xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 junho 2010

Ministério da Justiça defende regulamentação de cartões de crédito


O diretor-geral do departamento de proteção e defesa do consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, cobrou há pouco a criação de uma regulamentação nacional para a indústria de cartões de crédito e débito. Segundo ele, as empresas do setor são incapazes de impedir, por conta própria, práticas abusivas contra o consumidor. Ele participa da audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, que começou há pouco e discute o tema. Morishita afirmou que o tema "cartões de crédito" foi, em 2009, o que mais recebeu reclamações nos órgãos de proteção do consumidor de 21 estados, correpondendo a quase 37% das reclamações. Desse percentual, acrescentou o diretor, aproximadamente 75% eram sobre cobranças indevidas ao consumidor.

Autorregulamentação

Já o diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Fernando Teles, declarou que a instituição está concluindo um código de autorregulação para o setor, que deverá ser implementado até junho de 2011. De acordo com ele, o texto foi encaminhado para o Banco Central para sugestões. Também participam do debate:

- o diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Mendes;
- o representante da coordenação geral de comunicação mídia da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Marcelo Ramos;
- a gerente jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa César Novais; e
- a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Izis Janota Ferreira.

A audiência ocorre no plenário 14.

Reportagem - Rodrigo Bittar Edição - Marcelo Oliveira para a Agência Câmara

Ministro do TSE, Marco Aurélio, e uma eventual impugnação de Dilma


O ministro Marco Aurélio Mello, do TSE, afirmou ao Radar Online que as multas aplicadas a Lula e Dilma Rousseff podem pesar numa eventual impugnação da candidatura da petista. O MP pediu a quinta condenação ao presidente e a terceira à candidata do PT por campanha eleitoral antecipada. Segundo Marco Aurélio, essas sucessivas multas podem pesar no convencimento dos ministros, se futuramente o MP ou os partidos de oposição vierem pedir a impugnação da candidatura de Dilma. Para o ex-presidente do TSE, “não basta satisfazer a multa e achar que está quite com a Justiça Eleitoral”. Embora frise que é uma posição pessoal, não do colegiado, Marco Aurélio disse que os candidatos e partidos precisam ter cuidado para não serem “surpreendidos”. Marco Aurélio foi duro na questão da reincidência de Lula. Diz o ministro:

– É claro que se aguarda do dignatário da nação uma postura de respeito à lei. É muito ruim quando o presidente da República não dá o exemplo. O exemplo vem de cima. Isso nos deixa perplexos.”

Fonte: Coluna Radar – Veja

Bandidos assaltam agência do BB de Piquet Carneiro e fogem em carro de um padre

Três homens fortemente armados assaltaram, por volta das 15 horas desta terça-feira (1), a agência do Banco do Brasil do município de Piquet Carneiro – localizado no Sertão Central. Eles levaram determinada quantia em dinheiro, ainda não divulgada, além de um veículo. De acordo com o agente Enoque Vieira, que trabalha na delegacia da cidade, o trio fugiu no carro de um padre levando dois reféns (um gerente e um sub-gerente da agência), que já foram libertados. O assalto ocorreu pouco mais de 24 horas após o roubo à agência dos Correios de Senador Pompeu, cidade vizinha, onde um aposentado acabou sendo assassinado. Coincidência ou não, as duas ações foram realizadas por três bandidos. A Polícia do município realiza buscas com o objetivo de prender o grupo.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Reflexões sobre a História – por Armando Lopes Rafael



O homem sempre teve uma profunda curiosidade por aqueles que foram seus antecessores no tempo, bem como conhecer as origens da humanidade. Esta curiosidade começa por casa. Toda família tem a sua história oral. Quem eram os avós, o que eles faziam. O que de ruim aconteceu com alguns parentes. O que aconteceu de bom. Mas os fatos familiares por serem oral nunca ficam registrados e vão desaparecendo com o tempo. Para o aluno do curso secundário – e todos nós já fomos alunos do curso secundário – o estudo de história resume-se, quase sempre, a decorar datas e fatos tidos como importantes.

Já os adeptos do marxismo dizem que a História é uma cadeia de conflitos por interesses econômicos. Até inventaram um neologismo: “modos de produção”. A História é uma ciência totalmente humana, ou seja, feita pelos homens.
O que ocorre é que hoje o mundo virou uma aldeia global. Diferente do mundo passado, quando muitos povos não se conheciam entre si, não tinha sequer contatos com outros povos e viveram na ignorância de que existiam outras sociedades diferentes das que eles viviam. Por exemplo: astecas e chineses por muitos séculos desenvolveram sua civilização distante uma da outra.
Hoje o que acontece do outro lado do planeta em poucos minutos é do conhecimento de todo o mundo. Em resumo, os fatos que entrarão para a história não interessam a um só povo e sim a toda a aldeia global na qual estamos inseridos. É por isso que quando um jornalista é seqüestrado e torturado em Juazeiro do Norte o fato tem repercussão em todos os paises do mundo...

Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

CRATO:UMA TERRA MÁGICA DE ÁGUAS BENDITAS-Por Wilson Bernardo.

ALTAS TEMPERATURAS E O CRATO PEGA FOGO, NOS PROPICIANDO A MAGIA DA LIBERDADE...Segundo nos ensinam, que quem bebe a água do Crato, nunca mais deixa essa terra ou retorna algum tempo depois, somente para recordar o sabor do que o Crato tem de mais precioso, que são suas fontes naturais e sua água doce como néctar de abelhas chapadianas. Dizem que a loucura é a falta de resposta, mas eu irei mais profundo, a loucura é o excesso de satisfações.Quem se preocupa com contas, cartão de crédito, o amanhecer, dividas, credores, é ser normal. A normalidade é ter a liberdade em dias de calor tomar banho e cantarolar na primeira fonte disponível, é sentir o prazer de ser livre e não dar explicações desnecessárias. A lucidez consiste sim em viver e não deixar que nos determinem a maneira exacta de vida, seguindo os conceitos. VIVA CRATO! TERRA LIVRE, DE IDEIAS E IDEOLOGIAS SINCERAS.

Liberdade é sinonimo de uma vida lúcida de verdades.
Tomar banho é simplesmente,a mais pura satisfação de se sentir livre de regras.
O culto a liberdade...
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Móveis no Cariri é na DULARE MÓVEIS - O Melhor Preço e a maior Qualidade !


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !


Passagens Aéreas no Cariri é na CRAJUBATUR !

crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinadores oficiais do Blog do Crato

Programação Cine Teatro do Araripe: Por Janinha


JUNHO - 2010
No mês junino, quando festejamos o nosso Padroeiro Santo Antônio o Cine Teatro Gov. Miguel Arraes encurta a sua programação para valorizar os festejos de rua que acontecerão do dia 04 a 12 de junho de 2010. Nos demais dias estaremos com nossa programação normal e esperamos a sua presença no nosso espaço!

02/06: Música no Palco- 19h00

Show “Misturadinho”- Claudia Montelage ( Rio de Janeiro- RJ)
Claudia Montelage iniciou o seu contato com o canto ainda muito jovem no coral do colégio onde estudou. Lá aprendeu a divisão das vozes, o repertório popular, o internacional e a teoria musical. Aos 16 anos, foi convidada a fazer parte do Grupo Vocal Art Vozes. Os cinco integrantes interpretaram durante os 8 anos de duração do grupo, os ritmos de Minas, a MPB, a Bossa Nova e por último o samba - abraçado com paixão. Participou de grupos de diferentes estilos musicais. Foi integrante do coro dos espetáculos musicais "A LISTA" de Oswaldo Montenegro com apresentações no Teatro Café Pequeno e "Auto de Natal com os Gigantes da Lira" apresentado no Circo Voador.

Aventurou-se a seguir carreira solo iniciando suas apresentações de bossa nova no Vinícius Piano Bar. Logo depois se dedicou ao samba. Seu repertório tem como referência músicas de Cartola, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Pixinguinha, João da Baiana, Geraldo Pereira, Donga, Candeia, Noel Rosa, entre tantos outros compositores. Durante anos investiu em formações que auxiliassem a sua interpretação. “Escola de Música Villa-Lobos”; “Pesquisa corporal para cantores" coordenado pela professora Ana Kfouri; “Curso de danças e folguedos populares” coordenados pelas professoras Laís Bernardes e Christiana Brasil; "Técnica Vocal e Repertório" do Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical; "Masterclass" com Felipe Abreu no Voz Plena (Centro de Aperfeiçoamento da Voz Cantada).

Em 2009 foi convidada a integrar o corpo musical do Grupo de Danças Populares Zanzar. Coco, ijexá, samba de roda são alguns dos ritmos cantados por Claudia que embalam os dançantes em suas coreografias. Também em 2009 foi convidada a fazer parte do grupo Segura Nega Samba Funk. O Grupo passeia pelos diversos estilos do gênero, desde o samba de raiz ao samba funk. Nos encontros que a música proporciona, Claudia tem firmado algumas parcerias que resultam em belos projetos. Junto com o cantor André Jeovanio apresentou o "Projeto Raízes" em diversas casas do Rio de Janeiro. Com a cantora Denise Krammer, apresentou o show "Influências" na Sala Baden Powell e no Bar Semente que é referência do samba na Lapa. Em 2008 no Concurso realizado pela Rádio Nacional no programa Ponto do Samba, comandado pela cantora Dorina e Rubens Confeti, se apresentou entre os 14 finalistas no Teatro Rival. Posteriormente foi convidada junto com as cantoras Karla da Silva e Flávia Dantas a apresentar um tributo a Cartola que foi transmitido ao vivo para todo o Brasil através da Rádio Nacional.

No final de 2009 foi convidada a estrear o projeto idealizado por sua preparadora vocal Suely Mesquita. O “Pocket Solo”, gravação de DVD demo onde a cantora apresentou 3 músicas com 3 músicos. Foi aplaudida de pé, durante vários minutos, por um público, em sua maioria, formado de profissionais da música. Dona de uma voz suave que contrapõe sua irreverente interpretação, essa genuína carioca sente imensa alegria ao cantar. Sobre a sua relação com a música ela nos declara entre risos:

13/06: Cine pra Ver- 19h00
17/06: Arte na Tela- 19h00
18/06: Musica no Palco-19h00

Banda Tábua de Pirulito (Crato-Ce)

O imaginário infantil anda meio carente no que diz respeito a musicalidade. Surge então, uma nova banda, genuinamente caririense, destinada a este público (os adultos também gostam), no intuito de resgatar a infância perdida e levar a alegria aonde ela for. Com um repertório que mescla desde o que foi sucesso nas décadas de 1980, 1990 e composições próprias, fazem a alegria tomar conta do pedaço!Classificação etária: livre

19/06: Ato Imediato - 19h00


Espetáculo de Dança: BR 116 (Cia de Dança Alisson Amâncio- Juazeiro do Norte-Ce)
- “BR 116” é um espetáculo de dança contemporânea que exprime, mais do que inúmeros fatos, lendas, sonhos e tragédias que acontecem no percorrer da maior rodovia do país e sim uma metáfora para falar de uma profunda viagem para dentro de nós mesmos, enfrentando nossos desejos, medos e obstáculos a fim de alcançarmos o entendimento do eu, do outro e do mundo do outro. Pois o que há de mais bonito no encontro é que a ele precedeu total desencontro.

20/06: Cineminha - 16h00

Cine pra Ver - 19h00
24/06: Arte na Tela - 19h00
25/06: Musicais de todos os Tempos - 19h00
26/06: Ato Imediato:

Espetáculo de Teatro Infantil: Dona Patinha vai ser miss ( Cia Anjos da Alegria-Crato-CE)

“Dona Patinha vai ser Miss” conta de maneira fabulosa a história do romance de Dona Patinha e o Senhor Coelho. Ambos são apaixonados um pelo outro, mas a tia da Patinha, Dona Marreca, uma senhora sofisticada, mas um tanto ambiciosa, é contra esse namoro. Seu grande sonho é ver sua sobrinha com um título de Miss e casada com um bom partido, como o Senhor Raposo. No desenrolar dessa história, cheia de aventuras e com muita confusão, “A Sobrinha da Marreca” em um desfecho inesperado e de muita emoção.
Classificação etária: livre.

27/06: Arte Retirante – CCBNB - 19h00


Show Musical: Sebatian Jantos (Uruguai)

Sebastián Jantos, cantor e compositor de Montevidéu, Uruguai, mostrará suas composições mais recentes, além das canções do álbum “FUÍ YO”, lançado em 2008 (selo Perro Andaluz) Juntos, desde 1996, participa de bandas uruguaias como “La Arca de Noé” e “Cursi”, tendo desenvolvido nelas atividades como cantor, violonista, pianista, acordeonista, percussionista, compositor e arranjador. É a partir de 2002, que passa atuar como cantautor, investindo em sua carreira solo.
Em 2003 e 2004 pesquisou ritmos, folclore e música brasileira participando de oficinas e atuando como músico (em duas passagens que foram determinantes em seu trabalho) na cidade de São Luís do Maranhão (Brasil). Em 2008, o selo montevideano Perro Andaluz edita o seu primeiro CD, intitulado FUÍ YO, que conta com produção artística de Diego Drexler e com a colaboração de músicos amigos como Jorge Drexler, Fabián Krut, Federico Graña, Javier Cardellino y Román Varas (Argentina). Desde então, vem apresentando as canções deste trabalho discográfico junto ao multi-instrumentista Javier Cardellino (Cursi, Snake, Ricardo Lacuan, Daniel Drexler) em palcos uruguaios e argentinos.texto do site/blog Palavraria - Classificação etária : livre

Postado por: Janinha

Páginas da história do Cariri - por Armando Lopes Rafael

Padre Cícero pensou ser missionário na China

Em matéria divulgada no "Diário do Nordeste", edição de 18 de março de 2009, abordando livros remanescentes da biblioteca particular do Padre Cícero, a repórter Elizângela Santos escreveu que dentre os 600 volumes, ainda existentes, consta um “dicionário de português para chinês”. A primeira vista trata-se de uma coisa estranha. Padre Cícero interessado em um idioma da China?

Para quem já leu um pouco sobre a vida daquele sacerdote, o fato não surpreende.

No primeiro capítulo do seu livro “O Patriarca de Juazeiro”, à página 23, (2ª edição, Editora Vozes Ltda., 1969) o Padre Azarias Sobreira escreveu:

“Nos dois últimos anos que precederam sua ordenação de presbítero, o clérigo Cícero Romão Batista andou lendo jornais e revistas do Velho Mundo, que pintavam, de maneira impressionante, os esforços titânicos da Igreja, através da Propaganda Fide, para a evangelização dos chineses. E tais entusiasmos a grandiosa perspectiva gerou em sua alma, que, sem mais hesitar, deliberou oferecer-se, como voluntário, para as temerosas missões da China.

Já estava acertando o projeto da partida, quando João Brígido, amigo particular de sua família, no Crato, veio a tomar conhecimento daquela inesperada e atordoante resolução.

Foi quanto bastou para que o desabusado e indomável panfletário, conhecido, já então, pelo seu agnosticismo, perdesse a calma e se desentranhasse em protestos furibundos, aptos para desnortear uma vontade resoluta.

– Não sei (teria dito João Brígido) não sei que religião é essa, que vocês aprendem no seminário. Religião contraditória, que manda amar o próximo, como a si mesmo, e bate palmas a um filho que vai abandonar a mãe viúva, tendo nele o seu único arrimo e cuja única fortuna são duas filhas órfãs. Arrenego desse seu espírito missionário, que se larga, assim, para ensinar o cristianismo aos pagãos do fim do mundo, quando nós temos um milhão de selvagens sem batismo e milhões de batizados que não conhecem a Deus e ainda menos o abecê.

O plano de evangelizar o Oriente caiu por terra, não resta dúvida” (...)

A matéria do “Diário do Nordeste” publicou ainda, que, segundo o padre José Venturelli, “alguns dos livros são do período em que o sacerdote era estudante”. Venturelli supõe isto, já que a assinatura não inclui a palavra "Padre", como ocorre com a maioria dos volumes onde sempre aparece a caligrafia do padre com os dizeres: “Pertence ao Padre Cícero”, acrescido do local (Joaseiro)e data.
Fica explicado a razão do Padre Cícero possuir em sua biblioteca um dicionário Português-Chinês....
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Muitos pela educação, poucos pelos professores - Postado por Océlio Teixeira

Como praticar justiça salarial aos professores? Se o leitor procurar respostas nas contas do orçamento público, certamente não serão encontradas. Mas, se quiser garantir qualidade no ensino, há necessidade de remunerar melhor os profissionais da educação. Do ponto de vista do orçamento público, é uma conta que pode ser feita na rubrica de custos ou na de investimentos. Atualmente, a administração pública encontra-se refém da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas não é essa a única lógica a prevalecer.

Defender a educação é lugar-comum, mas, contraditoriamente, poucos defendem os professores. Desnecessário enumerar as razões óbvias de que educação não se pratica sem mestres. Mas é comum deparar com algum equívoco que ofusca essa premissa. A prioridade educacional do país é alcançar o acesso universal à escola, mas a valorização do magistério não acompanha esse princípio. Relegados ao segundo plano na política educacional do país, cumpre aos professores conquistarem a solidariedade da sociedade civil. Ao Estado cabe garantir a educação, mas é a sociedade civil a principal interessada nos frutos obtidos através da educação. O Brasil encontra-se numa encruzilhada entre avançar na direção dos países desenvolvidos ou retornar a persistentes ciclos viciosos. Para seguir em frente, somente através da estrada da educação é possível alcançar o desenvolvimento pleno. Nenhum país chegou lá a não ser através dessa estratégia. Não existem atalhos.

A nação tem que fazer suas escolhas sob pena de fragmentação das conquistas alcançadas até aqui com imensos sacrifícios. A tecnocracia considera a mão de obra barata uma das vantagens comparativas do Brasil. Em nome desse paradigma, vários sacrifícios foram impostos aos trabalhadores brasileiros. Se várias categorias libertaram-se desse preceito e conseguiram melhorias salariais, o mesmo não aconteceu com os professores. Quando trabalhei no Qatar, testemunhei o extraordinário poder transformador da educação. Em apenas três décadas, de povos beduínos os qatarianos alcançaram um dos melhores índices de desenvolvimento humano do planeta. Lá, o magistério é a categoria mais valorizada. O país, que só tinha petróleo e deserto, hoje tem conhecimento.

Educação é custo ou investimento? Essa é a pergunta certa a se fazer neste curso da história do Brasil. Na visão de estadistas, recursos públicos aplicados na educação são investimento; na ótica míope dos tecnocratas, é custo. Trata-se de diferença crucial para o país: escolher entre o comodismo de continuar sendo um dos maiores vendedores mundiais de commodities ou aplicar os royalties recebidos dessas vendas na educação. Recursos naturais se esgotam e privam as gerações futuras de usufruí-los. Conhecimento, ao contrário, é uma riqueza legada às próximas gerações. São essas as respostas para corrigir as injustiças salariais praticadas aos professores.

Por Procópio Cardozo Neto Fonte:
Fonte: O TEMPO - BH

Prefeito Samuel Araripe e Primeira Dama Parabenizam "A Celebração do Encantamento"

Samuel e Mônica Araripe 2

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, nas atribuições a que lhe compete o cargo de gestor do município, e a Primeira Dama Mônica Araripe, vêm de público parabenizar os organizadores do brilhante evento intitulado "A celebração do Encantamento" realizado no último sábado no salão nobre do Crato Tênis Clube, em que foi exaltada a Arte e a Cultura caririense, bem como foram homenageados aqueles que as executam e que executaram. Entendemos que a cultura de um povo é o seu maior patrimônio, e o legado deste, que permanece como um sólido refúgio de identidade para as futuras gerações. Ao promovermos a Arte e a Cultura, independentemente se de iniciativa pública ou privada, estamos provendo meios para que uma nação se eternize nas páginas da história. Não foi senão pelos grandes ícones das artes, que construímos toda uma civilização de progresso, de idéias e de desenvolvimento. Portanto, saber enaltecer os valores culturais de um povo, é o primeiro passo para a sua sobrevivência. Ficamos muito felizes em compartilhar as alegrias por um evento de tal magnitude, pelo fato de nós mesmos de tantos modos, estarmos alinhados com esse mesmo propósito, ao procurar restabelecer através da criação de inúmeros mecanismos culturais em nosso município, quer sejam físicos, como o Teatro Municipal Salviano Sarariva, e o Centro Cultural do Araripe, dentre outros, à promoção de eventos de natureza cultural e festiva, a exemplo do Festival da Canção, do calendário cultural do Crato, e o apoio perene às iniciativas culturais, no sentido de promover o renascimento e a descoberta de outros tantos valores da nossa terra, bem como a valorização dos grandes ícones de ontem e de hoje. Por entendermos dessa forma, nos irmanamos ao sentimento de alegria e de reconhecimento festejado pela entrega do diploma de honra ao mérito aos homenageados da noite, que tão bem o merecem. Fica portanto aqui registrada a nossa alegria por tão nobre e brilhante idéia, e que possamos futuramente estarmos juntos em outras tantas iniciativas que vierem no sentido de valorizar a Arte e a Cultura do Cariri e de uma forma muito especial, da cidade do Crato, berço de toda a cultura e da civilização caririense.

Samuel Araripe
Mônica Araripe

Espetáculo de conclusão do Painel FUNARTE aconteceu na noite de sábado em Crato


01

04

03

02


Aconteceu na noite do último sábado dia 29, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a conclusão do curso de regência e Coral do Painel FUNARTE. A cidade do Crato foi uma das contempladas deste projeto em 2010, e desde o início da semana passada aconteceram aulas do Painel de Regência Coral, que terminaram na última sexta-feira dia 28. Foram ministradas 6 horas/aula diárias, pela musicista paranaense Lucy Schimitti , bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); Pelo tenor André Vidal, Brasiliense, pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois foram acompanhados pelo pianista Leandro Souza, de São Paulo e pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva e pelo Instrumentista de sopro cearense, José Robson Maia. O espetáculo de conclusão do Painel aconteceu no Teatro Municipal Salviano Saraiva, para uma vibrante platéia. Pelo segundo ano, o Crato sedia o Painel Funarte na região Nordeste. O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Neste ano, foram contempladas as cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação incluiu ainda cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores.

Com informações da Assessoria de Imprensa - PMC
Fotos: Janinha

Edição: Dihelson Mendonça

Ferreira Goulart recebe maior prêmio da literatura portuguesa. Poeta maranhense venceu edição deste ano do Prêmio Camões.


BBC - O poeta maranhense Ferreira Gullar venceu a edição deste ano do Prêmio Camões, o mais importante prêmio para a literatura de língua portuguesa. Numa reunião realizada esta segunda-feira em Lisboa, o júri do prêmio - composto pelos portugueses Helena Buescu e José Carlos Seabra Pereira, pelo moçambicano Luís Carlos Patraquim, por Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe, e pelos brasileiros Antônio Carlos Secchim e Edla Van Steen decidiu atribuir o prêmio ao autor de Poema Sujo. Junto com o prêmio, Ferreira Gullar - nome artístico de José Ribamar Ferreira - vai receber 100 mil euros. O prêmio é atribuído conjuntamente por Portugal e pelo Brasil.

Conjunto

"Ele tem um estilo moderno, muito ágil, é um poeta de um grande vigor, com originalidade", justifica Edla, falando à BBC Brasil. Para Sechin, o prêmio a Ferreira Gullar vem dar maior peso ao prêmio Camões. "De um lado Ferreira Gullar é honrado com o prêmio e, de outro, ele o honra devido a sua estatura de poeta consensualmente considerado um dos mais importantes, senão o mais importante poeta vivo, pela multiplicidade de aspectos da sua obra e pela sua postura ética e política." "É um caso raro de um poeta que agrada simultaneamente ao grande público e à crítica mais exigente. É um poeta sempre insatisfeito com os rumos de sua própria poesia, e que a todo momento está se reinventando", disse à BBC Brasil.

Fonte: BBC Brasil

Perfil do Bolsa Família mostra que média dos beneficiários ainda estão em situação de miséria


Estudo diz que cerca de 7,5 milhões de famílias no NE e no N têm renda até R$ 70 por mês. Beneficiários do Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste ainda não superaram, na média, a condição de pobreza extrema, na qual os membros da família recebem até R$ 70 por mês cada um, revela o mais recente perfil do programa de transferência de renda do governo, divulgado nesta segunda-feira (31). O estudo mostra que as cerca de 7,5 milhões de famílias beneficiárias do Nordeste e do Norte têm renda média de R$ 65,29 e R$ 66,21, respectivamente, após o pagamento do benefício. A bolsa varia de R$ 22 a R$ 200, dependendo do grau de pobreza e do número de filhos da família. Lúcia Modesto, secretária responsável pelo Bolsa Família no Ministério do Desenvolvimento Social, diz que o programa não tem por objetivo substituir outras fontes de renda das famílias. - O valor do benefício, de R$ 95, em média, é pequeno, insuficiente para superar a pobreza. O peso do benefício foi relevante no aumento da renda em todas as regiões do país, sobretudo no Norte e Nordeste, mostra o estudo. Em média, o benefício aumentou em quase a metade (48,74%) a renda por pessoa da família. A ministra Márcia Lopes estima que mais de 2 milhões das 12,4 milhões de famílias que recebem o benefício ainda sejam consideradas extremamente pobres. O mais recente levantamento sobre pobreza no País indica que, apesar da redução do porcentual de pobres registrada nos últimos anos, mais de um a cada quatro brasileiros (28,8%) ainda estão nessa condição.

Perfil familiar

A cruzar dados do cadastro de beneficiários - uma tarefa repetida a cada dois anos -, o Ministério do Desenvolvimento Social identificou a família "típica" do programa. Essa família é chefiada por uma mulher de 37 anos de idade, que estudou apenas até a quarta série do ensino fundamental, tem quatro pessoas e renda mensal de R$ 48,82 por pessoa. Essa família vive em casa de tijolo e dispõe de serviços de água e esgoto, indica o ministério. O acesso ao saneamento básico, no entanto, mostrou-se ainda um problema. Em setembro de 2009, mais de 20% dos beneficiários ainda não contavam com tratamento de água e apenas 54,2% contavam com escoamento sanitário, 10% ainda não tinham acesso à rede de iluminação e dependiam de velas e lampiões. Embora também tenha melhorado um pouco, ainda continua elevado o porcentual de pais analfabetos no programa. Mais da metade não completaram o ensino fundamental.

Com base no número atualizado de integrantes das famílias beneficiárias, o Ministério do Desenvolvimento Social calcula que mais de 49 milhões de pessoas façam parte do programa de transferência de renda. Mais da metade são crianças e adolescentes. O Bolsa Família programa duas novas ampliações ainda neste ano. Em junho, devem ser pagos benefícios a 12,7 milhões de famílias. Até dezembro, a meta é alcançar 12,9 milhões de famílias.

Fonte: R7

Brasileira que estava em navio atacado por Israel será deportada


A cineasta brasileira Iara Lee, que estava em uma das embarcações que seguiam para a Faixa de Gaza e foram atacadas por Israel, deve ser deportada para o Brasil. As autoridades israelenses disseram que, apesar do ataque, ela está em "boas condições de saúde". Segundo autoridades israelenses, a cineasta se recusou a deixar voluntariamente. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pediu nesta segunda-feira "ação" e "uma declaração forte" das Nações Unidas ante o ataque militar de Israel contra as ambarcações ajuda humanitária internacional para a Faixa de Gaza.

"Não poderíamos ter ficado mais chocados do que com um evento deste tipo. (...) Espero que o Conselho de segurança dê uma declaração forte. (...) É algo que realmente necessita de algum tipo de ação da ONU, porque vai ficar uma marca muito forte", disse Amorim à imprensa em Brasília. Contudo, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Liberman, disse em nota que "os membros da embarcação não estavam em missão de paz e são, na verdade, terroristas que atacaram os militares das FDI quando estes abordaram a embarcação que se dirigia à Faixa de Gaza".

De acordo com a embaixada de Israel, o Itamaraty foi informado da deportação da cineastra brasileira pelo embaixador Giora Becher. Nesta madrugada, Iara postou no site de relacionamentos Facebook que o barco em que estava foi cercado pela Marinha de Israel em águas internacionais. Ela embarcou na última quinta-feira da Turquia. Primeiramente, ela foi identificada como americana por causa do passaporte - ela mora há 20 anos nos Estados Unidos. Israel atacou nesta segunda-feira um grupo de seis navios que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, deixando pelo menos dez mortos, segundo o Exército do país. O ataque ocorreu em águas internacionais, no Mar Mediterrâneo, a mais de 120 quilômetros da Faixa de Gaza. Israel defendeu sua ação argumentando que ativistas armados atacaram soldados israelenses.

Fonte: Yahoo Notícias

Governo publica no Diário oficial, corte de quase R$ 7,5 bi do Orçamento


O Diário Oficial da União, em edição extraordinária, traz o corte adicional de R$ 7,488 bilhões em despesas discricionárias (não obrigatórias) no Orçamento da União. Mais R$ 125 milhões são cortes dos poderes Judiciário e Legislativo e do Ministério Público Federal, que ainda serão publicados. Com essa elevação, o valor contingenciado das despesas discricionárias soma R$ 28,948 bilhões este ano. Há ainda R$ 2,4 bilhões em despesas obrigatórias que fazem parte do esforço do governo para manter o crescimento da economia de forma sustentável. No total, o corte é de aproximadamente R$ 10 bilhões em despesas primárias. Esse bloqueio foi anunciado no dia 13 de maio pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo. A medida total elevou para quase R$ 32 bilhões o contingenciamento no ano.

Esse é mais um instrumento usado pelo governo para manter a inflação dentro da meta, em momento de aquecimento da economia. A meta de inflação é de 4,5%, podendo variar 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Outro instrumento para conter a demanda vem sendo utilizado pelo Banco Central, que em abril elevou a taxa básica de juros de 8,75% ao ano para 9,50% ao ano. Ao anunciar os cortes, tanto Paulo Bernardo quanto Guido Mantega garantiram que os investimentos e os programas sociais serão mantidos. O governo defende que é absolutamente normal que o Estado tenha papel cíclico ou anticíclico [estimular a economia com injeção de recursos e aumento de investimentos, por exemplo, para equilibrar a economia].

A avaliação do governo é que no primeiro trimestre do ano a economia cresceu muito porque ainda estavam em vigor todos os incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedidos ao setor automotivo e aos eletrodomésticos da linha branca. Agora, a percepção é que o segundo trimestre não será parecido e tão aquecido. Para o primeiro trimestre, a estimativa de crescimento é entre 2% e 2,5%, que anualizado chega a 8% a 10%. A ordem é agir com cautela e, por enquanto, não se fala em mexer na meta de superávit primário deste ano, de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB).”

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro pretende doar terreno para TRIBUNAL DO TRABALHO

O Prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, informou hoje, que o município tem a pretensão de fazer a doação de um terreno às margens da Avenida Padre Cícero, próximo ao Município de Crato, para o Tribunal Regional do Trabalho, na possibilidade da construção do Fórum Trabalhista para a região do Cariri, sendo a construção de responsabilidade do Tribunal. Para tanto, já houve o despacho junto á Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro, determinando este ato, restando agora, a Procuradoria redigir o Projeto de Lei, para ser enviado à Câmara Municipal para apreciação dos Vereadores.

Fonte: Prefeitura do Juazeiro Via Juanews

Chuva atinge 43 cidades no interior do Estado - No Crato, Nada ainda !


NE - Ontem, a cidade de Fortaleza foi arrasada pela maior chuva do ano. Enquanto isso, nada de chuvas no Cariri
.

Fortaleza. As chuvas voltaram a banhar todo o Estado do Ceará. Por mais que em alguns municípios a precipitação tenha ocorrido ainda abaixo da expectativa, outras cidades tiveram um volume muito além do esperado. Uma delas foi Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 145mm. Para os próximos três dias, o céu fica parcialmente nublado em todas as regiões. Há possibilidade de ocorrência de chuva isolada nas regiões jaguaribana e sul do Estado do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva atingiu 43 municípios, dos 184 do Estado. E foram atingidos 59 postos. Na manhã de ontem a imagem do satélite Meteosat 9 indicava, nas regiões do Ceará, céu parcialmente nublado. "Nuvens de chuva são observadas na faixa litorânea do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba", diz Funceme.

Chuvas
Eusébio 145mm
Amontada 108mm
Aquiraz 80m
Maracanaú 70mm
Fortaleza 65mm
Beberibe 51mm
Acarau 41mm
Maranguape 22mm
S. Gonçalo 20mm
Horizonte 19mm
Aquiraz 19mm
Pindoretama 18mm
Paraipaba 18mm
L. Da Mangabeira 15mm
Paracuru 14mm
Pacatuba 13mm
Acarape 11mm
Itarema 10mm
Redencao 9.2mm
Itaitinga 9mm
Caucaia 9mm
Pentecoste 8mm
Quixeramobim 7mm
Palmácia 6.4mm
Pacajus 5mm
Pacoti 5mm

Fonte: Funceme
Foto: DN

CARIRI Grupo Uirapuru apresenta show com peças de barro

O grupo uirapuru foi criado ha mais de dois anos pelo artista plástico Tércio Araripe. Instrumentos musicais feitos de barro tornam inusitada, mas bela, a música do Grupo Uirapuru, de Cascavel.
Juazeiro do Norte. A música tocada de uma forma diferente. É do instrumento feito de barro que nasce o som do Grupo Uirapuru. O grupo se apresenta às 19h30 de hoje, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN - Cariri). Criado há mais de dois anos pelo artista plástico Tércio Araripe, por meio do Instituto Beija-Flor, ele, junto com adolescentes da comunidade, cria e desenvolve uma nova forma de se extrair sons e música. Mas a técnica não é nova no mundo. "Na verdade, a utilização do barro para fabricar instrumentos musicais remonta há cinco mil anos", lembra Tércio Araripe. Novidade mesmo ficou por conta da mudança de comportamento na hora de criar as peças artesanais. A comunidade, que já trabalha o barro para criar utensílios domésticos, passou a também criar os instrumentos da orquestra. E com o barro, é possível fabricar instrumentos musicais de percussão, de sopro e até de cordas, como viola, marimba e tambores. O resultado é um belo espetáculo musical no palco.

O grupo, que já esteve em Fortaleza no ano passado, agora chega a Juazeiro do Norte para uma única apresentação. Estará no palco caririense nesta terça-feira. E as novidades não param por aí. Eles vão levar o nome da comunidade onde vivem até o interior da Paraíba, na cidade de Souza, para outra apresentação por meio do Centro Cultural do Banco do Nordeste. Ainda programado para o grupo está uma apresentação no Sesc Senac da Praia de Iracema no dia 18 de junho. Em julho, o grupo se apresenta no palco principal do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, para a gravação do 1º DVD. Também foi aberta, no fim de semana, no Centro Cultural, a exposição individual "Entre a luz e a linha", do artista visual carioca Bruno Jacomino, com curadoria da também carioca Beatriz Lemos. O artista e a curadora participam de uma troca de ideias sobre Artes Visuais com artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no CCBNB-Cariri, dois antes da abertura da exposição. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o próximo dia 10 de julho, com visitações de terça-feira à sexta-feira e domingo, de 13h às 21h; sábado, de 14h às 22h.

Pesquisa e interação

Para realizar a exposição, Bruno Jacomino residiu nos últimos 15 dias em Juazeiro do Norte, com o objetivo de pesquisar e interagir com a cultura e a cena artística local. A curadora Beatriz Lemos, antes mesmo de Jacomino chegar ao Cariri, articulou uma rede de contatos entre os artistas, teóricos e gestores artísticos locais, para que estes participassem ativamente de residência do artista carioca. Além disso, ela acompanhou os últimos dez dias da residência artística e a montagem da exposição de Bruno Jacomino. Este período de vivência no Cariri cearense foi a base conceitual da exposição. Utilizando uma tecnologia improvisada, Jacomino articula relações entre corpo e máquina, para mencionar as práticas afetivas da sociedade atual. Suas instalações sonoras são carregadas de metáforas relacionais que estimulam os demais sentidos do corpo.

MúSICA

"Na verdade, a utilização do barro para fabricar instrumentos musicais remonta há cinco mil anos" - Tércio Araripe - Artista plástico

MAIS INFORMAÇÕES
Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, Rua São Pedro, 337
Centro, Juazeiro do Norte
(88) 3512.2855

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 01 de Junho de 2010


Geopark chinês assina Acordo de Cooperação com Geopark Araripe e URCA

Autoridades do Geopark chinês Wangwushan-Daimeishan assinaram na manhã de ontem, 31, acordo de Cooperação com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Geopark Araripe. O acordo possibilitará o intercâmbio cultural e a integração Geoparks e URCA nas áreas científica, geológica e treinamento de pessoal. O evento contou com a presença do Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, com o coordenador Geral do Geopark Araripe, José Patrício Melo, autoridades da URCA, além do prefeito da cidade de Jiyan, Tian Zhihua - cidade onde fica localizado o Geopark chinês, e uma equipe de pesquisadores. “Essa parceria convergirá o interesse e os esforços do Geopark Araripe e chinês em defesa do meio ambiente”, afirmou o Reitor Plácido, durante a cerimônia de assinatura do acordo na sede do Geopark.

Já o prefeito Tian Zhihua destacou o fortalecimento do trabalho em prol da proteção dos Geossítios. “Esperamos que a comunicação entre Geoparks faça valer o propósito que é proteger e divulgar os Geossítios”. A comitiva chinesa está no Cariri desde o dia 30, e visitou os Geossítios de Santana do Cariri e Colina do Horto e ficaram impressionados com o nível de preservação dos fósseis e a beleza natural caririense. O Geopark Wangwushan-Daimeishan fica localizado na cidade de Jiyan, na província de Henan, na área central da China.

Começam inscrições para concurso de Professor Efetivo da URCA

Iniciado no último dia 27 de maio e vai até o dia 9 de julho o processo de inscrições do Concurso para Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), destinado ao preenchimento de 60 vagas, nos diversos cursos da Instituição. O edital do concurso foi publicado no último dia 11, no Diário Oficial do Estado. A Comissão Organizadora do Concurso atua na finalidade de debater todos os itens incluídos no Edital, as datas a serem trabalhadas durante o processo e a coordenação das bancas para avaliação dos candidatos. A meta, agora, é suprir de imediato o quadro de professores que pediram exoneração e, em seguida, nova convocação de docentes para assumir o atendimento das necessidades fundamentais, da integralização curricular para os novos cursos. O concurso será voltado para o provimento dos cargos de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Serão destinadas vagas para as áreas de Ciências Sociais, Educação, Ciências Físicas e Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Construção Civil, Matemática, Física, História, Geociências, Línguas e Literatura, Teatro, Artes Visuais e Ciências Sociais. Mais informações site da URCA: www.urca.br, onde também podem ser feitas inscrições on line.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 01 de junho de 2010.

É HOJE ! - Lançamento do DVD Cariri Cangaço - Lampião no Ceará "Verdades e Mentiras"



A Cariri do Brasil, juntamente com as Prefeituras Municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora; a URCA - Universidade Regional do Cariri, SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, ICC - Instituto Cultural do Cariri, Centro Pró Memória, ICVC - Instituto Cultural do Vale Caririense, Memorial Padre Cícero, SESC, SEBRAE, CCBNB, Blog do Crato e Expresso Guanabara, apresentam:

DVD Documentário Cariri Cangaço 2009
Lampião no Ceará - Verdades e Mentiras
Lançamento
Data: 01 de junho de 2010 - Terça-Feira,
Local: Teatro do Centro Cultural da RFFSA - Crato
Horário: 19:30H
Você é nosso Convidado.

Por: Manoel Severo

Acredite se Quiser - Meteorologia prevê chuva para o Crato ainda Hoje !


Bom Dia, meus caros leitores do Blog do Crato!

Hoje é o dia 01 de Junho de 2010. Ontem caiu a maior chuva do ano sobre a cidade de Fortaleza. Um verdadeiro desastre para os fortalezenses, que está estampado em diversos jornais veículos de comunicação. Conforme publicamos aqui no Blog do Crato algumas linhas abaixo, choveu também em 43 localidades, segundo a FUNCEME. Após muitos meses sem chuvas no cariri, recebemos com alegria a previsão do tempo para hoje do site Climatempo que aponta para "dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite." Pelo andar da carruagem, todos nós sabemos que quando a previsão anuncia chuvas no período da tarde, é mais provável que aconteça durante a noite. E quando anuncia para a noite é provável que aconteça no dia seguinte. De modo que ou HOJE ou AMANHÃ, deve chover também no Crato. Mas como eu disse no início deste comentário: "Acredite, se Quiser!" - E que venham as boas chuvas!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30