xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 abril 2010

Gilberto Gil disse que vai arregaçar as mangas e trabalhar na campanha de Marina Silva


Ex-ministro da Cultura do governo Lula, o cantor e compositor Gilberto Gil declarou no começo da madrugada desta quarta-feira (30) , que não será o vice na chapa da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) à Presidência em 2010. Porém, Gil afirmou que vai apoiar a colega de partido na corrida ao Palácio do Planalto.

- Seguramente não serei candidato a vice de Marina. Porque não quero, não acho que posso. Vou trabalhar e estar com ela na campanha. Vou apoiá-la com o entusiasmo que ela e o Brasil merecem. Que alguém com o perfil, capacidade e compromisso dela merece. Mas eu vou ficar por aí. Ao apoiar Marina, Gil se distancia de Dilma Rousseff, candidata do PT e do governo Lula a presidência. Gil conversou no saguão do teatro Bradesco, no shopping Bourbon, na zona oeste de São Paulo, após o segundo e último dia de gravação de seu novo DVD.

Por: Miguel Arcanjo Prado - Via Blog de Fábio Oliveira

Em visita a Fortaleza, Dilma tenta desfazer mal-estar com Ciro Gomes - Por: Samuel P. Teles

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, procurou desfazer nesta terça-feira (13) qualquer mal-estar com um de seus possíveis concorrentes ao Planalto, Ciro Gomes (PSB), durante sua visita a Fortaleza.

O constrangimento por comparecer à terra de Ciro sem ter conversado com ele foi amplamente questionado pela imprensa local, que perguntou inclusive se não seria uma "afronta" ao colega. "Me considero uma amiga de Ciro Gomes, e não apenas nos momentos de sorrisos", disse a pré-candidata. Dilma e Ciro foram colegas ao longo do primeiro mandato de Lula, quando ambos ocupavam ministérios: Ciro na Integração Nacional, e Dilma na Casa Civil.

Segundo Dilma, Ciro não foi convidado para participar de sua visita à capital cearense por respeito. "Eu não me incluo entre as pessoas que o estejam pressionando [a abandonar sua pré-candidatura ao Planalto]. Ele tem todas as credenciais para pleitear o cargo que quiser, e eu sempre vou respeitar isso", afirmou. "Vocês jamais verão de mim um ato de desrespeito em relação a Ciro Gomes."

A petista também aproveitou a passagem por Fortaleza para enfatizar as diferenças entre o projeto que representa, ao lado de Lula, e o do PSDB de José Serra, num sinal claro do discurso que deverá defender durante a campanha eleitoral.

Em uma entrevista à rádio Verdes Mares AM, Dilma disse repetidas vezes que vai continuar fazendo mais pelo país, como o governo Lula já fez, e desafiou a oposição – sem citar Serra nem o PSDB. "Nós temos posições diferentes sim. Somos contra as privatizações. E só não desfizemos tudo nesses sete anos de governo porque nos comprometemos a não romper contratos. Nunca faríamos isso. Mas os processos de privatização foram muito danosos, em vários países do mundo", afirmou. "Agora, a situação mudou radicalmente, e para melhor. E eu ajudei a construir esse alicerce, tenho orgulho disso porque isso me distingue. Se alguém não tem orgulho do governo do qual fez parte, não posso fazer nada."

Outro assunto abordado durante sua passagem pelo Ceará foi sua fala a respeito do exílio no período militar, que gerou polêmica. Dilma rebateu as críticas que recebeu da oposição. "Essa foi uma tentativa escancarada e falsa de manipular uma fala, numa tentativa de a oposição encobrir que não tem proposta, enquanto nós temos", afirmou.

Segundo Dilma, quando disse nunca ter fugido da luta, ela se referiu a seus 62 anos de vida, não ao fato de ter ficado no Brasil como clandestina durante o regime militar, ao contrário de Serra, que se exilou no Chile. "Podem ver, em nenhum momento eu me referi ao exílio. Foi como dizer: não tentem me atemorizar, porque não podem me atemorizar. Eu não fujo da raia", afirmou.

Homenagem
Dilma chegou a Fortaleza na noite de ontem para receber o título de cidadã honorária da capital cearense, outorgado pela Câmara Municipal. A cerimônia de entrega da homenagem foi recheada de petistas, mas a ausência do governador Cid Gomes (PSB), aliado nacional do presidente Lula, chamou a atenção. Cid mandou um representante, o vice-governador Francisco Pinheiro (PT), sem maiores explicações.

Irmão do presidenciável Ciro Gomes (PSB), Cid busca construir no Ceará uma ampla aliança para apoiá-lo à reeleição, incluindo o PT e o PSDB, mas tem encontrado resistência, sobretudo entre petistas do Diretório Nacional, que condicionam o apoio à desistência de Ciro de disputar o Planalto e garantir, assim, um palanque único para Dilma. Uma visita do ex-ministro José Dirceu a Cid, em março, para tratar do assunto, chegou a ser tachada por Ciro de "chantagem".

Pela manhã, longe da imprensa, Dilma fez uma rápida visita a Cid na residência oficial, acompanhada da prefeita Luizianne Lins (PT) e do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Segundo a pré-candidata petista, eles não falaram de política – apenas de obras e de piadas, afirmou Dilma.

A homenagem a Dilma foi aprovada no final do ano passado, após uma longa sequência de tentativas. O boicote sinalizava um descontentamento dos aliados com a distribuição de cargos do segundo escalão pela prefeitura. Outra pré-candidata a presidente que deve receber o título de cidadania é Marina Silva (PV).

Visita conturbada
Os preparativos para a visita de Dilma a Fortaleza foram conturbados. Confirmada na semana passada, a agenda incluía uma passagem por Juazeiro do Norte, terra do padre Cícero, no sul do Estado, cidade administrada por um petista, Manoel Santana.

Por insatisfação de correntes do PT, que reclamavam atenção também a seus rincões, e por haver denúncias de irregularidades recentes envolvendo o prefeito de Juazeiro do Norte, a viagem de Dilma chegou a ser até cancelada no último sábado. Foi necessária a intervenção de Luizianne, que também preside o PT do Ceará, para garantir a visita, sobretudo para a entrega do título de cidadania bem na véspera do aniversário de Fortaleza. A cidade completa hoje 284 anos. A viagem acabou excluindo Juazeiro.

Fonte: UOL Notícias

Por: Samuel P. Teles

Crato recebe obras de saneamento básico - Reportagem: Elizângela Santos


A OBRA INCLUI troca de tubulação, redimensionamento da rede e conserto de trabalhos anteriores - ELIZÂNGELA SANTOS. Autoridades municipais preparam a população para os possíveis transtornos por conta das obras.

Crato. Este município recebe investimentos de R$ 9 milhões, para realização de obras de saneamento básico e abastecimento d´água. O lançamento do projeto aconteceu em março, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, com apresentação dos principais pontos de intervenção na cidade. Os projetos que serão desenvolvidos por meio de convênio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I) e administração local. Os trabalhos serão coordenados pela Sociedade Anônima de Água e Esgotos (SAAEC). O presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, fez a apresentação dos projetos já preparando a população para as intervenções nas ruas, por conta das escavações em determinadas áreas. Ele considera que é um momento em que a população terá de compreender a necessidade de modificar, muitas vezes, o tráfego na cidade, mesmo em áreas mais movimentadas. Nesse aspecto, a obra receberá o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), para as devidas orientações.

No lançamento, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou a importância das obras no sistema de saneamento da cidade, principalmente para a qualidade de vida da população. O prefeito falou da importância da SAAEC para o município, lembrando de quando iniciou sua administração o órgão estava praticamente em situação de falência. Samuel Araripe percebeu que a principal dificuldade era de gerenciamento do órgão. A empresa irá gerir um projeto de grande porte para o município, segundo o prefeito. Serão três projetos, desenvolvidos por empresas distintas. O investimento de R$ 9 milhões, diz o gestor, é apenas para iniciar o saneamento. "Cada centavo que se investe em saneamento, é saúde para a cidade", disse Samuel Araripe. Ele destaca que vem lutando, nesse momento, para inserir o Crato no PAC II. O prefeito destaca prioridades de investimento nas áreas de saneamento, calçamento e habitação.

Reparos

O presidente da SAAEC, apresentou para uma plateia de secretários municipais, vereadores, assessores e representantes da sociedade, as motivações para o Crato ser beneficiado com os projetos. Segundo ele, a SAAEC tem investido nos consertos, para corrigir obras feitas sem o devido planejamento e de forma errada, em anos anteriores. Para isso, há lugares onde a canalização foi feita há mais de 35 anos, que serão renovadas. O trabalho corresponde à primeira troca de tubulação de amianto para PVC, numa extensão de 15 quilômetros em vários pontos do município, beneficiando diversas comunidades e áreas do Centro. Também foi apresentado o projeto de redimensionamento do Sistema de Abastecimento de Água, além do Projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos. Ele destacou os prejuízos que a cidade vem tendo por conta dos constantes consertos em trechos da cidade. O que leva a escavações em vias movimentadas, além quebrar o asfalto, gerando transtornos para a população. O presidente da SAAEC afirma que esse trabalho será uma grande contribuição para a melhoria do sistema de abastecimento da cidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura do Crato
Av José Horácio Pequeno, 1086
Bairro Lameiro
(88) 3521.9600

SAAEC
Avenida Teodorico Teles, 49 - Centro
(88) 3521-0346
www.crato.ce.gov.br

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Napoleão Tavares Neves recebe comenda


O médico-historiador Napoleão Tavares Neves foi agraciado no último dia 26 de março com a Comenda Nossa Senhora da Conceição, outorgada pela Câmara Municipal da cidade de Porteiras. Napoleão Tavares Neves nasceu na cidade de Jardim, mas foi criado no Engenho Saco, localizado em Porteiras. A comenda foi-lhe concedida em reconhecimento pela divulgação que o conhecido escritor caririense vem fazendo da história e da cultura daquele município.


Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Porteiras. Esta devoção mariana é herança da colonização portuguesa. Registra a História que em 25 de março de 1646, o Rei Dom João IV se consagrou solenemente a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, tomando-a como padroeira de Portugal e das colônias integrantes do Império luso. Entre essas colônias portuguesas estava o Brasil.


Desde aquela data, ou seja, há 364 anos, o Brasil tem Nossa Senhora da Conceição como sua padroeira, pois mesmo separado politicamente de Portugal a partir de 7 de setembro de 1822, a mesma invocação mariana regeria os destinos da nossa pátria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


Segundo o historiador Armando Alexandre dos Santos: A consagração de 1646 marcou profundamente a História de Portugal e, como não podia deixar de ser, também a brasileira. Desde então, nunca mais os reis portugueses puseram a coroa na cabeça, porque sempre se entendeu que a legítima Soberana de Portugal e seus domínios era Nossa Senhora.

No tocante à devoção a Nossa Senhora da Conceição no município de Porteiras, o Padre Antônio Gomes de Araújo escreveu que aquela cidade surgiu no século XIX, oriunda de uma fazenda com esse nome, propriedade do Padre Valério Gomes de Castro, que lá construiu a primeira capela dedicada à Virgem da Conceição. Em 1884, passou por Porteiras o Padre Ibiapina, o qual liderou junto aos habitantes daquela localidade a construção de uma nova igreja e do cemitério. Mas foi somente em 1958, que o segundo bispo de Crato – Dom Francisco de Assis Pires – criou a Paróquia de Porteiras, designando como pároco provisório o Padre Pedro Inácio Ribeiro, vigário de Brejo Santo. Somente em 18 de janeiro de 1959 tomou posse o primeiro vigário de Porteiras, Padre Jacques Matos Milfont.


A devoção a Nossa Senhora da Conceição está umbilicalmente ligada à história de Porteiras. Esta a razão porque a Câmara de Vereadores daquela cidade criou a Comenda Nossa Senhora da Conceição para ser outorgada às pessoas que se destacam na divulgação e serviços prestados aquele município. O médico Napoleão Tavares Neves é uma dessas pessoas.

Nossos parabéns ao ilustre intelectual pela homenagem que lhe foi feita pelos porteirenses.

Armando Lopes Rafael – Historiador
(publicado no “Jornal do Cariri”, edição de 13 de abril de 2010)

A fé – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

A fé é um dom gratuito de Deus que além de deixar os nossos corações purificados, nos salva. Através da oração, ela pode ser aumentada. Quem tem fé faz a diferença e supera dificuldades que parecem impossíveis, pois ela nos dá um melhor discernimento para solucionar nossos próprios problemas. A pessoa que tem fé, além de acreditar na existência de Deus, faz-se necessário que acolha o seu projeto, fazendo a vontade Dele. A fé em Deus deve estar em primeiro lugar do que a confiança em qualquer coisa. Se buscarmos a fé, Deus a fortalece.

A fé não nos desliga da realidade, ao contrário, ela nos impulsiona a participar da vida das pessoas na comunidade. Ela exige que tenhamos coerência de vida: na política, nos negócios, no lazer, na profissão, na família e na própria religião. A fé está ligada a esperança e ao amor e não aliena as pessoas, pois fé e vida andam juntas. Com os olhos da fé podemos enxergar melhor e termos consciência dos problemas dos nossos semelhantes. Por isso além de louvar a Deus, temos que ajudar na transformação do mundo procurando torná-lo melhor.

Quem tem fé confia que o plano de Deus está se realizando em seu íntimo, apesar das forças do mal, das incompreensões dos outros, das dificuldades e da demora nas transformações interiores.

O Evangelho de João nos traz a memória do apóstolo Tomé, que só acreditou em Jesus ressuscitado quando o viu. Esse fato nos faz compreender que as testemunhas oculares são tão importantes, quanto às pessoas que não estiveram perto de Jesus ressuscitado. Apesar de Tomé ter estado com Jesus antes da paixão, ele impõe uma condição para crer: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei”.(Jo 20,25). Quantos de nós não somos como Tomé e exigimos provas para acreditar?

Jesus se apresenta diante de Tomé não de modo particular, mas na comunidade, juntos dos discípulos. Pois desta maneira, é que as futuras gerações acreditarão na ressurreição. Como? Participando de uma comunidade e, fazendo uma adesão a Jesus Cristo, graças ao testemunho dos outros.

No evangelho de João quando Tomé responde a Jesus “Meu Senhor e Meu Deus,” (Jo 20,29) ele está realizando a maior profissão de fé, reconhecendo Jesus como Deus.

Tomé simboliza aqueles que não acreditam no testemunho da comunidade. Atualmente observamos que muitas pessoas são como Tomé, teimosas, que só podem crer no que vêem e tocam. É também uma época em que se sofre por falta de fé. Algumas vezes, existe em nós um Tomé, com dificuldades para enfrentar os problemas da vida, sentindo-se medroso diante da fé, quando esta parece enfraquecida. Entretanto, Jesus transforma o medo em alegria e deseja paz para todos. A paz, que é um dom de Deus, é uma conquista humana, que só se adquire superando o medo, assumindo os riscos e, abrindo as portas para o mundo.

A fé autêntica deve vir acompanhada de atos concretos. Tiago em suas cartas diz que a fé sem obras é morta: “Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? Por exemplo: um irmão ou uma irmã não tem o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: “Vão em paz, se aqueçam e comam bastante”; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem obras, ela está completamente morta.” (Tg 2, 14-17).

A fé não é só sentimento interior ou algo abstrato, é compromisso manifestado por gestos e atitudes visíveis. Essa prática vai expressar a fé de cada pessoa. Quem tem fé não pode pensar só em si, tem que se preocupar com o irmão necessitado.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O
Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Matozinho não é o centro do mundo



Vice-prefeito José Roberto Celestino e prefeito Manoel Santana presentenado Dilma Vana com um álbum, sobre Juazeiro do Norte, foto tirada no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Na foto menor, abaixo, outro "mimo" para a candidata.

Dilma já veio a Juazeiro do Norte várias vezes...

A
lguns apressados andam comemorando– na Praça Siqueira Campos – erroneamente: “Você viu? Dilma Rousseff não veio conhecer Juazeiro do Norte”.
Menos, menos.
É bom tirar o cavalinho da chuva...
Na verdade, a poderosa ex-ministra e atual candidata do PT à Presidência da República já esteve na Terra do Padre Cícero várias vezes. Em todas as visitas que o presidente Lula da Silva fez para conhecer as obras do PAC no centro-nordestino – tendo o Aeroporto de Juazeiro do Norte a base dessas visitas – trouxe Dilma Rousseff a tiracolo.
Aliás, da última vez que esteve em Juazeiro do Norte, Dilma Rousseff recebeu do prefeito Manoel Santana o "Kit Juazeiro", composto por souvenires acondicionados numa maleta artesanal confeccionada pela Associação dos Artesãos da Mãe das Dores, contendo lembranças do município e do Padre Cícero. Uma delas chamou a atenção de Dilma: uma imagem “made in China” do Padre Cícero feita a laser. Dilma até prometeu colocar a imagem do Padre Cícero no seu gabinete. Só prá fazer inveja a Collor de Mello e a Tasso Jereissati que adotaram idêntica providência nos seus luxuosos gabinetes em Brasília...
Agora, verdade mesmo é que a Dilma Rousseff nunca deu, sequer, uma “esticadinha” a Crato.
Sorry Periferia...

Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

AULÃO SOLIDÁRIO:SE NÃO PASSAR NO VESTIBULAR HAIdeTI...Por Wilson Bernardo.

HAIDETI:O Prof.Marcos Silva,que leciona Geografia em diversos cursinhos e Colégios da Região,em cursos prepratórios para vestibulandos,sensibilizado pelo terremoto Haitiano,que devastou irmão latinos,desenvolve juntamente com colegas professores o chamado aulão solidário,onde o aluno deposita uma quantia relativamente de acordo com seus padrões financeiros em uma conta destinada aos créditos do povo do Haiti,e no caso o boleto bancário é o passaporte que lhe dar garantias de frequentar as aulas adminstradas pelos melhores professores do Cariri.O voluntarialismo desses colegas é sim ato de nobreza,pois os mesmos se prontificam a fazer uma pequena parte da fábula de que um Beija-Flor,em gotas e gotas de água poderá sim apagar a grande labareda de uma floresta.Parabéns a todos e blog é solidário ao que for necessário.
Grupo de Professores,o da garrafa estava de folga e o santo não é de acrílico.

O Prof.Marcos Silva idealizador e alunos no Teatro Municipal em Crato.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Chuvas trazem novo pasto, mas inunda milharal - Reportagem: Antonio Vicelmo


No Sítio Ema, localizado no município de Abaiara, o plantio de milho está debaixo d´água. As águas acabaram com o pouco que restou dos 70 hectares de milho já replantados - ANTÔNIO VICELMO. A CACHOEIRA DE MISSÃO Velha está cheia, apresentando queda d´água pela primeira vez neste ano. A irregularidade das chuvas no semiárido trazem alegria, mas também tristeza para as comunidade rurais.

Crato. As chuvas que faltaram nos meses de janeiro, fevereiro e março no Cariri estão sobrando no mês de abril. "A volta das chuvas garante pasto e água para o gado e recupera o lençol freático. No entanto, mais de 50% da produção de milho, arroz e feijão estão perdidos", lembra o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Ematerce), Adonias Sobreira. No Sítio Ema, localizado no município de Abaiara, um plantio de milho está debaixo d´água. A enchente acabou com o pouco que restou dos 70 hectares de milho plantados pelo agricultor Francisco Leite Quental, um dos maiores produtores de milho da região. O agricultor Antônio Dantas, que também mora no município de Abaiara, diz que a perda foi quase total. Mas ainda tem gente acreditando na continuidade do inverno. É o caso dos agricultores que perderam o primeiro plantio nos municípios de Porteiras e Brejo Santo. Depois do dia 19 de março, Dia de São José, quando foram reiniciadas as chuvas, os agricultores iniciaram um segundo plantio na perspectiva de que o período de chuvas vai até o fim de maio. Os técnicos da Ematerce afirmam que aqueles que plantaram sementes de ciclo vegetativa curto, como é o caso do feijão, têm condições de colher. "Mas tudo depende da continuidade do inverno", advertem. Se de um lado as chuvas ou a falta delas estão causando prejuízos, por outro, muda a paisagem do sertão, formando espetáculos de rara beleza.

Novas águas

Pela primeira vez, este ano, a cachoeira de Missão Velha, por onde passa a água da microrregião do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha e Caririaçu) para o Castanhão, está cheia. O agricultor José Moreira Neto, que mora nas proximidades, diz que a cachoeira começou a receber água na quinta-feira, depois da chuva de 110 milímetros que deu em Barbalha. Moreira observa que nunca viu uma cheia dessas no mês de abril. Normalmente, este volume d´água acontece nos meses de fevereiro e março. No fim de semana, voltou a chover na região do Cariri. No município do Crato, choveu 50 milímetros na madrugada de domingo. As águas que passam pela cachoeira são despejadas no Rio Salgado, que desemboca no Jaguaribe e este no Açude Castanhão. É sinal de que os riachos do Cariri estão abastecendo os pequenos reservatórios da região.

Na barragem do Rosário, município de Milagres, por onde passam às águas de Brejo Santo, Abaiara, Porteiras e Jati em direção ao Castanhão, os agricultores que perderam a lavoura estão comemorando a volta das chuvas, pegando peixes. No domingo, foi um dia de festa para os meninos que tomavam banho nas águas barrentas do Riacho dos Porcos e comiam peixe assado na parede da barragem que, este ano, pela primeira vez, recebeu água, mas não está lavando por cima, como acontece nos invernos mais fortes. O engenheiro agrônomo José Ladislau de Souza informou que as chuvas de abril não alteram a situação da lavoura plantada nos dois primeiros meses do ano. A eventual safra de milho, arroz e feijão está comprometida em virtude dos veranicos. As precipitações foram irregulares o que, segundo Ladislau, caracteriza uma "seca verde". "No momento em que o legume precisava de mais umidade, que era no mês de março, não choveu", disse o técnico da Ematerce ressaltando, entretanto, a importância das chuvas para a pecuária e alimentação do lençol freático.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Em Barbalha - Oficina do Peteca capacita contra trabalho infantil - Por: Elizângela Santos


COORDENADORES DE ESCOLAS são capacitados durante oficina, em Barbalha, para atuar na educação, conscientização e prevenção do trabalho infantil - ELIZÂNGELA SANTOS - A cidade de Barbalha recebe, até hoje, oficina de formação realizada entre coordenadores de escolas

Barbalha. Coordenadores de 19 escolas deste Município participarão, até hoje, da oficina de formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). A oficina está sendo realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação. Ontem, o evento contou com orientações de um psicopedagogo, apresentação de vídeos e debates a respeito da realidade vivenciada em sala de aula. Os educadores irão levar o conteúdo da sala de aula para os professores de suas escolas e também promover interação sobre o assunto com as famílias dos alunos, nas etapas que sucedem o programa no município.

Segundo a coordenadora municipal do Programa de Educação, Cláudia Brito Coutinho, está sendo realizada a segunda etapa do programa, com a formação dos educadores. Na próxima semana, será iniciada a capacitação dos professores em suas escolas, para ser implantado o Programa. "A finalidade do Peteca é a educação, para atingir as famílias e a comunidade", explica ela, ao acrescentar a importância da sociedade saber diferenciar o que é o trabalho e o que é o trabalho com exploração. Todas as escolas serão acompanhadas pela equipe da cidade de Barbalha, responsável pelo trabalho. Entre os temas de discussão incluídos na oficina estão questões como os prejuízos do trabalho infantil para a saúde e a educação, aspectos legais do trabalho precoce, trabalho infantil doméstico, papel do Ministério Público e dos conselhos na proteção à criança e ao adolescente, a importância de vivenciar a infância, além de orientações pedagógicas para utilização de cartilhas e vídeo temáticos.

A oficina visa capacitar educadores do Município para a abordagem do tema em sala de aula. Segundo o procurador do Trabalho, Antônio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca, o Programa busca intensificar, com a colaboração dos educadores, o processo de conscientização da sociedade visando erradicar o trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ele enfatiza que os educadores têm um papel relevante neste contexto, razão porque foram chamados a contribuir no processo, atuando como multiplicadores perante a comunidade escolar e a sociedade em geral. Um dos palestrantes da oficina foi o psicopedagogo José Oberdan Leite, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação. Ele destaca a importância da escola como meio de formação, não só do aluno como dos pais e de toda a famílias, que fazem parte do processo.

Leia mais no Diário do Nordeste - Edição de hoje, 13 de Abril de 2010

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

A mulher nos tempos bíblicos – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Na época em que Jesus viveu, os homens judeus iniciavam suas orações diárias no muro das lamentações, agradecendo a Deus por não terem nascido mulher: “Bendito Aquele que não me fez pagão, que não me fez mulher e não me fez lavrador.” Por esta oração, vemos que três classes eram completamente inferiorizadas e discriminadas: os não judeus, a quem eles denominavam pagãos, as mulheres e os trabalhadores do campo. A mulher era totalmente subjugada ao homem, numa quase escravidão, praticamente sem nenhum direito. Não podia deixar os cabelos à mostra, nem ensinar ou dar testemunho. Era considerada impura quando menstruada. Ao dar à luz um menino se tornava impura durante sete dias. E deveria aguardar a purificação do seu sangue durante trinta e três dias, não podendo freqüentar o santuário ou tocar em qualquer objeto sagrado. Se a criança fosse uma menina esse tempo duplicava. (Lv 12; 1-5). Era também proibido a uma mulher estar sozinha com um homem. “Qualquer um que fale muito com uma mulher é causa de mal para si mesmo, descuida da Lei e termina na Geena”, sentenciava o Talmude em um de seus tratados, o “Pirqe Aboth”, o “livro das sentenças dos sábios”.

Ao homem era permitido repudiar sua mulher por um motivo qualquer e lhe dar uma carta de divórcio. (Dt 24,1). À mulher era-lhe negado até o direito de escolher seu próprio marido. E geralmente as mulheres judias casavam com esposos escolhidos pelos pais e que muitas vezes somente os conheciam no dia do casamento.

O matrimonio judeu de então era realizado em duas etapas: o “esponsal”, cerimônia na qual os nubentes eram declarados marido e mulher. Nessa fase a moça estava com doze anos de idade e o rapaz com dezoito anos. Após essa cerimônia, cada um dos noivos voltava para a casa de seus pais. Decorrido um ano, realizavam-se as núpcias, e então, marido e mulher passavam a ter vida em comum.

Se por acaso, uma mulher fosse flagrada em adultério durante essas duas fases do matrimônio deveria ser apedrejada. Se o adultério fosse após as núpcias ela seria estrangulada. Já o homem, somente cometeria adultério se a mulher com a qual mantivesse relação sexual fora do casamento fosse judia e casada. Portanto o homem poderia se relacionar com todas as mulheres solteiras e pagãs, desde que não judias.

A mulher declarada adúltera que os fariseus apresentaram a Jesus para que ele ditasse a sentença de apedrejamento foi uma dessas meninas vivendo entre as duas fases do seu casamento. Era uma armadilha que os fariseus prepararam para acusar Jesus. E ele escrevendo na areia, talvez, quem sabe, os inúmeros pecados cometidos por aqueles acusadores, respondeu: “Quem entre vós não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.” “E todos se retiraram um a um, começando pelos mais velhos.” (Jo 8,7). E esses mais velhos que o evangelista cita, não são os velhos em idade, mas os presbíteros, entre eles escribas e fariseus que apesar do prestigio e do direito de julgar, se fragilizavam a qualquer ameaça de serem desmascarados.

Alguns trechos do Antigo Testamento nos revelam o preconceito contra a mulher naquela época. No livro do Eclesiástico ou Sirácida, lemos as seguintes referências: “Nenhuma ferida é como a do coração, e maldade nenhuma é como a da mulher!” (Sr 24,12). “Prefiro morar com um leão ou dragão a morar com uma mulher maldosa. A maldade de uma mulher transforma seu aspecto e seu rosto sombrio lhe dá o ar de um urso.” (Sr 24; 15-16). “A mulher está na origem do pecado e é por causa dela que todos nós morremos.”(Sr 25; 24).

O nascimento de uma mulher era considerado uma grande desgraça para a família judia. E quando já existiam duas filhas mulheres, a terceira deveria ser abandonada fora das vilas e cidades. Se por acaso, a recém-nascida sobrevivesse aos lobos e animais carnívoros, era recolhida pelos mercadores de escravos que, de manhã cedo, percorriam as periferias das cidades e das vilas à procura dessas meninas, para criá-las como escravas e destiná-las à prostituição.

Em todos os relatos dos Evangelhos em que Jesus é confrontado com uma mulher, convidado a condená-la, ele que veio para salvar através de sua prática, denunciou as inúmeras injustiças contra a mulher, libertando-a da condenação arquitetada pelos doutores da lei.

Atualmente, apesar das leis de muitos países considerarem direitos iguais para homens e mulheres, a mulher continua sendo discriminada pelo arraigado machismo que nos impregna. Quer em relação ao trabalho, ou ao nível salarial, ou quando se submete a qualquer cargo público, a mulher geralmente não é bem vista. E quem de nós ao ver uma mulher cometendo pequena barbeiragem no trânsito não exclamou ainda: “Só podia ser uma mulher!”?

A força da mulher que trabalha, cuida dos filhos, executa e administra os serviços domésticos e ainda dá atenção ao marido fortalece a família. Nós nem imaginamos como ser possível assumir essas múltiplas tarefas depois de um longo dia de trabalhos e preocupações.

A valorização da mulher e sua participação na vida social e política é de fundamental importância para o crescimento das relações sociais. Dosando a sensibilidade e a delicadeza próprias da mulher com a racionalidade e firmeza do homem, viver se tornará mais fácil e agradável. Nós, os homens, devemos valorizar a mulher, pois sem ela a humanidade não existiria.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 13 de Abril de 2010



Problemas técnicos e legais adiam entrega de diplomas aos formandos 2009.1

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e o Departamento de Ensino e Graduação – DEG, da Universidade Regional do Cariri (URCA), comunicam que por motivos técnicos e procedimentos acadêmicos legais, não será possível a entrega dos diplomas no Ato da Cerimônia de Colação de Grau dos concludentes 2009.2. A partir do dia 7 de junho, os diplomas estarão disponíveis a todos os concludentes no DEG. A PROGRAD solicita, ainda, que no período 26 a 30 de abril, os formandos verifiquem junto ao DEG a sua Situação Acadêmica e confirmação de sua participação na Cerimônia de Colação de Grau, no dia 07 de maio 2010.

Reitor da URCA realiza expediente de trabalho em Campus de Iguatu

O Reitor da Universidade Regional do Cariri - URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, esteve, no último dia 7, realizando expediente de trabalho com o Presidente do Campus de Iguatu, Professor José Ivo Ferreira e com as Coordenações dos Cursos. Professor Plácido fez questão de visitar todas as salas de aula dos quatro cursos de graduação, sediados em Iguatu - Educação Física, Ciências Econômicas, Direito e Enfermagem.

Segundo o Reitor, "a visita aproxima a Administração Superior da Universidade aos seus professores e alunos - razão de ser de nosso trabalho e de nossa dedicação - perscruta os anseios, as dificuldades, como também os alentos e as esperanças que fortificam a nossa disposição em trabalhar firmemente na construção de uma Universidade plenamente pública, gratuita e de qualidade na Região Centro - Sul do Estado." O Reitor fez questão de repassar à Comunidade Acadêmica a informação do Governador Cid Gomes de que nos próximos dias a Licitação da Cidade Universitária será concluída.

Professor Plácido inclusive informou à Comissão Gestora do Campus que ainda em abril o Governador Cid Gomes voltará a Iguatu para assinar a Ordem de Serviço do Campus Multiinstitucional na Antiga CIDAO. O Presidente do Campus, Professor José Ivo, fez questão de agradecer a presença do Reitor, e reforçou os laços de confiança para incentivar o trabalho, em busca da universalização do Ensino Superior em Iguatu.

Estudantes da URCA pedem agilidade no início das obras da Cidade Universitária

Representação de Estudantes do Curso de Direito do Campus Avançado de Iguatu da URCA, estiveram presentes na última quarta - feira, na Solenidade da Ordem de Serviço da Construção da Policlínica de Iguatu. Com faixas e cartazes, apitos, fizeram uma manifestação pacífica pedindo urgência no início das Obras do Campus Multiinstitucional. "Temos pressa", gritavam os estudantes. Gabriela Leite, do Curso de Direito, na oportunidade disse que "todos os alunos da URCA são plenamente agradecidos ao Governador Cid Gomes, primeiro pela Gratuidade, segundo pelo anúncio da nossa casa própria. Todos entendem a burocracia da licitação, mas a necessidade de uma infra-estrutura é urgente e é preciso que nós alunos manifestemos ao Governador que queremos a Cidade Universitária já”

O Governador Cid Gomes fez questão de responder à manifestação dos alunos da URCA, inclusive acolhendo a denominação que o próprio Corpo Discente deu ao Campus da CIDAO - CIDADE UNIVERSITÁRIA. Disse, ainda no palanque, que não costuma fazer promessas, pois quando promete cumpre. Mas naquela ocasião faria uma exceção, prometeu aos estudantes da URCA que ainda este mês de abril retornará a Iguatu para a assinatura da Ordem de Serviço e mandar iniciar as obras, e que até 31 de dezembro as obras do Campus Multiinstitucional de Iguatu estarão concluídas. Professor Ivo Ferreira, Presidente do Campus, apoiou as reivindicações dos alunos e disse achar muito legítima a bandeira de luta. Ele afirma estar satisfeito com o envolvimento dos alunos nas demandas da Universidade e disse que os professores e alunos do Campus da URCA em Iguatu preparam uma bonita festa para receber o governador até o fim de mês, para a Ordem de Serviço do Campus, "dando um belo sinal de agradecimento a Cid Gomes que primeiro garantiu a gratuidade e agora nos proporciona a Cidade Universitária”, diz o Presidente do Campus.

Professor da URCA lançará livro na área de Direito Penal

O Professor Reno Feitosa, Coordenador do Curso de Direito da URCA, lançará em maio seu terceiro livro sobre Direito Penal, cujo título é “Crítica da Historicidade Jurídico-Penal”, desta vez pela Editora ABC. Trata-se de uma análise epistemológica da ciência do direito penal, na qual o Professor Reno Feitosa lança uma crítica ao historicismo jurídico, tanto do Idealismo Alemão quanto do Positivismo Francês, e propõe um novo historicismo baseado no criticismo da Escola de Frankfurt e no método fenomenológico de Martin Heidegger.

O objetivo da obra é questionar a razão pela qual a “História” na ciência jurídica, é subtraída do contexto humano e levada para as hipóteses metafísicas ou causalistas, assim como as possibilidades de uma “consciência histórica” são alijadas da análise científica do direito penal, transformando a ciência jurídica num culto ao tecnicismo e ao formalismo, em detrimento das possibilidades de se estabelecer um direito penal efetivamente humanista e libertário. O Prefácio do livro é do Professor Newton Menezes de Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC).O Professor Reno Feitosa tem outros dois livros lançados pela Editora Juruá, com circulação nacional, “Epistemologia Quântica e Direito Penal” e “Teoria Geral do Direito Penal – Vol. 01”, que podem ser comprados pelos sites das melhores livrarias Jurídicas do País.

Contato:
Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos
(88) 9915.3450

Crato, 13 de abril de 2010.

CRATO - Notícias do dia 13 de Abril de 2010


Prefeito Samuel Araripe participa de reunião com governador, em Fortaleza

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participa hoje, na sede do Governo do Estado, em Fortaleza, de reunião com o governador Cid Gomes. A finalidade da viagem é agilizar o repasse de verbas para obras importantes do município. O prefeito tem feito constantes viagens, entre Fortaleza e Brasília, no intuito de garantir novos investimentos para o município, que conta com projetos aprovados de mais de R$ 30 milhões, prestes a serem iniciados. Um dos grandes projetos é a Encosta do Seminário, que contará com grande quantia do Banco Mundial e Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e da melhoria e reforma das praças, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria das Cidades. Em breve, mais um grande projeto, recentemente apresentado para os cratenses, será iniciado, com o investimento de R$ 9 milhões em saneamento e melhoria das redes de abastecimento de água e esgoto do Crato. Esse projeto será coordenado pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC).

Secretaria da Saúde disponibiliza vacina contra a gripe Influenza A H1N1 para população de 20 a 29 anos

A Secretaria de Saúde do Crato informa a população que unidades de saúde estarão abertas para a vacinação da população da faixa etária de 20 a 29 anos, contra a Influenza A H1N1 (gripe suína). São elas:

Posto de Saúde da Santa Fé, Posto de Saúde de Dom Quintino, Posto de Saúde da Ponta da Serra, Centro de Especialidades do Crato, Posto de Saúde Padre Cícero e São Bento, Posto de Saúde Fábio Pinheiro Esmeraldo, Posto de Saúde do Cemic, Posto de Saúde Gisélia Pinheiro (Batateira), Posto de Saúde da Vila Alta, Posto de Saúde Teodorico Teles, Posto de Saúde Muriti I, posto de Saúde Muriti II, Creche São Miguel, Posto de Saúde Alcides Peixoto, Posto de Saúde da Cica, Centro de Nutrição, Posto de Saúde do Pantanal e Posto de Saúde do Belmonte.

Mais de 18 mil fardas serão fornecidas para alunos da rede municipal do Crato

A Prefeitura municipal o Crato, por meio da Secretaria de Educação, está providenciando levantamento para fornecer novo fardamento para os alunos da rede municipal. O prefeito Samuel Araripe, desde que iniciou sua administração em Crato, tem prezado pela valorização do aluno e a educação, e para isso autorizou o trabalho, que vem sendo realizado pelas unidades de ensino da cidade e dos distritos. Segundo o Professor Valentim Dantas, serão beneficiados mais de 18 mil alunos do município.

Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato realiza hoje posse dos novos conselheiros do COMDEMA

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realiza hoje as 8 horas e 30 minutos no auditório do Centro Cultural do Araripe, no largo da RFFSA. Na ocasião tomarão posse os novos conselheiros eleitos, bem como será feito entrega de Certificado de reconhecimento aos participantes do COMDEMA, período 2008/2010, pelos serviços voluntários prestados ao município.

PROJOVEM ADOLESCENTE convoca alunos inscritos

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social,comunica à todos os adolescentes que estão inscritos no PROJOVEM ADOLESCENTE, que fizeram às inscrições pelos Centros de Referencia em Assistência Social – CRAS, que devem comparecer nas suas localidades de funcionamento,pois as aulas já se iniciaram. A coordenadora do PROJOVEM ADOLESCENTE, Elza Oliveira, ressalta que é importante que todos se façam presentes as aulas, garantindo assim melhores condições de adentrar ao mercado de trabalho, bem como a oportunidade de garantir mais qualidade de vida.

Educação intensifica atenção especial para alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação do Município do Crato, tendo em vista o cumprimento das normas do Ministério da Educação, está buscando intensificar a inclusão de alunos com atenção especial. Para isso, conforme o Secretário Valentim Dantas, a pasta organizou uma equipe técnica, com a presença de uma psicóloga e técnico, com especialização em psicopedagogia, na finalidade de acompanhar os alunos com necessidades especiais, matriculados nas escolas da rede municipal.

Governo Municipal do Crato

Apoio ao Irã Lula pode ficar isolado em cúpula nuclear

Pequim vem dando sinais de que poderá mudar sua posição quanto a sanções contra Teerã, o que deixaria o Brasil como único grande emergente ao lado de Ahmadinejad. A questão nuclear iraniana estará no centro dos debates da Cúpula sobre Segurança Nuclear, que começa nesta segunda-feira, 12, em Washington, com representantes de 47 países. Caso se confirme a mudança de posição de Pequim, só Brasil, Líbano e Turquia permaneceriam contrários a novas sanções contra o Irã entre os países com vagas permanentes e rotativas no Conselho de Segurança da ONU.

“Se a China concordar com novas sanções, isso vai mostrar que as grandes potências mundiais estão preocupadas com a questão nuclear do Irã. E ignorar esse fato não é a direção correta a ser tomada por um país que deseja ser uma potência global”, diz Mauricio Cárdenas, diretor da Iniciativa para a América Latina do Instituto Brookings, de Washington.

Fonte: O Globo - Via "Opinião e Notícia"

Pesquisadores acham novas provas de água na Lua e em Marte


Depósitos de gelo com pelo menos 2 metros de profundidade podem ser encontrados em algumas pequenas crateras da Lua, segundo um novo estudo publicado nesta segunda-feira (12). Enquanto isso, uma segunda pesquisa sugeriu que recentemente houve degelo e recongelamento da água em Marte, aumentando alguns dos canais que existem em sua superfície. Os dois estudos contribuem com o debate político e científico sobre qual seria a melhor forma de estudar o Sistema Solar e o Universo - com missões tripuladas, ou com robôs e sondas. No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou o programa destinado a levar o homem de volta à Lua até 2020. O plano do governo agora é contratar empresas privadas para fazer parte do trabalho destinado a estudar Marte, usando robôs e sensores e, talvez, astronautas. Num dos estudos divulgados hoje, Paul Spudis, do Instituto Lunar e Planetário de Houston, e seus colegas analisaram medições feitas pela sonda indiana Chandrayaan, a fim de buscar provas de que havia depósitos de gelo em algumas crateras lunares que ficam sempre na sombra. Os pesquisadores escreveram na revista científica Geophysical Research Letters que "conforme a Lua foi bombardeada por objetos com água, como cometas e meteoritos, e recebeu vento solares com hidrogênio ao longo do tempo, parte desse material pode ter ido parar nessas áreas frias e escuras". Eles dizem que ou a superfície é excepcionalmente áspera ou existem de 2 metros a 3 metros de gelo acumulado. Já o segundo estudo mostrou que um canal de 2 metros de largura em Marte se tornou quase 120 metros mais longo em dois anos. Dennis Reiss, do Instituto de Planetologia da Westfalische Wilhelms-Universitat, em Munster, na Alemanha, diz que a melhor explicação para isso é o fato de uma quantidade de gelo ter se transformado em água.

Fotos mostram manchas marrons na vala, bem como canais novos e menores. A superfície, segundo os pesquisadores, talvez fique quente a ponto de que a água dessa região de Marte derreta. Em setembro, várias equipes haviam noticiado evidências de água, provavelmente congelada, em superfícies desérticas da Lua e de Marte, e pesquisadores também já viram nevar em Marte.

Copyright Thomson Reuters 2009

Uma das melhores versões do Hino Nacional

Essas fantásticas versões valem a pena conferir!


Fonte: Youtube - ( Dica do Luis Nassif )

Os "Cabinha de Nova Olinda" Encantam na TV Cultura Por: Kaika Luiz



Rock 'n' roll tocado por bateria de lata de goiabada, guitarra e contrabaixo de madeira colorida. Os intérpretes: artistas de 9 a 11 anos. Foi apresentado na TV Cultura na última segunda, dia 12, e na terça-feira,o show da banda de lata "Os Cabinha". São cinco meninos da Fundação Casa Grande - entidade gerida por crianças e adolescentes de Nova Olinda, cidade do sertão cearense do Cariri. Os cabinha, como são chamados os meninos no sertão. Esses, produzem seus instrumentos, compõem e gravam suas músicas no estúdio da Fundação. O quinteto viaja o mundo e já dividiu o palco com Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro e Lobão. Para saber mais, acesse o MySpace da bandinha de lata. A apresentação faz parte da série de shows Rumos da Música, edição 2007-2009, e vai ao ar pela TV Cultura às 23h40, logo após o programa Roda Viva.


Mais de Os Cabinha: Nova Olinda, cidade a 540 km de Fortaleza, CE, tem uma Casa Grande. Mas essa Casa Grande é habitada por crianças entre nove e 11 anos, que tem uma banda, Os Cabinha, bandinha de lata da Fundação Casa Grande. Crianças prodígio? Não, apenas crianças curiosas, que tiveram a oportunidade de ter contato com produção desde cedo. O palco do Itaú Cultural recebe no dia 4 de abril, em São Paulo, o show Som In Banda de Lata, d’Os Cabinha, esse grupo de meninos selecionados pelo programa Rumos, os cearenses da pacata Nova Olinda. Além dos músicos, estes cabinhas – denominação de menino no interior nordestino – são radialistas, câmeras, técnicos de som e recepcionistas de museu.



Também conhecidos como meninos da Casa Grande, eles fazem parte do projeto que levou o mundo ao interior do Ceará. Escola de comunicação e gestão cultural, a Fundação Casa Grande possui teatro, TV, editora, rádio e estúdio de áudio, onde Os Cabinha gravam seu primeiro CD. E "gravam" é literal: são eles mesmos a operarem o estúdio profissional – coisa que não é novidade nesta instituição totalmente gerida por crianças e adolescentes. O reconhecimento vem por meio das participações especiais. Paulinho Boca de Cantor e Arnaldo Antunes, duas atrações confirmadas. No espetáculo "Som in Banda de Lata", Os Cabinha imaginam que estão tocando e a platéia acredita que está ouvindo. Os Cabinha é a terceira geração da banda de lata da Fundação Casa Grande. Com tradição de iniciação musical, ao logo dos anos eles se apresentaram ao lado de nomes como Lobão e Arnaldo Antunes, além da participação no espetáculo Mãe Gentil, de Ivaldo Bertazzo, com Zeca Baleiro.

revistaraiz.uol.com.br - Via Blog Cariri Cangaço ( Kaika e Manoel Severo )


Para Marina, falta de ação governamental causou tragédia no Rio


A senadora e pré-candidata à presidência Marina Silva (PV-AC) creditou à falta de ação governamental os estragos causados no Estado do Rio pelas fortes chuvas da semana passada, que, até segunda-feira, mataram ao menos 231 pessoas. A afirmação foi feita em palestra agora à noite na capital fluminense, em comemoração aos dez anos no Brasil da Fundação Heinrich Böll, de defesa ao meio ambiente e ligada ao partido verde alemão. "O que vem acontecendo no Rio está sendo alertado por todos estes anos", afirmou a senadora. Para ela, os transtornos climáticos envolvem dois extremos: "Chuvas fortes e secas prolongadas; omissão e irresponsabilidade".

"As pessoas querem ter certeza absoluta para tomar providências", afirmou a senadora, numa crítica à ausência de medidas preventivas dos governos. "Há um ditado que afirma que sábio é quem aprende com o erro dos outros. Eu complemento: estúpido é quem não aprende com seu próprio erro". Para Marina, a ação tomada pelos estado é "apenas de reparar o leite derramado". A senadora disse que deve haver mudança de postura dos governantes: "temos que parar de errar. Devemos corrigir e prevenir o erro". Antes da palestra, Marina disse que, "a priori", não tem posição favorável ou contrária à construção da usina de Belo Monte, a ser construída no Pará. Ela frisou, contudo, que defende o adiamento do leilão marcado para o próximo 20. Para Marina, deve haver maior debate entre a a sociedade sobre a usina. "Não sou contra projetos que geram desenvolvimento, mas o que tenho ouvido é que os índios não foram consultados,", afirmou a senadora.

JOÃO PAULO GONDIM
Folha OnLine

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30