xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 março 2010

Entre Brics, PIB do Brasil superou apenas o da Rússia - Postado por Océlio Teixeira

‘Marolinha’ custou ao país R$ 186 bilhões no ano de 2009

O PIB brasileiro encolheu 0,2% no ano da (des)graça de 2009. Foi a primeira retração na economia brasileira desde 1992. O nível de investimento foi o pior dos últimos 14 anos. Tomando-se apenas o setor industrial, o recuo foi de 5,5%.

O PIBinho abaixo de zero foi um mal inevitável. Que o governo se esforça para transformar num bem. Lula ficou “satisfeito”. O ministro Guido Mantega chamou de “razoável” a taxa de -0,2%. Já cuida do PIB de 2010. Estima que heverá crescimento de 5,7%.

1. PIB de 2009 desce à crônica econômica nacional como o pior resultado em 17 anos, a quinta marca negativa da série série histórica. A última vez que a economia brasileira ficara no vermelho foi em 1992, sob Fernando Collor. Naquele ano, o PIB reacuara 0,54%.

2. A “marolinha” produzida pela crise financeira internacional custou ao Brasil algo como R$ 186 bilhões. É quanto o país teria produzido se não tivessem sido conspurcadas as previsões do PIB de 2009, que rumava para os 6% antes de ser atropelado pela crise.

3. Considerando-se o G-20, o PIB brasileiro foi o sexto melhor do G20 entre os países do grupo. O Brasil foi à foto de 2009 em pose menos constrangedora, por exemplo, que a dos EUA (queda de 2,4%) e do Japão (tombo de 5%).

4. Tomando-se apenas os Brics, porém, o Brasil ficou na penúltima colocação. Superou apenas a Rússia (tombo de 7,9%). Ficou longe da China (crescimento de 8,7%). Não chegou nem perto da Índia (crescimento de 5,6%).

5. Entre mortos e feridos, o Brasil salvou sua posição no ranking das economias mundias. Permanece como a 9ª maior economia do planeta. O Brasil já roça os calcanhares da Grã-Bretanha e da Rússia, os dois países que estão imediatamente à sua frente.

6. E quanto ao futuro? Bem, como na letra do samba, esse ano não vai ser, para a economia brasileira, igual aquele que passou. A economia roda, desde o final do ano passado, em ritmo de retomada. Cresceu 2% no último quadrimestre de 2009. Porém, a taxa de investimento ainda se encontra aquém do desejável.

7. Para que o crescimento fosse consistente, a taxa de investimento teria de ser de 25% do PIB. Hoje, está em 16,7%, a menor taa desde 2006.

Para Virene Matesco, economista da FGV Management, a economia brasileira realiza no momento um vôo de galinha:

"A galinha não voa porque não tem sustentabilidade. E com a taxa de investimento que o Brasil tem, não há como mudar esse cenário. Sem investimentos, não há como ter um crescimento sustentado".

Conclusão: o Brasil não chegou a fazer feio na crise. Nem por isso o mal, necessário e até inevitável, tranformou-se em um bem. Continuamos sendo um país à espera de ser feito.

Fonte: Blog do Josias de Souza
Foto: João Wainer/Folha

A Patota - Por: José Flávio Vieira



Por : J. Flávio Vieira


Sei que a gíria é meio obsoleta , meio bandeirosa, mas que jeito? Eles vinham juntos desde os bancos de escola e era assim mesmo que denominavam a turminha : A Patota! Vararam, durante a juventude, os cursos primário e secundário sempre unidos . Foram companheiros inseparáveis no futebol, nas tertúlias , nas bebedeiras de fins de semana. Com o passar dos anos, alguns tiveram que procurar a extensão dos estudos na capital, outros terminaram ficando ali, ganhando a vida no comércio ou como barnabés. Mantiveram, no entanto, o pessoal unido, sempre se juntando em fins de tarde e de semana. Aos poucos, quando os que tinham ido estudar fora começaram a voltar, com o canudo embaixo do braço, o grupo rapidamente se refez. Testemunhas de uma mesma gloriosa geração, nada os conseguiu separar: tempo, nível escolar, condição econômica. Inconscientemente percebiam que o quebra-cabeças da história da vida de todos, dependia de cada pecinha que os membros da patota guardavam cuidadosamente, como uma espécie de Santo Grall. O torvelinho da vida tentou em vão dispersá-los. Paulatinamente foram casando, constituindo família. Esperava-se um afastamento maior da turma, até porque lhes manchava o currículo uma longa folha corrida de bebedeiras , de boêmia desenfreada, de raparigagem reiterada. E a cidade era pequena e conhecia muito bem toda a trupe e suas peripécias. Ao que parece, no entanto, havia uma acordo tácito entre todos. Ainda no noivado, as coisas eram deixadas às claras com a futura esposa: exigia-se um aditivo ao contrato nupcial rezando a total impossibilidade de se dissolver a Patota. Algumas mais ciumentas que acataram as exigências no início e, com o passar dos dias, tentaram arrancar os maridos dos encontros, o que mais conseguiram foi destruir o casamento.

Havia algumas esposas mais inteligentes e que ao invés de lutar contra a maré, procuravam se aliar ao inimigo. Tentavam se integrar às reuniões da patota, coisa bastante complicada, pois aquilo sempre fora uma espécie de Clube do Bolinha. A Patota desenvolvera vacinas contra estas possíveis investidas. Estabeleceram atividades lúdicas variadas, insuportáveis para o sexo feminino: carteado que varava noite adentro, rachas futebolísticos, alpinismo em morros próximos, encontros em botequins de periferia. Até uma adesão em massa à ‘Loja Maçônica Gurreiros Espartanos” se projetou, com a certeza que ali mulher, definitivamente não tem acesso e, mais, o segredo não pode, em nenhuma circunstância, ser quebrado. Estas atividades iam, periodicamente, se revezando. A última invenção havia sido a da maçonaria que acabou por terra quando Dona Diva , a esposa de Argemiro, um dos principais dirigentes da Patota, acabou tendo uma surpresa. O marido estava promovendo festas brancas em uma outra casa e já tinha um exército com três bravinhos guerreiros espartanos.

No sábado, na reunião no botequim de Godô, a Patota viu-se na necessidade de mudar a tática. Estabeleceu, então, a pescaria de fim de semana. A idéia não podia ter sido melhor. Deslocando-se sempre para lugares inóspitos, em beira de açudes distantes da cidade, mulher nenhuma queria acompanhar um esporte radical daqueles. Algumas até que tentaram segui-los por ciúme e curiosidade, mas não passavam da primeira tentativa. O frio, o cansaço, os mosquitos, o despescar das redes que varava a noite, a dormida incômoda, a bebedeira da turma, quem diabos lá agüentava uma coisa daquelas? Quando alguma patroa mais renitente resolvia ir, a coisa andava conforme o figurino. O mais das vezes, no entanto, a pescaria rapidamente se desviava para as orgias de sempre : cachaça e mulheres. Aquela , certamente terá sido uma das desculpas mais duradouras da Patota e durou muitos anos. Tanto e tanto que seus membros, aos poucos, passaram a descuidar dos álibis necessários.

Semana passada, Quintiliano já ia chegando em casa, quando lembrou que não levava uma piaba sequer como produto da sua pescaria de todo final de semana. Correu rápido ao mercado e comprou uns três quilos de pescado. Chegando a casa, uma Dalva desconfiada o esperava à porta. Nosso Martim-Pescador, com cara de cansado, a entregou-lhe o saco, não sem antes explicar que o lugar da pescaria, lá em Lavras da Mangabeira, quase não tinha peixe, estava quase batendo piaba. Dalva, com olhos de Sherlock Holmes, revolveu o saco e , com uma purga atrás da orelha, começou o interrogatório:

--- Que diabos é isso, Quincas? Peixe congelado? Em Lavras, aquele departamento do inferno?
Quintiliano, rápido no gatilho, emendou:
--- Tá doida, mulher ? A gente leva uns isopores grandes cheios de barra de gelo. Lá dentro do mato, não tem geladeira não. Se deixar sem gelo, o peixe apodrece...
Dalva, no entanto, seguiu o interrogatório :
--- Quincas, mas é estranho! E esse carimbo de S.I.F. aqui no peixe ? Que diabos é isso, homem de Deus ?

Quintiliano, agora já mais apreensivo, vendo-se perdido, buscou rápido, uma explicação:
--- Mulher, deixa de ser desconfiada! Não viu na TV, não? O Ministério da Agricultura ta fazendo um recenseamento de todos os peixes dos açudes do Brasil e ta carimbando um por um. É no que dá só assistir novela !

Dalva, no entanto, tinha técnicas de delegado na investigação. Mexeu os peixes no saco, para um lado e para outro e mandou a cartada final:

--- Certo, Quincas, mas o peixe que você pescou, meu filho foi cavala... que coisa mais esquisita... peixe de água salgada... onde é que existe este mar aqui por perto ? Tou doida para pegar uma praiazinha e não sabia desse braço de mar neste fim de mundo !
Nosso pescador tremeu nas bases e, quando parecia já como menino pego roubando a mariola, lascou o único álibi que lhe pareceu possível:
--- Lá vem você com suas ironiazinhas de novo ... Mais desconfiada do que cachorro em noite de São João ! Eu tava era em Lavras da Mangabeira, sua doida! E pescando sabe onde ? No Rio Salgado !

Armou uma cara de revolta e saiu sem conseguir suportar o peso das injustiças desse mundo. Desde então, veja como são as coisas, Dalva anda trombuda, com cara de elefante. E , pelo sim, pelo não, a Patota resolveu , por unanimidade, alterar a pauta das próximas reuniões da turma. A partir da próxima semana estão enveredando pelo ramo das caçadas. Chegaram à conclusão que o IBAMA é menos perigoso que as rodilhas de jaracuçu que eles andam criando em casa.

Por: José Flávio Vieira

Projeto que regulamenta profissão de historiador é aprovado na CAS - Postado por Océlio Teixeira

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (10) o PLS 368/09, projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador. O autor da proposta é o senador Paulo Paim (PT-RS). O texto foi votado em decisão terminativa.

O relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou durante a votação desta quarta que "esse projeto não impede o desempenho da atividade de historiador por aqueles que o fazem por vontade própria ou vocação; apenas garante para os respectivos cargos públicos a exigência do diploma de historiador".

O projeto define que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso superior de graduação, mestrado ou doutorado em história. As atividades desse profissional são, de acordo com o projeto, o magistério; a organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas históricos; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento para avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; e a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Em seu voto pela aprovação do projeto, Cristovam observa que, atualmente, a atividade do historiador não está mais restrita à sala de aula e que a presença desse profissional é cada vez mais requisitada pelos centros culturais, museus, assessoria e consultorias a empresas de publicidade, turismo e produtores de cinema, jornalismo e televisão. Por esse motivo, o relator se manifesta favoravelmente a que a profissão seja valorizada e reconhecida legalmente.

Fonte: http://www.senado.gov.br

As Pessoas não se encontram no Bate-Papo porque não tem PACIÊNCIA !


Cada um chega, não vê ninguém, e sai !
- E assim, vai o dia inteiro...

Ola, pessoal,

Estamos instalando as salas de Bate-Papo nos diversos Blogs da região do Cariri. Entretanto, as pessoas não estão se encontrando. Dezenas de pessoas entram durante o dia e agem errado! Ao invés de entrar, esperar um pouco, elas entram, vêm que não tem ninguém e logo saem. Daqui a 1 minuto, outro chega e faz o mesmo, assim eles não irão se encontrar nunca! Quero pedir paciência aos participantes. Quando entrarem na sala, esperem, que logo vai chegar alguém. E quando entrarem, procurem conversar. Sejam amistosos. Respondam aos colegas...

Abraços,

Dihelson Mendonça

Marolas - José Flávio Vieira


11/03/2010 - 11h41

Desempenho do PIB brasileiro é o 6º melhor do G20 em 2009

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

O desempenho da economia brasileira em 2009, que registrou queda de 0,2% do PIB, deve ser o sexto melhor entre os países do G20, grupo que reúne as maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo.

Nesse grupo, foram pouquíssimos os países que tiveram crescimento do PIB em um ano de crise econômica mundial. O melhor desempenho foi o da China, que registrou aumento de 8,7% do PIB em 2009. A Índia, segundo previsões da OCDE, teria registrado um crescimento de 5,6% em 2009.
O PIB da Indonésia, também de acordo com estimativas, deve aumentar 4,5% em 2009, segundo previsões da OCDE. O país registrou crescimento nos primeiros trimestres do ano.
A Austrália é outro país que conseguiu ampliar seu PIB apesar da crise econômica. O aumento foi de 2,7%, segundo estatísticas oficiais. O PIB da Coreia do Sul ficou praticamente estável, com leve alta de 0,2%.

Economias ricas

Apesar da queda, o desempenho do PIB brasileiro no ano passado ficou bem acima do registrado pelas economias ricas e de outros grandes países emergentes, como a Rússia, a África do Sul e o México. O PIB dos Estados Unidos, a maior economia mundial, sofreu queda de 2,4% em 2009. No Japão, a retração foi ainda maior, de 5%, segundo dados oficiais. A União Europeia, que também é membro do G20, como as principais economias do bloco, registrou diminuição média do PIB de 4,2%. Na França, o encolhimento da economia deve ser menos acentuado do que em outros grandes países do bloco. A previsão do governo indica que a retração deve ser de 2,2%, bem abaixo dos números oficiais já divulgados pela Alemanha, Itália e pela Grã-Bretanha, que registraram queda de 5% do PIB.

Emergentes

Outras economias emergentes que integram o G20 sofreram retrações do PIB bastante acentuadas no ano passado. Na Rússia, a queda foi de 7,9% e, no México, de 6,5%. A Turquia prevê diminuição de 5,8% da soma global de suas atividades econômicas. O PIB da África do Sul caiu 1,8%, de acordo com números oficiais.


As Campanhas Veladas, as Multas e a Justiça Eleitoral


Prezados Escritores, Bom Dia.


Muitos devem ter acompanhado o desenrolar dos acontecimentos aqui no Blog do Crato, mas se não, eu gostaria de adiantar que devido a muitas confusões, atritos entre inúmeras pessoas que têm opções e posições políticas diferentes ( E isso se constitui na diversidade e na Democracia ), e DIANTE das LEIS ELEITORAIS, estamos fazendo o possível para evitar artigos de provocações de ambos os lados da corrida presidencial. Eu já pedi às pessoas que nunca confundam CAMPANHA VELADA com Notícia.

Notícia é uma coisa e Campanha denegrindo adversário, ou Exaltando supostos "méritos" de candidatos da preferência, é outra coisa, porque vamos entrar na época eleitoral e nem queremos problemas com a Justiça, mas queremos manter No BLOG, o mais próximo da Imparcialidade em relação às eleições.

Sendo que cada um aqui tem suas convicções, peço aqui A TODOS, que possam respeitar o período eleitoral, evitando fazer Campanha Contra e a Favor de alguém, ou que escrevam textos que venham a beneficiar algum candidato. A Notícia assegurada pela Imprensa Brasileira é permitida, e Legal., porque inclusive já está disseminada. A Notícia é aquela que pode ser reproduzida por exemplo, da Folha de São Paulo, do G1, como tenho feito. Há muitos meses, não escrevo um só artigo externando qualquer convicção minha, pessoal, em relação a candidatos. Tenho externado algumas vezes em comentários, mas não em Artigos! Quero deixar bem Claro: ISSO SE REFERE A ARTIGOS. Nos comentários, as pessoas podem comentar e externar suas opiniões, mas que não promovam qualquer baixaria, pois até a Lei Eleitoral ficar bastante Clara com Relação aos Blogs, seguiremos esta linha. Quero dizer também que mesmo diante deste posicionamento, CADA UM deve se responsabilizar perante a Justiça por seus próprios textos e suas postagens, mesmo vindas de outras fontes e de outros sites.

Há cerca de 2 anos, o Blog do Crato foi multado em 21.000 reais por causa de uma entrevista comum, com um candidato ( E olha que foram feitas entrevistas com vários candidatos ), porque esta foi considerada por um Promotor, como propaganda eleitoral extemporânea, coisa bem simples, mas que graças aos nossos advogados e à reformulação das leis eleitorais, consegui livrar o Blog daquela multa. Quero dizer a cada um daqui, que se porventura o Blog do Crato fosse mais uma vez for multado pela Justiça Eleitoral, quem vai pagar a conta é quem postou a matéria. Está bem explícito logo na Entrada, que cada pessoa deve se responsabilizar pelo que escreve.

Por isso, vamos evitar textos provocativos, apelativos, e CAMPANHAS VELADAS em qualquer sentido nesta época eleitoral. Que isso fique BEM claro!

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.
Crato, 11 de Março de 2010

O CASO BANCOOP. - Por: Valdetário Siebra


O “escândalo” BANCOOP foi denunciado em 2006 e arquivado pelo MPE-SP em 2008 após acordo articulado pelo Vaccari. Portanto, trata-se de matéria requentada pela grande mídia com a nítida intenção de jogar suspeitas sobre o PT. A bem da verdade, o Vaccari foi chamado à BANCOOP para resolver sérios problemas financeiros em que estava mergulhada aquela cooperativa. Com muita competência e trabalho o Vaccari conseguiu um acordo que foi assinado entre as partes com a anuência do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), que optou por arquivar a causa. Nada de errado foi encontrado.

Inegável que a oposição está sem discurso e busca, inútil e desesperadamente, encontrar uma bandeira, o que é mais grave, com a irresponsável contribuição da grande mídia. Nas últimas semanas já tentaram plantar 3 “escândalos” contra o Partido dos Trabalhadores: o caso Eletronet, o caso do ex-prefeito de Belo Horizonte (Fernando Pimentel) e agora este da BANCOOP. Tudo não passa de inverdades.

O promotor Blat é apenas mais um “tucano” disfarçado dentro dos órgãos de Justiça em nosso país. E, ao contrário do que afirmou o senador bicudo Álvaro Dias hoje no Senado Federal, o Blat não tem muito do que orgulhar o MPE-SP. Ao contrário, o seu histórico se aproxima muito mais de uma folha corrida do que qualquer outra coisa.
Talvez por isso ele não esteja se sentindo bem dentro do MPE. Recentemente declarou que pretendia sair da promotoria e tentar a vida na política. Não sei se logrará êxito nesta nova caminhada, já que tramita no Congresso Nacional uma PEC que exige FICHA LIMPA para os candidatos a cargos eletivos.

Ele já foi membro do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) órgão do MPE-SP, sendo expulso do mesmo sob acusação de envolvimento com gangues que praticavam desmanches de veículos roubados. Foi também acusado de envolvimento com máfias que “dissolviam” multas de trânsito no DETRAN paulista. Ele também é acusado de dar proteção, utilizando-se da função pública, ao contrabandista chinês Law Kin Chong, preso em 2002. Assim, se existe a necessidade de quebra de sigilo bancário de alguém, que se inicie pelo do Blat.

O estranho também neste caso é que a mídia comprometida faz um grande escândalo apenas baseada em uma entrevista de um promotor (e que promotor!) sem ouvir o outro lado da estória, num frontal e inadmissível desrespeito ao princípio básico do bom jornalismo. Não existe denúncia alguma em qualquer tribunal deste país tratando deste caso. E o mais estranho ainda é que o próprio Blat afirmou na mesma entrevista que só vai dar entrada à denuncia no MPE decorridos 3 meses. Não por coincidência, quanto estará começando a campanha eleitoral. É muito desespero!

Por: Valdetário Siebra

CARIRI - Com a Sêca verde, Plantações têm perda total - Reportagem: Antonio Vicelmo


Plantações têm perda total

Agricultor Antônio Xenofonte perdeu plantios de feijão e milho na localidade de Ponta da Serra, no Crato. Está tentando replantio, mas prevê que o trabalho poderá ser em vão. Avaliação preliminar de sindicalistas rurais no Cariri aponta prejuízos provocados pela seca verde na região

Crato. Perda total de plantações ou prejuízos acima de 50% nos cultivos de milho, feijão e pequenas culturas como jerimum e melancia são registrados por equipes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) na região do Cariri. Os sindicalistas estão visitando todos os plantios da região com o objetivo de elaborar um relatório com os índices de perda em cada lavoura. No município do Crato, três equipes foram deslocadas para o campo. O resultado conclusivo da avaliação será entregue nos escritórios da Ematerce que, por sua vez, está fazendo uma pesquisa quinzenal dos prejuízos causados pela falta de chuvas na região. Estes relatórios serão entregues à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a quem cabe definir se a seca está caracterizada na região. A Ematerce prefere não se pronunciar sobre as informações colhidas. No entanto, os sindicalistas, com base no levantamento feito até agora, calculam que a perda é superior a 50%. Mesmo que chova de hoje para amanhã, eles não alteram esta avaliação. Em alguns municípios, como Brejo Santo e Porteiras, a perda é total.

A reportagem acompanhou uma das equipes aos distritos de Bela Vista e Ponta da Serra, no município do Crato. O quadro é triste. Em algumas roças, a perda é de 100%. O agricultor Cícero Ferreira da Silva, conhecido por "Cícero Pequeno", mostrou o plantio de feijão e milho totalmente perdido. O mesmo ocorreu com Cícero Nonato da Silva. Até os jerimuns e melancias murcharam com a falta de chuvas. Na Ponta da Serra, o quadro é de cortar coração, define o sindicalista Deocleciano Ferreira da Silva, integrante da equipe de pesquisa. Ali, o agricultor Antônio Xenofonte de Souza já perdeu um plantio de feijão e milho. Está tentando salvar, pelo menos, a metade do segundo plantio. Mas o legume está morrendo. Ele esperava colher 30 sacos de feijão. "Talvez não colha um", lamenta. A secretária de Políticas Agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo Santo, Fabiana Novais, diz que, nos municípios de Brejo Santo e Porteiras a perda é total. "Aqui não houve safra", complementa. "Na cidade de Mauriti, maior produtor de milho da região, o prejuízo não tem tamanho. Aqui não se aproveita nada", diz a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mauriti, Maria Aparecida Bernardo.

Em Santana do Cariri, município que apresenta maior índice de produtividade de milho do Cariri, 7 mil quilos por hectares, não tem safra. "Se chover de hoje para amanhã, pode ser que sobre alguma coisa do feijão", diz o secretário de Políticas Agrárias, Antônio Eudes do Nascimento. "O milho está perdido", reafirma ele. O coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, já afirmou que a safra agrícola de 2010 já está prejudicada. "Os produtores do Cariri, área que responde por mais de 50% do plantio de milho, feijão e arroz, contabilizam prejuízos", disse. "Mas, de um modo geral, apenas 16% do total a ser cultivado foi plantado até agora".

Abaixo da média

A Funceme prevê precipitações 45% abaixo da média histórica, mas, se chover a partir da segunda quinzena de março, talvez viabilize uma safra razoável. Para Lemos, "esse fenômeno de aquecimento da temperatura das águas do Oceano Atlântico, não favorecendo o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical que, somada à existência do El Niño, influencia no volume de chuvas no Estado. Diante deste cenário, estamos aconselhando os agricultores a aguardarem o início da plantação e observarem as orientações relacionadas à adubação como o uso de material orgânico". No Cariri, a maioria dos agricultores não quer correr o risco de um segundo plantio. Grande parte das terras agricultáveis não foi ocupada porque as chuvas não foram suficientes para a germinação das sementes. Ao fazer esta observação, o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Zilcélio Ferreira, avalia que este quadro vai refletir negativamente nos benefícios do Seguro safra. De acordo com a nova orientação, quem não plantou não tem direito ao Seguro Safra, um programa que oferece uma renda mínima aos agricultores de base familiar que tenham perdido mais de 50% do seu plantio por excesso ou falta de chuvas. No Crato, por exemplo, 2.800 agricultores participam do Seguro Safra. Cada um vai receber R$ 550,00, divididos em cinco parcelas de $ 110,00. No caso de confirmação da perda acima de 50%, estes trabalhadores terão direito ao benefício. Alguns trabalhadores estão devolvendo a semente nos escritórios da Ematerce. O beneficiário da subvenção ao prêmio do seguro rural é o produtor rural, pessoa física ou jurídica, adimplente com a União, conforme disposto na legislação em vigor, que contrate seguro rural nas modalidades amparadas pela subvenção, conforme definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em municípios da Zona Norte, a situação também é de seca verde. A última chuva registrada em Sobral foi ainda no fim de janeiro. Existem outras cidades onde também não chove há mais de um mês. As últimas precipitações melhores só foram observadas nos municípios da Serra da Meruoca. Apesar dos reservatórios estarem com a capacidade normal ou até acima da média, não está tendo água suficiente para sustentar as primeiras plantações na região Norte, nos cultivos que não são irrigados.

ENQUETE
Trabalho perdido

"Já perdi dois plantios de milho e feijão. Não dá mais para arriscar um terceiro plantio. As chuvas estão bem fracas"
Antonio Xenofonte de Souza
50 ANOS
Agricultor

"Perdi totalmente o plantio de milho. O feijão só dá para aproveitar 50%. Se chover, vou tentar plantar de novo"
Cícero Ferreira
52 ANOS
Agricultor

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

CRATO - Notícias do dia 11 de Março de 2010



Projetos de saneamento conveniados com o PAC serão apresentados hoje pela Prefeitura do Crato e SAAEC


Será realizada às 19 horas de hoje, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, apresentação de projetos importantes para o Crato, voltados para a área de saneamento e abastecimento d'água. O Governo Municipal do Crato, através da Sociedade de Água e Esgotos do Crato – SAAEC, fará apresentação dos projetos de saneamento do município, conveniados com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Esse trabalho corresponde a primeira troca de tubulação de amianto para PVC, numa extensão de 15 quilômetros em vários pontos do município, beneficiando diversas comunidades e áreas do centro. Depois será apresentado o projeto de redimensionamento do Sistema de Abastecimento de Água, além do projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, convida a sociedade a participar desse importante evento, que terá uma contribuição significativa para a melhoria da infraestrutura da cidade, além de promover o saneamento e qualidade de vida para a população.

Prefeitura inaugura ampliação de posto de saúde na Malhada

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município, irá inaugurar no próximo sábado, às 19 horas, a ampliação do Posto de Saúde da Vila Malhada. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, convida a comunidade a se fazer presente durante o ato solene. Dentro do projeto de melhoria de infraestrutura dos postos de saúde do município, a Secretaria tem feito um trabalho considerando melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde, com mais segurança e conforto para os profissionais e a população. O bairro Seminário também receberá um novo posto de saúde e recentemente o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS recebeu sede própria, que está em funcionamento no Seminário.

Gestores deverão visitar experiências de aterros consorciados

Continua sendo elaborado o projeto de Aterro Consorciado para os municípios do Cariri. O trabalho tem à frente da gestão o prefeito do Crato, Samuel Araripe, Presidente do Consórcio. Ele foi eleito pelos prefeitos que compõe o projeto e vem acompanhando de perto todo o processo de elaboração, que passa por várias etapas até ser implementado. Por conta das avaliações técnicas, o aterro deverá ser instalado na cidade de Caririaçu, mas ainda passa por estudos, desenvolvidos por técnicos que acompanham os trabalhos. Segundo Samuel Araripe, dentro desse segmento de trabalho, os gestores municipais deverão visitar, até o meio do ano, experiências relacionadas a aterros consorciados em outras cidades do Brasil.

Secretaria de Ação Social do Crato deu inicio as atividades do Bolsa Família

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, iniciou na última segunda-feira, 8, as atividades do Programa Bolsa Família. Os atendimentos estarão sendo realizados das 8 as 14 horas na própria secretaria. É importante lembrar que os interessados têm de estar munidos de seus documentos pessoais para que possam resolver assuntos como desbloqueio de cartão e mudança de escola.

Governo do Crato apóia a 10ª Festa Popular da Malhação do Judas

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude apóia a 10ª Festa Popular da Malhação do Judas, evento realizado através do O Ponto de Cultura Sociedade Cariri das Artes / Cia. Cearense de Teatro Brincante. Esse ano os festejos serão realizados de 1° de março a 3 de abril (Sábado de Aleluia) dia em que ocorrerá a malhação. A Programação segue dessa forma:

1 – Eleição do Judas: de 6 até amanhã, 12 de março;
2 – Apuração dos votos e proclamação do resultado: 13 e 14 de março
3 – Malhação do Judas: dia 3 de abril, Sábado de Aleluia, no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA, com inicio as 14 horas com o cortejo e indo até as 22 horas com atrações artísticas, a malhação do Judas e show pirotécnico.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Ponta da Serra entrega pedido de emancipação - Por: Antonio Correia Lima


Foi entregue na manhã desta quarta-feira (10/03), na Assembleia Legislativa do Ceará, o pedido de emancipação do distrito de Ponta da Serra, no Crato. Os documentos foram entregues ao presidente do legislativo estadual, deputado Domingos Filho (PMDB), pelo presidente da Associação Emancipalista de Ponta da Serra, Francisco Dionísio Alves e pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB).

Ponta da Serra é o 45º distrito que solicitou, através da Assembleia, o pedido de emancipação. “Há mais de duas décadas desejamos tornar Ponta da Serra município. Com a emancipação, a administração pública ficará diretamente ligada à população”, avalia Dionísio Alves.

Na Região do Cariri, atualmente quatro distritos podem brigar pela emancipação. São eles: Ponta da Serra, no Crato; Palestina, em Mauriti; Jamacaru, em Missão velha e Araponga, em Santana do Cariri. Segundo o deputado Sineval Roque (PSB), Ponta da Serra atende todos os critérios exigidos pela legislação para emancipar-se. “No que diz respeito à população e ao número de prédios, de acordo com o IBGE, no censo 2000, o distrito de Ponta da Serra contabilizava 8.234 habitantes. Hoje, em vista do acelerado crescimento dos últimos dez anos, acredita-se que o distrito já ultrapassa a faixa de 10 mil habitantes. Portanto, estamos confiantes que o pedido seja aprovado”, explica Roque.

Os pedidos de emancipação começaram a ser entregues à Assembleia no início do período legislativo, no dia 1º de fevereiro e o prazo para apresentação de solicitações vai até o início de junho, para que as consultas populares, sobre a criação dos novos municípios, sejam realizadas junto com as eleições de 3 de outubro deste ano. Mais de quarenta pedidos já foram entregues à Assembleia, segundo o presidente da Casa. “Todas essas solicitações serão minuciosamente avaliadas tanto pela Assembleia quanto pelas instituições parceiras, como o IBGE, por exemplo,” afirma Domingos Filho.

O direito de legislar sobre a emancipação de distritos voltou ao Legislativo Estadual no final de dezembro, quando o governador Cid Gomes sancionou o projeto de Lei Complementar nº. 84, de autoria do presidente da AL, deputado Domingos Filho (PMDB). A lei define critérios para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios do Estado.

Sangiorgy Ribeiro
Assessor Gabinete Parlamentar Dep.Roque
88-9928 0236
TRECHO PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO ROQUE EM DEFESA DA EMANCIPAÇÃO DE PONTA DA SERRA

Durante a ordem do dia da sessão desta quarta-feira (10/03) da Assembleia Legislativa, o deputado Sineval Roque defendeu a emancipação do distrito de Ponta da Serra, localizado no município do Crato, que, segundo ele, tem todas as condições técnicas, populacionais e econômicas para se tornar um município. “Também aproveito para pedir aos deputados que se sensibilizem com o pedido de emancipação de alguns distritos, já que ficou comprovado que a qualidade de vida da população daqueles distritos que se emanciparam melhorou muito”, disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

CIA do TIJOLO:CONCERTO ISPINHO E FULÔ-Por Wilson Bernardo.

FAZ muito tempo ,o que seria no mínimo duas décadas que eu não assistia,um espetáculo teatral,desde que no final dos anos oitenta decidir encerrar a brincadeira de querer ser ator,e olhem que eu mandava V, enfim,não me surpreendeu pois se tratava de Patativa do Assaré,mas me chamou a atenção a capacidade desenvolto de como paulistas desencantam para o candanquismo,desvestindo-os de vícios urbanos,e nos questionando,em nossa própria sedução,ao que temos de bem maiores que é a poética libertária de um simples camponês,transvestido de Castro Alves,e sensível ao seu cigarrinho de palha de mio,tão maior o quanto místico havano do camarada CHE de sierra maestra, a tão esturricada em em tempos de estiagens a serra de Santana,nosso velho Sertão libertário das fomes de politica encabrestadas.





Hoje no SESC-Juazeiro...Teatro Patativa do Assaré,20:00hs
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Mensagem de Valdemir Correia de Sousa - Pra que Serve o DETRAN do Crato ?


Crato(Ce), 09 de Março de 2010
A Dihelson Mendonça - Blog do Crato

Prezado Amigo,


Sábado passado quando você passou no meu escritório, tratamos de vários assuntos de interesse da nossa cidade. Se não me engano, o primeiro foi a necessidade de se revitalizar o Detran do Crato, pois como lhe tratei, me informaram lá em Juazeiro, no mesmo Detran, que o nosso estava quase paralisado, enquanto no Juazeiro você possa horas nas imensas filas para ser atendido. Como se nós dois fôssemos resolver logo o problema, até tivemos a idéia de dividir os dois Detran, sendo que o do Crato atenderia alem da nossa cidade, as vizinhas, Nova Olinda, Santana, Assará, Potengi, Campo Sales etc, enquanto Juazeiro atenderia Caririaçu, Missão Velha, Barbalha, Jardim etc.

Pois não é que hoje lendo o jornal do Cariri, li uma reportagem sobre este assunto ou seja, o Governador esta revendo esta possibilidade, sendo que o prefeito Samuel Araripe, apóia e endossa a idéia. Caso o assunto seja concretizado tanto será bom para o Crato, pois vai reavivar um órgão tão importante, como para as cidades do Oeste que vão economizar tempo e dinheiro, por ser a distancia menor, como para Juazeiro que vai desafogar o atendimento como está ocorrendo agora. Pois bem Dielson: Parece que aquela nossa idéia foi coisa combinada, pois nunca vi dar tão certo. Logo que o assunto seja resolvido, então vamos conversar novamente para tratar do segundo problema que se não me falha a memória, é sobre o nosso transito.

Atenciosamente,

Valdemir Correia de Sousa

Resposta:


Prezado Amigo Valdemir Correia,

Realmente, no último sábado, fizemos uma lista de coisas que precisam ser averiguadas, algumas delas talvez apenas boatos, e outras mais sérias. Fiquei muito feliz com a sua mensagem, que eu desde já, endereço aqui no Blog a todos os cidadãos Cratenses que amam esta cidade. A Notícia é muito bem-vinda. E se realmente acontecer essa divisão entre o DETRAN de Juazeiro e a nossa parte aqui do Crato, será uma coisa muito útil para nós, até porque não há o menor sentido em deixar aquele Detran somente em Juazeiro, distante de tudo para nós, e o do Crato servindo para quê ?? - Então, eu vejo com muito otimismo essa resolução, e vamos continuar investigando aqueles outros assuntos para vermos se conseguimos chegar à verdade dos fatos. E aproveito aqui para lhe comunicar a publicação logo abaixo da publicidade da DULARE e posteriormente da CRAJUBATUR, duas empresas que tenho a maior admiração pela qualidade, credibilidade, e pela confiança depositada e apoio ao Blog do Crato na difícil missão de divulgar nossa cidade no Brasil e no Mundo.

Um grande abraço,
Seu amigo,

Dihelson Mendonça ( Blog do Crato )

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Crato Perde e Cai para Sexto - Futebol, com Amilton Silva !


Mais uma vez o fator campo foi decisivo para derrota do time do Crato. O Azulão foi a Itapipoca, e apesar de ser superior ao adversário durante os noventas minutos, saiu derrotado por 1 X 0. A diretoria cratense precisa urgentemente contratar atacantes, posição carente da equipe. O Gol da vitoria do Itapipoca foi assinalado pelo Willer aos 21 minutos da primeira etapa. Com a derrota o time cratense ocupa agora a sexta posição no segundo turno do campeonato cearense. Com uma goleada até então inesperada, o Horizonte quebrou a invencibilidade do Guarany de Sobral, vice campeão do primeiro turno. O placar final foi de 4 X 1, apesar da derrota o Bugre sobralense mantém a primeira posição com 9 pontos ganhos , já o Horizonte assume a vice liderança com 8 pontos ganhos. Ceará e Maranguape não sairam do 0 X 0 , Boa Viagem 3 X 2 Limoeiro e Forataleza 2 X 0 Quixadá , foram os jogos realizados na noite de ontem pela quarta rodada do cearense, que será completada com o jogo de Guarani e Ferroviário, no Romeirão , na noite desta quinta feira.

Copa do Brasil
O Fluminense classificou-se para próxima fase da copa , após derrotar o Confiança no Maracanã por 2 X 0 , dois gols do atacante Fred. Na Vila Belmiro, o Santos goleou por 10 X 0 a fraca equipe do Navairense de Mato Grosso do Sul.Outros resultados da Copa:

VITORIA BA 4 X 0 CORINTHIANS AL
CORITIBA 1 X LUVERDENSE MS
SANTA CRUZ 3 X 0 AMERICA AM
NÁUTICO 3 X 1 IVINHEMA
NACIONAL AM 2 X ASA
REMO 4 X 1 SÃO MATEUS
GUARANI 2 X 1 ARAGUAINA
AMERICA RN 0 X 1 SÃO JOSÉ AP
LONDRINA 0 X 2 UBERABA MG
GOIAS 0 X 0 ITUIUTABA
BRASILEISNE 2 X 1 CHAPECOENSE

Hoje pela copa do Brasil jogam Botafogo e São Raimundo no engenhão, Rio de Janeiro, a partir das 21:30 h.

Taça Libertadores
Duas equipes brasileiras atuaram ontem na libertadores da América. O Flamengo foi a Venezuela e não tomou conhecimento do Caracas e venceu por 3 X 1, mesmo com a ausencia de Adriano. O Corínthians foi a Bogotá e empatou em 1 X 1 com o Independiente de Medelim

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


Pensamentos do Dia - 11 de Março de 2010 - Colaboração de Mônica Araripe


"Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente."

William Shakespeare

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

Oscar Wilde

"Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia."

Paulo Coelho

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

Albert Einstein

"O mundo é de quem não sente. A condição essencial para se ser um homem prático é a ausência de sensibilidade."

Fernando Pessoa

( Seleção de Pensamentos enviada por Mônica Araripe )

Dep. Sineval Roque defende em Pronunciamento, a Emancipação de Ponta-da-Serra do Crato !

Durante a ordem do dia da sessão desta quarta-feira (10/03) da Assembleia Legislativa, o deputado Sineval Roque defendeu a emancipação do distrito de Ponta da Serra, localizado no município do Crato, que, segundo ele, tem todas as condições técnicas, populacionais e econômicas para se tornar um município. “Também aproveito para pedir aos deputados que se sensibilizem com o pedido de emancipação de alguns distritos, já que ficou comprovado que a qualidade de vida da população daqueles distritos que se emanciparam melhorou muito”, disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br
Sangiorgy Ribeiro - Assessor Gabinete Parlamentar Dep.Roque
88-9928 0236

Postura de Lula sobre Irã causa preocupação nos EUA


Nota do Blog do Crato: "Brasil - Um Rato desafiando um Covil de Gatos..."



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o risco de enfrentar problemas dentro e fora do país por causa de seu intrigante apoio ao Irã, no momento em que a opinião pública mundial se volta cada vez mais contra o programa nuclear iraniano. Lula se recusa a criticar a situação dos direitos humanos no Irã e, no fim do ano passado, recebeu com abraços e sorrisos o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Em maio, ele deve fazer uma visita a Teerã para fortalecer as relações comerciais, embora cresça na Organização das Nações Unidas (ONU) o apoio a novas sanções ao país. A paciência dos Estados Unidos com Lula foi um pouco mais testada na semana passada, quando ele desprezou os esforços da secretária de Estado Hillary Clinton durante visita a Brasília, para obter o aval brasileiro a novas sanções. Lula na ocasião recomendou "não encostar o Irã na parede." Essa abordagem na contracorrente surpreende muita gente que se acostumou a ver em Lula o rosto afável da ascensão econômica e diplomática do Brasil nos últimos anos. O jornal "Miami Herald" disse em editorial nesta semana que a política de Lula para o Irã é "perigosamente obtusa e indigna de um país que aspira a ser considerado como um igual entre os líderes do mundo."

Tampouco Israel, onde Lula estará na semana que vem para tentar promover a paz no Oriente Médio, viu com agrado a posição brasileira, já que o Estado judaico considera a República Islâmica uma ameaça à sua própria existência.

Sanções

Os Estados Unidos e seus aliados querem impor uma quarta rodada de sanções ao Irã por desconfiar que o país esteja desenvolvendo armas nucleares. Teerã insiste que seu programa nuclear é pacífico. Em ano eleitoral, a postura do governo atrai críticas também da oposição ao governo Lula. "Há um risco político definitivo aqui para os brasileiros", disse o vice-presidente da entidade Conselho das Américas, Eric Farnsworth, em Washington, e ex-funcionário do Departamento de Estado. "Obviamente eles escolheram fazer outra coisa, mas a qual custo? Acho que isso irá se tornar cada vez mais uma questão na eleição presidencial." Analistas dizem que o Brasil, que ocupa uma vaga temporária no Conselho de Segurança da ONU, se vê como um importante freio para que não se repita o consenso apressado e baseado em evidências obscuras que propiciou a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, em 2003.

O papel do Brasil como líder do mundo em desenvolvimento no comércio e em outros fóruns e sua experiência como "rebelde nuclear" também fazem o governo relutar em ceder às pressões de uma grande potência, tornando-se solidário ao Irã, disse o acadêmico e pesquisador visitante do Conselho de Relações Exteriores, Matias Spektor, em Washington. Na década de 1970, a ditadura militar brasileira desenvolveu uma capacidade nuclear, apesar das objeções de Washington. O Irã tem citado o Brasil para demonstrar que também pode ter capacidade de gerar energia nuclear, mas sem possuir armas atômicas, uma proibição que consta na Constituição brasileira. "O Brasil está falando da perspectiva da sua própria história. Ele recebia uma terrível pressão (na questão) nuclear", disse Spektor. "Um funcionário brasileiro me disse que, quando olhamos para o Irã, não vemos o Irã, mas o Brasil."

Votação

Diplomatas do Conselho de Segurança preveem que o Brasil irá se abster ou votar contra novas sanções ao Irã, junto a Líbano e Turquia, também membros temporários, e a China, que tem poder de veto. "Não se trata simplesmente de se curvar à opinião de um consenso que você pode simplesmente não concordar", disse o chanceler Celso Amorim na semana passada em entrevista coletiva ao lado de Hillary. Lula, que diz ser absolutamente contrário a qualquer manobra do Irã para obter armas nucleares, também parece esperar que a abordagem mais branda do Brasil ajude a mediar um acordo que resolva o impasse nuclear. Isso seria uma coroação para Lula em seu último ano de mandato, mas muitos estão céticos de que ele consiga ter sucesso num campo em que outros bem mais experientes na diplomacia do Oriente Médio fracassaram.

"Os europeus tentaram esta abordagem de duas pistas com o Irã durante anos, e isso deu exatamente em nada", disse Farnsworth.

EUA

Embora o envolvimento do Brasil com o Irã dificilmente irá abalar seriamente suas relações com os Estados Unidos, ele pode gerar fortes questionamentos a respeito da disposição brasileira em ser considerado para a tão cobiçada vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Alguns analistas veem a decisão brasileira de defender o Irã e se apresentar como um mediador alternativo no Oriente Médio como passos no sentido de ocupar um papel mais ativista e destacado nas questões mundiais. Mas essa política pode parecer tão baseada em uma fraqueza quando em uma força. O Brasil, em geral, tem estado calado nos debates do Conselho de Segurança sobre o Irã, sem apresentar uma solução alternativa à prolongada crise. "Não me parece que estejamos vendo uma agenda positiva e ativista. Pelo contrário, acho que o Brasil está agindo defensivamente", disse Spektor. "Mesmo que o Brasil seja uma potência emergente, é ainda um país relativamente pequeno e fraco. Não é um grande ator nas questões de segurança; ainda está aprendendo a fazer isso."

STUART GRUDGINGS
da Reuters, no Rio de Janeiro

Ministério Público revela fraudes em licitações de vários municipios


O Ministério Público do Estado do Ceará, atento às fraudes cometidas em licitações, desencadeou, na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Província”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no desvio de vergas públicas em prejuízo a vários municípios cearenses e órgãos do Governo. A ação foi uma parceria entre o MP e a Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal, Receita Federal e apoio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS).As investigações dão continuidade à “Operação Gárgula”, iniciada em dezembro de 2009 pela Polícia Federal e CGU, quando a atuação de um grupo de empresas foi combatida.

De acordo com o MP, “a organização criminosa constituiu na atuação de diversas as empresas que servem de fachada para a Falcon Construtora e Serviços Ltda, de propriedade de Raimundo Morais Filho, ex-prefeito do município de Madalena.O caráter competitivo das licitações era frustrado, permitindo a participação em diversos procedimentos, assegurando a apropriação de recursos públicos.

O release também denuncia o proprietário de usar “nome e dados de pessoas humildes para constituir as empresas pagando, para tanto, algo em torno de R$ 150,00 por mês”. Na sede da Falcon Construções, foram apreendidos selos de autenticação e de reconhecimento de firma, expedidos pelo Tribunal de Justiça.

Fonte: Ivanildo Souza

HOMOFOBIA - Assinaturas canceladas após foto de beijo gay

Jornal WASHINGTON POST

Pelo menos 27 pessoas cancelaram suas assinaturas do Washington Post depois que o diário americano publicou, em sua primeira página, uma fotografia de dois homens de beijando. A foto foi tirada na quarta-feira da semana passada (3/3), dia em que a Suprema Corte dos EUA autorizou o distrito de Colúmbia a realizar casamentos entre pressoas do mesmo sexo, e publicada no dia seguinte.

Leitores descontentes sugeriram que a imagem poderia ter sido estampada na seção metropolitana, e não na primeira página; outros, mais radicais, defenderam que ela não deveria ter sido publicada de jeito nenhum. O ombdusman do jornal, Andrew Alexander, diz que é normal receber reclamações após a publicação de fotos consideradas polêmicas. Ele cita como exemplo recente as imagens de vítimas do terremoto no Haiti.

Alexander afirmou em seu blog no Post que as queixas sobre a foto do beijo começaram no dia da publicação, na quinta-feira passada (4/3), e continuavam até a última terça-feira (9/3), quando ele postou um comentário sobre o assunto. Neste dia, em que as licenças de casamento para casais homossexuais começariam a ser emitidas, ele conta ter recebido uma ligação de um leitor ameaçando cortar a assinatura caso fosse publicada outra imagem do tipo.

Fonte: Observatório da Imprensa

A Ponta da Serra será o próximo - Por A. Morais



Praça Francisco Sá - Simbolo do Crato.
Você sabia? Que se houver a admissibilidade e a Ponta da Serra passar a município o Crato cedeu do seu território 15 cidades. Veja a relação das localidades e as datas de emancipação de cada uma delas:

17.08.1846 – Barbalha
17.08.1846 – Milagres
08.11.1864 – Missão velha
17.08.1889 – Porteiras
27.08.1890 – Mauriti
22.11.1911 – Juazeiro do Norte
30.08.1914 – Jardim
20.12.1938 – Farias Brito
04.12.1933 – Caririaçu
22.11.1951 – Barro
22.11.1951 – Jati
13.10.1958 – Pena Forte
25.03.1959 – Abaiara
25.03.1959 – Granjeiro.

Devemos informar que alguns município mãe, como Milagres, desmembrado de Crato, depois já aconteceram três desmembramentos: Barro, Mauriti e Abaiara. Ou de Jardim com Porteiras, Jati e Penaforte. O fato é que as áreas desses 14 municípios pertenciam ao Crato. Se Ponta da Serra conseguir se emancipar somaremos 15 cidades desmembradas de Crato.

Postado Por A. Morais - Blog do Sanharol

Em protesto, Parlamento canadense promove degustação de foca


Deputados canadenses e muitos convidados degustaram carne de foca nesta quarta-feira no restaurante do Parlamento, em Ottawa, em solidariedade aos caçadores e em protesto contra a União Europeia (UE) por proibir sua comercialização. O que era um almoço --de protesto contra a proibição de vender produtos derivados de foca na Europa-- foi transformado em coquetel, reunindo tantas pessoas que a maioria teve que permanecer de pé. Antes, em frente ao Parlamento, alguns ativistas se manifestaram contra a caça a focas --que deve começar no fim de março-- denunciando "uma carnificina cruel e vergonhosa". "É deliciosa", disse Justin Trudeau, deputado e filho do ex-primeiro-ministro canadente Pierre Trudeau, enquanto comia um pedaço de carne de foca acompanhada de salada. "Quem não provou ainda, deveria fazê-lo", destacou o líder do Partido Liberal, Michael Ignatief. "Tem gosto de caça. Está muito bom", disse.

Fred Chartrand/AP/The Canadian Press

Tasso se diz preocupado com estratégia de Serra

"Fica cada dia mais difícil reverter o quadro", afirmou o senador tucano do Ceará

A decisão do governador de São Paulo, José Serra, de arrastar por mais três semanas o anúncio da candidatura presidencial provocou protestos de um dirigente tucano e de um aliado, ambos assustados com o crescimento da candidata petista e ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) nas pesquisas eleitorais. De acordo com o senador Tasso Jereissati, "ninguém entende a estratégia".

- Estou extremamente preocupado com essa estratégia que ninguém entende. Fica a cada dia mais difícil reverter o quadro". O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que aguardava uma audiência com Serra nos próximos dias, não apenas desistiu da conversa como resolveu cruzar os braços até que o governador se lance oficialmente na corrida sucessória.

- Pretendo vincular minha eventual candidatura [a governador de Pernambuco] à dele, mas vou esperar. Já que a preferência dele é administrativa, dispenso a audiência.

Cansado dos questionamentos diários de aliados e da imprensa pernambucana sobre quando será seu encontro com Serra, Jarbas decidiu pôr um ponto final no incômodo com uma nota oficial. "Não faz mais sentido me reunir para tratar do palanque dos partidos de oposição em Pernambuco, quando a prioridade escolhida por Serra é justamente a conclusão a contento da sua passagem pelo governo de São Paulo", declarou Jarbas na nota.

Agência Estado

Árabes condicionam paz ao congelamento da colonização israelense


A Liga Árabe declarou, nesta quarta-feira, que as negociações de paz israelenses-palestinas só devem ocorrer se forem suspensos os planos de Israel de construir 1.600 casas para colonos na Jerusalém Oriental anexada. O chefe da Liga Árabe, Amr Mussa, disse a jornalistas que o presidente palestino, Mahmud Abbas, lhe revelou que não participará de negociações nas circunstâncias atuais.

"As medidas israelenses precisam ser contidas antes de qualquer discussão sobre a retomada das negociações, (sejam elas) diretas ou indiretas" entre Israel e os palestinos, acrescentou a Liga Árabe em um comunicado, publicado depois da reunião de emergência de embaixadores dos 13 Estados-membros da Liga Árabe. "Se as medidas tomadas pelos israelenses para a construção de centenas de assentamentos nos territórios palestinos ocupados, inclusive Jerusalém oriental, não forem suspensas imediatamente, as negociações propostas serão inúteis", destacou o documento. "Nossa posição é clara: não pode haver conversações, diretas ou indiretas, se as recentes decisões israelenses não forem canceladas", disse Mussa aos jornalistas, referindo-se ao anúncio feito pelo Ministério do Interior, na terça-feira, sobre o a construção de 1.600 novas casas em Ramat Shlomo, um assentamento judeu no setor de maioria árabe de Jerusalém.

Se a situação não tiver mudado nos próximos dois ou três dias, acrescentou, outra reunião do Comitê da Liga Árabe será convocada para discutir as negociações de paz.

Visita

A luz verde de Israel aos assentamentos coincidiu com a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, a Israel. Biden, que conseguiu apenas uma retomada indireta das conversações entre as duas partes, já havia denunciado a manobra israelense, alertando que o avanço dos assentamentos poria em risco a realização de novas conversações. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também condenou a atitude israelense em um comunicado publicado na terça-feira, alertando que as colônias são ilegais segundo a legislação internacional. Os palestinos, que concordaram em celebrar conversas indiretas com Israel depois de 14 meses de paralisação, considera o setor leste de Jerusalém a capital de seu futuro Estado e por este motivo excluíram a possibilidade de qualquer negociação direta sem que Israel interrompa a expansão das colônias. Israel, por sua vez, considera Jerusalém sua capital eterna e indivisível. O Estado judaico ocupou a parte orientam da cidade santa na guerra de 1967 e depois a anexou, uma manobra não reconhecida pela comunidade internacional.

da France Presse, no Cairo
Fonte: Folha OnLine

Potengi - Mestre Antonio Luiz de mala pronta para receber título "Tesouros Vivos do Ceará"



Pela manutenção de um costume que resiste há várias gerações o Mestre Antonio Luiz "Reisado de Caretas do sítio Sassaré em Potengi se prepara para receber o título de "Tesouros Vivos do Ceará". Junto com outros "Tesouros Vivos" 05 são do Cariri, o encontro Mestres do Mundo, será realizado em Limoeiro do Norte, entre 17 e 20 de março localizado a 198 quilômetros de Fortaleza. O evento reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos.

Os diplomas serão entregues além do Mestre Antonio, a outros artistas do Cariri que foram premiados, o secretário de Cultura "Bob Jefferson" do municipio de Potengi que sempre incentivou o mestre no projeto faz questão de esta presente ao lado do artista. Ao todo, o estado possui 59 mestres e todos eles são reconhecidos por lei, o que valida o recebimento de um salário mínimo mensal, temporário ou vitalício.
O V Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

O V Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.



Antonio Luiz de Souza – Potengi – Reisado de caretasNascido em Potengi, no ano de 1956, Antonio Luiz se tornou brincante do Reisado de Caretas em 1980. O reisado de caretas do Sítio Sassaré estava morrendo quando Antonio, preocupado, passou a organizar o Reisado, que hoje é uma referência para a região.

Fonte: Ivanildo Souza - Blog de Potengi

Vulcões: Agentes do Apocalipse - Leôncio A.V. Filho


Observando as catástrofes naturais que assolam grande parte do nosso planeta, bem como a total impossibilidade de determinar com exatidão quando eventos similares voltarão a ocorrer, verificamos que nosso conhecimento de geofísica está apenas engatinhando. E isso vale para a vulcanologia. Assassinos em potencial, os vulcões talvez sejam, dada a capacidade de repercussão mundial de suas erupções, a força natural de maior capacidade destrutiva no nosso planeta. Dependendo do local e do nível das inimagináveis pressões e temperaturas (sempre extremas) a que o magma solidificado no interior da Terra esteja sujeito, poderá ou não haver a erupção, com sua irrupção à superfície, em maior ou menor intensidade.

Ao ser expelido, caracterizando a erupção, o magma jorra na forma de lava pelas crateras dos próprios vulcões ou por simples fendas tectônicas. Erupções, por si só, já causam danos a todas as formas de vida em um raio considerável ao redor dos vulcões, mas as mais violentas também ocasionam a existência de fluxos piroclásticos: a coluna extremamente densa e espessa de fumaça é vencida pela gravidade, de modo que os gases “transbordam” pelas encostas em altas velocidades, arrastando rochas e cinzas, até um raio próximo ao atingido pela lava (uma espécie de tsunami tóxico), asfixiando e queimando até a morte quase tudo o que até então aquela não matou.

Foram, muito provavelmente, fluxos piroclásticos, e não a lava em si, que mataram a maior parte das populações de Pompéia e Herculano no ano 79, quando o Vesúvio ferozmente as destruiu. E, como a próxima erupção do Vesúvio será potencialmente destruidora (já que, quanto mais tempo fica um vulcão adormecido, mais violenta será sua próxima explosão, tendo em vista o fato que de não entra em erupção de 1944 e não tem qualquer atividade desde 1968, além do fato de Nápoles estar a seus pés e ter uma população muitas vezes maior que Pompéia e Herculano), provavelmente serão os fluxos piroclásticos os maiores causadores de danos. A questão é que nem o mais renomado Prêmio Nobel faz idéia de quando isso ocorrerá – só o que se sabe é que matará milhões rapidamente, já que as condições de evacuação em um tempo tão mínimo são bastante remotas. Além disso, a quantidade de gases letais lançados na atmosfera pode bloquear a luz solar por um tempo considerável, provocando extinções em massa em grande parte do globo (tal qual o asteróide extintor dos dinossauros teria ocasionado ao, espatifando-se contra a Terra, lançar grandes quantidades de poeira nos ares) e fome em escala global ao comprometer safras inteiras de alimentos. Esta seria, provavelmente, a conseqüência da próxima erupção do Monte Santa Helena, no Estado de Washington, Noroeste dos EUA.

O Santa Helena se manifestou pela última vez em 1980, causando enormes danos materiais, não obstante o fato de o número de vítimas ter sido relativamente pequeno. Enquanto o Vesúvio atingirá Nápoles e provocará um enorme estrago no coração da União Européia, e, conseqüentemente, na economia de todo o mundo, o Santa Helena, a partir de sua remota localização, tem a capacidade de matar mais imediatamente boa parte da Humanidade. O Vesúvio e o Santa Helena não são os únicos monstros à espreita: o Anak Krakatoa, na Indonésia (que, antes da atual formação, na condição de Krakatoa teve a explosão mais violenta da História, em 1883, com efeitos em todo o mundo), o Pinatubo, nas Filipinas (cuja última erupção ocorreu em 1991) e outros são alguns dos exemplos mais aterrorizantes da força destrutiva na natureza. Para todos eles, é só uma questão de tempo. Quem viver, verá.

Por: Leôncio de Aguiar Vasconcellos Filho.

Investidor de termelétrica no Ceará é o oitavo mais rico do mundo

O bilionário mexicano Carlos Slim Helú ultrapassou os norte-americanos Bill Gates, fundador da Microsoft, e Warren Buffet, megainvestidor e fundador da Berkshire Hathaway, e se tornou o homem mais rico do mundo em 2010, segundo ranking da revista Forbes. O brasileiro com a maior fortuna a aparecer na lista é Eike Batista, em oitavo lugar, com US$ 27 bilhões. Segundo a “Forbes”, ele foi o integrante da lista que mais aumentou sua fortuna entre 2009 e 2010: o crescimento foi de US$ 19,5 bilhões. No ano passado, a posição de Batista na lista era 61º, com US$ 7,5 bilhões.

EIKE BATISTA investe na implantação da termelétrica MPX no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Na época tassista, ficou famoso por ter vindo lançar um empreendimento do gênero, ao lado de sua ex-mulher, Luma de Oliveira.

Portal G1

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O
Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

PSTU critica Lula em propaganda partidária nesta quinta-feira


O PSTU irá apresentar na quinta-feira a propaganda partidária semestral na rádio e televisão. O programa, que tem cinco minutos, irá principalmente criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O vídeo será apresentado pelo presidente do partido, José Maria de Almeida, pré-candidato à Presidência. Segundo o PSTU, Lula atacou o partido para justificar porque se aliou aos empresários. Em entrevista ao "Estadão" em fevereiro, o presidente criticou o radicalismo do partido. "Vocês acham que o PSTU ganhará eleição com o discurso dele? Vamos supor que ganhe, acham que governa? Não governa", disse o presidente na entrevista. O partido afirmará no programa que "governar para os trabalhadores não só é possível como é a única alternativa para se mudar de fato a vida dos trabalhadores". A propaganda também servirá para apresentar José Maria. Segundo o partido, ele foi um sindicalista do Grande ABC na década 1970, que ajudou a fundar a CUT e PT. "Esse operário não passou para o outro lado e continua junto aos trabalhadores, lutando por uma sociedade socialista", afirmará a propaganda. O PSTU também irá criticar o que chama de "ocupação militar do Haiti".

Colaboração para a Folha Online

BLOGTurismo:CIA DO TIJOLO EM BUSCA DO CALDEIRÃO:Por Wilson Bernardo


GRUPO TEATRAL CIA DO TIJOLO EM VISITA AO CALDEIRÃO


Na manhã de Terça-Feira recepcionados pelo Vice-Prefeito Raimundo Filho,estivemos no Caldeirão com o grupo de teatro Paulista,Cia. do Tijolo em busca de encantamentos e fatos para talvez quem sabe,para o próximo trabalho do grupo teatral,ficaram todos vislumbrados e surpresos,com tanta mística que é a cidade do Crato e o cariri como um todo,reviver o sertão e e o misticismo caririense,foi para o grupo um laboratório real,superior ao virtual e aos esteriopetos,fabricados pela mídia do sul do país,o cineasta Bola Bantim,divertiu a todos com suas histórias factuais de Patativa e do Beato Zé Lourenço,como sempre Raimundo Filho um entusiata da arte caririense,deixou a todos impressionado,pelo fato é claro do seu interesse pela nossa cultura e sua disponibilidade receptiva ao grupo Cia. do Tijolo.

A turma toda nos caldeirões do Beato

A beleza de uma das atrizes,encantada com o místico
E é claro encantando o olhar da fotografia
A capela e seus remanescentes
Este é seu Raimundo ,a décadas o guardião da história bombardeada
Sua esposa,nos protegendo em suas orações de boas vindas.
O GRUPO Cia. do TIJOLO, apresentara hoje e amanhã no Teatro Patativa do Assaré
SESC Juazeiro do Norte o espetáculo baseado na vida de Patativa do Assaré ,CONCERTO ISPINHO E FULÔ...
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30