xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 maio 2010

Enfim, o Plano Nacional contra o crack. (Archimedes Marques)


Parte 01/03

Há alguns anos atrás, quando o crack foi introduzido no Brasil, em especial em São Paulo, seu uso estava praticamente restrito a classe paupérrima da nossa sociedade devido ao seu baixo custo de venda, começando assim a sua trajetória inglória e mortal com os moradores de rua que eram viciados em álcool, maconha ou em cheirar cola e que assim viam naquela nova e poderosa droga mais barata e acessível, a pretensa solução para amenizar os seus problemas sociais. Na época as autoridades constituídas viviam as ilusões de que esse subproduto da cocaína não sairia do consumo dos mendigos, dos pobres, dos desafortunados e dos desgraçados, por isso pouco se importavam com a problemática, contudo, o seu consumo rompeu esse quadrilátero, conquistou as demais classes sociais, expandindo-se rapidamente, virando uma epidemia nacional e aí, diante do clamor público, o Estado passou a correr atrás do prejuízo, embora de maneira tímida.
O crack saiu arrastando multidões em todos os lugares, fazendo vítimas e mais vitimas em todo canto do País, aumentando a geometricamente a violência aonde se instalou. Nos últimos cinco anos o número de usuários dessa droga em todo o país quase dobrou, passando de 380 mil para 610 mil, apesar das mortes constantes advindas do crack e pelo crack, pois se assim não fosse, por certo já teríamos ultrapassado a casa de um milhão de viciados, devido a sua rápida proliferação e difícil recuperação curativa.

As crackolandias passaram a ser realidade triste e deprimente em vários lugares do Brasil. Em diversas reportagens sentimos até com certo temor e angústia aquele comércio e uso do crack a céu aberto se proliferar sem solução. A crackolandia paulistana, em especial, mostra para o mundo a sua superioridade negativa superando todas as outras do Brasil, nunca houve tantos usuários zumbis e pequenos traficantes por lá. Técnicos a serviço da prefeitura local estimam que algo como 3 mil a 5 mil pessoas do grupo perambulem dia e noite naquele polígono de 181 mil metros quadrados, bem no centro velho da capital. Cenário de uma cidade bombardeada, a Crackolandia paulistana de hoje é um território com quarteirões e mais quarteirões, demolidos em 2008 para dar lugar a um projeto de revitalização urbana que nem começou a se materializar. Seus habitantes são meninos e meninas, por vezes grávidas, além dos adultos, dentre os quais deficientes físicos, que envelheceram, apodreceram e se transformaram em lixo humano principalmente pelo uso do crack. Existe também uma crackolandia em Brasília, a menos de dois quilômetros do Congresso Nacional, assim como tantas outras no Rio de Janeiro e nos grandes centros do país. Uma vergonha nacional que Policia nenhuma dá jeito, pois quando chegam os policiais logo todos dispensam as drogas no meio do lixo existente por toda parte para recolhê-las posteriormente quando das suas saídas. Correndo contra o tempo o Ministério da Saúde lançou um remédio paliativo, um Programa emergencial infrutífero em junho de 2009 colocando em prática investimentos na ordem de 118 milhões de reais até o fim de 2010, entretanto, agora, de forma mais abrangente o Governo Federal, lançou um Plano mais condizente na tentativa de conter o avanço do crack e as suas conseqüências nefastas.

Depois das muitas alertas colocadas pela imprensa nacional, com matérias e mais matérias nos jornais e revistas escritos ou virtuais e principalmente pelas centenas de reportagens televisivas dando conta do horror do crack em nossa sociedade... Depois das inúmeras campanhas das diversas ONGS ou entidades diversas, a exemplo do Jornal Mais Brasil que ganhou apoio de personalidades importantes como Ivete Sangalo, Claudinha Leite, Roberto Carlos, Zezé di Camargo & Luciano, Pelé, Chitãozinho e Xororó, Vitor & Leo, Xuxa Meneghel, Angélica, Bel Marques, KLB, dentre outros que vestem a camisa e lutam contra as drogas... Depois de muitos artigos escritos por especialistas no problema dando conta da necessidade e da urgência de projetos reais e verdadeiros contra essa droga aniquiladora, aparece enfim, mais do que na hora, o Plano Nacional de Combate ao Crack.

Por: Archimedes Marques

Móveis no Cariri é na DULARE MÓVEIS - O Melhor Preço e a maior Qualidade !

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !


Passagens Aéreas no Cariri é na CRAJUBATUR !

crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinadores oficiais do Blog do Crato

Coisas da vida – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Que a vida é breve, somente percebemos quando estamos rolando ladeira abaixo na montanha do tempo. Há pouco mais de dez anos, fui com minha primeira irmã, ela não gosta que eu diga “minha irmã mais velha”, pois bem, fomos eu e ela resolver um pequeno problema num órgão público, quando a funcionária que nos atendia perguntou se ela era a minha mãe. Claro que ela não gostou. E eu saí me sentindo novinho em folha.

Mas nada como um dia atrás do outro. Mês passado, essa minha querida irmã esteve aqui hospedada em nossa casa. Veio para uma consulta médica. Então eu a acompanhei até o consultório. Os modernos consultórios médicos têm agora salas com televisão digital, com o volume do som tão baixo, que nos dá uma estranha sensação de surdez. Têm também modernas cafeteiras eletrônicas, que só faltam falar, oferecendo-nos café expresso, café com leite, chocolate, leite maltado e não sei mais quantas delícias, tudo em troca de umas míseras moedinhas que complementam a receita financeira dos médicos.

Aguardávamos o atendimento, sentados lado a lado, quando resolvi inserir alguns centavos na bonita cafeteria em troca de um simples cafezinho expresso. Mal me levantei, um senhor de idade ocupou o meu lugar, sentando-se, portanto ao lado da minha irmã.

Quando terminei meu café, aquele senhor já havia saído e a minha irmã estava com um ar de felicidade estampado no rosto, expresso por um sorriso intenso. Ao sentar-me novamente no lugar que havia sido ocupado pelo cliente idoso, minha irmã, muito contente, me disse: “Aquele senhor tão simpático que sentou aqui, me perguntou se você era meu marido.” Agora quem não gostou nada fui eu, pois sou treze anos mais novo do que a minha irmã. O meu consolo é que estávamos num consultório de um oftalmologista.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Uma pergunta pra quem souber responder:


 O que os Senadores Eunício Oliveira e José Pimentel já fizeram pelo Crato?



Uma resposta: PN 
( Pensar Neles... )

Pau da Bandeira, festa do povo - José de Arimatéa dos Santos

Festa de Santo Antônio de Barbalha é a festa do cariri. É onde caravanas de caririenses se deslocam para viver e conviver com o folclore e a tradição bem peculiar de uma região do nordeste brasileiro que tem o Pe. Cícero e a grande chapada do Araripe que dá vida a toda a essa parte do estado Ceará. E o início de tudo é o Pau da Bandeira de Santo Antônio que logo cedo a cidade acorda com bandas cabaçais e o folclore que colore todas as ruas da cidade dos verdes canaviais, como é conhecida Barbalha. Pra mim a festa de Santo Antônio, na minha infância,começava praticamente uma semana antes quando se começava a construir as barracas, parque de diversões e a velha praça Engenheiro Dória se transformava numa grande quermesse. Era o meu itinerário para a escola Joaquim Duarte Grangeiro. Antes e depois das aulas ficava a observar tudo, aquele movimento. Barbalha se agigantava, como se torna mais grande hoje nesses primeiros dias de junho.

O povo é que vai logo cedo pra mata em que repousa o "pau de Tóin" como dizem orgulhosos e devotos bravos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Dependendo do peso do pau, a chegada no largo da Igreja Matriz de Santo Antônio pode ser já à noite. Mas chega nos ombros do povo barbalhense. Esse é o momento que realmente o povo de Barbalha se manifesta tão espetacularmente. Em nome do seu padroeiro Santo Antônio. O Pau da Bandeira de Santo Antônio é do povo. Viva Santo Antônio de Barbalha!

José de Arimatéa dos Santos

Os blogs sobre Geopark Araripe - Postado por José Sales


O blogspot sobre o Geopark Araripe http://geoparkararipe.blogspot.com/ existe desde Setembro/ 2007 e foi resultante da necessidade de divulgação deste importante trabalho sobre a consolidação deste que o único Geopark das Américas, reconhecido pela UNESCO e posteriormente pelo Sistema de Geoparks Nacionais. Assim alguns participantes desta equipe original optaram por forma de comunicar que com o tempo foi incorporando outros temas de relevancia e interesse regional, além do tema original. Entretanto na trajetória de consolidação do Geopark Araripe, que há quase quatro anos tropeça na falta de diretrizes de gestão dos atuais administradores, surgiu recentemente na "blogsfera" o geoparkararipeoficial.blogspot.com que pretende ser o veículo oficial de comunicação e notícias sobre o Geopark Araripe. Não entendemos o porque desta busca de exclusividade se o interesse maior deveria ser a consolidação do contexto proposto. E neste aspecto, a atual gestão do Geopark Araripe, designada pelo Administração Superior da URCA/ Universidade Regional do Cariri, optou por uma postura claramente equivocada de reescrever a História. E nesta diretriz insiste em negar todas as realizações anteriores que levaram a configuração e reconhecimento internacional do que é o próprio Geopark Araripe tal qual foi concebido, em fins de 2005, tais como:

* A relevancia do "Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil" levou ao reconhecimento da região como um contexto relevante dos pontos de vista geológico, paleontológico, paisagistico, ambiental, antropologico, economico e social e, por conseguinte, adequado a sua inserção na Rede Global de Geoparks, apoiado em um credenciamento da UNESCO, feito na Gestão URCA do Professor André Herzog;

* A completude da visão de futuro regional expressa no "Araripe Basin Action Regional Plan" definiu um adequada inserção da URCA/ Universidade Regional do Cariri no roteiro de fortalecimento da rede de aprimoramento do Sistema de Conhecimento;

* O roteiro o básico original do "Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe";

* As definições do "Projeto de Identidade Visual e Sinalização"do Geopark Araripe, implantado em 2006 em quase todos os geotopes ou geossítios, conforme roteiro próprio convalidaram as primeiras ações de reconhecimento da cada um daqueles sítios como um dos componentes do Geopark Araripe;
* O reconhecimento da proposta e sua laurea pelo Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade/Versão 2006, levaram este destaque ao contexto nacional brasileiro no ambito da ciencia e da relevancia do mesmo nos ambitos geológico, paleontológico, paisagistico, ambiental, antropologico, economico e social;
* As várias exposições sobre o tema e a farta documentação fotográfica de qualidade superior, convalidaram este reconhecimento nacional e internacional - Exposição Internacional do Market Place de Osnabrück/ 2008, Exposição Regional no Parque de Exposições do Crato/ 2008 e Exposição Nacional no CDMA/ Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza/ 2008/ 2009;

* As várias publicações também sobre o tema, em apresentação bilingue, editadas e produzidas pela mesma equipe que há 5(Cinco anos) se dedica a estudar este enfoque: Cadernos do Geopark Araripe, Cadernos do Geopark Araripe/ Fosséis de Santana e Geopark Araripe, também contribuiram para convalidar este reconhecimento nacional e internacional;

* O recente conjunto dos "Levantamentos e Estudos Técnicos Científicos sobre os Geotopes do Geopark Araripe", recem realizado sob ccordenação da mesma equipe,que há 5(cinco anos) se dedica a estudar este enfoque, preserva a mesma linha de fortaleecimento da proposta e validação dos 9(nove) geotopes como sítios naturais referenciais a ser preservados e protegidos.

* A original proposta do Plano de Gestão do Geopark Araripe, composta de acordo com os parametros recomendados pela própria UNESCO, de forma a contribuir para melhor o desemenho da gestão, também composta pela mesma equipe referenciada

Isto põe em risco tudo que foi até aqui realizado, tendo em vista a próxima visita de representantes da Rede Global de Geoparks e a UNESCO, que em breve, virá verificar se todos os compromisssos anteriores de consolidação da proposta foram adequados e suas rotinas foram cumpridas a contento de forma a validar a permanencia do selo de credenciamento da própria UNESCO à proposição, em pauta. Imagem aérea do Canyon de da Cachoeira de Missão Velha, que tem a denominação científica de Geotope Devoniano. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução sem a prévia autorização do autor.

Postado por: José Sales

Em Primeira Mão - O Crato vai ter PAZ - Um Monumental Programa de Combate à Poluição Sonora será lançado em Junho


VALE A PENA RELER


Parabéns ao Dr. Pedro e ao Dr. Nivaldo


Olá, Pessoal,

Tenho uma ótima notícia em primeiríssima mão para aqueles que vivem atormentados no Crato pela poluição sonora. Estive nesta semana conversando com o Dr. Nivaldo Soares, secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, e recebi a informação de que as tão sonhadas cartilhas orientando a população sobre todos os aspectos do que fazer em caso de poluição sonora, das penalidades, etc já estão sendo confeccionadas na gráfica, e que um grande programa para combate eficaz da poluição Sonora vai ser lançado no Crato em torno do dia 5 próximo. Se não me falha a memória o lançamento vai ser oficializado pelo promotor de justiça Dr. Pedro, que está encabeçando ( Parabéns !) este movimento aqui no Crato contra a Poluição Sonora.

Dr. Nivaldo Soares, secretário de Meio Ambiente me disse que Poluição Sonora inclusive é considerado um crime grave, como muitos desses que a gente vê por aí e vai ser enquadrado dessa maneira aqui no Crato. E que o Crato vai dar exemplo para o resto do Estado e do Brasil atavés de leis severas e polícias aparelhadas e ENÉRGICAS no combate à poluição sonora. São milhares de cartilhas e o movimento vai reunir todas as Polícias e parece-me que até o Demutran ( a confirmar ). Enfim, todos os órgãos de controle urbano.

Conclusão: Como agora é uma coisa que parte da Justiça junto com todos os órgãos ambientais, eu acredito que teremos mais êxito do que nas tentativas anteriores, porque todas as polícias vão estar unidas e ter sua função, cada um com a sua jurisdição. O lançamento oficial do programa, se não me engano, será lá pelo dia 03 ou 5 de JUNHO próximo ( vou confirmar com o Nivaldo ), e aproveitando o ensejo, quero aqui parabenizar o Promotor Dr. Pedro e o Secretário Nivaldo Soares pela brilhante iniciativa, que já foi implantada da mesma forma em cartilha e multas pesadas, com muito sucesso em Pernambuco. O Blog do Crato apóia essa brilhante conquista, e deseja somar forças, oferecendo qualquer espaço que os organizadores quiserem, visibilidade, Primeira Página, Topo da Página, enfim, qualquer coisa que venha no sentido de coibir abusos em poluição sonora. Só assim a população do Crato ( a parte sadia ) terá finalmente a tão sonhada PAZ.

Por: Dihelson Mendonça
Na foto: Nivaldo Soares - Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano

Ainda sem destino - Por Emerson Monteiro


Neste sábado, 29 de maio de 2010, circulou pelos jornais a notícia da morte do ator norte-americano Dennis Hopper, diretor e coadjuvante de Peter Fonda e Jack Nicholson, no filme Sem destino (Easy rider), película que marcou os anos 60 e sua geração perdida. Esse clássico enfoca, sem meias tintas, o drama daqueles finais de século, numa fusão sintomática de drogas, sexo e ânsias existenciais da juventude, busca desesperada de encontrar o promo do crescimento tecnológico impaciente e recheado de fascismo opressor, frieza inútil da macroestrutura capitalista materialista, institucional, avassaladora. Ao lado deste, um outro filme, o inglês Depois daquele beijo (Blow-up), do diretor Michelangelo Antonioni, também refletiria com vigor o quadro sem saída que se desenhava no horizonte das eras e previa nuvens de impossibilidades reais da política, no futuro das próximas décadas mundiais. Eram tempos de profundas divisões de águas, auge do movimento contestatório dos hippies, quando jovens de todas as classes sociais do mundo se espalhariam, a circular feitos formigas atônitas, catando possibilidades apenas imaginárias, a fim de tranquilizar a consciência das intuições que prenunciavam geopolítica infame a subjugar o âmbito das pessoas humanas. No roteiro de Sem destino, dois fiéis representantes da contracultura viajam de motocicleta entre as cidades americanas de Los Angeles e Nova Orleans, cruzando impávidas o território estadunidense.

No longo itinerário, sentem de perto a liberdade do espírito aventureiro a lhes sacudir os longos cabelos, pelas estradas desertas, imprevisíveis, expostos e submissos às circunstâncias do acaso desafiador, porém confrontam os habitantes reacionários das povoações interioranas por demais preconceituosos. Campo aberto para avaliações do tempo histórico totalitário da época, o filme apresenta com sucesso as marcas frias da mentalidade que dominaria logo mais os quadros planetárias posteriores à Guerra do Vietnam e, um pouco adiante, à queda do Muro de Berlim, portas atuais de outros absurdos totalitários. Em rápido apanhado de verdadeiro profeta, ao término da narração, Dennis Hopper chocaria seus contemporâneos, que aguardavam final menos infeliz, com a explosão amarga da destruição dos dois personagens, cena de uma tocha de fogo produzida pelo disparo das armas dos seus perseguidores. Algo equivalente à incapacidade reconhecida de mudar o sistema plenipotenciário em que se reverteu o sonho das realizações ilusórias deste chão que foge ao contato dos nossos pés. Hopper tinha 74 anos e morreu por volta das 8h15 deste dia, cercado por familiares e amigos, disse o seu amigo Alex Hitz.

Por: Emerson Monteiro
Foto de Emerson Monteiro postada pelo administrador

Somente dois cearenses na lista dos 100 mais influentes

Do Ceará, os únicos representantes na lista os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional são dois senadores: Tasso Jereissati (PSDB) e Inácio Arruda (PCdoB). Esse é o pior desempenho da bancada cearense na história do levantamento do Diap, que existe desde 1994. Não aparece na relação nenhum deputado federal cearense. O documento foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Em 2007, seis cearenses apareciam na lista. No ano seguinte, foram quatro representantes do Ceará entre os 100 mais influentes. Em 2009, o número caiu para três. Um dos motivos do mau desempenho da bancada cearense é o fato de terem sido excluídos da lista parlamentares que estão licenciados ou estiveram afastados no período analisado, entre o segundo semestre de 2009 e maio de 2010.

Jangadeiro Online

Crato é contemplado com Melhores Programas de Assistência Social do Estado

Samuel e Monica Ceara2

Revista Ceará e Municípios

A borboleta e a flor - Postado por Océlio Teixeira

A todos e a todas leitores e colaboradores do Blog um ótimo fim de semana.

"Certa vez, um homem pediu a Deus uma Flor... ...e uma Borboleta. Mas Deus lhe deu um Cacto... ...e uma Lagarta. O homem ficou triste, pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado. Daí pensou: "Também, com tanta gente para atender..." E resolveu não questionar. Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido. Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto, havia nascido a mais bela das flores. E a horrível lagarta, transformara-se em uma belíssima borboleta. E então o homem começou a refletir: Deus sempre age certo. O seu caminho é sempre o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado. Portanto, se você pediu uma coisa e recebeu outra, confie. Nem sempre o que você deseja é o que você precisa... Como Ele nunca erra na entrega dos seus pedidos, siga em frente, sem murmurar ou duvidar. O espinho de hoje... Será a flor de amanhã." (Autor desconhecido)

Cartilha esclarece dúvidas sobre a prática do trabalho escravo no Brasil



O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou ontem, 27, duas cartilhas para esclarecer dúvidas sobre a prática do trabalho análogo à escravidão no Brasil. O material foi lançado no 1º Encontro Nacional sobre Trabalho Escravo, promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República entre os dias 25 e 27, no Distrito Federal. Produzido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do MTE, um dos livretos esclarece o conceito de trabalho escravo adotado no Brasil: o governo entende que um trabalhador escravo ganha abaixo do mínimo necessário e não é resguardado pelas leis trabalhistas existentes no país.

Para a Secretaria, um trabalho análogo à escravidão não implica apenas a limitação da liberdade especial, mas viola a dignidade humana do trabalhador. A cartilha informa também sobre o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e a inclusão do nome dos empresários e patrões que submetem os trabalhadores a essa condição na lista suja. A segunda cartilha contém uma série de perguntas e respostas que esclarecem ações de combate desse tipo de violação no Brasil: como se caracteriza a condição de trabalho escravo, as penas para esse tipo de prática, as ações do governo para combater o crime, a situação trabalhista das pessoas resgatadas e a mobilização da sociedade para evitar essa situação.

www.cnbb.org.br - Via Blog de Farias Brito - Rede Blogs do Cariri


Colômbia, no coração da América do Sul, prestes a escolher novo presidente


BOGOTÁ, Colômbia (AFP) - A Colômbia, terceiro país latino-americano em população e com o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) da região, realizará no domingo o primeiro turno de sua eleição presidencial ainda presa ao conflito com a guerrilha das Farc. Também é a maior produtora mundial de cocaína. GEOGRAFIA: País andino de 1.141.748 km2, situado no extremo noroeste da América do Sul. Com o mar do Caribe ao norte e o Oceano Pacífico a oeste, a Colômbia compartilha 6.341 km de fronteiras com Venezuela, Brasil, Peru, Equador e Panamá. POPULAÇÃO: 45,5 milhões de habitantes em 2010 (projeção do Departamento Nacional de Estatística, DANE); 78% da população é urbana (Cepal, 2009). CAPITAL: Bogotá (6,9 milhões de habitantes - Censo 2005). Medellín, com dois milhões de habitantes, é a segunda maior cidade do país. LÍNGUAS: Espanhol (oficial) e aproximadamente 64 línguas indígenas. RELIGÔES: Católicos (cerca de 75%), pequenas comunidades protestantes.

INSTITUIÇÔES POLÍTICAS: Sistema presidencial, republicano, democrático e representativo. Desde o dia 7 de agosto de 2002, o advogado Alvaro Uribe governa o país (direita). O Congresso é bicameral, composto por 102 senadores, 166 representantes da Câmara (deputados). Colômbia conta também com cinco representantes no Parlamento Andino. ECONOMIA: Principais exportações: petróleo, carvão, café, níquel, banana. População que vive abaixo da linha da pobreza: 46% em 2009 (Cepal). No dia 27 de fevereiro de 2006, Colômbia e Estados Unidos assinaram um Tratado de Livre Comércio (TLC) que ainda não foi ratificado pelo Congresso americano. PIB: 2.983 dólares per capita (Cepal, 2009, a preços constantes do mercado).

INFLAÇÃO: 2% em 2009 (Dane)
DÍVIDA EXTERNA: 53 bilhões de dólares (Banco central, dezembro de 2009).
DESEMPREGO: 12% da população economicamente ativa (Dane, 2009).
FORÇAS ARMADAS (Exército): 267 mil homens, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS 2009).
DROGA: Colômbia é a maior produtora mundial de cocaína, com cerca de 400 toneladas ao ano (430 toneladas em 2008, segundo as Nações Unidas)
CONFLITO ARMADO: Desde 1964 opera a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) - com entre 7.500 e 10 mil homens, segundo estimativas do governo e de diversas ONGs.

Também atua no país outra guerrilha, Exército de Libertação Nacional (ELN - - com cerca de 4 mil membros). Grupos paramilitares de ultradireita se desmobilizaram em 2006.

Fonte: Yahoo Notícias

SAAEC:ÁGUA DE QUALIDADE PARA TODOS-Por Wilson Bernardo.


CIDADE MODERNA SE COMEÇA PELA QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL...

É com certeza uma das grandes obras da Prefeitura Municipal e SAAEC, a mudança de tubulações de água da cidade do Crato.Será e é uma grande obra,que trará beneficio a população cratense.A nova tubulação nos dará com certeza uma qualidade de vida inquestionável.As grandes cidades,se modernizam,não com edificações pomposas,mas com obras pouco visíveis,e que se enterram,mas é com certeza a mais significativa,pela importância que a mesma requer,e é aprovada como índices de modernidade e avanços sociais,por órgãos internacionais e entidades que defendem a vida como um principio básico de avanço e de civilidade,com total apoio da ONU,para o desenvolvimento humano,fazendo com que os índices de mortalidade infantil caiam,e se prolongue a longevidade de uma população em constante mutação em seu crescimento.Parabéns a todos que fazem parte desta grande obra para a cidade do Crato.

Homens trabalhando para o bem comum
Água para todos com qualidade e serventia
É com certeza uma das grandes obras do Município
Os transtornos são temporários,mas os benefícios serão para sempre.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Em defesa de uma imprensa livre. - Vasques Landim

Vasques Landim 02


O deputado José Vasques Landim fez na Tribuna da Assembléia Legislativa um discurso contundente, cobrando e exigindo da Secretaria de Segurança do Estado, a devida apuração e esclarecimento a população do “seqüestro seguido de tortura” que foi vitima o jornalista Edson Luiz do “Jornal Sem Nome”. O deputado foi aparteado por vários parlamentares que condenaram com veemência a prática de mordaça e intencional de calar a imprensa na cidade de Juazeiro do Norte. Todos foram unânimes na cobrança de uma severa apuração deste fato lamentável, noticiado pela imprensa nacional e internacional.

Fonte: Assembléia Legislativa
Blog do Sanharol - Antonio Morais

CRATO - Notícias do dia 29 de Maio de 2010



Secretaria de Agricultura do Crato realizará distribuição de feijão e farinha para famílias assistidas pelo Garantia Safra no município

A Secretaria de Agricultura do Crato em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento CONAB distribuirá para as famílias assistidas pelo Garantia Safra, feijão e farinha. Serão 12kg de feijão e 9kg de farinha. Essa iniciativa é um complemento para cesta básica. A entrega será nas escolas das sedes dos nove distritos do município do Crato, no próximo dia 03 de junho, (quarta-feira) de 8 as 15 horas. É importante lembrar que a entrega não será feita em outro dia. Os critérios para receber serão os seguintes:

*Apresentar o boleto do Garantia Safra 2009/2010 pago.
*CPF

O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira solicita aos agricultores que levem sacos ou sacolas para receber os alimentos.

Secretaria de Ação Social do Crato promove confraternização na reabertura do projeto ABC

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social juntamente convidam toda a comunidade para a sessão solene de abertura e confraternização do projeto ABC, Francisco Bezerra. O evento será realizado próxima terça-feira, dia 1º de junho as 17 horas na sede do Projeto que fica no bairro Alto da Penha.

Governo Municipal do Crato

Parabéns aos Escritores ! - Por: Dihelson Mendonça


Estava agora mesmo olhando aí a página principal do Blog do Crato, e pude pela primeira vez em muito tempo, contemplar uma página mais ou menos como eu imaginei que deveria ser o rumo de um site que se propõe a divulgar a nossa cidade: Matérias jornalísticas, linguagem correta, isenta, apresenta os fatos, opiniões, discussões sadias, e acima de tudo, EQUILÍBRIO. Estamos finalmente chegando a um estado de equilíbrio em que a partir daqui poderemos construir mais um andar sobre a estrutura já edificada, sem riscos de desmoronamentos. As arestas foram aparadas e já podemos prosseguir na nossa caminhada. E permanecem valorosos soldados que realmente querem o bem da nossa cidade, e desejam construir conosco a muitas mãos. Há 2 semanas atingimos um novo recorde de audiência com picos de 3.200 visitas por dia. Nossos seguidores já são mais de 380 cadastrados. Em breve, chegaremos aos 500. Fico emocionado quando vejo essas reportagens aí do repórter Wilson Bernardo, um homem que sai ao sol escaldante com a sua câmera e faz o possível para nos trazer reportagens e novidades sobre a nossa cidade. E os demais membros do Blog também, que escrevem ótimos textos que certamente entrarão para a história da cidade, como o Prof. Armando Rafael, as crônicas sempre interessantes e tocantes da Magali, do Zé Flávio, do Carlos Eduardo Esmeraldo, as belas mensagens da Mônica Araripe e da Otília, as inquietações da Alessandra Bandeira, ou as postagens que de uma forma ou de outra, trazem assuntos que nos eram desconhecidos, como fazem o Océlio, o Armando, o Toinho e tantos outros. Em toda organização, é mais importante a qualidade do que a "quantidade" de pessoas empenhadas em realizar para o propósito que todos compartilham. E que bom que aqui temos as duas coisas.

Por: Dihelson Mendonça

LUZ E LINHA Artista faz intercâmbio no Cariri


Com o uso de uma tecnologia improvisada, Bruno Jacomino articula relações entre corpo e máquina, para mencionar as práticas afetivas da sociedade atual. Montar uma exposição artística a partir da interação com realidades locais é a proposta de Bruno Jacomino.

Juazeiro do Norte. O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Cariri) abre hoje a exposição individual "Entre a luz e a linha", do artista visual carioca Bruno Jacomino, com curadoria da também carioca Beatriz Lemos. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o próximo dia 10 de julho. Para realizar a exposição, Jacomino, residiu nos últimos 15 dias em Juazeiro do Norte, com o objetivo de pesquisar e interagir com a cultura e a cena artística local. Por sua vez, a curadora Beatriz Lemos, antes mesmo de Jacomino chegar ao Cariri, articulou uma rede de contatos entre os artistas, teóricos e gestores artísticos locais, para que estes participassem ativamente de residência do artista carioca. Além disso, ela acompanhou os últimos dez dias da residência artística e a montagem da exposição de Bruno Jacomino. Utilizando uma tecnologia improvisada, o artista articula relações entre corpo e máquina, para mencionar as práticas afetivas da sociedade atual.

Atentando para a plasticidade de objetos eletrônicos comuns, o artista foca sua reflexão e poética na possibilidade de uma interação orgânica, onde o sujeito possa se tornar um indivíduo livre e ativo. Suas instalações sonoras, que muitas vezes são compostas por vídeos e performances, são espaços carregados de metáforas relacionais que estimulam os demais sentidos do corpo e instigam a participação do público. "Neste sentido, apresentar o trabalho de Jacomino, em uma região de tamanha singularidade como o Cariri, é uma proposta ao mesmo tempo desafiante e animadora", justifica o gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, Lênin Falcão. A gerência regional do Centro Cultural destaca que a exposição é uma oportunidade de ativar pontes entre a produção já existente do artista e as influências de pesquisas anteriores e posteriores ao período da residência no Cariri. O intercâmbio entre artistas de diferentes realidades culturais também se torna um fator fundamental para a realização deste projeto. Os horários de visitação são de terça-feira a sexta-feira e domingo, de 13h às 21h; e no sábado, de 14h às 22h.

MAIS INFORMAÇÕES:
O Centro Cultural Banco do Nordeste- Juazeiro do Norte - Cariri
Rua São Pedro, 337, Centro
(88) 3512.2855/ 8802.0362

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30