xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 julho 2010

Seduc e Centec realizam seleção de professores para as Escolas Estaduais de Educação Profissional -Por Maria Otilia

Transcrevo na íntegra um texto do SITE da SEDUC sobre a seleção professores para ministrarem aulas nas Escolas Profissionalizantes:

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga edital para a contratação de 186 professores para atuarem no Ensino Médio Integrado das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). O edital foi lançado pela secretária de Educação, Izolda Cela, e pelo presidente do Instituto Centro de Ensino Técnico (Centec), Odorico Monteiro, no dia 6 de julho, no Centro de Formação de Instrutores do Instituto Centec, organizadora da seleção.
Os professores serão contratados para lecionar nas Escolas Profissionais de Fortaleza e em 40 municípios do interior. É oferecido um salário de R$ 1.335,00 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. A seleção será para professores das áreas de informática, guia de turismo, segurança do trabalho, enfermagem, comércio, finanças, meio ambiente, aqüicultura, edificações, agroindústria, estética, massoterapia, produção de moda, hospedagem, modelagem do vestuário, contabilidade, secretariado e administração.

Para saber mais acesse o site: www.seduc.ce.gov.br e leia o edital.

Postado por Maria Otilia Moreira

Convite à imprensa - Reitor Plácido Cidade Núvens


Temos a honra de convidar Vossa Senhoria, extensivo aos jornalistas desse conceituada empresa de comunicação, para dois eventos que serão realizados no dia 09 de julho próximo: a reinauguração do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri e a inauguração do Restaurante Universitário da URCA, no campus do Pimenta II, em Crato. Os eventos contarão com a presença do Excelentíssimo Senhor Secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Professor René Teixeira Barreiro e outras autoridades da área de educação superior do Estado. Trata-se de duas grandes realizações da atual administração da URCA, cujo recurso foi assegurado pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes. O Museu de Paleontologia é um dos maiores do gênero no Brasil, com um importante acervo de vegetais, invertebrados e vertebrados e a melhor coleção de fósseis do período Cretáceo, com destaque para peixes e pterossauros, inclusive com fósseis que preservam tecidos moles, fato raro na Paleontologia Mundial. Possui um acervo de mais de cinco mil peças. Portanto é um importante suporte para o estudo da vida no planeta. O Museu passou por importante reforma visando a ampliação, modernização e a segurança de suas instalações.

O Restaurante Universitário é uma bandeira de luta histórica dos estudantes e representa investimento da atual Administração Superior da URCA na melhoria das condições de estudo dos alunos. Serão servidas diariamente mil refeições, inclusive à noite quando o afluxo de estudantes é maior. Certos do vosso comparecimento e divulgação dos eventos que são de interesse público reiteramos nosso respeito a essa empresa de comunicação e serviço público.

Plácido Cidade Nuvens
Reitor da URCA

Aprovado "na marra" o relatório do novo Código Florestal Brasileiro - postado por José Sales

A Comissão Especial para a Reforma do Código Florestal Brasileiro aprovou nesta terça-feira (6), por 13 votos a 5, o texto-base do relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que propõe uma nova legislação ambiental. Neste momento, estão sendo votados os nove destaques propostos para alteração do texto final. Concluída a votação na comissão, o projeto vai para análise em plenário. Os parlamentares dizem, no entanto, que isso só deve ocorrer depois das eleições, devido às divergências quanto ao tema. Parlamentares, jornalistas e interessados na discussão sobre o tema enchem o plenário 2 da Câmara dos Deputados e um grupo tenta acompanhar do lado de fora. Há algum tempo na Câmara não é mais autorizada a entrada, nos plenários, de pessoas que não sejam parlamentares ou repórteres.

Em alguns momentos, durante a votação, os ânimos se exaltaram e deputados, como Luiz Carlos Heinze (PP-RS), representante dos ruralistas, e Ivan Valente (PSOL-SP), representante dos ambientalistas, quase se agrediram fisicamente, sendo contidos pelos colegas.

Fonte: Abril.com

Violência contra os povos indígenas: índices continuam alarmantes, destaca relatórido do Cimi - Postado por Océlio Teixeira

São 60 casos de assassinatos, 19 casos de suicídio, 16 casos de tentativa de assassinato, e a lista não pára. Estes são apenas alguns dos críticos dados que serão apresentados pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) através do Relatório de Violência Contra Povos Indígenas no Brasil - 2009. Muitas informações se igualam às do relatório de 2008, o que não diminui a gravidade da questão, pois a repetição de números apenas confirma o cotidiano de violência vivido por povos indígenas em todas as regiões. A reportagem é do sítio do Cimi, 05-07-2010.
No dia 9 de julho, o Cimi apresenta mais um alarmante relatório sobre as violências sofridas pelos povos indígenas no país. O lançamento da publicação será na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), às 15h, com a presença do secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara, da doutora em Antropologia pela PUC-SP, Lúcia Helena Rangel - que coordenou a pesquisa -, do presidente e vice-presidente do Cimi, dom Erwin Kräutler e Roberto Antônio Liebgott, e do conselho da entidade.
Violências diversas.
Como ressalta em seu texto de apresentação, Roberto Liebgott coloca que o Relatório vem mostrar "a omissão como opção política do governo federal em relação aos povos indígenas". Tal atitude implica em diferentes formas de violências, como a não demarcação de terras, falta de proteção das terras indígenas, descaso nas áreas de saúde e educação e a convivência com a execução de lideranças, ataques a acampamentos e outras agressões por agentes de segurança, ataques a indígenas em situação de isolamento, tortura por policiais federais, suicídios entre outras.
Os casos de violência contra os povos indígenas não cessam. No Relatório, que traz os dados referentes ao ano de 2009, mais uma vez chama atenção a concentração de casos de violação de direitos no Mato Grosso do Sul, especialmente os relacionados ao povo Guarani Kaiowá. No estado, onde vive a segunda maior população indígena do país, mais de 53 mil pessoas, os direitos constitucionais desses povos são mais que ignorados.
Somente ano passado, 33 indígenas foram assassinados no MS, o que representa 54% do total de 60 casos apresentado pelo relatório. Tais ocorrências são caracterizadas pela doutora em Educação Iara Tatiana Bonin como racismo institucional. “A violência sistemática registrada nos últimos anos permite afirma que nesse estado se configura um tipo de racismo institucional, materalizado com ações de grupos civis e omissões do poder público”.
O Relatório ainda aponta a situação conflituosa em que vivem os indígenas no Sul da Bahia. Na região é fácil constatar um crescente processo de criminalização de lideranças e intensificação de ações contra os indígenas. Em 2009, cinco indígenas da comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro foram capturados e agredidos durante uma ação da Polícia Federal. Durante a ação eles receberam choques elétricos na região dorsal e genital.
Altos indíces de violência são ainda registrados quando referentes às agressões ao patrimônio causadas pelos grandes projetos do governo federal. As obras vão desde pequenas centrais hidrelétricas a programas de ecoturismo, gasodutos, exploração mineral, ferrovias e hidrovias. Tais projetos impactam territórios indígenas e afetam a vida de diversos povos, inclusive aqueles que têm pouco ou nenhum contato com a sociedade envolvente.
Exemplo de tais obras é a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O projeto preconizado pelo governo como sendo fonte de desenvolvimento, na verdade, trará consequências desastrosas e irreversíveis ao meio ambiente e às comunidades da região. Diversos especialistas e movimentos socias já apontaram o número sem fim de irregularidades que envolvem a obra, como o não respeito à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que assegura o direito de oitiva ás populações em caso de obras que lhes afetem.
Metodologia e propósito
A metodologia de pesquisa empregada é a mesma utilizada nos anos anteriores: toma-se como fonte o noticiário da imprensa em jornais, revistas, rádios, sítios virtuais, além dos registros sistemáticos efetuados pelas equipes do Cimi. De acordo com a professora Lúcia Rangel, "não se pode constatar uma tendência de diminuição de conflitos e situações de violência, mesmo que alguns números sejam menores do que os registrados em anos anteriores". Ela ressalta também que o relatório não abarca todos os casos e que são relatados apenas os registros que foram possíveis de se conseguir durante todo o ano.
Assim, para evitar que a realidade de violência contra estes povos se torne algo banal, o Cimi explicita tais agressões para a população, aos organismos de defesa de direitos humanos – nacionais e internacionais - legisladores, juízes, autoridades. E, como afirma Liebgott, a convicção da entidade é que toda esta realidade precisa ser enfrentada e os responsáveis denunciados.
Fonte: www.ihu.unisinos.br/noticias
Foto: Menino Kaiapó(mongabay.com)

Secretário de Meio Ambiente isenta "Missão Resgate" de culpa pela não retirada de Placa que polui a Rua Pedro II


A bem da Verdade!

Em breve entrevista ao Blog do crato, o Secretário de meio ambiente e controle urbano do Crato, Dr. Nivaldo Soares, "inocentou" a Missão Resgate e outras empresas do Crato pela não retirada das placas enormes que ainda vem poluindo a nossa cidade. Segundo Nivaldo Soares, não falta somente retirar a placa da "Missão Resgate", mas de 22 outras empresas em Crato, e que a Missão Resgate se mostrou totalmente receptiva quando à retirada. O grande problema é a burocracia. Segundo eu pude entender da nossa breve conversa, havia sido feito um contrato com uma empresa para a retirada de 130 placas na cidade. Depois que isso foi feito, constatou-se que faltavam ainda mais 22 placas, e isto entra num processo licitatório. De qualquer modo, a população espera que essas outras 22 não fiquem aí para sempre, e que venhamos a ser vencidos pelo cansaço. Esperamos que sejam retiradas o mais breve possível, porque como falei na outra mensagem, após um ano de espera, não há uma só justificativa que abarque tanta demora. Licitações não precisam demorar pela eternidade. Basta ter um pouquinho de atenção, FOCO, saber definir o que é prioridade e levar a cabo os compromissos assumidos.

É só isso que a população espera.

Por: Dihelson Mendonça

Bom Dia, Crato! - Hoje, dia 06 de Julho de 2010


Bom Dia, meus amigos!


Hoje o dia amanheceu ensolarado em Crato, com temperatura em torno de 23 graus aqui na Vilalta. A previsão do tempo, segundo fontes de meteorologia, é de dia de sol com algumas núvens e não chove. Entretanto, a notícia de chuvas para o nordeste é divulgada em vários jornais do país, como na reportagem do R7, logo abaixo. Tenham todos uma boa Terça-feira!

Chuvas devem continuar no Nordeste

Umidade do ar estará baixa no Centro-Oeste e no Sudeste do país. O tempo ficará instável, com aberturas de sol e chuva a qualquer hora em toda a faixa leste do Nordeste nesta terça-feira (06). A previsão é de pancadas de chuva localizadas no norte e leste do Rio Grande do Norte, litoral nordeste do Ceará, noroeste do Maranhão e grande parte da Região Norte. Apesar da instabilidade, as chuvas diminuem no litoral nordestino. Deve chover no Rio Grande do Sul, devido a aproximação de uma frente fria. Nas demais áreas da região haverá predomínio de sol, com valores de umidade relativa do ar baixos em alguns pontos da região. Apesar da chuva na região Sul, as temperaturas não devem cair muito, com máxima de 25°C em Florianópolis e 27°C em Porto Alegre.

Em algumas localidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste a umidade relativa do ar estará baixa também, com valores que poderão ficar em torno de 30%. No Sudeste, tarde quente e temperaturas até 4°C acima da média para esta época do ano, com máxima de 26°C em São Paulo (SP) e de 28°C no Rio de Janeiro (RJ). Em todas as áreas da região Centro- Oeste haverá predomínio de sol. Haverá condição para nevoeiro pela manhã no leste de Mato Grosso do Sul e sudeste de Goiás. No Sudeste e Centro-Oeste, tempo seco e baixa umidade do ar com índices considerados como estado de atenção em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Fonte: R7

Taxímetros devem chegar a Juazeiro - Reportagem: Elizângela Santos


Motoristas de táxi de Juazeiro já vêm discutindo a implantação dos taxímetros. Projeto de lei nesse sentido será elaborado e encaminhado à Câmara Municipal - ELIZÂNGELA SANTOS. Ter um preço uniformizado nas corridas de táxis é uma demanda necessária em Juazeiro do Norte.

Juazeiro do Norte. Poderão ser instalados nos próximos meses, neste Município, taxímetros nos veículos de aluguel. Na próxima quinta-feira será realizada reunião no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), para elaboração de um projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal para aprovação. Os profissionais do setor se organizam para receber a novidade. Há uma mobilização na cidade para aprovação do texto legislativo. Para a maioria dos taxistas, o porte da cidade já pede que esse serviço seja implantado. Por atrair turistas diariamente, essa tem sido uma solicitação do próprio visitante, que estranha a cobrança aleatória do pagamento do serviço. Além da instalação dos equipamentos, os veículos também serão padronizados na cor branca. Outra novidade, será a implantação dos veículos adaptados para os portadores de deficiência, que deve corresponder a 5% do total das vagas disponíveis. Duas reuniões já foram realizadas com os profissionais no intuito de debater as mudanças. Em primeiro momento, a ideia tem sido bem acatada pela categoria, que aguarda ansiosa pela aprovação da lei. Segundo o taxista Jaime Brito, responsável pelo Posto Vitória, na Praça Padre Cícero, as reuniões têm ocorrido para debater principalmente questões relacionadas à aquisição dos equipamentos. Ele afirma que a maioria dos motoristas ainda não sabe como esse serviço deve proceder. Para isso, no fim da tarde de ontem, mais uma vez os profissionais da categoria se reuniram na praça para serem esclarecidos, por meio de um técnico do Inmetro, como deve ser a utilização dos equipamentos. O secretário de Segurança da cidade, Cláudio Luz, compareceu à ocasião. De acordo com Jaime, é importante que os taxistas saibam que para adquirir o produto é necessária uma concessão de compra e oficina autorizada para instalação e possíveis reparos. O Inmetro fará a aferição dessas máquinas. O taxista afirma que cada máquina sairá em torno de R$ 200,00.

As determinações foram o resultado de uma reunião entre 50 profissionais da área e representantes da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os taxistas mostram-se otimistas com a implantação dos equipamentos. As permissões serão dadas aos motoristas cadastrados e terão o prazo de 10 anos. Com a necessidade de haver um veículo para cada mil habitantes, 249 taxistas poderão ser cadastrados (hoje há 210 no Município). Antes de chegar na Câmara Municipal, o projeto de lei será examinado pela Procuradoria do Município e, em seguida, passa pelo Legislativo, para depois ser sancionado pelo prefeito Manoel Santana. O diretor geral do Demutran, Péricles Cardoso, diz que uma comissão técnica estará responsável pala elaboração do projeto. O diretor afirma que o serviço também deve ser implantado no Crato. A Associação dos Taxistas daquele Município tem se manifestado nesse sentido e atuado junto aos profissionais de Juazeiro do Norte, no sentido de promover uma organização maior da categoria.

ENQUETE O que o senhor acha da nova medida?

Pedro Tomé
Taxista
A padronização dos preços vem melhorar muito a atuação do taxista. O consumidor não tem que discutir preço com motorista

Antônio Cosmo Tenório
Taxista
O serviço deveria ter sido implantado há muitos anos. Juazeiro tem que acompanhar o seu próprio desenvolvimento

MAIS INFORMAÇÕES:
Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Rua do Seminário, S/N, Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3587.3902 / 3587.3343

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Polvo 'vidente' diz que a Alemanha vai perder para a Espanha nas semifinais

Molusco 'Paul' acertou todos os 'palpites' até agora na Copa do Mundo.

Os torcedores alemães estão preocupados. O polvo Paul, do aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, "disse" que a Espanha vai vencer a seleção da Alemanha na partida desta quarta-feira (7) pelas semifinais da Copa do Mundo. O molusco se tornou uma celebridade ao acertar todos os palpites sobre o desempenho da seleção da Alemanha no Mundial. Seu desempenho nesta Copa é de 100% de acertos. Paul disse que a Alemanha ganharia da Austrália e de Gana e perderia para a Sérvia na primeira fase do campeonato. Apostou na vitória alemã sobre a Inglaterra e, na última partida, "disse" que os alemães venceriam a Argentina nas quartas-de-final. As escolhas do molusco são feitas da seguinte forma: duas caixas de vidro são colocadas em seu aquário. Cada uma leva uma bandeira: uma da Alemanha e a outra do adversário. Dentro de cada caixa são colocados mexilhões para o polvo devorar. A caixa onde Paul parar define o palpite do polvo na partida. Os palpites do polvo Paul tiveram 80% de acerto nos jogos dos times alemães nas copas europeias.

Fonte: G1

FICHA LIMPA - Mais de 3 mil gestores com contas rejeitadas


"De cada um dos 184 municípios cearenses consta o nome de pelo menos uma pessoa com as contas julgadas irregulares"


Da relação do TCM constam nomes de deputados federais, estaduais, vereadores e outros ex-gestores. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) divulgou ontem a relação de gestores públicos municipais cearenses que têm contas desaprovadas e prefeitos com o parecer prévio pela desaprovação das suas contas de Governo. A relação com os nomes de 3.067 gestores está na nossa página eletrônica. De cada um dos 184 municípios cearenses consta o nome de pelo menos uma pessoa com as contas julgadas irregulares, informou o presidente do TCM, Ernesto Sabóia, ao entregar a relação, oficialmente, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido e ao procurador regional eleitoral, Alessander Sales, ontem, na sala de sessões do TRE.

Na ocasião o presidente do TCM fez uma demonstração da maneira como qualquer cidadão pode consultar a listagem na página do TCM na Internet (www.tcm.ce.gov.br). A consulta pode ser feita por nome (ordem alfabética) e por Município. Além do nome do gestor são fornecidos dados referentes à localidade, unidade gestora, exercício, número do processo e conteúdo do acórdão ou do parecer prévio no caso de contas de Governo. Há casos em que o nome de um gestor é encontrado em mais de um Município.

Tempo

Explicou ainda Ernesto Sabóia que a relação envolve um período de oito anos como determina a legislação. Para as eleições de 2008 a lista envolvia 1.700 nomes e o acréscimo do número de processos, da ordem de 106,45%, deveu-se ao fato de o TCM ter agilizado o julgamento dos processos e da legislação ter ampliado de cinco para oito anos o espaço da pesquisa. O presidente do TRE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido agradeceu a cortesia do presidente do TCM e destacou que a listagem é um referencial muito importante para o eleitorado. Lembrou que a questão da corrupção não é algo novo nem apenas do nosso País, pois trata-se de uma prática observada por Júlio César no império romano. Ele ressaltou, ainda, a grande responsabilidade do eleitorado na escolha de todos os seus representantes, pois "todos temos a obrigação de votar bem, não apenas por simpatia pessoal e temos o dever de acabar com a cultura de pedir aos eleitos favores pessoais".

O procurador Alessander Sales, informou que o Ministério Público está unindo forças no Estado inteiro para apresentar impugnações às candidaturas de quem tem contas rejeitadas por órgão colegiado e nesse sentido a listagem entregue ontem é uma ferramenta muito importante para o cumprimento da missão do Ministério Público. O presidente do TCM informou que vai colocar uma equipe de técnicos à disposição do Ministério Público e ainda esta semana deverá ocorrer uma reunião nesse sentido.

Confira abaixo as listas com os nomes dos gestores:

Relação de Gestores - TRE

Relação de Gestores - TRE 2

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Saiba o que os candidatos podem fazer na campanha

Legislação eleitoral impõe limites para a propaganda eleitoral dos candidatos. A partir desta terça-feira (6) os candidatos nas eleições 2010 podem fazer propaganda eleitoral. Veja o que os candidatos podem e o que não podem fazer a partir de hoje.

O que os candidatos podem e não podem fazer a partir do dia 6 de julho

PERMITIDO PROIBIDO
- Partidos políticos podem usar amplificadores ou alto-falantes nas suas sedes ou em carros de som das 8h às 22h com mensagens e jingles dos candidatos. - Contratar artistas para os comícios ou promover sorteios em comícios.
- Fazer comícios com o uso de aparelhos de som fixos das 8h às 24h. - Fazer comícios a menos de 200 metros de sedes do poder, hospitais e casas de saúde e de escolas, creches, teatros, igrejas e bibliotecas públicas que estiverem em funcionamento.
- Promover caminhadas, carreatas e passeatas. - Distribuir brindes como chaveiros, bonés, canetas, camisetas, cestas básicas ou qualquer material que possa proporcionar vantagem ao eleitor.
- Fazer propaganda por meio da internet, desde que gratuita. - Fazer propaganda em outdoors.
- Fazer propaganda paga em jornais impressos, desde que limitadas a dez inserções por veículo e com tamanho até 1/8 de página para formato padrão e de ¼ para revista ou tablóide. O valor pago pelo anúncio deve estar especificado. - Usar trios elétricos, a não ser que durante os comícios, apenas para sonorização.
- Fazer propaganda eleitoral em bens particulares (faixas, cartazes, pinturas em muros) desde que o tamanho não ultrapasse 4 m² e que seja espontânea e gratuita. - A propaganda eleitoral partidária em rádio e TV prevista em lei não pode ser veiculada a partir de 1º de julho. Fica também proibida propaganda paga em rádio e TV.
- Colocar cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos (devem ser colocados e retirados entre 6h e 22h). - Candidatos não podem apresentar programas de rádio e TV.
- Distribuir folhetos e outros impressos, desde que editados pelo partido, coligação ou candidato. - Propaganda de qualquer natureza em bens comuns como postes, viadutos, paradas de ônibus, postes de iluminação e outros aparelhos urbanos, inclusive pichação, inscrição com tinta, fixação de placas ou faixas são proibidas.
- Todo o material impresso de campanha deve conter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ou o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do responsável pela confecção, bem como de quem o contratou e a tiragem. - Propaganda de qualquer natureza em bens comuns mesmo que privados como cinemas, estádio de futebol, clubes, lojas.
- Nas dependências do poder legislativo a propaganda fica a critério da mesa diretora. - É proibida também propaganda em árvores e jardins públicos.
- Propaganda eleitoral em órgãos públicos ou de empresas de economia mista (Petrobras, por exemplo).

Fonte: R7

Surpreendido pela PM, ladrão faz disparo e acerta o próprio pé

Suspeito e um comparsa tentaram assaltar loja de motos em SP. Eles foram presos. Ao ser surpreendido assaltando uma loja de motos em Santana, na Zona Norte de São Paulo, um suspeito tentou disparar contra a polícia, mas acabou acertando o próprio pé. A tentativa de assalto foi no fim da tarde desta segunda-feira (5). Os dois ladrões entraram na loja que fica na Avenida General Ataliba Leonel e anunciaram o assalto. A PM foi chamada e anunciou a prisão da dupla. Foi quando um dos criminosos fez um disparo e acabou se ferindo. Ele foi medicado e passa bem. Os dois ladrões foram presos.

Fonte: G1

CRATO - Notícias do dia 06 de Julho de 2010


Secretaria de Ação Social realiza hoje o “Arraiá da Terceira Idade”

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza hoje a partir das 16 horas na quadra Bicentenário, “o Arraiá da Terceira Idade”. A comemoração faz parte dos festejos juninos que a Ação Social do Crato se propôs a realizar durante todo o mês de junho e parte de julho. Na ocasião haverá disponibilização de comidas típicas, apresentação de quadrilha improvisada e muito forró. O intuito dessa comemoração é sobretudo promover momentos de festejos, diversão, interação e inclusão social.

Crato se une em grande dia de luta contra a dengue

Uma grande mobilização contra a dengue será realizada em Crato no próximo dia 7 de julho, com programação em todo o município, levando informações e educação à população. O objetivo é prevenir, combater o mosquito transmissor da dengue, além de levar uma mensagem de alerta à população a respeito da infestação, que ainda está acontecendo, mesmo depois do período mais intenso das chuvas. São mais de mil casos notificados da doença e cerca de 600 confirmados. No final da tarde de ontem a Mobilização Social e Assessoria Técnica da Secretaria de Saúde do Crato fecharam a programação do evento. O dia 7 entrará para o calendário do município como Dia Municipal de Combate à Dengue, com ações em todos os bairros, desenvolvidas por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). No centro da cidade, serão realizadas panfletagens e blitze. Instituições parceiras e a sociedade civil se unem nessa empreitada de combate ao transmissor da dengue, no intuito de minimizar os índices de infestação no município.

Projeto de recuperação de sinalização nas ruas do Crato

O projeto de sinalização das ruas do Crato está sendo realizado nas principais vias do centro da cidade. O trabalho foi iniciado desde a semana passada, com a recuperação das pinturas verticais e horizontais. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Infraestrutura em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito.

Operação intensifica limpeza programada no município

O município do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está desenvolvendo o Projeto Operação Limpeza, nos bairros da cidade, promovendo um trabalho intensificado de recuperação também das ruas, com pinturas de meio fio, capinação e retirada de lixo de terrenos baldios, levando mais saúde para a população. A idéia do projeto é também levar uma mensagem educativa. Já passaram pela ação intensificada bairros como o Seminário, São Miguel e Independência. A Secretaria também está realizando um trabalho de coleta seletiva de lixo e os horários serão disponibilizados por meio do site e blog da administração, além dos meios de comunicação.

Secretaria de Cultura do Crato abre inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010. O evento de natureza educativa, artística e cultural acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival, estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição! - Mais informações 88 3523.23.65.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30