xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 junho 2010

A Copa Mercosul - Postado por Océlio Teixeira

Quem diria? A Copa do Mundo virou Copa do Mercosul. Mercosul de veias abertas e futebol sem fronteiras. Mercosul de Neruda, Galeano, Drummond e Borges. Mercosul de Toro, Schiaffino, Pelé e Maradona. Mercosul primeiro mundo no futebol. Pois a miséria ainda habita seus grotões. Pode ser que as semifinais não confirmem a nova geografia. E daí?
Uma terra esquecida do mundo. Lembrada apenas pela cana, por Potosí, pelo couro e pela subserviência. Continua surpreendendo no maior espetáculo da Terra. E por quê? Antes que os arautos de uma nova ordem proclamem nossa grandeza. Lembremos que os jogadores de futebol são pobres meninos de rua. Com raras exceções. Meninos que sonham tirar suas famílias da linha de pobreza. Meninos que sonham com o trono em Madrid, Londres ou Paris. Embora Moscou e Atenas também sirvam.
O futebol é território dos que nascem nos mocambos e vilas miseráveis. Os garotos alemães e ingleses preferem outros brinquedos. Os garotos suecos e dinamarqueses estudam de manhã e à tarde. Antes de se proclamar que o Mercosul é bom de bola. Entendam que o Mercosul é ruim de garfo e de vacina. No dia em que o Mercosul for rico. A Copa do Mundo muda de endereço. Para tristeza de quem sonha com o Hexa. E alegria de quem sonha simplesmente com justiça…
Escrito por: ROBERTO VIEIRA
Fonte: Blog do Juca Kfouri

TV NOS EUA - Larry King anuncia fim de programa de 25 anos


Chega ao fim, após 25 anos, o programa de entrevistas do veterano apresentador Larry King na CNN. Peça central do horário nobre da emissora, o Larry King Live vinha perdendo audiência nos últimos anos e, em especial, nos últimos seis meses. O presidente da CNN nos EUA, Jonathan Klein, afirmou que partiu de King a iniciativa de encerrar o programa. O apresentador, de 76 anos, deverá continuar no canal de notícias até pelo menos junho do ano que vem, quando expira seu contrato. Neste tempo, a ideia é que ele apresente programas especiais. Esta semana, King afirmou que agora terá mais tempo para sua – sétima – mulher e seus filhos. No ultimo mês, já se especulava sobre a saída do apresentador, com rumores de que a CNN havia dado início à procura por um "novo Larry King" – teriam sido cotados o britânico Piers Morgan, que é hoje jurado de concursos de talentos na TV, e a jornalista Katie Couric, âncora da CBS.

Recorde

Recentemente, o programa de King foi reconhecido pelo Guinness como o que mais tempo ficou no ar com o mesmo apresentador no mesmo horário. Ele estreou em 1985 e acumulou uma longa lista de personalidades políticas e culturais entre seus entrevistados. A versatilidade sempre esteve presente do programa: em junho, King entrevistou, na mesma semana, a cantora Lady Gaga e o presidente Barack Obama. Em um texto lido no ar, o apresentador disse que este é o fim de um capítulo de sua vida e que espera ansioso pelo próximo, mas que por enquanto é hora de "pendurar seus suspensórios" – marca registrada de seu figurino diário. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 29/6/10].

Fonte: observatório da Imprensa

Rádios, TVs e jornais devem obedecer lei eleitoral a partir desta quinta-feira


A partir desta quinta-feira (1º) as emissoras de rádio e televisão do país devem ficar atentas à Lei das Eleições (9.504/97). A legislação fixa uma série de proibições para o período eleitoral em seus noticiários e na programação. Entre as proibições estão a que impede dar tratamento privilegiado a candidato em seus noticiários e na programação e a de divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção. A multa para quem desrespeitar varia de R$ 21.282,00 a R$106.410,00. Em caso de reincidência pode ser duplicada. As emissoras de rádio e televisão também estão proibidas de veicular propaganda política pagas ou não e de difundirem manifestação favorável ou contrária a candidatos ou partidos.

Os jornais e revistas não estão impedidos de emitir opinião favorável a candidato, mas a matéria não pode ser paga. Ainda de acordo com a lei, as novelas, filmes ou minisséries não podem fazer crítica ou referência a candidatos ou partido político, mesmo que de forma dissimulada. As emissoras também estão proibidas de usar trucagem ou montagem de áudio ou vídeo que degradem ou ridicularizem candidato ou partido ou que desvirtue a realidade para beneficiar ou prejudicá-los. Também não podem transmitir programas com esse fim. O candidato escolhido em convenção para concorrer às eleições não pode apresentar nem comentar programa. As emissoras também não podem divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, inclusive se a denominação do programa coincidir com o nome do candidato ou com o que ele indicou para uso na urna eletrônica. Se o programa tiver o mesmo nome do candidato, fica proibida a sua divulgação.

Fonte: R7

Passageiros podem avaliar serviços de aeroportos a partir de hoje


Brasília - A partir de hoje (30), além de avaliar o desempenho das companhias aéreas, os brasileiros também podem dar notas para os aeroportos públicos do país. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um ranking para que o usuário avalie 16 quesitos em 130 aeroportos públicos, de grande e pequeno porte. O usuário avaliará itens como o acesso ao aeroporto, estacionamento, lojas de alimentação e conveniência, serviços públicos, atendimento a necessidades especiais, conforto, inspeção, tempo de restituição de bagagens, transporte público e táxis no aeroporto. Nos aeroportos internacionais também é possível dar notas para o controle de passaportes e alfândega. Para fazer a avaliação dos serviços, é preciso se cadastrar no Espaço do Passageiro, no site da Anac. (www.anac.gov.br/passageiro). Com o mesmo cadastro, também é possível avaliar o desempenho das companhias aéreas.

Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri Divulga - Show Eita Piula - Forró Fundo de Quintal

eita piula

DVD Cariri Cangaço, Recomendo Por:Paulo Moura


Nos dias 8, 9 e 10 de Junho de 2010, realizou-se na histórica cidade de Mossoró o XII Fórum do Cangaço. Um evento que agrega cultura e educação e é direcionado para o público em geral e para os estudantes universitários em particular.Tive a honra de ter sido convidado para compor uma das mesas redonda, que muito me orgulhou, pois me foi dada a oportunidade de dissertar sobre dois temas que fazem parte do meu universo: Cangaço e Educação. Desnecessário dizer que o evento foi um sucesso absoluto, pois cumpriu com toda a sua pauta e, o que pra mim foi mais importante, encheu o auditório de estudantes.Na semana do evento, a comissão do Fórum do Cangaço teve a honra de receber o parceiro Manoel Severo. Este grande homem, é ninguém menos que o Curador do Cariri Cangaço, evento cultural que terá já a sua segunda edição assegurada, e que será realizada em agosto próximo.

Na oportunidade da visita de Manoel Severo, fomos brindados, cada participante do seminário Cariri Cangaço de 2009, com um DVD onde consta toda a programação daquele maravilhoso evento, que se realizou em Setembro de 2009, nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro.Ora, se o evento Cariri Cangaço 2009 foi um sucesso, sucesso menor não poderia ter sido o lançamento deste DVD, que mostra com fidelidade como se passou toda a semana de eventos, com visitas técnicas, palestras, shows culturais, fóruns de debate, etc. O DVD Cariri Cangaço, na minha opinião, está bem recomendado para dois tipos de pessoas: As que não puderam participar do Cariri Cangaço 2009, pois vão ter em mãos toda a historia do evento, com riqueza fotográfica, com belas paisagens e com informações que farão o público se transportar para aquelas plagas, dada a riqueza e a fidelidade da narrativa.

Lili, Paulo Moura e Juliana Ischiara, no Cariri Cangaço 2009

As outras pessoas que, obrigatoriamente, vão querer ter em sua estante o DVD Cariri Cangaço são os que participaram do evento, pois irão guardar de lembrança as memórias daquela semana maravilhosa, de informação, aventura e cultura. O contato aproximado com pesquisadores, escritores, professores, estudantes e leigos. A interação entre os presentes, os debates acalorados onde a questão principal era o cangaço. Tudo isso está resumido de modo espetacular no DVD Cariri Cangaço.No mais, é aguardar o próximo evento, que será em Agosto próximo e, logo após, com certeza, mais outro DVD.

Parabéns mais uma vez, mestre Severo.
Você sempre nos surpreende!

Paulo Moura

Nossos parabéns a Dom Fernando Panico -- por Armando Rafael



Na data de ontem – 29 de junho de 2010 – a Diocese de Crato comemorou nove anos da posse do seu 5º bispo, Dom Fernando Panico. Homem simples, sereno, culto, educado, franco, equilibrado, aberto, cordial e sincero nas suas atitudes, Dom Fernando Panico já acumula extensa folha de serviços como pastor do sul - cearense.
Ao lado, Brasão Episcopal de Dom Fernando Panico

Afora suas muitas realizações espirituais – prioridade maior do seu pastoreio – que não são visíveis, nem se pode apalpar, o 5º bispo de Crato, é responsável - dentre outras - pelas seguintes iniciativas:

– Criou 5 novas paróquias;
– Ordenou 47 sacerdotes;
– Criou o Curso Superior de Teologia no Seminário São José e trouxe para dirigir este educandário a Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos) que administram apenas 9 Seminários no mundo, sendo 2 no Brasil (Crato e Brasília);
– Reincorporou à Diocese o Colégio Diocesano de Crato;
– Criou a Faculdade Católica do Cariri;
– Reestruturou a Fundação Padre Ibiapina;
– Entregou à Ordem dos Camilianos a administração do Hospital São Francisco de Assis de Crato, que vem experimentando sucessivas melhorias no seu funcionamento;
– Construiu a Cúria Diocesana;
– Construiu a nova residência Episcopal no bairro Granjeiro;
– Conseguiu, junto ao Vaticano, a elevação da Igreja-Matriz de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte à condição de Basílica Menor;
– Criou o Santuário Eucarístico Diocesano que funciona na Igreja-Matriz de São Vicente Férrer em Crato;
– Realizou em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Gestão do Professor André Herzog) o 3º Seminário Internacional sobre o Padre Cícero;
– Escreveu 4 Cartas Pastorais;
– Iniciou e entregou às autoridades do Vaticano o Processo de Reabilitação do Padre Cícero Romão Batista, que continua em estudos na Santa Sé à espera de uma decisão final;
– Iniciou a implantação de uma Fazenda da Esperança, destinada à recuperação de pessoas dependentes de drogas, no município de Mauriti;
– Trouxe para a Diocese as seguintes instituições religiosas: Toca de Assis (ramos masculino e feminino), Ordem Camiliana, Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos), Freiras Contemplativas da Ordem Fraternidade Missionária (todas as citadas para a cidade de Crato); Monjas Contemplativas da Ordem de São Bento (Beneditinas) que construíram o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória e as Irmãs Salesianas, que atuam na Colina do Horto (ambas para Juazeiro do Norte); Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração (para Antonina do Norte); Irmãs Filhas da Imaculada Conceição de Buenos Aires (para Lavras da Mangabeira).

Além de ser um bispo muito querido e estimado por todo o seu rebanho, Dom Fernando soube ser reconhecido pelos poderes públicos, já que recebeu os títulos de Cidadão Cearense, Cratense, Juazeirense, Barbalhense, Mauritiense e Missãovelhense. Recebeu o título de Professor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri e a Medalha do Mérito Bárbara de Alencar da Prefeitura de Crato. É sócio do Instituto Cultural do Cariri, ocupante da Cadeira Dom Francisco de Assis Pires.

Registrando esta data festiva, o Blog do Crato parabeniza Dom Fernando Panico e dá este testemunho de gratidão por tudo que ele vem realizando pelo nosso querido Cariri.

Nota redigida e postada por Armando Lopes Rafael

Blog é coisa séria -- por Armando Lopes Rafael


Outro dia, conversando com uma respeitável senhora da sociedade cratense, ela comentava o fato de um blog local ter virado espaço desregrado, licencioso e indisciplinado para postagens explícitas libidinosas e libertinas de genitálias. E eu acrescentei: dá abrigo, também, para matérias contra crenças religiosas, o que é proibido pela Constituição.
O preâmbulo acima foi necessário para chamar a atenção para uma notícia divulgada ontem na Internet, segundo a qual o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral–TSE, decidiu multar em dez mil reais dirigentes do PSDB por causa de comentários de leitores veiculados no site do partido Gente que Mente (http://www.gentequemente.org.br/). O relator concordou com a ação do Ministério Público Eleitoral segundo a qual os cinco comentários feitos numa matéria com críticas à Dilma Rousseff ferem a legislação eleitoral.
Daí porque é pura ingenuidade dizer que os blogs podem ser feitos sem censuras ou sem firulas. Ou que os colaboradores dos blogs podem postar o que quiserem, sem serem vigiados ou amordaçados.
Os blogs – os chamados diários da Internet – surgiram há cerca de cinco anos, numa evolução do que era usado apenas pela garotada para buscar relacionamentos ou expor sua intimidade. Em algumas nações ainda submetidas a ditaduras, os blogs transformaram-se numa trincheira da liberdade de expressão. Daí o medo que os ditadores têm dos blogs. Isso vem acontecendo em Cuba, na China e na Venezuela, dentre outros países onde a força das armas silencia a manifestação do pensamento.
Hoje os blogs viraram coisa séria. Os chamados “blogueiros” conquistaram espaço na mídia. Suas atividades são acompanhadas pela sociedade. Daí a exigência de responsabilidade e seriedade tanto para quem posta, como para quem faz comentários no blogs.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Aprendi...

O Garoto

Eu aprendi...
...que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

Eu aprendi...
...que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi...
...que nunca se deve negar um presente a uma criança;

Eu aprendi...
...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu aprendi...
...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;

Eu aprendi...
...que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu aprendi...
...que dinheiro não compra "classe";

Eu aprendi...
...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

Eu aprendi...
...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

Eu aprendi...
...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

Autor Deconhecido
Foto: Dihelson Mendonça - Proibida a Reprodução e Utilização sem consentimento do autor

DIVERSIDADE NO CARIRI - Parada Gay do Crato acontece hoje - Reportagem: Antonio Vicelmo


O ex-Big Brother Dicésar Ferreira, conhecido como a drag-queen Dimmy Kieer, será a principal atração.

Crato. O ex-Big Brother Dicésar Ferreira, conhecido no meio mix como a drag-queen Dimmy Kieer, será a principal atração da Parada Gay do Crato, que será realizada, hoje, a partir das 15 horas. Dicésar foi uma das maiores atrações da televisão brasileira no primeiro trimestre deste ano, quando participou do programa Big Brother Brasil e duelou, frente a Marcelo Dourado, contra a homofobia. Outra presença confirmada é da apresentadora da TV Diário, Regininha Duarte. Este ano a madrinha da manifestação é a primeira-dama do Município, Mônica Araripe.

A sétima edição da Parada Gay do Crato pretende reunir, segundo o seu promotor, André Lacerda, 15 mil pessoas, entre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes. "A expectativa é que a participação de Dimmy Kieer aumente a visibilidade do evento e leve um número bem maior de pessoas às ruas da cidade a fim de protestar contra a homofobia e exigir direitos iguais", justifica André Lacerda. Para ele, a manifestação é uma oportunidade de reduzir a discriminação. "Este é um momento de pluralidade e respeito às diversidades. As pessoas não são bi ou homossexuais porque querem, por opção, e ao mesmo tempo, são cidadãos e cidadãs que pagam impostos e que muitas vezes são humilhados e agredidos por serem diversos da maioria", afirma.

Lideranças da comunidade gay do Crato denunciam a violência contra os homossexuais do Cariri e a impunidade, citando como exemplo o caso do cabeleireiro Francisco Tércio Oliveira Soares, assassinado no dia 1º de janeiro de 2008, em seu salão, no Crato. "Até hoje, ninguém foi preso", denuncia André Lacerda.

Os manifestantes lembraram também o caso do ex-aluno do Ginásio Polivalente, conhecido por Miquéias, que foi encontrado morto, seminu, no início do mês, no Parque de Exposições da cidade do Crato. Até o momento, ninguém foi preso. O movimento gay do Cariri diz que a violência contra as mulheres está sendo direcionada, agora, contra os homossexuais. "Sempre que o assunto é homossexualidade, a bandeira do arco-íris está lá", garante.

Símbolo

Até a algum tempo atrás, no entanto, o símbolo da comunidade de gays e lésbicas era representado por um triângulo rosa vazado - inicialmente utilizado pelos nazistas para identificar homossexuais em campos de concentração. A bandeira com o arco-íris, reconhecida pelo Congresso Internacional de Fabricantes de Bandeiras, surgiu quando em 1978 um ativista pediu para Gilbert Baker criar um símbolo para a sua comunidade. Baker projetou uma bandeira com oito listras: rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. De acordo com ele, as cores representaram, respectivamente: sexualidade, vida, cura, sol, natureza, arte, harmonia e espírito. Essa bandeira, no entanto, não foi produzida, porque a cor rosa não estava disponível para produção em massa. A bandeira acabou ficando apenas com sete listras até que, em 1978, um supervisor assumidamente homossexual foi assassinado. Para demonstrar poder e solidariedade, o Comitê da Parada do Orgulho decidiu usar a bandeira de Baker. O comitê eliminou a faixa de cor índigo para que pudessem dividir as faixas uniformemente ao longo da rua, seis em cada lado. Esta é a versão mais utilizada hoje, com as cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e púrpura, que representam a diversidade.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Cultura do Município do Crato
Centro Cultural Araripe
(88) 3523.2365

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Ex-BBB DiCesar é recebido com festa e participa hoje da 7a Parada da Diversidade Sexual em Crato.


Parada da Diversidade Sexual acontece hoje no Crato


Hoje acontece em Crato, a sétima Parada da Diversidade Sexual. À partir das 15 horas, com concentração em frente a antiga Eventus Casa de shows, indo até a Praça da Sé no centro da cidade. O evento é realizado pela Associação de defesa, apoio e cidadania dos homossexuais do Crato- ADACHO, que tem projeto aprovado pelo Ministério da Saúde através do programa nacional de prevenção a DSTs/AIDS e hepatites virais. A parada em sua sétima edição, tem como madrinha neste ano, a primeira Dama Monica Araripe, e contará com as presenças de Regininha Duarte, apresentadora da TV Diário e do ex BBB Dicesar Ferreira. Segundo o promoter André Lacerda, idealizador do evento é interessante a promoção desse acontecimento no município para que a região como um todo fique atenta na luta em defesa da homofobia. Ontem aconteceu no salão nobre da Prefeitura do Crato, a transmissão da faixa da madrinha do ano passado, Liduína Andrade, para a Primeira Dama, Mônica Araripe. Foi realizada uma coletiva de imprensa com o ex BBB DiCesar, que esteve muito à vontade e sentiu-se feliz em Crato com o convite. Dr. Cícero frança, falando em nome da administração Samuel Araripe, deu as boas vindas aos convidados e à imprensa, que se fez massiva no evento. Em entrevista, DiCesar falou sobre o preconceito enfrentado pelos homossexuais no Brasil e a sua história pessoal antes e depois do BBB. Disse ainda que apóia em sua cidade, vários projetos sociais através de campanhas que visam minorar os problemas das camadas menos favorecidas. A primeira Dama Mônica Araripe, em seu discurso, por sua vez, ressaltou o valor da parada da diversidade sexual, no sentido de ser um veículo que esclarece a sociedade contra a homofobia, o preconceito, ao mesmo tempo em que pede que o desfile seja encarado com a devida seriedade, o respeito e a alegria que ele merece. Após a coletiva, foi servido um cocktail aos presentes, e o ex-BBB aproveitou para tirar muitas fotos com os inúmeros fãs, além de continuar respondendo às perguntas dos jornalistas.

Entrevista Coletiva de DiCésar ( quase ) Completa. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito:



Cobertura Fotográfica:

Ex-BBB DiCesar Ferreira participa de coletiva à Imprensa e fala sobre o preconceito, e a luta por uma sociedade que possa respeitar o direito à diversidade sexual.

Img_2490

A primeira-Dama Mônica Araripe foi escolhida para ser neste ano a Rainha da Parada da Diversidade Sexual.

Image1

A madrinha do ano passado, Liduína Andrade, passa a faixa para a Primeira-Dama

Img_2468

DiCesar recebe lembranças do Crato:

Img_2501

Coletiva à Imprensa:

Img_2539



Img_2497


Img_2495

O ex-BBB tira muitas fotos com os fãs:

Img_2505

Veja mais fotos da vinda do ex-BBB no Site de Mônica Araripe:

www.monicaararipe.blogspot.com


Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
( com informações da Assessoria de Imprensa da PMC )

Conexões - Postado por: Gabriella Federico


EXCELENTÍSSIMA HIPOCRISIA
Por - Alexandre Garcia

As formalidades e honrarias da vida, quanto nos obrigam a mentir! Eu chamo de "meu prezado" meu caro, caríssimo" alguem que mal conheço e nem por isso fico ruborizado porque, afinal, apenas aplico formula de cortesia. Que, por causa disso, ficam sem valor algum. E, as homenagens, os aplausos, as fotos elogiadas nas colunas sociais? A gente sabe são apenas ipocrisia brancas, para alguem acreditar nelas. Agradar alguém . Em geral, nada que seja realmente sincero. Em geral, nada que algum dos presentes - sorridentes - estegia acreditando que seja mesmo para valer. Tudo mentirinha - Este douto plenario - começa o orador. E o próprio autor das palavras sabe muito bem o que pode dizer qualquer bobagem que ninguém vai ligar mesmo porque, afinal, ninguem está alí para ovilo. Apenas está comprindo uma formalidade, um dever de oficio, uma "noblesse oblige". O divertido não é partecipar disso, porque partecipar é uma chatice e perda de tempo. O divertido é perceber isso, como se tivesse na platéia, vendo desdobrar uma tragicomédia num palco de Vaudeville do novo mundo: Uma sucessão de mágicos, cantores de secunda, cômicos esforçados, dançarinos mambembes e até alguns animais amestrados. Um mundo ao qual não tem acesso a maioria, e que é apresentado como a quintessência da felicidade. Não se preocupem os autsiders: È apenas uma ilha - de - fantasia que acredita em si mesma. Seus ilhéus são infelizes e fingem não saber. Pintam as caras, lustram o sapado preto, perdem tarde nos salões de beleza; fazem lipo e limpeza; fazem tudo pelos dez minutos de fama - que serão guardados como recortes da gloria passageira.

Não se avexe de estar fora desse mundinho. È tudo mentirinha, como as medalhas de latão que são destribuídas anualmente sob os hinos de bandas marciais e fingimento das autoridades, pregada no peito o pindurada no pescoço de quem nunca pôs o pescoço em risco por causa alguma, quem nunca foi heròi além da batalha pelo próprio bolso,mas precisa de um agrado, para continuar colaborando. Um mundo de colaboracionista. Que na França pós - nazismo, tinham a cabeça raspada. Portanto, suspire fundo, você, que está fora disso. Na verdade, você está muito por dentro. De si próprio da sua vida, da sua felicidade, carissimo leitor que nem conheço - ah, essas fórmulas de cortesia...........

Por: Alexandre Garcia
Postado por: Gabriella Federico

ARTIGO EM DESTAQUE - O alcoolismo - Emerson Monteiro


Das primeiras vezes, acha-se divertido. Envolve-se. Alegra-se. Facilita participar de grupos sociais com mais satisfação. Torna-se um passaporte para novas amizades. Fácil de encontrar, a bebida se oferece nos variados recantos deste mundo dito civilizado. Torna-se algo semelhante a sonhar de olhos abertos. Mas que fica apenas nisso mesmo. Depois de algum tempo, qual dragão indomável, o vício sujeita a vida e o que antes era sonho torna-se pesadelo a desafiar o ser humano e sua força de reagir e se libertar. Eis o alcoolismo, flagelo indescritível dos dias atuais. Monstro devorador da personalidade, intruso destruidor de famílias, de jovens e adultos, homens e mulheres, ricos e pobres, de esperanças e ideais. Tudo sob a permissão das instituições, fonte de lucros tributários e origem de receitas empresariais. Hoje, o alcoolismo vem sendo analisado sob outros prismas e passa a ser considerado pela ciência como um mal de solução difícil, agente nocivo desagregador de graves riscos à saúde pública.

Quando termina o dia de trabalho, começam os litígios. Pais de família saem pelos bares e casas de espetáculos a satisfazer o cruel instinto da sede alcoólica, expostos à sanha perversa de piores consequências, porquanto portas se abrem fácil a quem busca as malhas do vício. A aceitação social, a falta de prevenção e publicidades enganosas são as principais fontes que explicam a quantidade de pessoas que abusam do álcool. A falta de conscientização e o desconhecimento dos efeitos do álcool levam jovens e mulheres grávidas serem parte dos grupos de risco. A isto tudo pode somar o vazio que gira em torno das pessoas que sofrem dessa doença. O problema com os jovens, e, sobretudo, com os adolescentes, é o alto grau de violência que o excesso de álcool neles ocasiona, como também a quantidade de acidentes de trânsito que produzem quando se encontram em tal grau de alteração. Costuma acontecer, também, que um adolescente beba até chegar a limites perigosos, simplesmente para fazer graça com o grupo de amigos. No caso das mulheres em período de gestação, o abuso de álcool nas primeiras semanas de gravidez pode produzir uma formação defeituosa no crânio, no rosto e deficiência mental no feto. É por causa disso que normalmente se aconselha às grávidas que a se absterem de beber durante os primeiros três meses de gravidez, e que depois, se houver vontade de beber, que o faça com moderação. Como normalmente a mulher fica sabendo do seu estado de gravidez após a concepção, é muito perigoso que ela beba em demasia. Um outro grupo de risco são os desempregados e aqueles trabalhadores denominados não qualificados, pois eles se dedicam ao consumo de bebida alcoólica em excesso por causa das condições sociais nas quais estão obrigados a viver.

O segundo fator encontra o seu componente mais forte na pobreza. O álcool é uma droga a mais, e em alguns casos, é muito mais fácil de adquirir do que outros elementos nocivos. Por causa disso, algumas pessoas humildes e de baixos recursos intelectuais e culturais buscam afogar os problemas e prejuízos sociais na bebida, mais barata e fácil de conseguir que outro tipo de droga.
Abrir os olhos o quanto antes, eis a forma de se garantir uma vida saudável e livre dessas mazelas suicidas a que muitos se submetem nem sempre por falta de aviso.

Por: Emerson Monteiro

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 30 de Junho de 2010

URCA terá curso Especial de Graduação “Gestão de Negócios Imobiliários”

A Universidade Regional do Cariri (URCA) estará implantando, a partir de setembro deste ano, o curso Especial de Graduação “Gestão de Negócios Imobiliários”, na modalidade tecnológico. O Protocolo de Intenções para criação do curso, foi assinado na tarde de ontem, na própria Universidade, pelo Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, o Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Apolo Scherer Albuquerque, o Diretor Pedagógico do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, além da presidente da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec). A previsão inicial é que o curso seja criado em Juazeiro do Norte. A reunião contou também com a presença da Vice-Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e do Pró-Reitor de Ensino e Graduação da Instituição, João Luiz do Nascimento Mota. O local de funcionamento do curso ainda será definido, e funcionará de segunda à sexta-feira, no período noturno.

O projeto de implantação do Curso passará pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE. Também será realizado processo seletivo para ingresso dos interessados, com matrícula dos alunos através do sistema da URCA. Haverá o devido acompanhamento da vida acadêmica, por meio do Departamento de Ensino de Graduação – DEG e a supervisão do curso pela Pró-Reitoria Especial de Supervisão , Integração e Qualificação – Proesiq. As demandas específicas na área técnica terão o acompanhamento do CRECI e COFECI. Para isso, será firmado, posteriormente, o convênio de cooperação técnica para fiel execução do projeto.

Estagiários recebem treinamento do CIEE

Realizado na manhã de segunda-feira, no auditório do SESI/Crato, treinamento para os candidatos às vagas para o Programa de Estágio Remunerado da URCA. O treinamento foi realizado pela facilitadora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Kelly Maria. Estiveram presentes 127 alunos inscritos e mais 50 estagiários que já atuam na Universidade. O evento faz parte das fases do processo seletivo dos estudantes que se inscreveram para ocupar 40 vagas do projeto. Segundo o Professor José Cavalcanti, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da URCA, o evento é a nova estratégia de contratação dos estudantes universitários para ocuparem vagas no programa, assegurando, assim, a participação do maior número de estudantes contemplados.

O Pró-Reitor adianta que o programa prevê também a realização de cursos mensais para os estudantes estagiários, através do portal de educação à distância do CIEE, com emissão de certificados, e não só servirá para a melhoria da capacitação profissional do aluno, como também para serem usados nas atividades complementares de seus cursos. O Professor Cavalcanti informou que os classificáveis farão parte de uma lista de espera onde a cada vacância os alunos serão introduzidos no programa, sem terem que se submeter a um novo processo seletivo. Após essa fase, serão selecionados por meio de entrevistas pelos chefes imediatos, individualmente, para ocupar as vagas dos setores determinados.

São Pedro da URCA realizado no Sesi do Crato

Realizado na noite de ontem, no SESI/Crato, o São Pedro dos servidores da URCA. Segundo o Professor José Cavalcanti, organizador do evento, a festa foi bastante movimentada e contou com o entusiasmo dos participantes. Comidas e bebidas típicas não faltaram no cardápio, com animação do forrozeiro Cícero Estênio. Foi realizada uma quadrilha improvisada com os servidores da Universidade. O evento teve como objetivo principal promover um integração amigável entre servidores da instituição através das festividades juninas de nossa região.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br Crato, 30 de junho de 2010.

CRATO - Notícias do dia 30 de Junho de 2010


Festa da Diversidade acontece hoje no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato apóia a 7ª. Parada da Diversidade Sexual do Crato. Hoje a partir das 15 horas com concentração em frente a antiga Eventus Casa de shows, indo até a Praça da Sé no centro da cidade. O evento é realizado pela Associação de defesa, apoio e cidadania dos homossexuais do Crato- ADACHO, que tem projeto aprovado pelo Ministério da Saúde através do programa nacional de prevenção a DSTs/AIDS e hepatites virais. A parada em sua sétima edição, que terá como madrinha a 1ª dama do Crato Monica Araripe, contará com as presenças de Regininha Duarte, apresentadora da TV Diário e o ex BBB Dicezar. Segundo o promoter André Lacerda, idealizador do evento é interessante a promoção desse acontecimento no município para que a região como um todo fique atenta na luta em defesa da homofobia.

Capacitação sobre novas normas do cadastro único do Bolsa Família está sendo realizada em Crato

Funcionários do setor do cadastro único e Bolsa Família da Secretaria de Ação Social do Crato estão participando de uma capacitação sobre o preenchimento do novo formulário do cadastro único. O cadastro é fundamental para identificar e localizar famílias de baixa renda, a fim de serem atendidas por políticas sociais. Ele contém informações como composição da família, renda, escolaridade, situação de trabalho e características de domicílio. O novo formulário tem o objetivo de melhorar a qualidade das informações cadastrais e dos mecanismos de seleção e acompanhamento dos programas que utilizam o CadÚnico como base de identificação das famílias cadastradas. O treinamento que foi lançado pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social, por meio das SETAS – Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social -acontece no Passárgada Hotel até a próxima sexta-feira, dia 2 de julho.

Fortalecimento do combate à dengue será discutido durante reunião, neste dia 1º

Será realizada neste dia primeiro de julho, reunião da Secretaria de Saúde do Crato, para tratar da questão de dengue no município. A iniciativa é reunir diversos setores da sociedade civil, além de representantes da imprensa, para traçar um diagnóstico da dengue em Crato. Também apresentada uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir a doença no município do Crato. A mobilização tem como objetivo contar com as instituições e órgãos da imprensa, no sentido de fortalecer o combate dos focos do mosquito no Crato. A reunião será realizada na sede do Posto de Saúde Teodorico Teles, no bairro São Miguel, a partir das 8 horas. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o combate à dengue continua, com a atuação dos carros fumacê nos bairros, visitas domiciliares e a mobilização social, com o trabalho de educação e conscientização social. Também está sendo articulada a criação do Dia Municipal de Combate.

Profissionais do PSF discutem educação permanente

A Secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, esteve reunida recentemente com integrantes da Associação dos Profissionais de Saúde da Família (PSF). Na ocasião foram debatidas questões relacionadas à educação permanente dos profissionais. No encontro, também foram discutidas às necessidades das condições de trabalho e apresentadas propostas para avanços nas áreas abordadas.

Crato incentiva empreendedorismo, com unidades produtivas

A Secretaria de Ação Social do município do Crato inaugurou recentemente as Unidades Produtivas do Seminário e bairro Gisélia Pinheiro. Dezenas de famílias desses bairros estão envolvidas no trabalho direcionado pelas unidades, que também tem capacitado as comunidades, no sentido de atuar no processo produtivo e de negociação da produção nas unidades. A confecção de lingeries e produção de material de limpeza tem proporcionado uma renda a mais nessas comunidades e favorecido a população com produtos de qualidade. Além da comercialização na própria comunidade, esses produtos deverão ser expandidos para outras cidades da região. O objetivo é tornar as unidades produtivas auto sustentáveis, beneficiando também a população e proporcionando conhecimento e formação para o setor produtivo, incentivando o empreendedorismo junto à sociedade. Atualmente, o Crato possui quatro unidades produtivas. As outras duas estão localizadas nos bairros Vilalta, com salão de beleza, e no Muriti, onde funciona mais uma unidade produtiva de material de limpeza.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30