xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 junho 2010

Prefeito e Primeira-Dama parabenizam EXPOSÃOJOÃO 2010


exposaojoao400


"O prefeito do Crato, Samuel Vilar de Alencar Araripe, nos atributos a que o cargo lhe confere, e a Primeira-Dama, Mônica Araripe, vêm de público cumprimentar os organizadores da Exposãojoão 2010, que acontecerá de 19 a 23 de Junho na cidade do Crato, por entender que esse tipo de evento dignifica e enobrece a nossa terra. O evento será realizado no já tradicional Parque de Exposições do Crato e traz no seu cartaz alguns dos grandes nomes da música essencialmente nordestina. A cidade recebe as festividades de braços abertos, ao mesmo tempo em que aproveitamos para desejar votos de muito sucesso no empreendimento."

Samuel e Mônica Araripe

MINHA SINGELA HOMENAGEM AO CRATO - Por: José de Arimatéa dos Santos

A primeira vez que tive o prazer de visitar a belíssima cidade do Crato foi no ano de 1978 e a primeira vista me impressionou bastante. Apesar da minha tenra idade naquela época, tive uma impressão que muitas vezes voltaria a Princesa do Cariri. Depois dessa visita não lembro ter voltado ao Crato depois, antes de 1986, quando comecei a cursar o curso de Ciências na URCA(Universidade Regional do Cariri). Apartir desse ano passei a estar no Crato todos os dias e viver um pouco da vida dessa cidade tão querida e respeitada no sul cearense. Foram muitas as vezes que ficava ali no centro do Crato, antes das aulas, e aqui cito a Praça Siqueira Campos, o cinema, calçadão, Praça da Sé e acompanhava todo o movimento e o burburinho característico de toda cidade no horário das seis da tarde. Gostava mesmo era quando eu tinha aulas no período da manhã e era possível observar tudo e a beleza do itinerário do ponto do ônibus até a URCA, pois era possível contemplar seus prédios, lojas e o vai e vem das pessoas na labuta diária de todos nós. Esse ano depois de doze anos ausente do Crato, pude visitá-la em janeiro passado em duas ocasiões. Na primeira foi num dia de semana e fiquei pasmado com crescimento do Crato e o movimento nas rua centrais da cidade. O outro dia que fui ao Crato, foi num domingo pela manhã e passear a pé pelas ruas do centro do Crato foi de uma emoção incrível para esse barbalhense que viveu um pouco da vida desse município tão marcante para mim. E nesse domingo que guardo bem na minha memória, tive o privilégio de ver o Crato de maneira mais calma e me impressionar mais ainda com essa cidade. A cidade do Crato, como toda cidade brasileira, tem seus problemas que certamente com a capacidade e a inteligência do seu povo têm como resolver. Mas quero terminar essa minha homenagem para parabenizar o povo cratense que tem o privilégio de viver num lugar bonito, rico culturalmente e berço das melhores manifestações artísticas caririenses.

José de Arimatéa dos Santos

Anti-cratenses, destruidores da cidade – por Pedro Esmeraldo

Certo dia, ouvi de um senhor as seguintes palavras:

“seu” Pedro, admiro muito o senhor por lutar ferrenhamente em defesa do Crato, mas não vejo nenhuma prosperidade porque o senhor luta sozinho. Quisera que houvesse mais ajuda de pessoas interessadas em adquirir com lutas mais desenvolvimento e que todos tivessem união em benefício da terrinha. Se houvesse mais gente disponível, o Crato estaria bem diferente e não seria tão desprezado como se encontra agora”.
“Convém notar que alguns políticos, ou melhor, quase todos os políticos cratenses não reagem diante das dificuldades sombrias. O que ocorre é que a maioria deles é acomodada; fica inerte, dormente e não se esforça para que venham melhoramentos para esta cidade.
“Veja o caso da Ponta da Serra, querendo ser elevada a sede de município sem ter condições para tal. Isto é desdenho para com o Crato. Não posso entender como um pequeno distrito quer subir onde para onde não lhe cabe; considerando que não tem voz ativa para manejar, com sabedoria, seu potencial econômico. Pior: não sabe onde tem as ventas e quer se elevar à custa do suor alheio. Como vai poder manter suas despesas para prevalecer seus esforços, que devem ser enfrentados com altruísmo e sabedoria? Como vai mostrar boas qualidades técnicas no seu projeto econômico?”
Outra vez, estando sozinho em uma das praças da cidade, apareceu outro cidadão, de tez morena, falando que não compreendia o comodismo dos políticos cratenses. Pois não têm vontade férrea de lutar pela cidade.
“Reparo que o senhor é diferente deles, tem força de vontade, é lutador e age semelhante ao tribuno e político grego Demóstenes (384 – 322 a.C.), pois este, sozinho, lutou contra Filipe, Rei da Macedônia, que invadiu a Grécia, vencendo os gregos em batalhas sangrentas, devido à corrupção. A Grécia perdeu a guerra, mas Demóstenes, embora sozinho, lutou até o fim, e o senhor é o exemplo dessa figura notável, pois não esmorece em suas pretensões”.

Dizendo isso se despediu e saiu. Também fiquei perplexo e, ao mesmo tempo, matutando com os dizeres desse senhor que deseja o bem estar do Crato. Agora, um ingênuo de Altaneira, vem zombeteiro, bufando, contaminando o ambiente de tolices, querendo aparecer, tentando desaprovar este movimento contrário em lutar pela defesa de minha cidade. Tenho pensamento sadio e não ando com palavras loucas, apregoando fracasso, mas seria melhor deixar que os outros lutem ao bem estar da sociedade.
Nem pense que vou esmorecer. Andarei sempre de cabeça erguida, pois sempre tive a idéia de lutar e, ao mesmo tempo, peço a Deus que me dê força, altruísmo e sabedoria e ainda peço a Deus que as águas do Crato sejam contempladas pela sua bênção, contemplando-a como cidade de grande porte.
Também peço para livrar o Crato desses abutres que andam assombrando a terra sem dó e piedade, que esperam a hora de abocanhar o seu quinhão. A melhor coisa seria viver numa união duradoura e o pensamento atrelado ao bom companheirismo. Acabem com essa mania de desagregação, já que esse Distrito foi o mais bem contemplado desta cidade e ao mesmo tempo, peço que afastem a religião dessa reivindicação, pois o lugar de religioso é na igreja.

Texto de Pedro Esmeraldo

CARIRI ENCANTADO – Protagonistas!

A IGREJA E A CIDADE REVELADA PELO MEMORIALISTA ARMANDO RAFAEL
Nesta sexta, dia 18 de junho, quando estamos na semana que festeja os 246 anos de emancipação política do Crato, receberemos em nossa sala de visitas, para uma conversa temática e esclarecedora, o memorialista e historiador ARMANDO LOPES RAFAEL.

O mote do programa diz respeito à importância da presença histórica da Igreja Católica desde a sua fundação pelo Frei Capuchinho italiano Carlos Maria de Ferrara até os dias atuais, quando do bispado de outro italiano Dom Fernando Panico.

O historiador Armando Rafael tem se mostrado um dedicado pesquisador, conhecedor e divulgador dos trabalhos relacionados à Igreja Católica e, por isso mesmo, o programa promete ser muito bom.

Para coincidir com o tema e homenageando a nossa querida urbe, o Crato estará nas músicas de Zé Nilton Figueiredo, Correinha, Hildelito Parente, Coral da Scac e Banda de Música Municipal.

ENCONTRO MARCADO
Programa radiofônico CARIRI ENCANTADO – PROTAGONISTAS
A partir das 14 horas pelas ondas da Rádio Educadora do Cariri, 1020 Khz
Produção: Oca – Officinas de Cultura e Artes e Revista Virtual CaririCult
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel

FOTO: Dihelson Mendonça

TRISTE NOTÍCIA! morre o grande escritor, prêmio nobel de literatura José Saramago!

Morre escritor português José Saramago, aos 87 anos

MADRI (Reuters) - O escritor José Saramago, primeiro Prêmio Nobel português, morreu nesta sexta-feira em sua casa aos 87 anos, informou a editora que publica os livros do autor na Espanha, a Alfaguara.
O autor, cuja frágil saúde provocou temores sobre sua vida há alguns anos, publicou no final de 2009 seu último romance "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento, muito criticado pela Igreja.

Coletivo Camaradas pretende montar grupo de cortejo


No Crato, já existem cerca de três grupos de Maracatus.

O Coletivo Camaradas pretende contribuir com o resgate da musicalidade da tradição africana bastante difundida na região do Cariri, através dos grupos de reisados, bandas cabaçais, capoeira e maracatus. A intenção dos camaradas é montar um grupo de cortejo. Neste sentido será realizada uma oficina de Construção de Tambores, ministrada pelo artista pernambucano Vitor Brito.

Vitor Brito vem desenvolvendo na cidade do Crato um trabalho de incentivo a criação de grupos de Maracatus, tendo ministrado oficinas na comunidade Jocum, no Ponto de Cultura Carrapato, na Casa Harmônica e no projeto Nova Vida, na comunidade do Gesso, no qual é educador. A experiência na construção de instrumentos e o seu aprendizado de percussão se deram nos terreiros de maracatus do Pernambuco.

O Coletivo Camaradas visa potencializar a compreensão sobre a história da musicalidade de origem africana, convidando inclusive integrantes do Maracatu Cearense Az de Ouro que tem mais de 70 anos de tradição no Estado do Ceará. A realização da oficina conta com a parceria da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – PROEX/URCA e do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC. A oficina terá início neste sábado, dia 19, no Crato.

Obstáculos da Vida!!! Tenha Fé!!

(É bem pequenininho... Vale a pena ler)

Um rapaz pediu a Jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito.
No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anúncio de emprego.
Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do que eu, e foi embora.
No caminho, um garoto lhe deu uma rosa... no ônibus ele, chateado, jogou a rosa fora.
Ao chegar em casa, o rapaz briga com Jesus:
...É assim que me tratas?
...É assim que me amas?
E vai dormir. Em sonho Jesus lhe diz: O emprego era seu, mas você não confiou e desistiu antes mesmo de lutar; aquela rosa foi eu que te dei... inspirei aquela criança a lhe dar!!! O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado... em vez de você dar a rosa a ela, você a jogou fora.
Você entendeu como Jesus age na sua vida?
Ele abre as portas e te mostra o caminho, mas a tua fé é tão pouca que
desiste no primeiro obstáculo. Não desista... confie que Jesus pode agir na sua vida.
Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé. Passe adiante... isso já será um sinal que Jesus está agindo em sua vida!!!

Recebido por e-mail

Não Há Quem Não Tenha Talento - Por: Gabriella Federico


Conversando Sobre Psicologia
Por Tatiana Sessa* CRP 05 30350.
tatianasessa@ig.com.br



Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa.
Thomas Alva Edson (inventor da lâmpada)

Venho tentando aqui depositar mensagens de otimismo e autoconsciência, pois são estas as duas fontes de sabedoria que devemos lembrar que existem permanentemente dentro de nós.

Nos últimos dias uma palavra ficou recorrentemente presente nos meus pensamentos: a palavra TALENTO. Tão presente que fiquei curiosa para buscar seu verdadeiro significado.

Verifiquei em sua etimologia que talento provém da palavra latina"talentum", que por sua vez se origina do grego "tálanton". Tálanton era uma moeda ou uma medida de peso usada em Grécia e Roma. Traduzia certa quantidade de ouro ou prata. Já o dicionário traz a palavra talento como "uma capacidade adquirida ou inata".

Cada pessoa tem um ou vários talentos e a felicidade está do lado de quem se propõe a realizar o seu talento. No entanto, o significado desta palavra perdeu um pouco sua essência quando ficou mais ligado ao meio artístico. Talento é aquilo que nos permite a realização de algo excelente. Mas, como o dicionário nos traz, não necessariamente o talento é algo que nos é herdado e pronto. Cada talento pode ser lapidado, aprimorado.

Mas será que todos exercitam seus talentos? Acredito que uma grande fatia da população se entrega às tarefas cotidianas, sem se dar conta das suas verdadeiras potencialidades. Sabemos qual é o nosso talento quando estamos plenamente felizes concretizando tal ação, com esta ação não perdemos energia, ao contrário, ganhamos, sobretudo contagiamos o ambiente simplesmente pela vontade de realizar.

É perfeitamente coerente o paralelo entre o significado original desta palavra com o significado atual, pois quem tem a possibilidade de exercitar e aprimorar seu talento tem um pote de ouro. As competências serão sempre reconhecidas porque o mundo precisa delas. Quem compartilha um talentoacredita em si, pois recebe mais oportunidades e confiança. Vence, pois sonha e realiza! Você sabe qual é o seu talento?



URCA lança edital para estágio no Geopark

A Urca está com inscrições abertas até amanhã para vagas para estágio remunerado. São 40 vagas que devem ser preenchidas por estudantes regularmente matriculados e que atuarão em vários setores administrativos da Universidade. O Geopark Araripe foi contemplado com oito vagas, quatro delas para atuar na sede do Geopark pela manhã e quatro à tarde. As inscrições devem ser feitas na sede da Proae.

Fonte: DN

Cientistas usam Carbono 14 e obtêm cronologia precisa do Egito antigo


Pesquisadores conseguiram retificar datas históricas. Eles analisaram mais de 200 artefatos de arte egípcia. Uma data confirmada por carbono 14 permitiu estabelecer, pela primeira vez, a cronologia precisa do Egito dos faraós e ratificou várias estimativas anteriores, gerando algumas revisões históricas, destacou estudo publicado na revista científica "Science". Embora algumas cronologias prévias fossem relativamente exatas, era difícil determinar datas precisas para certos eventos do Egito antigo. Egitopara fazer datação, pesquisadores usaram 211 amostras de arte egípcia. (Foto: Science/Reprodução) - A localização cronológica de diferentes dinastias feitas com base em estudos de documentos epigráficos, históricos e arqueológicos tornava ainda mais difícil estabelecer datas, já que em cada novo reinado se voltava a começar do zero. O carbono 14 permitiu situar cronologicamente com exatidão o Império Antigo, que mostrou ser mais velho que as estimativas de datas realizadas até o presente.

Correções na História

Esta cronologia científica revela também que o reino de Dyeser começou entre 2691 e 2525 antes de Cristo, quando as datações precedentes o situavam no ano 2630 antes de Cristo. O Império Novo começou entre 1570 e 1544 aC. Até agora se pensava que havia começado ao redor de 1500 aC. Para fazer a datação com carbono 14, os pesquisadores recolheram em museus da Europa e da América 211 amostras de arte egípcia, sementes, cestaria, têxteis, plantas e frutas.

"Pela primeira vez o carbono 14 é suficientemente preciso para estabelecer uma cronologia absoluta", disse Bronk Ramsey, da Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, principal autor deste trabalho divulgado na revista Science de 18 de junho. "Acho que os egiptólogos celebrarão ao saber que com uma pequena equipe de pesquisa independente corroboramos um século de pesquisas em apenas três anos de trabalho", destacou em um comunicado. Participaram do estudo cientistas de França, Áustria e Israel.

Fonte: G1

Militância na internet é incontrolável, dizem estrategistas de Serra e Dilma


Coordenadores questionaram vetos a expressões individuais de apoiadores. Ministério Público aponta propaganda antecipada em blogs.

Reunidos no mesmo evento pela primeira vez nesta quinta-feira (17), os coordenadores das pré-campanhas na internet de Dilma Rousseff (PT) e de José Serra (PSDB) afirmaram ser impossível controlar a ação de militantes na web. Sérgio Caruzo, coordenador da campanha digital de Serra, e Marcelo Branco, estrategista de Dilma na web, disseram que a legislação eleitoral é clara no veto à propaganda antecipada em espaços oficiais de campanha, mas questionaram eventuais restrições a ações individuais. As declarações dos estrategistas ocorrem na semana em que o Ministério Público Eleitoral questionou na Justiça blogs supostamente não-oficiais que defendem as pré-candidaturas. A propaganda eleitoral nas eleições deste ano só é permitida a partir de 6 de julho. Os cérebros de Serra e Dilna na internet: Sérgio Caruso e Marcelo BrancoOs cérebros de Serra e Dilma na internet: Sérgio Caruzo (à esq.) e Marcelo Branco. Uma ação pede que o Google retire do ar e identifique os responsáveis pelo blog amigosdopresidentelula.blogspot.com, por promoção de propaganda eleitoral antecipada. Pelo mesmo motivo, acionou o Google para retirar o blog euqueroserra.blogspot.com.

"Esse limite específico do que é um militante apaixonado é um controle difícil. E o Ministério Público vai sentir o que a gente sente, que a internet é incontrolável", afirmou Caruzo. O publicitário afirmou que o responsável pelo blog questionado pela Procuradoria tem 16 anos. Os coordenadores de Serra e Dilma disseram pregar uma campanha limpa e de debates de propostas. Afirmaram, no entanto, que não pretendem controlar a expressão da militância. "Ninguém tem o poder de dizer 'cala a boca'", disse Caruzo. "Não vamos procurar fazer nenhum tipo de controle dos apoiadores espontâneos", afirmou Branco.

Thiago Guimarães Do G1, em São Paulo

Blog "Cultura no Cariri" ultrapassa 20.000 visitas e homenageia seus autores!


NE - Assim se expressa Janinha, a idealizadora e administradora do "Cultura no Cariri", website lançado há pouco tempo, que traz a agenda cultural da região do Cariri e oferece um panorama da Arte e Cultura produzidas aqui na região. O Cultura no Cariri em já reúne mais de 60 seguidores:

"O nosso blog em menos de seis meses e tratando de um assunto específico que é a cultura da nossa região do Cariri cearense atingiu 20.000 visitas, 60 seguidores, fato não esperado por mim. Quando construí o blog foi pela necessidade de divulgar nossos eventos e artistas, idéias, nos projetar no mundo virtual, hoje a minha satisfação é imensa em ser reconhecida por esse trabalho, pela minha paixão pela cultura por saber ser um meio de educação e valorização do indivíduo através da sua história, costumes e crenças.

Em tudo que ja foi escrito, exposto e divulgado, o que me traz mais orgulho são os autores reunidos aqui, pessoas que tenho admiração, considero ídolos, gente engajada com a cultura, história, educação.Espero o crescimento desse nosso espaço, agradeço à todos os colaboradores e em especial ao Dihelson Mendonça, também gerenciador do "CULTURA NO CARIRI" e fonte inspiradora desse projeto forte por ter parceiros também fortes, representativos. Esse é meu agradecimento por me ajudarem a divulgar o nosso Cariri:"

NOSSOS AUTORES:


Alexandre Lucas



Cacá Araújo


Carlos Rafael e Wilson Bernardo



Wilton Dedê e eu: Janinha



Dihelson Mendonça



José Romero Cardoso




Jairo Starkey



Luiz Domingos de Luna





Manoel Severo

Hugo Sobreira


Maria Arruda




Kaíka e eu: Janinha

NE - Parabéns, Janinha!
Vida longa ao Cultura no Cariri - www.culturanocariri.blogspot.com

Chuvas fortes causam enchentes e preocupam população do Recife

As chuvas que caem sobre a cidade do Recife demoraram a cessar nesta quinta-feira (17). Nas regiões caracterizada pelos morros, a grande preocupação da população e da prefeitura local é o risco de morte que estas condições oferecem. Desde a manhã, a Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco) já registrou 28 ocorrências, sendo 16 deslizamentos de barreira. Os alagamentos também atrapalharam o trânsito em várias ruas e avenidas da cidade. O prefeito de Recife, João da Costa, decretou no final da tarde alerta máximo. As secretarias e órgãos ligados à Defesa Civil estão agindo estratégicamente em vários pontos da cidade.

Fonte: Site Minha Notícia

Orçamentos dos Presidenciáveis

Dilma vai gastar R$ 160 milhões em campanha, anuncia Palocci

O teto dos gastos oficiais da campanha da petista Dilma Rousseff ao Planalto deve ser fixado em até R$ 160 milhões, quase o dobro do que Marina Silva (PV) estabeleceu para tentar se eleger à Presidência –R$ 90 milhões, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quinta-feira da Folha. “Ainda estamos fazendo os cálculos, mas deve ser algo por aí”, disse Antonio Palocci, coordenador da campanha. O orçamento de José Serra (PSDB) ainda não é conhecido.

A coluna informa ainda que a equipe da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ao governo de São Paulo está orçando os gastos em aproximadamente R$ 50 milhões. E coordenadores da candidatura de Aloizio Mercadante (PT-SP) ao governo de SP já falam em gastos de cerca de R$ 40 milhões.

Fonte: Jornal "O Povo"

Tudo pronto para o Cariri Cangaço 2010 - Manoel Severo


Caros Companheiros,

Já estamos preparados para acolher a todos os amigos no Cariri Cangaço 2010, a partir do mês de AGOSTO. Se você precisa de informações de COMO CHEGAR ou ONDE FICAR durante o evento; visite o blog oficial em sua aba lateral e conheça a forma de chegar e também os hotéis de nosso cariri. Grande abraço. cariricangaco.blogspot.com

Manoel Severo
Curador e Coordenador do Cariri Cangaço

Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, evento de cunho turístico-cultural e científico; em sua edição 2010, acontecerá na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora e Porteiras. Reunirá a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste. Até o presente momento temos a confirmação de 86 personalidades, entre: pesquisadores, escritores, professores de várias áreas, artistas, cineastas, documentaristas, fotografos, jornalistas, enfim.

O Evento em sua segunda edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina (sub temas: Coronéis, Beatos e Cangaceiros); distribuídas durante o período de realização do mesmo; 6 dias ; nos 6 municípios anfitriões. Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, de renome nacional. A partir da Universidade Regional do Cariri – URCA; parceira do evento; o Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, estará promovendo também um grande Painel de apresentação de Trabalhos Acadêmicos, de participantes de todo o Brasil, sobre a temática do encontro.

Será apresentada a II Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários, possibilitando aos participantes uma maior interação com a temática a partir dos trabalhos apresentados.
Teremos a II Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias sobre a temática.
Teremos o II Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas 8 novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Nordeste e também São Paulo. Teremos distribuídas nos seis dias de evento, 17 Apresentações Artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música e Cultura Popular.
Em sua primeira edição, o Cariri Cangaço-2009, reuniu 79 personalidades do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao nordeste e ao cangaço; recebemos no cariri cearense 197 participantes de 12 estados da federação; Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal; além dos mais 1.500 participantes dos municípios promotores. Durante seis dias no ano de 2009; entre 22 e 27 de setembro, foram realizadas 19 Conferências, seguidas de debates, 21 Visitas Técnicas e 23 Apresentações Artísticas. Foram inauguradas a I Mostra de Cinema e Vídeo Cariri Cangaço, como também foi lançada a I Latada do Livro Cariri Cangaço, tivemos ainda o lançamento de 6 novos livros de escritores dos estados de Pernambuco, Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais

O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, URCA/PROEX e ainda o apoio da SBEC, do ICC, do Centro Pró Memória, do ICVC, da Fundação Memorial Padre Cícero, da Associação de Cordelista de Crato, do Ponto de Cultura Lira Nordestina, do SEBRAE, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste, Grupo Empresarial Guanabara e Revista Nordeste VinteUM.

Fonte: Janinha - Cultura no Cariri

TSE determina que Ficha Limpa vale para condenados antes da publicação da lei

Medida barra candidaturas de pessoas que tenham sido condenadas por órgãos colegiados

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira (17), por seis votos a um, que a Lei do Ficha Limpa vale também para os políticos condenados antes de sua publicação no Diário Oficial, ocorrida no último dia 7. A corte se pronunciou sobre uma consulta feita pelo deputado federal Ilderley Cordeiro (PPS-AC). O relator da consulta, ministro Arnaldo Versiani, entendeu que a inelegibilidade não é uma pena, e sim um produto da condenação dos candidatos cassados. A lei, que conforme determinação do TSE será aplicada já nas eleições deste ano, barra candidaturas de pessoas condenadas por órgão colegiado (quando mais de um juiz decide) em casos de crimes graves.

A dúvida sobre o alcance da medida surgiu depois que o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) propôs uma emenda ao texto que alterou o tempo verbal em alguns trechos. A redação original, que se referia a políticos "que tenham sido condenados", foi substituída por uma nova versão, que passou a mencionar políticos "que forem condenados". A mudança criou uma brecha de interpretação, dando a entender que a lei só valeria para casos futuros. Versiani, porém, minimizou a importância da alteração do tempo verbal.

- Considero irrelevante saber o tempo verbal aplicado pelo legislador. Pouco importa o tempo verbal. As novas disposições atingirão a todos que, no momento do registro da candidatura, incidirem em alguma causa de inelegibilidade. O voto do relator foi seguido pelos ministros Cármen Lucia, Aldir Passarinho e Hamilton Carvalhido. O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a votar contra os argumentos. Já Marcelo Ribeiro levantou uma questão que tem sido usada por advogados dos governadores cassados Jackson Lago (Maranhão), Cássio Cunha Lima (Paraíba) e Marcelo Miranda (Tocantins). Pelas regras antigas, eles ficariam inelegíveis por três anos. Como foram cassados em 2006, tiveram os direitos políticos restabelecidos no ano passado. Ocorre, porém, que a Lei do Ficha Limpa aumentou o prazo de inelegibilidade de três para oito anos, o que gerou questionamentos entre juristas sobre como uma lei poderia aumentar a pena de um caso já julgado. Ribeiro chamou a atenção para este ponto.

- Há casos em que a inelegibilidade é sanção, é pena. Nesses casos, a lei não pode retroagir.

O relator, Arnaldo Versiani, discordou.

- A inelegibilidade não é pena, de acordo com a jurisprudência. Dessa forma, não há direito adquirido na perda de inelegibilidade.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, foi o último a votar. Ele seguiu o relator, mas acompanhou as ressalvas feitas pelo ministro Ribeiro.

- Acredito que casos concretos poderão ser analisados por este tribunal.

Fonte: R7

DEFENDER A NATUREZA É UMA TAREFA ÁRDUA , PORÉM GRATIFICANTE - Por: Francisco Djacyr Silva de Souza


A luta em defesa da natureza é cheia de incompreensões , discursos vazios e muito marketing em vez de ação,mas ao mesmo tempo é gratificante quando conseguimos alcançar um pequeno grupo ou uma única pessoa gerando preocupação pelo planeta e pela vida das pessoas. A defesa do meio ambiente é uma questão de atitude, de proposta de ação e de geração de cidadania ativa que se configura na ação de cada indivíduo que procura contaminar seu semelhante com o vírus gostoso do comprometimento, da segurança das idéias e da certeza de buscar um mundo melhor para todos. A luta pelo meio ambiente precisa ser apoiada por todos os indivíduos da sociedade e precisa de passar da teoria para a prática, pois não adianta promover campanhas, comemorar datas , criar slógans se nossas atitudes continuam pautadas pelo individualismo e pela negligência com nosso semelhante. É preciso incentivar medidas plenas de geração de processos conscientizadores de luta por um mundo melhor, de certeza de podemos mudar nossas atitudes para criar a certeza de que o planeta vai crescer firmemente tanto em termos de economia solidária quanto em atitudes que visem a defesa do verde, dos homens e da justiça social.

Agregar valores solidários em busca de um ambiente melhor e agregar pessoas na visão ecológica é uma ação que deveria ser incentivada pelos poderes públicos e assimilada plenamente pela sociedade para que haja mudança, pois somos sere mutáveis em termos de concepções de vida e de mundo. A certeza de um mundo melhor justo e para todos é a fonte natural de ação que pode ser um catalisador firme e um agregador de pessoas que podem e devem amar seus semelhantes e ao planeta como um todo.

Francisco Djacyr Silva de Souza

CRATO - Notícias do dia 18 de Junho de 2010



Prefeito do Crato inaugura equipamentos de saúde na semana do município

Um dia dedicado à inauguração de equipamentos de saúde para os usuários dos serviços em Crato. O prefeito Samuel Araripe, acompanhado de seus assessores e secretários municipais, inaugurou ontem, a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município, em funcionamento no Seminário, na Travessa Santana do Cariri, o Posto de Saúde Maria Menino de Jesus, também no bairro. À tarde, entregou a população o Centro de Reabilitação Física, que funciona no Centro de Especialidades. À noite, o prefeito inaugurou o calçamento do Conjunto Raimundo Bezerra.

O Centro de Atenção Psicossocial antes funcionava num prédio alugado pela administração municipal, teve suas atividades ampliadas por conta do espaço adequado às necessidades dos usuários. São 289 pessoas assistidas pelos serviços do Centro. Mais de 50 por cento desse público são de pessoas do próprio bairro Seminário. Segundo a Secretária de Saúde, Nizete Tavares, esse foi um dos motivos da escolha do local, facilitando o acesso dos pacientes e das famílias para tratamento. Nizete Tavares também destacou o processo de inclusão social promovido na entidade.

Já o prefeito do Crato, Samuel Araripe, após inaugurar o posto de saúde, ao lado do CAPS, destacou que num momento em que a saúde do país passa por tantas dificuldades, o município entrega à população centros importantes de atendimento. “O poder público tem o dever de ofertar setores de atendimento com serviços essenciais, e da melhor maneira”, destaca Samuel Araripe. Além do maior espaço, houve a ampliação das terapias, com atividades psicomotoras e ao ar livre. Para a coordenadora do CAPS, Elisangela Gouveia, o trabalho como um todo teve melhorias, com a área em torno arborizada e a possibilidade de melhor desenvolver as atividades em parceria com órgãos como o Corpo de Bombeiros e educadores físicos de universidades da região.

Programação das comemorações dos 246 anos do Crato continua no final de semana

A programação voltada para a comemoração dos 246 anos do município do Crato continua nesta sexta-feira e final de semana. Hoje, haverá o Clubinho Honda, com trânsito Amigo, trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Às 17 horas, terá a finalização do programa de arborização da sede do Distrito de Ponta da Serra. No dia 19, será entregue no bairro Batateira a sede da Unidade Produtiva, importante equipamento que irá beneficiar moradores daquele bairro, com projetos de profissionalização. O bairro Seminário também receberá uma unidade. O prefeito Samuel Araripe fará uma visita a Casa Abrigo, sede que foi praticamente duplicada e termina o dia de atividades com visita às obras de abastecimento d’água, que está sendo renovada com a troca das antigas tubulações de amianto por PVC. São 15 km na sede da cidade. No domingo, dia 20, será celebrada missa de Ação de Graças, na Sé Catedral, às 9 horas.

Crato continua atuante no combate à dengue

O Crato continua com um trabalho intensivo direcionado ao controle da dengue na cidade. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, afirma que os agentes estão sendo mobilizados, com os ciclos de combate, e quatro carros fumacê estão percorrendo bairros da cidade. Ela ressalta a importância e a colaboração da população para o controle eficaz do Aedes aegypit, principalmente cada uma fazendo a sua parte da porta ao quintal da casa. A mobilização social continua com os calendários de palestras e oficinas no sentido de conscientizar a população.

CRAS Alto da Penha promove hoje comemoração junina

A secretaria de Ação Social do Crato por meio do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS do Alto da Penha realizará a sua Festa Junina, hoje dia 18, a partir das 18 horas. As festividades que irão contar com quadrilhas improvisadas, muito forró e comidas típicas serão realizadas no Projeto ABC.

Mobilização Social do Crato realiza amanhã roda de conversa sobre prevenção a dengue

O setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato realizará amanhã, sábado, dia 19, as 18 horas no Sítio Quebra, uma roda de conversa sobre dengue cuidados e prevenção. O núcleo de mobilização social do Crato vem desenvolvendo um trabalho educativo no combate e prevenção do mosquito aedes aegypti, promovendo assim mais informação e qualidade de vida para os cratenses.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31