xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 julho 2010

Merecemos notícias boas - Por José de Arimatéa dos Santos


Já tem um bom tempo e parece que a coisa aumentou agora. Ao ligar a televisão e o que se vê é notícia ruim e de preferência violência. Longe de me colocar uma venda nos olhos e simplesmente ignorar toda notícia ruim e de violência. Mas o que critico é o sensacionalismo e a insistência num mesmo assunto. É importante, claro que sim. Mas para quê a insistência em noticiar casos escabrosos nos mínimos detalhes? É um sadismo só de muita emissora de tv. Tem canal que se o telespectador apertar o controle remoto sai sangue.
O que defendo é que ao lado da notícia ruim se noticie também fatos bons que engrandecem o ser humano. Que tal noticiar cidadãos que cuidam dos animais, da natureza ou vive da solidariedade para com os demais semelhantes? Passar a mensagem que ao lado de notícia ruim tem também ótimas atitudes de belos seres humanos. No mundo em que os fatos ocorrem tão rapidamente se faz necessária uma reflexão sobre tudo que está a acontecer. Assim, poderemos ver tudo isso de uma forma crítica e encontrar as saídas para a resolução dos problemas que afligem o planeta e seus habitantes.

Em tempo: Vi na Globo uma notícia boa, na Inglaterra, em que um cidadão conserta equipamentos da cidade em que mora de forma voluntária. Anda com martelo e prego arrumando os bancos das praças. Com isso, vê-se que é possível noticiar atitudes boas e ótimas.

Foto: José de Arimatéa dos Santos

TRE cassa registro da candidatura do Deputado Federal Manuel Salviano


NE - Fora do Páreo, na Lei da Ficha Limpa...

P
or 4 votos a 2, o registro da candidatura do deputado federal Manuel Salvaino foi impugnado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral na tarde dese sábado. O Pleno alegou que o parlamentar teve contas desaprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quando ele foi prefeito de Juazeiro do Norte (Região do Cariri). Baseou-se na Lei da “Ficha Limpa”. O parlamentar deverá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: TRE-Ceará

Com a Serenidade dos Sábios, Pachelly Encanta no SESC Juazeiro


PJ. Show Uma voz, um instumento. 053


PJ. Show Uma voz, um instumento. 056

O artista Pachelly Jamacaru voltou a encantar o Cariri na noite de ontem, com um show intimista, apenas Voz e Violão, realizado no Teatro do SESC em Juazeiro do Norte. O autor, que possui uma obra extensa, que abrange mais de 500 composições, 4 CDs gravados, sendo um em processo de lançamento, além de premiações em festivais de música pelo Brasil, confessou ao Blog do Crato que só lamenta pelos que não puderam comparecer ao espetáculo de ontem, pois estava muito inspirado e gostaria de ter compartilhado o momento com todos. Pachelly, por outro lado, tem se dedicado com cada vez mais intensidade à arte da Fotografia, e embora frise sempre que estará dando uma pausa no seu violão por uns tempos, além de afastar-se dos palcos, faz precisamente o oposto daquilo que diz, para a felicidade dos seus fãs. Pachelly está em Alta! A sua estrela, a música, está cada vez mais brilhante nos céus do Cariri e do Ceará. Não convém parar aquilo que está dando certo. Fica aqui o registro de todo um conjunto eterno de fãs, que o acompanham desde a não menos famosa "não haverá mais um dia", ao novo clássico "A Manga", que é uma parceria com o poeta Everardo Norões.

Por: Dihelson Mendonça

LUIZ KARIMAY está tão vivo quanto Padre Cícero, Buda e Leonardo da Vinci


"Dizer que Karimay é um espírito de Luz, é uma tripla redundância, e houve apenas uma passagem de planos. Ele continua tão vivo quanto no dia em que conversei com ele pela última vez. Depois de ter deixado uma obra extensa aqui na terra, ele parte para uma nova Jornada, rumo a outras dimensões, outros planos. Não devemos ficar a lamentar o ocorrido. Se assim o fizermos, estaremos testemunhando que Karimay morreu, o que não é verdade. Karimay está agora tão vivo quanto o Padre Cícero, Buda ou Leonardo Da Vinci. Com um detalhe importante para ele: Livre de qualquer sofrimento que a carne lhe impusera nos últimos tempos. Sua obra agora aqui na terra está completa."

SALVE GRANDE LUIZ KARIMAY!

Dihelson Mendonça

Falece o artista plástico radicado no Cariri, Luiz Karimay



L
amentavelmente, acabamos de perder materialmente o sociólogo, artista plástico, espírita e formidável figura humana – LUIZ KARIMAY. A informação foi passada a pouco por Reginaldo Farias, um dos discípulos do Mestre Karimay nas artes plásticas, a Luiz Carlos Salatiel, que me comunicou o fato. Para nós, amigos e admiradores do Artista e do Homem Luiz Karimay, foi um infausto acontecimento, por conta da privação de sua companhia sábia; mas, decerto, para o seu espírito, foi um momento supremo, que ele estava preparado para tal. Obrigado, Karimay por tudo que você fez e representa para nós, seus amigos de longas datas.
Descanse das atribuições mundanas em plena paz e luz.

Ele caminhou firme na linha tênue
Equilibrando-se com a sua espada de luz de samurai zen
O que é para um mestre atravessar para o outro lado?
Uma travessia, decerto, pisando o solo sagrado com sapatilhas de bailarino
Já o seu tamanco de carvalho, este já estar bem gasto
Também pudera, sua caminhada, longa e árdua, venceu os terrenos derrapantes
Com breves e estratégicas paradas para cultivar, por exemplo, um bonsai de umbuzeiro
Da minha parte, sei que o mestre nunca parte
Ele adianta os passos para mostrar as veredas que dão em algum lugar

Como entender um mistério? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Há alguns dias, eu e Magali fomos convidados para falar para um grupo de jovens casais que se preparavam para a cerimônia de seus casamentos. É claro que além da nossa experiência pessoal, consultamos alguns livros. Num deles, vi algo que muito me emocionou e me transportou aos meus oito anos de idade, nas aulas de catecismo da minha querida e saudosa tia Esmeraldina, a irmã mais velha da minha mãe. Naquela época, eu me preparava para fazer a minha primeira comunhão. De repente, minha memória me fez ouvir a voz da tia Esmeraldina me perguntando sobre o mistério da Santíssima Trindade: O Pai é Deus? O Filho é Deus? O Espírito Santo é Deus? A cada uma dessas perguntas eu respondia sim, sem nada entender. E acredito que ninguém ainda hoje entenda tais mistérios. Mas lendo o livro “Os Sacramentos” de Dom Hilário Moser*, encontrei uma definição de Deus que satisfaz a quem pensa como eu, em aceitar a existência desse mistério principal da nossa fé. Abaixo, tomo a liberdade de compartilhar com aqueles que se deram ao trabalho de ler até aqui o que rabisco, a mesma emoção que eu senti ao ler as palavras de Dom Hilário.

“O nosso Deus não é um Deus solitário, é um Deus-Família. Ele é Pai que tem um Filho. E o amor que vai do Pai ao Filho e do Filho ao Pai é tão perfeito que é uma Pessoa, o Espírito Santo. Assim, em Deus há uma contínua corrente de amor entre as três Pessoas divinas. O Pai está todo voltado para o Filho, o Filho está todo voltado para o Pai, e o Espírito Santo mantém Pai e Filho voltados um para o outro. Este é o grande mistério da Santíssima Trindade. É difícil para nós, criaturas, entender esse mistério, mas assim é o nosso Deus e é assim que a Bíblia nos fala de Deus.”

Descobrimos que essas sábias palavras têm tudo a ver com a formação de uma família, onde o amor deve fluir entre o casal e os filhos, da mesma forma que circula na suprema divindade. O amor do marido para a mulher, o amor da mulher para o marido deve ser tão intenso quanto o amor dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais. Isto nada mais é que o reflexo do amor de Deus atuando sobre a família. Se todas as famílias do mundo colocassem esse mistério em suas vidas, vivendo sob o influxo do Espírito Santo, certamente não existiria tantas agressões entre os seres humanos, não haveria guerras, exploração do homem pelo homem e a pobreza; não somente a pobreza material, mas principalmente a pobreza moral, a maior de todas as misérias.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo
*Dom Hilário Moser é bispo emérito de Tubarão SC

Correção sobre informação acerca de Luiz Karimai - Por Beto Fernandes


P
rezados amigos leitores do Blog do Crato. Através desta postagem de forma respeitosa peço as mais sinceras desculpas sobre informações do passamento do grande artista plástico Luiz Karimai. Ao tomarmos conhecimento desta informação através do twitter em postagem do Subtenente Wladimir, que certamente a passou á frente por confiar na fonte, publicamos para devida ciência do povo de toda região já que a arte de Karimai é de interesse coletivo. Fui informado em comentário do Carlos Rafael aqui no Blog do Crato e também no Blog do Juazeiro sobre a questão e, por zelo, torno público:

Prezado Beto Fernandes,

Salatiel pediu-me para esclarecer sobre o real estado de saúde de Luiz Karimays, visto que ele está em trânsito para o juazeiro, com objetivo de dar apoio à família do pintor.

Segundo Salatiel, o estado de saúde de Karimay, é grave, mas que o mesmo resiste apesar de estar em coma. Salatiel informou que de fato circulou a notícia de que Karimay tinha falecido, mas que em contato com o também artista plástico Reginaldo Farias, que no momento está na casa do pintor, foi informado de que a notícia é falsa. Estamos, pois, todos os amigos e admiradores deste grande artista e elevada pessoa humana, de vigília, rogando pelo seu restabelecimento, que acreditamos ser possível. Karimay é um mestre e um guerreiro, e sua vida terrena é de grande valia para esta dimensão material.

Carlos Rafael.

À medida que agradeço o contato do Carlos, deixo mais uma vez o nosso pedido de desculpas. Fiquemos em orações ao Pai Celestial para que Luiz Karimai se recupere e continue neste plano com sua arte e seu exemplo de homem bom, livre e de bons costumes.

Beto Fernandes
Editor do Blog do Juazeiro e leitor e colaborador do Blog do Crato

Crônicas de uma geração: o Bar de Abidoral - por Carlos Rafael


O "Barman Abidoral" e Salatiel, o mentor do espaço

O Abidoral em questão é o mais conhecido abidoral do Crato: Abidoral Rodrigues Jamacaru Filho, cantor e compositor, projetado a partir dos festivais de música que aconteceram na cidade por toda década de 1970. Pois bem, Abidoral já teve um barzinho, em sociedade com o também músico cratense Calazans Callou. O bar durou pouco, acho que no máximo um ano, mas propiciou momentos aprazíveis e boas e risíveis histórias.

Era 1985, um ano bom. Abidoral foi incentivado por Luiz Carlos Salatiel a ser um empreendedor. Calazans, que na época trabalhava no Bamerindus, topou dividir os duros afazeres deste complicado ramo comercial. A ideia de Salatiel era pragmática: como era impossível sobreviver de música no Cariri naqueles anos da chamada “década perdida” da economia brasileira (permeada de inflação, pacotes heterodoxos de choques econômicos, falta de incentivo à cultura, inexistência de espaços e mercados para o artista local etc), então o jeito era construir uma alternativa que aliasse negócio e diversão. Um bar, por isso, seria o empreendimento ideal. Calazans, que conhecia os distribuidores de bebida da região, conseguiu o fornecimento de forma consignada. O espaço escolhido foi o Bar das Anas, como era conhecido o bar mantido por Ana Cássia e Ana Leonel, que estavam deixando o ramo, localizado no conjunto Padre Cícero, bem próximo da divisa Crato-Juazeiro.

Para a rapaziada que estava órfã de um point alternativo, foi um presentaço. O local era super-agradável, bastante ventilado, amplo, visto que havia um terrenão baldio ao lado, e muito acessível. Àqueles que não tinham automóveis, a grande maioria, bastava pegar o busão da Viação Brasília e saltar na porta do bar. O nome do bar não poderia ser outro – Bar de Abidoral – batizado que foi pelo senso comum da galera. Nem adiantaria colocar, por exemplo, “Espaço Cultural Avallon”, pois não pegaria. A rapeize prontamente dizia: vamos pro Bar de Abidoral, e pronto!

Além da bebida e do peixe frito, o outro principal prato da casa era, lógico!, música: refinado som ambiente e excelente música ao vivo. Todas as sextas e sábados, um espetáculo. Foram antológicas, por exemplo, as apresentações da Banda Cariri (leia-se João do Crato, Manel D’Jardim, Cacheado, Cleivan Paiva, Borís, Nivando, Paulo Lobo e Iran, respectivamente no vocal, baixo, bateria, guitarra, baixo, sax, trombone e piston). Na parede externa, o pintor Romildo Alves fez um painel retratando as figuras que frequentavam o bar: artistas das mais diversas especialidades e os contumazes boêmios. Além, é claro!, de Abidoral, imagens caricaturizadas de Geraldo Urano, a la filósofo grego, e Zadinha, retratado de véu e grinalda. Zadinha, apelido do artesão Osvaldo Filho, foi a noiva da única e inesquecível quadrilha junina que o Bar de Abidoral realizou. O noivo foi Monquinha Cabral.

Por: Carlos Rafael

SOLENIDADE DE POSSE: CRATO ESPORTE CLUBE DE ROUPA NOVA - Por Wilson Bernardo.

O PREFEITO DO CRATO SAMUEL ARARIPE EMPOSSA a nova presidência e diretoria do Esporte Clube do Crato, uma solenidade simples, assim como é o novo presidente, Sr. Antônio de Teresa e os demais integrantes da nova diretoria, diversificada e distinta, reunindo, empresários, profissionais liberais e pessoas comuns de reputações inquestionáveis. O novo Presidente falou e confirmou novos projetos, como doações registradas através de boletos, para que o torcedor tenha controle do que contribuem e possam cobrar as finalidades destinadas ao dinheiro, assim como um escritório de gerenciamento aberto ao publico e a imprensa, evitando assim que o presidente despache em praça publica ou em bares, deixando a desejar na parte da integridade moral. Parabéns antônio e toa a nova equipe que já começa chutando para o Goooooooooooooooooooooooool e marcando a primeira vitoria da nova presidência.

O publico na expectativa ao som do Hino do Brasil

Prefeito Samuel Araripe empossa a nova presidência, que presta juramento solene.

Grande equipe, que contará com certeza do apoio inquestionável de quem quer seriedade e transparência,tanto nas contas e nas atividades do clube.

Antônio de Teresa o novo Presidente do Crato Esporte Clube, é da humildade que se constrói a força de uma comunidade esportiva.

Samuel Araripe abraça o presidente reiterando o total apoio, que lhe é devido, como cidadão integro e honesto.
Josimar Carvalho, representante da Federação Cearense de Futebol consolida a legitimidade da nova presidência e fala da importância da união de todos.

E aí, a belíssima Vice-Presidenta Ivanir do LEC, que com certeza irá representar muito bem o papel da mulher dentro do esporte.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Na Coreia do Norte, além da queda...coice! -- postado por Armando Lopes Rafael

Todos os dias a população da Coreia do Norte tem que fazer referências ante à gigantesca estátua de Kim Il Sung, pai do atual ditador Kim Jong-Il e avô do futuro ditador Kim Jong-un. Ditadura comunista passa de pai para filho...

Fonte: Veja on line
Jogadores norte-coreanos são humilhados publicamente por seis horas por eliminação na Copa

Na Coreia do Norte, a eliminação da seleção ainda na primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul custou aos jogadores muito mais do que críticas do público e da imprensa. No país do ditador Kim Jong-Il (foto ao lado), a punição aos atletas e ao técnico, Kim Jong-hun, foi uma humilhação pública de seis horas comandada pelo ministro dos Esportes, Pak Myong-chol.

Em uma reunião no Palácio da Cultura, em Pyongyang, os jogadores e o técnico tiveram de se apresentar perante uma plateia de 400 integrantes do governo, estudantes e jornalistas para ouvir Pak falar por seis horas a respeito da fraca atuação do time na África do Sul. O discurso incluiu acusações de traição não só a Kim Jong-Il, mas também a seu futuro sucessor, Kim Jong-un, e a seu pai, Kim Il Sung - o fundador e oficialmente presidente eterno da Coreia do Norte, morto em 1994.

Em 2 de julho, os jogadores já haviam sido submetidos uma “conversa” por terem falhado na “luta ideológica” do país. Na ocasião, os atletas foram obrigados a acusar o técnico pelo fracasso. Como punição, Kim Jong-Hun foi excluído do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

O país não disputava uma Copa do Mundo desde 1966, e acabou perdendo todos os três jogos disputados na primeira fase, com direito a uma goleada de 7 a 0 para Portugal justamente no dia em que a televisão estatal do país realizava sua primeira transmissão ao vivo da história. Transmissões do tipo haviam sido censuradas justamente para evitar vergonha nacional diante de possível derrotas, mas foram liberadas pelo governo após a partida em que os norte-coreano perderam de 2 a 1 para o Brasil.

Na vizinha Coreia do Sul, a imprensa classifica como "branda" a punição aos jogadores - para os padrões norte-coreano, claro. “No passado, os atletas norte-coreanos e os treinadores que não conseguiam bons desempenhos em suas competições eram enviados para campos de prisioneiros”, disse uma fonte da inteligência sul-coreana ao jornal Chosun Ilbo.



Comentário do postador:
Bem que o treinador Maradona -- grande admirador de outra ditadura comunista, a da ilha prisão de Cuba -- poderia ser designado novo técnico da Coreia do Norte. Assim, em caso de fracasso, Maradona veria que, diferente dos técnicos de futebol do mundo livre, para ser técnico num "paraíso socialista" não basta apenas tatuar o braço com a figura do guerrilheiro "Che" Guevara. Tem que ganhar para não sofrer as humilhações dos ditadores das dinastias cujo poder passa de pai para filho e...para neto.
Armando Lopes Rafael

HOJE NA HISTÓRIA - Franz Liszt - O Maior Pianista de Todos os Tempos


FRANZ LISZT


O Hoje na história traz a Biografia de um dos grandes mestres do piano romântico, o húngaro Franz Liszt. Nascido em 1811, na cidade de Raiding ( lugarejo próximo à Budapest ), foi considerado um menino prodígio. Aprendeu a ler música antes de aprender o alfabeto. A influência de Liszt, do seu virtuosismo e das inovações harmônicas e melódicas para a música do Século XIX, e que já prenunciava as grandes inovações dos impressionistas franceses como Claude Debussy e Maurice Ravel são marcantes. Foi talvez o maior influenciador e também "patrocinador" de Richard Wagner, que o idolatrava. Liszt criou o leitmotiv, que foi amplamente usado por Wagner em suas óperas. Possuidor de um caráter firme, era adorado por uns e odiado por outros. Chopin o tinha na mais alta conta, e considerava-o superior ao piano. Já Brahms, chegou a dormir durante uma execução de Liszt da sua famosa Sonata em Si menor. na casa deste, em Weimar. Aliás, Brahms, se tornou amigo íntimo de Clara Schumann, depois da morte do marido Robert Schumann ( de loucura ), e nunca "engoliu" direito as inovações da escola neo-germânica. Clara e Brahms na verdade, detestavam a música de Liszt, e buscavam o passado, em direção à Beethoven. Já a nova geração, encabeçada por Wagner, o tinha como o fundador da nova órdem musical. Wagner casou-se depois com a filha de Liszt, Cosima, que já era casada com o maestro Hans Von Bulow, para desespero do pai. Possuidor de um domínio técnico sobre o Piano que assombrava as platéias da europa e não encontrava rival à altura, os ensinamentos de Liszt sobre a técnica do piano são considerados verdadeiras Bíblias para os pianistas modernos, e mesmo em sua época, afluíam para Weimar centenas de pianistas atrás de aprender alguma coisa com o velho mestre, que teve vida longa para a época ( 76 anos ). Sempre galanteador, Liszt foi um grande conquistador de mulheres, que chegavam a desmaiar durante os seus concertos. Percorria a Europa com uma carruagem de 6 cavalos brancos, e atirava moedas ao público. É considerado o primeiro pop-star que se tem notícia, inspirando um filme depois chamado Lisztmania. Tinha muitas amantes, sendo Marie D´Agoult a maior delas. Sempre pronto a ajudar os principiantes e os desfavorecidos, tocou inúmeros concertos para as vítimas das enchentes do Rio Danúbio que deixava os seus compatriotas desabrigados. Liszt teve inclusive alunos Brasileiros e próximo ao fim da vida, preocupava-se mais com as composições e com seu legado, abandonando a carreira de virtuose do piano para dedicar-se mais à composição e às aulas que ministrava sem cobrar um centavo dos seus inúmeros alunos. Dividia o ano em 3 partes, passava uma parte em Weimar, outra em Roma e outra em Budapest. Liszt morreu durante o Festival Richard Wagner em Bayreuth, de pneumonia, assistido por uma de suas alunas. Segundo registros, sua última palavra teria sido "Tristão", referindo-se à Ópera de mesmo nome de Richard Wagner, uma das maiores obras-primas de todos os tempos. ( Por Dihelson Mendonça, de memória ).

Informações da Wikipédia:

Liszt iniciou-se no piano com o pai. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos nove anos de idade e, encantados com o menino prodígio, vários nobres decidiram contribuir com fundos para a continuação dos seus estudos. Em 1822 partiu para Viena, onde deu vários concertos, sendo aplaudido inclusive por Beethoven em abril de 1823. Teve aulas com Salieri (composição) e Czerny (piano). Em seguida radicou-se na França, onde foi impedido de ingressar no Conservatório de Paris, por ser estrangeiro. Liszt completou seus estudos com aulas particulares, com Reicha e Paer. Aos 14 anos de idade, compôs sua primeira ópera, em um ato, "Don Sancho". Conheceu Chopin, Berlioz, Lamartine, Victor Hugo, George Sand e Heinrich Heine, e se familiarizou com o romantismo. Sua fama com as mulheres também era grande. Foi para a Suíça, em 1835, com a condessa Marie D'Agoult, com quem teve três filhos. Em 1842 mudou-se para Weimar, abandonando a carreira de solista para assumir o cargo de diretor musical da Ópera. Foi lá que nasceu seu interesse pela música orquestral e que conheceu o compositor Richard Wagner, futuro marido de sua filha Cosima.

Em Weimar ele viveu, em 1848, um romance com a princesa Caroline Sayn-Wittgenstein. Em 1858, aborrecido com suas funções em Weimar e separado da princesa, Liszt foi para a Itália e se tornou membro da terceira ordem dos franciscanos em 1865. Nesse período dedicou-se a obras sacras. Compôs as famosas "Rapsódias Húngaras", os "Estudos Transcendentais", além de transcrever inúmeras peças para piano, das quais se destacam as coletâneas "Anos de Peregrinação" e "Harmonias Poéticas e Religiosas".

Liszt escreveu duas sinfonias, a "Sinfonia Dante", inspirada na "Divina Comédia" de Dante Alighieri, e a "Sinfonia Fausto", composta por diferentes quadros que caracterizam as personagens de "Fausto", do escritor alemão Goethe. O músico também possui inúmeros lieder e peças para música de câmara, das quais se deve destacar aquelas para violino e piano. Sua "Sonata em Si Menor", apesar de não ter agradado a Johannes Brahms, que diz ter adormecido durante a execução, é provavelmente a obra maior do compositor húngaro.

Fez uma visita à Inglaterra, em 1886, mas a viagem esgotou-o. Em Budapeste foi festejado como compositor nacional da Hungria. Liszt morreu na casa de Wagner, em Bayreuth, a 31 de julho de 1886, sendo considerado o maior pianista do século 19.

Fonte adicional: UOL

ARTISTA EM FOCO: Pachelly Jamacaru - Por: Dihelson Mendonça

Pachelly

O artista em foco de hoje é o caririense Pachelly Jamacaru, irmão mais jovem do também admirável cantor e compositor Abidoral Jamacaru, e de Roberto jamacaru, um dos maiores poetas e escritores do Cariri.

Pachelly logo cedo abraçou a música como sua paixão-mor. Participou de inúmeros festivais, e ficou amplamente conhecido em 1979 com a música "não haverá mais um dia", canção que, venceu um festival, foi gravada em disco "Massafeira", nome de um dos maiores movimentos musicais do Ceará, e estilisticamente falando, não difere em qualidade nem em grau de harmonia e ousadia de suas composições mais atuais. Pachelly possui atualmente 3 CDs gravados. e 1 em processo de lançamento. Há muitos anos, descobriu outra grande vocação, a fotografia, que ultimamente tem se tornado uma verdadeira paixão. Já realizou diversas exposições de seus trabalhos com enorme sucesso.

Pachelly

A beleza de suas fotografias é comparável aos melhores do gênero no Brasil. Tanto que merecidamente, ganhou uma premiação da maior Revista de fotografia do País, a "Fotografe Melhor", em concurso a nível nacional recentemente. Mas o Crato, como sempre acontece, desconhece esse talento...Dotado de uma sensibilidade para o visual, para o inusitado, suas fotos não são meramente fotos, mas poemas em forma de imagens, algo que inspira outros artistas. Por outro lado, a música de Pachelly Jamacaru possui harmonias complexas, inusitadas, incomuns, de um gosto muito refinado, suas influências são muito abrangentes, de Caetano, Gilberto Gil, Tom Jobim, e eu diria até que no Ceará, e porque não dizer, no Nordeste, desconheço compositor popular de tamanho refinamento. Pachelly não junta meramente letras com músicas, suas melodias podem ser ouvidas ainda de modo instrumental, que funcionam da mesma forma. Não se limita a uma ou duas posições ao violão. São refinadas. Algumas de suas composições, como a "A MANGA" ( presente em seu mais recente álbum ), revela uma complexidade que se torna difícil até para um exímio violonista aprender. Mas ele, Pachelly, na sua simplicidade, nem se considera um violonista, diz que apenas se utiliza desse instrumento para as suas "experiências".

Pachelly

Composição - Essa é a palavra. Seja na música, seja na fotografia, Pachelly Jamacaru é um grande artista do Crato. Não meramente um poeta, não meramente um autor de melodias, mas de harmonias marcantes, profundas, que apenas, como diria o também compositor, Tom Jobim, "só privilegiados tem ouvidos" capazes de ouvir e compreender.

RECORTES DE JORNAIS...







Conheça mais os trabalhos do artista, visitando-o em seu website oficial:

http://pachellyjamacaru.blogspot.com


Pachelly PeB


Pachelly


Fotos e Texto: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Salvamento e Utilização sem a permissão do Autor. Blog do Crato - Há 5 Anos, divulgando a Arte e a Cultura do Cariri

Parabéns, Liduína Belchior - Feliz Aniversário !


Quem está aniversariando hoje, dia 31 de Julho, é nossa colega de Blog e uma das maiores incentivadoras do Bate-Papo do Cariri, Liduína Belchior. Ela, que também logo estará escrevendo diretamente no Blog do Crato, mas já participa há muito tempo, estará trazendo, com certeza, inúmeras novidades, além da sua natureza poética e humana. Liduína, amiga, parabéns para você neste dia maravilhoso, e nós te desejamos muita felicidade, muita saúde, PAZ ( que deve ser sempre escrita assim, em maiúsculo ), e harmonia na sua vida.

Abraços de todos os companheiros de Blog.

Dihelson Mendonça
E todo mundo.

Casa do Estudante do Crato será desativada - Reportagem: Antonio Vicelmo


Promotor decidiu pela desocupação imediata do prédio depois do Corpo de Bombeiros constatar o risco para a vida dos estudantes. Um dos apartamentos já desmoronou - ANTÔNIO VICELMO. Sem entidade ou pessoa responsável, o prédio está desabando aos poucos. Estudantes serão remanejados

Crato. O Ministério Público determinou a desocupação imediata da Casa do Estudante do Crato. O promotor de justiça, Pedro Luiz Lima Camelo, fundamentou sua decisão num laudo pericial do Corpo de Bombeiros que adverte quanto a situação de risco para os moradores da Casa do Estudante, em razão de infiltrações, rachaduras e possibilidade de desabamento. Um dos apartamentos já desmoronou. As duas estudantes que moravam lá só não morreram porque se encontravam fora. Um dos banheiros foi interditado e está na iminência de cair. O promotor advertiu que a desocupação é inevitável porque existe o risco de morte.

A situação se agravou com a construção de um prédio ao lado, destinado ao Plano de Assistência à Saúde (PAS). O plano é administrado pela Beneficência Camiliana, responsável pelo Hospital São Francisco do Crato. Os representantes do Plano PAS se comprometem a comprar o imóvel onde funciona a Casa do Estudante. Em troca, os Camilianos construiriam uma casa com capacidade para 20 estudantes. Ontem, foi iniciada a construção de um banheiro ao lado da Casa, para atender a quatro estudantes que permanecerão nos dois apartamentos anexos à edificação.

O Plano PAS está interessado na compra do imóvel. O problema é saber com quem negociar. Não existe, segundo o promotor, nenhum registro em cartório do dono do imóvel. A princípio, a proprietária seria a União dos Estudantes do Crato (UEC), que construiu e administrou o equipamento, analisa o promotor. O Ministério Público sugeriu aos estudantes regularizar a situação, com a orientação de um advogado, ou por meio da Defensoria Pública.

Casa acéfala

Além de problemas na estrutura física do prédio, a Casa do Estudante, que já pertenceu a União dos Estudantes do Crato (UEC), está acéfala. Ninguém responde juridicamente pela Casa do Estudante do Crato. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) está em nome de uma estudante que mora em Iguatu. Os 14 estudantes que vivem na casa não sabem a quem se dirigir. São jovens pobres, filhos de agricultores que fizeram da Casa do Estudante o seu único ponto de apoio enquanto terminam seus estudos.

O mais antigo morador da Casa é José Valdir Belarmino, filho do antigo caseiro, que cuidava do patrimônio. Valdir, que é funcionário da Universidade Regional do Cariri, entrou com uma ação na justiça reivindicando a posse do apartamento onde seu pai morava. A justiça deu ganho de causa a ele. É mais um problema a ser enfrentado pela administração da Casa.

Preocupado com esta situação e, principalmente, com a segurança dos moradores, o promotor do Juizado Especial do Crato promoveu uma audiência com representantes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal do Crato, Plano de Assistência à Saúde, moradores da Casa do Estudante e imprensa para discutir o assunto.

No final, foi recomendada a imediata desocupação da casa. A Prefeitura se comprometeu a facilitar a alimentação dos moradores da casa no Restaurante Popular, bem como o aluguel de uma casa, durante seis meses, para abrigar oito estudantes, enquanto o Plano PAS se responsabilizaria pelo restante. A representação estudantil prometeu apresentar os Estatutos da Casa ao Ministério Público.

Histórico

A Casa do Estudante Pobre do Crato foi construída na década de 50 pela diretoria da União dos Estudantes do Crato (UEC), nas gestões dos presidentes Joaquim Alencar Bezerra, Rubens Lins de Aquino, Huberto Cabral e David Peixoto. Ao lado, foi construída a sede própria da UEC, que administrava a Casa do Estudante. O objetivo inicial era abrigar estudantes pobres secundaristas que vinham dos mais diversos municípios da região e até de Estados vizinhos. Na fase áurea de seus 64 anos de existência, a UEC desfrutava da maior credibilidade e confiança perante dos governos municipal, estadual e federal que destinavam verbas para o seu funcionamento. Nos últimos anos, com o surgimento de outras entidades congêneres, a UEC vem sendo esvaziada. A Casa do Estudante se tornou autônoma e passou a receber também universitários. Hoje, está totalmente sem administração.

Enquete
Inquietação

José Valdir Belarmino
Morador mais antigo da Casa do Estudante
Os moradores da Casa são estudantes pobres que precisam de um apoio para dar continuidade aos seus estudos

José Silva Souza
Estudante
Estamos tentando regularizar a situação jurídica da Casa do Estudante e saber, afinal, qual destino será dado a ela

MAIS INFORMAÇÕES
Casa do Estudante
Rua Carolino Sucupira, 281
(88) 3523.1787
Crato-CE

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

CURTAS CARIRI - Mostra incentiva cinema - Reportagem: Elizângela Santos


A 4ª MOSTRA CURTAS Cariri trará trabalhos nacionais, além dos feitos na própria região. O evento é uma maneira de interagir com as diversas produções - ELIZÂNGELA SANTOS. Além das exibições, serão realizados debates após os filmes e palestras com cineastas e produtores em Juazeiro

Juazeiro do Norte. Um espaço de incentivo para a produção local de cinema e a interação com produções nacionais. Essa está sendo a tônica da 4ª Mostra Curtas Cariri. O evento leva, às salas de exibição do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN-Cariri), não apenas um rico trabalho de produção nacional, mas, ainda, a produção local, que, mesmo em pequeno número, anima jovens com currículo na área. Além das exibições, serão realizados debates após os filmes e palestras como cineastas e produtores. O evento acontece até hoje. O coordenador geral e curador da Mostra, Franklin Lacreda, diz que a intenção deste trabalho é possibilitar o acesso ao público do Cariri de uma produção nacional que está presente no circuito dos festivais. Além disso, expor a produção local, dando acesso ao Cariri desse material rico e que passa pelo crivo de uma experiência de muitos anos de trabalho. Foram mais de 100 filmes vistos para a seleção criteriosa.

São curtas de vários estados do Brasil que serão apresentados. "O Cariri passa a ser um núcleo importante de exibição no País, já que há muito pouco espaço para a divulgação desses trabalhos", afirma. A mostra está cadastrada no Guia de Festivais Brasileiros e isso possibilita um grande número de inscritos para terem a oportunidade de mostrar o trabalho. O processo de escolha dos filmes envolve critérios, desde didáticos, ao estímulo aos participantes de pregarem o olho na tela e compreenderem as diversas linguagens da sétima arte.

Mostrinha
O evento está dividido em três momentos, com a Mostrinha, para o público infantil, o Curta Cariri, com a produção local, e o Curta Brasil. A perspectiva do audiovisual no Cariri tem sido trabalhada por meio de iniciativas, principalmente institucionais, com os projetos sociais da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, com o 100 Canal, e a Organização Não Governamental Verde Vida, que atua com uma produtora e faz cinema de uma forma alternativa. Essas duas instituições terão participação nos debates, por meio da juventude que investe na área há alguns anos.

O cineasta caririense, Jefferson Albuquerque, trará uma abordagem sobre as perspectivas do cinema na região, com a experiência de um veterano que já teve destaques regionais como temáticas de seus filmes. Franklin afirma que mesmo sendo uma ação isolada, a Mostra chega longe e as inscrições vêm de Brasília, Paraná, Bahia, Rio Grande do sul. "As pessoas querem ter informações", diz. A principal finalidade desse trabalho, segundo ele, é fazer chegar às pessoas o audiovisual que está circulando no País todo. Democratizar esse espaço", diz.

A mostra de cinema nacional em curta-metragem está sendo realizada pela Jaraguáfilmes, Avesso escritório de arte em parceria com BNB, por meio do CCBNB - Cariri. Entre outras mostras, também dedicadas à exibição de filmes curtas, a MCC é o único evento no Interior do Ceará com programação totalmente gratuita que reúne produções de todo o Brasil, valorizando a regionalidade como linguagem. Anualmente, a mostra é também uma oportunidade ímpar para cineastas, videomakers e entusiastas do Cinema, no Ceará, trocarem experiências e terem contato com profissionais atuantes no mercado audiovisual, pesquisadores de todo o País, seja nas palestras, debates ou durante as exibições. E é nesse clima produtivo que a 4ª edição da Mostra Curtas Cariri inova com a exibição do premiado longa-metragem "Um Lugar ao Sol", do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro e trazendo uma programação especial com um recorte da última edição do Cine Ceará. Para Franklin Lacerda, a mostra abre espaço para a produção que historicamente vem colaborando para o desenvolvimento de novas linguagens visuais e audiovisuais, trazendo novas estéticas, dramaturgias e narrativas para o Cinema.

A Mostrinha abre a 4ª edição com os curtas Aziz (DF), direção de Ale Camargo; Carrapatos e Catapultas (PR), de Almir Correia e Bailarino e o Bonde (SP), de Rogério Nunes. No Curta Cariri, filmes como O Abraço (CE), com direção de Geovany Brasil, A Catadora de Pequí (CE), de Laysla Ianael e Zuinglio Brito e A Última Badalada(CE), de Paloma Lopes e Allyson Leite, do projeto VerdeVida, estão na vez. E no Curta Brasil, as exibições do Nego Fugido (BA), de Cláudio Marques; Hal (SP), de João Paulo Miranda e Letícia Tonon, além de- Incelença da Perseguida (CE), de Sílvio Gurjão; Maresia (RS), dirigido por Christian Schneider e Natália Piva; Bomba! (SP), de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho e a exibição do longa-metragem "Um Lugar ao Sol", do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro.

MAIS INFORMAÇÕES
Coletivo Malungo
docariri@gmail.com
(88) 9619.1898
www.coletivomalungo.wordpress.com

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Lenda sobre o Amor - Postado por: Mônica Araripe


Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava. Tudo o que as pessoas compravam tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado. A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era o AMOR. Quem nada produzia quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos, ou utensílios, dava seu AMOR. O AMOR era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca. As pessoas davam seu AMOR, pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia.

Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia convenceu um pequeno garoto à não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse. Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar AMOR e, em pouquíssimo tempo, sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela. Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, às pessoas começaram a guardar o pouco AMOR que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se OFENDERAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR-SE pelas ruas.

Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a se sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que o fez procurar a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu AMOR. Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a se sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que o fez procurar a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu AMOR. A todos que dava AMOR, apenas dizia:

- Obrigado por receber meu AMOR.

Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último AMOR sem receber um só de volta. Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu AMOR. Um outro fez o mesmo... Mais outro... E outro... Até que, definitivamente, a aldeia voltou ao normal e o AMOR voltou a ser distribuído. Não devemos fazer as coisas pensando em receber algo em troca. Mas devemos, sempre, lembrar que os outros existem. O sentimento sincero nos é oferecido espontaneamente. Aqueles que te quiserem bem se lembrarão de você. Receber sem cobrar é mais verdadeiro... Receber AMOR é muito bom. E o simples gesto de lembrar que alguém existe é a forma mais simples de fazê-lo.

Autor Desconhecido
Texto postado por Mônica Araripe

Frase do Dia - 31 de Julho de 2010


"Quem mais pensa em ti, são os teus inimigos"


Autor Desconhecido

A pergunta é.. Quanto a Secretaria do Meio Ambiente recebe para ignorar a absurda poluição sonora do BUFFET Lagarta Pintada? - Por: Pachelly Jamacaru

Até quando????????????????????????????????????????????????????


Se ainda tiverrem aí, algumas daquelas cartilhas(sinhas) milagrosas que promete acabar com a poluição sonora, mandas umas, que o rolo daqui de casa acabou!!!


Por: Pachelly Jamacaru

CRATO - Notícias do dia 31 de Julho de 2010


Aviso - Garantia Safra 2010/2011

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Garantia Safra 2010/2011, convocam os representantes das associações e dos conselhos de base do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato. A finalidade é a realização de uma reunião no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA), no horário das 8 horas às 11 horas, nas seguintes datas: dia 10 de agosto, com os representantes das localidades do Baixio das Palmeiras e Santa Rosa; no dia 11, Belmonte, Campo Alegre e Dom Quintino; no dia 12, Santa Fé e Monte Alverne; e no dia 13, na Ponta da Serra e Bela vista.

Atividades do Polo Madre Feitosa retornarão na próxima Segunda-Feira, dia 02 de Agosto

O governo municipal, através da secretaria de Ação Social, comunica às comunidades do Bairro Seminário, conjunto Novo Crato e adjacências, que as atividades do Polo Madre Feitosa retornarão à normalidade a partir do próximo dia 02 de agosto. As crianças e adolescentes que fazem parte do PETI ( Programa de Erradicação do Tabalho Infantil ) da jornada seminário, que funciona no Polo Madre Feitosa, estão sendo convidadas a comparecerem.

Saúde faz avaliação de indicadores

Foi realizada ontem, sexta-feira, em Crato, pela Secretaria de Saúde do Município, reunião para análise dos indicadores de saúde do município, resultados dos últimos meses de atuação dos diversos setores da área. O trabalho reuniu coordenadores da Saúde e equipe da Atenção Básica. Os profissionais de saúde estiveram reunidos no auditório da unidade do Teodorico Teles, na parte da tarde. Essa avaliação está sendo feita de forma permanente no município, no sentido de priorizar a melhoria nos índices de saúde.

AABB Comunidade retorna suas atividades na próxima terça feira

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude comunica que as atividades do programa integração AABB Comunidade retornarão na próxima terça-feira, dia 3. A coordenadora do projeto Aline Rodrigues convida os alunos a comparecerem e alerta para a mudança nos dias das atividades que agora no segundo semestre acontecerão as terças, quartas e quintas. A AABB de Crato que atua com o apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude disponibiliza educação e inclusão social, através de educação, artes e esportes, as crianças e adolescentes que estão inseridos no projeto contam com oportunidades que podem gerar mais qualidade de vida e auto-estima.

Secretaria de Cultura do Crato está com inscrições abertas para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Bom Dia, Crato! - Dia 31 de Julho de 2010


Agora há pouco, 45 pessoas Online!


Para você que está acessando agora o Blog do Crato, muito Bom Dia! Ontem aconteceu um importante show, intimista, com o artista Cratense Pachelly Jamacaru no Teatro do SESC, em Juazeiro. Mais tarde, o Blog do Crato trará fotos do evento. Enquanto isso, conheçam algumas linhas mais abaixo esse fantástico artista, que é dentre outras coisas, Compositor, Cantor, Violonista, Flautista, Fotógrafo, Videomaker, e administrador do site Zoomcariri, um dos maiores da região especializados em divulgar a fotografia produzida na região. O show foi uma maravilha, e quem estêve no local, pôde presenciar o talento desse incansável compositor, de mais de 500 músicas.

Por sinal, o Pachelly é quem nos trouxe nesta madrugada um outro assunto, dessa vez, muito negativo, que é a poluição sonora no seu bairro, ocasionado por vários Buffets, dentre eles, o famoso "Lagarta Pintada", que recentemente abriu mais um espaço, e agora, pode operar tocando 2 bandas ao mesmo tempo ( é mole ? ). O caso é que o Pachelly de há muito reclama do barulho. Procurado pelo Blog do Crato, o proprietário disse já ter tomado todas as providências que estiveram ao seu alcance no sentido de resolver a questão. Infelizmente, isso não foi suficiente, e o proprietário também se queixa que não pode parar o seu "ganha-pão" por causa de uma reclamação. Essa é seguramente, uma questão para os órgãos competentes resolverem. Torcemos para que se chegue a uma solução que possa trazer benefícios para ambas as partes.

PREVISÃO DO TEMPO

A Previsão do tempo para hoje é de Dia de Sol com poucas núvens. Entretanto, são 07:15 agora e o céu apresenta-se nublado. Nos últimos dias, nem sinal de chuvas no Cariri. Temperatura máxima de 26 graus e mínima de 15. Nesta madrugada, os termômetros registraram 23 graus na Vilalta, sem dúvidas, uma madrugada fria, mas que não durará por muito tempo, pois como é sabido, ao chegar o mês de Agosto, as temperaturas voltam a subir, para atingirem seu ápice em novembro.

ALMANAQUE

31 de julho: Dia do Santo Inácio de Loyola

* 904 - A cidade de Salónica é tomada e destruída pelos sarracenos.
* 1919 - O Reichstag alemão aprova a Constituição de Weimar, que seria promulgada em 11 de agosto.
* 2006 - Fidel Castro delega provisionalmente seus poderes como presidente do Conselho de Estado de Cuba a seu irmão Raúl Castro.

Nasceram neste dia...

* 1912 - Milton Friedman, economista estado-unidense (m. 2006).
* 1919 - Primo Levi, escritor e químico italiano (m. 1987).
* 1965 - J. K. Rowling, escritora britânica.

Morreram neste dia...

* 1556 - Inácio de Loyola (na imagem), religioso espanhol (n. 1491).
* 1886 - Franz Liszt, compositor e pianista húngaro (n. 1811).
* 1944 - Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês (n. 1900).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30