xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 julho 2010

Atitudes no bem - Por Emerson Monteiro


A Terra é nossa casa, eis o título adotado pelo cantor, compositor e instrumentista Nando Cordel para desenvolve um projeto que visa acordar no coração das crianças, jovens e adultos, a riqueza das boas maneiras: o respeito, a humildade, o carinho, a moral, a gentileza... chamando atenção para que cada um olhe o outro como irmão.
Tal iniciativa ganha espaço na educação de crianças e adolescentes, sobretudo na atualidade, quando cresce no Brasil campanha para conter a violência na educação dos filhos. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o projeto de lei que modifica o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com a modificação, ficará vedado aos pais adotar castigos físicos para disciplinar ou punir os filhos.
Esse projeto de lei de autoria do Executivo federal, que depende agora da aprovação do Congresso Nacional, restringe inclusive as mínimas ações de punição, desde, por exemplo, simples palmadas, vistas até então, por alguns educadores, como medidas profiláticas de combate aos hábitos nocivos, na primeira fase da vida infantil.
Diante, pois, da necessidade premente de métodos inovadores que venham suprir os instrumentos usados na formação básica, o artista Nando Cordel sai, numa firme cruzada pedagógica pelo Nordeste, utilizando-se de belas cartilhas destinadas a crianças e educadores, enfocando áreas essências da prática diária nas escolas e no lar.
Temas quais escovação dos dentes, uso de linguagem apropriada, asseio, religiosidade, sinceridade, obediência e outros, são apresentados de modo didático nesse material.
Sempre demonstrando preocupação com a adoção dos valores positivos, este pernambucano nascido em Santo Agostinho vem visitando as secretarias de educação dos municípios, visando ampliar os frutos dessa tarefa que soma às apresentações musicais destinadas à propagação do conceito da Paz entre as pessoas.
Artista versátil, consagrado fenômeno de inspiração literária e musical, este menestrel se identifica com a gente do Ceará, e, no Cariri, vem prestigiando o trabalho dos Anjos Solidários – Cevema, em Juazeiro do Norte, a consolidar sua história de 25 anos de um talento consagrador.
Além desta campanha em prol do aperfeiçoamento da educação infantil, Nando Cordel também pretende deflagrar um movimento visando aumentar as doações de órgãos humanos, ora em andamento, com músicas e apresentações.
São estas, portanto, boas e possíveis finalidades da arte engajada no corpo da sociedade, quando seus ídolos abraçam causas nobres e retribuem à altura o carinho e a predileção do grande público ao seu trabalho. Dignas de nota as atuais providências de Nando Cordel nesta nova fase de sua carreira artística.

Por: Emerson Monteiro

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri Informa - Bazar Pamplona e Debate sobre Lei do Direito Autoral

bazar pamplona


direito autoral

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

A Palavra é: DEMIURGO


Você sabe o que significa Demiurgo ?

O Demiurgo é o grande artífice, o criador do Mundo inferior (ou material). É considerado o chefe dos Arcontes possuindo sabedoria limitada e imperfeita. Para os Neoplatónicos é o "logos" - primeira manifestação do absoluto. Numa interpretação judaica é Jeová; para os cristãos é o Verbo conforme expresso no Evangelho segundo João. Para os maçons é o Grande Arquiteto do Universo.

História

Segundo os Gnósticos, esta entidade seria o Deus do Velho Testamento da Bíblia. Este ente tem a arrogância típica dos que se acham onipotentes. Criador de tudo que conhecemos, acha que todos devem curvar-se a sua vontade: "Não terás outros deuses diante de mim" é seu lema. No mito Gnóstico o Demiurgo foi gerado pelo eon Sophia após sua queda. Ao ser gerado, criou o mundo material com o objetivo de governar e aprisionar na matéria as partículas divinas provenientes de sua mãe (Sophia). Querendo libertar as almas aprisionadas ao mundo material, Sophia rebela-se contra o Demiurgo, e o verdadeiro Deus Inefável envia aos homens o seu filho mais querido, o eon Christós ou Cristo que desce ao mundo material com o objetivo de transmitir a "Gnosis" (conhecimento) às almas para que elas tenham consciência de sua identidade divina e partam para o Pleroma libertando-se do jugo e da escravidão do Demiurgo.

Com o objetivo de impedir que isso ocorra, o Demiurgo cria inúmeras ilusões e prazeres materiais efêmeros para afastar as Almas de sua legítima parcela divina, de modo que estas estejam presas e sejam escravas do mundo material, tendo que sempre a ele retornar (reencarnação). O Demiurgo é o governante desta pequena Esfera de Vida onde reina absoluto. O Demiurgo possui um povo eleito: os judeus. A estes se revelou e os têm como seu povo. Deu-lhes sua Lei (Lei de Moisés ou Torah) para a sua própria maldição: "Olho por olho, dente por dente". Seu dia é sábado.

Possui vários nomes: Samael (deus cego), Yaldabaoth (criança do Caos), Saclas, Saturno, Cronos, etc. Sua consorte é o demônio feminino Nebruel, que ao se acasalar com ele, dá origem a doze eons. No Evangelho Apócrifo de João, o demiurgo Yaldabaoth tem a aparência de uma cobra com rosto de leão e seus olhos são como relâmpagos faiscantes.

Fonte: Wikipedia

A feira de antigamente -- Por: Pedro Esmeraldo


No tempo de minha infância eu observava com muita atenção o movimento circulante dos mascates na antiga estrada velha -- que ligava Crato a Juazeiro -- em direção a feira semanal do Crato. Era uma legião enorme de romeiros, que marchavam em direção a Crato a fim de buscar os bens necessários para sua subsistência.
A feira do Crato sempre foi considerada uma das maiores do Nordeste! Ali se vendiam toda espécie de bugigangas, especiarias, cereais, pequenos animais domésticos como: aves canoras, suínos, ovinos e caprinos. Com seu movimento assustador, não havia outra feira igual ao redor de muitas e muitas léguas...

O povo de Juazeiro, possuidor de grande vocação para produzir obras artesanais, fabricava seus utensílios durante a semana, e, juntamente com os agricultores colocava seus produtos para venda na movimentada feira do Crato. Formavam esses feirantes uma comunidade pacífica e capacitada para pendores artesanais, com grande movimentação de utensílios domésticos, o que aproveitava o seu labor com a venda nesta importante feira. Os mais pobres, que não tinham condições financeiras, carregavam na cabeça os seus produtos manufaturados. Os mais bem aquinhoados utilizavam seu transporte utilitário -- que eram as carroças de tração animal -- o que vinha ser mais atenuantes na sua tarefa. Todos concordavam com as sujeições dos fiscais da Prefeitura.
Naquela época, quase não havia carro. As duas principais cidades caririenses eram incipientes no movimento progressista e não podiam movimentar os seus serviços com mais eficiência como ocorre hoje. Sem falar que os feirantes eram pouco dotados de recursos financeiros e ainda não possuíam métodos educativos evoluídos. Esses movimentos eram suavizados e controlados pelos poderosos coronéis do sertão. Por isso, os meios da produção agrícola traziam pouco poder aquisitivo ao sertanejo.

Nesse período, ou seja, entre as décadas de 40 e 50 do século passado, observava-se um comportamento ruidoso, deixando o povo submisso, sem alternativa de buscar meios favoráveis para melhorar sua vida econômica. Esses movimentos eram controlados pelos poderosos coronéis, a fim de se locupletarem com as benesses dos trabalhos agrícolas que se locupletava com a submissão que dilacerava os pobres, deixando-os conviver em absoluta pobreza.
Por outro lado, causava admiração observar a coragem desse povo humilde ao conduzir as suas quinquilharias para movimentar a feira do Crato.
Convém notar que essa classe pobre durante dias e noites, tinha que se deslocar das suas atividades agrícolas para administrar em casa a sua tarefa artesanal, fabricando rudimentarmente os seus utensílios para, juntamente com a mulher e filhos, complementar com a pequena renda agrícola a sua economia. Eles fabricavam de tudo desde vassouras, bacias de flandres, foice, espingardas, garruchas etc.
Hoje, devido à modernidade, não vemos mais aquele movimento febril de outrora. As coisas mudaram para melhor. Hoje está tudo mais sofisticado e com a melhoria de produtividade esse tempo de miséria já passou. Graças a Deus.

Texto de Pedro Esmeraldo

Este é o Tipo de Educação que você dá a seus Filhos ?

Uma cena semelhante a que eu presenciei ontem nas Lojas Americanas em Crato:



Que tipo de Educação você está dando a seus Filhos ?

Dihelson Mendonça

Pais dizem não à proibição da palmada. E você?


NE - De Pai para Filho ?


Pesquisa do Datafolha mostra que maioria dos brasileiros é contra o fim da palmada. Especilaista afirma que a prática pode gerar ciclo de violência. Por Carla Delecrode e Paula Araujo.

Na hora da pirraça e da teimosia, a palmada é a saída usada por muitos pais para disciplinar os filhos. Mas um projeto de lei que tramita no governo pode proibir esta prática, assim como qualquer tipo de castigo físico que provoque dor em crianças e adolescentes. Fica a dúvida, porém, se o Estado deve ou não interferir na forma de educar os filhos.

Conheça o que diz a lei de proibição da palmada

Para a maioria dos brasileiros, não. Foi o que mostrou pesquisa divulgada pelo Datafolha, na última segunda-feira, 26. Do total dos entrevistados, 54% não concordam com a proibição. Emmely Santos, de 26 anos, soma-se a estatística. Ela é mãe do pequeno Eleazar Santos de 1 ano e 6 meses, e também não concorda com a lei.

“A palmada é uma forma de dizer não. Eu não sou a favor de espancar, mas uma ‘palmadinha sem força’ e falar mais duro com a criança é importante, se não pode gerar inversão de papéis e o filho se torna indisciplinado”, afirma a mãe, que disse ter usado poucas vezes a palmada para corrigir, mas geralmente em situações de perigo para a criança.

A psicóloga Maria Inês Bittencourt, no entanto, concorda com a proibição, mas não acredita que a medida seja suficiente para resolver problemas na família. “Não é uma norma que vai interferir na questão psicológica. Por outro lado, essa lei é válida para chamar a atenção para o debate, que é sério. Quanto mais se falar sobre o assunto, melhor.”

Quem apanhou, já bateu nos filhos

A pesquisa apontou que a maior parte dos entrevistados apanhou dos pais e já bateu nos filhos. Do total de 10.095 pessoas, 74% dos homens e 69% das mulheres disseram terem apanhado dos pais. O estudo ainda mostrou que os meninos apanham mais que as meninas e que as mães batem mais que os pais. Para a psicóloga Maria Inês, a palmada tem um efeito de ciclo de violência e bater pode gerar consequências. “Pais que batem reproduzem o modo como foram educados no passado. É assustador colocar um adulto diante de uma criança indefesa, ainda mais quando esse adulto é responsável por zelar pela segurança da criança.”

A psicóloga avalia a prática como algo violento e humilhante, que pode trazer reflexos à vida adulta. “Essa violência pode gerar uma série de sentimentos na criança, o que pode fazer com que ele queira bater no colega da escola, por exemplo.”

A conversa é o melhor caminho

A especialista também é contra a famosa “palmadinha sem força” e acredita que há outras formas de impor limites, como aumentar o tom de voz e colocar de castigo, explicando o porquê da punição e o que a criança fez de errado. “A conversa é o melhor caminho”, completa.

A mãe Camilla Paiva, 24 anos, concorda com a psicóloga e adota o método mencionado por Maria Inês. Camilla é publicitária e conta que nunca bateu no filho Kauam, de 2 anos. “Você não precisa agredir uma criança para educá-la, até porque bater dói na hora e depois passa. A lição de moral e os ensinamentos são para vida toda.” Ela diz que na hora da correção coloca o filho para pensar no que fez até que ele se acalme, depois conversam. “O respeito vale mais que o medo”, conclui.

Fonte: Website Opinião e Notícia

Uma questão de idade – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Há trinta e sete anos, recém-casados, eu e Carlos fomos morar na cidade de São João d’Aliança em Goiás, distante cento e cinqüenta e dois quilômetros de Brasília. Nessa época, Carlos trabalhava na construção da estrada São João d’Aliança a Alto Paraíso. São João d’Aliança era uma cidade antiga de uma única rua. Alugamos uma casa e como Carlos trabalhava o dia todo, eu ficava muito sozinha. Antes que pudesse me dar conta que seria difícil ter amigas nessa pequena cidade, duas mulheres com idade de mais ou menos sessenta anos, nossas vizinhas, vieram nos fazer uma visita. Elas foram tão acolhedoras, tão educadas que me senti grata pela delicadeza delas. Apesar da diferença de idade minha e de Carlos, para as nossas novas amigas, pois eu tinha vinte e três anos e Carlos vinte e sete, nos alegramos em ter pessoas tão boas morando perto de nós. Assim ganharíamos experiência com elas e, elas se alegrariam com a nossa juventude.

Moramos apenas dois meses nessa cidade, mas foi o suficiente para reconhecer o quanto as nossas amigas eram bondosas, como a maioria das pessoas que moram em cidades pequenas. Fomos convidados por elas para passar um domingo em Alto Paraíso, uma região montanhosa, cheia de vales e muito verde, onde elas tinham uma irmã que morava lá. À medida que subíamos a serra, ficávamos maravilhados com a beleza de um rio que descia ordenadamente. Era uma visão radiante da natureza. Fomos muito bem recebidos pela família das nossas amigas. Lá chegando, elas nos ofereceram papa de milho. Olhando a mesa repleta de pratos cheios de uma papa amarela, eu logo desconfiei que fosse canjica e aceitei. Carlos disse que não queria. E eu sabendo o quanto ele gosta de canjica, perguntei por que não aceitou e expliquei o que era. Ele respondeu: “É canjica? Então eu quero!” Rimos muito e explicamos a elas que aquilo que elas chamavam papa de milho, na nossa terra é canjica.

Ainda hoje lembro com carinho dessas duas mulheres maravilhosas que nos trataram tão bem e, supriram a falta que sentíamos dos nossos familiares. Com essas lembranças agradeço a Deus por ter colocado no nosso caminho essas pessoas de bem. Tem gente que vem ao mundo para distribuir bondade e sempre são recompensadas pelas Bênçãos Divinas.

Relembrando os fatos ocorridos em épocas passadas, notamos como a nossa percepção do tempo muda à medida que os anos passam. Há mais de quinze anos estávamos conversando com uma prima de Carlos sobre esse período em que moramos em São João da Aliança. Então sem pensar, fui dizendo para ela, que lá nós só tínhamos como amigas duas velhinhas de sessenta anos. Entretanto não foi no sentido de desvalorizar minhas amigas, mas para ressaltar a nossa diferença de idade. Mesmo assim a prima de Carlos, quase que me crucificou, pois essa era a idade dela. Tive muito trabalho para consertar meu erro. Fui explicar que com vinte três anos, achava que pessoas com mais de sessenta anos já eram velhas. Mas com minha idade do momento já não pensava assim. O certo é que fui perdoada e hoje tenho muito cuidado quando o assunto é idade. Aprendi a lição, pois viver é um eterno aprendizado.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

SESCJuazeiro do Padre Cícero do Crato:PERFORMANCE POÉTICA-pOR wilson bernardo.

Armazém do som & Performance Poética, hoje no teatro do Sesc-Juazeiro as 20h,com a poética intrisica de Luiz Augusto Bitu,o então conhecido nos meios cordelizados caririenses o BITU,com o recital POP marginal Cordelizados,"Composição Caririense". Bitu é integrante da Academia dos Cordelistas do Crato,o que seria na verdade a taça de Ebano e azeitonas,na taça de Ovidios dos consumidores de ervas de Chás de Eva doces.Grande Bitu, nascido em Crato,é poeta teimoso que experimenta novas linguagens em antigas técnicas.Um artista que enfrenta a realidade com humor ao som da batida anicetica ireverestes dos sons caririenses.

Em breve BITU,estará lançando um cordel, polemico e ireverente sobre areal vida pregressa do poeta Wilson Bernardo...A CONTRATURA MUSCULAR DE wilson bernardo.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Hoje, hoje! às 20h, SESC de Juazeiro do Norte.

Bom Dia, Crato ! - O Povo só Aplaude, quando a Imprensa BATE


Uma Sociedade Doente e com Sêde de Vingança


Hoje é o dia 30 de julho de 2010, sexta-feira. Hoje eu gostaria de falar sobre fatos muito curiosos que tenho presenciado no Blog do Crato e na imprensa em geral. A pergunta que eu desejo fazer é:

- Por quê o Povo precisa sempre de Bodes Expiatórios?
- Por quê o Povo precisa sempre de Judas Iscariotes para queimá-los ?

Tenho visto nos últimos tempos que quando lançamos uma postagem que ataca pessoas, organizações, instituições, somos aplaudidos, independentemente de se a denúncia é verdadeira, se é crível, se é sensata e se é pertinente. Parece que parte da população vive uma espécie de Sêde de Vingança. O povo gosta quando ataca-se a Prefeitura, o Estado, o Governo Federal. O povo gosta de assistir a programas sanguinolentos na TV, que mostram cenas de violência. Como diz a música do Gonzaguinha, "A platéia ainda aplaude, ainda pede Bis...". Mas porquê tanta revolta ? Recebo e-mails desaforados com os maiores palavrões sobre pessoas ilustres do Crato, que são obviamente, impublicáveis, e totalmente equivocados, carentes de verdade, que só mostram o despreparo emocional, a histeria pública de quererem encontrar algum Judas a fim de malhar, e culpá-los pela sua própria miséria interior. Talvez seja exatamente por esse desejo de extravasar sentimentos aparentemente mesquinhos, irracionais, que determinadas revistas e websites doentios que exaltam a miséria alheia, mostrando pedaços de pessoas em acidentes automobilísticos tenham tanto aprêço no seio de determinadas populações. A internet possibilitou a educação, e por outro lado, alimenta a falta de educação de outros. Na rede mundial, tem-se de tudo, daquilo que se tem mais fome e sede. A impressão que se têm é que nossa sociedade está muito doente. Uma doença social de difícil cura. Uma sociedade que vive às custas de uma falsa moral, de uma falsa segurança, envolta numa vaidade desenfreada, travestida de consumismo, que se mostra profundamente arrependida da sua condição ( mas não admite ) com a situação geral a que foi submetida, por uma escolha errada da classe política dominante, e deseja vingança.

Talvez por isso tenhamos tantos aplausos ao eventualmente termos que publicar ataques a certos indivíduos e organizações. Creio que isto não é correto. Embrenhar-se pelo Jornalismo MARROM, dos que sem razões fundamentadas, atiram lama na cara errada das autoridades, nunca foi boa política, e é assim, infelizmente, que muitos jornais sobrevivem: Pela exploração dessa tendência interior de vingança encrustrada no subconsciente coletivo, da eterna exploração da luta de classes: "Eles têm, e você não tem".

O poeta Bocage disse: "Folga a Justiça e geme a Natureza"
Neste caso, nós dizemos "Cuida-te, ó Sociedade podre! Enquanto é tempo!"

Dihelson Mendonça

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão do tempo para hoje em Crato é de Dia de Sol com poucas núvens e não chove. Durante a madrugada, os termômetros registraram 24 graus na Vilalta. Umidade Relativa do Ar, 60 por cento. Temos tido tardes cada vez mais quentes, com queda rápida da temperatura ao anoitecer.

ALMANAQUE - 30 de Julho

30 de julho: Dia da independência de Vanuatu (1980).

* 1811 - O líder da independência mexicana, Miguel Hidalgo, é fuzilado em Chihuahua.
* 1930 - Em Montevidéu, o Uruguai ganha a primeira edição do Campeonato Mundial de Futebol.
* 1956 - O presidente Dwight D. Eisenhower assina uma resolução do Congresso dos Estados Unidos autorizando o uso da frase In God We Trust como lema dos Estados Unidos.

Nasceram neste dia...

* 1863 - Henry Ford, empresário e empreendedor estado-unidense (m. 1947).
* 1928 - Eunice Muñoz, atriz portuguesa.
* 1947 - Arnold Schwarzenegger, ex-fisiculturista, ator e político austríaco-estadunidense.

Morreram neste dia...

* 1898 - Otto von Bismarck, político alemão (n. 1815).
* 1995 - Verner Suomi, cientista norte-americano (n. 1915).
* 2007 - Michelangelo Antonioni, cineasta italiano (n. 1912).

Fontes Adicionais: Wikipedia
Gravura ilustrativa: Goya - Saturno devora seus filhos

HOJE NA HISTÓRIA - Otto Von Bismarck


Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen (desde 1865 conde von Bismarck-Schönhausen, desde 1871 príncipe von Bismarck-Schönhausen, e desde 1890 duque von Lauenburg) (Schönhausen, 1 de Abril de 1815 — Friedrichsruh, Aumühle, 30 de Julho de 1898), foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Quando primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras, tornando-se o primeiro chanceler (1871 - 1890) do Império Alemão. Monumento a Bismarck em Hamburgo.

De início extremamente conservador, aristocrata, e monarquista, Bismarck lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880 ao tornar ilegais várias organizações e ao instituir, de forma pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras, convencido de que só com a acção do estado na resolução destes problemas se poderia fazer frente às novas ideias políticas. Tornou-se conhecido como o "Chanceler de Ferro" (Eiserner Kanzler). A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo. As guerras com a Dinamarca e depois com a França asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista. Alguns historiadores observam que devido ao regime autoritário de Bismarck a democracia alemã posteriormente na república de Weimar falharia, iniciando-se o regime ditatorial do Terceiro Reich.

Fonte: Wikipedia

Galeria de Homenageados do Blog do Crato - Dia 30 de Julho de 2010

Na foto abaixo: Um Casal muito simpático, gentil e educado que tive a honra de conhecer recentemente: Jacques Bloc Boris e sua esposa Corália. Fui convidado recentemente pelo casal Bloc Boris para um "cafezinho", e ao chegar lá, em boas companhias da sua irmã, a grande poetisa Claude Bloc, passamos horas agradabilíssimas em conversas sobre Arte e Cultura. Assim, descobri um verdadeiro tesouro de talento: O Jacques é artista plástico, e possui inúmeras obras merecedoras das mais altas honrarias, e como diz a velha história "era só eu que não conhecia ?" - De modo que em breve, estaremos postando aqui uma real homenagem a este artista, que possui seu ateliê em Juazeiro, reside no Crato, na Rua Zé Carvalho, a fim de fazer jus à arte, e que com certeza, precisa urgentemente aparecer mais no cenário do Cariri. Jacques e Corália, recebam o nosso caloroso abraço do Blog do Crato. E Jacques, muita força de vontade aí na sua luta para parar de fumar, após 40 anos nesse vício terrível. Jacques, valeu mesmo aquele "cafezinho". Vamos ao próximo..

Img_3753

Na foto abaixo: O nosso caloroso abraço também ao Zilberto Cardoso ( ao centro ) - ( que é um assíduo leitor do Blog do Crato desde o início ), o seu mano "Tito" ( à esquerda ), que diz não perder uma só edição do Blog, e também um abração para o Nilo Sérgio ( à direita ).

Img_3159


Fotos e Texto: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Salvamento e Reutilização sem a Autorização do Autor.
Entre em Contato através do E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Comunicado do Blog do Crato ao Gerente da Agência do Banco do Brasil em Crato


Amplo Direito para Todos.


Ontem, dia 29 de Julho, a SEEB ( sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Cariri-SEEB-Cariri ) publicou uma nota aqui no Blog do Crato, através do repórter Wilson Bernardo, de que funcionários do Banco do Brasil, da agência de Crato-Ce, estariam sendo "perseguidos" pelo Gerente Geral daquela agência bancária, Senhor Franz Milhomem de Siqueira, resultando nos últimos dias/meses na abertura de inquérito administrativo, exoneração de funções comissiomadas e assédio moral explicado pela imposição de metas abusivas.

Embora o autor da Denúncia seja uma ENTIDADE, a SEEB CARIRI, e nossa função aqui não é questionar o porque das denúncias, a fim de que não haja injustiças, o Blog do Crato concede por outro lado, amplo direito de defêsa, explicações, e espaço à contraparte, ou seja, ao Gerente do Banco do Brasil agência Crato, Senhor Franz Milhomem de Siqueira, se este julgar necessário vir a público e contar a sua própria versão dos fatos. Gostaríamos de ouvi-lo, e se ele quiser, eu ( Dihelson Mendonça ), ou o próprio Wilson Bernardo poderíamos ir até lá e colher também a sua versão.

A nós do Blog do Crato, não interessa atacar esta ou aquela pessoa. Muito pelo contrário. Se uma entidade nos procura para divulgar algo, o Blog está aberto a todas elas, sejam correntes políticas, ideológicas ou Religiosas, como sempre tem sido. Portanto, fornecemos amplo direito de defêsa e liberdade de expressão.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

E-mail para contatos: blogdocrato@hotmail.com
Telefone para contatos: 088-3523-2272

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 30 de Julho de 2010


Estudantes de Economia da URCA realizam pesquisa sobre perfil sócioeconômico da Expocrato

Ao longo da Expocrato 2010, os estudantes do Curso de Economia, coordenados pelo Centro Acadêmico Martins Filho e orientados por docentes do Curso, realizaram a primeira etapa da pesquisa: Expocrato 2010: um estudo do perfil socioeconômico e da geração de recursos financeiros. Segundo os coordenadores e orientadores da pesquisa, o relatório contemplando a tabulação e análise das informações coletadas será divulgado ainda em 2010 . Neste mesmo evento, foi lançada a publicação "Produção de Seriguela na Região do Cariri", publicado pelo Instituto FRUTAL, com patrocínio do BNB e apoio da Fundação Mussambê, URCA, COGERH, Instituto Agropólos, EMATERCE, SEBRAE/CE e prefeituras municipais da região do Cariri. Este livro resulta de atividade de pesquisa coordenada pelo Professor Áydano Ribeiro Leite, com a participação dos estudantes Jessé Gomes, Samara, Raimundo Neto, Taís, Gennys Paulo, Maria da Penha e Cícera Marta.

Projeto Cine P@je começa dia 31, com exibição de filmes e documentários na URCA

O Programa de Assessoria Jurídica Estudantil - P@JE -, convida a toda comunidade acadêmica para participar do Cine P@je, nos dias 31 de julho, dias 07 e 14 de agosto próximos. Na ocasião serão exibidos filmes e /ou documentários acerca de temas diversos. Os vídeos serão exibidos no campus São Miguel, no Curso de Direito, no horário das 8 horas às 12 horas. As inscrições ocorrerão antes do início das exibições e haverá emissão de certificação para os participantes.

Ator e diretor francês ministra palestra na Escola de Artes Violeta Arraes, em Barbalha

A Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Fundação Araripe realizam parceria e recebem o ator e diretor Maurice Durozier do Théâtre du Soleil (Paris, França). Maurice realizará oficina para o Curso de Licenciatura em Teatro da URCA, hoje a amanhã. O ator e diretor francês volta ao Ceará para uma nova edição da oficina "O teatro é o outro", com apoio da Cultures France – Ministério da Cultura/Governo da França. O ator e diretor Maurice Durozier, 56 anos, integrante do Théâtre du Soleil (Paris, França) esteve em Fortaleza, no Theatro José de Alencar (TJA), onde ministrou oficina, revigorando pela terceira vez interações com artistas locais. As oficinas de Durozier revelam a abordagem mais dinâmica do Theâtre Du Soleil, como ressalta o próprio, tendo entre as bases os princípios de teatro coletivo com grandes grupos de pessoas, distinguindo tal direcionamento como escolhas também estéticas e políticas. A improvisação e a experimentação de estados emocionais dos atores na cena também pousam na essencial relação com o outro. Essa noção de partilhamento é prioritária para Durozier que passa à cena teatral as minúcias que envolvem a relação plena com o outro, sejam os artistas que dividem a atuação, sejam também o próprio público espectador.

O mestre francês, que já veio ao estado cearense em 1988 (época do grande restauro do TJA, sob comando e convite da então secretária da Cultura Violeta Arraes), retornou em 2008 para duas semanas de oficina.

SOBRE MAURICE DUROZIER

Maurice ingressou no Théâtre du Soleil no começo dos anos 80 para o ciclo shakespeariano e em 1988, tendo como companheiro de aventura o grande Georges Bigot, passou três meses entre Fortaleza e o Cariri, trabalhando com 60 atores locais, a convite da então secretária da Cultura do Ceará, Violeta Arraes. No começo dos anos 90, deixa o Soleil para criar a própria companhia, "Les Voyageurs de la Nuit", na qual escreve, dirige e atua. Em 2002, retorna ao grupo em busca de um reencontro com as fontes de seu trabalho.

Alunos da Escola de Artes participam de exposição sobre o Crato antigo

Alunos da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Barbalha, participam como estagiários da exposição sobre o Crato antigo. Os alunos fazem parte do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais e estão buscando um resgate histórico do município, com exposições de imagens do inicio do século, que acontece no Centro Cultural do Araripe. Os acadêmicos do Curso de Teatro também estão realizando trabalho que envolve as artes dramáticas e oficinas, onde a população está participando ativamente; e em cursos de pinturas, em que são retratadas as paisagens naturais da cidade. Nesse trabalho os acadêmicos da URCA levam as pessoas aos pontos turísticos da cidade e lá aplicam as aulas de pinturas. O ponto de partida para o trabalho foi a Praça da Sé, no centro da cidade. A exposição está sendo coordenada pelo arquiteto Waldemar Arraes, que detém o acervo de imagens fotográficas, fruto de um vasto trabalho de pesquisa. O material estará exposto no Centro Cultural do Araripe até setembro.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 30 de julho de 2010.

CRATO - Notícias do dia 30 de Julho de 2010


Aviso - Garantia Safra 2010/2011

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Garantia Safra 2010/2011, convocam os representantes das associações e dos conselhos de base do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato. A finalidade é a realização de uma reunião no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA), no horário das 8 horas às 11 horas, nas seguintes datas: dia 10 de agosto, com os representantes das localidades do Baixio das Palmeiras e Santa Rosa; no dia 11, Belmonte, Campo Alegre e Dom Quintino; no dia 12, Santa Fé e Monte Alverne; e no dia 13, na Ponta da Serra e Bela vista.

Atividades do Polo Madre Feitosa retornarão na próxima Segunda-Feira, dia 02 de Agosto

O governo municipal, através da secretaria de Ação Social, comunica às comunidades do Bairro Seminário, conjunto Novo Crato e adjacências, que as atividades do Polo Madre Feitosa retornarão à normalidade a partir do próximo dia 02 de agosto. As crianças e adolescentes que fazem parte do PETI ( Programa de Erradicação do Tabalho Infantil ) da jornada seminário, que funciona no Polo Madre Feitosa, estão sendo convidadas a comparecerem. Comunica ainda, que hoje, sexta-feira, dia 30 de julho, às 10:00 horas, haverá uma reunião com as mães das referidas crianças no polo de atendimento Madre Feitosa.

Saúde faz avaliação de indicadores

Será realizada nesta sexta-feira, em Crato, pela Secretaria de Saúde do Município, reunião para análise dos indicadores de saúde do município, resultados dos últimos meses de atuação dos diversos setores da área. O trabalho reunirá coordenadores da Saúde e equipe da Atenção Básica. Os profissionais de saúde estarão reunidos no auditório da unidade do Teodorico Teles, na parte da tarde. Essa avaliação está sendo feita de forma permanente no município, no sentido de priorizar a melhoria nos índices de saúde.

Audiências sobre Regime Próprio de Previdência são realizadas em Crato

Realizada, no início da tarde de ontem, audiência com os servidores da Guarda Municipal do Crato, com a finalidade de tratar do Regime Próprio de Previdência (RPPS), que vem sendo debatido junto às diversas categorias profissionais da administração. Já foram realizadas anteriormente duas reuniões, para todos os servidores, no auditório da Educadora, no intuito de esclarecer todos os aspectos referentes ao regime. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo chefe de Gabinete, Cícero França, que vem esclarecendo as dúvidas dos servidores e destacando a segurança da nova forma de atuação da administração no que diz respeito ao Regime Próprio de Previdência. Hoje, a reunião acontece com os agentes de trânsito, às 11 horas, no Demutran; às 14 horas, com as Agentes Comunitárias de Saúde; e, às 16 horas, com os demais servidores, no Teatrinho da RFFSA.

AABB Comunidade retorna suas atividades na próxima terça feira

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude comunica que as atividades do programa integração AABB Comunidade retornarão na próxima terça-feira, dia 3. A coordenadora do projeto Aline Rodrigues convida os alunos a comparecerem e alerta para a mudança nos dias das atividades que agora no segundo semestre acontecerão as terças, quartas e quintas. A AABB de Crato que atua com o apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude disponibiliza educação e inclusão social, através de educação, artes e esportes, as crianças e adolescentes que estão inseridos no projeto contam com oportunidades que podem gerar mais qualidade de vida e auto-estima.

Secretaria de Cultura do Crato está com inscrições abertas para os Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Diretoria do Crato Sport Clube já pensa no Cearense de 2011


O técnico João Francisco Marçal que conseguiu o acesso do “Azulão do Cariri”, para a 1ª divisão Cearense em 2009, poderá assumir novamente a equipe Cratense paras as disputas do Campeonato cearense de 2011. Marçal fez uma boa campanha no Estadual deste ano, dirigindo o Itapipoca, e tem a preferência do presidente eleito recentemente do Crato, Antônio Manuel Alves,e até do prefeito da cidade, Samuel Araripe, que não escondem o desejo em ver o treinador novamente comandando o time Cratense. A equipe do Crato já se planeja para o certame Cearense de 2011, e quer repetir a boa campanha deste ano, quando chegou às semifinais do 2º turno, perdendo para o Ceará.

O presidente do clube, optou pela não participação do time na Copa Fares Lopes, prevista para começar em agosto, e que apontará o segundo representante cearense na Copa do Brasil, em 2011 (a primeira vaga é do Fortaleza, que foi tetracampeão estadual).

Fonte: Futnet

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30