xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 junho 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 29 de Junho de 2010

Nota ao Público

A Reitora em Exercício da Universidade Regional do Cariri -URCA, Antonia Otonite de Oliveira Cortez, avisa a comunidade acadêmica e a sociedade em geral que, em atendimento ao Decreto nº 30.237 de 23 de junho de 2010, do Governador do Estado do Ceará em Exercício - Ernani Barreira Porto, o expediente da URCA nos dias da realização da partida da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo, será de 8 horas às 14 horas, sem interrupção. Portanto, não haverá aula nos turnos da tarde e noite nos dias acima citados, mantendo-se as aulas no turno da manhã.

Especialização em Farmacologia Clínica será iniciada dia 6 de agosto


A Coordenação do Curso de Especialização em Farmacologia Clínica, da Universidade Regional do Cariri – URCA informa que a aula inaugural do referido curso será iniciada no dia 6 de agosto, às 18h30, no Campus do Pimenta. Mais informações, pelo telefone (88) 9621.1742, procurar Ana Felícia.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br Crato, 28 de junho de 2010.

Doenças causadas pela chuva preocupam no Nordeste; região soma 54 mortes


Após as chuvas que causaram estragos e provocaram 54 mortes em Alagoas e em Pernambuco, os Estados agora têm como preocupação as doenças que surgem com frequência após inundações. Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pancadas de chuva devem continuar no Nordeste nos próximos dias. Segundo o secretário estadual da Saúde, Herbert Motta, o número de doentes deve aumentar. Ele diz que, na primeira semana após as enchentes, a maior partes dos casos é de doenças de pele e picadas de cobra. A partir da segunda semana, os casos de diarreia e leptospirose ganham força. Depois de um mês, predomina a hepatite. A maior preocupação, segundo ele, é com a higiene e limpeza dos abrigos públicos. No Estado, 26 mil pessoas estão neste locais.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde anunciou o envio de mais 200 mil doses de vacinas, 13 mil diluentes e mil unidades de soros antitetânicos para o Estado de Alagoas. Na última semana, Pernambuco recebeu 11 toneladas de medicamentos e cerca de 500 mil doses de vacinas, de acordo com o governo federal. A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas evitem o contato com água ou lama decorrente das enchentes e esgotos para evitar doenças como leptospirose, hepatite e diarreias. Moradores de áreas afetadas também devem ter cuidado com os alimentos e sempre filtrar e ferver a água antes de beber.

Benefícios

O governo federal vai antecipar a liberação de recursos previdenciários para as vítimas das chuvas em Alagoas e em Pernambuco. De acordo com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), ainda nesta segunda-feira o governo deve definir os detalhes dessa nova ação de ajuda aos moradores das regiões atingidas. Ainda de acordo com Padilha, Lula determinou ao Ministério da Fazenda que encaminhe aos municípios atingidos pelas enchentes equipes do Banco do Brasil e do BNB (Banco do Nordeste) para acelerar a liberação de financiamentos relativos à linha de crédito aberta pelo governo para a reconstrução de empresas, comércio e para a compra de eletrodomésticos.

Vítimas

As fortes chuvas que atingem parte da região Nordeste desde o dia 18 de junho já provocaram a morte de 54 pessoas e fizeram mais de 150 mil pessoas suas casas em Alagoas e em Pernambuco. As duas últimas mortes confirmadas são de uma criança de 2 anos e um homem de 34, nas cidades de Recife e de Gameleira --ambas em PE--, respectivamente. Pernambuco registra 20 mortes, 26.966 desabrigados --estão em casas de amigos e parentes-- e outros 55.643 desalojados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Também há 142 pontes danificadas devido às chuvas. Em Alagoas, as chuvas provocaram 34 mortes. 80 mil pessoas foram afetadas, sendo que cerca de 75 mil tiveram que deixar suas casas. Desses, 47.897 estão desalojados e 26.618 desabrigados. Além disso, há registro de 135 pessoas que deixaram suas casas e não foram localizadas.

Fonte: Folha.com

Piora estado de saúde de dissidente cubano em greve de fome


O estado de saúde do dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há mais de quatro meses, piorou nos últimos dias dias por causa de uma nova infecção, um possível coágulo sanguíneo e uma afecção hepática, disseram nesta segunda-feira fontes médicas e da família. Ismel Iglesias, um dos médicos que atendeu o opositor desde que começou a greve, disse que o estado de Fariñas é "crítico" devido a complicações causadas por uma infecção e um possível coágulo, que obrigou a retirada de um catéter que administrava alimentação parental.

"Seu estado geral é ruim. Se o coágulo aumentar, ele pode ter um derrame e morrer."

Jornalista independente e psicólogo de 48 anos, Fariñas começou a greve de fome em 24 de fevereiro, após a morte do preso Orlando Zapata, pedindo ao governo cubano a libertação de 26 presos políticos doentes. Desde 11 de março, ele está em uma sala de terapia no hospital da cidade de Santa Clara, a 270 km a oeste de Havana. Segundo o médico, Fariñas será submetido a exames para determinar se tem mesmo um coágulo, com risco de trombose. Segundo o médico, neste momento "não há um diagnóstico preciso". Oposicionistas calculam que existam cerca de 200 presos políticos no país. Havana os considera mercenários que agem sob comando dos Estados Unidos.

Avanços

Tradicionalmente, a Igreja Católica tem se mantido cautelosa nas relações com o governo comunista de Cuba desde a década de 1990. O cenário mudou em maio passado, quando o cardeal de Havana, Jaime Ortega, interveio em um impasse entre o governo e as Damas de Branco --mulheres e viúvas de ativistas presos em 2003. Após uma conversa com o dirigente máximo cubano, Raúl Castro, Ortega e outros líderes eclesiásticos saíram otimistas sobre a intenção do governo de fazer concessões. As transferências começaram em 1º de junho. No dia 12, seis detentos foram levados a novas prisões perto de suas casas e foi libertado Ariel Sigler, 44. Um dos integrantes do grupo de 75 ativistas presos e condenados em 2003, após uma ação de repressão contra dissidentes do regime, Sigler --que tem paralisia nas pernas-- cumpria uma pena de 25 anos por traição.

Fonte: Folha.com

Vitória sobre o Chile tem a cara do futebol brasileiro


A vitória da seleção brasileira na África do Sul é assunto para quem estava no estádio, viu tudo, e apresenta o Jornal Nacional ao vivo de Joanesburgo. Foi uma vitória absoluta mesmo. Três a zero já é resultado bom, mas 3 a 0 numa oitava de final é um placar que dá moral, dá confiança pros torcedores e pro time também. E na reportagem do Tino Marcos, a gente vê como a seleção mostrou competência pra construir esse resultado. O delegado da Fifa deu a informação: faltam 50 segundos. Era a contribuição mais decisiva para instalar a tensão no Ellis Park. Os chilenos já viram ali com quantas caras de mau se cumprimenta um adversário. Bonzinho, só Kaká. Já dizia Luís Fabiano. "Cara feia é bom pra saber que tem que respeitar. Que o bicho vai pegar pro lado deles”. As oitavas começavam carrancudas, mas o primeiro chute de Luís Fabiano produziu o primeiro sorriso, amarelo. Gilberto Silva, chute perigoso, cara de quase. E quem salvou não tem cara de bravo, Bravo é o nome do goleiro. Bravo, Bravo. Encaixou o arremate de Ramires. Cara de quê? De tentei.

Se alguém tem patente de cara de mau é o Lúcio, que também sabe fazer cara de dor. Foi pênalti de Contreras, seu juiz. Ele não marcou, mas na cobrança do escanteio, subiu auto-estima, subiu Juan. Um gol construído com a fraterna retaguarda do parceiro de zaga Lúcio. Brasil em vantagem, mas Luís Fabiano se enrolou todo. Pra quem quer ter cara de mau, pega mal. Problema nenhum. No lance seguinte, jogada de quem nunca perdeu jogando junto. Quando Robinho iniciou uma partida com Kaká e com Luís Fabiano, a Seleção sempre venceu. Drible no goleiro, cara e jeito de artilheiro, Luís Fabiano, três gols na Copa. Não estava impedido, posição legal: o supertira-teima confirma. Nem precisava mais da cara de mau no segundo. Dois a zero contra um adversário que a seleção de Dunga já havia derrotado cinco vezes.

E quando Ramires interceptou uma bola e partiu, passou pelo meio dos chilenos e ofereceu a Robinho o primeiro gol dele em Copas do Mundo. Ramires, franzino, cara de bom menino, ele varreu as pernas de Sanchez. Levou amarelo, não joga contra a Holanda. O melhor resultado da Seleção nessa Copa até agora foi construído com jogadas que são a cara da seleção de Dunga nos últimos anos: bola parada e contra-ataque. Três a zero. Isso tem cara de quê? De abraços e sorrisos. Isso sim é cara de futebol brasileiro.

Fonte: G1

Transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil


No Brasil, 23 milhões de pessoas (12% da população) necessitam de algum atendimento em saúde mental. Pelo menos 5 milhões de brasileiros (3% da população) sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, apesar de a política de saúde mental priorizar as doenças mais graves, como esquizofrenia e transtorno bipolar, as mais prevalentes estão ligadas à depressão, ansiedade e a transtornos de ajustamento.

Em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por distúrbios mentais ou comportamentais. Os problemas de saúde mental ocupam cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados da OMS indicam que 62% dos países têm políticas de saúde mental, entre eles o Brasil. No ano passado, o país aplicou R$ 1,4 bilhão em saúde mental.

Desde a aprovação da chamada Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/2001), os investimentos são principalmente direcionados a medidas que visam a tirar a loucura detrás das grades de hospícios, com a substituição do atendimento em hospitais psiquiátricos (principalmente das internações) pelos serviços abertos e de base comunitária.

Em 2002, 75,24% do orçamento federal de saúde mental foram repassados a hospitais psiquiátricos, de um investimento total de R$ 619,2 milhões. Em 2009, o percentual caiu para 32,4%. Uma das principais metas da reforma é a redução do número de leitos nessas instituições. Até agora, foram fechados 17,5 mil, mas ainda restam 35.426 leitos em hospitais psiquiátricos públicos ou privados em todo o país.

A implementação da rede substitutiva - com a criação dos centros de Atenção Psicossocial (Caps), das residências terapêuticas e a ampliação do número de leitos psiquiátricos em hospitais gerais - tem avançado, mas ainda convive com o antigo modelo manicomial, marcado pelas internações de longa permanência.

O país conta com 1.513 Caps, mas a distribuição ainda é desigual. O Amazonas, por exemplo, com 3 milhões de habitantes, tem apenas quatro centros. Dos 27 estados, só a Paraíba e Sergipe têm Caps suficientes para atender ao parâmetro de uma unidade para cada 100 mil habitantes.

As residências terapêuticas, segundo dados do Ministério da Saúde referentes a maio deste ano, ainda não foram implantadas em oito unidades federativas: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Rondônia, Roraima e Tocantins. No Pará, o serviço ainda não está disponível, mas duas unidades estão em fase de implantação. Em todo o país há 564 residências terapêuticas, que abrigam 3.062 moradores.

Fonte: Yahoo Notícias

Maradona arruma jeito de manter os jogadores motivados e unidos


Técnico e outros jogadores estão hospedados em um condomínio fechado de casas junto com seus familiares em Pretória.

o domingo, as seleções que garantiram vaga nas quartas de final foram a Alemanha e a Argentina, que se enfrentarão no próximo sábado. Os repórteres César Tralli e Ari Júnior mostram o jeitinho que Maradona arrumou pra manter os argentinos ainda mais motivados e unidos. Um condomínio fechado em Pretória. É onde está hospedada a "grande família" Maradona. Quatro casas alugadas, cada uma com oito suítes. Mas o técnico argentino tem tanto parente assim? É que, como diz Maradona, a familia dele inclui os jogadores. Por isso, numa casa estão os pais e a noiva do Messi. Na de trás, os filhos, primos e irmãos do Maradona. Na terceira casa, a família inteira do Tevez. E na última a do atacante Palermo. Todos fizeram questão de ficar juntos na África do Sul.

Quer demonstração maior de que Maradona não está brincando quando diz que a Argentina é uma seleção literalmente unida? Mas o que o Brasil faz no local? O segurança explica: “Tem muito morador que torce pro Brasil”. E agora provoca os novos vizinhos. Quem protege os argentinos, pode abrir o coração? “Eu sou Brasil!”, confessa ele. A noiva de Messi percebe a gente e sai de fininho. Encaram a nossa marcação a irmã de Maradona e o primo, chamado de irmão por Dom Diego. Antonio Maradona conta que Tevez está de cama, de ressaca, por conta da festa da vitória sobre o México. “Estamos muito felizes com o Tevez, com o Diego”. Titulares de folga, menos ele, treinando reservas. E daquele mesmo jeitão empolgado. “Ele é um grande motivador”, diz Antonio. “É assim com todos nós, família e jogadores. Está sempre levantando o astral”. E é cheio de ânimo que Dom Diego vai enfrentar a Alemanha. A família Maradona sonha com um futuro na Copa. Respirando a alegria do presente. “Eufóricos, muito contente e com muita esperança de chegar à final com Brasil”.

Fonte: G1

CRATO - Notícias do dia 29 de Junho de 2010

Conselho Municipal da Assistência Social realiza reunião administrativa

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social, realizou ontem pela manhã uma reunião com presidente e membros do Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS. Na ocasião foi apresentado um demonstrativo sintético físico financeiro referente ao ano de 2009 para apreciação e aprovação dos conselheiros, bem como foram discutidas informações para aprovação do projeto da capacitação de entrevistadores dos novos formulários do cadastro único. Segundo a Secretária de Ação Social do Crato, Liduína Andrade, reuniões como essa tem o propósito de melhor administrar o conselho e promover mais ações qualitativas para os munícipes. O Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão responsável pelas formulações, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social, no intuito de garantir a predominância do atendimento por entidades públicas na qualidade de direito social.

Funcionários do Bolsa Família iniciam hoje capacitação sobre novas normas do cadastro único

O Governo Municipal do Crato comunica que o setor do cadastro único e Bolsa Família que se encontra na Secretaria de Ação Social (CSU), não realizará atendimento a partir de hoje 29 de junho até o próximo 2 de julho. O motivo é que a equipe do setor estará nesse período participando de uma capacitação sobre o preenchimento do novo formulário do cadastro único no Passárgada Hotel. Após esse treinamento dos funcionários o setor do cadastro único do Bolsa Família voltará a suas atividades normais.

Prefeito do Crato recebe reconhecimento do Senado Federal

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará participando hoje, em Brasília, da solenidade no Senado Federal. Ele estará na solenidade da 15ª Edição do Brasil América 2010, que agraciará as 100 personalidades públicas que mais atuaram na implantação de políticas públicas. O chefe do Executivo cratense esteve na semana passada recebendo o prêmio de melhor prefeito do Estado do Ceará, em Fortaleza. A escolha do prefeito para esse prêmio se deu através de uma banca formado por diversos profissionais renomado do estado, e representantes de instituições, incluindo juristas e integrantes da imprensa estadual.

Um dos importantes requisitos para o reconhecimento por meio dos integrantes do Senado Federal é o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, por meio da administração. Samuel Araripe há vários anos vem sendo reconhecido pelo seu trabalho administrativo è frente do município. Este ano, foi o mais lembrado, com 26 dos 28 votos para as personalidades reconhecidas. Em 2008 e 2009 esteve em segundo lugar na lista. O prefeito do Crato diz que se sente feliz com esse momento, que é também um reconhecimento ao município Cratense. A sua visão está focada, acima de tudo, no desenvolvimento da cidade, que hoje assume visivelmente uma projeção de progresso rumo ao futuro.

Crato renova sua rede de abastecimento, com projeto em prol do saneamento

A Prefeitura do Crato, por meio da Sociedade Anônima de Água e Esgotos - SAAEC, está desenvolvendo uma das maiores obras de saneamento básico dos últimos anos no município do Crato, com a renovação da rede de abastecimento e ampliação da rede de esgotos do município. O projeto, financiado por meio do governo federal, está possibilitando a troca de canos de amianto, colocados há mais de 30 anos, nas ruas da cidade, principalmente do centro, e em alguns bairros, como no Pimenta, Pinto Madeira, dentre outros. O investimento está voltado para canalização com PVC, da mais alta qualidade. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem priorizado em sua administração o saneamento básico da cidade, que está voltado também para a saúde da população cratense, proporcionando água de melhor qualidade e regularizando a rede de abastecimento. O presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, destaca que a rede antiga, muitas vezes, necessita de reparos em virtude dos constantes vazamentos. Com a renovação da rede, essa será uma preocupação a menos para o município, além da economia proporcionada. Ele solicita a compreensão da população para as mudanças no trânsito ocorridas em algumas ruas onde estão sendo realizados os serviços, até que o projeto seja concluído em todo o município.

Governo Municipal do Crato

Homenagem a Raul Seixas - Por Océlio Teixeira

Caso fosse vivo, nosso querido Maluco Beleza estaria fazendo, hoje, dia 28, 65 anos de vida. Ele deixou muitos fãs e muitas saudades. Viva Raul, um artista fantástico.
Vídeo: youtube

 

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


Mais empregos em Crato

Anunciados investimentos para a duplicação do parque industrial da Grendene, unidade de Crato. Eles vão possibilitar aumento de mais 2.500 empregos, elevando para seis mil o número de empregados daquela indústria. Até o próximo mês de outubro novos galpões serão construídos, modernos equipamentos adquiridos e as novas contratações iniciadas. Os investimentos anunciados ampliarão a linha de produção da maior indústria caririense. Alguém estranhou esta afirmação? Qual outra empresa da Região Metropolitana do Cariri oferece seis mil empregos?

Industrialização da polpa do pequi
O crescimento econômico de Crato também vem sendo feito com a participação de pequenos empreendedores. Já está funcionando a primeira etapa da agroindústria mantida pela Associação dos Moradores do Sítio São José, que opera a industrialização da polpa do pequi, para utilização no preparo de maionese, molho, farofa e outros derivados. Em breve aquela pequena indústria vai trabalhar também no fabrico da polpa de manga, caju, cajá e outras frutas regionais.

Diocese de Crato já tem seu brasão
Depois de 96 anos da sua criação, a Diocese de Crato tem, enfim, o seu brasão diocesano (ver ao lado). Até agora nos documentos oficiais da Diocese – ao longo dos tempos – eram usados o brasão particular de cada um dos cinco bispos que passaram pelo Sólio Episcopal Cratense. O novo escudo de armas diocesano foi criado pelo especialista em heráldica – seminarista Weslley Barros – a partir de sugestões feitas por dom Fernando Panico. O brasão da diocese de Crato contém, no centro, uma cruz sobre a letra “M”, símbolo de Maria, a Senhora da Penha, sob cujo patrocínio é colocada esta diocese, cercada de lírios brancos, em número de doze, simbolizando os doze apóstolos e a pureza da fé que eles nos transmitiram. Na ponta do escudo consta uma estilização da Chapada do Araripe– como é comumente apresentada – a recordar constantemente nossa vida e missão neste chão do Sul-Cearense. Interessante ressaltar que o brasão diocesano foi projetado em cima do modelo do brasão do Papa Bento XV, numa homenagem ao criador da nossa diocese.

Centenário de Juazeiro
Como andam os preparativos para as comemorações do centenário do município de Juazeiro do Norte? Praticamente só falta um ano para o dia 22 de julho de 2011, data do centenário. Anunciada com estardalhaço (lembrando o barulho das “vuvuzelas” nos estádios da África do Sul), a programação dessa efeméride veio com muitos planos e muitos projetos. Depois, a anunciada “festa de arromba” foi murchando e a coisa começa a esfriar. Para se ter uma idéia, o site criado para a divulgação da projetada “mega-programação” (http://www.centenariodejuazeiro.blogspot.com/) teve sua última atualização feita em de 24 de março passado, há quatro meses.

Bom Jesus do Horto

De qualquer lugar do Crajubar que permita ver a colina do Horto, em Juazeiro do Norte, pode-se contemplar a olho nu (ver acima) – além do monumento ao Padre Cícero – uma ponta de concreto que lembra a extremidade de um grande foguete. Trata-se da torre da Igreja do Bom Jesus do Horto, ora em construção. Em estilo moderno, projeto de um arquiteto italiano, a Igreja do Bom Jesus do Horto terá capacidade para acolher sete mil pessoas sentadas na sua cúpula principal. Quando totalmente concluída, outras 35 mil pessoas poderão ser abrigadas sob seu anfiteatro. É a maior obra da Igreja Católica atualmente em construção no Brasil.(foto ao lado à direita) Os padres salesianos – que a estão construindo – dizem cumprir uma promessa do Padre Cícero, o qual – durante a grande seca de 1888, que devastou parte do Nordeste – pediu a Jesus Cristo que poupasse a população do Cariri de morrer de fome. O sacerdote morreu sem conseguir construir a igreja prometida, mas os padres salesianos assumiram esse encargo...

Mau gosto em igrejas de Crato
E enquanto Juazeiro do Norte possui belas igrejas que sediam suas paróquias, o mesmo não se pode dizer de alguns templos católicos de Crato. A pitoresca igreja de São Francisco – no Barro Vermelho – ficou sem visibilidade devido às indevidas construções “coladas” naquele templo: a casa paroquial de um lado e um palco para celebração de missas ao ar livre, de outro. A igreja virou um sanduíche, imprensado entre as inopinadas construções. Já as “capelas” que abrigam as sedes das paróquias de São Miguel e da Sagrada Família (esta última no bairro Vilalta) deixam tanto a desejar que melhor seria a construção de novas igrejas para substituir as atuais (pequenas demais, feias, inapropriadas e de mau gosto).

O petróleo do Cariri
A notícia abaixo foi publicada na coluna “Vertical”, edição de “O Povo” no último dia 21. Mas é tão auspiciosa que merece ser repetida aqui. A ver: “O Grupo HRT Participações, por meio da Ipex, já não afastaria mais a ideia de montar base terrestre de prospecção de petróleo na Região do Cariri, mais precisamente na Bacia do Araripe. Segundo informação de fontes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a empresa contratada, fez sondagens em 10 pontos, num raio de 30 quilômetros, e concluiu que há petróleo naquela área do Estado. Ainda não há perspectiva de que a montagem de bases possa começar neste semestre. A Ipex venceu o certame para explorar possibilidades nessa área, com a promessa de investir R$ 3,8 milhões para fazer a análise e interpretação dos dados ali coletados”.

Drops
– Renato Casimiro chegou à direção da Fundação Memorial Padre Cícero cheio de boas intenções e ótimos projetos. As desilusões foram muitas. No início deste mês ele deixou a administração daquela instituição da Prefeitura de Juazeiro. Renato Casimiro é uma pessoa digna, ética e sincera. Um dia ele retornará a um órgão público para mostrar todo o seu talento e competência a serviço da sua terra natal.
– Daqui a seis meses termina o mandado do deputado Ely Aguiar. Se ele não conseguir se reeleger fica a pergunta: quem vai concluir o monumento a Nossa Senhora de Fátima que se arrasta a passo de tartaruga, no Barro Branco, em Crato?
– Fracassaram as negociações que vinham sendo feitas entre o Governo do Ceará e a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis para incluir o centenário de Juazeiro do Norte no samba-enredo daquela agremiação do carnaval de 2011. Os carnavalescos da Beija-Flor optaram por homenagear o “rei” Roberto Carlos.


Caririenses ajudam vítimas das chuvas em Alagoas

Fonte: jornal O POVO, 28-06-2010

Um exemplo de solidariedade – por Rita Célia Faheina, repórter
A região do Cariri está se mobilizando para ajudar as vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco. Em Fortaleza, também há postos de doações de roupas, água e alimentos não-perecíveis. O bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico (foto ao lado) e o padre Paulo Lemos Pereira viajaram, semana passada, para Alagoas e levaram donativos às vítimas das enchentes. Foram a União dos Palmares, uma cidade polo da região da zona da mata alagoana, banhada pelo Rio Mundaú. A cheia do rio causou estragos e deixou muitos dos 62.727 habitantes (Censo de 2009) desabrigados
A Romaria do Cariri pela fé em busca de socorro pelos desabrigados. É a campanha que está sendo realizada até amanhã, 29, pela Diocese do Crato, instituições civis, prefeituras do Cariri e pelo povo da região para ajudar às vítimas das enchentes ocorridas em Alagoas e em Pernambuco, na semana passada. Só em Alagoas, já são mais de 180 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude das chuvas torrenciais que caíram no estado. Mais de 50 pessoas morreram. Entre os romeiros que vão a Juazeiro do Norte todos os anos, para as três principais romarias - em 2 de fevereiro, 15 de setembro e 2 de novembro - são os alagoanos que sempre estão em maior quantidade. Por isso, igreja católica, empresários, instituições governamentais e não governamentais resolveram se solidarizar com as vítimas.

Os donativos estão sendo recebidos, em Juazeiro do Norte, na sede do Círculo Operário São José e na sede do Corpo de Bombeiros Militar. “As doações também pode ser recolhidas em casa se as pessoas não têm como transportar”, informa Vivina Fernandes, da secretaria da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Segundo ela, a campanha está sendo divulgada em todas as missas das paróquias da cidade. As pessoas podem doar principalmente alimentos não-perecíveis, roupas, água mineral. As doações continuam hoje nas paróquias e capelas de Juazeiro do Norte e Crato. Os padres estão encarregados de fazer a convocação aos fiéis durante as celebrações.
Afinal, os alagoanos estão anualmente em Juazeiro do Norte. A primeira romaria deste ano, a de Nossa Senhora das Candeias, do final de janeiro até 2 de fevereiro passado, reuniu mais de 260 mil pessoas e a maioria era de alagoanos. (Colaborou Amaury Alencar).

CRATO - Notícias do dia 28 de Junho de 2010


Prefeito do Crato receberá prêmio no Senado Federal

Amanhã, dia 29 de junho, o Prefeito do Crato, Samuel Araripe estará sendo homenageado no Senado Federal, durante a 15ª Edição do Brasil América 2010, que agraciará as 100 personalidades públicas que mais atuaram na implantação de políticas públicas. Um dos importantes requisitos para esse reconhecimento é o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, por meio da administração.

Funcionários do Bolsa Família participam de capacitação sobre novas normas do cadastro único

O Governo Municipal do Crato comunica que o setor do cadastro único e Bolsa Família que se encontra na Secretaria de Ação Social (CSU), não realizará atendimento de 29 de junho a 2 de julho. O motivo é que a equipe do setor estará nesse período participando de uma capacitação sobre o preenchimento do novo formulário do cadastro único no Passárgada Hotel. Após esse treinamento dos funcionários o setor do cadastro único e Bolsa Família voltará a suas atividades normais.

Crato em alerta no combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua intensificando o trabalho de orientação e combate à dengue na cidade. Os agentes estão visitando as residências no tratamento e busca de focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Em alguns bairros da cidade, como o Novo Lameiro, foi identificando um crescimento no número de focos. Com isso, o setor de Endemias e a Mobilização Social iniciaram um trabalho de educação e combate na própria comunidade, com ações no local. O calendário do setor de Mobilização Social continua com palestras, oficinas e rodas de conversa nas comunidades e nos diversos bairros da cidade. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, afirma que quatro carros fumacê circulam nos bairros. Ela destaca a importância do apoio da população, no intuito de conter a infestação do transmissor da dengue.

Recuperação das ruas avança em várias áreas do Crato

A Secretaria de Infraestrutura do Crato, dentro do projeto de recuperação da malha viária urbana, está atuando em várias ruas da cidade, principalmente no centro. A iniciativa da administração municipal tem o intuito de realizar não só a operação tapa buracos, como também promover o melhoramento nas ruas asfaltadas. O Cratose prepara no intuito de receber os turistas que chegam para temporada de férias e Expocrato.

Infraestutura atua nos bairros com o Projeto Cidade Limpa

A secretaria continua o projeto Cidade Limpa, com calendário de atuação nos diversos bairros da cidade, realizando desde a pintura do meio, a capinação e limpeza das ruas. A primeira localidade foi o bairro Seminário, passando pelo bairro São Miguel e agora nas áreas mais centrais da cidade. O intuito, com esse projeto, é também promover um trabalho educativo junto às comunidades, conscientizando a população a respeito da importância de manter a cidade limpa. Em cada bairro que o projeto inicia a operação de limpeza, as associações locais são informadas, no objetivo de preparar previamente a população para os serviços. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, deu ordem de serviço para a recuperação das ruas durante a Semana do Município.

Governo Municipal do Crato

Não vamos chegar a tanto. - Traduzido por Gabriella Federico


A poluição sonora, sérios danos à saúdePublicado por Juliano em notícias médicas, Health Policy.Quarta-feira 10 mar 2010. Por - M. Gabriella Federico (correções da tradução)

Não só os danos "ouvir a causa da poluição sonora em nossas casas, mas também diferentes e podem ser graves impactos sobre a saúde humana devido à exposição direta às fontes de ruído que, na realidade representada por moradores dos prédios próximos de estradas movimentadas. Ele estigmatiza a ANIT, a Associação Nacional para o isolamento térmico e acústico, lembrando que o controle do ruído em nossos edifícios não é secundário, até mesmo a UNI recentemente propondo a primeira classificação de acústica em edifícios na Itália, não estabelece os parâmetros melhores desde que o conjunto anterior de leis que estabelecia os requisitos acústicos passivo dos edifícios De acordo com a Lei de 97 cidadãos terão direito a recuperar 20% do valor quando não estiverem sendo cumpridas pelos fabricantes, os parâmetros fornecidos.

Assim, apela para um rearranjo da matéria em termos de isolamento acústico, quando um vácuo legal em termos de regras que regem a qualidade das construções e da habitação no piorar as coisas a este respeito, conforme apontado por Legambiente, ainda segundo Organização Organização Mundial da Saúde, o problema é muito grave, a poluição sonora não só cria dificuldades para ouvir, mas o dano é expresso no sistema cardiovascular com o resultado que a cada ano há algo como 210 mil mortes por ataques cardíacos por causa da "barulho incessante da cidade. Quando você alcança 35 decibéis os riscos à saúde são bastante evidentes, mas acima de 65 decibéis são observados os danos psicológicos e autonômicos. Com a exposição cada vez maior de 65 decibéis são encontrados dano direto ao sistema auditivo se expostos a 160 dB se tem uma perfuração imediata do tímpano. Alheios aos efeitos auditivos da exposição prolongada ao ruído:: sistema cardiovascular, hipertensão arterial, isquemia do miocárdio •

• Aparelho Digestivo: hyperchlorhydria gástrica, ação espástica do músculo liso
• Endócrinas: aumento da proporção de tipo de hormônios esteróides
• Aparelho neuropsíquicos: pinturas com ansiedade somática, insônia
• Fadiga: estado de alerta e resposta diminuída psicomotora
Assim, é essencial à informação através de iniciativas como a de isolar a campanha, a primeira campanha de informação nacional e conscientização sobre a importância do isolamento térmico e acústico dos edifícios patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente, Cittadinanzattiva Legambiente ANCI (Associação Nacional de Municípios italiano) ANACI (Associação Nacional de Diretores de Condomínio) e KyotoClub.

Postado por: Gabriella Federico

Bom Dia, Crato ! - Dia 28 de Junho de 2010


Bom dia para todos os escritores, colaboradores, comentaristas e leitores do Blog do Crato. Hoje é Segunda-Feira, dia 28 de Junho de 2010. Noite da Fumaça, e eu explico: Em Crato, assim como na maioria das cidades do nordeste, o São João e o São Pedro são comemorados na véspera. Nas cidades pequenas ainda do tamanho ou menores que o Crato, essa comemoração é feita com fogueiras em plenas ruas da cidade. Na verdade, um costume RUIM que ainda não conseguimos eliminar. Nas chamadas noites de Sao João e de São Pedro, a partir das 18:00, é quase impossível RESPIRAR no Crato, porque muita gente faz fogueira de lenha verde, e a fumaça é de tal forma espessa, que é quase impossível se ver o resto da cidade, ou um bairro ver o outro. A fumaça é tão insuportável, que muita gente que sofre de problemas alérgicos, ou que não está disposto a inspirar monóxido e dióxido de carbono, resolve sair da cidade, e deixá-la semi abandonada.A coisa só começa a melhorar depois da meia-noite, e algumas vezes, apenas depois das 3 da manhã.

Seria tão bom se a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato começasse uma campanha proibindo fogueiras dentro do perímetro da cidade, e reservando isso apenas aos lugarejos, creio que todos teríamos mais paz no Crato. Não é bom que por conta de alguns, a cidade tenha de pagar um preço tão grande, com gente dando entrada em hospitais ou se refugiando com alergia da fumaça produzida por aqueles que apesar de terem boa vontade, não têm consciência, pois prejudicam a maior parte da população.

A nossa sorte na noite de São João, foi que uma pequena chuva atrapalhou os planos de quem pretendia fazer fogueira dentro da cidade, e por isso mesmo, a "lenha" está acumulada. E hoje, sendo a "noite de São Pedro", presumo que irão juntar a madeira de São João e São Pedro para queimá-la de uma só vez. Haja Pulmão. Santa Ignorância!

Previsão do Tempo

Sol com algumas nuvens. Não chove. Como diria o Chapolim Colorado: "Suspeitei desde o princípio..."

Abraços,
Bom Dia!

Dihelson Mendonça

VÍTIMAS DAS ENCHENTES Campanha de solidariedade


Donativos arrecadados a partir de doações feitas pela população do Cariri. Os alimentos vão para Alagoas - CÍCERO VALÉRIO - O Cariri se mobiliza na aquisição de donativos para serem doados às vítimas das enchentes no Estado de Alagoas
Juazeiro do Norte. Um dos Estados do Nordeste com maior número de romeiros do Padre Cícero, Alagoas, agora recebe o apoio da terra do "Padim". O bispo diocesano dom Fernando Panico e o administrador da Basílica de N. Sra. das Dores, padre Paulo Lemos, se deslocaram na última quinta-feira, em direção ao Estado alagoano, já levando considerável quantidade de alimentos, vestimentas e lençóis para as vítimas das chuvas em União dos Palmares. Os alimentos estavam sendo armazenados no Círculo Operário São José, anexo à Basílica, o principal local das doações, mas o trabalho irá se estender continuando os apelos à população para que doe mais alimentos. Os temporais atingem, também, Pernambuco, com milhares de pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude das chuvas naquele Estado.

Proporcionalmente, Alagoas é o Estado que mais envia romeiros ao Juazeiro em épocas de festas religiosas. O pastor e o sacerdote foram direto para Maceió e, depois, União dos Palmares, tendo reunião marcada com os bispos das regiões afetadas. Os donativos continuam sendo recebidos em qualquer uma das 49 paróquias no Cariri. O próprio bispo está se encarregando de fazer essa convocação em nome da solidariedade e criou uma espécie de comitê central na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Ali, a Guarda Municipal empresta apoio no recebimento das doações. Dom Fernando defendeu a organização das forças vivas para socorrer os que precisam da ajuda de todos. "É importante que a solidariedade aconteça independente de ser romeiro ou não, mas, de fato, milhares de alagoanos nos visitam anualmente. Agora é a hora de retribuirmos num gesto de solidariedade e partilha", complementou o padre Paulo, administrador da Basílica. Em três dias de chuvas, o volume de água em Alagoas e Pernambuco superou a média mensal. Pelo menos 44 áreas foram atingidas. Só em Pernambuco são 24.552 desalojados e 17.808 desabrigados. Em Alagoas, são 26.618 desabrigados e 4.897 desalojados. Cerca de 6 mil são considerados retirantes, por terem abandonado as áreas devastadas.

Quinze municípios estão em estado de calamidade pública. Os desaparecidos, de acordo com a Defesa Civil do Estado, somam 76. Trinta e quatro pessoas morreram. Somadas as 17 mortes de Pernambuco, chegam a 51 as vítimas da chuva no Nordeste. Cerca de 950 homens trabalham nas áreas afetadas pela tromba d´água. De acordo com a Defesa Civil, já há alimentos em quantidade suficiente e as cidades precisam agora de material de limpeza, higiene pessoal, velas, fósforo e fraldas descartáveis. O armazém da Infraero no Aeroporto Zumbi dos Palmares serve como depósito para 46 toneladas de alimentos, água mineral, cobertores, roupas e barracas de campanha doadas. A distribuição é feita por via terrestre e aérea. Cerca de 19 mil cestas básicas já foram distribuídas.

Equipes de buscas, com seis cães farejadores, seguem em varredura nas cidades de São José da Lage, Branquinha, União dos Palmares, Murici, Rio Largo e Santana do Mundaú. O município de União dos Palmares, para onde o bispo e padre Paulo se deslocam este final de semana, fica a pouco mais de 120 quilômetros de Maceió. No local, as casas onde viviam os integrantes da comunidade quilombola Muquém foram praticamente derrubadas. Apenas oito ficaram intactas.

Paróquias

49 paróquias no Cariri estão envolvidas na campanha de arrecadação de gêneros para as famílias vítimas das enchentes. O comitê central é na Basílica de N. Sra. das Dores, em Juazeiro

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria da Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Uma "estória" contada 1000 vezes deixa de infernizar as pessoas ?


Amigos, quem de vocês não já recebeu uma corrente de e-mails que circula na internet com o título de SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ, se referindo a um "suposto" massacre que teria havido no Crato em 1936 no sítio caldeirão, do Beato Zé Lourenço? Por mais verídico que essa mensagem possa ser, é um tormento ter que abrir o e-mail e pelo menos toda santa semana ter essa coisa circulando. Para quem nunca teve a sorte de ler, aqui publico novamente, talvez pela quarta ou quinta vez:

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA

“As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!” Otoniel Ajala Dourado

O MASSACRE DELETADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA

No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi a CHACINA praticada pelo Exército e Polícia Militar em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato “JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA”, paraibano negro de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.

O CRIME DE LESA HUMANIDADE

O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.

A AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROPOSTA PELA SOS DIREITOS HUMANOS

Como o crime praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é IMPRESCRITÍVEL conforme legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza – CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos

A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO

A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.

RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5

A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;

A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA

A SOS DIREITOS HUMANOS, como os familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.

QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA

A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do “GEOPARK ARARIPE” mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?

A COMISSÃO DA VERDADE

A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e pede que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.

Paz e Solidariedade,
Dr. Otoniel Ajala Dourado

Nota do Editor: Haja paciência!

Folha e UOL fazem debate inédito de presidenciáveis na web

A Folha e o UOL, o maior jornal e o maior portal de notícias do Brasil, promoverão com os três principais candidatos à Presidência um debate eleitoral inédito a ser transmitido em vídeo, ao vivo, pela internet, no dia 18 de agosto. Se houver segundo turno, haverá novo encontro em 21 de outubro. Já aceitaram formalmente participar Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Os três candidatos estarão frente a frente por duas horas e meia, a partir das 10h30 da manhã --quando a internet em geral registra a maior audiência. Metade do debate será apenas entre os próprios candidatos fazendo perguntas entre si. Um moderador controlará o tempo. Na segunda parte do debate, os candidatos responderão a perguntas de internautas, que serão coletadas pelo UOL e pela Folha.com ao longo das próximas semanas. Ao final, Dilma, Serra e Marina responderão a perguntas formuladas por jornalistas da Folha e do UOL.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao encontro, todos os meios de comunicação interessados poderão compartilhar e transmitir o sinal de áudio e vídeo do debate. Portais de internet, emissoras de rádio, TVs e outros veículos terão amplo acesso para fazer a cobertura jornalística do evento.

SEM NANICOS

A legislação eleitoral impõe restrições à realização de debates em emissoras de rádio e de TV. É necessário convidar todos os candidatos cujos partidos tenham eleito deputados em 2006 e continuem com representação no Congresso. Há sete concorrentes a presidente neste ano nessa situação, sendo que dois terços (cinco) precisam aceitar as regras propostas para o encontro. No caso da internet, a liberdade é plena. Não existem restrições. Dessa forma, o debate Folha/UOL entre presidenciáveis deve ser o primeiro --e talvez o único-- no primeiro turno que contará apenas com os três candidatos principais --sem necessidade de convidar os postulantes com taxas muito pequenas nas pesquisas. Nos quatro debates já anunciados por emissoras de TV (Bandeirantes, Rede TV!/ Folha, Record e Globo), o número de candidatos presentes deve ser maior do que três, tornando o confronto de propostas mais difícil. As negociações da Folha e do UOL com os três candidatos para chegar a um acordo sobre data e formato se arrastaram por quase seis meses. Apesar de a lei ser clara, parte dos candidatos mostrou incerteza sobre realizar o encontro sem atender às regras impostas à TV e ao rádio. Como meios de comunicação não podem formular perguntas diretamente ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral, a Folha e o UOL fizeram então um pedido de esclarecimento por meio de consulta formal apresentada pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). O TSE dirimiu todas as dúvidas no dia 16 passado, liberando a web para realizar debates eleitorais.

Durante as negociações para preparação do debate Folha/UOL, chegaram a ser propostas datas em abril, maio, junho e julho. Serra e Marina acabaram aceitando a data de 19 de julho, mas Dilma preferiu o encontro apenas em agosto.

"A confirmação da presença da candidata Dilma Rousseff nesse evento da Folha e do UOL mostra nossa disposição de debater programas para o Brasil seguir mudando", declara o coordenador de comunicação da campanha petista, o deputado estadual Rui Falcão (SP). "O candidato José Serra participará do debate da Folha e do UOL porque está disposto a confrontar ideias e propostas. Só lamentamos que a candidata do PT tenha preferido fazer esse debate apenas em agosto e a Folha tenha concordado com isso", informou a equipe de campanha do tucano. Para João Paulo Capobianco, coordenador da campanha de Marina, "o debate na Folha e no UOL é fundamental para promover um amplo diálogo com a sociedade".

Fonte: Folha.com

GATE é chamado após suspeita de bomba no aeroporto de Guarulhos

Uma suspeita de bomba causou transtorno no final da noite deste domingo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos (Grande São Paulo). Policiais do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) foram acionados e isolaram parte do saguão central do primeiro andar onde estão os caixas-eletrônicos e os guichês de cobrança do estacionamento. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, durante um roubo a um caixa-eletrônico, o assaltante disse para a vítima que estava com uma bomba e deixou uma sacola com o suposto artefato no local. Ela acionou a polícia. Ainda não há mais dados sobre a ocorrência.

Fonte: Folha.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30