xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 junho 2010

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Programa "COMPOSITORES DO BRASIL" - José Nilton-


CHICO BUARQUE
Parte II
“Nem toda loucura é genial.
Nem toda lucidez é velha.” (Chico Buarque).

Por Zé Nilton

Naqueles tempos, a famosa década de 1960, tudo era muito questionado. Inicialmente pela questão dos ventos democráticos que respirávamos desde 1945, e no meio da década, pela questão do estado de direito subtraído pelo regime militar. Época de beligerância e desassossego. Era comum digladiarem-se em campo aberto e depois fechado, a direita e a esquerda armada, artística, católica, estudantil, intelectual, movimentos musicais etc.

Tempos bons aqueles em que se brigava e se produzia tendo como valor o esteticamente correto, seja no plano político, educacional, urbanístico, artístico... enfim, que tal um passeata contra a guitarra elétrica ?

No plano musical um fato é bem marcante desse período de muita inspiração nas cabeças e nas bocas, nos corações e mentes, mas também como disse, de cobrança e de fustigação pelo que deveria ser o novo, o belo, o melhor. Estabeleceu-se o confronto entre tradição e inovação na cultura brasileira e, no caso, na música brasileira.

Conta-se ter havido um ligeiro affair entre Gilberto Gil e Chico Buarque por ocasião do 4º. Festival da Música Popular Brasileira, da Tv. Record – S. Paulo – em 9 de dezembro de 1968, quando a música de Chico Buarque “Benvinda” ficou em sexto lugar no júri oficial, mas obtendo a primeira posição no júri popular.

Como havia um desencontro nas propostas tropicalistas de Gil e Caetano por parte de Chico, no momento em este cantava com o MPB4 o famoso samba, Gil teria gritado “superado”!

No mesmo dia o jornal Última Hora publicava um artigo de Chico sobre o episódio. Acho que vale a pena reproduzi-lo para reflexão:

“Estava mal chegando a São Paulo, quando um repórter me provocou. “Mas como, Chico, mais um samba? Você não acha que isto já está superado?” Não tive tempo de me defender ou de atacar os outros, coisa que anda muito em voga. Já era hora de enfrentar o dragão como diz Tom. Enfrentar as luzes, os cartazes e a platéia, onde distingui um caro colega regendo ou coro pra frente, de franca oposição. Fiquei um pouco desconcertado pela atitude de meu amigo, um homem sabidamente isento de preconceitos. Foi-se o tempo em que ele me censurava amargamente, numa roda revolucionária, pelo meu desinteresse em participar de uma passeata cívica contra a guitarra elétrica. Nunca tive nada contra esse instrumento, como nada tenho contra o tamborim. O importante é ter Mutantes e Martinho da Vila no mesmo palco.
Mas, como eu ia dizendo, estava voltando da Europa e de sua música estereotipada, onde samba, toada etc são ritmos virgens para seus melhores músicos, indecifráveis para seus cérebros eletrônicos. “Só tenho uma opção”, confessou-me um italiano, “sangue novo ou a antimúsica. Veja, os Beatles foram à India...” Donde se conclui como precipitada a opinião, entre nós, de que estaria morto o nosso ritmo, o lirismo e a malícia, a malemolência. É certo que se deve romper com as estruturas. Mas a música brasileira, ao contrário de outras artes, já traz dentro de si os elementos de renovação. Não se trata de defender a tradição, a família ou a propriedade de ninguém. Mas foi com o samba que João Gilberto rompeu as estruturas da nossa canção. E se o rompimento não foi universal, culpa é do brasileiro, que não tem vocação pra exportar alguma coisa. Quanto a festival, acho justo que estejam todos ansiosos por um primeiro prêmio. Mas não é bom usar de qualquer recurso, nem se deve correr com estrondo atrás do sucesso, senão ele se assusta e foge logo. E não precisa dar muito tempo para se perceber “que nem toda loucura é genial, como nem toda lucidez é velha”. (Homem, Wagner. Histórias de Canções: Chico Buarque. São Paulo: Editora Leya, 2009, PP-73-74)

Na segunda parte do COMPOSITORES DO BRASIL, quinta, falaremos um pouco de sua obra, entre 1967 a 1978. Na sequencia:

RODA VIVA. 1967
BENVINDA. 1968
GENTE HUMILDE (Garoto, Vinícius e Chico). 1969
APESAR DE VOCÊ. 1970
CONSTRUÇÃO. 1971
PARTIDO ALGO. 1972
FADO TROPICAL. (Chico Buarque e Ruy Guerra).1973
ACORDA AMOR. 1974
JORGE MARAVILHA.1974
TANTO MAR. 1975
MEU CARO AMIGO( Chico Buarque e Francis Hime). 1976
MANINHA. 1977.
GENI E O ZEPELLIN. 1978

Quem ouvir verá!

Informações:
Programa Compositores do Brasil
Sempre às quintas-feiras, de 14 horas as 15 h.
Rádio Educadora do Cariri – 1020 kz
Pesquisa,produção e apresentação de Zé Nilton
Apoio: CCBN.
Retransmitido pela HTTP//:cratinho.blogspot.com


Por 12 votos a favor e 2 contra a ONU aprova novas sanções contra o Irã --- postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: Folha de S.Paulo on line

"Sanções da ONU vão direto para o lixo", diz Ahmadinejad. Em resposta à aprovação de uma nova rodada de punições contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU, o presidente da República Islâmica, Mahmoud Ahmadinejad, disse que as sanções são "sem valor algum" e "devem ir direto para a lata do lixo, como um lenço usado". "Estas resoluções não valem um centavo para a nação iraniana", declarou Ahmadinejad à agência estatal Irna, no Tadjiquistão. A quarta rodada de sanções aprovada nesta quarta-feira por 12 votos a favor, dois contra (Brasil e Turquia) e uma abstenção, do Líbano, deve isolar ainda mais o país do restante da comunidade internacional, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao comentar o resultado. Ainda reagindo ao anúncio das novas sanções, o governo iraniano afirmou que não irá suspender as atividades de enriquecimento de urânio, mesmo com as novas punições. "Nada vai mudar.

A República Islâmica do Irã vai manter suas atividades de enriquecimento de urânio", disse Ali Asghar Soltanieh, enviado do Irã na AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), com sede em Viena, logo depois da aprovação da medida na ONU, em Nova York. O documento foi aprovado nesta quarta-feira pelo Conselho de Segurança com 12 votos a favor, apesar de Brasil e Turquia votarem contra a resolução. Na abertura da sessão, que começou com mais de uma hora de atraso, às 12h15 (horário de Brasília), a embaixadora brasileira da ONU, Maria Luiza Viotti, afirmou que, "na nossa visão", a resolução "atrasará, em vez de acelerar, uma solução para a questão".

O Líbano se absteve de votar. Os outros 12 países do Conselho de Segurança foram favoráveis, aprovando a quarta rodada de sanções contra o Irã desde 2006. As novas sanções devem vetar investimentos exteriores iranianos em atividades e instalações relacionadas com a produção de urânio, serão estabelecidas restrições na venda de armas convencionais ao Irã. Além disso, o país será proibido de fabricar mísseis balísticos com capacidade de carregar ogivas nucleares. Também deve haver novas restrições às operações financeiras e comerciais com o Irã, além do reforço do regime de inspeções das cargas dos navios e aviões iranianos para evitar que burlem o embargo internacional.

Postado por Armando Rafael

CRATO: UMA TERRA MÁGICA DE ÁGUAS BENDITAS - Por Wilson Bernardo.

Estamos bem próximos da semana do município do Crato, 21 de Junho data comemorativa ao aniversário de uma cidade histórica e acolhedora em todos os aspectos possíveis de se imaginar.Faço aqui também meus votos de admiração à cidade de Juazeiro do meu padre Cícero do Crato, que até ontem era apenas um sítio da comarca da distinta princesa do cariri. Parabéns a todos que constróem e participam da qualidade de vida, que o Crato nos propicia.



CRATERA KRATUS!

Juazeiro das migrações.
Padim!
Natural da missão Miranda
Doce de buriti,
Sal agreste das romarias.
Cratera Kratus
Terra milenar Kariris.

Wilson Bernardo (Poema & Fotografia )

Espaço do Leitor do Blog do Crato - Dia 09 de Junho de 2010


EXPOCRATO 2010


Fátima Góis em 08/06/2010
"Dihelson, a programação do FIG ( Festival de garanhuns ) que vc está divulgando é a do ano passado. Acho q a deste ano ainda não saiu."

cratenses em 07/06/2010
"UMA boa ideia seria se os artistas e intelectuais da região elaborassem uma programação paralela em um outro local, em um hotel por exemplo,mas na epoca da exposição ,haveria shows para um publico ecletico..."

Grace Piancó em 06/06/2010
"A programação da expocrato é de fazer vergonha. E quem gosta de MPB, ROCK, não tem direito???? Estou indignada. So o maldito " forró". SOS EXPOCRATO."

ALINE em 06/06/2010
"É NOTÓRIA A INDIGNAÇÃO COM A PROGRAMAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ,VAMOS NOS UNIRMOS E FAZER A PROGRAMAÇÃO PARALELA COM QUALIDADE."

cratense em 06/06/2010
"Gente que tal olharmos a programação de Garanhuns, ai sentiremos que nossa Exposição esta com uma programação de 5ª."

CRATO:

marcos sousa em 08/06/2010
"Algumas ruas do Crato estão acabando com os nossos carros, cada buraco que dá pavor!!!!Cadê a Secretaria de Obras??Alô Prefeitura"

hermanobarreto em 07/06/2010
"no brasil,melhor no crato os pedestres disputam com carros e motos em ruas e avenidas os espaços sem medo nenhum.carros e motos que parem,desviem para que possam desfilar. e se acontece acidente os motoristas sempre são os culpados.absurdo."

hermanobarreto em 07/06/2010

"SAÚDE!!!!! no distrito de santa fé, algo interessante acontece por lá,uma ambulancia foi adquirida ninguem sabe como,pelo vereador carlos horlando.só que,um mês já se passou,e o atendimento ñ funciona. a mesma continua guardada.intacta...a anbulancia está guardada em uma casa particular, e ninguem sabe ao certo se a prefeitura tem conhecimento e porque ñ fica no posto de saude fazendo atendimento. há alguem para dar uma resposta a comunidade?o povo quer saber..."

hermanobarreto em 07/06/2010
"encerrada semana do meio ambiente em crato,e a questão do SITIO FUNDÃO alguem lembrou do descaso,do abandono geral daquele patrimonio com sua bela mata nativa????? "


Sobre o Blog

hermanobarreto em 08/06/2010
"dihelson,bomdia! peço desculpas...e agradeço muito a sua atenção.mas,veja bem,as respostas tem que ser dadas ao povo em geral e não a minha pessoa.eu vi todas as fotos da chapada dedicadas a mim.obrigado e desculpas.vejo o blog diáriamente."

Sobre a atitude da Polícia em Show na RFFSA

Grace Piancó em 06/06/2010
"Hoje acordei com um sentimento de vergonha de ser cratense! Sem mexplicação a atitude dapolicia no show na reffsa, onde so tinha pessoas de bem, querendo curtir uma noite rara na cidade. Que conceito leverão essas pessoas da nossa cidade??"

Janinha em 06/06/2010
"Q repressão absurda foi akela ao evento do CCBNB na reffsa? Ta ficando preocupante a situação do Crato, um dos maiores artistas da atualidade ser calado em praça pública contra a vontade dos q ali estavam? NOSSA!ALGUEM TEM Q EXPLICAR ISSO!"

Comentários colhidos no Mural do Blog do Crato, na Aba direita.

Um brinde a amizade- Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


A amizade é muito importante na vida das pessoas. Ninguém vive sozinho. O ser humano precisa do outro. A amizade verdadeira, sincera e madura é aquela em que aceitamos os amigos com defeitos e qualidades e vice–versa. Os amigos verdadeiros sempre nos apóiam nos momentos alegres e tristes. Quem tem bons amigos, mesmo que sejam poucos, deve agradecer a Deus essa dádiva que Ele nos oferece. Sempre procuro agradecer a Deus os amigos que tenho. Recentemente passei por um momento triste com o falecimento da minha mãe. E os meus amigos me apoiaram e me confortaram. Serei eternamente grata a todos. Tantos os amigos de Crato como os de Fortaleza se solidarizaram comigo através da presença, dos e-mails, dos comentários nos blogs e dos telefonemas. Amigos de verdade se alegram com a nossa felicidade e nos consolam nos momentos tristes.

Participando aqui dos blogs da região, reencontrei amigos e amigas de infância e construí novas amizades, que prezo muito. E o que é mais importante, a amizade está acima das diferenças de opinião. Nada impede de que eu seja amiga de alguém que tenha o pensamento político diferente do meu, professe outras religiões ou não tenha crenças. É fundamental que respeitemos a pessoa e suas diferenças.

A sabedoria popular nos ensina que: “quem tem um amigo tem um tesouro”, “mais vale um amigo na praça, do que dinheiro na caixa”.

Na Bíblia há muitas passagens sobre a amizade. No livro dos provérbios encontramos as seguintes citações: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver." (Pv27,9), “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão”( Pv18,24).

Em todos os tempos as pessoas se preocuparam com a convivência fraterna. E nos dias atuais isso é muito importante, pois nossa sociedade está muito violenta. Não poderia ser diferente com as pessoas que viveram na época em que a Bíblia foi escrita. Jesus em toda a sua vida viveu cercado de amigos. Chorou quando Lázaro morreu (Jo 11,35). Chorou pelo amigo e veio lhe trazer a vida de volta. Jesus quando ressuscitou Lázaro pediu aos presentes que o desamarrassem soltando os panos que o envolvia. Com essa ação libertadora Jesus nos convida a continuar a sua pratica, desamarrando todos os laços que prendem as pessoas a uma a situação de morte.

Jesus nos disse ainda: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos os amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi do meu pai.” (Jo 15, 12-15). Jesus nos convida ainda hoje a desenvolver o amor e, quer de cada um de nós uma adesão livre, de amigos, não de servos. Jesus é o amigo que dá a vida pelo amigo. A amizade é dom de Deus e a vontade de Jesus é que testemunhemos o amor de Deus.

Todos nós que temos bons amigos somos privilegiados. Convido a todos a brindar a amizade e homenagear os amigos sinceros, que nos alegram, animam nossa vida e contribuem para a nossa felicidade.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Presidente do Ibope diz que eleição pode ser decidida logo no 1º turno

O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse, nesta terça-feira, em São Paulo que a eleição presidencial deste ano pode ser decidida no primeiro turno, tanto em favor da candidata Dilma Rousseff (PT) quanto de José Serra (PSDB), que apresentaram empate em 37% das intenções de voto em pesquisa divulgada pelo instituto no último final de semana . Na sua avaliação, a candidata do PV, a senadora Marina Silva, que teve 9% na mesma pesquisa do Ibope, será decisiva para a realização do segundo turno.

Fonte: Globo Online

Nova carteira de identidade unificada dificultará fraudes, diz especialista


O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, afirmou nesta terça-feira (8) que a nova identidade civil é um avanço considerável para o cidadão brasileiro. A nova identidade será um documento único que reunirá dados como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em entrevista ao programa Revista Brasil, Martini disse que e o objetivo é fazer com que o Registro de Identidade Civil passe a ser eletrônico para todos os brasileiros. Ele explicou que todas as impressões digitais serão guardadas em um banco de informações e serão condicionadas a um número de identificação.

Martini avalia que o sistema de identidade hoje é falho, pois uma pessoa pode ter várias identidades com nomes diferentes, e garante que com o novo sistema de identificação isso vai ficar cada vez mais difícil. De acordo com Martini, a nova identidade não dispensa o uso dos demais documentos, como o título de eleitor e a carteira de motorista. No entanto, a intenção para o futuro é juntar todos os documentos em um só. Segundo Martini, a cobrança para a emissão do novo documento será de cada unidade da federação. Porém o brasileiro vai poder contar com a facilidade de um número de identificação que será válido em todo território brasileiro. "O objetivo ao final de uma década, é que tenhamos um documento de identificação mais seguro". O novo Registro de Identificação Civil foi regulamentado em maio pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, de acordo com o Ministério da Justiça, ainda não há informações de quando o sistema será implementado no país. A nova identidade civil também será tema de debates nesta quarta (9) e quinta-feira (10), em Brasília, durante o 2º Congresso da Cidadania Digital, organizado pelo Ministério da Justiça e pela Casa Civil.

Fonte: Agência Brasil

Fatos Estranhos - Paranormalidade numa escola de Itatira atinge várias pessoas


GRAZIELA ALVES DA Silva, de 14 anos, no momento em que estava em transe sendo dominada por populares, durante celebração de missa no Distrito de Cachoeira BR, em Itatira - ANTONIO CARLOS ALVES - ANDREIA ALVES Marcolino, de 16 anos, conta que já vivenciou o fenômeno por mais de cinco vezes e está com muito medo. Estudantes, a maioria meninas, vivem instantes de apreensão ao entrarem em transe no Distrito de Cachoeira BR

Itatira. Um fenômeno paranormal está afetando estudantes, a maioria meninas, da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa no Distrito de Cachoeira BR, no Município de Itatira, cidade localizada no Sertão Central a 220 quilômetros de Fortaleza. O caso está deixando as autoridades do Município sem uma explicação. De acordo com depoimentos das vítimas os sintomas são: dores musculares, de cabeça, sufoco no sistema respiratório, no peito, palidez, calafrio, dificuldades para caminhar, náusea, paralisia muscular, aumento nos batimentos do coração, pressão alta, desmaio, inquietação e medo de morrer. O fato está deixando o secretário de Educação de Itatira, Antônio Inácio, preocupado, pois as vítimas, segundo ele, ficam em transe, agressivas e com perda de identidade. Os jovens, entre 11 e 16 anos, depois que voltam ao normal, não conseguem lembrar nada. Os familiares, professores e amigos das estudantes, quando estão presentes no momento do fenômeno, ficam apavorados, correm de um lado para outro e precisam agir com rapidez para carregá-las nos braços e levá-las aos hospitais mais próximo em Canindé, Lagoa do Mato e Madalena. A ocorrência começou no último dia 2 e se estendeu por toda a semana. Já atingiu 32 alunas e um estudante.

Após o transe

Após o momento de transe, as meninas se recuperam e voltam a conversar normalmente, como se nada tivesse acontecido. Para os pais, como não há um diagnóstico para o que está acontecendo, o jeito é acreditar em Deus. Para a auxiliar de serviço da instituição educacional onde se presencia o fato, Francisca Zeneide da Silva, todas as crianças que são dominadas pelo fenômeno agem da mesma forma e, ao retomarem os sentidos, não lembram nada. "Quando acontece com uma, todas ficam em pânico", conta ela. A diretora da Escola Nazaré Guerra, Eliane Dias, situada em Lagoa do Mato, que tem um anexo funcionando na Escola Eduardo Barbosa, local onde estão ocorrendo os fatos paranormais, não esconde o medo de tudo isso e já pensa em buscar solução junto ao Estado e até mesmo um parapsicólogo. "Vamos nos reunir com as autoridades do Município para buscarmos uma solução. Está todo mundo apavorado, nunca tinha presenciado nada igual ao que vi na última sexta-feira, dia 4", disse. Ela autorizou a suspensão das aulas até que seja esclarecido o ocorrido.

Celebração

Para tentar conter o avanço do fenômeno, o padre Guilherme Afonso de Andrade Pessoa foi convidado a celebrar uma missa na própria escola. No momento de oração, o que se viu foi à repetição da cena por diversas vezes. Em uma determinada ocasião, uma aluna, Graziele da Silva, entrou em transe e mudou totalmente a voz. Houve uma grande correria. Essa é a reação que ocorre para quem presencia a cena. A adolescente dizia que estava com medo e pedia para não deixá-la morrer e chorava muito. O padre disse que a Igreja é muito prudente em tudo. "É preciso aprofundar bem as coisas, para não dizer palavras sem anexo. A Igreja só emite opinião depois de um estudo aprofundado", disse. O pastor evangélico, José Carlos, de Lagoa do Mato, distrito mais próximo do local dos acontecimentos, acredita que pode ser uma força espiritual que está agindo dentro da escola, já que da unidade educacional, três jovens morreram em acidentes. "Talvez eles estejam vagando precisando de reza".

TENSÃO

Estudantes relatam angústia e medo. Itatira. Para quem sofre na pele o fenômeno, conta que são momentos angustiantes. De acordo com a estudante Andréia Alves Marcolino, de 16 anos, a "perseguição deste fenômeno é de exato um mês. É tudo muito rápido, começa com um calafrio, depois as mãos ficam trêmulas, os batimentos do coração ficam acelerados, dá sede, um sufocamento toma conta do tórax, as pernas não seguram o corpo e aos poucos vem o desmaio. Quando volto ao normal, não dá para relembrar de nada", relata. Um dos garotos que vivenciou o problema, Marlei Alves Marcolino, de 14 anos, diz que os acontecimentos acontecem em série. "Quando tudo começa dá uma dor no peito, um arrepio, uma agitação que dá vontade de correr, gritar e pedir para não morrer. A gente desmaia, perde o sentido e o que é pior fica com a voz conturbada. No dia que aconteceu comigo, a professora disse que mais seis alunas sofreram o mesmo ataque", conta.

Emoção

Outra estudante que se emociona e chega a chorar ao descrever a situação é Francisca Diana Lôbo Loiola, de 18 anos. "De imediato dá um nervosismo. Fiquei tonta, bateu um suor frio, a voz fica enrolada e grossa e a força que penetra na mente pede que reze missa e faça orações porque ele não vai ficar satisfeito enquanto não realizar a sua missão. É uma adrenalina muito forte. Estou com muito medo de voltar à sala de aula".

Antônio Carlos Alves Colaborador - Fonte: DN

CARIRI - Encontro discute mudanças climáticas - Reportagem: Elizângela Santos


Em Juazeiro, a reunião foi realizada no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC). ELIZÂNGELA SANTOS - O evento, realizado em Juazeiro do Norte, é uma preparação para o encontro que acontecerá em Fortaleza, em agosto.

Juazeiro do Norte. Pesquisadores, técnicos e representantes de várias instituições participaram, neste município, do Encontro da Rede Clima sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional no Semiárido e da Reunião Preparatória para a ICID 2010 no Cariri - Ceará. A finalidade foi consolidar o Núcleo do Semiárido da Sub-Rede Desenvolvimento Regional da Rede Clima e discutir os impactos das mudanças climáticas no território do semiárido, apontando possíveis caminhos para minimizar seus efeitos e criar alternativas sustentáveis. Além disso, colher subsídios para a II Conferência da Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (ICID+18), e a II Conferência Internacional sobre Clima e Sustentabilidade e Desenvolvimento de Regiões Semiáridas, que acontecerá no mês de agosto, em Fortaleza, com a participação de mais de 20 países. O evento foi encerrado ontem, no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri.

A atividade da Sub-Rede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional da Rede Clima é coordenada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), com a colaboração do Laboratório de Estudos Aplicados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS), da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. O Encontro teve como tema central "Mudanças Climáticas, Desenvolvimento e Sustentabilidade: vulnerabilidade e adaptação no território do Semiárido". O evento foi aberto pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias. Ele destacou a importância da interiorização da UFC e a relevância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no âmbito do semiárido.

O diretor da ICID, Antônio Rocha Magalhães, afirma que o evento em Juazeiro é importante, por fazer parte de um processo mundial de discussão sobre a problemática e as potencialidades das regiões semiáridas do planeta. Em preparação para a reunião em Fortaleza, que terá representantes do governo brasileiro, Nações Unidas e Banco Mundial e outras instituições, acontecem reuniões preparatórias em vários estados. O diretor destaca as mudanças que tem ocorrido ao longo dos anos no semiárido, principalmente ocasionadas pela pressão do homem. "Isso tem provocado o maior número de mudanças que a gente observa no cotidiano, como a perda de biodiversidade, desmatamento e a sensação de mais secura", diz, além de acrescentar as mudanças climáticas do planeta, que pode alterar o balanço hídrico e disponibilidade de água para a região. "É possível que a sociedade acorde para isso e aprenda a lidar de uma forma mais efetiva com o nosso semiárido".

MAIS INFORMAÇÕES
Avenida Tenente Raimundo Neto, s/n
Cidade Universitária
(88) 3572.7200

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Exproaf no Crato movimenta 6 milhões de Reais - Reportagem: Antonio Vicelmo


Exposição de produtos da agricultura familiar durante a Exproaf, realizada no Cariri. O evento foi um sucesso - ANTÔNIO VICELMO.

Crato. Com a entrega de 46 tratores que beneficiarão 2.674 famílias de 25 municípios do Cariri, foi encerrada, no fim de semana, a X Exposição de Produtos Agricultura Familiar (Exproaf), que apresentou uma movimentação financeira de cerca de R$ 6 milhões, sendo R$ 3,3 milhões com financiamento de tratores e equipamentos, R$ 1,4 milhão com a venda de produtos da agricultura familiar durante os quatro dias de exposição e R$ 1,6 milhão com financiamentos de projetos. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que o uso do trator é uma das alternativas para convivência da agricultura com o semiárido. Os produtores serão treinados dentro da técnica de preparo de solo, associada à captação e armazenamento da água da chuva por meio de sulcos, favorecendo a retenção da umidade no perfil do solo por mais tempo, com melhor aproveitamento pela plantas.

A técnica, segundo ele, conserva o solo, gera mais disponibilidade de água para as plantas, aumentando a resistência às estiagens, para tanto é indispensável o uso de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa da SDA é que a entrega dos tratores amenize a situação difícil dos agricultores cearenses gerada pela seca deste ano. A Exproaf tem como principal objetivo fortalecer a pequena produção de base familiar, por intermédio da exposição de produtos agrícolas, pecuários, pesca, apicultura e artefatos, abertura de negócios.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Uma mensagem de bom dia - Por Océlio Teixeira

O Homem de Nazaré
Composição: Cláudio Fontana
Mil novecentos e setenta e três
Tanto tempo faz que ele morreu
O mundo se modificou
Mas ninguém jamais o esqueceu
E eu, sou ligado no que Ele falou
Sou parado no que Ele deixou
O mundo só será feliz
Se a gente cultivar o amor

Hey irmão, vamos seguir com fé
Tudo que ensinou
O Homem de Nazaré

Reis e rainhas que esse mundo viu
Todo o povo sempre dirigiu
Caminhando em busca de uma luz
Sob o símbolo de sua cruz...
E eu, sou ligado no que Ele falou
Sou parado no que Ele deixou
O mundo só será feliz
Se a gente cultivar o amor

Hey irmão, vamos seguir com fé
Tudo que ensinou
O Homem de Nazaré

Ele era um Rei
Mas foi humilde o tempo inteiro
Ele foi filho de carpinteiro
E nasceu em uma manjedoura
Não saiu jamais
Muito longe de sua cidade
Não cursou nenhuma faculdade
Mas na vida Ele foi doutor

Ele modificou o mundo inteiro
Ele modificou o mundo inteiro
Ele modificou o mundo inteiro
Ele revolucionou o mundo inteiro

Hey irmão, vamos seguir com fé
Tudo que ensinou
O Homem de Nazaré

As ruas estão decoradas com o verde-amarelo --- por Armando Lopes Rafael


Pelo menos a realização – a cada quatro anos – da Copa do Mundo de Futebol motiva o afloramento do que restou de patriotismo da “brava gente brasileira”. Menos mal. As novas gerações desconhecem, mas até quarenta anos atrás as escolas organizavam belíssimos desfiles no dia 7 de setembro. O povo em peso acorria às ruas para ver o espetáculo. Os estudantes, com suas fardas de gala, davam um colorido maior naquelas manhãs ensolaradas deste “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”.
Bons tempos aqueles!
É bom lembrar que, naqueles tempos, não havia a fartura de bandeiras brasileiras expostas à venda, como ocorre hoje. Já nos dias atuais em qualquer esquina tem um camelô vendendo o símbolo pátrio maior “a preço de banana”, para usar um chavão tão a gosto dos saudosistas que condenam a venda das estatais defasadas e superadas que só serviam de cabides de emprego para partidários do governo de plantão. Naquela época – nunca é demais recordar – todos sentiam orgulho do Brasil. Quem não se lembra das pessoas portando na roupa um pedacinho de fita verde-amarela?
Já hoje...
Este preâmbulo foi feito apenas para repassar às novas gerações um fato menor, ocorrido em 1822. Era difícil, nos dias posteriores ao Grito do Ipiranga, encontrar fitas com as novas cores oficiais do nosso Brasil. Conforme Carlos H. Oberacker Júnior, no livro “A Imperatriz Leopoldina”, publicado em 1973:
“Dom Pedro I lançara, na colina do Ipiranga, o grito famoso que fez independente o Brasil. Dias depois, nos salões repletos do Paço, reclamava ele que lhe trouxessem fitas verdes, pois queria que todos usassem o os laços das cores representativas do Brasil livre. Vendo que ainda faltavam alguns distintivos, voltou-se alegremente para Dona Leopoldina, perguntando-lhe:
–Não haverá mais fitas verdes no palácio?
A Imperatriz dirigiu-se aos seus aposentos e não encontrou fitas verdes. Foi quando seus olhos caíram sobre o leito, cujas fronhas ostentavam, a correr por ilhoses do bordado, fitas com as cores procuradas. Arrancou-as todas e voltou para os salões para distribuir entre os presentes as novas cores do Brasil”...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Blog do Crato - SOCIEDADE - Homenageados de Hoje - 08 de Junho de 2010


O Blog do Crato - SOCIEDADE
- Homenageia hoje pessoas muito comprometidas com a história recente da nossa cidade. As fotos estarão disponíveis também na nossa seção permanente que pode ser acessada clicando-se aqui.

Danielle Esmeraldo - Por: Dihelson Mendonça

A nossa primeira homenageada é a bela secretária de cultura do município de Crato, Danielle Esmeraldo, que vem desenvolvendo um trabalho louvável de engrandecimento da cidade, à frente da Secretaria de Cultura, esporte e Juventude. Esposa do nosso grande amigo Manoel Severo, grande parceiro nosso do Blog, e que dirige o evento "Cariri Cangaço". Danielle se destaca também pelo fato de ser artista, Dançarina, Coreógrafa e grande pesquisadora das artes em geral. Pessoa agradabilíssima, transpira calma, paz e harmonia. A história desta foto é curiosa: Nos encontramos por acaso nos corredores da prefeitura do Crato, quando olhei para Dani e percebi que ela irradiava um semblante característico que vejo em minhas modelos fotográficas, e sem perder tempo, desembainhei a câmera e fui fazendo umas fotos a fim de posteriormente realizar um ensaio. Considerei bom o resultado diante da luz natural. Posso imaginar que ficaria um excelente ensaio fotográfico, se estivéssemos num estúdio, com luz controlada. Parabéns, Danielle, pelo seu trabalho e a sua constante dedicação.


Cantor Peixoto - Crato - Por: Dihelson Mendonça

Esse "rapazinho" aí distraído, é um grande cantor das noites Cratenses e Fortalezenses. Trata-se do conhecido "Peixoto". Com uma potente voz, e um estilo característico que cativa de imediato a platéia e envolve. Canta atualmente no grupo Azes do Ritmo, do nosso colega Hugo Linard, e possui um repertório vastíssimo de Música Popular Brasileira, e ao lado do percussionista Jayro Starkey, de Cleivan paiva, Francinée Ulisses e Demontier de La Mone, desconheço quem possa ter melhor gosto musical no Cariri. Parabéns, grande Peixoto! Essa pequena homenagem é mais do que merecida.

Major Hermann - Crato - Por: Dihelson Mendonça

E aqui vemos uma foto que tirei recentemente desse brilhante e dedicado policial, o Major Hermann, aqui fotografado ao lado da sua filha. A foto foi feita na "Central da Picanha", restaurante tradicional do Crato, quando nos encontramos da última vez. Major Hermann vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso aqui na cidade, sempre à cata de bandidos e buscando a respeitabilidade. É homem severo, destemido, mas ao mesmo tempo, gentil para com a população do Crato, e recebe todas as pessoas com grande educação, gentileza e cortesia. Possuidor de uma educação invejável ( para com as pessoas de bem ), o Major Hermann vem realizando uma verdadeira "faxina" na cidade, tentando a duras penas, separar o joio do trigo, ou seja, proteger o cidadão e levando polícia para quem realmente precisa dela. Parabéns, Major Hermann pelo seu excelente trabalho.


Telma Saraiva - Por Dihelson Mendonça2


E como os ingleses dizem: "At last, but not least", ou seja, por fim, mas não por menos, aqui está uma pessoa que merece e deve ser homenageada por todos os cratenses, e especialmente por nós fotógrafos, e ainda mais, especialmente por mim, que sou fotógrafo retratista. Desde cedo, fiquei maravilhado em fotografia com o registro das pessoas e as técnicas do Retrato, que foi uma das primeiras que surgiram, junto com a fotografia. E nesse setor, para nossa felicidade, temos aqui no Crato, uma exímia especialista, a retratista Telma Saraiva, que por sinal é mãe da nossa querida amiga Edilma Saraiva, que é também artista, pintora, escultora e poetisa. Telma Saraiva dispensa maiores apresentações, e basta dizer que recentemente seus trabalhos sobre a arte dos retratos, que ela sempre tratou de uma forma peculiar, desenvolvendo um estilo "Hollywoodiano" de arte final, esteve em exposição em grandes salões de São Paulo e de muitos outros lugares. D. Telma Saraiva, os cumprimentos do Blog do Crato por uma vida de realizações em prol da arte, do belo e do que a fotografia pode expressar ao ser humano.

Por: Dihelson Mendonça
Fotografia e Texto - Proibida a Reprodução sem a autorização do Autor.

CAMPANHA SOLIDÁRIA


Programação do Centro Cultural Banco do Nordeste - CARIRI




Fonte: CCBNB Cariri

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 09 de Junho de 2010Contato: Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cari


Pesquisador dos Pterossauros do Araripe realiza palestra hoje, na URCA

Um dos maiores pesquisadores da Paleontologia brasileira e dos pterossauros pré-históricos da Chapada do Araripe, Alexander Kellner, Professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará realizando palestra na Universidade Regional do Cariri (URCA), sobre “A IMPORTÂNCIA DOS MUSEUS DE PALEONTOLOGIA: PORQUE INVESTIR NELES?”. A palestra acontece no Salão de Atos da URCA, às 19 horas deste dia 9 de junho. No evento haverá sorteio do último livro lançado pelo pesquisador.

Encerrado o período de oferta de vagas para monitoria universitária remunerada

Encerrado dia 1º de junho de 2010 o período de ofertas de vagas para o Projeto de Monitoria Universitária Remunerada, ofertada aos Departamentos Acadêmicos. Os projetos serão avaliados e caso haja vagas remanescentes do processo, serão ofertadas por Centros. Ficaram de fora os cursos de Enfermagem, Engenharia de Produção, Letras e Física. Segundo o Prof. Cavalcanti, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, a não inscrição dos professores dos departamentos incorre num prejuízo grande para os alunos que perdem a oportunidade de concorrer a este certificado, importantíssimo para a vida profissional afora a experiência que ganham com o projeto. O resultado será publicado em breve no site da URCA.

Centros Acadêmicos estarão presentes na ExpoSão João

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da URCA conseguiu junto à coordenação da Expo São João, que se realiza no Parque de Exposições do Crato, um galpão onde serão distribuídas barracas para os centros acadêmicos comercializarem bebidas e comidas típicas, a fim de levantar fundos para as suas iniciativas estudantis. A atividade está presente desde a primeira versão do evento, e também no BERRO. A parceria tem feito com que a URCA tenha uma presença marcante nas festividades juninas.

Curso aborda “Geopark e Conservação”

Divulgar a preservação da biodiversidade e dos fósseis e traçar o planejamento para melhor gestão dos recursos naturais não-renováveis foram temas debatidos pelo coordenador Científico do Geopark Araripe e diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, Álamo Saraiva, no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC-Cariri)- Campus Barbalha. Intitulada “Geopark e Conservação”, a palestra faz parte do curso “Conhecendo a Chapada do Araripe”, organizado pela Fundação SOS Chapada do Arararipe em parceria com a UFC, Geopark Araripe, ICM-Bio, Sítio Pinheiros e Agrocenter Campos e Construção. O curso acontece ao longo dessa semana com aulas práticas de campo no Sítio Pinheiros e no Parque Ecológico Riacho do Meio. Pessoas das mais diversas áreas formam o público de 30 ouvintes. São professores, biólogos, produtores rurais, estudantes e cordelistas que terão acesso a debates sobre assuntos como recursos hídricos, conservação da biodiversidade para o manejo adequado da vegetação e animais e controle de erosão e extração de minérios.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1213
e-mail urca.imprensa@gmail.com
site www.urca.br
Crato, 9 de junho 2010.

Minha homenagem à Alexandre Lucas, um dos que exaltam a cultura do Cariri! por: Janinha


Uma forma muito modesta de homenagear um dos grandes artistas, formador de opinião, educador, pensador da nossa região é essa singela postagem.Pessoalmente sou admiradora do trabalho engajado, coerente e destemido feito pelo Alexandre, embora jovem ja comprometido com a arte no seu sentido mais puro, o de ser feito pelo amor, arte pela arte. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA/CE e com especialização em Língua Portuguesa e Arte-Educação pela Universidade Regional l do Cariri – URCA/CE, poeta, artesão, artista plástico (autodidata), integrante do Coletivo Camaradas. (www.coletivocamaradas.blogspot.com). Coordenador do Projeto Leituras Negras, assessor técnico cultural do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC ambos vinculados a URCA e membro do Programa Nacional de Inferência Ambiental PIA/Instituto CUCA.

O artista cearense, Alexandre Lucas tem um trabalho de engajamento político e de comprometimento com as causas populares na sua arte. Prova disso é a sua preocupação no seu fazer artístico e o seu desprendimento com a posse de suas obras. Recentemente Lucas doou a União Brasileira de Mulheres – UBM toda a exposição “Ousadas”. O acervo consta de 20 gravuras digitais (infogravura) no tamanho 60cm x 80cm. A exposição Ousadas tem uma proposta de interação com o público. O artista ressalta que é necessário possibilitar e criar condições para que o grande público se sinta parte do fazer artístico. O trabalho reúne ainda fragmentos de textos do movimento feminista de caráter emancipacionista e deverá circular pelos estados brasileiros, através de uma ação da entidade brasileira chamada “Caravana Ousadia”. Alexandre Lucas é um dos fundadores do Coletivo Camaradas, organização que reúne artistas, pesquisadores e pessoas ligadas a arte que tem o intuito de discutir e propor ações artísticas com e para o grande público. O Coletivo tem com base teórica os estudos marxistas sobre arte e estética. Conheça um pouco do trabalho deste artista no blog: http://culturanocariri.blogspot.com




Como admiradora de Alexandre Lucas espero que a luta dele pela arte seja ainda muito longa, o seu nome ja faz parte da história artística-cultural da cidade, pessoas assim fazem o Crato merecer o título de cidade da cultura!

fonte: http://coletivocamaradas.blogspot.com
Foto: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30