xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 abril 2010


O Crato inteiro se liga no Blog do Crato !

- A maior Enciclopédia sobre o Crato na Internet - Ano V

12.300 artigos. 80 escritores. Hum milhão e quatrocentas mil visitas. 40.000 acessos mensais. Reportagens, entrevistas, milhares de fotos, crônicas, Notícias. Um mundo para ler.

Blog do Crato. Há 5 anos, Aonde a cidade se encontra.

Deixem-me sonhar!

O Dia em que o PT transformou Norma Bengell em Dilma Rousseff. Ou Lobo perde o pêlo mas não o vício

NE: Essa matéria ocupa o ranking dos Trendings Topics(assunto mais comentado) do Twitter,divido com vocês.

A rede já desvendou a tramóia. Não se fala em outra coisa!
O lobo perde o pêlo (aqui, ainda com acento), diz o ditado popular, mas não perde o vício. E, como sua especialidade é fingir, apresenta-se, às vezes, como se fosse cordeiro. Os petistas retomam uma prática antiga da tirania stalinista para tentar bombar a biografia da “criatura eleitoral” de Lula. Vejam esta imagem publicada no blog oficial de Dilma Rousseff:
Ela ilustra uma biografia da pré-candidata cujo objetivo é demonstrar a sua participação em momentos importantes da história brasileira — e sempre ao lado da democracia, ora essa! Trata-se de uma montagem com supostas três imagens de Dilma: quando criança, numa passeata contra a ditadura e nos dias atuais. Tudo estaria certo não tivesse aquela imagem do meio sido retirada desta foto:

A personagem apresentada como Dilma Rousseff é, na verdade, a atriz Normal Bengel, participando da chamada Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio, no dia 26 de junho de 1968. Da esquerda para a direita, aparecem na fila as atrizes Tonia Carrero, Eva Wilma, Odette Lara, Norma Bengel e Ruth Escobar.
Isto mesmo: o BLOG OFICIAL DE DILMA — não se trata de coisa da molecada da rede, não; isso foi criado por profissionais — fraudou a história para tentar emprestar alguma relevância à biografia da candidata.
A situação é tão vexaminosa, que a empresa contratada para fazer a campanha, a tal Pepper Interativa, divulgou uma nota. Vejam que primor:
O blog Dilmanaweb lamenta profundamente a interpretação equivocada da foto que traz a atriz Norma Bengell participando de uma passeata contra a ditadura.
Jamais houve a intenção de confundir a sua imagem com a de Dilma, o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública. O que se busca, ali, é ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou ativamente. Outras fotos do blog fazem referência a esse momento em que os brasileiros foram às ruas pedir o fim da ditadura.
Dilma participou de todas essas lutas. Elas fazem parte de sua vida e da vida de milhões de brasileiros. Lamentamos eventuais mal-entendidos que possam ter ocorrido e tomaremos providências para evitá-los.

Por Reinaldo Azevedo- Jornalista da Revista Veja
Postado por Alessandra Bandeira

COLUNA AMILTON SILVA - Campeonato Cearense - 25 de Abril


Campeonato Cearense

Na grande final do campeonato Cearense de 2010, o Fortaleza sai na frente e vence o arquirival Ceará por 1 X 0, gol marcado pelo veterano Paulo Isidoro aos 34 minutos da etapa final. Com o resultado o Leão joga no próximo domingo, no Castelão , pelo empate para sagrar-se tetra campeão Cearense. No caso de vitória do Vovô, a partida será decidida nas penalidades máxima.O Ceará que vinha invicto durante todo o segundo turno, não resistiu e perdeu para o Tricolor, que nem classificou-se para o quadrangular decisivo do segundo turno. O Guarany de Sobral, que fez uma boa campanha no Cearense decidindo inclusive os dois turnos, contra Ceará e Fortaleza, desta feita, foi para decisão da copa do interior, contra o Horizonte. Na primeira partida o Bugre foi goleado pelo Horizonte por 7 X 0. Na segunda partida, realizada ontem, no Junco, o Guarany voltou a decepcionar a sua torcida e desta feita perdeu por 5 X 2. Apesar da perda do título, o time sobralense será o representante do futebol alencarino, na Série D do campeonato Brasileiro de 2010. Para grande torcida da zona norte e do interior, foi uma grande decepção a perda de tres títulos em menos de dois meses, apesar da boa campanha do Guarany no certame cearense.

Paulistão

A Jovem equipe do Santos saiu na frente na primeira partida da decisão do campeonato Paulista de 2010. O Santos venceu o Santo André de virada por 3 X 2, diante de mais de 33 mil pagantes, que compareceram ao Pacaembú, nesta tarde de domingo. A segunda e última partida, será realizada no próximo domingo, e o Time da Vila, pode sagrar-se campeão perdendo a partida por um gol de diferença.

Campeonato Gaúcho

O Internacional foi derrotado pelo Grêmio por 2 X 0, no Beira Rio, e decide o Gauchão de 2010, no Olímpico no próximo domingo. O Grêmio que obteve uma grande vitória fora de casa, pode perder por 1 gol de diferença e se tornar campeão de 2010. Pelo campeonato Catarinense de 2010, o Avaí venceu o Joinvile por 3 X 1, as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, com o mando de campo do Avaí. O Atlético Mineiro saiu na frente na primeira partida decisiva do campeonato Mineiro. O Galo venceu o Ipatinga por 3 X 2, de virada , e decide no próximo domingo no Mineirão.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


Ψ Psicologia Jurídica IV- Ψ Família Disfuncuional Ψ Por João César Mousinho De Queiroz


A família tem duas grandes funções: a de assegurar a continuidade da espécie e a de articular a individuação e a socialização. Quer isto dizer que a família tem de ser capaz de equilibrar cada pessoa do seu núcleo de maneira a estar bem consigo própria e com os outros. E isto é uma tarefa de uma vida inteira.

Os especialistas defendem que as regras lá em casa têm de ser claras, concisas, definidas e respeitadas por todos os elementos da família. É através dos limites, das regras e da organização dos subsistemas que podemos falar de famílias funcionais ou disfuncionais. Como distinguir uma da outra? Como reconhecer em qual dos grupos está a sua família? Responde os Terapeutas Familiares: Nas funcionais os papéis estão muito bem definidos. A família organiza-se em função desses papéis que cada elemento desempenha e das regras familiares, que devem ser negociadas sempre que possível. É primordial que as crianças saibam discernir o que é permitido e proibido. Uma família é considerada saudável quando nessas regras estão expressas recompensas e castigos, mas de uma forma consistente. Quando falamos de recompensas não nos estamos a referir a recompensas materiais mas de estímulos positivos. Quem não cumpre tem de ser penalizado.Todo o castigo tem de ser adaptado à idade da criança, se não for é mau-trato.

Todas as famílias têm problemas. O que muda é a maneira de lidar com eles. Nas ditas saudáveis todos os assuntos podem vir à baila, nas outras há tabus que envenenam as relações: Nas famílias disfuncionais não se discutem os problemas. Eles existem, mas não são discutidos. Os sentimentos não se expressam livremente.

Na família funcional há problemas e os problemas são chamados e discutidos no momento certo, com a pessoa certa na hora certa. As emoções e os sentimentos expressam-se. As famílias funcionais falam cara a cara, olhos nos olhos, de forma clara e concreta.

Há três estilos de educação parentais: autocrático, permissivo e negociável. Nas famílias autocráticas ganham os pais, nas permissivas ganham os filhos e nas negociáveis não há vitórias nem derrotas. Todos ganham. É positivo e saudável que filhos e pais ganhem umas vezes e percam outras. Só têm a ganhar com isso. Mas uma coisa é fundamental: o poder tem de estar do lado dos pais, pode ser negociado com os filhos mas a última palavra tem de ser dos pais.

Quando os especialistas querem perceber se à sua frente têm uma família funcional ou disfuncional procuram ver as alianças e as coligações. Sem precisar de se sentar na cadeira do psicólogo ou de um terapeuta familiar, veja lá de que lado é que se situa a sua família.Quando duas ou mais pessoas fazem uma aliança para ajudar uma terceira da família, estamos perante famílias funcionais. Quando duas ou mais pessoas se coligam para destruir uma terceira, podemos estar perante uma família disfuncional. É o caso da mãe e da filha que se aliam contra o pai ou vice-versa.

Uma família disfuncional é aquela que responde as exigências internas e externas de mudança, padronizando seu funcionamento. Relaciona-se sempre da mesma maneira, de forma rígida não permitindo possibilidades de alternativa. Podemos dizer que ocorre um bloqueio no processo de comunicação familiar. As disfunções de relacionamento e de papéis dentro das famílias podem afetar seus membros psicologicamente, tanto no contexto individual, quanto no familiar. As famílias estão doentes e podem eleger um dos membros para representar a doença da família. É o caso que muitas vezes ocorre em famílias psicotizantes: as mães, muitas vezes, possuem este poder de psicotizar algum dos filhos. Este, por sua vez, torna-se o membro doente da família, representando e assumindo toda a carga de dificuldades para si. Segundo alguns autores, a isso se chama paciente identificado. Este é o chamado bode expiatório familiar, que com a presença de um membro que assuma e representa toda a doença da família, os outros se vêem livres de seus próprios conflitos e dificuldades. A família se sente sã enquanto possui um membro doente.

Ainda que este comportamento soe doentio, ele tem que ser mantido, mesmo que para isso um membro da família seja eleito para ser ou ter o problema. Os sintomas do paciente identificado constituem a expressão de uma disfunção familiar e o tratamento deve ser feito considerando as inter-relações que se estabelecem no grupo. Sempre que se fala em família disfuncional, estamos falando de doença nas famílias. Assim, temos todo o funcionamento familiar envolvido nesse problema. Alguns autores psicanalistas, como José Bleger e Eduardo Kalina, desenvolveram bastante a questão das dinâmicas familiares. Pode-se falar em dois modelos básicos de desestruturação nas relações familiares:há as famílias cindidas e as famílias simbióticas.

Além do caso já citado das psicoses e esquizofrenias, vale lembrar a situação também bastante comum entre a família de dependentes químicos. De acordo com o psicoterapeuta familiar italiano Carminne Saccu, em conferência realizada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, desenvolveu bastante a tese da interferência dos pais na formação de doenças psicóticas nos filhos. Filhos que crescem numa família disfuncional têm adotado um ou mais dos papéis básicos apresentados abaixo:
O Filho Bom – aquele que assume o papel de pai;

O Filho Problemático – aquele que é culpado pela maioria dos problemas e pode também ser cotado como responsável pela disfuncionalidade da família, tornando-se às vezes o único emocionalmente estável;
O Filho Babá – aquele que se torna responsável pelo bem emocional da família;

O Filho Perdido – aquele que é inconspícuo, quieto, que necessita de mais e recebe de nada; constantemente ignorado e escondido;
O Filho Mascote – aquele que se usa de comédia para distrair os demais dos problemas familiares;
O Filho Cabeça – aquele que se torna oportunista, capitalizando sobre as faltas de seus próprios parentes para conseguir o que bem deseja.
Pais disfuncionais:
Manipuladores (pais narcisistas);
Abusadores (pais que abusam físico, verbal ou sexualmente de seus filhos para dominá-los);
Privadores;
Dogmáticos;
Perfecionismo,
Apaziguador.
Minha experiência profissional dita que tanto nas familias Funcionais e Disfuncionais são gerados filhos doentes e beneficiários e poucos sadios e empreendedores.
Fontes: Livros,Fundação Casa (Antiga Febem)SP-Capital /10 Artigo XIX– Ψ Psicólogo Jurídico Terapeuta Familiar. www.sosdrogasealcool.org

Sobre o Abril pra juventude! - por: Janinha


Mais um brilhante evento realizado pela secretaria de cultura do Crato: Abriu pra juventude! Dando oportunidade, abrindo espaços para novos talentos da região do Cariri, estimulando a apreciação da arte, música, conscientizando através de palestras explicativas e elucidativas a realidade do crack, e drogas no geral, dando acesso gratuito a peças teatrais. Espero, como amante apaixonada da cultura de nossa cidade, que haja mais organização na realização desses eventos, sabemos do empenho de todos que trabalham para que essas movimentações aconteçam, do destaque desse secretariado no empenho de "fazer acontecer", mas fica a minha observação em relação à segurança, pois no encerramento do evento houve tiros e tumulto, e nenhum apoio policial adequado, uma festa que reúne pessoas jovens, crianças, idosos, precisa ter mais segurança.

Uma falta notória de banheiros químicos, fazendo com que as pessoas sujassem a cidade. Que haja cada vez mais eventos e que a cada ano possamos nos profissionalizar, para atrairmos com dignidade turismo, e proporcionemos de fato educação para a nova geração que queremos formar!

ASTEC Informática - O Seu Computador em Boas Mãos !

logo

Ao precisar de serviços técnicos em seu computador, não entregue a qualquer um. A ASTEC informática se firmou na região do Cariri como uma das empresas mais sérias no trato com o cliente, através dos seus excelentes profissionais. Não leve sua máquina para aprendizes ou trapaceiros. Lembre-se que no ramo da informática você precisa ter muito cuidado. Leve sua máquina ao lugar certo, onde você confia a pessoas sérias, pela honestidade, qualidade excepcional dos serviços garantidos e um excelente atendimento.

IMG_2067

IMG_2095

IMG_2087

IMG_2102

IMG_2098

ASTEC Informática - Empresa recomendada pelo Blog do Crato, por passar no nosso teste de qualidade e bons serviços. Esta publicidade é gratúita.

Ciro terá empenho 'muito discreto' na campanha de Dilma: Postado por José Sales

Prestes a ver o PSB negar-lhe a legenda para disputar a Presidência da República, o deputado Ciro Gomes (CE) sinalizou que não vai trabalhar ostensivamente pela candidatura da petista Dilma Roussef à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ciro avisou a correligionários que pretende seguir a orientação do PSB que, daqui a dois dias, deverá formalizar o apoio a Dilma. Mas deixou claro que o seu empenho na campanha da petista será "muito discreto".

A amigos, Ciro confidenciou que pretende viajar para o exterior, assim que passar o turbilhão que envolve sua pré-candidatura à Presidência da República. Ele garantiu que não será candidato nas eleições de outubro deste ano. Disse que vai se "aquietar" e sair da política "por pelo menos um longo tempo". "Vou escrever, vou ler, olhar para os meus filhos e minha mulher", resumiu Ciro.

Mas ao mesmo tempo em que faz "corpo mole" pela eleição de Dilma, o deputado deixou claro que vai se dedicar de corpo e alma em pelo menos três campanhas eleitorais. Ele prometeu trabalhar com afinco na reeleição de seu irmão Cid Gomes (PSB) ao governo do Ceará, na eleição da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), sua ex-mulher, para a Câmara, e na reeleição de seu padrinho político, o senador tucano Tasso Jereissati (CE).

O comportamento de Ciro no Ceará passou a ser uma das preocupações da campanha de Dilma Rousseff. Há um especial receio do Palácio Planalto em relação ao Estado, local onde o deputado lidera com folga as pesquisas de intenção de voto da corrida presidencial. Os petistas temem que, em represália à saída de Ciro da disputa pela Presidência da República, parte expressiva dos cerca de cinco milhões de votos do eleitorado cearense acabe indo para o tucano Serra.

Apesar de Ciro Gomes ter mandado recados para o Planalto de que não pretende disparar mais sua metralhadora giratória contra Lula e a petista Dilma, o Planalto mantém-se preocupado com os próximos passos do deputado. Afinal, o socialista já preveniu os aliados que vai "espernear" até depois terça-feira, quando o PSB reúne sua Executiva para abortar de vez a candidatura de Ciro.

Fonte: Eugênia Lopes/ Agência Estado.

A Rádio Jangadeiro não vem mais para o Crato ?

Um leitor acabou de nos telefonar e deixar recado na secretaria eletrônica do Blog do Crato avisando que a Rádio Jangadeiro FM não virá mais para o Crato. APENAS A ANTENA ficará no Crato, e que o estúdio será adivinha aonde: Isso mesmo, no CARIRI, ou seja, em Juazeiro do Norte.

Como isso aconteceu?
Como dizem os padres: "Esse é o mistério da Fé..."
De qualquer modo, se é mesmo verdade que apenas um pedaço de arame vai ficar aqui no Crato em cima de uma torre, ainda mais poluindo a nossa atmosfera com campos eletromagnéticos sem nenhum benefício para a cidade, seria de bom grado mesmo que os proprietários pegassem esse arame e o enfiassem num local mais apropriado. Não precisamos de esmolas. O Crato Merece Respeito!

Por: Dihelson Mendonça

Show do multi-instrumentista Didi Moraes





No próximo final de semana você terá a chance de ver o fantástico show do artista Didi Moraes (www.didimoraes.com), que é carioca, mas que atualmente está residindo no Crato. No show, ele apresenta suas maravilhosas composições, que vão do choro, passando pela valsa, o forró e bolero. Além disso nos brinda com maravilhas dos clássicos de Waldir Azevedo, Canhotinho, Noel Rosa, Caetano Veloso e João Nogueira.
As apresentações serão, dia 30, sexta-feira no Sesc do Crato e dia 1º de maio no Sesc de Juazeiro do Norte.

Ficha Técnica:

Cavaquinho – Didi Moraes
Violão – Eduardo Holanda e Davi Silvino
Percussão: Igor Caracas
Direção Artística – Izaíra Silvino
Produção: Kaika Luiz (Sertão Pop Produções)

REABILITAÇÃO DE PADRE CÍCERO Vaticano mantém silêncio - Reportagem: Antonio Vicelmo


Comissão de caririenses liderada pelo bispo dom Panico, na Praça São Pedro, no Vaticano, durante viagem em defesa da reabilitação do Padre Cícero - FOTO: ANTÔNIO VICELMO. Em setembro do ano passado, papa Bento XVI prometeu acelerar a análise do processo de reabilitação do Pe. Cícero.

Juazeiro do Norte. Quatro anos depois da entrega do processo de reabilitação do Padre Cícero na Congregação para a Doutrina da Fé, o Vaticano mantém-se em silêncio. A demora no julgamento reacende a polêmica em torno do nomeado "Cearense do Século". "Roma é eterna. Aqui tudo é demorado". Com esta frase, o bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, colocou uma ducha de água fria no entusiasmo do grupo de romeiros, entre os quais o então prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo; o presidente da Câmara Municipal, José de Amélia Junior; e alguns vigários da Diocese do Crato, que acompanharam o bispo na entrega da documentação, solicitando, ao cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Josef William Levada, a reabilitação de Padre Cícero. A advertência de dom Fernando aconteceu no dia 31 de maio de 2006, no interior do ônibus que conduzia a comitiva de 52 romeiros do Cariri do hotel para o Vaticano. Os mais entusiasmados como o prefeito Raimundo Macedo, que atravessou a Praça de São Pedro com uma caixa de documentos na cabeça em direção ao antigo Santo Oficio, esperavam voltar ao Brasil com uma resposta positiva sobre a reabilitação do Padre Cícero.

Quatro anos depois, o Vaticano se mantém em silêncio. Em setembro do ano passado, quando da visita "ad límina" dos bispos do Nordeste ao Vaticano, o Papa Bento XVI, segundo dom Fernando, prometeu mandar acelerar a análise do processo de reabilitação. O padre Francisco Roserlândio de Souza, coordenador do Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo, diz que a única novidade sobre o assunto é a presença de um escritor americano que inicia, esta semana, uma pesquisa sobre o processo de reabilitação. O então Papa João Paulo II, de acordo com o escritor Geraldo Barbosa, foi bastante objetivo, quando em visita ao Brasil, ao dizer que "o Brasil precisa de Santos". "A vida religiosa do (padre) Cícero Romão Batista foi florescente de virtudes e doações a Jesus Cristo, num apostolado que ainda hoje registra uma nação cristã romeira de 80 milhões de devotos. Nunca o Brasil testemunhou um líder cristão de tamanho poder espiritual e humano", justifica o entrevistado ao defender uma definição sobre o processo de reabilitação que tramita no Vaticano há mais de um século, uma vez que foi o próprio Padre Cícero que pediu o perdão da Igreja. O escritor cearense e autor do livro "Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão", Lira Neto, lembra que, para o Vaticano, a veneração ao Padre Cícero tem se tornado ainda mais eloquente diante da constatação de que, a cada ano, o catolicismo perde milhares de adeptos no Brasil.

Segundo cálculos da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a sangria de fiéis é considerada alarmante. O País continua a ser "a maior nação católica do mundo". Mas a última década assistiu à queda vertiginosa no percentual de católicos brasileiros, enquanto outras religiões se multiplicam em idêntica proporção. Deixar que o culto ao Padre Cícero permanecesse à margem da liturgia significa, na interpretação de Lira Neto, negar o acolhimento pastoral a toda uma preciosa legião de devotos.

Acusações

O escritor cearense recorda, por outro lado, que o Vaticano não desconhece as graves acusações históricas que recaem sobre padre Cícero Romão Batista. Elas não são poucas. Quando reunidas, constituem notórios obstáculos à ideia de anistiar, "post-mortem", as penas que foram impostas ao padre, em vida, pelo Tribunal do Santo Ofício. A primeira incriminação que incide sobre Cícero é a de ter sido um mistificador, um aproveitador das crenças do povo mais simples, um semeador de fanatismos. "Homem de ideias religiosas pouco ortodoxas, leitor de autores místicos, dado a ver almas do outro mundo e defensor de milagres não endossados pelo Vaticano, Cícero estaria mais próximo da superstição do que da fé", disseram dele os muitos adversários que colecionou no meio do próprio clero. Decorre daí, acrescenta Lira Neto, outra incriminação, ainda mais incisiva: "a de que nas vezes em que fora repreendido por seus superiores eclesiásticos agira como um rebelde e caíra em desobediência". Na rígida hierarquia clerical, desobedecer a um superior constitui pecado gravíssimo. Almas indóceis à autoridade de bispos e cardeais não vão para o Céu, assim determina a lei da Igreja.

A constante proliferação de seitas e templos protestantes, em Juazeiro do Norte, segundo Geraldo Barbosa, pode ser motivada pelo silêncio de Roma, em não decidir sobre a reabilitação sacerdotal de Cícero Romão Batista, num processo que já começa a caducar. Os católicos sentem-se esquecidos. Barbosa destaca que "provavelmente a CNBB, que tem interesse nessa solução, já percebeu que o povo brasileiro tem o Padre Cícero entronizado no seu coração como santo. Sua reabilitação, pela Santa Sé, seria um ato burocrático justo, que bem poderia ter evitado essa atual multiplicação das seitas, pelo menos no Nordeste.

Romarias

As romarias não são mais redutos exclusivos da Igreja Católica. O grupo protestante Jovens Com Uma Missão (Jocum) realiza um trabalho missionário entre os romeiros desde 1998 que consiste na distribuição de água, "sopão" nas madrugas, teatro infantil e adulto, concentrações noturnas nas praças e música regional intercaladas com mensagens evangélicas, utilizando uma linguagem acessível ao romeiro. A disputa religiosa em torno da fé dos romeiros gerou uma "guerra santa regional" entre católicos e evangélicos. Em uma de suas homilias, dom Fernando criticou o modelo de evangelização de setores protestantes. Enquanto a Igreja Católica caminha a passos lentos no julgamento do processo de reabilitação do Padre Cícero, outras religiões avançam celeremente na conquista de espaços no terreiro do Padre Cícero. O escritor Geraldo Barbosa também critica essa demora no processo de reabilitação de Padre Cícero. Ele teme que essa demora seja fator para que o Catolicismo perca sua força e poder sobre a fé dos milhares de cristãos. O escritor acrescenta que "a mudança dos tempos está a exigir da Igreja Católica, tanto no Brasil como no mundo cristão, uma busca de equilíbrio que possa competir com o eletromagnético da Internet, destituindo o ser humano de sentir a presença do Espírito e da Luz Divina nas suas vidas. O computador é o novo senhor dos povos modernos". Na interpretação do escritor, "a Igreja Católica, em Roma, passa por momentos difíceis nas denúncias do clero mundial, em declínio moral e religioso, até então impunes. Sente-se a ausência do abraço maternal da Santa Madre Igreja Católica".

O que eles pensam - A fé resiste às intempéries

Decorridos quatro anos da entrega do pedido de reabilitação eclesial de Padre Cícero, a gente percebe que seus devotos não só de Juazeiro, mas de todo o Brasil, estão perplexos com a demora. O bispo dom Panico tenta amenizar a decepção dos devotos informando que as coisas em Roma são devagar, mas isso pouco consola, pois o que todos querem mesmo é ver o Padim reabilitado. Como é possível a Igreja Católica ficar tão passiva diante das evidências emanadas do fenômeno Padre Cícero?

Daniel Walker
escritor e historiador

Há muitos anos que nós esperávamos uma revisão do caso Padre Cícero, com a reabertura de seu processo junto à antiga Sagrada Inquisição Romana. O que foi estimulado mais recentemente pela Sagrada Congregação da Doutrina da Fé nos encheu de ânimo. Nossa ansiedade sobre como virá esta decisão é muito grande. Não será a conjuntura atual vivida pela Igreja, seja no mundo, seja em Juazeiro do Norte. O romeiro, devoto do Padre Cícero, é paciente. Tem uma fé inquebrantável.

Renato Casimiro
pesquisador

Dificuldade

"A Igreja Católica, em Roma, passa por momentos difíceis nas denúncias de figuras do Clero mundial"

Geraldo Menezes Barbosa
Escritor

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !

As cidades atuais - Por Emerson Monteiro

Nas suas origens, a cidade surgia como solução dos problemas de uma humanidade solitária, assuntada em face das intempéries naturais. Quando os seres humanos notaram que a ordem individual das pessoas precisava encontrar alternativas comuns para seus problemas, naquele momento decidiram abrir mão dos valores da paz pessoal em nome da formação dos aglomerados coletivos e seguros. E agora, transcorridos milênios de experiências, o que vemos são essas cidades lotadas de interrogações quanto a um futuro melhor, onde os dramas de que as pessoas fugiram ao deixar a selva apresentam face talvez tão pavorosa quanto no início da grande aventura social.

Às portas das residências urbanas batem hoje demandas de tão difíceis respostas que agoniam o espírito moderno como garras afiadas a pescoços descobertos. Em velocidade estúpida, o crescimento desordenado das populações já invade áreas de risco inadequadas e inóspitas; a construção de moradias anda a passos lentos em relação ao número de habitantes; as distâncias impõem milhões de transportes que abarrotam vias de circulação e tornam lentos os percursos entre a casa e o trabalho; a sobrevivência reduz conceitos morais em níveis jamais suportados de perversão, ocasionando guerra de classes e desconfiança mútua entre as pessoas, num somatório desordenado de vícios e violência, na coletivização da insegurança e da promiscuidade, tudo levando de roldão o sonho dourado da paz às raias de pesadelos e desencantos avassaladores. Diante disso, os caminhos da política, velha reserva das respostas negociadas na praça pública, tornam-se tortuosos e ineficazes para oferecer frutos doces de honestidade a que se propunham nos primórdios.

As cidades, em consequência disso, acordam, dia após dia, na longa fila de espera dos novos meios promissores, e a natureza humana apenas amargura pela vida o descumprindo de seu papel de aprimoramento em grupo na força da paciência e da esperança. Sob este impacto de mais desafios do que de satisfação segue o barco da história, a repassar às outras gerações aquilo que caberia aos contemporâneos resolver com habilidade, concluímos a título de um diagnóstico antes das soluções urgentes necessárias.

Por Emerson Monteiro


Era uma vez uma feira - beatas e frutas - Por Xico Bizerra


Na rua da Igreja, beatas e feira. Feira de primeira. Toda segunda-feira. De verdura, cereais, mas principalmente, a colorida feira das frutas. Das jaboticabas roxinhas, limões verdes, pitangas vermelhas. Tamarindos marrons e azedos se juntavam a doces siriguelas amarelinhas para enfeitar a banca de Mané Gordão e a boca gulosa da meninada. Às vezes eram vistas acerolas cor de acerola e, quase nunca, carambolas, estas de uma cor sei-lá-que-cor. Os olhos brilhavam diante da aquarela de sabores, das goiabas e das maçãs, das mangas e dos cajus...
Onde estão as feiras? Onde se escondem as frutas? Onde brilham as cores? Hoje, aquela rua só tem as beatas. A feira mudou-se para o ar condicionado: lá, as frutas têm sabor acre e as cores se desbotam, se esvaem, lembrando do burburinho e com saudades da mão gorda de Mané a afagá-las.
Na hora de pagar o dinheiro é de plástico. Na fila do caixa, sem a zoada da feira, uma criança chupa chiclete. Do lado de fora, outra criança pede esmola. Alguém oferece uma laranja amarga.
Por Xico Bizerra

Assinatura da Órdem de serviço da Escola Profissionalizante - Cobertura Fotográfica

Aconteceu na noite de ontem em Crato a assinatura da órdem de serviço para a construção da escola profissionalizante. O evento foi promovido pelo governo do estado, que contou com a participação de um grupo notável de ilustres da política cearense, tais como Eunício Oliveira, Zé Arnon, Manoel Salviano, Cid Gomes, Sineval Roque, José Guimarães, Camilo Santana e o prefeito do Crato, Samuel Araripe, que veio especialmente para a solenidade.

A festa inicia com um Show Musical:

IMG_2113

Prefeito Samuel Araripe assina órdem de serviço

IMG_2148


IMG_2181

Deputado Zé Arnon, natural do Crato.

IMG_2236

Público prestigia a festa:

IMG_2177

Da esquerda para a direita: Deputado Sineval Roque faz o seu discurso, sob o olhar atento do Pref. Samuel Araripe, Gov. Cid Gomes, Dep. José Guimarães, e Secretário Camilo Santana:

IMG_2206

Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a reprodução, salvamento e reutilização sem a permissão do autor

ALMANAQUE - Dia 25 de Abril de 2010

Eventos históricos

1507 - Martin Waldseemüller publica o mapa do mundo nomeando as terras do hemisfério oeste de América, em homenagem ao explorador Américo Vespúcio.
1719 - É publicado o romance Robinson Crusoe de Daniel Defoe.
1792 - Primeiro condenado à guilhotina em França
1792 - "La Marseillaise" (hino nacional francês) é composta por Claude Joseph Rouget de Lisle.
1859 - Início da construção do Canal do Suez.
1926 - Estréia a ópera Turandot, de Giacomo Puccini no Teatro La Scala.
1945 - Os exércitos americano e soviético encontram-se nas margens do Rio Elba
1945 - Uma insurreição geral pelo movimento de resistência italiano termina a ocupação alemã de Itália
1945 - Primeira conferência preparatória para a fundação da ONU em San Francisco, com a representação de 50 nações.
1953 - Francis Crick e James Watson publicaram na revista Nature um artigo no qual anunciaram ter descoberto a estrutura do ADN.
1956 - Fundação da USIMINAS, grande siderúrgica brasileira localizada em Ipatinga.
1974 - Uma revolução em Portugal derruba a ditadura de Marcelo Caetano e instaura a democracia, processo chamado de Revolução dos Cravos.

Nascimentos

32 - Marcus Salvius Otho, imperador romano no ano dos quatro imperadores (m. 69 AD)
1214 - Rei Luís IX de França (m 1270)
1284 - Rei Eduardo II de Inglaterra (m. 1327)
1599 - Oliver Cromwell, político britânico (m. 1658).
1775 - Carlota Joaquina de Bourbon, Rainha consorte de Portugal (m. 1830).
1849 - Felix Klein, matemático alemão. (m. 1925)
1874 - Guglielmo Marconi, inventor italiano (m. 1937).
1903 - Andrei Nikolaevich Kolmogorov, matemático russo (m. 1987).
1915 - Sérgia Ribeiro da Silva, cangaceira do Brasil (m.1994).
1917 - Ella Fitzgerald, cantora de jazz norte-americana.
1918 - Remo Brindisi, pintor italiano (m. 1996).
1924 - Paulo Vanzolini, compositor e zoólogo paulistano.
1927 - Albert Uderzo, cartunista francês.
1930 - Paul Mazursky, ator, diretor, produtor e roteirista norte-americano.
1932
Agostinho dos Santos, cantor e compositor brasileiro (m. 1973).
Lia Manoliu, atleta romena (m. 1998).
1939 - Tarcisio Burgnich, ex-futebolista italiano.
1940 - Al Pacino, ator norte-americano.
1941 - Bertrand Tavernier, cineasta, cenarista e produtor de cinema francês.
1942 - Manuel Freire, cantautor português.
1945 - Björn Ulvaeus, músico sueco, antigo integrante do grupo ABBA.
1947 - Johan Cruijff, ex-futebolista neerlandês.
1950 - Peter Jurasik, ator norte-americano.
1955 - Américo Gallego, ex-futebolista e treinador argentino de futebol.
1959 - Dominique Blanc, atriz francesa.
1960 - Mário Laginha, pianista e compositor português.
1962 - Dorival Júnior, treinador brasileiro de futebol.
1963 - David Moyes, treinador inglês de futebol.
1964 - Hank Azaria, ator norte-americano.
1966 - Rubén Sosa, ex-futebolista uruguaio.
1968 - Thomas Strunz, ex-futebolista alemão.
1969 - Renée Zellweger, atriz norte-americana.
1972 - Rogério Flausino, cantor e compositor brasileiro, vocalista da banda Jota Quest.

Falecimentos

1185 - Antoku, 81º imperador do Japão.
1342 - Papa Benedito XII (n. 1285).
1472 - Leon Battista Alberti, artista e filósofo italiano (n. 1404).
1595 - Torquato Tasso, poeta italiano (n. 1544).
1744 - Anders Celsius, astrônomo sueco (n. 1701).
1840 - Siméon Denis Poisson, matemático francês (n. 1781).
1852 - Manuel Antônio Álvares de Azevedo, escritor brasileiro. (n. 1831)
1950 - João Irineu Joffily, bispo brasileiro (n. 1878).
1961 - Borges de Medeiros, político brasileiro (n. 1863).
1988 - Lygia Clark, escultora e pintora brasileira (n. 1920).
1990 - Sônia Mamede, atriz e comediante brasileira (n. 1936).
1993 - Geraldo Del Rey, ator brasileiro (n. 1930).
2001 - Michele Alboreto, piloto de automóveis italiano, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1985 (n. 1956).
2003 - Hernani Guimarães Andrade, cientista espírita brasileiro (n. 1913).

Fonte Wikipédia
Foto Ilustrativa Ella Fitzgerald
Colaboração Alessandra Bandeira

RITUAL DA LUA CHEIA - No Espaço Zen Dia 28, a partir das 20h - Praça da Sé


RITUAL DA LUA CHEIA - No Espaço Zen Dia 28, a partir das 20h - Praça da Sé

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

O ABUSO NO USO DE FOGOS DE ARTIFICIO E BOMBAS - Por: Nivaldo Soares


Em nome da tradição cultural do povo e o desejo premente de se comemorar os mais diversos acontecimentos, como Natal, Ano novo, São João, eventos religiosos e artísticos cultural, festas esportivas e etc., verifica-se em nossa cidade e região, um aumento abusivo no uso de fogos de artifício e bombas de alto pode explosivo. É preciso que os usuários de fogos de artifício e bombas (pessoas comuns ou organizadores de eventos) saibam que o uso desses artefatos se constitui em uma perigosa ameaça à vida e ao meio-ambiente. Entre os efeitos maléficos que os mesmo podem provocar no ser humano destacamos: queimaduras; lesões com lacerações/cortes; amputações dos membros superiores; lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição.

E não fica por aí, recém-nascidos, gestantes, idosos, pessoas convalescentes ou até mesmo sadias são tomadas de supetão quando da explosão violenta de fogos e/ou bombas, como aconteceu recentemente quando da explosão do Judas em nossa cidade, e sofrem alterações de natureza orgânica e psíquica. Já ao meio ambiente (o ar) recebe uma carga de milhares de partículas de dióxido de carbono por cada explosão, acompanhada da liberação do estrôncio, uma perigosa substância tóxica. Animais domésticos como cachorros, gatos entre outros entram em desespero, aves assustadas levantam vôo, filhotes são mortos, um número incontáveis de outras formas de vida são diretamente afetadas pelas explosões.

De acordo com DIAS (2003, p. 316), Vários estudos em todo mundo têm demonstrado que, de forma geral, os ruídos e explosões interferem nas atividades normais do homem, como dormir, descansar, ler, concentrar-se, comunicar-se e etc. Ruídos elevados produzem constrição dos vasos sanguíneos, dilatação das pupilas, contração dos músculos, aumento dos batimentos cardíacos, estremecimento, espasmos estomacais, vertigens, redução da capacidade de visão, tensão emocional, alergias, úlceras, dificuldades respiratórias, estresse e surdez progressiva.
Vale lembrar que soltar fogos e bombas com grande capacidade explosiva em qualquer horário expõe o praticante ao que dispõe A Lei dos Crimes Ambientais (Lei N.º 9.605/98) no seu Art. 54 que assevera, “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. Pena – reclusão de um a quatro anos e multa.


Por razões mais diversas, o fato é que a prática nociva do uso de bombas e fogos com capacidade cada vez maior de explosão precisa, urgentemente, ser revista por todos e, mas especialmente, pelos seus principais patrocinadores e indutores, igrejas, poder público, partidos políticos e/ou candidatos, organizadores de eventos convencionais, culturais e esportivos. Reflitamos sobre o problema.

Por: Nivaldo Soares de Almeida
Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Crato

NOTICIAS DOCARIRI - Coluna Armando Rafael


CAMPANHA POLÍTICA DE 2010
Os políticos são unânimes: a campanha presidencial – no Cariri e no Brasil – só descola depois da realização da Copa do Mundo de Futebol. Noutras palavras: a população só vai se interessar pela campanha eleitoral depois do dia 11 de julho, data do encerramento da Copa na África do Sul, que coincide com a abertura da 58ª EXPOCRATO. E para complicar: o número de eleitores indecisos e os que votarão em branco, segundo o acreditado Instituto Datafolha, são de 15%. Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte...

24 DE ABRIL, DIA DO CO-PADROEIRO DE CRATO
Todo mundo sabe que Nossa Senhora da Penha é a padroeira principal da cidade de Crato. Poucos, no entanto, sabem que Crato também tem um co-padroeiro. Trata-se de São Fidelis de Sigmaringa, (foto abaixo) que antes de adotar este nome – ao se tornar franciscano – era conhecido advogado com o nome civil de Marcos Rey. Segundo seu biografo Afonso Souza: “Inteligente e aplicado, Marcos Rey fez com sucesso seus estudos na católica Universidade de Friburgo, na Suíça. De elevada estatura, bela presença, semblante sério e sereno, Marcos era respeitado pelos professores e admirado pelos condiscípulos que, por sua ciência e virtude cognominaram-no de o Filósofo Cristão”. São Fidelis foi escolhido pelo fundador de Crato– frei Carlos Maria de Ferrara– há 270 anos – como co-padroeiro da primitiva capelinha de taipa, coberta de palha, erguida em 1740 no centro da então Missão do Miranda, embrião da atual cidade de Crato.

DECEPÇÃO COM A ADVOCACIA
Ainda segundo o seu biografo: “Como em tudo brilhante, em breve adquiriu fama e clientela. O Dr. Marcos Rey, no entanto, preferia as causas dos pobres às dos ricos, para poder defendê-los gratuitamente. Em suas defesas, jamais utilizou recurso algum que pudesse tisnar a honra da parte contrária”. Entretanto, Marcos Rey decepcionou-se com a advocacia e decidiu a abandoná-la, ingressando na ordem franciscana. Percorreu a Espanha, França, Itália convertendo multidões e passou a ser perseguido pelos radicais protestantes. Foi à sombra do castelo de Sigmaringa, às margens do Danúbio, na Alemanha, que o frei Fidelis encontrou refúgio, quando perseguido. Mas no dia 24 de abril de 1622, após celebrar uma missa, de volta ao castelo caiu nas mãos de soldados protestantes que o assassinaram. Foi beatificado em 1729, e canonizado 17 anos depois. O Vaticano o escolheu como o protomártir da Sagrada Congregação da Propaganda Fidei.

SELO DE PATATIVA DO ASSARÉ
No mês de março último, o Departamento de Filatelia da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT), lançou em Assaré um selo comemorativo ao centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré (foto ao lado). A solenidade de lançamento ocorreu em praça pública, entre o show do cantor Fagner e do sanfoneiro Dominguinhos que reuniu um público estimado em três mil pessoas. No dia 12 de março foi a vez do lançamento, no Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará de um carimbo comemorativo em homenagem a Patativa do Assaré.

OUTROS EVENTOS FILATÉRLICOS NO CRAJUBAR
Já no próximo dia 31 de maio a ECT lançará em Barbalha o carimbo comemorativo da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Esse carimbo estará à disposição dos filatelistas cearenses – na Agência dos Correios de Barbalha – até o dia 13 de junho de 2010. Já no dia 12 de julho próximo, o Departamento de Filatelia da ECT voltará a atuar na Região Metropolitana do Cariri. Naquela data, agora na cidade de Crato, será lançado carimbo comemorativo da 58ª versão da EXPOCRATO, que acontecerá de 12 a 19 de julho de 2010. Pelo menos dos Correios e Telégrafos os caririenses não têm do reclamar.

CRATO SEDIA ENCONTRO DE DIÁCONOS
Noventa e oito diáconos permanentes, procedentes dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão estão reunidos em Crato num Encontro Interregional de Diáconos Permanentes. Existem dois tipos de diáconos. O diácono transitório é aquele que recebe o Sacramento da Ordem no grau do diaconado para depois receber o segundo grau e tornar-se presbítero, ou padre conforme costumamos dizer. O diácono permanente sendo casado não pode ascender ao grau superior, ficando permanentemente como diácono. Ele é ordenado para o serviço e não para o sacerdócio. Na realidade o diácono é ministro ordinário que pode batizar, ministrar todos os sacramentais; dar as bênçãos próprias de ministro ordenado a objetos de devoção, casas, presidir à celebração do Matrimônio, dentre outros.

Redação e postagem de Armando Lopes Rafael


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30