xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 abril 2010

Meu Crato tem Lindas Palmeiras ! - Por: Dihelson Mendonça ( Adpt. Gonçalves DIas )

palmeiras do crato - Por: Wilson Bernardo


Meu Crato tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Meu Crato tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Meu Crato tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Meu Crato tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Adaptação da
Canção do Exílio
de Gonçalves Dias
( Dihelson Mendonça )

Aceitei o conselho!

Por Luiz Carlos Salatiel

A trajetória e o horror do crack ( PARTE 1 ) - Por: Archimedes Marques


Os fatos criminosos, as conseqüências horripilantes na área social e familiar e o sortilégio causado ao usuário do crack, comprovam que essa droga, sem sombras de dúvidas, é mais perigosa do que todas as outras juntas. De poder avassalador e sobrenatural, o crack sempre vicia o usuário quando do seu primeiro experimento e o que vem depois é a tragédia certa. Crack e desgraça são indissociáveis e quase palavras sinônimas. O crack é a verdadeira degradação humana. Há alguns anos atrás, quando o crack foi introduzido no Brasil, em especial em São Paulo, seu uso estava praticamente restrito a classe paupérrima da nossa sociedade devido ao seu baixo custo de venda, começando assim a sua trajetória com os moradores de rua que eram viciados em álcool, maconha ou em cheirar cola e que assim viam naquela nova e poderosa droga mais barata e acessível, a pretensa solução para resolver ou para esquecer dos seus problemas.

Na época as autoridades constituídas viviam as ilusões de que esse subproduto da cocaína não sairia do consumo dos mendigos, dos pobres, dos desafortunados e dos desgraçados, por isso pouco se importavam com a problemática, contudo, o seu consumo rompeu esse quadrilátero, conquistou as demais classes sociais, expandindo-se rapidamente, virando uma epidemia nacional e aí, diante do clamor público, o Estado passou a correr atrás do prejuízo. A dimensão da tragédia é difundida nos diversos Estados da Nação através de reportagens jornalísticas que comprovam o retrato devastador em todos os lugares possíveis e imagináveis aonde chegou o filho mortal da cocaína. O crack invadiu grandes e pequenas cidades, periferias e lugares de baixa a alta classe social, municípios, povoados, zona rural e já chegou até às aldeias indígenas.

O fracasso da política antidrogas do governo federal é estampado nos quatro cantos do Brasil. A cada reportagem televisiva assistimos atônitos pessoas adultas, jovens, adolescentes e crianças consumindo o crack, deitados no chão das praças, das calçadas, debaixo dos viadutos, das marquises, sem se incomodarem com nada ou mesmo correndo em desespero, vivendo aquele mundo imaginário, sem perspectiva de vida alguma. Meninos e meninas na flor da idade se prostituem até por 1 real e praticam qualquer ato ou tipo de crime possível em busca do crack. Famílias inteiras se desesperam vendo os seus entes queridos buscando o fundo do poço pelo crack. O crack trás a morte em vida do seu usuário, arruína a vida dos seus familiares e vai deixando rastros de lágrimas, sangue e crimes de toda espécie na sua trajetória maligna. Assistimos recentemente com imensa tristeza e pesar uma reportagem mostrada na TV Record em que crianças recém nascidas de mães viciadas em crack, são também barbaramente atingidas pelos efeitos nefastos da droga. Nascem como se viciadas fossem, com crises de abstinências, com compulsão à droga, tremores, calafrios e com problemas físicos diversos, principalmente com lesões no cérebro que provavelmente os levarão às demências ou a outros tipos de problemas inerentes, ou seja, uma nova geração de vítimas do crack sem sequer ter consumido a droga por vontade própria. A maioria das mães drogadas também perdem o instinto materno e terminam doando os seus filhos debilitados.

Ao contrário da maioria das drogas, o crack não tem origem ligada a fins medicinais, muito pelo contrário, ele nasceu para alterar o estado mental do usuário, para viciá-lo de maneira sobrenatural e para aniquilar todos os seus órgãos, levando-o a uma morte breve, mas sofrível para si e para todos que o cercam. A cocaína gerou o crack para terminar de arrasar as diversas gerações que dele buscam sensações diferentes, mas que não imaginam que na verdade caminham para a desgraça absoluta. Achando pouco os efeitos insanos da droga mãe, o homem adicionou ao lixo do processo da sua fabricação, alguns produtos químicos altamente nocivos e perigosíssimos para a saúde humana para depois repassá-la ao seu semelhante como passaporte para a morte.

Absurdamente são adicionados à borra da cocaína para compor uma fórmula maligna e cruel, a amônia que é usada em produtos de limpeza, o ácido sulfúrico que é altamente corrosivo e usado em baterias automotivas, querosene, gasolina ou outro tipo de solvente que é para dar a combustão ao produto e, para render aumentando a sua lucratividade, a cal virgem, ou cal viva que também é tóxica e usada em construções ou plantações, que ao serem misturados e manipulados se transformam numa pasta endurecida de cor branca caramelizada onde se concentra mais ou menos 40% a 50% de cocaína. Assim nasceu o crack para o bem do traficante, para o mal da sociedade e para o horror da humanidade. A fumaça altamente tóxica do crack é rapidamente absorvida pela mucosa pulmonar excitando o sistema nervoso, causando euforia e aumento de energia ao usuário, com isso advém, a diminuição do sono e do apetite com a conseqüente perda de peso bastante expressiva. Logo o usuário sente a aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilação da pupila e a elevação ou diminuição da pressão sanguínea, ou seja, uma transformação total da sua normalidade física.

Com o tempo o crack causa destruição de neurônios e provoca ao seu usuário a degeneração dos músculos do seu corpo, conhecida na medicina como rabdomiólise, o que dá aquela aparência esquelética ao indivíduo, ou seja, ossos da face salientes, pernas e braços finos e costelas aparentes. O usuário do crack pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca e enfim, a morte. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é assolador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta e traquéia, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico que faz parte da composição química do crack assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição. O crack vai destruindo o seu usuário em vida ao ponto dele perder o contato com o mundo externo, se tornando uma espécie de zumbi, ou morto-vivo, movido pela compulsão à droga que é intensa e intermitente. Como os efeitos alucinógenos têm curta duração, o usuário dela faz uso com muita freqüência e a sua vida passa a ser somente em função da droga.

A ser continuado...

Por: Archimedes Marques

Comentário sobre o trabalho de Geraldo Junior

Música: Geraldo Junior

April 23rd, 2010
 
Sexta-feira é dia de relaxar, deitar numa boa rede e uma boa música escutar.

A partir de hoje, a sexta-feira será o dia de trazer  aqui para o blog o que estamos escutando em nossa agência. Compartilharemos com vocês colegas, clientes e parceiros, um pouco do som que rola por aqui e nos trás a inspiração de cada dia.
Geraldo Junior
Geraldo Junior - Foto: Junior Panela

Começaremos com o CD – Calendário – O Tempo e o Vento, do músico Cearense Geraldo Junior, que, no momento, é o som mais “ouçado” na agência.
E para aqueles que gostam da boa música e do verdadeiro forró, aproveitem para saber um pouco mais sobre a história do Geraldo, assistir vídeos, ver fotos e até mesmo fazer o download do cd, através do seu site www.geraldojunior.com.br
Aproveitamos para parabenizar este cabra da peste que representa a nossa região à altura e desejarmos todo sucesso do mundo.

Vejam a matéria original no blog Leriado:

http://vf2.com.br/leriado/2010/04/musica-geraldo-junior/

CRATO - Notícias do dia 26 de Abril de 2010



Secretaria de Saúde realiza hoje mobilização para o combate à Hipertensão Arterial.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICA QUE REALIZARÁ HOJE, SEGUNDA-FEIRA DIA 26 DE ABRIL, MOBILIZAÇÃO JUNTO A COMUNIDADE ACERCA DOS CUIDADOS NO COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL COM O TEMA "EU SOU 12x8,” - E CONTAM COM O APOIO DAS EQUIPES DO NASF E SAUDE DA FAMILIA.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE:

A elevação da pressão arterial representa um fator de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, hipertensão gera elevados custos para o sistema de saúde e para a sociedade, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades. Hábitos alimentares, incluindo consumo em excesso de sal e ingestão de álcool, índice de massa corpórea aumentado, estresse psicossocial, menor acesso aos cuidados de saúde e nível educacional são possíveis fatores associados.

O excesso de peso é um fator predisponente para a hipertensão, podendo ser responsável por 20% a 30% dos casos de hipertensão arterial: 16; 75% dos homens e 65% das mulheres apresentam hipertensão diretamente atribuível a sobrepeso e obesidade. Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão que os ativos

O ATENDIMENTO AOS HIPETENSOS NO MUNICIPIO ACONTECE NAS UNIDADES BASICAS E NO CENTRO DE HIPERTENSÃO E DIABETES (POSTO TEODORICO TELES) E DE MAIS UNIDADES. A SECRETARIA DE SAÚDE TEM CADASTRADOS NO HIPERDIA MAIS DE 6000 PACIENTES RECEBENDO MEDICAMENTOS E ACOMPANHAMENTO DOS PROFISSONAIS DE SAÚDE.

PROGRAMAÇÃO:

RODAS DE CONVERSA NAS INIDADES BÁSICA DE SAÚDE
PRAÇA ALEXANDRE ARRAIS 16:00 AS 18:00

* TENDA EDUCATIVA

o AFERIÇÃO DE PA
o PANFLETAGEM
o ORIENTAÇÃO COM EDUCADORES FISICOS E NUTRICIONISTA
o INDICE DE MASA CORPOREA


Atividades educativas contra a dengue continuam sendo intensificadas em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social e Tiro de Guerra, estarão realizando, no período de 26 a 30 de abril, na localidade do Parque São José, atividades educativas de combate à dengue. Serão visitadas residências para orientações aos moradores em relação ao combate da dengue, eliminação de focos do mosquito, com entrega de hipoclorito de sódio, sacos plásticos e panfletos educativos. Estarão participando dessas atividades alunos do Liceu e da escola Sertãozinho. Na sexta-feira, dia 30, haverá tenda educativa na praça, próximo ao CEMIC (posto de Saúde). A Secretaria de Saúde convida todos os moradores a colaborarem com o trabalho dos profissionais de saúde, colocando em prática as orientações e visitando, na sexta-feira, a tenda educativa da praça (próximo ao CEMIC).

Vacinação contra Gripe Influenza A em idosos adiada para o dia 8 de maio

Foi adiado para o dia 8 de maio, o dia 'D' de vacinação contra a Gripe Influenza A H1N1, em idosos acima de 60 anos. Desde que foi iniciada a campanha contra a Gripe A, por grupos, foram vacinadas em Crato 21.306 pessoas. Segundo a coordenação de Imunização, continua sendo vacinadas pessoas entre 20 e 29 anos. A imunização tem atuado nas escolas e indústrias no sentido de facilitar a vacinação de jovens. também está sendo realiada ao mesmo tempo a vacinação para crianças até 2 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e gestantes, até que sejam atingidas as metas de vacinação para todos os grupos no município. A vacinação prossegue durante esta semana. Apenas o primeiro grupo, de profissionais de saúde, atingiu a média de vacinação. Mas, os índices de imunizados têm aumentado junto aos outros grupos. Até o momento, receberam a dose da Influenza A 2.244 crianças de até 2 anos, correspondendo a 69% da meta; 1.165 gestantes, cerca de 58%; 10.551 jovens de 20 a 29 anos, chegando a 52%; e 4.876 portadores de doenças crônicas, o que equivale a 78%. Até o momento, 11% das pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos foram vacinadas. A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Imunização, continua realizando estratégias no sentido de levar a vacinação a todas as pessoas inseridas nos grupos. O iníco da vacinação para os idosos foi adiada por contra do atraso no repasse das vacinas pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura do Crato convoca inscritos no Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz para reuniões na próxima semana

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social convida os jovens inscritos no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ, para participarem de encontros no CVTEC de Crato, localizado á Av. Padre Cícero, 1260 bairro São Miguel. Os respectivos encontros serão divididos em grupos por ordem alfabética da seguinte forma:
Letras :A,B,C,D,E e F, dia 26/04, hoje, segunda-feira, das 8 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos. Letras G,H,I,J,K,L e M amanhã 27/04, terça –feira, das 8 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos - Letras:N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e Z, dia 27/04, quarta-feira das 13horas e 30 minutos às 15 horas 30minutos. - Maiores informações ligar para a Secretaria de Ação Social nos telefones= 3521-6321 / 3521-6425.

Governo Municipal do Crato

PENSAMENTO DA SEMANA:SABEDORIA DE MONGE SERTÃO-Wilson Bernardo.

A PRESENÇA DE UNS DEUSES ME É CONSTANTE
TODA VEZ QUE VEJO A BOSTA DO GADO
SE TRANSFORMAR EM ESTRUME...
Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Almanaque dia 26 de Abril de 2010


Eventos históricos

1500 - É realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M.
1933 - Fundação da polícia política nazi, a Gestapo
1937 - Guerra Civil Espanhola: Guernica, na Espanha, é bombardeada pela Luftwaffe alemã.
1965 - Fundação da TV Globo.
1986 - Ocorre o acidente nuclear de Chernobil.
1994 - Primeiras eleições multirraciais na África do Sul.
2001 - Junichiro Koizumi torna-se primeiro-ministro do Japão.
2005 - Sobre pressão internacional, a Síria retira os últimos 14 000 militares do Líbano, terminando assim 29 anos de ocupação militar desse país.
2006
Aprovação da construção da Freedom Tower no lugar das Torres Gêmeas do World Trade Center
Dalai Lama, líder religioso budista, faz visita ao Brasil.
2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira, nobre e guerreiro português.

Nascimentos

121 - Marco Aurélio, Imperador Romano (m. 180).
1319 - Rei João II, "o Bom" (m. 1364).
1564 - William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês (m. 1616).
1573 - Maria de Médici, esposa de Henrique IV de França (m. 1642).
1648 - Rei Pedro I, "o pacífico" (m. 1706).
1710 - Thomas Reid, filósofo escocês (m. 1796).
1774 - Christian Leopold von Buch, geólogo e paleontólogo alemão (m. 1853).
1785 - John James Audubon, naturalista e ilustrador norte-americano (m. 1851).
1798 - Eugène Delacroix, pintor francês (m. 1863).
1834 - Ugo Schiff, químico alemão (m. 1915).
1879 - Owen Willans Richardson, físico britânico, vencedor do Nobel de Física em 1928 (m. 1959).
1888 - Anita Loos, escritora norte-americana (m. 1981).
1889 - Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco (m. 1951).
1894 - Rudolf Heß, dignitário do Terceiro Reich (m. 1987).
1900 - Charles Francis Richter, físico norte-americano (m. 1985).
1917 - Ieoh Ming Pei (I.M. Pei), arquiteto chinês.
1921 - François Picard, piloto de corridas francês (m. 1996).
1932 - Francis Lai, compositor francês.
1933 - Arno Allan Penzias, físico alemão.
1937
Manga, ex-goleiro brasileiro.
Jean-Pierre Beltoise, ex-piloto de F-1 francês.
Gus Hutchison, ex-piloto automobilístico norte-americano.
1938 - Elisa Vianna Sá, médica sanitarista brasileira (m. 2006).
1940 - Giorgio Moroder, produtor musical italiano.
1949 - Carlos Bianchi, treinador argentino de futebol.
1954 - Walmor Oliveira de Azevedo, bispo brasileiro.
1955 - Rondinelli, ex-futebolista brasileiro.
1958
Johnny Dumfries, ex-piloto de F-1 escocês.
Giancarlo Esposito, ator norte-americano.
1960 - Roger Taylor, músico inglês (Duran Duran).
1961 - Aleksandr Zavarov, ex-futebolista ucraniano.
1962 - Nasko Sirakov, ex-futebolista búlgaro.
1963
Alexei Bueno, poeta brasileiro.
Jet Li, ator chinês.
1969
Geoff Boss, automobilista norte-americano.
Pablo Alfaro, ex-futebolista espanhol.
1972
Kiko Narváez, ex-futebolista espanhol.
John Parris, futebolista barbadiano.
1973
Jules Naudet, diretor de cinema francês.
Lee Woon-Jae, goleiro sul-coreano.
1974
Ivana Miličević, atriz bósnia.
Werner Eschauer, tenista austríaco.
1975
Wellington Cirino, piloto brasileiro de Fórmula Truck.
Joey Jordison, baterista da banda Slipknot.
Nicolás Asencio, futebolista equatoriano.

Falecimentos

896 - Papa Bonifácio VI.
1118 - Arnulfo de Rohes, primeiro patriarca latino de Jerusalém.
1192 - Go-Shirakawa, 77º imperador do Japão.
1863 - João Francisco Lisboa, político, escritor e jornalista brasileiro, patrono da Academia (n. 1812).
1916 - Mário de Sá-Carneiro, escritor português (n. 1890).
1938 - Edmund Husserl, filósofo austríaco (n. 1859).
1951 - Arnold Sommerfeld, físico alemão (n. 1868).
1981 - Jim Davis, ator norte-americano, famoso pelo papel de Jock Ewing na série Dallas (n. 1909).
1984 - Count Basie, músico e compositor de jazz norte-americano (n. 1904).
1989 - Lucille Ball, atriz e comediante norte-americana (n. 1911).
1996 - Thaís de Andrade, atriz brasileira (n. 1958).
1997 - Peng Zhen, político chinês (n. 1902).
2005 - Augusto Roa Bastos, escritor paraguaio (n. 1917).
2007 - Florea Dumitrache, futebolista romeno (n. 1948).
2009 - Danny Kladis, automobilista norte-americano (n. 1917).

Fonte :Wikipédia
Colaboração Alessandra Bandeira

Imagem: Eugene Delacroix - Pintor Francês

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30