xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 março 2010

Prefeito Samuel Araripe viajou ontem à Brasília onde buscará recursos da ordem de 10 milhões de Reais para o Crato


NE - Mais 10 milhões para o Saneamento do Crato


O prefeito do Crato Samuel Araripe viajou ontem ( 17 ) à Brasília, no intuito de buscar junto ao governo Federal, com o apoio do deputado federal, Arnon Bezerra, por intermédio do Senador Inácio Arruda, a conquista de mais 10 milhões de reais para serem investidos no Crato. O prefeito procura inserir o Crato no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II. Na última quinta-feira, o prefeito e o Presidente da Saaec, Procópio da Silveira, apresentaram à população, o projeto de Saneamento e rede de abastecimento d´água, que se iniciará em 20 dias, com investimentos da ordem de 9 milhões de reais advindos de convênio com o PAC 1, que trocará nos próximos 6 meses, cerca de 15Km de tubulação de água da cidade. Segundo Samuel Araripe: "Vou hoje à Brasília mais uma vez buscar recursos para o Crato, agora da ordem de 10 milhões de reais. O Crato hoje é uma cidade em franco desenvolvimento, e nos comprometemos com a população desde o início, de que ao final da nossa gestão, as pessoas do Crato poderão olhar para a sua cidade, e sentirem orgulho de serem cratenses. Sabemos o quão árdua é nossa tarefa, mas sabemos como e aonde conseguir esses recursos. E o prefeito de uma cidade como o Crato tem mais é que batalhar para trazer melhorias, porque estas não vem de mão beijada... O gestor precisa ser dinâmico, fazer articulações em Brasília, a fim de conseguir os recursos, que tenham certeza, não vem de outra forma, apenas através de fontes Federais e Estaduais bem articuladas." disse Samuel Araripe.

Texto e Foto: Dihelson Mendonça
Para o Blog do Crato
www.blogdocrato.com

COLUNA AMILTON SILVA - Crato Vence e Assume Liderança - Futebol, com Amilton Silva


NE
- Estamos começando no Blog do Crato um novo sistema de Colunistas. A coluna FUTEBOL na verdade, já existia, e sempre tivemos o Amilton Silva como o editor, pois afinal de contas, ele é um grande especialista no assunto. No nosso Jornal OnLine Chapada do Araripe, comecei essa experiência, mas lá ainda precisamos continuar. De qualquer modo, irei escolhendo algumas pessoas que pela sua capacidade e conhecimento em certas áreas, estejam mais aptas a falar sobre certos assuntos. Então, com vocês, Amilton Silva e o FUTEBOL.

A equipe do Crato voltou a atuar pelo campeonato cearense, na noite de ontem, no Mirandão, em Crato. Desta feita o adversário foi o Limoeiro do Norte. Como vem acontecendo nas partidas anteriores, o Azulão não apresenta um bom futebol na primeira etapa, e saiu perdendo por 1 X 0 logo nos primeiros minutos. O cratense Wesley abriu o marcador aos doze minutos para o Limoeiro. Com o resultado adverso, o Crato partiu para cima do adversário, perdendo algumas boas oportunidades, inclusive um gol feito com o atacante Careca ainda no primeiro tempo. Voltando com muita disposição, o azulão empatou aos 7 minutos da segunda etapa com um belo gol de Careca , cabeceando fora do alcance do goleiro André.Sentindo satisfeito com o empate, o Limoeiro catimbou durante boa parte do segundo tempo,como castigo tomou o gol da virada aos 43 minutos, tento marcado pelo estreante Ibson. Com a vitória o Crato assume a liderança do segundo turno com 12 pongos ganhos. A equipe cratense foi beneficiada com o empate entre o Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro , no final o placar ficou em 1 X 1. O Quixadá venceu o Ferroviário por 2 X 1 , dificultando a caminhada do Ferrim , em busca da classificação para o quadrangular do segundo turno. O Crato é a única equipe na competição , que não conseguiu um empate. AS rodada será completada com as partidas: Maranguape X Itapipoca hoje á noite, Ceará X Boa Viagem e Horizonte X Fortaleza amanhã à partir das 21:00h.

Classificação
CRATO 12 PG
GUARANY SOBRAL 11 PG
FORTALEZA 09 PG
CEARÁ 09 PG
HORIZONTE 08 PG
FERROVIARIO 08 PG
QUIXADA 08 PG
BOA VIAGEM 07 PG
LIMOEIRO 06 PG
MARANGUAPE 05 PG
GUARANI J 04 PG
ITAPIPOCA 03 PG

Crise Financeira do Time do Crato

Não é nosso intento divulgar notícias que venham prejudicar o bom adamento do time do Crato, até porque, além de sermos cratenses, torcemos pelo sucesso do nosso futebol (Incluie-se aqui o Futebol Juazeirense). Desde o início do campeonato divulgamos notícias referentes ao campo de futebol. Infelizmente é público e notório a crise financeira em que passa a nossa querida equipe. Apesar de todos os problemas, os jogadores têem jogado com ombridade e honrado a camisa que vestem,porém, a situação está ficando incontrolável. Na partida de ontem diante do Limoeiro do Norte, sentimos a ausência de alguns jogadores importantes , tido como titulares. Hoje tivemos informações de fonte confiável, que estão deixando o time jogadores importantes. Esperamos a manifestação dos senhores representantes do time cratense. Nós que no princípio não acreditava-mos no sucesso desta equipe, por se tratar de um plantel com atletas totalmente desconhecidos nos surpreendemos positivamente e reconhecemos o valor dos atletas. Preocupados com o futuro do nosso futebol, torcemos para que haja uma união entre desportistas interessados , para evitar assim, uma possível queda do nosso time para segunda divisão, no próximo certame cearense. Ainda bem que o desempenho da time até o momento não comprometeu a equipe no sentido de queda, porém , faltam alguns jogos importantes, e requer muito empenho das pessoas envolvidas no nosso futebol.

Fica aqui o nosso alerta

Cuidem do Futebol Cratense, nossa parte em divulgar estamos fazendo.

Por: Amilton Silva
Editor de Esportes do Blog do Crato

Royalties – Cid quer diálogo ao invés de campanha azeda - Postado por Océlio Teixeira



O governador Cid Gomes (PSB) lamentou, nesta quinta-feira, em Fortaleza a campanha que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), vem fazendo com objetivo de reverter quadro onde projeto de rateio dos royalties do Pré-Sal foi aprovado pela Câmara dos Deputados reduzindo cotas cariocas. Além do Rio, estão contra tal aprovação Espírito Santo e São Paulo, estados produtores de petróleo. Cid disse que não é campanha “azeda” que vai trazer benefícios para todos. Observou que o diálogo, o consenso, o bom entendimento e a conciliação devem ser sempre buscados, em todo tipo de questão política ou administrativa, por qualquer gestor. O governo do Rio iniciou campanha contra o projeto de rateio dos royalties e vem também mobilizando artistas como Neguinho da Beija-Flor e até a maranhense Alcione. O desabafo do governador foi após solenidade de lançamento do Pacto Federativo de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O ato, no Palácio Iracema, contou com a prsença do ministro Guilherme Cassel.

Fonte: Blog do Eliomar
Foto: Cícero Valério

Os encantados Zabumbeiros Cariris no Cariri Encantado - Postado por: Carlos Rafael Dias


Foto: Alan Bastos
Nesta sexta, 19 de março, Dia de São José, o grupo Zabumbeiros Cariris (ZC) vai desaguar nos corações dos ouvintes do programa Cariri Encantado. Por sinal, e não por mera coincidência, o chão batido onde o ZC lançaram a semente inicial é justamente o Bairro São José, local que intersecciona Crato e Juazeiro, os dois maiores pólos dessa região encantada.

O ZC é um dos mais autênticos grupos musicais inspirados nas raízes nordestinas, em especial na musicalidade do cariri cearense.

Um dos que “tiraram fino” ao falar sobre o trabalho desta rapaziada foi o escritor José Flávio Vieira, em resenha sobre o disco de estréia do grupo:

“Eis os Zambumbeiros Cariris! Pleno de ângulos obtusos e faces pontiagudas. Traz no seu bojo toda coerência das nossas mais profundas incongruências. O Sacro/profano, o afro/indígena/ibérico, o cearense/pernambucano, o fúnebre/festivo e o romântico/erótico saltam como um saci, no terreiro de cada acorde deste disco. Os Zabumbeiros beberam nas fontes pródigas das bandas cabaçais, do reisado, do coco de roda, do baião, dos benditos, do maracatu cearense e de além-Araripe. Souberam , no entanto, destilar, desta calda sonora, um mel puro e original. Fizeram deste amálgama de sons um trampolim e se projetaram para além do simplesmente telúrico/ regional. Sua música sabe a pequi e a morango, tem o doce aroma do canavial e o acre cheiro do asfalto. Não se avexe, pois, quando a forte batida do zabumba penetrar pelos poros e vier a invadir suas artérias e sentidos. Relaxe e embarque nesta viagem futurística em busca dos nossos primórdios, em procura das fontes de onde flui nossa essência. Avançando para o começo, criançando os instantes, enquanto os Zabumbeiros nos descortinam o arcano: o estame do Som !”

Serviço
O programa Cariri Encantado é veiculado às sextas-feiras, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e na Internet pelo site cratinho.blogspot.com. Apresentação de Luiz Carlos Salatiel. Apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Se ligue!

Postado por: Carlos Rafael Dias


E depois diz que não faz campanha fora de época. Santo LULA... - Postado por: Moisés Rolim

O advogado-geral da União, Luis Inácio Adms, informou nesta quinta-feira, por meio de sua assessoria, que vai recorrer da decisão do ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Joelson Dias, que determinou a aplicação de multa de R$ 5.000 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada. Com o recurso, a aplicação da multa será decidida pelo plenário do TSE. Pelas regras da Corte Eleitoral, o recurso pode ser protocolado em até três dias após a publicação da decisão no "Diário de Justiça", que está prevista para o dia 22 de março.

Para o ministro do TSE, o presidente Lula fez propaganda eleitoral antecipara para a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT à sucessão presidencial. Na avaliação de Dias, o presidente Lula cometeu a irregularidade durante a inauguração de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nas localidades de Manguinhos e Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em maio do ano passado. Dias afirmou que parte do discurso do presidente foi irregular porque Lula teria interagido com participantes do evento que gritavam o nome da ministra. "Eu espero que a profecia que diz que a voz do povo é a voz de Deus esteja correta neste momento. O primeiro representado acabou realçando a futura candidatura, sendo essa a peculiaridade, a circunstância, que me leva a concluir pela ocorrência de propaganda eleitoral antecipada", afirma o ministro, na decisão.

Segundo a representação do PSDB, as inaugurações, "na realidade, serviram como palanque para as eleições vindouras". A defesa do presidente negou qualquer intenção de promover a ministra e pré-candidata do PT e que as declarações no evento tinham o objeto de informar à população sobre as realizações do governo federal. "A participação de gestor público federal, seja presidente ou mesmo ministro de Estado, em inauguração de obras públicas, constitui não apenas uma prerrogativa, mas um dever da função", diz a defesa.

Fonte: FOLHA.COM

Postado por: Moisés Rolim

Juazeiro do Norte - Governador CID GOMES lançará projeto São José 2010


O Governador Cid Gomes estará no dia 19 de Março, Sexta-Feira, na cidade de Juazeiro do Norte para o lançamento do Projeto São José 2010. O evento será no Memorial Padre Cícero, a partir das 14h30min horas e contará com a presença de diversas autoridades do Estado. O Deputado Estadual Sineval Roque estará presente nesse evento onde também será assinado pelo Governado várias liberações de Projetos. Dentre esses, o Deputado Roque conseguiu a liberação de Um Trator com implementos de Galpão para o Distrito de Santo Rosa em Crato, a 2ª Etapa do Abastecimento D´Água na Vila São Bento, no Sítio Teotônio e a 2ª Etapa de Abastecimento de Água da Vila São Francisco, Sítio Quebra, também em Crato.

Desde o início da gestão do Governador Cid Gomes o Deputado Roque já obteve êxito na liberação de recursos do Projeto São José na ordem de mais de $ 3 milhões para toda a Região do Cariri.

Fonte: Assessoria do Deputado Sineval Roque


Chicote Queimado - Com salários atrasados, Djalma e Careca estão fora do Crato Os dois goleadores do Azulão do Cariri devem ir para o Tiradentes. Arq



Esta semana, em Fortaleza, a jovem empresária Marcela Montenegro foi morta numa tentativa de assalto. Uma família abalada autorizou a doação de órgãos terminando por beneficiar seis pacientes que, desesperadamente, aguardavam na fila de transplantes. Há que se louvar a força de familiares que, em meio a uma tragédia desse vulto, conseguem, mesmo assim, dar a volta por cima e transformar a dor e a revolta num ato de profunda solidariedade humana. Em meio à violência cotidiana, ficamos atônitos, na certeza de que é tênue a linha divisória entre o meu bem-estar e minha infelicidade . Eles dependem de meros fatos aleatórios e imprevisíveis. Parodiando Kipling , percebemos : quando se imola uma vida , de alguma maneira, se destrói o mundo. Postamo-nos todos, no meio da rua, buscando soluções para a guerrilha urbana que se vem instalando nos grandes centros populacionais. O mais das vezes, as propostas , emanadas no calor da paixão, trazem consigo um ranço vingativo que faria enrubescer o Código de Hamurabi. No caso da Marcela, há um perigoso agravante: a participação de um menor de 11 anos no assalto. Imediatamente nestes casos, salta em todos os noticiários a discussão interminável sobre a maioridade penal.

As justificativas para a diminuição da maioridade são amplas e repetitivas. Crianças com 15, 16 anos sabem perfeitamente o que estão fazendo, já podem inclusive votar e saem por aí dirigindo veículos. Por que , em caso de crimes cometidos, devem ser tratados como guris de berço, amparados e liberados rapidamente como se nada tivesse acontecido? Um tio da Marcela lembrou inclusive a condenação nos EUA à pena de morte, recentemente, de um menor homicida. Na Inglaterra, também, sabe-se de vários julgamentos à prisão perpétua para infratores juvenis. Por que só no Brasil isso não é permitido ? -- bradam os programas policiais. Cientes dessa aparente impunidade, bandidos aliciam menores para participarem de suas paradas e , em caso de morte de vítimas, colocam a culpa do homicídio neles , já que praticamente não respondem processo e , no máximo com dois anos, independentemente da gravidade do delito, estarão de volta às ruas. Reconheço que muitos desses argumentos são fortes e irrefutáveis e impossíveis de serem destruídos, máxime em momento de revolta e ânimos exaltados. Sei, também, que é bem mais fácil encontrar caminhos mais pacíficos quando o holocausto ainda não bateu à nossa porta.

Pois bem, vou meter minha passadeira nessa gamela. Vou desfiar algumas reflexões pessoais sobre o assunto. Sei perfeitamente que há menores violentos em todas as classes sociais, mas no Brasil ao menos, os infratores juvenis são quase sempre aqueles das classes mais desfavorecidas. São órfãos de escola, de saúde, de moradia, de cidadania e dignidade, de pais e de país. Criaram-se numa selva terrível onde tiveram que adquirir meneios de chacais para poder sobreviver. Talvez, por isso mesmo, tenham amadurecido tão rápido e já pareçam velhos e truculentos ainda na adolescência. Vêm armados para cobrar uma conta que sabem perfeitamente que a nação lhes deve. Como levá-los a julgamento , se a sociedade que os vai julgar não lhes concedeu as oportunidades necessárias para viverem condignamente? Como compará-los aos adolescentes dos países desenvolvidos a quem a maior parte das vezes foram fornecidos todos os ingredientes para um desenvolvimento humano saudável? E se fôssemos reduzir a maioridade penal, de que adiantaria? Em que idade a fixaríamos? Vejam que um dos assassinos da Marcelo tinha apenas 11 anos. Os bandidos imediatamente passariam a aliciar menores agora já na nova menoridade penal. Reduzir a maioridade penal é tão inócuo como vender a cama para evitar o adultério ou derrubar a casa para solucionar o problema da violência doméstica. E mais, se pena de morte resolvesse o problema, ele já estaria sanado, pois ela já existe extra-oficialmente. Todo dia o noticiário policial está prenhe de execuções de jovens por policiais, justiceiros e traficantes. E o pior é que essas mortes são veiculadas pela mídia com uma naturalidade impressionante, como se fosse uma coisa normal e previsível, quase pedagógica. No Brasil não há socialismo nem na morte. Até 2012 calcula-se que 34.000 jovens serão assassinados, nas 267 cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes, uma média de 13 adolescentes imolados a cada dia.

Soluções simplistas e milagrosas não existem e não surtirão efeito maior. A repressão apenas é inócua. Há que se revolver as raízes do problema que se encontra encravado nas nossas imensas desigualdades sociais. A resposta não está na razão da criança ter amadurecido já aos quinze anos sendo assim imputável, mas no porque lhe terem arrancado a infância a fórceps e forçado a se tornar um adulta antes do tempo. Ele procura na rua aquele menino que esconderam dele como a um chicote queimado . Tá quente ? Tá frio?

Por: José Flávio Vieira


Favelas - Postado por José Flávio Vieira

18/03/2010 - 13h01

Número de favelados no Brasil cai 10 milhões na década, mas avança no resto do mundo, diz ONU


Do UOL Notícias

*Em São Paulo

O Brasil reduziu em 16% sua população de favelas, com cerca de 10,4 milhões de pessoas deixando esse tipo de habitação nos últimos 10 anos, apontou nesta quinta-feira (17) um relatório das Nações Unidas.

Apesar disso, o número de habitantes de moradia precária em todo o mundo no mesmo período avançou de 776,7 milhões para 827,6 milhões. O número de brasileiros que moram em favelas diminuiu de 31,5% para 26,4% em dez anos devido à adoção de políticas econômicas e sociais, à diminuição da taxa de natalidade e à migração do campo para a cidade, disse o relatório da ONU.
A agência para habitação das Nações Unidas atribuiu a melhoria também à criação do ministério das Cidades pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a adoção de uma emenda constitucional afirmando o direito do cidadão à moradia e aos os subsídios a materiais de construção, terrenos e serviços de construção. Entre os países pesquisados, o Brasil está atrás apenas de China, Índia e Indonésia, que, segundo a ONU, deram “grandes passos” para combater a precariedade das moradias.

Os autores do estudo calculam que, mantida a taxa atual, o número de habitantes de favelas aumentará seis milhões por ano até 2020, quando chegará a 889 milhões. Apesar do incremento de 55 milhões no número absoluto de favelados no período pesquisado, o relatório destaca que “227 milhões de pessoas no mundo deixaram de viver em assentamentos precários entre 2000 e 2010 e passaram a fazer parte da cidade formal”. “Isto significa que, coletivamente, os governos do mundo alcançaram a Meta 11 do Objetivo 7 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (melhorar a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes em assentamentos precários para o ano 2020) em 2,2 vezes”, diz o texto. “(Mas) o progresso que foi feito em relação à meta das favelas ainda não foi o suficiente para conter o crescimento de assentamentos informais nos países em desenvolvimento.”

A África Subsaariana é região que concentra a maior população em favelas, onde 199,5 milhões ou 61,7% de sua população urbana vivem em tais áreas. Em seguida aparecem o sul da Ásia com 190,7 milhões (35%); Ásia do Leste com 189,6 milhões (28,2%); América Latina e o Caribe com 110,7 (23,5); Sudeste Asiático com 88,9 milhões (31%); Oeste Asiático com 35 milhões (24,6%); Norte da África com 11,8 milhões (13,3%); e Oceania com 6 milhões (24,1%).

Postado por: Jose Flávio Vieira

O POVO NO BLOG ! - Opinião Pública com Responsabilidade

Joaquim Albuquerque em 18/03/2010

Olha eu ai de novo. Estou passando p/ pabeniza-los pela liderança do azulão do cariri, eita time aretado.Amo meu cariri, bjus p/todos desta cidade maravilhosa. Deixo lembranças a todos da Rua Sagrada familia. Evanio,César,mario,thier,etc tal.

Cratenses em 13/03/2010

pedimos ao serviço de limpeza retirar lixos da valeta do granjeiro,se chover forte quebrara todas as entradas...

Nailza em 13/03/2010

Dihelson, sempre estou lendo seu blog. Parabéns e obrigado por me responder as perguntas q faço.

Nailza em 13/03/2010

Dihelson, a direção do S.Francisco está de Parabéns pela nova estrutura da Maternidade, agora te pergunto, os centros cirúrgicos foram reformados?

Hermano Barreto em 13/03/2010

Visivelmente notorio, nada satisfeita, a cara da vereadora mara guedes na apresentacao do projeto de saneamento do Crato... vamos acreditar gente.

( Comentários colhidos no nosso Mural, na aba lateral direita e na Sala de Bate-Papo do Cariri )
Quem quiser conhecer a sala de bate-papo do Cariri, acesse através do nosso blog, ou visite o site oficial: www.batepapodocariri.blogspot.com )

Estado é obrigado a custear remédios caros, diz STF - Postado por Océlio Teixeira



E
m decisão unânime, o STF reconheceu o direito dos brasileiros de recorrer ao Judiciário para obter remédios e tratamentos sonegados pelo SUS. Mais: deliberou-se que é obrigação do Estado custear remédios e tratamentos de alto custo a portadores de doenças graves. O tribunal manteve de pé nove liminares concedidas a pacientes. A União e os Estados afetados pediam que fossem revogadas. O relator do processo foi Gilmar Mendes. O voto dele foi acompanhado por todos os demais ministros. Ficou assentado que, excetuando-se os tratamentos experimentais, cuja eficácia ainda não tenha sido atestada, o Estado é obrigado a atender às demandas da clientela. Eis o que anotou Gilmar Mendes“O direito à saúde representa um pressuposto de quase todos os demais direitos...” “...É essencial que se preserve esse estado de bem-estar físico e psíquico em favor da população, que é titular desse direito público subjetivo de estatura constitucional”.

Um dos casos analisados envolve uma paciente de 21 anos. Mora em Fortaleza (CE). É portadora de patologia rara: Niemann-Pick Tipo C. Os médicos receitaram uma droga chamada Zavesca. O SUS negou-se a fornecer. E a família da moça pediu socorro ao Judiciário. Alegou que não tinha condições de bancar o tratamento, estimado em R$ 52 mil por mês. Obrigado a fornecer o remédio, o governo recorreu. Argumentou que a eficácia do Zavesca era coisa ainda pendente de aferição científica. De resto, a droga não dispunha de registro na Anvisa. Gilmar Mendes disse que, de fato, na época em que a ação começara a tramitar, o Zavesca não possuía registro. O ministro fez, porém, uma visita ao sítio da Anvisa na Web. Constatou que, hoje, o medicamento já consta da lista de drogas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Porém, embora comercializado legalmente no Brasil, o Zavesca não foi incluído nos protocolos e diretrizes terapêuticas do SUS. O ministro anotou: “Há necessidade de revisão periódica dos protocolos existentes e de elaboração de novos protocolos...” “...Não se pode afirmar que os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas dos SUS são inquestionáveis, o que permite sua contestação judicial”.

Afora as informações disponíveis no processo, Gilmar serviu-se de dados recolhidos em audiência pública promovida pelo STF em abril do ano passado. Fora a debate a crescente “judicialização” da saúde no Brasil. Um fenômeno que, segundo o governo, afeta o equilíbrio do orçamento do SUS. Levada aos tribunais, a encrenca costuma desaguar no STF. Gilmar informou que há na presidência do Supremo “diversos pedidos” de suspensão de condenações. Envolvem “o fornecimento de remédios, suplementos alimentares, órteses e próteses...” Tratam da “...criação de vagas de UTIs e de leitos hospitalares, realização de cirurgias e exames, custeio de tratamento fora do domicílio e inclusive no exterior”. Ao indeferir os nove recursos ajuizados pelo Estado, o STF sinalizou: desatendida nos guichês do SUS, a platéia deve, sim, recorrer ao Judiciário.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Cariri comemora 166 anos de nascimento do Padre Cícero - Postado por Océlio Teixeira



Mesmo com menor público, em comparação às romarias, a Semana do Padre Cícero tem início a partir de hoje

Juazeiro do Norte. A festa de aniversário dos 166 anos do Padre Cícero começa hoje, com abertura da Exposição Fotográfica sobre o "Padim" (ExpoCícero), com mais de 100 fotos do sacerdote, algumas delas inéditas. O material pertence a colecionadores e historiadores do município. As comemorações vão acontecer, de 18 a 24, na XXVIII Semana do Padre Cícero. Este momento, mesmo com uma participação mínima de romeiros, é marcado pela alegria e uma forma de agradecimento do povo de Juazeiro ao fundador da cidade. É também um período que se caracteriza pela fase de plantio nos estados nordestinos, impedindo uma participação maior dos romeiros, em relação ao número de fiéis das romarias tradicionais. Segundo o professor Daniel Walker, pesquisador e escritor da história do religioso e de Juazeiro, a festa é uma forma de agradecimento ao Padre Cícero, e se caracteriza pela alegria. Já as tradicionais romarias, estão mais associadas à saudade. Mas, ao longo dos 18 anos de realização da Semana, com a inserção do poder público, houve um incremento nas atividades. Além das atividades nas escolas, este ano o evento se amplia, levando debate para a Universidade Federal do Ceará (UFC). No dia 22, às 19 horas, acontecerá a mesa redonda, com o tema "Padre Cícero, Padroeiro das Florestas", com pesquisadores, docentes e alunos.

Daniel Walker afirma que, em vida, o Padre Cícero já comemorava em sua residência o aniversário, com grande participação popular. Após a sua morte, as pessoas continuaram comemorando. "As romarias têm um número maior de pessoas, por ser outra forma de expressão, que se caracteriza pela saudade", reafirma ele. No dia da missa de aniversário, 24, às 6 horas, há a presença de romeiros, mas são mais funcionários públicos, aposentados, já que a grande maioria dos devotos provém das áreas rurais nordestinas. Ele recorda a infância do "Padim", com a prática de soltar balões na noite de aniversário, abolida por conta dos riscos de incêndio. O show pirotécnico continua. O bolo gigante, coordenado por Mãe Cicinha, e feito de forma coletiva, é cortado no dia 23. Uma festa que há 22 anos acontece, no Bairro Socorro, nas proximidades da Capela, acompanhada de uma seresta comemorativa. Na Praça do Socorro, ocorrem apresentações dos filmes: Dona Ciça do Barro Cru e Patativa - Ave Poesia, dia 23, às 18h30. Nos primeiros momentos, quando era apenas por iniciativa popular, o devoto Severino Alves, já falecido, saía no comércio solicitando apoio para as comemorações. A participação dos grupos de tradição popular também acontece. Há grupos que vêm de fora para reverenciar a figura do Padre Cicero neste dia.

Durante o mês de comemoração do aniversário do sacerdote, a tradicional missa do dia 20, que lembra a sua morte, no dia 20 de julho, chega a ter grande quantidade de fiéis. Esse momento fez parte de uma de suas recomendações, para haver celebração. No dia 24, feriado na cidade, a alvorada festiva acorda a população. Às 6 horas, a missa acontece na Praça da Capela do Socorro, onde estão os restos mortais do padre. No mesmo dia, acontece a Corrida Padre Cícero, com saída do Crato em direção ao Juazeiro, às 8 horas, a tradicional Procissão das Flores, às 17 horas, saindo da sede da entidade organizadora, Sociedade Padre Cícero. Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, este ano há uma solicitação para que os participantes levem imagens do padre e fotos, além das flores. É neste dia em que há uma participação popular mais expressiva.

Gratidão

"Sempre considerei esse momento uma festa de gratidão do povo de Juazeiro do Norte"
Daniel Walker
Pesquisador e escritor

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Romaria, Praça do Cinquentenário, S/N
Socorro, Juazeiro do Norte
(88) 3511.4040

Reportagem e foto: Elizângela Santos
Fonte: Diário do Nordeste
Programação: http://www.juazeiro.ce.gov.br/

Vaticano investigará supostas aparições de Virgem Maria na Bósnia


O Vaticano anunciou que enviará uma comissão para investigar alegações sobre aparições constantes da Virgem Maria na cidade de Medjugorje, na Bósnia-Herzegóvina. A primeira aparição foi relatada por seis crianças, em junho de 1981. Desde então, tem havido relatos diários sobre supostas aparições da Virgem Maria, em alguma ocasiões usando roupa cinza com véu e, em outras, vestindo trajes dourados, coroada com estrelas e flutuando em uma nuvem. Os moradores afirmam que ela fala croata, pronunciando as frases: "Eu vim porque há muitos devotos verdadeiros aqui. Eu desejo estar com vocês para converter e reconciliar o mundo todo." Também foi dito que três raios de luz precedem suas aparições, durante as quais supostamente as vozes das pessoas que testemunham o evento não são ouvidas.

A Igreja Católica, no entanto, há muito questiona a credibilidade das aparições. A comissão irá se reportar à Congregação pela Doutrina da Fé, o principal corpo doutrinário do Vaticano. Enquanto isso, a pequena cidade continua atraindo peregrinos. Estima-se que cerca de 30 milhões de pessoas visitaram a cidade desde a primeira suposta aparição do que os moradores normalmente chamam de "Nossa Senhora".

da BBC, via Folha OnLine

Crato Sport Clube tem problemas financeiros e tenta resolve-los

Diretoria e técnico do Azulão do Cariri se reunem na manhã desta quinta-feira.

Todos os funcionários do Crato Esporte Clube, atual líder do 2º turno do Cearense, estão com salários atrasados. Os diretores do Azulão do Cariri e o técnico Orlando Caulin se reunem na manhã desta quinta-feira para tentar resolver o problema.

Os problemas financeiros podem atrapalhar o desempenho do Crato?

Os jogadores do Crato, liderados pelo capitão Djalma, demonstraram que estão insatisfeitos ao queixarem-se dos atrasos de salário nesta quarta-feira, à noite, antes da vitória sobre o Limoeiro por 2 a 1, no Estádio Mirandão (Crato). Por telefone, o técnico do Azulão preferiu não falar sobre o assunto, pois estaria entrando numa reunião com diretores do Crato, para decidir a situação.

Líder

O Crato está na primeira colocação do 2º turno, com 12 pontos e em 5º na classificação geral. No primeiro turno, o Azulão chegou a ser apontado como um dos favoritos, em razão de uma arrancada impressionante e uma goleada surpreendente de 4 a 0 no Fortaleza, que o levou à liderança. Entretanto, o time caiu de produção e nem se classificou para as semifinais.

Fonte: Portal VerdesMares


CRATO - Notícias do dia 18 de Março de 2010



Combate a dengue continua nos bairros do Crato


A Secretaria de Saúde do Crato está realizando em todos os bairros da cidade a borrifação com carro fumacê, no intuito de combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Mais de setenta casos de dengue já foram confirmados. O trabalho vem sendo desenvolvido desde a última segunda-feira, e foi iniciado pelos bairros Cacimbas, Novo Crato, Gisélia Pinheiro, Centro, Seminário, Misericórdia, Sossego, Pimenta, Zacarias Gonçalves, Lameiro, Grangeiro, Parque Grangeiro, Ossian Araripe, Alto da Penha e Nossa Senhora de Fátima. Hoje, 18/03, será a vez dos bairros: Pinto Madeira, Vila Guarany e São Miguel, pela manhã, e Mirandão, Muriti e São Miguel, à tarde. Amanhã o carro fumacê estará pela manhã nos bairros São bento, Muriti, Barro Branco e Conjunto Habitacional Padre Cícero. A assessoria técnica da Secretaria de Saúde solicita aos moradores, que quando o carro for passar em cada localidade, é necessário que as portas e janelas das residências estejam abertas, para que a aplicação obtenha mais eficácia. Se todos colaborarem, fica mais fácil combater a dengue na cidade.

Seminário de reflorestamento será realizado hoje, em Crato

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), por meio de seus escritórios regionais do Cariri, ministrarão uma palestra sobre o tema “Reflorestamento e desenvolvimento sustentável”, que acontecerá a partir das 8h30 de hoje, no auditório do Instituto Cultural do Cariri – ICC, no município de Crato. O palestrante será o técnico ambiental da Semace, Raimundo Costa Nogueira. O evento é uma prévia das comemorações da Festa Anual das Árvores, promovida por esta autarquia e que ocorrerá no período de 22 a 28 de março, em Fortaleza e mais 59 municípios do Ceará. Na oportunidade, produtores rurais, de áreas de assentamentos assistidos pela Ematerce, no Cariri, receberão mudas nativas e frutíferas para fomentarem o reflorestamento em suas localidades, bem como irão adquirir conhecimento para o melhor trato com o meio ambiente durante suas atividades agrícolas. Além disso, o gerente regional da Semace no Cariri, João Josa, informou que será apresentada uma parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para o reflorestamento de todas as margens dos açudes pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Salgado. A ação objetiva evitar o assoreamento e a erosão das regiões ribeirinhas desses corpos de água.

Secretaria de Ação Social do Crato continua atividades do Bolsa Família

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, iniciou no inicio desse mês as atividades do Programa Bolsa Família 2010. Os atendimentos estão sendo realizados das 8 as 14 horas na própria secretaria. É importante lembrar que os interessados têm de estar munidos de seus documentos pessoais para que possam resolver assuntos como desbloqueio de cartão e mudança de escola.

Secretaria de Agricultura do Crato entrega Certificados de Cadastro de imóvel Rural

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos comunica aos proprietários rurais deste município, que já está disponível na UMC-Unidade Municipal de Cadastro, no Centro Administrativo a rua 7 de setembro 150 São Miguel, o CCIR-Certificado de Cadastro de imóvel Rural INCRA -Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, os interessados devem comparecer a esta unidade munidos de CPF.

A Secretaria de Meio Ambiente do Crato realizará a Semana da Árvore e da Água

Com a promoção do Governo Municipal do Crato, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, juntamente com a Universidade Regional do Cariri- URCA, realizará de 22 a 26 desse mês a Semana da Arvore e da Água. O evento contará com palestras educativas, programas de rádio, debates, plantio de mudas, mutirões de limpeza, caminhada de sensibilização e passeio ciclístico. Segundo Vanda Lucia Roseno, Gerente do Núcleo de Educação Ambiental, a semana terá como tema “ Água e Árvore: Modificando seus hábitos” e tem como parceiros o SESC Crato e a Cerâmica Gomes de Matos. A abertura oficial da semana acontecerá, dia 22, as 8 horas e 30 minutos no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Crato vence Limoeiro e assume liderança do Campeonato Cearense


Placar de 2 a 1 no Estádio do Mirandão deu à equipe a dianteira do segundo turno da competição

Na abertura da rodada do Campeonato Cearense, o Crato venceu o Limoeiro por 2 a 1 no Estádio do Mirandão na noite desta quarta-feira e assumiu a liderança do segundo turno da competição, com 12 pontos ganhos em seis jogos. Os visitantes, atravessando fase delicada no Estadual, têm seis tentos e ocupam apenas a nona posição. Mesmo jogando em casa, o Crato foi surpreendido ainda no início do primeiro tempo. Wesgley abriu o placar para o Limoeiro aos 14 minutos de jogo, abalando as estruturas dos donos da casa. A reação do Crato só viria na etapa complementar: Careca fez o gol de empate aos sete e Ibson, aos 41, virou o jogo, dando a liderança do turno para o Azulão do Cariri.

Quem permitiu que o Crato ficasse na ponta foi o Guarany, que era dono da ponta até o início da rodada. Jogando em casa, o time de Sobral ficou no empate por 1 a 1 com o Guarani de Juazeiro do Norte e foi aos 11 pontos, assumindo a vice-liderança. Em situação distinta, os visitantes ocupam a 11ª e penúltima posição, com quatro tentos.

Confira a rodada completa:

Quarta-feira
Crato 2 x 1 Limoeiro
Guarany 1 x 1 Guarani
Quixadá 2 x 1 Ferroviário

Quinta-feira
Maranguape x Itapipoca

Sexta-feira
Horizonte x Fortaleza
Ceará x Boa Viagem

Fonte: Gazeta Esportiva

DEUS SEJA LOUVADO:DINHEIRO...JOGADORES SE RECUSAM A ENTRAR EM CAMPO-Por Wilson Bernardo.


CRATO 2X1 QUIQUIlimoDINHEIRO




MOTIM: Jogadores se recusam a entrar em campo, e em reunião com a imprensa e alguns torcedores da Jovem Crato, expuseram seus problemas, com o descaso, desrespeito e de como a diretoria, na pessoa do seu Presidente vem tratando os atletas, a pergunta é, onde está sendo empregado o dinheiro recebido, do grupo verdes mares(TV), e o principal qual é o destino do dinheiro arrecadado nas bilheterias, e não é pouco, pois os torcedores estão presentes e no mínimo em uma margem de pelo menos ou mais de 2000 torcedores por partida, é muito de estranhar e tentam nos enganar com ilusionismos de MISTER M...

Wilson Bernardo (Texto & Fotomontagen)

Choveu no Crato hoje ! - Previsão do Tempo - Dia 18 de Março de 2010



Todo aquele calor de ontem não era pra menos. Eu bem que disse que aquilo era Insuportável. Choveu em Crato durante a madrugada. Chuva intermitente, parava por longos períodos. Eu não tenho ainda um pluviômetro aqui no estúdio, mas não nada grande. Apenas uma chuva comum, que veio para alegrar nossos corações já ressequidos por tanto calor. A previsão do tempo para hoje, segundo o site Climatempo, é de dia de sol e aumento de chuvas de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. E viva a doce e sempre sábia Natureza!

Dihelson Mendonça
Fonte da previsão: Climatempo

Pensamentos do Dia - 18 de Março de 2010 - Colaboração de Mônica Araripe



"Passou a Diligência

Passou a diligência pela estrada, e foi-se;
E a estrada não ficou mais bela, nem sequer mais feia.
Assim é a ação humana pelo mundo fora.
Nada tiramos e nada pomos; passamos e esquecemos;
E o sol é sempre pontual todos os dias."

Alberto Caeiro

"O conselho que damos mais expeditamente é aquele que não envolve a nossa coadjuvação."

Emanuel Wertheimer

"Não entendo como é que alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de se ser desonesto."

Laurence Peter

"As duas cartas de amor mais difíceis de escrever são a primeira e a última."

Francesco Petrarca

"A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente. É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente."

Nicolau Gogol

Opinião - texto para Publicação - Hildeberto AQUINO


Oi Dihelson
Se achar pertinente, publique.


EXTREMA VIOLÊNCIA – Assisti pela TV, perplexo, indignado, a violência praticada no Rio Grande do Sul por um adolescente de 15 anos, viciado, contra uma criança de apenas cinco anos. Abordada, a criança foi conduzida ao mato e por não ter dinheiro para o viciado foi brutalmente espancada. Como se não bastasse, perversamente queimou-lhe as mãos com saco plástico derretido. As escoriações por todo o corpo e as bolhas nas mãos evidenciavam a extrema tortura a que fora submetida. Cinco aninhos somente e já vítima da bestialidade de um jovem, também vítima do descuro dos Poderes relapsos. O criminoso, abrigado pela lei excessivamente protecionista, fruto da incosequência dos nossos legisladores, sequer será apreendido. É o mais fiel retrato do descaso das nossas autoridades que a tudo assistem enquanto discutem pré-sal, gorjetas, mais um caso do PT ou a paz entre palestinos e israelitas, afora os interesses particulares que certamente priorizados. Condescendente e insensível, talvez à espera da sua hora, a sociedade permanece omissa, submissa, tolerante, resignada, impotente ante o crime que grassa e domina todo o país. Meu Título de Eleitor, que serventia tens se não alijas os maus políticos que desonram o nosso já combalido Congresso Nacional?

Hildeberto AQUINO
Corretor de Imóveis
Russas (CE)


A Polícia precisa da participação popular para melhor proteger o idoso (Archimedes Marques)


A Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso representa uma mudança significativa no sistema protetivo dessa vulnerável camada social, contudo, apesar de contar com mais de seis anos em vigor continua sendo pouco divulgada e não muito respeitada por parte considerada da população brasileira. É obrigação da família, da sociedade e do poder público, zelar e assegurar com absoluta prioridade o efetivo direito à vida do idoso, assim como a sua saúde, alimentação, educação, cultura, cidadania, esporte, lazer, trabalho, liberdade, dignidade, respeito e a convivência familiar e comunitária, além da prioridade no atendimento público e privado. Apesar desses direitos e garantias constituídos, do rigor penal do Estatuto do Idoso e do próprio Código repressivo brasileiro que complementa as diversas punições para os seus transgressores, essa classe social continua sendo desrespeitada e vítima dos mais diversos tipos de violência e maus tratos, tanto no âmbito social e familiar quanto na área das entidades públicas e privadas diversas que agem como se estivessem acima da Lei.

O idoso é vítima fácil para todas as espécies de marginais. Constantemente sofre lesões corporais, injúrias, homicídios, latrocínios, roubos, furtos e golpes de estelionatos ou fraudes diversas.
No âmbito familiar não é diferente. Por vezes os próprios filhos, netos ou parentes próximos dos idosos, além da prática dos maus tratos físicos e psicológicos, usando de artifícios e fraudes, de posse de procurações ardilosas passam a administrar os seus bens e proventos ou realizam empréstimos em nome desses desviando o dinheiro em benefícios próprios.
Resta ainda a problemática freqüente em que muitos familiares ao saírem de casa, trancam os idosos sozinhos que por vezes estão acamados, em cadeiras de rodas ou seriamente doentes, tratando-os como verdadeiros animais inclusive deixando-os a passar fome ou em situação de higiene totalmente subumanas.

A Polícia está atenta a qualquer tipo de ocorrência envolvendo o idoso, não só na esfera familiar, como nas ruas, em bancos, transporte coletivo e outros locais públicos, entretanto precisa ainda mais da ajuda de toda a população para tomar conhecimento de tais ilícitos. Os olhos do povo têm que ser a extensão dos olhos da Polícia. Deve, cada vez mais, a população por uma questão de Justiça e respeito, abandonar a postura passiva frente a tal problemática tomando para si o sofrimento e maus tratos que ainda se praticam contra essa classe social, agindo com mais sensibilidade, consciência, para denunciar com mais freqüência as diversas ilicitudes pelas quais passam os nossos idosos que por vezes preferem calar e até desmentir as suas próprias dores para não prejudicar outras pessoas.

Espoliados, vilipendiados e humilhados, na condição de dependência daqueles com quem vive, ou sobrevive, muitos idosos recuam e omitem informações por medo, resquícios de amor para com seus familiares, falta de amor a sua própria vida, ou até mesmo por impossibilidade absoluta de fazê-lo como é o caso dos idosos prostrados em leito sendo maltratados ou aqueles deficientes mentais e certos deficientes físicos mantidos em família como espécie de cárcere privado. Todas as Polícias podem receber as denúncias das ilicitudes praticadas contra os idosos para as primeiras providencias, entretanto, para cumprimento e iniciação dos procedimentos investigativos criminais, temos nas principais cidades do país as Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso, e quando não, as Delegacias de Policia comuns que dão conhecimento dos fatos devidamente apurados ao Judiciário para punição aos transgressores.

As denuncias também podem ser feitas para o Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Guardas municipais, Conselhos Estaduais ou Conselho Nacional do idoso, Igrejas, Associações de classes inerentes ou para os diversos órgãos municipais que realizam o trabalho social, que por certo endereçarão o problema para a Polícia Judiciária iniciar a investigação pertinente.
Não bastasse toda essa problemática que vai de encontro as Leis e aos direitos do Idoso, ainda existe a questão da luta pela reposição das perdas salariais que são frequentemente desrespeitadas, com aposentadorias ínfimas e com Projetos de Lei que visam melhoria para a classe que se arrastam no Legislativo por anos sem solução, bem como da falta de educação e sensibilidade do povo que frequentemente o descrimina em diversas áreas sociais.
Todo idoso tem a sua história de vida, experiências diversas e, os seus conselhos e ensinamentos também devem ser mais observados e seguidos. O idoso é antes de tudo um sobrevivente desse mundo tão conturbado, um exemplo para todos. O respeito aos seus direitos é o mínimo que podemos ofertá-los.

Só uma luta vigilante e permanente das entidades de classe inerentes com mobilizações constantes e ajuda do povo para cobrança de providencias pelo poder público, além da exaltação e amor próprio no âmbito dessa camada social são capazes de configurar um novo olhar, um olhar dignificante e merecedor para os nossos queridos idosos que são os nossos irmãos, pais, tios, avós, parentes, amigos, cidadãos e, seremos nós num futuro próximo, se tivermos sorte, caso a morte não antes nos leve.

Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS)


Notícias da URCA - Dia 18 de Março de 2010



Reitor destaca necessidade de Concurso para contratação imediata de Professores, em Conferência Regional

Um momento de reflexão voltado para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e educação superior, aconteceu, na manhã de ontem, durante a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. O evento, promovido pelo Governo do Estado/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), aconteceu na URCA e reuniu participantes de diversas instituições de ensino superior e técnico do Cariri e estado. O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, destacou a necessidade urgente para realização de concurso e contratação de professores.

Realidades de cada instituição foram abordadas pelos participantes, que tiveram a oportunidade de propor alternativas para um futuro melhor nessas áreas. O evento contou com a presença de autoridades de toda a região. Foi aberto pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Professor René Barreira e o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, além do representante do Prefeito do Crato, Samuel Araripe, o Vice-Prefeito, Raimundo Bezerra Filho, entre outras autoridades. A Conferência no Cariri é a segunda de quatro a serem realizadas em outras regiões do estado. É um encontro preparatório para a II Conferência Estadual. O Secretário René Barreira, no primeiro momento, apresentou as diretrizes de trabalho aos participantes, que, posteriormente divididos em grupos, deram a contribuição necessária para a dinâmica da Conferência. Os principais representantes das instituições de ensino tiveram a oportunidade de fornecer subsídios para os debates, abordando as principais demandas de cada órgão.

O Reitor, Plácido Cidade Nuvens, destacou o momento crucial da URCA, com um quadro reduzido de professores. Ele disse que a Instituição necessita, urgentemente, da convocação de um concurso para ingresso imediato de 60 docentes, para suprir vagas de profissionais que pediram exoneração. Classificou como muito séria a situação. “Nós estamos vivendo às vésperas de um colapso, caso não nos seja concedidos professores para reposição das nossas demandas. Não é possível fazer ciência e tecnologia sem a reposição dos nossos professores. Não tem sentido uma conferência sobre educação superior, sem falar na necessidade da Instituição, assim como as nossas universidades estaduais”, diz o reitor, que pautou a sua fala nessa questão. Inicialmente, fez um agradecimento à equipe que coordenou a organização e divulgação do evento, no Cariri.

Para o Reitor, a Conferência é um ato de coragem cívica. “Vivemos a era da tecnologia e do conhecimento aplicado”, diz. De acordo com ele, a ciência, tecnologia e a educação superior, representam passos indispensáveis para o avanço da região, no âmbito do desenvolvimento sustentável. A Conferência Estadual será realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. O secretário esteve, ainda na parte da tarde, reunido com servidores da URCA. Em seguida, participou de reunião, em que foi apresentado trabalho de avaliação institucional da URCA, com a presença da Vice-Reitora, Otonite Cortez, a secretária Adjunta da SECITECE, Tereza Mota, além de Pró-Reitores, Diretores de Centro e Professores.

Seminário Regional de Ética Pública será realizado hoje, na URCA

Será realizado hoje, dia 18, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, das 8 horas às 12 horas, o Seminário Regional de Ética Pública. O evento, promovido por meio da Controladoria de Ouvidoria Geral do Estado, se constitui como fórum de discussão e um meio efetivo de participação da sociedade na construção do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual. Conforme a Controladoria, a necessidade de divulgação e revisão pela sociedade da proposta do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual. Este é um momento importante para a discussão da ética pública e de regras voltadas à garantia dos valores da coletividade. Os Seminários Regionais de Ética Pública irão ocorrer durante o mês de março de 2010 em vários municípios do estado.

Comissão da Estatuinte da URCA encerra debates

A Comissão da Estatuinte da URCA encerrou os debates sobre o Estatuto, na manhã de ontem. O Presidente, Professor Antonio Ambrósio, convocou para a próxima segunda-feira, a partir das 15 horas, as comissões de sistematização, legislação e redação final da estatuinte. A finalidade é elaborar o documento que irá ser encaminhado ao CONSUNI para homologação. Segundo o Presidente da Comissão, esse é um importante momento democrático da URCA. O encerramento dos debates se deve ao esforço concentrado dos membros da comissão, que estiveram cerca de 30 dias reunidos, diariamente, para poder complementar os trabalhos.

O Professor afirma que a equipe teve abertura no cumprimento de suas atribuições, oportunizando um amplo debate sobre as questões estatutárias. “Construímos o documento moderno e em consonância com a legislação vigente que, com certeza, terá a aprovação da Assembléia Legislativa, sem grandes restrições”, admite. Por outro lado, o Vice-Presidente da Comissão da Estatuinte, da URCA, Professor José Cavalcanti da Silva Filho, disse que será votado um cronograma para os trabalhos finais até a apresentação à comunidade universitária. Segundo ele, a comissão fará questão de acompanhar a tramitação do documento, até que seja aprovado, para garantir a eficácia dos trabalhos da comissão.

No encerramento da reunião, os membros da equipe se mostraram emocionados e gratificados pela conclusão dos debates, e também honrados por terem contribuído com a melhoria da qualidade de sua universidade. "Esse foi um privilégio de, mais uma vez, ser protagonista de um momento histórico tão importante de nossa instituição. Tenho a satisfação de ter essa participação no meu currículo”, concluiu o Vice-Presidente da Comissão.

Contato:

Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 18 de Março de 2010.



CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Miami ( USA )

Miami


Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas. No Shopping RESIDENCE, Loja 9B. Crato - CE.

Dsc03972


Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31