xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 junho 2010

TEATRO NAS RUAS DO CRATO!!!

ESPETÁCULO "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO" E REISADO DEDÉ DECOLORES DEDÉ DE LUNA DO MURITI
SÁBADO, DIA 5 DE JUNHO DE 2010 - 19 HORAS - TERREIRO DEDÉ DE LUNA - MURITI - CRATO-CE



A Cia. Cearense de Teatro Brincante - Ponto de Cultura do Brasil - está desenvolvendo o projeto "COMÉDIA NA RUA DAS TRADIÇÕES".

Em sua primeira etapa, tem a circulação do espetáculo teatral “A Comédia da Maldição”, escrito e dirigido por Cacá Araújo, na modalidade “teatro de rua”, em praças públicas e terreiros de mestres da cultura tradicional do município de Crato, durante os meses de maio e junho de 2010, oportunidade em que se dá a integração/vivência com folguedos e artistas populares.

A estreia aconteceu no dia 30 de maio passado, com apresentação da peça no terreiro do Mestre Cirilo, com a participação do Maneiro Pau e de grande público, no distrito da Bela Vista.


“A Comédia da Maldição” é a fantástica e misteriosa história de uma bela jovem que se amancebou com um padre e foi condenada a uma terrível maldição: virar mula-sem-cabeça! Uma das mais tradicionais lendas brasileiras recontada num grande espetáculo de rua para todas as idades...





AGENDA: CRATO-CE

MAIO/2010

- Dia 30 (domingo) – 19 horas – Distrito da Bela Vista (Vila Padre Cícero - Terreiro do Mestre Cirilo)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Maneiro Pau do Mestre Cirilo.

JUNHO/2010

- Dia 05 (sábado) – 19 horas – Bairro Muriti (Terreiro do Mestre Dedé de Luna)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Reisado Decolores Dedé de Luna do Muriti.

- Dia 09 (quarta-feira) – 19 horas – Bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Coco das Mulheres da Batateiras.

- Dia 12 (sábado) – 20 horas – Praça da Sé
Espetáculo “A Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.


FICHA TÉCNICA:

Atores/Personagens

Cacá Araújo: Tandô
Carla Hemanuela: Mãe Luzia
Charline Moura: Irmã Francilina
Jardas Araújo: Cantador
Edival Dias: Padre Sebastião
Joênio Alves: Dono da Bodega
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Joseany Oliveira: Leide Zefa
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Lílian Carvalho: Beata Carmélia
Lorenna Gonçalves: Cibita
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Mariana Nunes: Zulmira
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Samara Neres: Ladra

Músicos

Lifanco (viola) e elenco (percussão)

Participação Especial


Maneiro Pau do Mestre Cirilo da Bela Vista
Reisado Decolores Mestre Dedé de Luna do Muriti
Coco das Mulheres da Batateira
Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

Técnica

Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares
Sonoplastia: Cacá Araújo
Iluminação: Danilo Brito
Maquiagem: Carla Hemanuela e Joênio Alves
Figurino: Orleyna Moura e Carla Hemanuela
Guarda-Roupa: Luciana Ferreira
Operação de Som: Gabriela Melo / Eveline Limaverde
Operação de Luz: Danilo Brito
Música: Lifanco e Cacá Araújo
Produção Executiva: Mônica Batista
Produção Geral: Sociedade Cariri das Artes


APOIO:

Secretaria de Cultura do Município do Crato
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
Governo do Estado do Ceará
Ministério da Cultura – Programa + Cultura / Cultura Viva
Governo Federal
Circo-Escola Alegria
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo
Coletivo Camaradas
Imprensa
Blogues

Blog do Crato atinge novo recorde histórico em Maio - 75.701 visitas


blog do crato maio 02


blog do crato maio 01

Estamos muito felizes pela excelente aceitação que está tendo as edições do Blog do Crato. Como prevíamos, o mês de maio foi recorde de visitas. Lembrando que no início deste ano atingíamos marcas de 30 a 40.000 acessos. Esperamos que cada visitante, cada leitor do Blog do Crato possa convidar mais uma pessoa para ler, a fim de reunirmos aqui toda a cidade na Internet, todas as pessoas que como nós, amam esta cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara. O.B.S - Interessante observar que o dia mais visitado foi o dia 18 de Maio, com 3569 visitas.

Dihelson Mendonça

FLOR - Arimatéa dos Santos




Do chão surge a flor. Se muito ser humano observar atentamente esse fato, fatalmente mudará e muito seus conceitos. E o colorido e a beleza da flor juntamente com as outras partes da planta é que formam o conjunto. Sozinha a flor não surge. Depende do solo, da água e outros fatores ambientais. Tem que ter o cuidado de quem a rega e tira as partes mortas. Faz a limpeza necessária e a deixa tão bonita e saudável. Mais do que nunca temos o dever de contemplar e refletir a natureza. Observar com mais acuidade e reverenciar. Saber que a flor, esse ser tão pequeno e frágil, tem uma importância grandiosa no ciclo vital.

Embeleza e torna a rotina mais leve nessa vida de correria, onde as informações vêm em forma de tsunami. Às vezes não temos tempo nem de digeri-las. O que acontece nesse exato e preciso momento já é passado. Incrível! Mas nós seres passageiros dessa nave chamada terra, temos que rever nossos conceitos sobre a vida e apreciar seres tão pequenos, suaves, delicados e entender melhor a mágica da vida na natureza. Por fim, nós humanos temos o dever de cuidar e preservar esse ciclo tão maravilhoso que a cada dia teima em deixar nossa efêmera existência mais leve, mais suave e mais sensacional.

Texto e foto: José de Arimatéa dos Santos


Nem no último pau-de-arara - por Luiz Henrique Campos (*)

Vista parcial da Avenida Padre Cícero entre Crato e Juazeiro do Norte

(Artigo publicado no jornal O POVO, edição desta 6ª feira, dia 4)

Já estive várias vezes na região do Cariri a trabalho ou desfrutando descompromissadamente da hospitalidade daquela gente. Há duas semanas, porém, ao acompanhar a visita do pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), me chamou a atenção o aspecto da transformação econômica pela qual passam as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, mais especificamente.

Ao passear pelas ruas, ou em conversa com comerciantes, é nítida a diferença de perspectivas para aquelas cidades se comparada aos últimos cinco ou 10 anos. Se antes, Juazeiro, por exemplo, carecia de uma melhor estrutura de serviços básicos, hoje é exemplo de um polo regional de desenvolvimento que consegue aglutinar em torno de si diversas cidades do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Prova dessa importância regional, é que, segundo a prefeitura, por dia, param em média na cidade, cerca de 200 topics oriundas de diversos municípios destes estados. O aeroporto de Juazeiro, por exemplo, já tem uma movimentação de carga que chega a superar a de capitais da região Norte do País. Para este ano ainda, está prevista a chegada de pelo menos três unidades de uma grande rede de varejo. Sem contar o boom da construção civil no município.

O mais interessante é que essa movimentação tem se dado de forma tão rápida que até entre gestores e lideranças da região não há consenso sobre o que estaria acontecendo para dar celeridade a essa onda de desenvolvimento. Para uns, seria o turismo religioso; alguns apontam a revitalização do comércio alavancado pela indústria calçadista de pequenas empresas; enquanto outros creditam à chegada das universidades.

Tudo é uma conjunção de fatores que incluiria ainda o bom momento da economia nordestina. Mas prefiro ficar com uma feirante do mercado público, que na sua sabedoria popular, disse que ninguém tem explicação para o que está acontecendo em Juazeiro e Crato. O melhor é que em termos de futuro ainda há muito a ser explorado, o que nos leva a crer que a máxima de se deixar a região no último pau-de-arara já é coisa ultrapassada.

(*) Luiz Henrique Campos é jornalista

ONU: O CRATO AVANÇA EM QUALIDADE DE VIDA MUNDIAL - Por Wilson Bernardo

Chegaram as mudanças de tubulação de água à principal artéria de nossa cidade ( Rua Dr. João Pessoa ), com total apoio da população cratense, pois todos compreendem a necessidade de mudança na esfera principal de uma cidade, que é a qualidade da água que consumimos. Nenhuma obra em grande escala vertical é mais importante do que uma obra de cunho TATU. Quer dizer, aquela obra enterrada que quase ninguém vê, e políticos pouco se interessam em realizar.

O Crato está dando um exemplo para grandes cidades brasileiras, em que é um problema elevar a qualidade de vida sem a chamada politicagem. Obra essa que com certeza, influenciará até mesmo nos índices de mortalidade infantil, justamente ocasionadas pela má qualidade da água que se consome nos municípios brasileiros e em países do chamado terceiro mundo. O Crato dispara em um patamar inquestionável, que é a qualidade de vida da sua população.

A população apóia os transtornos em que a obra é a mudança de vida.
Maquinas modernas agilizam os trabalhos.
Homens incansáveis para o bem comum da cidade do Crato.

Segurança do trabalho,é primordial para o bem comum da grandeza de uma obra.
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

E os cobras, onde estão? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Dedicado ao primo e amigo José Flávio Pinheiro Vieira

Não faz muito tempo que as cidades do Cariri não tinham uma universidade. Muitos cratenses, por falta de recursos, não conseguiram concluir um curso superior por não existir na região aquele que correspondesse à opção desejada. Outros concluíam os cursos de Economia e Direito, ou os de formação para professores até então existentes no Crato, como História, Letras, Geografia e Ciências. Para os pais era um sacrifício incalculável manter os filhos estudando em um grande centro. Muitas famílias cratenses foram forçadas a migrar do Crato para Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, João Pessoa e outros centros universitários para acompanharem os filhos que para lá seguiam, a fim de obterem uma formação profissional. Isso representava um grande prejuízo para a região, que se empobrecia com a partida de preciosos valores humanos.

O professor Manoel Batista Vieira, carinhosamente conhecido por Vieirinha por todos os cratenses, fazia parte da linha de frente de excelentes mestres que consagraram o Crato como cidade pioneira na educação no interior do Estado e centro cultural do sertão nordestino. Durante muitos anos ele lecionou latim e português em vários colégios do Crato.

A história a seguir me foi narrada pelo primo e cunhado Huberto Esmeraldo Cabral e confirmada pelo filho do Professor Vieirinha, o médico José Flávio Pinheiro Vieira.

Quando os filhos do velho Vieirinha precisaram ingressar na universidade, ele decidiu acompanhá-los. Requereu a aposentadoria e mudou-se para capital pernambucana.

Para o professor Vieira, homem afeito às coisas do sertão, acostumar-se a viver numa grande cidade foi uma dificuldade indescritível. Sua vida ali, no meio de tantos rostos estranhos, fazia com que para ele, os dias se arrastassem como se fossem séculos. Até que um dia, viu um aviso para seleção de professor de português para um colégio da rede pública. Após muito matutar, e incentivado pelo amigo Monsenhor Rubens Lócio, resolveu se inscrever. Ao chegar à mesa de inscrição, a funcionária perguntou de onde ele era e se possuía experiência como professor. Ele mostrou toda a documentação comprobatória, afirmando que era cearense de Várzea Alegre e lecionara por alguns anos nos colégios do Crato, conforme ela poderia observar em sua documentação. Ao verificar que ele era do interior cearense, a funcionária encheu-se de superioridade e desejando intimidá-lo perguntou: “O senhor vai ter coragem de se inscrever? Aqui só tem cobra!” E o professor Vieirinha respondeu: “É moça, não custa nada “os minhocas” enfrentarem ‘os cobras’.” As palavras daquela funcionaria encheram de brios o professor Vieira, que fez uma revisão apurada de todo latim e português, que havia aprendido em anos de estudos no Seminário do Crato e no Seminário Maior de Fortaleza, onde concluíra teologia.

Após prestar as provas exigidas pelo concurso, no dia marcado para divulgação do resultado, o professor Vieira voltou ao local onde fizera a inscrição e procurou a mesma funcionária. Ela começou a consultar a lista dos aprovados, procurando encontrar o nome dele de baixo para cima. E ele observava: “Olhe mais em cima, moça”. E ela continuava olhando os nomes em ordem decrescente. Quando já percorria a metade da folha, ela lhe disse: “É, parece que o senhor não passou!” E o nosso Vieirinha insistia: “Mas moça, olhe mais em cima, por favor. Bem mais em cima!” Ela, a contragosto, obedeceu, até que chegou ao topo da lista. E tomada de grande surpresa, exclamou: “Puxa! O senhor foi aprovado em primeiro lugar!” E nosso Vieirinha com a humildade e misto de bom humor que lhe eram característicos, perguntou: “Moça, e os cobras onde estão?”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Sombras da ilusão - Emerson Monteiro


A força de seres humanos justificarem seus desejos beira os limites do infinito. No afã de motivar suas ações, pessoas estabelecem objetivos inalcançáveis e enormes sacrifícios individuais e coletivos, a ponto de ocasionar equívocos, atrasos e destruições, invés do progresso. Nisso, os chefes transferem às massas o peso maior das responsabilidades, rápidos mergulhos nas páginas da história bem demonstram com enorme facilidade. Não fossem os riscos grosseiros lançados às multidões, caso apenas seus autores respondessem pelas ações irrefletidas na própria pele, e seria a conta pela receita, sem queixumes ou críticas, bater a poeira e começar de novo.

Entretanto, os frutos da fome dos dominadores nunca se restringem apenas aos botões que carregam no âmbito da autoridade. Derramam pelos oceanos, confrangem populações distantes, aquecem temperaturas, danificam a saúde pública, aumentam o desconforto das famílias, invadem a paz, sacrificam até a natureza-mãe e atrasam o desenvolvimento social. Eles ocupam os lugares, erram, ou nada produzem do esperado e necessário. Nessas experiências inúteis e aventuras vaidosas, líderes ocasionais se aboletam nos tronos e esbanjam os recursos de suor e sustento da grande população, juntados, a duras penas, de impostos e taxas. O sistema democrático virou moeda de troca do jogo político de séculos, nível mais alto da tradição coletiva de todo mundo. Equivaleria àquela coisa que alguns dizem do casamento: ruim com ele, pior sem ele. Ruim com ela, pior sem ela. A democracia, governo do povo, pelo povo, para o povo, mantém os seus caminhos abertos e livres ao acesso de milhões. Diante de um aparato legal, partidos políticos se organizam e a cidadania prevalece.

Porém o governo ideal insiste habitar a casa do sonho. Enquanto a matéria prima humana precisar de aprimoramento, e a moral insistir morar longe da Ética, a pisada é trocar seis por meia dúzia. Turnos eleitorais, que significariam festas da democracia, viram palcos de negociações interesseiras entre pessoas e grupos, e custam elevadas somas em termos de propaganda, favores, telhas, tijolos, sacos de cimento, dentaduras, varas de cano, bicadas de cachaça, cervejadas, churrascos, naquele império capenga da torpe demagogia, do aviltamento da dignidade e da ausência do decoro, pois viciaram as massas.

Quando, nessas datas, o drama popular ganha ruas e praças; armam-se picadeiros e palhaços sobem nas pernas de pau do marketing político para gritar frases de efeito, no circo da ilusão. Nada justificaria, contudo, fugir dos princípios democráticos. O ânimo de achar o caminho da transparência reclama, outra vez, eleitores conscientes e sempre escolha de melhores representantes e administradores públicos, em nova e rica oportunidade.

Por: Emerson Monteiro

BlogENTREVISTA - Manoel Severo fala ao Blog do Crato sobre o Cariri Cangaço


O Blog do Crato traz hoje uma pequena entrevista com Manoel Severo, que realiza o maior evento sobre o Cangaço desde o próprio cangaço, que reúne dezenas de escritores, pesquisadores e autoridades no assunto, partindo agora para sua segunda edição. Severo fala dentre outras coisas, sobre a disponibilidade de um DVD e de um Box com 16 DVDs sobre o evento, recentemente lançado no auditório da RFFSA em Crato. Confira, no player abaixo ( a fim de evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog do Crato, canto superior direito.

Manoel Severo Por Dihelson Mendonça 0a




Reportagem e Foto: Dihelson Mendonça

karimai nos recebe com grande alegria!

Por Luiz Carlos Salatiel

Luiz Karimai é nascido em Lavínia (SP). Nos anos 70, em viagem pelo Nordeste brasileiro passou pelo Juazeiro em busca de dados, fatos, fotos e depoimentos para uma pesquisa que fundamentaria um estudo sociológico para o curso que frequentava na USP-SP. Aí se encantou ao conhecer Penha, uma descendente de índios Kariris. Com Penha, Luiz Karimai teve filhos que já tiveram filhos, seus netos. Iniciou-se na arte do desenho ainda em São Paulo mas aqui no cariri é que sua arte ganhou o poder dos traços delicados em penas com nanquin, as cores em equilibrio do laranja, ocre e verde que predominam nos seus trabalhos e as paisagens caririzeiras. Muitos artistas se iniciaram no seu ateliê com as oficinas de arte que ministrava. Luiz Karimai é o mais reconhecido e admirado artista plástico da nossa geração. Seus trabalhos já ganharam o mundo em exposições individuais, coletivas e por aquisições de colecionadores. Luiz Karimai é uma espécie de missionário quando fala de terra,ser humano e transcêndência. É por esta razão que Luiz Karimai merceceu e recebeu o nosso diploma de Honra ao Mérito Artístico e Cultural’” na nossa “Celebração do Encantamento”, no último dia 29 de maio.

(a foto, que ilustra esta postagem, foi feita por Reginaldo Farias quando da nossa visita (Salatiel, Zé Flávio, Carlos Rafael) ao querido Luiz Karimai para a entrega do certificado do programa Cariri Encantado)

O maior dos brasileiros – por Armando Lopes Rafael

Nas pequenas efemérides da história pátria, este ano de 2010 assinala os 90 anos da lei – assinada pelo Presidente Epitácio Pessoa, em 1920 – revogando o injusto banimento da Família Imperial, fato que possibilitou o retorno dos restos morais do Imperador Pedro II à terra que o viu nascer. Hoje ele está sepultado na catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.
Mas, minha intenção é escrever sobre as qualidades e virtudes pessoais do nosso último Imperador, deixando para outra oportunidade o que foram os quase cinquenta anos do seu profícuo reinado.
Dom Pedro II era um intelectual, sempre encontrado com um livro numa mão e um lápis na outra, fazendo anotações. Parte do seu ordenado era destinada ao financiamento dos estudos de muitos brasileiros talentosos. Alguns dos que receberam ajuda do Imperador chegaram a se destacar na música e na pintura, como Carlos Gomes e Victor Meireles. Fundou, o magnânimo Pedro II, bibliotecas, museus e observatórios astronômicos e meteorológicos.

Dom Pedro II foi também poliglota. Lia Homero e Horácio no original. Falava corretamente o francês, o italiano, o alemão, o espanhol e traduzia o holandês e sueco. Discursava em grego e latim e ainda entendia a língua dos nossos índios (tupi-guarani) e o provençal. Seus biógrafos afirmam que ele também estudou o hebraico e o árabe. Os conhecimentos do nosso último Imperador eram algo de incomum: discorria sobre matemática, biologia, química, fisiologia, medicina, economia, política, história, egiptologia, arqueologia, arte, helenismo, cosmografia e astronomia. Vale o registro: No Brasil, Dom Pedro II é o patrono da Astronomia.

Como governante gozou ele de grande popularidade junto ao povo. Quando do seu regresso ao Brasil, após sua última viagem à Europa, a poucos meses do golpe militar que o derrubaria do Trono, a recepção de que foi alvo foi assim descrita pelo historiador cearense Capistrano de Abreu: “O povo entupia as ruas, cobria os morros, desrespeitava os telhados”. Tudo para saudar Dom Pedro II...

Daubrée, discursando no Instituto da França quando do falecimento do nosso Imperador
disse: “No entanto, quaisquer que fossem a extensão e força dessa bela inteligência, o que mais devemos admirar nessa personalidade que nos foi arrebatada é a suprema bondade, essa benevolente simplicidade, essa resignação serena no meio dos revezes inesperados e imerecidos da fortuna, essa generosidade constante, diante das ingratidões e traições, em uma palavra, essa grandeza de alma que nunca melhor resplandeceu que nas dores do exílio”.

Eis uma pequena amostra daquele que ainda hoje é considerado “O maior dos brasileiros...”.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Móveis no Cariri é na DULARE MÓVEIS - O Melhor Preço e a maior Qualidade !


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !


Passagens Aéreas no Cariri é na CRAJUBATUR !

crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinadores oficiais do Blog do Crato

IV Semana do Meio Ambiente


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Crato, a secretária de Meio Ambiente (SEMAC), aconteceram durante toda essa semana, cursos, palestras, caminhadas e reflexões sobre a biodiversidade, no ano que se discutem os novos caminhos da natureza sustentável. Biodiversidade é um jogo limpo com a natureza. O evento foi de 31 de Maio a 04 de Junho.

Clique na imagem para ampliar a programação.
Por: Wilson Bernardo

Semana Do Meio Ambiente - Por: Cel. Paiva Rodrigues


O dia do meio ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano. É um dia de conscientização para todos os brasileiros, de meditação e de uma avaliação do que estamos fazendo para melhorar o ecossistema e se curvar diante dos erros cometidos por imprudência ou falta de conscientização. Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Vamos aproveitar esse dia e listar quantas ações poderemos fazer realizando com amor e dedicação atos benéficos em prol da natureza, e no sentido de colaboração e de preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo! Aliás, o que fazemos de prejudicial aqui no orbe terrestre refletirá no clima, na camada de ozônio, com efeitos danosos no oceano, deixando-o infectado e poluído. Os rios, riachos, lagoas e açudes merecem uma atenção toda especial. O lixo deve ser reciclado e não jogado nas ruas e avenidas. Devemos ter uma atenção especial com a coleta seletiva e que se tenha uma atitude feérica. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos. Se não procedermos com atitudes sensatas; traremos a doença para dentro de nossos lares acompanhada de animais peçonhentos e insetos indesejáveis como moscas, mosquitos, muriçocas, ratos e baratas. Todo cuidado é pouco minha gente. Lamentamos que não tenhamos pessoas capacitadas para chefiar um Ministério de muita importância para todos os brasileiros.

Porque a Ministra Marina Silva deixou o cargo? O novo Ministro, que trabalhará em estreita articulação com a Ministra da Casa Civil e "mãe do PAC", Dilma Roussef, e com o Ministro das Minas se Energia, Edison Lobão, assumiu ciente de que terá de enfrentar pressões e contrapressões envolvendo a Amazônia, atualmente a síntese de todos os problemas ambientais no Brasil. A tarefa mais imediata do novo ministro é acelerar a concessão de licenças ambientais para as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, que já receberam a licença ambiental prévia para a elaboração do projeto; Belo Monte, no rio Xingu, Marabá, no Rio Tocantins e São Luiz, no rio Tapajós, todas no Estado do Pará. O Ministro das Minas e Energia acredita que a presença de Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente vai facilitar a emissão de licenças ambientais, principalmente das obras do Complexo do Madeira. "Tenho esperança muito grande de que isso possa melhorar", afirmou Lobão. Além da licença ambiental prévia, já concedida às usinas do Madeira, é necessária a licença de instalação e, posteriormente, a licença de operação.

No contraponto da notícia alguém há de perguntar quem é o atual Ministro do meio ambiente do governo Lula e quais as suas ações no passado? O Ministro do Meio Ambiente (aliás 'JAIR', aliás 'JOSE', aliás 'ORLANDO') - Em 31 de Março de 1969, Carlos Minc Baumfeld, Fausto Machado Freire e outros assaltaram o Banco Andrade Arnaud, na Rua Visconde da Gávea, 92, na GB/RJ, roubaram à quantia de 45 milhões de cruzeiros, e onde foi assassinado o comerciante Manoel da Silva Dutra. Em 18 de Julho de 1969, como militante da (Var-Palmares) organização terrorista da qual participava a atual ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, participou da' Grande Ação', assalto ao Cofre da casa do Adhemar de Barros', em Santa Teresa/RJ. Assim, a ministra guerrilheira Dilma ganha um antigo aliado. E como! Eles foram 'companheiros de armas' - na organização terrorista Var-Palmares. Na prática, ela era sua chefa então. Já em 16 de Outubro de 1969, foi preso na Rua Ana Néri, 332, no Rio.

Ele acabou informando o local do aparelho da VPR, (além de tudo traidor e fraco) na Rua Toroqui, 59, em Vila Kosmos, no Rio, onde então residiam ele com sua amante Sônia Eliane Lafoz e Eremias Delizoikov, que, resistindo a tiros à voz de prisão; morreu no local.

Alguns dias depois, a VPR distribuiu um panfleto clamando por vingança aos seus mortos, particularmente o Eremias, e ameaçando os militares do Exército: “podem esperar, nós vamos enchê-los de chumbo quente". Em 15 de Junho de 1970, foi um dos 40 militantes comunistas banidos para a Argélia, em troca do Embaixador da Alemanha, seqüestrado pela organização. Em fins de 1970 a 1971, fez curso em Cuba, onde permaneceu durante dois anos. De volta ao Brasil, foi Deputado Estadual pelo PV/RJ. Até a pouco, foi Secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e agora é ministro da pasta em substituição à Marina Silva. Pode Freud? O povo brasileiro precisa conhecer mais amiúde a vida de seus políticos e assessores do presidente da República. Será que o meio ambiente está bem representado? Diante de tais ocorrências a crítica ao governo dos militares tinha um ideal, a frouxidão e a delineação da corrupção no Brasil. Já ouvimos alguém dizer: ou seja, com toda essa bandidagem no poder, o Brasil não necessita absolutamente de inimigos externos para veres ameaçadas a sua democracia e a sua soberania como nação independente.

Antonio Paiva Rodrigues – Membro da Aci/Alomerce e a Aouvir

CRATO - Notícias do dia 04 de Junho de 2010



Prefeito Samuel Araripe decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, decretou ponto facultativo na Prefeitura Municipal do Crato e outros órgãos da administração, hoje, dia 4, considerando o feriado nacional de Corpus Christi, durante o dia de ontem. A administração considera, também, o princípio de economicidade e objetiva com a medida reduzir gastos inerentes à atividade administrativa, por conta do feriado. Excetua-se do ponto facultativo os servidores municipais lotados em serviços essenciais, como o fornecimento regular de água e atendimento médico-hospitalar de urgência, e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Combate à dengue continua sendo realizado em Crato

Continua sendo realizado em Crato o trabalho intensivo de combate à dengue, com calendário de atuação dos agentes nos bairros da cidade. A Mobilização Social se prepara agora para a realização do festival de cordel, depois do trabalho com os estudantes das escolas do município, com o festival de paródias tendo como mote a questão de dengue. A Secretaria de Saúde do Crato chama a atenção da sociedade cratense em relação a colaboração da comunidade, essencial no combate ao mosquito transmissor da doença.

Semana do Meio Ambiente será encerrada hoje

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Crato, através da Secretária de Meio Ambiente (SEMAC), será encerrada hoje a programação da Semana do Meio Ambiente, que vem acontecendo desde o início da semana na cidade. Cursos, palestras, caminhadas e reflexões sobre a biodiversidade, no ano que se discutem os novos caminhos da natureza sustentável foram realizadas, com a participação de diversas instituições parceiras. O trabalho conta com uma ação conjunta do Ministério Público, Ronda do Quarteirão, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Departamento Municipal de Trânsito e Companhia de Polícia Militar Ambiental. A Secretaria do Meio ambiente depois de um importante trabalho de combate à poluição visual no Crato, com a retirada de placas irregulares das principais ruas do comércio da cidade, agora tenta conter a poluição sonora. Sistemas de som em funcionamento acima do limite tolerável pela lei foram apreendidos. O lançamento de uma cartilha publicada pelo Ministério Público e Prefeitura do Crato, esclarece sobre os malefícios causados pela poluição sonora.
A III Semana do Meio Ambiente foi aberta no Centro Cultural do Araripe, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Organização das Nacionais Unidas (ONU), que tem como objetivo a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a distribuição equitativa e justa dos benefícios advindos da utilização dos recursos genéticos.

Centro Cultural do CCBNB comemora aniversário dos seus quatro anos em Crato

Internacionalmente reconhecidos, a banda Mundo Livre S/A e o DJ Dolores são as principais atrações da programação especial gratuita, comemorativa do quarto aniversário do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, localizado em Juazeiro do Norte. Os artistas encerram a programação amanhã, dia 5, na Praça da RFFSA – Rede Ferroviária Federal, no município do Crato, com apoio da Secretaria de Cultura do Crato. Liderada por Fred 04 (autor dos manifestos e fundador do movimento musical Mangue Beat ao lado de Chico Science, Nação Zumbi e DJ Dolores), a apresentação do Mundo Livre S/A acontece às 22 horas. Em seguida, o DJ Dolores apresenta o show “1 Real”, título do seu terceiro CD, à meia-noite. Premiado e requisitado para arranjos musicais e trilhas sonoras de cinema, o DJ Dolores propõe uma experiência de mixagem característica dos DJ’s, porém com um diferencial, ao vivo e com banda, apresentando um show feito para dançar. DJ Dolores já se apresentou nos principais festivais de música da Europa, dividindo, inclusive, o palco com artistas de peso como Bjork, Moby, Chemical Brothers e Elvis Costello. Remixou músicas de Bob Marley, assinou a trilha sonora do filme e da peça “A Máquina”, de João Falcão, além de ter vencido uma das edições do prêmio TIM de música, conquistado na categoria Música Eletrônica.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30