xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 maio 2010

COMPOSITORES DO BRASIL - José Nilton de Figueiredo

CARTOLA

“O lirismo na melhor tradição
da poesia popular”(José Ramos Tinhorão)

Por Zé Nilton

Muita gente torce o nariz para as predileções musicais do crítico José Ramos Tinhorão. Ele é, diz-se, nacionalista demais, regionalista demais, popular demais quando o assunto é música.

Cá pros meus botões, eu gostava de ver Tinhorão franzir a testa, ficar possesso, furibundo mesmo quando entrava na defesa da Música Popular Brasileira de raiz. E para ele música de raiz é aquela música que nasce do telurismo dos vários brasis. Ele amava Patativa do Assaré.

A meu ver Tinhorão refundou uma escola tipificada numa crítica ácida na defesa da música brasileira seguindo as pegadas de um Ary Barroso, continuada num Flávio Cavalcanti, num Zé Fernandes, numa Aracy de Almeida, para citar alguns que me chegam à memória neste momento.

Não nego uma certa queda por sua posição ideológica de víeis intransigente na defesa da nossa musicalidade diversa. Ou seria melhor dizer: de sua intransigência de víeis ideológico... Para mim dá no mesmo. Certo é que tenho muita confiança em pessoas que aliam teoria e prática como discurso e vivência.

Bem, Tinhorão, ao falar de Cartola, e de tantos outros compositores brasileiros, o faz de forma coerente com sua visão materialista da História, situando o sujeito na sua condição de pertença às diversas classes sociais hierarquizadas no capitalismo.

Sobre Agenor de Oliveira – Cartola – escreveu no encarte da História da Música Popular Brasileira: “Negro, pobre, desprovido de beleza física, educação escolar limitada ao primário e jamais integrado de forma duradoura à estrutura do trabalho (foi aprendiz de tipografia, pedreiro, pintor de paredes, guardador e lavador de carros, vigia de edifícios e contínuo de repartição pública), o compositor do morro de Mangueira parece ter tirado exatamente de todas essas desvantagens o vigor de sua criação”.

E que criação a desse compositor de voz temporã na Música Popular Brasileira!

Sobre Cartola há muita informação nos sites de música, letras e vídeos na grande rede. Vale a pena saber mais sobre esse homem que “cultivou o lirismo na melhor tradição da poesia popular”.

No programa musical desta quinta-feira, na Rádio Educadora do Cariri, de 14 as 15 horas, Compositores do Brasil comentará algumas obras do mestre Cartola, tais como:

DIVINA DAMA, de Cartola com Chico Buarque
O SOL NASCERÁ, de Cartola e Elton Medeiros, com Nara Leão
TIVE, SIM, de Cartola com Ciro Monteiro
TEMPOS IDOS, de Cartola e Carlos Cachaça com Cartola e Odete Amaral
NÃO QUERO MAIS AMAR A NIGUÉM, de Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda com Paulinho da Viola
ACONTECE, de Cartola com Gal Costa
QUEM ME VER SORRINDO, de Cartola e Carlos Cachaça com Carlos Cachaça
ALVORADA, de Cartola e Carlos Cachaça com Carlos Cachaça
O MUNDO É UM MOINHO, de Cartola com Cartola
AS ROSAS NÂO FALAM, de Cartola com Cartola
ENSABOA, de Cartola com Cartola e Creusa
AUTONOMIA, de Cartola com Elizeth Cardoso.

Quem ouvir verá!

PROGRAMA COMPOSITORES DO BRASIL
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Rádio Educadora do Cariri – 1020
Quintas-feiras, de 14 às 15 horas
Apoio: Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri
Retransmissão: www.cratinho.blogspot.com

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E ALUNOS- Por Maria Otilia

A Fundação Demócrito Rocha abriu inscrições para o curso " O POVO NO ENEM ". Lembrando a todos que este curso é muito importante tanto para professores como para os alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio. Vale ressaltar que os alunos matriculados nas escolas públicas, poderão receber gratuitamente todos os fascículos do curso. Os demais cursistas deverão adquirir o material para estudo, através do jornal o povo, nas bancas de revistas. O curso será distribuido em módulos abrangendo as seguintes áreas do conhecimento:Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza , Matemática e suas Tecnologias, Ciencias Humanas e suas Tecnologias.

Lembrando que o novo ENEM é uma avaliação externa muito imporante, principalmente para os alunos que desejam ingressar na universidade. Este curso é mais uma ferramenta de preparação para todos que desejam aprofundar os seus conhecimentos, nas diversas disciplinas.

Acessando o site da Fundação Demócrito Rocha, todos os interessados em formação continuada, poderão ter acesso a outros cursos muito importantes para a formação profissional de cada um.

INSCREVA-SE !!! Acesse o endereço:

Fundação Demócrito Rocha

TV O POVO. UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE. EDIÇÕES DEMOCRITO ROCHA ... Fone: (85) 3255-6270 (Fundação Demócrito Rocha) Fone: (85) 3255-6005 / 0800 280 22 ...
www.fdr.com.br

Postado por Maria Otilia Moreira

Oi diz que antecipará em um ano meta de universalização da banda larga


O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, afirmou nesta quarta-feira, durante o Fórum Nacional, no Rio, que a operadora antecipará em um ano as metas de universalização do serviço de banda larga, levando-o aos municípios de sua área de concessão até o fim de 2010 --que engloba quase todo o país, exceto o Estado de São Paulo. A decisão torna-se pública em meio à controversa decisão do governo de reativar a Telebrás sob a justificativa de universalizar o serviço. Falco, porém, nega que a antecipação tenha sido motivada pela Telebrás. "A Telebrás é assunto de três semanas atrás", disse. Mas não informou quando a decisão foi tomada. Explicou que, quando o técnico chega à cidade para instalar a rede de telefone, torna-se simples implantar a rede de dados. Disse, ainda, que o fato de ser resultado de um programa de universalização, atender tais áreas não é rentável.

Há algumas semanas, a Oi chegou a levar ao governo um plano de universalização do serviço de banda larga em todo o país, em que se oferecia para capitanear o programa. O governo, porém, optou pela Telebrás. Falco chegou a dizer, durante sua participação no evento, que "se falar de botar banda larga no Brasil, a gente bota. Se mandarem parar, a gente bota assim mesmo." Falco afirmou, ainda, que a Oi terá perdas caso a Telebrás tenha prioridade nos contratos com empresas do governo. Reportagem publicada hoje pela Folha revela que o maior temor das teles com a reativação da Telebrás é a perda desses contratos, com impacto negativo de R$ 20 bilhões nas receitas do setor, por ano. "Isso é decisão de um sindicato, há empresas com muitos contratos e outras com pouco", disse, sem informar porém quanto da receita da Oi vem dos contratos com empresas públicas.

da Sucursal do Rio - Folha OnLine

Segurança para a Festa de Santo Antonio já está sendo discutida entre as autoridades


Em reunião realizada na última segunda-feira (17) na Prefeitura Municipal, com as autoridades que formam a cúpula da segurança pública do Estado do Ceará, foram registradas as presenças do Dr. Iarley Soares, diretor operacional da segurança pública do Estado; do tenente-coronel Geovani Pinheiro, da Polícia Militar; do tenente-coronel Marcílio Guimarães e do capitão Norberto, ambos do Corpo de Bombeiros; do Dr. Marcos Antônio, delegado de Polícia Civil de Barbalha; do capitão Marcos Alencar, comandante do pelotão da Polícia Militar de Barbalha; do tenente Adailton Souza, comandante da 1º Companhia; da secretária de Governo, Izabel Cristina Nóbrega Cruz; do secretário de Cultura e Turismo, Dorivan Amaro; e do secretário de Obras e Infraestrutura, Magno Coelho. O objetivo do encontro foi para adotar as primeiras medidas disciplinares concernentes aos festejos ao padroeiro de Barbalha, Santo Antônio, que começam no dia 30 deste mês.

Todo o planejamento e estrutura para montar os esquemas de segurança no município, durante este período, já estão sendo adotados pelas autoridades constituídas do município e as que fazem parte da segurança pública do Estado. É uma preocupação do prefeito José Leite promover uma festa do porte da Festa de Santo Antônio, que ela seja dotada primeiramente do quesito segurança para os barbalhenses e, principalmente, para os visitantes que visitam a cidade nesta época. Todos os esforços e medidas serão tomados para que até o dia 28 tudo esteja preparado em Barbalha. O Dr. Iarley Soares, diretor operacional da segurança pública do Estado, disse: “Foi uma reunião preliminar extremamente positiva, porque tivemos aqui presentes todos os órgãos de segurança publica que estão atuando no município, como Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Prefeitura de Barbalha e outros organismos, todos engajados, buscando proporcionar a segurança e a tranqüilidade a todos que buscam participar da Festa de Santo Antônio em Barbalha, que tem um cunho muito forte na religiosidade desta cidade”. O Dr. Iarley disse ainda que: “As diretrizes serão elencadas, procedimentos serão adotados no tocante a favorecer toda a segurança em suas diversas modalidades, para todas as pessoas que se dirijam a Barbalha a partir do início da festa. A nossa proposta é arregimentar forças para proporcionar toda segurança a esse grandioso evento”.

O capitão Marcos Alencar, comandante do Pelotão da Polícia Militar em Barbalha, classificou a reunião como das mais importantes, porque, ele enfatizou, todo evento grandioso que se faz precisa de um planejamento. “E hoje, nesta segunda-feira-feira, foi dado um bom exemplo de se planejar um quesito importante, que é a segurança dos festejos ao padroeiro de Barbalha, Santo Antônio”. Já o secretário de Cultura e Turismo do município, Dorivan Amaro, também afirmou “que a reunião foi importante porque se discutiu um assunto que sempre nos preocupou, que é a segurança dos nossos eventos, e a Festa de Santo Antônio não poderia ser diferente. Na festa do ano passado, já tivemos resultados positivos, graças ao empenho do governo municipal, e não tivemos nenhum incidente que prejudicasse o decorrer do evento, e, para este ano, os barbalhenses e a administração municipal esperam que transcorra na mais perfeita tranqüilidade, com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais organismos da segurança pública também preocupados em montar todo o esquema para que possamos ter um grande evento”, disse.

Um novo encontro irá acontecer nesta quarta-feira, envolvendo os secretários de Cultura, Dorivam Amaro, e Magno Silva Coêlho, de Obras e Infraestrutura, além do Corpo de Bombeiros, em Juazeiro do Norte, para traçar detalhes e planejamento da segurança no Parque da Cidade, local que recebe milhares de pessoas durante os grandes shows no período.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Barbalha
Via Blog "O Lagoense" - Rede Blogs do Cariri

Para jornais dos EUA, acordo é cartada do Irã para evitar sanções


NE - O Blefe que vem do Irã

BBC - Os principais jornais dos Estados Unidos em suas edições desta terça-feira veem o acordo nuclear negociado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, com o Irã do presidente Mahmoud Ahmadinejad como uma cartada diplomática de Teerã para evitar uma nova rodada de sanções no Conselho de Segurança da ONU.

O Washington Post avalia em editorial que o acordo é "ruim" e "não fará nada para conter o programa nuclear iraniano".

"Pode, entretanto, descarrilar os esforços do governo Obama de concentrar a pressão internacional no Irã e dar ao regime mais tempo para enriquecer urânio e derrotar a sua oposição doméstica", diz o jornal.

"Em outras palavras, poderia ser um grande golpe diplomático para o regime do aiatolá Ali Khamenei, que foi muito habilidoso em explorar a aspiração dos líderes brasileiro e turco de afirmar seu papel global."

O acordo também foi parar na capa do New York Times e de outro jornal do grupo, o International Herald Tribune. Para ambos os jornais, o acordo não toca na "questão central" do problema, que é a insistência iraniana de continuar enriquecendo urânio e a sua postura de impedir verificações independentes.

"Rejeitar o novo acordo, entretanto, poderia dar a impressão de que o presidente (dos EUA, Barack) Obama quer bloquear um possível meio-termo. E a negociação mostra como o Brasil e a Turquia, que se opõem às sanções por conta de seus próprios interesses econômicos, podem pôr a perder um frágil consenso internacional para elevar a pressão no Irã", diz o NYT.

O tema foi capa do americano The Wall Street Journal, que destaca a "reação de ceticismo" dos países ocidentais, em especial dos EUA, ao anúncio.

Europa

Na Europa, os jornais se dividiram em relação ao acordo. Em um editorial de tom positivo, o britânico Financial Times ressalta as vantagens deste acordo em relação ao que tinha sido proposto em outubro - que o urânio iraniano fosse enviado à Rússia e que, em troca, o Irã recebesse urânio enriquecido da França. Primeiro, diz o jornal, porque a logística desta vez seria mais fácil que a da ideia anterior; segundo, porque o acordo permite que o Irã receba de volta o seu urânio caso os países ocidentais não cumpram a sua parte na negociação; terceiro, e "mais importante", diz jornal, por causa do "papel da Turquia e, em menor grau, do Brasil".

"Ambos os países estão se colocando como atores importantes para superar a desconfiança entre o ocidente e o mundo islâmico (no caso de Ancara) e o mundo emergente em geral (no caso de Brasília)", diz o diário. "Ainda que o acordo termine em uma rua sem saída, o papel das potências emergentes é bem-vindo". O também britânico The Independent avalia que, a princípio, o acordo parece reduzir a capacidade iraniana de enriquecer urânio que poderia ser usado em uma bomba. "Entretanto, já estivemos neste mesmo estágio antes", escreve a analista do jornal, referindo-se ao fato de o Irã já ter aceitado e em seguida abandonado a proposta anterior, em artigo que acompanha a matéria de página inteira. Em uma nota separada, o Independent também examina as razões por trás da figura que chama de "Lula, o negociador". "Pode ser o prospecto de deixar o poder que o está levando a tentar conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU", diz o jornal. "Mas também se comenta que pode ser sua suposta ambição de se tornar o próximo secretário-geral da ONU." Na Espanha, o diário El País relata diz que, "na euforia do momento, ninguém em Teerã pareceu reparar nas numerosas dúvidas que o pacto suscita no exterior". Em editorial, o jornal espanhol avalia que o acordo "pode significar um giro ou apenas uma tática para evitar novas sanções".

"A Turquia e, sobretudo o Brasil, fizeram uma aposta arriscada ao facilitar a Ahmadinejad uma eventual saída como esta. Se a operação for bem-sucedida, terão confirmado o seu papel internacional; se sair mal, terão contribuído para desfazer a labirinto que se tornou a discussão sobre o programa nuclear iraniano, com seu inevitável corolário de maior tensão no Oriente Médio." Na França, o Le Figaro ressaltou que o acordo gerou "reações divididas" e que, ainda "em dúvida", os países ocidentais liderados pelo EUA continuarão pressionando pela adoção de sanções conta o Irã na ONU.

Fonte: BBC - Brasil
Foto: thebsreport.wordpress.com

Começa a ser Divulgada Programação do Cariri Cangaço 2010 Por: Manoel Severo

O Cariri cearense prepara-se para receber a solenidade de abertura do Cariri Cangaço 2010 – Coronéis, Beatos e Cangaceiros. Na noite em que comemoramos o aniversário da acolhedora Barbalha, o Teatro Nelory Figueira acolherá a Conferência de abertura da primeira noite do Cariri Cangaço, dia 17 de agosto de 2010.

Antônio Amaury Correia de Araujo, maior pesquisador do cangaço, no Brasil

Antônio Amaury Correia de Araújo, um dos mais respeitados pesquisadores e escritores do universo da temática cangaço, no Brasil; será o responsável pela Conferência de Abertura do Cariri Cangaço 2010. Antônio Amaury trará a Barbalha, a saga de um dos mais destacados personagens da historiografia do cangaço; José Osório de Farias, ou simplesmente: José Rufino. Teremos a fantástica história do vaqueiro que depois de ser convidado duas vezes pelo próprio Lampião para formar ao lado de seu bando, viria a se transformar no mais terrível matador de cangaceiros da história, sendo o responsável pela morte daquele que seria o último cangaceiro, Corisco, o Diabo Louro, em maio de 1940.

A Conferência de Abertura do Cariri Cangaço 2010, acontecerá na cidade de Barbalha, dia 17 de agosto ás 19:30 H, tendo como Moderador da Mesa de Debates; o professor doutor , Lemuel Rodrigues da cidade de Mossoró; como Debatedores; o documentarista Aderbal Nogueira de Fortaleza; o pesquisador, poeta e escritor de Paulo Afonso, João de Sousa Lima e o professor Honório de Medeiros, da cidade de Natal

A partir de hoje teremos a satisfação de divulgar para todos os amigos a Programação Completa do Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros; você vai conhecer todos os conferencistas, os temas, as mesas de debate e tudo mais que vamos encontrar no Cariri Cangaço, quando agosto chegar.

Cariri Cangaço, a história contada como você nunca viu!

Por: Manoel Severo

CRATO - Painéis Funarte de Regência Coral na cidade do Crato

Nesta segunda-feira 24 de maio , no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, terá inicio o Painel Funarte de Regência Coral 2010, a partir das 8:30 estará aberto para o credenciamento e entrega de material para os participantes e em seguida terão início às aulas.

As aulas do Painel de Regência Coral acontecem de segunda (24) a sexta-feira (28), com 6 horas/aula diárias, ministradas pela musicista Lucy Schimitti (PR), bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); e pelo tenor André Vidal (DF), pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois serão acompanhados pelo pianista Leandro Souza (SP) e pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva e pelo Instrumentista de Sopro José Robson Maia (CE). O espetáculo de conclusão do Painel será na noite de sábado, dia 29. Pelo segundo ano, o Crato sedia o Painel Funarte na região Nordeste.

O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Crato através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Este ano, serão realizados Painéis nas cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação inclui cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores (com ou sem experiência) dessas localidades e de municípios vizinhos.

Fonte: Secretaria de Cultura de Crato

Análise: acordo com Irã ajuda ou atrapalha diplomacia do Brasil?


Por Raymond Colitt

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o Brasil nesta semana sob os holofotes mundiais, com sua atuação decisiva na mediação de um polêmico acordo de intercâmbio de material nuclear do Irã. Mas Lula pode ter irritado os Estados Unidos e outros aliados poderosos com esse acordo, semelhante a um plano anterior da Organização das Nações Unidas (ONU) destinado a impedir que o Irã desenvolva as condições para produzir uma arma nuclear.
"Eu acho que a diplomacia sai vencedora hoje", disse Lula no seu programa de rádio "Café com o Presidente," um dia depois de obter do Irã o compromisso de que o país enviará ao exterior parte do seu estoque de urânio baixamente enriquecido para, em troca, receber combustível para um reator nuclear de pesquisas médicas. Algumas influentes nações ocidentais, junto com Rússia e China, parecem dispostas a recusar o acordo no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, a pedido de Washington, que continua negociando uma quarta rodada de sanções à República Islâmica. O Brasil, como uma potência global e regional em ascensão, corre o risco de parecer ingênuo ou, pior ainda, cúmplice das ambições nucleares iranianas, caso Teerã continue violando resoluções do Conselho de Segurança e relute em aceitar inspeções internacionais. "O Brasil ajudou o Irã a voltar à mesa de negociação, e isso é claramente positivo -- Lula pode reivindicar crédito por isso," disse Alcides Costa Vaz, vice-diretor do Instituto de Relações Exteriores da Universidade de Brasília. "Mas é uma aposta arriscada e frágil."

CILADAS

Mesmo antes do acordo assinado por Lula com os governos do Irã e da Turquia --que também agiu como mediadora--, Teerã já havia deixado claro que não pretendia abandonar suas atividades de enriquecimento de urânio. Potências ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver secretamente armas nucleares, embora a República Islâmica insista que sua intenção é apenas gerar eletricidade para fins civis. "Brasil e Turquia devem ser parabenizados por seus esforços, mas eles cometeram dois enormes enganos. Estão deixando o Irã com urânio enriquecido suficiente para construir uma bomba, e não asseguraram plenas inspeções internacionais", disse Robert Pasto, que foi assessor nacional de segurança dos EUA para temas latino-americanos no governo de Jimmy Carter. "Então a questão é se o Brasil desempenhou um papel construtivo ou se abalou o consenso internacional em torno do Irã," acrescentou Pastor, hoje professor da Universidade Americana, em Washington. O Brasil admite que o acordo é incompleto, mas insiste que ele abre espaço para mais diálogo. "Esse acordo não vai resolver todas as questões que existem na questão nuclear. Mas ele é o passaporte para que possa haver discussões mais amplas que criem a confiança na comunidade internacional e, ao mesmo tempo, permita o Irã exercer o direito legítimo à energia nuclear para fins pacíficos, inclusive com enriquecimento", disse o chanceler Celso Amorim na segunda-feira. Lula está acostumado a negociações difíceis. Ele entrou para a política como sindicalista de oposição ao regime militar (1964-85), e participou ativamente da democratização do país. Nos seus mais de sete anos de governo, o Brasil tornou-se também um ator importante nas negociações comerciais e globais do mundo.

SANÇÕES

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse na terça-feira a congressistas que as grandes potências, inclusive EUA, Rússia e China, concordaram com uma proposta de resolução, a ser votada pelo Conselho de Segurança da ONU, que instituiria uma quarta rodada de sanções ao Irã. O Brasil, membro não-permanente do Conselho, se opõe a novas sanções ao Irã. Amorim afirmou na terça-feira que o acordo com o Irã é compatível com aquilo que os governos ocidentais exigiam. Assessores do governo admitem que a diplomacia do governo Lula pode indispor o país com Washington a ponto de ameaçar a candidatura brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurança. "O presidente Lula tem insistido em uma coisa: 'Sei que é uma aposta arriscada ter vindo (ao Irã), vai irritar alguns países e pode ameaçar a ambição de ampliar o Conselho de Segurança'", disse a jornalistas Marco Aurélio Garcia, assessor de política externa do Palácio do Planalto, em Madri. Mas para Lula, que tem colhido elogios por sua defesa dos pobres e deseja apresentar o Brasil como uma potência não-alinhada, com voz independente, o risco pode valer a pena. Kevin Casas-Zamora, pesquisador-sênior do Instituto Brookings, de Washington, e ex-vice-presidente da Costa Rica, disse que a reforma do Conselho de Segurança é uma meta distante sob qualquer cenário, e que os EUA dependem demais do Brasil na América Latina, o que faria com que eventuais atritos se limitassem a uma reprimenda verbal. "O lado negativo para Lula é um atrito temporário com Washington e dar a impressão de que os iranianos lhe passaram a perna," disse ele. "O lado positivo é que eles (brasileiros) estão agora jogando na primeira divisão, o que o Brasil nunca fez antes."

(Reportagem adicional de Carlos Ruano Navarro em Madri)

Globo: A motivação de um plano temerário - Postado por José Sales

A iniciativa de Brasil e Turquia de fechar um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear, para evitar a imposição de sanções ao país, sofreu duro golpe com o anúncio, pela secretária americana de Estado, Hillary Clinton, de que as principais potências, incluindo Rússia e China, também chegaram a um acordo. Mas sobre o anteprojeto de resolução que submete o Irã a novas sanções a ser apreciado pelo Conselho de Segurança da ONU.

A resposta relâmpago das potências, à frente os EUA, ao acordo fechado com o presidente Ahmadinejad, em Teerã, pelo presidente Lula e pelo premier turco, Erdogan, realça as lacunas da empreitada de Brasil e Turquia. São elas: 1) a quantidade de urânio que o Irã se comprometeu a enviar ao exterior representa, hoje, percentual bem menor do estoque total do país do que quando o plano foi inicialmente apresentado pela AIEA, em outubro de 2009; 2) o acordo não faz qualquer menção à necessidade de o Irã abrir instalações nucleares à inspeção internacional, vital para constatar a finalidade do programa, se puramente civil ou também militar; 3) imediatamente após o acordo ser fechado, o Irã anunciou que continuaria a enriquecer urânio.

Desde que, durante visita ao Oriente Médio, Lula se apresentou como candidato a mediador entre palestinos e israelenses, cresceu a desconfiança de que talvez ele estivesse sendo levado pela ingenuidade ou mero desejo de protagonismo mundial. Mas, em relação ao Irã, na companhia da Turquia, é claro hoje que não houve qualquer ingenuidade por parte da atual política externa brasileira.

O entendimento anunciado ontem pela Secretária pôs por terra um dos efeitos mais esperados, tanto pelo Irã quanto pelo Brasil e pela Turquia, de seu feito diplomático em Teerã: a protelação das sanções, o que daria à ditadura teocrática iraniana mais tempo para, com suas centrífugas trabalhando a todo vapor, obter mais combustível nuclear para armas nucleares, que exigem percentual de enriquecimento bem acima dos 20% previstos no acordo.

Quando se observa o jogo arriscado em que a diplomacia brasileira tem se metido — em Honduras, em Cuba, na Venezuela, em votos contra a tradição brasileira em fóruns internacionais, e agora no Irã — fica visível a política de confronto sistemático aos interesses americanos.

O “New York Times”, citando fontes da Casa Branca, informou que o presidente Obama conversou com Lula e Erdogan, durante a Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Washington, no mês passado, sobre a necessidade de não se dar ao Irã pretexto para não cumprir as exigências da ONU. Obama reiterou sua preocupação em cartas detalhadas aos dois líderes no final de abril. De nada adiantou.

Há sérias consequências que, espera-se, estejam sendo levadas em conta pelos artífices dessa política brasileira, o “Itamaraty do B”. Uma delas se fez sentir no contra-ataque diplomático rápido dos EUA.

A opção brasileira pôs em risco um esforço necessário da comunidade internacional para conter um foco de desequilíbrio que tornará ainda mais volátil e perigosa a situação do Oriente Médio. Lembre-se que o Irã é o patrocinador de grupos radicais terroristas como o Hezbollah, no Líbano, e o Hamas, na Faixa de Gaza. Imagine-se um artefato atômico contrabandeado do Irã nas mãos de um desses grupos.

DEU NO GLOBO

Lista de besteiras e derrotas de Celso Amorim – por Reinaldo Azevedo


O maestro do vexame de agora é Celso Amorim, Abaixo, atualizo a lista de seus desastres. Certamente falta coisa, mas vamos lá:
IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL
Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame de agora, já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinjead e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo.
NOME PARA A OMC
Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!! Culpa do Itamaraty, não de Seixas Corrêa.
OMC DE NOVO
O Brasil indicou Ellen Gracie em 2009. Perdeu de novo. Culpa do Itamaraty, não de Gracie.
NOME PARA O BID
Também em 2005, o Brasil tentou João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil — do Mercosul, apenas um: a Argentina. Culpa do Itamaraty, não de Sayad.
ONU
O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.
CHINA
O Brasil concedeu à China o status de “economia de mercado”, o que é uma piada, em troca de um possível apoio daquele país à ampliação do número de vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A China topou, levou o que queria e passou a lutar… contra a ampliação do conselho. Chineses fazem negócios há uns cinco mil anos, os petistas, há apenas 30…
DITADURAS ÁRABES
Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio.
CÚPULA DE ANÕES
Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância… No Irã, agora, ele tentou ser rival de Barack Obama…
ISRAEL E SUDÃO
A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, o país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur — mais de 300 mil mortos! Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?
FARC
O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito.
RODADA DOHA
O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.
UNESCO
Amorim apoiou para o comando da Unesco o egípcio anti-semita e potencial queimador de livros Farouk Hosni. Ganhou a búlgara Irina Bukova. Para endossar o nome de Hosni, Amorim desprezou o brasileiro Márcio Barbosa, que contaria com o apoio tranqüilo dos Estados unidos e dos países europeus. Chutou um brasileiro, apoiou um egípcio, e venceu uma búlgara.
HONDURAS
O Brasil apoiou o golpista Manuel Zelaya e incentivou, na prática, uma tentativa de guerra civil no país. Perdeu! Honduras realizou eleições limpas e democráticas. Lula não reconhece o governo.
AMÉRICA DO SUL
Países sul-americanos pintam e bordam com o Brasil. Evo Morales, o índio de araque, nos tomou a Petrobras, incentivado por Hugo Chávez, que o Brasil trata como uma democrata irretocável. Como paga, promove a entrada do Beiçola de Caracas no Mercosul. Quem está segurando o ingresso, por enquanto, é o Parlamento… paraguaio! A Argentina impõe barreiras comerciais à vontade. E o Brasil compreende. O Paraguai decidiu rasgar o contrato de Itaipu. E o Equador já chegou a seqüestrar brasileiros. Mas somos muito compreensivos. Atitudes hostis, na América Latina, até agora, só com a democracia colombiana. Chamam a isso “pragmatismo”.
CUBA, PRESOS E BANDIDOS
Lula visitou Cuba, de novo, no meio da crise provocada pela morte do dissidente Orlando Zapata. Comparou os presos políticos que fazem greve de fome a bandidos comuns do Brasil.
Fonte: Veja on line

Os “xerifes” do mundo – Por: José Nilton Mariano Saraiva


Que não paire qualquer sombra de dúvida: ainda o maior país do mundo (pelo menos em termos científico e bélico, já que economicamente estão quase que falidos), e em avassalador e corrosivo processo de decadência, inclusive moral e ética, os Estados Unidos da América e o governo americano tentarão “melar” ou desqualificar a atuação do governo brasileiro no tal acordo nuclear com o Irã. Por um motivo simplório de constatação: suas reservas petrolíferas se exauriram, escafederam-se, estão no fundo do poço, praticamente zeraram, e como o seu consumo interno continua nas alturas (sem que se lhes apresentem condições de diminuí-las ou haja qualquer outra fonte alternativa, no médio prazo), há, sim, a possibilidade de um “stop” da atividade produtiva do próprio país. Existe, portanto, pra que se mantenha a máquina em funcionamento, a necessidade premente de "extrair" petróleo onde houver petróleo abundante e em excesso (leia-se Oriente Médio, preferencialmente), senão o país mais poderoso do mundo irá à lona, será nocauteado inexoravelmente (e dentro de muito pouco tempo).
Para tanto, entretanto (sem qualquer trocadilho), há que se manipular o planeta, de uma ou outra forma, independentemente de se atropelar ou aniquilar quem se habilite a contestá-los ou confrontá-los (desde quando os americanos respeitam fóruns internacionais tipo a ONU, G-8 e tal, quando resolvem que têm de intervir mundo afora ???). Assim, nada mais conveniente e apropriado (pra eles) que tentarem manter, por cima de pau e pedra, quer chova ou faça sol, o galardão de “xerifes” do mundo, defensores da raça humana, solução para todos os males dos terráqueos, nem que para tanto tenham que inventar, comprar ou manter, indefinidamente, um “conflitozinho” básico com um país periférico qualquer (mas abarrotado de petróleo) a fim de que, quando a coisa apertar e se tornar necessário (como agora, com o Irã), possam descredenciá-lo, jogá-lo às feras, invadi-lo, pô-lo contra o resto do mundo e, assim, tomar de conta das suas portentosas reservas minerais.
Afinal, quem não lembra do recentemente ocorrido no Iraque (lá mesmo, vizinho ao Irã), quando os "gringos", sob o fajuto e inconsistente argumento da existência de armas químicas com potencial de destruir a própria humanidade (que, desde o começo desconfiava-se e posteriormente comprovou-se tratar-se de uma deslavada mentira) acionaram sua mortífera e poderosa força bélica, com o objetivo único e exclusivo de apoderar-se das portentosas reservas petrolíferas iraquianas, como realmente aconteceu ??? Para tanto, não tiveram nenhum escrúpulo de “julgar” e “assassinar” (na forca e com transmissão ao vivo e a cores para todo o planeta), o presidente Saddam Hussein (ou alguém tem dúvida que aquilo foi um verdadeiro assassinato, mesmo se sabendo tratar-se de um ditadozinho de quinta categoria) ??? Aquilo foi ou não uma interferência indevida em assuntos internos de uma nação independente (cantado em verso e prosa e ardorosamente repudiado pelos próprios americanos) ???
E a próxima vítima (leiam, recortem, guardem e depois confirmem) deverá ser a nossa vizinha Venezuela, daí a midiática e avassaladora satanização do Chávez, de par com a providencial instalação de bases militares na Colômbia (do aliado Uribe), sob o falso argumento de combate aos narcotraficantes das Farc.
É imprescindível, pois, que nos cuidemos, tomemos nossas precauções, nos mantenhamos de olhos abertos, preparemo-nos pra botar a boca no trombone, porque, quando o nosso pré-sal estiver em sua capacidade plena, quando nos tornarmos exportadores do ouro negro, eles já estarão por aqui, na vizinhança, à espreita, esperando pra dá o bote mortal. Por qual razão não se metem com a “coitada” da Rússia, que também “nada de braçadas” num mar de petróleo ???. Será que é porque o arsenal nuclear russo é parelho ou superior ao deles ??? Pois é, alguém duvida que o objetivo imediato, com o Irã, seja o mesmo ???
Com relação especificamente ao acordo nuclear firmado, se o Irã não cumpri-lo o Brasil terá feito o seu papel de, como reconhecida e real potência emergente, ter tentado uma solução para um problema que afeta todo o mundo.
Alfim, fica o alerta: cuidado, muito cuidado, eles estão chegando (e não são os marcianos, não).

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Pela primeira vez no interior Nova Diretoria da Fecomércio-CE toma posse no Cariri

A Região do Cariri vai testemunhar um momento histórico para o comércio cearense com a posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), que acontece no próximo dia 24 de maio, no Crato Tênis Clube (Crato-CE), às 19h. O presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e os novos diretores assumem a gestão do mandato para o quadriênio 2010-2014. Na solenidade, os diretores do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Crato (Sindilojas-Crato) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte (Sindilojas-Juazeiro), com seus respectivos presidentes, Francisco Alberto Alencar Parente e José Gilson Ribeiro, também serão empossados. Cerca de 400 convidados – entre empresários, representantes do comércio, políticos e demais autoridades – devem prestigiar a cerimônia. É a primeira vez que ocorre uma solenidade de posse de diretoria da Fecomércio-CE no interior do Estado, reforçando o compromisso do Sistema em fortalecer as ações desenvolvidas em todo o Ceará.

Entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia
acontece no Cariri

Pela primeira vez, em 18 anos, a Medalha Clóvis Arrais Maia é entregue em uma cerimônia no interior do estado. Os prestigiados com a comenda este ano são os cearenses José Alves de Oliveira, o Zenir da empresa Zenir Móveis, e Francisco Alberto Bezerra, da Gráfica Mascote, presidente do Sindilojas Juazeiro e vice-presidente da Fecomércio- CE. A entrega da medalha ocorre na solenidade de posse da nova diretoria da Fecomércio-CE, no dia 24 de maio, no Crato Tênis Clube, às 19h. A Medalha Clóvis Arrais Maia é uma forma de a Fecomércio-CE reconhecer o esforço e a determinação de personalidades que tem contribuído para o desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará e que tem atuado de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, nos valores éticos, morais e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Nota para Imprensa

Passagens Aéreas no Cariri é na CRAJUBATUR !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

TSE multa instituto Sensus em R$ 53 mil por divulgar pesquisa eleitoral fora do prazo


Nome do contratante foi alterado quatro dias antes da divulgação do levantamento



O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou nesta terça-feira (18) o instituto de pesquisa Sensus a pagar multa de R$ 53.205 por divulgar pesquisa de intenção de votos para presidente fora do prazo legal. A decisão se baseou em representação apresentada pelo PSDB. De acordo com a legislação eleitoral, uma pesquisa só pode ser divulgada cinco dias depois de ser registrada. Na representação, o PSDB acusou o Sensus de ter divulgada a pesquisa no dia 13 de abril, após ter alterado o nome de quem contratou o levantamento no dia 09 daquele mês. O outro registro, com o nome do antigo contratante, aconteceu no dia 05. O instituto alegou um “erro material” para pedir a alteração do contratante de Sindecrep (Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral do Estado de São Paulo) para Sintrapav Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo). Em decisão no início de maio, o relator do caso, ministro Joelson Dias, havia dito que a alteração do nome do contratante não alterava os dados da pesquisa, negando a representação. Ele manteve seu voto na sessão de hoje, mas foi vencido pelos outros seis ministros, que consideraram que houve desrespeito aos prazos legais.

Fonte: R7

Jairo Starkey no Cariri Encantado- Sonoridades!


A bela foto clicada por Dihelson Mendonça (*) que ilustra esta postagem é para chamar a atenção: o Jairo Starkey vai estar no nosso programa desta quarta-feira para falar da sonoridade dos tempos em que era " o crooner" das bandas que animavam as tertúlias nos clubes sociais caririenses e de outros estados. Muitas estórias tragicômicas devem aflorar num papo que promete.

ENCONTRO MARCADO:
Programa Radiofônico Cariri Encantado - Sonoridades
Quarta-feira, dia 19.05, a partir das 14 horas
Radio Educadora do Cariri, 1020 khz
Produção Oca-Officinas de Cultura, Artes e produtos derivados
e Revista Virtual CaririCult
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel

(*) Dihelson, espero que não me processe por utilizar sua foto. Tudo por uma boa causa.

Anatel poderá criar cartão de celular com prazo de uso ilimitado

O gerente de Comunicações Pessoais Terrestres da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Nelson Mitsuo, disse nesta terça-feira que a agência está estudando a criação de um cartão telefônico que não esteja associado a nenhum aparelho de celular para ser usado para ligações móveis. Segundo ele, o cartão poderia ser usado em qualquer aparelho e teria prazo ilimitado de validade dos créditos. Essa solução resolveria o problema da validade dos créditos de celular pré-pago, que vem sendo questionada por órgãos de defesa do consumidor e pelo Ministério da Justiça.

Segundo Mistuo, que participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o preço da telefonia no país, a ideia vem sendo discutida pela Anatel desde a criação do sistema de pré-pago, mas ainda falta definir questões técnicas, como a plataforma de cobrança do serviço. O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse hoje que a agência está trabalhando em conjunto com o Ministério da Justiça para encontrar soluções viáveis para o consumidor. "Há um entendimento entre os dois órgãos e disposição para encontrar uma solução técnica melhor para o consumidor", disse.

da Agência Brasil

SECA NO CEARÁ - Emergência deve ser decretada em junho


Os agricultores estão desolados com a seca. O pequeno produtor Manoel da Silva, em Quixadá, perdeu 100% do plantio - ALEX PIMENTEL - NO CARIRI, GADO foi colocado na roça de milho e feijão para aproveitar o pouco pasto que resta - ANTÔNIO VICELMO

Em todo o Ceará já se contabiliza as perdas na agricultura, em alguns casos supera 70%, devido a falta de chuvas. Fortaleza. Com uma quadra chuvosa considerada muito abaixo da média na distribuição dos meses de abril até maio, e uma estimativa de perda que cresce a cada dia que não chove, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) não pretende ceder às pressões para adiantar a liberação do Garantia Safra, no entanto não nega para até a primeira semana de junho a previsão mais concreta para o decreto de situação de Emergência. Prefeituras municipais e a Ematerce correm contra o tempo para a conclusão do relatório de perdas nas lavouras do Interior, que em alguns casos supera 70%.

De 1 de janeiro até ontem, as chuvas registradas em todas as macrorregiões do Estado ficaram 53% abaixo da média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). E para os próximos três dias a previsão é de muito sol e parcas pancadas de chuva, especialmente no litoral de Fortaleza e Pecém. Não só a ausência de chuvas, mas, principalmente, a irregularidade das poucas precipitações, ocasionando os veranicos, têm prejudicado a lavoura cearense, num quadro cada vez mais claro de "seca verde", ou mesmo seca propriamente dita - caso dos Inhamuns. "A situação é realmente de muitas perdas", afirma com menos dúvida - que no início do mês -, o secretário executivo Wilson Brandão, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A mais recente informação do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LPSA), divulgado no fim de abril, já apontava para uma perda significativa em pelo menos 14 de 46 produtos pesquisados. A variação negativa inclui algodão herbáceo, arroz de sequeiro, feijão, milho e mandioca. O problema já é sentido na mesa do consumidor, que está pagando mais caro por esses produtos ou mesmo cozinhando menos vezes - caso do feijão. No total contabilizado pelo IBGE, a estimativa era de produção, em abril deste ano, 23,82% menos do que se esperava no início do ano e 20,48% em relação ao mesmo período do ano passado. De 1 a 23 de abril, o desvio negativo da quadra chuvosa foi maior na região do Litoral Norte, com 26,1% negativos. Esse levantamento do IBGE será atualizado até o início do mês de junho. Será também na primeira semana do mês de junho que a Funceme apresentará novo prognóstico de chuvas.

PREJUÍZO NO CAMPO

Perdas na safra chegam a ser total

Crato. Antes mesmo do posicionamento oficial do governo, os agricultores do Cariri já "decretaram" o quadro de seca verde, colocando o gado dentro das roças de milho e feijão para aproveitar, pelo menos, a pastagem do pouco que sobrou do inverno deste ano. Nos municípios de Missão Velha, Brejo Santo e Crato, de acordo com informações dos líderes sindicais, a perda foi superior a 70%. O secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Zilcélio Ferreira, orienta os pequenos produtores a não transformarem o plantio em pasto, tendo em vista que os técnicos da Ematerce ainda estão fazendo a avaliação dos prejuízos no Estado. Quem acreditou nas chuvas de março, depois do dia 19, dia de São José, perdeu o plantio. O agropecuarista Joaquim Rubens Arrais, do Sítio Cana Brava, em Missão Velha, perdeu o primeiro plantio. Só aproveitou a palha para o gado. No segundo plantio, ao invés de soltar o gado na área, resolveu irrigar o milho que já estava soltando pendão. Quem não teve condições de irrigar, vendeu o pasto para os criadores de gado. A chefe do escritório da Ematerce do Crato, Elcileide Mendonça, informou que o resultado oficial do índice de perda só será divulgado na próxima semana. Os escritórios da Ematerce já enviaram o resultado do levantamento feito em campo, mas não tem autorização para divulgar por enquanto.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Edição de hoje, 19 de Maio de 2010

Barbalha homenageia Trezena de Santo Antônio


IGREJA DO Rosário de Barbalha decorada com cores da Copa do Mundo e de Portugal - ANTÔNIO VICELMO - As cores vermelha e verde fazem parte da decoração das ruas, dos muros e dos prédios públicos de Barbalha

Barbalha. Esta cidade se veste com as cores da bandeira de Portugal com o objetivo de homenagear os portugueses no âmbito das comemorações dos 300 anos da Trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que nasceu em Lisboa em 1195 e chegou ao Cariri, na época da colonização, trazido pelos portugueses, no século XVIII. As cores vermelha e verde foram fazem parte da decoração das ruas centrais e dos muros da periferia e dos prédios públicos.

A ornamentação lembra ainda a Copa do Mundo que será aberta dia 10 de junho, no encerramento da festa do padroeiro da cidade, que ocorre no dia 13. O secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro, justifica que Barbalha tem uma forte ligação com o futebol. Ele lembra que a primeira avenida por onde passará o cortejo do pau da bandeira tem o nome de Jules Rimet, desportista idealizador da Copa do Mundo que deu o nome à taça conquistada definitivamente pelo Brasil em 1970. O secretário esclareceu que será mantida a decoração tradicional, que vai mostrar a cultura do Município. Na manhã do dia 30, antes do carregamento do pau da bandeira, acontece um desfile com a participação de mais de 50 grupos folclóricos. Ele esclarece que a festa não é só o pau da bandeira. São duas semanas, de 30 de maio a 13 de junho, de quermesses, comidas típicas, trezenas, apresentações folclóricas e festas populares, com artistas regionais e nacionais no Parque da Cidade, um espaço destinado só à eventos.

Este ano, segundo ele, a responsabilidade é maior porque o evento está sendo acompanhado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a finalidade de promover o tombamento da festa como patrimônio imaterial do povo brasileiro. Essa conquista inclui também a preocupação com o meio ambiente. Na semana passada, a Fundação SOS Chapada do Araripe promoveu Seminário, no qual foram analisados os aspectos culturais, legais e ambientais do pau da bandeira. Na mesma linha, o curso de Geografia da Urca promove estudo mais abrangente, visando interação da tradição, a religiosidade popular, manifestações folclóricas e o meio ambiente com a festa do pau da bandeira.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Barbalha
Rua Pinto Madeira, 149, centro
(88) 3532.1708/ (88) 2101.1919

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Grupos ambientalistas processam Governo dos EUA por derramamento de óleo


Washington, 18 mai (EFE).- Grupos ambientalistas processaram hoje o Departamento do Interior americano com o argumento de que a agência deu carta branca à British Petroleum (BP) e outras companhias para que evitassem regulações, contribuindo, assim, com o desastre no Golfo do México. Os grupos Sierra Club e a organização Gulf Restoration Network acusam o Serviço de Gestão de Minerais (MMS, na sigla em inglês), parte do Departamento do Interior, de permitir que as companhias evitassem os requisitos de segurança ambiental nas permissões concedidas para as explorações de petróleo e gás em alto-mar no Golfo do México. Os grupos asseguram que o MMS outorgou isenções à BP e a outras companhias petrolíferas como parte do processo que levou à concessão de permissões para realizar perfurações a 1.600 metros de profundidade

Segundo as organizações, isso eximiu às companhias de terem de fornecer informações sobre quais tipos de acidentes poderiam ocorrer em águas profundas e quais eram seus planos para fazer frente às possibilidades. Os grupos pediram que um tribunal do estado americano de Louisiana dite uma ordem judicial que bloqueie todas as permissões emitidas para companhias que obtiveram as isenções. "O Serviço de Gestão de Minerais do Departamento do Interior fracassou em nos proteger do desastre que estamos presenciando", disse, em comunicado, o diretor-executivo da Sierra Club, Michael Brune. O diretor afirmou que a catástrofe evidenciou que a BP não tinha planos de emergência. Ele acrescentou que a resposta ao acidente incluiu "medidas desesperadas", como a queima de combustível na superfície marinha e o uso de "potentes químicos" nas águas. "Se esse é o plano de emergência, precisamos nos replanejar", destacou Brune, que afirmou que se as empresas petrolíferas não são capazes de responder a um acidente, também não deveriam poder realizar explorações.

Fonte: EFE

As consequências do Incêndio no Instituto Butantan


Imagine um edifício afastado de residências e de área comercial. Dentro dele, salas repletas de prateleiras de metal e estantes de madeira. Sobre elas, milhares de animais imersos em vidros com álcool ou com formol. Qualquer faísca poderia causar um desastre. Esse era o cenário do prédio que abrigava as coleções de cobras, aranhas e escorpiões do Instituto Butantan, incendiado no sábado (15). Agora, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital paulista apuram as causas do fogo. Independente do resultado, pesquisadores afirmam que o que foi perdido jamais poderá ser recuperado. Era o maior acervo de cobras do mundo, cerca de 85 mil exemplares.

"O que desapareceu ali seria correspondente à queima de livros de várias bibliotecas grandes. Só que muito pior. Um livro poderia ser reimpresso, no Butantan cada indivíduo era único", lamenta Miguel Trefaut Rodrigues, pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). A coleção foi iniciada há 120 anos. Além das cobras, contava com cerca de 450 mil aranhas e escorpiões. "É provável que animais já extintos ou em via de extinção estivessem catalogados lá. Com certeza, havia animais muito raros no prédio", afirma Rui Seabra Ferreira Junior, pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Rodrigues, que começou a estagiar no Butantan em 1970, aos 16 anos, acompanhou o crescimento do acervo. "Conforme aumentavam as fazendas no Estado de São Paulo, mais pessoas eram picadas por cobras", contextualiza o pesquisador. Para cada cobra, aranha ou escorpião vivo levado ao Instituto, era entregue uma ou duas ampolas de soro antiofídico. "No começo do século 20, o interior não tinha a estrutura de saúde de hoje em dia", explica. Assim, existiam animais coletados há mais 100 anos no prédio. "Era um testemunho do Brasil que desapareceu, não conseguiremos trazer de volta aquela fauna de um século atrás", diz Rodrigues. Pesquisadores de outras partes do mundo também cediam exemplares para o Butantan. E, até hoje, animais recolhidos por bombeiros ou apreendidos pela Polícia Florestal e pelo Ibama eram levados para aquele setor.

Fonte: Yahoo Notícias

ALMANAQUE - Dia 19 de maio de 2010


Eventos históricos

715 - É eleito o Papa Gregório II
1051 - Casamento de Henrique I de França com Ana de Kiev
1780 - Dia escuro na Nova Inglaterra (hoje, Estados Unidos).
1897 - Oscar Wilde sai da prisão.
1954 - Catarina Eufémia é morta a tiro pelo tenente Carrajola da GNR, tornando se assim um símbolo da resistência ao Estado Novo.
Antes fazia parte de Santos.
2002
Madre Paulina é canonizada pelo Papa João Paulo II.
Timor-Leste torna-se um Estado independente.

Nascimentos

1611 - Papa Inocêncio XI (m. 1689).
1762 - Johann Gottlieb Fichte, filósofo alemão (m. 1814).
1890
Mário de Sá-Carneiro, poeta português. (m. 1916).
Ho Chi Minh, revolucionário vietnamita. (m. 1969).
1925 - Malcolm X, líder negro norte-americano (m. 1965).
1925 ou 1928 - Pol Pot, governante cambodjano (m. 1998).
1938 - Moisés da Costa Amaral, líder timorense, Presidente da UDT (m. 1989).
1940 - Cacá Diegues, diretor de cinema brasileiro.
1946 - André the Giant, wrestler profissional e ator francês (m. 1993).
1954 - João Batista de Oliveira, político Adolfense

Falecimentos

1102 - Estevão II, Conde de Blois, um dos líderes da Primeira Cruzada, em batalha.
1536 - Ana Bolena, segunda mulher de Henrique VIII de Inglaterra (decapitada).
1935 - T. E. Lawrence, ou Lawrence da Arábia, militar inglês (n. 1888).
1954
Charles Ives, compositor norte-americano (n. 1874).
Catarina Eufémia, trabalhadora alentejana, símbolo de manifestação contra o Estado Novo (n. 1928).
1994 - Jacqueline Kennedy Onassis, ex primeira dama dos EUA (n. 1929).

Fonte Wikipédia
Colaboração Alessandra Bandeira
Imagem Cacá Diegues

Regras Básicas do BLOG do CRATO


Edição revisada e Ampliada - 20/05/2010


Prezados Escritores,

Visando um melhor esclarecimento da filosofia do nosso Blog, elaborei há muito tempo ( 2008 ), um conjunto de regras que sempre estiveram em voga, mas que por uma razão ou outra, alguns podem ainda não estarem a par. Sugiro uma leitura, a fim de não haver depois qualquer mal-entendido.

Das Postagens e da Diagramação

01 - Nunca copie um texto de um site diretamente para o Blog. Passe antes para o bloco de notas do windows, eliminando toda a diagramação pré-existente, fotos, fontes, etc. Em seguida, copie do bloco de notas para a janela de postagem. Poderá então acrescentar as fotos que desejar ( no máximo 5 e em eventos excepcionais, 8 ), tendo salvo previamente em seu computador. Caso na página frontal do Blog já haja outras matérias fotográficas, deve-se postar em outra data a fim de que não consuma toda a página principal com poucas matérias.

02 - Nunca link uma foto de outro site diretamente para o Blog do Crato. Isso consome a banda do outro site, e nos gera problemas imensos com os administradores dos sites. Salve a foto primeiro em seu computador, e depois, inclua na sua postagem.

02a - Links ativos ( aqueles em que os leitores clicam diretamente ) são proibidos nos comentários. Nas postagens, somente em raríssimos casos é permitido. Qualquer conotação de publicidade a outros sites com links ativos é terminantemente proibida.

03 - No Título da postagem deve conter ao final: "Por: Fulano" ou se o texto for de um jornal ou outra fonte, coloque: "Postado por: Fulano" sem aspas. Isso é importante para os leitores que lêm através de agregadores de mensagens.

04 - Não use longos textos em negrito nem Itálico. Não encha o texto de cores. Basta ressaltar certas partes, se isso for necessário, aplicando negrito.

05 - JAMAIS escreva um texto em caixa alta ( Maiúsculo ). Textos em maiúsculo revela ignorância, desconhecimento de que escrever em caixa alta significa que se está berrando.

06 - Sempre que possível, mencione a fonte das fotos utilizadas, e o endereço de onde as pegou

07 - Não use links ativos nas postagens, a não ser em casos extremos. Pode postar o link para certas matérias, mas não link vivo ( aqueles azuis em que se clica diretamente ). Conforme já explicado no ítem 02a.

07a - É proibido o uso de fotos pornográficas ou de caráter erótico/sexual no avatar, ou no quadro de seguidores, bem como de qualquer tipo de falsidade ideológica ( como o uso de fotos de autoridades e inverdades )

07b - Cada autor/postador deve evitar redundância de temas. É interessante que cada autor verifique se na página principal já não existem postagens tratando do mesmo tema, e caso exista, que não seja mais do que 2. Caso se deseje conversar sobre o tema, deve-se escrever como comentário dentro das postagens existentes a contra-argumentação, ou esperar que as postagens desçam o suficiente para limparem a página principal do tema. Tudo visa o bom-senso. Partimos da regra principal de que tudo demais é veneno. O objetivo é a diversidade de temas e o foco principal é o Crato.

07c - É terminantemente proibida a postagem de comentários redundantes ( múltiplos comentários iguais ).

07d - Cada autor/postador é incentivado a diagramar as suas próprias postagens, usando a ferramenta de justificar o texto, posicionando as fotos corretamente, e evitando artigos longos.

07e - Entende-se que Blog é um espaço para pequenas notas. São proibidos textos e postagens longas atualmente porque consomem espaço útil. Como sabemos, o Google tem restringido o espaço na página principal, portanto, cada espaço é útil e devemos preenchê-lo com coisas úteis. Se uma postagem "tiver que ser" muito longa, ela poderá ser dividida em 2 ou 3 partes e postadas em outros dias. Postagens enormes poderão ser deletadas sem aviso prévio.

Da Publicidade e Auto-Promoção

08 - Qualquer forma de postagem publicitária ou com ares de publicidade a lojas, pessoas, instituições, etc, é proibida aos escritores do Blog. A publicidade e o Patrocínio devem se restringir apenas para reverter-se para a manutenção do próprio Blog. Enfrentamos dificuldades para manter o site funcionando, e não podemos desperdiçar espaços com publicidade e com terceiros. Se alguém desejar fazer alguma publicidade, entre em contato via e-mail, blogdocrato@hotmail.com para estudarmos caso a caso.

09 - É proibido aos autores a divulgação de sua própria foto em reportagens, ( principalmente aos não colunistas ), sendo permitido apenas ao administrador adicionar posteriomente a título de cortesia, mas não em demasia a foto do postador, a fim de evitar a auto-promoção. Tivemos problemas no passado com pessoas que queriam usar o Blog para se promover perante a opinião pública colocando a sua própria foto em cada uma das postagens. Há uma excessão: É permitida a postagem da própria foto ( mas não em demasia ) se o escritor ou postador é PATROCINADOR mensal do Blog, ou de qualquer forma, vende um produto, e a sua imagem está associada à venda do memso, e que é Patrocínio do Blog.

Dos Objetivos do Blog do Crato:

10 - O Blog do Crato é um site sem fins lucrativos. Não cobramos de nenhum escritor, nem pagamos a nenhum por qualquer matéria fornecida. O espaço é o que é, e o utiliza quem puder, seguindo as regras do Blog. Temos prazer em publicar assuntos relativos ao Crato. Tudo o que for arrecadado em forma de doações, ajudas e patrocínio deve ser investido para a própria manutenção do espaço e a sua ampliação.

11 - O Blog do crato se destina a promover a cidade do Crato e a sua boa imagem no mundo. Não nos interessa aqui mostrar cenas de violência, acidentes com vítimas, destruição, brigas, mortes, como existe em outros sites. Primamos pela notícia, mas descartamos toda notícia não edificante, e que fomente a doentia mentalidade das pessoas que se aprazem em ver violência e sangue. Isso não faz parte da nossa meta. Também, a promoção da nossa cidade se dá de forma positiva, enaltecendo os valores do Crato. Postagens predominantemente derrotistas, que pretendem mostrar um Crato decadente não é do nosso interesse, pois partimos do pressuposto de que estamos aqui para mostrar o que o Crato tem de melhor, e não o que tem de PIOR.

Das Responsabilidades

11a - Cada autor/postador se responsabiliza ( inclusive judicialmente ) pelas matérias por ele veiculadas. O Blog do Crato não se responsabiliza por nenhuma postagem de seus membros, especialmente sobre aquelas cujo autor possui uma senha própria para postagem. Qualquer implicação jurídica deverá ter o postador/escritor por alvo, que deverá responder judicialmente, e nunca o Blog do Crato. Entretanto, mesmo nas postagens de qualquer membro, se posteriormente o administrador constatar que esta vai de encontro a alguma das regras do Blog, esta poderá ser excluída sem aviso prévio ( vide artigo 14 ).

Da convivência em grupo:

12 - Presume-se que estamos aqui reunidos num grupo de amigos que possuem a mesma finalidade, e são movidos pela educação básica. Estão proibidos todos os ataques pessoais, calúnias, difamações, entre os membros do blog e a terceiros, personalidades públicas, sejam eclesiásticas, políticas ou outras. Críticas podem ser feitas, mas há um claro limite entre uma crítica e uma difamação. Os responsaveis por difamações, calúnias, podem responder em juízo e o Blog do Crato não se responsabiliza pelas postagens de seus membros, mas desencoraja-os a fazerem esse tipo de postagem. Estão vedados palavrões também, e os únicos palavrões ou parecidos que podem ser ainda utilizados são aqueles que podem ser usados na imprensa, e são aceitos na grande mídia. A penalidade para a transgressão dessa regra varia da advertência à Suspensão e Expulsão.

As Discussões

13 - É incentivada a tolerância entre as pessoas que fazem parte do Blog. As discussões podem se tornar acaloradas, desde que não hajam ataques pessoais à honra e a dignidade dos contendores. respeito é essencial nas relações humanas.

Da Censura

14 - O Blog do Crato funciona através de dois conjuntos de membros. Os que possuem senha de postagem, e portanto, em tese, escrevem sobre qualquer assunto e da forma que desejarem, e os membros que escrevem para o Editor via e-mail ( que é também o administrador do Blog ). Este tem a função de analisar os artigos enviados e decidir se irá publicar ou não. Mesmo nas postagens existentes, o administrador se reserva o direito de exercer a censura pré e pós postagem, editando a postagem, ou mesmo excluindo-a, se entender que determinado artigo, fotografia, ou frase fere alguma das regras do Blog, ou se seguem interesses outros que não a filosofia conduzida pelo Blog do Crato. A penalidade para a infração varia de apagar a postagem, suspensão do autor ou em última instância, na expulsão do autor, principalmente nas reincidências.

Do Anonimato

15 - É vedado o anonimato em todas as suas formas. Presume-se que aqui se trata de uma comunidade de pessoas idôneas que tem objetivos comuns de engrandecimento do ser humano e da cidade do Crato. É pois, incompatível que aceitemos qualquer postagem apócrifa, que não possa ser identificado o autor, tanto mais grave quanto essas postagens ( na forma de comentários ) sirvam meramente de ataques gratúitos sem provas a personalidades, e a membros do próprio Blog. Se alguém deseja fazer algum comentário e nos é desconhecido, sugiro preencher o cadastro de comentarista, enviando para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com ( cujos dados poderão ser checados a qualquer momento, e deverão ser mantidos em sigilo, mas estarão à disposição da justiça ).

Nome completo
Endereço Residencial e Comercial
Telefone residencial e do trabalho
Trabalho e cargo que ocupa

16 - Os artigos de capa do Blog jamais devem ser usados para destilar ódio pessoal contra terceiros. Questões pessoais, rancores, mágoas devem ser resolvidas por outros meios. É diferente fazer nos comentários uma discussão saudável, e até mesmo acirrada, de denegrir a vida e a honra de outras pessoas. Pode-se debater nos comentários. Jamais dentro de um artigo de capa.

Regras gerais

17 - Seria de bom alvitre que cada membro, colaborador e comentarista zele pelo bom nome do Blog, e tente promover o engrandecimento humano e a Paz entre as pessoas. O uso do bom Senso determina se muitas outras coisas não previstas ainda nesse pequeno conjunto de regras podem ser usados ou não. O bom-senso é sempre a melhor regra.

18 - O Adminsitrador do Blog pode determinar a qualquer tempo, sem aviso prévio, o convite de pessoas para a função de autor, comentarista e colaborador do Blog, bem como a suspensão e expulsão de qualquer outro membro do Blog.

19 - Ninguém é forçado a pertencer aos quadros do Blog do Crato. Entretanto, ao se fazerem membros e colaboradores, presume-se concordar com todas as regras do Blog.

Quaisquer dúvidas sobre algum dos ítens pode ser esclarecido escrevendo-se para o nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Por: Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do dia 19 de Maio de 2010


Crato promove caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

"Não quero o seu silêncio!". Com esse lema, foi realizado, na manhã de ontem, em Crato, uma caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com uma mobilização dos órgãos que atuam com ações preventivas e de combate ao problema e sociedade civil. O evento teve o intuito de chamar a atenção para os casos, que, na maioria das vezes, acontece dentro da casa da vítima. A caminhada teve a realização do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria de Ação Social do Município. O trabalho de prevenção e combate no município conta com uma rede de assistência, com a atuação de técnicos, educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos. A caminhada teve início às 8 horas, com grande concentração na praça Siqueira Campos. Os participantes seguiram pela Rua Miguel Lima Verde, Praça da Sé, Senador Pompeu, Monsenhor Francisco de Assis Feitosa, indo até a praça da RFFSA.

I Festival de paródias premiará alunos participantes

Será realizado em Crato, no próximo dia 21, às 16 horas, o I Festival de Paródias com temas voltados para a questão da dengue, no município. Os participantes são de escolas do município e receberão premiações. Para o primeiro lugar, o prêmio será um computador, o segundo uma máquina digital e o terceiro, um celular. A apresentação das paródias acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. O setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município solicita que as escolas apresentem as letras das paródias, no dia do evento, em CD ou pendrive, para que seja projetada em datashow simultaneamente a apresentação do aluno. A presença da torcida de cada escola é indispensável para a animação do I Festival. Portanto, é importante que cada uma das unidades de ensino possa estar presente com o seu grupo.

IBAMA abre seleção para brigadistas de prevenção e combate aos incêndios florestais do Crato

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do IBAMA abriu processo de seleção para provimento de vagas para brigadistas de prevenção e combate aos incêndios florestais no município do Crato. Os interessados devem saber ler e escrever e ter aptidão para atividades que exijam esforço físico. Os selecionados serão contratados por um período de seis meses, podendo este período ser prorrogado.

Local de Inscrição: SINE - IDT
Rua Monsenhor Esmeraldo, 686
Centro - Crato - Ceará fone 3102 1240
Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato- 35219400

CRAS Alto da Penha realiza comemoração para as mães do bairro

O Centro de Referencia em Assistência Social –CRAS, Alto da Penha, realiza hoje, as 16 horas no Projeto ABC, uma comemoração alusiva ao mês das mães. Todas as mães do bairro Alto da Penha estão convidadas a participar desse momento de celebração. Na ocasião haverá apresentação artística dos alunos do ProJovem e um show de humor com o Tio Bibi.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31