xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 abril 2010

Governador Cid Gomes concede Entrevista EXCLUSIVA ao BLOG DO CRATO


Cid Gomes no Blog do Crato


Dihelson Mendonça entrevista com exclusividade o governador do Ceará, Cid Gomes, que dentre outras coisas, aborda o poder da educação como fórmula eficaz para garantir o desenvolvimento dos povos.


Na noite da última sexta-feira, dia 23 de Abril, o governador Cid Ferreira Gomes esteve na cidade de Crato, onde assinou a órdem de serviço para a construção de uma escola Estadual de Educação Profissional. O evento, que aconteceu no bairro São Miguel, contou com a presença de diversas autoridades, como Eunício Oliveira, Deputados José Arnon, Sineval Roque, José Guimarães, além do prefeito do Crato Samuel Araripe, do ex-prefeito de Juazeiro Manoel Salviano e do secretário da Agricultura Camilo Santana, dentre outros. Após a solenidade, o governador falou ao Blog do Crato com exclusividade:

Dihelson Mendonça: "Governador Cid Gomes, BoaNoite! Como o Sr. vê todos esses investimentos na área de educação aqui no Estado do Ceará ?"

Diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos

Cid Gomes: "Acho que todo investimento que se puder fazer em educação, ainda será pouco. Nós temos um desafio muito grande. Pra mim, uma coisa assim que mostra isso, é a gente comparar o Brasil aos Estados Unidos. Quem já têve oportunidade de ver pela televisão, os Estados Unidos, todo mundo sabe que são o maior país do mundo, é o país mais rico do mundo, mas se a gente fizer um esforçozinho aí de voltar atrás no tempo, a gente vai ver que no Século XIX, portanto, de 1800 até o final dos anos 1800, o Brasil e os Estados Unidos eram muito parecidos. Foram descobertos na mesma época, foram povoados mais ou menos na mesma época, e é curioso...a gente se pergunta: Por quê os Estados Unidos são o que são hoje e o Brasil tem os problemas que tem ?"

Dihelson Mendonça - "Tivemos até uma época em que éramos os Estados Unidos do Brasil..."

Cid Gomes - "É. O Brasil têve isso. Exatamente. Teve esse mesmo nome. Mas realmente no passado eram muito parecidos os dois países. Em tamanho, em dificuldades e tal. Agora, no início do século passado, mil novecentos e pouco, eles lá resolveram se dedicar a solucionar dois grandes desafios. Dois grandes problemas. Um, foi o problema de saneamento básico, água e esgoto. Isso é fundamental porque tem repercussão na saúde das pessoas. Muita gente adoece porque: ou não bebe uma água de qualidade, ou tem esgoto na porta da sua casa, e isso favorece a disseminação de doenças, e eles resolveram então priorizar e solucionar o problema de água e esgoto, e de educação. Eles focaram nessas duas coisas: Saneamento e Educação. E eu, pessoalmente, acho que foi isso que fez a diferença. Por isso é que os Estados Unidos conseguiram ser o que são hoje, e a gente ainda tem uns problemas que ainda hoje nós não conseguimos resolver. Os problemas de esgotamento, de saneamento, e os problemas de educação. A gente ainda tem boa parte da nossa população que não conseguiu nem aprender a ler, quanto mais chegar a uma faculdade. Então, tem muito desafio pela frente, e repito, encerro por onde comecei: Todo investimento que se fizer em educação, será pouco, porque tem ainda muita coisa para fazer."

Dihelson Mendonça - "Qual o balanço que o Sr. faz de todos esses investimentos aqui no Ceará, a essa altura do seu mandato ?"

Parcerias

Cid Gomes - "Bom, eu tenho procurado, tanto com recursos do estado quanto com parcerias, quer seja com o governo federal, que tem sido um grande parceiro, quer seja com instituições de financiamento, inclusive internacionais, procurar viabilizar financiamentos naquelas áreas que a gente considera fundamentais: Educação, nós temos aí projetos de ampliar a oferta de ensino técnico, profissional, como o caso desta escola que nós estamos iniciando aqui no Crato hoje, e até o final do governo, se Deus quiser, serão 128, hoje já estão funcionando quase sessenta, e queremos implantar mais sessenta e oito em diversos municípios do estado do Ceará..."

Saúde

"...Quer seja na área da saúde, com a implantação desses hospitais regionais, aqui no Cariri, ali no Crajubar, naquela praça, nós estamos concluindo um hospital que vai melhorar consideravelmente o atendimento na área da saúde, na área de emergência, mas também procedimentos cirúrgicos, e mesmo em consultas ambulatoriais que ele vai ajudar também nessa área com as policlínicas, com os centros de especialidades odontológicas, foi inaugurado aqui no Crato, inaugurei um dia desses um em juazeiro, estão sendo implantadas em cada uma das microrregiões do estado do Ceará..."

Estradas e Cinturão das Águas

"...nós temos grandes necessidades de Infra-Estrutura, de estradas. No Ceará, ao longo de toda a sua história, construiu 6.000 Km de estradas; Se Deus quiser, até o fim do governo, nós vamos, entre reconstrução e implantação de novas estradas, ter 3.000 Km de estradas; Quer dizer, metade de tudo o que foi feito na História, em 4 anos. Enfim: água é sempre uma grande necessidade, estamos aí com uns projetos... em Ipaumirim ali nós temos um açude pra ser construído; Nós temos um açude também em Antonina do Norte pra ser construído, já está entrando na fase de licitação, quero ver se começo uma obra que acho que vai ser fundamental para resolver essa questão de recursos hídricos no Estado do Ceará, de oferta de água, que é o Cinturão das Águas, que vai sair lá de onde chega a transposição e vai atender também a outras regiões do estado que não são atendidas diretamente com a transposição. Vai atender Brejo Santo, Abaiara, vai atender Missão Velha, Barbalha, Juazeiro, Crato, chegando até Nova Olinda nessa primeira etapa que, repito, ( se Deus quiser), são 160Km de canal aí mais ou menos no sopé da Chapada do Araripe, que a gente quer começar a construir."

Cinturão Digital e a Impantação de Fibra Ótica no Estado

"Enfim, tem muita coisa pela frente: Cinturão Digital é outra obra que acho que vai ser marcante na história do estado; Tá em execução, nós estamos já mais ou menos com metade pronta, e eles estão avançando muito rapidamente, tem 7 frentes trabalhando, cada uma delas fazendo 10 Km de implantação de fibra ótica. Isso vai permitir que a gente amplie consideravelmente a oferta de banda larga, permitindo ter banda larga nos municípios que concentram 90 por cento da população urbana do estado do Ceará. Isso com inúmeras possibilidades de utilização. Em poder usar pra área de educação, para ensino à distância, vamos poder usar para telemedicina, a pessoa vai estar por exemplo, aqui no hospital do Cariri, um caso grave, um trauma de cérebro e não esteja lá na hora um neurocirurgião ( pode ser que não esteja lá na hora ), mas aí um outro cirurgião vai lá, ( esse centro cirúrgico está preparado pra isso ), bota a imagem do paciente, e um médico num centro mais avançado, ou em Fortaleza, ou em São Paulo, vai poder orientar o que é que tem de ser feito até que a gente consiga ter o melhor tratamento pra salvar vidas. Mas enfim, estou falando de algumas aplicações, mas muitas outras vão ser disponibilizadas. O fato de você dar aos jovens nas escolas uma internet de boa qualidade; Hoje não há biblioteca maior, não há fonte de consulta maior, uma fonte mais "amigável" para o jovem aprende, porque se interessa, porque é agradável do que internet. Isso permite que a gente abra aí muitas possibilidades para o Cearense.

Cid Gomes 01

Recuperação da estrada Crato-Farias Brito e Crato-Nova Olinda

Dihelson Mendonça - Os Caririenses pode ficar tranquilos quanto à estrada Crato-Farias Brito e Crato-Nova Olinda ?

Cid Gomes - "Sim, já estão licitadas, como foi um dinheiro que eu consegui lá no Banco Inter-Americano, eu fui lá aos Estados Unidos tentar esse recurso, e foi esse um dos compromissos que eu assumi com o povo Cearense; Foi botar os projetos debaixo do braço, e ir atrás onde eu tivesse notícia que tivesse algum dinheiro pra ver se trazia um tostãozinho aqui para o Ceará, e um exemplo deste esforço é esse financiamento de boa parte das estradas que a gente tá trazendo e outras que estão se iniciando agora. Essas duas, tanto Crato-Farias Brito, como Crato-Nova Olinda, vão ser financiadas por um Banco lá dos Estados Unidos ( Banco Inter-Americano ), e acho que nos próximos quinze ou vinte dias já deve estar começando."

Dihelson Mendonça - "Muito obrigado pela entrevista, Governador Cid Gomes, em nome do Blog do Crato."

Reportagem: Dihelson Mendonça
Fotografias: Dihelson Mendonça e Wilson Bernardo
BLOG DO CRATO - O Crato na Internet - Ano V
www.blogdocrato.com



Exposição : Pedra Mata e O Que é isso?- Por Alessandra Bandeira

Durante essa semana ocorreu dentro do "Abriu Pra Juventude", duas exposições organizadas pelo artista plástico Alexandre Lucas : " O que é isso?" e "Pedra Mata".

"O que é isso?" Instalação construída por mais de 700 alunos Escola Polivalente Gov.Adauto Bezerra- Seminário nos instiga a refletir as diversas formas que a arte pode ser entendida, ser criada.

"Pedra Mata" instalação construída coletivamente com os alunos da Escola Polivalente Gov.Adauto Bezerra- Seminário , nos faz refletir sobre a falha campanha dos meios de comunicação sobre o uso de drogas, sai de la, vendo que aquelas pedras pintadas são muito chamativas e nos dão uma reflexão imensa de que temos que ser mais diretos e mais incisivos na luta contra essa mazela .




Parabéns ao Alexandre Lucas um grande artista, militante e professor , a todos os alunos que mostraram sua arte , suas ídeias, a força da juventude e a Daniele Esmeraldo, Secretária de Cultura por nos brindar com duas exposições tão reflexivas e tão necessárias, principalmente nesse momento em que muitos jovens procuram nas drogas uma forma de preencher o vázio , mas que o Alê mostrou ser possível fazer isso com arte!

"A Arte é a melhor forma de salvar , mudar e trabalhar a auto estima!"

Fotos Alessandra Bandeira
Por Alessandra Bandeira

BLOGCampanha: CID GOMES O FUMO MATA...CIGARROS ENFARTA - Por Wilson Bernardo.

É muito comum pelas ruas você encontrar crianças e adolescentes, em grande quantidade, principalmente nas escolas, fazendo uso do cigarro como elemento de ostentação ou demarcação de território, como sendo o mais belo ou mais independente. Na noite de ontem, em que se assinava a ordem de serviço da escola técnica em Crato, fui praticamente impedido de trabalhar, quase fui torturado ideologicamente pela segurança do governador, pois o mesmo estava fumando eu sendo impedido de fotografa-lo, pois o mesmo não gosta de ser fotografado fumando.Ora bolas pois que não fume em locais públicos e principalmente quando poderá ser abordado para entrevistas. Eu particularmente nada tenho contra ele que se privasse e fumasse quantos o quanto pudesse, mas não me impeçam ou torturem, por conta de que o senhor do reino esteja fumando, de coração CID o fumo e o cigarro é um sucesso HOLLIUDIANO como aqueles filmes americanos, ( a escrita é essa mesmo um ingreis nordestinado ). Fumar a saúde adverte é prejudicial aos poderes da terra.

VEJA NO DETALHE DA MÃO ESQUERDA o cigarro, e quase fui torturado pela segurança, e não conseguia fotografar sendo importunado a todo instante.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

O PT morreu – por André Haguette (*)


(publicado no O POVO de domingo, 25-04-2010)

Inicio esta reflexão sobre a estrutura partidária vigente por uma constatação significativa: dos anos 80 até a primeira eleição de Lula quase que a totalidade dos alunos de ciências sociais da UFC era militantemente petista. Na segunda eleição, a militância diminuiu fortemente. Hoje, poucos estudantes são petistas e a militância “barulhenta” sumiu. O que houve? O que modificou o comportamento dessa juventude? Expressei essa constatação a meus alunos e todos a confirmaram, dizendo ser mais fácil encontrar alunos filiados ou simpatizantes de outros partidos do que petistas. Lancei então a pergunta: como explicar essa mudança de atitude e comportamento?

A reflexão que se seguiu foi instrutiva. Todos apontaram como principal explicação o processo de “desradicalização política do PT”, que levou muitos estudantes a voltar-se para o PSTU e o PSOL. Outros optaram pelo PSDB e outros partidos, diante da decepção provocada pelo PT. Um aluno sugeriu a metáfora criada por Cazuza: “Meu partido é o coração partido”, frase que manifesta desilusão misturada a uma impotência fundamental, levando a uma visão trágica: não há solução, é o impasse.

Talvez o que foi expresso por meus alunos e por mim mesmo possa ser resumido na seguinte frase de efeito: o PT morreu. Evidentemente o PT não morreu como presença e força política e eleitoral; mas o PT morreu ideologicamente; o PT perdeu sua originalidade, seu brilho próprio, sua diferença marcante, sua utopia originária que fez dele um opositor temível e temido e lhe dava um poder aglutinador e mobilizador ímpar no quadro partidário então vigente. Talvez escrever “o PT morreu” signifique dizer: o PT tornou-se um partido como os outros, o que é absolutamente insuficiente para galvanizar o coração e a mente da juventude universitária. Os universitários de ciências sociais não queriam somente o PT no poder; queriam um PT transformador dos costumes partidários, da política e da realidade social. Queriam o PT da oposição no poder! Daí, o coração partido ao observar o PT aparelhado no Estado, no governo, no poder.

Talvez se possa concluir que o pragmatismo político de Lula matou o PT. O mensalão e, nas palavras de Ciro Gomes, o “roçado de escândalos” que é a união PT-PMDB, como fatos emblemáticos de tantas outras decisões e condutas, fizeram muitos petistas históricos se desfiliarem, provocaram a revoada de muitos intelectuais e afastaram grande parte da juventude universitária. Talvez o erro do PT não tenha sido no poder, mas na oposição fazendo acreditar que podia ser uma força, não digo, revolucionária, mas pelo menos significativamente transformadora. Repito: a morte ideológica do PT não implica de maneira nenhuma no seu debilitamento eleitoral, pelo menos enquanto a aliança LULA-PMDB permanecer, mesmo que seja ao preço de muitas contorções de princípios.

Mas não basta levar o PT ao banco dos réus; as eleições que se avizinham condenam toda a estrutura partidária brasileira e o Ceará é, talvez, o melhor motivo dessa condenação. As coisas continuando como estão teremos uma eleição e, consequentemente, um próximo governo sem oposição. Aproxima-se a eleição de um só para o governo de um só! Um regime continua democrático não havendo oposição? Na realidade, na raiz desse profundo mal-estar partidário devem ser questionados, pelo menos, três institutos políticos: a nossa típica tradição política personalista de votar na pessoa do candidato e não no partido, no presidencialismo de coalizão que obriga à maldita invenção da “governabilidade”, fonte de descaracterização partidária, programática e de corrupção, e o horário político obrigatório. Criado para neutralizar o poder econômico desigual dos candidatos, hoje, esse horário instiga e justifica alianças e coligações as mais disparatadas, em nome de um maior tempo no rádio e na TV. Esses diversos institutos levam a um “blefe partidário” e deixam a sociedade civil representada de maneira truncada. Para uma autêntica representação partidária, é preciso reinventar não somente o PT, mas a estrutura partidária como um todo.

André Haguette – sociólogo, professor da UFC – escreve mensalmente neste espaço
haguette@superig.com.br

O Carrasco da Luziânia - Por: Francisco Ribeiro Mendes


O Entorno de Brasília está se transformando no lugar mais perigoso do país. O crime do pedreiro que confessou ter matado seis adolescentes em Luziânia, região do Entorno, foi só mais um de tantos outros crimes acontecidos na região, que causam espanto. Mas a explicação para tanta violência em torno da Capital do País não está somente na conduta errada do juiz que mandou libertar o condenado; na avaliação da psiquiatra que considerou o psicopata apto ao convívio social; na ação do delegado que mandou soltar o bandido ou, na falha do sistema penitenciário que deixou o assassino morrer na prisão. A culpa maior está, principalmente, na ação desses marginais da política que se dizem representantes do povo e do estado; daqueles que acham que cadeia não recupera preso; dessas sanguessugas do poder público que, no impulso da ganância, estimulam a criação de favelas ao redor das grandes cidades para conseguirem votos. A culpa maior é desses larápios da política que gastam as verbas publicas com salários de parentes, com pensão de amantes, comprando bezerra de ouro e pagando mensalões. A culpa é desses governantes de meia tigela que ignoram a insegurança da população do seu país e põe-se a mediar conflitos em outras nações com o propósito de se aparecer.

Assim como embaixo das árvores da Fazenda Buracão pode estar escondido um cemitério de corpos humanos, embaixo dos nossos Palácios também pode estar a panóplia dos crimes de lesa pátria e dos escândalos de corrupção praticados por aqueles que detêm o poder e que dão exemplo para esses bandidos. Não adianta culpar o Juiz, o promotor, a psicóloga e o delegado, pois todos eles são, apenas, empregados de um mesmo patrão: um governo incompetente que sobrevive da bajulação de outros incompetentes.

O assassino daqueles jovens de Luziânia era só mais um filho do Brasil que, depois de ter sido gerado na barriga de alguma CPI, foi deixado dentro de uma Caixa de Pandora para ser adotado por Luziânia e, quando cresceu, seguiu o exemplo do pai que pode ser um mensaleiro, um sanguessuga um vampiro, um dono de bingo, um fabricante de dossiê ou um aloprado qualquer, desses que governam o Brasil.

Francisco Ribeiro Mendes
mendes.brasilia@gmail.com
Brasília-DF

RÁDIO ARARIPE A Escolinha do Rádio Caririense


Vivi a minha infância e parte da minha adolescência no bairro Alto da Penha. Ali, por iniciativa da minha querida mãe, que sempre sintonizava a sua frequência: ZHY 20, Rádio Araripe do Crato, a voz do Cariri, comecei a gostar, a ouvir, a amar a Pioineira. Pela manhã o matutino “Pré-9”, retransmitindo da Ceará Rádio Clube. Lobo em seguida: “Sertão comé que é” na apresentação do mestre Elói. Meio dia: “Festa em seu lar”, onde eram destacadas as notas sociais e a crônica da cidade, sempre escrita pela inteligência e capacidade cultural invejável de João Lindemberg de Aquino. No início da tarde “Cartas dos ouvintes”, na apresentação de Heron Aquino. No final da tarde “Rítmos do Nordeste”, com a comunicação de Zé Moreira. Essa é uma síntese de um período de atuação daquela emissora, isso no final dos anos 60 e início dos anos 70. Lembro-me das transmissões esportivas, tendo como narrador o meu estimado tio Aderbal Carvalho, nos comentários: Elói Teles, o “comentarista que o Cariri consagrou”. Por falar em transmissão esportiva, lembrei-me do programa “Rádio Esportes Araripe”, sempre no horário de 18:30 horas, com a equipe da pioneira, programa este que ainda cheguei a apresentar nos anos 80. A medida que vou escrevendo vou recordando fatos, curiosidades, notícias da pioneira. Outro programa que marcou minha infância foi “Bazar de Músicas”, que tinha como slogan: “uma festa em cada lar caririense”, na apresentação de Zé Moreira. “Sucessos que marcaram época” na inconfundível comunicação de Campos Júnior. Alguns dos inúmeros profissionais que ali trabalham e que procurarei citá-los são: Ruy Lemos, Paulo Penha, Francisco José, Roberto Silva, José David Gadelha (Dezim), Cirilo Cardoso, Ancelmo Calábria, J. Alcides, Gilberto Pinheiro, Elói Teles, Rajane Limaverde, Lucion Oliveira, Campos Júnior, Roberto Pontes, Lulu Santos, Bandeira de Alencar, Francisco Alexandre, Carlos Alberto Miranda, Barbosa Santos... são esses alguns radialistas “de peso” que me lembro ter ouvido no famoso e carismático microfone da sempre ZYH 20.
A minha ligação com a Rádio Araripe não é só como ouvinte, pelo contrário, é também, familiar. Meus tios Osvaldo Alves, Aderbal Carvalho, Almério Carvalho por ali passaram deixando a presença da família Carvalho e Alves de Sousa na história da pioneira. Por falar em família Carvalho, quem não lembra “Espinhos e Rosas” com Juca e Jeremias, onde meu tio Aderbal fazia o papel de Jeremias?. Alguns nomes talvez tenha eu esquecido de citá-los, por esquecimento no momento. Quero, assim, a todos e todas que trabalharam na pioneira, não só na locução, mas em qualquer outra função, homenagear nosso pequeno artigo que ora escrevo. Lembrei-me do amigo Wilson Rodrigues, do estimado e sempre companheiro MAZINHO, pessoa pela qual tenho a maior admiração e estima. Meu amor à Rádio Araripe é grande. Demonstrando afeto à antiga emissora associada é a aquisição de minha parte (compra dos discos vinil) de todas as características daquela que amei na infância, adolescência e que tenho o mesmo carinho hoje. Todas essas características, que estão gravadas em disco vinil, transportei para CD, num total de 50 faixas, inclusive com a abertura e encerramento da programação da sempre querida, admirada e estimada ZYH 20 – Rádio Araripe do Crato, a voz do Cariri. A escolinha da Rádio Caririense.

Crato/CE Jorge Carvalho - Professor

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O
Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

De Construtoras e Empreiteiras – Por: José Nilton Mariano Saraiva


D
epois de idas e vindas, apoios e contestações, liminares concedidas e posteriormente cassadas e da grita generalizada dos ambientalistas (apesar de tudo se achar na mais completa normalidade e dentro dos padrões exigidos), finalmente foi autorizada a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, lá pras bandas do Xingu, coração da Amazônia (que gerará a energia suficiente aos grandes projetos governamentais e particulares). O que é importante realçar é que, quinze (15) dias antes do lançamento do edital do leilão para formação do consórcio responsável pela construção da citada hidrelétrica (que será a terceira do mundo), as grandes (e desonestas) empreiteiras nacionais, com o apoio incondicional da imprensa, desistiram de participar do leilão, sob a falsa alegativa que os parâmetros do edital eram inviáveis. Puro jogo de cena, chantagem explícita, blefe descomunal.

Tanto é que, como o governo jogou duro, não cedeu às pressões e ainda viabilizou um consórcio onde a nordestina estatal Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) pontificava e findou por consagrar-se vencedora, não mais que de repente representantes de empreiteiras e construtoras diversas - Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, CSN, Gerdau, Braskem e Odebrecht, dentre outras - informaram à mesma Chesf seu interesse em aderir imediatamente ao consórcio vencedor (pra se ter uma idéia da importância de se participar de uma obra portentosa dessa, só por conta da perspectiva da empresa fazer parte de tal consórcio as ações da Gerdau subiram 2,59% na Bolsa). Conclusão ??? Ao se negar a negociar nas condições originalmente estipuladas por empresários inescrupulosos, o governo do presidente Lula da Silva deu mais um show de competência e discernimento. É o Brasil precavendo-se contra o apagão, blecautes e escuridão que indelevelmente caracterizaram o governo tucano.

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

A saída de Ciro e o retrocesso democrático - Postado por Océlio Teixeira


Da senadora Marina Silva (PV-AC), candidata à sucessão de Lula, em seu site:

"Qual o sentido político da democracia? É a liberdade de escolha bem informada. Numa eleição em dois turnos, como a presidencial, o primeiro foi concebido para oferecer ao eleitor um leque de alternativas políticas. A partir da diversidade de idéias e do debate entre elas, compete ao cidadão escolher as que entende serem as melhores para si e para o país. É particularmente perverso que esse processo, que está no cerne da democracia, seja instrumentalizado para impedir abalos na manutenção de projetos de poder. Não é admissível que se queira manipular o direito de escolha por meio da redução forçada do leque de opções. Assistimos agora, com o veto à candidatura de Ciro Gomes, uma expressão exemplar desse tipo de intolerância democrática. É fácil prever que os mesmos grupos que trabalharam para tirar Ciro da disputa presidencial tentarão agora assimilá-lo. Os que costumam agir dessa maneira são aqueles que têm dificuldade em transformar a visão democrática em ação e não admitem a alternância de poder. Primeiro, buscam eliminar os adversários que querem disputar legitimamente a preferência dos eleitores. Depois, tentam se colocar como o único hospedeiro possível para que os expurgados consigam sobreviver na vida pública. Aquele que foi empurrado para fora do processo passa então a ser apontado como bom companheiro, patriota, desde que aceite ser assimilado por aqueles que articularam o seu expurgo.

Perde o país, perde a democracia."

Fonte: Blog do Noblat

Almanaque dia 24 de Abril


Eventos históricos

1184 a.C. - Esta é a data tradicional da entrada dos gregos em Tróia usando o Cavalo de Tróia.
858 - É eleito o Papa Nicolau I.
1547 - Derrota da Liga de Esmalcalda na Batalha de Mühlberg.
1558 - Casamento de Francisco, Delfim de França com a Rainha Maria Stuart da Escócia.
1585 - Eleição do Cardeal Felici Peritti que viraria a ser chamado de Papa Sisto V.
1704 - Publicado o primeiro jornal regular das Treze Colônias em Boston, chamado The Boston News-Letter.
1763 - Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande - Atual cidade de Rio Grande (Rio Grande do Sul, Brasil).
1800 - É inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, DC.
1830 - Inaugurada a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro - Brasil.
1857 - É inaugurado o Teatro Colón, em Buenos Aires, Argentina.
1898 - A Espanha declara guerra aos Estados Unidos
1915 - Começo do Genocídio Armênio por parte da Turquia e que matou cerca de 1 500 000 pessoas.
1917 - Primeira Guerra Mundial: Naufrágio do navio dinamarquês Wilhelm Krag e outros três navios ao largo da Praia da Luz (Algarve, Portugal).
1941 - Segunda Guerra Mundial: Operação Demon, o Reino Unido inicia a evacuação das forças aliadas na Grécia.
1953 - Winston Churchill é designado cavaleiro da coroa britânica pela rainha Isabel II.
1955 - Fim da Conferência de Bandung: 29 nações da Ásia e de África terminam o encontro condenando o colonialismo, o racismo e a Guerra Fria.
1968 - A Mauritânia torna-se estado-membro da Organização das Nações Unidas.
1990 - O Telescópio Espacial Hubble é lançado para o espaço.
2000 - É lançada no Brasil uma cédula comemorativa de 10 reais.
2005 - É entronizado Joseph Ratzinger como Papa Bento XVI.
2007 - Anunciada por três países (França, Portugal e Suíça) a descoberta de Gliese 581 c, primeiro planeta extra-solar potencialmente habitável, conhecido como Segunda Terra.

Nascimentos

1075 - Ramiro II de Aragão (m. 1157).
1533 - Guilherme I, Príncipe de Orange, líder da independência dos Países Baixos (m. 1584)
1581 - São Vicente de Paulo, santo francês (m. 1660).
1856 - Philippe Pétain, militar e estadista francês (m. 1951).
1876 - Erich Raeder, almirante alemão (m. 1960).
1912 - Aymoré Moreira, ex-goleiro e treinador de futebol brasileiro (m. 1998).
1913 - Carlos Galhardo, cantor brasileiro (m. 1985).
1914 - William Castle, cineasta estadunidense (m. 1977).
1928 - Martin Seymour-Smith, escritor e crítico literário britânico (m. 1998).
1930
José Sarney, ex-presidente do Brasil.
Viriato Ferreira, figurinista e carnavalesco brasileiro.
1932 - Agildo Ribeiro, ator brasileiro.
1934 - Shirley MacLaine, atriz estadunidense.
1936 - Esther Pillar Grossi, educadora brasileira.
1941 - Silvio Moser, automobilista suíço (m. 1974).
1942 - Barbra Streisand, atriz americana.
1947 - João Bráz de Aviz, religioso brasileiro.
1954 - Jerry Seinfeld, ator e comediante estado-unidense.

Falecimentos

757 - Papa Estêvão III
1112 - Henrique de Borgonha, conde de Portucale (n. 1066)
1917 - Abel Botelho, escritor e diplomata português (n. 1855)
1935 - Sarmento Leite, médico e professor brasileiro (n. 1868)
1967 - Vladimir Komarov, cosmonauta soviético (n. 1927)
1970 - Cassiano Branco, arquitecto português.
1975 - Pete Ham, membro da banda de rock Badfinger, comete suicídio por enforcamento (n. 1947).
1982 - Sérgio Buarque de Holanda, historiador, jornalista, escritor e professor brasileiro (n. 1902)
1984 - Deolindo Amorim, estudioso e escritor espírita brasileiro (n. 1906).
1986 - Wallis Simpson, amante e depois esposa do Duque de Windsor (n. 1896).
1993 - Oliver Tambo, político sul-africano (n. 1917).

Fonte Wikipédia
Colaboração Alessandra Bandeira

METRÔ DO CARIRI Operação plena faz 46 viagens por dia - Reportagem: Antonio Vicelmo


Metrô transportou 1.500 passageiros entre Crato e Juazeiro -ANTÔNIO VICELMO

Crato. Terminou ontem a chamada operação plena, sem a cobrança de passagens, que foi iniciada no dia 12, com a finalidade de medir o fluxo de passageiros e, ao mesmo tempo, ajustar os equipamentos, consumo e confiabilidade dos trens do Metrô do Cariri. A partir da próxima semana, retorna o horário anterior, de 6 às 12 horas. Ainda não foi marcado o início da operação comercial. Dados sobre a operação apontam a realização de 46 viagens de idade e volta de Crato a Juazeiro por dia. Segundo o assistente de operação, Wellington Carneiro, os quatro vagões transportaram uma média de 1.500 passageiros por dia. O percurso de 13km foi feito em 28 minutos. Nesta nova simulação foram incluídas mais duas estações, a São José, no Crato, e a Teatro de Juazeiro, na entrada da cidade, a cerca de 500 metros do Shopping Center Cariri. As outras quatro estações entrarão em funcionamento, quando for iniciada a operação comercial no trecho. O resultado, segundo a gerência do sistema, correspondeu à expectativa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofort) que administra, por enquanto, o Metrô do Cariri. O governador Cid Gomes já declarou que o Metrô do Cariri será administrado, posteriormente, por concessão controlada. Será aberta licitação para que a iniciativa privada administre o metrô com o acompanhamento do Estado que exige o cumprimento da finalidade social do transporte coletivo, conforme disse o governador.

Forró do trem

O encerramento da operação plena foi comemorado, ontem à tarde, com o chamado "Forró do Trem", promovido por um grupo de estudantes da Faculdade de Direito do Crato, que levou para dentro dos vagões a banda "Forró Direito" formada por acadêmicos da região. O sanfoneiro, Marcos Eduardo, que cursa o sétimo semestre de Direito, informou que "o objetivo foi promover a integração entre Crato e Juazeiro e, sobretudo, comemorar o sucesso de um dos maiores empreendimentos do Cariri".

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

CRATO - Notícias do dia 24 de Abril de 2010



Atividades educativas contra a dengue continuam sendo intensificadas em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social e Tiro de Guerra, estarão realizando, no período de 26 a 30 de abril, na localidade do Parque São José, atividades educativas de combate à dengue. Serão visitadas residências para orientações aos moradores em relação ao combate da dengue, eliminação de focos do mosquito, com entrega de hipoclorito de sódio, sacos plásticos e panfletos educativos. Estarão participando dessas atividades alunos do Liceu e da escola Sertãozinho. Na sexta-feira, dia 30, haverá tenda educativa na praça, próximo ao CEMIC (posto de Saúde). A Secretaria de Saúde convida todos os moradores a colaborarem com o trabalho dos profissionais de saúde, colocando em prática as orientações e visitando, na sexta-feira, a tenda educativa da praça (próximo ao CEMIC).

Vacinação contra Gripe Influenza A em idosos adiada para o dia 8 de maio

Foi adiado para o dia 8 de maio, o dia 'D' de vacinação contra a Gripe Influenza A H1N1, em idosos acima de 60 anos. Desde que foi iniciada a campanha contra a Gripe A, por grupos, foram vacinadas em Crato 21.306 pessoas. Segundo a coordenação de Imunização, continua sendo vacinadas pessoas entre 20 e 29 anos. A imunização tem atuado nas escolas e indústrias no sentido de facilitar a vacinação de jovens. também está sendo realiada ao mesmo tempo a vacinação para crianças até 2 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e gestantes, até que sejam atingidas as metas de vacinação para todos os grupos no município. Hoje, sábado, os postos não estarão abertos para receber o público. A vacinação prossegue durante a semana. Apenas o primeiro grupo, de profissionais de saúde, atingiu a média de vacinação. Mas, os índices de imunizados têm aumentado junto aos outros grupos. Até o momento, receberam a dose da Influenza A 2.244 crianças de até 2 anos, correspondendo a 69% da meta; 1.165 gestantes, cerca de 58%; 10.551 jovens de 20 a 29 anos, chegando a 52%; e 4.876 portadores de doenças crônicas, o que equivale a 78%. Até o momento, 11% das pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos foram vacinadas. A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Imunização, continua realizando estratégias no sentido de levar a vacinação a todas as pessoas inseridas nos grupos. O iníco da vacinação para os idosos foi adiada por contra do atraso no repasse das vacinas pelo Ministério da Saúde.

"Abriu Pr'a Juventude" apresenta hoje shows de Rock Pop e Reggae no Largo da RRFSA

Dentro da programação da segunda edição do "Abriu Pr'a Juventude", a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude traz hoje a partir das 20 horas no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA, Show com as bandas Nigth Life, Kratus SK8T Rock e Mary Roots. Esse evento acontece com o apoio do Governo Municipal do Crato, Secretaria Municipal de Educação, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste e disponibiliza a comunidade apresentações artísticas, exposições, palestras oficinas, bem como a promoção da inclusão social e discussões sobre Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional. Participem! O "Abriu Pr'a Juventude vai até o próximo dia 30.

Prefeitura do Crato convoca inscritos no Projeto Primeiro Passo Jovem Aprendiz para reuniões na próxima semana

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social convida os jovens inscritos no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ, para participarem de encontros no CVTEC de Crato, localizado á Av. Padre Cícero, 1260 bairro São Miguel. Os respectivos encontros serão divididos em grupos por ordem alfabética da seguinte forma:
Letras :A,B,C,D,E e F, dia 26/04, próxima segunda-feira, das 8 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos. Letras G,H,I,J,K,L e M dia 27/04, terça –feira, das 8 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos - Letras:N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e Z, dia 27/04, quarta-feira das 13horas e 30 minutos às 15 horas 30minutos. - Maiores informações ligar para a Secretaria de Ação Social nos telefones= 3521-6321 / 3521-6425.

Governo Municipal do Crato

A DECADÊNCIA HUMANA - Por: Antonio Paiva Rodrigues


Esperava-se ansiosamente que a evolução humana fosse um misto de ações judiciosas, operantes, medianeiras, luzidias e sem paradoxos renitentes. O posicionamento perante a sociedade seria uma imensidão de atos saneadores testificados por rutilâncias divinas em que o amor e o respeito ao próximo fosse o ponto forte. Parece que o homem desaprendeu e assimilou comportamentos psicopatológicos aliados ao psiquismo emoldurado pelo egoísmo, pela inveja, pela materialidade e pela falta de amor total para com o próximo. Estamos num teatro de operações onde a locupletação domina a ética, e a vontade intrínseca da maioria das autoridades políticas tem como viés o ato de angariar tudo que estiver a sua disposição e ao esplendor da coroa de louros. As ações que vão da láurea, da lauréola, do galardão, do prêmio até ao preito e a homenagem, mesmo que essas ações não correspondam a sua personalidade. Os políticos insensatos, por questões miúdas, transformam a Carta Magna em reduto de discórdias intermináveis, ignorando a significação maior da edificação das leis que regem a nação. O grande Celso Martins já afirmava que “se nossa vida parece um mar revolto e bravio, saibamos com trabalho e prece vencer qualquer desafio!

A cada dia que passa o homem assume a materialidade perniciosa em detrimento dos bons costumes e das ações sociais prometidas em campanhas políticas. Citamos aqui nessa matéria o caso de Paulo Otávio o político que usou a fortuna pessoal de R$ 1 bilhão para construir sua carreira política, que agora pode ser destruída por investigações do Ministério Público. “Afirma que está pagando pelo erro DEM (Democratas), que preferiu apoiar o Arruda para o governo de 2006. Arruda é um inconseqüente desabafou em conversa reservada. Filiou-se ao PRN a conselho do amigo Fernando Collor de Melo. Seus problemas começaram a surgir na gestão do amigo. Na Justiça Federal tramitam contra Paulo Otávio, ações impetradas pelo Ministério Público acusando-o de desviar R$ 27 milhões na construção do Brasília Shopping. Outras falcatruas são denunciadas entre o grupo de Paulo Otávio e a Funcef, o fundo de pensão da Caixa Econômica. Está listado na “Operação Uruguai”, um empréstimo fictício de US$ 5 milhões com o qual o ex-presidente Collor diz ter gasto na reforma da casa da Dinda. Separado de Márcia, a filha do almirante, casando com a neta de Juscelino Kubitschek, Ana Christina, com quem tem dois filhos, essa união serviu para aumentar a sua fortuna.

Vejam como são as artimanhas de políticos sagazes: Na declaração de 2006, listou R4 320 milhões em bens, oito anos antes, apresentou declaração de R$ 100 milhões. Diante de tanta riqueza jamais conseguiu o perfil de homem público que credenciasse a governar a cidade criada pelo bisavô de seus filhos. Dilma e Serra entram na onda do ilusionismo do carnaval e pouco revelam sobre planos de governo, criaram apenas alegorias eleitorais. Quem seria capaz de afirmar qual a estrela do Partido dos Trabalhadores (PT)? A revista “Isto É” afirma que há 30 anos, Gramsci fazia a cabeça do partido que hoje vive vazio intelectual e só pensa nas urnas. “Estamos muito voltados para o exercício do poder. Eu sinto falta de elaboração teórica” afirma Rui Falcão líder do PT na assembleia de São Paulo. Antonio Gramsci um dos fundadores do Partido Comunista italiano (1831-1937) foi uma das principais referências do pensamento de esquerda do século XX. Defendia que a tomada do poder fosse precedida por mudanças de mentalidade. Suas reflexões e análises estão reunidas na obra “Cadernos do Cárcere”.

Direita, volver. Mais um que quer aparecer na política nacional. Legalista Mário de Oliveira diz querer governar sob o “império da lei”. Vejam as propostas do pretenso candidato a presidência da República: Ele é a favor da pena de morte da prisão perpétua, promete rever o - Bolsa – Família, é contra a Universidade pública gratuita e quer seu voto para ser o próximo presidente da república. Em um e-mail público, o delegado aposentado Carlos Alberto Augusto, popularmente conhecido na época da ditadura militar como “carteira Preta” pede apoio à candidatura de Oliveira. Planos do pretenso candidato: Redução da maioridade penal, fim da reforma agrária, ampliação da idade mínima para aposentadoria, ensino superior pago ou prestação de serviços ao Estado pelo tempo do curso freqüentado, fim da política de cotas, fim do - Bolsa-Família para quem não se alistar em frentes de trabalho, reforma trabalhista, sem redução da jornada de trabalho. Implantação da Pena de Morte. Fim das campanhas publicitárias do governo, exceto as educativas e de saúde. Revisão de todos incentivos fiscais e tributários.

Participação partidária das mulheres nos ministérios. Extinção dos ministérios das Cidades e da Reforma Agrária. Vocês votariam nele? Fonte: revista “Isto É” nº2102/ano 34 de 24 /02/2010. Temos a dizer que mais vale sofrer que gerar o sofrimento, de vez que todos quantos padecem arremessados à vala da provação pela crueldade dos políticos, encontram em si mesmos os necessários recursos de reconforto e de reajuste, ao mesmo tempo em que os empreiteiros do mal suportarão as lesões mentais que impõem a si mesmos, nos conflitos da consciência. E político tem consciência My God? Quando se fala em pena de morte é necessário que se conheça as diferenças entre as leis humanas e o que diz a espiritualidade, sobre este terrível “remédio social”, recordando que a semente da violência gera mais violência. A medicina tem compromissos indissociáveis com a preservação da vida humana. Qualquer sociedade que pretende ser moderna e desenvolvida deve perseguir o objetivo de recuperação social do homem e nunca o seu extermínio.

Nesse item importantíssimo para humanidade hoje os governos pecam pela omissão. Existem presos em condições subumanas espremidos em xadrezes de delegacias de polícias. Esses presos deveriam estar trabalhando para pagarem suas penas com serviços voltados para a sociedade que eles não se adaptaram como seres humanos leais e bons. O pior é que os governos não se preocupam com este problema e suas ações são acanhadas e que nenhum resultado traz para a ressocialização do presidiário. A pena capital em face de um erro judiciário promoverá de modo irrecuperável a perda de vidas inocentes, principalmente negros e brancos de baixa condição social. A pena de morte não se mostrou eficaz para diminuir a criminalidade nos países que a adotaram e a tendência mundial é a sua abolição. O homem necessita de emprego, trabalho digno para se manter ocupado e longe dos vícios. Se isso acontecesse à violência com certeza diminuiria. Como diria o grande Celso Martins, a criminalidade crescente no Brasil tem raízes profundas no acirramento da crise social, política, econômica e moral e somente será contida com a implantação de políticas que eliminem as desigualdades e injustiças sociais, que promovam a educação, a saúde, o pleno emprego, a distribuição de renda, o acesso e posse da terra, e que eliminem a fome e a miséria que já têm condenado à morte milhões de brasileiros. Pense nisso!

Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIR/CE – DA UBT E AVESP

Terremoto com magnitude 5,6 na escala Richter atinge Ilha de Páscoa, no Chile

Um terremoto de magnitute 5,6 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira uma região a sudeste da Ilha de Páscoa, território chileno, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O instituto informou em comunicado que o abalo aconteceu às 19h23, pelo horário de Brasília,e teve profundidade de 10 quilômetros. Os sismógrafos do USGS localizaram o epicentro a 2.322 quilômetros a oeste da cidade chilena de Valdivia e a 2.636 quilômetros da capital Santiago.

Fonte: Efe, em Washington - Via Folha Online

BLOGFESTA: MUITA MERDA DE VACA - L.CARLOS SALATIEL-Por: Wilson Bernardo


FELIZ ANIVERSÁRIO LUIZ SALATIEL...


O MUNGIDO.
Um berro simplório
E looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooogo.
O que se perdura
Para sempre
A eternidade será estrume.
ACALANTOS.
A Asa Branca
sente muito
Mas seu canto
Não será uma sanfona.


Wilson Bernardo (Poemas & Fotografias )

Lula - Que não entende nada!


Por Pedro Lima (Economista e professor de economia da UFRJ)

Lula, que não entende de sociologia,
levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores;
Lula, que também não entende de economia;
pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI
e ainda empresta algum aos ricos.
Lula, o analfabeto, que não entende de educação,
criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos (14
universidades públicas e
estendeu mais de 40 campi), e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade (meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares).
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas,
elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares (valores de janeiro de 2010), e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia,
levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo.
Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis (maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta).
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 (criou o G-20).
Lula, que não entende de política externa nem
de conciliação, pois foi sindicalista brucutu;
mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do
sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro,
colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de "primeira ministra", e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise,
mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística
a bater recorde no trimestre (como também na linha branca de
eletrodomésticos).
Lula, que não entende de português nem de outra língua,
tem fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as
pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual (o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...)
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu,
já tinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador... é amigo do tal John Sweeny (presidente da AFL-CIO - American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...) e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos States.
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da (maior) mudança geopolítica das
Américas (na história).
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e
se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história,
pois é apenas um locutor de bravatas;
faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é
cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.

Lula, que não entende nada de nada é bem melhor que todos os outros...!

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31