xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 julho 2010

Estatísticas Oficiais do Blog do Crato - Dia 25 de Julho de 2010


Devido a um defeito no nosso marcador na aba lateral direita, estamos publicando as estatísticas oficiais parciais até as 22:00. Lembrando que o término ainda será às 00:00 do dia 26 de Julho:

visitas Blog do Crato - Dia 25 de julho de 2010


CRATO - Notícias do dia 26 de Julho de 2010


Secretaria de Saúde do Crato promove nesta semana debate sobre sexualidade e dengue para jovens do Alto da Penha

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde atrás do Programa de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde do bairro Alto da Penha promoverão amanhã terça-feira, dia 27 na sede do projeto ABC do Alto da Penha um encontro com adolescentes na faixa etária de 10 a 16 anos onde será feita a apresentação de dois temas: Sexualidade na adolescência e Dengue: Responsabilidade de todos. Os temas serão facilitados pela enfermeira Alessandra Bezerra de Brito. Luciana Callou, coordenadora do setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato informa que após a apresentação de cada tema será realizada uma roda de conversa dos profissionais de saúde com os adolescentes. O Governo Municipal do Crato vem desenvolvendo ações de saúde, disponibilizando informações de combate e prevenção a doenças, bem como promovendo atividades de controle. A participação da população é extremamente importante. Portanto não esqueçam: Amanhã, Terça-feira, 27 de julho na sede do projeto ABC do Alto da Penha, apresentação de dois temas:

8 horas e 30 minutos -Sexualidade na adolescência e
10 horas e 30 minutos -Dengue: Responsabilidade de todos.
Participem.

Atividades promovidas para os idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira retornam no início de agosto

A Secretária Municipal de Assistência Social Liduina Andrade comunica aos idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira que as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS retornarão no próximo dia 4 de agosto as 13 horas e 30 minutos.

Secretaria de Cultura do Crato convida artistas a se inscreverem nos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional.

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Ingazeiras aos olhos do mundo‏ - Por: Luiz Domingos de Luna


Nos umbrais do espaço tempo, já conhecida no oco do mundo, ao bloco congelado de uma história esquecida. Celeiro do cinzel, pincel do menestrel das artes plásticas, do fluxo do cotidiano ao estilo abstrato, na poeira do esquecimento de outrora, a lâmpada do gênio, duas vidas que na vírgula do tempo, o mistério dos remansos gira nos acordes da cítara no baile existencial – Aldemir Martins. Da viola, pandeiro e violão, música brega, sertaneja, do xaxado ao samba canção ao gosto do ritmo, misturas em audição, na grandeza de um menino, ganha o forró nordestino uma nova versão – Alcimar Monteiro é também filho do nordeste, de ingazeiras, que também, é palco luz da criação.

Quando a caatinga foi devorada ao som do apito do trem, no dia 08 de dezembro 1923, sob o manto da mãe protetora – A Padroeira N.SRA Conceição- recebe pela primeira vez a máquina do progresso e do desenvolvimento – O trem. Enquanto a fumaça da locomotiva teimava em voltar para a capital alencarina, gritava com os braços abertos as margens do salgado, ainda na bruma fresca, do cheiro potável da água salgadina, em fluidez, o grito de apelo, aos inúmeros artesãos, pintores e músicos, na seara da mistura entre o mundo material e espiritual, uma fonte jorradora ao cariri, ao sertão, ao Nordeste, sua linda aquarela, ao oco do mundo, materializar – Ingazeiras a musa de sempre no sul do Ceará, na curva do tempo, a qualquer momento, na constelação do cariri um estrala à brilhar.

Luiz Domingos de Luna
(*) Professor- Aurora - Ceará

Fotos do Lançamento do Livro "Cariricaturas em Verso e Prosa" - Dihelson Mendonça


Aconteceu no último dia 24 de Julho, no salão do Crato Tênis Clube em Crato, o lançamento do livro "Cariricaturas em Prosa e Verso", que reúne trabalhos de cerca de 30 poetas e escritores da região do cariri, organizados pela revista eletrônica Cariricaturas, tendo à frente, Claude Bloc, Socorro Moreira, Edilma Rocha, Emerson Monteiro, além de vários outros poetas da região do cariri. O evento foi muito bem coordenado e bastante animado, com a apresentação de performances poéticas, homenagens, galeria fotográfica da artista Telma Sarariva, e finalmente um fabuloso baile dançante com Hugo Linard e sua Banda que tocou músicas relembrando os grandes bailes de outrora, com os cantores: Peixoto, Jayro Starkey e Leninha Lindard. O Blog do Crato esteve presente no evento, de onde trouxemos esta reportagem fotográfica com os presentes, que fazem parte do grande círculo cultural e da blogosfera caririense, e de forma geral, são também grandes amigos nossos, com quem nos congratulamos, pela realização deste trabalho que vem registrar trabalhos recentes de artistas do cariri.

COBERTURA FOTOGRÁFICA


E aqui, um Casal 20 ( 10 + 10 ) = Magali e Carlos Eduardo Esmeraldo. Não são uma graça mesmo ?

Img_3822

João Marni ( o sempre sorridente ), ao lado de Tatiana ( que é irmã de Magali Esmeraldo ), e do lado direito a nossa querida amiga Liduína Belchior:

Img_3729

Um baile regado a muita alegria e espontaneidade:

Img_3826

E olha que casal maravilhoso: Pachelly e Socorro Jamacaru

Img_3665

As amigas: Kandélya Leite e Ninha Brito

Img_3715

Nilo Sérgio e sua Esposa abrilhantaram a noite...

Img_3721

Socorro Moreira e Claude Bloc, produtoras do evento

Img_3874


FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Salvamento e Reutilização sem a permissão do Autor.
BLOG DO CRATO - 2010 - www.blogdocrato.com

Inscrições Abertas para Cariri Cangaço 2010

.


As Inscrições para o Cariri Cangaço 2010 estão abertas, e este ano será muito mais fácil participar, não precisa preencher Ficha, basta nos enviar um email para o endereço abaixo:


Com os dados abaixo:

NOME
TELEFONE
ENDEREÇO
EMAIL
ATIVIDADE PROFISIONAL

Pronto! Já está inscrito para um dos maiores eventos do Cangaço no Brasil!
Seja bem vindo, faça já a sua Inscrição.

Produção Cariri Cangaço

Faleceu o Homem que enterrou Lampião Por:Ivanildo Silveira

Justificar
A notícia não é nova e ao mesmo tempo sim pois foi disseminada entre poucos pesquisadores. Como trata-se de personagem secundária a grande mídia que já não toma conhecimento ou raramente noticia fatos de outros coadjuvantes que dirá uma personagem secundária. Recebemos a informação somente ontem, através do pesquisador e escritor Antonio Vilela, que faleceu o policial volante GEMINIANO LUIS SARMENTO- o Cabo Grilo. Morador de Entremontes - AL (vide foto abaixo). Foi este homem que teve a incumbência de enterrar e desenterrar LAMPIÃO. A causa da morte foi um ataque cardíaco, no dia 20 de abril/10. Cabo grilo fazia parte da volante de Ten. João Bezerra, e ficou na retaguarda no combate de Angicos/SE, tendo chegado ao local, depois da morte dos cangaceiros.Em entrevista ao pesquisador "VILELA", assim se pronunciou o CABO GRILO:

"Eu cheguei depois das mortes ( Lampião..). Eu fui enterrar os corpos uns quatro dias depois. Os corpos podres, fedendo feito á porra. Quartorze dias depois, fui desenterrar novamente... (por ordem do Ten. José Lucena )..." Convém ressaltar, que a cangaceira MARIA, companheira de JURITI , também faleceu há algum tempo atrás, porém não temos maiores informações. Como se vê, existem hoje, poucos ex-cangaceiros e ex-policiais sobreviventes do ciclo do cangaço para contar a história.

Um abraço a todos
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço - Fonte: Cariri Cangaço - Manoel Severo

CARIRI - Oficina reúne seresteiros - Reportagem: Antonio Vicelmo


Durante o Dia, uma oficina. À noite, os poetas e boêmios do Crato reúnem-se e a tornam ponto de seresteiros - FOTO: ANTÔNIO VICELMO.

Crato. Dizem que ser cratense é, sobretudo, um estado de espírito. O Crato consegue ser culta, debochada, carrancuda, moderna e boêmia. Esta mistura de hábitos e costumes faz da "Princesa do Cariri" uma cidade diferente, com comerciantes que ainda fecham seus estabelecimentos para o almoço, seguido de uma sesta. Existe até um ditado que diz: "Só no Crato"! Em uma alusão às coisas inusitadas que acontecem nesta cidade, fundada pelo frade italiano Carlos Maria de Ferrari. A Rua Pedro II, que muitos teimam em manter o antigo nome de "rua da Pedra Lavrada", é um exemplo desse comportamento fora do comum dos seus moradores. Ali, todo final de semana, uma oficina mecânica se transforma num ponto de encontro de seresteiros, notívagos, trovadores do amor que se reúnem para lembrar os velhos tempos, quando a seresta era feita no meio da rua.

A luz elétrica, a violência e a necessidade de acordar cedo para o trabalho expulsaram os seresteiros da noite. Mas o romantismo não chegou ao fim. "Enquanto houver um violão e um boêmio apaixonado, a seresta sobreviverá a esta avalanche de progresso que invade as cidades do interior", garante o violonista Eliezer Pinheiro, um dos integrantes deste grupo de remanescentes que, todo final de semana, enche a velha oficina de melodias.

Ponto de Encontro

De repetente, o barulho das máquinas é substituído pelo som plangente de violões, pandeiros e cavaquinho. A voz possante dos seresteiros ecoa na rua Pedro II, mostrando o jeito apaixonado e poético, de sentir, e viver a vida do cratense. O proprietário da oficina, Francisco Geraldo Barreto, conhecido por "Pixa", justifica que, além da magia da música, a seresta tem também o objetivo de reunir velhos amigos. A voz romântica de Francisco Peixoto, que marcou as gerações dos anos 60, emociona os corações apaixonados que viveram aquela época. O violão de Flaviano Callou desperta emoções e sentimentos que estavam reprimidos ou sufocados por esta enxurrada de músicas modernas que, segundo os seresteiros, não tem história. A sinfonia cratense é complementada pelo som do cavaquinho de Vicente Lobão, um deficiente visual, que faz da música uma forma de enxergar o mundo.

Outro ponto de encontro dos seresteiros é a oficina mecânica de José Francisco Mauricio, conhecido por "Prego", localizada à Rua Cursino Belém. A velha oficina, ocupada por tornos mecânicos, se transforma no relicário de músicas antigas na voz do ex-goleiro da seleção cratense de futebol "Luiz Pé-de-pato", um dos mais requisitados seresteiros da cidade. Em cada canção, uma saudade, uma história de amor que marcou a vida de uma geração que cresceu ouvindo Vicente Celestino, Orlando Silva, Augusto Calheiros, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, dentre outros que enterneceram a alma lírica dos poetas que, através de retrovisor do tempo, iluminam a estrada do passado. A música, segundo o seresteiro Gilberto Teles, não é só associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença, pois desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização. Gilberto Teles, lembra que a música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas, em todas as idades.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

EXPOCRATO: CASA GRANDE & SENZALAS DO NORDESTE-Por Wilson Bernardo.

NO MEIO DE TANTO ESTRUME ENCONTREI UM TOPÁZIO NEGRO...

QUINTAIS PLANTADORES DA BONANÇA.
Clãs Fobes
Financial Times
Family Busines New Twork
Morugappa
Agnelle
Ford
Fiat
C & A
Benz
Todos estão rindo das
Familias do terceiro mundo.

Mangue... Severinos,Silva
Espeditos
Raimundos
Pereiras Virgulinos
E nascem mais filhos
Mãos de obra para o mundo.
Escravos em tempos
De colheitas e coletas.
UM PARAÍSO DE CORPO E ALMA.
Cabral nos previu uma terra
Mui graciosa
Um povo gentil.
E ainda hoje passados
O século vinte
Continuamos graciosos
Gentis
A serviço do que plantando
Tudo dar e damos
Terra,mão de obra
Mulheres mucamas
Frutos tropicais
Estase e o sabor das flores
Virginais.
Wilson Bernardo (Poemas & Fotografia)

Memória... Sítio Fundão. Por Pachelly Jamacaru

HOMENAGEM AO SR. JEFFERSON.
Quando menino, meu pai me levava para o Sítio Fundão. É uma reserva natural, hoje sob a responsabilidade do Governo Estadual. Existe a idéia de transformar esta reserva, num parque ecológico, com visitação. Enquanto isso não acontece, infelizmente a morada e a memória estão ao léo, com sério risco desaparecerem seus últimos vestígios. Fica à aproximadamente a 01 Km da cidade de Crato-Ceará.

Essa área, foi preservada, amada, cuidada pelo Sr. Jefferson, um ancião de muita sabedoria, que contemplava e compreendia que deixar a natureza em paz, era colher os frutos desta atitude, simples, mas de muito conteúdo existencial.

Ah, como me lembro daquele sorriso, daquela barba longa e branca, vestido de branco, sentado em sua cadeira de balanço, antenado com acontecimentos do mundo, mas sem se ausentar do seu recanto.

Sr. Jefferson,
- Bom dia meu filho, como vai seu pai! Pegue umas bananinhas, vá tomar um banho lá no poço fundo... Trouxe algum jornalzin da cidade?

Eu em verdade, banhava-me, era no profundo do coração daquele homem bom!

Entrada do Sítio: Julho 2010


Melhor, é não saberem como está este lar, agora! Estas imagens foram feitas, parte delas, em 2008! É melhor não ver, asseguro. Dói n'alma!



Assim fazia, igualzinho a estes guris, tomava um gostoso banho, na maior paz!



Uma das raridades do sítio, que é rico em biodiversidade.



Fotos: Pachelly Jamacacru
Atenção: Não replicar, publicar em outros blogs, sem autorização do autor.
"Direitos reservados"

Que festa de arromba! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Certa vez eu escrevi que, sempre que voltava ao Crato, procurava por aquela cidade da minha infância e adolescência e não mais a encontrava. Aquele Crato somente existia dentro de mim e não mais em outro qualquer lugar. Mas nestes três últimos dias, como que por encanto ou tocado por alguma varinha mágica, aquele Crato ressurgiu esplendoroso em pleno Crato Tênis Clube, o único sexagenário entre todos os presentes. De repente regredimos há mais de quarenta anos. Todos nós ali voltamos à adolescência. Eu dançava com a garota dos meus sonhos, jurando que após concluir meus estudos voltaria ao Crato para casar com ela. O velho “Conjunto Ases do Ritmo” tocava como antes. Cheguei até a vislumbrar a imagem de seu Irineu por trás do acordeão de Hugo Linard. Tudo era encantamento na festa da primeira velinha do Cariricaturas.

Fadas existem! Elas foram as responsáveis por momentos tão sublimes, que reforçaram a vocação do Crato como centro irradiador da cultura. Milagres também existem! Acreditem.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Numa lua quase cheia de julho - Por Emerson Monteiro

Sob os efeitos recentes da tempestade de emoções vividas por ocasião do lançamento do livro Cariricaturas em verso e prosa, acontecido na noite de 24 de julho de 2010, nas dependências do Crato Tênis Clube, resolvo escrever algumas palavras neste assunto. Junto dessa vontade, me veio ao pensamento uma polêmica verificada no auge do jornal O Pasquim, arauto brasileiro da contracultura na década de 60, quando o escritor Luiz Carlos Maciel escrevia artigos analisando o conteúdo existencial das letras de Noel Rosa e, sem intenção deliberada, feriu o espírito realista do célebre Millôr Fernandes. Assim, sem querer, provocou cisão irreparável no grupo de artistas e intelectuais do semanário, abrindo brecha intransponível para a sua continuidade. Tudo por conta do modo romântico de olhar a vida sem meias tintas, com fartura de emoções, aos moldes da avaliação literária.

Na tempestade que invadiu o espaço do tradicional recanto da sociedade cratense, nessa noite de autógrafos repleta de escritores, convidados, falas e música, causou espécie a farta emocionalidade do instante. Cercado de amigos que se reencontravam, vindos alguns de lugares distantes, público feliz desfrutou ocasião pródiga e espontânea. Viu-se de perto o Crato criativo, resistente e culto redimido em ocasião típica dos seus melhores dias de antes experimentados. A festa produzida por Socorro Moreira, Claude Bloc e Edilma Rocha, animada por Hugo Linard e banda, reavivou bons sentimentos do auge de épocas bem especiais guardadas na memória. O mistério dessa intensidade, desse fulgor, lembra a frase de Saint Exupéry que diz: Quando o mistério é muito impressionante não cabe desobedecer.

Em meio ao sucesso das atividades em movimento, busquei agir como quem anda nos corredores internos de uma loja de porcelanas e vidros finos. Tantas valiosas personalidades vistas de perto, ao gosto por literatura, cultura, arte; figuras marcantes todo tempo, nos vários estágios dos caminhos desse rincão forte do Cariri, formaram painel verdadeiro de histórias e ocasiões, no encontro ao natural. Uma grande nave de cumplicidades circunscreveu sonhos pelo ar, feito o clima imponderável dos filmes geniais de Federico Fellini, decerto.

Daí soube as razões internas da vez em que Luiz Carlos Maciel analisou as letras dos sambas de Noel Rosa com a lente dos sentimentos. Porquanto há dimensões que apenas pelo lado de dentro se pode tocar, independentes dos caprichos horizontais da razão fria, das matemáticas. Nesse aspecto, foi o professor José Newton Alves de Sousa quem, ao agradecer as homenagens recebidas, melhor definiu a voltagem da festa. Fez menção a outro discurso e consignou mudança radical que, então, vivenciara na fisiologia de seu corpo, pois diante daquilo todo ele se transformava apenas em um coração.

Por: Emerson Monteiro

Bom Dia, CRATO ! - Hoje, 25 de Julho de 2010


A Nova onda: Assaltos aos Caminhões dos Correios - Fortaleza-Cariri ?


Bom Dia, Crato!


Hoje, 25 de Julho de 2010. Domingo, pé de cachimbo. Dia de esticar as canelas e ler as notícias da semana. Hoje teremos ainda um depoimento bombástico, em áudio, trazido por um dos grandes radialistas do cariri, Almeida Júnior, que nos telefonou na noite de ontem e contou uma estória no mínimo escabrosa. Segundo Almeidinha, como é conhecido, estão acontecendo assaltos aos caminhões dos Correios que fazem a rota Fortaleza-Crato. Almeida nos disse pelo telefone que segundo os próprios funcionários dos correios do Crato, com o assalto ocorrido anteontem, este já seria o quarto deste ano. Almeida nos relatou que fez diversas compras pela internet neste ano e quase todas apresentram problemas, e que pelo menos por duas vezes, ao reclamar dos maus-tratos nas embalagens ou danos aos produtos, foi alertado de que o caminhão havia sido assaltado no trajeto Fortaleza-Cariri, mas parte da carga havia sido recuperada e entregue de volta aos correios. Há pelo menos 2 dias, o caminhão teria sido assaltado novamente.

Coincidentemente, na última sexta-feira, eu estive em uma festa de aniversário no Buffet Lagarta Pintada em Crato, e um fotógrafo se queixava de que naquela noite iria estrear sua nova câmera Nikon D5000, mas isso não aconteceu porque segundo ele, a mercadoria não chegou devido a que o caminhão dos correios havia sido assaltado. Um dia depois, recebo esta ligação do Almeida, que nem conhece o outro rapaz, informando também a mesma notícia. Almeida Júnior, que é uma fonte de credibilidade no Radialismo caririense, ainda questiona o porque de fatos dessa gravidade não estarem sendo divulgados pela grande Imprensa ( Jornais e TVs ), a fim de que o público possa tomar conhecimento. "Estariam escondendo as notícias ?" questiona Almeida.

Consultei algumas pessoas na noite de ontem sobre o assunto, e a maioria delas foi a favor de que o caminhão que transporta as cargas dos correios a partir de Fortaleza para o Cariri, deveria ser conduzido em comboio e haver uma escolta permanente, afinal, ali estão sendo transportados documentos e materiais importantes para toda a população.

Estes tristes acontecimentos relatados pelo Radialista Almeida Júnior só me fizeram lembrar dos famosos assaltos às diligências nos filmes de Faroeste Americano, em que nem as carroças dos correios eram poupadas pelos selvagens índios. É preciso que as autoridades tomem uma providência IMEDIATA sobre este grave problema, como se já não bastassem os assaltos periódicos aos Ônibus que fazem a linha Cariri-Fortaleza, que tanto prejudicam a população, e que cada vez mais extingue a confiança do povo em querer viajar de Ônibus para a capital.

PREVISÃO DO TEMPO

O Tempo em Crato não muda. Dia de Sol com algumas núvens e não chove. Temperatura máxima de 27 graus e a mínima de 17.

ALMANAQUE

25 de julho: Dia de Santiago de Compostela, Dia Nacional da Galiza (Galiza).

* 306 - Constantino I é proclamado Imperador romano pelas suas tropas.
* 1139 - O rei D. Afonso Henriques vence os mouros na batalha de Ourique, durante a reconquista cristã de Portugal.
* 1978 - Nasce Louise Brown, o primeiro ser humano a nascer a partir de uma fertilização in vitro.
Nasceram neste dia...

* 1109 - Rei D. Afonso Henriques de Portugal (na imagem) (m. 1185).
* 1905 - Elias Canetti, escritor turco-britânico (m. 1994).
* 1924 - Nelson Sargento, compositor e ator brasileiro.

Morreram neste dia...

* 306 - Constâncio Cloro, imperador romano do Ocidente (n. 250).
* 1564 - Fernando I de Habsburgo (n. 1503).
* 1934 - Engelbert Dollfuss, político austríaco (n. 1892).

Fonte: Wikipedia
Foto Ilustrativa: http://www.infonet.com.br

Sucesso como telenovela, "O Bem Amado" chega aos cinemas


Em uma cidade do litoral baiano, o prefeito abusa das conexões políticas e da corrupção para administrar Sucupira. Este é o tema central de "O Bem Amado", novo filme de Guel Arraes, em cartaz desde sexta-feira (23). Estrelado por Marco Nanini e José Wilker, baseia-se na obra homônima de Dias Gomes. Escrito em 1962 como uma peça, foi levado para a televisão em 1973 no formato de telenovela, adaptado pelo próprio autor. Foi o primeiro folhetim da Rede Globo transmitido a cores e contava com Paulo Gracindo no papel de Odorico Paraguaçu, o político corrupto. Empossado do cargo após o assassinato de seu antecessor, Odorico tinha como grande obra de sua gestão a inauguração do novo cemitério da cidade. Como ninguém morria para que pudesse lançar o seu feito, o prefeito engendra planos para assassinar alguém, sempre sem sucesso.

Politizado, Dias Gomes usa a pequena cidade para sintetizar os deslizes encontrados em diferentes camadas da política nacional. Do político desonesto ao matador de aluguel, Gomes não deixa escapar nenhum tipo conhecido da cultura brasileira. Sucesso como novela, tornou-se série e imortalizou personagens como Dirceu Borboleta, vivido em 1973 por Emiliano Queiroz, o secretário gago e bajulador da prefeitura; e Zeca Diabo, interpretado por Lima Duarte, pistoleiro que se arrependeu de seus crimes e é contratado para matar alguém para que o cemitério seja inaugurado.

Além de "O Bem Amado", que reúne o texto original escrito em 1962, Gomes ainda escreveu crônicas e contos com as contraditórias histórias do político fictício em "Odorico na Cabeça". O personagem também foi contemplado com um volume da coleção Aplauso, "Odorico Paraguaçu: O Bem-Amado de Dias Gomes".

Fonte: Folha OnLine

Revista Playboy coloca Jesus Cristo e mulheres nuas em homenagem a José Saramago

A edição de julho da revista Playboy de Portugal criou bastante polêmica. Diferente das tradicionais capas, a revista masculina portuguesa escolheu como destaque o escritor falecido José Saramago. E mais: estampou a imagem de Jesus Cristo ao lado de uma modelo nua.

A capa faz uma alusão ao livro 'O evangelho seguindo Jesus Cristo', de Saramago. Na época de sua publicação, o livro estremeceu a relação do escritor com a Igreja Católica, pela abordagem literária de temas bíblicos.

A revista traz ainda uma entrevista com o escritor, considerado um dos maiores nomes da literatura portuguesa, morto no final de junho nas Ilhas Canárias.

Embora seja um dos países mais avançados em questões tabus na atualidade - o país aprovou a legislação que permite o aborto e já sinaliza para a liberação do casamento de pessoas do mesmo sexo -, Portugal possui forte tradição católica. As informações de Correio 24 horas.

Fonte: www.ogalileo.com.br

Viçosa - VII Festival Música na Ibiapaba


Aboios e toadas com a rainha dos vaqueiros encourada, Dina Martins, acompanhada por um trio regional de sanfona, zabumba e triângulo, além da participação de cinco vaqueiros, vão abrir a programação artística do VII Festival Música na Ibiapaba neste sábado, dia 24 de julho, em Viçosa do Ceará. A abertura será às 20h30 no palco da Praça da Matriz, que diariamente receberá orquestras e bandas das cidades do Maciço da Ibiapaba.

O VII Festival acontece até o dia 31 de julho, com mais de 70 oficinas pela manhã e à tarde, para mais de 1.000 estudantes de música inscritos, ministradas por renomados professores do Ceará e convidados de outros estados. No final da tarde começa a programação artística, tendo como palcos a Igreja Matriz, o Coreto e o palco da Praça da Matriz, uma Tenda de Circo que será armada na Praça General Tibúrcio, que recebe o Cine Clube com a Mostra Música no Cinema e o Polo Turístico da Igreja do Céu, uma das mais belas paisagens serranas do Ceará.

Vista da igreja do Céu em Viçosa do Ceará (Foto: divulgação)

OUTRAS ATRAÇÕES

No domingo, 23, também na praça da Matriz, haverá uma concerto, “Piano Popular Brasileiro”, pianista Ricardo Bacelar (ex- integrante da banda Hanoi Hanoi). Do programa consta repertório de música popular brasileira, com obras de Tom Jobim, Caetano, Ivan Lins e outros, passeando pela bossa nova, valsas, baladas e sambas arranjados para conjunto de piano e violino. Traz a participação do experiente violinista Marcus Vinícius Cardoso, recém chegado de período de três anos de estudo nos Estados Unidos.

No Polo Turístico Da Igreja do Céu, na Ibiapaba, também no domingo, Cainã Cavalcante e banda lançam “Samburá”, segundo do multiinstrumentista cearense de 19 anos. Com produção de Raimundo Fagner, o novo álbum traz músicas de Lauro Maia (Trem de Ferro) Aroldo Araújo, Manassés, Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino e João Lyra. Confira a programação completa do Festival da Ibiapaba no blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).

Fonte: www.divirta-ce.blogspot.com via Blog de Potengi - Ivanildo Souza

O Perigo da Guerra - EUA e Coreia do Sul iniciam exercício naval em alerta à Coreia do Norte


Manobras com 20 navios e 200 aviões durarão três dias no Mar do Japão. Exercícios são resposta a naufrágio de navio sul-coreano em março.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram neste domingo (25) exercícios navais conjuntos com 20 navios e 200 aviões no Mar do Japão. As manobras, que durarão três dias, têm como objetivo enviar uma mensagem à Coreia do Norte depois que um navio sul-coreano foi afundado em março. Os EUA e a Coreia do Sul acusam os norte-coreanos do naufrágio. As ações destacam a determinação dos dois países de enfrentar qualquer ameaça da Coreia do Norte (Foto: Jo Jung-Ho/Yonhap/Reuters).

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30