xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 abril 2010

O Político & O Correto - Por : J. Flávio Vieira


É fácil perceber, em nós brasileiros, a tendência inequívoca à catalogação. Parecemos um funcionário de supermercado com sua maquineta, pronto a etiquetar todos que nos cercam. Tendemos a não observar a individualidade das pessoas e as separamos por grupos de forma segregatória e preconceituosa. Os judeus são pães-duros, os portugueses burros, as louras debilóides, os árabes desonestos, os homossexuais safados, os africanos pobres, os índios preguiçosos, os paulistas trabalhadores, os cariocas malandros... e por aí vai. Estes critérios são reiteradamente explorados em piadas de toda espécie e amplificados, de língua em língua, nas rodinhas de praça, nas mesas de bar, nas barracas da praia. Superficialmente até parece engraçado e, apreciado por indivíduos fora dos grupos atacados, a coisa é tida como uma brincadeira carinhosa. Para todos efeitos, não existe nenhum preconceito no Brasil. O caldeirão étnico que fundiu a terra brasilis traz no seu bojo a franca idéia de que aqui todos convivem harmoniosamente, que todos respeitam galhardamente as diferenças várias : de cor, de raça, de gênero, de religião, de condição financeira, de opção sexual. No dia a dia, no entanto, virada a primeira página do nosso livro de história,a beleza da capa se esfuma : o Brasil tem uma cultura profundamente discriminatória. Rico nunca vai preso; a mulher tem um salário bem menor que o do homem; a homofobia é uma realidade do nosso cotidiano; o tráfico de influência é uma moeda fortíssima; a cor da pele influencia em muito na seleção de Recursos Humanos. Gilberto Freyre foi visionário quando vislumbrou que a fortaleza da cultura brasileira se encontrava justamente nessa diversidade . As arestas existentes vão se aplainando, caminhamos para uma lindíssima confluência cultural e étnica. Só que o Brasil ainda é uma criança, brincando de esconde-esconde nos seus tenros quinhentos anos. Muitos grilhões ainda precisam ser quebrados. Há menos de duzentos anos deixamos de ser colônia portuguesa; há somente cento e vinte anos enxotamos a monarquia e a escravidão. Há pouco mais de cem anos, também, abrandamos a Inquisição. Tantas chagas não cicatrizam rapidamente e, mesmo quando fecham, permanecem cicatrizes que só o tempo ajuda a amenizar.
Certamente terá sido pensando nisso tudo que a Secretaria Especial de Direitos Humanos criou, em 2004, uma “Cartilha Politicamente Correto & Direitos Humanos”. Num governo popular, cujo presidente vindo das classes mais desfavorecidas certamente terá sentido na pele uma enxurrada de preconceitos os mais variados, a cartilha pretendia, ao menos oficialmente, cortar do uso cotidiano palavras tidas e sabidas como preconceituosas. Já tínhamos leis anteriores que combatiam a prática do preconceito: a 3688 ainda de 1941 e 7716, mais recente, de 1989. Acreditamos que é indiscutível o poder que estas leis tiveram em balizar as relações dos brasileiros na convivência com suas diferenças. A possibilidade de abertura de processos educa de maneira drástica os indivíduos. As mudanças, no entanto, se importantes , são quase sempre de superfície. As transformações culturais demandam tempo. No fundo, o preconceito apenas se mimetiza e muda suas formas. O empresário já não chama o funcionário de negro, pois isso pode dar cadeia, mas o boicota de todas as formas possíveis pois ainda o considera inferior , apesar do discurso. Ele já o havia etiquetado previamente, às vezes até inconscientemente, e o colocado na prateleira dos inferiores, por conta da coloração da pele. Pois bem, a Cartilha carrega consigo dificuldades parecidas. A intenção parece ótima , mas de bem intencionados até o Democratas está cheio. Reflitamos sobre algumas dessas incongruências. O primeiro ponto é que a palavra ou a expressão não existem isoladas do discurso. Se eu digo, por exemplo: -- Caboclo velho, o emprego é seu, você sempre foi um grande amigo da família! O “Caboclo velho” parece ser uma forma carinhosa de tratar uma pessoa, e pode não ter qualquer viés de preconceito. Por outro lado, se se diz : --- Isso só podia ter sido feito mesmo por um afro-descendente! Temos uma discriminação visível, independente da palavra politicamente correta.

O segundo ponto é que , em algumas situações, o uso da cartilha ajuda afastar as pessoas. A indicação , por exemplo, de sempre tratar as pessoas como “eles e elas”, “senhores e senhoras”, evitando o plural no masculino que, historicamente, incluía todos, parece criar barreiras entre as pessoas. Seria melhor, por exemplo, que para compensar, nos próximos mil anos se utilizasse a forma feminina no plural para se referir a todos. Uma outra questão importante é que as palavras são muito parecidas com as pessoas. Elas envelhecem e, frequentemente, saem de moda. Vejam, por exemplo tertúlia , baile, flerte, película... hoje são termos totalmente obsoletos. Não bastasse isso, no seu dinamismo, a língua muda com o tempo, os costumes, as gerações. O termo politicamente correto nesse momento pode já não ser amanhã. “Bárbaro”, por exemplo, nos últimos tempos pode denominar uma coisa bem legal, já não é o adjetivo repugnante que aparece em “crime bárbaro”. Muitos verbetes, inclusive , tomam outros significados e dimensões. O verbo “denegrir”, lembrem, advém etimologicamente de negro e, na sua origem, é preconceituoso, mas hoje, já não tem nenhum resquício dessa conotação. Chamar um motorista de “barbeiro”, hoje, já não tem ligação direta com o cabeleireiro. Chamar uma moça de mulata é bem diferente o significado que se depreendia disso no Século XIX; mais frequentemente se trata de um elogio. Comunista hoje já não come criancinhas. Há que se falar ainda das sérias dificuldades que teremos em tornar de uso corriqueiro algumas definições politicamente corretas. Trocaremos : surdo, cego, mudo por “portadores de necessidades especiais”. A língua no seu dia a dia busca rapidamente a Lei do Menor Esforço. Vai ser complicado a fixação do termo fora da língua culta, em pouco eles poderão ser chamados de “pornes”. A intenção da Cartilha é ótima mas é bom lembrar que não será por conta dela que os apenados terão celas mais dignas; os afro-descendentes conseguirão iguais condições de trabalho; os homossexuais e as mulheres sofrerão menos violência; os portadores de necessidades especiais conseguirão melhor acessibilidade. A luta está apenas começando. Só caminharemos quando o país deixar de se engalfinhar tentando descobrir qual é a cor mais bonita da aquarela e chegar à conclusão que o multicolorido do arco-iris pátrio é que nos dá a individualidade e a beleza inigualáveis. O politicamente correto tem sérias limitações até nome: no Brasil o político e o correto, historicamente, não se homogeneízam muito bem.

Por: José Flávio Vieira

Cariri Encantado recebe Cacá Araújo!


Por Luiz Carlos Salatiel

Nosso programa semanal CARIRI ENCANTADO, que chega ao nr. 49 nesta sexta-feira, dia 30/04, transmitido pela Rádioa Educadora do Cariri a partir das 14 horas, recebe Cacá Araújo, educador, ator, dramaturgo e folclorista e que também é diretor do projeto CENA BRINCANTE, desenvolvido pela Cia. Cearense de Teatro Brincante/Sociedade Cariri das Artes, Ponto de Cultura apoiado pelo MINC/Governo Federal e SECULT/Governo do Ceará.
A nossa conversa vai ser em torno da construção da cena teatral caririense.
A música que vai rolar é da melhor qualidade e traz a sonoridade caririense destas terras daqui.

É bom conferir!

ENCONTRO MARCADO:
Programa Radiofônico Cariri Encantado
a partir das 14 horas, Radio Educadora do Cariri, 1020
Produção: Oca-Officinas de Cultura Artes & Produtos Derivados e CaririCult.
Apoio Cultural: Centro Cultural BNB-Cariri
Apoio Logístico: cineasta Jackson BOLA Bantim, Prof. Jorge Carvalho
e o memorialista Huberto Cabral
Seleção musical e textos: JFlávio Vieira, Carlos Rafael Dias, Olival Honor e LCSalatiel
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel

Cobras venenosas na política cratense – por Pedro Esmeraldo



O cidadão cratense assusta quando observa o desinteresse de alguns políticos, já que permanecem quietos e alheados diante dos problemas que são muitos e que tenham de enfrentar com dificuldade por mais ténue que sejam; não reagem, ficam quietos, pedem ajuda sem nem sequer ser privilegiados. Não enfrentam com dignidade os obstáculos, não praticam um bom desempenho com a administração séria e honesta. Deixam tudo "correr frouxo" como que, "quem vier atrás, resolva esses problemas".
Ultimamente há uma serie de contrapeso; devem ser solucionados: Mas isso tem que adquirir com lutas intensas procurando solucioná-los com muita disposição a fim de colocar o Crato num caminho reto, de crescimento económico e demográfico . Mas o que? Isto não acontece por que preferem esperar com muita calma, pensando que as coisas podem melhorar e sem retribuir com forças suficientes com o intuito de readquirir o património perdido desta cidade.
Deixam de lado todos os acontecimentos ocorridos em favor do Crato, mas nada fazem por que ficam mudos, sem saber reagir e têem medo de enfrentar o batente e por isso, abocanham todas as coisas boas do Crato. Ficam simplesmente meneando a cabeça, dizendo amém. Depois com o ocorrer do tempo, apoiam esses algozes, através do voto, chegando a eleger ao mais alto grau da esfera política. E nós, simplesmente nós, temos que aceitar as migalhas que sobram de outro município que por justiça não deveremos nada de favor para receber grandes melhoramentos, alegam que são os maiorais, e o município mais populoso da região. Pura Balela!
Essa medida errónea estarrecedora, devem ser compreendida que nos não pertencemos ao bugre podre da região, portanto, não devemos ocultar as mazelas desses políticos inconsequentes que só nos vêem causar mal.
Sim meus amigos, aproximam-se as eleições, devemos marchar com serenidade e não nos rebaixemos mansamente diante desses urubus que só nos vêem buscar votos e depois ficam dando mordidas de cobras venenosas, abocanhando o naco desta cidade. Fujam desses crocodilos perniciosos, cutucando-os com varas compridas, botando toda essa massa negra para correr e deixem-nos em paz.
Por esse motivo, até quando devemos tomar cuidado desses malditos perseguidores que por trás das montanhas tenebrosas querem enganar o povo através de cratenses inconsequentes que os apoiam integralmente, talvez recebendo alguns dotes, mas sem pensar nas consequências sombrias que há no futuro.
Não devemos encobrir esses erros que metem medo. Tomemos cuidado e sejamos vigilantes e não vamos ouvir conversas fiadas desses cratenses, que por sua vez, são os verdadeiros entreguistas que devemos repudiá-los.
Cratenses: temos possibilidades de crescer sem a presença desses cruéis inimigos, inoperantes e desequilibrados do Crato que consideramos vendilhões da pátria.

Texto de Pedro Esmeraldo

50 ANOS:COLÉGIO ESTADUAL WILSON GONÇALVES-Por Wilson Bernardo.

CONVOCAÇÃO URGENTE:Amanhã dia 30 de Abril PASSEATA
COMEMORATIVA aos cinquenta anos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves,saindo
da escola as 8hs e terminando com ato solene na Praça Siqueira campos as 9hs.

Diretor gera:l Ailton Medeiros Siebra
Secretária da escola em instalações modernas,e fachada do colégio
Wilson Bernardo(Matéria & Fotografia)

Espanha, França, Itália, a Time ... e Agora , José ??



29/04/2010 - 11h02
Lula é eleito o líder mais influente do mundo pela "Time"




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito nesta quinta-feira (29) pela revista americana “Time” o líder mais influente do mundo. Lula encabeça um ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Essa é a segunda vez que o brasileiro aparece em uma lista da publicação. A primeira foi em 2004.

No perfil escrito pelo cineasta Michael Moore, o programa Fome Zero (praticamente substituído pelo Bolsa Família) é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”. A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente brasileiro de “verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina”.
A revista relembra que Lula decidiu entrar para a política quando, aos 25 anos, perdeu sua primeira esposa Maria, grávida de oito meses, pelo fato de os dois não terem acesso a um plano de saúde decente. Ironizando, Moore dá um recado aos bilionários do mundo: “Deixem os povos terem bons cuidados com a saúde, e eles causarão muito menos problemas para vocês”.
Moore afirma que quando os brasileiros elegeram Lula pela primeira vez em 2002, os "barões do roubo", que transformaram o país em um dos locais mais desiguais do planeta, nervosamente verificaram os medidores de combustível de seus jatos particulares.
Entre os líderes em destaque também estão a ex- governadora do Alasca e ex-candidata republicana à Vice-Presidência dos EUA, Sarah Palin; o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, respectivamente Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
A lista mostra os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas –líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, pensadores, entre outros.
Outras posições de destaqueLula apareceu no ranking da "Time" pela primeira vez em 2004, dois anos depois de ser eleito pela primeira vez à Presidência, acalçando o 3° lugar da lista de "líderes e revolucionários" encabeçada, na época, pelo ex-presidente americano George W. Bush.
Na ocasião, Lula ganhou destaque pela posição na reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) no México, em setembro passado, quando liderou uma coalizão de nações em desenvolvimento que se recusaram a negociar novas regras de investimento estrangeiro até que os EUA e a União Europeia prometessem o fim dos subsídios agrícolas à exportação.
O perfil do presidente em 2004 afirmava que "ao contrário dos radicais contra a globalização, Lula, 58, insiste que quer destruir a nova ordem mundial. Ele só quer que funcione de forma mais justa." O texto lembrava também os escândalos de corrupção que caíram sob seu governo, mas ressaltava que, apesar de alegações, ele havia se tornado porta-voz do novo mundo em desenvolvimento.


Líderes mais influentes do mundo:


1° Luiz Inácio Lula da Silva
2° J.T. Wang
3° Almirante Mike Mullen
4° Barack Obama
5° Ron Bloom
6° Yukio Hatoyama
7° Dominique Strauss-Kahn
8° Nancy Pelosi
9° Sarah Palin
10° Salam Fayyad
11° Jon Kyl
12° Glenn Beck
13° Annise Parker
14° Tidjane Thiam
15° Jenny Beth Martin
16° Christine Lagarde
17° Recep Tayyip Erdogan
18° General Stanley McChrystal
19° Manmohan Singh
20° Bo Xilai
21° Mark Carney
22° Irmã Carol Keehan
23° Xeque Khalifa bin Zayed al-Nahyan
24° Robin Li
25° Scott Brown


Ano passado, Lula ganhou destaque internacional quando foi eleito personagem do ano pelo jornal espanhol El País e pelo francês Le Monde.

Mais categorias


O ex-presidente americano Bill Clinton é o primeiro na categoria dos “heróis” pelo trabalho realizado no Haiti depois do terremoto de 12 de janeiro por meio da ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo seu perfil, escrito pelo cantor Bono Vox, da banda irlandesa U2, “sem ele, o universo não seria tão amigável para os seres humanos.”
Abaixo de Clinton aparecem: a sul-coreana Kim Yu-na, que conseguiu o primeiro ouro em patinação artística para seu país em Vancouver; o opositor iraniano Mir Hussein Musavi, e o ator Ben Stiller por seu trabalho na reconstrução de escolas no Haiti.
A cantora Lady Gaga encabeça o ranking da categoria “artistas” e recebe elogios da colega Cyndi Lauper, que mostra sua admiração pelo trabalho da nova-iorquina de 24 anos. Lauper destaca que “a arte de Lady Gaga capta o período em que estamos agora” e rasga elogios à postura polêmica de Gaga: “ela mesma é a arte. Ela é a escultura.”Além disso também aparecem a cantora Taylor Swift, os atores Ashton Kutcher e Neil Patrick Harris, assim como o produtor e popular juiz do programa de talentos "American Idol", Simon Cowell.
Depois de Lady Gaga, aparecem na lista artística: o humorista Conan O''Brien, que abandonou seu programa na rede de televisão americana "NBC"; a cineasta Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção por seu filme "Guerra ao Terror" e a apresentadora Oprah Winfrey.


Ex-governador do Paraná aparece em lista


Na lista dos “pensadores”, o urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, aparece em 16° lugar por seu “maravilhoso legado de sustentabilidade urbana", destacado pelo prefeito de Vancouver.
A revista "Time" também inclui uma análise de quem de sua lista são os mais influentes na internet, através de uma análise do número de seguidores e de conexões que essas pessoas acumulam nas redes sociais Facebook e Twitter.
Segundo essa análise, Barack Obama e Lady Gaga, seguidos do ator Ashton Kutcher, da cantora Taylor Swift e da apresentadora Oprah Winfrey dominam o manejo dessas ferramentas eletrônicas.

CRATO - Notícias do Dia 29 de Abril de 2010



Prefeitura do Crato realiza seminário de divulgação e mobilização do Plano Local de Habitação de Interesse Social


O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infra Estrutura SEINFRA realizará no próximo dia 4 de maio, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, de 8 horas ao meio dia, Seminário de Divulgação Sensibilização e Mobilização do PHILS- Plano Local de Habitação de Interesse Social. Na ocasião serão debatidos temas em relação a problemática Urbana Habitacional da cidade do Crato, bem como será construída uma proposta de reforma metodológica parta o plano em questão. O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. O processo de elaboração do PLHIS contempla 3 etapas – proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação – , que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.

Mobilização Social do Crato promove ações constantes de combate a dengue

O Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato continua trabalhando ativamente no combate ao aedes aegypti. Grupos de Agentes de Saúde desenvolvem atividades constantes de prevenção a dengue em vários bairros do município. A exemplo disso, técnicos da mobilização social promovem atividades de conscientização nas escolas como no caso da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Governador Adauto Bezerra que realiza amanhã a partir das 8 horas visitas domiciliares no bairro do Seminário onde agentes de saúde, alunos e professores estarão disponibilizando informações e mobilizando a população. De acordo com Luciana Callou, coordenadora da Mobilização Social do Crato, esses trabalhos são de extrema importância no combate a dengue na cidade e alerta para que as pessoas tenham cada vez mais noção dos perigos da doença e de como é importante se prevenir.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato participa de reunião Núcleo de Gestão Sócio Ambiental

Na ultima terça-feira, dia 27, o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Nivaldo Soares, juntamente do assessor técnico Wyldevãnio Vieira e o geógrafo Arlindo Siebra participaram de reunião do Núcleo de Gestão Sócio Ambiental no instituto Agropólos onde foram discutidos assuntos em relação a intervenções do Governo do Estado no Cariri, bem como a reforma e requalificação das praças da cidade, a construção do Centro Regional de Convenções e as ações do Geopark. O Núcleo de Gestão Sócio-Ambiental faz parte do Projeto Cidades do Ceará e é uma instância de monitoramento e acompanhamento das intervenções do Projeto na região e um canal direto de comunicação entre a Sociedade Civil e a Secretaria das Cidades.

Secretaria de Finanças do Crato comunica que estão sendo entregues boletos dos alvarás de funcionamento

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos donos de estabelecimentos comerciais que os boletos dos alvarás de funcionamento estão sendo entregues até o próximo dia 10 de maio. É importante salientar que após essa data haverá a cobrança de multa. Mais informações ligue 3521 9600.

Relatório final para obras em Crato estará sendo debatido hoje entre Prefeitura e Secretaria das Cidades

Será realizada hoje, reunião com representantes da Secretaria das Cidades e Prefeitura do Crato, para debater as obras que estão sendo desenvolvidas no município por meio da parceria, com investimentos do Banco Mundial. A reunião conta com a presença dos técnicos da Secretaria estadual e integrantes da Infraestrutura do município. Segundo o secretário José Muniz, a reunião acontece em Crato, no Instituto Agropolos, e vários pontos serão debatidos, para que seja finalizado o relatório da administração municipal e posterior repasse para Banco Mundial para dar início aos trabalhos. Ele afirma que as obras previstas para iniciar no mês de junho, começam no final do ano, a exemplo da Encosta do Seminário, por conta do período eleitoras.

Ações da Saúde contra a dengue no Seminário

A Secretaria de Saúde do Crato realiza hoje, no bairro Seminário, Mobilização Contra a dengue, no intuito de minimizar o índice de infestação na área. Várias ações no sentido de conscientizar a população local daquela área estão sendo desencadeadas por meio da Saúde. O setor de Mobilização Social tem programado palestras e reuniões constantes, além dos mutirões de limpeza e as visitas domiciliares continuam sendo feitas pelos agentes de Endemias.

Governo Municipal do Crato

Aniversário de Kaika - Por Alessandra Bandeira


Hoje é o aniversário do Kaika, pensa ele que eu ia deixar passar em branco?Nunca meu querido amigo, nunca!!Ao meu anjo da Guarda, desejo que hoje seja um dia iluminado como a pessoa dele, felicidade, paz, harmonia luz, sucesso, amores, saúde, tudo de bom para você meu querido anjo, a quem tenho o prazer de ser amiga!Sei que é seu aniversário mas quem ganha o presente somos nos, mais um ano , de muitos que teremos, ao teu lado. Para você dedico essa musica de Caetano Veloso- Menino Deus:

Menino Deus
De um corpo azul dourado
Um porto alegre é bem mais que um seguro
Na rota das nossas viagens do escuro
Menino Deus
Quando tua luz se acende
A minha voz comporá tua lenda
E por momento haverá mais futuro
Do que jamais houve
Mas ouve a nossa harmonia
A eletricidade, ligada no dia
Em que brilharias por sobre cidade
Menino Deus
Quando a flor do teu sexo
Abrir as pétalas para o universo
Então por um lapso se encontrar
Ligando os breus, dando sentido aos mundos
E aos corações sentimentos profundos
De terna alegria, no dia
Do menino Deus
No dia do menino Deus

Por Alessandra Bandeira

II Conferencia Municipal da Cultura 30 de Abril de 2010.

AMANHÃ, AMANHÃ, SHOW MUSICAL, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Clic na imagem para ampliar!

Almanaque dia 29 de Abril

Eventos históricos

1851 - Realizada a primeira viagem experimental com uma locomotiva elétrica. O teste foi feito em Washington.
1938 - Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.
1945
Segunda Guerra Mundial: A wehrmacht rende-se incondicionalmente aos aliados em Itália.
Casamento do ditador austríaco Adolf Hitler com sua amante, Eva Braun.
1964 - Emancipação dos municípios de Ipatinga, João Monlevade e Timóteo .
1970 - Guerra do Vietnam: Forças norte-americanas e sul-vietnamitas entram no Cambodja em perseguição aos vietcong.
1988 - Glasnost: O líder soviético Mikhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa.
1989 - Catorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão. Os hooligans se envolveram na briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol.
1990 - Beatificação dos Santos Irmãos Mártires de Turón pelo Papa João Paulo II (c. em 1999).

Nascimentos

1745 - Oliver Ellsworth, político e advogado inglês (m. 1807).
1833 - Arsênio da Silva, pintor e fotógrafo brasileiro (m. 1883).
1854 - Henri Poincaré, matemático francês (m 1912).
1863 - William Randolph Hearst, editor estadunidense (m. 1951).
1876 - Zauditu, imperatriz etíope (m.1930).
1884 - Jaime Cortesão, escritor e historiador português (m. 1957).
1893 - Amílcar Barbuy, futebolista brasileiro (m. 1965).
1897 - Humberto Mauro, ator e diretor brasileiro (m. 1983).
1899 - Duke Ellington, pianista de jazz e líder de banda estadunidense (m. 1974).
1901 - Hirohito, imperador do Japão (m. 1989).
1925 - Iwao Takamoto, animador, produtor e diretor norte-americano (m. 2007).
1929 - Ray Barretto, músico portorriquenho (m. 2006).
1933
Mark Eyskens, político belga.
Pedro Pires, político cabo-verdiano.
1936
Dedé Santana, ator e comediante brasileiro.
Zubin Mehta, maestro indiano.
1938 - Bernard Madoff, empresário norte-americano.
1947 - Olavo de Carvalho, filósofo, livre-pensador e jornalista brasileiro.
1949
Roberto Talma, diretor de televisão brasileiro.
Nana Caymmi, cantora brasileira.
1951
Dale Earnhardt, piloto norte-americano de automobilismo (m. 2001).
Vinícius Cantuária, cantor e compositor brasileiro.
1952 - Nora Dunn, atriz norte-americana.
1954 - Jerry Seinfeld, comediante, ator e produtor estadunidense.
1957 - Daniel Day-Lewis, ator inglês.
1958
Michelle Pfeiffer, atriz norte-americana.
Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren.
Giovanni Galli, ex-goleiro e político italiano.
1961 - Michael Roll, ator alemão.
1965
Vincent Ventresca, ator estadunidense.
Felipe Miñambres, ex-futebolista espanhol.
1966 - Ramón Medina Bello, ex-futebolista argentino.
1968 - Néstor Fabbri, ex-ftuebolista argentino.
1970
Uma Thurman, atriz estadunidense.
Andre Agassi, ex-tenista norte-americano.
Paweł Deląg, ator polonês.
1971
Sam Michael, engenheiro automobilístico australiano.
Darby Stanchfield, atriz estadunidense.
1972 - Marko Rehmer, ex-futebolista alemão.
1973 - David Belle, fundador do movimento parkour.
1974 - Pascal Cygan, futebolista francês.
1975 - Fábio Luciano, ex-futebolista brasileiro.
1976
Fabio Liverani, futebolista italiano.
Kelvin Jack, goleiro trinitário.
1977 - Andrius Skerla, futebolista lituano.
1978
Bob Bryan, tenista norte-americano.
Mike Bryan, tenista norte-americano.

Falecimentos

1380 - Catarina de Siena, santa católica (n. 1347)
1951 - Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco (n. 1889)
1967 - Anthony Mann, cineasta estado-unidense (n. 1906)
1980 - Alfred Hitchcock, cienasta inglês (n. 1899)
1991 - Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro (n. 1946)
1997 - Eduardo Mascarenhas, médico brasileiro (n. 1942)
2002 - Fernando Pessa, jornalista português (n. 1902)
2006 - John Kenneth Galbraith, economista estado-unidense (n. 1908)
2007
Octavio Frias, editor do jornal Folha de S. Paulo (n. 1912)
Serafim Gonzalez, ator e escultor brasileiro (n. 1934)
2008 - Albert Hofmann, cientista suiço, "pai" do LSD (n. 1906).

Fonte Wikipédia
Foto Olavo de Carvalho
Colaboração Alessandra Bandeira

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 29 de Abril de 2010


Seminário na URCA debate Procampo e a Pedagogia da Alternância


A coordenação do PROCAMPO estará realizando, no período de 10 a 14 maio próximo, na Universidade Regional do Cariri – URCA, Seminário para discutir a Pedagogia da Alternância, dentro do curso de Licenciatura Plena em Educação no Campo, que está sendo implantado na Instituição. As aulas com as primeiras turmas serão iniciadas no mês de julho deste ano. O evento contará com presença de professores que administrarão as disciplinas do curso no primeiro módulo. A coordenadora, professora Francisca Carminha de Lima Macedo, Pó-Reitora de Planejamento da URCA, afirma que durante o seminário, o projeto que foi aprovado pelo Ministério da Educação-MEC será apresentado e analisado. Também será discutida a Pedagogia da Alternância, enfocando tempo escola e o tempo comunidade e a execução do planejamento para o primeiro módulo do curso, que acontecerá de 10 de julho a 10 de agosto. As aulas serão ministradas no Campus do Pirajá, da URCA, em Juazeiro do Norte.

Professora da URCA eleita governadora do Lions do Ceará

A Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Antonia Ladislau de Sousa foi eleita no último dia 25, em Maranguape-CE, com 97% dos votos válidos, governadora do Lions do Ceará, para representar o Estado junto ao Lions Internacional. A governadora eleita tomará posse em Sydney, na Austrália, em junho próximo. A função requer planejamento, muito trabalho e dedicação à Causa Social. Dentre suas metas prioritárias estão o fortalecimento do Lions do Ceará, a conservação ambiental e formação acadêmica. Assim, pretende captar para o Ceará a Universidade do Lions-UNILION, já existente em Goiânia-Goiás, possibilitando o aumento de vagas no meio Universitário.

Aberto concurso para identidade visual da Semana de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA informa que estão abertas inscrições de Concurso para escolha de identidade visual da Semana de Iniciação Científica, da Universidade Regional do Cariri – URCA, que será incorporada a sua 13ª edição. Maiores informações, acessar o site da Instituição no www.urca.br.

Especialização em Educação Infantil: URCA abre inscrições para primeira turma

Estão abertas inscrições para Especialização da 1ª turma do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, na Universidade Regional do Cariri, promovido pelos Centro e Departamento de Educação, que acaba de ser aprovado na PRPGP e demais instâncias. As inscrições podem ser feitas no Laboratório de Pós-Graduação “Maria Nobre Damasceno” (corredor da Pedagogia), com Edilma Amorim, das 8 horas às 17 horas. O curso é destinado aos licenciados que desejam trabalhar com a educação infantil. É também voltado para as séries iniciais do ensino fundamental. Mais informações pelo telefone (88) 31021212 – Ramal – 2782. E-mails: edilamor20@hotmail.com ou posgradei@gmail.com

Curso de Especialização em Educação Ambiental

Estão abertas as inscrições para Especialização em Educação Ambiental, no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA), nos meses de junho e julho próximos. As aulas estão previstas para serem iniciadas no mês de agosto de 2010, com término em fevereiro de 2012. A Pós-Graduação está direcionada aos profissionais das áreas de biologia, geografia, ecologia, agronomia, economia, engenharia de produção e afins. O objetivo do curso é desenvolver e aprimorar conhecimentos adquiridos na graduação, além de oferecer qualificação especializada. A pretensão é formar recursos humanos com uma nova visão sistêmica e ampla em relação à problemática ambiental. A biodiversidade e o ecossistema da região do Cariri serão especialmente enfocados.

Projeto de nova sinalização do Geopark Araripe em desenvolvimento

Uma equipe de especialistas em planejamento visual, responsável pelo novo projeto de sinalização do Geopark Araripe, se reuniu, nesta terça-feira, 27, com a Coordenação Executiva do Geopark e representantes da Secretaria de Cidades, do Governo do Estado. A nova proposta inclui melhor sinalização e urbanização dos nove geosítios. O objetivo principal da visita dos especialistas ao Cariri é mapear e fazer o levantamento de informações específicas e estratégicas de todas as áreas que envolvem os geosítios que formam o Geopark Araripe, onde serão colocadas as placas. A nova sinalização possibilitará ao turista uma melhor orientação sobre as peculiaridades de cada local. Cada geosítio terá um mapa específico e um geral, para facilitar o deslocamento do visitante aos demais. Também inclui o projeto o asfaltamento das vias que dão acesso a essas áreas, a colocação de lixeiras, bancos e pontos de apoio.

Todas as antigas placas serão substituídas. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri receberão totens com a denominação de geosítio, em substituição aos antigos que continham o nome geotope. O trabalho de sinalização foi solicitado e contratado pela Secretaria de Cidades, do Governo do Estado, que envolve levantamento de dados históricos, culturais, geológicos, religiosos, arqueológicos e ambientais da Região. Liderado pelo arquiteto Elton Timbó. A equipe de especialistas ficará no Cariri até esta sexta-feira (30). Mais informações pelo telefone 3102- 1237

Missão Velha sedia I Seminário Geopark Araripe e I Reunião de Unidade de Conservação

Nos dias 3 e 4 de maio será realizado no município de Missão Velha, o I Seminário Geopark Araripe e a I Reunião de Unidade de Conservação municipal. O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA), Geopark Araripe e prefeitura municipal de Missão Velha. O evento discutirá o potencial turístico e o valor científico do Geopark, naquele município. Também busca sensibilizar a sociedade e as autoridades que estão inseridas no contexto do Geopark. Na programação estão as palestras “Geopark Araripe”, “Projeto Missão Velha para a cachoeira”, “Estratégia de Desenvolvimento Regional” entre outras. Já no segundo dia serão feitas visitas aos geossítios Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada do Cariri. Podem participar todas as pessoas interessadas. São 30 vagas disponíveis e as inscrições serão feitas no local. Durante o passeio, o visitante conhecerá um pouco mais sobre a história dos índios, lendas, paleontologia e educação em contato com a natureza, e história da deriva dos continentes. À tarde, haverá uma reunião dos gestores das Unidades de Conservação do Geopark Araripe.

O seminário conta com a participação da superintendente da SEMACE, Lúcia Teixeira, a presidente do CONPAM, Teresa Farias, o secretário das Cidades, Jurandir Vieira Santiago, o gerente da Meso Araripe, Raphael Paiva, o gerente da APA Araripe, Francisco William Brito Bezerra, a gerente da FLONA Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima e o gerente do Arajara Park, de Barbalha, Antônio Correia Saraiva. É prevista a participação de 150 pessoas. O evento será aberto ao público.

Mais informações através do telefone: (88) 3102- 1237, Escritório do Geopark Araripe.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 29 de abril de 2010.

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30