xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 março 2010

Psicologia no Cotidiano Ψ Transexualidade Ψ Por João César Mousinho Queiroz


Transexualidade (também conhecida como transexualismo, ou neurodiscordância de gênero) é um termo entre os comportamentos ou estados que abrigam o termo transgênero. Transgênero é considerado um termo guarda-chuva para pessoas que fogem dos papéis sociais de gênero. Entretanto muitas pessoas da comunidade transexual não se identificam como transgênero. Alguns vêem transgênero como descaracterização e não reconhecimento de suas identidades porque, para estes, o termo significa uma "quebra de papéis sociais de gênero" quando de fato vêem a si mesmos como pertencendo a um papel de gênero diferente do que lhes foi designado no nascimento.
Pessoas transexuais são muitas vezes definidas como pertencentes à comunidade GLBTT ou Queer e alguns se identificam dentro da comunidade; outros não, ou preferem não usar o termo. Deve ser ressaltado que a transexualidade não está associada ou é dependente da orientação sexual. mulheres e homens transexuais exibem uma gama de orientações sexuais da mesma forma que os cissexuais (não-transexuais). Eles sempre usam termos para sua orientação sexual que estejam relacionados com o gênero final. Por exemplo, alguém designado como do gênero masculino no nascimento, mas que se identifica a si como uma mulher, e que é atraída tão somente por homens, irá identificar-se como heterossexual, não como gay; da mesma forma, alguém que foi designado como do sexo feminino no nascimento, se identifica como homem e prefere parceiros homens e irá se identificar como gay, não como heterossexual.
Transexualidade é a condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de gênero,[1] mas pode ser considerada apenas um extremo do espectro de transtorno de identidade de gênero.[2] Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente a designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Usualmente o homens e a mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico, desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de gênero) para seu corpo. A explicação estereotipada é de "uma mulher presa em um corpo masculino" ou vice-versa, ainda que muitos membros da comunidade transexual, assim como pessoas de fora da comunidade, rejeitem esta formulação.

Se faz mister diferenciar o transexual do homossexual e travesti. O homossexual, tanto masculino quanto feminino, tem preferências íntimas com pessoas do mesmo sexo. O travesti é um homem que realiza suas fantasias vestindo-se de mulher e usando silicone no corpo. Aqui é preciso fazer uma ressalva que tanto o homossexual quanto o travesti não sentem nojo de suas genitálias e sequer repudia. Diferente do transexual como se verá a seguir. O transexual é aquele indivíduo que possui uma genitália, mas sua personalidade e atos são completamente do sexo oposto. É o caso por exemplo daquela criança que nasce normalmente e é registrado com o nome correspondente ao seu sexo. Ocorre que esta criança desde suas primeiras brincadeiras corresponde à brincadeiras do sexo oposto, é o caso do menino que só fica com meninas e meninas que só procuram meninos e brincam como se fossem do mesmo sexo. Um fator predominante neste indivíduo transexual dos homossexuais e travestis é que, no primeiro, sua personalidade é completamente diferente de seu corpo e sente rejeição pela sua genitália. Isso faz com que sinta uma enorme dificuldade em se relacionar na sociedade pois, mormente, adotam, visualmente, a personalidade que se sentem bem, diferente de seu corpo. Neste ponto o indivíduo encontra uma dificuldade de se relacionar pois, como adota uma personalidade diferente do que é, quando seu “cônjuge” está na eminência de descobrir a verdade, ocorre a separação por iniciativa do transexual com medo de dizer a verdade.

Com dados do Conselho Federal de Medicina, estipula-se aproximadamente, que nasce um homem transexual para cada 100 mil e uma transexual feminina para cada 400 mil. Quando verificado pelo psiquiatra que a terapia escapou de seus limites e os resultados não foram alcançados, a cirurgia poderá ser analisada por um especialista. Caso seja deferido o pedido de cirurgia, é feito uma bateria de exames num tempo de 3 a 6 meses. A aprovação psiquiátrica é necessária e acompanhamento psicológico, pois sem ela, feita a cirurgia ,poderá ocorrer serias alterações de humores pelo transexual. A cirurgia para mudança de sexo é permitida no Brasil, mas somente para casos experimentais em Hospitais Universitários. A resolução do Conselho Federal de Medicina, sob o n.º 1.482/97 é o título legal para a aprovação e realização da cirurgia de transformação de sexo. Já foram feitas 26 cirurgias no Brasil para mudança de sexo e o nosso País é o primeiro da América Latina a realizar esta operação, já feita a muitos anos nos EUA e na Europa. O custo para a mudança de sexo, no exterior, é por volta de U$ 15 mil a U$ 20 mil dólares.

Alguns aspectos, conforme a resolução devem ser respeitados como o desconforto, por parte do paciente com o sexo anatômico natural, o desejo expresso de eliminar os genitais, perdendo todas as características primárias e secundárias do próprio sexo e ganhar do sexo oposto. Além da escolha dos pacientes que obedecerá a avaliação da equipe de médicos. Com a operação a sensibilidade, no local, não é perdida, pois não atinge nervos. Bom, mas será que o Direito está preparado para esta cirurgia? Não existe uma legislação específica que trate do assunto, gerando muitas polêmicas. É cediço afirmar que a retificação, na certidão de nascimento, do nome tão somente se aplica quando houve grande engano por parte das pessoas que registraram a criança pois, confundiram-se pela genitália mal formada, ou má fé ou a própria emoção. Mas e nos casos de mudança de sexo? Como deve proceder o estado na função tutelar de resolver os conflitos de interesse? Existe duas correntes que tratam do assunto, a primeira é a negativa da retificação do nome, tendo em vista que a certidão de nascimento traz a verdade e que um homem, mesmo que operado, jamais será uma mulher, na concepção física, afinal não terá ovário, trompas, útero e os demais órgão necessários para a reprodução.

A segunda corrente é a favor da retificação do nome na certidão de nascimento, pois fundamentam que a personalidade da pessoa é o maior bem que possui e deve ser respeitada evitando, desta forma, vexames para o transexual na vida em sociedade.
Uma solução apontada pelo Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, pela segurança dos registros, que mesmo que retificado o nome o original ainda constaria para efeito de registro. Ao nosso ver a solução é inviável pois contraria o princípio da igualdade fazendo com que o indivíduo transexual fosse reconhecido pois sua identificação seria diferente, levando, desta forma, ao vexame. Em conclusão temos que o princípio da indisponibilidade do corpo humano está perdendo a rigidez, admitindo-se a cirurgia no transexual com o objetivo de transformar a vida, deste indivíduo, para melhor e sociável.
Não Ao Ato MédicoSIM A EMANCIPAÇÃO DA PONTA DA SERRA
Fonte: Wikipédia, artigos , livros e jornais
São Paulo 24/03/10 Artigo XII – www.sosdrogasealcool.org

COMPOSITORES DO BRASIL


O SAMBA DE BREQUE

Por Zé Nilton

O Samba, ritmo bem brasileiro, cuja origem vem de muitos lugares, talvez por isto mesmo, dele derive vários sub-ritmos, ou várias pegadas de um mesmo compasso.

As culturas locais desse imenso Brasil vão lhe acentuando novos ritmos e terminam por contribuir para a diversidade de nossa música.

O gênero Samba tem essa facilidade de adaptação, e vamos encontrar diversas formas de manifestá-lo sob não poucas alcunhas, como: Samba de batido, Pagode, Samba de Breque, Samba-chulado, Samba-corrido, Samba-enrede, Samba-exaltação, Samba de morro, Partido Alto, Samba-raiado, Samba de roda, Samba de terreiro, Samba pé de serra... Afora os chamados gêneros de fusão, como Bossa Nova, Samba-canção, Samba-choro, Samba-funk, Samba de gafieira, Sambalanço, Samba-jazz, Samba-maxixe, Samba-rap, Samba-reggae, Samba-rock, Samabalada, Sambolero, Samba rumba, e vai por aí.

O Samba Chulado vem lá dos tempos do Império, com Chiquinha Gonzaga fazendo a damas e os cavalheiros perderem a pose e caírem no requebrado, no remelexo, no jogo das cadeiras...

Na década de 1950, cai na moda o Samba de Breque. Moreira da Silva (Antônio Moreira da Silva - Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902- Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) resgata o ritmo que vinha se insurgindo dentro da música popular desde os tempos do grande Sinhô (José Barbosa da Silva - 18 de Setembro de 1888 - 4 de Agosto de 1930.

Tornaram-se tão ligados o samba de breque e Moreira da Silva que hoje quando se fala do gênero logo lembramos do grande Kid Morengueira. Alías, Miguel Gustavo construiu verdadeiras histórias fantásticas baseadas nos filmes da época, e criou o nome Kid Morengueira para cantar-falar-cantar suas belas composições.

Diz-se até que, num certo dia, Moreira da Silva ouviu de um músico que não sabia acompanhar conversa. A conversa vem sempre após uma breve parada. É o breque, do inglês Break. Há que chame de sincopado.

Bem, o Samba de Breque, no programa dessa quinta feira – Compositores do Brasil. Vamos falar desse gênero bem coisa nossa, enquanto ouviremos:

Por causa da hora, de Noel Rosa, com Noel Rosa
Acorda, amor, de Leonel Paiva e Julinho da Adelaide, com Chico Buarque
O rei do gatilho, de Miguel Gustavo, com Moreira da Silva
Acertei no milhar, de Wilson Batista e Geraldo Pereira, com Moreira da Silva
Minha Palhoça, de J. Cascata , com Ciro Monteiro
Na Subida do Morro, de Moreira da Silva e Ribeiro da Cunha, com Moreira da Silva
Baile no Elite, de João Nogueira e Nei Lopes, com João Nogueira
Tira os óculos e recolhe o homem, de Jards Macalé, com Macalé
Senhor Delegado, de Antoninho Lopes e Jaú, com Germano Mathias
O Último dos Moicanos, de Miguel Gustavo, com Moreira da Silva
Fenômeno, de Milton Moreira e Joaquim Domingues, com Jorge Veiga
Moreira na Ópera, de Henrique Batista e Marília Batista, com Moreira da Silva

Quem ouvir, verá!

Programa: Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri
Apoio. CCBN

Como escrever Comentários no Blog do Crato de forma Fácil


Ola, Amigos,

Estou iniciando uma nova experiência de uma semana aqui no Blog do Crato. Sendo que diversas pessoas reclamam que não conseguem participar, escrever comentários ( porque não tem conta no Google, ou não sabem criar uma e é tedioso ), resolvi fazer o seguinte:

Eu liberei o acesso a que todos possam ESCREVER COMENTÁRIOS, nas seguintes condições:

01 - Ao escrever, o usuário deve assinar embaixo o seu nome real ( para usuários sem conta no Google )
02 - Deve usar do maior bom-senso possível, evitando falar bobagens, não dizer palavrões, etc.
03 - É terminentemente proibido fazer publicidade de qualquer coisa, inclusive outros sites. A Publicidade é reservada exclusivamente ao Blog do Crato, que precisa dela para se manter

04 - E mais importante: Todos poderão escrever, mas os comentários só serão liberados depois de passarem por minha triagem. Portanto, mesmo aqueles que escreverem grosserias, pornografia e infâmias não irão aparecer, porque eu bloquearei logo na aprovação. Serão reprovados sumariamente sem ao menos serem lidos.

05 - Como administrador do Blog do Crato, me reservo o direito ( como sempre aconteceu, de permitir ou negar a publicação de qualquer comentário que eu achar conveniente. Se for construtivo e proceder de pessoas idôneas, será liberado. Se for destrutivo, será rejeitado. Se eu suspeitar que se trata de fraude, do uso do nome de alguém para postar, será rejeitado.

06 - Se esse experimento de uma semana for positivo, estudarei a prorrogação para um mês e assim sucessivamente. Se eu notar que isso dá muito trabalho e quebra-cabeças, voltaremos ao modelo anterior. O Onbjetivo é facilitar a postagem para usuários bem-intencionados.

Como escrever comentários no BLOG

 

Aqui está um "Passo-a-Passo" para as pessoas que têm dificuldade em entender como se faz para postar comentários em qualquer Blog ( principalmente aqui no Blog do Crato ). Se desejar fazer algum comentário sobre alguma postagem vista no Blog, o primeiro passo é certificar-se de que seu comentário obedece a 3 princípios: É VERDADEIRO ? CONSTRÓI e É NECESSÁRIO ?

Bom, passamos agora à parte técnica da coisa. Para escrever um comentário, basta clicar no link de comentários logo abaixo de cada postagem:
comentarios1

Uma nova janela se abrirá, aonde será visto no canto superior direito a seguinte janelinha:
comentarios

Comentários em 3 passos:

01 - Escreva o seu comentário na Janelinha

02 - Se você tem conta no Google, marque a opção "Conta no Google", e use seu Login e senha do Google. Se vc nao tem conta no Google, marque a terceira opção Nome/URL e digite o seu Nome completo. Não aceitamos fraudes nem anônimos. A URL é opcional. URL é o endereço da sua Home-Page, ou uma maneira de lhe encontrar na Internet. Nunca marque a opção "anônimo". Comentários anônimos não serão aceitos, nem aqueles que tenham nomes esquisitos, impróprios e obscenos. Linguagem obscena e ataques pessoais gratúitos não serão aceitos.

03 - Após escrever seu comentário, clique no botão de postagem "PUBLICAR COMENTÁRIO".

Ok. Seu comentário virá para nosso sistema de triagem e poderá ser publicado, se ele estiver de acordo com as Regras do Blog do Crato. Todos os comentários passam por Moderação, mas mesmo assim, não isenta de forma alguma o autor do comentário sobre as consequências legais daquilo que escrevem. As postagens são todas registradas, bem como o IP do usuário.

Atenção: Se seu comentário for aprovado, ele será publicado em breve, aqui no Blog do Crato. A hora da publicação varia, porque é feito manualmente, revisando cada comentário.


Comentários anônimos serão Rejeitados sem Serem nem Lidos!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Crato – Organizado no Presente; preparado para o Futuro! - Por: Mário Correia de Oliveira Júnior.



Caro leitor não se assuste! Não dê beliscões nos braços! Esta Cidade não fica na Grécia. É no Brasil, em seu nordeste Central, no Sul do Estado do Ceará, ao sopé da Serra do Araripe, entre os canaviais.
Pois, bem!
“No teu céu inda brilha estrela fúlgida/ Que há cem anos norteia o teu porvir/ Crato, amado, idolatrado, Teu destino hás de seguir/ Grande e forte como nosso verde mar/ Bendita sejas, oh terra de Alencar.” (Trecho do seu Hino) Para o Crato seguir o seu porvir (o seu futuro), orientado pela estrela fúlgida, com grandeza e fortaleza foi de fundamental importância sua organização administrativa e política. Não podemos, por conseguinte, falarmos em organização administrativa e política, se não falarmos em gestão do conhecimento e a gestão por competências. Ao visualizarmos o Crato de 2005 a 2010, percebemos claramente, que a administração municipal fez muito bem sua lição de casa.
Então, lancemos mãos, pois, com a finalidade de fundamentarmos o acima afirmado, dos ensinamentos do Professor Pedro Paulo Carbone, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas e Professor colaborar da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Centro de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF). A gestão do conhecimento e a gestão por competências, estão presentes e em plena evidência nos meios acadêmicos e empresarias neste novo milênio. E suas aplicabilidades encontram-se em fase de consolidação no cenário a nível mundial.
No Brasil, mesmo identificadas concepções e práticas diferenciadas a respeito de ambas, tanto no caso de empresas privadas, quanto em organizações públicas, à administração Pública Municipal encontrou mecanismos para se organizar em seus diversos aspectos.
Se assim não tivesse procedido, jamais estaria o Crato recebendo os mais diversos aportes governamentais para o seu desenvolvimento e bem estar dos seus munícipes.  É simples. São dados concretos. Dados palpáveis. Tão somente entrarmos nos Sites governamentais. Os mais renomados homens públicos sempre afirmaram: “Administrar é um questão de detalhes.” Acrescentemos: com a coisa pública, além da preocupação com os detalhes, temos a ética, a moral, a dedicação e a vontade de partilhar a administração com os demais cidadãos. Quem bem administra sua casa, sua empresa, conseqüentemente, administra muito bem a coisa pública.
“A relação entre o conhecimento e a vida política também estava presente na Grécia antiga. Desde o século VII a.C, os filósofos pré-socráticos separavam a vida da cidade(polis) da vida da casa(oikos). A casa era o local da atividade privada, onde mulheres e escravos cuidavam das atividades produtivas, da economia. A polis era o espaço público exclusivo dos cidadão livre das obrigações da casa. Era também o espaço pleno da publicidade dos feitos humanos. Por meio das narrações de seus feitos, podiam conquistar a admiração dos contemporâneos, podendo assim atingir as gerações seguintes.” (Carbone,2007:20).
Hodiernamente, estamos diante dos mesmos fatos. Cada cidadão deve fazer sua parte. Cada Cratense deve amar e admirar sua terra. E abraçar as cidades irmãs, a fim de crescermos juntos; organizados e preparados para o futuro.  A bem da verdade; não tenho dúvidas de que o administrador e cidadão Cratense Samuel Vilar de Alencar Araripe e sua equipe organizaram o Crato e o prepararam para o Futuro.

Mário Correia de Oliveira Júnior
Professor Universitário
Especialista em Direito Privado e Docência do Ensino Superior
Doutorando em Direito Privado

Dois Questionamentos


Rádio Universitária no CARIRI ou Em JUAZEIRO ( Lá vamos nós de novo ? )

O Nosso amigo Océlio nos trouxe a excelente notícia da Implantação da Rádio Universitária da UFC aqui no Cariri, já prevista para o segundo semestre deste ano de 2010. O meu questionamento aqui é:

No CARIRI ou em JUAZEIRO ?

Esta é uma pergunta no mínimo inquietante. Sabe-se que o Crato é tradicional berço das artes e da cultura, de onde todas as outras cidades já foram parte. O Crato tem uma tradição artística, e de Educação na região. Seria muito bom se essa Rádio viesse se instalar aqui no Crato de onde seria transmitida uma programação cultural isenta, correta, com música de qualidade, ATÉ QUE ENFIM, sem a voz IDIOTA daqueles locutores da Rádio Tempo e Princesa FM que querem falar Carioquês!

Creio que muitos conhecem a qualidade inquestionável da Rádio Universitária de Fortaleza. Inclusive nós lá na Rádio Chapada do Araripe www.radiochapadadoararipe.com internet até retransmitimos alguns de seus programas, e temos inúmeras amizades dentro daquela estação. Nada mais justo, portanto, do que finalmente termos aqui na Região do Cariri e principalmente, no CRATO, essa estação FM da UFC. Que alguém possa mexer os pauzinhos aí em favor do nosso querido Crato, pelo menos dessa vez. É bom ver isso, até porque a OUTRA Rádio, a Jangadeiro, ouvi dizer que vai apenas retransmitir os programas da Capital. E vcs conhecem por acaso a qualidade musical dessa Rádio Jangadeiro ? Há algo de Arte, de Cultura ali ?

O Estádio Mirandão Encolheu ? Em todo jogo, agora só cabem 600 Pessoas, não passa disso ?

Há muito tempo que todos nós gostaríamos de fazer este questionamento. Em todos os jogos registrados por nossos repórteres, trazem fotos em que se mostram milhares de pessoas naquele estádio. No entanto, é divulgado que apenas 500 a 600 pessoas estiveram lá nos jogos do Mirandão. Isso é mágica ? Alguém "encolheu" o estádio do Mirandão de modo que não passa de 600 pessoas ?

Por: Dihelson Mendonça

"ôxente! e nóis ainda deve"??? - postado por Armando Lopes Rafael


Dívida pública federal do Brasil cresce para R$ 1 trilhão e 500 bilhões em fevereiro
GABRIEL BALDOCCHI
colaboração para a Folha Online, em Brasília

Depois de recuar 2,68% em janeiro, a divida publica federal registrou alta de 2,56% em fevereiro, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Tesouro. O estoque da dívida passou de R$ 1,45 trilhão para R$ 1,494 trilhão.
A dívida interna teve seu valor aumentado em 3,09%, para R$ 1,397 trilhão. O crescimento foi causado pela emissão líquida de R$ 30,20 bilhões e pela apropriação de juros no valor de R$ 11,74 bilhões.
Já a dívida pública federal externa teve queda de 4,53% em fevereiro com a participação reduzida de 6,99% para 6,51% no total da dívida.
As emissões de títulos em fevereiro somaram R$ 39,70 bilhões e os resgates alcançaram R$ 11, 62 bilhões. Durante os meses de janeiro e fevereiro foram recomprados R$ 1,16 bilhão (US$ 640 milhões) em títulos da divida externa.
O custo médio acumulado da dívida pública nos últimos 12 meses caiu de 9,75% ao ano em janeiro para 9,10% a.a. em fevereiro.
A participação dos papéis indexados à taxa básica de juros (Selic) tiveram sua participação reduzida, passando de 35,48%, em janeiro, para 35,21%, em fevereiro. Já a parcela de títulos prefixados na dívida total aumentou de 28,2% em janeiro para 29% em fevereiro.
Em janeiro, a dívida pública teve a primeira redução desde outubro do ano passado, puxada pela queda de 3,05% na dívida interna, chegando a R$ 1,45 trilhão. A nova alta aproxima o acumulado do nível de dezembro quando o estoque da dívida era de R$ 1,497 trilhão.

UFC instalará a FM Universitária Cariri - Postado por Océlio Teixeira

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, confirmou, nesta quarta-feira, que vai instalar a FM Universitária Cariri. A emissora terá programação local para divulgar as atividades e projetos do Campus Avançado da UFC naquela Região, e ainda dará apoio ao trabalho das instituições estaduais de nível superior daquela banda do Estado. A FM Universitária Cariri também retransmitirá alguns programas da FM universitária de Fortaleza.

Jesualdo disse que a emissora deve começar a operar no segundo semestre, mas que faz esforços para antecipar essa data.

Fonte: Blog do Eliomar

Nota: Esta é uma excelente notícia para a região do Cariri. Com certeza teremos uma progrmação de alto nível, com qualidade e excelência, a exemplo do que acontece com a FM Universitária de Fortaleza.

Uma homenagem ao Santo mais querido do Nordeste - Por Océlio Teixeira

Em 24 de março de 1844, nascia na cidade de Crato, Cícero Romão Baptista. Portanto, há 166 anos chegou a este mundo o filho mais ilustre da Princesa do Cariri, o Cearense do Século XX. Cícero desde pequeno apresentou o desejo de ser padre. Fez voto de castidade aos 12 anos, influenciado pela vida de São Francisco de Sales. Entrou para o Semimário em 1865. Em 1870 foi ordenado e, a partir 11 de abril de 1872, passou a residir na vila de Tabuleiro Grande, que depois passou a ser chamada de Joaseiro e hoje a grande Juazeiro do Norte, uma das principais cidades do nordeste brasileiro.

Em Joaseiro Padre Cícero se tornou conselheiro e protetor dos mais pobres e humildes, desenvolvendo um tipo de apostolado diferente da maioria do clero daquela época. A decisão de ir morar em Joaseiro e de servir às pessoas carentes tem como base o sonho que Cícero teve, quando esteve naquele povoado, no natal do ano anterior. Nesse sonho, ele viu Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa, numa disposição que lembra a última Ceia, de Leonardo da Vinci. De repente, adentra ao local uma multidão de pessoas carregando seus parcos pertences em pequenas trouxas, a exemplo dos retirantes nordestinos. Cristo, virando-se para os famintos, falou da sua decepção com a humanidade, mas disse estar disposto ainda a fazer um último sacrifício para salvar o mundo. Porém, se os homens não se arrependessem depressa, Ele acabaria com tudo de uma vez. Naquele momento, Ele apontou para os pobres e, voltando-se inesperadamente ordenou: - E você, Padre Cícero, tome conta deles! Cícero procurou ao longo de toda a sua vida cumprir o pedido, ou melhor, a ordem a ele dada pelo próprio Filho de Deus.

Neste dia, portanto, uma singela homenagem a este homem, santo e polêmico, que é capaz de atrair, anualmente, milhares e milhares de romeiros a Juazeiro do Norte. Viva nosso Padim Ciço! Viva Juazeiro! Viva o Crato! Viva o Cariri!

BLOGCHAMA: VAMOS LOTAR O NOSSO MIRANDÃO-Por Wilson Bernardo.

EITA QUE BICHO BOM É RENDA...
Porém torcedores,somente comprem ingressos LEGAIS,em caso de acidentes,você tem em mãos um seguro de vida e por danos físicos,assegurados pela lei,caso você compre ingresso no CAIXA PRETA,morrerá a mingua e sem ninguém.
Um prá eu,um pra tu,um pra eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu...eita bichim bom é renda.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Uma hora de exercícios por dia deixa as mulheres em forma


NE - De há muito se sabe que 1 hora de exercícios físicos por dia deixa "qualquer" pessoa em forma, você não ?

As mulheres de meia idade e que gozam de boa saúde devem realizar pelo menos uma hora diária de atividade física para se manter em forma, revela um estudo publicado nesta quarta-feira (24), nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada de 1992 a 2007 com uma mostra de 34.079 americanas de uma média de 54 anos e com uma dieta alimentar normal. No início da pesquisa e ao longo dos anos, estas mulheres comunicaram aos pesquisadores suas atividades físicas e seu peso. Os autores do estudo analisaram a atividade física e a mudança de peso das mulheres a cada três anos em média.

Entre as mulheres que tiveram alimentação normal, a atividade física se associou a um menor aumento de peso ao longo dos 13 anos que durou o estudo, principalmente entre as que tinham uma cintura normal no início do estudo, enfatizam os autores desta pesquisa do hospital Brigham and Women e da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard em Boston (Massachusetts). O estudo foi publicado no "Journal of the American Medical Association" (Jama). As mulheres engordaram 2,6 kg em média durante o estudo.

'Houve uma interação importante entre o IMC (Índice de Massa Corporal, que equivale ao peso dividido pelo quadrado da altura da pessoa) e o grau de atividade física nas mulheres com um IMC inferior a 25', enfatizaram os investigadores. Em compensação, esta relação de causa e efeito não se deu entre os participantes cujo IMC era superior a 25.

No total, 4.540 mulheres (13,3%) do conjunto e cujo IMC era inferior a 25 no início do estudo conseguiram manter um aumento de peso inferior a 2,3 quilos ao longo de todo o estudo. A duração das atividades físicas de média intensidade durante esse período foi de 21,5 horas por semana, ou seja, cerca de 60 minutos diários.

da France Presse

CRATO - Notícias do dia 24 de Março de 2010



Secretaria de Saúde lembra Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose


A Secretaria de Saúde do Crato está realizando, desde a última segunda-feira, o Programa de Atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. A programação estará concentrada para o dia 24, hoje, Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. A finalidade é chamar a atenção sobre um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Segundo a coordenação da Tuberculose da Secretaria de Saúde, a doença permanece afetando a saúde e o desenvolvimento da humanidade, com um terço da população mundial infectada. São 8 milhões de doentes e 2 milhões de mortes anualmente. No Brasil, a tuberculose mata em média cinco mil pessoas por ano. A Secretaria de Saúde do Crato lembra de importância de se fazer um diagnóstico precoce da tuberculose através do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença. Se a tosse persistir por mais de três semanas, pode ser tuberculose.

Os principais sintomas da doença são: tosse, perda de peso, dor no peito, febre alta e falta de apetite. A tuberculose tem cura, quando tratada corretamente. O paciente não deve abandonar o tratamento, que tem duração de seis meses e garante cura. A medicação é grátis, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa ou agente comunitário de saúde e faça o exame do escarro com urgência. As atividades de conscientização continuam nos bairros da cidade, com palestras e meios de comunicação.

Mutirão na Floresta do Araripe marca terceiro dia da Semana da Água e da Árvore

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), entram para terceiro dia de realização da Semana da Água e da Árvore, que se realizará até a próxima sexta-feira, dia 27. O evento foi aberto na última segunda-feira, com assinatura do termo de reciprocidade, no Centro Cultural do Araripe. Em seguida, aconteceu uma caminhada de sensibilização sobre a importância da água e da árvore. Ontem, aconteceram debates, rodas de conversas, participação em programa de rádio.

Cerca de 300 alunos de escolas públicas, estarão participando, na manhã de hoje, de um grande mutirão na Floresta Nacional do Araripe – FLONA, no intuito de realizar a retirada de lixos jogados nas estradas pelos condutores de veículos, e, ao mesmo tempo, servirá de sensibilização para os jovens participantes. Às 19 horas, haverá o lançamento do filme “Preceitos Ecológicos do Padre Cícero”, que acontecerá no salão de Atos da Universidade. Nesta quinta-feira, mais uma vez haverá debate em rádio pela manhã, além de palestras. A primeira delas será sobre a importância da árvore e da água e Programa Batateira COM – VIDAS – Construindo Corredor Ecológico, com os palestrantes Lusimeire Ramos, da Semace, e Vanda Lúcia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato. À tarde, o destaque será para o Projeto Geopark Araripe e sua importância cultural e socioeconômica, com o gerente do Geopark, Idalécio de Freitas, na Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra. A programação segue nos dias 26 e 27.

Crato festeja o dia mundial do Teatro com semana voltada as artes

O dia mundial do Teatro é comemorado dia 27 de maio. Em virtude disso o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva realiza até o próximo domingo, 28, a sua I Semana C [Crato, Cultura e Cia] de Teatro. O Evento conta com a participação das principais Companhias de Teatro do Município do Crato como a Cia. Cearense de Teatro Brincante, Cia. Anjos da Alegria Produções Infantis, Cia. Circo de Sopé entre outras. Além de Espetáculos a programação ainda contempla as artes visuais com exibições de filmes com a temática voltada para teatro, discussões sobre o fazer teatral na região do cariri com o “Teatro em Debate” e Palestras. O projeto traz como proposta principal a promoção de um intercâmbio entre os grupos de Teatro do Cariri, abrindo espaço para debates e reflexões sobre as diferentes linguagens artísticas encenadas atualmente.

Esse evento, é uma realização da Prefeitura Municipal do Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude em parceria com o SESC-Crato, Circo de Sopé e Sociedade Cariri das Artes. Informações sobre a programação completa: ligue para a Secretaria de Cultura 3523-2365 ou acesse www.crato.ce.gov.br.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Operadora lança celular 4G nos Estados Unidos


A operadora Sprint lançou nesta terça-feira (23) nos Estados Unidos o celular EVO 4G, da fabricante taiwanesa HTC. Trata-se do primeiro aparelho com a tecnologia 4G, quarta geração de telefones móveis com possibilidade de até 100 megabits por segundo (Mbps) de velocidade, cem vezes maior que um telefone 3G. O anúncio foi feito durante uma conferência de telefonia que acontece em Las Vegas. O celular funciona com o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, e tem tela sensível ao toque de 4,3 polegadas, além de câmera digital com 8,3 megapixels.

Há ainda Bluetooth (tecnologia para transmissão de dados, sem o uso de fios e a pequenas distâncias) e GPS (Sistema de Posicionamento Global). As vendas começam no segundo semestre ainda sem preço definido. (Foto: Reuters)

Fonte: Reuters - Com R7

Ritmos brasileiros em destaque no programa Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 5


Programa radiofônico de música instrumental que será veiculado nesta quarta, dia 24/03, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com) .


No Brasil existem muitas manifestações musicais. Uma linha é especialmente encantadora: a música instrumental brasileira.

A mistura de samba, frevo, maracatu, xote, maxixe, xaxado, forró, baião, com o jazz, se manifestou por aqui com mais flexibilidade na chamada música instrumental brasileira, a vertente que mais comeu desse pasto e bebeu dessa fonte multicultural.

Sendo assim, vale considerar que a vanguarda do mundo no campo da música éramos nós já há 30 ou 40 anos. Isso, quando surgiram grupos como Som 4, Sambrasa Trio e Quarteto Novo. Propositadamente, a citação desses grupos deve-se ao fato de que o magistral músico instrumentista Hermeto Pascoal fez parte deles.

A música instrumental brasileira é revolucionária. Isso se constata ouvindo. Enquanto alguns estilos musicais são tão populares porque grudam logo nas primeiras audições, a improvisação musical tem como mola-mestra um caráter criador do ouvinte.

Ouvir música não deveria ser uma atividade banal. Fazer música menos ainda.

(Excertos adaptados do artigo “A música que poucos ouvem”, de Felipe Obrer).

Roteiro musical
1. Desafinado (Tom Jobim), com Eliane Elias
2. Fragile (Sting), com Freddie Hubbard
3. Forró Brasil (Hermeto Pascoal)
4. You've Got to Hide Your Love Away (Lennon e McCartney), com Rick Wakeman
5. Vira e Mexe (Luiz Gonzaga)
6. Gréia (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias), com Jefferson Gonçalves
7. I Have a Dream (Herbie Hancock)
8. Estesia (Dihelson Mendonça)
9. Bebê (Hermeto Pascoal), com Eumir Deodato
10. Honeysuckle Rose (F. Walter e A. Razart), com Toots Thielemans

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Farade e Amilton Som - CDs, DVs e Acessórios.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Direto da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga.


Fique ligado!

Catedral de Crato vai ganhar melhoramentos



Por iniciativa do padre Edmilson Neves Ferreira, Cura da
da Catedral de Nossa Senhora da Penha, a Sé de Crato vai ganhar dois melhoramentos: um moderno sistema de som e uma nova capela do Santíssimo Sacramento. O sistema de som – adquirido por mais de vinte mil reais – será entregue aos fiéis nesta quinta-feira da Semana Santa, próximo dia 1º de abril.
(Ao lado, Padre Edmilson. Foto de Dihelson Mendonça)

A nova Capela do Santíssimo

Com um projeto feito pelo arquiteto Waldemar Arraes Farias Filho, a nova capela do Santíssimo Sacramento – ainda em construção – deve ser inaugurada no dia 24 de abril, data consagrada a São Fidelis de Sigmaringa. A capela está localizada no lado direito da catedral de Crato. Terá ambiente climatizado para maior conforto dos fiéis que ali forem rezar.
O projeto arquitetônico prevê um altar de madeira – em estilo colonial – sobre o qual será colocado o antigo sacrário utilizado durante décadas no altar-mor da Sé cratense. Esse sacrário foi totalmente recuperado e se constitui numa peça sacra de grande valor. É feito em níquel branco-prateado, com motivos dourados na porta. A nova capela do Santíssimo será dotada ainda de dois vitrais, ora em confecção no estado de Minas Gerais.
Um desses vitrais terá a imagem da Mãe do Belo Amor, resgatando a mais antiga devoção mariana da região do Cariri: uma estatueta de madeira do século 18, com cerca de quarenta centímetros, ainda hoje existente, venerada desde 1740, ou seja, nos primórdios da Missão do Miranda, origem da cidade de Crato. O outro vitral resgata São Fidelis de Sigmaringa (foto à esquerda) – modelo de leigo e advogado católico, de religioso e mártir – escolhido co-padroeiro de Crato em 1745, por escolha de frei Carlos Maria de Ferrara, fundador desta cidade. É bom lembrar que até hoje não existia nenhuma referência ao co-padroeiro de Crato na igreja a ele co-consagrada. Com esse vitral a lacuna será sanada.
A nova capela do Santíssimo Sacramento terá ainda dois afrescos – que serão localizados ao lado dos vitrais – contendo pinturas eucarísticas.
Desde que assumiu a administração da Catedral de Nossa Senhora da Penha, padre Edmilson Neves Ferreira, vem – a cada ano – introduzindo melhoramentos naquele templo, além de restaurar o valioso acervo artístico-religioso da mais importante igreja da diocese de Crato.

Texto e Postagem: Armando Lopes Rafael

BLOGEducação:Secr.de Educação do Municipio e o PAR-Wilson Bernardo.

PAR-PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-MONITORAMENTO.
Técnicos do governo federal e governo do estado, dos setores da educação ,durante os meses de Março,Abril e Maio,visitaram os municípios acompanhando e monitorando todos os recursos que serão destinados e aplicados,em setores pedagógico,humano,patrimonial e a assistência física das escolas para o bem estar da comunidade escolar.Técnicos e consultores do PAR/MEC/UFC/SEDUC,durante os dias 22 e 23 estiveram reunidos em Crato dando assistência técnica a Secretária de Educação do Município,com apoio logístico e integral do Sec.de Educação o Snh.Valentim e o Pref.Samuel Vilar Araripe.

O secr.Valentim Dantas
Joana e técnicos do PAR
Equipe da Secr.Do Município do Crato.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

CRATO - PREVISÃO DO TEMPO - 24 de Março de 2010


Fonte: Climatempo

Notícias da URCA - 24 de Março de 2010



Filme sobre Preceitos Ecológicos do Padre Cícero será lançado hoje, na URCA

Será lançado na noite de hoje, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o filme “Preceitos Ecológicos do Padre Cícero”, dentro da Semana da Água e da Árvore, que se realizará até a próxima sexta-feira, dia 27. O evento foi aberto na última segunda-feira, com assinatura do termo de reciprocidade, no Centro Cultural do Araripe. Em seguida, aconteceu uma caminhada de sensibilização sobre a importância da água e da árvore. Ontem, foram realizados debates, rodas de conversas e participação em programa de rádio.

Cerca de 300 estudantes estarão participando, na manhã de hoje, de um grande mutirão na Floresta Nacional do Araripe – FLONA, no intuito de realizar a retirada de lixos jogados nas estradas pelos condutores de veículos, e, ao mesmo tempo, servirá de sensibilização para os jovens participantes. Nesta quinta-feira, mais uma vez haverá debate em rádio pela manhã, além de palestras. A primeira delas será sobre a importância da árvore e da água e Programa Batateira COM – VIDAS – Construindo Corredor Ecológico, com os palestrantes Lusimeire Ramos, da Semace, e Vanda Lúcia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato. À tarde, o destaque será para o Projeto Geopark Araripe e sua importância cultural e socioeconômica, com o gerente do Geopark, Idalécio de Freitas, na Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra. A programação segue nos dias 26 e 27.

Inscrições do Vestibular da URCA começam dia 29 de março

Estarão abertas a partir do dia 29 de março até o dia 16 de abril, as inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). No último dia 22, teve início a solicitação de isenção parcial e total das inscrições, na sede da Comissão Executiva do Vestibular, na Rua Teófilo Siqueira, nº 684, Pimenta – Crato-CE. O prazo para solicitar a isenção vai até o dia 25 e o resultado será divulgado no dia 31 de março, na CEV e pela internet. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas, a partir do dia 29, na sede da CEV, pela Internet ou em postos autorizados.

Férias acadêmicas na URCA iniciadas último dia 22

Iniciado no último dia 22, o período de férias acadêmicas da Universidade Regional do Cariri (URCA). As aulas serão reiniciadas no dia 22 de abril. Nesse período, os docentes da Instituição também estarão de férias.

Curso de bonecas para detentas

Teve início, no último dia 16, na Cadeia Pública de Crato, curso de confecção de Bonecas de pano, ministrado pela bonequeira Tuda Leite, coordenadora da Associação das Bonequeiras no pé de Manga. A entidade é sediada na Av. Dom Francisco, no Bairro São Miguel, em Crato. O referido curso que terá uma carga horária de 40 horas e conta com o apoio e coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Direção da Cadeia Pública de Crato e Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção de Crato. Um total de 10 detentas participam do curso. A expectativa é de que, ao final, todas possam se sentir capacitadas a continuarem confeccionando bonecas para o mercado, e ter, com isso, a garantia de uma renda para o seu sustento e também da família.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br

Crato, 24 de março de 2010.

Grupo de amigos cratenses visita Triunfo (PE)

Por Carlos Rafael Dias (texto) e Luiz Wellington Brandão (fotos)


Aproveitando o final de semana prolongado, por conta do feriado do Dia de São José, um grupo de casais e amigos(*) realizou uma visita ao município de Triunfo, distante cerca de 250 km de Crato.

Triunfo é a cidade mais alta de Pernambuco. Sua altitude média é de 1.004 metros, com relação ao nível do mar. O Pico do Papagaio, com cerca de 1.260m, é o seu ponto mais alto. Esta altitude proporciona temperaturas mais baixas que a média da região, com freqüência de 15°C, mas podendo, durante algumas ocasiões, chegar até 10°C. Mesmo com o fenômeno do El Niño, que vem acarretando altas temperaturas nessa época do ano, normalmente de clima ameno no sertão central do Nordeste, o grupo atestou temperatura em torno de 18°C.

A saída da excursão, em carros de passeio, foi na sexta, 19, por volta da 9h. Três horas depois, chegou ao hospitaleiro e agradável Hotel do SESC, situada no ponto mais alto da área urbana da cidade.

O Hotel dispõe de 60 confortáveis leitos, parque aquático, restaurante, cyber, centro de convenções e teleférico, cujo destino é o belíssimo centro histórico da cidade.

Na noite de sexta, o grupo improvisou um animado sarau musical e, no sábado pela manhã, com auxílio luxuoso de um guia local, visitou os pontos turísticos localizados na zona rural do município, a saber: a Cacimba de Seu João Neco (a única que pode ser vista de cima e de baixo), a Furna dos Holandeses e o Pico do Papagaio. A parte da tarde foi reservada à visitação dos atrativos existentes na cidade e arredores, como o Engenho onde se fabrica a famosa cachaça Triunfo (a mais antiga que detém selo do Imetro) e prédios históricos.

Sábado à noite foi reservado para um animado forró pé-de-serra, apesar do cansaço sentido e acusado por parte do grupo devido aos excessivos roteiros turísticos e etílicos praticados. O forró foi uma promoção do próprio hotel. No almoço, já tinha sido ofertada música ao vivo e de qualidade, com apresentação de um grupo de choro. A propósito, a programação cultural foi rica e diversificada, com duas peças de teatro e cantoria de violeiros. E tudo de graça. Outra vantagem: os preços são módicos e o serviço é de primeira. Para se ter uma idéia, a hospedagem dar direito ao café da manhã, almoço e jantar (fartos e deliciosos). Pra completar, o local é perto e a estrada é um tapete.

Por tudo isso, o grupo recomenda.

(*)Adão Henrique e Ana Emília, Carlos Rafael e Francinilda, Carmênio Júnior e Marcianita, Delvanberto e Paula, Fernando Pinto e Marta, Hairton Carvalho e Rose, Helanio e Vanirinha, Humberto e Bianca, Júnior Brasil e Teresa, Luiz Wellington e Iana, Maurício Brito, Neto Escovinha e Veca, e Vangberto e Viviane.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31