xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 junho 2010

COLUNA ARMANDO RAFAEL - As Notícias do Cariri

Barbalha: vista parcial do centro, com início do bairro do Rosário

Barbalha de Santo Antônio
– Neste domingo, dia 13, o povo de Barbalha promove – mais uma vez – a maior festa religiosa do Cariri: a do seu padroeiro, Santo Antônio. Mesmo com toda a crise moral que atinge o Brasil, Barbalha notabiliza-se por cultivar suas tradições religiosas; por preservar tanto sua arquitetura antiga como as manifestações da sua cultura popular, bem como por cultuar a memória dos seus filhos que se destacaram nos campos da medicina, das letras e da educação. Salve a “Terra dos Verdes Canaviais”! Ela é paradigma não só para o Cariri, mas para todo o Ceará.

O “quiproquó” da URCA – Circula na internet um manifesto do professor José Micaelson Lacerda Morais, chefe do Departamento de Economia daquela universidade, onde – entre outras coisas – ressalta: “A URCA vem sendo conduzida: sem um planejamento, sem uma visão de longo prazo, sem uma pesquisa sobre o que a sociedade espera e quer da URCA, sem um desenho organizacional que diga quem ela é, como está organizada, o que está fazendo, como está fazendo, o que precisa para fazer melhor, para onde está caminhando e como pretende chegar” (...) “A Universidade começa na academia e termina na sociedade”(...) “Na situação na qual nos encontramos perante nós mesmos e perante a sociedade caririense essa é a nossa última chamada para fazer universidade” (...) Pela identidade de idéias até parece que o prof. Micaelson andou conversando com lideranças (políticas e empresariais) de Juazeiro do Norte...

Museu de Arte – Quando o Museu Vicente Leite for devolvido à visitação pública, a Prefeitura de Crato terá de adotar novas medidas de segurança para as obras que compõe o acervo daquela instituição. No momento o prédio que abriga o museu – o da antiga Prefeitura e Cadeia, um imóvel histórico tombado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará – passa por meticulosas e necessárias obras de conservação. A primeira feita nos últimos trinta anos. Lamentavelmente, do acervo original – catalogado na década 70 – desapareceram (há muitos anos, diga-se de passagem) dois desenhos de Pedro Américo, doados pelo benfeitor do museu, Bruno Pedrosa. Por outro lado, Edilma Saraiva concluiu a restauração de setenta e três telas pertencentes ao museu. Ela também produziu um catálogo – que deverá ser lançado na reinauguração do museu – contendo currículo de todos os artistas, além de fotos das obras que lá serão expostas.

História do Cariri – O professor do Curso de História da URCA, Fernando José Pinto da Franca (foto ao lado), concluiu, meses atrás, o livro “Olhares Históricos: a antiguidade revisitada, olhar regional e novos campos”. Destinado ao alunado daquela universidade, um dos méritos dessa obra é reunir – num mesmo volume – unidades de estudo da Antiguidade, do Ceará e do Cariri. O que facilitará o aprendizado dos alunos evitando que eles tenham de recorrer a várias obras para tal mister. O livro de Fernando Pinto supre ainda uma lacuna: a ausência de compêndios didáticos sobre a história do Cariri. Bom lembrar que J.de Figueiredo Filho escreveu,nos anos 60, quatro pequenos volumes de “História do Cariri” para uso na extinta Faculdade de Filosofia de Crato, cujos exemplares encontram-se esgotados.

Exemplo de bispo emérito – “Nos últimos anos da vida de um homem encontraremos mais facilmente o sentido de toda a sua existência”, já dizia o pensador católico Plínio Corrêa de Oliveira. Ou como bem define este provérbio latino: Finis coronat opus (o fim coroa a obra). Isso cai como uma luva para o bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel. Há exatos nove anos ele deixou o comando da diocese cratense, após pedir renúncia por limite de idade, em obediência ao Código de Direito Canônico. Como bispo-emérito prosseguiu com o sistema de vida adotado desde sua juventude: discrição e trabalho. Dom Newton construiu uma pequena capela – dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – anexa a sua residência, na Rua José Pinheiro Esmeraldo, no bairro São Miguel. Ali celebra diariamente. Confessa, orienta e recebe visitas. É um missionário de vida modesta e tempo preenchido. Dom Newton chegará aos 87 anos de idade no próximo mês de novembro.

Vox populi – Foi feita uma enquete e a grande maioria da população cratense declarou-se favorável à retirada do asfalto que circunda a Praça da Sé, substituindo-o por pavimentação de paralelepípedo. Se o desejo do povo for mesmo atendido – e se o calçamento a pedra for feito nos moldes existentes na Praça do Ferreira, em Fortaleza – o centro de Crato ganhará um ar de cidade européia.

Crato ganha nova escola – Já estão sendo demolidos os galpões da Sanbra (Sociedade Algodoeira do Nordeste do Brasil), localizados na Avenida Teodorico Teles, recentemente adquiridos pelo Governo do Ceará. No local será construída a Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato, que terá 4.506 metros quadrados de área construída. Integrarão o conjunto da escola: auditório com 200 lugares, biblioteca, bloco Pedagógico Administrativo (secretaria, diretoria, reprografia, Coordenações e Sala de Professores), Laboratórios (Línguas, Informática, Química, Biologia, Física e Matemática), 12 salas de aula, cantina, cozinha, vestiário pessoal, refeitório e quadra poliesportiva.

Por: Armando Rafael

CRATO - Notícias do dia 14 de Junho de 2010


Mais 26 ruas do Crato receberão asfaltamento

O município do Crato terá reiniciado o projeto de asfaltamento das ruas da cidade. Será o complemento das 110 ruas previstas para serem asfaltadas, de acordo com projeto parceiro entre a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, e Governo Federal. Serão mais 26 ruas da sede asfaltadas, de acordo com o Secretário de Infraestrutura da cidade, José Muniz. Os detalhes serão firmados em reunião amanhã, terça-feira, 15, inclusive com a data de reinício do projeto a ser definida para os próximos dias, com a liberação do orçamento previsto para conclusão dos serviços. O prefeito Samuel Araripe, com isso, firma o compromisso com a população de fechar o número de ruas indicadas no projeto. O trabalho trouxe uma reorganização das ruas, possibilitando o fluxo de veículos com mais segurança, ampliando também a malha viária asfaltada, inclusive estendendo para vias de bairros, onde há maior movimentação de veículos. O trabalho vem sendo feito por meio de um amplo planejamento técnico por parte da administração municipal, para a definição das vias que necessitam receber as melhorias.

Prefeitura Municipal fará entrega de 130 fardamentos para servidores da limpeza

A Secretaria de Infraestrutura do Crato entrega na próxima semana fardamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs), aos funcionários da limpeza pública do município do Crato. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Muniz, serão repassados aos servidores 130 fardamentos.

Trabalho de recuperação de ruas será intensificado em Crato

Nesta semana serão intensificados os trabalhos de melhorias das ruas, com a limpeza pública e pintura do meio fio, operação tapa buracos com pedra tosca e asfaltamento. Esse trabalho já faz parte do projeto de recuperação de algumas áreas da cidade, tendo em vista a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato), preparando o receptivo ao turista que chega ao município.

Crato em alerta no combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua intensificando o trabalho de orientação e combate à dengue na cidade. Os agentes estão visitando as residências no tratamento e busca de focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Em alguns bairros da cidade, como o Novo Lameiro, foi identificando um crescimento no número de focos. Com isso, o setor de Endemias e a Mobilização Social iniciaram um trabalho de educação e combate na própria comunidade, com ações no local. O calendário do setor de Mobilização Social continua com palestras, oficinas e rodas de conversa nas comunidades e nos diversos bairros da cidade.

Projovem Adolescente se prepara para os festejos juninos

A coordenação do ProJovem Adolescente já começou a se preparar para os festejos juninos. A comemoração do São João do referido projeto será no próximo dia 26 na Quadra Bicentenário do Crato. Todos os participantes do projeto, suas famílias, bem como a comunidade em geral estão convidados a se fazerem presentes ao evento.

Prefeitura do Crato promoveu Blitz de sensibilização contra o Trabalho Infantil

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social, juntamente com a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, realizou no último dia 12 de junho, uma blitz de sensibilização no contexto das atividades realizadas na semana do município. O PETI é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, aquele trabalho que coloca em risco a saúde e segurança das crianças e adolescentes.

Governo do Crato divulga lista dos selecionados no Projeto Primeiro Passo

O Governo Municipal através da Secretaria de Ação Social, comunica que já foram selecionados dentre os jovens que fizeram as inscrições do Projeto Primeiro Passo nas modalidades Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. Os aprovados na triagem deverão comparecer hoje, segunda-feira, dia 14 à Secretaria de Ação Social munidos dos seguintes documentos originais e xerox.

* IDENTIDADE - RG
* CADASTRO DE PESSOA FÍSICA - CPF
* CARTEIRA DE TRABALHO - CTPS
* COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Já a aula Inaugural será realizada no próximo dia 17(quinta-feira) as 14 horas, no teatro Salviano Arraes Saraiva. Segue agora a listagem dos jovens selecionados para o Projeto Primeiro Passo nas modalidades Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.

JOVENS SELECIONADOS PARA O PROJETO PRIMEIRO PASSO JOVEM ESTAGIÁRIO:

1-ALOÍSIO CALISTO FILHO
2-AMANDA APARECIDA SOARES DOS SANTOS
3-CÍCERA FRANILDA DE SOUSA
4-DAYANA DA CONCEIÇÃO TEXEIRA DO NASCIMENTO
5-DOUGLAINE SILVA
6-EDUARDA PRISCYLA DE PAULA ALVES
7-EDUARDO RICHELLY COSME SILVA
8-EINECLEIDE SOARES MONTEIRO
9-EMANUEL VICTOR GERMANO MAIA

10-EMERSON NAÉLIO DE SOUSA SILVA
11-FERNANDA RODRIGUES MARQUES
12-FRANCISCA TELMA BERNARDO DA SILVA
13-ISAAC ALVES DE OLIVEIRA
14-ITALENA MOREIRA DA SILVA
15-IZA BARROS URASAKI
16-JÉSSICA DE LIMA SIMÃO
17-JHENETTON HERBETY DA SILVA DANTAS
18-JOÃO GOMES DOS SANTOS
19-JOÃO MARCOS ALVES DE SOUSA
20-MANOEL MOREIRA CAMPOS
21-MARIA CLAUDIANA SANTOS DA SILVA
22-MARIA ÉRICA DELMIRO DA SILVA
23-MARIA NAYANE FEITOSA SILVA
24-MOÉSIO DE SOUSA GOMES
25-MIKE JÔNATHA DA SILVA ANDRELINO
26-NÁDIA SIEBRA DO NASCIMENTO
27-NAYNNE PRYSCILLA MOREIRA MELO
28-RAFAEL SOUSA LOPES
29-SAMARA DE BRITO
30-THAIS LOPES MUNIZ.

JOVENS SELECIONADOS NO PROJETO PRIMEIRO PASSO JOVEM APRENDIZ

1-ANA CAROLINE TAVARES DE SALES
2-DIEGO SAMUEL PEREIRA DE SOUSA
3-ELIZA ANDARCIELE GOMES DUARTE
4-EVERSON CÉSAR GONÇALVES
5-FRANCILDA SALES DE OLIVEIRA
6-FRANCISCO AIRTON CARNEIRO JÚNIOR
7-JAKELINE NUNES PEREIRA
8-JENEFFER DE SOUSA DUARTE
9-JOÃO CARLOS SEVERINO DE SALES
10-KENEDY RICARTO DE SOUZA
11-MADELEINE MARIA LEITE AMORIM
12-MARIA EYRE CHOUSHE SILVA
13-MARIA ITAUANA FERNANDES DA SILVA
14-MARIA JÉSSICA SIEBRA CARDOSO
15-ROSICLEIDE DOS SANTOS LIMA
16 SARAH RAQUEL DE OLIVEIRA
17- TALITA BEZERRA LÔBO
18-VANESSA BARBOSA RIBEIRO
19-LEUDIANE LEITE CHAVES
20-VICENTE MANOEL DA SILVA NETO

IMPORTANTE: OS REFERIDOS JOVENS SELECIONADOS, DEVERÃO COMPARECER A AULA INAUGURAL JUNTAMENTE COM SEUS
RESPONSÁVEIS


Governo Municipal do Crato

Diante das bombas, só destroços – A cultura do bom negócio no Ceará - Por Alexandre Lucas


A Expocrato vem a cada ano sendo alvo de críticas no que diz respeito a sua programação cultural. As argumentações são justas e pertinentes diante das atrocidades de exclusão dos artistas da região do Cariri num dos principais eventos regionais. É notório, que esse evento público (privado) só serve para encher os bolsos dos empresários das grandes bandas que fazem parte de um monopólio musical. Vale destacar que a concessão para exploração privada do evento é publica e não estabelece critérios para que seja garantida a diversidade musical e a inclusão dos artistas neste mega evento. O fato é que a Expocrato tornou-se um bom negócio para poucos. Poucos estilos musicais, poucos artistas do Cariri, poucos que lucram. Pouco desenvolvimento e rendimento para região, do ponto de vista, da formação de platéia, afirmação de identidade e diversidade cultural e de turismo cultural e sustentável.

O fato é que essa política do “pão e circo” é recorrente em todo o Estado do Ceará e vem provocando uma insatisfação generalizada por parte dos artistas ligados a música cearense que vem perdendo espaço com políticas equivocadas como o “Férias no Ceará” (O secretário de Turismo do Estado possivelmente nunca estudou nada sobre turismo cultural e sustentável, se estudou nunca entendeu) e as descaradas inaugurações ou anúncios de obras regadas pelas bandas ligadas ao monopólio da música, ou seja, as bandas que estão a serviço da reprodução do machismo, da homofobia, da violência, da vulgarização sexual, enfim da forma pela forma, que agora tem o sustentáculo financeiro do Governo do Estado. Fato que só nos faz lembrar algo típico da política desenvolvida nos tempos dos coronéis, aonde por qualquer motivo se fazia uma festa banhada através do desperdício de recursos públicos.

O dinheiro gasto com esse “bom negócio” (termo utilizado pela política desenvolvida pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso que considerava a “cultura como um bom negócio”) possivelmente poderia ter proporcionado a circulação de grandes shows dos cearenses para os cearenses potencializando a diversidade musical do nosso povo, bem como poderia ter servido para a gravação de milhares de Cds, muitos artistas tentam há anos conseguir o mínimo de recursos gravar o seu trabalho. Já as bandas do tipo “chupa que é de uva” basta piscar os olhos para fazer um “bom negócio”. Essa postura assumida pelo Governador é contrária a conjuntura nacional e estadual no campo das políticas públicas para a cultura. Contraditória até mesmo com a política defendida e executada pela Secretária de Cultura do Estado do Ceará. O Secretário Auto Filho como todo cearense deve ficar encabulado, mas acredito que ele também fica indignado.

Essa pratica despeita e rasga as resoluções da constituinte cultural, das conferências municipais e estaduais da Cultura. Será que o Governador nunca teve acesso as informações destes fóruns? Será que ele desconhece as reivindicações dos trabalhadores da arte? Será que ele sabe que nestes fóruns os cearenses defenderam o nosso patrimônio, inclusive da música e do direito a diversidade musical? Acredito que sabe sim! Mas enquanto isso prefere financiar a chacina do “jogaram uma bomba no cabaré”. Enfim uni-vos contra a barbárie cultural.

Por: Alexandre Lucas - Coordenador do Coletivo Camaradas, pedagogo, artista/educador e membro do Conselho Municipal da Cultura

PS. No Crato, o Conselho Municipal da Cultura dará um passo importante na defesa e resistência de um outro formato de evento que privilegie a diversidade musical e a inclusão do nosso patrimônio, que são os nossos combatentes, os artistas.

Cariri é destque na edição da REVISTA VEJA desta semana - postado por Armando Lopes Rafael

Fonte: VEJA
Brasil
À procura do mandante

Polícia identifica seguranças que sequestraram e espancaram jornalista no Ceará

VINGANÇA
Gilvan Luiz suspeita que a ordem partiu do prefeito

O jornalista Gilvan Luiz Ferreira sentiu na pele, ou melhor, no corpo inteiro, o que se costuma chamar de tentativa de intimidação da imprensa. No dia 20 de maio, em Juazeiro do Norte (CE), ele foi sequestrado, amarrado e levado a um local deserto, onde passou por sessão de chutes, socos e coronhadas de revólver. Na semana passada, a polícia identificou dois agressores. Para espanto geral, são guardas municipais. E, mais espantoso ainda, são também seguranças do petista Manoel Santana, prefeito da cidade. Gilvan Luiz é o idealizador do jornal Sem Nome, que tem se dedicado a denunciar as falcatruas do prefeito. "Ouvia que, se não tomasse cuidado, algo iria me acontecer", diz. E aconteceu, segundo ele, de onde mais se esperava: "Não tenho dúvida de que o prefeito é o mandante de tudo". Apesar de já ter identificado os agressores, a polícia afirma que ainda é cedo para apontar a mando de quem os guardas municipais agiram. Procurado, Manoel Santana não quis se pronunciar.
Fonte: VEJA

TEATRO POPULAR NA CAPITAL DA CULTURA

No último sábado, dia 12 de junho de 2010, na Praça da Sé, em Crato-CE, encerrou-se a primeira temporada do espetáculo “A COMÉDIA DA MALDIÇÃO”, modalidade teatro de rua, no contexto do projeto “COMÉDIA NA RUA DAS TRADIÇÕES”. Cerca de seiscentas pessoas lotaram a arena montada pela Cia. Cearense de Teatro Brincante – Ponto de Cultura do Brasil, que teve como convidada a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, ícone da cultura tradicional popular brasileira.

A peça, escrita e dirigida pelo dramaturgo Cacá Araújo, serve como elo entre a contemporaneidade e as raízes culturais do povo nordestino, trazendo à cena o mito da Mula-sem-cabeça, numa grandiosa montagem que tem encantado crianças e adultos.

Orleyna Moura, atriz e assistente de direção, considerada a primeira-dama do teatro cearense, afirma que a experiência de integrar o teatro às manifestações do nosso folclore fortalece os caminhos para se consolidar a identidade nacional.




Dia seguinte, nem bem amanhecia o 13 de junho, a Cia. Cearense de Teatro Brincante, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, amigos e familiares de Cacá Araújo, realizaram grande e emocionante homenagem pela passagem de seu aniversário. Marchas, frevos, baiões, xaxados e repentes foram entoados como a revigorar o coração brincante e sertanejo daquele matuto-ator.





13 de Junho, dia de Santo Antônio - Por Océlio Teixeira

Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.
Resumo Biográfico
Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias. Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua, em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidadde dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
Fonte: http://wagsantos.sites.uol.com.br/personalidades/index.html

Brasil ignora ameaça dos EUA e enviará etanol a Teerã


"NE - Nóis Pode desafiar os Istados Unidus !"

Na percepção do Itamaraty, as sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra o Irã não restringem a exportação de etanol para o país persa. "Vamos exportar para onde quisermos, nossa prioridade é abrir mercados", disse uma fonte do governo. "As sanções da ONU não proíbem a venda de etanol, então não sei porque haveria problema. O Brasil não vai se impor sanções voluntárias", afirma.

Mas a mesma fonte oficial declara que a decisão de exportar obviamente fica a cargo do setor privado, que decide para quem vender, pesando riscos de sofrer eventuais retaliações dos EUA. Os empresários brasileiros, por sua vez, não têm nenhuma intenção de exportar etanol para o Irã. Adhemar Altieri, diretor de comunicações da Unica, entidade que representa produtores de etanol, disse que não há projeto nem de curto nem de longo prazos de vender etanol para o Irã. "Nunca mandamos uma gota de etanol para o Irã", disse. "Se for para exportar, optaremos por mercados prioritários, que importam maior volume."

Na quarta-feira, os EUA afirmaram que "não seria uma boa ideia" o Brasil vender etanol ao Irã. "Isso seria muito arriscado, já que a sanção aprovada pela ONU reconhece que há uma ligação potencial entre o setor de energia do Irã e atividades de proliferação (nuclear)", disse um alto funcionário da Casa Branca. A possibilidade de o Brasil suprir parte das necessidades de combustível do Irã com etanol foi levantada pelo ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, em visita a Teerã em abril. Mas os usineiros do Brasil não querem nem chegar perto do mercado iraniano. Uma aproximação com o Irã poderia dificultar a redução da tarifa sobre etanol cobrada pelos EUA. O poderoso lobby pró-Israel do Congresso dos EUA já indicou que deixará de apoiar a abertura do mercado americano para o etanol brasileiro caso a aproximação com o Irã avance. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Yahoo Notícias
Foto ilustrativa: punditpawn.wordpress.com

Michel Temer é aclamado vice de Dilma

A convenção nacional do PMDB confirmou as expectativas e homologou na tarde deste sábado a aliança com o PT, indicando o deputado Michel Temer (SP) para ocupar o posto de vice na chapa encabeçada pela ex-ministra Dilma Rousseff (PT). Temer venceu com 560 votos a disputa nas urnas da convenção com o ex-governador do Paraná Roberto Requião e com Antonio Pedreira, que foi candidato na eleição de 1989 pelo extinto PPB. Requião e Pedreira apresentaram-se como pré-candidatos ao Palácio do Planalto, mas obtiveram apenas 95 votos e 4 votos, respectivamente.”

Fonte: IG

Hoje é o aniversário do grande Cacá Araújo! - Por: Janinha

Comunista, Professor, Ator, Diretor de Teatro, Poeta, Dramaturgo, Folclorista, assim se define Cacá Araújo. Ele é uma das grandes figuras que representam o movimento cultural caririense, faz parte do conselho de cultura do Crato, e defende os artistas, o teatro sempre engajado em projetos na área das artes! Faz um protesto ao boicote da Mostra SESC ao teatro do Cariri, com a elegância que só um verdadeiro artista tem, um espetáculo grandioso e CARIRIENSE, lotado todos os dias, entitulado: A guerrilha! Cacá nos dá orgulho, nos envaidece, nos defende como artista, nos dignifica! Parabéns amigo, sua luta é minha, é de todos apaixonados por cultura, obrigada de coração pelo trabalho e amor, parabéns pelos emocionantes textos de teatro, pela brilhante atuação, pelo dia que Deus te colocou nesse mundo pra fazer história, uma história linda!


VIDA LONGA E SAÚDE GUERREIRO!
Minha humilde homenagem a um dos meus ídolos

Por: Janinha

BlogCIÊNCIA - Sonda que fez visita a asteroide volta à Terra após sete anos


Cientistas querem saber se equipamento conseguiu coletar pedaços de objeto espacial. O equipamento partiu em 2003 rumo a um asteróide chamado Itokawa, onde chegou em 2005, com o objetivo de coletar materiais para estudos. Uma cápsula aproximadamente do tamanho de uma bola de basquete entrou na atmosfera da Terra, sobre o território da Austrália, neste domingo (13), marcando o fim de uma missão espacial histórica que tinha o objetivo de coletar amostras de um asteroide. O objeto faz parte da sonda japonesa Hayabusa, lançada em 2003 e que deveria ter voltado para o nosso planeta em 2007, mas teve uma série de problemas e só retornou agora. No total, a sonda espacial viajou mais de 40 bilhões de km em sete anos. Ainda não se tem certeza sobre o sucesso da missão, já que não se tem certeza se o equipamento conseguiu pegar "pedaços" do asteroide, chamado Itokawa, onde a sonda chegou em 2005 e fez dois breves pousos. Isso só poderá ser comprovado quando os técnicos da Jaxa (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) recuperarem a cápsula, que chegou à Terra por volta das 11h (horário de Brasília), na região de Woomera, no sul da Austrália. O compartimento se separou do resto da Hayabusa três horas antes, quando o equipamento estava a cerca de 40 mil km da Terra. A expectativa é que um paraquedas e uma proteção contra o calor ajudassem a cápsula de 18 kg a chegar à superfície sem danificar seu conteúdo. O resto da sonda também entrou na atmosfera, mas, como planejado, se desintegrou logo depois.

Agora, equipes de resgate com helicópteros e veículos em terra vão tentar achar o compartimento, que deve emitir um sinal para ajudar na tarefa. As amostras serão enviadas para o Japão, onde serão analisadas. A primeira tarefa é analisar se a sonda de fato coletou o material do asteroide. Se poeira realmente foi capturada, os estudiosos vão usá-la para buscar pistas sobre a formação do planeta Terra, do Sistema Solar, e o que poderia ser feito caso ela corra riscos de ser destruída pelo impacto de um asteroide. Asteroides são objetos espaciais metálicos e rochosos que fazem sua órbita em torno do Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. A maior parte está localizada entre Marte e Júpiter.

Fonte: R7

Visita do Senador Tasso Jereissati ao Cariri

Veja as primeiras fotos da cobertura fotográfica da visita do senador Tasso Jereissati ao Cariri no Blog de Mônica Araripe: www.monicaararipe.blogspot.com

IMG_0516

E logo mais, aqui no Blog do Crato, os pontos altos da visita.

Segundo Tasso Jereissati:

"Surge uma liderança no Ceará. Acreditem em mim: Vocês ainda irão ouvir muito falar neste homem Samuel Araripe aqui no Ceará"

"O Ceará precisa de renovação. Seria uma honra para mim poder ser governador do estado por 3 vezes, mas eu não acho isso correto. É preciso renovar sempre. A renovação é o princípio da democracia. É preciso acabar com essa coisa de alguém se eleger, e depois criar toda uma sequência... quando eu entrei para a política foi contra as oligarquias que existiam. Não tem sentido que façamos a mesma coisa. Precisamos colocar pessoas novas nos quadros...e tem muita gente competente para assumi-los."

Tasso Jereissati

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31