xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 julho 2010

Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo assumirá reitoria do Santuário Eucarístico Diocesano

Na manhã de hoje, 12.07, dentro do seu programa semanal na Rádio Educadora o Senhor Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, anunciou algumas mudanças que deverão ocorrer, no decorrer o mês de agosto, no que diz respeito ao remanejamento de alguns vigários.

No caso da Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra, o Padre Cícero Caboclo será transferido para a Paróquia de Potengi, e Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo irá assumir a reitoria do Santuário Eucarístico Diocesano, antes, sede da Matriz de São Vicente Férrer da cidade de Crato. O padre Raimundo Ribeiro Filho, que era pároco da então Paróquia de São Vicente, irá substituir o Monsenhor Bosco.

Como se sabe, há tempo, o Monsenhor Bosco havia solicitado ao Senhor Bispo, Dom Fernando, um abrandamento nos seus trabalhos em razão da sua idade( 69 anos), no que foi atendido, agora, com essa nova missão.

É importante dizer que há 27 anos Mons. Bosco chega em Ponta da Serra, um padre ainda jovem,e logo se identifica com a gente simples desse comunidade e inicia um trabalho social muito interessante, paralelamente, ao seu trabalho evangélico.

Apesar da comunidade está avisada da sua pretensão em se afastar da Paróquia, a confirmação passada hoje por Dom Fernando choca a todos.

Acredita-se que não será um adeus, pois, o fato do Monsenhor passar a residir na cidade não impede que o mesmo continue atuando, agora pelo social, na comunidade que ele tanto ama.

Não há dúvidas de que seu projeto social para Ponta da Serra continuará vivo, agora, mais do que antes.

A saída do Padre Cícero, também será sentida pela população.

HIP HOP PELA NAÕ VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES -Por Maria Otilia


Vejamos o que diz o Projeto Hip Hop sobre a violência dos homens contra as mulheres:
A violência de homens contra mulheres está profundamente associada ao modo como os homens são socializados. Uma vez que os meninos são geralmente ensinados a reprimir emoções, a raiva torna-se um dos poucos sentimentos que os homens podem expressar com aprovação da sociedade. Além disso, durante o processo de socialização, muitos homens não desenvolvem habilidades de comunicação interpessoal adequadas às relações pautadas pelo diálogo. Por terem testemunhado violências de homens contra mulheres em suas famílias de origem, ou por terem sido vítimas de abuso ou violência em casa, estão mais propensos ao uso de violência contra suas parceiras, filhos e filhas, reproduzindo o que alguns estudiosos denominaram de “ciclo transgeracional de violência”.

O silêncio dos homens sobre violências cometidas por outros homens contribui para a manutenção da violência doméstica. Pesquisas revelam que, apesar de mais da metade dos homens jovens entrevistados informarem ter testemunhado violência em suas casas, a maioria sente-se impotente para denunciar o problema, frequentemente utilizando o ditado popular “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

O Hip Hop brasileiro não quer compactuar com este silêncio, e propõe como pauta, o envolvimento e a responsabilização dos homens da cultura Hip Hop e o engajamento no sentido da prevenção e da redução da violência contra as mulheres.

Texto e imagem extraído do site: http://www.hiphopsemviolencia.org.br/HipHop.html

Postado pro Maria Otilia Moreira

Grandes atrações da Expocrato estarão no Palco Sonoro URCA/BNB

Começa nesta segunda-feira e prossegue até sábado o Palco dos Artistas do Cariri na Expocrato. Alguns artistas chamam de Palco da Resistência por ser um dos poucos espaços que eles tem para se apresentarem.

O Palco Sonoro da Universidade Regional do Cariri – URCA e do Banco do Nordeste trarão mais de 20 atrações musicais e teatrais. O Palco é um dos poucos espaços destinados aos artistas regionais numa das mais antigas e maiores festas do interior do Estado.

Esse ano a reitoria da Universidade teve que recorrer a Comissão Gestora da Expocrato para pedir autorização na realização do palco. Tendo em vista que a Comissão tinha proibido o uso de aparelhos sonoros em algumas partes do Parque de Exposição.

A intenção do Palco é garantir não só a participação dos artistas regionais, mas a diversidade e a pluralidade musical do Cariri. Com o tema “A tradução contemporânea de nossas tradições” será apresentado no Palco Sonoro: música instrumental, forró pé-de-serra, hip-hop, jazz, reggae, pop-rock, maracatu e outras sonoridades e misturas musicais.

O Palco é uma realização da Universidade Regional do Cariri, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico Cultural Martins Filho – IEC e conta com a parceria do Centro Cultural do Banco do Nordeste. A produção é da Oca-Officinas de Cultura Artes & produtos derivados e o Coletivo Camaradas.


Veja a Programação - Clique na Imagem

AINDA SOBRE COPA DO MUNDO, FENÔMENOS MIDIÁTICOS E FUTEBOL BRASILEIRO


A Copa do Mundo de Futebol é feita pelos melhores jogadores dos 32 países que participam desse torneio futebolístico. Na minha humilde avaliação foi uma Copa do Mundo pobre em termos de futebol jogado. Os destaques foram bem reduzidos e as grandes estrelas do futebol não brilharam, casos de Kaká, Messi e outros que atuam no futebol europeu. Quem realmente brilhou foi a seleção da Alemanha que nesta Copa ousou ao apresentar um futebol bonito de se ver e que outrora quem tinha esse futebol era uma seleção de camisas amarelas e peito estrelado. A final entre Holanda e Espanha deixa um ar de que poderia ser melhor. Melhor futebol, brilho de grandes jogadores e alguma inovação tática. Não estou desmerencendo nenhuma delas, pois são países que sempre forma ótimos jogadores e têm tradição no futebol. Desde a Copa de 1950 a Espanha é conhecida por Fúria e a Holanda pelo seu Carrossel de 1974, a Laranja, berço de um futebol envolvente e brilhante. Quem sabe apartir de agora com uma das duas ao entrar no grupo seleto dos campeões mundiais possa a próxima Copa aqui no Brasil ser a verdadeira consagração do futebol no país do futebol. Nesse clube dos oito que tem Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra, França e Holanda ou Espanha tudo leva a crer que em 2014, aqui no nosso país, tenhamos uma Copa de grande futebol e jogadas maravilhosas.

Além do futebol nos gramados da África do Sul, fatos pitorescos e engraçados aconteceram nessa Copa da áfrica que ficarão na história dos mundiais. O técnico argentino Diego Maradona prometeu que se a seleção dele fosse campeã desfilaria pelado pelas ruas de Buenos Aires e temos um polvo na Alemanha, o Paul como é chamado, que prevê quem ganha os jogos. E no mundo da bicharada até periquitos estão a aparecer agora dando seus pitacos. E as vuvuzelas, espero que essa moda não chegue aqui no Brasil em 14. Ah! Tem a moça do Paraguai que prometeu ficar nua se o Paraguai fosse campeão. De uma hora para outra virou fenômeno mundial e grande leva de seguidores na internet estão a seguí-la. Cá entre nós, a menina tem uma beleza sensacional. O nome dela é Larissa Riquelme.

Esse mundo nesses tempos que vivemos ficou desse tamaninho! Um pequeno fato se transforma numa proporção inimaginável. A velocidade da repercussão é tamanha e tira até um pouco o brilho de um evento que gira muito dinheiro e egos inflamados de jogadores e técnicos de futebol. Só espero que na próxima Copa do Mundo, não canso de ser repetitivo, o futebol brasileiro se reencontre com o futebol brasileiro. Dessa forma teremos chance de trazer de volta a hegemonia do futebol para cada brasileiro que acredita e respeita seu maior símbolo que é o futebol de ginga, drible e muitos gols.

José de Arimatéa dos Santos

Recordando: Wilson Simonal - Por Océlio Teixeira

Os improvisos do Presidente: Lula desconstrói campanha de turismo e destaca perigos do Brasil em 2014 - Postado por Océlio Teixeira


Lula desconstruiu o projeto do ministério do turismo para Copa de 2014 durante discurso na África.

Num discurso de improviso, destinado a lançar uma campanha de promoção internacional do turismo no Brasil com vistas à Copa de 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou uma imagem do país que o Ministério do Turismo não gostaria de ver enaltecida.
Lula alertou os estrangeiros sobre o risco de ser mordido por “uma sucuri destreinada”, disse que os brasileiros não sabem inglês mas são bons na arte de “mimicar”, garantiu que o país é tão bem servido de homens quanto de mulheres e lamentou que as pessoas vão ao cinema e na volta não encontram o carro, porque foi roubado.
A cerimônia com a presença do presidente ocorreu num espaço montado pelo governo, num centro de convenções, no coração de Johanesburgo. Lula passou um tempo folheando o discurso preparado para o evento. Mas deixou-o de lado e arrancou gargalhadas já ao mencionar as autoridades presentes. Chamou o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, de governador, corrigiu-se, mas acrescentou, rindo: “Mas um dia vai ser. Um dia vai ser”.
Lula elogiou a diversidade racial brasileira fazendo um contraponto com outros povos. “Quando você vê a Alemanha em campo, com exceção do brasileiro Cacau, você só vê alemão. Quando você vê o Japão, você só vê japonês. Quando você vê a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, você só vê coreanos, com a diferença que uns riem mais que os outros. No jogo Itália e Servia, não tinha um único negro nem no banco de reservas”.
Curiosamente, o filme exibido pelo Ministério do Turismo, para ser lançado assim que acabar a final da Copa de 2010, mostra um Brasil quase inteiramente branco. Até ao mostrar o público na arquibancada do Maracanã, a publicidade dirigida por Fernando Meirelles exibe em primeiro plano uma mulher loira.
Lula elogiou a beleza do brasileiro. E observou: “Quando eu falo em beleza, vocês têm que compreender que para cada sapo tem uma sapa. Ninguém fica sem seu par”.
Em seguida, o presidente fez uma digressão sobre os motivos que impedem o brasileiro de ir ao cinema. Queria fazer um paralelo com a dificuldade de levar turistas estrangeiros ao Brasil. E disse: “O cidadão vai ao cinema e depois quando vai buscar o carro, roubaram”.
Ao falar das belezas naturais do país, Lula mencionou especialmente o Amazonas, o Pantanal e a Chapada Diamantina. “A floresta mais incrível do mundo, rios maravilhosos, mas tem que ser de maneira ordeira. Se sair da linha, uma sucuri destreinada vai pegar vocês”.
Lula arrancou aplausos ao criticar as companhias aéreas brasileiras, que não têm vôos diretos para a África. Disse que é uma questão de honra para ele, assumida diante do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que este quadro seja mudado. “Não é possível que o avião brasileiro passe sobre a África e não pare. Tem que parar. O africano que quer ir para o Brasil tem que pegar um avião para Paris. Se ele vai até Paris, por que vai para o Brasil depois?”
O presidente também divertiu o público ao falar que o turista que for para o Nordeste vai encontrar um povo muito acolhedor, mas que não sabe falar inglês. “Mas tem a grande capacidade de fazer mímica. É a capacidade de mimicar do povo brasileiro”. Dirigindo-se a Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais, Lula perguntou: “Esse verbo existe?” E ouviu um não, mas o verbo existe segundo o dicionário Houaiss.
Lula encerrou o improviso lendo a última frase do discurso preparado para ser lido. “Eu ia ler meu discurso, mas não li. Então vou ler só a última frase. O Brasil está te chamando. Celebre a vida aqui”, disse, fazendo graça.

Fonte: Portal UOL
Texto: Alexandre Sinato, Bruno Freitas
e Mauricio Stycer Em Johanesburgo (África do Sul)

Sobre o logotipo da Copa 2014 - Por Océlio Teixeira

Quando vi pela primeira vez o logotipo da Copa de 2014, que será realizada no Brasil, imaginei comigo mesmo: essa a seleção brasileira vai levar. Esse logo já diz tudo. Será mais uma copa arranjada? Sinceramente não vi graça, visto que temos tantas coisas bonitas que poderiam estar representadas nessa imagem. Mas como não entendo dessas coisas fiquei na minha. Saí, então, procurando procurando uma avaliação abalizada, de um especialista do futebol. Assim, encontrei esse excelente comentário do Juca Kfouri:
"No dia 31 de maio, os repórteres do IG, Marcel Rizzo, Paulo Passos e Daniel Tozzi já revelavam como seria o logotipo da Copa do Mundo no Brasil. Uma semana depois, o mesmo Marcel Rizzo com Gian Oddi, também do IG, revelavam que havia um certo desconforto no mundo publicitário com a falta de transparência da escolha, que teria recaído sobre uma grande agência que tem as contas das principais parceiras da CBF, como a Ambev, a Seara, a Vivo, o Banco Itaú. E não deu outra.
A agência África, nenhum parentesco com a África do Sul, foi a vencedora. Da comissão que escolheu o logotipo vitorioso participaram o arquiteto Oscar Niemayer, o escritor Paulo Coelho, a modelo Gisele Bundchen, o desenhista Hans Donner, a cantora Ivete Sangalo, além de Ricardo Teixeira e Jérôme Valcke, da Fifa.
O logo, numa visão ingênua, é mal educado, pois sugere que a Copa é do anfitrião, que ninguém tasca. E numa visão maliciosa, você sabe, é óbvio, tantas mãos em torno da taça. Não é à toa que tem gente dizendo que a bola da Copa no Brasil será a Jabaculê."
Fonte: Blog do Juca Kfouri

Reaberto o Museu de Paleontologia da URCA - por José Sales


Depois de mais de quase dois anos de obras intermináveis, foi finalmente reaberto, ontem, 09 de julho de 2010, pelo Reitor Plácido Cidade Nuvens, com a presença do Sr. Secretario da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Prof. Rene Barreira, o Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri, uma das mais importantes importantes instituições do genero em todo o Brasil e referência internacional por conta de seu acervo sobre o Período Cretáceo Inferior.

Estão de parabéns a Universidade Regional do Cariri e seu Reitor e sua Administração Superior e o Diretor do Museu, Prof. Dr. Alamo Feitosa, assim como todo o Cariri e Araripe e sua população. A reabertura daquele equipamento é fundamental para a consolidação do Geopark Araripe, pois este equipamento é uma das ancoras principais da proposta, de acordo com o documento "Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil", que destacou aspectos relevantes da Bacia Sedimentar do Araripe, passíveis de transformarem-se em monumentos naturais protegidos, avaliado pela UNESCO e aceito pela Rede Global de Geoparks - Global Geoparks Network - com que assim registrou o primeiro credenciamento da proposta Geopark Araripe, que hoje caminha para se consolidar, como um dos mais importantes projetos de desenvolvimento regional sustentável do Estado do Ceará.

Só que alguns reparos devem ser feitos, como registros de certa importância. E os faço, na condição de ser um dos autores do projeto de reforma e ampliaçao do Museu de Paleontologia da URCA, juntamente com o Prof/ Arquiteto Romeu Duarte / UFC, ainda em 2005, durante a Gestão André Herzog. Para nossa perplexidade várias modificações foram introduzidas no projeto original de arquitetura, estrutura e instalações prediais e de segurança patrimonial, tais como:- retirada do elevador para melhoria da acessibilidade plena, substituição de materiais e especificações por outros de qualidade não compatível, instalação de sistema de ar condicionado com capacidade abaixo das recomendações usuais para espaços de grande frequencia de usuários, substituição de esquadrias e vidros de segurança como determinados no projeto original por outros não compativeis, não instalação de sistema de segurança patrimonial, substituição das portas de segurança das entradas principal e serviço, não construção da biblioteca conforme o projeto original, alteração dos projetos dos laboratórios e outros

Enfim, alertamos que todas alterações foram feitas inteiramente à revelia de seus autores e as mesmas podem comprometer o desempenho do equipamento, sua funcionalidade e conforto dos visitantes e até as atividades de pesquisa que ali se realizam. Assim solicitamos à Administração Superior da URCA que busque saber a origem destas modificações e quem as autorizou. Afinal de contas existia um projeto realizado, conforme as normas da boa técnica, a experiencia e responsabilidade técnica de seus autores, os direitos autorais e a integridade da proposta.

Por: José Sales

SUCESSO SHOW DO ARARIPE, AGRADECIMENTO! POR: JANINHA

Quero agradecer à galera da banda: Lifanco, Demontiê Delamone, Erandir Leite pelo vibrante show de ontem no teatro do Miguel Arraes no Araripe, esse espaço que através do trabalho de Hélida Germano tem se destacado na formação de platéia com programação semanal!
Amei a receptividade e energia do público, a atenção da coordenação de cultura e ao carinho da minha amiga Hélida, também cantora e fazendo a diferença na administração do Teatro! Valeu!

UMA CARGA ELEGANTE DE PROTESTO – Por Pedro Esmeraldo

Somos contra ao pensamento antipatriótico (aquele que não tem patriotismo) que vive constaniemente contrário ao município do Crato e anda com métodos fantasiosos, às vezes, sublevando através de conversas enganosas, dizendo para o povo que esta separação é bom para o Crato. Isto não passa de idiotismo de alguns habitantes de distritos irrelevantes que por ora almejam a emancipar-se à força.

Não temos objeção alguma, mas, convém notar, todos os cratenses devem estar unidos com muita prudência familiar, trazendo em si a paz espiritual com o trabalho solidário.

Queremos permanecer unidos, lutando ombro a ombro, procurando um ponto de apoio para nos sustentar com forças igualitárias entre todas as camadas da população, quer sejam pobres, quer sejam ricas. Tememos as consequências sombrias desses distritos, pois não há comparação de atividades, unindo as forças das correntes aliadas e que venham futuramente trazer o progresso e estímulo a um movimento no futuro próximo.

Mais de uma vez, lembramos a esse povo que não temos nenhuma satisfação de maior querença com esse distrito, mas tão somente de o apoiarmos, dando condições de elevar-se com galhardia, visto que além de ser proeminente (querendo ser elevado) não tem poder econômico suficiente para se proteger com firmeza num campo sólido e que não seja manipulado por um bando de políticos ansiosos de progredir. Mas, avisamos que a maioria desses homens políticos vivem manipulados por esses malfeitores que andam pulando de galha em galha, catando votos, querendo ser importante, onde prolífera a corrupção que ora está em voga neste país.

Relembramos que avisamos em crônicas anteriores que alguns distritos de Fortaleza permaneceram onde estão sem nunca pensar em emancipar-se e hoje vivem beneficiados pela força da paz. Adquirem pontos positivos equilibrados e avantajados em seu crescimento, sendo favorável a uma cadeia de produção que medrou o desenvolvimento evoluído.

Ficamos magoados com certos líderes locais, visto que não têm conhecimentos de causas sentimentais e enjoativas. Aliam-se a esses políticos macambúzios que assaltam a cidade sem ter nada a perder aqui, dizendo que são filhos adotivos, mas que possuem ideias rnacarrônicas, pois querem provocar a divisão de um povo unido e trabalhador.

Também ficamos ressentidos com alguns líderes locais pontasserranos que vivem ouvindo conversas desconexas provenientes desses falsos líderes. Não têm amor ao Crato, já que vivem pregando esse movimento de curta duração. Esses homens não têm amor à terra comum, não enxergam o que vem pela frente, visto que querem elevar-se com categoria à emancipar distritos. Devem ser repudiados pelo povo que permanece com pensamento positivo, contornado por uma faculdade lógica de comparar as ideias permitidas do conceito brilhante do indivíduo dotado de faculdade intelectiva.

Longe de nós o pensamento irrefreável de querer açambarcar esse movimento monopolizador de certos políticos desconsiderados pelos acordos danosos que virão modificar o comportamento absurdo desses intrometidos que consideramos como abutres que invadem o Crato.

Mas um vez gritamos: cratenses, não se deixe embriagar-se, não sejam ingênuos, não acreditem em conversas ocas que só vem nos trazer o mal! Por bondade, não ouça essas palavras que nos causam nojo e talvez nos causem má sorte em nossas atividades

Crato CE, 09 de Julho de 2010

RAPADURA CULTURARTE:CULTURA DO POVO PARA O POVO-Por Wilson Bernardo.

Não seria inusitado se não fosse Jorge Carvalho, agitador cultural é o maior expoente e divulgador de uma cultura suprimida pelas mídias e as politicas segracionistas da comissão da EXPOCRATO. Jorge vem há décadas lutando no cenário caririense, valorizando e resgatando anônimos, excluídos e marginalizados nos diversos parâmetros culturais do Crato, mostrando assim a verdadeira capital da cultura. Dizem que o Crato é também uma terra de loucos, mas porem artistas de alto nível e sonoridades tanto musicais como literárias. Na tarde de ontem, em frente ao Banco do Brasil, foram homenageados, um dos barbeiros mais significativos que é se Zé Barbeiro do calçadão do Crato e o Músico eclético e multi mídia Dihelson Mendonça, com participações de cordelistas e cronistas da cidade do Crato. Resistência sempre aos enlatadores de cultura medíocre e que forçam o povo a consumirem merdas.

Banco do Brasil e Olival Honor com suas cronicas pitorescas

Luciano Carneiro, poeta cordelista e gráfico da academia dos cordelistas do Crato


Dihelson Mendonça, impossibilitado de esta presente,foi homenageado,como divulgador da cultura regional
Josenir Lacerda, faz um breve relato da origem de sua família e peculiaridades da vida do seu pai um dos homenageados seu Zé Barbeiro

Zé Barbeiro, sendo homenageado e falando para todos emocionado

A poetisa cordelista Josenir Lacerda, uma das veias poéticas mais instigante do nordeste

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

A Taça do Mundo é nossa! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Ela é nossa! Mas não é a taça que será erguida amanhã pelo capitão da equipe vencedora da XIX Copa do Mundo. Mas o gesto de Bellini mostrado na foto ai do lado é nosso. A taça, um dos troféus mais bonitos que surgiu sob a vontade de Jules Rimet, um francês que criou a Copa do Mundo, não está mais conosco. Infelizmente foi roubada por mãos inescrupulosas e derretida para venda aos receptadores. Existe apenas uma réplica para lembrar que ela ficou no Brasil. Mas o orgulho de tê-la conquistado definitivamente e o gesto de erguer a taça do mundo ao recebê-la pertence aos nossos jogadores e a nós brasileiros e ninguém poderá roubá-los.

Depois de Bellini todos os campeões mundiais ao receberem a taça, repetiram este gesto tão bonito e emocionante surgido por acaso. Antes os capitães deixavam-se fotografar com a taça à frente do corpo. Em 1958, os fotógrafos brasileiros estavam postados atrás de uma multidão de colegas de outros países e pediram a Bellini: “ergue a taça!” E ele a levantou de uma forma tão bonita que é repetido até pelos campeões de outros esportes.
Que os craques das gerações futuras joguem com mais amor e coloquem a alma no bico das chuteiras para que o povo brasileiro tenha a esperança renovada a cada quatro anos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

CRATO - Notícias do dia 10 de Julho de 2010


Vigilância intensifica fiscalização na ExpoCrato a partir de domingo

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Vigilância Sanitária do município, iniciou há mais de duas semanas os serviços de inspeção e fiscalização, em todos os restaurantes, bares, motéis e hotéis da cidade. Os agentes também verificaram as condições de funcionamentos desses locais, tendo em vista o período de maior fluxo turístico que acontece durante a ExpoCrato.

A Vigilância estará de plantão durante toda a Exposição, com um estande próximo à entrada principal do Parque, no intuito de manter a fiscalização das barracas e as boas condições de funcionamento dos banheiros. Com isso, também serão repassadas informações sobre o acondicionamento dos alimentos e manuseio, além das condições de comercialização. Ano passado, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Assislan Freitas, foram inspecionadas cerca de 400 barracas. Esse ano, ele prevê que mais barracas serão visitadas e destaca todo o trabalho de organização que vem sendo mantido dentro do parque no intuito de melhor ordenar os barraqueiros. Além do trabalho de fiscalização, durante o dia, os agentes estarão durante a noite dando orientações aos visitantes, na área da saúde, e distribuindo preservativos masculinos, além de panfletagem por todo o parque. O estande estará no local também para receber denúncias dos visitantes em relação às condições sanitárias do ambiente e dos alimentos e bebidas comercializados. O contato com a Secretaria de Saúde, pode ser feito por meio do telefone: (88) 3521.9400.

Crato terá salas multifuncionais para Educação Especial

O Ministério da Educação viabilizou para a Secretaria de Educação do Crato, duas salas multifuncionais. As salas serão implantadas nas escolas São Francisco e Liceu Diocesano. Segundo o Secretário de Educação, Valentim Dantas, a finalidade dessas salas é ofertar assistência às crianças com necessidades especiais. Com isso, a Secretaria, já habilitou pessoas para realizarem o atendimento das crianças. Com isso, o Crato mostra avanços significativos na educação do município, dando oportunidade de inclusão social, por meio dos projetos desenvolvidos por meio da pasta, no município

Abertas inscrições dos Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Secretária de Ação Social do Crato parabeniza os participantes da capacitação do CadÚnico do Bolsa Família

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em nome da Secretária Liduina Andrade parabeniza à todos os que participaram da capacitação para "entrevistadores do novo formulário do cadastro único" pelo empenho, dedicação, compromisso e pontualidade; também pela importância que deram à capacitação realizada no Passárgada parque hotel, no período de 29 de junho a à 02 de julho. A capacitação teve a participação de 60 pessoas, que estarão aptas a realizar o preenchimento dos novos formulários. O cadastro é fundamental para identificar e localizar famílias de baixa renda, a fim de serem atendidas por políticas sociais. O novo formulário tem o objetivo de melhorar a qualidade das informações cadastrais e dos mecanismos de seleção e acompanhamento dos programas.

Com informações da ASCOM - PMC

CRATO - Geopark faz Blitz ecológica - Reportagem: Antonio Vicelmo


Durante a blitz, oram distribuídos sacos de lixo para serem levados nos automóveis, com a marca Geopark Araripe, projeto que promove as blitze - ANTÔNIO VICELMO. Em tempo de festa se faz necessário, também, ter consciência com o meio ambiente e com o trânsito.

Crato. Iniciada ontem, em Crato, uma série de blitze ambientais com o intuito de conscientizar a população e levar à sociedade um trabalho educativo, voltado à preservação do meio ambiente e também orientar quanto ao comportamento dos condutores de veículos, principalmente no que diz respeito às faixas voltadas ao pedestre. O momento é oportuno para promover esta campanha, tendo em vista que a cidade recebe mais de 500 mil pessoas durante a Expocrato, afirma o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Luiz Joatan de Souza, lembrando que um dos pontos de maior fluxo de pedestres é a rua Cel. Antonio Luiz, em frente à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde foi realizada a primeira da série de blitze.

Na ocasião, foram distribuídos sacos de lixo para serem levados nos automóveis, com a marca Geopark Araripe, projeto que promove as blitze. A iniciativa da Urca tem como objetivo promover a reflexão e a conscientização sobre a interação comunidade-meio ambiente, justifica o gerente do Geopark Araripe, Patrício Melo. Ele destaca que a reflexão dessa relação tem por finalidade demonstrar a responsabilidade humana quanto ao bem-estar comum e quanto à seleção adequada do lixo ou de materiais reciclados para reverter alguns problemas ambientais e sociais existentes na comunidade. A campanha será estendida a outros bairros da cidade.

Cuidado ambiental

Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo a destruição dos habitats dos animais, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente. "Dentro desse contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e enfatizar ", acrescenta o gerente do Geopark, chamando a atenção para o compromisso que todos devem ter com o meio ambiente.

Gastronomia

Além da preocupação com o trânsito e com o meio ambiente, foi firmada parceria entre o Geopark Araripe e proprietários de restaurantes do Cariri, para beneficiar o turismo e a gastronomia da região. Materiais com a marca do projeto e em dois idiomas estão sendo distribuídos para os restaurantes e afins. Aventais, jogos americanos e cardápios terão a marca do Geopark. A forma de divulgar o meio ambiente e a paleontologia da região, além da cultura local, é bem acolhida pelos empresários, segundo Patrício Melo. Cerca de 21 restaurantes estão envolvidos nesta ação, que ganhará fôlego, a partir de agora, junto a outros estabelecimentos comerciais, com o processo de qualificação, promovido pelo projeto, com cursos de capacitação e melhoria dos serviços, através da orientação de profissionais da área, nas seis cidades que compõem o Geopark Cariri.

ENQUETE
Atenção ao pedestre

Patrício Melo
Gerente do Geopark Araripe
O objetivo é promover a reflexão e a conscientização sobre a interação da comunidade com o meio ambiente

Cileide Araújo
Pró-reitora de Administração da Urca
É preciso também que os motoristas respeitem a faixa de pedestres, principalmente em frente à Universidade

MAIS INFORMAÇÕES:
Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 754
(88) 2101.5646/ (88) 3545.1320
Crato-CE

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

MATÉRIA ESPECIAL - Cuba - Prisioneiros Políticos são Soltos, e Fariñas volta a se Alimentar !


NE - Talvez temendo que a morte do dissidente cubano Fariñas o transformasse num mártir, o governo cubano resolver ceder e libertar 52 presos políticos. O caso ganhou repercussão internacional, com toda a imprensa do mundo em Cuba acompanhando o que seriam os "últimos dias" do dissidente, que já fazia greve de fome há mais de 130 dias e encontrava-se à beira da morte. Uma grande tragédia foi poupada, graças à intermediação da Igreja Católica. Parabéns aos mediadores, e creio que mesmo com o desfecho, Fariñas será um símbolo mundial da resistência cubana à Ditadura de Fidel Castro. O interessante nisso tudo é a posição do governo Brasileiro, de omissão em relação às ditaduras de esquerda. Parabéns, Fariñas, um grande esforço que não foi em vão. Com certeza, irá se tornar uma das grandes celebridades do nosso tempo." - Dihelson Mendonça

A Igreja Católica de Cuba divulgou nesta sexta-feira os nomes de mais cinco presos políticos que serão libertados e seguirão para a Espanha nos próximos dias. A medida faz parte de um acordo firmado entre a igreja e o governo espanhol com o presidente de Cuba, Raúl Castro, para soltar 52 presos políticos. A lista divulgada hoje pela igreja relaciona os seguintes presos: Antonio Acosta Villareal, Gonzalez Lester Penton, Luis Fernandes Milao, José Luis García Paneque e Pablo Pacheco Avila. Também hoje o dissidente cubano Guillermo Fariñas começaria a ingerir por via oral sucos, caldo e gelatina.

Fariñas decidiu ontem encerrar a greve de fome que mantinha há 135 dias, depois da confirmação de que Cuba vai libertar 52 prisioneiros políticos. O dissidente iniciou a greve de fome após a morte do preso político Orlando Zapata, como forma de exigir a liberdade de 25 opositores presos doentes.

DECISÃO E CRÍTICA

O regime cubano anunciou nesta quarta-feira seu compromisso de liberar os 52 presos que ainda restam do chamado "Grupo dos 75", o que será feito de forma gradual em um prazo máximo de quatro meses. Esta decisão inscreve-se no diálogo aberto entre o regime cubano e a Igreja Católica e que foi respaldado e acompanhado pelo governo da Espanha, com a visita do ministro espanhol de Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, à ilha com esse propósito. Todos os opositores que forem libertados neste processo poderão ir para Espanha com suas famílias, se assim desejarem, como anunciou Moratinos na quarta-feira. Em comunicado assinado pelo arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, foram divulgados ontem (8) os nomes dos seguintes presos que também serão soltos: Nelson Molinet Espino, Claro Altarriba Sánchez , José Garcia Daniel Ferrer, Marcelo Manuel Cano Rodriguez, Juan Angel Moya Acosta e Luis Enrique Ferrer García.
Para a Anistia Internacional, falta ainda conseguir a libertação dos restantes 53 presos políticos e garantir que todos que quiserem possam permanecer em Cuba. A Anistia Internacional informou que os presos foram detidos em 2003 durante um episódio que ficou conhecido como Primavera Negra. Na ocasião, houve 75 prisões. Mas, de acordo com a entidade, 23 pessoas já deixaram as prisões.

ATUAÇÃO BRASILEIRA

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) afirmou nesta sexta-feira que o Brasil teve uma atuação "discreta" na decisão do governo cubano. Amorim, que acompanha o giro do presidente Lula à África, comemorou a decisão de Cuba e disse que "o Brasil age de maneira discreta" e, portanto, não precisa anunciar ter participado das negociações. Segundo Amorim, a Igreja Católica conseguiu atuar de maneira eficiente "sem ser acusada de ingerência".

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Folha OnLine

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 10 de Maio de 2010


‘Palco Alternativo’ da URCA vai funcionar, após solicitação da Reitoria à Comissão Gestora da ExpoCrato

A Reitora em Exercício da URCA, Professora Otonite Cortez, acompanhada da Pró-Reitora de Extensão, Professora Arlene Pessoa, e de artistas da região, dentre eles o Professor Micaelson Lacerda, Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, e André Saraiva, tiveram audiência com o Professor Francisco Leitão, representante da URCA, na Comissão Gestora da ExpoCrato e Presidente da Comissão. Durante a reunião, a Reitora em Exercício solicitou ao Presidente da Comissão Gestora que, na condição de representante da URCA na comissão, levasse a solicitação da URCA de reconsiderar a decisão em relação a permanência do Palco Alternativo. Nesse caso, considerando que o som produzido no local não era potente e as apresentações acontecerão em horário previamente determinado, das 18 horas às 22 horas. Lembrou, ainda, a importância desse palco como momento de interação dos artistas regionais – URCA-sociedade. Vale salientar, que é também objetivo estratégico da URCA, valorizar e divulgar a cultura local.

O Professor Leitão se comprometeu em levar o pleito à Comissão e a defender a permanência a inserção do Palco Alternativo. Na manhã de ontem, a permanência do palco foi assegurada e terá coordenação do assessor de Cultura do Instituto Ecológico e Cultural Professor José Martins Filho, Luiz Carlos Salatiel, que inclusive já negociou apoio do Banco do Nordeste do Brasil.

URCA suspende atividades acadêmicas durante a ExpoCrato

A Universidade Regional do Cariri (URCA), suspenderá as atividades acadêmicas nos turnos da manhã, tarde e noite dos campi do Pimenta I, II, São Miguel, Crajubar e Barbalha, no período de 12 a 16 de julho, durante a realização da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2010). O evento acontece de 11 a 18 de julho próximo. Durante este período serão mantidos os serviços técnico-administrativos, no horário de 13 horas às 17 horas. A portaria, assinada pela Reitora em Exercício da Universidade Regional do Cariri (URCA), Antônia Otonite de Oliveira Cortez, justifica o período de realização da Exposição como importante evento de destaque social, cultural e econômico. Também destaca o engajamento da comunidade acadêmica e do funcionamento do espaço da Instituição (estande da URCA), como fator importante para a consolidação da Universidade, enquanto agente de desenvolvimento regional.

Próximo dia 10 serão iniciadas aulas do Procampo


Serão iniciadas hoje, dia 10, as aulas do curso do Procampo, no Centro de Expansão, em Crato, a partir das 8 horas. Os alunos que quiserem se deslocar até o local, a Universidade Regional do Cariri (URCA) disponibilizará, até 8 horas, um ônibus, que estará de frente a Instituição, no Campus do Pimenta, para conduzir os estudantes até o local de realização das aulas deste primeiro módulo. No domingo, a partir das 9 horas, será aberto o Seminário do Procampo. Este primeiro módulo de 30 dias de aulas será realizado em Crato. Os próximos acontecerão na sede do curso, no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte.

URCA apresenta 17 trabalhos científicos na XXXIII Reunião Nordestina de Botânica

No período de 30 de junho a 04 de julho de 2010 os Professores Dra. Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Extensão, e Felipe Gutierre, do Departamento de Ciências Biológicas, juntamente com os alunos do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular, Carlito dos Santos, Tiago Leite e Renata Kelly e 12 bolsistas do PIBIC/URCA, estiveram em Aracajú-SE, participando da XXXIII Reunião Nordestina de Botânica.Na ocasião, foram apresentados 17 Trabalhos Científicos voltados para o estudo da botânica.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 09 de julho de 2010.

CRATO - Fundação Pe. Ibiapina participa da Expocrato 2010

A Fundação Pe. Ibiapina este ano participa da EXPOCRATO2010 juntamente com seus departamentos:

* Faculdade Católica do Cariri;
* Colégio Diocesano do Crato;
* Colégio Pequeno Principe;

Novidades, informações e projetos na área da Educação Superior e Básica e assistência social serão apresentados no stand da Fundação Pe. Ibiapina.

Colaboração para o Blog do Crato: Marconi Torquato

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - Por: Hildeberto AQUINO

Casos há em que as autoridades competentes subestimam por não darem atenção cabível aos sinais iniciais de violência contra as mulheres, noticiados ou mesmo oficializados. Há registros de alguns que timidamente denunciados são acatados com reservas ou até mesmo não apurados por tidos como banais, “briguinhas de casais”, mas que mal sabem podem ter consequencias extremas. Queixas são até retiradas sem que o ameaçante sequer seja admoestado e apropriadamente cientificado dos rigores da lei para essas infrações. E é notório que a maioria das vítimas assim haja, tão somente porque já sob novas e mais severas ameaças. Crimes como no caso da modelo, onde tudo foi concebido em detalhes e executado com extrema frieza e violência e sem uma razão maior, ou qual fosse, é inaceitável! Os requintes de crueldade foi algo extremo e intolerável sob todos os aspectos, mas que já se torna uma banalidade. Mércia, agora Eliza, uma após outra, as vítimas vão sendo trucidadas. Dá-se ênfase na mídia, mas novos casos se repetem e em pouco tempo saem dos noticiários. Caem no esquecimento até a próxima ocorrência. As estatísticas são alarmantes. Os machões (covardes monstros psicopatas!) continuam livres e zombando das “Marias da Penha” porque as autoridades, inclusive alguns juízes togados, optam por seguir literalmente o disposto na lei que branda, enquanto os efeitos que extrapolam as vítimas, com péssima repercussão na sociedade, parecem-lhes irrelevantes ou não são dimensionados. Familiares, amigos, comunidade, são alcançados e vai mais além porque repercute em todo o país, é assimilado e péssimo exemplo se torna: “Se um fez e já está solto, ou nem condenado foi, outros facínoras também se acham nesse direito.” Sequências de covardias a que as autoridades policiais, o legislador (esse por incompetente e apático) e até a sociedade quando os jurados (por tolerantes) absolvem e não se conscientizam de que passou da hora de rever posições. Prisão perpétua, trabalho focado, pena máxima o que for, mas que ajam, descruzem os braços. Por merecido, mesmo que no seu estrito cumprimento do dever, os meus parabéns especial ao delegado Edson Moreira enquanto diligente e competente agindo com cautela, mas com firmeza que o caso requeria.

Hildeberto AQUINO

Embaixadas do Cariri - Luiz Domingos de Luna*



O que caracteriza o povo caririense é justamente a tenacidade, a superação de desafios, a busca de horizontes promissores, assim, na rolagem do tempo, a presença do caririense é uma constante nos mais diversos espaços geográficos; principalmente nas grandes cidades, metrópoles, inclusive, a representatividade do tecido sociólogo das cidades do cariri, nos grandes centros urbanos, é algo que poderia ser norteado para o bem estar das cidades mães, a união, a formação de associações representativas das cidades de origem, é sempre uma vertente positiva, pois o elo entre os grandes centros e o cariri na construção de uma ponte interativa, séria e comprometida com a base, é fonte de problematização, questionamento, foco de luz e civilidade.

A internet é uma ferramenta que pode ser muito útil na consolidação destes blocos com visão as origens, pois o egresso, não deve ser visto como um “exilado”, ou viver numa reminiscência eterna, vez que a força interativa, constante e coesa, via mundo on-line é um portal a viver dentro de espaços a referenciais diferenciados, porém, sempre à luz da cola sociológica do passado congelado às atualizações do presente e com a visão de futuro assegurada a unicidade dos participantes deste processo social globalizado acessível a todos.

Urge assim, que cada embaixada, tenha o seu próprio estatuto, objetivos bem claros, determinados e concisos, sendo que, a visão de futuro promissor, o facho da civilidade, do progresso, da harmonia, sejam premissas para o norteamento da qualificação do quadro social, pois a liga epistemológica contida neste canal é corrente de luz e vida para todos que estiverem compartilhando com este processo, que é sempre foco de entrelaçamento das “forças vivas pulsativas” em uma sociedade que almeja com o futuro, onde o progresso, a harmonia de convívio social, fonte, pois, assim, todos de fato e direito, possam ter a possibilidade de ser felizes de forma plena e pluralizada.

(*) Professor – Aurora - Ceará

Cineasta Martin Scorsese é processado por suposta dívida de R$ 1 bilhão


O
cineasta Martin Scorsese enfrenta um processo pela dívida de US$ 600 mil (cerca de R$ 1,05 bilhão) que uma de suas empresas teria pendente com o conhecido assessor financeiro das estrelas de Hollywood Kenneth Starr, preso por uma fraude de 59 milhões, informou hoje o jornal "New York Post". A ação foi apresentada em um tribunal de Nova York pelo receptador judicial encarregado de recuperar os bens de Starr, que teve em sua lista de clientes, além de Scorsese, os atores Sylvester Stallone, Wesley Snipes e Uma Thurman, entre outros, e que foi preso em maio. Segundo relata o jornal, Scorsese solicitou os serviços de assessoria fiscal da empresa de Starr para uma de suas produtoras e concordou que pagaria 5% de seus lucros por "seus trabalhos de contabilidade, administração, gestão de impostos e outros serviços". Leia mais (09/07/2010 - 18h42)

Fonte: Folha OnLine

CCT analisa proposta que permite propaganda eleitoral paga pela internet


[Foto:]

A propaganda eleitoral paga em sítios noticiosos e de informações ao público em geral passará a ser permitida caso o Congresso aprove o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Inovação e Informática (CCT) vai apreciar na próxima quarta-feira (14). A legislação atual só permite a propaganda na rede em sítio do próprio candidato, do partido ou da coligação. Também libera propaganda por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. Autoriza igualmente a divulgação em blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural.

De acordo com o projeto (PLS 93/10), que introduz uma série de modificações no Código Eleitoral (Lei 4737 /65) e na Lei Eleitoral (9504/97), será permitida a propaganda paga na internet, até a antevéspera do pleito, em sítios de provedores de internet que sejam destinados à divulgação de notícias e de informações ao público em geral, inclusive por serviços de busca. Há um limite de 24 exposições para cada candidato em cada sítio. Ainda de acordo com o projeto, é vedada qualquer tipo de propaganda, mesmo que gratuita, em sítios de empresas não jornalísticas ou de informação; em sítios de empresas jurídicas sem fins lucrativos; assim como em sítios oficiais ou hospedados por órgãos públicos da administração pública direta ou indireta da União, estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Ofensas

A matéria versa, em outros artigos, sobre o direito de resposta. Quando deferido, o direito implicará na divulgação eletrônica da resposta no mesmo veículo, espaço, local e horário. A publicação terá de ser feita no mesmo tamanho da que continha a ofensa, com idênticos caracteres e outros elementos de realce. A divulgação deverá ser feita em até 24 horas após a entrega da mídia física com a resposta do ofendido. O prazo atual é de 48 horas.

Debates

Além disso, o projeto prevê a realização de debates pela internet, assegurada a participação de dois terços dos candidatos às eleições majoritárias e garantida a participação do candidato do partido que tenha, pelo menos, dez deputados federais. A proposta de Azeredo, relatada na CCT pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), condensa temas das emendas apresentadas pelo Senado e rejeitadas pela Câmara quando da discussão do projeto de reforma política aprovado pelo Congresso em 2009.O projeto será analisado de forma terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A sessão deliberativa da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática está marcada para a próxima quarta-feira (14), a partir das 8h30, na sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa.


Fonte: Agência Senado

Irã suspende morte por apedrejamento após onda de críticas, diz embaixada


NE - Após 2.500 anos ? - Sinais dos tempos!

Irã suspende morte por apedrejamento após onda de críticas, diz embaixada.

O Irã parece ter voltado atrás nesta sexta-feira na decisão de apedrejar até a morte uma mulher de 43 anos condenada por adultério, em um caso que mobilizou a opinião pública internacional. O advogado de Sakineh Mohammadi Ashtiani, no entanto, disse que ela ainda pode ser executada por outro método. "Segundo a informação das autoridades judiciais competentes no Irã, [a condenada] não será executada por apedrejamento", informou a embaixada do Irã no Reino Unido, em comunicado divulgado na noite de quinta-feira e publicado na íntegra hoje pelo jornal britânico "The Times". O texto não diz em nenhum momento que a pena de morte foi revogada. O advogado de Ashtiani, Mohammad Mostafavi, disse que sua cliente "continua na prisão" e que não foi informada de nenhuma decisão das autoridades iranianas de suspender a sentença. "Não diz se a pena foi anulada, se foi trocada por outra, se será solta ou se haverá um novo julgamento", disse o advogado.

ESPERANÇA

Mãe de dois filhos, Ashtiani recebeu 99 chicotadas após ter sido considerada culpada, em maio de 2006, de ter uma "relação ilícita" com dois homens. Depois, foi declarada culpada de "adultério estando casando", crime que sempre negou, e condenada a morte por apedrejamento. O recente anúncio de que a aplicação da pena "poderia ser iminente" despertou uma grande mobilização internacional, e países como França, Reino Unido, EUA e Chile expressaram suas críticas à decisão de Teerã. O filho da condenada, Sajad, explicou ao jornal britânico "The Guardian" que falou com a mãe e ela se mostrou esperançosa com a mobilização internacional.

"Deram-me permissão para falar com ela e estava muito agradecida com todas as pessoas do mundo por apoiá-la", disse por telefone ao jornal. "Foi a primeira vez em anos que escutei alguma esperança na voz de minha mãe."

Fonte: Folha.com

Sete guerrilheiros fogem das Farc e pedem proteção ao Exército, diz Colômbia

Sete guerrilheiros das Farc fogem e pedem proteção do Exército, diz Colômbia

Brasília – O governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, informou hoje (9) que sete integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) escaparam da organização e procuraram o Exército. Os guerrilheiros ficarão sob proteção do Estado por meio do Programa de Cuidados de Desmobilizados, segundo comunicado do Exército colombiano. Nos últimos dias, Uribe intensificou as ações de combate às Farc. No entanto, as Forças Armadas não confirmam que Alfonso Cano, um dos principais líderes da organização, tenha sido morto. O comandante-geral do Exército, Freddy Padilla de León, optou por informar apenas que o governo não dispõe de informações sobre Cano. “No caso do terrorista Alfonso Cano até agora não há informação alguma sobre seu destino”, diz o comunicado.

O Exército afirma que as ações contra as Farc têm levado a “excelentes resultados”. “As Forças Armadas da Colômbia têm sido envolvidas em intensas operações militares em todo o território nacional contra os líderes e as estruturas das diferentes organizações de terroristas e criminosos”, informa o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

A Exposição do Crato - Geraldo Meneses Barbosa


Neste ano em que a cidade do Crato, sul do Ceará, comemora seus 250 anos de fundação, renova-se, mais uma vez, na promoção de um dos seus grandes eventos anuais, a Expocrato. Fortalecida pelas suas tradições e bravura, a história cratense é rica nos seus lances pioneiros e desenvolvimentistas. Seus colonizadores lusos implantaram ali cultura e riqueza agropecuária. Participaram com coragem e sacrifício da luta libertadora de 1817, onde Bárbara de Alencar e seus filhos ilustres gritaram a independência do Brasil no patamar da matriz de Nossa Senhora da Penha e sofreram os grilhões da Coroa Portuguesa. Cidade materna do Vale, Crato continua exibindo-se como cartão postal do Cariri com apoio da beleza de suas serras e vales pintados com o verde da natureza.

Berço do ensino acadêmico e cristão, implantando o Seminário no século XIX e a Universidade Regional há 40 anos liderando o ensino superior, Crato distingue-se ainda pela sua elite elegante e atualizada, o que lhe confere uma linhagem social de beleza feminina tradicional. A festa anual da Exposição do Crato, iniciada ha quase meio século pelo prefeito, educador e agropecuarista Pedro Felício Cavalcante, tem assumido o potencial de uma praça moderna de eventos, numa área estilizada de vários hectares, onde os parques de exposições animais e vegetais sintonizam com os shows artísticos milionários de renomados cantores e conjuntos. São muitos os restaurantes e bares sofisticados, com alamedas para passeios, por onde desfilam as elegâncias femininas nos seus belos rostos e modelos. Essa montagem de alto nível sócio desenvolvimentista da Expocrato tem se renovado sob a direção e coordenação do bacharel em Direito, Dr. Francisco Leitão de Moura, contando com equipes de auxiliares já experimentados e fieis. Iniciando-se amanhã, a rica Exposição faz parte do roteiro turístico nacional, recebendo visitantes, pecuaristas, economistas e curiosos de todo o Brasil, com um movimento financeiro capaz de superar os 100 milhões e tornar felizes milhares de curiosos e sonhadores. Seja um dos convidados.

Geraldo Menezes Barbosa - jornalista e escritor
Diário do Nordeste

Atenção quem gostar de Fotos Históricas do Crato !

A Secretaria de Cultura do Crato realiza exposição de fotos históricas no Centro Cultural do Araripe

A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo convida a todos os cratenses e visitantes a reviver a história da cidade através da mostra de fotos do arquiteto cratense, Waldemar de Farias Filho. A exposição que acontece na Galeria do Centro Cultural do Araripe traz imagens marcantes do Crato em sua trajetória histórica. A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Cultura vem estudando e investindo em novas formas de incentivo aos artistas locais, bem como divulgando os roteiros e potenciais turísticos. A Galeria de Artes do Centro cultural do Araripe espera sua visita. Exposição de fotos Crato, evolução urbana e arquitetura, do arquiteto Waldemar de Farias Filho. De segunda a sexta de 9 as 12 horas e de 13 as 17 horas. Local- Galeria do Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA em Crato. Mais informações- 88 3523.2365

Com Informações da ASCOM - PMC

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31