xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 julho 2010

Concerto da Amizade – Para Carlinhos Ferreira

SHOW

Com: Fausto Nilo, Adelson Viana, Rudolf Forte, Paulo José, Marimbanda, Projeto Timbral, Bob Mesquita, Aroldo Araújo, Fhátima Santos, Tito Freitas , Tarcisio Sardinha, Marcio Resende, Carlinhos Patriolino, Cainã Cavalcante, Thiago Almeida, Isaac Cândido são alguns artistas e grupos que participam do CONCERTO DA AMIZADE – PARA CARLINHOS FERREIRA, garantindo um grande show coletivo e solidário.

Alguns dos mais conceituados instrumentistas, cantores e compositores do Ceará vão estar juntos no palco no dia 9 de julho (sexta-feira) . Eles participam do CONCERTO DA AMIZADE – PARA CARLINHOS FERREIRA, a partir das 20 horas no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Carlinhos Ferreira é um dos mais destacados instrumentistas no cenário artístico cearense. É músico, arranjador, compositor e produtor musical. Consolidou seu nome no universo da música por seu perfeito domínio do clarinete e do sax-alto, primando pela escolha de um repertório que contempla grandes autores da música instrumental brasileira. Além de constantes participações em shows e gravações de músicos cearenses, Carlinhos Ferreira já apresentou seu trabalho em várias cidades do Brasil e do exterior.

Este deverá ser um dos momentos ímpares da música cearense, por reunir tão importantes e respeitados instrumentistas e cantores, juntos pela música e em nome da amizade ao maestro Carlinhos Ferreira.

SERVIÇO

Concerto da Amizade – Para Carlinhos Ferreira: Dia 9 de julho, às 20 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ingresso: R$20 (inteira) R$10 (meia). Renda em benefício do maestro Carlinhos Ferreira. Info: 3488.8600.

Texto enviado por: Heriberto Porto

O Reencontro – por Carlos Eduardo Esmeraldo


NE - Ótimo Artigo. Para o topo novamente!

Os casais Roberto e Lia, Abreu e Gilda se conheceram na famosa praia Porto das Galinhas. Eram vizinhos de chalés alugados com antecedência para os feriados da Semana Santa. Ao se cumprimentarem com um protocolar bom dia, ocorreu entre os dois uma grande empatia. Ambos tiveram a sensação de já se conhecerem há bastante tempo. Roberto, 68 anos, aposentado do Banco do Brasil e juntamente com Lia, eram alagoanos e residentes nos Aflitos. Abreu e Gilda residiam no bairro Apipucos, bem próximo do Convento dos Irmãos Maristas. Eram servidores públicos aposentados, com todos os filhos casados e espalhados por esse Brasil afora. A amizade entre os dois casais brotou nesses breves dias em que traçaram uma rotina comum. Banho de sol e mar aos primeiros raios solares, almoçavam juntos e repartiam um animado carteado durante a tarde, estendendo-se até quase meia-noite. Ambos eram exímios jogadores de canastra. No domingo à noitinha, os dois casais se despediram, retornaram para Recife com promessas de trocarem visitas e planos de retornarem àquela praia nas férias do final de ano.

Algumas semanas depois, Gilda caminhava pela calçada da Praça Treze de Maio, para retirar algum dinheiro na agência da Caixa Econômica da Rua do Hospício. Qual não foi o seu espanto quando encontrou Roberto. Pararam e começaram a conversar animadamente defronte a um banco da praça, no qual estava sentado um senhor já bastante idoso que observava a conversa dos dois.

Gilda estranhou que as pessoas que passavam pela mesma calçada se viravam para ela e começavam a rir. E mais gente passava rindo da cara dela e parava a pouca distância formando um grupo que a observa, e ria dela sem parar. Ficou muito intrigada com aquela atitude das pessoas. Tão logo se despediu do amigo Roberto, indagou de alguns adolescentes que faziam parte desse grupo que dela ria: “Por que vocês estavam rindo tanto da minha conversa com aquele meu amigo?” “Xi, pessoal, a coroa tá pirada! Conversava com um amigo invisível?” Exclamou e em seguida indagou um deles. “É, a senhora estava falando sozinha. E aquele velhinho sentado no banco de frente foi o único que não riu de coisa tão estranha.” Disse-lhe outra adolescente. “Eu não estava falando sozinha. Aquele senhor que está sentado naquele banco ouviu toda nossa conversa. Vamos lá para provar isso.” Respondeu Gilda.

Retornou sozinha e indagou do velho: “O senhor viu se eu estava falando sozinha aqui na sua frente?” E o senhor respondeu: “Não senhora. A senhora estava conversando com um senhor de óculos, bigode, vestido numa camisa azul. Ao se despedir enviou lembranças para Lia, a mulher desse seu amigo”.

Intrigada com o fato, Gilda, tão logo retirou o dinheiro da Caixa, resolveu ir até a casa da amiga Lia para contar o que sucedera e saber se Roberto havia saído naquela tarde. Então entrou no primeiro táxi e rumou para os Aflitos.

Ao chegar no endereço que o casal amigo lhe fornecera, foi surpreendida com a saída de um caixão de defuntos. Chegou a tempo de ver a amiga Lia abraçada por uma mulher ainda jovem. Ao vê-la, Lia, em prantos, disse-lhe: “Eu pensei em lhe avisar da morte do Roberto, mas fiquei tão sem planos... Ainda bem que você veio.” E se abraçaram por algum tempo, dividindo aquela imensa dor.

Presença do sobrenatural? Reencontro com o amigo morto que veio avisar da sua partida definitiva? Essas indagações povoavam a cabeça de Gilda e as deixaram várias noites insones. Antes que enlouquecesse, procurou um médico amigo e este lhe recomendou uma consulta com frei Joaquim, um frade português, residente no Recife, que era parapsicólogo.

O parapsicólogo frei Joaquim explicou a Gilda que, ela, a amiga Lia e o velho que estava sentado no banco da praça possuíam uma percepção extra-sensorial e receberam uma comunicação telepática da amiga Lia, quando esta pensou em lhe comunicar a morte do marido. Nós, indivíduos ditos humanos, somente conhecemos dez por cento da nossa capacidade mental. Há nela poderes que para nós são ainda inexploráveis.

Nota: A história é real e os nomes dos casais são fictícios. O parapsicólogo Frei Joaquim esteve em Crato há mais de 20 anos e narrou esse fato no Auditório do Teatro Rachel de Queiroz.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo - Postado por Océlio Teixeira

O modelo agrícola brasileiro revela uma grande contradição. Enquanto bate recordes seguidos de produtividade, contribuindo com cerca de 30% das exportações brasileiras, 40% da população brasileira sofre com a insegurança alimentar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O artigo é de Fernando Ferreira Carneiro, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, e de Vicente Eduardo Soares e Almeida, pesquisador da Embrapa Hortaliças, publicado pela UnB e reproduzido pelo EcoDebate, 08-07-2010.
Artigo:
O Brasil, um dos países mais desiguais e com uma das maiores concentração de terras do mundo, ganhou o posto de maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Lugar conquistado pelo segundo ano consecutivo, superando os Estados Unidos, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgados recentemente.
Curiosamente, o avanço da tecnologia nesses últimos dez anos não reduziu o consumo de agrotóxicos no Brasil. Pelo contrário, a moderna tecnologia dos transgênicos, por exemplo, estimulou o consumo do produto, especialmente na soja, que teve uma variação negativa em sua área plantada (- 2,55%) e, contraditoriamente, uma variação positiva de 31,27% no consumo de agrotóxicos, entre os anos de 2004 a 2008.
Para os mais céticos é preciso afirmar que o comportamento nas demais culturas produzidas no Brasil também acompanhou a curva ascendente. Assim, levantamentos do IBGE e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindag), ambos de 2009, apresentam o crescimento de 4,59% da área cultivada no período entre 2004 e 2008. Por outro lado, as quantidades vendidas de agrotóxicos, no mesmo período, subiram aproximadamente 44,6%.
Isso equivale dizer que se vendeu agrotóxicos num ritmo quase 10 vez superior ao crescimento da área plantada no Brasil naquele período. E os números não levam em conta a enorme quantidade de agrotóxico contrabandeado para o país. Se o consumo de agrotóxicos seguir esse ritmo, os brasileiros estarão cada vez mais expostos aos seus males no ambiente, no trabalho dos agricultores e na dieta.
A contaminação de alimentos na mesa do brasileiro é uma realidade, segundo dados do Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxico em Alimentos (PARA), da Anvisa. Destaca-se, para os 26 estados brasileiros, os níveis de contágio nas culturas de pimentão (80%), uva (56,4%), pepino (54,8%) e morango (50,8%), acompanhados ainda da couve (44,2%), abacaxi (44,1%), mamão (38,8%) e alface (38,4%), além outras 12 culturas analisadas e registradas com resíduos de agrotóxicos.
O fato é ainda mais preocupante, pois das 819 amostras que apresentaram ingredientes ativos (IAs) não autorizados, 206 amostras (25,1%) apresentaram resíduos que se encontram em processo de reavaliação toxicológica no Brasil. Desse universo, 32 amostras contém ingredientes ativos banidos ou nunca sequer registrados no Brasil, como o heptacloro, clortiofós, dieldrina, mirex, parationa-etílica, monocrotofós e azinfós-metílico.
Com 70 milhões de brasileiros em estado de insegurança alimentar, segundo o IBGE, e com o consumo de apenas 1/3 de frutas, verduras e legumes necessárias a uma alimentação saudável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a solução para o país passa pela reforma agrária e pela conversão do modelo agroquímico e mercantil para um modelo de base agroecológica, com controle social e participação popular.
O Estado Brasileiro e suas políticas públicas ainda são vacilantes em relação ao o inciso V do artigo 225º da Constituição Federal. O item transcorre sobre o “controle da produção, a comercialização e o emprego de substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente”, como é o caso do uso de agrotóxicos.
As medidas paliativas, como lavagem das hortaliças ou frutas, estão longe de amenizar as verdadeiras causas desse grave quadro de contaminação. Inclusive muitos desses produtos possuem atuação sistêmica, estando em todas as partes da planta.
Com a contaminação ambiental e alimentar, promovida essencialmente pelo uso de agrotóxicos no Brasil, é dever do Estado operar urgentemente políticas públicas efetivas para se fazer cumprir o direito coletivo com uma agricultura responsável e comprometida com o seu povo. E não apenas com os objetivos do lucro fácil e irresponsável em termos socioambientais.
Fonte:http://www.ihu.unisinos.br/notícias

Livre pensar é só pensar -- por Armando Lopes Rafael






Duas monarquias disputam o título de Campeão Mundial de Futebol de 2010


Os selecionados dos Reinos da Espanha (bandeira e armas oficiais à esquerda) e da Holanda (bandeira à esquerda) são os finalistas para a conquista do título de Campeão Mundial de Futebol da Copa do Mundo de 2010. Além desses dois países que adotam a forma de governo monárquica – consideradas as duas melhores seleções de futebol do planeta – outras nações que têm reis e rainhas como Chefes de estado também se destacaram na atual Copa do Mundo, realizado na África do Sul. É o caso da Inglaterra, Japão, Austrália e Nova Zelândia, totalizando seis monarquias entre os trinta e dois selecionados que disputaram o título. Ou seja, cerca de 20% dos melhores selecionados de futebol do mundo pertencem a países monárquicos.

O Reino de Espanha tem 44 milhões de habitantes, expectativa de vida de 75 anos para homens a 86 anos para mulheres. Índice de analfabetismo de 1%, além de possuir renda per capita de 14 mil e 100 dólares.

Já o Reino da Holanda (brasão oficial à direita) tem 16 milhões de habitantes, possui expectativa de vida de 79 anos para homens e 81 anos para mulheres. Na Holanda não existe analfabetismo e a renda per capita é de 24 mil e 780 dólares.

A renda per capita é o resultado da soma de tudo que é produzido em uma nação no ano, em geral os países expressam a renda per capita em dólar, que no caso é a moeda referência no mundo, para realizar comparações entre os países.

Para comparar: a renda per capita do Brasil – um gigante em tamanho e recursos naturais – gira em torno de oito mil dólares. Hoje, no Brasil, cerca de 49 milhões recebem até meio salário mínimo per capita, cerca de 54 milhões de brasileiros não possuem rendimento, esses são considerados pobres. As disparidades são explícitas entre regiões e estados brasileiros, no nordeste 51% da população vive com até meio salário mínimo, ao contrário da região sudeste que é de apenas 18%. Outra desigualdade está entre homens e mulheres, pois as mulheres são em média mais pobres que os homens.

Hoje no Brasil a renda per capita é de 8.020 dólares, quase a metade da Argentina com 12.460 dólares, isso conforme dados do FMI e do Banco Mundial, já que as estatísticas oficiais do governo, nos últimos anos, estejam sendo -- digamos -- vistas com "lentes de aumento", para efeito de propaganda oficial...
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Bom Dia, Crato ! - Blog do Crato registra quase 70.000 visitas em Junho


Bom Dia, Crato!

Um tema em grande discussão em Crato nesses dias, além da expocrato, é a luta dos artistas locais em tentar não serem excluídos do evento. Ontem, o professor Alexandre Lucas, e uma comissão da URCA foram se reunir com os organizadores da festa, a fim de revogar a proibição que impuseram na expocrato, à realização de shows na chamada "parte de cima" do local. Creio que mais tarde, o Blog do Crato estará divulgando o resultado dessa negociação. Como sabemos, todo ano acontece esse mesmo problema, como se os artistas locais fossem cachorros chutados de um evento em que eles não são bem-vindos.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, segundo os sites de meteorologia do país, é de dia de sol com algumas núvens e não choverá em Crato. Temperatura máxima de 26 graus e mínima de 16. Nesta madrugada, fez 22 graus na Vilalta.

Blog do Crato Registra quase 70.000 visitas em Junho:


Blog do Crato - Estatisticas Junho de 2010

O mês de junho terminou há 08 dias, e cá estamos a trazer as boas estatísticas, que não param de crescer. Foram registrados 69755 acessos ao Blog do Crato em Junho, com 97960 páginas mostradas ( são páginas diversas, que podem ser tanto a principal, como nas áreas internas do Blog - lembrando que temos agora mais de 13.500 artigos publicados em 5 anos de Blog do Crato ). O Blog do Crato se consolida como o maior website do Cariri, tanto pelo conteúdo, quanto pelo volume de acessos. Estamos atingindo índices diários entre 2.000 e 2.500 visitas.

ALMANAQUE - 8 de julho

* 1099 - Primeira Cruzada: 15 000 soldados cristãos marcham em procissão a Jerusalém, vigiados pelos muçulmanos a partir da cidade.
* 1497 - O navegador português Vasco da Gama (na imagem) inicia a primeira viagem marítima da Europa à Índia.
* 1889 - É publicada a primeira edição do jornal económico norte-americano The Wall Street Journal.

Nasceram neste dia...

* 1621 - Jean de La Fontaine, escritor francês (m. 1695).
* 1826 - Laurindo Rabelo, médico e escritor brasileiro (m. 1864).
* 1840 - Manuel de Arriaga, político português (m. 1917).

Morreram neste dia...

* 1695 - Christiaan Huygens, cientista neerlandês (n. 1629).
* 1784 - Torbern Bergman, químico sueco (n. 1735).
* 1943 - Jean Moulin, ativista francês (n. 1899).

HOJE NA HISTÓRIA - Dia do Fotógrafo

A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste".. Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Abraços,
Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Entidades temem interdição do Aeroporto de Juazeiro - Reportagem: Elizângela Santos


O aeroporto funciona com restrições na pista e capacidade de resistência inferior ao que realmente tem. ELIZÂNGELA SANTOS. Problemas na infraestrutura do Aeroporto Regional do Cariri levam sociedade a fazer manifestação.

Juazeiro do Norte. Problemas de infraestrutura e burocráticos, que impedem o crescimento no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, serão levados às ruas por meio de mobilização, por parte da sociedade local e instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Sindilojas, Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará e Cariri Shopping. As entidades temem interdição futura do aeroporto, caso não ocorram as reformas. Atualmente, o equipamento funciona com restrições na pista, com capacidade de resistência inferior ao que realmente tem, simplesmente pela falta de reconhecimento por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que haja homologação. A pista foi reformada em 2003. Este ano, está previsto na emenda no orçamento da União, o investimento de R$ 27,5 milhões no local. O risco de mais uma vez perder o investimento preocupa a sociedade.

Até dois anos atrás, havia a perspectiva de investimento de R$ 30 milhões no local. Seriam R$ 10 milhões, por meio de proposta no orçamento federal, e mais R$ 20 milhões da Infraero. A proposta não passou, e, segundo o vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, isso acaba inviabilizando que outras propostas sejam feitas do ponto de vista legal, já que em mais um ano, a cidade está prestes a perder mais outra proposta. O vice-prefeito, que passou pela presidência da CDL, afirma estar solidário à manifestação, no sentido de chamar a atenção para esses problemas, já que foram buscadas todas as formas de reivindicação e tudo continua praticamente na mesma situação. Por conta disso, é necessária a revitalização e a homologação da pista, para suportar pelo menos o Boeing 767-300, que opera com cerca de 144 passageiros. A restrição faz com que as aeronaves operem com 85 passageiros, causando prejuízos às empresas e à própria região, que tem tido um aumento constante em relação à demanda por voos. O crescimento tem sido registrado anualmente.

Segundo o superintendente do Aeroporto, Roberto Germano Sousa Araújo, toda a documentação prevista para homologação da pista já foi enviada para a Anac, mas até o momento a única resposta é que o material está sendo avaliado. Ele afirma que o Número de Classificação do Pavimento atual é de 32, mas oficialmente reconhecido como de 29. Com a alteração, as aeronaves poderão ter a sua carga praticamente total, com cerca de 140 passageiros.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Curso de Economia da URCA divulga custo da cesta básica de junho no Cariri


Cesta Básica no Cariri

Em junho, 16 das 17 capitais, onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE - realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, apresentaram queda no preço de aquisição da cesta. Em nove cidades, a queda superou -3%; em outras quatro, ficou entre 2% e 3%. As maiores reduções ocorreram em Manaus (-5,14%), Rio de Janeiro (-5,08%) e Vitória (-4,83%). A única capital onde a cesta básica registrou aumento de preços foi Goiânia (alta de 5,22%), onde o preço do feijão explica a maior parte desta variação.

Na Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi registrada uma queda de 4,6% no custo da Cesta Básica (junho em relação a maio). O custo da cesta básica na RMC, R$164,05, foi menor do que o custo da cesta básica registrado em Fortaleza, que foi de R$ 181,92. O maior gasto para aquisição da Cesta Básica foi registrado em Crato (R$ 174,13), e o menor custo em Barbalha (R$ 134,17). Embora, nesta última cidade, 2 dos 12 produtos pesquisados não estivessem disponíveis no período de realização da pesquisa. Na cidade de Juazeiro, o custo para aquisição da Cesta Básica foi de R$ 168,91. Em Farias Brito de R$ 173,87, e em Caririaçu , R$ 154,79 (para 10 dos 12 produtos pesquisados). Em Missão Velha R$ 152,77 (para 11 dos 12 produtos pesquisados). Em Santana do Cariri R$160,75 (para 11 dos 12 produtos pesquisados). Em Nova Olinda, R$ 139,24 (para 10 dos 12 produtos pesquisados).

A queda no custo da Cesta Básica em junho foi devido basicamente a redução nos preços do tomate (29,7%) e do óleo (7,8%). Os produtos que registraram maior alta foram: açúcar (7,7%), carne (7,4%), e feijão (6,0%). Na RMC, os produtos de maior peso na cesta são a carne (25,6% do valor da cesta), o pão (17,6%), e o tomate (14,8%).

A pesquisa também estima o tempo de trabalho necessário para aquisição da Cesta Básica e o salário mínimo necessário, capaz de atender as necessidades de moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. Na RMC, o trabalhador que ganha salário mínimo precisou trabalhar 71 horas e 17 minutos, para aquisição dos 12 produtos da Cesta Básica, no mês de junho.

Em junho, segundo o DIEESE, o salário mínimo necessário estimado, para uma família de 2 adultos e 2 crianças, foi de R$ 2.092,36, o que representa 4,1 vezes o mínimo em vigor, de R$ 510,00. Em maio, o piso mínimo era estimado em R$ 2.157,88 (4,23 vezes o menor salário legal), enquanto em junho do ano passado correspondia a R$ 2.046,99, ou seja, 4,4 vezes valor então vigente (R$ 465,00). Na RMC, o salário mínimo necessário foi estimado em R$ 1.466,56.

Esta pesquisa vem sendo realizada de forma voluntária pelos estudantes do Curso de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA: Gisélia; Ednaldo Jose; Janaina; Genys; Ismael; Otácio; Illydio; Francisco Isidio; José Alex; Anderson Ferreira; Jaqueline; Jose Cristofer; Francilene; Josefa Eliene; Elder Menezes; Maria das Dores; Renan Diniz e Isabel Cristina, Fernanda, Gabriel e Andrea. A pesquisa é coordenada pelo Professor José Micaelson Lacerda Morais.

Custo da Cesta Básica na Região

Metropolitana do Cariri – Mai/Jun-2010

Maio Junho Variação (%)

Cariri 171,97 164,05 -4,6
Juazeiro do Norte 179,76 168,91 -6,0
Crato 181,24 174,13 -3,9
Barbalha 144,55 134,17 -7,2
Farias Brito 174,57 173,87 -0,4
Jardim 135,44 134,76 -0,5
Caririaçu 163,64 154,79 -5,4
Santana 160,6 160,75 0,1
Missão Velha 168,73 152,77 -9,5
Nova Olinda 147,96 139,24 -5,9

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da URCA

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 08 de Julho de 2010


Geopark promove blitz ambiental levando educação ao público

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do projeto Geropark Araripe, realiza durante toda a manhã de hoje, 08/07, de frente a Instituição, no Campus do Pimenta, em Crato, uma "Blitz Ambiental", com o intuito de conscientizar a população e visitantes durante a ExpoCrato. O objetivo é levar à sociedade um trabalho educativo, voltado à preservação do meio ambiente e também orientar quanto ao comportamento dos condutores de veículos, principalmente respeitando o espaço destinado aos pedestres, como as faixas voltadas a esse público. Durante a blitz serão distribuídos sacos de lixo para serem levados nos automóveis, com a marca Geopark Araripe. A blitz acontece das 8 horas até às 11 horas.

Parceria do Geopark beneficia setor da gastronomia no Cariri

Uma parceria entre o Geopark Araripe e proprietários de restaurantes do Cariri irá beneficiar o turismo e gastronomia da região. Serão distribuídos nesta sexta-feira, durante reunião na sede do Geopark Araripe, em Crato, materiais para serem usados nos restaurantes e afins, com a marca do projeto e dos estabelecimentos. Aventais, jogos americanos e os cardápios terão a marca do Geopark. No material serão usados dois idiomas para facilitar o acesso da informação a todos os consumidores. A forma de divulgar o meio ambiente e a paleontologia da região, além da cultura local, por meio desse trabalho, é bem acolhida pelos proprietários dos estabelecimentos. São 21 deles envolvidos com o projeto, que ganhará fôlego, atuando junto aos principais restaurantes do Cariri, que além do material, estarão integrados a partir de agora no processo de qualificação, promovido pelo projeto, com cursos de capacitação e melhoria dos serviços, através da orientação de profissionais da área, nas seis cidades que compõem o Geopark.

URCA presente em Encontro de Pró-reitores de Extensão

Aconteceu em Fortaleza entre os dias 30/06 e 02/07, o XXVII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. O evento faz parte do Fórum de Pró-Reitores de Extensão - FORPROEX e reúne Pró-Reitores das Universidades Federais, Estaduais e Municipais. Na ocasião, a Pró-Reitoria de Extensão da URCA esteve representada pela Pró-Reitora Adjunta, Profa. Maria Isa Pinheiro Cardoso Gonçalves.

Museu de Paleontologia será reaberto amanhã, dia 09

Será reaberto, amanhã, às 17 horas, em Santana do Cariri, o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira. O evento será às 17 horas. O Museu é atualmente um dos maiores do gênero no Brasil. São cerca de 10 mil fósseis, incluindo os não catalogados. Foi criado pelo então prefeito de Santana do Cariri, o sociólogo Plácido Cidade Nuvens, atual Reitor da URCA, em meados dos anos 80 e atualmente sob a tutela da Universidade.

A reforma do Museu de Paleontologia praticamente duplicou o espaço de exposição do museu, que teve toda sua rede elétrica e hidráulica renovada, além da ampliação, reforma e melhoria de toda a parte de segurança, além da modernização do seu espaço de exposições, com um trabalho de planejamento por meio de museólogos.

O Museu conta com um importante acervo de vegetais, invertebrados e vertebrados e a melhor coleção de fósseis do período Cretáceo, com destaque para peixes e pterossauros, inclusive com fósseis que preservam tecidos moles, fato raro na Paleontologia Mundial. Possui um acervo de mais de cinco mil peças. Portanto é um importante suporte para o estudo da vida no planeta.

URCA entrega Restaurante Universitário próxima sexta

Serão servidas mil refeições diárias para os estudantes de várias cidades da região do Cariri

Será entregue nesta sexta-feira, às 19h30, no campus do Pimenta II, o Restaurante Universitário da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Restaurante Universitário é uma bandeira de luta histórica dos estudantes e representa investimento da atual Administração Superior da URCA na melhoria das condições de estudo dos alunos. Serão servidas diariamente mil refeições, inclusive à noite quando o afluxo de estudantes é maior. Com essa realização, a administração demonstra sensibilidade às necessidades do acadêmico. A abertura do Restaurante não ocorreu antes pela demora do processo licitatório. Foi necessário cancelar a primeira licitação. As refeições começam a ser distribuídas aos estudantes que portarem carteira, na semana após a Excpocrato, de segunda à sexta-feira. Durante a semana de Exposição, a Universidade entrará em recesso de suas atividades.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 08 de julho de 2010.

Divórcio poderá ser concedido sem necessidade de separação prévia

[Foto:]

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) o fim da exigência de separação judicial prévia dos casais para a obtenção do divórcio. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 28/09, aprovada, em segundo turno, segue agora para promulgação. Pela atual redação da Constituição, o casamento civil só pode ser dissolvido pelo divórcio após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei ou com comprovada separação de fato por mais de dois anos. Para o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), perdeu o sentido manter tais pré-requisitos temporais para a concessão do divórcio. Ele lembrou que no mundo inteiro essa exigência foi abolida, pois não faz sentido manter unidas por mais tempo ainda pessoas que não querem permanecer juntas. O senador argumentou ainda que o divórcio direto, sem a necessidade de separação, reduzirá gastos com advogado e emolumentos.

O divórcio foi instituído no Brasil em 1977, com a promulgação da Emenda Constitucional 09/77. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), entretanto, posicionou-se contra o projeto, por acreditar que ele banalizará a instituição do casamento. A retirada do interstício, argumentou, poderá levar um casal a precipitadamente se casar. Crivella disse que recorrerá da decisão à CCJ. A PEC é de autoria do deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), mas inúmeras propostas com o mesmo teor tramitaram em conjunto na Câmara, entre elas a do deputado Sérgio Barradas (PT-BA).

Helena Daltro Puntual e Elina Rodrigues Pozebom / Agência Senado

Depoimento de menor mostra versão estarrecedora para desaparecimento de Eliza Samúdio

NE - Como aconteceu outras vezes, a mídia vai sugar até a última gota, mais um crime no Brasil. Essa da ex-namorada do goleiro do Flamengo é a bola da vez, o prato cheio do dia...

Em quatro folhas, o menor apreendido na casa do goleiro Bruno na terça-feira, 6, conta sua versão dos fatos. Ele disse que foi convidado por Macarrão a levar Eliza Samúdio ao sítio do goleiro, em Minas Gerais. Macarrão já tinha planejado tudo e mandou o adolescente se esconder no porta-malas do carro. Já com o carro em movimento, o menor, que estava na mala do veículo, pulou para o banco de trás com a arma em punho, rendendo Eliza e dizendo: "perdeu, Eliza".

A garota conseguiu pegar a arma e atirou contra o menor, mas a arma estava sem munição. O adolescente conseguiu recuperar a arma e deu três coronhadas na cabeça de Eliza. Com Eliza sob a mira da pistola, agora carregada, a viagem continuou até o sítio de Bruno - onde chegaram de madrugada. O rapaz dormiu em um quarto. Macarrão em outro. Eliza, com o filho, dormiu em um terceiro quarto. Havia também uma empregada doméstica. No dia seguinte, Eliza não permaneceu trancada. Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno, que chegou naquele dia, passou a vigiar Eliza. O menor disse que viu Sérgio entregar um telefone para que Eliza ligasse para uma amiga de São Paulo. Sérgio a mandava dizer que estava tudo bem, que ela receberia dinheiro e apartamento em Belo Horizonte. Eliza foi ameaçada de morte caso não dissesse o combinado.

No dia seguinte, Bruno chegou de táxi ao sítio, pois tinha viajado de avião para Belo Horizonte.

Segundo o adolescente, Bruno ficou surpreso quando viu Eliza assistindo televisão na sala do sítio. Bruno saiu da sala e disse para o menor, Macarrão e Sérgio: o que está acontecendo? O adolescente conta que ouviu Bruno dizer para Macarrão e Sérgio que era para eles resolverem o problema. Que não queria problemas para o lado dele e que ele, Bruno, não saberia de nada. Macarrão e Sérgio disseram que não poderiam libertar Eliza, pois o problema seria ainda maior. Bruno disse então que já tinha acontecido “m...” da primeira vez, e não queria que o problema se repetisse com Eliza.

O goleiro permaneceu no sítio por duas horas e depois e chamou um táxi para levá-lo até o aeroporto, pois queria voltar para o Rio no mesmo dia. No dia seguinte, o adolescente, Macarrão, Sérgio, Eliza e o filho dela entraram no carro de Bruno e seguiram rumo a Belo Horizonte. O adolescente contou que chegaram a um local que se parecia com um sítio. Foram recebidos por um homem alto, negro, chamado Neném. O desfecho do caso, na versão do menor, é chocante: o menor disse ter visto uma faca grande. Neném pegou Eliza, amarrou os braços dela com uma corda e deu uma gravata, sufocando-a. Neném pediu que todos deixassem o local. Sérgio carregava o filho de Eliza. Logo depois, Neném passou carregando um saco e seguiu em direção a um canil, onde havia quatro rotweillers. O adolescente viu o momento em que Neném retirou a mão de Eliza e arremessou para os cães. Segundo o rapaz, os ossos de Eliza foram concretados no mesmo terreno em que ela foi morta. Segundo o menor, a mulher de Bruno, Dayane, foi ao sítio do goleiro depois do crime - e soube apenas que o bebê de Eliza tinha sido deixado no local.

Depois do crime, o adolescente foi para a casa de Bruno, no Rio de Janeiro. Na versão dele, os dois não conversaram sobre o que aconteceu com Eliza - mas acredita que Macarrão tenha contado o desfecho do sequestro. O menor contou que não recebeu dinheiro para participar do sequestro, mas disse que Macarrão havia retirado R$ 3 mil que seriam entregues a Eliza. Ele não soube para quem, afinal, a quantia foi destinada. O adolescente falou que pretendia apenas ajudar no transporte da ex-amante do goleiro Bruno e disse que se arrependeu do envolvimento no caso.

Fonte: G1

CRATO - Notícias do dia 08 de Julho de 2010


Crato realizou Dia Municipal de combate à Dengue

O Governo Municipal do Crato por meio do setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde promoveu no dia de ontem ( 7 ), o Dia Municipal de combate à Dengue com diversas ações voltadas a informação e prevenção ao mosquito aedes aegypti.

A partir das 8 horas foi realizada uma Caminhada Educativa, que saiu da Praça Siqueira Campos com percurso pelo centro da cidade, retornando para a mesma praça e contando com a participação de profissionais de saúde do município, grupamento do Tiro de Guerra e integrantes de projetos das Secretarias municipais. Ainda na Praça Siqueira Campos foram disponibilizadas informações na Tenda Educativa sobre conhecimentos a respeito do ciclo de vida do mosquito, formas de combate à dengue e distribuição de panfletos. As 11 horas foi a vez da Blitz Educativa que aconteceu em dois pontos estratégicos: Semáforo da Praça Alexandre Arraes, da Quadra Bicentenário e na Asa no bairro Batateiras.

Luciana Callou, Coordenadora do Setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato ressaltou a importância de eventos como esse, e agradeceu pela participação da comunidade nas atividades e na luta diária contra a dengue e em favor da saúde, e da qualidade de vida da cidade.


Demutran do Crato com novo fardamento

O Departamento Municipal de Trãnsito do Crato estará, durante o período da ExpoCrato 2010, com novo fardamento. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, entregou o novo fardamento em seu gabinete, ao diretor do Demutran, Luiz Joatan de Sousa, para os agentes de trânsito da cidade. Durante as festividades mais tradicionais do município, o Demutran atuará de forma intensificada no sentido de proporciuonar melhor fluxo do trânsito e coibir os abusos cometidos pelos condutores. As principais ruas da cidade têm sinalização renovada. Várias blitze serão realizadas, com a finalidade também de garantir segurança para a população.

Secretaria implantará Programa Mais Educação

A Secretaria de Educação do Crato está ultimando os preparativos para a implantação, em agosto, do Programa Mais Educação. Segundo o secretário de Educação, Professor Valentim Dantas, 16 escolas do município serão beneficiadas e os alunos passarão a permanecer na escola durante os dois períodos. Um período com atividades normais e outro com ações diversificadas, devidamente licitadas pela escola, entre elas reforço escolar, atividades recreativas, dentre outras atividades que viabilizem o melhor deesenvolvimento dos alunos.


Abertas inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil


Abertas as inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, foram abertas. O Festival Cariri da Canção Nacional, será realizado nos dias 28, 29 e 30 do mesmo mês. O evento é promovido pela prefeitura municipal do Crato, no Cariri, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude.

Poderão participar do curso estudantes do Ensino Médio, de cursinhos pré-vestibulares, cursos técnicos e universitários, regularmente matriculados na rede de ensino da Região Metropolitana do Cariri. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda , Missão Velha e Santana do Cariri. As inscrições vão até o dia 17 de setembro de 2010.


Secretaria de Ação Social realiza o “Arraiá da Terceira Idade”

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no último dia 06 de julho, na quadra Bicentenário, “o Arraiá da Terceira Idade”. A comemoração faz parte dos festejos juninos que a Ação Social do Crato se propôs a realizar durante todo o mês de junho e parte de julho, com comidas típicas, apresentação de quadrilha improvisada e forró. O intuito dessa comemoração é promover momentos de festejos, diversão, interação e inclusão social.

Administração do Crato revitaliza a cidade

A Prefeitura do Crato investe na revitalização do muncípio com várias frentes de trabalho, por meio das secretarias municipais, no sentido de melhor receber o visitante durante o período de festividades da Expocrato 2010, e também das férias, em que a cidade recebe milhares de turistas de todo o País. As ruas do centro e entradas principais recebem pintura do meio fio das calçadas e melhoria da sinalização, além da retirada de lixo e capinação. Na área da saúde, serão iniciados durante a Expocrato os serviços de fiscalização de bares, restaurantes e afins no âmbito do parque e na cidade, além de trabalho educativo por meio dos agentes da Vigilância Sanitária e de outros setores da saúde.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Cuba libertará 52 presos políticos, diz Igreja

NE - Parece, afinal, que a greve de fome daquele outro cidadão, não será em vão...

Havana, 7 jul (EFE).- O Governo Raúl Castro libertará 52 presos políticos, cinco deles nas próximas horas, e os demais ao longo dos três ou quatro meses seguintes, segundo anunciou hoje a Igreja Católica em Cuba. Trata-se de todos os opositores ainda reclusos do grupo de 75 dissidentes presos na repressão da Primavera Negra, em 2003. Em nota, a Igreja diz ainda que nas próximas horas outros seis presos serão aproximados de suas províncias de residência. Segundo o comunicado, os cinco que serão soltos nas próximas horas viajarão junto a parentes para a Espanha. O Governo cubano teria dito também à Igreja que os outros 47 presos políticos, uma vez libertados, poderão deixar a ilha.

O arcebispo de Havana, o cardeal Jaime Ortega, foi informado da medida em reunião com o presidente Raúl Castro. O encontro teve a participação também dos chanceleres espanhol, Miguel Ángel Moratinos, e cubano, Bruno Rodríguez. A decisão chega dentro do processo de diálogo aberto em maio entre o Governo castrista e a Igreja Católica e que contou o apoio recente do chanceler espanhol, que encerra hoje visita a Cuba. EFE

Fonte: Yahoo Notícias

A Tentativa de Exclusão dos Shows Musicais Locais na Expocrato - Por: Dihelson Mendonça


Todos os anos temos acompanhado a luta incansável dos artistas do cariri, no sentido de obter algum espaço de apresentação na EXPOCRATO. A bem da verdade, de alguns tempos para cá, eles têm que mendigar para conseguir um pequeno "puleiro" de madeiras quebradas, incrivelmente ruim, se comparado ao belo espaço ofertado aos shows de fora, de talentos medíocres que desfilam na chamada "parte de baixo" da expocrato, que a rigor, pelo seu forró eletrônico, só prezam o mau-gosto, e a decadência musical, gerados pelo monopólio, pela imposição de quem irá se apresentar lá ou não. A última novidade é que até esse pequeno "puleiro" de cantores e músicos locais, estão querendo acabar, no momento em que foram proibidas apresentações artísticas sonoras, na chamada "parte de cima" da expocrato. Será mesmo que esses shows "nanicos" estariam a incomodar os poderosos da parte baixa e ameaçando seus pomposos lucros ?

No último dia 07 de julho, o professor Alexandre Lucas, um incansável defensor da permanência de artistas locais no evento, e mais alguns representantes da URCA, Universidade Regional do Cariri, foram se reunir com os organizadores da festa, a fim de garantir um mínimo de decência e espaço para a cultura local, essa é que é a verdade. Segundo nota do professor divulgadas na imprensa, haviam sido proibidos os pequenos shows que ainda serviam para mostrar o que o cariri tem de melhor aos visitantes, durante as costumeiras férias de Julho.

De qualquer modo, é notória a perda gradativa de espaços culturais na expocrato a cada ano. Fica aqui o repúdio a essa clara discriminação que estão fazendo contra os nossos artistas, que já vinha sendo exercida de modo implícito, e agora, cada vez mais explicitamente. Se antes, os espaços já eram difícieis, agora, sorrateiramente, querem tirar os últimos puleiros escuros que eram usados para apresentações. Foi necessário uma comissão chefiada pela URCA ir mendigar aos seus organizadores, um pequeno espaço aí talvez num canto de cerca, para que nossos artistas musicais locais, que possuem grande talento, diga-se de passagem, possam ter pelo menos um palco para fazerem seus costumeiros papéis de bobos, achando que algum dia poderiam competir com a máquina esmagadora que vem de cima, triturando ossos e os sonhos de um Cariri de Arte e Cultura.

A questão toda se resume ao Monopólio, Monopólio, Monopólio - A pura e simples Ganância de sempre, de querer tudo pra si na expocrato, e que nunca foi devidamente repensada, questionada e confrontada por nossos condescendentes e inertes representantes.

Por: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31