xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 junho 2010

Um pouco da história da Sé de Crato – por Armando Lopes Rafael


A Sé é a Igreja do Bispo, sede da sua cátedra (cadeira) lugar-sinal de comunhão e da unidade da Diocese e da comunhão com a Igreja Universal. A Sé é a Igreja-Mãe de uma diocese.
A Sé de Crato tem ainda outra particularidade: é o edifício histórico mais importante desta cidade. Foi igreja-matriz de 1768 até 1914, quando foi elevada à dignidade de Sé Catedral pela mesma bula de Ereção Canônica da Diocese de Crato datada de 20 de outubro de 1914. E se constitui numa síntese da trajetória desta heráldica cidade de Crato. Sua origem remonta à humilde capelinha de taipa, coberta de palha, construída por frei Carlos Maria de Ferrara por volta de 1740 e dedicada à Santíssima Trindade e, de modo especial, a Nossa Senhora da Penha e a São Fidelis de Sigmaringa (padroeira e co-padroeiro de Crato).
Além do altar-mor e seis altares laterais, a Sé de Crato possui ainda sete capelas internas: a da Ressurreição (onde estão sepultados os três primeiros bispos da diocese), a do Santíssimo Sacramento, a do Coração de Jesus, a de Nossa Senhora das Graças, a de Nossa Senhora de Fátima, a de São José e a capela batismal, todas preservadas das precipitadas reformas efetuadas em grande parte dos templos católicos logo após o Concílio Vaticano II.
Ao longo de 242 anos desde que foi elevada à paróquia, a Catedral de Crato já teve oito vigários e onze curas, totalizando dezenove administradores.
E durante esses anos, três imagens da Virgem Maria foram veneradas como padroeira de Crato. Todas ainda existem em perfeito estado de conservação. A primeira é uma pequena estatueta de madeira, conhecida como A Mãe do Belo Amor, medindo cerca de 40 centímetros que foi venerada de 1740 – primórdios da Missão do Miranda, origem da cidade de Crato – até 1745, quando aqui chegou a – segunda imagem, (foto ao lado, à esquerda) doada pelos frades capuchinhos do Convento da Penha de Recife.
Esta segunda imagem havia chegado à cidade de Recife, no ano de 1641, tendo ali permanecido durante 104 anos. A história registra que ela foi trazida para Pernambuco por cinco missionários capuchinhos, que se dirigiam para a Guiné e foram, no litoral africano em 1641, atacados e presos pelos corsários holandeses calvinistas, que infestavam aquelas águas. Estes trouxeram prisioneiros os frades e a imagem da Senhora da Penha para Recife, à época governada pelos holandeses. Esta segunda imagem foi venerada como padroeira de Crato de 1645 até 1938.
Neste último ano, no dia 1º de setembro, foi introduzida no altar-mor da Catedral a terceira imagem – a atual – (ver foto ao lado, à direita) adquirida em 1921 pelo primeiro bispo de Crato, dom Quintino, mas guardada durante 17 anos. É esta imagem que vem sendo venerada há 72 anos como Rainha e Padroeira do Crato e da Diocese.

Atualmente, a Sé de Crato é um templo limpo, arejado, bem cuidado e que vem recebendo sucessivos melhoramentos, graças ao zelo e bom gosto do seu atual Cura, o Padre Francisco Edmilson Neves Ferreira (na foto abaixo, feita por Dihelson Mendonça) que a vem administrando desde 2002.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Primeira-Dama cumprimenta Polícia Militar pelo Programa de Combate às Drogas em Crato

Major Hermann - Crato - Por: Dihelson Mendonça

"A
Primeira Dama Mônica Araripe cumprimenta a Polícia Militar, em nome do Major Hermann Macedo pela excelente atuação no programa PROERD, que acontece há 4 anos na cidade do Crato nas escolas municipais, e que tem por objetivo o combate às drogas. Essa é uma iniciativa louvável, que merece todo o apoio da sociedade que se preocupa com um mundo de Paz, Prosperidade e Segurança. Sabe-se que as drogas são frequentemente o caminho principal para a violência e a degradação social. O combate às drogas, esclarecimento e a conscientização da nossa juventude sobre os perigos advindos do uso de drogas, deve sempre ser enaltecido, e é muito salutar que a Polícia Militar, através desse programa, possa combater frontalmente este grave problema, além de esclarecer nossos jovens, encaminhando-os para o caminho do bem e de todas as virtudes."

Por: Mônica Araripe
Primeira-Dama do Crato

Saiu no "Jornal do Cariri"



Chá de folha de laranjeira substitui merenda escolar em Barbalha

Fonte: Jornal do Cariri
Nina Luiza Carvalho, repórter


O prefeito José Leite (PT), através da sua assessoria nos informou que ainda não foi notificado sobre o caso pela Procuradoria Federal e que só irá se pronunciar após a
notificação.

Através de denúncias de vereadores de Barbalha, a Procuradoria da República investiga possíveis fraudes nas licitações referentes à merenda escolar. Os vereadores Rildo Teles (PSL) e Gurgel Correia (PP) denunciaram o caso não só para a Procuradoria, mas também a Polícia Federal e Tribunal de Contas do Município (TCM).
O fato se deve pelo fato de um dos maiores fornecedores de merenda escolar do município, Vianei Garcia, reclamar da falta de pagamentos e de mencionar o fornecimento de alimentos sem notas e licitação. “Estranhei o fato de Vianei reclamar de pagamentos de 2009, já estamos em 2010 e nada disso foi mencionado na Câmara. Vi que algo estava errado”, explicou Rildo.

No mês de abril, Vianei procurou a rádio comunitária da cidade no programa Barbalha Urgente, para realizar denúncias contra a Prefeitura. O mesmo não chegou a entrar no ar, mas comunicou ao dono da rádio, o vereador Gurgel Garcia, que não estava recebendo os pagamentos do fornecimento da merenda escolar desde o ano de 2009. De acordo com Gurgel, Vianei também mencionou que a dívida passa dos R$ 200 mil, e que já pagou quase a metade do valor em juros ao banco. “Ele me falou que está com suas finanças debilitadas por conta desse débito”, ressaltou Gurgel.
O vereador ainda afirma que o próprio Vianei quando o procurou, enfatizou o tamanho da gravidade das notas que tinha fornecido a Prefeitura e que as mesmas não foram pagas. Procurado pelo JC, Vianei não quis dar entrevista. Apenas mencionou que tudo foi esclarecido no depoimento na Procuradoria e que estava sobre guarda.
O procurador da República, Rômulo Conrado, que está investigando o caso nos informou através da sua assessoria que o procedimento administrativo está em processo de tramitação, visando averiguar se realmente houve contratação de empresas, sem licitações, na compra da merenda escolar do município de Barbalha.

Fonte: Jornal do Cariri, edição de 23-06-2010

Programação Completa do Cariri Cangaço 2010 Por: Manoel Severo

Hoje trazemos aos nossos muitos leitores de todo o Brasil a esperada Programação do Cariri Cangaço 2010; aqui temos o rol de Conferências, as Temáticas, os Palestrantes, as Mesas de Debates e as respectivas cidades anfitriãs. Sejam bem vindos ao Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros.

17 AGOSTO 2010

TERÇA-FEIRA

Abertura – Cine Teatro de Barbalha
19:00 H - Solenidade Oficial de Abertura
19:30 H - Conferência
JOSÉ RUFINO

Antônio Amaury Correia de Araújo – São Paulo

MESA

Lemuel Rodrigues – Mossoró RN

Honório de Medeiros – Natal RN

Aderbal Nogueira – Fortaleza CE

Ivanildo Silveira – Natal RN


18 AGOSTO 2010

QUARTA-FEIRA

Sítio Caldeirão do Deserto – Crato

9:00 H – Conferências

RELIGIOSIDADE, MEMÓRIAS E MOVIMENTOS SOCIAIS

Lemuel Rodrigues Silva – Mossoró RN

ANTONIO CONSELHEIRO – PERFIL

Múcio Procópio – Natal RN

MESA

Manoel Severo – Fortaleza CE

Sávio Cordeiro – Crato CE

Sandro Leonel – Crato CE

Manoel Neto – Salvador BA


Salão de Atos da URCA - Crato
19:00 H - Conferências
OS CORONEIS E OS MISTÉRIOS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ

Honório de Medeiros – Natal RN

THEOPHANES TORRES

Geraldo Ferraz - Recife PE

MESA

Raimundo Marins – Salvador BA

Océlio Teixeira – Crato CE

Paulo Britto – Recife PE

Magérbio de Lucena – Crato CE


19 AGOSTO 2010

QUINTA-FEIRA

Memorial Padre Cícero – Juazeiro do Norte
19:00 H - Conferências

O PACTO DOS CORONÉIS

Renato Cassimiro – Juazeiro do Norte CE

LAMPIÃO EM SERGIPE

Alcino Alves Costa – Poço Redondo SE

MESA

Manoel Neto – Salvador BA

Renato Dantas – Juazeiro do Norte CE

César Megale – Natal RN

Juliana Ischiara – Quixadá CE


20 AGOSTO 2010

SEXTA-FEIRA

Câmara Municipal – Missão Velha
19:00 H - Conferências
DELMIRO GOUVEIA

David Bandeira – Maceió AL

Eloísa Bandeira – Brasília DF

CORONÉIS DO CARIRI

Bosco André – Missão Velha CE

MESA

Ângelo Osmiro – Fortaleza CE

Gilmar Teixeira – Paulo Afonso BA

Carlos Rafael – Crato CE

Rostand Medeiros – Natal RN


21 AGOSTO 2010

SÁBADO

Aurora
9:00 H – Conferência

80 ANOS DA PASSAGEM DE LAMPIÃO EM AURORA

José Cícero – Aurora CE

MESA

Manoel Severo – Fortaleza CE

Bosco André – Missão Velha CE

Honório de Medeiros – Natal RN

Kydelmir Dantas – Mossoró RN

Distrito do Tipi - Aurora

14:00 H – Conferência

MARICA MACEDO DO TIPI

Vicente Landim de Macedo – Brasília DF

Teatro Municipal Salviano Arraes – Crato
19:00 H - Conferências
ANTONIO SILVINO

Magérbio de Lucena – Crato CE

O CANGAÇO NA MÚSICA - RÍTMOS E ESTÉTICA

Wilson Seraine – Teresina PI

MESA

Paulo Gastão – Mossoró RN

Cicinato Neto – Limoeiro do Norte CE

Emanuel Braz – Mossoró RN

Kydelmir Dantas– Mossoró RN


22 AGOSTO 2010

DOMINGO

Teatro Marquize Branca – Juazeiro do Norte
09:00 H - Conferências
LAMPIÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Antonio Vilela – Garanhuns PE

AS ARMAS DO CANGAÇO

Alfredo Bonessi – Fortaleza CE

MESA

Aderbal Nogueira – Fortaleza CE

João de Sousa Lima – Paulo Afonso BA

Sabino Bassetti – São Paulo SP

Fernando Pinto – Crato CE

O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, URCA/PROEX e ainda o apoio da SBEC, do ICC, do Centro Pró Memória, do ICVC, da Fundação Memorial Padre Cícero, do Blog do Crato, da Associação de Cordelista de Crato, do Ponto de Cultura Lira Nordestina, do SEBRAE, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste, Grupo Empresarial Guanabara, Revista Nordeste VinteUM e agora GeoPark Araripe.

POR : MANOEL SEVERO

CRATO: Estamos acompanhando os serviços...O blog noticia Fatos, e não Desafetos - Por Wilson Bernardo.


SÍNDROME
DA ANTIPATIA DO SE VER REALIZAR...


Justamente o que vemos em matérias anteriores na cidade do Crato é muito comum. Algumas pessoas de plantão, a destituir-se o fazer, pela síndrome do desfazer-se do que está sendo realizado. Se a obra é uma ação de recapeamento asfáltico, somente em período festivo, não seria bem pior a não realização da mesma? mas simplesmente as criticas, esfacelam os atos de iniciação de serviços prestados. Consumir criticas é crescer para o bem comum de todos, o que meia dúzia ,fazem o papel de deglutir o nefasto de inverdades, sem fundamento algum.A obra tem que ser feita e nada mais justo do que no período festivo, onde recebemos filhos distantes e visitantes, que sempre voltam par essa terra bendita. TROCAR OS CANOS SE FAZ NECESSÁRIO, para a qualidade de vida, e modificar o comportamento pessimista, se faz necessário para crescer o espírito.

CENTRO DO CRATO...
Rua:Ratisbona,e imediações do centro em cruzamento com Duque de Caxias

Homens trabalham, alguns homens atrapalham...

É dureza encarar altas temperaturas do asfalto e do sol,enquanto muitos dormem,o sono dos justos depois de seu almoço picante.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Santa Cruz -- cidade do Rio Grande do Norte -- inaugura maior estátua religiosa do mundo


Será inaugurada neste fim de semana, 26 e 27, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, a maior imagem católica do mundo. Trata-se da estátua de Santa Rita de Cássia, a "Madrinha dos Sertões, que mede 50 metros de altura e faz parte do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo. Santa Rita é maior até que a imagem do Cristo Redentor, no Rio, que tem 38 metros.
Segundo informações da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a cerimônia de inauguração da estátua da imagem de Santa Rita deve levar 60 mil devotos ao local. No primeiro dia de festividade, os presentes apreciarão diversas atividades, como a reza do terço, missa, procissão, shows musicais, além, é claro, da solenidade de inauguração.

No domingo, 27, as atividades começarão com uma missa na Igreja Matriz da cidade e com o início da visitação ao Santuário. No mesmo dia, haverá ainda a reza do terço, atendimento de confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e uma missa que será presidida pelo arcebispo de Natal, Rio Grande do Norte, Dom Matias Patrício de Macedo.

Complexo Turístico
O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, onde se localiza a estátua, começou a ser construído em 2007, com recursos dos governos municipal, estadual e federal, e possui, além da imagem da padroeira de Santa Cruz, capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, espaço comercial e mirante.
Fonte: Gaudium Press
Postado por Armando Lopes Rafael

CRATO - Notícias do dia 24 de Junho de 2010

Recuperação das ruas avança em várias áreas do Crato

A Secretaria de Infraestrutura do Crato, dentro do projeto de recuperação da malha viária urbana, está atuando em várias ruas da cidade, principalmente no centro. A iniciativa da administração municipal tem o intuito de realizar não só a operação tapa buracos, como também promover o melhoramento nas ruas asfaltadas. O Cratose prepara no intuito de receber os turistas que chegam para temporada de férias e Expocrato.

Infraestutura atua nos bairros com o Projeto Cidade Limpa

A secretaria continua o projeto Cidade Limpa, com calendário de atuação nos diversos bairros da cidade, realizando desde a pintura do meio, a capinação e limpeza das ruas. A primeira localidade foi o bairro Seminário, passando pelo bairro São Miguel e agora nas áreas mais centrais da cidade. O intuito, com esse projeto, é também promover um trabalho educativo junto às comunidades, conscientizando a população a respeito da importância de manter a cidade limpa. Em cada bairro que o projeto inicia a operação de limpeza, as associações locais são informadas, no objetivo de preparar previamente a população para os serviços. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, deu ordem de serviço para a recuperação das ruas durante a Semana do Município.

Crato em alerta no combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua intensificando o trabalho de orientação e combate à dengue na cidade. Os agentes estão visitando as residências no tratamento e busca de focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Em alguns bairros da cidade, como o Novo Lameiro, foi identificando um crescimento no número de focos. Com isso, o setor de Endemias e a Mobilização Social iniciaram um trabalho de educação e combate na própria comunidade, com ações no local. O calendário do setor de Mobilização Social continua com palestras, oficinas e rodas de conversa nas comunidades e nos diversos bairros da cidade. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, afirma que quatro carros fumacê circulam nos bairros. Ela destaca a importância do apoio da população, no intuito de conter a infestação do transmissor da dengue.

Funcionários do Bolsa Família participam de capacitação sobre novas normas do cadastro único

O Governo Municipal do Crato comunica que o setor do cadastro único e Bolsa Família que se encontra na Secretaria de Ação Social (CSU), não realizará atendimento de 29 de junho a 2 de julho. O motivo é que a equipe do setor estará nesse período participando de uma capacitação sobre o preenchimento do novo formulário do cadastro único no Passárgada Hotel. Após esse treinamento dos funcionários o setor do cadastro único e Bolsa Família voltará a suas atividades normais.

Aviso importante do CREAS do Crato

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social e do Centro de Referencia Especializada de Assistência Social - CREAS, do município, informa que diante as situações nas ações desenvolvidas nos termos de violação de direitos humanos informamos que: violência são atos agressivos ou omissões praticados contra a criança, adolescente, mulher, idoso e deficiente, desde um tapa até o espancamento fatal, uma vez que o agressor causa à vítima dor ou dano de natureza física, sexual e/ou psicológica. Lembramos que existem as violências do tipo física que é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras. A violência pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito de álcool, ou quando possui uma embriaguez psicológica ou um transtorno. A violência do tipo psicológica que é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação e humilhação, desrespeito e punição exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existe ainda a violência sexual em que o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida e obrigada a práticas sexuais com ou sem evidência física. A violência acaba por englobar o medo, a vergonha e culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada. A negligência é o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra pessoa dependente de outrem em proporcionar necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves. Mediante este informativo, não queremos o seu silêncio! Violência é crime. Denuncie - Centro de Referência Especializado de Assistencia Social- CREAS-Crato - (88) 8802-6278 e (88) 3521-8117

Governo Municipal do Crato

Cobertura Fotográfica - Prefeito Samuel Araripe recebe Premio Melhor Prefeito do Ceará - 2010 - Dihelson Mendonça


NOTA DO EDITOR: A fim de gerar mais espaço na página principal, a reportagem fotográfica completa foi movida para a seção Blog do Crato Sociedade, que você pode ver clicando AQUI, ou pelo link:

www.blogdocratosociedade.blogspot.com


No dia 21 de Junho aconteceu no Buffet "La Maison" Dunas, em Fortaleza, a entrega dos prêmios de melhores prefeitos para o ano de 2010. O evento é promovido pela empresa PPE, sob a coordenação de Roberto Farias, e existe há 23 anos. A escolha é por votação de um corpo ilustre de jurados, que vão desde o ministro Ubiratan Aguiar, a Reitores e Jornalistas conceituados. A noite foi de puro encantamento, como não poderia deixar de ser, quando a organização do evento é sempre impecável:

Img_1482

O local, agradabilíssimo, "La Maison", contou com a animação da banda "Bruno Stefano":

Img_1570

A solenidade foi bastante organizada, e com a cobertura de toda a imprensa:

Img_1248


Na foto abaixo uma das 3 mesas reservadas à cidade do Crato:

Img_1320

O momento em que o Prefeito Samuel Araripe recebeu a premiação:

Img_1291

Ao lado da esposa Mônica Araripe, e do Deputado Cratense Arnon Bezerra:

Img_1296

A secretária Liduína Andrade cumprimenta D. Maria do Céu, mãe do homenageado:

Img_1538

O vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho aproveita para conversar com Dr. Lúcio Alcântara:

Img_1430


Aqui seria uma parte da "Foto Oficial", com os 30 melhores prefeitos. O prefeito Samuel ficou bem ao centro da foto:

Img_1466




Img_1496


E eu aproveitei para tirar esta foto ao lado da minha amiga Mônica Araripe. A foto é da Lídia.

Image3


E Afinal, tudo acaba bem, quando se recebe por merecimento e pela certeza do dever cumprido:

Img_1589


Fotos e Texto: Dihelson Mendonça
É expressamente proibida a reprodução, cópia e utilização de qualquer das fotos sem o consentimento e a autorização do Autor. Entre em contato através do e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31