xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 julho 2010

Programa "COMPOSITORES DO BRASIL" - Rádio Educadora do Cariri - Zé Nilton


É dura, é triste, é cruel
A dor de uma saudade
Quando se teve nas mãos a felicidade...
(Um juramento falso)

PEDRO CAETANO

Por Zé Nilton

Cem anos de Pedro Caetano celebrará sua família ao lado de amigos e fãs no dia 01 de fevereiro de 2011. Nesta sexta-feira, dia 29, às 20,30 ,iniciando as comemorações do centenário desse compositor de destaque na época de ouro da Música Popular Brasileira, será realizado um grande show no Clube do Choro de Santos-SP, com a presença de sua filha Cristina Caetano. Informa ainda Cristina Caetano que dentro das comemorações serão realizados trabalhos de restauração de acervo, montagem de um site, edição de livros, songbook e CD. Enfim, a memória do inesquecível e primoroso compositor será preservada.

Pedro Caetano é de Bananal , São Paulo, mas cresceu, viveu, amou e tornou-se um expressivo compositor no Rio de Janeiro. Estáentre os bambas da época, como Ataulfo Alves, Cartola, Ismael Silva, Nássara, Wilson Martins, Ary Barroso. Dividiu a autoria de suas músicas com nada menos de que Pixinguinha, Noel Rosa e Valfrido Silva. Dono de uma inspiração melódica de grande valor e de uma poética de profunda singeleza, Pedro Caetano deixou sua marca no panteão da História da Música Popular Brasileira, e sua música será eterna como as coisas que tocam a alma. Atentemos para essa poesia adornada por uma melodia que nos enche de raro prazer:

Nova Ilusão(Pedro Caetano)

É dos teus olhos a luz
Que ilumina e conduz
Minha nova ilusão
É nos teus olhos que eu vejo
O amor e o desejo
Do meu coração...
És um poema na terra
Uma estrela no céu
Um tesouro no mar
És tanta felicidade
Que nem a metade
Eu consigo exaltar...
Se um beija-flor descobrisse
A doçura e a meiguice
Que teus lábios tem
Jamais roçaria, as asas brejeiras
Por entre roseiras
Que são de ninguém...
Óh, dona do sonho,
Ilusão concebida
Surpresa que a vida,
Me fez das mulheres,
Há no meu coração
Uma flor em botão
Que abrirás se quiseres.

Outra vez estaremos prestando a homenagem a Pedro Caetano através do programa Compositores do Brasil. Associamo-nos às alegrias dessa festa que sua filha Cristina Caetano está coordenando, e que gentilmente nos procurou, através do Blog Caririag, em contato com o prof. Carlos Rafael, para agradecer pelo programa que realizamos em fevereiro último.

Compositores do Brasil, um pouco da história e das músicas de Pedro Caetano.
Na sequencia:

SETE E MEIA DA MANHÃ, de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Dircinha Batista
UM JURAMENTO FALSO, de Pedro Caetano com Orlando Silva
É COM ESSE QUE EU VOU, de Pedro Caetano com Elis Regina
FLOR DE LARANJEIRA, de Pedro Caetano Carlos Galhardo
SANDÁLIA DE PRATA, de Pedro Caetano e Alcir Pires Vermelho com Francisco Alves-Sandalia de Prata
O QUE SE LEVA DESSA VIDA, de Pedro Caetano com Ciro Monteiro
ONDE ESTÃO OS TAMBORINS, de Pedro Caetano com Quatro Ases e um Coringa
CAPRICHOS DO DESTINO, de Pedro Caetano com Orlando Silva
LEVEI UM BOLO, de Pedro Caetano, com Almirante
DISSE ME DISSE, de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Aracy de Almeida
EU BRINCO, de Pedro Caetano com Carlos Galhardo brinco
FOI UMA PEDRA QUE ROLOU, de Pedro Caeteno com Vassourinha
O SAMBA AGORA VAI, de Pedro Caetano com Quatro Ases e um Coringa.
DUAS VIDAS, de Pedro Caetano e Claudionor Cruz com Orlando Silva
SALVE O AMÉRICO, de Pedro Caetano e Alcyr Pires Vermelho com Cristina Buarque e a Banda Glória

Quem ouvir verá!

Programa COMPOSITORES DO BRASIL
Rádio Educadora do Cariri
Todas as quintas-feiras, de 14 às 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Retransmissão: www.cratinho.blogspot.com

Façam as Inscrições para o ENTRE PONTOS

Vagas limitadas para o ENTRE PONTOS, a feira da música integrando o Ceará, o programa abre sua programação para produtores musicais, empreendedores, gestores culturais e de entretenimento, estudantes ou profissionais vinculados às linguagens artísticas.

O ENCONTRO

Tem como objetivo identificar os agentes da cadeia produtiva da música tais como músicos, produtores, técnicos e etc.

Este mapeamento resultará na publicação de um catálogo com contatos desses agentes locais no sentido de contribuir para a circulação e difusão da música cearense, fortalecendo a cadeia produtiva da música do nosso Estado.

A DINÂMICA

A programação contará com palestras, grupos de trabalho, relatos de experiência e um laboratório prático de produção envolvendo os participantes na realização de uma mostra musical.




iNSCRIÇÕES NA SERCRETARIA DE CULTURA DO CRATO OU NO SEBRAE.
MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG DA CULTURA: http://culturacrato.blogspot.com/
VISITEM NOSSO BLOG E TENHAM NOTÍCIAS ATUALIZADAS SOBRE OS EVENTOS DA CULTURA DA NOSSA CIDADE!

Oi acerta aliança com Portugal Telecom

SÃO PAULO (Reuters) - A Oi anunciou nesta quarta-feira uma aliança com a Portugal Telecom, na esteira do processo de venda da participação na Vivo detida pela empresa ibérica para a Telefónica. A aliança prevê que a Portugal Telecom terá uma participação final, direta e indireta, de 22,4 por cento no grupo Oi e que a empresa brasileira, ansiosa por iniciar processo de internacionalização apoiado pelo governo, terá até 10 por cento da Portugal Telecom.

As compras de participações em cada empresa se darão por uma série de operações.

De sua parte, a Portugal Telecom vai comprar participações minoritárias em dois acionistas controladores da Oi, a AG Telecom, do grupo Andrade Gutierrez; e a La Fonte Telecom, do grupo Jereissati. A empresa portuguesa também vai comprar 10 por cento de participação direta na Telemar Participações, controladora da Oi, por 4,24 bilhões de reais. O dispêndio da Portugal Telecom na aquisição das participações será de cerca de 8,44 bilhões de reais no máximo, informou a Oi em comunicado ao mercado, incluindo participação em aumentos de capital das empresas do grupo brasileiro. A operação de aliança envolve também propostas de aumento da capital da Telemar Participações e da Tele Norte Leste no valor de 12 bilhões de reais cada, mediante emissão de ações ordinárias e preferenciais.

A emissão da Tele Norte Leste Participações será feita ao preço de 38,5462 reais por ação ordinária e de 28,2634 reais por ação preferencial. Já o aumento de capital da Telemar Participações, será ao preço de 63,7038 reais por ação ordinária e de 50,7010 por ação preferencial. Desses aumentos de capital, a Portugal Telecom subscreverá ações até o valor de 3,733 bilhões de reais. Com as operações, a Oi terá direito a participar do conselho de administração da Portugal Telecom, enquanto a portuguesa também terá direito a um representante no Conselho da companhia brasileira.

(Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Aluísio Alves)
Yahoo Notícias

VITROLA VIRTUAL- Benny Goodman - Sing Sing Sing


RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE

www.radiochapadadoararipe.com


Acima: Um dos clássicos do Jazz, na interpretação da grande orquestra de Benny Goodman, "Sing Sing Sing" - Participação do baterista Gene Krupa. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog do Crato, canto superior direito.

Hoje no VITROLA VIRTUAL, trazemos um dos clássicos do Jazz, a música "Sing Sing Sing" de um dos maiores clarinetistas da História, Benny Goodman. Goodman, juntamente com Artie Shaw são considerados os maiores nomes do clarinete no Jazz. Pegue seu par e dance ao som da grande orquestra do Benny Goodman, como se fazia nos anos 40 e 50, ao som de Sing Sing Sing... Ouça essa e outras melodias imortais no programa Noite Cultural da Rádio Chapada do Araripe internet - Sempre a partir da meia-noite. www.radiochapadadoararipe.com

Benjamin David Goodman era filho de um alfaiate e sua família tinha poucos recursos. Começou seus estudos musicais na sinagoga que freqüentava e na Hull House. Menino prodígio, fez sua primeira apresentação aos 12 anos, no Teatro Central Park de Chicago, e logo passou a tocar com músicos adultos. Goodman estudou clarineta desde cedo, tendo formação musical clássica na época em que Chicago entrava na era do jazz, vindo de New Orleans. Em 1926, aos 16 anos, juntou-se à banda do baterista Ben Pollack, fundada dois anos antes, e com ela fez seu primeiro disco.

No início dos anos 1930, passou a participar de gravações com diversos grupos de jazz, entre os quais os de Red Nichols, Joe Venuti-Eddie Lang e Jack Teagarden, até poder formar a sua própria orquestra, em 1934. Um programa de rádio divulgou a orquestra, que se tornou muito popular, sobretudo depois do sucesso obtido na apresentação no Palomar Ballroom de Los Angeles, em 1935, e no Congress Hotel de Chicago, entre 1935e 1936. Goodman, com estilo, precisão e inventividade, foi reconhecido como O Rei do Swing e o mais genial clarinetista de todos os tempos. Sua fama não demorou a correr o mundo, iniciando a Era do Swing, que se estenderia por dez anos. Sua orquestra foi o primeiro grupo de jazz a se apresentar em público integrando músicos brancos e negros (Teddy Wilson, Lionel Hampton, Cootie Williams e Charlie Christian). No dia 16 de janeiro de 1938, Benny Goodman e sua orquestra foram consagrados no histórico concerto realizado e gravado no Carnegie Hall de Nova York. Nos anos 1930 e 1940, Goodman ajudou a projetar, além dos já citados, solistas como Harry James (trompete), Georgie Auld (sax tenor) e Jess Stacy (piano).

Sua orquestra tornou-se, em 1962, a primeira jazz band norte-americana a visitar a União Soviética. Como não podia deixar de acontecer, sua clarineta e sua orquestra seriam requisitadas pelo cinema, em vários filmes, como "Folia a Bordo" (1937), "Hotel de Hollywood" (1938), "Cavalgada de Melodias" (1941), "Noivas de Tio Sam" (1943), "Música, Maestro" (1946), entre outros, como "Entre a Loura e a Morena" (1943), com Carmem Miranda.

A história de sua vida foi contada no filme "The Benny Goodman Story", com Steve Allen como Goodman, e o clarinetista atuando na trilha sonora. Após 1945, Goodman limitou-se a tocar em grupos pequenos, além de ter atuado em orquestras clássicas como solista. Por motivo de doença, de 1970 a 1985 faz um intervalo em sua atividade artística. Sua volta se deu no Kool Jazz Festival de Nova York, vindo a falecer pouco depois.

Fontes adicionais: UOL

Gymnopédie Número 1 - Erik Satie - Para Everardo Norões




Um pequeno presente para o nosso novo membro do Blog do Crato, Everardo Norões, grande poeta, residente em Recife, que recentemente lançou o livro "Poeiras na Réstea" ( Dia 22 de julho ), no Teatro Rachel de Queiroz em Crato. O vídeo contém uma das peças mais conhecidas do repertório de piano, a Gymnopédie # 1 de Erik Satie. Uma composição bela, que nos traz paz de espírito e o sentimento do belo. Meu querido Everardo Norões, seja Bem-Vindo, e creio que posso falar isso em nome de todos que fazem parte da grande família Blog do Crato! - O.B.S - Para evitar ouvir 2 sons, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito.

Dihelson Mendonça
LAVADOR DE PRATOS

Everardo Norões

Sussurram,
na superfície da louça,
os duendes da faiança
e o piano de Satie.
Enxáguo
desejos inconfessos
e, entre talheres,
me despeçoda Gymnopédie.
Há sempre um ar de água
nas frases que me dizem
quando a manhã acaba.
E no brilho dos pratos,
a mesma cor
da mágoa.

(In A rua do Padre Inglês. Rio de Janeiro: Editora 7Letras. 2005)

BLOGLiteratura Marginal: NA SOBERBA, A FOME VESTE PÃES - Por Wilson Bernardo

O OLHO DO PEIXE NA BOCA DO CÃO...

No olhar dos vadios um cão
à espera de senhoras cadelas.
No semblante da morte sertão
A profundeza do olho
Será sempre uma cacimba
Lacrimejada no sangue da fome
A estiagem dos cães retirantes.
Os cães tem sempre nome de peixes
E os homens cantilenas de penitências.


DAS TRIPAS OS CORAÇÕES!

Um cão à espera de sabedorias
é esperar sempre
Os homens lamberem a carne
E eles comerem os ossos.


Wilson Bernardo (Poemas & Fotografia)

Abertas as Inscrições para Cariri Cangaço 2010


Já se encontram abertas as Inscrições para o Cariri Cangaço 2010, um dos maiores fóruns de debates sobre assuntos nordestinos; do país. O evento acontecerá entre os dias 17 e 22 de agosto, tendo como sede as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, tendo também como instituições realizadoras, a URCA - Universidade Regional do Cariri e os Institutos Culturais; ICC, Centro Pró-Memória e ICVC e apoio do SESC, CCBNB, SEBRAE, Nordeste21, GeoPark Araripe, Blog do Crato e Expresso Guanabara.
Este ano ficou mais fácil participar do Cariri Cangaço, não é necessário preencher Ficha de Inscrição, basta enviar um email para endereço abaixo:
com as informações:
NOME
ENDEREÇO
TELEFONE
EMAIL
ATIVIDADE ATUAL
Pronto, já está inscrito para participar do Cariri Cangaço 2010. Programação, Onde Ficar, Como Chegar, os Palestrantes, Conferências, Debatedores e muito mais, no site oficial do evento:
Por: Manoel Severo

Galeria dos Homenageados do dia 28 de Julho de 2010


HOJE

E agora, um quadro muito querido aqui do Blog do Crato: A Galeria dos Homenageados. Hoje, dia 28 de Julho, gostaríamos de prestar uma homenagem especial às seguintes personalidades:

Na foto abaixo, Almério Carvalho, Fernando, Peixoto e Nonato. Destaca-se nesta foto a coincidência da presença de dois cantores ( Fernando e Peixoto ). Até que com esse grupo aí daria pra fazer uma boa seresta... Um forte abraço!

Almério Carvalho e Amigos

Na foto abaixo, 3 mulheres especialíssimas, numa foto histórica: D. Telma Saraiva ( artista da Fotografia ), Edilma Saraiva ( Artista Plástica ) e Divani Cabral. Aliás, eu gostaria de registrar aqui uma homenagem à SCAC - Sociedade de Cultura Artística do Crato, que ao longo de mais de 50 anos de existência, está para o Crato como a torre Eiffel está para Paris. A SCAC é um ponto de referência na cidade, não só geográfico, mas sobretudo artístico e cultural. É nossa escola maior, de onde praticamente o Crato moderno surgiu e tem tudo a ver. E nisso, parabenizamos o belo trabalho de Divani Cabral, à frente desta entidade.

Telma Saraiva, Edilma e Divani Cabral

Na foto abaixo, o Grande "Chico da Galena", um dos primeiros radioamadores da história do Crato. Essa foto é muito especial para mim, pois o encontrei após quase 10 anos sem vê-lo ( e diga-se de passagem, seu Chico não mudou quase nada. Por coincidência, e também o pai do Deputado Ely Aguiar ).

Seu Chico

Na foto abaixo, o Segurança da agência do BNB-Crato, mais conhecido como "Primo". Na verdade, Ildebrando Rodrigues de Barros Primo, que também é poeta, e tem vários livros lançados. Primo é uma figura sempre alegre e gentil como existem poucos. Gosta de cantarolar e assobiar belas melodias durante o seu trabalho na agência, e sua personalidade magnética cativa os clientes e visitantes do Banco do Nordeste em Crato. Um grande abraço a esta conhecida personalidade da Sociedade Cratense. E olha ele fazendo aí a propaganda do seu livro:

Primo

que por sinal aqui está a capa ampliada do livro: "Fantasias da Imaginação"

livro de Primo

Um forte abraço também a essa conhecida figura do Crato, o guitarrista Paulinho, que fez uma pose "sui generis" para nossa lente:

Paulinho Guitarrista

Na foto abaixo, o homenageado é o Mansueto, experiente motorista, sempre gentil e cordial para com todos. Na foto, aparece ao lado do amigo Samuel Araripe.

Mansueto e Samuel

Na foto abaixo: Sílvia Bezzato, Haroldo Filho e Paola Senna. Um Grande abraço!

Haroldo Filho, Sílvia e Paola

E olha aí o conhecido "Jales da Locadora". Para quem não sabe, a mais nova mania do Crato nos fins de tarde, são os amigos se reunirem para bater um papo na famosa locadora do Jales, e tomar aquele sorvete gostoso de Abacaxi com Mesclado. São 3 bolas de sorvete por 1 real, e amigos, esse sorvete ganha facilmente das inúmeras sorveterias do Crato. A locadora fica na Rua Pedro II, entre a Prefeitura e a Rua José de Alencar. Há inúmeros DVDs com locação por apenas 1 real. Visitem e comprovem:

Jales

Na foto abaixo, a nossa linda amiga Thabita Veloso, filha dos comerciantes Cratenses Franzé Brito e Vera Veloso. Deveria ser Garota Blog do Crato, hein Thabita ?

thabita veloso

Na foto abaixo, um dos valorosos entusiastas do Blog do Crato, daqueles que não perdem uma só edição. Meu querido Júnior, obrigado por toda a força que tem dado ao Blog do Crato. Grande abraço!

Júnior

Aqui uma sublime. Este é o Mário Sawatani e seu filhinho, que me fizeram uma visita recentemente. Mário é filho do ilustre Dr. Orestes Guedes Alcoforado. Acompanhei a infância desses garotos filhos do Dr. Orestes, que são educadíssimos. Mário tem se revelado também um músico de primeira grandeza nas noites fortalezenses. Querido Mário, em breve estaremos em Fortaleza, para umas noitadas com os amigos da música...

Mario

E aqui, um dos gigantes do Teatro Caririense, Cacá Araújo, que nos informa que está preparando mais 3 peças a serem apresentadas em breve no Teatro Rachel de Queiroz em Crato. Viva a Guerrilha!

Cacá Araújo


Fotos e Textos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Salvamento e Reutilização sem autorização do Autor. Contatos: blogdocrato@hotmail.com

BlogDENÚNCIA - Radialista Almeida Júnior fala sobre o Roubo do Caminhão dos Correios do Crato

O Roubo do Caminhão dos Correios FORTALEZA/CRATO - Radialista Almeida Júnior desabafa.

"No caminhão dos correios são transportados importantes documentos da população. Se com apenas um CPF, é possível aos ladrões fazerem grandes estragos nas nossas vidas, o que dirá quando outros documentos até mais valiosos estiverem nas mãos dos bandidos que assaltaram o caminhão dos correios ? ...Não se ouve falar disso em lugar nenhum ?"



O reconhecido radialista Cratense Almeida Júnior procurou o Blog do Crato ontem a fim de registrar a sua indignação perante os últimos acontecimentos envolvendo o roubo do caminhão dos correios que faz a linha Fortaleza-Crato. Segundo Almeidinha, com o roubo ocorrido na última sexta-feira, em que o caminhão foi levado e não se sabia sequer o paradeiro, esta é a quarta vez apenas nesse ano. Ouça a entrevista completa, no player abaixo. A fim de evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe na entrada do Blog do Crato, canto superior direito. Clique no Player abaixo:



Fundação Araripe Informa - Maurice Durozier ministra oficina "O teatro é outro" para alunos e professores do curso de teatro da URCA


O ator e diretor francês Maurice Durozier volta ao Ceará para uma nova edição da oficina "O teatro é o outro". Integrante do Théâtre du Soleil (Paris, França) está novamente no Cariri. As oficinas de Durozier revelam a abordagem mais dinâmica do Theâtre Du Soleil, como ressalta o próprio, tendo entre as bases os princípios de teatro coletivo com grandes grupos de pessoas, distinguindo tal direcionamento como escolhas também estéticas e políticas. A improvisação e a experimentação de estados emocionais dos atores na cena também pousam na essencial relação com o outro. Essa noção de partilhamento é prioritária para Durozier que passa à cena teatral as minúcias que envolvem a relação plena com o outro, sejam os artistas que dividem a atuação, sejam também o próprio público espectador.

SOBRE MAURICE DUROZIER

Maurice ingressou no Théâtre du Soleil no começo dos anos 80 para o ciclo shakespeariano e em 1988, tendo como companheiro de aventura o grande Georges Bigot, passou três meses entre Fortaleza e o Cariri, trabalhando com 60 atores locais, a convite da então secretária da Cultura do Ceará, Violeta Arraes. No começo dos anos 90, deixa o Soleil para criar a própria companhia, "Les Voyageurs de la Nuit", na qual escreve, dirige e atua. Em 2002, retorna ao grupo em busca de um reencontro com as fontes de seu trabalho.

Durozier faz parte de uma família de cinco gerações de saltimbancos. Para o ator e diretor francês, "o teatro é um espelho onde as pessoas podem se ver. Através dele, um pobre se identifica com um rico e um rico com um pobre. Nele fica marcada a identificação do Homem com o próprio Homem; e essa identificação existe porque dentro de cada um existe basicamente as mesmas coisas, a essência humana é a mesma e todos se parecem. O Teatro evidencia isso, coloca num ator um movimento, uma emoção, um sentimento que não lhe é próprio, mas sim ao personagem; elementos que depois ficam sendo do intérprete e, possivelmente, também do espectador. Essa identificação existirá sempre", como referenciou em entrevista em Fortaleza no ano de 2008.

REALIZAÇÃO:
Fundação Araripe / Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaseau Dias 30 e 31 de julho - Barbalha-CE

CARIRI - Abrigo para mulheres está abandonado - Reportagem: Elizângela Santos


A CASA ABRIGO está praticamente sem o telhado, foi destruída por vândalos e o madeiramento foi cerrado. Internamente teve materiais como pias e portas destruídas ou furtadas - ELIZÂNGELA SANTOS - A previsão era concluir a Casa Abrigo no segundo semestre de 2009, mas a estrutura está abandonada.

Juazeiro do Norte. Um total estado de abandono para o que seria uma das conquistas contra a violência às mulheres e para o maior amparo às vítimas e suas famílias, numa das regiões de maior incidência de casos no Estado. A Casa Abrigo Beata Maria de Araújo não chegou sequer a ser inaugurada. Parcialmente construída, por volta de 2005, agora se encontra sem o telhado. O madeiramento foi furtado e as telhas atiradas ao chão e quebradas pelos vândalos. Há um ano se encontra sem vigilante e os vizinhos temem até passar pelo prédio abandonado, no Bairro Frei Damião. Portas e janelas destruídas. Banheiros totalmente quebrados, pias e torneiras e até as fiações da casa foram arrancadas. Um descalabro total. O local serve de abrigo para desocupados.

Há cerca de um ano, a reportagem do Diário do Nordeste chamava a atenção para a destruição do empreendimento público e nada foi feito no local. Ao contrário, a situação piorou e, aos poucos, a Casa Abrigo vai deixando de existir com o desmonte e o abandono. Uma cerca de arame e um portão de ferro acabaram facilitando a entrada de desocupados. Não existe portão de entrada na casa, que foi quebrado e furtado.

Promessa

Ano passado, a então secretária de Assistência Social do Município, Vanda Rozendo, afirmou, na época, que, em breve, a casa poderia receber melhorias e a finalização, com a construção do muro e compra de equipamentos, além do mobiliário. Até o momento, a atual secretária, Solange Cruz, afirma que a situação ainda continua no mesmo patamar e não se tem notícia de investimento no local. O equipamento complementaria a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência em Juazeiro, que já possui Delegacia de Defesa da Mulher e Juizado Especial. O projeto de recuperação seria de R$ 253 mil. A pretensão era entregar a casa no segundo semestre do ano passado. Construída para abrigar cerca de 40 mulheres, a Casa Abrigo Beata Maria de Araújo irá funcionar num dos bairros da periferia do Município. Irá atender os casos de alta complexidade, em que mulheres vítimas de espancamentos ou em situação de alto risco, no caso de estar sob ameaça do companheiro, possam ser resguardadas com total segurança. De 2001 a 2003 várias mulheres foram mortas por assassinato na região, com instalação até de um escritório denominado do crime, em Juazeiro. Os casos ganharam repercussão internacional e as reivindicações por segurança e justiça para os casos foram constantes.

Vieram os equipamentos, incluindo uma delegacia em Crato e outra em Juazeiro. A Vara da Violência Doméstica foi instalada há pouco mais de dois anos no Município, para atender as demandas de Juazeiro, e hoje atende as cidades de Crato e Barbalha. Se cogitou até o atendimento de mulheres nas três principais cidades da região, que respondem pelo maior número de casos no Cariri, se houvesse a contrapartida das administrações municipais para a manutenção da casa.

Furtos

A dona de casa, Teresinha Batista, mora quase de frente à Casa Abrigo. Segundo ela, os furtos acontecem mais pela madrugada e desde que o local ficou sem vigilante, as pessoas temem a entrada de marginais. Frequentemente entram casais no local, conforme a moradora. "Quando tinha vigia, ninguém mexia. Depois que tiraram, começaram levando a caixa d´água e depois as pias", diz. A delegada da Delegacia da Mulher de Juazeiro do Norte, Marluce Andrade, afirma que a Casa Abrigo é muito pequena e não teria como suportar a demanda dos três municípios, até porque, segundo ela, deduz-se que seja um local amplo e que favoreça a condição de abrigar a mulher e a sua família.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Assistência Social de Juazeiro, Rua Monsenhor Esmeraldo, 303, Bairro Franciscanos
(88) 3572.3900

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 28 de Julho de 2010


URCA e SESA realizam oficina sobre Biblioteca Virtual em Saúde

Será realizada hoje e amanhã, 28 e 29, na Universidade Regional do Cariri (URCA), uma Oficina de acesso à BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, com as facilitadoras Maria Corina do Amaral Viana (técnica CGTES/ Professora URCA) e Claudete Barros (Bibliotecária da Sesa). Estão abertas inscrições para 40 participantes. A oficina será realizada no Laboratório de Informática, do campus do Pimenta, e as inscrições podem ser feitas no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O público-alvo são técnicos da biblioteca, docentes e bolsistas de Iniciação cientifica. O evento será uma promoção da URCA e Secretaria de Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Inscrições para curso pré-vestibular da URCA

Estão abertas inscrições para o Curso Pré-Vestibular da URCA – PREVEST, na Pró-Reitoria de Extensão – Proex. O curso é gratuito e tem vagas limitadas. A primeira turma de 50 alunos foi iniciada em abril deste ano. A proposta de trabalho traz uma dinâmica diferenciada. Os professores do curso são alunos da própria instituição, dos cursos de Letras, Geografia, História, Matemática, Biologia, dentre outros. Segundo a Pró-reitora de Extensão da Universidade, Professora Arlene Pessoa, as aulas ministradas têm conteúdos teóricos e práticas temáticas que contemplem o programa do Vestibular da URCA. Ela afirma que a dinâmica do curso, com atividades voltadas para o ecossistema local, tem feito a diferença nos trabalhos desenvolvidos. A perspectiva é dar espaço para novos alunos, promovendo a inclusão de estudantes e o acesso ao ensino superior.

Representante da Sukyo Mahikari-América Latina visita Geopark Araripe

O representante da arte espiritualista "Sukyo Mahikari" da América Latina, Hiroki Shimizu, esteve em visita a sede do Geopark Araripe nesta segunda-feira, 26/07. Na ocasião, foi feita uma apresentação do projeto Geopark Araripe por uma equipe técnica do GA e teve a presença do reitor em exercício da Universidade Regional do Cariri (URCA), João Luis Mota. A intenção do japonês é conhecer a riqueza paleontológica do Ceará mantida pelo GA e vislumbrar a possibilitar uma parceria científica entre a Sukyo Mahikari, entidade mantenedora do Museu "Hikaru Kinenkan", segundo maior do Japão, e Geopark. O representante da arte espiritualista declarou que o mundo inteiro deve conhecer os ricos trabalhos de preservação feitos pelo GA. Ontem foi realizada visita à Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, ao artesanato em couro de Espedito Seleiro e Santana do Cariri, no Museu de Paleontologia, e em minas de exploração da Pedra Cariri, além do Pontal de Santa Cruz.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 29 de julho de 2010.

Informações da Romaria do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto 2010 - Chico Malta


Boa Tarde, Companheiros (as) do Blogdocrato; Paz !

Gostaria de saber qual é a programação da 11ª Romaria do Caldeirão. É que estamos querendo participar neste ano, para iniciar uma pesquisa da história da Comunidade do Beato Zé Lourenço. Também, conhecer mais essa vasta, histórica e linda região. E suas experiências comunitárias de hoje. Vocês poderiam nos ajudar ?

Grato, Chico Malta, pelo Jornal Voz das Comunidades - JVC

CRATO - Notícias do dia 28 de Julho de 2010

Justificar
Projeto de arborização e paisagismo terá árvores repostas

O projeto de arborização e paisagismo da cidade do Crato continua sendo assistido e mais 70 árvores irão substituir as que não sobreviveram, após o replantio. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, solicitou que as plantas fossem substituídas. Além do replantio, áreas como a Vila Padre Cícero receberá novas árvores. O projeto contemplou áreas estratégicas da cidade e dos bairros, dando um novo visual para a cidade, com o plantio de mais de 120 mudas. Os trabalhos incluem manutenção e iluminação e foi aprovado dentro do Plano de Requalificação Urbana do Município, orçado em mais de R$ 700 mil.

Boletos do IPTU estão sendo entregues em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Finanças informa a comunidade que está sendo realizada a entrega dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano- IPTU, exercício de 2010. O vencimento da cota única ou 1ª parcela será no próximo dia 16 de agosto

Aos que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberem os seus boletos e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, para que a situação seja regularizada..

Atividades promovidas para os idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira serão reiniciadas na próxima semana

A Secretária Municipal de Assistência Social Liduina Andrade comunica aos idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira que as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS retornarão no próximo dia 4 de agosto as 13 horas e 30 minutos.

Técnicos do meio ambiente recebem capacitação sobre poluição sonora

Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente do município do Crato participaram, na última quinta e sexta-feira, em Juazeiro do Norte, de um curso sobre poluição sonora, junto à Polícia Ambiental. O evento aconteceu no Parque Ecológico das Timbaúbas e teve a finalidade de capacitar técnicos na área do meio ambiente e da segurança para o combate da poluição sonora na região. O curso contou com demonstrações práticas dos trabalhos voltados à fiscalização em bairros como a Lagoa Seca, em Juazeiro. O Crato vem mantendo um trabalho permanente de combate à poluição sonora, inclusive de forma didática e educativa. Recentemente, lançou uma cartilha em que são abordadas questões pertinentes à temática.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30