xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 março 2010

Homenagem a Dr. Ossian de Alencar Araripe - Missa de 3 anos do seu Falecimento - Por: Dihelson Mendonça


Um Ilustre Cratense

"Há exatamente 3 anos, no dia 26 de Março de 2007, falecia vítima de uma das grandes tragédias acontecidas recentemente no Ceará, em lamentável incêndio em plena Avenida Beira-Mar em Fortaleza, o ilustre político Cratense, Dr. Ossian de Alencar Araripe, que foi prefeito do Crato, de 1955 a 1959 pela UDN, e chegou a exercer nada menos do que seis mandatos de deputado federal (1963-87) e ainda presidiu a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) . A lista de benefícios que o Dr. Ossian Araripe trouxe para o Crato é incomensurável, tendo suas qualidades reconhecidas até por seus opositores. Amado pelo seu povo, certamente sua imagem permanecerá gravada para sempre no coração de todos os Cratenses de boa índole, e perpetuada através das inúmeras homenagens que lhe são conferidas todos os anos, bem como através do nome de um Bairro Inteiro na nossa cidade, merecidamente.

Pai do não menos ilustre e atual prefeito do Crato, Dr. Samuel Vilar de Alencar Araripe, que percorre os mesmos caminhos trilhados, Dr. Ossian Araripe pertence à linhagem dos grandes homens que construíram a história viva do Crato, ao lado de Alexandre Arraes, Pedro Felício Cavalcante, J. de Figueiredo Filho e tantos outros que com seu suor e suas lágrimas, souberam escrever o nome do Crato nos quadros do futuro, deixando a semente para que nós possamos hoje, colher os frutos e olharmos para esta geração e as próximas, com a certeza de que trilhamos os rumos do desenvolvimento, porque nossos antepassados souberam cumprir seus deveres, e aquilo que o povo esperou deles. Ouso afirmar que se o Crato teve na metade do século XX e posteriormente, um período Áureo em que a cidade se tornou o real Pólo de desenvolvimento e referência nas Artes, na Cultura, nas Letras do Cariri, certamente que se deve a ter existido esses grandes cidadãos que com a força do seu trabalho, souberam impulsionar o Crato nos rumos do desenvolvimento, da Liderança e do Progresso. Porque imbuídos daquilo que todos nós temos de melhor: O Patriotismo e o Amor às grandes causas, não se deixaram abater diante dos obstáculos da vida, e se tornaram vencedores. Que essa luta, essa garra e essa fibra possam servir-nos de farol a guiar esta e as futuras gerações para que assim como Dr. Ossian de Alencar Araripe, possamos imprimir nosso próprio nome nos caminhos indefinidos do futuro, assegurando-nos para o Crato, que tanto precisa, a senda do desenvolvimento e de melhores dias para todo o seu povo.

Hoje eu desejo os pêsames à família enlutada de Dr. Ossian Araripe, pelo aniversário do lamentável incidente que lhe tirou a vida. Mas ao mesmo tempo, sabemos que certamente, no Céu ou no Olimpo, no lugar reservado aos grandes heróis, há um espaço especial, dedicado ao Dr. Ossian e a tantos outros que merecem estar neste pé de igualdade, por promover o justo reconhecimento que o Crato mereceu e merece diante das cidades mais desenvolvidas do Brasil. Que este nobre cidadão que carrega consigo até no nome e no seu coração o verde da Chapada do Araripe, possa vislumbrá-la de longe e provar dos frutos que hoje são colhidos, porque ele soube plantar, para que nós outros, hoje, possamos colher e compartilhar com todo o nosso povo da mesma felicidade, da alegria e do entusiasmo que o guiaram sempre, na luta por um mundo melhor."

Por: Dihelson Mendonça
ADMINISTRADOR DO BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com


Conheça mais

Ossian de Alencar Araripe nasceu em 29 de setembro de 1923, na cidade do Crato, fez curso científico no Liceu do Ceará e se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 08 de setembro de 1948. Ossian Araripe foi prefeito do Crato (1955-59) pela velha UDN. Exerceu seis mandatos de deputado federal (1963-87) e presidiu a Arena (Aliança Renovadora Nacional. Em 2006, Ossian Araripe foi homenageado pela Prefeitura do Crato com o troféu da Corrida de São Sebastião por suas realizações pelo esporte cratense e com o troféu Excelência 2005 pela criação da antiga Guarda Municipal. Na ocasião, o homenageado registrou o exemplo de trabalho e de família, e que ficava feliz em ter ao seu lado seus pais, seus maiores exemplos de vida, e fez um chamamento a que o povo do Crato busque a consolidação do Crato como uma cidade em desenvolvimento, em busca de seu espaço na política cearense. É pai do atual prefeito do Crato, Samuel Araripe.

A missa de Dr. Ossian Araripe acontecereu ontem, dia 26, às 17 horas, na Capela do lameiro.

Blog do Crato Estatísticas - 68.000 acessos nos 2 últimos meses !

E agora, trazemos as estatísticas registradas por nosso contador, que se localiza do lado direito do Blog. Foram registrados mais 68.000 acessos comparando-se os dois últimos meses. Um pouco menos do que a média projetada de 40.000 acessos no mês de Janeiro e Dezembro de 2009. Em compensação, percebemos uma tendência de crescimento. Ontem, por exemplo, dia 25 de Março, atingimos 1728 acessos. Em parte, esses acessos se dão em razão das novas pessoas que agora percorrem as salas de bate-papo e entram pela primeira vez no Blog. Com a liberação dos comentários, a retirada da necessidade de cadastramento no site Google, essa tendencia é aumentar ainda mais nos próximos meses. É interessante observar os dias no mês que tiveram mais acesso e o tipo de postagem que provocou isso.

Abraços, Dihelson Mendonça


blog do crato estatisticas

Quadro dos dias de Março: Repare que hoje, dia 26 ainda não atingimos a nossa costumeira meta de 1200 a 1500 acessos, porque no momento, são apenas 15 horas e o fechamento das estatísticas ocorrem à meia-noite:

blog do crato estatisticas 02


Blog do Crato

A Referência do Crato na Internet
www.blogdocrato.com
Seja um Patrocinador - Divulgue seu Negócio

Sociedade Blog do Crato - Edição II - Parabéns, José Milton Arraes !

Jose Milton Arraes 2


E
olha só, mesmo atrasado, pois transcorreu no último dia 24, não poderíamos deixar de mandar um abraço especialíssimo e um feliz Aniversário a ele que é um dos maiores incentivadores do Blog do Crato. Uma pessoa que está conosco desde o início, dando força, conselhos muito úteis e ponderados. Nosso querido amigo José Milton Arraes. Meus parabéns, meu dileto amigo! Que essa data se repita por muitos e muitos anos, de PAZ, de saúde e de harmonia. Esse é o nosso desejo. Essa será a sua realidade!

Por: Dihelson Mendonça
Em nome de todos os seus amigos e colegas aqui da cidade do Crato

Sociedade Blog do Crato

Aniversário da nossa Colega Rosemary Borges Xavier

Queremos dar os parabéns a 2 pessoas importantes para o nosso Blog. Dois membros ilustres que fazem aniversário nesta data. A primeira é nossa simpática colega Rosemary Borges Xavier, Engenheira Florestal radicada em Recife, que tem contribuído sobremaneira para a manutenção e o funcionamento das nossas recem incorporadas Salas de Bate-Papo do Cariri, onde promovemos o encontro da comunidade internáutica do Cariri. Para você Rosemary ( Rose ), os meus cumprimentos de Feliz Aniversário, e votos de que essa data se repita por muitos e muitos anos de vida plena e Feliz. Toda a Felicidade pra você.

Aniversário de Raimundo Bezerra Filho

IMG_2401

E o segundo homenageado é nosso amigo também, colega de trabalho e de Blog, Raimundo Bezerra Filho, que por uma coincidência do destino ( rs rs ) é também o Vice-Prefeito da nossa querida Cidade. Raimundão, meu amigo, Eu não me esqueceria de seu aniversário, ainda que você tenha tentado todo o possível para se esconder das homenagens, eu acabei sabendo, viu? Um grande abraço, Feliz Aniversário, e que você possa ser sempre um cidadão brilhante para essa cidade, como seu Pai, meu querido amigo Raimundo Bezerra foi também. Um grande abraço.

A mais nova Vovó Ilustre do Crato - Mônica Araripe

IMG_7829b

E agora uma homenagem muito especial. Ela, que sempre foi uma das grandes incentivadoras do Blog do Crato quando muitas vezes pensávamos em desistir de tudo, uma pessoa fantástica que quem está perto só recebe a alegria, o contágio do seu entusiasmo e não deixa a peteca cair, está felicíssima porque finalmente um sonho seu, se realizou. Agora, vovó pela primeira Vez, minha cara amiga Mônica Araripe, e seu novo Netinho Miguel, filho de Davi Araripe e Haydine, um belo casal que encanta a nossa sociedade. Parabéns pelo nascimento do Miguel, e desejos de que ele logo logo, também será um dos membros do nosso Blog do Crato, escrevendo aqui as suas primeiras e lindas crônicas. Parabéns ao amigo Davi Araripe, que agora sabe o que é verdadeiramente ser pai pela primeira vez, e para a amiga Haydine também, que com certeza, será uma super mãe para este garotinho lindo, que nasceu no último dia 22 de Março, sendo o mais novo membro da família Araripe do Crato que descende de uma linhagem nobre que incluiu membros ilustres como o falecido político Ossian de Alencar Araripe.

Por: Dihelson Mendonça

Revolução Tranquila - Postado por Océlio Teixeria

"A criação do Instituto Centec em 1999 introduziu uma política inovadora sob a liderança do deputado Ariosto Holanda que se tornou referência nacional para educação profissional e tecnológica no país, sendo adotada pelo governo federal. Foi um diferencial que veio para ficar: resgatou a função do Estado aplicada a uma ação no interior do Ceará e colocou na agenda da sociedade cearense a premência da manutenção de políticas públicas de capacitação profissional.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), os Centros Vocacionais Técnicos (CVTec) e as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) constituem o Instituto Centec. A educação tecnológica e profissional é ofertada nos CVTs na modalidade inicial e continuada; os CVTec ofertam ensino técnico de nível médio e as Fatecs educação superior. A instituição preencheu uma lacuna e naquele momento foi pioneira na construção de uma política estadual integrada.

Hoje, três instituições conduzem a política de educação tecnológica e profissional sob a liderança do governador Cid Gomes, sensível ao ideário e que norteia as ações. São as Escolas de Educação Profissional da Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Instituto Centec. Temos também a participação do Sistema S.

A Seduc já implantou 59 das 107 Escolas de Educação Profissional com ensino médio em tempo integral previstas para o atual governo. O IFCE possui 17 campi no Ceará. O governo constrói o Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) no Complexo Portuário e Industrial do Pecém, o Centro de Educação a Distância, em Sobral e duas Fatecs & em Itapipoca e Iguatu, que vêm integrar a
rede do Centec.

Ao assumir a presidência do Instituto Centec participo deste momento histórico no contexto de um Plano de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará multi-institucional com foco na qualificação. O Sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará aponta no seu Plano metas para a educação para o trabalho, caminho para a conquista de melhor qualidade de vida.

Conforme o Inaf-Ibope existem no país 85 milhões de analfabetos funcionais. O processo de desenvolvimento para ter sustentabilidade há de fazer a inclusão social. Para isso, o melhor instrumento que é a educação profissional. A qualificação dos trabalhadores é fator para atração de investimento e empresas.

O Ceará na atual gestão vive uma revolução tranquila, ao definir rotas institucionais para a transformação social com investimento na indústria de cérebros, numa gestão estratégica do conhecimento. A educação profissional e tecnológica é mecanismo eficaz de ascensão social e promoção da distribuição da riqueza. É a garantia de que os cearenses podem ter participação direta nos benefícios que a economia do Estado terá com a implantação da siderúrgica, refinaria e termelétrica e mineração, entre outros investimentos estruturais que estão sendo viabilizados pelo governo estadual. "

Por Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Fonte: O POVO

Como se não houvesse amanhã ; Renato Russo - 50 Anos - Postado por: José Flávio

Se estivesse vivo, Renato Russo, líder do extinto grupo Legião Urbana, completaria 50 anos neste sábado (27). Da Globo.com. O aniversário será comemorado com novidades, entre eles um CD, um livro e uma produção para o cinema.

Nas livrarias, Renato é relembrado na obra “Como se não houvesse amanhã”. Organizado pelo escritor Henrique Rodrigues, o livro traz 20 histórias inspiradas em músicas da Legião Urbana, como "Tempo perdido" e "Eduardo e Mônica", cada uma escrita por um autor diferente. O início da trajetória do ídolo morto em outubro de 1996 também será o tema do filme "Somos tão jovens", de Antônio Carlos Fontoura, que começa a ser rodado em Brasília, no segundo semestre.
Além disso, especiais de TV estão programados para este sábado. A MTV reprisa o "Acústico MTV Legião Urbana" e a entrevista feita por Zeca Camargo com Renato Russo, em 1993. Na TV Globo, o programa "Altas Horas", apresentado por Serginho Groisman, receberá Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ex-companheiros de Renato na Legião, para falar sobre o grupo e tocar sucessos. Junto com Dado e Marcelo participarão os músicos Rogerio Flausino, Dinho Ouro-Preto, André Gonzáles, Fernando Catatau e Toni Platão.


"Duetos"

Na próxima semana, chega às lojas o álbum “Duetos” (EMI) que, entre registros já conhecidos e outros inéditos, traz Russo em 15 encontros em que divide os vocais com artistas como Dorival Caymmi, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Marisa Monte e Cássia Eller.


Foto: Marcelo Fróes/Arquivo pessoal
O cantor Renato Russo

Idealizador e produtor executivo do projeto, Marcelo Fróes conta como surgiu a ideia de compilar gravações antigas com novas montagens realizadas a partir de arquivos pessoais do cantor. “Já existia a vontade de fazer algo assim há bastante tempo. Sempre soube que havia material em quantidade para se montar um álbum. Utilizei 25 fitas, todas muito bem guardadas, que digitalizei e ouvi em um estúdio. Passei alguns dias ouvindo tudo. Selecionei os takes de voz, escolhi as músicas e os artistas que seriam convidados. Tudo com a aprovação da família de Renato”, disse Fróes.

Fita avariada

Mas alguns dos duetos não foram tão simples de resgatar. “Celeste”, demo que Marisa Monte e o cantor gravaram juntos em dezembro de 1993. Na época, Marisa fazia a pré-produção de seu CD “Verde anil amarelo core de rosa e carvão”. “Foi difícil nem tanto pela qualidade da gravação, mas sim pelo do estado de conservação físico da fita DAT, que é uma mídia bem frágil. A própria Marisa a localizou, e estava amassada. Tive que levar para um estúdio em São Paulo e recuperá-la. Ficamos todos com o coração na mão, sem saber se ia dar certo. Mas deu. Em cima dessa demo, Marisa e o produtor Carlos Trilha trabalharam o arranjo e inseriram novos instrumentos. Mais tarde, essa canção se transformaria em “Soul parsifal”, lançada pela Legião no álbum ‘A tempestade’, em 1996”, explicou Fróes.

"Uma gata"

A faixa de abertura do CD, “Like a lover” (“O cantador”) permaneceu inédita por 15 anos. De autoria de Dori Caymmi e Nelson Motta — que ganhou uma versão em inglês nos anos 60 — foi finalizada com a voz de Fernanda Takai, da banda mineira Pato Fu. “Esta é sobra do disco ‘Equilíbrio distante’, de 1995. Já havia sido gravada por Elis Regina na era dos festivais. Renato conhecia a versão em inglês, com o Sergio Mendes & Brasil 66, de um disco que ouvia quando criança. O take que utilizamos para compor este dueto tinha o Renato cantando alguns trechos e cantarolando outros. Então percebi que a voz dela poderia entrar justamente nestes momentos”, disse Fróes, explicando a participação da vocalista do Pato Fu no disco. “Ele gostava muito do grupo e adorava a Fernanda. Era fã mesmo. Dizia que ela era uma gata, mas de uma forma divertida”, relembrou.



Foto: Marcelo Fróes/Arquivo Pessoal
Caetano Veloso durante gravação da faixa "Change partners"

Ainda entre os duetos “virtuais”, em que convidados adicionaram voz posteriormente, a partir de gravações já existentes de Renato Russo, Fróes destaca a participação de Caetano Veloso em “Change partners”. A canção foi gravada por Tom Jobim e Frank Sinatra no álbum clássico lançado pelos dois em 1967. “Caetano é a única voz masculina entre os duetos póstumos, produzidos por Clemente Magalhães. Em todos os outros tivemos cantoras”, destaca Fróes, listando Leila Pinheiro (“La solitudene”), a italiana Laura Pausini (“Strani amore”), Célia Porto (“Come fa un’onda”), além da supracitada Fernanda Takai. O repertório de “Duetos” se completa com participações do vocalista da Legião Urbana em discos de outros artistas, como 14 Bis (“Mais uma vez”), Erasmo Carlos (“A carta”), Paulo Ricardo (“A cruz e a espada”), entre outros, além de gravações retiradas de especiais para a TV, caso dos encontros com Herbert Vianna durante “Paralamas & Legião”, produzido pela TV Globo, em 1988; e com a cantora Adriana Calcanhotto no programa “Por acaso”, apresentado por José Maurício Machline.

A parte burocrática do projeto, que envolve licenciamentos e autorizações e poderia atrapalhar na liberação de fonogramas e nas participações de outros cantores, foi bem menos complexa e traumática do que se poderia imaginar. A avaliação é do próprio produtor. “Dá trabalho, mas a coisa melhorou muito de um tempo pra cá. Antes tudo era ‘não’, até segunda ordem. Porque qualquer coisa envolvia milhões em dinheiro. Hoje as pessoas estão tendo que se unir, porque o mercado acabou. Está enganado quem pensa que este projeto vai render muito dinheiro. Não existe mais isso. Infelizmente já não se vende mais o tanto que vendia antigamente”, lamenta.

"Hipocrisia"

Fróes também se adianta em responder aos críticos, que costumam rotular projetos como este de “caça-níqueis” e “oportunistas”.

Foto: Marcelo Fróes/Arquivo pessoal Carmem Manfredini, irmã de Renato Russo, visita o produtor Clemente Magalhães (à esq.) e Marcelo Fróes no estúdio

“Levo essas porradas porque Renato Russo vende. Isso é uma hipocrisia. Aliás, considero uma grande sacanagem com ele. ‘Duetos’ não foi feito porque vende, e sim porque a família dele me conhece, porque existem fãs interessados em sua obra. E faço porque gosto dele”, desabafa Marcelo, comparando o resgate do espólio do cantor com outros trabalhos. “Já fiz alguns projetos sobre Jackson do Pandeiro e ninguém nunca falou isso. E Jackson do Pandeiro vende. Aliás, vende muito. Mas nunca se preocuparam em falar mal. Mas é porque não sabem que vende muito ou porque não é famoso no Baixo Gávea”, pontua. Para a alegria dos fãs, ele adianta que mais material referente ao vocalista da Legião Urbana deve ser editado ainda em 2010. “Teremos mais coisas sim: sobras, curiosidades... Esse é o ano do Renato, né? Mas as últimas coisas inéditas, que são “Like a lover” e “Celeste”, soltamos no ‘Duetos’. Aguardem”.

Veja o repertório completo de "Duetos":

1 - "Like a lover", com Fernanda Takai
2 - "Celeste", com Marisa Monte
3 - "Vento no litoral", com Cássia Eller
4 - "Mais uma vez", com 14 Bis
5 - "A carta", com Erasmo Carlos"
6 - "A cruz e a espada", com Paulo Ricardo
7 - "Cathedral song/Catedral", com Zélia Duncan
8 - "Change partners", com Caetano Veloso
9 - "Strani amori", com Laura Pausini
10 - "La solitudine", com Leila Pinheiro
11 - "Come fa un'onda", com Célia Porto
12 - "Só louco", com Dorival Caymmi
13 - "Esquadros", com Adriana Calcanhotto
14 - "Nada por mim", com Herbert Vianna
15 - "Summertime", com Cida Moreira

No meu Santuário, até São Benedito tem voz. por Elmano Rodrigues Pinheiro


Como posso ser contra a Igreja?
Nasci filho de Maria em um 31 de agosto, sob as bençãos de São Raimundo Nonato, e batizado pelo Padre Nonato, entre um gole de aguardente, e um olhar carinhoso para as suas ajudantes da Igreja, pois afinal de contas ninguém é de ferro. Aos oito anos sob a proteção da Imaculada Conceição, fui para o Colégio São José em Missão Velha receber a doutrina dos Irmãos Maristas,do Bem-Aventurado Marcelino Champagnat, e depois discípulo do Monsenhor Montenegro, grande educador que o Cariri tanto venera. Durante a vida inteira no meio de terços e ladainhas, fui aprendendo a ver a verdadeira realidade da vida, e fazer dos seus exemplos, o meu ponto de equilibrio para olhar o próximo, não aquele que está mais perto, mais aquele em que possa estender a mão a procura de um melhor caminho. Ajudei a construir igrejas, e hoje ajudo a construir vidas, afinal de contas elas passam muito rápido, e às vezes não nos sobra tempo nem para olhar as sementes que plantamos nessa nossa caminhada.

Convite à Imprensa do Cariri para a cobertura da Aula Inaugural do ProJovem Trabalhador em Crato. Hoje, Sábado, 9h


A
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato convida toda a imprensa do Cariri a se fazer presente hoje, sábado, dia 27 de Março, na quadra bicentenário, na Praça Alexandre Arraes, para a aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Todos os veículos de Imprensa estão sendo convocados a fazer a cobertura deste importante evento, que contará com as presenças do Prefeito Samuel Araripe, além de outras autoridades a nível municipal, estadual e federal. O Evento é promovido pelo Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social.

Foram selecionados 500 jovens do município, dentre mais de 800 inscritos no Programa que tem como meta a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e destinará um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, e mais de 350 horas de aulas. Serão abertas 20 turmas que receberão além do auxilio financeiro, material pedagógico, instrumentais de profissionalização, fardamento, alimentação, transporte e kit estudantil gratuitos.Jovens de todas as comunidades cratenses serão beneficiados em treze modalidades distintas de profissionalização como Administração, Metalmecânica, Vestuário, Turismo, Arte e Cultura, Artesanato, entre outros.

Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. As informações sobre os classificados podem ser vistas nas secretarias de Educação e Ação Social, e também no site da Prefeitura Municipal. O acesso pode ser feito pelo www.crato.ce.gov.br. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a coordenadora Rosevany Bezerra de Menezes - 88 9966-8268 , ou com a Assessoria de Imprensa - 88 8814-5169. Toda a Imprensa do Cariri está convidada a fazer a cobertura deste importante Evento para o município do Crato.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Recapeamento da Avenida perimetral e Apoio ao Futebol - Por: Assessoria do Dep. Sineval Roque


RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DA AVENIDA PERIMETRAL ENTRARÁ EM FASE DE LICITAÇÃO.

Atendendo à reivindicação do Deputado Sineval Roque, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Infra-Estrutura, autorizou a liberação de recurso para que seja feita a recuperação asfáltica da perimetral CE – 292 – acesso leste para o Crato, entre o viaduto e o posto fiscal da batateira com extensão de 4,5 Km. No próximo dia 31 de Março o projeto orçado em R$ 1.843.335,55 entrará para fase de licitação.

No dia 11 de Fevereiro desse ano O deputado Sineval Roque (PSB) enviou um ofício solicitando ao Departamento de Edificações e Rodovias (DER) a recuperação desse trecho que dá acesso à cidade do Crato. Segundo Roque, esse é um dos trechos mais importantes do município do Crato. “A perimetral CE - 292 serve de passagem do município do Crato para outros municípios da Região do Cariri. Com o recapeamento, o posto de fiscalização que funciona no local poderá exercer melhor sua função, já que o fluxo de carros e caminhões é intenso” avalia Roque.

DEPUTADO SINEVAL ROQUE OFERTA AJUDA PARA JOGADORES DO TIME DO CRATO

Antes do início do Jogo Maranguape x Crato na noite dessa Quinta-Feira, dia 25/03, o Deputado Roque informou a Imprensa Cratense que estaria oferecendo um incentivo para os Jogadores do Time do Crato caso fosse confirmada a vitória sobre o time do Maranguape. Posteriormente, foi concretizada a vitória heróica do Crato Esporte Clube no jogo, com gol marcado ainda no Primeiro Tempo. O Deputado Sineval Roque, como é sabido, é patrocinador oficial do Time do Crato.

Fonte:
Assessoria Parlamentar do Deputado Sineval Roque

88- 3523 2438
85 3277 2562

ÁGUA - VIDA - MEIO AMBIENTE - Por: José de Arimatéa dos Santos

A água é uma substância essencial para a vida de todos os seres vivos. Ninguém vive sem o precioso líquido. A água representa 70% da massa do corpo humano. Um ser humano pode ficar até 50 dias sem comer, mas não aguenta 4 dias sem ingerir esse precioso e tão necessário líquido. Só sei uma coisa: está mais que na hora de nos preocuparmos com o devido cuidado com a água. Vemos muitos rios degradados e suas margens bem nuas. Cadê a vegetação que protege o leito dos rios e dá a vida a esse corredores naturais da água?



Na ânsia de criar gado ou fazer plantações, nós seres humanos devastamos tudo que é mata, tiramos a vegetação que margeia os rios. A natureza responde a contento e toda a humanidade já sente os efeitos maléficos dessa política de derrubada geral das florestas. A quantidade de água nos rios diminui e quando se faz uma campanha para reflorestar as margens dos rios, boa parte de quem devastou ou vive próximo aos rios ou é contra ou dá de ombros a política ecológica. Fazem discursos contra os órgãos ambientais ao dizer que não valorizam o homem. É como se o homem não fizesse parte da cadeia ecológica.


Hoje mais do que nunca se faz necessário o cuidado com a água. Sabemos o quanto ela é importante quando ao abrirmos a torneira e não cai um pinguinho de nada. Mas todos nós seres humanos, devemos usar os recursos naturais da maneira mais responsável possível. Dois pontos sobre a água que acho importantes são a qualidade e o consumo. A qualidade por ser a água um grande vetor de muitas doenças. Por isso é salutar que bebamos uma água de ótima qualidade. O outro ponto é a economia que todos nós devemos ter com a água. Nada de desperdiçar água. Usá-la da forma mais correta possível. Dessa forma estaremos a contribuir com as gerações futuras que têm o direito sagrado ao consumo da água.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos
José de Arimatéa dos Santos

"Der Spiegel" ( Alemanha) : Renúncia de Bento XVI é possível ? - Postado por: José Flávio Vieira


26/03/2010


Novos fatos contra o Vaticano elevam a pressão sobre o Papa Bento 16; uma renúncia é possível?

Peter Wensierski

Papa Bento XVI durante celebração na catedral de São Pedro, no Vaticano

Continuam a surgir alegações de que o papa Bento 16 pode ter tido conhecimento detalhado de episódios de abuso sexual na Igreja Católica.

Em 1996, a Congregação para a Doutrina da Fé, que ele liderava na época, decidiu não punir o padre pedófilo Lawrence Murphy. Com sua autoridade desgastada, por que ele permanece no cargo? Quando é hora de um papa renunciar? Margaret Kässmann, ex-líder da Igreja Protestante na Alemanha, renunciou em fevereiro, depois de decidir que não possuía mais a autoridade moral necessária para seu cargo depois de ter sido pega dirigindo embriagada. Mas quanta autoridade o papa Bento 16 ainda tem? Ultimamente, o que restou dela tem desaparecido quase que diariamente. Cada novo detalhe sobre o papel que ele teve na forma como sua igreja lidou com os episódios de abuso sexual a desgasta ainda mais. Mas um papa não renuncia, simplesmente. Ele não é presidente de uma empresa, ou o líder de um partido político – ele é o descendente espiritual direto do apóstolo Pedro. Teoricamente é possível, segundo a lei canônica. O Cânone 332, parágrafo 2, prevê uma renúncia papal, permitindo ao papa que renuncie quando desejar, sem pedir permissão de ninguém. Mas na longa história da Igreja Católica, é extremamente raro. O papa Celestino 5º foi o último líder da igreja a renunciar – 700 anos atrás. E ainda que várias vítimas de abuso venham pedindo há tempos pela renúncia de Bento, simplesmente não é papal abrir mão do papado. Em vez disso, o Vaticano prefere rejeitar qualquer acusação que tenha sido feita, determinando-as como infundadas. Na quinta-feira, era possível observar o reflexo novamente. No caso do padre pedófilo dos Estados Unidos, Lawrence Murphy, o porta-voz do Vaticano Federico Lombardi insistiu que, antes de se tornar papa, Bento, na época conhecido como Joseph Ratzinger, de forma alguma esteve envolvido em um acobertamento. Considerando que o “Padre Murphy era idoso e tinha saúde debilitada”, a Congregação para a Doutrina da Fé, então liderada por Ratzinger, decidiu em 1996 não puni-lo. Murphy, que abusou de cerca de 100 crianças, pôde continuar como padre até sua morte.

“Os culpados em primeiro lugar”

Parece improvável que essa explicação vá reduzir a pressão sobre o papa. O lema da Igreja sempre pareceu ser “os culpados em primeiro lugar”. Eles foram bem cuidados – as vítimas, entretanto, foram deixadas à própria sorte. Desde 1982 Ratzinger foi responsável por aquela parte do Vaticano que lida com casos de abuso sexual. Quem, se não ele, foi responsável pelo caminho da Igreja? Você pode trocar o nome de Ratzinger por “Bento”, escreveu o “Der Spiegel” diante da euforia que houve aqui pela eleição de um papa alemão em 2004, mas você não pode tirar o Ratzinger do papa. Desde então, como um papa, ele causou mais danos do que benefícios à sua igreja. Ele tensionou as relações com os judeus diversas vezes, brincou com fogo nas relações entre cristãos e muçulmanos com seu discurso de Ratisbona, enfureceu o povo indígena durante sua viagem à América Latina, irritou os protestantes e se mostrou conciliatório com os negacionistas do Holocausto. Até católicos fiéis se surpreenderam com as atitudes que ele tem tomado. E agora, alem disso tudo, descobre-se que a área onde ele tem sido consistente nas últimas décadas é na sua negligência em lidar com pedófilos dentro de sua própria instituição. Na Irlanda ou nos Estados Unidos, os bispos têm encontrado dificuldades para renunciar, mesmo em casos em que seu acobertamento tenha sido desmascarado. E na Alemanha, nenhum bispo caiu pelos graves erros cometidos pela Igreja Católica ali.

Gestão de crises de pequena empresa

A reação até o momento não foi maior do que uma gestão de crises que poderia se ver em uma empresa de médio porte: emitir um pedido de desculpas, criação de uma mesa-redonda para lidar com o problema, estabelecer uma linha direta... não muito mais do que isso. Então como os culpados por trás dos culpados devem ser encontrados? Como devemos erradicar o sistema de encobrimento, silêncio e transferência de pedófilos para outra diocese na Igreja? E quem obrigará a Igreja a abrir seus arquivos para o público? A experiência das vítimas nos Estados Unidos e na Irlanda nos últimos anos foi ruim. Será que essa experiência se repetirá na Alemanha? O que aconteceu por trás da fachada da Igreja ainda está longe de ser um livro aberto. Só o fato de que vários bispos aqui na Alemanha ajudaram a garantir a continuidade do cartel do silêncio já é razão suficiente para que eles renunciem. A alternativa seria eles virem a público sobre o que sabem e o que fizeram, por mais doloroso e difícil que isso possa ser. O mal foi perpetrado dentro de uma das mais altas autoridades morais, cujos homens pregaram a partir de seus púlpitos, nos mínimos detalhes, sobre o que é certo e o que é errado. Mas fica a questão: para que autoridade moral padres e bispos na Alemanha podem se voltar, para continuar a executar suas funções e fornecer às pessoas respostas para as difíceis questões da vida?

Tradução: Lana Lim

COLUNA AMILTON SILVA - Crato Vence e Permanece no G 4

FUTEBOL

Jogando na noite de ontem, no estádio Moraizão, o Crato apesar de todas as dificuldades, derrotou o Maranguape, vice lanterna do segundo turno, pelo placar de 1 X 0, gol marcado logo aos seis minutos do primeiro tempo, através do atacante Muller. Com a vitória o Azulão permanece na quarta posição, dependendo apenas dos seus esforços para classificação final do segundo turno. No próximo domingo o time cratense recebe o lider do segundo turno, o Ceará no estádio Mirandão em Crato, onde se espera o recorde de público na temporada, tendo em vista a grande torcida do Vovô, na região caririense. O último confronto entre as duas equipes aconteceu a quase dez anos com a vitória do time cratense em jogo válido pelo cearense daquele ano. Outra partida válida pelo cearense, foi entre as equipes do Fortaleza e Guarani de Juazeiro. No final , o Leão do Pici, venceu o Leão do mercado por 2 X 1. O Guarani de Juazeiro permanece na lanterna do segundo turno, sem obter sequer uma vitória.

Campeonta Paulista

Quatro partidas foram realizadas na noite de ontem , pela 16ª rodada do campeonato paulista. O Santos, equipe que mais gols marcou nesta temporada venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 X 2, com a vitória o Time da Vila, classificou-se matematicamente para o quadrangular final do Paulistão 2010, com tres rodadas de antecedência. Santo André 3 X 0 Monte Azul, Grêmio Prudente 3 X 0 Mogi Mirim e Oeste 2 X 1 Sertãozinho finalizaram a rodada

Pelo campeonato Carioca, em partida isolada , o Botafogo venceu por 1 X 0 , a equipe do Volta Redonda o gol da vitória alvinegra foi do atacante Caio aos 44 minutos da etapa final

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


O Crato é de todos - por José do Vale Pinheiro Feitosa


De volta ao Rio, sem a balança que penda o braço para aqui. Afinal a Praça da Sé, do Crato, era uma praça bucólica nos anos 50 e início dos anos 60. Na altura do centenário da cidade e muito tempo depois disso, era uma das praças mais bonitas do interior cearense. Assim como a Praça Francisco Sá e seus jardins trabalhados, com os pés de fícus esculpidos em imagens.

A questão não são as lentes: confesso vivo no Rio há 37 anos. Formei-me e sempre trabalhei aqui. Tive filhos e agora uma neta: todos cariocas. Isso não inibe a vontade de analisar o visual do Crato. Especialmente o Crato e sua decadência do centro da cidade, como a de Fortaleza, São Paulo e Rio às quais acompanhei de sobremaneira. Se alguém perguntar qual o projeto de Praça da Sé mais simpático, se aquele do Centenário ou do meado dos anos 60, com o prato luminoso a guisa (poderia ser “guiza” no sentido do regionalismo de Cabo Verde) de fonte, ficarei com o primeiro, mas aí são outros quinhentos. A sujeira da madrugada, com os copos descartáveis coalhando o piso imundo da praça, diz de muita coisa, menos de que Copacabana seja mais limpa. O é, mas convenhamos são outros quinhentos. E diga-se: de vez em quando se torna em igual sujeira, mas a limpeza é rápida. Fruto, a sujeira, do uso incorreto do espaço urbano.

Acontece, como bem lembra o Zé Nilton, que a cidade é da polis, que a cidade merece o poder público que lhe convém. Que um espaço coletivo é um espaço de disputa, de visões distintas de mundo, inclusive de abandono e má condução. É aí que a nossa vontade se mostra a mais correta e ou incorreta. A falta de saneamento básico, o lixo sobre o piso do espaço público, os buracos no caminho de quem se desloca, a falta de posturas municipais (ou comunitária), não fala de comparações, é absoluta, pois é ela em si. Mas se fosse discorrer sobre este assunto com um Engenheiro Sanitarista, primeiro o ouviria, pois muito mais teria a dizer-me do que eu a ele.

O centro do Crato pode ser infinitamente melhor do que é. Não é um espaço urbano a ser inventado, ele já o foi. Não é apenas um espaço cotidiano, ele é histórico e por isso é mandatário em seu futuro. Quem irá se esquecer da Casa dos Leões, dos azulejos da Miguel Lima Verde, do próprio Grande Hotel? Ora quem não tiver o que dizer sobre isso, não tem uma cidade em seu futuro e nem futuro na cidade.

Gostaria até de abrir um espaço de discussão aqui sobre a seguinte frase: “as cidades atuais, mesmo as mais modernas e recentes, são espaços de conservação e de desenvolvimento”. A discussão viria de outras visões do que sejam as cidades e este é um assunto especial, pois as cidades já representam para a América Latina a essência hodierna: de cada cinco pessoas, quatro moram nas cidades.

Finalmente um ponto na questão: o Poder Constituído Municipal. Ele é central, tanto aquele constituído pela Câmara dos Vereadores e sua Mesa Diretora, como aquele sob o poder popular representado: Prefeito Samuel Araripe.

Por: José do Vale Feitosa
Foto: Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do dia 26 de Março de 2010



Crato realiza aula inaugural  do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã.

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social realizará amanhã sábado, 27, as 9  horas na quadra Bicentenário, na Praça Alexandre Arraes, a aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Foram selecionados 500 jovens do município, dentre mais de 800 inscritos no Programa que tem como meta a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e destinará um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, e mais de 350 horas de aulas. Serão abertas 20 turmas que receberão além do auxilio financeiro, material pedagógico, instrumentais de profissionalização, fardamento, alimentação, transporte e kit estudantil gratuitos.Jovens de todas as comunidades cratenses serão beneficiados em treze modalidades distintas de profissionalização como Administração, Metalmecânica, Vestuário, Turismo,  Arte e Cultura, Artesanato, entre outros.

Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. As informações sobre os classificados podem ser vistas nas secretarias de Educação e Ação Social, e também no site da Prefeitura Municipal. O acesso pode ser feito pelo www.crato.ce.gov.br. Hoje, 26, sexta, das 9  horas ao meio dia, será realizada a entrega das camisetas do Programa a todos os inscritos. Mais informações com Rosevany Bezerra de Menezes - 88 99668268

Novas ruas recebem calçamentos e passagens molhadas são construídas nas comunidades

A Secretaria de Infraestrutura do Crato está realizando obras de calçamento no Conjunto Raimundo Bezerra, no município, além de passagens molhadas na Vila Gulherme, Vila Padre Cícero e na Vila Santo Expedito. O Baixio das Palmeiras também será contemplado com a passagem molhada. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Muniz, esse trabalho vem atender algumas reivindicações da própria comunidade, que estava tendo transtornos, em virtude das primeiras chuvas.

Combate à dengue continua, com fumacê nos bairros

A Secretaria de Saúde do Crato continua com o trabalho de combate à dengue nos bairros, com a atuação do carro fumacê. A finalidade é minimizar o índice de infestação na cidade. O aumento no número de casos tem preocupado os profissionais de saúde e o combate tem sido intensificado. A Mobilização nos bairros acontece, principalmente, no intuito de conscientizar a população a colaborar. Mais de 60 por cento dos focos encontrados no município, estavam em depósitos utilizados dentro das residências. O trabalho de combate a dengue, em Crato, tem sido de forma permanente no intuito de combater o mosquito.

Projeto Cidade Limpa será apresentado na Câmara pela Secretaria de Infraestrutura

Será apresentado na Câmara Municipal, no município do Crato, o Projeto Cidade Limpa, que será desenvolvido por meio da Secretaria de Infraestrutura. O principal intuito do trabalho que será levado aos vereadores é possibilitar aos cratenses, de forma educativa e conscientizadora, uma nova maneira de atuar com a limpeza urbana. Segundo o secretário José Muniz, o primeiro passo será educativo em relação à forma como cada morador irá tratar o seu lixo. Um calendário dos carros coletores será apresentado à população, para que cada morador fique a par do dia e horário que o carro passará em sua rua. Outro aspecto, após essa fase educativa, será a aplicabilidade da lei, no sentido de coibir abusos relacionados a quem não contribuir para a limpeza da cidade. 

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Auto explicativo...


Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras...Esta é uma delas. O ex-governador do Distrito Federal, José Carlos Arruda é 10?


Postado por Armando Lopes Rafael

Engenheira Florestal fala sobre o Plantio das Palmeiras Imperiais no Crato


Nota do Editor: Respondendo à polêmica gerada pelo Luiz Carlos Salatiel e pelo Wilton Dedê em outra postagem, dizendo que o plantio das Palmeiras Imperiais teriam agredido o meio ambiente nativo, fomos procurar o embasamento técnico de uma especialista, Engenheira Florestal que conhece bem o nosso habitat, Rosemary Borges Xavier formada na Universidade Federal do Pernambuco, que assim se expressa a respeito:

Dsc04574Olá pessoal meu nome é Rosemary Borges Xavier, sou de Recife, e estou participando deste blog ha poucos dias. Sou formada em Engenharia Florestal-UFRPE, não estou exercendo no momento as funções, mas foi muito boa a indagação de Luiz Carlos Salatiel, do porque se ter plantado Palmeiras Imperiais, nos jardins ao invés de espécies nativas, aqui não estou nem colocando a questão do custo das mudas, e sim se as palmeiras são bem adaptadas às condições edafo-climáticas, ou seja, relação solo-clima. Vocês podem até me questionar sobre estas condições e eu vos respondo: São dentro destas que se encontram os fatores edafo-climáticos que se faz necessários existam para se promover o plantio de uma determinada espécie. Então eu posso citar alguns destes fatores como sendo preponderantes ao plantio, deve-se levar em consideração quanto ao fator edáfico o tipo de solo (arenoso ou argiloso ou argilo-arenoso), a quantidade de nutrientes presentes neste, pois a planta por si só não consegue produzir seu próprio alimento e ainda ter que alimentar o solo, sendo este o local onde ela se fixa (ás vezes até brinco em determinadas situações dizendo que planta devia ser como nós, quando o perigo se aproxima temos os pés ao nosso favor). Portanto, se os nutrientes ali não se encontram presentes, somos nós que temos que fornecer, na proporção correta. Quanto aos fatores climáticos; devemos considerar a temperatura (tem espécies que quando transplantadas de um ambiente a outro não sobrevivem, para isto se fazem testes em laboratórios
dentro dos viveiros onde são produzidas as mudas), a precipitação (se chove pouco ou muito este fator vai influenciar tanto no desenvolvimento quanto na permanência da espécie ( e mais uma vez aqui são feitos os testes, colocando-se retirando-se a água dentro do que se espera acontecer), a umidade outro fator importante para se saber se dará certo ou não o plantio ( espécies que não vão se adaptar a umidades altas ou baixas nem é bom se escolher), a luz também é muito importante pois existem espécies tolerantes e as intolerantes a luz (solar é claro). São vários os fatores, aqui foram colocados apenas alguns. Compreendo sua preocupação em arborizar os jardins com espécies nativas, o bom mesmo é isto, mas às vezes se pode fazer plantio mistos (ou consorciados), que dão certo, pois estamos tratando de arborização e paisagismo, ou seja criar um ambiente agradável a visitação. E posso garantir que na citação de Dihelson quanto a plantar espécies frutíferas nos jardins é válido, por que o que agradam as pessoas não são apenas as belas folhagens, o abrigo às intempéries, os aromas das flores, a presença de pássaros e outros animais de pequeno porte. As espécies frutíferas não devem ficar apenas nos pomares, porém não é em qualquer lugar que se pode plantar uma árvore frutífera, pois devemos considerar os transeutes, estas não devem ficar próximas aos bancos das praças, em calçadas não se aconselha, principalmente se os frutos são grandes. E posso garantir que nem sempre uma espécie exótica traz danos ao ambiente, o que se deve considerar são estes fatores citados, dentre outros, pois as plantas tem uma capacidade de se adaptar bem a um novo meio, isto se este ainda oferecer o que é necessário para que esta adaptação ocorra; pois há situações em que ocorreu um grande desequilíbrio na área, esta foi tão degradada (mas este é um novo tema muito relevante e que não se percebe muita discussão, aliás no Brasil poucos se preocupam em recuperar o que destruiu, a não ser quando se trata do próprio interesse, ou seja ou vou reflorestar o que eu tirei para repor meu estoque, há casos em que a ação antrópica do homem não se reverte nem com “reza braba”, nem você tendo as melhores espécies, tendo o melhor clima, as plantas conseguirão se estabelecer, mas se não for este o caso, é só conhecer os fatores edafo-climáticos e as características das espécies, que se conseguem plantar espécies exóticas e nativas e elas “vivem em perfeita harmonia”. Hoje tudo o que não é nativo é exótico, e nem precisar ser de outra região (país, estado ou município), se soubéssemos e tivéssemos a preocupação de cuidar do planeta (nossa casa), como cuidamos exatamente da nossa, seguramente não estaríamos aqui debatendo sobre se foi correto ou errado o Governo realizar um projeto de plantio de espécies exóticas no lugar das nativas, por que as nativas estariam ai. Quanto a colocação de Dihelson em relação a se plantar as palmeiras que já atingiram uma determinada altura, isto não tem a menor importância, por que? pois as espécies antes de chegar ao seu habitat, passam por um período de vida nos viveiros e de lá já saem prontas para seu novo ambiente, geralmente uma palmeira imperial chega a atingir na fase adulta cerca de 30m, e mesmo assim ela pode ser transplantada de um lugar para outro, quando então fazia o curso está prática ocorreu, foram retiradas duas palmeiras imperiais que estavam ao lado do Teatro de Santa Isabel e plantadas próximo ao hospital esperança que fica na Ilha do leite, os bairros citados são de Recife-PE, mas aconteceu de uma apenas uma sobreviver ao novo ambiente, então, uma com 2 ou 5m, ainda está na fase "juvenil", portanto é apenas uma muda. Para concluir: vamos plantar árvores, nos jardins das nossas casas, nas praças pra nosso lazer, nas calçadas das nossas casas, enfim pelo mundo afora, imaginem vocês se cada um de nós habitantes do nosso país com aproximadamente 200 milhões, plantássemos uma árvore por mês, ao longo dos nossos dias de vida, quantas já iríamos deixar, para as gerações futuras? Agora culturalmente falando, estas gerações teriam muito o que agradecer por este legado. Afinal, preservar e conservar o ambiente que vivemos deveria fazer parte da cultura de todas as nações.

Dsc04602




Rosemary Borges Xavier
Engenheira Florestal

CRATO - PREVISÃO DO TEMPO - O Céu Ensaiou Chuva, mas ela não veio !


 Fonte: Climatempo

Renan Calheiros vai relatar projeto sobre royalties em comissão do Senado


Nota do Editor: Ele voltou e em grande estilo, como Relator do projeto sobre Royalties. Parabéns, Renan! O Brasil te merece...

Indicação foi feita por Garibaldi Alves nesta quinta-feira (25). Nomes dos relatores dos outros projetos também foram anunciados.O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), será o relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do projeto que muda o modelo de exploração de petróleo no pré-sal de concessão para partilha. É neste projeto que consta a emenda Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que divide os royalties do petróleo de acordo com critérios dos fundos de participação. A indicação foi feita nesta quinta-feira (25) pelo presidente da comissão, Garibaldi Alves (PMDB-RN). A CAE é uma das comissões de mérito em que o projeto terá de passar. Ele será analisado também nas comissões de Infraestrutura e de Constituição e Justiça (CCJ). Na comissão de Infraestrutura, o presidente Fernando Collor (PTB-AL) ainda não definiu os relatores. Na CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO) indicou Kátia Abreu (DEM-TO) para relatar o projeto que trata dos royalties.
 
O projeto dos royalties tramitará nestas três comissões, mas poderá ir direto para plenário se não for aprovado até o dia 6 de maio, devido à urgência constitucional que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anexou à proposta. Garibaldi divulgou ainda os relatores dos outros projetos. Delcídio Amaral (PT-MS) vai relatar na CAE o que trata da capitalização da Petrobras. O próprio Garibaldi ficará com o projeto do fundo social. Gim Argello (PTB-DF) relata na comissão a criação da Petro-Sal. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) os relatores também já estão definidos. Demóstenes deu todos os projetos para a relatoria de senadores da oposição. Além de Kátia Abreu com a partilha, Tasso Jereissati (PSDB-CE) relata a Petro-Sal e ACM Jr (DEM-BA) ficará com o fundo social e a capitalização da Petrobras. Todos os quatro projetos do pré-sal tramitam no Senado em regime de urgência constitucional.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Lula cria cargos sem concurso e transforma secretarias especiais em ministérios


Em ano eleitoral, a oposição acusa o governo federal de criar 134 novos cargos comissionados na administração federal para uso político das funções. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou medida provisória, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25), com a criação dos cargos. A medida trata da organização da Presidência da República e dos ministérios, mas também estabelece as novas contratações para "atender a necessidade temporária de excepcional interesse público". Na medida, o governo transforma as secretarias especiais de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Políticas para as Mulheres, Portos e à CGU (Controladoria Geral da União) em ministérios. Pela MP, o Ministério da Saúde será o maior beneficiado com as novas funções. Dos 134 novos cargos, 118 foram alocados para a pasta, enquanto outros 16 serão criados no Ministério da Integração Nacional. Segundo cálculos da oposição, a medida vai provocar impactos de R$ 8 milhões anuais nos cofres públicos --considerando o pagamento da remuneração, décimo terceiro salário e férias dos novos servidores. Os novos funcionários vão receber salários que variam de R$ 6 mil a R$ 11 mil.

"Não pode o Governo Federal passar por cima da Constituição Federal que exige concurso público para permitir que a companheirada ocupe estes cargos a poucos meses da eleição", disse o líder do PPS na Câmara, deputado Fernando Coruja (SC).

Ministérios

Das quatro secretarias que ganharam status de ministérios, três titulares já tinham status de ministro, mas só Edson Santos (Igualdade Racial) era ministro de fato. A medida provisória ainda cria secretarias em dois ministérios. No da Saúde, as secretarias passam de cinco para seis. A mais recente irá cuidar da saúde dos povos indígenas. Já no Desenvolvimento Agrário, as secretarias sobem de três para quatro. A nova, que terá caráter extraordinário, administrará o processo de regularização fundiária na Amazônia. A MP também diz que, a partir de agora, os titulares das secretarias de Políticas para as Mulheres, Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de Direitos Humanos vão integrar o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômicos e Social).

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Lula sofre nova derrota no TSE e é multado em R$ 10 mil por propaganda antecipada


Fonte: Agência Brasil: Por 4 votos a 3, tribunal considerou que Lula promoveu Dilma em evento em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu sua segunda derrota no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta-feira (25). Por 4 votos a 3, decidiu multá-lo em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. O julgamento do recurso da oposição sofreu uma reviravolta quando o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, mudou o voto antecipado na semana passada para acolher a acusação. O TSE livrou a ministra da acusação. No recurso, o DEM, o PPS e o PSDB questionaram a decisão do ministro-auxiliar Henrique Neves, que determinou o arquivamento da representação. Ele considerou que não houve intenção de promover campanha em favor de Dilma no discurso proferido pelo presidente na inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, no dia 22 de janeiro deste ano. Do discurso de Lula, a oposição destacou o trecho: “a cara do Brasil vai mudar muito e quem vier depois de mim, e eu por razões legais não posso dizer quem é, e espero que vocês adivinhem, vai encontrar um programa pronto com dinheiro no Orçamento, porque estou fazendo o PAC 2”.

Contudo, prevaleceu a tese do ministro Felix Fischer, que havia interrompido o julgamento com um pedido de vista. Segundo ele, embora não tenha havido pedido de voto, o presidente Lula tentou incutir no imaginário do eleitor que a ministra Dilma é a mais apta para a sucessão presidencial. “Não há outra razão para que apresente seu apoio senão porque entende que a ministra é a mais apta para exercer a função. Não há outra mensagem no trecho destacado”, disse Fischer em seu voto. Ele foi acompanhado pelo presidente do TSE, Ayres Britto, que alertara o plenário para a possibilidade de mudança de voto.

- Quem fica mais perto da lareira, se aquece melhor. É muito mais vantajoso acompanhar o presidente da República ou o governador do Estado em atos oficiais e políticos e inaugurações. O acompanhamento em si já em vantajoso. Este acompanhamento não é impugnado, mas o modo como se deu. A divergência aberta por Felix Fischer foi acompanhada também pelos ministros Fernando Gonçalves e Arnaldo Versiani. Para Versiani houve pedido "dissimulado"

- Não há pedidos de votos expressos ou qualificação maior de uma pessoa. A propaganda é realmente feita de forma dissimulada. Foram vencidos no julgamento o relator, ministro Henrique Neves, e os ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. O presidente Lula foi notificado nesta quinta (25) da multa de R$ 5 mil aplicada pelo TSE por propaganda eleitoral antecipada em favor de Dilma Rousseff na inauguração de um complexo esportivo construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 29 de maio de 2009. A AGU (Advocacia Geral da União) disse que vai recorrer. Segundo o TSE, o presidente tem até segunda-feira (29) para fazer isso. Neste caso, a ministra também escapou da punição.

Fonte: Agência Brasil

Crato vence o Maranguape e abre três pontos de vantagem em relação ao Fortaleza


Nota: Aguardamos agora, o parecer do nosso Editor de Esportes, Amilton Silva

O Crato venceu na noite desta quinta-feira (25) o Maranguape pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pela 8ª rodada do returno do Campeonato Cearense. A partida foi realizada no estádio Moraizão e o único gol foi marcado por Müller.Com o resultado, o Azulão do Cariri chega os 15 pontos, assumindo a quarta colocação. O Gavião da Serra, por sua vez, permanece com seis pontos, na 11ª posição. Na próxima rodada a equipe dirigida por Caulin jogará no Mirandão, contra o Ceará, domingo (28), às 16h, com transmissão da TV Verdes Mares. Também no domingo, às 16h, no Moirazão, o Alviverde enfrenta o Boa Viagem.

O jogo

Em uma partida fraca tecnicamente, com muitos passes errados e poucas chances claras de gol, o Crato achou o único gol da peleja após a zaga do Maranguape bater cabeça, logo aos seis minutos. Em seguida o Azulão da Princesa tratou de fechar-se bem e tentar a sorte em rápidos contra-ataque. A equipe dirigida por Oliveira Canindé teve total domínio da partida, mas não conseguia transformar a posse de bola em oportunidades de de gol. As raras chances em que o Gavião da Serra conseguia acerta um chute em direção ao gol esbarravam no estreante, e bom, goleiro do Crato, Igor Lemos.

Com Informações do Portal Verdes Mares
Foto: Wilson Bernardo

CRATO - Semana Santa será aberta domingo - Reportagem: Antonio Vicelmo


A procissão de ramos já é uma tradição que marca a abertura da Páscoa, em que se é lembrado o sofrimento de Jesus Cristo. O Crato reúne centenas de fiéis todos os anos. ANTÔNIO VICELMO. Durante toda a semana, haverá vigília eucarística, confissões, reza do terço, meditação, bênção e via sacra

Crato. A programação da Semana Santa na Diocese de Crato será aberta no próximo domingo, às 9 horas, com uma celebração eucarística, na Sé Catedral, presidida pelo bispo emérito, Newton Holanda Gurgel. A programação litúrgica terá continuidade à tarde, a partir das 16 horas, com a bênção e procissão dos ramos, oficiada por dom Fernando Panico. O cortejo sairá da Paróquia de São Miguel para a Igreja Matriz.

Entrada triunfal


O Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim, segundo o padre Edmilson Neves, vigário da Sé Catedral, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias". "Daí a tradição dos católicos conduzirem ramos de palmeiras durante a procissão", explica ele.

A programação prossegue durante toda a semana com vigília eucarística, confissões, reza do terço, meditação sobre as sete palavras, bênção dos santos óleos e via sacra. O ponto alto da liturgia acontece na sexta-feira, quando é realizada a procissão com a imagem do Senhor Morto. A procissão é seguida em silêncio, ao som das matracas e com cânticos de dor e piedade. A devoção popular faz dessa celebração o ponto alto da Semana Santa. Todos acompanham e rezam como se fosse de fato um enterro real. Há ainda o costume de se beijar o Senhor Morto após a chegada à Igreja, com clima de piedade, tristeza e meditação.

Depois de uma semana de representações dolorosas sobre o sofrimento de Cristo, a Igreja Católica celebra, com festa, o Domingo da Ressurreição que, para os cristãos, é a festa mais importante do ano. Depois das celebrações eucarísticas, estão programadas retretas com a banda de música municipal na Praça da Sé, para comemorar a ressurreição de Cristo e o início da Páscoa. Junto com o Natal, a Páscoa é considerada uma das datas mais antigas e jubilosas do calendário cristão.

MAIS INFORMAÇÕES
CúRIA Diocesana
Rua Teófilo Siqueira, 631
E-mail: curia@diocesedecrato.org.br
(88) 3521.1110

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

O crime de estupro e suas nuances com as partes envolvidas (Archimedes Marques)


A Lei Ordinária Federal nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, trouxe no seu bojo profunda e inédita alteração no artigo 213 do nosso Código Penal, ao mesmo tempo em que acrescenta o artigo 217-A nesse Diploma, ambos relacionados ao crime de estupro. O Título do Código Penal que passou a vigorar com a denominação DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL, além de transformar todo o sentido e significado do seu art. 213, como conseqüência ainda revogou os artigos 214 e 224 do dito Diploma repressivo que tratavam do atentado violento ao pudor e da presunção da violência prevista então na antiga denominação DOS CRIMES CONTRA OS COSTUMES.
 
A elementar do tipo que revelava seu sujeito passivo somente a mulher, dado ao fato da caracterização da conjunção carnal, fora substituída pela expressão alguém e assim, a partir de então, o sexo do ofendido é indiferente para a caracterização do delito.  Com a revogação do crime de atentado violento ao pudor o legislador trouxe a sua redação e a incorporou na definição do crime de estupro, que então ficou definido:
Estupro: art. - 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Assim, além da conjunção carnal ou cópula vaginal que caracteriza-se pela penetração do pênis na vagina, temos também de igual modo a outra alternativa para configurar o crime de estupro, ou seja, a questão da pratica de qualquer ato libidinoso em desfavor da vítima.
 
Por ato libidinoso, entende-se pela definição colhida na wikipédia, como sendo todos os atos que implicam contato da boca com o pênis, com a vagina, com os seios ou com o ânus, os que implicam manipulação erótica (por mãos ou dedos) destes mesmos órgãos pelo respectivo parceiro, os que implicam introdução do pênis no ânus ou no contato do pênis com os seios, e os que implicam masturbação mútua.
Conclui-se com essa definição que o Legislador criou algumas vertentes, algumas situações adversas interessantes, vez que, poderá o homem ser considerado vítima quando forçado a  praticar a conjunção carnal  ou outro ato libidinoso com uma mulher em que o mesmo apesar de ser o sujeito ativo no ato é o sujeito passivo no crime, ou pode ser o passivo no ato e no crime na hipótese da mulher ser ativa no ato libidinoso, ou ainda poderá ele ser o ativo ou passivo no ato libidinoso com outro homem, mas passivo no crime devido a sua contra vontade.  Quanto a mulher vítima, pode a mesma vir a sofrer estupro praticado pelo homem através da conjunção carnal ou do ato libidinoso, ou mesmo por outra mulher, quando essa consigo praticar ou permitir o ato libidinoso.

Não exclui o crime nenhuma classe social. Todos protegidos em sua liberdade sexual. Nesse sentido algumas vítimas figuram como qualificadora para o autor do delito, como é o caso das pessoas consideradas vulneráveis, cujos casos ganharam um novo artigo na presente Lei:
Estupro de vulnerável: art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (quatorze) anos.
§ 1º Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.
O entendimento do estupro de vulnerável nasceu de forma mais real, mais presente, mais viva, vez que substituiu a duvidosa presunção da violência do antigo tipo. O dispositivo busca punir toda relação sexual ou ato considerado libidinoso, de qualquer natureza, ocorridos com ou sem consentimento do menor de 14 anos de idade e das pessoas portadoras de deficiência mental ou enfermidades que não possam esboçar reação à agressão iminente, não importando o meio usado para a consolidação do fato, se por violência, ameaça, fraude ou consentimento da pessoa passiva. De qualquer forma estará caracterizado o crime de estupro de vulnerável com o agravante para o agressor.
As conseqüências do crime de estupro que além de ser um ato violento, depravado, sórdido, repugnante, horrendo, pavoroso, produzem seqüelas irreparáveis para as vítimas, principalmente para as do sexo feminino que vão além da possibilidade de perder o relacionamento com os seus companheiros devido ao pensamento machista ainda existente, ainda fixa-lhes permanentes traumas psicológicos, inseguranças, medos, fobias, aumentando substancialmente tal problemática quando do estupro resulta gravidez.
A vivencia policial e a experiência profissional ao longo dos tempos nos contemplam pelo lado psicológico adquirido em casos práticos investigados, a asseverar sem medo de errar, que autor do crime de estupro do sexo masculino parece não ter sentimento de culpa e, geralmente quando chega a confessar o crime ou crimes inerentes, faz normalmente e até orgulhosamente, como se estivesse contando um filme, um fato fora da realidade, desprovido de sensibilidade. Por vezes se sente poderoso, superior, nega suas carências, suas dificuldades, demonstra ser completamente desconectado com sentimentos próprios e muito menos com os sentimentos alheios, com os sentimentos das vítimas, dos seus familiares, do que pensa a sociedade a seu respeito.
O praticante usual do crime estupro é um maníaco sexual cuja raia da insanidade se aproxima até do criminoso psicopata, pois de quando em vez assistimos que não se contenta ele somente com tal crime e ainda mata a sua vítima com as suas próprias mãos através da esganadura, sufocamento, asfixia ou outros meios cruéis, por isso é quase sempre irrecuperável e pouco liga para as conseqüências nefastas que advêm até para si próprio, vez que, além da sua pesada pena de reclusão ainda, via de regra, ao se ver preso e colocado junto a outros criminosos, pela praxe antiga e tradicional do sistema prisional é molestado sexualmente pelos seus colegas de cela que assim também praticam crime idêntico.
Fugindo a regra, outros autores do crime de estupro, com a mesma insanidade mental doentia ou até maior são beneficiados pela Justiça, como fora o caso do Médico Roger Abdelmassih, especialista em fertilização e reprodução humana,  acusado de ter cometido estupro em mais de 50 de suas pacientes que o procuraram para tratamento de gravidez, e que em tese, teria o mesmo praticado tal crime na sua forma qualificada, ou seja, estupro de  vulnerável,  vez que as suas vítimas sempre estavam anestesiadas ou até mesmo inconscientes sem possibilidade de esboçarem quaisquer tipo de reação, e que, ficou pouco tempo preso em cela especial e logo posto em liberdade por concessão de habeas corpus do próprio presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, para responder o Processo em liberdade.
Quanto ao perfil da autora do crime de estupro apesar de ser também doentio ainda é indefinido devido aos poucos casos práticos existentes, destarte que sendo o homem a sua vítima e tendo o mesmo agido ativamente no ato sexual, dificilmente ou quase nunca, dará  ele conhecimento do crime à Polícia. Fatos mais frequentemente hão de aparecer quando o homem for o sujeito passivo do ato libidinoso por ela praticado, como exemplifica alguns processos do antigo crime de atentado violento ao pudor que estiveram em trâmite e julgamento antes do advento dessa nova Lei.

Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS)

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30