xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 junho 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DISCUTIRÁ SOBRE ARTISTAS LOCAIS NA EXPOSIÇÃO DO CRATO



Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 7 de junho de 2010, na sede da Secretaria da Cultura, o pleno do Conselho Municipal de Cultura do Crato, tratou das seguintes questões:
- Preparação de Fórum Municipal de Arte e Cultura, momento em que todos os segmentos que fazem a cultura local discutirão acerca do plano e fundo municipal de cultura;
- Publicação de cartilha orientando artistas e demais interessados em como utilizar os recursos do Fundo Municipal de Cultura;
- Possibilidade de se realizar evento cultural, no período da Exposição do Crato, como instrumento de divulgação e afirmação do potencial artístico-musical do município e região, traduzido na obra de artistas que verdadeiramente constroem a identidade do Cariri e não tem espaço naquela que deveria ser a principal vitrine dos artistas caririenses. Para tanto, uma reunião será articulada envolvendo artistas e instituições de fomento.
- Foi escolhida a Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Cultura do Crato, composta como segue: PRESIDENTE – Danielle Esmeraldo; Vice-Presidente – Cacá Araújo; Secretária Executiva – Ingrid Alidiane; Suplente da Secretária Executiva – Lorena Tavares.


O Conselho se reunirá novamente na próxima segunda-feira, dia 14, às 16 horas, na sede da Secretaria da Cultura, desta feita com convidados de variados segmentos culturais, para importantes deliberações, inclusive a formação de comissões setoriais de trabalho.

Pensamentos do Dia - Confúcio


Confúcio - Um Mestre do Pensamento


"De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos."

"Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade."

"Não importa o quanto você vá devagar desde que não pare."

"Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?"

"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente"

Aprenda mais sobre Confúcio:

Confúcio, também conhecido como K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confucius,[ nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 552 a.C. (ou seja, no vigésimo primeiro ano do duque Hsiang). Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-Liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha setenta anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de quinze anos chamada Yen Cheng Tsai, que diziam ser descendente de Po Chi'in, o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi. Dos onze filhos, Confúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha três anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família. Aos quinze anos, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros. Aos dezenove anos se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan. Apesar de se divorciar alguns anos depois, Confúcio teve um filho, K'ung Li.

Viagens

Confúcio viajou por diversos destes reinos, esteve em íntimo contato com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súditos, pondo em prática processos tão simples como a diminuição de contribuições e o abrandamento das penalidades. Embora tentasse ocupar um alto cargo administrativo que lhe permitisse desenvolver as suas ideias na prática, nunca o conseguiu, pois tais ideias eram consideradas muito perigosas pelos governantes. Aquilo que ele não pôde fazer pessoalmente acabaram fazendo-o alguns dos seus discípulos, que, graças à boa preparação por ele ministrada, se guindaram, dia após dia, aos cargos mais elevados. Já idoso, retirou-se para a sua terra natal, onde morreu com 72 anos.

Confúcio é biograficamente, segundo o historiador chinês Sima Qian (século II a.C.), uma representação típica do herói chinês. Ele era alto, forte, enxergava longe, tinha uma barriga cheia de Chi, usava longa barba, símbolo de sabedoria, mas se vestia bem e era simples. Era também de um comportamento exemplar, demonstrando sua doutrina nos seus atos. Pescava com anzol, dando opção aos peixes, e caçava com um arco pequeno, para que os animais pudessem fugir. Comia sem falar, era direto, franco, acreditava ser um representante do céu.

Ideias

A sua ideologia de organização da sociedade procurava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos taoístas. A sua teoria baseava-se num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.

Apesar das ideias de conformismo que possam ser atribuídas a esse pensamento, elas são erróneas. Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. A sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:

* Ren, humanidade ( altruísmo);
* Li, ou cortesia ritual;
* Zhi, conhecimento ou sabedoria moral;
* Xin, integridade;
* Zhing, fidelidade;
* Yi, justiça, retidão, honradez.

Cada um desses princípios ligar-se-ia às características que para ele se encontravam ausentes ou decadentes na sociedade. Confúcio não procurou uma distinção aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para condiciona-la. Sua bibliografia consta de três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:

* Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina.
* Dà Xué (大学) (Grande Ensinamento) e
* Zhong Yong (Jung Yung), ou a "Doutrina do Meio".

Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador" (大成至聖文宣王), nome que se encontra registado em seu túmulo.

Discípulos e legado


Discípulos de Confúcio e seu único neto, Zisi, continuaram a sua escola filosófica após sua morte. Estes esforços espalharam os ideais de Confúcio para os estudantes que depois se tornaram funcionários em muitas dos cortes reais da China, dando assim ao Confucionismo o primeiro teste em grande escala de seu dogma. Apesar de confiar fortemente no sistema ético-político de Confúcio, dois de seus mais famosos seguidores enfatizaram aspectos radicalmente diferentes de seus ensinamentos. Mêncio (século 4 a.C.) articulou a bondade inata no ser humano como uma fonte das intuições éticas que guiam as pessoas para rén, yì, e lǐ, enquanto Xun Zi (século III d.C.) ressaltou os aspectos realista e materialista do pensamento de Confúcio, salientando que a moralidade foi incutida na sociedade através da tradição e nos indivíduos, através da formação.

Este realinhamento no pensamento de Confúcio foi paralelo ao desenvolvimento de Legalismo, que viu a piedade filial como auto-interesse e não como um instrumento útil para um governante criar um Estado eficiente. A divergência entre estas duas filosofias políticas veio à tona em 223 a.C., quando o estado de Qin conquistou toda a China. Li Ssu, o primeiro-ministro da Dinastia Qin convenceu Qin Shi Huang a abandonar as recomendações confucionistas de distribuir feudos a parentes, voltando ao sistema anterior da Dinastia Zhou, que ele via como contrário à ideia legalista de centralização do Estado em torno do governante. Quando os conselheiros de Confúcio defenderam sua posição, Li Ssu executou muitos estudiosos confucionistas e seus livros foram queimados, o que foi considerado um duro golpe para a filosofia e a sabedoria chinesas.


Fonte: Wikipedia

Fotógrafo Wilo Araújo mostra todo o esplendor da Festa de Barbalha!

No nosso outro Site Olhares do Cariri, o fotógrafo Wilo Araújo postou uma série fantástica sobre a recente festa da cidade de Barbalha, que de tão bela, fazemos questão de repostar aqui também no Blog do Crato, para o deleite dos nossos leitores. lembrando que todos os direitos de cópia são reservados ao autor, e nenhuma reprodução poderá ser feita sem a devida autorização.








Aeroporto Regional do cariri terá melhoramentos


O superintendente do Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho, assinou no último no final do mês passado a liberação do edital para a contratação da empresa responsável pela instalação dos Módulos Operacionais dos aeroportos de Teresina/Senador Petrônio Portela (PI) e Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE). O pregão da licitação será feito nesta sexta (dia 4), e o investimento previsto será de R$ 3,7 milhões para Teresina e R$ 2,8 milhões para Juazeiro do Norte. A informação é da Infraero. A iniciativa de construção dos Módulos Operacionais nos dois aeroportos tem como objetivo atender à crescente demanda da atividade aeroportuária e garantir o conforto dos usuários, explica a estatal por meio de um comunicado. Em Teresina, o módulo terá uma área de 1.350 m² e contará com áreas de embarque e desembarque, além de espaço para lojas de conveniências. Já o módulo de Juazeiro do Norte possuirá área de 1.050 m², também contando com áreas de embarque e desembarque de passageiros. Os Módulos Operacionais aumentarão a capacidade operacional de ambos os aeroportos em 500 mil passageiros por ano.

Fonte: Panrotas

Essa é Demais: PF apreende 21 kg de cocaína em bar de Juazeiro do Norte

A Polícia Federal apreendeu 21 quilos de cocaína neste domingo, 6, em um bar no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri). No momento da apreensão, 21 pessoas, incluindo adolescentes, estavam reunidas em uma festa no estabelecimento. O dono do bar, Lourival José do Nascimento, está preso na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte. Ele afirmou à Polícia que estava apenas armazenando a droga e que em troca receberia R$ 800. No momento da abordagem, um homem estava consumindo parte da droga no banheiro do bar. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Alan Robson Alexandrino, Lourival já estava sendo investigado por conta de outras apreensões de drogas na Região do Cariri. A Polícia Federal instaurou inquérito, que deve ser concluído em 30 dias. A Polícia também vai investigar o envolvimento de outras pessoas.

Fonte: O POVO Online, com informações da TV Diário.


Chuva de papagaios "bêbados" intriga australianos


Dezenas de papagaios aparentemente bêbados estão caindo do céu e das árvores em uma cidade do norte da Austrália, enquanto veterinários responsáveis pelo tratamento das aves investigam a causa do fenômeno. A imprensa local informou nesta quarta-feira (2) que os animais perdem a coordenação e adormecem, como se estivessem de "ressaca". O estranho fenômeno ocorre a cada ano na localidade de Palmerston, no Estado australiano do Território do Norte, mas até agora nunca em tal quantidade. Lisa Hansen, uma cirurgiã do hospital veterinário da cidade, diz que os animais "parecem estar alcoolizados". – Eles caem das árvores como se tivessem perdido a coordenação, não conseguem se equilibrar nos galhos. Hansen explicou que os pássaros são intoxicados por algum tipo de alimento que altera suas funções motrizes, como voar. – Os papagaios ficam caídos no chão das gaiolas, a cabeça pende para o lado, também se escondem sob as folhas. Ainda não se sabe qual o motivo do problema: intoxicação por alimentos ou infecção por vírus. Hansen explicou que os "papagaios bêbados" estão caindo nos jardins e estradas, e em alguns casos passam vários dias em terapia intensiva antes que conseguirem voar novamente.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Deic prende um dos maiores invasores de redes do País


Policiais civis da Delegacia de Repressão a Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) prenderam, por suspeita de extorsão, o comerciante João Sperandio Neto, de 24 anos. Ele é apontado como um dos principais invasores de redes de dados do Brasil. De acordo com o Deic, depois de obter informações confidencias de um banco de investimento, o suspeito exigia US$ 500 mil (cerca de R$ 925 mil) para não desviar US$ 2 milhões. A prisão ocorreu na última quinta-feira, dia 3, na sede da empresa de Sperandio Neto, na Bela Vista, no centro de São Paulo.

O suspeito admitiu a invasão, mas disse que queria conseguir emprego na instituição. A prisão foi mantida em sigilo para que a polícia pudesse apurar se outras pessoas participaram do golpe. A equipe da DRDCMeios Eletrônicos monitorava o invasor desde o dia 1º, quando integrantes do setor de segurança do banco revelaram a ação. Os funcionários explicaram que a instituição passou a receber e-mails com informações sobre senhas de diretores e extratos das movimentações de correntistas.

Quem enviava os dados alegava ter a solução para o problema. A proposta era vender um projeto de segurança. O texto era assinado por John e o telefone celular fornecido para contato foi comprado utilizando informações pessoais de um dos diretores do banco. Outro e-mail, enviado por uma conta diferente, no mesmo dia, prometia desviar US$ 2 milhões das contas. Para evitar, a direção deveria pagar 25% desse valor. O remetente identificou-se como Lino.

Ainda segundo o Deic, os policiais agiram durante um encontro entre o autor do e-mail e da invasão e representantes da instituição financeira. A equipe identificou Sperandio Neto logo na abordagem. Os investigadores conheciam o comerciante por conta de outras ações de invasão a redes bancárias. O acusado admitiu a invasão e obtenção dos dados do banco. Mas negou ser ou conhecer Lino. O suspeito disse que seu único intuito era demonstrar a fragilidade do sistema e oferecer uma solução eficiente, mesmo que, para isso, tenha utilizado meios ilícitos. Ele também confessou ter comprado o chip utilizando números de documentos do diretor da empresa.

Fonte: Yahoo Notícias

Só pra vocês terem uma idéia da Diferença - EXPOCRATO X GARANHUNS 2010


Festival de Inverno de Garanhuns / 2010


Palco Guadalajara


16/07 - Quinta-feira

Paulinho Groove
Quinteto Violado e convidados (Lenine e Coral de Aboio de Serrita)
Maria Rita

17/07 - Sexta-feira
Leo Noronha
Lula Queiroga
Fernanda Abreu
Lenine

18/07 - Sábado

Alexandre Revoredo
Mombojó
Rita Lee
Cachorro Grande

19/07 - Domingo

Audejan
Silvério Pessoa
Astros e Estrelas Carnavalescas (Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Expedito Baracho, Getúlio Cavalcanti, Nonô Germano, Coral Edgar Moraes, Beto Ortiz e o Bloco da Saudade)
Moraes Moreira
Apoteoso do Cortejo de Cultura Popular

20/07 - Segunda-feira

Orquestra Nostalgia
Silvia Machete
Paulo Diniz
Odair José

21/07 - Terça-feira

Banda Flash
Edilza
Del Rey
Wanderléa

22/07 - Quarta-feira

Moendas de Pernambuco
Matingueiros
Geraldo Maia
Cordel do Fogo Encantado

23/07 - Quinta-feira

Edu e Maraial
Cabruêra
Orquestra Contemporânea de Olinda
Nação Zumbi e convidados (Arnaldo Antunes, BNegão, Edgar Scandurra, Otto e Fred 04)

24/07 - Sexta-feira

Os Valvulados
Andréa Amorim
Faces do Subúrbio
Terreiro Cibernético
O Rappa

25/07 - Sábado

Michelly dos Anjos
Di Melo
Mundo Livre S/A e convidados (Otto e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério)
Jorge Ben Jor



E o MELHOR : Toda a Programação tem Entrada Franca!

Ô Cratim de gente sem iniciativa! - Expocrato - Todo ano a mesma Me*** mesmo ! - Dá-lhe Garanhuns !

Ação conjunta promoverá curso de LIBRAS em Juazeiro - Por Beto Fernandes


Na Região do Cariri cearense há segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais de 12 mil pessoas portadores de deficiência auditiva. Apenas em Juazeiro do Norte são mais de 9 mil surdos. O INTRA (Instituto Transformar) é uma ONG que trabalha com a inclusão social dos surdos e capacitação e habilitação de pessoas interessadas em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Há 10 anos o Instituto vem trabalhando a inclusão social de surdos e mais que isso, promovendo a cultura surda em Juazeiro. Em Crato há informações de 3.910 surdos. Em Barbalha são 2.195 e em Missão Velha 1.140.

A assistente social do INTRA, Maria Cleide Barbosa informa que a ONG tem buscado “desenvolver atividades com deficientes auditivos para acompanhar o rendimento destes na escola como forma de sociabilizá-los e atingir as mais variadas necessidades que eles apresentem”. Com uma ação marcante na área educacional o INTRA firmou importante parceria com a CREDE 19 (Coordenadoria Regional de Educação) e a Secretaria Municipal de Educação que possibilitará a realização de um Curso de Formação de Intérprete/Tradutor de Libras com 240 horas/aula.

As inscrições para o exame de seleção do curso começam nesta segunda-feira, 7 de junho de 13h30min às 17:00h na sede do INTRA, a Rua 1º de Maio 110, Bairro Pio XII, esquina com Rua Dom Bosco. Lucieldo Santana, Presidente do INTRA, por sua vez, lembra o público alvo que deve ser formado “por pessoas que atuam ou atuaram como intérpretes, que já ministraram curso de LIBRAS com ensino médio concluído e curso de LIBRAS com no mínimo 120 horas”. Lucieldo completa a informação lembrando que “é necessária a xérox dos certificados ou declaração que comprove as exigências para se fazer o curso”.

O projeto seletivo para o curso será dia 25 de junho no INTRA, de 08h30min às 11h30min, de 13h30min às 16h30min e de 18:00h às 21:00h. Ao final será dada certificação aos participantes com validade em todo território nacional e reconhecimento da CREDE e Secretaria Municipal de Educação. A CREDE, por sinal, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo destinado a contratar professores intérpretes de Libras, para suprir as carências existentes e formar um Banco de Recursos Humanos. Mais informações sobre esse projeto seletivo podem ser obtidas no site www.crede19.seduc.ce.gov.br .

SERVIÇO:
Curso de Formação de Intérprete/Tradutor de Libras em Juazeiro do Norte
INTRA (Instituto Transformar)
Rua 1º de Maio, 110, Bairro Pio XII, esquina com Rua Dom Bosco
Telefones: (88)3511-9497/(88)8817-9777

Por Beto Fernandes

CRATO - Notícias do dia 07 de Junho de 2010


Saúde do Crato inicia hoje curso para profissionais da Atenção Básica em Hipertensão e Diabetes

A Secretaria de Saúde do Crato inicia hoje, o curso de aperfeiçoamento para profissionais da Atenção Básica em Hipertensão e Diabetes. O evento acontece no hotel Encosta da Serra, até amanhã ( terça-feira ), com a presença de quatro equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), do bairro Seminário, onde está sendo realizado um projeto piloto para diminuição das internações de pacientes com hipertensão e diabetes. Na ocasião, estarão presentes no curso, técnicos da Secretaria estadual de Saúde, além de representante da Sociedade Cearense de Médico da Família e Comunidade. O curso faz parte das atividades programadas no projeto de intervenção, realizado através da parceria da Secretaria de Saúde do Estado, Universidade de Toronto, no Canadá, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Crato.

Encerra-se a Semana do Meio Ambiente em Crato

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Crato, através da Secretária de Meio Ambiente (SEMAC), foi encerrada na última sexta-feira, a programação da Semana do Meio Ambiente, que vem acontecendo desde o início da última semana na cidade do Crato. Cursos, palestras, caminhadas e reflexões sobre a biodiversidade, no ano em que se discutem os novos caminhos da natureza sustentável foram realizadas, com a participação de diversas instituições parceiras. O trabalho contou com uma ação conjunta do Ministério Público, Ronda do Quarteirão, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Departamento Municipal de Trânsito e Companhia de Polícia Militar Ambiental. A Secretaria do Meio ambiente depois de um importante trabalho de combate à poluição visual no Crato, com a retirada de placas irregulares das principais ruas do comércio da cidade, agora tenta também conter a poluição sonora. Sistemas de som em funcionamento acima do limite tolerável pela lei foram apreendidos. O lançamento de uma cartilha publicada pelo Ministério Público e Prefeitura do Crato, esclarece sobre os malefícios causados pela poluição sonora. Alguns eventos da III Semana do Meio Ambiente aconteceram também Centro Cultural do Araripe, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Organização das Nacionais Unidas (ONU), que tem como objetivo a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a distribuição equitativa e justa dos benefícios advindos da utilização dos recursos genéticos.

Governo Municipal do Crato

Notícias do Cariri - COLUNA ARMANDO RAFAEL


Cariri poderá ganhar novos voos – Apesar de o governo federal não ter feito as prometidas melhorias no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, a Trip Linhas Aéreas anunciou que vai pedir autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos em Juazeiro do Norte. Atualmente a Trip atua em 79 cidades brasileiras, possui 34 aeronaves e deverá adquirir – ainda em 2010 – mais sete aviões. Fundada em 1998, a Trip mantém sociedade com o holding da companhia aérea norte-americana SkyWest Inc.

E haja crescimento – Juazeiro do Norte cresceu, no ano passado, 18,2%. Superou Campina Grande (PB) que cresceu 17,77%. A informação é da empresa de consultoria de pesquisa de mercado Target Marketing, com base em dados de consumo das famílias medido pelo IBGE e baseado no IPC - Índice de Potencial de Consumo. Em tempo: foram esses dados que fizeram a holding de supermercado Walmart escolher Juazeiro do Norte para sediar mais uma unidade daquela rede. Que será construída no bairro São José a poucos metros da fronteira com Crato.


Lembrando padre Antônio Gomes de Araújo – Caririense de Brejo Santo, padre Antônio Gomes de Araújo viveu 52 anos em Crato: desde estudante no Seminário São José até próximo a sua morte, quando voltou a residir em sua terra natal. Foi o maior pesquisador de genealogia do Cariri e a ele devemos os estudos sobre o povoamento do sul-cearense. Padre Gomes era um sacerdote irrequieto e sem papas na língua. Colaborava com “A Ação”, semanário publicado pela Diocese de Crato, jornal dirigido – durante algum tempo – pelo notável monsenhor Pedro Rocha de Oliveira. Este mantinha uma coluna no jornal com o título “Alfinetadas”, onde escrevia críticas aos comunistas, ateus e adversários da Igreja Católica. Certo dia, durante uma aula, um aluno perguntou ao Padre Gomes se era pecado utilizar folhas de “A Ação” como papel higiênico. Padre Gomes respondeu: – É não! Livre-se das “Alfinetadas” de monsenhor Rocha e faça bom uso...

Longa espera – Quando começarão as anunciadas e tão esperadas obras de reforma das praças centrais de Crato? A esmagadora maioria da população cratense torce por essa iniciativa. Mas, diante da repercussão negativa do que foi a reforma – promovida pelo deputado Ely Aguiar – na Praça Siqueira Campos em 2008, espera-se que nos serviços de restauração das demais praças da Cidade de Frei Carlos sejam observados alguns cuidados. Do tipo: durabilidade e a qualidade dos materiais empregados; um bom projeto de jardinagem, além da preservação dos poucos monumentos existentes naqueles logradouros. É bom não esquecer: Crato continua sendo uma cidade pobre em monumentos públicos...

Vamos nessa? – Deus não clonou as pessoas. Consequentemente, as cidades não podem ser clonadas. Cada cidade tem características próprias, estilo próprio, identidade diferente de outra. Sempre considerei uma besteira o cratense ficar comparando sua cidade com Juazeiro do Norte. Quando lá constroem algo bombástico muitos acham que em Crato deveria ser erguido outro similar. Crato tem vocação para a preservação do meio ambiente. Observem na foto abaixo como a Cidade de Frei Carlos tem como moldura a chapada do Araripe. Devemos, pois, investir em iniciativas que mais condizem com o conjunto de características ambientais, sociais, culturais, espaciais e locacionais de Crato. Outro dia, o arquiteto José Sales (é dele os projetos de restauração da Estação Ferroviária e da requalificação urbana de Crato) lançou esta idéia: imaginem o espaço do sopé da chapada do Araripe começando na Pedra da Nascente, passando pela antiga Usina de Luz (devidamente restaurada e requalificada), chegando à Cascata – no Lameiro – e alcançando o Sítio Fundão, este funcionando como um parque ecológico. Tudo interligado num grande parque natural para fruição da natureza, pesquisas científicas e turismo, atendendo à população local e regional, gerando negócios correlatos e divisas para o Crato. Vamos nessa?


Um superdotado – Em 1958, há precisamente 52 anos, o Ministério da Agricultura do Brasil publicava o livro Engenhos de Rapadura do Cariri, de J.de Figueiredo Filho (foto ao lado), um clássico na temática da rapadura. José Alves de Figueiredo Filho (ou J.de Figueiredo Filho como gostava de assinar seus escritos) continua sendo o maior intelectual cratense. Pertenceu à Academia Cearense de Letras. Sua vasta obra é polivalente. Era formado em Farmácia e foi professor de várias disciplinas em colégios cratenses e de História na Faculdade de Filosofia de Crato. Jornalista, historiador, pesquisador, memorialista, cronista e autor de 16 livros. Na década 40 do século passado, Figueiredo Filho já escrevia sobre Paleontologia para os jornais da capital. Naquele tempo estreou como romancista com o livro Renovação. Fundador do Instituto Cultural do Cariri e editor por longos anos da revista Itaytera escreveu dois livros sobre as manifestações da tradição popular; um sobre Patativa do Assaré e chegou a lançar quatro volumes da História do Cariri, série interrompida com sua morte ocorrida em 1973.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30