xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 julho 2010

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO NA PRAÇA DA SÉ - CRATO-CE - SÁBADO - 20 HORAS


A Cia. Cearense de Teatro Brincante - Ponto de Cultura do Brasil - apresenta: A Comédia da Maldição! Um dos mais aplaudidos espetáculos dos últimos tempos... Na Praça da Sé, em Crato-CE, neste sábado, 31 de julho, às 20 horas, na programação do I Festival do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Ceará.

Elenco: Cacá Araújo (Tandô); Carla Hemanuela (Mãe Luzia); Charline Moura (Irmã Francilina); Jardas Araújo (Cantador); Edival Dias (Padre Sebastião); Joênio Alves (Dono da Bodega); Jonyzia Fernandes (Ana Expedita); Joseany Oliveira (Leide Zefa); Josernany Oliveira (Brincante da Mula); Lílian Carvalho (Beata Carmélia); Lorenna Gonçalves (Cibita); Márcio Silvestre (Vigário Felizberto); Orleyna Moura (Viúva Fantina); Paula Amorim (Ladra); Paulo Henrique Macêdo (Fotógrafo Jorjão); Samara Neres (Zulmira); Músicos: Lifanco (viola) e elenco (percussão).

Técnica: Texto e Direção Geral - Cacá Araújo; Assistência de Direção - Orleyna Moura; Cenografia - França Soares; Sonoplastia - Cacá Araújo; Iluminação - Danilo Brito; Maquiagem - Carla Hemanuela e Joênio Alves; Figurino - Orleyna Moura e Carla Hemanuela; Guarda-Roupa - Luciana Ferreira; Operação de Som - Gabriela Melo; Operação de Luz - Danilo Brito; Música - Lifanco e Cacá Araújo; Fotografia - Gessy Maia; Cinegrafia – Toyota; Produção Executiva - Mônica Batista; Produção Geral - Sociedade Cariri das Artes.

Promoção: SATED/CE
Apoio: Prefeitura Municipal do Crato / Sociedade de Cultura Artística do Crato / Sandálias Brisa / Coletivo Camaradas




As pessoas enfrentam diversas dificuldades para conseguir exames especiais e medicamentos de alto custo - Por Maria Otilia

Os medicamentos de alto custo ou excepcionais são usados para as mais variadas patologias, como hepatite B e C, doença de Alzheimer, quimioterapias (câncer) e pacientes transplantados de medicamentos de alto custo. Estes com um alto valor e, na sua grande maioria, devem ser adotados durante os meses de tratamento ou pela vida toda

Muitas das pessoas que precisam destes remédios, não têm condição financeira de comprá-los, pois, estes são muito caros causando um grande obstáculo manter o tratamento da doença. Alguns desses são distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas, para conseguir pelo sistema, as pessoas devem passar por um longo procedimento, que inclui exames, consultas e confirmação da doença. Somente após estas etapas é que o usuário é cadastrado no programa de medicamentos excepcionais na supervisão do SUS e conseqüentemente entra na planilha de recebimento destes medicamentos.
Quando o processo de recebimento do medicamento é aprovado, o paciente passa a receber o remédio mensalmente em relação à disponibilidade deste no estoque. Então, o próprio paciente deve comparecer ao departamento de retirada dos remédios, com os documentos exigidos pelo SUS como, cópia do RG e CPF, Formulários de comprovação médica e outros dados obrigatórios. Apesar dos procedimentos de avaliação e retirada parecerem simples, na realidade é um sistema muito burocrático.

Quem procura os remédios de alto custo enfrenta muitas dificuldades, como a ausência deles nas prateleiras do sistema, pois, existem aqueles que ficam meses sem abastecimento. Às vezes pela falta do remédio, as pessoas buscam na Justiça o direito de receber o remédio, baseado na constituição que prevê, que todo atendimento de saúde e acesso a medicamentos são direitos fundamentais. Entretanto, muitas das decisões destes processos são aguardadas por meses, numa espera angustiante para o doente e os familiares.
Portanto, fiquemos alerta. Vamos cobrar dos nossos candidatos, neste ano de eleição, políticas públicas de melhoria no setor de saúde. Pois na maioria das vezes desenvolver ações preventivas e curativas não dá o devido ibope que alguns políticos almejam. O direito a saúde pública está sendo violado cruelmente. Reze para não ficar doente e nem precisar de exames e medicamentos caros que dependam do SUS.

Postado por Maria Otilia

BlogHUMOR - O Pastor de Ovelhas... - Enviado por JALES


Um pastor de ovelhas estava cuidando de seu rebanho, quando surgiu pelo inóspito caminho uma Pajero 4x4 toda equipada. Parou na frente do velhinho e desceu um cara de não mais que 30 anos, terno preto, camisa branca de marca, gravata italiana, sapatos moderníssimos, que disse:

- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma?
- Sim, respondeu o velhinho meio desconfiado.

Então o cara volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta, via celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha daquela raça, baixa uma tabela do Excel com execução de macros personalizadas, e depois de três horas, diz ao velho:

- O senhor tem 1.324 ovelhas, e quatro podem estar grávidas.

O velhinho admitiu que sim, estava certo, e como havia prometido, poderia levar a ovelha. O cara pegou o bicho e carregou na sua Pajero. Quando estava saindo, o velho perguntou:

- Desculpe, mas se eu adivinhar sua profissão, o senhor me devolve a ovelha?

Duvidando que acertasse, o cara concorda - O senhor é advogado, diz o velhinho...

- Incrível! Como adivinhou?
- Quatro razões:

*primeiro, pela frescura;
* segundo, veio sem que eu o chamasse;
* terceiro, me cobrou para dizer algo que já sei.
* E quarto, nota-se que não entende porcaria nenhuma do que está
falando: Devolve já o meu cachorro!!!!

Texto enviado por: Jales

DENUNCIA: Nota de Repúdio à Conduta do Gerente do Banco do Brasil - Agência de Crato-Ceará - Por: SEEB CARIRI


TERRORICHAVISMO
NO BB DO CRATO...


O sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Cariri-SEEB-Cariri, tomou conhecimento que funcionários do Banco do Brasil, agência de Crato-Ce, estão sendo perseguidos pelo Gerente Geral daquela agência bancária, Senhor Franz Milhomem de Siqueira, resultando nos últimos dias/meses na abertura de inquérito administrativo, exoneração de funções comissiomadas e assédio moral explicado pela imposição de metas abusivas.

2-Fato: Os servidores do BB de Crato-Ce estão apreensivos, desestimulados e receosos de serem prejudicados no exércicio de suas funções.

3-É sabido que o perfil do administrador moderno, de toda e qualquer organização,tem como característica principal a capacidade de gerenciar pessoas,de se envolver nos conflitos ou problemas solucionando-os,nunca criando dificuldades ou prejudicando seus colaboradores como está ocorrendo na agência do Banco do Brasil de Crato-Ce.


4-O SEEB-Cariri vem acompanhando e intervindo nos acontecimentos:a situação já foi levada à Superintendência Regional do BB em Juazeiro do Norte, mas o senhor Franz continua a meter os pés pela cabeça fazendo da sua função de Gerente Geral da agência um instrumento de massacre,de humilhação e/ou de perseguição dos funcionàrios daquela agência.

5-Sob pretexto do não cumprimento de metas abusivas os funcionários são avaliados inadequadamente objetivando gerar elementos que justifiquem à perseguição.


6-É inadmissivel que se tolere tais condutas. Atitudes serão tomadas junto à Administraçao superior do BB visando reverter a situação. Espera-se que a Superitendência em Juazeiro do Norte tome providências adequadas objetivando criar um clima Organizacional saudável na agência e corrigindo as distorções das condutas do gerente geral da agência.

7-É nestes termos que o SEEB-CARIRI repudia à conduta do Gerente Geral do BB em Crato-ce.

A DIRETORIA


ASSINADO: A DIRETORIA
Fotos ilustrativas: Wilson Bernardo

PERFORMANCE POÉTICA:Hoje no SESC Crato CLEILSON RIBEIRO - Por Wilson Bernardo.


SESC-Crato. Hoje as 19:00 horas, Performance Poética e Armazém do Som, com Cleilson Ribeiro, que é sem duvidas um dos maiores poetas do cariri e por que não dizer do nordeste.Em breve muito breve sua verti-se poética será lembrado e conhecido no Brasil.Além de poeta é compositor,já tendo ganhado inúmeros festivais de música no Ceará e no nordeste.Como poeta tem estilo único e é simplesmente construtor de um mundo imagístico do universo sertão em que o homem convive em crise com sua própria identidade de ser pensante e ao mesmo tempo como espécie em extinta estiagem.


PIRRAÇA
.
A procissão de olhares poeirentos se arrasta
na tardezinha esconjurada.O velho caminho
da cacimba,se desfaz,tranquilo e passadiço,
engolindo a sombra do dia que se avulta
no de redor das casas...
As mulheres preparam a mesma novena
pezarosa duramente traduzida pelo quilaro
rabugento dos candeeiros acesos.
Os meninos continuam não rezando.
E a chuva,que assiste tudo lá de cima
só de pirraça,não cai na terra seca.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)
Cleilson Ribeiro-Poema

Islã e a arte abstrata (para uma reflexão)


“O não-especialista só é capaz de reconhecer de uma forma protocolar o papel prioritário do Islã na transmissão do pensamento e da ciência da Grécia antiga para o Ocidente. A maioria de nós chega quase a ignorar as pressões criativas, ao mesmo tempo estimulantes e antagônicas, que a difusão do islã exerceu sobre a cristandade medieval. Tendo recebido com extremo critério crítico e maleabilidade a herança tanto do judaísmo abrâmico e mosaico quanto dos ensinamentos de Jesus, o Islã desenvolveu suas próprias filosofias e alegorias da criação. Foram idéias que se relacionaram imediatamente com uma estética de intrincado teor religioso e filosófico. O tabu, invariavelmente parcial e muitas vezes limitado, sobre a representação da pessoa humana, vincula-se a uma estética singularmente sutil do ornamento, da lógica matemática e da beleza do geométrico. As caligrafias persas e árabe são mais que sugestivas da álgebra (uma disciplina cuja própria origem, como se sabe, remonta a raízes parcialmente islâmicas). Num modo essencial, a tensão da iconoclastia na sensibilidade islâmica e nas práticas arquiteturais sublinha um paradoxo latente em qualquer estética madura posterior à proibição mosaica da reprodução de imagens e à crítica platônica do mimético. Uma malaise sensível continua próxima ao núcleo da representação. Por que reproduzir a substância natural e a beleza do mundo dado? Por que induzir à ilusão ao invés de se tentar estabelecer qualquer visão verdadeira (algo como o ‘princípio de realidade’ em Freud?) A arte não-figurativa e abstrata nunca foi uma invenção do ocidente moderno. Como complemento básico da percepção da prodigalidade figurada do mundo natural, a abstração tem sido, há séculos, crucial para o Islã”.

(In George Steiner: Gramática da criação. Ediora Globo, 2003.)

O (quase) superado dilema “esquerda versus direita” – por Armando Lopes Rafael


Semana passada foi publicada neste blog (na coluna “Notícias do Cariri”) uma declaração do cineasta Guel Arraes, na qual ele questionava: “Existe ainda ideologia? ainda existe esquerda e direita, ainda existe a fronteira da justiça social ou não?” (...) “Sinto o conflito de ter uma postura como artista, de ter uma posição crítica em relação à esquerda sem renegar tudo o que vivi”.
Sincero, pertinente e inteligente o questionamento de Guel Arraes. Sobretudo porque ele e sua família sofreram muitas perseguições e as amarguras de um longo exílio, durante o período ditatorial (mais um, diga-se de passagem) que vigorou na República Brasileira entre 1964 e 1984.
Aquela declaração me fez remontar a minha juventude, quando era moda as pessoas se rotularem “de esquerda”. Algumas por convicção. A maioria, no entanto, simplesmente por oportunismo, por modismo ou porque integravam a grande corrente Maria vai com as outras. Dizem que o homem tem mais coragem para enfrentar a morte numa guerra, do que para defender suas idéias num ambiente onde ele é minoria. Pura verdade!
O tempo, porém, é inexorável. Os modismos passam. Somente a realidade prevalece. Os tempos mudam e os símbolos políticos também. Na década 70 – e até meados da década 80 – ninguém tinha coragem de dizer que se identificava com as idéias da direita. Naquela época, o patrulhamento ideológico na mídia e nas universidades públicas era capaz de destruir qualquer pessoa que ousasse enfrentar os dogmas da velha esquerdona. Quem não rezasse pela utopia socialista era tachado impiedosamente de reacionário, fascista, lacaio do capitalismo...
Nos dias atuais a velha esquerdona dividiu-se em dois grupos. O primeiro é formado pelos que ainda mantêm suas convicções político-sociais, mas evoluiu na linha da nova esquerda européia, esta reciclada depois da falência do socialismo real. Esse grupo defende os direitos humanos, onde se inclui a pluralidade religiosa e ideológica.
O outro grupo é formado por pessoas que condenam com veemência a ditadura militar brasileira, mas silenciam sobre longevas ditaduras, comandadas por clãs familiares, onde falta liberdade e sobra miséria. Por ex: Cuba e Coréia do Norte. Nesse último grupo as pessoas ainda acreditam (ou fingem acreditar) na implantação do caduco socialismo varrido do mapa em 1989. Torcem, ainda, pelo fim da globalização e dizem (é verdade, pode crer) que ainda existem idealismo e pureza no Partido dos Trabalhadores–PT.
São verdadeiros trogloditas.
E bota troglodita nisso...

Entrepontos encerra seu primeiro ciclo de encontros no Crato (CE) - Por: Kaika Luiz


O programa Entrepontos chega à quarta cidade do interior cearense na próxima terça, 3 de Agosto. O projeto é uma ação prévia da IX Feira da Música de Fortaleza. O fim do primeiro ciclo do Entrepontos marca a véspera da Feira, que acontecerá no período de 18 a 21 de agosto no Centro Dragão do Mar

O Crato (CE) é a última cidade do primeiro ciclo do programa Entrepontos. A série de encontros no interior cearense passou por Guaramiranga, Itapipoca e Quixadá antes de chegar ao município da região do Cariri. De 3 a 6 de agosto, o Crato recebe o encontro que envolverá músicos, técnicos, produtores e demais agentes do universo musical. Este público terá a oportunidade gratuita de interagir com convidados do Ceará e de outros estados do Brasil, assistir palestras e participar de grupos de trabalho (GTs) divididos em três áreas de capacitação da música – Comunicação; Gestão de Carreira e Produção; e Direção e Técnicas de Palco.

O Entrepontos já reúne resultados da experiência de realização do encontro nas três primeiras cidades deste ciclo. Em Guaramiranga, cerca de 40 pessoas participaram dos GTs e diagnosticaram, junto aos facilitadores, a necessidade de se organizar um núcleo produtivo para dar conta da boa movimentação do calendário cultural da cidade. A leitura parte da sugestão de que o expediente de projetos culturais realizados no município, como o Festival de Jazz & Blues e o Festival Nordestino de Teatro, pode reunir uma presença mais significativa de mão-de-obra local.

Em Itapipoca, o grupo que reuniu em torno de 70 pessoas traçou um planejamento de ações para a cena musical do município. Mobilizar uma atividade envolvendo a música de Itapipoca na Feira da Música de Fortaleza; programar uma mostra de músicos locais na capital cearense; organizar uma mostra de música na própria região; e realizar ensaios abertos da orquestra da cidade foram algumas dessas ações.

A cidade de Quixadá reuniu aproximadamente 40 pessoas, a exemplo de Guaramiranga, distribuídas entre os GTs. Na agenda quixadaense, os participantes planejaram organizar uma grande caravana para a Feira da Música; mobilizar uma atividade envolvendo a música de Quixadá também na Feira; estimular o intercâmbio Fortaleza – Quixadá entre os artistas locais; levar a tecnologia de transmissão de shows ao vivo pela Internet para outros eventos da cidade.

Em comum, os GTs de comunicação das três cidades criaram uma lista de discussão online e um blog a fim de reforçar – respectivamente - a comunicação entre os agentes do município e de conectar a produção local com o resto do mundo. O Entrepontos finaliza os encontros desta série traçando um mapeamento da cadeia produtiva da música em cada cidade, de acordo com a participação nos GTs. A atividade sugere um posicionamento para que cada participante entenda a sua responsabilidade com a cena musical local. Até então, em torno de 150 pessoas já receberam o certificado de participação no Entrepontos.

A realização do EntrePontos é da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc), com a parceria do Sebrae (CE) e incentivo do Sistema Estadual da Cultura (SIEC). No Crato, o programa conta com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do município e do Sebrae local.

O Encontro – O Entrepontos abre a sua programação para empreendedores, gestores culturais e de entretenimento, estudantes e profissionais vinculados às linguagens artísticas e áreas afins, como Design, Moda, Comunicação Social e Turismo. O acesso é gratuito e as inscrições prévias estão abertas na sede do Sebrae do Crato (Rua Senador Pompeu, 341, Centro).

A dinâmica de cada encontro segue o esquema abaixo:

- Encontro Geral, com abertura do evento e reconhecimento dos participantes de cada município;

- Palestras temáticas, com a realização dos painéis de troca de experiências com convidados do Ceará e de fora do Estado;

- Grupos de Trabalho (GT), facilitados por agentes de reconhecido saber e experiência nas áreas de Comunicação; Gestão de Carreira e Produção; Direção e Técnicas de Palco;

- Laboratório Musical. É a atividade final do encontro, momento em que os participantes acompanharão a realização de um evento musical – com apresentação de três atrações. O laboratório será o espaço para a aplicação de conhecimentos adquiridos nos GTs, à medida do potencial e aprendizado de cada participante e de seu respectivo entendimento sobre o evento.

Programação

* Crato

Locais: Palestras e GTs na sede local do Sebrae (Rua Senador Pompeu, 341, Centro) e shows no Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA – antiga estação ferroviária)
Acesso: Gratuito

- 3/8:

14 às 19h30 – Encontro geral (com intervalo)

- 4/8:

14 às 17h – Grupos de Trabalho

17h30 às 19h30 – Painel com Benjamin Taubkin (pianista do selo Núcleo Contemporâneo e membro da ABMI – Associação Brasileira de Música Independente/SP) e Amaudson Ximenes (Associação Cultural Cearense do Rock – ACR/CE)

- 5/8:

14 às 17h – Grupos de Trabalho

17h30 – Preparação para o laboratório musical

- 6/8:

9 às 16h – Laboratório musical

17h – Sorteio de brindes e finalização dos GTs

20 às 22h – Shows com Felipe Cazaux (CE) e bandas locais

Serviço – EntrePontos – série de encontros, realizada no interior do Ceará, com foco na capacitação em negócios da música. Dias 30 de junho a 3 de julho em Guaramiranga (CE), 14 a 17 de julho em Itapipoca (CE), 21 a 24 de julho em Quixadá (CE) e 3 a 6 de agosto no Crato (CE). Acesso: Gratuito. Informações gerais: (85) 3262.5011 – entrepontosce@gmail.com

Mais informações para a Imprensa: (85) 8690.2466 – fgurgel@gmail.com (Felipe Gurgel) e (85) 8846.6092 – debmedeiros@gmail.com (Débora Medeiros)

Chamada para Cordelistas participarem do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2010 do PNUD

Não perca essa grande chance,
meu amigo cordelista,
de escrever os seus bons versos,
aumentando a nossa lista
dos que querem paz no mundo,
e, então, respire fundo,
e seja um valoroso artista!

Se você já se pergunta
quem promove este evento:
É o Programa da ONU
para o Desenvolvimento,
almejando reunir
poetas pra resumir
ideias e pensamentos.

São pensamentos do povo,
que deseja ser feliz,
e que depois de uma pesquisa,
disse o que sempre quis:
o que falta, na verdade
pra mudar a realidade,
nosso coração que diz:

Com Valores, há Respeito
e Responsabilidade;
se há também Compreensão,
aí, temos Liberdade,
pois conviveremos bem,
sem discriminar ninguém,
essa é nossa vontade.

Mande dois de seus bons textos,
pra gente selecionar
os poetas que irão
com a gente participar
de oficina, por dois dias,
cobrimos as estadias,
café, almoço e jantar.

E, claro, também daremos
todo o custo da viagem.
Para isso, precisamos
receber sua mensagem,
informando-nos seus dados,
e, quem sabe, logo em breve
arrumará sua bagagem?

Diga o seu telefone,
endereço e o que faz.
Conte um pouco de você
e alguma coisa a mais.
Mande até 10 de agosto
e ocupe o seu posto.
Corra e não fique pra trás.

***

Todas as inscrições postadas com o carimbo de 10 de agosto serão recebidas. A escolha do lugar da oficina dependerá do lugar de onde tivermos o maior número de selecionados. Escreva para

Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
EQSW 103-104 Bloco D
CEP 70670-350 - Brasilia DF
Para qualquer dúvida escreva para flavio.comim@ undp.org ou ligue para (61) 30389105.
Andréa Brito Theorga
Tel.: (61) 8101.6350
E-mail: atheorga@yahoo.com.br
MSN: atheorga@hotmail.com
Skype: theorga
"Antes de imprimir este e-mail avalie a real necessidade de tê-lo impresso.
O meio ambiente agradece a sua atitude."

Por Evandro Rodrigues

A "Novela" do Roubo do Caminhão dos Correios em Crato - Radialista Almeida Júnior


O Radialista Almeida Júnior, que foi o entrevistado de ontem aqui no Blog do Crato sobre o recente roubo do caminhão dos correios, nos telefonou para informar que ficou confirmado que a sua encomenda foi realmente extraviada.

Como já foi amplamente divulgado, o caminhão dos correios foi "roubado" na última sexta-feira. ( todo o caminhão ). Parte da carga foi depois recuperada. Almeida foi à agência dos correios na manhã de ontem, e constatou inúmeras pessoas muito zangadas e aborrecidas ao receberem a notícia de que suas encomendas estavam na mesma remessa.

O radialista nos relata o aparente descaso da agência local do Crato para com o ocorrido, encaminhando os descontentes a discarem para um número 0-800, sem dar a mínima esperança, ou maiores esclarecimentos ao público. Almeida, que já têve vários prejuízos apenas neste ano com a infeliz coincidência de compras via internet e encomendas se encontrarem em outros caminhões roubados, chega à conclusão que este é um problema difícil de se resolver, uma vez que nem o vendedor nem comprador têm qualquer culpa pelo ocorrido, e já estuda a possibilidade de usar outro sistema de entregas, pois segundo ele, "os correios não inspiram mais qualquer confiança".

Conclusão

Se por coincidência ou não, ontem eu recebi normalmente compras que fiz pela internet no site Submarino na semana passada. Sorte ! - Mas a entrega dos correios jamais deveria se basear no fator "SORTE". O caminhão deveria ser sempre escoltado por um forte esquema de segurança. É inadmissível que não fosse. É até impensável que fatos dessa gravidade ainda não tenha m acontecido antes, quando se sabe do extremo perigo das nossas estradas, com os constantes assaltos.

Com Informações de Almeida Júnior

Esperança para os Tetraplégicos - Proteína recupera lesão em medula de ratos, diz estudo


Uma proteína extraída da placenta humana pode dar esperança a pessoas que sofreram lesões medulares. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro testaram o efeito da laminina polimerizada e os resultados demonstraram um efeito anti-inflamatório e regenerativo que permitiu a recuperação do movimento de ratos paraplégicos. A próxima etapa do estudo, dissertação de mestrado de Karla Menezes orientada pela bióloga Tatiana Coelho-Sampaio, é partir para pesquisa com pacientes, o que deve demorar pelo menos dois anos.

A laminina polimerizada - ou polilaminina - aparece no sistema nervoso central durante o desenvolvimento embrionário. A equipe conseguiu reproduzi-la. Os ratos sofreram lesão completa da medula, que foi dividida em uma altura em que os animais perderiam os movimentos das patas traseiras. Depois, passaram por testes, nos quais receberam notas de 0 a 21, em que 0 representa a ausência de movimentos e 21, funções motoras preservadas. Os animais não tratados passaram, após oito semanas, à escala 4. Os que receberam a proteína receberam nota 9. A equipe foi surpreendida com o efeito anti-inflamatório: a polilaminina reduziu o edema no local da lesão.

Fonte: Agência Estado

Comunicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Cariri

Digitalizar0005

Decisão do TRE ameaça parlamentares do Ceará


NE - INELEGÍVEIS ?


Deputado João Ananias é um dos que tiveram contas rejeitadas. Ele é candidato a deputado federal - FOTO: VIVIANE PINHEIRO - Todos os ex-prefeitos que hoje são deputados têm contas rejeitadas pelo TCM, como Sineval Roque, hoje inelegível.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cearense, na noite da última terça-feira, indeferindo o pedido de registro de candidatura do deputado estadual Sineval Roque (PSB) postulante à reeleição servirá de parâmetro para os julgamentos dos outros processos de registro de candidaturas de políticos que tenham tido contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Os integrantes da Corte eleitoral entenderam, por quatro votos a favor e dois contrários, que Sineval Roque que teve contas da sua administração como prefeito do Município de Antonina do Norte, no Sul do Ceará, desaprovadas pelo TCM, estava enquadrado na nova Lei denominada de Ficha Limpa e como tal estava impedido de disputar um novo mandato.

Segundo levantamento da reportagem do Diário do Nordeste, dos 42 pedidos de impugnação de candidaturas feitos pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará, 32 foram pelo fato de os candidatos figurarem na lista do TCM como responsáveis por contas que foram consideradas irregulares e, por isso rejeitadas pela Corte de contas.

Antiga

No entanto, também nas sessões da última terça-feira e de ontem, casos da mesma natureza de Sineval não geraram indeferimento, como os das deputadas Rachel Marques (PT) e Ana Paula Cruz (PRB) e do deputado Antônio Granja (PSB).

Marques teve contas desaprovadas quando foi gestora da fundação de turismo de Fortaleza. De acordo com o relator do pedido de registro da petista, juiz Luciano Rodrigues, mesmo com a ampliação da inelegibilidade de cinco para oito anos, a última condenação de Rachel pelo TCM foi em 2002, logo a inelegibilidade, pela Lei anterior, estava prescrita. No caso de Cruz, uma decisão judicial liminar suspendeu os efeitos da condenação que a mesma recebeu do Tribunal de Contas.

Apesar da "avalanche" de pedidos de impugnações pelo Ministério Público Eleitoral de candidaturas por causa de condenações no TCM, outros postulantes já tomaram as mesmas providências de Ana Paula Cruz. São os casos de Carlos Macedo (PSB) e o deputado estadual Neto Nunes (PMDB), candidatos à Assembleia Legislativa e ex-prefeitos dos municípios de Aurora e Icó, respectivamente.

No exemplo de Macedo, a decisão do juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, Carlos Augusto Gomes Correa, tornada pública pelo TCM na semana passada, suspendeu os efeitos da desaprovação de Contas de Gestão de 2007, quando ele era prefeito do Município de Aurora. No referido processo de contas, o ex-gestor foi multado em R$ 4.256,40 e nota de improbidade administrativa por ausência de processos licitatórios em serviços de coleta de lixo.

Por sua vez, os advogados de Neto Nunes questionaram as decisões da Câmara Municipal de Icó, cidade da qual ele foi prefeito, que desaprovaram suas Contas de Governo em 2002, 2003 e 2004. Em todos esses processos, foram concedidas liminares pela juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, Maria Vilauba Fausto, suspendendo as respectivas decisões, tornadas públicas nos dias 6 e 21 de julho passados.

Deputados

Outros postulantes que tiveram Contas de Governo, de Gestão ou Tomada de Contas especiais não aprovadas são os seguintes parlamentares, que foram prefeitos ou secretários municipais: Os deputados federais Manoel Salviano (PSDB), Eugênio Rabelo (PP), Marcelo Teixeira (PR) e José Gerardo Arruda (PMDB). Os atuais deputados estaduais, Nenen Coelho (PSDB), Cirilo Pimenta (PSDB), Perboyre Diógenes (PSL), Sérgio Aguiar (PSB), Dedé Teixeira (PT) e João Ananias (PCdoB). Destes, só Marcelo Teixeira não foi prefeito municipal

Os demais ex-gestores são Antônio Luiz Menezes (PMDB), Edilmo Costa (PR), José Wilson Chaves (PP), Eduardo Florentino (PSDC), Francisco Jeanir Fontenele (PPS), Felipe Mota (PR), José Evangelista Filho (PSDC), Ilário Marques (PT), Adler Girão (PR), Luiz Ximenes Filho (DEM), Francisco José Cunha de Queiroz (PTC), Ronaldo César Cidrão (PR), José João Almeida (PTN), Raimundo Macedo (PMDB) e Marcelo Silva (PV). Este último é candidato ao Governo do Estado.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Agradecimento pela Homenagem ao Jerrinho - João Martins


Obrigado Dihelson, por estar sempre enriquecendo o nosso e tão querido Blog do Crato. Esta foto do dia 28/07/2010, expressa toda a nossa alegria. A homenagem prestada ao nosso amigo JERRINHO, sem duvida nenhuma, ele é merecedor, e de todo o nosso respeito por tudo que tem feito por nossa cidade. Para muitos, ele pode até passar despercebido, mais não para quem tem a sensibilidade e o olhar atento como o seu. Quem dera que os nossos políticos tivessem ao menos um pouco desta sua visão respeitosa, humana e zelosa, tratando a todos com dignidade. São por estas atitudes que se conhecem um verdadeiro representante do povo. Que Deus continue te abençoando, porque muitos são os que pedem, mas poucos são os que voltam para agradecer.

Por: João Martins


Resposta:


Meu prezado João Martins, agradeço bastante pelas suas palavras, e digo apenas que: "Fiz apenas a minha obrigação de cidadão. Quisera eu que outras pessoas fizessem também, valorizando quem realmente tem valor. Os que se exaltam serão humilhados. Os humildes, serão exaltados."

Dihelson Mendonça

Programação do Centro Cultural Banco do Nordeste - Agosto 2010 - Primeira Semana

AGOSTO / 2010 - PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

Dia 02, segunda-feira
FECHADO
Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: (Abaiara – CE)

13h Oficina de Auto-Expressão Através dos Jogos Dramáticos - A oficina possibilitará uma interação da criança com técnicas de expressão corporal e facial, trabalhando voz e noção de figurinos e adereços com matérias recicláveis. Ministrantes: Fátima Morimitsu, Ivete Alexandre e Cícero Pimentel. 240min.

Dia 03, terça-feira
Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: (Abaiara – CE)
13h Oficina de Auto-Expressão Através dos Jogos Dramáticos. Ministrantes: Fátima Morimitsu, Ivete Alexandre e Cícero Pimentel. 240min.
Artes Integradas - OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
14h Mini-Curso de Animação – NACE (Núcleo de Animação do Ceará) - O objetivo do curso é fomentar a discussão sobre a produção em audiovisual na Região do Cariri. Ao final do mini-curso, os participantes saberão produzir animações em pixilation ou stop motion, e terão uma animação produzida por eles e finalizada pela equipe do NACE. Ministrante: Ricardo Juliani (Fortaleza-CE). 240min.
Artes Cênicas - ENSAIO ABERTO
19h Sonhos de uma Noite de Verão (baseado na obra de Williams Shakespeare) - Espetáculo de conclusão da terceira turma do Curso de Formação em Teatro com estréia marcada para 1º de setembro, no CCBNB-Cariri. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.

Dia 04, quarta-feira
Artes Integradas – ARTE RETIRANTE
Local: Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges (Caririaçu – CE)
8h Sessão Curumim: As coisas que moram nas coisas. (Brasil, 2006) - Enquanto acompanham seus pais, catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista. Cor. Ficção. Livre. 14min.
Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: (Abaiara – CE)
13h Oficina de Auto-Expressão Através dos Jogos Dramáticos. 240min.
Artes Integradas - OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Ministrante: Ricardo Juliani (Fortaleza-CE)
14h Mini-Curso de Animação – NACE (Núcleo de Animação do Ceará). 240min.
Artes Visuais - IV BNB AGOSTO DA ARTE
Local: Repartições Publicas da cidade de Juazeiro do Norte-CE
14h Poética Burocrática. Artista: Andre de Andrade (Juazeiro do Norte – CE) - O lirismo que liberta; uma performance que vai interferir na máquina administrativa pública, ora fria e sem poesia; Manuel Bandeira possibilita uma reflexão que vai desconstruir a burocracia corrosiva e mecânica dando liberdade ao ser; arrebatando a sensibilidade humana. Produção: Leo Dantas. 180min.

Atividades Infantis – HORA DO RECREIO
Local: E.E.F Cela Carlos (Barbalha-CE)
15h Folclore! É para rir ou assustar? Grupo Conta? Eu conto (Juazeiro do Norte – CE) Os atores Andréa Duarte e Renê Rodrigues através da narrativa de um cordel, contam que o nosso folclore é riquíssimo de mitos e lendas. 15min.
Música – ROCK CORDEL
19h30 Bazar Pamplona: Todo Futuro é Fabuloso (São Paulo – SP) – Formada em 2004, a banda paulista apresenta canções com doses de psicodelia, liberdade e bom humor. Na bagagem, o primeiro cd “À Espera das Nuvens carregadas” (2008) retoma a herança tropicalista e injeta doses de lirismo moderno na jovem cena musical brasileira. 60min.

Dia 05, quinta-feira
Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: (Abaiara – CE)
13h Oficina de Auto-Expressão Através dos Jogos Dramáticos. 240min.
Artes Integradas - OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Ministrante: Ricardo Juliani (Fortaleza-CE)
14h Mini-Curso de Animação – NACE (Núcleo de Animação do Ceará). 240min.
Atividades Infantis – HORA DO RECREIO
Local: E.E.F Josefa Alvas (Barbalha-CE)
15h Folclore! É para rir ou assustar? Grupo Conta? Eu conto (Juazeiro do Norte – CE) Os atores Andréa Duarte e Renê Rodrigues através da narrativa de um cordel, contam que o nosso folclore é riquíssimo de mitos e lendas. 15min.
Literatura/Biblioteca - LITERATURA EM REVISTA
19h 100 Anos de Uma Rachel Especial - Assilan Paiva (Juazeiro do Norte-CE)
Dramatização da primeira crônica escrita pela cearense Rachel de Queiroz, “Crônica n.º 1”, através de teatro e outros recursos artísticos, vivendo a obra da escritora de forma a deixá-la interessante de ser apreciada. 90min.

Dia 06, sexta-feira
Artes Integradas - OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Ministrante: Ricardo Juliani (Fortaleza-CE)
14h Mini-Curso de Animação – NACE (Núcleo de Animação do Ceará). 240min.
Artes Visuais - IV BNB AGOSTO DA ARTE
Local: Juazeiro do Norte-CE - Artista: Assislan Paiva
15h Fuçando em Agosto – Um Lixo no Lixo Melhora o Rosto. O teatro a serviço da fonte de onde nascem todos os seus personagens. A serviço da vida, do meio ambiente, do bem estar. O teatro que ensina, diverte, contamina, aplaude, emociona e que transforma lugares, coisas, pessoas, localidades distintas. O teatro que vem para ensinar, educando, a manter a cidade limpa. Produção: Leo Dantas. 200min.
Atividades Infantis – HORA DO RECREIO
Local: E.E.F Alaqcoque Bezerra (Barbalha-CE)
15h Folclore! É para rir ou assustar? Grupo Conta? Eu conto (Juazeiro do Norte – CE) Os atores Andréa Duarte e Renê Rodrigues através da narrativa de um cordel, contam que o nosso folclore é riquíssimo de mitos e lendas. 15min.
Literatura/Biblioteca - CLUBE DO LEITOR
17h30 Memorial de Saramago. Prof. Facilitador: José Eldo Elvis (Crato - CE) – Com uma obra intensamente ligada às mais profundas aspirações de progresso da Humanidade, a dimensão intelectual, artística, humana e cívica que José Saramago assumiu, fazem dele uma figura maior da cultura portuguesa e um vulto incontornável da literatura universal. 90min.
Cinema - Mostra de Quadrinhos e Animação
18h A Mostra de Animação é uma das atrações do “Cariri Mostrando a 9º Arte de Quadrinhos e Animação”. Uma parceria entre a Fundação Casa Grande e o Programa BNB de Cultura, o evento reunirá quadrinhistas e animadores de quatro países.

Dia 07, sábado
Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE
13h30 Construindo Histórias: Através de Jogos Educativos – Nadia Aguiar (Fortaleza-CE) – Serão trabalhadas quatro historias nas quais as crianças com suas equipes formarão os títulos, as seqüência das gravuras e do texto escrito, modificando o final de histórias que elas provavelmente já conhecem. 60min.
14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.
14h Teatro Infantil: O Planeta que Era Azul. Grupo Teatro Oficina (Sousa-PB) – Três crianças, três vontades e um só destino: “o planeta que era azul”. Por que não é mais? O que fazer para restaurar a ordem das coisas? Só viajando com essas crianças para saber. Classificação indicativa: Livre. 60min.
15h Contação de Histórias: La Fontaine e o comportamento humano – Nadia Aguiar (Fortaleza-CE) – “Sirvo-me de animais para instruir os homens”, disse La Fontaine, um dos maiores autores de fábulas do mundo. Suas estórias levam à reflexão dos porquês da diversidade do comportamento dos indivíduos. 60min.
16h Teatro Infantil: O Planeta que Era Azul. Grupo Teatro Oficina (Sousa-PB). 60min.
Cinema - Mostra de Quadrinhos e Animação
18h A Mostra de Animação é uma das atrações do “Cariri Mostrando a 9º Arte de Quadrinhos e Animação”. Uma parceria entre a Fundação Casa Grande e o Programa BNB de Cultura, o evento reunirá quadrinhistas e animadores de quatro países.

Dia 08, domingo
FECHADO
Artes Integradas - ARTE RETIRANTE
Local: Teatro Municipal Pedro Lima Verde (Iguatu-CE)
17h Nas Garras do Capa Bode Cia Wancilu’s Gat (Crato-CE) - O espetáculo aborda de forma divertida e irreverente, com texto e personagens tipicamente nordestinos, os meios de prevenção das DST’s. Direção: Wanderley Tavares. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

Fonte: CCBNB - Centro Cultural Banco do Nordeste

CRATO - URCA abre inscrições para encontro do PIA - Enviado por Maria Arlene Pessoa da Silva - Pró-Reitora de Extensão

Convocatória 007 /2010 - PROEX

A Pró-reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, no uso de suas atribuições torna público, para conhecimento dos interessados as normas do Processo de Seleção para Monitoria do Encontro dos PIAdores no Cariri, realizado pelo Coletivo Camaradas durante o IV BNB Agosto da Arte .

1 – Do objeto
1.
- Encontro dos PIAdores no Cariri consiste em evento que reunirá artistas visuais de vários estados brasileiros na cidade do Crato no período de 17 a 21 de agosto para realização de intervenções urbanas, oficinas, debates, shows, e vivências.
2.
- O Evento foi selecionado para fazer parte da Programação do IV BNB Agosto da Arte que é desenvolvido pelos Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil.
3.
- O PIA é o Programa de Interferência Ambiental, o qual funciona como uma rede/coletivo nacional de artistas e grupos ligados ao Instituto Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional do Estudantes - CUCA da UNE, de cuja coordenação o Coletivo Camaradas faz parte.

2 – Da Monitoria

2.2 - Poderão candidatar-se às vagas para Monitoria Voluntária do Encontro alunos regulamente matriculados nos cursos de graduação da URCA.
2.3 - Serão ofertadas 20 vagas para monitores, sendo 10 vagas para os graduandos dos cursos de Artes (Artes Visuais e Teatro) e 10 vagas para graduandos dos demais cursos.
2.4 - O monitor cumprirá carga horária de 04 horas diárias, podendo estender esse tempo para período de 08 horas, de acordo com a disponibilidade do monitor.
2.5 - Cada monitor será certificado pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.

3 – Das inscrições

3.1 As inscrições poderão ser efetuadas no período de 28 de julho a 5 de agosto, na sala da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX - URCA – Campus Pimenta, no horário das 8h00mim ás 12h00min e das 14h00mim às 18h00min.
3.2 -No ato da inscrição o candidato justificará a sua intenção em participar do encontro, serão priorizados os candidatos que tenham:

1. Afinidade com a tipologia do evento;
2. Desenvolvam alguma atividade na área das Artes;
3. Disponibilidade para participar em um dos turnos durante os dias de ocorrência do evento.

4 – Do Cronograma

Inscrições: Dia 28 de julho a 05 de agosto de 2010
Seleção e Divulgação dos selecionados: Dia 06 agosto

5 – Do Resultado e da convocação

5.1 - O resultado será divulgado no dia 06 de agosto no site da URCA e afixado na sala da PROEX.
5.2 - Os alunos selecionados deverão comparecer para a primeira reunião do Encontro no dia 10 de Agosto na Casa/Atelier do evento localizada à Rua Cel. Luiz Teixeira, 1208 (Próximo ao Arco da Prefeitura), às 19 horas.

Crato-CE, 26 de julho de 2010.

Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva
Pró-Reitora de Extensão

CRATO - Notícias do dia 29 de Julho de 2010


Casos de dengue diminuem em Crato

Os índices de infestação da dengue estão tendo uma significativa redução em Crato. O coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, afirma que está sendo finalizado o terceiro ciclo de visitas em domicílios na cidade e já está sendo iniciado o quarto. Durante o ano são previstas seis visitas. A redução da transmissão dos casos de dengue, conforme a coordenação, foi constatada neste mês de julho, com o fim da quadra invernosa no município. Mas o coordenador afirma que ainda estão sendo constatadas transmissões em bairros como Grangeiro e Alto da Penha.

Atividades do Polo Madre Feitosa retornarão na próxima Segunda-Feira, dia 02 de Agosto

O governo municipal, através da secretaria de Ação Social, comunica às comunidades do Bairro Seminário, conjunto Novo Crato e adjacências, que as atividades do Polo Madre Feitosa retornarão à normalidade a partir do próximo dia 02 de agosto. As crianças e adolescentes que fazem parte do PETI ( Programa de Erradicação do Tabalho Infantil ) da jornada seminário, que funciona no Polo Madre Feitosa, estão sendo convidadas a comparecerem. Comunica ainda, que amanhã, sexta-feira, dia 30 de julho, às 10:00 horas, haverá uma reunião com as mães das referidas crianças no polo de atendimento Madre Feitosa.

Indicadores de saúde são avaliados em Crato

Será realizada na próxima sexta-feira, em Crato, pela Secretaria de Saúde do Município, reunião para se apresentar e fazer uma análise dos indicadores de saúde do município. O trabalho reunirá coordenadores da Saúde e equipe da Atenção Básica. Os profissionais de saúde estarão reunidos no auditório da unidade de saúde Teodorico Teles, na parte da tarde. Essa avaliação está sendo feita de forma permanente no município, no sentido de priorizar á melhoria nos índices de saúde.

Secretaria de Cultura do Crato e Associação dos Produtores de Disco do Ceará promovem Feira da música “Entre Pontos”

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato juntamente com a Associação dos Produtores de Disco do Ceará (PRODISC), Sebrae Crato promovem de 3 a 6 de agosto próximo o evento ENTRE PONTOS - A Feira da música Integrando o Ceará!!! A Feira contará com palestras, oficinas e laboratório musical. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura e no Sebrae Crato. A programação seguirá da seguinte forma:

Dia 3 de agosto terça-feira - apresentação com a palestra: Arranjos produtivos na economia da cultura; no Sebrae Crato, as 14 horas
Dias 4 e 5- quarta e quinta-feira: Oficinas (produção e gestão, comunicação, técnica de palco), no Sebrae Crato, as 14 horas;
Dia 6, sexta-feira: Laboratório musical com show do cantor e guitarrista Felipe Cazaux e bandas convidadas no Centro Cultural Araripe no largo da RRFSA.

Mais informações:
http://programaentrepontos.blogspot.com/
www.feiradamusica.com.br
PRODISC: 85.32625011
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 88 3523 2365

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30