xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 maio 2010

CRATO - Notícias do dia 22 de Maio de 2010



Escolas municipais do Crato beneficiadas com queijo e iogurte

Uma parceria com a Conab e Secretaria de Educação do Crato está beneficiando escolas da rede municipal, com o repasse de derivados do leite. O alimento é uma complementação da merenda escolar. O queijo e o iogurte fornecidos aos alunos estão proporcionando, segundo o secretário de Educação Valentim Dantas, uma complementação alimentar rica e saudável. A entrega por parte da Conab está sendo feita há cerca de um mês. São 1200 litros de leite destinados ao processamento dos derivados. O produto vem sendo repassado, por meio do projeto de compra antecipada da produção.

Vacinação contra a gripe Influenza A H1N1 continua

Mesmo com o prazo concluído da campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza A H1N1, ontem, o setor de Imunização, da Secretaria de Saúde do Crato, continua realizando a vacinação de jovens de 30 a 39 anos, e de 20 a 29 anos, no município. A Secretaria de Saúde solicita a presença desses grupos junto aos postos de saúde para receberem a dose da vacina e ficarem imunizados. Os idosos com mais de 60 anos, que ainda não se vacinaram contra a gripe comum, a Influenza Sazonal, poderão se vacinar nos postos de saúde mais próximos de suas residências, enquanto houver estoque nas unidades de saúde.

Painéis Funarte de Regência Coral terão início na próxima segunda-feira em Crato

Terá inicio, na próxima segunda-feira, 24 de maio, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, o Painel Funarte de Regência Coral 2010. O credenciamento e entrega de material para os participantes será às 8h30. As aulas do Painel de Regência Coral acontecerão de segunda (24) a sexta-feira (28), com 6 horas/aula diárias, ministradas pela musicista paranaense Lucy Schimitti , bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); e pelo tenor André Vidal, Brasiliense, pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois serão acompanhados pelo pianista Leandro Souza, de São Paulo e pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva e pelo Instrumentista de Sopro. O cearense José Robson Maia. O espetáculo de conclusão do Painel será na noite de sábado, dia 29. Pelo segundo ano, o Crato sedia o Painel Funarte na região Nordeste. O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Este ano, serão realizados Painéis nas cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação inclui cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores (com ou sem experiência) dessas localidades e de municípios vizinhos. Mais informações: Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 3523-2365.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza fórum para elaboração do plano de ação para 2010 e 2011

Com o apoio do Governo Municipal e da Secretaria de Ação Social do Crato o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizou no ultima quinta-feira, dia 20, um fórum de debates de políticas públicas da criança e do adolescente,com as propostas para elaboração do plano de ação da criança e do adolescente do município para o biênio2010/2011. O Evento aconteceu no Teatro Salviano Arraes Saraiva e contou com a presença de assistentes sociais, psicólogos representantes da sociedade civil e profissionais que fazem parte do CMDCA Além da realização desses fóruns é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Abertas inscrições para o ProJovem Adolescente em Crato

A Secretaria de Ação Social por meio da Coordenação do ProJovem adolescente comunica que estão abertas as inscrições para jovens com idade entre 15 e 17 que queiram participar do projeto. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nos Centro de Referência em Assistência Social - CRAS dos bairros do Alto da Penha, Batateira, Murití, Seminário e Vila Alta. Interessados dirijam-se ao CRAS de seu bairro de segunda a sexta de 8 da manha as 6 da noite munidos de suas respectivas documentações pessoais. O ProJovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, é um serviço sócio educativo de convívio,que visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino. Objetiva promover a inclusão de jovens qualificando e valorizando a sua participação social através de atividades sócio educativas.

Governo Municipal do Crato

VETO PRESIDENCIAL - Por: Hildeberto Aquino

VETO PRESIDENCIAL – Essa é a ameaça constante, impiedosa e desumana, talvez concretizável, que a nós idosos aposentados, atuais e do futuro, impinge o hoje irreconhecível presidente Lula - ex-operário, ex-sindicalista e, sobretudo, ex-petista. Hoje ele é apenas “O Cara”: o Lula absoluto, presunçoso, despótico, sem partido e ideologias. Só ele basta! Quem conhece o senador Paulo Paim, também do PT, intransigente defensor dos trabalhadores, sabe da sua confiabilidade e que sobre o qual não recai qualquer mácula, pessoal ou política. E é justamente o Paim quem, embasado, contradita TODAS as falsas argumentações do presidente e de seus asseclas sobre a real situação da Previdência e as inconsistentes consequências prejudiciais do atual reajuste de 7,72% e do fim do “Fator Previdenciário”, esse, em boa hora, eliminado pelo Congresso. Presidente Lula, uma nação não se faz só de bazófias como tem sido a tônica do seu governo. Precários estão a saúde, a educação, os salários. Crescentes e insustentáveis estão a violência, as drogas, a corrupção. Não cumpridas foram as promessas de reformas política, tributária, agrária etc., essenciais ao País. Portanto, não avilte mais aqueles que, honradamente, cumpriram sua missão e hoje, pelo seu miopismo humanitário, estamos na iminência de termos usurpados nossos legítimos direitos com o seu inconsequente veto. Reconsidere!

Hildeberto AQUINO
Corretor de Imóveis
Russas (CE)

BlogHumor - Acabando com a Pobreza no Brasil


Fonte: ricardolaziani.blogspot.com

República dos acomodados - por Pedro Esmeraldo


Afirmamos que o nosso objetivo é lutar pelo desenvolvimento da cidade e nunca esmorecer quando encontramos qualquer obstáculo. Atualmente, vimos os políticos fracos, arredios não se unem em favor da terra e entregam os pontos facilmente aos inimigos. Queremos dizer que no Crato os políticos usam a oposição, para deturpar o bom andamento dos serviços prestados pela situação. A maioria deles não deixa a cidade progredir porque isto é serviço prestado por uma massa digna que facilmente, devido as dificuldades causadas pelos inimigos, entregam os pontos, sem esboçar nenhuma reação que satisfaçam aos anseios do povo.
Não têm objetividade, não reagem aos estímulos negativos, não se impulsionam em defesa da terra, simplesmente esperam que caiam manás do céu como no tempo de Moisés.
Vivem com a consciência perturbada, temendo não cumprir com o dever dignamente e não satisfazerem com o trabalho digno a fim de impulsionar o desenvolvimento firme e equilibrado.
Declaramos que com muita firmeza o que mais desejamos é vermos o Crato crescido economicamente e intelectualmente, caminhando no caminho reto e exercer a prática democrática sem cambalacho que surgem nas profundezas das voçorocas malignas que ora aparecem aqui, principalmente no bairro do seminário, agravando a situação do povo com ameaças de danificar as residências desse bairro, atemorizando a situação desse mesmo povo os políticos nada fazem a não ser em épocas eleitorais pondo em si as palavras insalubres, pois o seu objetivo é enganar o povo com banana e bolo.
Cratenses, agora aproximam as eleições "das esferas federal e estadual" e nós, os cratenses, deveremos tomar cuidado com os carcarás que vêem de fora buscar votos tirando a oportunidade de elegermos os nossos representantes. Tomamos isso como uma afronta, já que andam completamente fora do eixo e nada fazem por nós e ainda impedem que os filhos desta cidade de elegerem, porque eles são bem dotados de dinheiro vivo para a compra de votos, vivem enganando o povo incauto colocando-o completamente fora do eixo da terra, não fazem nada por nossa cidade. Constantemente ouvimos os filhos desta cidade dizerem: Ora essa, os filhos daqui não fazem nada por isso vamos dar oportunidade aos de fora pra ver se fazem alguma coisa.
Enganam o povo sem sinceridade e dizem asneiras, observando portanto que o povo usa o pessimismo doentio, entregando a cidade aos carcarás e fiquem sabendo esses bichos, são os que não fazem nada mesmo, visto que não vão deixar de trabalhar pela sua terra em benefício da nossa. Por isso empregamos essa palavra popular: Mateus primeiros os teus e portando não vamos descuidar dos filhos da terra porque ruim com eles, pior sem eles.
Senhores é possível orientar o povo, mostrando o caminho verdadeiro que é o caminho da sinceridade, do amor a terra e queremos que seja tudo em torno de nós os cratenses, legítimos e adotivos e com certeza teremos amor a cidade.
A nossa opinião, e de falarmos que todos os cratenses não deverão dar apoio moral e eleitoral a esse pessoal que nos sugar, levando o bom desta cidade para outras plagas.

Texto de Pedro Esmeraldo

A ficha começa a cair: “oba-oba” dos crédulos tende a esfriar – postado por Armando Rafael



Fonte: Folha de S.Paulo de 21-05-2010

Economia brasileira pode estar "'voando alto demais", diz "Economist"
da BBC Brasil


A revista britânica "The Economist" alertou em um artigo na edição desta semana que o nível de crescimento da economia brasileira pode se tornar insustentável. Para a publicação, o fato de a economia brasileira pode estar crescendo em uma velocidade comparada ao crescimento chinês é um problema, pois "o Brasil não é a China".
"Pelo fato de (o Brasil) economizar e investir pouco, a maioria dos economistas acredita que a velocidade de crescimento deve ser limitada a 5% no máximo, para não entrar em colapso", diz a revista. A "Economist" afirma que o problema, segundo os críticos, é que grande parte dos gastos adicionais do governo está se transformando em gasto permanente, e a economia está começando a "ficar parecida com um carro com o acelerador preso ao chão".
Segundo o artigo, as autoridades estão começando a se preocupar. No mês de abril o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75% percentual, o primeiro aumento em quase dois anos, que fez com que os juros no país cheguem a 9,5% por ano. Críticos do governo afirmam que a política fiscal frouxa faz com que a tarefa do Banco Central seja ainda mais difícil, aumentando o risco de que este crescimento acabe no próximo ano, com uma desaceleração acentuada.
Segundo a "The Economist", as autoridades também tem esta preocupação.
O artigo diz que governo acabou com quase todas as isenções de impostos que tinha introduzido durante a recessão. "No dia 13 de maio os ministros declararam que iriam cortar R$ 10 bilhões dos custos do governo federal em 2010. (...) Mas isto não significa pisar no freio. Os cortes são em um generoso orçamento aprovado pelo Congresso", afirma o artigo. A "The Economist" cita o secretário de Política Econômica da Fazenda, Nelson Barbosa, ao afirmar que mesmo se o corte for implementado em sua totalidade, ele vai apenas diminuir a taxa de crescimento nos gastos do governo, mantendo-o constante ou um pouco menor como uma fatia do PIB (Produto Interno Bruto).

Pobreza ?


Proporção de pobres cai para 23% no Brasil
Segundo estudo, percentual era de 33% há quatro anos; Sudeste está entre as regiões mais favorecidas


ANTÔNIO GOIS

Folha de São Paulo - 21/05/10

DA SUCURSAL DO RIO


O percentual de pobres caiu de maneira sustentável no Brasil entre 2004 e 2008 e, mesmo com a crise financeira internacional, o movimento provavelmente não foi interrompido em 2009, de acordo com a economista Sonia Rocha, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade.Ela apresentou ontem, no 22º Fórum Nacional, um estudo com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, que mostra que a proporção de pobres no país caiu de 33,2% para 22,9% no período pesquisado.O movimento contribuiu para a redução da desigualdade, mas teve impactos diferentes nas regiões brasileiras. No Sudeste, por exemplo, a queda no número de pobres foi de 35%, enquanto no Nordeste esse percentual foi de 27%.A economista explica que o Sudeste, particularmente São Paulo, beneficiou-se mais do crescimento da renda no período, pois o principal fator que motivou isso foi a melhoria do mercado de trabalho e o aumento do salário mínimo.Ela destaca que esse era um fato esperado, pois os grandes centros tendem a se beneficiar mais rápido do crescimento econômico, mas que contribui para aumentar a desigualdade entre regiões.O trabalho mostra também que as famílias mais pobres foram as mais beneficiadas pelo crescimento.No caso apenas desse grupo, o peso das transferências de renda no orçamento total familiar aumentou de 10% para 18%, o que mostra que programas como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada tiveram papel importante na redução da pobreza.Isso não significa, diz ela, que a melhoria da situação financeira dos pobres se deu apenas por causa dessas transferências. O peso da renda do trabalho ainda representa 71% do orçamento familiar desse grupo. O que o dado mostra é que as transferências cresceram em ritmo superior aos salários e às demais rendas do trabalho.Como os dados consolidados de 2009 só serão divulgados em setembro, ainda não é possível saber se o movimento de redução da pobreza continuou mesmo durante a crise.Ela, porém, aposta que a queda deve ter continuado, já que houve melhoria do salário mínimo, aumento das transferências de renda, e a crise, no período de coleta da pesquisa do IBGE (setembro), já havia passado por sua pior fase.

Museus do Cariri

Fonte: Diário do Nordeste
JUAZEIRO DO NORTE
Memorial Padre Cícero reabre área do museu

FECHADO HÁ cerca de 30 dias, o memorial reabre parte de suas instalações. Desde ontem, o Museu voltou a ficar aberto para visitação pública, com acervo sobre Padre Cícero

por ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter
21/5/2010

Com situação ainda de precariedade, o Memorial Padre Cícero reinicia abertura ao público, mas aguarda reforma geral

Juazeiro do Norte. O Memorial Padre Cícero, neste município, reabriu parcialmente suas portas ontem. Porém, a previsão de reabertura oficial do auditório é apenas no dia 22 de julho, com o início do ano de comemoração do Centenário da cidade. Ontem foi aberta apenas a área de visitação ao museu, onde ficam as relíquias que pertenceram ao sacerdote. A abertura oficial é aguardada com expectativa pelo presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, professor Renato Casimiro. Há mais de 30 dias o local estava fechado, em virtude de infiltrações no teto do prédio e das paredes. A reforma geral deverá envolver um montante de R$ 350 mil.

Prejuízos já se somam à precariedade da estrutura. O inventário do Padre Cícero, documento tombado por lei municipal, sob a salvaguarda do Memorial, chegou a ter as últimas páginas molhadas por conta das infiltrações, com a queda da caixa de acrílico onde estavam os documentos. Na última semana, uma equipe de técnicos, incluindo engenheiros, finalizou os primeiros levantamentos da reforma que deve ser feita no local.

Segundo o presidente da Fundação, a infiltração na parte do teto da área de exposição ocorreu por conta da rachadura em dois tubos de acrílico que se encontram em cima do prédio. Na área, foi efetuada uma situação paliativa, com cola, até o conserto definitivo. "Isso resolvido, fica o Museu com a situação equacionada", diz ele. Também está sendo providenciado um revestimento da tubulação e a impermeabilização do teto.

Problemas

Mas há vários outros problemas que são citados pelo professor Renato, que foram levantados. Atualmente, o Memorial conta com apenas 20% de sua iluminação, cerca de 80% das lâmpadas estão queimadas na parte de dentro, fazendo com que as peças fiquem expostas apenas numa penumbra. Do lado de fora do prédio, outro problema grave, pela ausência de iluminação suficiente, tem ocasionado a falta de segurança.

Conforme Renato Casimiro, pessoas se aproveitam da escuridão para usar crack e transformar a área num verdadeiro bordel. "Com a iluminação, pelo menos essa situação deverá ser amenizada", afirma. A cada ano, o Memorial recebe em torno de 100 mil visitantes, em sua grande maioria, romeiros. Há contagem de visitações de até cinco mil pessoas por dia.

VISITAÇÃO

100 mil pessoas por ano chegam a visitar as instalações do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A história do sacerdote atrai público variado: de romeiros a pesquisadores

Cadê a postagem do carlos Eduardo Esmeraldo ?

Se nao me engano, eu tinha visto aqui mais cedo uma postagem do Carlos Eduardo Esmeraldo. O que houve ???

Abraços.

DM

Painéis Funarte de Regência Coral na cidade do Crato: Por Janinha

Nesta segunda-feira 24 de maio , no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, terá inicio o Painel Funarte de Regência Coral 2010, a partir das 8:30 estará aberto para o credenciamento e entrega de material para os participantes e em seguida terão início às aulas.
As aulas do Painel de Regência Coral acontecem de segunda (24) a sexta-feira (28), com 6 horas/aula diárias, ministradas pela musicista Lucy Schimitti (PR), bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); e pelo tenor André Vidal (DF), pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois serão acompanhados pelo pianista Leandro Souza (SP) e pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva e pelo Instrumentista de Sopro José Robson Maia (CE). O espetáculo de conclusão do Painel será na noite de sábado, dia 29. Pelo segundo ano, o Crato sedia o Painel Funarte na região Nordeste.
O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Crato através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Este ano, serão realizados Painéis nas cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação inclui cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores (com ou sem experiência) dessas localidades e de municípios vizinhos.

fonte:http://culturanocariri.blogspot.com

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 21 de Maio de 2010


Reitor abre XII Semana de Enfermagem da URCA

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, abriu, na noite de ontem, no Salão de Atos da Instituição, a XII Semana de Enfermagem da Universidade – o XII SENURCA -, que será realizada até o próximo dia 23. Este ano, o evento traz como temática central de discussão ‘Cuidado: Prática de Poder e Empoderamento’. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) comemorou, no último dia 12, o Dia do Enfermeiro. Na ocasião celebrou-se, conjuntamente, o 12º ano do Curso de Enfermagem da URCA, o Ano Internacional da Enfermagem e o Centenário de Morte de Florence Nightigale, nascida em 12 de maio de 1820 e a precursora da Enfermagem moderna no mundo. O evento contou com a presença dos docentes do Curso de Enfermagem. O Reitor destacou, na ocasião, a excelência do ensino da Enfermagem na Instituição, com resultados consagrados em avaliações nacionais e relembrou os esforços para a implantação do Curso de Graduação em Enfermagem da URCA. Os participantes assistiram palestras com temáticas relacionadas ao Poder do Cuidado da Enfermagem e aos Resgates Históricos da Enfermagem no Cariri e da implantação Curso de Enfermagem da URCA. Também participaram da abertura da XII Semana de Enfermagem, a Pró-Reitora de Administração, Cileide Araújo, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, José Cavalcanti, a Diretora do CCBS, Carla Figueiredo, a Chefe de Departamento, Professora Gleice Araújo, e a coordenadora do Curso, Cleide Correia. Esteve representado o corpo discente, o presidente do Centro Acadêmico, Samuel Duarte Siebra. O evento conta com o público de estudantes de Enfermagem da URCA e de outras instituições.
Fundação SOS Chapada do Araripe recebe certificação do Geopark Araripe

A Fundação SOS – Chapada do Araripe, uma organização não governamental que tem sede instalada em Barbalha, recebeu durante o Seminário “Sustentabilidade do Pau da Bandeira”, realizado no dia 13 de maio, no auditório da Faculdade de Medicina da UFC Cariri, o selo Geopark Araripe. A certificação foi entregue pelo coordenador geral, professor Patrício Melo, ao presidente da Fundação SOS Chapada do Araripe, professor Maurício Teles Freire. Com o Termo de Convênio a nova parceira compromete-se a desenvolver ações conjuntas para o desenvolvimento regional sustentável. Como parte dessas ações a Fundação já está anunciando que em parceria com o Geopark Araripe realizará no período de 4 a 18 de junho, em Barbalha, o curso de extensão “Conhecendo a Floresta do Araripe”. O curso oferece 30 vagas, terá duração de 20 horas e será ministrado às terças e sextas-feiras, no horário de 14h30 às 16h30 e aos sábados das 8 horas às 12 horas.

URCA integra Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família

A Pró-Reitora de Administração da Universidade Regional do Cariri (URCA), Cileide Araújo Riedl, assinou, no último dia 14 de maio, no auditório do Palácio de Iracema, em Fortaleza, o Termo de Cooperação para a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). O Termo tem a finalidade de promover a educação permanente, a produção do conhecimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde da família na região Nordeste. A assinatura aconteceu durante o Seminário “A Fiocruz e o Pólo Industrial e Tecnológico da Saúde”. A URCA é integrante da Rede e está como parceira no Mestrado Profissional em Saúde da Família, enviado a CAPES para aprovação. A Professora do Curso de Enfermagem da Instituição, Fátima Antero, compõe o grupo pedagógico do projeto do Mestrado e representa a URCA na Rede. O evento foi presidido pelo Governo do Estado, Cid Ferreira Gomes, e contou com a presença do Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz, Carlos Gadelha, que ministrou palestra com o tema central do seminário. A Pesquisa em Saúde no Ceará foi apresentada pela pesquisadora Claude Pirmez, Vice-Presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz. Outros temas correlacionados foram apresentados.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 21 de maio de 2010.

Herald Tribune


21/05/2010
Ao ignorar o acordo com o Irã, Obama se afunda em mais um fracasso


Roger Cohen
Em Nova York (EUA)

John Limbert, que foi refém em Teerã, agora é responsável por assuntos iranianos no Departamento de Estado. Ele deu uma boa descrição das caricaturas que afligem as não-relações entre os EUA e o Irã.
Os americanos veem os iranianos como “evasivos, falsos, fanáticos, violentos e incompreensíveis”. Os iranianos, por sua vez, veem os americanos como “beligerantes, hipócritas, ateus, imorais, materialistas, calculistas”, sem mencionar provocadores e exploradores.
Esse é o marco zero na relação mais traumatizada da Terra e a mais atormentadora. Atormentadora porque o Irã e os EUA são inimigos não naturais, pois têm tanto onde concordar, se quebrarem o gelo. Limbert, construtor de pontes, passou metade da vida tentando transmitir essa mensagem. Nunca conseguiu. A história venenosa atrapalha. Assim como os que lucram com o veneno.
Como se fosse necessária mais uma ilustração da relação de desconfiança, esta acaba de ser fornecida pelo acordo do Brasil e Turquia sobre o urânio pouco enriquecido do Irã, a reação rabugenta dos EUA e a aparente determinação dos Grandes Poderes, liderados pelo governo Obama, de se afundar mais no fracasso.
Achei que Obama estava disposto a pensar o Irã de forma diferente. Parece que não. Os presidentes precisam liderar as principais iniciativas de política externa, e não serem reativos a considerações políticas internas, neste caso a ira incandescente no Capitólio em relação ao Irã em ano de eleição.
Vou começar pelo último ponto. O Brasil e a Turquia representam o mundo pós-Ocidental emergente, que vai continuar emergindo; a secretária de Estado Hillary Clinton, portanto, deve ser menos rápida no gatilho em matar os “esforços sinceros” de Brasília e Ancara com fracos elogios.
A capacidade do Ocidente de impor soluções às questões globais, como o programa nuclear do Irã, foi erodida. Os EUA, envolvidos em duas guerras em países muçulmanos sem conclusão, não pode arcar com uma terceira. A primeira década do século 21 delineou os limites do poder norte-americano. É grande, porém não é mais determinante.
Muitos americanos, inclusive os radicais do “Tea Party”, ficam revoltados com isso e latem contra os lobos. Eles vão descobrir que os fatos são os fatos.
Falando em fatos, serei meio teatral agora. O Irã vem produzindo, sob inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), urânio enriquecido a 5% (LEU). Se o Irã quiser produzir uma arma nuclear, esse LEU teria que ser enriquecido para grau de bomba (mais de 90%).
A ideia por trás do acordo americano em Genebra em outubro era levar uma boa parte do LEU para fora do Irã, para reforçar a confiança, criar espaço de negociação e remover o material que pudesse ser subvertido. Em troca, o Irã receberia combustível atômico para o reator de pesquisa médica em Teerã.
O Irã, usa uma prática de bazar: diz sim, talvez e não, enfurecendo Obama. O país dos aiatolás agora queria que o LEU fosse armazenado em solo iraniano sob controle da AIEA, que fosse transferido para lá em fases e que a troca de combustível fosse simultânea. Esqueça, disse Obama.
Bem, a Turquia e o Brasil agora restauraram os principais elementos do acordo de outubro: um único carregamento de 1.200 kg de LEU para um ponto fora do Irã (na Turquia) e um prazo de um ano –essencial para o início de maiores negociações- entre este depósito iraniano e a importação do combustível.
E qual foi a resposta dos EUA? Promover “fortes sanções” (talvez não mais “destruidoras”) contra o Irã na ONU, e insistir em uma suspensão do enriquecimento que não estava no acordo de outubro (de fato, este foi o centro da diferença de Obama para a doutrina Bush).
Obama de fato poderia ter dito: “A pressão funciona! O Irã hesitou nas vésperas das sanções da ONU. Voltou para nossa oferta. Precisamos ser prudentes, devido ao passado iraniano de duplicidade, mas isso é um progresso. O isolamento serve aos radicais iranianos.”
"Tem gente que não sabe fazer política se não tiver inimigo", afirma Lula
Mais vídeos sobre o Irã e a crise nuclear
Não é de espantar que Ahmet Davutoglu, ministro de relações exteriores turco, esteja com raiva. Acredito nele quando diz que Obama e as autoridades norte-americanas estimularam a Turquia no início do ano a reanimar o acordo: “O que eles queriam que fizéssemos era promover a confiança no Irã para que aceitasse a troca. Fizemos nossa parte.”
Sim, a Turquia fez sua parte. Eu sei, os 1.200 kg agora representam uma proporção menor do LEU do Irã do que em outubro, e não é mais claro que o combustível virá da conversão do LEU depositado. Mas isso não é nada quando você está tentando construir uma frágil ponte entre os iranianos “falsos” e os americanos “provocadores” no interesse da segurança mundial.
As reações da França e da China –de apoio cauteloso- fizeram sentido. Os americanos não fizeram nenhum, ou somente na luz do forte defesa do Congresso por sanções “esmagadoras”. Maiores sanções não vão mudar o comportamento nuclear do Irã; negociações, talvez. Somente posso esperar que a reação americana tenha sido uma jogada de abertura.
No ano passado, na ONU, Obama pediu uma nova era de responsabilidade compartilhada. “Juntos, precisamos construir novas coalizões que superem nossas divisões”, declarou. Turquia e Brasil responderam –e foram esnobados. Obama fez suas próprias palavras iluminadas parecerem vazias.

A visão do primeiro mundo


Diplomacia de Lula atua como foguete para situar o Brasil no alto do cenário global

Lluís Bassets

El Pais

Lula cumprimenta o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, em Teerã, capital do Irã
A bola é o símbolo obrigatório da ascensão do Brasil como superpotência. Sua brilhante tradição desportiva obriga a avaliar em termos futebolísticos seus crescentes sucessos econômicos e diplomáticos. Foi o que fez o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na hora de qualificar o acordo obtido por seu presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente Mahmoud Ahmadinejad, sobre o programa iraniano de enriquecimento de urânio: "O Brasil só colocou a bola na área".
Muitas são as interpretações provocadas por esse compromisso tripartite, que segue os passos da última tentativa pilotada pela ONU para evitar que o programa iraniano desemboque na fabricação da arma nuclear; e pelo qual Teerã se compromete a entregar à Turquia 1.200 quilos de urânio pouco enriquecido, dos quais devolverá aos iranianos um décimo, por sua vez enriquecido a 20%, para uso médico.
Leia mais sobre a crise e o acordo com o Irã:
De Washington pode ser considerada uma jogada dos novos países emergentes para fechar a passagem à quarta série de sanções econômicas que os EUA estavam preparando e que apresentaram na terça-feira, poucas horas depois da assinatura dos três em Teerã. De Israel, onde seu governo desconfia das sanções diante de um regime que consideram uma ameaça existencial, cabe considerá-lo uma bofetada em Obama, que enche de razão os que aprovam a destruição por meios militares das instalações nucleares iranianas. Da Europa só se pode interpretar como o que é, em qualquer dos casos: essa bola que situa o Brasil no meio do palco e em troca desaloja os que tiveram o maior destaque nos últimos anos, tanto através do chamado Grupo 5+1 (os cinco do Conselho de Segurança, dos quais dois são europeus - França e Reino Unido -, mais a Alemanha) como do Alto Representante da União Europeia, Javier Solana, a quem os seis delegaram o grosso da negociação, coisa que não fizeram com sua sucessora, Catherine Ashton.
Os interesses da Turquia e seu primeiro-ministro desembocam diretamente na região à qual Lula viajou em duas ocasiões nos últimos três meses. Estão em jogo as relações de vizinhança e a liderança regional, embora também conte a concorrência com a Rússia. Para o Brasil, por sua vez, tudo se aposta na melhora do estatuto internacional do grande país sul-americano. Lula se colocou em um cenário reservado até quarta-feira às velhas superpotências pela mesma infalível regra de três com que seu país se incorporou ao G-20 na hora de enfrentar a crise financeira, ou entrou na cozinha decisiva da Cúpula de Copenhague sobre mudança climática.
"Tem gente que não sabe fazer política se não tiver inimigo", afirma Lula

Essa atitude corresponde a uma política internacional de cunho realista, que é conduzida sobretudo pelos interesses do Brasil como potência americana com vocação global. É uma aposta que compete diretamente com os europeus, cuja nutrida presença nas instituições internacionais, além de acentuar sua cacofonia e sua capacidade divisora, não faz mais que salientar a antiguidade de uma arquitetura internacional que se mantém quase intacta desde que terminou a última guerra mundial, há 65 anos.
Lula sempre desenvolveu uma grande atividade internacional. Mas este ano de 2010, o último de sua presidência, registrou um salto qualitativo, marcado por dois deslocamentos ao exterior que indicam como sondas a profundidade da vocação do Brasil. O primeiro o levou em março passado ao Oriente Médio, região geográfica que jamais havia ocupado um presidente brasileiro. O segundo o levou agora a Teerã e lhe proporcionou o raro privilégio de se encontrar com o guia supremo da revolução, o aiatolá Ali Khamenei, algo que só está ao alcance de uma lista muito restrita de mandatários estrangeiros.
Com sua imagem de bonomia proletária e seu enorme prestígio, Lula está atuando como um foguete propulsor do Brasil na nova etapa geopolítica multipolar. Está bem claro que como parte de seu legado político quer deixar o Brasil situado o mais alto possível no cenário internacional, e especialmente bem colocado em suas apostas institucionais. Daí que queira jogar um papel no processo de paz do Oriente Médio e agora em um conflito como o que o Ocidente mantém com o Irã, diretamente ligado à política de não-proliferação. Lula centrou a bola, que agora está dentro da área. Mas são seus sucessores que deverão começar a marcar os gols, como nos melhores tempos da seleção amarela.

CRATO - Notícias do dia 21 de Maio de 2010



Crato sedia evento sobre “Projeto: parcerias, estratégias e soluções”

Lojistas e empresários de várias cidades da região do Cariri participaram, na noite de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, em Crato, do ‘Projeto: Parcerias, Estratégias e Soluções’, com a presença de autoridades da área, do presidente da FCDL (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas), Honório Pinheiro, o secretário da Fazenda, João Marcos Maia, o deputado estadual, Mauro Filho e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRP), Régis Coelho. O prefeito Crato, Samuel Araripe, prestigiou o evento, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar. A finalidade do evento foi levar aos empresários de toda a região, informações atualizadas sobre questões empresariais, contábeis e tributárias. Os cenários e mudanças implementadas que têm impactado nos negócios mostram a necessidade de preparação para os novos tempos. Esses foram os principais eixos de discussão. No âmbito da Secretaria da Fazenda foram apresentadas as principais linhas de modernização e desburocratização e os seus reflexos para todos os contabilistas. Esses aspectos foram apresentados, também inseridos dentro da política econômica governamental do Ceará e os seus desdobramentos.

Prefeito Samuel Araripe participa da solenidade de posse da nova diretoria de Fecomércio, que acontece em Crato

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participa na próxima segunda-feira, em Crato, da solenidade de posse, pela primeira vez numa cidade do interior do estado, da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), no Crato Tênis Clube (Crato-CE), às 19 horas. O presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e os novos diretores assumem a gestão do mandato para o quadriênio 2010-2014. Na solenidade, os diretores do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Crato (Sindilojas-Crato) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte (Sindilojas-Juazeiro), com seus respectivos presidentes, Francisco Alberto Alencar Parente e José Gilson Ribeiro, também serão empossados. Cerca de 400 convidados – entre empresários, representantes do comércio, políticos e demais autoridades – devem prestigiar a cerimônia. A posse da diretoria da Fecomércio-CE no interior do Estado, reforça o compromisso do Sistema em fortalecer as ações desenvolvidas em todo o Ceará. Na ocasião, será entregue a Medalha Clóvis Arrais Maia aos empresários cearenses José Alves de Oliveira, o Zenir da empresa Zenir Móveis, e Francisco Alberto Bezerra, da Gráfica Mascote, presidente do Sindilojas Juazeiro e vice-presidente da Fecomércio- CE. A Medalha Clóvis Arrais Maia é uma forma de a Fecomércio-CE reconhecer o esforço e a determinação de personalidades que tem contribuído para o desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará e que tem atuado de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, nos valores éticos, morais e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Prazo para vacinação contra a Influenza H1N1 é até hoje

A campanha nacional contra a Influenza A H1N1 termina hoje em todo o Brasil. Segundo a coordenação do setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Crato, já foram vacinadas cerca de 26.500 pessoas em todo o município. Todos os postos de saúde continuam abertos para vacinar a população de 30 a 39 anos e de 20 a 29 anos. A Secretaria de Saúde alerta as pessoas, nessas faixas etárias, a procurarem os postos para receber a dose da vacina, que estará disponível nas unidades de saúde até o final do estoque. É importante uma participação maior dos jovens em buscar os locais de vacinação. Já a população idosa, acima de 60 anos, poderá se dirigir aos postos para tomar a vacina Influenza Sazonal, contra a gripe comum.

Crato realiza I Festival de Paródias com temáticas da dengue

Será realizado em Crato, às 16 horas de hoje, o I Festival de Paródias com temas voltados para a questão da dengue. Os participantes são de escolas do município e receberão premiações. Para o primeiro lugar, o prêmio será um computador, o segundo uma máquina digital e o terceiro, um celular. A apresentação das paródias acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. O setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município solicita que as escolas apresentem as letras das paródias, no dia do evento, em CD ou pendrive, para que seja projetada em datashow simultaneamente a apresentação do aluno. A presença da torcida de cada escola é indispensável para a animação do I Festival. Portanto, é importante que cada uma das unidades de ensino possa estar presente com o seu grupo.

Governo Municipal do Crato

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2010: Por Janinha

Programação Oficial

Dia do Pau da Bandeira

>> Palco: Parque da Cidade
Nando Cordel
Chico Pessoa
Os Águias

>> Palco: Marco Zero
Dorgival Dantas
Cheiro Nordestino
Fernandinho e Banda
Casa de Reboco

>> Palco: Praça da Estação
Italo e Reno
Flávio Leandro
Maninho e Banda

>> Palco: Largo do Rosário
Caninana do Forró
Joãozinho do Exú
Luiz Fidelis


PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DA CIDADE

*DIA 02- LOURO SANTOS E VICTOR SANTOS
                FORRÓ MOLECA ATREVIDA
                TCHEKERÊ

**DIA 03- PATATY E PATATA (HAVERÁ PASSEIO NO TREM DA ALEGRIA)

*DIA 04- BELO
                YÉGOR GOMES
                 FORRÓ TAPERA

*DIA 05- ARRÉIO DE OURO
                    BANDA ENCATUS
                    ÍNDIO E SUA TRIBO
                
*DIA 09- BONDY SAMBA
                PRATUKERÊ
                KX8

*DIA 10- DIASSIS MARTINS
                FORRÓ CABOCLO
                HERDEIROS DO REI

*DIA 11- CHICABANA
               FORRÓ DI TAIPA
                THEKERÊ

*DIA 12- LEONARDO
                FORRÓ ARRIÉGUA
                LAZÁRO PEREIRA

**DIA 13- ATRAÇÃO RELIGIOSA (ATRAÇÃO NACIONAL: A CONFIRMAR)


       OBS:
              * Pago   - Atração nacional provavelmente R$: 10,00
                            - Outras atrações R$: 5,00

              ** Gratis
fonte:http://www.olagoense.com.br/2010/05/programacao-da-festa-de-santo-antonio.html

Curiosidades da cultura nordestina: por Janinha


Curiosos remédios...

"Como vovô já me dizia: o melhor remédio pra qualquer coisa é uma boa lapada de cana". Aqui no Nordeste o que não falta é remédio, receita, doutor e doido pra experimentar!
Quem se arrisca?


AMEBA
Tomar, durante 30 dias, em jejum, um copo de água fria com três gotas de creolina.

ASMA
1) Tomar chá feito com enxerto-de-passarinho.
2) Fumar um cigarro feito com folhas secas de zabumba.
3) Comer testículos de porco assados e servidos com sal.
4) Tomar fel de boi misturado com um pouco de cachaça.
5) Tomar chá feito com chocalho da cobra cascavel. 6) Tomar chá feito do olho que tem na pena do pavão.

AZIA
Beber um copo d’água no qual foram colocadas três pitadas de cinza fria.

BICHO-DO-PÉ
Depois de retirado o bicho-do-pé, com o auxílio de um alfinete, encher a cavidade com sarro de cachimbo

CALO
Quando o sapato é novo, o calo é sempre uma certeza: 1) Colocar sobre o calo cera-de-ouvido. 2)Pingar no calo leite de avelós.

CATAPORA
Para a catapora acabar de sair ou sair ainda mais depressa, nada como tomar chá feito com o cabelo-de-milho sem açúcar.

CACHUMBA
Aplica-se, no local, um emplastro feito com o lodo do pote de carregar água da cacimba.

CHULÉ
É bom lavar os pés com a urina de uma criança.

DEDO, PÉ ou BRAÇO DESMENTIDOS
Dar uma surra no lugar afetado com um saquinho de sal grosso.

DESMAIO
1) Passar, dentro do começo do nariz da pessoa desmaiada, uma pena de galinha até a pessoa voltar a si.
2) Soprar nos ouvidos e bater na sola dos pés até a pessoa tornar, voltar a si.

DOENÇA-DOS-OLHOS
1) Pingar, no olho doente, algumas gotas de leite materno.
2) Banhar os olhos com a água onde se pôs uma rosa branca.

DOR-DE-BARRIGA
1) Tomar chá feito com a moela da galinha, crua.
2) Comer uma banana prata verdosa.
3) Comer um pedaço de macaxeira branca, crua.

DOR-DE-CABEÇA
Colocar, sobre a testa, uma mistura feita com pó de café e manteiga.

DOR-DE-DENTE
1) Introduzir na cárie, se couber, uma cabeça de fósforo.
2) Encher a cárie com o pó feito do chocalho da cobra cascavel.
3) Encher a cárie com sarro de cachimbo.

DOR-DE-GARGANTA
Comer tanajura torrada, se for tempo de tanajura.

DOR-DE-OUVIDO
Botar, no ouvido que estiver doendo, três gotas de leite materno.

ENJÔO-DE-GRAVIDEZ
Comer um pombo bem assado, sem sal.

ENJÔO-DE-VIAGEM-DE-AUTOMÓVEL
1) Colocar uma castanha de caju no bolso, se for homem, ou na bolsa, se for mulher.
2) Mascar uma cabeça de fósforo.


FURÚNCULO
Para o furúnculo estourar, por si só, nada como colocar no olho da cabeça-de-prego, um emplastro feito com o couro do bacalhau, cru.

GALO-NA-CABEÇA
Quando se leva uma pancada na cabeça e aparece um galo nada como fazer, sobre ele, forte pressão com a folha de uma faca fria.

HEMORRAGIA
Colocar, no local da hemorragia externa, para parar o sangue, um chumaço de algodão embebido em verniz de carpinteiro.

HEMORRAGIA NASAL
Molhar a cabeça em água fria e ficar olhando para o céu durante cinco minutos.

HEMORRÓIDAS
1) Sentar num pedaço de tronco de bananeira recém-cortado.
2) Colocar uma pele de fumo no anus.
3) Colocar compressas de querosene.

HIDROCELE ou ÁGUA-NAS-PARTES
Ferver a água necessária para quase encher uma bacia de tamanho médio em que se tenha colocado uma caixa de charutos vazia, para que o doente se acocore e possa tomar banho do vapor.

IMPINGEM
1) É bom cobrir a impingem com tinta de escrever.
2) Esfregar a impingem com tinta de escrever.
3) Esfregar a impingem com pólvora de caçador.

IMPOTÊNCIA SEXUAL
1)Tomar chá de catuaba.
2) Comer testículos de boi, assados.
3) Tomar sopa de mocotó-de-boi.

INDIGESTÃO
Chá feito com a pele que envolve a moela de uma galinha, crua.

JÁ-COMEÇA ou COCEIRA
Tomar banho com o cozimento de maxixes, sem comê-los.

LOMBRIGA
Comer coco seco raspado, em jejum até aborrecer.

MAL-DOS-SETE-COUROS
Passar, no local, sebo de carne-do-ceará, bem quente.

MIJAR-NA-CAMA
Nada com dar umas lapadas na criança com um muçum vivo.

MORDIDA-DE-COBRA
Tomar meia garrafa de querosene e comer um prato de farofa com bacalhau assado na brasa.

MULHER MANINHA
Para que a mulher venha a ter filhos:
1) Tomar água antes de ter relações sexuais.
2) Dar ao marido, todo dia, no almoço, carne de carneiro preto, com um copo de vinho.

PANOS BRANCOS
Lavar o rosto ou a parte afetada pelos panos brancos, com água de chuva caída na hora.

PRISÃO-DE-VENTRE
Tomar chá de cupim.

QUEDA-DE-CABELO
Pentear os cabelos com um pente feito de chumbo.

SOLUÇO
Pregar um susto à pessoa que estiver com soluço.

TERÇOL
1) Engolir nove caroços de limão durante três dias seguidos.
2) Esfregar, no chão, a semente de olho-de-boi e depois colocá-la sobre o olho onde está localizado o terçol.

fonte:http://culturanordestina.blogspot.com 

Cordelistas no Cariri Encantado-Protagonistas!

Por Luiz Carlos Salatiel
Conversar com poetas da Academia de Cordelistas do Crato, fundada em 1991 pelo radialista Elói Teles, vai ser bom demais ! É nesta sexta-feira, dia 21 de maio, um papo inspirado e recheado de estórias interessantes que sempre envolvem a confecção dessa arte poética bem típica do nordeste brasileiro. Dentre os que confirmaram a presença no nosso programa radiofônico está a poetisa Josenir Lacerda, que faz da sua residência "a casa" do poeta cordelista.

Estas estrofes integram o cordel coletivo lançado pela Academia dos Cordelistas do Crato, com o fim de enaltecer a arte popular, intitulado Tradição e Luta. Cada acadêmico daquela casa improvisou seus versos em motes diferentes, porém todos alusivos à grandeza da literatura do povo. Veja o improviso de Pedro Ernesto, um dos poetas.

Cordel tem que ser versado
ter cadência e ser completo,
mantendo em seu objeto
as raízes do passado,
onde o autor com cuidado
expresse a sua emoção,
tirando da inspiração
o que o povo quer saber
- O bom cordel deve ter
rima e metrificação.


Graças à força do estudo
do grande mestre Hugolino,
dando ao cordel um destino
de nobreza e conteúdo;
hoje, cordel não é tudo
que se pendura em cordão,
precisa ter oração,
ser bom de cantar e ler
- O bom cordel deve ter
rima e metrificação.

ENCONTRO MARCADO
Programa Radiofônico Cariri Encantado-Protagonistas
Sexta-feira, dia 21.05, a partir das 14 horas
Radio Educadora do Cariri - 1020Khz
Produção: Oca-Officinas de Cultura Artes e Produtos Derivados e CaririCult
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel
na internet: Cratinho.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30