xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 julho 2010

Interblogs - Por Carlos Rafael Dias

(Lembram do Interblogs? Dihelson, decerto, lembrará!  )

Um dos meus blogues preferidos, ao lado do blogue da Aeronauta e do meu, o Tudo-fel (que está em stand by), - é o Embrulho no Estômago, de Viviane Costa (foto), personagem principal de seus contos e causos. Ela escreve sobre os seus próprios rastros & réstias...

Esse post trata de um tema mais do que atualíssimo e de todas as suas mazelas e soluções instrínsecas...

Com vocês.... Viviani Costa em:

O sentido da (minha) vida*


Na manhã de ontem, participei de uma caminhada política em Massaranduba. Mas não pensem que estou aqui para fazer campanha para A, B ou C. Até poderia, se quisesse, mas não é o caso. Quero apenas dividir com vocês a minha mais nova descoberta: o sentido da vida.


Lá, na caminhada, enquanto me concentrava em desviar das inúmeras poças de lama surgidas com a chuva, quase caí numa cratera. Nesse momento, um comerciante local comentou comigo que aquele buraco na pista estava ali há anos e ninguém fazia nada a respeito. Não vou dizer que fiquei chocada, porque não é só em Massaranduba que vejo algo desse tipo e, também, embora isso seja um exemplo perfeito do desleixo do poder público, nem de longe é o maior deles.


Contudo, pensei que este deveria ser o sentido da vida: tornar-se útil, no sentido de fazer algo positivo ao outro, ainda que não se ganhe qualquer notoriedade com isso. Fazer com eficiência e comprometimento aquilo que se propôs a fazer, independentemente de ser o seu ofício a gestão pública ou a produção de pães. Asfaltar a cidade, mantê-la limpa e segura, proporcionar o mínimo existencial aos cidadãos é dever de quem se propõe a gerir a máquina pública e, se assim não procede, sua existência é indiferente a mim e ao mundo. Do mesmo modo, alguém que desrespeita as regras básicas de convivência, permitindo que a gentileza - princípio de onde deveriam surgir as demais normas - seja morta por inanição, fomentando o caos social, não me parece digno da regalia de subsistir.

Por outro lado, os senhores que, em alguma fazenda no interior do país, tiram com esmero o leite da vaca, garantindo a minha satisfação matinal, bem como motoristas que gentilmente cedem passagem a pedestres ou a mim mesma, surpreendendo com o que deveria ser apenas um ato ordinário, talvez não saibam disso, mas me desarmam e me fazem bem mais felizes. E, por certo, não só a mim.

Clique aqui  para acessar o outro blogue deste Interblogs :
* capturado de embrulhonoestomago.blogspot.com

A LIÇÃO DA ELEIÇÃO - Por Mundim do Vale



Quando é tempo de eleição

Gente pobre tem valor,
Político dá atenção
A qualquer um eleitor.
A mulher do candidato
Dança com Chico Onorato
E a filha com Assis Mota.
Fazem samba na ribeira
Nos dias de sexta feira
E os pobres, nem paga cota.

No dia da votação
As cinco da madrugada
O matuto abre o portão
E corre para a calçada.
Depois acorda a mulher,
Dizendo que o chofer
Já apitou na ladeira.
A mulher acorda Antão,
Margarida, Damião,
Juvenal e Oliveira.

O chofer se aproxima
Desce o cabo eleitoral
Bota e meninada em cima
E na cabine o casal.
O chofer liga o motor,
Sai recolhendo eleitor
Em cada localidade.
E aquele povo enganado,
Naquele carro apertado
Vai tangido pra cidade.

Assim que chegam na praça
É grande a recepção,
Tem mocinha que abraça
E rapaz que aperta a mão.
É uns chamando compadre,
Outros chamando comadre
Com toda delicadeza.
Aparece um cidadão,
Leva tudo pra mansão
Com o almoço já na mesa.

Na mansão o candidato
É quem recebe o povão,
Vai logo servindo um prato
Com lingüiça e macarrão.
Os eleitores na mesa,
Esquecem que a gentileza
É somente aquele dia.
Vão pra seção doze e meia,
Votam com a barriga cheia
E a cabeça vazia.

Quando passa a eleição
Eles voltam na cidade,
Mas encontram na mansão
Só um vigia na grade.
Pedem pra falar com o dono,
Mas ficam no abandono
Sem ninguém lhes atender.
Foi aquela, uma lição,
Para na outra eleição
O eleitor aprender.

Mundim do vale

DIHELSON MENDONÇA: A MÚSICA É SUA MULHER PERFEITA parte II - Por Wilson Bernardo.

Queiram me desculpar. Apenas seguia regras do blog, onde existe um numero estabelecido de fotografias postadas. Esta matéria sairia em seguida à outra quando a mesma passasse para a outra pagina. Com a devida a autorização do administrado do blog, fui liberado a fazer a postagem referente aos nossos amigos que compuseram lindamente a plateia do show memorável. Contando com as devidas considerações, agradeço a todos pela compreensão.

Mônica Araripe e nosso Prefeito Samuel Araripe:

Socorro e seu esposo, o grande Pachely Jamacaru

Mônica Araripe, uma grande amiga.

Dona Magali, uma preciosidade de mulher:

A beleza da mais nova musa Camila:

Flores, para meu amigo fraterno Dihelson Mendonça:

Enfim ai está a restauradora de arte A bela GABI:

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Brasil tem 3º pior índice de desigualdade no mundo -- postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: jornal O POVO, 24-07-2010
Cerca de 58% da população brasileira mantém o mesmo status social de pobreza entre duas gerações. Nos países nórdicos, é de 19%. Na América Latina, o Brasil empata com Equador e só perde para Bolívia e Haiti em relação à pior distribuição de renda
O Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade no mundo e, apesar do aumento dos gastos sociais de 10 anos para cá, apresenta uma baixa elevação social e educacional entre gerações. Os dados estão no primeiro relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre a América Latina e o Caribe. De acordo com o estudo, a região é a mais desigual do mundo. “A desigualdade de rendimentos, educação, saúde e outros indicadores persiste de uma geração à outra, e se apresenta num contexto de baixa mobilidade socioeconômica”, revela o estudo do órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) e concluído este mês.

Entre os 15 países com maior diferença de renda entre ricos e pobres, 10 estão na América Latina e Caribe. Na região, o Brasil empata com Equador e só perde para Bolívia e Haiti em relação à pior distribuição de renda. Quando outros continentes são incluídos, a Bolívia ganha a companhia de Madagáscar e Camarões no primeiro lugar e o Haiti tem ao seu lado, na segunda posição, Tailândia e África do Sul.

Para o Pnud, esses países apresentam índices “muito altos”. O relatório do programa daa Nações Unidas destaca que a maior dificuldade na América Latina é impedir que desigualdade social persista no decorrer de novas gerações. “A desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razões econômicas como de economia política”, afirma um trecho do documento. E os números não são nada bons para o Brasil.Cerca de 58% da população brasileira mantém o mesmo status social de pobreza entre duas gerações, enquanto no Canadá e nos países nórdicos, por exemplo, esse índice é de 19%.

“Estudos realizados em países com altos níveis de renda mostram que a mobilidade educacional e o acesso a educação superior foram os elementos mais importantes para determinar a mobilidade socioeconômica entre gerações”, diz a ONU.De acordo ainda com o estudo das Nações Unidas, é baixo também o crescimento do nível de escolaridade entre pai e filho. E esse resultado é influenciado pelo patamar educacional da geração anterior.

No Brasil, essa influência chega a ser de 55%, enquanto nos Estados Unidos, esse porcentual é de 21%. O Brasil, nesse quesito, perde para nações como Paraguai, Panamá, Uruguai e Jamaica. (das agências de notícias)
Postado por Armando Lopes Rafael

Chávez diz que guerrilhas colombianas devem "reconsiderar" luta armada


BBC Brasil - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que as guerrilhas da Colômbia deveriam "reconsiderar" a estratégia de luta armada e que estes grupos se converteram em uma desculpa para a "intervenção" dos Estados Unidos na região. As declarações foram feitas um dia depois de Chávez anunciar o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia, após Bogotá acusar a Venezuela de abrigar grupos guerrilheiros em seu território.

"Acredito que os movimentos armados na Colômbia deveriam reconsiderar sua estratégia armada (...) não há condições na Colômbia para que eles possam tomar o poder", afirmou Chávez na noite desta sexta-feira, durante um ato com sindicalistas latino-americanos, em Caracas.

"Pelo contrário, (os grupos armados) se converteram na principal desculpa para o império penetrar na Colômbia a fundo e, a partir de lá, agredir a Venezuela, agredir Equador, Nicarágua, agredir Cuba", acrescentou.

ANOS 1960

Durante seu discurso, o presidente venezuelano ainda afirmou que a situação política atual não é como a dos anos 1960, quando diversos grupos armados atuavam no continente, e citou líderes latino-americanos que atuaram em movimentos de esquerda, inclusive a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. "O mundo de hoje não é o mesmo mundo dos anos 1960", disse. "Aí está Pepe Mujica (ex-guerrilheiro, presidente do Uruguai), está Daniel (Ortega, presidente da Nicarágua), está Evo (Morales, presidente da Bolívia), está Lula e estará Dilma (Rousseff), enfrentando as oligarquias e o imperialismo", afirmou Chávez. Também durante seu discurso, Chávez voltou a afirmar que não desconsidera um conflito com a Colômbia e disse que "não ficará de braços cruzados" se o país invadisse seu território. "Que Deus nos livre de uma guerra, mas nós estamos obrigados a considerar esse cenário", disse Chávez.

Fonte: Folha OnLine

Datafolha mostra empate técnico entre Serra e Dilma

NE - Muita água vai rolar embaixo da ponte...

Tucano aparece com 37% das intenções de voto; petista, com 36%. Pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%. Esta é primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas a presidente e a terceira consecutiva do instituto que aponta empate entre os dois candidatos – na de maio, ambos tinham 36% e na do início deste mês, Serra aparecia com 39% e Dilma, com 37%.

O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010. A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Resposta espontânea

Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina Silva.

Segundo turno

A simulação de segundo turno efetuada pelo Datafolha aponta Dilma com 46% e Serra com 45%. Os indecisos são 5%, e outros 5% votariam em branco ou anulariam o voto. De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, 41% dos eleitores de Marina Silva optariam por Serra, e 39%, por Dilma. Dentre os eleitores de Marina, 15% votariam em branco ou anulariam o voto em um segundo turno entre Serra e Dilma.

Rejeição

A pesquisa mostra que não votariam em José Serra em hipótese alguma 26% dos entrevistados (eram 24% no levantamento anterior). A taxa de rejeição de Dilma Rousseff é de 19% (era 20%) e a de Marina Silva, de 13% (era 14%).

Fonte: G1

CARIRI - Geopark recebe visita técnica - Reportagem: Elizângela Santos


OBRA Da sede do Geopark Araripe foi visitada pela equipe do Ministério da Integração Nacional e das Secretarias das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - ELIZÂNGELA SANTOS. Além do Geopark Araripe, a equipe do MIN visitou vários locais turísticos de Juazeiro, Crato e Santana do Cariri.

Juazeiro do Norte. Uma equipe do Ministério da Integração Nacional (MIN) e das Secretarias das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizou uma série de visitas esta semana a equipamentos turísticos dentro da área do Geopark Araripe. Também recebeu visita técnica a construção da sede administrativa do projeto. O grupo realizou reuniões para verificar as potencialidades e necessidades dos diversos setores, voltados ao desenvolvimento regional. Há possibilidades de mais investimentos na região, por parte do MIN, principalmente no sentido de melhor equipar o prédio próprio do Geopark, que deverá ser inaugurado até outubro deste ano.

A construção foi iniciada em março, na cidade do Crato, no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca). Estão sendo investidos em equipamentos e na obra R$ 778 mil. Desse montante, o prédio de 441 metros quadrados leva R$ 500 mil. Os técnicos realizaram várias avaliações, por meio de reuniões junto à equipe multidisciplinar do Geopark e da Urca. Na ocasião, foi apresentado pela geóloga do projeto, Flávia Lima, todas etapas desenvolvidas pelo projeto até o momento, e hoje, como atua a equipe, principalmente tendo foco as principais potencialidades regionais. A sede contará com uma sala multiuso (auditório para cem pessoas), sala de exposição, sala de reuniões, diretoria, área de acesso para portadores de deficiência e sala técnica. Também será adquirido um veículo por meio do convênio firmado. São seis cidades do Cariri incluídas no Geopark, com a identificação de dez geossítios, onde estão sendo trabalhados principalmente três focos: o geoturismo, geoeducação e a geoconservação das áreas. A secretária Nacional de Programa Regional do MIN, Márcia Damo, afirma que hoje a região é prioritária na política nacional de desenvolvimento nacional. "Temos algumas regiões, denominadas mesorregiões que são prioritárias nessa política", diz.

O Cariri está sediado na área da Meso Araripe, dentro de um programa de desenvolvimento que integra várias regiões do Brasil. As principais potencialidades das localidades incluídas nessa política nacional estão sendo trabalhadas por meio diversos projetos. Segundo a secretária, a vinda da equipe teve como objetivo verificar algumas ações que estão sendo desenvolvidas na região. Ela afirma que a construção da sede do Geopark foi priorizada por meio de um convênio firmado junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Márcia Damo afirma que a obra está tendo o andamento dentro do prazo e a expectativa é de que fique pronta até o fim de setembro, com todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento. Em novembro, após o período eleitoral, a secretária afirma que deverá vir uma equipe do Ministério para inaugurar a obra e deixá-la em condições de ser utilizada.

A iniciativa de investimento do projeto aconteceu após análise de projetos, verificando a obra como prioritária para o andamento dos trabalhos do Geopark e a partir daí foi feito um programa de necessidades. "Temos uma obra com algumas salas que vão acolher os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, e ao lado de uma universidade que tem dado todo o apoio ao projeto", diz ela. A equipe do Ministério visitou o Horto, o Centro de Cultura Mestre Noza, e Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte; no Crato, o atual escritório do Geopark Araripe, a Urca; em Santana do Cariri, o Museu de Paleontologia; e em Nova Olinda, a sede da Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri. Márcia Damo destacou a potencialidade do projeto e afirma ter ficado impressionada com o trabalho que é feito no local. "Temos que dar muito mais conhecimento e visibilidade no Brasil. É um trabalho para ser replicado em nível de Brasil", ressalta.

Todas essas visitas, conforme a secretária, foram importantes no sentido de verificar outras ações que possam ser desenvolvidas na região, com o aporte de mais recursos do MIN. "Temos a finalidade também de identificar e prospectar algumas ações que possam ser apoiadas pelo Governo Federal", completa, ao ressaltar a importância das parcerias para o desenvolvimento, por meio do Ministério, numa área considerada de prioridade nacional.

Apoio

"A finalidade da visita foi identificar a prospectar algumas ações que possam ser apoiadas"
MÁRCIA DAMO
Secretária Nacional de Programa Regional do MIN

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 754
Centro, Crato - CE
(88) 3102.1237

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

VERSO E PROSA - Livro ´Cariricatura´ é lançado hoje


Crato. A evolução tecnológica integra os meios de comunicação e gera prodígios de ampliação das consciências, no tempo e no espaço. Nos dias atuais, mediante a penetração massiva da comunicação, por meio da rede internacional de computadores, a possibilidade de se reunir meios em novos fenômenos propicia reencontro de pessoas e culturas numa perspectiva de resultados múltiplos antes jamais avaliados. Um exemplo dessa transformação de hábitos e costumes é a publicação do livro "Cariricatura em Verso e Prosa". Coordenado por Socorro Moreira, Claude Bloc e Émerson Monteiro, o livro, editado pelo BSG Bureau de Serviços Gráficos, reúne escritores que fazem parte de uma geração de jovens intelectuais que foram sufocados pelo regime militar, ou impossibilitados de extravasar os seus talentos literários pela necessidade de se preparar para o vestibular.

Quarenta anos depois dos chamados "anos de chumbo", estes jovens de ontem, já de cabelos grisalhos, se reencontraram na internet e criaram o blog "Cariricatura", com o objetivo de divulgar às suas ideias de forma democrática, sem patrulhamento político ou ideológico. O reencontro virtual deu origem ao livro que agora está sendo lançado.

São 33 autores, poetas, contistas, ensaístas, cronistas, gravuristas, valores do lugar espalhados pelo Brasil, porém, de pés firmados nas origens caririenses, ou ligados aos seus padrões, pela identificação e vivências, somadas em livro único. A publicação é ilustrada com gravuras do artista plástico Bruno Pedro, que faz parte da geração talentosa. O lançamento será, hoje, no Crato Tênis Club, seguido de festa dançante. A mesa está sendo vendida a R$ 40, com direito a um livro. A professora Socorro Moreira lembra que cada um dos escritores contribuiu com R$ 200,00. O livro, segundo a professora universitária, Claude Bloc, é o renascimento da região após a grande dispersão dos anos 60. O advogado Emerson Monteiro destaca que o livro é a continuidade da vocação libertária e literária do Crato.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

HOJE, Dia 24 de Julho - Lançamento do Livro "Cariricaturas e Prosa e Verso" no Crato Tênis Clube


Hoje, dia 24 acontecerá no Crato Tênis Clube, a festa de lançamento de um importante livro para o Cariri, "Cariricaturas em Prosa e Verso". Trata-se de uma coletânea de inúmeros poetas e escritores caririenses que se reuniram para oferecer aquilo que cada um tem de melhor na sua lira. O evento é coordenado pela revista eletrônica Cariricaturas, sob a supervisão de Socorro Moreira, Claude Bloc e Edilma Saraiva, todas, grandes poetisas da região, com a colaboração de pessoas igualmente ilustres como Emerson Monteiro, dentre tantos outros. O evento tem a seguinte programação:

20 h - Cerimonial de lançamento ( sem discursos !)- por Edilma Rocha.
Música ao vivo : Com João Nicodemos

20:30 h Performances poéticas - participação de L. C Salatiel, Salete Libório, Poliana, João do Crato, Divani Cabral , Stela e Olival. Apresentação do Livro "Cariricaturas em Prosa e Verso - Projeção de imagens num telão ( produção Claude Bloc)

21 h Coquetel, e momento de autógrafos.

Apreciação da galeria de fotos-pintura da artista Cratense Telma Saraiva
-Sorteios de brindes. Mimos de amigos : Elmano Rodrigues, Jurandir Temóteo, Everardo Norões e Carlos Esmeraldo.

22 h- Baile animado por Hugo Linard e sua banda.

Fonte: Site Cariricaturas

Agradecimento ao Padre Edmilson, cura da Sé Catedral - Por: Dihelson Mendonça


Venho de público agradecer a extrema gentileza com que fomos tratados ontem pelo Padre Edmilson Neves Ferreira, cura da Sé Catedral, ao disponibilizar qualquer espaço da Igreja que desejássemos, a fim de posicionarmos os instrumentos musicais para o casamento realizado ontem naquele local às 19:30, quando todos os "prepostos" queriam colocar nossos instrumentos num lugar totalmente afastado e escondido de tudo. Agradeço à gentileza e a sensibilidade do Padre Edmilson, que sabe tão bem valorizar a música clássica, com educação e seriedade.

Um forte abraço.

Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do dia 24 de Julho de 2010


Secretaria de Saúde do Crato promove na próxima semana debate sobre sexualidade e dengue para jovens do Alto da Penha

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde atrás do Programa de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde do bairro Alto da Penha promoverão na próxima terça-feira, dia 27 na sede do projeto ABC do Alto da Penha um encontro com adolescentes na faixa etária de 10 a 16 anos onde será feita a apresentação de dois temas: Sexualidade na adolescência e Dengue: Responsabilidade de todos. Os temas serão facilitados pela enfermeira Alessandra Bezerra de Brito. Luciana Callou, coordenadora do setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato informa que após a apresentação de cada tema será realizada uma roda de conversa dos profissionais de saúde com os adolescentes. O Governo Municipal do Crato vem desenvolvendo ações de saúde, disponibilizando informações de combate e prevenção a doenças, bem como promovendo atividades de controle. A participação da população é extremamente importante. Portanto não esqueçam: Terça-feira, 27 de julho na sede do projeto ABC do Alto da Penha, apresentação de dois temas:

8 horas e 30 minutos -Sexualidade na adolescência e
10 horas e 30 minutos -Dengue: Responsabilidade de todos.
Participem.

Atividades promovidas para os idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira retornam no inicio de agosto

A Secretária Municipal de Assistência Social Liduina Andrade comunica aos idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira que as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS retornarão no próximo dia 4 de agosto as 13 horas e 30 minutos.

Secretaria de Cultura do Crato convida artistas a se inscreverem nos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional.

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC



Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

A Calúnia e a Fofoca - Postado por: Mônica Araripe


Perseverar no cumprimento de seu dever e guardar silêncio é a melhor resposta à calúnia." (George Washinton)

Calúnia é um termo que vem do latim, calumnia, engodo, embuste. A calúnia não se confunde nem com a difamação nem com a injúria, outros dois crimes contra a honra. A difamação (do latim diffamare) significa desacreditar, sendo um crime que consiste em atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação de pessoa fiel à moralidade e aos bons costumes. Não se confunde com a calúnia, pois esta consiste numa imputação injusta de fato tipificado como crime. Na difamação o que se busca é desacreditar a vítima, embora sem apontá-la como autora de fato criminoso. (...) Quanto à injúria do latim injuria, de in jus, injustiça, falsidade, trata-se de um crime contra a honra consistente em ofender, verbalmente, por escrito, ou fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém. A injúria ofende o moral, abate o ânimo da vítima, ao passo que a calúnia e a difamação ferem a moral da vítima. (...) Fofoca é o mexerico, intriga, a bisbilhotice. É um mal que para muitos é divertimento sem importância, mas que é extremamente destrutivo: A vontade de passar informações faz parte do homem, é a comunicação, é uma ação humana natural e normal, mas na maioria das vezes esquecemos do outro e não medimos as conseqüências das nossas palavras. Quando uma pessoa não controla a cobiça, o resultado é a inveja, que desperta o instinto animal de prejudicar o próximo pela difamação. O vaidoso que é infestado pelo orgulho e pela arrogância, é muito propenso a usar a fofoca. (...) Afirmativas como “onde há fumaça há fogo”, em verdade são armas utilizadas pelos caluniadores. O correto é: “onde há fumaça há um caluniador”. Para bom entendedor, quem está sendo exposto não é o caluniado, mas sim o caluniador: revela-se e desvenda um interior conflitado. O caluniador é uma pessoa que está sempre em conflito consigo mesmo. Quem está de bem com a vida não tem sequer vontade de caluniar, quer apreciar as coisas boas da vida. Por vezes, as pessoas lidam de forma inadequada com suas perturbações. Por exemplo, passam a ingerir muita bebida de álcool, ou mergulham num mundo imaginário e se afastam da vida real. Outra forma inadequada é a calúnia. O caluniador procura transferir seu desequilíbrio para outra pessoa. Lançando uma calúnia ele percebe que o interior da pessoa atingida começa a se desorganizar. Para que isso ocorra, a calúnia deve ser impactante, deve penetrar no interior da vítima e estourar como uma bomba. Portanto, agora quem está desequilibrado é o outro e não mais ele. Ou há mais alguém perturbado e em sofrimento como ele. Como este artifício é fantasioso, não promove um alívio duradouro ao caluniador, como um vício ele sente necessidade de repetir e repetir o ato de caluniar. É uma falsa saída para seu desequilíbrio. É como se alguém pegasse o lixo de sua casa e jogasse no pátio do vizinho. Por alguns momentos tem a sensação de estar limpo. Mas o lixo reaparece na sua casa, pois ela é o gerador de lixo. Existem dois tipos de caluniadores: aquele que calúnia sistematicamente e aquele que o faz num momento em que sua vida não vai bem. E existem também as pessoas que levam adiante a calúnia gerada por outro. É um fenômeno que acompanha a humanidade desde sempre. Um dramaturgo romano, Plauto, escreve em uma de suas peças: “Os que propalam a calúnia e os que a escutam, se prevalecesse minha opinião, deveriam ser enforcados, os primeiros pela língua e os outros pela orelha”. Brincadeiras à parte, temos que aprender a lidar com estes fenômenos. Todos estamos sujeitos a ele. Sheakespeare escreveu: “Mesmo que sejas tão puro quanto a neve, não escaparás à calúnia”.(...) Aquele que se percebe gerando calúnia se beneficiará de uma ajuda profissional para procurar lidar de uma maneira mais eficaz com seus desequilíbrios. Provavelmente, graças a esse poder contaminante do pensamento primário é que, muitas vezes, julgamos uma causa por sua aparência, brigamos com amigos por detalhes fúteis e esquecemos o imprescindível para guardar o periférico. (...) postado por Atena

Um ótimo final de semana,

Mônica Araripe

Bom Dia, CRATO ! - Hoje, 24 de Julho de 2010


Bom Dia, Crato!


Finalmente nós estamos com esta seção de volta. Na verdade, os últimos dias têm sido muito cheios de eventos, festas intermináveis, comemorações, e outros apelos sociais que o homem civilizado e "sociável" não poderia faltar. Assim, em razão de inúmeras festas de casamentos, shows, concertos, lançamentos de livros, e a preparação que eu tive de fazer das peças para o meu concerto, é que estive um pouco afastado do Blog do Crato. Mas hoje estamos normalizando este tradicional encontro. Fico tão feliz quando as pessoas me encontram nos eventos e a primeira coisa que falam é: "A primeira coisa que faço no dia depois de acordar, é ler o Blog do Crato". Isso para nós que escrevemos aqui, é tudo! - É a razão deste espaço existir, para levar a NOTÍCIA sobre o que acontece no Crato para o mundo, através do Blog, e a boa-nova da Rádio Chapada do Araripe, que já beira 7 anos de existência. E quero aproveitar este pequeno espaço para mandar um abraço todo especial para meus amigos: Júnior ( estivemos ontem num casamento luxuosíssimo no Lagarta Pintada ), ao meu amigo Tito, irmão do Zilberto Cardoso, que não perde uma edição do Blog do Crato, outro abraço ao próprio Zilberto Cardoso e à sua Esposa, outro abraço grande para minha amiga Camila Arraes, que foi minha musa inspiradora no concerto do último dia 22, e um abralo todo especial a um homem incansável, quase escravo do trabalho, que aliás, merece tirar umas férias: Amilton Silva.

PREVISÃO DO TEMPO

Para quem pensa em chuvas, vou logo dizendo: Chuva, só em sonhos, ou em 2010 ( se cair ), a previsão indica Sol e pouca nebulosidade. Temperatura máxima de 26 e mínima de 16 graus em Crato. Apesar de não estar tão quente, não há chuvas, não choveu neste ano quase nada, e nem há previsão alguma disto. Eu digo apenas: QUE PENA!

ALMANAQUE

24 de julho: Dia de Simón Bolívar (Equador)

* 1883 - O município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, torna-se a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública.
* 1969 - Projeto Apollo: a Apollo 11 regressa à Terra ao cair no Oceano Pacífico.
* 2005 - O ciclista norte-americano Lance Armstrong vence pela sétima vez consecutiva a Volta à França.

Nasceram neste dia...

* 1783 - Simón Bolívar, político venezuelano (m. 1830).
* 1802 - Alexandre Dumas, pai, escritor francês (m. 1870).
* 1976 - Tiago Vagaroso Monteiro (na imagem), ex-piloto português de Fórmula 1.

Morreram neste dia...

* 1568 - Carlos de Espanha, Príncipe das Astúrias (n. 1545).
* 1974 - James Chadwick, físico britânico (n. 1891).
* 2003 - Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro (n. 1937).

Fonte: Wikipedia

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31