os artistas que dividem a atuação, sejam também o próprio público espectador.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

FORMAÇÃO ROMUALDO: UM MILAGRE PALEONTOLÓGICO

(foto no set de filmagens)

Em fase de finalizaçâo o documentário do diretor Jackson Bantim que registra a Formação Romualdo, tesouro de fósseis tridimensionais do Geopark Araripe. A pesquisa e roteiro ficaram por conta do Dr. Antonio Alamo Feitosa, Professor da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Homenagem a Luiz Gonzaga - Dihelson Mendonça

Menino no Burrinho - Dihelson Mendonça


Pau De Arara

(Luiz Gonzaga)

Quando eu vim do sertão seu moço
Do meu bodocó
Meu malote era um saco
E o cadeado era o nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau de arara
Eu penei, mas aqui cheguei (2x)
Trouxe o triângulo
Trouxe o gonguê
Trouxe o zabumba
Dentro do matulê
Xote, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matulão..

Quando eu vim do sertão seu moço
Do meu bodocó
Meu malote era um saco
E o cadeado era o nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau de arara
Eu penei, mas aqui cheguei (2x)
Trouxe o triângulo
Trouxe o gonguê
Trouxe o zabumba
Dentro do matulê
Xote, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matulão..


Foto: Dihelson Mendonça Proibida a reprodução, salvamento e reutilização sem a autorização do autor

CRATO - Notícias do dia 03 de Agosto de 2010


Crato realiza um dos maiores projetos de saneamento

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), está executando uma das maiores obras de saneamento básico e renovação da rede de abastecimento d’água do município. São R$ 9 milhões de investimentos, por meio de parceria com o Governo Federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I). O projeto é enfatizado pelo prefeito Samuel Araripe dentro de uma importância primordial, por promover, acima de tudo, a saúde da população. Com isso, velhos tubos de amianto, que há décadas estavam no subsolo, causando muitas vezes transtornos com desperdício de água em muitos pontos e prejuízos incalculáveis para a população, agora estão sendo renovados com o que há de mais moderno para o sistema.

Todo o processo de desenvolvimento do projeto foi apresentado pelo presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, juntamente com o prefeito Samuel Araripe, no sentido de alertar a população para os possíveis transtornos, principalmente no trânsito, nos locais onde estão sendo realizadas as mudanças, durante a execução da obra. Esse trabalho vem tendo o auxílio importante do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Outro aspecto importante é que a areia, que vinha sendo alvo de reclamação de moradores de ruas onde estava sendo executado o serviço, agora estão sendo retiradas pela madrugada.

A finalidade é não causar maiores transtornos, mas conforme o presidente da SAAEC enfatizou durante o lançamento do projeto, a população terá de compreender a necessidade das mudanças, muitas vezes, no tráfego da cidade, mesmo em áreas mais movimentadas. Com essa obra, está havendo um redimensionamento da rede de abastecimento da cidade. A troca de tubulação de amianto para PVC corresponde a uma extensão de 15 quilômetros, com abrangência em vários pontos do município, beneficiando diversas comunidades e áreas do centro. Também vem sendo realizado o Projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos. Ontem, a troca das tubulações estava sendo realizada na rua Dr. João Pessoa, no centro comercial da cidade.

AABB Comunidade retorna suas atividades hoje, terça feira

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude comunica que as atividades do programa integração AABB Comunidade retornarão hoje, dia 3. A coordenadora do projeto Aline Rodrigues convida os alunos a comparecerem e alerta para a mudança nos dias das atividades que agora no segundo semestre acontecerão as terças, quartas e quintas. A AABB de Crato que atua com o apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude disponibiliza educação e inclusão social, através de educação, artes e esportes, as crianças e adolescentes que estão inseridos no projeto contam com oportunidades que podem gerar mais qualidade de vida e auto-estima.

Treinamento para o Garantia Safra começa no dia 10 de agosto

Começa no dia 10 de agosto a capacitação de representantes de entidades como associações e conselhos de base do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato para o Garantia Safra. As primeiras comunidades a participarem serão do Baixio das Palmeiras e Santa Rosa. O trabalho será desenvolvido através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Garantia Safra 2010/2011. As capacitações serão realizadas no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA), no horário das 8 horas às 11 horas. No dia 11, será a vez do Belmonte, Campo Alegre e Dom Quintino; no dia 12, Santa Fé e Monte Alverne; e no dia 13, na Ponta da Serra e Bela Vista. Segundo o secretário Erasmo Ferreira, o treinamento estará voltado para o trabalho de cadastramento do Garantia Safra 2010/2011. Este ano, foram cadastrados no Seguro Safra 2.868 pequenos produtores rurais.

Secretaria de Cultura do Crato está com inscrições abertas para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Parabéns, D. Almina Arraes - Hoje é o seu Dia!


Almina Arraes - Por Dihelson Mendonça

D. Almina Arraes é uma pessoa importantíssima. Um símbolo de bondade, determinação e vida. Além disso, é uma pessoa cheia de vitalidade, e possui também uma memória e agilidade mental que faz inveja a qualquer jovem: Tive o prazer de tocar por umas duas ou 3 vezes em sua residência nos anos 80/90, e ela consegue se lembrar de detalhes que deixa qualquer um impressionado. Minha querida Dona Almina, gostaria de abraçá-la nesta data, e dizer que todos nós do Blog do Crato lhe desejamos um mundo de felicidades, de Saúde, de Esperanças e claro, de muita vida pela frente. Dizem que a vida só começa aos 40. Estou hoje com 43 anos, e acho que a vida começa em cada dia em que fazemos algo de bom para nós e para o mundo. Creio que a sua vida tem sido assim, de muitas alegrias, porque a gente recebe aquilo que dá ao mundo, e isso, temos certeza, tens feito muitas pessoas felizes.

Tudo de belo e maravilhoso!
Obrigado por EXISTIR. Que Deus te Proteja.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Um Ótimo Dia Para Todos!!!! - Postado por: Mônica Araripe


Imagine


Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas (eu) não sou o único
Desejo que um dia
você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

Imagine não existir posses
Surpreenderia-me se você conseguisse
Sem (necessidade de) ganância ou fome
Uma irmandade humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando (todo) o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas (eu) não sou o único
Acredito que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo, então, será como um só


John Lennon
Postado por Mônica Araripe

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31