xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 maio 2010

Irã, Turquia e Brasil: acordo sobre troca de combustível - Postado por J.Tavares

O ministro do Exterior da Turquia disse neste domingo que um acordo foi alcançado entre Irã, Turquia e Brasil sobre os procedimentos para reavivar o paralisado acordo de troca de combustível nuclear defendido pelas Nações Unidas.

Quando questionado por jornalistas em Teerã sobre se haveria um acordo sobre a troca de combustível, Ahmet Davutoglu respondeu: "Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações".

O ministro do exterior turco disse que uma anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira, pela manhã, após revisão dos presidentes brasileiro e iraniano e do primeiro-ministro turco, que chegou à capital iraniana para juntar-se às negociações sobre o acordo neste domingo.

Fonte: O Globo online


Convite à População do Crato - Visita de José Serra HOJE ao Crato - Por: Samuel Araripe

Image12

Hoje o senador Tasso jereissati e o Pré-Candidato José Serra estarão no Crato

"Hoje dia 17 de maio ( segunda-Feira ), estaremos recebendo no Crato Tênis Clube às 18h, o nosso pré-candidato à presidente da república José Serra e o senador Tasso Jereissati. Eles participarão de suas experiências e propostas para a solução dos problemas Brasileiros. Sua presença será fundamental."

Samuel Araripe
( texto enviado para publicação por Samuel Araripe )

Ψ Psicologia de A-Z-I Ψ Atitude Ψ Por João César Mousinho de Queiroz.

Atitude - Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
Comportamento que pode ser definido de acordo com vários contextos psicológicos:
(A-) Predisposição adquirida e relativamente duradoura para responder de um modo a uma dada categoria de objetos, conceitos ou pessoas. Essa predisposição ou tendência inclui componente manifesta (motores), ideacionais (crenças) e afetivos (emocionais).

(B-) Estado mental persistente que possibilita ao indivíduo responder prontamente a determinado objeto ou categoria de objetos, não como eles são mas como o individuo pensa que eles são. A Atitude não é diretamente observada mas inferida da coerência dessa resposta.

(C-) Somatórias das relações básicas (positivas e negativas) entre o eu e seus objetos: tolerância-preconceito, simpatia-antipatia, receptividade-repulsa,altruísmo-egoísmo. A atitude representa uma fusão de elementos afetivos e comportamento que não foram adquiridos formal e conscientemente mas, de um modo incidental, do nosso social.

A maioria das atitudes é absorvida daqueles que nos cercam, sem que estejamos cônscios de fato. Numerosos experimentos demonstraram que as atitudes podem ser adquiridas (aprendidas) por meios associativos comuns, sem que o indivíduo se aperceba disso. Uma pessoa nasce numa dada cultura, subcultura, comunidade e família, e adquire inconscientemente as atitudes predominantes desses grupos. As atitudes pertencem a um nível superior de defesa mais específicos, embora não constituam ainda um nível de integração tão elevado quanto os ideais e os sistemas de valores.
Atitudes positivas de generosidades e tolerâncias dentro de casa, na rua, no trabalho; alteram nosso mundo interior e contribuimos para melhorar o mundo social.

Fontes: Livros –16/05/10 /10 Artigo XX– Ψ Psicólogo Jurídico Terapeuta Familiar. www.sosdrogasealcool.org Ψ

Sem palavrões! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Na última visita que eu e Magali fizemos ao Crato, sentimos falta da Movelaria Irmãos Rola na Rua Ratisbona, bem próximo da Estação do Trem. Depois soubemos que o seu proprietário havia falecido. Os móveis ali fabricados eram de excelente qualidade. A propósito dessa ótima movelaria que o Crato perdeu, juntamente com seu honesto proprietário, lembrei-me de uma pequena história que ouvi sobre os móveis fabricados por essa tradicional oficina da nossa terra. Robertinho ia cursar o terceiro científico, atual “ensino médio” e, teve de ir estudar em Recife para tentar o vestibular no curso de engenharia. Rapaz de inteligência privilegiada, possuidor de extraordinária presença de espírito, bem valia o esforço que seus pais empreenderiam para que ele seguisse adiante nos estudos. Robertinho se reuniu com mais dois colegas de turma e juntos alugaram um apartamento confortável na Boa Vista, local onde o cratense que visita a capital pernambucana pode encontrar na certa, com vários universitários do Crato que por lá estudam.

Decorridos cerca de três meses de moradia em comum, a camaradagem dos três colegas cratenses aumentava cada vez mais de intensidade. E Robertinho era o mais brincalhão dos três, recitando a cada observação que fazia um sonoro palavrão. Mas isto até o dia em que dona Lurdinha, mãe de um colega do Robertinho foi visitar o filho, para saber como ele estava instalado, enfim, verificar se tudo ia bem, como ia de estudo, e mais uma porção de coisas que toda mãe se preocupa quando se trata do “bem estar” dos filhos. A presença daquela senhora entre os três estudantes não inibiu Robertinho de pronunciar seus sonoros palavrões. Até que, dona Lurdinha, sentindo-se incomodada em ouvir tantos nomes feios, muito dos quais ela nem imaginava que existissem falou sério com ele: “Robertinho, você vai me fazer um grande favor! Vai me respeitar e enquanto eu estiver aqui não quero ouvir nenhum nome feio saindo da sua boca imunda!” Claro que Robertinho se melindrou. Sempre que a dona Lurdinha estava em casa, ele se recolhia ao seu quarto, deixando para fazer suas refeições em outros horários ou quando não, se privando de algumas delas. E isto dona Lurdinha percebeu claramente.

Certo dia, ao atravessar o corredor do apartamento, dona Lurdinha viu a porta do quarto de Robertinho aberta e, ele estudando, apoiado numa bonita escrivaninha. Tentando quebrar o gelo, ela puxou conversa: “Que móveis lindos os seus, Robertinho! Onde você os comprou?” “No Crato!” Respondeu Robertinho. E dona Lurdinha quis saber mais: “No Crato? Em que lugar?” E encerrando a conversa, Robertinho acrescentou: “Naquela Movelaria cujo nome é um grande palavrão! E a senhora me proibiu de falar palavrão!”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo
A história é verídica e os nomes dos personagens fictícios para preservar suas identidades.

Empresário Guilherme Leal é anunciado como vice de Marina - Postado por Océlio Teixeira


'Convocação é impossível de ser negada', afirmou o presidente da Natura. Artistas e o pré-candidato ao governo do RJ Gabeira estão presentes.

O presidente da Natura, Guilherme Leal, foi anunciado neste domingo (16) como candidato à vice-presidente da República na chapa do Partido Verde encabeçada pela senadora Marina Silva. O evento do PV acontece em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Foi Marina quem anunciou Leal, mas ela ainda não tinha feito o seu discurso até às 13h35. O empresário afirmou: "Não foi uma decisão fácil (aceitar a candidatura), mas essa convocação é impossível de ser negada", disse Leal: "é com enorme satisfação, entusiasmo e senso de grande responsabilidade que aceito o convite do PV".

"Meu ingresso na vida política e minha falta de experiência me deixam sem a fluidez de discurso que tem Marina, (Fernando) Gabeira, e outros companheiros, mas a emoção é grande", afirmou também Leal, citando o pré-candidato ao governo do RJ pelo partido, Fernando Gabeira. Além de Gabeira, estão presentes na mesa: a cantora Adriana Calcanhotto, o cantor e ex-ministro Gilberto Gil, o poeta amazonense Thiago Melo entre outros.

Fonte: G1

Valei-me, meu Padim !

Vox Populi/Band traz Dilma com 38% e Serra com 35%


Petista passa tucano pela primeira vez; Marina Silva (PV) tem 8% das intenções de voto
iG São Paulo

15/05/2010 19:20

O Vox Populi divulgou neste sábado pesquisa de intenção de voto para as Eleições 2010. A pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes, mostra pela primeira vez a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) à frente do ex-governador José Serra (PSDB), após período de superexposição da petista no rádio e na TV. Na pesquisa estimulada, Dilma aparece com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, assim como na última pesquisa Vox/Band os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Em abril, na segunda rodada do levantamento, Serra tinha 34% das intenções de voto, contra 31% de Dilma. Em janeiro, na primeira rodada, a diferença do tucano era de 34% contra 27%. Os números referem-se ao cenário com o deputado Ciro Gomes (PSB), que ainda era um dos possíveis candidatos. No cenário sem Ciro Gomes, Serra aparecia com 38% contra 29% de Dilma, em janeiro, e com 38% contra 33% de Dilma, em abril.
O terceiro lugar na pesquisa de maio coube à ex-ministra Marina Silva (PV), com 8% das intenções de voto. Em abril, ela havia registrado 7% e em janeiro, 8% - no cenário sem Ciro Gomes.
Não quiseram ou não souberam responder 11%, enquanto votos nulos e brancos contabilizam 8%.Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado diz o nome do candidato sem o auxílio da lista, Dilma também aparece na frente, com 19% das intenções de voto, seguida de Serra, com 15%. Em terceiro lugar, mesmo não sendo candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lembrado por 10% dos entrevistados. Na última pesquisa Vox/Band, Lula era lembrado espontaneamente por 16%.


Segundo turno
Dilma passou Serra também na pesquisa para o segundo turno, mas novamente há empate técnico. Enquanto a petista aparece com 40% das intenções de voto, o tucano tem 38%. Na rodada de janeiro, Serra tinha uma vantagem de nove pontos percentuais: 46% a 35%. Em abril, não houve pergunta sobre segundo turno.
A pesquisa Vox Populi/Bandeirantes foi registrada junto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 7 de maio, com o protocolo de número 11.266/2010. Foram realizadas duas mil entrevistas, pessoais e domiciliares, de 8 a 13 de maio, em 117 municípios de todas as regiões do País.

Em tempos de forte calor, cuidado ao tomar sorvete - Postado por Océlio Teixeira

Futebol - Coluna AMILTON SILVA


Brasileirão Série A


Três partidas foram realizadas neste sábado pela segunda rodada do Brasileirão da Série A. No Maracanã , Rio de Janeiro, O técnico Muricy Ramalho , consegue sua primeira vitória após quatro partidas pelo Fluminense. O meia Marquinhos marcou o gol da vitória tricolor aos 24 minutos da segunda etapa. Apesar da vitória tricolor , a pequena torcida que compareceu ao Maracanã, após o apito final do árbrito, vaiou bastante os jogadores do time do Fluminense, que jogou abaixo da crítica. O adversário do Tricolor foi o Atlético de Goiânia , semi finalista da copa do Brasil. Visando a partida de volta diante do Vitória em Salvador, o time goiano poupou alguns jogadores titulares, mesmo assim, o Fluminense jogou uma partida apática. Após sofreu a maior goleada do campeonato, quando perdeu na estréia por 6 X 1 para o Avaí, O Grêmio Prudente surpreende o favorito Atlético mineiro, e saia de campo com uma goleada histórica. Bastou os 45 minutos iniciais para a equipe construir o placar final: 4 X 0, na segunda etapa o Prudente apenas admnistrou o placar. Na outra partida realizada ontem , Vitoria e Flamengo debaixo de um forte temporal, empataram em 1 X 1. Obina abriu o placar logo no primeiro minuto da partida, Elkson de falta empatou a partida aos 40 minutos da etapa final, com mais uma falha do goleiro Bruno do Flamengo, que saira vaiado pela grande torcida flamengista na derrota diante do Universidad do Chile no meio de semana. Jogos que complementam a segunda rodada do Brasileirão Série A deste domingo:

GRÊMIO X cORÍNTHIANS
SANTOS X CEARÁ
GOIÁS X INTERNACIONAL
SÃO PAULO X BOTAFOGO
CRUZEIRO X AVAÍ
ATLOÉTICO PR X GOIÁS
VASCO X PALMEIRAS

Resultados dos Jogos realiazos pela Série B

BRAGANTINO 2 X 1 ASA
DUQUE DE CAXIAS 1 X 2 NÁUTICO
IPATINGA 1 X 2 BAHIA
PONTE PRETA 1 X 0 PARANÁ
AMÉRICA RN 3 X 3 SÃO CAETANO


CLASSIFCAÇÃO
S
Náutico-PE 6 2 2 0 0 5 2 3
Bahia-BA 6 2 2 0 0 3 1 2
Figueirense-SC 6 2 2 0 0 3 1 2
Guaratinguetá-SP 4 2 1 1 0 4 2 2
Brasiliense-DF 4 2 1 1 0 3 2 1
Santo André-SP 4 2 1 1 0 3 2 1
Bragantino-SP 4 2 1 1 0 2 1 1
Ponte Preta-SP 4 2 1 1 0 2 1 1
Portuguesa-SP 3 2 1 0 1 5 3 2
10º Paraná-PR 3 2 1 0 1 3 1 2
11º Vila Nova-GO 3 2 1 0 1 2 4 -2
12º América-MG 2 2 0 2 0 1 1 0
13º América-RN 1 2 0 1 1 3 4 -1
14º São Caetano-SP 1 2 0 1 1 3 4 -1
15º ASA-AL 1 2 0 1 1 2 3 -1
16º Sport-PE 1 2 0 1 1 2 3 -1
17º Coritiba-PR 1 2 0 1 1 2 4 -2
18º Icasa-CE 0 2 0 0 2 1 3 -2
19º Duque de Caxias-RJ 0 2 0 0 2 2 5 -3
20º Ipatinga-MG 0 2 0 0 2 1 5 -4

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

A vida, a vitória - vitória. José de Arimatéa dos Santos

A vida é marcada por desafios que a cada instante nos são impostos. Mas isso significa que através dessas provas podemos se superar e mostrar o quanto somos capazes de se sobrepor as mais diversas adversidades. Aprendemos a cada dia e a cada hora nesses instantes e é aí que damos a volta por cima e conseguimos a vitória. Não tem coisa tão bela e consistente que não o sabor do dever cumprido. Fruto da nossa capacidade de reação diante de fatos que podem nos levar pra baixo. Mas não leva. Por que cada ser humano é forte o suficiente para suportar as agruras da vida e apartir desses acontecimentos se superar e dar a volta por cima. Cada homem e cada mulher tem a capacidade de viver intensamente sua vida com honestidade, ética e acima de tudo passar por cima das dificuldades que dia após dia teimam em nos desafiar. Quem é corajoso e destemido não tem medo, encara de frente e vai em busca da vitória. Cada momento é importante para assegurar e consolidar a vitória na raça e na vontade de vencer na vida. Não importa o problema. Temos que enfrentar de peito aberto e sempre prontos para a batalha, pois a vitória é daqueles dispostos a encarar os problemas de frente e vencê-los. A beleza da vida está no fato de ver cada dia como um momento de afirmação, de compromisso com a força e a coragem para a vitória. Superar cada momento com altivez e certo que a vitória é para quem realmente tem coragem de viver a vida com otimismo e a olhar para o futuro com a certeza da vitória.

José de Arimatéa dos Santos

Consulta aos nossos Escritores e Leitores...


Bom Dia, meus queridos leitores do Blog do Crato!

O Crato é de puro sol, e céu extremamente azul, sem núvens no céu, nesta bela manhã de Domingo. Nem sinal dos ventos dessa época em outros anos. Temperatura local, 28 graus no momento aqui na Vilalta ( às 09:24 ). Há uns 2 dias choveu bastante, mas como sempre chove num dia e passa 20 dias sem chover... Mas o motivo mesmo desta minha postagem é para consultar nossos escritores e leitores para uma mudança nas classificações das postagens do Blog. Atualmente abaixo de cada postagem, temos "Ótimo" "Interessante" "Regular " e "Não gostei". Ao meu ver, isto está ficando confuso. Por exemplo, numa notícia como esta:

"Incêndio no Butantan destrói coleção com 85 mil cobras"

Como se classificaria ? Se a pessoa marcar: "Ótimo". Nossa, achou bom ter havido o incêndio ou achou bom alguém ter tido o conhecimento da notícia ? Se marcar "Não Gostei"- Não gostou de quê ? do autor ter trazido a matéria ou não gostou do incêndio ? como se vê é confuso isso aí, porque sempre se pode confundir o "não gostei" à postagem ou ao conteúdo. Por isso pergunto aos leitores e escritores, qual seria a melhor classificação para que evitássemos essas dúvidas ?

Aguardo sugestões. Abraços,
Dihelson Mendonça

RIO DE TODOS OS JANEIROS - Por Xico Bizerra

Conhecia, de fotos e de ouvir falar, a beleza do Rio de Janeiro. Cidade Maravilhosa. Luzes, Morros, Praias. Agora, estava lá, de verdade. Sua aldeia amada não tinha Pães-de-Açúcar nem Corcovados. Seu Cristo Redentor era uma pequena imagem de Frei Damião, pouco mais de metro e meio, na praça principal, em frente à Prefeitura, sem colete a prova de balas, por disso não precisar. Sua Copacabana era o açude, com menos água que o mar, mas tão belo quanto. Era o que amava, ali nascera, ali vivia. Mas não havia dúvidas quanto à beleza do Rio. Principalmente quando visto do alto, da janelinha do avião, na viagem de volta. Seu lugarejo era seu chão, seu céu, seu rio, de janeiro a dezembro. E as balas, se necessárias fossem, sempre achavam o endereço certo, nunca se perdiam, desde os tempos de Lampião.
Xico Bizerra.

ALMANAQUE - Dia 16 de maio de 2010.


Eventos históricos

1532 - Tomás Morus renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra.
1770 - Maria Antonieta com 14 anos de idade se casa com Luís-Augusto que mais tarde torna-se rei da França.
1977 - Iniciam-se as transmissões da primeira telenovela brasileira no canal de televisão português RTP: Gabriela.
1980 - Paul McCartney lança o ousado LP "McCartney II", o primeiro após o fim de sua banda Wings.
1983 - O Cantor Michael Jackson lança pela primeira vez em um show o passo Moonwalk.
1997 - O presidente do Zaire, Mobuto Sese Seko, abandona o poder após mais de 30 anos de ditadura.
1999 - O Kuwait anuncia que, pela primeira vez na história do Emirado, as mulheres poderão votar e ser eleitas para o Parlamento e cargos municipais.
2004 - O Estado americano de Massachusetts se tornou o primeiro a permitir o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo.

Nascimentos

1718 - Maria Gaetana Agnesi, matemática italiana (m. 1799).
1887 - Maria Lacerda de Moura, anarquista e feminista brasileira (m. 1945).
1893 - Ronald de Carvalho, escritor brasileiro (m. 1935).
1930 - Friedrich Gulda, maestro e pianista austríaco (m. 2000).
1955- Debra Winger, atriz norte-americana.
1958 - Tonho da Ladeira, compositor e sambista brasileiro.
1959 - Paulo Gorgulho, ator brasileiro.
1964 - Boyd Tinsley, violinista da Dave Matthews Band.
1966 - Janet Jackson, cantora norte-americana.
1970 - Gabriela Sabatini, ex-tenista argentina.
1974 - Laura Pausini, cantora italiana.

Falecimentos

1164 - Heloísa de Paráclito, amante de Pedro Abelardo (n. 1101).
1703 - Charles Perrault, escritor (n. 1628)
1830 - Jean-Baptiste Joseph Fourier, matemático e físico francês (n. 1768)
1938 - Joseph Strauss, engenheiro americano (n. 1870)
1990
Jim Henson, criador dos Muppets e da Família Dinossauro (n. 1936)
Sammy Davis, Jr., cantor, actor e comediante norte-americano (n. 1925)
1999 - Luiz Armando Queiroz, ator e apresentador brasileiro (n. 1946)
2001 - Ronald Leite Rios, comediante brasileiro (n. 1937)

Fonte Wikipédia
Colaboração Alessandra Bandeira
Imagem Christian Lacroix

Aula de porcentagem com o Mestre José Serra...rsrsrs

Ai de nós...
Esse éo economista que quer governar o país... depois dizem que só o Lula e a Dilma é que são burros....

Por Joilson Kariri


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31