xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 maio 2010

Ao pé do Araripe- por José Alves de Figueiredo

Eu não quero o viver muito agitado
Da cidade que o gozo facilita;
Prefiro a calma plácida e bendita
Deste lugar risonho e sossegado.

Das ambições e intrigas afastado
Eu, infeliz joguete da desdita,
Busco os lugares onde a paz habita,
Considerando-me assim melhor fadado

Luanda, meu retiro predileto!
Dá-me o repouso no teu seio quieto,
Antes que a idade o meu vigor dissipe,

Quero morrer olhando estas colinas,
As policromas telas bizantinas
Da sinuosa linha do Araripe!

COMPOSITORES DO BRASIL


ROSIL CAVALCANTI
O menestrel dos Cariris Velhos

Por Zé Nilton

De muitas histórias a região dos Cariris Velhos. Atravessada pela Serra da Borborema há, como aqui, nos Cariris Novos, geografias contrastantes. Ora lugares verdes, pegando a Zona da Mata, ora frio, no cimo dos chapadões. Mas também ambientes de pouca chuva, de quase total estio.

É desses lugares que temos ouvido referências musicais pelas veias poéticas e melódicas de um Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o Venâncio, e de seu parceiro, Manoel José do Espírito Santo, o Corumba. É da dupla a regravadísssima - O Último Pau de Arara.

A minha geração cresceu ouvindo esse hino dos retirantes, além de outra música de forte clamor sertanejo – O Meu Cariri, de Rosil Cavalcanti e Dilú Melo. Ambas são da década de 1950.

Rosil de Assis Cavalcanti foi fiel à vida do nordestino e cantou suas tristezas e alegrias. Pintou em Aquerela Sertaneja as agruras desse povo sofrido; mas, desenhou a alegria esboçada no rosto desse mesmo povo na música Festa do Milho.

Começou a sua vida artística nos anos quarenta, quando passou a trabalhar em emissoras de rádio, igualmente a quase todos os grandes músicos e compositores daquela época.

Na Rádio Tabajara, em João Pessoa, nos idos de 1943, formou dupla com Jackson do Pandeiro. A dupla Café com Leite fez muito sucesso e firmou uma grande amizade entre Rosil e Jackson. Aliás, muitas coincidências entre os dois. Ambos casados sem filhos. Ambos morreram dos males do coração no mesmo dia e mês – 10 de julho.

No programa COMPOSITORES DO BRASIL desta quinta feira, um pouco da história e das músicas de Rosil Cavalcanti. Na sequencia:

A FESTA DO MILHO, de Rosil Cavalcanti e Luiz Gonzaga com Luiz Gonzaga
AMIGO VELHO, de Rosil Cavalcanti e Luiz Gonzaga com Luiz Gonzaga
CABO TENÓRIO, de Rosil Cavalcanti com Jackson do Pandeiro
COCO DO NORTE, de Rosil Cavalcanti com Jackson do Pandeiro
FORRO DO ZÉ LAGOA, de Rosil Cavalcanti, com Anastácia
FORRO NA GAFIEIRA, de Rosil Cavalcanti com Fúba de Itaperoá
MEU CARIRI, de Rosil Cavalcanti e Dilú Melo, com Ademilde Fonseca
MOXOTÓ, de Rosil Cavalcanti e Dilú Melo com Jackson do Pandeiro
NA BASE DA CHINELA, de Rosil Cavalcanti e Jackson do Pandeiro com Jackson do Pandeiro
Ô VEIO MACHO, de Rosil Cavalcanti e Luiz Gonzaga com Luiz Gonzaga
QUADRO NEGRO, de Rosil Cavalcanti e Jackson do Pandeiro com Alceu Valença
SAUDADES DE CAMPINA GRANDE, de Rosil Cavalcanti, com Marinês
SEBASTIANA, de Rosil Cavalcanti com Jackson do Pandeiro.

Quem ouvir verá!

PROGRAMA COMPOSITORES DO BRASIL
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Às quintas-feiras, de 14 as 15 h.
Rádio Educadora do Cariri
Apoio Cultural: CCBN-Cariri
Retransmitido pela rádio web: cratinho.blogspot.com

“Lampeão, sua história”: Objetivos da primeira biografia erudita do “rei do cangaço” Por: José Romero Araújo Cardoso



(*) José Romero Araújo Cardoso

Publicada no ano de 1926, pela Imprensa Oficial do Estado da Parahyba, o livro “Lampeão, sua história”, de autoria do jornalista Érico de Almeida, é a primeira biografia erudita do “rei do cangaço”.
Almeida militou anos a fio no Jornal paraibano “O Norte”. Quando da ênfase às inovadoras políticas públicas encabeçadas pelo governo Epitácio Pessoa na presidência da República (1919-1921), engajou-se como funcionário do Ministério da Agricultura, lotado no Escritório deste órgão em Princesa (PB), cujo objetivo principal consistia em combater a lagarta rosada, a qual era sério problema para a cultura algodoeira, principal produto da pauta de exportações do Estado da Paraíba na época.
Quando do término do triênio Epitacista, houve total desestímulo dos esforços, empreendidos por parte do sucessor, o mineiro Arthur Bernardes, que escandalizado com a onda de corrupção que marcou o período anterior desestruturou as obras de açudagem e outros projetos importantes, incluindo a campanha contra as pragas que atingiam os algodoais.
Com o fechamento dos Escritórios do Ministério da Agricultura espalhados pelo Estado da Paraíba, inclusive o posto estabelecido em Princesa, Érico de Almeida ficou desempregado, como muitos outros, tendo gerado a sensibilidade do “Coronel” José Pereira Lima, que resolveu unir o útil ao agradável, talvez levando em conta o consórcio do jornalista com mulher da localidade, da família Duarte, de nome Rosa.
Devido ao ataque cangaceiro a Sousa (PB), pois antes Lampião desfrutava de proteção integral na região, graças ao acordo firmado com o “Coronel” Marçal Florentino Diniz e seu filho Marcolino, Zé Pereira se viu na contingência de desviar a atenção dos fatos através da ênfase à literatura voltada para a negação do óbvio.
O ofício de jornalista auxiliou bastante Érico de Almeida quando foi contratado para escrever o que seria a primeira biografia erudita de Lampião, pois o costume de anotar tudo quando do exercício de suas funções como funcionário do Ministério da Agricultura foi de fundamental importância para a elaboração de sua obra.
Os objetivos do livro são claros, pois negar a melindrosa relação de coiterismo que existia há tempos imemoriais na região de Princesa não era tarefa fácil. Lampião, sentindo-se traído, passou a berrar aos quatro cantos as facilidades e as serventias de sua “profissão” aos que estavam lhe perseguindo tenazmente devido à forma como se efetivou o ataque cangaceiro à cidade de Sousa.
No livro “Lampeão, sua história” há a defesa que as perseguições aos cangaceiros datavam de antes do “rei do cangaço” decidir enviar seus homens para levar avante a vingança pretendida por humilde bodegueiro da localidade de Nazarezinho (PB), então distrito de Sousa, contra importante oligarca local de nome Otávio Mariz.
Episódios conhecidos da história do cangaço, como a morte de Meia-Noite nos grotões ermos do saco dos Caçulas, foram deturpados propositalmente a fim de eximir de culpas importantes personagens que fizeram a história do movimento, como Manuel Lopes Diniz, conhecido por Ronco grosso, homem da inteira confiança dos “Coronéis” José Pereira Lima, Marçal Florentino Diniz e de Marcolino.
O livro de Érico de Almeida não cita que Lampião passou meses sendo cuidado nos Patos de Irerê por dois médicos, depois que foi ferido gravemente no tornozelo pelos disparos feitos pelos volantes comandados pelo Major Teófanes Ferraz Torres, da força pública pernambucana.
João Suassuna, presidente paraibano na época, é elevado à categoria de verdadeiro santo protetor, exponencializando consideravelmente a campanha deflagrada pelo gestor paraibano contra os cangaceiros. A forma como Érico de Almeida trata Suassuna em seu livro levou literatos de peso a afirmarem categoricamente que se tratava de um pseudônimo utilizado pelo presidente paraibano para se autopromover.
Elpídio de Almeida afirmou que era Suassuna o real autor do livro, enquanto Mário de Andrade, sutilmente, em “O Baile das Quatro Artes”, enfatizou que havia comentários de que realmente era Suassuna o autor da primeira biografia erudita de Lampião.
Em contato com pessoas que conheceram o jornalista, quando de sua estadia em Princesa, a exemplo dos senhores Zacarias Sitônio, sua esposa Hermosa Goes Sitônio e Belarmino Medeiros, todos residentes em João Pessoa (PB) na época do resgate do livro de Érico de Almeida, encontramos provas suficientes sobre a real existência do autor, como a certidão de casamento e fotografia em que aparece discretamente o jornalista.
Entrevistado em Limoeiro do Norte (CE), quando da fuga alucinada depois da tentativa de ataque a Mossoró (RN), no ano seguinte à publicação do livro de Érico de Almeida, Lampião destilou ódio contra o “Coronel “José Pereira Lima, chamando-o de falso e mentiroso, pois havia se beneficiado com todos os favores de sua “profissão” e depois o havia traído.
Após a revolução de trinta, o livro de Érico de Almeida foi sendo gradativamente esquecido, colocado entre os malditos, fruto de uma estrutura carcomida que precisava ser apagada em prol da edificação de uma nova ordem econômica, política e social.
Com o apoio indispensável do senhor Zacarias Sitônio,que apresentou-nos o livro raro escrito pelo jornalista Érico de Almeida, conseguimos resgatá-lo, no ano de 1996, após matéria publicada no jornal paraibano “Correio da Paraíba”, datado do dia 12 de agosto de 1995, sendo reeditado, setenta anos depois, pela editora universitária da UFPB, que se responsabilizou pela terceira edição em 1998.
Não obstante os profundos vínculos com as estruturas de poder dominantes na República Velha, era imprescindível que o livro “Lampeão, sua história” saísse do ostracismo ao que foi relegado pelos novos mandatários que assumiram o poder com a vitória dos revolucionários em outubro de 1930, pois cessando os exageros existem informações preciosas sobre o ciclo épico do cangaço e sua época que não podem ficar ocultas dos historiadores e dos que apreciam as velhas coisas sobre o semiárido do nordeste brasileiro.

(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró/RN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN)

Convite - Por: Carlos Rafael

Amigo Carlos Rafael, estou removendo essa postagem devido a que o Luiz Carlos já postou novamente um pouco mais acima, para evitar termos duas iguais na página principal.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

O valioso tempo dos maduros - Postado por: José Flávio Vieira


Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas... As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltampoucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutirassuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. 'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!

Mário de Andrade ( 1893 - 1945 )

A CELEBRAÇÃO DO ENCANTAMENTO



Senhoras e Senhores! Respeitável Público!

No próximo dia 29, sábado, estaremos - o programa Cariri Encantado - comemorando o nosso primeiro ano de vida nas ondas do rádio. Passaram por nossa "sala de visitas" em torno de cinquenta convidados que discorreram sobre os mais variados temas de interesse geral, quase sempre ligados aos campos da arte e da cultura. Assim, festejaremos com a presença de todos num grande palco que será transformado o Crato Tênis Clube. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 20 horas. Para marcar ainda mais esta data memorável, a OCA-OFFICINAS DE CULTURA, ARTES & Produtos Derivados e a revista virtual CaririCult reconhecem os que estão nomeados a seguir, como aqueles que verdadeiramente cumprem (ou cumpriram) a missão honrosa de fazer deste cariri cearense a região do patrimônio imaterial mais expressivo do nordeste brasileiro.

PROGRAMAÇÃO

17:00 h- No final da tarde, todos os artistas que tiverem material para expor já podem chegar ao Crato Tênis Clube para acomodarem o seu mine-stand (livros, discos, cordel, quadros, etc.), como também as Ongs, Pontos de Cultura e outras instituições que desejarem, podem levar banners, folders, cartazes, etc. e tal para divulgarem os seus trabalhos. É recomendável aos atores e artistas de um modo geral,que venham caracterizados (maquiados, roupas coloridas, etc. e tal) para que atmosfera de encantamento seja ressaltada. Entretanto, esclarecemos, que cada um se responsabiliza pela infra-estrutura do seu próprio espaço;

18:00 h- A partir dessa hora abriremos inscrições para os músicos, poetas e cronistas que desejarem se apresentar no programa Cariri Encantado que será transmitido pela Radio Educadora a partir das 20 horas;
20:00 h- Início da transmissão ao vivo do programa radiofônico Cariri Encantado, direto do Crato Tenis Clube, pela Rádio Educadora do Cariri, em parceria com o CCBNB-Cariri;
22:00 h- Encerramento do Programa Cariri Encantado;
22:15 h- Tertúlia - com Batista e sua Banda
00:30 h Encerramento

Nota do Blog do Crato: Devido ao tamanho absurdamente longo dessa postagem, e também devido à grande importância da lista daqueles que fazem a história do Crato, ela foi colocada no Link das Matérias em Destaque do Blog, onde poderá ser acessada na íntegra:

http://blogdocrato.blogspot.com/p/destaques.html

Rádio Chapada do Araripe mudou a Configuração

O servidor aonde funciona a Rádio Chapada do Araripe mudou de endereço de IP, e consequentemente, os players instalados nos outros blogs terão de mudar de endereço ou o codigo completo. Nos Blogs que eu controlo, estou mudando e consertando gradativamente. Peço paciência aos outros sites em que ela está instalada, para que eu possa fornecer aqui o novo código.

Abraços,

Dihelson Mendonça

CRATO - Instalado Santuário Eucarístico


Milhares de pessoas se reuniram no Parque de Exposições do Crato para celebrar Pentecostes e o Santuário - ANTÔNIO VICELMO.

Crato. Cerca de 30 mil pessoas de 49 paróquias de 32 municípios da Diocese de Crato participaram, no fim de semana, da celebração do Dia de Pentecostes e da instalação do Santuário Eucarístico Diocesano na Matriz de São Vicente Férrer. A programação foi aberta com concentração no Parque de Exposições do Crato. O bispo da Diocese, dom Fernando Panico, destacou também a instalação do Santuário Eucarístico, "espaço sagrado e permanente para adoração pública da Eucaristia". Ele acrescentou que o sacramento da Eucaristia está no centro da vida das comunidades eclesiais de base. "É o sacramento que expressa à comunhão de todos como numa grande família ao redor da mesa do pai", definiu. Depois da celebração, a multidão de fiéis desceu em procissão para a Igreja de São Vicente. O ostensório com a hóstia consagrada foi conduzido num carro andor para a Matriz de São Vicente, onde o diácono, Policarpo Rodrigues, chanceler do bispado, leu o decreto de supressão da Paróquia de São Vicente e instalação do Santuário Eucarístico Diocesano, que tem como reitor o padre Raimundo Ribeiro Filho e assistência das religiosas da Congregação Fraternidade Missionária.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Nosso Blog merece Respeito !


Ou "A dura profissão de Bombeiro"


Meus Amigos,

Não se pode dar as costas um minuto aqui desse Blog que sempre vem alguém para escrever alguma "baixaria", como fez aí o Sr. José Nilton Mariano, EX-membro do Blog do Crato. Através de uma resolução recente, determinei que política eleitoral e principalmente no que se refere a eleições presidenciais estão até o dia da votação proibidas aqui. Porque que fizemos isso ? Porque recebemos todos os dias inúmeros pedidos dos nossos leitores de que o Blog está ficando chato de tanta briguinha sobre LulaXDilmaXSerraX etc... percebendo que os ânimos estavam se tornando acirrados, e que até amizades antigas estavam sendo desfeitas por causa dessas confusões politiqueiras, eu resolvi ABOLIR qualquer postagem que possa enaltecer ou prejudicar qualquer dos canditados. Não se conformando com a situação, aquele que é dos mais interessados em continuar com as confusões, e em fazer politicagem barata neste Blog, a saber o José Nilton Mariano escreveu aí um artigo muito contundente em que ataca diretamente a mim e os rumos do nosso Blog. Por muitas vezes ao longo de 5 anos eu deixei passar essas coisas em branco sem tomar qualquer atitude mais enérgica, mas a paciência tem limites.

Eu nunca obriguei ninguém a escrever para o Blog do Crato. Esse espaço é um local oferecido gratuitamente por MIM, enquanto administrador e idealizador, para que as pessoas possam escrever de forma que possa enaltecer as grandes qualidades do ser humano. Nunca construiria um espaço que servisse para desmanchar amizades e gerar confusão entre as pessoas. Infelizmente, por colocar indivíduos errados e que não têm qualquer compromisso com as regras da boa convivência, temos pago um preço elevado por nossa sempre boa vontade para com elementos que ao invés de pensar no todo, pensam somente nos próprios interesses. Lamento e me arrependo de várias pessoas que no início do Blog há 5 anos, eu convidei para fazer parte do nosso quadro e que depois se mostraram seres que somente promoveram a discórdia, a baderna e a insanidade.

O Blog passa por uma reforma profunda nestes dias, uma verdadeira FAXINA, que nos levará à PAZ e contará com pessoas realmente compromissadas em construir, em ser mais, em fazer mais. Já estou farto de desordeiros, caluniadores, hipócritas e confuseiros. Tenho aguentado como pude o meu duro papel de bombeiro apagador de incêndios aqui no Blog, quando a todo instante sou convocado a resolver problemas gerados por José Nilton Mariano para com o professor Armando Rafael, entre o Mariano e a Alessandra Bandeira. Entre o Mariano e o Arquiteto José Sales. Entre o Mariano e o Matheus Siebra. E até comigo há uma grande implicância agora todos os dias. Será que todas essas pessoas não merecem ter paz em suas vidas? Será que merecemos ser aviltados pelos ataques promovidos por esse rapaz que ao longo da história só nos tem trazido transtornos ? A resposta, meus amigos, é que cansei! Cansei de ataques gratúitos, cansei de gente desordeira, cansei de confusões.

A partir desta data, o Sr. José Nilton Mariano passará para a lista dos membros que só podem postar artigos depois da minha revisão de administrador. Deverá enviar como vários membros ,que são ilustres por sinal, e nem por isso postam aqui diretamente, mas para o E-mail do Blog:

blogdocrato@hotmail.com

Se quiser! - Não estou disposto a sacrificar toda uma vida de trabalho que já temos, 6 horas que eu passo editando isso aqui diariamente para vir um filho da pátria querer jogar lama no nosso trabalho. Que vá aprender a convivência em sociedade, aprender a respeitar as pessoas, e aprender que não vale a pena jogar pedras em quem um dia lhe estendeu a mão.

Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - Dia 27 de maio de 2010.

Eventos históricos

308 - É eleito o Papa Marcelo I, o 30º papa, que sucedeu o Papa Marcelino.
1703 - O Czar Pedro, o Grande funda a cidade de São Petersburgo
1923 - É fundado em Braga o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Início da operação Dynamo.
1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Morre na semana seguinte.

Nascimentos

1332 - Ibn Khaldun, historiador e filósofo tunisiano (m. 1406).
1626 - Guilherme II, Príncipe de Orange (m. 1650).
1862 - Manuel Teixeira Gomes, político, diplomata e escritor português (m. 1941).
1868 - Aleksa Šantić, poeta sérvio (m. 1924).
1877 - Isadora Duncan, dançarina norte-americana, precursora da dança moderna (m. 1927).
1911 - Vincent Price, ator estado-unidense (m. 1993).
Teddy Kollek, político israelense (m. 2007).
1923 - Henry Kissinger, político norte-americano.
1924 - Millôr Fernandes, cartunista, jornalista e escritor brasileiro.
1947 - Branko Oblak, ex-futebolista esloveno.

Falecimentos

535 - Papa João II
1102 - Estêvão I, Conde da Borgonha e de Mâcon (n. 1057)
1564 - João Calvino, reformador religioso, fundador do calvinismo (n. 1509)
1840 - Nicolo Paganini, compositor e violinista italiano (n. 1782)
2002 - João Amazonas, político brasileiro (n.1912)
2006 - Dino 7 Cordas, violonista brasileiro (n. 1918)

Fonte Wikipédia
Imagem Siouxsie Sioux
Colaboração Alessandra Bandeira

Comissão facilita o crédito para agricultores familiares


Wandenkolk Gonçalves: projeto amplia as conquistas dos produtores rurais. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (19) a garantia, para a agricultura familiar minifundiária, de acesso às mesmas condições de financiamento dadas aos programas da reforma agrária nos empréstimos com recursos dos fundos constitucionais de financiamento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. De acordo com o Projeto de Lei 6528/09, do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), os agricultores familiares poderão adquirir empréstimos com taxas de no máximo 12% por ano, com redutores de até 50% sobre as parcelas da amortização do montante principal e sobre os encargos financeiros, conforme prevê a Lei 9126/95, que estabeleceu os fundos.

A proposta define como minifundiário o agricultor que ocupar área não superior a um módulo fiscal, com propriedade localizada nas áreas de abrangência dos fundos constitucionais de financiamento. Inicialmente, o relator Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) havia sugerido a rejeição do projeto, mas mudou de opinião e decidiu recomendar que ele fosse aprovado. "Num primeiro momento, achei que a proposta já estava contemplada por programas de governo ou leis em vigor; mas, depois de uma nova análise, avaliei que o projeto vai ao encontro do objetivo da comissão de ampliar as conquistas de todos os produtores rurais", explicou.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 26 de Maio de 2010


Geopark e Senac: parceria formará Guias de Turismo na região do Cariri

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, assinou, na manhã de ontem, com o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt e a diretora regional do Senac no Ceará, Ana Cláudia Martins, convênio de parceria para a realização de um curso técnico de Guia de Turismo. Na ocasião, foi entregue pelo coordenador geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, e o Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, a placa do Geopark ao Senac como entidade colaboradora do projeto.

Com isso, o Cariri habilitará Guias de Turismo para atuação em todo o Brasil. Isso será possível graças a parceria firmada entre as instituições. A solenidade aconteceu durante reunião do Conselho Regional do Senac do estado. O curso técnico está previsto para ser iniciado no segundo semestre deste ano, com 30 vagas. Serão três módulos, que habilitarão os profissionais a atuarem em todo o Brasil. Segundo o gerente administrativo do Senac, em Crato, Cristiano Saraiva, os detalhes finais sobre o curso estão sendo fechados, mas serão investidos pela instituição na qual representa R$ 210 mil. Já as viagens técnicas dos formandos acontecem por meio do Geopark Araripe. O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, destacou a importância estratégica da parceria, com a convergência de interesses e oportunidades, por meio das diferentes instituições, coma tarefa da mobilização das lideranças, na qualificação para o trabalho. “É um encontro promotor e promissor”, diz.

Divulgação do Geopark na Mostra SESC

O presidente da Fecomércio ressaltou que o convênio será uma das formas de atuar com a URCA, na divulgação do turismo geológico da região. Ele afirma que a parceria será ampliada, para a participação junto ao Geopark Araripe, em eventos como a Mostra Sesc de Arte e Cultura, que acontece em novembro, no Cariri, com um espaço destinado a exposição do projeto para o público em geral. A professora da Universidade e guia de turismo, Luciana Lacerda, será uma das instrutoras do curso. Ela afirma que apenas em 1997 foi realizado um curso de guia de turismo na região, habilitando profissionais para atuarem apenas regionalmente. Dessa vez, além de ser uma das instrutoras terá a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos técnicos na área e receber a carteira do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo, para atuar de forma reconhecida como profissional da área em todo o Brasil. A carga horária do curso será de 1.130 horas/aulas, sem ônus financeiro para os alunos. Já no primeiro módulo, os estudantes estarão habilitados para atuar como guia regional. No final do segundo, como guias turismo nacional. A terceira etapa estará reservada às viagens técnicas, finalizando com a parte dos aeroportos. As viagens e hospedagens, na etapa final do curso, serão financiadas pelo projeto Geopark Araripe. A seleção dos alunos será em julho e as aulas estão previstas para começar em agosto. O coordenador do Geopark, Patrício Melo, destaca a importância da participação de alunos das seis cidades do Cariri (Missão Velha, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri) que compõem o Geopark. Luciana Lacerda diz que o curso é de fundamental importância para o desenvolvimento regional, por treinar e capacitar as pessoas, além de proporcionar uma atuação regulamentada pela Embratur. A docente ressalta a ampliação desse trabalho, em nível internacional, na perspectiva de desenvolvimento por meio do Geopark Araripe. Para o coordenador, a parceria consolida um segmento profissional importante, dentro de uma estratégia de desenvolvimento regional, que é o Geopark Araripe. O projeto atua na área de educação ambiental, preservação do meio ambiente e na promoção do geoturismo, com o turismo de recepção e não de massa, com o envolvimento da comunidade e o seu desenvolvimento. O Senac será o responsável pela promoção do curso técnico em Guia de Turismo, enquanto que o Geopark Araripe e a URCA subsidiarão as despesas com os estágios obrigatórios que os alunos do curso necessitam para a conclusão do curso.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br Crato, 26 de maio de 2010.

Será um estopim

Acidente no golfo do México acelera plano de contingência do Brasil


Sarney Filho (D) tem dúvidas sobre a eficácia das ações preventivas do governo e da Petrobras.

A explosão de uma plataforma da British Petroleum, ocorrida no golfo do México em abril, que matou 11 pessoas e derramou cerca de 20 milhões de litros de óleo no mar, fez o Executivo acelerar a elaboração do Plano Nacional de Contingência para Derramamento de Óleo, que pode chegar ao Congresso até julho. A informação foi dada pela diretora do Departamento de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Sérgia Oliveira, que participou nesta terça-feira de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre os reflexos do acidente no Brasil. "Esse acidente veio mobilizar mais as pessoas para concluir os trabalhos. É um decreto que já tem uma minuta bastante avançada e esperamos que, até junho ou julho, já tenhamos um documento bastante trabalhado para ser apresentado", informou. Segundo ela, o plano nacional é o último plano a ser acionado no caso de um acidente.

Tecnologia

Na audiência, Petrobras e Ministério do Meio Ambiente admitiram que é necessário investir em tecnologia e legislação para prevenir grandes acidentes na exploração de petróleo. A Petrobras doou equipamentos para conter o vazamento no Golfo do México e mantém um funcionário na comissão que investiga o acidente, a fim de estudar a possibilidade de inovações tecnológicas preventivas. O gerente de segurança da empresa, Ricardo Azevedo, garante que os equipamentos e planos de emergência disponíveis já deixam a Petrobras em situação de destaque quanto à prevenção e à resposta diante de um acidente. "A história mostra que um grande acidente que ocorre na indústria de petróleo leva a grandes mudanças, principalmente na melhoria da segurança e da prevenção. Estamos hoje em nível de excelência na capacidade de resposta a acidentes", garantiu. Nas áreas de prevenção e contingência, a Petrobras conta com 10 centros de defesa ambiental e 13 bases avançadas, dotadas de um total de 30 embarcações de grande porte, 130 embarcações de apoio, 150 quilômetros de barreiras de contenção de óleo, 120 quilômetros de barreiras de absorção, 200 mil litros de dispersantes e 400 pessoas treinadas na aplicação de quatro diferentes planos emergenciais. A estatal, informou Azevedo, investe em segurança desde 2000, quando ocorreram vazamentos de óleo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e no rio Iguaçu, no Paraná. Sérgia Oliveira lembrou que o governo cobra ações preventivas desde o processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos. Anualmente, o órgão promove cerca de 40 simulações de execução dos planos de emergência das empresas petrolíferas.

Pré-sal

Coordenador da Frente Ambientalista, o deputado Sarney Filho (PV-MA) afirmou que ainda tem dúvidas sobre a eficácia das ações preventivas do governo e da Petrobras, sobretudo diante da exploração no pré-salO termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina.. O deputado avalia que o acidente no golfo do México deixa lições importantes a serem seguidas no Brasil. "Eu acho que nem o Brasil nem a Petrobras estão preparados para um acidente dessas proporções no pré-sal. Temos que lamentar esse acidente e tirar lições dele", avaliou. Ricardo Azevedo ressaltou que a Petrobras sempre foi pioneira em atividades em águas profundas. "A diferença é que o pré-sal está localizado em pontos bem mais longe da costa. E isso, a certo ponto, até que traz uma vantagem, entre aspas, porque se tem mais tempo de atuar no caso de a deriva de mancha ir no sentido da costa", avaliou.

Leonardo Prado - Agência Câmara

CRATO - Notícias do dia 27 de Maio de 2010



Combate à dengue continua com fumacê e mutirões de limpeza nos bairros do Crato

A Secretaria de Saúde do Crato informa que continua sendo feito em todo o município, principalmente nos bairros de maior índice de infestação do mosquito da dengue, o trabalho de aplicação de inseticida com o carro fumacê. O bairro Seminário, Conjunto Novo Crato, Vila Alta, Vila Padre Cícero, Centro da cidade e bairro São Miguel estão sendo assistidos. Hoje, começa uma campanha no Novo Lameiro, Cacimbas e Vila Alta, alertando a população quanto à incidência de novos casos. A campanha lançada pela Secretaria de Saúde, dentro de um trabalho em nível de estado, alerta a população que não é hora de parar e nem tão pouco relaxar em relação ao mosquito da dengue. Segundo a assessora de Secretaria, Aline Franca, a população deve ficar em alerta em relação aos cuidados que se deve ter para conter a infestação do mosquito e o aparecimento de novos focos do Aedes aegypti. Na próxima sexta-feira, será realizado no Novo Lameiro, por meio da Mobilização Social e Agentes de Saúde, um mutirão de limpeza nas casas e terrenos baldios, juntamente com a população, no intuito de eliminar focos do mosquito da dengue naquela localidade.

CRAS Seminário se prepara para os festejos juninos

A secretaria de Ação Social do Crato por meio do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS do seminário realizará a sua Festa Junina, no próximo dia 17 de junho. Os festejos Juninos do Centro acontecerão na Praça Dona Ceicinha, a partir das 18 horas. Há cindo anos o CRAS Seminário realiza os festejos de São João, promovendo diversão, cultura e inclusão social.


Saúde destina equipe na vacinação em domicílio

O município do Crato, por meio da equipe dos profissionais de saúde, tem realizado um trabalho assistencial durante as campanhas de vacinação no município, principalmente voltada aos idosos. A cada campanha, quando a Secretaria de Saúde recebe solicitação das famílias, ou por meio do trabalho já desenvolvido por agentes nas diversas localidades da cidade, os idosos recebem em casa os profissionais para obter a dose da vacina. Dessa forma vem acontecendo com a campanha de vacinação contra a Influenza Sazonal e a Influenza A H1N1, com um trabalho diário dos agentes de saúde nas diversas localidades do município. A Secretaria de Saúde do Crato destinou uma equipe para desempenhar essa atividade de forma exclusiva, promovendo a inclusão de todos, na promoção da saúde aos cratenses. A vacinação contra a gripe também continua sendo realizada em todos os postos de saúde do município.

Projeto Cidade Limpa atua com ação programada em bairros do Crato

A Secretaria de Infraestrutura do Crato está desenvolvendo um amplo trabalho de limpeza pública nos bairros da cidade, com capinação, varrição e pintura de meio fio, dentro de uma programação específica para cada bairro. O trabalho faz parte do Projeto Cidade Limpa, que vem obtendo bons resultados, além da passagem constante dos carros coletores de lixo nos bairros da cidade. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Muniz, a ação foi iniciada de forma intensificada no bairro Seminário, entre os dias 10 e 15 de maio, envolvendo conjunto Alto da Penha. Em seguida, a equipe chegou ao conjunto Novo Crato. A limpeza do Canal do Rio Grangeiro, das proximidades da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Central de abastecimento foi realizada por oito funcionários. Também estão inseridas na programação de maio as localidades de: Baixada Fluminense, Conjunto Nossa Senhora da Penha e Distrito de Dom Quintino. O Distrito de Monte Alverne conta com uma equipe permanente. Atualmente os trabalhos estão sendo desenvolvidos no Conjunto Novo Crato, Parque Flamengo e Conjunto do IPEC. Antes de iniciar os serviços nos bairros, todas as associações e entidades comunitárias são comunicadas das ações da Prefeitura Municipal do Crato, em prol da limpeza urbana.

Governo Municipal do Crato

CRATO - Notícias do dia 26 de Maio de 2010



Prefeito entrega Medalha de Honra ao Mérito a cabeleireiro cratense vencedor de concurso nacional

Uma tarde de premiação na prefeitura do Crato. O cabeleireiro cratense, Raysson Denis, premiado nacionalmente na olimpíada do conhecimento, na sua área, como melhor aluno do Senac, recebeu Medalha de Honra ao Mérito, no final da tarde de ontem, do prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, e do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal. Um vídeo contando um pouco da história do agraciado e a sua paixão pela profissão de cabeleireiro foi apresentado, durante a solenidade. Raysson Denis arrancou um discurso emocionado, e quase não conseguiu se expressar tamanha a sua emoção. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou o mérito do agraciado e disse que o momento marca a história de um cratense que se projeta nacionalmente com o seu trabalho. Luiz Gastão ressaltou o trabalho desenvolvido pelo cabeleireiro cratense e o seu talento em poder obter uma premiação tão significativa. A solenidade contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, e familiares do agraciado. A olimpíada do conhecimento foi realizada no Rio de Janeiro. Raysson foi o melhor aluno do curso no Senac, em Crato. Com isso, conseguiu concorrer ao concurso estadual e vencer em primeiro lugar. Ganhou o prêmio de excelência de melhor competidor da delegação do Ceará. Depois de concorrer a etapa nacional, com mais 14 participantes dos estados da federação, obteve destaque entre os dois melhores. Agora se prepara para estar entre os melhores de nível internacional.

Campanha de vacinação continua para idosos e pessoas de 30 a 39 anos

Prorrogada a campanha de vacinação contra a gripe Influenza A H1N1 para pessoas de 30 a 39 anos de idade. A campanha contra a gripe comum, também continua para as pessoas acima de 60 anos. A Secretaria de Saúde do Crato tem realizado um trabalho continuado de mobilização, no sentido de cumprir a meta de vacinação no município. A expectativa maior é quanto à procura nos postos de saúde pelos jovens para se vacinar. É importante que a meta seja atingida e o máximo de pessoas possa receber a dose da vacina.

Primeira etapa de melhoria das praças centrais do Crato deve começar em junho

O projeto de melhoria das praças centrais da cidade do Crato está em andamento, na fase de licitação. A primeira etapa da obra está prevista para junho, com a urbanização do entorno. No projeto, haverá a retirada de asfaltamento e inclusão de um piso de concreto. Em todos esses espaços será implementada a lei de acessibilidade. O nível do pavimento em concreto será o mesmo das praças para facilitar a locomoção das pessoas, com trechos mais largos. Além disso, está sendo replanejada a iluminação desses espaços públicos e melhoria na arborização.

Campanha contra aftosa vai até o dia 31 de maio

A Secretaria de Agricultura e Pecuária do município do Crato está realizando acompanhamento da vacinação da febre aftosa no município, com incentivo aos pecuaristas para que possam vacinar seu rebanho e deixá-lo imune da febre aftosa. A vacinação foi iniciada no último dia primeiro de maio e vai até o dia 31. Segundo o secretário Erasmo Ferreira, a meta é que seja vacinado no município 100% do rebanho, mantendo a média crescente a cada ano na cidade. Em 2009, houve a vacinação de 93% do rebanho bovino. Ele solicita a atenção dos criadores para a campanha, que vai até o último dia deste mês, em cumprir a meta deste ano e chegue a superar a do ano passado, em todo o município.

Governo Municipal do Crato

Zé Lourenço e Antônio Conselheiro se Encontram no Cariri Cangaço 2010 Por: Manoel Severo

Ruínas da Casa do Beato Zé Lourenço

O Sítio Histórico do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato; palco da vida e obra do Beato José Lourenço, acolhe os convidados e participantes do Cariri Cangaço 2010, na manhã se seu segundo dia.


O Caldeirão foi um dos mais significativos movimentos messiânicos do Nordeste; acontecidos em terras cearenses. A comunidade formada por mais de mil pessoas era liderada pelo paraiano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por Beato Zé Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e migrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam sua cota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na religiosidade, sob as bençãos de Padre Cícero Romão Batista. Após a morte do sacerdote de Juazeiro, os seguidores de Zé Lourenço foram obrigados a sair do Caldeirão, até que foram vítimas anos depois, de chacina na Mata dos Cavalos, na Serra do Araripe.

Já Antônio Conselheiro, o cearense de Quixeramobim, seguidor de Padre Ibiapina, escreveu uma das mais fortes páginas da história nordestina através do Arraial de Canudos, no sertão da Bahia no final do século XIX. Também perseguido pelas forças do governo foi vítima junto com sua comunidade em outubro de 1897 de uma das maiores tragédias do Brasil, quando foram mortas mais de 25 mil pessoas e queimadas mais de 5 mil casas.
Depois de todos esses anos, Zé Lourenço e Antônio Conselheiro se encontram no Cariri Cangaço 2010. Na abertura do segundo dia de atividades, na Capela de Santo Inácio de Loyola, no Sítio Caldeirão do Deserto, a partir das 9:30 h da manhã teremos as Conferências: Religiosidades, Memórias e Movimentos Sociais; com o professor doutor Lemuel Rodrigues; e a Conferência: Antônio Conselheiro, o Perfil, com o pesquisador e professor Múcio Procópio.
O Moderador do debate será o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, que contará ainda com as participações dos professores Domingos Sávio, Sandro Leonel, bisneto de Severino Tavares, do pesquisador Paulo Medeiros Gastão e Honório de Medeiros.
O Cariri Cangaço acontece de 17 a 22 de agosto na região do cariri; é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora; da Universidade Regional do Cariri - URCA e o apoio do ICC - Instituto Cultural do Cariri, do Centro Pró Memória, do ICVC - Instituo Cultural do Vale Caririense, do Memorial Padre Cícero, SEBRAE, SESC, CCBNB, Revista Nordeste VinteUM, Empresso Guanabara e SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.
Por: Manoel Severo

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30