xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 abril 2010

BLOG DO CRATO - 130.000 acessos por mês - O Maior Website do Cariri




Para contratos de publicidade, entre em contato conosco através do E-mail:

blogdocrato@hotmail.com


Ajude a manter nossos websites e divulgar o Crato e o Cariri na Internet.

PARABÉNS LUIZ CORY - Por Maria Otilia


Ficamos felizes em saber que o nosso querido vereador Luiz Cory, está de volta para assumir o seu cargo de gestor como vereador na Camara Municipal do Crato. Com certeza este homem ético, amigo, de bom caráter e de família honrada não venceria uma eleição , comprando votos ou através de corrupção ativa.

Neste sentido, desejamos que o seu primeiro mandato seja iluminado pelo Espírito Santo e que faça uma boa gestão, cumprindo a sua missão que lhe foi confiada por muitos cratenses.

PARABÉNS LUIZ !!!! VOCÊ MERECE ESTÁ DE VOLTA A NOSSA CAMÂRA MUNICIPAL.

Texto postado por Maria Otilia Moreira
Foto de Dihelson Mendonça

Escola de Artes da URCA paralisada por falta de professores.

Paralisada por falta de Professores!

A Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri enfrenta mais uma vez uma situação lamentável em relação ao inicio das aulas devido à carência de professores. O Semestre 2010.1 deveria ter iniciado dia 22 de abril, mas, na Escola de Artes não iniciou.

Nós alunos de Artes Visuais e Teatro nos reunimos no último dia 26 de abril e conversamos sobre a atual situação, onde chegamos a conclusão que os cursos não poderiam continuar com toda essa problemática, pois o quadro que atualmente se encontra são: 8 turmas, 4 do curso de Artes Visuais e 4 do curso de Teatro, nestas 8 turmas há um total de 19 disciplinas sem professores o que inviabiliza o inicio deste semestre e de futuros semestres.

Nós alunos por unanimidade decidimos paralisar as aulas por tais motivos: temos somente 3 professores efetivos em Artes Visuais, 4 professores efetivos em Teatro e contratados são 2 em Artes Visuais e 1 em Teatro. Necessitamos efetivamente de 17 professores em Artes Visuais e 13 professores em Teatro.

O Governador do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes autorizou o concurso público para reposição de professores efetivos onde houvesse vacância, tendo em vista 60 vagas para professores onde 7 estariam destinados para Escola de Artes 4 em Artes Visuais e 3 em Teatro, o que não soluciona o preenchimento das vagas necessárias para o fechamento da nossa grade curricular, pois para iniciarmos pelo menos 2 semestres contínuos precisaríamos no mínimo de 10 professores para o funcionamento dos cursos.

Tendo em vista o ano eleitoral, precisamos garantir que esse concurso seja homologado e os professores sejam contratados antes do dia 03 julho. Vimos por meio deste solicitar o Governo medidas urgentes antes do lançamento do edital para professores efetivos que possivelmente seja lançado ainda essa semana.

Nívia Uchôa
(88) 96127485 / 88488094
www.aguapraquetequero.blogspot.com
www.poesiadaluz.blogspot.com

Escola de Artes Violeta Arraes
URCA Barbalha - CE

COMPOSITORES DO BRASIL


Chorinhos e Chorões

Por Zé Nilton

Segundo o eminente pesquisador da Música Popular Brasileira, José Ramos Tinhorão, no seu livro Pequena História da Música Popular (da modinha à canção de protesto), Petrópolis, Editora Vozes, 1975, o chorinho nasce da polca, gênero muito cultivado a partir do final da primeira metade do Século XIX.

O choro não aparece logo como gênero, mas como “uma forma de tocar” estilizada por músicos populares do Rio antigo.

Do violão, os músicos tiravam tons usando as cordas mais graves, os bordões, que passaram a marcar a música tal qual um baixo, daí a expressão “baixaria” para este tipo de modulação.

“Pois seriam esses esquemas modulatórios, partindo do bordão para decaírem quase sempre rolando pelos sons graves, em tom plangente, os responsáveis pela impressão de melancolia que acabaria conferindo o nome de “choro” a tal maneira de tocar, e a designação de “chorões” aos músicos de tais conjuntos, por extensão.”

Do cavaquinho, saia o saltitante contracanto e a marcação rítmica, quando não o solo choroso que, com o advento da flauta, na segunda metade do Século XIX, estava assim formada a base musical do choro. O pandeiro entra bem depois, quando o violão perde o sentido da marcação e o samba batucado exige a percussão como acompanhamento rítmico.

Tinhorão, como bom marxista, releva esta expressão da nossa música como nascida no seio da baixa classe média do Segundo Império e da Primeira República.

Ele diz que “esta afirmação pode ser comprovada com o simples levantamento das profissões de 300 músicos, cantores, compositores, mestres de bandas e boêmios ligados a grupos de choros, referido pelo carteiro carioca Alexandre Gonçalves Pinto em seu livro de memórias intitulado “O Choro, Reminiscências dos chorões antigos”, publicado em 1936”.

Eu tenho este livro numa reedição do MEC/FUNARTE, de 1978. Uma curiosidade: o autor, Alexandre Gonçalves Pinto convida “o maior cantor e poeta de todos os tempos”, Catulo da Paixão Cearense, para prefaciar sua obra. Este se desculpa e não aceita tal empreitada pelos infindáveis erros gramaticais de toda a sorte encontrados nos originais. Mas aí já é outra história...

Em comemoração ao Dia do Choro, ocorrido em 23de abril pp. que coincide com o dia de S. Jorge, vamos apresentar um pouco da história do choro e tocar algumas de suas mais antigas/novas músicas desse gênero, no Programa Compositores do Brasil desta quinta.

Na sequencia:

Odeon, de Ernesto Nazaré, com Fernanda Takai
Corta Jaca ou “Gaúcho”, de Chiquinha Gonzaga, com Altamiro Carrilho.
Brasileirinho, de Waldir Azevedo, com Baby Consuelo
Um chorinho, de Chico Buarque, com Chico Buarque
Choros No. 1, de Heitor Villa-Lobos, com Turíbio Santos
Ingênuo, de Pixinguinha e Benedicto Lacerda, com Regional de Evandro
João Gilberto (raridade) – Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barros, com João Gilberto
Noites Cariocas, de Jacó do Bandolim, com Jacob do Bandolim
Pedacinhos do Céu, de Jacob do Bandolim, com Ademilde Fonseca
Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, com Roberta Sá
Chorinho nervoso pro Hermeto Pascoal, de Sivuca, com Sivuca
Tua imagem, de Canhoto da Paraíba, com Canhoto da Paraíba

Quem ouvir verá!


Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri – 1020
Quintas-feiras, de 14 às 15 h.
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Apoio Cultural: CCBN
Retransmitido pela rádio www.cratinho.blogspot.com

VESTIBULAR NO IFCE CAMPUS CRATO PARA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ZOOTECNICA


Finalmente saiu do papel os vestibulares do IFCE CAMPUS -CRATO, para os cursos de Zootecnia e Ciência da Computação - os primeiros dois cursos superiores da nova entidade educacional, que garante um marco histórico em oferta de cursos superiores na região do Cariri cearense.

O IFCE CAMPUS CRATO inicia a sua divulgação no dia 15 de Abril, onde as inscrições serão de 3 de maio a 4 de junho, podendo ser feitas pela Internet (www.crato@ifce.edu.br) ou em qualquer Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará ( Crato- Umirim -Juazeiro do Norte -Iguatu - Cedro - Fortaleza - Limoeiro - Quixada - Sobral, etc). Porém as provas, que serão realizadas nos dias 21 e 22 de Junho de 2010, só se realizarão na cidade do Crato e em sua unidade de Umirim (região norte).

É o IFCE CAMPUS CRATO cumprindo a promessa de trazer para o Cariri os bacharelados de Zootecnia e Ciencia da Computação, dando mais uma opção educacional à nossa juventude, acabando de vez a dependência dos deslocamentos de nossa comunidade a centros mais avançados com objetivo de se preparar nestes dois cursos.

Fonte: Blog Retrato do Cariri Agropecuário

Tasso começa a formatar o seu palanque pela região do cariri.

Dr. Samuel Araripe - Prefeito do Crato - foto de Paulo Moska.

O palanque do pré-candidato do PSDB à Presidencia da República, José Serra, no Ceará vai ser mesmo o palanque pró-reeleição do senador tucano Tasso Jereissati. Em termos práticos e longe da discussão de que o PSDB terá candidato ao Governo do Estado, há movimentação nesse sentido.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), por exemplo, acaba de ser designado por Tasso Jereissati, para coordenar sua campanha e a de Serra em 12 municípios da Região do Cariri. O próprio prefeito dá a informação. A missão ficou acertada durante encontro dele com Tasso na última segunda-feira, em Fortaleza. Esse tipo de estratégia ocorrerá em vários pontos do Estado, segundo assessores de Jereissati.

“Nós vamos coordenar a campanha no chamado Cariri Oriental, que envolve o Crato e municípios como Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Campos Sales, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri”, informou para o Blog o prefeito, acrescentando mais: é a favor do apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB).

Fonta - Blog do Eliomar de Lima

Carta aberta ao Padre Edimilson- Por Alessandra Bandeira

Caro Padre,
Como é do conhecimento de todos deste Blog, eu sempre critiquei publicamente o uso do som abusivo oriundo da Igreja da Sé, que causava um verdadeiro estresse e desconforto para os moradores das casas próxima a referida igreja,hoje venho aqui não para protestar, mas para agradecer pela sua ação de diminuir esse som , respeitando assim a legislação e todos aqueles que não comungam da fé católica e que eram obrigados a ouvir musicas e missas.
Agradeço muito , pois hoje posso até ouvir algo que antes passava despercebido , o canto dos pássaros.
Ainda podemos melhorar mais um pouco, com o fim do uso de rojões e fogos de artifícios nas festividades religiosas.
Pense nisso caro padre, pois vossa pessoa estará fazendo o que realmente Jesus quer de nos , respeitar o meio ambiente e os nossos irmãos
Obrigado!

Por Alessandra Bandeira

É o pragmatismo, otário !!! - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Foi uma sonora goleada: por 20 votos contra 07, integrantes dos diretórios estaduais do PSB, reunidos em Brasília, optaram, de maneira crua e pragmática, por privilegiar a organização partidária como um todo, através da concorrência, em diversos estados, aos mais diversos cargos majoritários e proporcionais (onze candidatos a governador, oito candidatos a senador e 44 candidatos a deputado federal, além dos estaduais, dentre outros), ao invés de embarcar na canoa furada oferecida pelo senhor Ciro Gomes e seu messiânico sonho de chegar, por cima de pau-e-pedra, à Presidência da República. Posteriormente, tal decisão foi referendada pela própria executiva do partido, através de outro tonitruante e incontestável placar: 21 votos contra 02.
Autentica raposa com incríveis poderes de facilmente transmutar-se em “camaleão” político, Ciro Gomes possui algumas características básicas que se lhe apresentam negativamente: a) já provou, por A + B que, sob pressão (ou quando alguém não aceita seus argumentos, já que tido e havido como autentico “gogó de ouro”), perde o controle facilmente, permitindo que sua instabilidade emocional aflore e se sobreponha à necessária racionalidade (já pensou um cara desse representando o Brasil num foro internacional); b) assim como o seu amigo e padrinho político, Tasso Jereissati, cultiva e não esconde a arrogância, o orgulho e a prepotência, características dos antigos coronéis interioranos (a ponto de achar que só ele tem como resolver todos os problemas do país, que ele é o melhor de todos em tudo, que tudo tem que passar pelo seu crivo e por aí vai, mesmo entendendo pouco da Ciência Econômica); c) parece não ter qualquer compromisso ou mesmo importar-se com a coerência ou linha programática a ser seguida, já que vestiu as camisas de agremiações absolutamente díspares, ideologicamente falando, tais quais o PDS (antiga Arena), PMDB (hoje seu alvo preferido), PSDB (e sua casta de paulistas arrogantes), PPS (antigo Partido Comunista Brasileiro) e PSB (recente legado de Miguel Arraes); e, finalmente, d) possui uma incrível facilidade de deslumbrar-se com a luz dos holofotes, de querer ser mais real que o rei à frente das câmeras, nem que para tanto tenha que destravar e soltar a língua, disparar sua ácida verborragia sobre quem “ousar” contestá-lo, acionar sua metralhadora pornográfica em todas as direções, independentemente de quem esteja á frente.
E aí foi onde ele, literalmente, caiu do cavalo e por uma razão simplória: ao querer impor, no peito e na marra, sua opinião pessoal na tentativa de ungir-se candidato à Presidência da República (apesar dos raquíticos 8% das pesquisas), esqueceu-se que para se habilitar a tão alto cargo necessário seria interagir ou compor-se com um conjunto de forças sociais, políticas e partidárias que lhe dariam sustentação no decorrer da refrega, e às quais representaria à frente; que, marchando no bloco do “eu sozinho”, dificilmente deixaria de ser tragado pelo turbilhão de interesses que, queiramos ou não, representa uma candidatura presidencial; e, alfim, esqueceu-se, por outro lado, que, para viabilizar-se como sucessor do atual Presidente da República não bastava apenas e tão somente atuar como “seresteiro” preferido do Presidente Lula nas noites frias dos finais de semana na Granja do Torto, quando do encontro com os da intimidade presidencial.
Que se despreocupem, entretanto, às viúvas do senhor Ciro Gomes: apesar dos laivos de loucura e intempestividade, dos arroubos e estultices de praxe, certamente deve lhe ter sobrado um átimo de pragmatismo em todo esse imbróglio e, por baixo dos panos, em troca do seu apoio no decorrer da campanha, já terá sido sacramentado um “acordo de cavalheiros” que lhe permitirá tomar de conta de algum ministério num possível governo Dilma Rousseff.
Portanto, com a possível vitória de Dilma, e a tendência que Lula volte para mais oito anos, emprego não lhe faltará e aos seus áulicos nos próximos doze anos.
Alguém duvida ???

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva


Estudantes do Polivalente se preparam para espetáculo “Nós, o estopim”


O espetáculo pretende interagir com o público e fazer uma grande brincadeira popular no dia 27 de maio no Sesc Crato.

Preparação do Espetáculo “Nós, o estopim” movimenta os estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Gov. Adauto Bezerra no Crato. O Espetáculo reúne diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, performance, música, poesia e audiovisual.

O espetáculo será apresentado no dia 27 de maio no Teatro do Sesc Crato e faz parte do projeto desenvolvido pela instituição chamado “Performance Poética e Armazém do Som”.

“Nós, o Estopim” é composto de fragmentos de cenas e acontecimentos em que o público a todo instante é instigado a participar. As poesias engajadas de Rosemberg Cariry, Salete Maria, Patativa do Assaré, Cacá Araujo e Alexandre Lucas narrará o discurso do espetáculo numa mistura entre a linguagem contemporânea, a cultura de massa e as manifestações da tradição popular.

Cerca de 50 estudantes deverão participar da apresentação. A idéia é aproveitar as habilidades dos estudantes. Para participar do espetáculo, os alunos passarão por oficinas de teatro, malabares, dança e produção de máscaras.

O espetáculo conta com a parceria da Companhia Cearense de Teatro Brincante, Coletivo Camaradas, Projeto Nova Vida, EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra Crato, Projeto Nova Vida.

Aurora é a mais nova anfitriã do Cariri Cangaço Por: Manoel Severo

Manoel Severo e Prefeito Adailton Macedo

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, recebeu na tarde deste dia 27, em Fortaleza, a visita do prefeito municipal de Aurora, Dr. Adailton Macedo. Na oportunidade foi consolidada a adesão oficial do município ao Cariri Cangaço, em sua edição 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros.


Para o Curador do evento, Manoel Severo "sem dúvida nenhuma a chegada de Aurora em muito enriquecerá o Cariri Cangaço; pela sua história, tradição, e o vasto conjunto de ligação com a temática, notamente a partir dos episódios do Fogo do Taveira, as Minas do Coxá, o Tipi de Marica Macedo, a Ipueiras de Isaias Arruda, enfim; o Cariri Cangaço recebe de braços abertos os parceiros de Aurora, e juntos vamos esforçar para proporcionar um grande evento aos nossos convidados".

Para o Secretário de Cultura de Aurora, professor José Cícero, "estamos contentes pelo município poder contribuir de alguma forma para o estudo e uma releitura da história de Lampião e do cangaço. Aurora jogará um papel de destaque neste contexto de estudo e de análise do movimento pelos sertões caririenses. Além da relação do rei do cangaço e Massilon Leite com o coronel Isaías Arruda e a célebre invasão de Mossoró que foi tramada em Aurora, descambando com a tentativa de envenenamento e cerco de Lampião no sítio Ipueiras, propriedade de Isaías. Para tanto, duas edições da Revista Aurora esteve sendo publicada anos atrás para tratar exclusivamente deste tema." E completou:"Já estava na hora da nossa cidade também participar do Cariri Cangaço, um dos maiores e mais badalados eventos lampiônicos do Brasil".

Nesta próxima sexta-feira os Organizadores do Cariri Cangaço estarão reunidos no município de Aurora com o prefeito Adailton Macedo, com o secretário José Cícero e as respectivas equipes para a formalização da adesão de Aurora ao Cariri Cangaço.

O Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, acontece entre os dias 17 e 22 de agosto de 2010, na região do Cariri. É uma promoção da Cariri do Brasil, e uma realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora; com o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, URCA-Universidade Regional do Cariri, do ICC - Instituto Cultural do Cariri, Centro Pró Memória, ICVC - Instituto Cultural Vale Caririense e Memorial Padre Cícero.

CRATO - Notícias do dia 28 de Abril de 2010



Prefeitutra do Crato poderá realizar concurso para novos servidores no segundo semestre

A Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal do Crato está dando andamento ao processo de realização de concurso público para a contratação de novos servidores, para cobrir o quadro de carência de funcionários. O Secretário de Administração Christiano Siebra afirma que foi feito pedido de licitação, junto à Comissão da Prefeitura, e a possibilidade de realização de concurso poderá se concretizar no segundo semestre deste ano. Ele adianta que a expectativa é que tudo esteja preparado em pelo menos três meses. Desde o ano passado, que a administração do Crato vem atualizado os cadastros dos servidores municipais, no intuito de promover adequação dos dados de cada funcionário público. Em seguida foi feita uma análise da carência do quadro funcional. Com isso, as vagas a serem supridas com o concurso serão definidas. Vários setores estarão sendo cobertos com os novos contratados.

Prefeitura do Crato convoca inscritos no Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz para reuniões hoje e amanhã

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social convida os jovens inscritos no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ, para participarem de encontros no CVTEC de Crato, localizado á Av. Padre Cícero, 1260 bairro São Miguel.

Os respectivos encontros serão divididos em grupos por ordem alfabética da seguinte forma:

Hoje, dia 28/04, quarta-feira Letras:N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e Z, das 13horas e 30 minutos às 15 horas 30minutos.

Maiores informações ligar para a Secretaria de Ação Social nos telefones= 3521-6321 / 3521-6425.

Secretaria de Saúde volta a atuar com o carro fumacê nos bairros

A Secretaria de Saúde do Crato, dentro das ações de prevenção da dengue, volta a atuar com o carro fumacê nos bairros da cidade, com a finalidade de combater o mosquito Aedes aegypti. O trabalho vem sendo desencadeado pela equipe de Endemias, com cerca de 50 agentes em campo, visitando as residências e passando orientações aos moradores. Até semana passada foram constatadas mais de 500 notificações de casos e 173 casos confirmados. Esses dados refletem um crescimento no número de casos de dengue na grande maioria dos municípios do estado.

Atividades educativas contra a dengue continuam sendo intensificadas em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social e Tiro de Guerra, estarão realizando, no período de 26 a 30 de abril, na localidade do Parque São José, atividades educativas de combate à dengue. Serão visitadas residências para orientações aos moradores em relação ao combate da dengue, eliminação de focos do mosquito, com entrega de hipoclorito de sódio, sacos plásticos e panfletos educativos. Estarão participando dessas atividades alunos do Liceu e da escola Sertãozinho. Na sexta-feira, dia 30, haverá tenda educativa na praça, próximo ao CEMIC (posto de Saúde). A Secretaria de Saúde convida todos os moradores a colaborarem com o trabalho dos profissionais de saúde, colocando em prática as orientações e visitando, na sexta-feira, a tenda educativa da praça (próximo ao CEMIC).

Governo Municipal do Crato

CE-386: nova rodovia fortalece economia do Cariri

Com o objetivo de beneficiar motoristas e passageiros, facilitar o escoamento da produção agrícola da do Cariri, e ainda fortalecer setores importantes da economia, como o turismo, o governador Cid Gomes inaugurou na noite desta sexta-feira (23), no Crato, a rodovia CE-386 no trecho que liga Crato a Barbalha, e os distritos de Arajara e Caldas. No total são 11 km de estrada com investimento de R$ 3,7 milhões. “Em toda a história do Ceará foram construídos cerca de 6 mil quilômetros de estradas. Nos meus quatro anos de mandato o Estado contará com mais 3 mil quilômetros”, disse o governador. Na ocasião, Cid Gomes relatou os investimentos do Governo do Estado na região do Cariri com ênfase na construção e restauração de rodovias, construção do Hospital Regional do Cariri, Centro de Eventos, Policlínicas, Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), além de delegacias, o Ceasa, Metrô do Cariri, escolas de ensino médio e também da modalidade profissionalizante, entre outros. “Nosso único objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas da região. O Cariri tem um potencial muito grande de desenvolvimento com esses investimentos estamos potencializando essa vocação”, afirmou. Para sua conclusão, a CE-386 recebeu serviços preliminares, terraplenagem, drenagem, novo pavimento, sinalizações horizontal e vertical, obras d'arte correntes, revestimento em concreto betuminoso usinado a quente e proteção ambiental.

A visita de Cid ao Cariri prossegue ainda neste sábado, com a inauguração de três novas delegacias, uma em Mauriti (17 horas), outra em Milagres (18 horas) e uma terceira em Missão Velha (19 horas). Com estas inaugurações, chega a 14 o número de novas delegacias entregues na atual gestão. Também em Missão Velha o chefe do Executivo lança o Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania) para mais 14 municípios da região Centro-Sul.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

BLOGFASHIOMODA: O CRATO É PURA BELEZA - Por Wilson Bernardo.

Na madrugada de quarta-feira, tive a grata surpresa de ver nossa Miss cearense, e uma genuína cratense, em que seu perfil intelectual e não tão somente a sua beleza, foi destaque no programa "A noite é uma criança" da rede Bandeirante de televisão. Estamos bem próximos de um resultado histórico para cidade do Crato, que com certeza será a coroação de Eugênia como Miss Brasil. Tive a grata satisfação de fazer um longo ensaio fotográfico em sua intimidade de bastidores. O Crato é por natureza um chapadão abençoado pelos deuses da beleza.

A negritude natural de um povo guerreiro
A nossa herança kariri e batuques
Sensibilidade e uma beleza nativa e típica da chapada encantada

Por fim eis Brasil que se rendera aos místicos Kariris.

Wilson Bernardo (Texto & Ensaio Fotográfico)

Centro de Convenções do Cariri movimentará economia da Região


O Cariri vai receber um Centro de Convenções, impulsionando ainda mais a vocação para eventos agropecuários e industriais das regiões do Cariri e Centro-Sul, além de servir para eventos de lazer e religiosos. Com obras iniciadas em julho do ano passado, o investimento receberá investimento de R$ 10 milhões, já tem cerca de metade das instalações prontas. Projetado para contemplar diversas atividades culturais e sociais, deve atrair para a região seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outros eventos. A localização é estratégica, às margens da CE-292, além da captação e utilização do Centro de Convenções por todos os 28 municípios integrantes do Cariri, região com 869.328 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2007). O empreendimento terá uma área construída de 5,7 mil metros quadrados em terreno de 27.803,35 metros quadrados, com auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, mais três outros com 160 lugares cada; recepções; subsolo para depósito e casa de máquinas; quatro salas de reunião e multiuso e estacionamento com 208 vagas, além de espaços cobertos e ao ar livre para exposições. Também vão ser construídos jardins paisagísticos dotados de espelhos d'água.

Segundo o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, a necessidade de um centro de convenções em Iguatu é uma realidade tendo em vista a grande demanda da região para a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias.

SERVIÇO

- Centro de Convenções do Cariri - Avenida Padre Cícero, 4400 (às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha).

- 5,7 mil m² construídos em 27,8 mil m² de terreno.
- Auditório para 600 pessoas, mais três com 160 lugares e quatro salas multiuso.
- Estacionamento para 208 veículos.
- Recepções e subsolo para depósitos e casas de máquinas.
- Jardins com paisagismo e espelho d'água.
- Benefício para 28 municípios (Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas).

Fonte: Assessoria de Comunicação - Governo do Estado do Ceará

Vigilância Sanitária recolhe animais doentes


Alacoque de Sousa disse que ainda estava em "estado de choque" após a retirada da maioria dos animais de sua casa. A Vigilância Sanitária combateu a insalubridade no local - ELIZÂNGELA SANTOS - O amor aos animais se transformou em um problema de saúde pública em uma bairro de Juazeiro do Norte´

Juazeiro do Norte. A retirada de 18 cães, dois gatos e três aves silvestres da casa de duas idosas, há quase 15 dias, neste município, causou reação da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), sessão de Fortaleza. De acordo com a entidade, a forma como os animais foram capturados aconteceu contra a vontade das proprietárias. Há cerca de seis meses que a Vigilância Sanitária recebia denúncias dos vizinhos e um abaixoassinado com mais de 200 assinaturas foram encaminhados para o Ministério Público solicitando a retirada dos animais, por conta das condições de higiene que se apresentava no local e da falta de adequação da residência, pequena, para abrigar cerca de 35 animais.

A ação na residência foi acompanhada por integrantes da Vigilância Sanitária do Município, que primeiro recebeu as denúncias, o Instituto Brasileiro do Direito à Vida dos Animais e Meio Ambiente (Ibdvama), Ministério Público, Centro de Zoonoses e Polícia Ambiental, além de uma ambulância, para socorrer as donas dos animais, caso alguma passasse mal durante a ação. Segundo o setor de captura do Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte, todos os animais foram sacrificados, inclusive os gatos, por apresentarem sinais de sarna. Os animais silvestres foram encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O veterinário da Vigilância, Heudo Gonçalves, que acompanhou a ação destacou a falta de condição no local não só para os animais viverem, já que estavam em ambiente insalubre, mas para as próprias donas da casa. Alguns dias depois da ação, elas se recusaram a receber o auxílio de profissionais de saúde, como uma psicóloga e enfermeira, para realizar exames e fazer acompanhamento psicológico. "O bem-estar dos animais estava comprometido e eram visíveis as condições de maus-tratos. Estavam em estado terminal, com sarna e desidratados. Alguns não conseguiam ficar de pé", diz ele, ao justificar que seguiu normas legais para realizar o trabalho. No local, ficaram quatro cachorros e oito gatos. Segundo ele, são animais saudáveis.

Segundo a presidente da Uipa, Geuza Leitão, em nenhum momento se falou na existência de um mandado judicial de busca e apreensão, que só pode ser expedido por um juiz. Ela questionou a presença do Ministério Público no local e até cita o desrespeito ao Estatuto do Idoso. O advogado da Vigilância Sanitária, Miguel Tavares, defende que em nenhum momento alguém invadiu a residências das proprietárias dos animais. "Elas abriram a porta de livre espontânea vontade", diz ele. Acrescenta que todos os documentos foram encaminhados para o Ministério Público, inclusive com o abaixoassinado e denúncias dos moradores das proximidades e vizinhos. Uma das vizinhas, que não quis se identificar, diz que esse problema é muito preocupante e que tem filhas e não dá para conviver numa área de risco. "Foi uma luta desde o início da década que travamos, pelo bem da saúde pública e delas", diz. A casa na Rua da Luz, próximo ao Centro da cidade, é pequena. Com portas e janelas fechadas. Nela estão as irmãs Maria Margarida Alacoque de Sousa, 74 anos, e Maria de Lourdes de Sousa, 84 anos. Dona Lourdes está muito doente, inclusive com graves ferimentos na perna, segundo o veterinário. Na casa, os animais ficam soltos e há comidas para os gatos e cachorros espalhados pelo chão. Antes de ir morar no local, Alacoque afirma que já criava gatos na residência.

Alacoque comenta que ainda está sob o choque da retirada dos seus animais. Principalmente por terem dito para ela que iriam ser sacrificados. "Não me importo que tenham levado, mas para matar. Isso dói muito. Desde 2001 que criava alguns deles". Reclama da "implicância" dos vizinhos e diz que os seus animais estavam saudáveis. "Eu sei fazer remédio para eles quando estão doentes", diz. Em relação ao atendimento de saúde para ela e a irmã, afirma que não estão doentes e quando isso acontece, sabe fazer o remédio em casa mesmo.

MAIS INFORMAÇÕES
Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, Rua Rui Barbosa, 71A
Bairro Santa Teresa, Juazeiro
(88) 3511.2657

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Postagens esquisitas por aqui...

Olá, Amigos,

Estamos com um problema por aqui de umas postagens esquisitas que estão aparecendo em meu nome aqui no Blog. Eu já apaguei todas elas, mas quero dizer que não sou eu quem está escrevendo as mesmas. Depois que abri a conta no Facebook começaram esses problemas por aqui. Então, hoje fiz algumas alterações e fechei a minha conta no Facebook pra ver se o problema se resolve. Se não resolver, eu tentarei outra alternativa mais drástica. Todas as minhas postagens verdadeiras são assinadas, bem como os comentários.

Abraços,

Dihelson Mendonça - ( O verdadeiro )

ALMANAQUE - Dia 28 de Abril de 2010

Eventos históricos

1768 - Provisão régia que reitera a obrigatoriedade do plantio de mandioca nas fazendas do Brasil, em função do número dos respectivos trabalhadores.
1788 - Maryland torna-se o sétimo estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.
1902 - Fundação do Manchester United em Inglaterra
1928 - Fundação, no Rio de Janeiro, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
1945
Adolf Hitler casa-se com Eva Braun num bunker em Berlim
Benito Mussolini e a sua amante, Clara Petacci, são mortos por partigiani em Dongo, uma localidade do norte de Itália.
1947 - Uma expedição de seis homens parte do porto de Callao no Peru, na balsa Kon Tiki com destino a Polinésia percorrendo quase 7.000km em 101 dias de viagem.
1949 - Entrega da Taça Olímpica ao Fluminense Football Club do Brasil
1965 - Tropas dos EUA desembarcam na República Dominicana para "evitar o estabelecimento de uma ditadura comunista" e evacuar os americanos.
1969
Charles de Gaulle renuncia à presidência da França.
Consistório presidido pelo Papa Paulo VI, criou 35 cardeais, dentre os quais os brasileiros Eugênio Sales e Vicente Scherer.
2001 - Aos 60 anos, Dennis Tito torna-se o primeiro turista espacial ao partir na nave russa Soyuz TM-32.

Nascimentos

1442 - Rei Eduardo IV de Inglaterra (m. 1483).
1568 - Teodósio II, Duque de Bragança (m. 1630).
1758 - James Monroe, 5º presidente americano (m. 1831).
1838 - Tobias Michael Carel Asser, ganhador do Nobel da Paz em 1911 (m. 1913).
1842 - Gastão de Orleans, Conde d'Eu (m. 1922).
1855 - José Malhoa, pintor português (m. 1933).
1859 - Alberto de Oliveira, poeta e escritor brasileiro (m. 1937).
1865 - Vital Brazil, médico e cientista brasileiro (m. 1950).
1889 - António de Oliveira Salazar, político e estadista português (m. 1970).
1906 - Kurt Gödel, matemático austríaco, naturalizado americano (m. 1978)
1908 - Oskar Schindler, empresário alemão e opositor ao anti-semitismo (m. 1974)
1916 - Ferruccio Lamborghini, industrial italiano e fundador da Lamborghini (m. 1993).
1930 - Carolyn Jones, atriz norte-americana (m. 1983).
1931 - Nair Bello, atriz brasileira (m. 2007).
1933 - Stênio Garcia, ator brasileiro.
1937 - Saddam Hussein, político e estadista iraquiano (m. 2006).
1945 - José Carlos Bernardo, ex-futebolista brasileiro.
1948 - Terry Pratchett, escritor inglês.
1950
Russell Alan Hulse, físico americano, ganhador do Nobel de Física em 1993.
Jay Leno, apresentador de televisão estadunidense.
1960
Walter Zenga, ex-goleiro e treinador de futebol italiano.
Rui Águas, ex-futebolista português.
1963 - Ariano Fernandes, político brasileiro.
1967 - Dario Hübner, futebolista italiano.
1969 - Leonardo Manzi, ex-futebolista brasileiro.
1970 - Diego Simeone, ex-futebolista e treinador de futebol argentino.
1971 - Bridget Moynahan, atriz norte-americana.
1973
Jorge Garcia, ator norte-americano.
Pedro Pauleta, ex-futebolista português.
Francisco Palencia, futebolista mexicano.
1974
Ricardo Araújo Pereira, comediante português.
Penélope Cruz, atriz espanhola.

Falecimentos

1813 - Mikhail Golenishchev-Kutuzov, militar russo (n. 1745)
1918 - Gavrilo Princip, assassino sérvio (n. 1894)
1944 - Bernardino Machado, presidente português (n. 1851)
1945 - Benito Mussolini, jornalista e político italiano, é morto pelos partigiani. (n. 1883)
1954 - Léon Jouhaux, ganhador do Nobel da Paz em 1951 (n. 1879)
1960 - Anton Pannekoek, astrônomo e teórico marxista holandês (n. 1873)
1973 - Jacques Maritain, filósofo francês (n. 1882)
1992 - Francis Bacon, pintor britânico (n. 1909)
1999
Arthur Leonard Schawlow, físico americano, ganhador do Nobel de Física em 1981 (n. 1921)
Sir Alf Ramsey, técnico de futebol inglês, campeão na Copa do Mundo de 1966.
Rory Calhoun, ator norte-americano, notadamente de westerns (n. 1922)
2001
Carlos Scliar, desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico brasileiro (n. 1920)
Ken Hughes, ator inglês (n. 1922)
Elisa Martins da Silveira, pintora brasileira (n. 1912)
2002 - Ruth Handler, criadora da boneca Barbie e co-fundadora da companhia de brinquedos Mattel (n. 1916)

Fonte Wikipédia
Foto Saddam Hussein
Colaboração Alessandra Bandeira

Dia Nacional da Caatinga


Catinga (do Tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o Norte de Minas Gerais.

O Dia Nacional da Caatinga foi instituído através de decreto presidencial em 2003, em homenagem a um dos mais importantes pioneiros na área dos estudos ambientais no Brasil, é considerado uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina e em estudos da caatinga, o Professor João Vasconcelos Sobrinho, um dos responsáveis pela criação da UFRPE/ Universidade Federal Rural de Pernambuco.

"Rasteira" foi grande... - Por: Armando Rafael


"Ao rei tudo, menos a honra", diz Ciro após sair da disputa
Fonte: Redação Terra

Em blog, Ciro Gomes comenta a retirada de sua pré-candidatura à presidência da República
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta quinta-feira em um texto intitulado "Ao rei tudo, menos a honra", em seu blog pessoal, que a retirada da sua candidatura foi um erro tático do PSB. Ainda assim, Ciro disse que irá acatar a decisão. "Acho um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o País".
De acordo com Ciro, não é hora de repetir os argumentos claros e óbvios. "É hora de aceitar a decisão da direção partidária. É hora de controlar a tristeza de ver assim interrompida uma vida pública de mais de 30 anos dedicada ao Brasil e aos brasileiros e concentrar-me no que importa: o futuro de nosso País!"
O deputado agradeceu a todos que o apoiaram durante este período pré-eleitoral. "Quero afirmar que uma democracia não se faz com donos da verdade e que, se minhas verdades não encontram eco na maioria da direção partidária, é preciso respeitar e submeter-se à decisão. É assim que se deve proceder mesmo que os processos sejam meio tortuosos, às vezes. É o que farei."
Ciro lembrou que vai acatar a decisão do partido. "Respeitarei as diretrizes que, desta decisão em diante, devem ser tomadas em relação ao nosso posicionamento na conjuntura política brasileira".
O deputado deixou ainda um recado para o partido. "Meu entusiasmo, e o nível de meu modesto engajamento, entretanto, compreendam-me, por favor, meus companheiros, irão depender do encaminhamento, pelo partido, de minhas preocupações com o Brasil, com nossa falta de um projeto estratégico de futuro, com a deterioração ética generalizada de nossa prática política, com a potencial e precoce esclerose de nossa democracia".
Postado por Armando Lopes Rafael

Logo mais, Entrevista com o Prefeito Samuel Araripe !

IMG_7847

Olá, amigos, logo mais teremos aqui no Blog do Crato uma entrevista com o Prefeito do Crato, Samuel Araripe, que fala dentre outras coisas, sobre a importância das escolas profissionalizantes no Estado do Ceará, sendo que uma delas foi assinada a órdem de serviço para a construção na semana passada aqui em Crato, com a presença do governador Cid Gomes e diversas autoridades. Samuel fala ainda sobre o recente encontro que mantêve com o Senador Tasso Jereissati e a incumbência e responsabilidade que o Senador Tasso transferiu para o prefeito Samuel Araripe dentro do PSDB na região Sul do Ceará. Mais tarde, aqui no Blog do Crato.

Por: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31