Dihelson Mendonça entrevista com exclusividade o governador do Ceará, Cid Gomes, que dentre outras coisas, aborda o poder da educação como fórmula eficaz para garantir o desenvolvimento dos povos.
Na noite da última sexta-feira, dia 23 de Abril, o governador Cid Ferreira Gomes esteve na cidade de Crato, onde assinou a órdem de serviço para a construção de uma escola Estadual de Educação Profissional. O evento, que aconteceu no bairro São Miguel, contou com a presença de diversas autoridades, como Eunício Oliveira, Deputados José Arnon, Sineval Roque, José Guimarães, além do prefeito do Crato Samuel Araripe, do ex-prefeito de Juazeiro Manoel Salviano e do secretário da Agricultura Camilo Santana, dentre outros. Após a solenidade, o governador falou ao Blog do Crato com exclusividade:
Dihelson Mendonça: "Governador Cid Gomes, BoaNoite! Como o Sr. vê todos esses investimentos na área de educação aqui no Estado do Ceará ?"
Diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos

Dihelson Mendonça - "Tivemos até uma época em que éramos os Estados Unidos do Brasil..."
Cid Gomes - "É. O Brasil têve isso. Exatamente. Teve esse mesmo nome. Mas realmente no passado eram muito parecidos os dois países. Em tamanho, em dificuldades e tal. Agora, no início do século passado, mil novecentos e pouco, eles lá resolveram se dedicar a solucionar dois grandes desafios. Dois grandes problemas. Um, foi o problema de saneamento básico, água e esgoto. Isso é fundamental porque tem repercussão na saúde das pessoas. Muita gente adoece porque: ou não bebe uma água de qualidade, ou tem esgoto na porta da sua casa, e isso favorece a disseminação de doenças, e eles resolveram então priorizar e solucionar o problema de água e esgoto, e de educação. Eles focaram nessas duas coisas: Saneamento e Educação. E eu, pessoalmente, acho que foi isso que fez a diferença. Por isso é que os Estados Unidos conseguiram ser o que são hoje, e a gente ainda tem uns problemas que ainda hoje nós não conseguimos resolver. Os problemas de esgotamento, de saneamento, e os problemas de educação. A gente ainda tem boa parte da nossa população que não conseguiu nem aprender a ler, quanto mais chegar a uma faculdade. Então, tem muito desafio pela frente, e repito, encerro por onde comecei: Todo investimento que se fizer em educação, será pouco, porque tem ainda muita coisa para fazer."
Dihelson Mendonça - "Qual o balanço que o Sr. faz de todos esses investimentos aqui no Ceará, a essa altura do seu mandato ?"
Parcerias
Cid Gomes - "Bom, eu tenho procurado, tanto com recursos do estado quanto com parcerias, quer seja com o governo federal, que tem sido um grande parceiro, quer seja com instituições de financiamento, inclusive internacionais, procurar viabilizar financiamentos naquelas áreas que a gente considera fundamentais: Educação, nós temos aí projetos de ampliar a oferta de ensino técnico, profissional, como o caso desta escola que nós estamos iniciando aqui no Crato hoje, e até o final do governo, se Deus quiser, serão 128, hoje já estão funcionando quase sessenta, e queremos implantar mais sessenta e oito em diversos municípios do estado do Ceará..."
Saúde
"...Quer seja na área da saúde, com a implantação desses hospitais regionais, aqui no Cariri, ali no Crajubar, naquela praça, nós estamos concluindo um hospital que vai melhorar consideravelmente o atendimento na área da saúde, na área de emergência, mas também procedimentos cirúrgicos, e mesmo em consultas ambulatoriais que ele vai ajudar também nessa área com as policlínicas, com os centros de especialidades odontológicas, foi inaugurado aqui no Crato, inaugurei um dia desses um em juazeiro, estão sendo implantadas em cada uma das microrregiões do estado do Ceará..."
Estradas e Cinturão das Águas
"...nós temos grandes necessidades de Infra-Estrutura, de estradas. No Ceará, ao longo de toda a sua história, construiu 6.000 Km de estradas; Se Deus quiser, até o fim do governo, nós vamos, entre reconstrução e implantação de novas estradas, ter 3.000 Km de estradas; Quer dizer, metade de tudo o que foi feito na História, em 4 anos. Enfim: água é sempre uma grande necessidade, estamos aí com uns projetos... em Ipaumirim ali nós temos um açude pra ser construído; Nós temos um açude também em Antonina do Norte pra ser construído, já está entrando na fase de licitação, quero ver se começo uma obra que acho que vai ser fundamental para resolver essa questão de recursos hídricos no Estado do Ceará, de oferta de água, que é o Cinturão das Águas, que vai sair lá de onde chega a transposição e vai atender também a outras regiões do estado que não são atendidas diretamente com a transposição. Vai atender Brejo Santo, Abaiara, vai atender Missão Velha, Barbalha, Juazeiro, Crato, chegando até Nova Olinda nessa primeira etapa que, repito, ( se Deus quiser), são 160Km de canal aí mais ou menos no sopé da Chapada do Araripe, que a gente quer começar a construir."
Cinturão Digital e a Impantação de Fibra Ótica no Estado

Recuperação da estrada Crato-Farias Brito e Crato-Nova Olinda
Dihelson Mendonça - Os Caririenses pode ficar tranquilos quanto à estrada Crato-Farias Brito e Crato-Nova Olinda ?
Cid Gomes - "Sim, já estão licitadas, como foi um dinheiro que eu consegui lá no Banco Inter-Americano, eu fui lá aos Estados Unidos tentar esse recurso, e foi esse um dos compromissos que eu assumi com o povo Cearense; Foi botar os projetos debaixo do braço, e ir atrás onde eu tivesse notícia que tivesse algum dinheiro pra ver se trazia um tostãozinho aqui para o Ceará, e um exemplo deste esforço é esse financiamento de boa parte das estradas que a gente tá trazendo e outras que estão se iniciando agora. Essas duas, tanto Crato-Farias Brito, como Crato-Nova Olinda, vão ser financiadas por um Banco lá dos Estados Unidos ( Banco Inter-Americano ), e acho que nos próximos quinze ou vinte dias já deve estar começando."

Reportagem: Dihelson Mendonça
Fotografias: Dihelson Mendonça e Wilson Bernardo
BLOG DO CRATO - O Crato na Internet - Ano V
www.blogdocrato.com
