xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 abril 2010

MUNDIM DO CRATO - Por Mundim do vale

Dsc06149


Passei uns dias no Crato,

Fui muito bem acolhido
E fiquei agradecido
Pelo carinho e bom trato.
Aquele povo pacato
Munido de alegria,
Com aquela simpatia,
De camarada e irmão,
Forneceram inspiração
Para esta poesia.

Nair e Antônio Morais
Me trataram como um rei,
Dizer aqui eu não sei
Qual dos dois eu devo mais.
Eu não esqueço jamais
De outro povo decente,
Que foi Valdênia e Vicente
Espelho de um bom casal.
Carinho espiritual
Recebi daquela gente.

Crato de Glória Pinheiro
E de Socorro Moreira,
Do Dr. Flávio Vieira,
Do Pimenta e do Granjeiro.
Do Pau do guarda e Lameiro,
Do doce de buriti,
E o cozido com piqui.
Crato de muita beleza,
De cultura e de grandeza
Coração do Cariri,

Crato de Péricles Macedo
Que gosta do meu cordel,
De Armando Rafael
Que escreve e não tem medo.
Crato que guarda segredo
Quando precisa guardar,
Que não é de esperar
Na hora da decisão.
Crato da exposição
E de Bárbara de Alencar.

Dihelson não encontrei
Mas coloquei nessa rima,
Antônio Correia Lima
É sumido mas achei.
Quando voltava passei
Na boa Ponta da Serra,
Lembrando da minha terra
Que é uma boa cidade.
Mas agora com saudade
A poesia encerra.

Mundim do vale

Esta é a Postagem de número 12.000 do Blog do Crato

Apenas para registrar a passagem de 12.000 postagens aqui no Blog do Crato, que está no quinto ano de existência. Parabéns a todos.

Dihelson Mendonça

CANAL DO RIO GRANJEIRO: DENTRO CAI DE TUDO, ATÉ PESSOAS - Por Wilson Bernardo.

Ontem à noite, ao final da Malhação do JUDAS, um rapaz embriagado caiu dentro do canal, o que foi uma dificuldade, pois os parceiros em igual situação proporcionaram um final de festa hilariante e divertido, pois como se ver graças ao senhor Judas, a quem a todos protege nesse dia, o rapaz nada sofreu, a não ser pelo fedido banho em águas sedentas de escárnios. O que esperamos é que o mesmo tenha se curado da velha cana manguaça..."eita pinga boa !"

PUXOU

LEVOU


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

BECO DA SIQUEIRA CAMPOS: ENCONTROS CASUAIS NO BECO DO GIL-Por Wilson Bernardo.

Não me é uma grata surpresa, ao encontrar Dr.Herbenio, e hoje um dedicado artista plástico, com mais uma de suas obras autorais, desta vez, o tão revolucionário propagandista das santas romarias do Juazeiro, o nosso Bispo Dom Pânico. Um belo quadro com as definições que a técnica requer, ao retratar pessoas, sejam elas comuns ou ilustres. O dentista hoje aposentado, se dedica aos seus pincéis e às tintas, da mesma forma que se dedicava aos alicates perfuradores, em busca de cáries...Parabéns Herbenio pela dedicação ao mundo da arte.

O pintor e a obra...


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Chico Xavier : Recorde de bilheteria

Quase 600 mil assistem a "Chico Xavier" e filme bate recorde

Folha de S.Paulo
Atualizado às 13h00.

O filme "Chico Xavier", que estreou na sexta-feira passada, foi visto por cerca de 590 mil pessoas, segundo a distribuidora Dowtown. A cinebiografia do médium se torna, assim, a maior bilheteria da história do cinema nacional desde 1995, nos três primeiros dias de exibição. O número de espectadores de um filme na estreia costuma ser determinante para o resultado global e serve de termômetro para a indústria. O lançamento do filme, no dia 2, coincidiu com o centenário de nascimento de Chico Xavier.

Cena do filme "Chico Xavier", de Daniel Filho, que bateu recorde de público

Dirigido por Daniel Filho, "Chico Xavier" bateu "Se Eu Fosse Você 2" (2009), visto por cerca de 570 mil espectadores em seus três primeiros dias em cartaz. "Lula, o Filho do Brasil" (2010) fez 220 mil no fim de semana de estreia, e "Avatar" (2009) registrou mais de 800 mil. O filme está em cartaz em 377 salas do país. Na noite de sexta, a reportagem da Folha passou por quatro cinemas da capital paulista e todos estavam com as sessões esgotadas. "A última vez que vi lotar assim foi com 'Avatar'", disse a gerente Kátia Sousa, do Cinemark do Shopping D. Até as 21h, todas as sete sessões de "Chico Xavier", em duas salas, tinham esgotado. A outra única sessão do dia que encheu foi de "A Caixa". No Frei Caneca Unibanco Arteplex 2 e no Cine Marabá, a mesma situação. "Sou católica e espírita, gostamos do Chico", disse a telefonista Cacilda Dias, 63, que ficou sem ingresso no Marabá. A última vez que ela esteve no cinema foi para ver "2 Filhos de Francisco" (2005). O estudante Jaime Almeida, 30, teve mais sorte. "Chico prega o amor, não fala só de religião", disse ele, que não tem religião e cujos pais são católicos, e as irmãs, evangélicas.

Mitos e verdades sobre alimentação - Por: Samuel P. Teles

Mesmo em tempos de crise, beleza e cuidados com o corpo estão produzindo milhões para donos de academias, clínicas de estética e consultórios médicos, e os mitos sobre alimentação parecem ganhar mais peso na vida das pessoas. A American Dietetic Association listou seis mitos que já ganharam status de verdade de tanto serem defendidos por leigos. As estratégias de mercado e algumas propagandas também podem contribuir para a dispersão de falsas informações. Para você não se enganar, esclarecemos as verdades e os mitos que mais insistem em povoar o imaginário popular sobre dietas e hábitos alimentares.

Frutas e verduras frescas são mais saudáveis que as congeladas ou enlatadas.
MITO: Pesquisas científicas demonstraram que alimentos congelados e enlatados são tão nutritivos quanto os frescos. De fato, o licopeno dos tomates é absorvido com maior eficiência pelo organismo quando esses frutos são processados – na forma de molho ou catchup. Milhos e cenouras enlatadas também podem ser opções mais nutritivas.

O peso corporal é um bom indicador de uma dieta saudável.
MITO: Não existe pessoa com a mesma composição corporal que a outra. O peso é só um dos fatores de relação entre a dieta de alguém e sua saúde em geral.

Comer carboidratos provoca o aumento de peso.
VERDADE: As calorias é que fazem com que engordemos. Comer muito carboidrato nos faz ganhar mais peso do que qualquer outra fonte calórica. Uma dieta rica nesse nutriente promove resistência à insulina e consequente acumulação de gordura.

Comer antes de deitar engorda.
MITO: O que importa é o que se come e não quando. As calorias têm o mesmo efeito sobre o corpo em qualquer hora que as consumimos. Há evidência de que fazer as refeições regularmente, principalmente o café-da-manhã, ajuda a reduzir o consumo de gordura e diminui a vontade de comer outros alimentos – como guloseimas.

Comer açúcar causa diabetes.
VERDADE: A falta de insulina ou a resistência a ela causa diabetes. Os alimentos que contêm muito açúcar também têm muitas calorias e comê-los em excesso pode causar aumento de peso. As pesquisas mostram que pessoas obesas ou com sobrepeso correm o risco de desenvolver resistência à insulina, portanto, diabetes do tipo 2.

Fazer uma dieta da moda de vez em quando é uma maneira segura de perder peso rapidamente.
MITO: Muitas dessas dietas são criadas por pessoas que não possuem informação científica e nutricional. Portanto, algumas delas podem ser prejudiciais, principalmente a pessoas com problemas de saúde. Se quiser emagrecer, procure um médico ou um nutricionista.

Fonte: Revista Época

Por: Samuel P. Teles

CRATO - Notícias do dia 05 de Abril de 2010



Bairro Sagrada Família do Crato festeja a 120ª. Malhação do Judas


A comunidade da Rua Sagrada Família completou ontem, dia 4 de abril de 2010, 120 anos da tradicional festa da Malhação do Judas. O evento, que é uma realização da Prefeitura Municipal do Crato através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude teve início às 0:00 do sábado onde os moradores da comunidade se reúnem para montagem do sítio do Judas, teste da bomba e toda a preparação para o domingo, onde tudo aconteceu regado a bebida e comida que são providenciados pelos moradores. A programação teve início ao meio dia com o cortejo do Judas saindo da Sagrada Família e percorrendo algumas ruas da cidade montado em um burro. Acompanharam o cortejo: a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Os Caretas e Mestre Cirilo com a tradicional distribuição da cachaça juntamente com uma multidão que participou de todo o percurso, ao término do cortejo onde foi feita a leitura do Testamento do Judas que foi elaborado pelo teatrólogo Cacá Araújo, em seguida, foram feitas homenagens à pessoas que possibilitaram a realização do evento com a apresentação do boneco Tranquilino Ripuxado e Aécio. O encerramento da festa foi feito com o Forró da Traição animado por Silvio e Marcos. Os festejos tiveram o apoio da Sociedade Cariri das Artes e das Secretarias de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Demutran.

Ação Social do Crato inicia hoje atividades do ProJovem Adolescente

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social inicia hoje, Segunda-feira, as aulas do ProJovem Adolescente. A Coordenação do projeto solicita à todos os adolescentes que estão escritos à se fazerem presentes no Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS da sua comunidade ou na localidade indicada, no horário de 8 as 14 horas. O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, integrando serviço e transferência de renda, exigindo esforço de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.

Governo Municipal do Crato

SONETO

ETERNIDADE

Um belo canto exala toda flor.
Seu olhar, seu sorriso, é poesia
Que se mostra e se esconde todo dia
Espalhando a semente do amor!

Encanta-nos silente o seu fulgor...
Como deusa nos prende em sua magia,
Alegrando quem antes só sofria,
Transformando em prazer o que era dor!

Quem lhe beija partilha a grande sorte
De viver feito luz na natureza
Mesmo tendo em carne visto a morte.

Desta forma ninguém há de sumir,
Pois herdando da flor sua pureza
Fica eterno o presente no porvir!

Cacá Araújo

CRATO E A MALHAÇÃO DO JUDAS:120 ANOS DE TRADIÇÃO POPULAR-Por Wilson Bernardo.

No paço da Pref.Munic. de Crato se deu a malhação do Judas,uma tradição de 120 anos de festejos,em que o povo simples faz a aquela festa,seguindo um dos mais antigos manifestos da semana santa.No Crato a malhação do Judas concentra um grande numero de pessoas comuns,o que na verdade é a grande motivação de uma festa do povo para o povo.
O Judas
O povo
O própio
Figura muito conhecida na cidade,pense num cabra brabo
A cara do povo comum

Franciscano penalizando os piolhos
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

CIRCUITO CULTURAL LUSÓFONO LEVA MATO GROSSO A PORTUGAL





FOTOS: Eduardo Ikeda, Francisco Venâncio, José Medeiros e José Medeiros (na ordem de baixo para cima). No âmbito do Circuito Cultural Lusófono, a ETNIA organiza visita a Portugal de uma Missão Cultural e Institucional do estado de Mato Grosso (Brasil) entre 6 e 14 de Abril. O 1º acto do projecto é abertura das exposições "Cores do Pantanal" (artes plásticas) e "Cores e Sensações" (Fotografia) e a apresentação do livro "Mato Grosso, Território de Imagens", a 7 de Abril em Lisboa (19h, Espaço Santa Catarina / Palácio Cabral, Largo Dr. António Sousa Macedo, 7 ,à Calçada do Combro). Estará presente o Secretário Estadual de Cultura de Mato Grosso.
O blog http://matogrossoccl.wordpress.com fornecerá informação diária sobre a visita. Mais informações: telefone + 351 21 395 92 20 ou email etnia@etnia.org.pt

O Circuito Cultural Lusófono (informações adicionais em www.etnia.org.pt) é um programa de fomento dos intercâmbios socioculturais e turísticos entre países de língua portuguesa criado pela ETNIA hà alguns anos atrás e que no Brasil tem sido desenvolvido pelo ICL (Instituto Cultural Lusófono). A etapa agora promovida em Portugal está sendo realizada em parceria internacional pela ETNIA e pelo SEBRAE Mato Grosso, com o patrocínio do Governo Estadual de Mato Grosso. Em Portugal, a coordenação do projecto está a cargo das associações ETNIA e ANOP, em colaboração com diversas entidades em várias regiões do país

NOTA DO AUTOR:

Postei essa ótima notícia aqui como que para provocar a nós caririenses ou cearenses no sentido de seguir na mesma trilha de Mato Grosso. Existe total condição para levarmos o Cariri, ou o Ceará, para realizar esse mesmo projeto. Primeiro por já existir um forte vínculo entre o Cariri e os países de língua portuguesa, através da ETNIA, da qual sou o seu representante na região, e do ICL - Instituto Cultural Lusófono, que represento também, e que já está com um pé fincado aqui no Cariri. Segundo, pela também já existente aproximação entre os dois "Cratos", o português e o brasileiro, e, mais ainda, pela necessidade histórica e cultural de aproximação e de relacionamento fraterno que só vem trazer benefícios a ambos. Portanto, fica aqui a minha "provocação" para organizarmos uma caravana e fazermos uma viagem dessas, que certamente só nos trará bons frutos.

GAROTA DE IRACEMA - POR XICO BIZERRA

Na segunda, lamentávamos que o domingo próximo estivesse muito distante e torcíamos para que ele fosse tão bom quanto fora o anterior. Toda a turma que frequentava a Praia de Iracema concordava que Vinícius cometera um erro de digitação na letra de sua cantiga, trocando Iracema por Ipanema, em louvor àquela Garota.
A de Iracema, essa sim, ‘era a coisa mais linda, mais cheia de graça’ e, tenho certeza, ria e passava a caminho do mar com muito mais elegância que a sua colega, a de Ipanema. Ainda que de longe, ainda que sem chances, era bom olhá-la, admirá-la, ‘babar’.
Até que o filho da Chevrolet – assim o chamávamos por ser o seu pai o maior revendedor GM da região, à época – com ela casou, privando-nos de sua beleza, desensolarando nossas fantasias. Nossa praia de sonhos não mais se encheu de graça. Nublaram-se os domingos.
Xico Bizerra.

Pensamento do Dia - 05 de Abril de 2010

Image1

"Nunca discutas com um tolo. Ele te leva para o seu nível, e depois, ganha-te facilmente pela experiência"

Autor Desconhecido

Terremoto mata duas pessoas no México; governo decreta estado de emergência


Nota: Agora é a vez do México ???
- 7.2 graus

O governador do estado mexicano da Baixa Califórnia, José Guadalupe Osuna, decretou na madrugada desta segunda-feira estado de emergência em Mexicali, a cidade mais afetada pelo terremoto de 7,2 graus de magnitude que atingiu o país na tarde de ontem. Ao menos duas pessoas morreram em Mexicali. De acordo com o diretor da Defesa Civil da Baixa Califórnia, Alfredo Escobedo, uma das vítimas morreu com a queda de uma casa no Vale de Mexicali, a 18 quilômetros de onde foi o epicentro do tremor. O outro homem teria morrido após sair correndo da sua casa, em pânico por causa do tremor, ser atropelado por um carro que passava na rua. "Ao menos outras 100 pessoas estão feridas", disse Escobedo.

Cerca de 20 tremores secundários foram sentidos na cidade após o terremoto principal.

Segundo Escobedo, problemas com as linhas telefônicas e o corte na energia elétrica dificultam a difusão de informação sobre os danos, sobretudo em Mexicali, cidade de 1,2 milhão de habitantes. A falta de luz elétrica deve permanecer pelas próximas 14 horas, segundo o diretor. Com a falta de luz, cerca de 300 pacientes tiveram de ser transferidos do Hospital Geral de Mexicali para clínicas particulares que permanecem funcionando a base de geradores elétricos. Segundo Escobedo, esses equipamentos não devem suportar muitas horas e ele acredita que será necessários transferir os pacientes para clínicas de outras cidades.

Rosendo Garcia, 44, disse que estava levando sua filha para casa quando sentiu o tremor. "Eu senti como se estivesse dentro de uma canoa no meio do oceano", disse à agência de notícias Associated Press. Em Tijuana, o terremoto balançou alguns prédios e causou o corte de energia em algumas áreas. Segundo a Associated Press, moradores dos prédios saíram correndo em direção às ruas após o tremor.

Impacto nos EUA

Segundo a agência de notícias Associated Press, o impacto pôde ser sentido nas cidades americanas de Los Angeles, San Diego e Palm Springs, além de Phoenix, no Estado do Arizona.

Ainda de acordo com a agência, a região tem sido atingida por tremores de magnitude 3,0 durante toda a semana. Impactos do terremoto foram sentidos até a cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, informou Susan Potter, sismóloga do USGS.

Mais de 160 km a oeste do epicentro do tremor, em San Diego, os hoteis Sheraton e Marina foram esvaziados após rachaduras pequenas aparecerem no chão, segundo o porta voz dos bombeiros, Maurice Luque. Porém, todos os hóspedes já puderam retornar.

Susan Warmbier estava guardando suas compras no subúrbio de San Diego, quando o marido perguntou, "A casa está mexendo?". Ela contou a agência Associated Press que realmente era possível ver a casa movendo para esquerda e para a direita. Em outras áreas de San Diego houve relatos de vidros quebrados e de rompimento de canos de água nos edifícios, porém não há feridos, informou o corpo de bombeiros. Jacqueline Land, que mora no segundo andar de um edifício em Phoenix, disse que sua cama de casal parecia um barco navegando pelo mar. O tremor também foi sentido em Las Vegas, porém não há relatos de danos nem feridos, segundo informações dos bombeiros. Houve relatos de tremor no sul da Califórnia. O terremoto sacudiu prédios na parte oeste de Los Angeles e em San Fernando Valley. Houve queda de energia por alguns minutos, segundo o departamento de polícia local. Não há registro de feridos.

Fonte: Folha OnLine
Foto: BBC

Caminhão da Saúde previne hanseníase - Reportagem: Elizângela Santos


EM JUAZEIRO DO NORTE, a população buscou os serviços de prevenção da doença, no atendimento prestado pelo Caminhão da Saúde do Morhan. FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. Diagnóstico precoce da hanseníase é um dos desafios no País para erradicar esta doença entre os brasileiros

Juazeiro do Norte. Com cerca de 1.900 atendimentos, com mais de 100 pessoas por dia, no Caminhão da Saúde, do projeto do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), foram detectados 35 casos de hanseníase neste município. O trabalho foi desenvolvido em quatro bairros, durante três semanas. Alguns exames estão sendo aguardados e esse número poderá ainda ser maior em relação à doença no município, considerada endêmica. Atualmente estão em tratamento 71 casos na cidade de Juazeiro. O coordenador regional do Morhan, Faustino Pinto, afirma que essa foi uma campanha positiva no sentido de mobilizar as pessoas a procurarem o caminhão para realizar os exames. Segundo ele, os objetivos principais foram atingidos. O Caminhão da Saúde seguiu para Barbalha e está previsto de chegar hoje em Tianguá.

Exames de baciloscopia

Em cidades como Olinda (PE), foram detectados por meio do trabalho desenvolvido no caminhão 58 casos, e em Maragogi (AL), 42 casos. O coordenador regional ressalta que foram submetidas 95 pessoas a exames de baciloscopia. As pessoas que tinham algum sinal de forma mais evidente buscaram o caminhão. Casos relacionados a outros tipos de doença foram encaminhados para tratamento em unidades de saúde do próprio município. Os atendimentos por meio do Caminhão da Saúde foram realizados nos bairros Parque Triângulo, Aeroporto, Socorro e Franciscanos. Mas, conforme Faustino, houve atendimento aos moradores de outros bairros da cidade. Muitas pessoas deixaram para procurar o caminhão para a realização dos exames nos últimos dias.

A descentralização dos atendimentos dos casos de hanseníase em Juazeiro do Norte começou no ano passado. Antes, conforme Faustino, os atendimentos eram apenas no Centro de Dermatologia. Os postos de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) são responsáveis nas diversas localidades e fazem o acompanhamento dos pacientes. Mesmo a cidade sendo considerada endêmica, Faustino afirma que hoje a realidade é bem diferente em relação ao número de casos. O município já foi "hiper endêmico" em hanseníase. De acordo com o coordenador, o trabalho com o Caminhão da Saúde mostrou uma quebra na barreira do preconceito, já que houve uma demanda espontânea. As pessoas passaram a procurar o caminhão, sem nenhum problema.

O trabalho contou com parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro, que cedeu os profissionais de saúde para os atendimentos e detecção dos casos. O mesmo é previsto em Barbalha e também em Tianguá.

Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, do Centro de Dermatologia de Juazeiro, Elisângela Matos, a principal preocupação está na busca ativa dos casos.

A oferta de tratamento para a demanda de casos que aparecerem é um dos critérios para a cidade receber o Caminhão da Saúde. O veículo foi incluído no trabalho do Morhan nacional há cerca de dois anos, e tem viajado o País. A parceria dos serviços inclui a Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde e Novartis, que é um projeto de cidadania corporativa e tem o objetivo de colaborar para eliminar a hanseníase no Brasil por meio de educação, diagnóstico e tratamento da doença.

Segundo o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, o projeto é importante para quebrar a barreira do preconceito. Uma das grandes dificuldades ainda é o diagnóstico precoce da doença. Um dos atrativos do Caminhão para chamar o público é a programação cultural realizada todos os dias, em parceria com órgãos de cultura e Sesc. Com isso, diz Arthur, a linguagem da arte é usada como instrumento de conscientização.

Mais informações
Morhan - Rua Padre Cícero, 105, Juazeiro do Norte (CE)
Centro, (88) 8805.3453
0800.262001

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

ProJovem em Crato é matéria de Hoje no Jornal Diário do Nordeste


ProJovem amplia alunos atendidos


Capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho é a meta de programa federal em parceria com prefeituras.

Crato. A Secretaria de Ação Social do Crato realizou na Quadra Bicentenário, na Praça Alexandre Arraes, a aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Foram selecionados 500 jovens do município, dentre mais de 800 inscritos no Programa, que tem como meta a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, com a destinação de um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, e mais de 350 horas de aulas. Foram abertas 20 turmas que receberão, além do auxilio financeiro, material pedagógico, instrumentais para ações de profissionalização, fardamento, alimentação, transporte e kit estudantil gratuitos. Jovens de todas as comunidades cratenses são beneficiados em 13 modalidades distintas de profissionalização como Administração, Metalmecânica, Vestuário, Turismo, Arte e Cultura, Artesanato, entre outros.

Previsão de aumento

Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30% dos inscritos, foram inseridos no mercado de trabalho. A expectativa, segundo o prefeito do Crato, Samuel Araripe, é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. As informações sobre os classificados podem ser vistas nas secretarias de Educação e Ação Social, e também no site da Prefeitura Municipal. O acesso pode ser feito pelo www.crato.ce.gov.br. No fim do mës de março foram entregues as camisetas do Programa a todos os inscritos, como uma das medidas também previstas na medida federal. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Urbano, atende a jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. O projeto foi criado pelo Governo Federal e é executado em parceria com os governos estaduais, municipais e o Distrito Federal.

Poderão, ainda, ser realizadas parcerias com o Ministério da Justiça e com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República para implantação do Projovem Urbano nas unidades prisionais e nas unidades sócio-educativas de privação da liberdade. O aluno matriculado recebe um benefício de R$ 100,00 mensais, que poderão ser pagos em até 20 parcelas, desde que cumpra as metas estabelecidas e tenha frequência mínima de 75% nas atividades presenciais do programa.

"A partir de agora, desejamos que o número de jovens inscritos no programa aumente", diz Samuel Araripe.

Fonte: Diário do Nordeste - Edição de hoje, 05 de Abril de 2010

Porque a Igreja não quer e não pode abolir o Celibato - Por Leonardo Boff

Nota: Essa é uma pergunta que eu sempre quis ver respondida. Aqui temos a palavra do Frei Leonardo Boff, que fala agora sobre o Celibato e as denúnicas recentes.



"O homem só amadurece sob o olhar da mulher e a mulher sob o olhar do homem. Homem e mulher são recíprocos e complementares." - Leonardo Boff

O levantamento dos padres pedófilos em quase todos os países da cristandade católica está ainda em curso, revelando a extensão deste crime que tantos prejuízos têm provocado em suas vítimas. É pouco dizer que a pedofilia envergonha a Igreja, pedir desculpas e fazer orações. É pior. Ela representa uma dívida impagável àqueles menores que foram abusados sob a capa da credibilidade e da confiança que a função de PADRE encarna.

A tese central do Papa Ratzinger que cansei de ouvir em suas conferências e aulas vai por água abaixo. Para ele, o importante não é que a Igreja seja numerosa. Basta que seja um "pequeno rebanho", constituído de pessoas altamente espiritualizadas. Ela é um pequeno "mundo reconciliado" que representa os outros e toda a humanidade. Ocorre que dentro deste pequeno rebanho há pecadores criminosos e é tudo menos um "mundo reconciliado". Ela tem que humildemente acolher o que dizia a tradição: a Igreja é santa e pecadora e é uma "casta meretriz" como diziam alguns Padres antigos. Não é suficiente ser Igreja. Ela tem que trilhar, como todos, pelo caminho do bem e integrar as pulsões da sexualidade que já possui um bilhão de anos de memória biológica, para que seja expressão de enternecimento e de amor e não de obsessão e de violência contra menores.

O escândalo da pedofilia se constitui num sinal dos tempos atuais. Do Vaticano II (1962-1965) aprendemos que cumpre identificar nos sinais uma interpelação que Deus nos quer transmitir. Vejo que a interpelação vai nesta linha: está na hora de a Igreja romano-católica fazer o que todas as demais Igrejas fizeram: abolir o celibato imposto por lei eclesiástica e liberá-lo para aqueles que vêem sentido nele e conseguem vivê-lo com jovialidade e leveza de espírito. Mas esta lição não está sendo tirada pelas autoridades romanas. Ao contrário, apesar dos escândalos, reafirmam o celibato com mais vigor.

Sabemos como é insuficiente a educação para a integração da sexualidade no processo de formação dos padres. Ela é feita longe do contacto normal com as mulheres, o que produz certa atrofia na construção da identidade. As ciências da psiqué nos deixaram claro: o homem só amadurece sob o olhar da mulher e a mulher sob o olhar do homem. Homem e mulher são recíprocos e complementares. O sexo genético-celular mostrou que a diferença entre homem e mulher em termos de cromossomas, se reduz a apenas um cromossoma. A mulher possui dois cromossomas XX e o homem um cromossoma X e outro Y. Donde se depreende que o sexo-base é o feminino (XX), sendo o masculino (XY) uma diferenciação dele. Não há pois um sexo absoluto, mas apenas um dominante. Em cada ser humano, homem e mulher, existe "um segundo sexo". Na integração do "animus" e da "anima", vale dizer das dimensões de feminino e do masculino presentes em cada ser humano, se gesta a maturidade sexual.

Esta integração vem dificultada pela ausência de uma das partes, da mulher, que é substituída pela imaginação e pelos fantasmas que se não forem submetidos à disciplina podem gerar distorções.

O que se ensinava nos seminários não é sem sabedoria: quem controla a imaginação, controla a sexualidade. Em grande parte, assim é. Mas a sexualidade possui um vigor vulcânico. Paul Ricoeur que muito refletiu filosoficamente sobre a teoria psicanalítica de Freud, reconhece que a sexualidade escapa ao controle da razão, das normas morais e das leis. Ela vive entre a lei do dia onde valem as regras e os comportamentos estatuídos, e a lei da noite onde funciona a pulsão, a força da vitalidade espontânea. Só um projeto ético e humanístico de vida (o que queremos ser) pode dar direção à sexualidade e transformá-la em força de humanização e de relações fecundas.

Neste processo o celibato não é excluído. Ele é uma das opções possíveis que eu defendo. Mas o celibato não pode nascer de uma carência de amor, ao contrário, deve resultar de uma superabundância de amor a Deus que transborda aos que estão à sua volta.

Por que a Igreja romano-católica não dá um passo e abole a lei do celibato? Porque é contraditório à sua estrutura. Ela é uma instituição total, autoritária patriarcal, altamente hierarquizada e um dos últimos bastiões de conservadorismo no mundo. Ela abarca a pessoa do nascimento à morte. O poder conferido ao Papa, para uma consciência cidadã mínima, é simplesmente tirânico. O cânon 331 é claro. Trata-se de um poder "ordinário, supremo, pleno, imediato e universal". Se riscarmos a palavra Papa e colocarmos Deus, funciona perfeitamente. Por isso se dizia: "o Papa é o deus menor na terra", como muitos canonistas afirmaram. Uma Igreja que coloca o poder em seu centro, fecha as portas e as janelas para o amor, a ternura e o sentido da compaixão. O celibatário é funcional a este tipo de Igreja, porque ela nega ao celibatário aquilo que o faz mais profundamente humano, o amor, a ternura, o encontro afetivo com as pessoas, o que seria mais facilmente propiciado se os padres estivessem casados. Eles se tornam totalmente disponíveis à instituição que ora pode mandá-los para Paris ora pode enviá-los à Coréia do Sul. O celibato implica cooptar o sacerdote totalmente a serviço, não da humanidade, mas deste tipo Igreja. Ele só deverá amar a Igreja. Quando descobre que ela não é apenas “a santa madre Igreja” mas pode ser madrasta que usa seus ministros para a lógica do poder, se decepciona, deixa o ministério com o celibato obrigatório e se casa. Enquanto esta lógica de poder absolutista e centralizador perdurar, não esperemos que a lei do celibato seja abolida por mais escândalos que aconteçam. O celibato é muito cômodo e útil para ela.

Mas como fica o sonho de Jesus de uma comunidade fraterna e igualitária? Bem, isso é um outro problema, talvez o principal. A partir dele colocaríamos diferentemente a questão do celibato e do estilo de Igreja que seria mais adequado ao sonho do Nazareno.

Por Leonardo Boff

Sociedade - 70 Anos de Humberto Mendonça


Queremos dar os parabéns a esta figura ilustre que fez história no Cariri: Humberto Mendonça, que completou recentemente ( Dia 19 ), 70 anos de existência. Meus sinceros votos de vida longa, muita Paz, Saúde, Alegrias e Prosperidade. E aqui, atendendo a uma curiosidade de algumas pessoas, que sempre me perguntam se eu sou parente de Humberto Mendonça. Creio que diretamente não somos, porque o meu "Mendonça" é dos Mendonça de Farias Brito, e o de Humberto não é. Mas de qualquer modo, somos todos da família Mendonça, e isso nos torna de certo modo, parentes entre si. Aqui vão algumas fotografias da comemoração dos 70 anos de Humberto, que aconteceu no dia 19 de fevereiro, no Fiesta's Buffet, em Fortaleza.:






1a foto: Humberto Mendonça
2a foto: Humberto e sua esposa, Antonieta
3a foto: Humberto e Antonieta com as cunhadas dele, Sinhá e Noélia
4a foto: Com os netos (da esquerda para a direita): Ana Clara, Lucas, Maria Isa, Inácio Filho, Gabriel e Isabelle
5a foto: Humberto com o filho, Humberto Antônio
6a foto: Humberto e Antonieta com as filhas: (da esquerda para a direita): Cybelle, Danyelle e Christina
7a foto: Hora da homenagem! da esquerda para a direita: Homero e Cybelle, Inácio e Christina, George e Danyelle e Humberto Antônio

Fotos enviadas por: Isabelle Mendonça de Carvalho

PULSEIRAS DO SEXO - Por: Evandro Rodrigues

Está chegando uma nova moda entre os adolescentes, são as Pulseiras do Sexo. São pulseiras finas de silicone de diversas cores que aparentemente serveriam somente de acessório da moda, mas por tras de cada cor tem um significado conhecido pelos usuários e difundido diariamente na internet.

São elas:
Amarela: Abraço, Rosa:Mostrar o Peito, Laranja:Dentadinha do Amor, Roxo: Beijo com Língua (talvez sexo), Vermelha: Lap Dance(dança erótica), Verde: Sexo Oral na mulher, Branca: A menina escolhe o que quer, Azul: Sexo Oral no rapaz, Preto: sexo com a menina. existem outras cores tambem que tem o significado menos apelativo.
Como vemos os tempo mudaram, e os valores tambem, porem caba a cada um escolher para si suas opções de vida mas se fere a outrem é digno de avaliação, pois já ocorreram casos em que meninas ja foram estupradas. Fica a pergunta no ar, é necessario a proibição do uso das pulseiras? de quem é a responsabilidade de acabar com essa prática, do governo (em projeto de lei) ou dos pais?.

Olhar pra trás e ver o quanto já construímos! - Dihelson Mendonça


Edição Revisada e Ampliada

Hoje passei o dia vasculhar meu acervo de fotografias. Quase 30.000 em poucos anos. Registros diversos de pessoas, lugares, eventos. E parei para analisar o conjunto. Formamos um grupo forte no Crato, pois temos nas nossas fileiras, verdadeiros soldados dispostos a dar seu sangue e o seu suor pelo nosso Cariri. Amigos há décadas, este grupo insiste em realizar e transcender-se a cada dia.

Quando olho para os colaboradores do Blog do Crato e nos diversos sites do Cariri, como CaririCult, Cariricaturas, Blog do Sanharol, Cariri Agora e outros, é que vejo o potencial que temos à mão. Na verdade, são centenas de pessoas imbuídas num ideal comum de promover o cariri, com suas mais diversas características, dons, habilidades: Escrita, outros com a habilidade da música, outros, das Artes visuais, e outros tantos, com o Dom do Amor, da Generosidade, da Bondade. Nossas fileiras compõe-se de indivíduos valorosos, e vejo pessoas como Armando Rafael ( foto ), Carlos Rafael, José Flávio Vieira, Carlos Eduardo Esmeraldo, Magali, Maria Otília, Océlio teixeira, Mônica Araripe, José Milton Arraes, Camila Arraes, Beto Fernandes, Wilson Bernardo, João Nicodemos, Socorro Moreira, Claude Bloc, Salatiel, José do Vale Feitosa, Antonio Sávio, Domingos Barroso, Archimedes Marques, Rosemary Xavier, Alessandra Bandeira, José Tavares Moreira, Chrystian Marques, Arimatéa dos Santos, Antonio Morais, Dr. Valdetário, Cesar Mousinho, José Cícero, Domingos Luiz, Alexandre Lucas, Gabriella Federico, Lupeu lacerda, Calazans, Nivaldo Soares, José Nilton Mariano, Kaika Luiz, Glauco Vieira...e a lista é imensa mesmo...neste tipo de listagem sempre deixamos alguém de fora ( peço minhas desculpas ).

Tenho certeza de que estamos a construir uma grande obra. Algo magnífico feito por muitas mãos, que certamente está modelando o perfil e reescrevendo a nossa História. E pensar que toda essa "revolução" surgiu há pouco mais de 5 anos, quando éramos apenas um pequeno grupo, jamais imaginamos chegar tão longe.

Acima: Socorro Moreira e João Nicodemos: Dois poetas fasntásticos


Hoje o repórter Wilson Bernardo, crachá na camisa, câmera na mão, já viaja em Fortaleza, e se apresenta em nome do Blog do Crato, e da Rede Blogs do Cariri, entra em qualquer lugar, e faz entrevistas até com o Chico César. Coisa impensável antigamente. Hoje, várias autoridades lêem este espaço, que cada vez mais cresce em credibilidade perante a opinião pública. Este é sem dúvidas, o nosso objetivo maior, o de continuar mostrando o que esta terra tem de melhor. Que esse grupo possa ficar cada mais coeso, mais unido. Porque eu não tenho a menor dúvida, de que tudo aquilo que nos propusermos a fazer, faremos cada vez melhor. Nosso grupo tem tudo, absolutamente Tudo para mudar os rumos do Crato e do Cariri, elevando-o ao topo, equiparando-o às melhores regiões do país, não porque queremos apenas, mas porque temos talento, pessoas que teem o que mostrar, a um mundo sedento de coisas boas para serem vistas, ouvidas e lidas.

Meus Parabéns por esses 5 anos de muita Luta e de Sucesso!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30