xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 março 2010

Crato Perde em Casa Para o Ceará - Coluna Amilton Silva

COLUNA AMILTON SILVA

NE - O especialista em Futebol, Amilton Silva, comenta a derrota do Crato para o Ceará ocorrida na bela tarde de Domingo no Mirandão:

Img_0314a


Como era previsto, a torcida caririense compareceu em grande número ao estádio Mirandão, na tarde de ontem , e proporcionou um belo espetáculo, apesar da concorrência com a TV, que transmitiu a partida ao vivo para todo o estado. No campo de futebol o Ceará não tomou conhecimento do Crato e goleou por 4 X 0. O Azelão resistiu até os 45 minutos do primeiro tempo. Em uma cobrança de falta, a devesa falhou e o meia Geraldo abriu o marcador, logo aos 36 segundos da segunda etapa Geraldo ampliou para 2 X 0, Luizinho e Dinei completaram a goleada do Vovô. Apesar da derrota o Crato permanece em quarto lugar, e só depende de si para ir ao quadrangular final do primeiro turno. Outras partidas foram realizadas neste final de semana pelo Cearense: Horizonte 1 X 1 Guarani (J), Ferroviário 1 X 1 Fortaleza, Maranguape 2 X 0 Boa Viagem, Limoeiro 6 X 1 Itapipoca e Guarany (S) 6 X 0 Quixadá.

Cobertura Fotográfica Amilton Silva:

Estádio lotado. Mais de 3.000 torcedores.

Img_0315a

Na foto abaixo, uma turma de amigos. De pé o nosso querido Nivaldo Soares. E logo à direita, distraído com o telefone celular, o secretário Duda. E mais à direita, o Amilton conseguiu enquadrar o prefeito Samuel Araripe, grande incentivador do Crato Sport Clube. Vemos ainda à frente o nosso amigo Luiz Wellington.

Img_0306a

Mas a tarde mesmo só deu para essa única e famosa torcedora do Ceará que reside em Crato:

Img_0307a

Reportagem e Fotos: Amilton Silva
Comentários: Dihelson Mendonça

Urca se Prepara para Cariri Cangaço 2010

Manoel Severo e Pró-Reitora de Extensão, Professora Arlene Pessoa

Aconteceu na tarde do último dia 26, na sede da Pro-Reitoria de Extensão - PROEX da URCA - Universidade Regional do Cariri, mais uma reunião de trabalho entre a Curadoria do Cariri Cangaço e a Coordenação do evento na Universidade.

A reunião teve como objetivo traçar os principais pontos de atuação da URCA na realização da segunda edição do Seminário Cariri Cangaço, que em 2009, reuniu mais de 70 pesquisadores da temática, de todo o Brasil. Para a Pro-Reitora de Extensão da URCA, professora Arlene Pessoa, a Universidade estará dando todo o apoio para o sucesso deste ano, a exemplo do ano passado.

Foram discutidas as Temáticas que serão coordenadas pela URCA, para a coordenadora do Cariri Cangaço na URCA, professora Ana Christina, "com certeza, a partir de temática tão abrangente, como: Coronéis, Beatos e Cangaceiros, teremos no mínimo 14 Grupos de Trabalho" e conclui: "Agora vamos reunir os professores da Universidade e traçar a estratégia de divulgação dos GT's e acolhimento dos trabalhos, como também a forma de apresentação dos mesmos durante o Cariri Cangaço 2010".
Em sua edição 2010, o Cariri Cangaço, evento a se realizar entre os dias 17 e 22 de agosto; uma iniciativa dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, com o apoio da URCA, ICC - Instituto Cultural do Cariri, Centro Pró Memória, ICVC - Instuto Cultural Vale Caririense, Fundação Memorial Padre Cícero e do blog do Crato; estará promovendo além de todo o conjunto de 19 conferências, um grande Painel de Trabalhos Acadêmicos, coordenados pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Por: Manoel Severo

Antonio Morais vai falar de seu conterrâneo, Zé Clementino no COMPOSITORES DO BRASIL - Rádio Educadora do Cariri - 1020Khz


A.Morais, José Clementino e Pedro de Souza

Por Zé Nilton

Antonio Alves de Morais, folclorista nato, contador de histórias, bom de prosa, alegre e loquaz, como todo bom varzealegrense estará nesta quinta, no COMPOSITORES DO BRASIL, pela Rádio Educadora, às 14 horas, falando do grande compositor brasileiro José Clementino. Todos sabem da importância de Zé Clementino para a música nordestina. Mais ainda: Foi ele quem ajudou a reabilitar o velho Luís Gonzaga, acometido de um ostracismo forçado pelas novas ondas da mídia e da indústria fonográfica. Pois foi justamente o famoso Zé Clementino que, em pleno embalo do iê, iê, iê, com toda aquele barulho dos cabeludos, estimula corajosamente a inclusão de uma música no LP de Gonzagão,em 1967, que veio a ser o carro chefe do disco, e serviu de contraponto para a visibilidade cultural do “Brasil de baixo”.

Xote dos Cabeludos

Composição: José Clementino e Luiz Gonzaga

Cabra do cabelo grande
Cinturinha de pilão
Calça justa bem cintada
Custeleta bem fechada
Salto alto, fivelão
Cabra que usa pulseira
No pescoço medalhão
Cabra com esse jeitinho
No sertão de meu padrinho
Cabra assim não tem vez não.
No sertão de cabra macho
que brigou com Lampião
brigou contra Silvino
quem enfrenta batalhão
amansa burro bravo
pega cobra com a mão
trabalha sol a sol
de noite vai pro sermão
rezar pra Padre Ciço
falar com Frei Damião
No sertão de gente assim
No sertão de gente assim
Cabeludo tem vez não...

Com a companhia graciosa de Morais sem dúvida faremos um programa inesquecível.

Ouça pela Rádio Educadora, 1020, com transmissão em tempo real pelo blog:
www.cratinho.Blogspot.com

Crato prepara 500 Jovens para o Mercado de Trabalho. Sábado foi a Aula Inaugural

"Garantindo Experiência e Credibilidade para o primeiro Emprego"

Um dos grandes problemas porque passam os jovens no mercado de trabalho é a falta de experiência para o primeiro emprego. O mundo competitivo exige experiência. Mas como ter experiência, se o jovem ainda não teve o primeiro emprego? Para romper esse círculo vicioso é que existe o projeto Projovem Trabalhador. Aqui no Crato esse excelente programa capacitou em 2008, 125 jovens para estarem prontos para começarem a trabalhar. O prefeito Samuel Araripe, por sua vez, achou a idéia excelente, e procurou ampliar o programa para que contemplasse 1000 vagas para o Crato, quando da vinda do Ministro do trabalho Carlos Luppi, em setembro de 2009. O Ministro prometeu pensar no assunto. Nos bastidores, começou então um grande trabalho de parcerias suprapartidárias, envolvendo atores da esfera municipal e Federal, no sentido de se realizar esse intento, e finalmente saiu a boa notícia de que para 2010, o Crato teria 500 vagas no projeto Projovem Trabalhador. No último sábado, com a participação de diversas autoridades, dentre as quais devemos destacar a do secretário Sr. André Figueiredo, representando o Ministro Carlos Luppi, Deputado Sineval Roque, além das autoridades municipais encabeçadas pelo prefeito Samuel Araripe, foi realizada a chamada Aula Inaugural, com a presença dos 500 contemplados para este ano. Espera-se que num cronograma rígido de 350 horas/aula, esses jovens no prazo de 6 meses, possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho da região do cariri e principalmente do Crato.

IMG_1675

Aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã

O Governo Municipal do Crato e a Secretaria de Ação Social realizaram no ultimo sábado, dia 27, na quadra Bicentenário, na Praça Alexandre Arraes, a aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. O evento contou com a presença do Chefe do executivo cratense Samuel Araripe, a primeira dama do município Mônica Araripe, secretários municipais e autoridades.

No inicio da solenidade, após a composição da mesa, o jovem Antonio José do Nascimento Caboclo, participante do ProJovem de 2008 relatou sua experiência dizendo que o programa é muito válido para quem busca adquirir mais conhecimento e oportunidade no mercado de trabalho. Em seguida, a coordenadora municipal do ProJovem trabalhador Rosevany Bezerra de Menezes, abordou as inúmeras qualidades do programa e fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Samuel Araripe em conseguir mais vagas para os cratenses. Depois o Sr. André Figueiredo, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho do Estado, que também representou o ministro Carlos Lupi frisou a importância de programas como esse para o crescimento do nosso país. Finalizando a solenidade o Prefeito Samuel Araripe, parabenizou os 500 jovens que participarão do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã de 2010, e alertou que o mercado de trabalho precisa de bons profissionais e o Governo do Crato não vai medir esforços para disponibilizar aprendizado e aperfeiçoamento aos que querem alcançar mais qualidade de vida.

É importante salientar que esse ano, dos 800 inscritos, foram selecionados 500 jovens do município para o Programa que tem como finalidade a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho. O ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã destinará um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, em que terão 350 horas de aulas que serão iniciadas no próximo dia 3 de maio. Serão abertas 20 turmas que receberão além do auxilio financeiro, material pedagógico, instrumentais de profissionalização, fardamento, alimentação, transporte e kit estudantil gratuitos. Jovens de todas as comunidades cratenses serão beneficiados em treze modalidades distintas de profissionalização como Administração, Metalmecânica, Vestuário, Turismo, Arte e Cultura, Artesanato, entre outros.

Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. Para maiores informações, o programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, estará em uma sala especifica na Secretaria de Ação Social, atendendo a todos os interessados.

COMPOSIÇÃO DA MESA:

SAMUEL VILAR DE ALENCAR ARARIPE - PREFEITO MUNICIPAL DO CRATO.

SR.ANDRÉ FIGUEIRÊDO, REPRESENTOU CARLOS LUPI - SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO DO ESTADO.

DRA.ANA MARIA CRUZ - COORDENADORA ESTADUAL DO PROJOVEM TRABALHADOR.

SR.AURICÉLIO ALVES MENDES - COORDENADOR DE PROMOÇÃO DO TRABALHO E RENDA.

SR RONALDO RAMALHO DE QUEIROZ - PRESIDENTE DO CENTRO COMUNITÁRIO STª MARIA.

DRa. EUNICE ULYSSEIA PEIXITO MAIA, DA UNIDADE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO--CRATO - :
SRA.LIDUÍNA ALVES DE ANDRADE - SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL
SRA.ROSEVANY BEZERRA DE MENEZES - COORDENADORA MUNICIPAL DO PROJOVEM TRABALHADOR.

Deputado SINEVAL ROQUE

MÔNICA ARARIPE - Primeira-Dama

ALINE GOMES, REPRESENTANDO OS 500 JOVENS DO PROJOVEM


Cobertura Fotográfica - Dihelson Mendonça

Na foto abaixo, o representante do Ministro Carlos Luppi, secretário André Figueiredo:

IMG_1690

Na foto abaixo, a coordenadora do Projeto em Crato, Rosevany Bezerra

IMG_1656

Mais de 600 pessoas compareceram à quadra Bicentenário no último sábado:

IMG_1675

Na foto abaixo, o autor a ampliação do projeto em Crato, prefeito Samuel Araripe:

IMG_1696

Na foto abaixo, dois convidados de honra: Manoel Severo e a secretária de Cultura do município, Danielle Esmeraldo:

IMG_1636

Ao final do evento, apresentação artística com o "Tio Bibi" que animou a festa:

IMG_1713

Aqui, em mais uma foto, ao lado da primeira dama Mônica Araripe.

IMG_1711

A presença do Deputado Sineval Roque mostra que o projeto foi supra-partidário. Ao seu lado, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho.

IMG_1683

Desejamos a esses 500 jovens, boa sorte, e fazemos votos que com esse preparo nas suas diversas profissões, eles possam brilhar naquilo que se propõe a realizar, e que o mercado de trabalho possa absorvê-los em pouco tempo.

IMG_1704


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça
Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 29 de Março de 2010


Abertas inscrições para Vestibular da URCA

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). No último dia 22, teve início a solicitação de isenção parcial e total das inscrições, na sede da Comissão Executiva do Vestibular, na Rua Teófilo Siqueira, nº 684, Pimenta – Crato-CE. O prazo para solicitar a isenção terminou no dia 25 e o resultado será divulgado no dia 31 de março, na CEV e pela internet. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas na sede da CEV, pela Internet ou em postos autorizados. As inscrições para estão aber

Docente da URCA participa de Congresso Internacional de Pós-Graduação em Direito

A professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Salete Maria da Silva participou, de 22 a 24 de março, como conferencista, do I CONGRESO INTERNACIONAL DE POSGRADO EN DERECHO, promovido pelo Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Nacional Autónoma do México-UNAM. O vento contou com a presença de importantes investigadores do campo jurídico de vários países do mundo (França, Itália, Espanha, México, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Panamá, dentre outros). A docente, representando o Brasil e a URCA, apresentou uma proposta de análise crítica dos fundamentos teóricos-metodológicos caracterizadores da quase totalidade das pesquisas em Direito. Com isso, sustentando a necessidade de mudanças na área e propondo a inclusão da perspectiva de gênero. A proposta, aceita pelos congressistas, consta da ata do mencionado evento, cuja culminância fora a criação da rede internacional de pós-graduação em Direito. Segundo Salete Maria, o próximo passo será a socialização de tais discussões no âmbito da Instituição da qual faz parte, tão logo volte a residir no Brasil e possa compartilhar com docentes e alunos os aportes e experiências conquistados.

Iniciadas inscrições de Processo Seletivo para o Procampo

Estão abertas na Universidade Regional do Cariri (URCA), as inscrições para o Curso de Licenciatura em Educação No Campo – Procampo. O processo de Seleção Especial será formado, exclusivamente, por educadores que atuam na educação básica em escolas públicas do campo e outros profissionais com atividades de educação, como docentes, gestores, monitores, instrutores e coordenadores pedagógicos. Esses profissionais devem estar realizando suas atividades em escolas situadas nas áreas rurais ou projetos sociais vinculados à educação do campo, que preferencialmente não possuem curso de nível superior completo. As inscrições para o Processo de seleção são gratuitas e começam no próximo dia 29 de março a 16 de abril, pelo site http://cev.urca.br. Estão sendo oferecidas, por meio do Procampo, habilitações em Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens e Códigos. O curso, com 30 vagas destinadas a cada um, funcionará no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte. As aulas serão iniciadas no mês de julho deste ano.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 30 de março de 2010.

Plano Nacional de Banda Larga fica fora da estreia do PAC 2


O anúncio da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), feito nesta segunda-feira, não contemplou o Plano Nacional de Banda Larga. O governo federal havia alardeado que o projeto de universalização de internet em alta velocidade já estaria desenhado para o início do PAC 2, mas ainda há pendências. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, os custos do projeto ainda não foram definidos, assim como a reativação da Telebrás, o ponto mais polêmico do assunto. "Isso era pra ter sido feito em março e não conseguimos, por conta de agenda", disse.

"Nós estamos com as linhas gerais prontas, mas temos algumas definições, principalmente o orçamento, o impacto do plano e a forma de operacionalização. Você colocar uma coisa que não está bem definida, ia gerar um elemento de polêmica dentro do PAC 2", apontou. Paulo Bernardo afirmou que há boas condições para que o plano seja concluído em abril, e que a falta de tempo para reunir os envolvidos no assunto é que tem atrasado a conclusão do projeto. Com sua conclusão, o projeto será inserido no PAC 2, disse.

SOFIA FERNANDES da Folha Online, em Brasília GABRIEL BALDOCCHI colaboração para a Folha Online, em Brasília

Cuba, o prazo da revolução venceu - Por: Clóvis Rossi


Lembra-se do "cheguei até aqui", a frase com que o último comunista entre os notáveis, o Nobel José Saramago, despediu-se do apoio incondicional a Cuba, faz sete anos? Naquele momento, Saramago protestava contra o fuzilamento de dissidentes e escrevia, para o jornal espanhol "El País": "Cuba não ganhou nenhuma batalha heroica fuzilando esses três homens, mas perdeu minha confiança, quebrou minhas esperanças, traiu meus sonhos. Cheguei até aqui".

Não muito depois, o escritor português amenizou algo o seu amargor, ao afirmar não ter rompido com Cuba, para acrescentar: "Continuo sendo um amigo de Cuba, mas me reservo do direito de dizer o que penso, e de dizê-lo quando achar que devo dizê-lo". Pois bem: agora, é a vez de outro amigo famoso da revolução cubana dizer o mesmo que Saramago. Chama-se Silvio Rodríguez, uma espécie de Chico Buarque de Hollanda cubano, uma das principais vozes da revolução. Na sexta-feira, o "cantautor" propôs derrubar a letra "r" da palavra "revolução", para deixar apenas o que sobra, ou seja, "evolução".

Bela e elegante maneira de fazer o seu "cheguei até aqui" e de dizer que, agora, é hora de "revisar montões de coisas, montões de conceitos, até instituições". Silvio Rodríguez tocou até no grande tabu da revolução --e de toda a esquerda--, ao dizer que é "mentira" culpar o embargo norte-americano por tudo o de ruim que aconteceu e acontece a Cuba. "Nós sabemos que temos culpa também e creio que vamos ser melhores e vamos ser maiores se o reconhecermos". Como se vê, trata-se da crítica de um revolucionário, que não renega a revolução, mas é capaz de ver defeitos nela, como é natural que existam em toda obra humana. Afinal, como disse recentemente o outro grande músico cubano, Pablo Milanés, é necessária "outra revolução" porque "o sol enorme que nasceu em 1959 [o ano do triunfo de Fidel Castro e os seus guerrilheiros] se encheu de manchas, ao ficar velho".

Pois é. O prazo de validade da revolução venceu, na visão até de seus amigos, cubanos ou não. Quando será que os amigos brasileiros de Cuba terão a decência e a coragem de apontar as manchas no seu "sol enorme"?

Fonte: Clóvis Rossi é repórter especial e membro do Conselho Editorial da Folha, ganhador dos prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano. Assina coluna às quintas e domingos na página 2 da Folha e, aos sábados, no caderno Mundo. É autor, entre outras obras, de "Enviado Especial: 25 Anos ao Redor do Mundo e "O Que é Jornalismo".

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Primeiro Bisneto! - Por: José Helder França



Primeiro Bisneto!

Foi em março que chegou
Bonito como ele só
O bebê que Deus mandou
De presente prá vovó
Ele chegou lá do Céu
O pequenino MIGUEL
Um bibelô, belezinha!
Chegou pois, naquele dia,
Para abraçar com alegria
Davi, Haidyne e Monquinha

Foi em março minha gente
Não foi antes nem depois
Que aqui chegou o presente
Foi no dia vinte e dois
Deus não passa nem previne
Nem Davi nem Haidyne
Esperava neste dia
Mas isso é coisa do Céu
Jesus mandou o MIGUEL
Antecipando alegria

Parabéns. Estou feliz
Fazendo rima completa
Pois este meu verso diz
Da inspiração do poeta
Mais uma estrela que brilha
Mais um ente da família
Que enalteço com afeto
São versos feitos com amor
Do poeta bisavô
Para o primeiro bisneto!

Fortaleza-CE, 22 de Março de 2010
José Helder França

BlogSaúde - Velho inimigo pode ajudar a evitar mal de Alzheimer, afirma cientista


Proteína A-beta pode ser parte das defesas do cérebro contra bactérias. É ela que, acumulada em placas, destrói sinais entre conexões nervosas.

Durante anos, uma teoria bastante popular dizia que um dos principais vilões no mal de Alzheimer não passava de um produto inútil, de que o cérebro nunca se livrou adequadamente. O material, uma proteína chamada beta-amiloide, ou A-beta, se acumula em duras placas que destroem os sinais entre conexões nervosas. Quando isso ocorre, as pessoas perdem a memória, sua personalidade se altera, e elas deixam de reconhecer amigos e familiares.

Porém, agora pesquisadores de Harvard sugerem que a proteína tem uma função real e inesperada – ela pode ser parte das defesas comuns do cérebro contra bactérias e micróbios invasores. Os cientistas misturaram A-beta com micróbios, como estafilococos e pseudomonas. Ela matou 8 de 12

Outros pesquisadores de Alzheimer dizem que as descobertas, relatadas no periódico científico "PLoS One", são intrigantes, embora não esteja claro se levarão a novas formas de prevenir ou tratar a doença. Amostras do cérebro de pacientes com Alzheimer eram 24% mais ativas em matar as bactérias. A nova hipótese surgiu em 2007, num laboratório da Faculdade de Medicina de Harvard. O principal pesquisador, Rudolph Tanzi, professor de neurologia que também dirige a unidade de genética e envelhecimento no Hospital Geral de Massachusetts, disse estar examinando uma lista de genes que, aparentemente, estavam associados ao Alzheimer.

saiba mais

Para sua surpresa, muitos se pareciam com genes associados ao chamado sistema imunológico inato, um grupo de proteínas que o corpo utiliza para combater infecções. O sistema é particularmente importante no cérebro, pois anticorpos não conseguem atravessar a barreira hematoencefálica, a membrana que protege o cérebro. Quando o cérebro é infectado, ele depende do sistema imunológico inato para protegê-lo. Naquela noite, Tanzi entrou na sala de um pesquisador mais novo, Robert Moir, e mencionou o que havia visto. Moir entregou uma planilha a Tanzi. Era uma comparação entre a A-beta e uma proteína bastante conhecida do sistema imunológico inato, a LL-37. As semelhanças eram excepcionais. Entre outras coisas, assim como a A-beta, a LL-37 tende a se agrupar em minúsculas esferas rígidas. Em roedores, a proteína que corresponde à LL-37 protege contra infecções no cérebro. Pessoas que produzem níveis baixos de LL-37 sofrem maiores riscos de infecções graves e têm níveis mais altos de placas ateroscleróticas, crescimentos arteriais que impedem o fluxo sanguíneo. Os cientistas mal podiam esperar para ver se a A-beta, como a LL-37, matava micróbios. Eles misturaram A-beta com micróbios que a LL-37 mata – listeria, estafilococos, pseudomonas. Ela matou 8 de 12.

“Fizemos os experimentos exatamente como eles foram feitos durante anos”, diz Tanzi. “A A-beta foi tão potente ou, em alguns casos, mais potente que a LL-37.”
Pacientes com Alzheimer têm cérebros inflamados, mas não estava claro se o acúmulo de A-beta era causa ou efeito da inflamação. Em seguida, os pesquisadores expuseram o fungo Candida albicans, uma das principais causas da meningite, a tecidos das regiões cerebrais do hipocampo de pessoas que haviam morrido de Alzheimer, e de pessoas da mesma idade que não tinham demência ao morrer.

Amostras do cérebro de pacientes com Alzheimer eram 24% mais ativas em matar as bactérias. Mas, se as amostras fossem previamente tratadas com um anticorpo que bloqueava a A-beta, elas não matavam o fungo com mais eficácia que o tecido cerebral de pessoas sem demência. Sabe-se que pacientes com Alzheimer têm cérebros inflamados, mas não estava claro se o acúmulo de A-beta era causa ou efeito da inflamação. Talvez, explica Tanzi, os níveis de A-beta subam como resultado da reação do sistema imunológico inato à inflamação; pode ser uma forma de o cérebro reagir a uma infecção percebida. Pesquisador tem um histórico de ideias incomuns sobre o mal de Alzheimer que acabam se mostrando corretas

Mas isso significa que a doença de Alzheimer é causada por uma reação excessivamente enérgica a uma infecção? Essa é uma razão plausível, junto a reações a ferimentos e inflamações e os efeitos de genes que causam níveis de A-beta mais altos que o normal, afirma Tanzi. Entretanto, alguns pesquisadores dizem que nem todas as partes da hipótese do sistema imunológico inato A-beta se encaixam. Norman Relkin, diretor do programa de doenças da memória no hospital NewYork-Presbyterian/Weill Cornell, diz que embora a ideia seja “inquestionavelmente fascinante”, as evidências são “um pouco frágeis”. Steven DeKosky, pesquisador de Alzheimer, vice-presidente e reitor da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, aponta que cientistas há muito buscam por evidências ligando infecções ao mal de Alzheimer – terminando geralmente de mãos vazias.

Contudo, se Tanzi estiver certo sobre a A-beta fazer parte do sistema imunológico inato, isso levantaria questões sobre a busca por tratamentos para eliminar a proteína do cérebro. “Significa que você vai querer acertar a A-beta com um martelo”, diz Tanzi. “Isso nos diz que precisamos do equivalente a uma estatina para o cérebro, de forma a reduzir seu funcionamento sem desligá-la.” (Tanzi é co-fundador de duas empresas, Prana Biotechnology e Neurogenetic Pharmaceutical, que estão tentando enfraquecer a A-beta). Relkin avalia que, mesmo que a A-beta não faça parte do sistema imunológico inato, não seria uma boa ideia removê-la completamente, junto às bolas duras de placas que ela forma no cérebro. No passado, segundo Relkin, cientistas supuseram “que a patologia era a placa”. Hoje, ele compara a remoção das placas a desenterrar balas de um campo de batalha. Quanto mais balas numa região, mais intensa foi a batalha. Mas “desenterrar balas não vai alterar o resultado da batalha”, explica. “A maioria de nós não acredita que remover placas do cérebro seja a solução final.”

Porém, outros cientistas não ligados à descoberta dizem estar impressionados com as novas informações. “Isso muda nossa maneira de pensar sobre Alzheimer”, afirma Eliezer Masliah, que chefia o laboratório de neuropatologia experimental da Universidade da Califórnia, câmpus de San Diego. Masliah está intrigado com a ideia de que conglomerados de A-beta possam matar bactérias e neurônios pelo mesmo mecanismo. Ele lembra que Tanzi tem um histórico de ideias incomuns sobre o mal de Alzheimer que acabam se mostrando corretas. “Creio que ele esteja perto de algo importante”, conclui Masliah.

Fonte: G1

MEU TIO ALMIR - Uma vez Flamengo - Por Xico Bizerra

Seu Almir era um homem bom, só fazia o bem e nunca acreditou em Deus. Fazia uma exigência, metódico que era: quando morresse, que seu cortejo fúnebre desviasse pela rua de trás, evitando passar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha. Fez até um mapa detalhando o roteiro a ser cumprido.
Estava tudo preparado para esse dia, por ele mesmo, desde a bandeira do Flamengo a ser colocada sobre o caixão até o discurso de despedida, por ele próprio redigido e que seria lido por Altamiro, seu amigo, aposentado do BB e flamenguista como ele.
Proibido estava que se fizesse qualquer oração, sequer um Pai-Nosso. Altamiro foi-se antes, coração atropelado por um enfarte desgovernado e sem freios.
Seu Almir morreu num domingo, na hora da missa das sete e seu sepultamento foi às quatro da tarde, quando se iniciava a novena em louvor à Virgem Maria.
A rua estava lotada de fiéis e seus amigos o acompanharam da Pedro II até o cemitério pela rua que fica por trás da Igreja. Se houve reza, foi baixinho e ninguém ouviu. Mais tarde, o Flamengo ganhou do Vasco por 1x0. Da arquibancada do céu ouviu-se um grito de gol embrulhado num manto rubro-negro.
Por Xico Bizerra

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30