xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 março 2010

Ajude a Manter o Blog do Crato e nossos diversos sistemas no Ar - Faça sua Doação, ou Divulgue seu Negócio !


Ajude a Manter quem divulga a Nossa terra !

Agora com contas no BANCO DO BRASIL, BRADESCO e Sistema PAYPAL




Nos países civilizados, milhões de websites sobrevivem de doações espontâneas de pessoas que acreditam e acham que o trabalho voluntário dos administradores e os serviços do site merecem. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, grandes sites são mantidos dessa forma. O Blog do Crato é um website sem fins lucrativos, que possui grandes serviços prestados à cidade, oferecendo notícias, novidades e comunidade virtual. Manter tudo isso gera despesas com contratação de sites de hospedagem de conteúdo, e da Rádio Chapada do Araripe e após quase 5 anos mantidos por mim, busca patrocinadores e apoiadores para este projeto.

Aceitamos doações também, de pessoas que acham que nosso trabalho é válido, e que contribui como veículo de união e divulgação da cidade do Crato no mundo. Faça sua doação, ou divulgue sua empresa. Fazemos sua Publicidade séria, honesta e justa. Ajude a quem divulga a boa imagem do Crato.


Doações podem ser feitas por depósito no Banco BRADESCO, ou BANCO DO BRASIL, nos endereços abaixo. Ou ainda pela internet, através do sistema totalmente seguro PAYPAL, com qualquer cartão de crédito VISA ou MASTERCARD, usados em milhões de websites em todo o mundo, clicando no botão acima. ( Ao Lado: Foto de Valdemir Correia de Sousa, grande incentivador e Apoiador do Blog do Crato ).




BRADESCO:
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10.558-9

BANCO DO BRASIL
Agência: 0094-9
Conta: 34.440-0

Use Depósito identificado.
Obrigado desde já por sua colaboração.

Meus agradecimentos a todos os Colaboradores do Blog do Crato

Uma Galeria de "Heróis"

Quero aproveitar para enviar um grande abraço a todos os patrocinadores e colaboradores que estão conosco atualmente. Eles é que têm ajudado a manter acesa a chama do nosso Blog. e dos outros diversos sites. Sem nossos doadores e patrocinadores, estaríamos impossibilitados de manter esse espaço e de continuar crescendo.

Um pouco de História:

Nos Estados Unidos e Europa, é muito comum que as estações de rádio e websites sejam mantidos pelos próprios ouvintes, é exatamente para isso que existe o Paypal "donate", sistema de doações seguras da internet, usado em milhões de estabelecimentos em todo o mundo.

No Brasil, infelizmente, ainda não é da nossa tradição a doação para as causas nobres. Mesmo nas catástrofes, e campanhas, os valores arrecadados pela mídia são abaixo das expectativas resguardadas as proporções para o mercado americano. Outro dia eu ouvia um programa de Jazz numa rádio da Flórida, que passa aos sábados de manhã, quando um ouvinte ligou e fez uma doação de pasmem: U$ 1.500,00 Isso mesmo, Hum mil e quinhentos dólares. Para nossa cultura isso é estranho, mas na cultura americana, é comum doações de 1.000, 5.000 a 20.000 dólares. O Padrão de vida lá é outro, há pessoas lá que nem sabem mais o que fazer com tanto dinheiro, e pela formação cultural, já conseguem dedicar parte dos seus rendimentos às causas que consideram nobres. Aqui no Brasil, doações de 50 a 100 reais cabem no bolso do Brasileiro, o que já é muito bom, porque se muitos tivessem essa conscientização, estaríamos bem melhor.

Voltando ao panorama Brasileiro, acho que isso está mudando com o passar do tempo. Ao longo dos últimos anos, aqui mesmo no Blog do Crato, temos conseguido sensibilizar algumas pessoas através do nosso enorme trabalho para tentar manter todo o sistema diariamente atualizado. Veja que são várias coisas, não me refiro apenas ao Blog. Se fôssemos listar aqui as despesas mensais que temos com todos os sistemas, os nossos leitores achariam que esse empreendimento é grande demais e causa prejuízo. Realmente, durante os primeiros anos, em que não tínhamos nenhum doador nem patrocínio, os quase 1.200 reais que precisamos para manter o sistema todo mês vinha apenas do meu bolso. Temos o Blog do Crato, Rede Blogs do Cariri, Rádio Chapada do Araripe 24h, RadioPiano, Website Portal do Jazz ( que abriga mais de 30 artistas da música instrumental Brasileira ), e agora, o "Chapada do Araripe", e em todos eles há inúmeros gastos com pagamento mensal dos sistemas utilizados, servidores, nomes-domínios anuais, contas enormes de telefone, energia elétrica, e materiais para reportagens, vídeo e áudio, manutenção de equipamentos, além da nossa "pretensão" de apesar de tudo, tentar crescer, criando o museu da imagem e do som do Crato. Isso sem contar o trabalho que dá, levando até 7 horas todo dia só para atualizar.

Por isso mesmo é que agradeço em nome dos mais de 20 Blogs que eu dou assistência, às empresas parceiras do nosso sistema de coisas, que contribuem seja com troca de serviços por publicidade, ou patrocinadores, tais como Amiltom SOM, AraújoSAT, Mercadinho Matos, e recentemente DULARE e CRAJUBATUR, através da sensibilidade do amigo Valdemir Correia, mas principalmente às pessoas que realizam doações, porque isso é mais raro. Essas pessoas preciosas, é que precisam também muito mais serem agradecidas, e aqui faço questão de listar esses verdadeiros "Heróis", que doam mensalmente: José Milton Arraes, Carlos Eduardo Esmeraldo, Mônica Araripe, Jair Rolim, Dr. José Flávio Vieira, além de alguns que já fizeram doações no passado ou foram patrocinadores ( Como A. Morais, Teresa Abath e Mário Correia ).

Gostaria de expressar a nossa enorme gratidão postando pelo menos as fotos de todos os doadores MENSAIS atuais acima relacionados. Como não disponho das fotos de todos, posto pelo menos as fotos das pessoas que disponho aqui comigo:


galeria



[ Acima, o "grande" José Milton Arraes ( Especial ) e sua filha Camila ]

A todas as empresas e pessoas que acreditam no nosso projeto BLOG DO CRATO, Rádio Chapada do Araripe, Rede Blogs do Cariri, Portal do Jazz, Arte na Mídia, RadioPiano, e agora o Chapada do Araripe, os meus sinceros agradecimentos.

www.blogdocrato.com
www.jornalchapadadoararipe.com
www.radiochapadadoararipe.com
www.blogsdocariri.com
www.portaldojazz.com
www.radiopiano.com
www.artenamidia.com
www.olharesdocariri.blogspot.com

E todos os Blogs que criei e dou permanente assistência:

www.wbpoemapostal.blogspot.com - Blog de Wilson Bernardo
www.abidoraljamacaru.blogspot.com - Blog de Abidoral Jamacaru
www.monicaararipe.com - Website de Mônica Araripe
www.domingosbarroso.blogspot.com - Website de Domingos Barroso
www.cinemaniacariri.blogspot.com - Cinemania Cariri
www.zoomcariri.blogspot.com - Zoomcariri
www.sociedadecratense.blogspot.com - Sociedade Cratense
www.blogdosanharol.blogspot.com - Blog do Sanharol
www.clubedabesteira.blogspot.com - Clube da Besteira ( Humor )
www.garotablogdocrato.blogspot.com - Garota Blog do Crato
www.blogsdocariri.com - Rede Blogs do Cariri ( Rede com mais de 45 Sites do Ceará )

Estas são as empresas que estão conosco Atualmente e SÓ:






Amigos, precisamos de mais Patrocinadores. Quem quiser fazer parceria conosco, entre em contato pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone 088-3523-2272. Estamos à disposição.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
e de outros websites

Projeto de Emancipação de Ponta da Serra já se encontra nas mãos do Deputado Sineval Roque


Visando tornar de conhecimento de todos, estamos postando nas páginas deste importante blog material que foi entregue à assessoria do Deputado Sineval Roque ,em Crato, para que o mesmo dê entrada no projeto de emancipação do Distrito de Ponta da Serra na Assembléia Legislativa do Ceará, em data a ser ainda agendada.

O referido material consta de um abaixo -Assinado de 113 assinaturas de eleitores domiciliados neste distrito, com assinaturas devidamente reconhecidas em cartório, como pede a Lei, acompanhado do Perfil Distrital e um pequeno histórico do lugar.

PERFIL DISTRITAL DE PONTA DA SERRA

O distrito de Ponta da Serra, no município de Crato, é banhado pelas águas do rio Carás, que forma um imenso vale de mesmo nome, que tem uma das terras mais férteis do Ceará, propícias para o cultivo de arroz, milho e feijão, o que fez por muitos anos ser um grande celeiro de cereais, que abasteceu e abastece a grande feira semanal de Crato.

Sua sede, constituída de 712 prédios, fica a l3 quilômetros da sede do Município e é cortada pela CE 386 ( Crato - Farias Brito), o que veio impulsionar seu crescimento e desenvolvimento.

Deve-se salientar que sua sede dispõe de “equipamentos sociais e de infra-estrutura compatíveis com as necessidades da população, tais como”: escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio; posto de atenção primária a saúde; estrutura de atendimento em segurança pública; sistema de telefonia pública, comercial e residencial; edificações com condições para a instalação da Prefeitura e da Câmarae Municipal; estabelecimento de venda a varejo de combustível para veículos e gás de cozinha e Posto de serviços dos correios.

Sua toponímia deriva-se do fato da povoação ter se desenvolvido em frente a uma saliência pontiaguda do morro denominado “Serra do Juá”, um prolongamento da Serra do Araripe.

Sua área é de 116 km2, com uma população estimada, pelo IBGE - Crato, de aproximadamente 10.0000 habitantes, visto que, pelo censo de 2000, este distrito já registrava 8.234 habitantes. É importante dizer que o distrito conta com três vilas, todas com mais de duzentas famílias, com estrutura suficiente para se tornarem distritos do futuro município a ser criado.

O distrito foi criado pela Lei Estadual 3.931, de 26 de novembro de 1957. Seu eleitorado, segundo a eleição de 2008, é de 5.817 eleitores aptos a votar, distribuídos em 23 seções na sua sede e nas vilas, em seu entorno.

Sua economia gira em torno da agricultura de subsistência e da pequena pecuária; do cultivo de horti-fruto-granjeiro; da pequena e média indústria de cerâmica ( tijolos, telhas e lajotas) e da industria de britagem, tendo a Petrobrita, localizada no sítio Juá, como o maior expoente, neste setor. Conta também com indústrias de panificações e de beneficiamento de Leite.

No setor Terciário, destacam-se micros e pequenos comércios varejistas, tanto na sede como nas vilas, que compõem o referido distrito.

Na prestação de serviço registra-se uma grande quantidade de pequenas atividades, tais como: Pedreiros, carpinteiros, encanadores, cabeleireiros (as), sacoleiras, serviços mecânicos e eletrônicos, transportes alternativos, mototaxistas, serviço de amplificadora, jornal escrito, e outros. Sua sede já dispõe de dois atendimentos bancários: o Caixa Aqui e o Bradesco Expresso.

Na religiosidade, deve-se salientar que Ponta da Serra sedia a Paróquia de São José Operário, a maior do Crato, abrangendo o próprio distrito, o distrito da Bela Vista, o distrito de Monte Alverne, o distrito Dom Quintino e o distrito de Santa fé. Registra-se também a presença de alguns templos de outras religiões, tanto na sede como nas vilas.

Na área de lazer, o distrito conta com a casa de show, Serravento Club, situada na sede, e outras, localizadas nas vilas mais populosas. Neste setor destacam-se vários trechos do Rio Carás, que se transformam em verdadeiros balneários, nos finais de semana. Conta-se também com vários espaços propícios para a prática de esportes, como Quadra Poliesportiva e campos de futebol.

Na educação, o distrito conta com 11 estabelecimentos escolares da educação infantil e ensino fundamental, com o registro de 2045 matrículas, em 2009 e tem a E.E.I.E.F. José Bizerra de Britto, localizada na sede, como seu maior expoente( foto 02). O distrito conta também com a E.E.M. JoaquimValdevino de Brito, localizada na sede, com um total de 484 alunos matriculados( foto 03). A sede conta , também, com uma moderna escola particular, que funciona no primeiro prédio de três pavimentos construído na comunidade. A ULBRA - Universidade Luterana do Brasil vem realizando, há alguns anos,na sede, os cursos de graduação em Letras e Pedagogia.

No setor de segurança, apesar da precariedade, a sede do distrito conta , há muitos anos, com um posto de atendimento policial, dotado de telefonia e pessoal preparado para atender as solicitações de ocorrências, tanto no distrito como em suas adjacências (foto 08).

É importante ressaltar que o cartório local, registrou, de 2004 a 2009, 740 certidões de nascimento e apenas 128 de óbitos. Este fato, juntamente com o grande surto de pessoas oriundas de outras regiões, vem comprovar a estimativa populacional para 2010, defendida pelo IBGE - Crato.

Outro fator preponderante no desenvolvimento da economia do distrito é a realização, há mais de um ano, da Feira Distrital Semanal, organizada pela ACB- Associação Cristã de Base, em parceria com a Petrobrás, onde os moradores podem encontrar produtos da agricultura familiar, frutas, verduras, comidas típicas, galinha caipira, derivados da mandioca , e outros.

Na cultura devemos dizer que Ponta da Serra , há seis anos, vem se destacando nas festas juninas, por sediar um dos maiores festivais juninos da região, promovido pelo ginásio prof. José Bizerra de Britto e o JOPS - Jovens à Procura de Sabedoria.

Nos últimos anos o Projeto Verde Vida, uma ONG que antes centrava sua atuação no sítio Catingueira, passou a ampliar seus serviços para outras áreas do distrito, principalmente, na sede, aonde vem realizando um importante trabalho junto aos jovens e ampliando suas parcerias, principalmente, com a Petrobrás e o Criança Esperança. A festa do padroeiro São José, de 21 de abril a 1º de maio, é outro espaço cultural muito importante na comunidade.

Na saúde, o distrito conta com um dos postos de saúde mais bem equipados da zona rural, que trabalha com três equipes do PSF( foto 06).

Sua sede conta com um moderno pólo de atendimento, que vem atuando na área de formação profissional e de lazer ( foto 04 ).

No movimento social, além da AMEPS, o distrito conta com várias outras entidades que atua na sede, nos sítios e vilas

Desde 1959, o distrito conta com seu cartório de registro civil, atendendo a contento.

Há anos sua sede dispõe de estabelecimento de venda a varejo de combustível para veículos e gás de cozinha (foto 07) e Posto de serviços dos correios (foto 10).

Um fato que não se pode deixar de registrar é o empenho de todas as lideranças políticas, religiosas, educacionais, empresariais e comunitárias ao movimento emancipalista, que se procurou retratar no abaixo - assinado, que ora é encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado.

BREVE HISTÓRICO DE PONTA DA SERRA

Por Antonio Correia Lima *

A ocupação da área que compreende hoje o distrito de Ponta da Serra, segundo registros paroquiais, se deu ainda na primeira metade do século XIX, quando da aquisição da propriedade conhecida por sítio ou fazenda Ponta da Serra, que pertenceu no período colonial ao José Pereira Lima Aço, ancestral do Padre Cícero, pela família Correia de Brito, oriunda de Recife. Mas, na verdade, o povoamento propriamente dito só veio a ocorrer nas últimas décadas do século, após a grande seca de dos três anos ( 1877-79).

O marco inicial do Núcleo Primitivo da povoação Ponta da Serra se deu em 25 de dezembro de 1895, quando da missa inaugural da “Casinha de Oração” erigida pelo vaqueiro José Bernardo Vieira, tido como fundador do lugar. A santa missa foi celebrada pelo Padre Antonio Alexandrino de Alencar, vigário de Crato à época. José Bernardo foi vaqueiro, depois rendeiro do major Eufrásio Alves de Brito, proprietário da citada fazenda, que lhe doou uma tarefa de terra para construção do santo oratório dedicado a São José.

Outro marco importante para historia de Ponta da Serra é o dia 25 de março de 1930, quando se deu a missa inaugural da atual capela de São José, que foi construída em regime de mutirão, envolvendo todos os moradores da região. A santa missa foi celebrada pelo então vigário de Crato, o Mons. Assis Feitosa. Segundo informações, o grande idealizador da construção da atual capela foi o Sr. Moisés Xenofonte de Oliveira. Deve-se salientar que tanto o jovem vaqueiro como o vigário e o idealizador foram contemplados com nomes de rua na sede ( Rua Bernardo Vieira, Rua Mons. Assis Feitosa e Rua Moisés Xenofonte de Oliveira).

26 de novembro de 1957, outra data muito importante, pois, nesse dia, de acordo com a Lei Nº 3.931, era criado o distrito de Ponta da Serra, desmembrando-se dos distritos sede, Santa Fé e Dom Quintino. Aqui destacamos a atuação do grande líder político José Valdevino de Brito que muito lutou por essa causa, tornando-se seu primeiro vereador ( 1958 a 1987).

A criação da Paróquia de São José Operário, em 08 de dezembro de 1967 é outra data significante para sua história, tendo sido, sem dúvida, o fator principal para o alavancamento do crescimento da sede do distrito, dos sítios e vilas. Seu primeiro vigário foi o jovem recém ordenado em Roma, Padre Francisco Salatiel de Alencar Barbosa. Hoje, o pároco é o Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo, desde 1983.

A partir daí vieram outros benefícios, tais como:

  • Criação do Ginásio Prof. José Bizerra de Brito, em 1970;
  • Chegada da energia elétrica, em 1972;
  • Inauguração do sistema de abastecimento d’água;
  • Criação do Posto de Saúde Joaquim Ferreira Leite; em 1980;
  • Inauguração da Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos, em 2000;
  • Inauguração do primeiro posto de combustível ( Posto Ponta da Serra), em 2003;
  • Criação da E. E. M. Joaquim Valdevino de Brito, em 2005;

· Inauguração do Pólo de Atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva, em 2005.

A história política de Ponta da Serra se inicia antes da sua elevação à categoria de distrito, quando em 1947 são eleitos os cidadãos Pedro Alves de Brito, do sítio Malhada e Antonio Xenofonte de Oliveira, do sítio Catingueira. O primeiro desiste da política com seu primeiro mandato e o segundo permaneceu por várias legislaturas seguintes, sendo por diversas vezes presidente da câmara, e como tal, assumiu o cargo de prefeito, provisoriamente, por algumas vezes. Além de José Valdevino de Brito( 1958 a 1987), já citado, outros políticos, filhos de Ponta da Serra, se destacaram na vida política do município de Crato, que é o caso de Edvard Ribeiro da Silva, já falecido ( 1988 a 31.12.2003), Antonio Ferreira Leite ( 1982 a 2005), Valdir de Sousa Leite, José de Sousa Brito, Olival Morais de Brito e Hildo Morais de Brito.

Este foi, portanto, um breve esboço histórico do distrito de Ponta da Serra, que pleiteia desde 1990 sua emancipação política à categoria de município.

* Antonio Correia Lima é licenciado em História pela URCA - Turma 2008. É o responsável pela RPS - Radiodifusora, Jornal e Blog Ponta da Serra e um dos membros da direção da AMEPS.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER- Por Maria Otilia

Com certeza a poesia que existe nesta letra da música de Caetano Veloso fala tudo sobre a beleza de ser mulher.

MÚSICA - VOCÊ É LINDA
Caetano Veloso

FONTE DE MEL
NOS OLHOS DE GUEIXA
KABUKI, MÁSCARA
CHOQUE ENTRE O AZUL
E O CACHO DE ACÁCIAS
LUZ DAS ACÁCIAS
VOCÊ É MÃE DO SOL
A SUA COISA É TODA TÃO CERTA
BELEZA ESPERTA
VOCÊ ME DEIXA A RUA DESERTA
QUANDO ATRAVESSA
E NÃO OLHA PRA TRÁS

LINDA
E SABE VIVER
VOCÊ ME FAZ FELIZ
ESTA CANÇÃO É SÓ PRA DIZER
E DIZ
VOCÊ É LINDA
MAIS QUE DEMAIS
VOCÉ É LINDA SIM
ONDA DO MAR DO AMOR
QUE BATEU EM MIM

VOCÊ É FORTE
DENTES E MÚSCULOS
PEITOS E LÁBIOS
VOCÊ É FORTE
LETRAS E MÚSICAS
TODAS AS MÚSICAS
QUE AINDA HEI DE OUVIR
NO ABAETÉ
AREIAS E ESTRELAS
NÃO SÃO MAIS BELAS
DO QUE VOCÊ
MULHER DAS ESTRELAS
MINA DE ESTRELAS
DIGA O QUE VOCÊ QUER

VOCÊ É LINDA
E SABE VIVER
VOCÊ ME FAZ FELIZ
ESTA CANÇÃO É SÓ PRA DIZER
E DIZ
VOCÊ É LINDA
MAIS QUE DEMAIS
VOCÉ É LINDA SIM
ONDA DO MAR DO AMOR
QUE BATEU EM MIM

GOSTO DE VER
VOCÊ NO SEU RITMO
DONA DO CARNAVAL
GOSTO DE TER
SENTIR SEU ESTILO
IR NO SEU ÍNTIMO
NUNCA ME FAÇA MAL

LINDA
MAIS QUE DEMAIS
VOCÉ É LINDA SIM
ONDA DO MAR DO AMOR
QUE BATEU EM MIM
VOCÊ É LINDA
E SABE VIVER
VOCÊ ME FAZ FELIZ
ESTA CANÇÃO É SÓ PRA DIZER
E DIZ

Músico Cláudio Mappa ministra oficina na Escola Polivalente


O Ponto de Cultura Centro de Cultura Popular de Juazeiro do Norte Mestre Noza amplia seu raio de atuação e oferece oficinas no Crato.

O musico mineiro Cláudio Mappa através do Ponto de Cultura Mestre Noza ministrará oficina de Criação de instrumentos Musicais com Papelão na Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Gov. Adauto Bezerra, no Crato. Com uma preocupação ecológica a oficina buscará reaproveitar materiais que teriam como destino o lixo.
De acordo com músico Cláudio Mappa Fazer um instrumento musical tendo como base o papelão pode ser muito fácil, basta colocar um pequeno pedaço de madeira ou graveto através da caixa e prender algumas linhas de nylon ou metal como cordas, eis um objeto sonoro. Qualquer iniciante pode fazer um instrumento com uma sonoridade interessante. Eles destaca que existem, no entanto, muitas formas e modelos a serem criados; experimentá-los valendo-se dos diversos formatos do papelão encontrados no nosso lixo urbano é o propósito da oficina.

O curso faz parte de uma série de atividades que está sendo planejado na escola que visa aproximar a arte do cotidiano dos alunos. Ainda serão realizadas na escola, através da parceria como Ponto de Cultura Centro de Cultura Popular de Juazeiro do Norte Mestre Noza e o Coletivo Camaradas as seguintes oficinas: Colagem com o artista plástico Junior Errer, um dos nomes de destaque desta tipologia de arte; Modelagem em Papel Marche com Cleo Souza, que é acadêmica de letras e artista plástica em recicláveis e Ator Social com a atriz e integrante dos Camaradas, Lilian Carvalho.
A Oficina de criação de instrumentos será realizada no período de 10 a 12 de março, a partir das 14 horas, na Escola Polivalente do Crato.

HOMENAGEM ÀS MULHERES

LA CAMARADA


(Às mulheres das nossas vidas)


El mundo es feo
es poluído demás, el mundo capitalista

Yo quiero uma camarada que ame la lucha
y que em la lucha ame como los colibris
sin sair de la missión
sin que perca la ternura
mismo com el fuzil em las manos

Que el baton nunca manche la profundidad de su sensualidad
de mujer
de deusa

Que el baton de poeira e polvora
nunca negue la violência revolucionária de las balas
contra la burguesia

Sus lábios serán perseverntemente dulces
y dulces serán sus gestos em las noches de placer

Nuestras manos serán firmes
serán el propio fuego
y nuestro fogo, explosión
y la revolución tendrá más uma brasa llamuscante

Caminaremos com plumas bermejas em el sombrero
tres mil balas em el cinturón
y um millón de amor en el corazón

Corazón guerrillero, corazón proletário
sedento de liberdad

Ti espero caminando
Ti quiero, camarada...
Dulce, serena, nua y armada

Ti quiero, musa revolta
Ti amo, mujer proletária


Cacá Araújo
Cia. Cearense de Teatro Brincante
8 de março de 2010

A História do Dia Internacional da Mulher - 8 de Março


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Fonte: Site Sua pesquisa

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher - Texto Enviado por Mônica Araripe

monica araripe - Dia internacional da mulher


Elas sorriem quando querem gritar.

Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.

Pablo Neruda

( Texto enviado por Mônica Araripe em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março )

Crato Perde Partida e Liderança - Futebol - Com Amilton Silva

O Crato foi a capital Cearense, e saiu derrotado pelo Fortaleza por 3 X 1. A partida foi realizada no estádio Alcides Santos. Até então invicto, o Azulão não reeditou a boas exibiçõe realizadas neste segundo turno. Já o Fortaleza campeão do primeiro turno, que vinha de duas derrotas, reabilitou-se com esta vitória. No Rormeirão, em Juazeiro do Norte, o Guarani empatou em 1 X 1 com o Ceará, O Leão do Mercado abriu o placar aos sete minutos com o jogador Rosivaldo, Leozinho aos trinta e nove minutos do segundo tempo, empatou através de uma penalidade máxima bastante contestada pelo time rubro negro. Jogadores e torcidas do Guarani sairam bastantes revoltadas com uma não marcação de uma penalidade maxima no primeiro tempo.Em Sobral, no Junco , o Guarnay venceu por 1 X 0 o Limoeiro , e assumiu a liderança do segundo turno. Outros resultados deste final de semana: sábado Quixada 2 X 2 Maranguape , domingo : Ferroviário de virada 2 X 1 , no Boa Viagem, Horizonte 2 X Itapipoca.

CLASSIFICAÇÃO

Pos Clube P J V E D GP GC S
Guarany (S) 9 3 3 0 0 7 3 4
Ferroviário 7 3 2 1 0 6 4 2
Crato 6 3 2 0 1 7 6 1
Horizonte 5 3 1 2 0 4 3 1
Ceará 5 3 1 2 0 3 2 1
Maranguape 4 3 1 1 1 3 4 -1
Boa Viagem 3 3 1 0 2 5 5 0
Limoeiro 3 3 1 0 2 2 2 0
Fortaleza 3 3 1 0 2 6 7 -1
10º Guarani (J) 2 3 0 2 1 3 5 -2
11º Quixadá 2 3 0 2 1 3 5 -2
12º Itapipoca 0 3 0 0 3 3 6 -3

Campeonato Carioca

Jogos realizados neste final de semana pelo campeonato Carioca de 2010:

Sábado:

MADUREIRA 0 X 2 VOLTA REDONDA
MACAE 2 X 1 VOLTA R

Blog do Crato no Twitter !


O Blog do Crato também está no Twitter:

http://twitter.com/BlogdoCrato

Adicione, Leia, Participe !

CRATO - Começa processo de eleição do "Judas" - Reportagem: Antonio Vicelmo



A MALHAÇÃO DO JUDAS tornou-se festa popular tradicional no Crato, onde a população participa como eleitor.

Crato. Começam as manifestações para a eleição do Judas, festa tradicional deste município, que ocorre durante a Semana Santa. A 10ª Festa Popular da Malhação dos Judas 2010 continua envolvendo a população da cidade do Crato no processo de escolha do Judas. No último dia 4, foi eleito pelo Colégio Eleitoral, no escritório Central do Judas - Bar do Evandro, o nome de cinco candidatos ao Judas da brincadeira popular. Estão candidatos Cabelo do Cão, acusado de crimes temido na região do Cariri; José Roberto Arruda, governador detido, em Brasília; Madame Doença, Violentino e Big Brother. No Crato, a festa existe desde o início do processo de colonização da região do Cariri, e, como em outros pontos do Nordeste, o Judas costuma deixar, em versos populares, o seu testamento, passando sua herança para pessoas da comunidade. Tradicionalmente se aproveita a ocasião para retratar personalidades políticas ou pessoas que tenham cometido gestos condenados pela sociedade. É, assim, uma forma de protesto popular.

As urnas para votação dos cinco candidatos serão distribuídas em escolas, faculdades, bodegas, bares, restaurantes e mercantis. A apuração ocorrerá no dia 14 de março, no "Escritório Central do Judas", na Rua Ratisbona, 373. As pessoas poderão votar em um dos cinco nomes indicados na cédula eleitoral. A festa é realizada pelo Ponto de Cultura Sociedade Cariri das Artes, Companhia Cearense de Brincantes, Circo-Escola Alegria, e tem a parceria da Secretária Municipal de Cultura, Coletivo Camaradas, Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo e o financiamento do Ministério da Cultura e do Governo do Estado. O Judas será malhado no Sábado de Aleluia, dia 3 de abril, no Largo do Centro Cultural do Araripe, e contará com personagens irreverentes, oficina de mascaras e brincadeiras, como o Sítio do Judas. A festa já virou tradição na cidade e a cada ano vem crescendo com a participação do público e dos artistas.

Segundo o diretor da Companhia Cearense de Teatro Brincante, Cacá Araújo, Malhação do Judas é um espetáculo de grande beleza e significação que revive a festa pagã das Capitales Romanas.

Reportagem: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 08 de Março de 2010


Bom Dia!

Segunda-Feira, dia 08 de Março de 2010. Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher. Conforme nossos leitores hão de verificar algumas linhas abaixo no Blog do Crato, diversos textos, diversas homenagens. Eu particularmente, como faço sempre questão de frisar em datas semelhantes, sou terminantemente contra a criação de uma data especial para uma categoria, uma minoria ou algo do gênero, como por exemplo, o Dia do Índio, o Dia da Consciência Negra, o Dia da Mulher, por entender que isso acaba gerando mais discriminação. Ora, Dia da Mulher é todo dia! Esse ser abençoado pelo criador para nos dar a vida, ceder o seu próprio interior para que toda a vida humana possa florescer! Existirá, porventura, algo de mais belo e gesto mais humano que este ato ? E não só por este apenas, mas por muitos outros é que devemos reverenciar a mulher como o expoente máximo da criação. Por isso, não só neste único dia apenas, mas saibamos dar o devido valor que as mulheres possuem na sociedade, como mães, como seres livres, independentes, e como aquilo que elas sabem expressar de melhor: O Ser Mulher.

Previsão do Tempo

Há muito tempo eu não tenho tido o tempo e o prazer de escrever essa pequena coluna aqui no Blog do Crato. Gosto muito de fazê-la, embora isso me tome um tempo extraordinário, pois uma coisa puxa a outra. A Previsão do tempo, puxa o Almanaque, que por sua vez, puxa o Hoje na História... Mas da última vez em que foi feito até o dia de hoje, não houve mudanças significativas no panorama meteorológico do Cariri. Estamos enfrentando a chamada Seca verde. Em pleno período que normalmente seria de chuvas, temos a mais perfeita estiagem. Para não dizer que não há chuvas, acontecem umas poucas de quando em vez, mas coisa absolutamente rara. A previsão dos "profetas da chuva", é de que ela só venha mesmo em MAIO. Muita gente comunga da minha crença de que o Homem, como fator primordial das mudanças climáticas no planeta, é também o grande "vilão" deste e de outros acontecimentos. O Fato é que temos agredido a natureza, e esta se rebela contra nós, merecidamente. Até quando o planeta aguentará tamanha agressão ? Não sabemos. A previsão do tempo para hoje segundo o site Climatempo, o maior do país em meteorologia, é de dia de Sol, e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mas isso é discutível. O Climatempo, historicamente aqui no Blog do Crato não é uma fonte tão precisa para previsões. O futuro dirá.

ALMANAQUE

Hoje, Dia 08 de Março, é comemorado o Dia de São João de Deus.

João Cidade Duarte nasceu no dia 08 de março de 1495 em Montemor-o-novo, perto de Évora, Portugal. Seu pai era vendedor de frutas na rua. Da sua infancia sabemos apenas que, João, aos oito ou fugiu ou foi raptado por um viajante, que se hospedou em sua casa. Depois de vinte dias, sua mãe não resistiu e morreu. O pai acabou seus dias no convento dos franciscanos, que o acolheram. Enquanto isso, João foi à pé para a Espanha rumo à cidade de Madrid, junto com mendigos e sanltimbancos. Nos arredores de Toledo, o viajante o deixou aos cuidados de um bom homem, Francisco Majoral, administrador dos rebanhos do Conde de Oropesa, conhecido por sua caridade. Foi nessa época que ganhou o apelido de João de Deus, porque ninguém sabia direito quem era ou de onde vinha. Por seis anos Francisco o educou como um filho, ao lado de sua pequenina filha. Dos catorze anos até os vinte e oito João trabalhou e viveu como um pastor. E quando Francisco decideu casa-lo com sua filha, de novo ele fugiu, começando sua vida errante. Alistou-se como soldado de Carlos V e participou da batalha de Paiva, contra Francisco I. Vitorioso, abandonou os campos de batalha e ganhou o mundo. Viajou por toda a Europa, foi para a África, trabalhou como vendedor ambulante em Gibraltar. Então, qual filho pródigo, voltou à sua cidade natal, onde ninguém o reconheceu, pois os pais já tinham falecido; novamente rumou à Espanha, onde abriu uma livraria em Granada.

Nessa cidade, em 1538, depois de ter ouvido um inflamado sermão proferido por João d'Ávila, que a Igreja também canonizou, arrependido dos seus pecados e tocado pela graça, saiu correndo da igreja, e gritou: "misericórdia, Senhor, misericórdia". Todos riram dele, mas João de Deus não se importou. Distribuiu todos os seus bens aos pobres e começou a fazer rigorosas penitências. Tomado por louco foi internado num hospital psiquiátrico, onde foi tratado desumanamente. Depois de ter experimentado todas as crueldades que aí se praticavam e orientado por João d'Ávila decidiu fundar uma casa-hospitalar, para tratar os loucos. Criou assim uma nova Ordem religiosa, a dos Irmãos Hospitaleiros. Ao todo foram mais de oitenta casas-hospitalares fundadas, para abrigar loucos e doentes terminais. Para cuidar deles, usava um processo todo seu, sendo considerado o precursor do método psicanalítico e psicossomático, inventado quatro séculos depois por Freud e seus discípulos. João de Deus, que nunca se formou em medicina, curava os doentes mentais utilizando a fé e sua própria experiência. Partia do princípio de que curando a alma, meio caminho havia sido trilhado para curar o corpo. Ele sentia a dualidade da situação do doente, por te-la vivenciado dessa maneira. João de Deus sentia-se pertencer ao mundo dos loucos e ao mundo dos pecadores e indignos e, por isso, se motivou a trabalhar na dignificação, reabilitação e inserção de ambas as categorias. Um modelo de empatia e convicções profundas tão em falta, que várias instituições seguiram sua orientação nesse sentido, tempos depois e ainda hoje.

Depois, João de Deus e seus discípulos passaram a atender todos os tipos de enfermos. Seu mote era: "fazei o bem, irmãos, para o bem de vós mesmos". Ele morreu no mesmo dia em que nasceu, aos cinqüenta e cinco anos, no dia 8 de março de 1550. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII que o proclamou padroeiro dos hospitais, dos doentes e de todos aqueles que trabalham pela cura dos enfermos. Hoje a Ordem Hospitaleira São João de Deus, é um instituto religioso, internacional, com sede em Roma, composto de homens que por amor a Deus se consagram à hospitalidade misericordiosa para com os doentes e necessitados em quarenta e cinco países dos cinco continentes.

HOJE NA HISTÓRIA

8 de março: Dia Internacional da Mulher

* 1618 - Johannes Kepler formula a terceira lei de movimento dos planetas.
* 1808 - Desembarca na cidade do Rio de Janeiro a Família Real Portuguesa e a sua corte, vinda de Lisboa.
* 1917 - Revolução Russa: greve de tecelãs e manifestações alusivas ao Dia da Mulher marcam o início da Revolução de Fevereiro, em São Petersburgo .

Nasceram neste dia...

* 1714 - Carl Philipp Emanuel Bach, compositor alemão (m. 1788).
* 1879 - Otto Hahn (na imagem), químico alemão (m. 1968).
* 1929 - Hebe Camargo, cantora e apresentadora brasileira.

Morreram neste dia...

* 1917 - Ferdinand von Zeppelin, construtor aeronáutico alemão (n. 1838).
* 1921 - Eduardo Dato, político espanhol (n. 1856).
* 2005 - César Lattes, físico brasileiro (n. 1924).

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia

HOJE NA HISTÓRIA - Maria Bonita


HOJE NA HISTÓRIA


NE - Uma das principais personagens do Cangaço. Nesta data, 08 de Março em 1911 nascia Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita, que particiou do bando de Lampião. Hoje. Na História.

Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Glória, 8 de março de 1911 — 28 de julho de 1938) foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Já o Escritor João de Sousa Lima, um dos principais biógrafo de Maria Bonita, afirma que a cangaceira nasceu em 08 de março de 1911. Maria Bonita nasceu em 8 de março de 1911 no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época município gloriense, na Bahia. Depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos.

Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita e Ananias Gomes de oliveira, assim como nasceram mais dois filhos, sendo natimortos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 08 de Março de 2010 - Colaboração de Mônica Araripe



"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."

Mário Quintana

"Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão."

Confúcio

"Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer."

Leonardo da Vinci

"A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou."

Adam Smith

"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Benito Mussolini

( Pensamentos enviados por Mônica Araripe )

CRATO - Notícias do dia 08 de Março de 2010



Prefeito Samuel Araripe e Primeira-Dama parabenizam as mulheres Cratenses pelo Dia Internacional da Mulher


"Neste dia especial em que no mundo inteiro as mulheres recebem uma justa homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, queremos aqui deixar também a nossa mensagem especial de solidariedade e admiração a estas que representam a própria beleza da criação humana. Seres abençoados que carregam dentro de si a existência e a infinitude, que cede lugar à vida, que se gera dentro de suas próprias entranhas para florir o mundo! Existirá, porventura, algo de mais belo e gesto mais humano? E não apenas por este, mas por muitos outros de igual ternura e altivez, é que devemos exaltar a mulher como o expoente máximo da criação divina. Não num único dia dedicado a elas, mas que saibamos reconhecer o devido valor que as mulheres merecem e possuem na sociedade. Como mães, como seres livres, independentes, pelas duras batalhas enfrentadas, pelos direitos árduamente conquistados ao longo da história, e por aquilo que elas sabem expressar de melhor: O Ser Mulher. Parabéns a todas as mulheres Cratenses pela passagem do Dia Internacional da Mulher, dia 08 de Março." - Samuel Vilar de Alencar Araripe - Prefeito do Crato e Mônica Araripe - Primeira-Dama

PAA beneficia pequeno agricultor do Crato

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi lançado em Crato na última semana, no intuito de fortalecer a agricultura familiar e o pequeno produtor. O lançamento aconteceu, na última terça-feira, no auditório da Secretaria de Saúde, com a presença de diversos representantes de entidades e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município do Crato, além da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos. Desde o ano passado que o programa vem sendo implementado no município, com várias mobilizações envolvendo os produtores da agricultura familiar e representantes de entidades. Segundo o secretário Erasmo Ferreira, cerca de 15 agricultores estão inscritos no Programa, mas as expectativas são positivas em relação à participação dos produtores. O PAA integra o programa Fome Zero, do Governo Federal. O Crato aderiu com a finalidade de beneficiar o agricultor e as escolas do município. Uma oportunidade para os pequenos produtores escoarem sua produtividade. Os produtos serão comercializados junto à Conab e cada produtor poderá negociar até R$ 350,00, por mês, chegando a mais de R$ 3.500 por ano. Segundo Erasmo Ferreira, secretário de Agricultura, a primeira etapa foi de apresentação do programa, voltado principalmente para o esclarecimento dos produtores. O objetivo é efetivar a compra de toda a produção da agricultura familiar. Com isso, mais renda será gerada para a vida dos agricultores, trazendo desenvolvimento para o setor agrícola e economia do município. Os alunos da rede municipal de ensino serão os grandes beneficiados com o programa. Com a compra dos produtos será ampliado o cardápio da merenda escolar.

Administração irá pavimentar dezenas de ruas do Crato

O município do Crato, dentro da proposta de melhorar a infra-estrutura turística da cidade, irá executar a pavimentação em pedra tosca em dezenas de ruas. Uma relação com os nomes das ruas foi enviada ao Ministério do Turismo e inclui 10 bairros e distritos do município, como o Gisélia Pinheiro, Zacarias Gonçalves, Muriti, Novo Horizonte, Ponta da Serra, Recreio, São Miguel, São Bento, Grangeiro e Parque Grangeiro. Esse trabalho demonstra, dentro do interesse de desenvolvimento de melhorias no município, o pleito de conquistas de novos projetos para a implementação do setor turístico no município cratense. Em breve, as seis principais praças da cidade estarão passando por melhorias, por meio do Projeto Cidades do Ceará, recentemente lançado pelo Governo do Estado, no Cariri.

Escolas informadas sobre o vírus H1N1

O município do Crato treinou recentemente profissionais de saúde para atuar na vacinação contra a Gripe A H1N1 conhecida por gripe suína, que será iniciada durante este mês no Estado. Informações técnicas sobre a doença foram repassadas para as escolas, por meio de nota, direcionadas aos diretores dos estabelecimentos de ensino. Segundo a nota técnica, da Secretaria de Saúde do Estado, repassada as escolas por meio da Secretaria do Município, o retorno às ações de prevenção e proteção contribuem para a redução da disseminação do novo vírus respiratório.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Investigação descobre conta de filho de Sarney com transferênca de 1 Milhão de Dólares


A família Sarney é alvo de mais um escândalo em 2010. Documentos enviados ao governo brasileiro por autoridades chinesas comprovam que o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mantém uma conta corrente no exterior não declarada à Receita Federal. A conta, operada pessoalmente pelo empresário, estaria em um paraíso fiscal, em nome de uma offshore sediada no Caribe.

No começo de 2008, Fernando Sarney teria usado esse canal para realizar uma transferência no valor de US$ 1 milhão a uma agência do banco HSBC em Qingdao, na China. A autorização da transação teria sido assinada pelo empresário. A operação da Polícia Federal responsável pela descoberta foi a Faktor. O empresário foi indiciado por lavagem de dinheiro, fraude e formação de quadrilha.

Fonte: Site Opinião e Notícia

Prefeito Samuel Araripe e Primeira-Dama Mônica Araripe parabenizam as mulheres Cratenses pelo Dia Internacional da Mulher


Samuel e Mônica Araripe 2

"Neste dia especial em que no mundo inteiro as mulheres recebem uma justa homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, queremos aqui deixar também a nossa mensagem especial de solidariedade e admiração a estas que representam a própria beleza da criação humana. Seres abençoados que carregam dentro de si a existência e a infinitude, que cede lugar à vida, que se gera dentro de suas próprias entranhas para florir o mundo! Existirá, porventura, algo de mais belo e gesto mais humano? E não apenas por este, mas por muitos outros de igual ternura e altivez, é que devemos exaltar a mulher como o expoente máximo da criação divina. Não num único dia dedicado a elas, mas que saibamos reconhecer o devido valor que as mulheres merecem e possuem na sociedade. Como mães, como seres livres, independentes, pelas duras batalhas enfrentadas, pelos direitos árduamente conquistados ao longo da história, e por aquilo que elas sabem expressar de melhor: O Ser Mulher. Parabéns a todas as mulheres Cratenses pela passagem do Dia Internacional da Mulher, dia 08 de Março."

Samuel Vilar de Alencar Araripe - Prefeito do Crato
Mônica Araripe - Primeira-Dama

BLOGFUTEBOL: O CRATO PERDEU PARA O ÔNIBUS E A FALTA DE COMANDO - Por Wilson Bernardo.


FORTALEZA
3X1 CRATOBUS


Aconteceu o que eu previa, é lamentável que o time do Crato sofra o que vem sofrendo,onde os torcedores depositam total confiança nos atletas,e parte da diretória, rola a coisa como bola boca de sinuca,e carteados de uma preto no bata em trinca de valetes,a espada nos corações verdadeiros de quem tudo aposta na integridade moral de quem aposta na verdade.A viagem dos atletas para capital cearense estava marcada 9:OOhs, de sexta a noite, e o Ônibus só foi sair vinte para doze da madrugada de Sábado, comprometendo toda uma planilha físico emocional da equipe,segundo apurado, o Ônibus havia quebrado,mas empresa que se preza, teria substituído imediatamente o transporte,mais o que paira é uma duvida,o problema estaria justamente nas finanças,sairia o Ônibus somente com dinheiro na mão? OS investimentos do poder publico nós estamos cientes,e o dinheiro das rendas...Eis o MISTÉRIO DOS SENHORES mister M.obs:Só não fotografei o flagrante,em que os jogadores estavam,cansados e irritados com a falta de profissionalismo dos dirigentes,em respeito e em virtude de um bom trabalho,em que o Vice-presidente vem tentando fazer o senhor KK.

Wilson Bernardo (Fotografia & Texto)

CARIRI - Projeto incentiva desenvolvimento de potenciais - Reportagem: Elizângela Santos


Prefeitos e demais autoridades do Cariri conheceram os detalhes do projeto federal, com participação do governo estadual, junto aos municípios da região. Governo do Estado repassará para projetos de desenvolvimento no Cariri uma contrapartida média de 10%

Juazeiro do Norte. Com a finalidade de debater projetos estratégicos para as populações de menos poder aquisitivo, o Cariri sediou o evento Território da Cidadania, reunindo representantes dos principais municípios do Cariri. O trabalho faz parte de programa do Governo Federal, com contrapartidas do Governo do Estado, que inclui diversos eixos voltados para a melhoria da qualidade de vida das populações de baixo poder aquisitivo no campo, envolvendo investimentos nas vocações de cada município ou território. Para este ano, foi apresentada uma matriz de investimentos previstos para a região de R$ 585 milhões. O Cariri já está sendo beneficiado este ano com várias unidades produtivas, envolvendo as principais vocações das localidades referenciadas para os projetos. Algumas cidades já foram contempladas com os projetos, como Crato, com uma unidade de beneficiamento de frutas diversificadas. Cerca de 10 municípios serão beneficiados, já que estarão repassando a produção de pequi. A unidade terá um investimento de R$ 500 mil. No local, serão produzidas polpas de pequi, molho, farinha, óleo refinado, pequi em conserva, além do processamento de outras frutas.

A cidade de Campos Sales será beneficiada com abatedouro de R$ 520 mil. Os recursos já estão na Caixa Econômica e o projeto está sendo finalizado, conforme o delegado. As mulheres do município também serão beneficiadas com uma unidade de beneficiamento de leite de cabra, com investimentos de R$ 280 mil. Em Mauriti, será implantada uma mini-usina de leite, para o processamento de bebidas lácteas, envolvendo a produtividade de oito municípios, num projeto de R$ 500 mil. Já o município de Araripe receberá uma unidade de empacotamento de farinha de mandioca, para empacotamento, padronização e beneficiamento do produto. Serão investidos no projeto R$ 215 mil. O município está na área de maior produção de mandioca do Estado. Araripe é o segundo, depois de Salitre, município vizinho.

Segundo o prefeito de Araripe, Germano Correia, um dos participantes do debate Territórios da Cidadania, o programa destina recursos voltados para estruturar os territórios. No caso de sua cidade, a unidade, conforme o gestor, vai melhorar a qualidade do produto e agregar valor, com o repasse para os supermercados, beneficiando o produtos, minimizando as dificuldades. Para o prefeito, a unidade irá receber a farinha dos municípios produtores da área do Cariri Oeste. Os recursos estão previsto para serem investidos até o meio do ano. Ele afirma que esse investimento servirá para dar impulso à produtividade de mandioca. Ele ressalta que a falta de atenção com a semente acabou prejudicando um pouco a produção em seu município, mas a assistência aos produtores tem sido essencial para a retomada da produção, com qualidade, aumentando a área plantada. Uma delas é o projeto que envolve jovens agricultores, uma experiência pioneira em Araripe, com 28 jovens trabalhadores assentados, por meio de projeto do governo.

O Cariri é o maior território do Estado, com a presença de 28 municípios, que poderá ter investimentos diretos dos diversos ministérios. Estão prestes a começar vários empreendimentos na região, voltados para assistir principalmente a população de baixa renda. Para escolha desses investimentos, foi eleito um colegiado paritário, com representações em 50% da sociedade civil e mais 50% do poder público. Segundo o Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra Oliveira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o debate realizado na semana, em Juazeiro do Norte, teve a finalidade de apresentar projetos que serão desenvolvidos na região. Os recursos, conforme ele, já estão em banco para serem repassados devidamente. Este ano, a discussão com as várias instâncias sociais envolvida no conselho está voltada para sete eixos de desenvolvimento, com o envolvimento de 22 ministérios, e ações coordenadas pela Casa Civil, do Governo Federal. "O principal objetivo desses projetos é levar às populações projetos no intuito de reduzir as desigualdades regionais. São ações focadas na área rural e aos públicos mais específicos, a exemplo das comunidades quilombolas, indígenas e os assentados da Reforma Agrária", explica. No Cariri há o envolvimento é de 3.500 famílias. As áreas da cultura, educação, saneamento, direito e cidadania, regularização fundiária, ações agrárias, ações de infraestrutura, com recursos específico do MDA estão entre os setores de investimento.

O Cariri está dividido em três mini-territórios e ganhará várias unidades, que irão centralizar ações integradas das comunidades e dos municípios. O debate também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana.

MAIS INFORMAÇÕES

Delegacia Estadual do Desenvolvimento Agrário
deda-ce@mda.gov.br
(85) 3299.1309/9102.3250

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

O Dia internacional da Mulher e a velha crença no papai Noel - Por: José Cícero*


Hoje, 08 de março o mundo quase por inteiro comemora o dia da Mulher, muito especialmente, os países que ora abraçam o chamado “capitalismo selvagem” ou o famigerado pós-modernodernismo do tsunami neoliberal. Contudo, proponho por conta deste ato comemorativo mundial, ao menos por um instante, um pouco de reflexão que ao meu juízo considero preciso e necessário. O que aqui chamarei simplesmente de: o óbvio ululante do nosso doce momento de passividade eterna. Quer seja, por exemplo, a indagação ao menos para nós mesmos de o porquê do dia da mulher? Por que todos os dias do ano não podem ser dedicados a esta figura tão importante e notória no processo da construção cotidiana da nossa história? Por que apenas um dia?

Ainda, que razão levou os capitalistas(justamente os responsáveis pelo fato gerador desta comemoração) a abraçar esta data quase como um momento de auto-afirmação? Uma glória das glórias, tamanho tem sido o ímpeto com que “eles” têm se dedicado a este acontecimento a meu ver um tanto quanto bizantino? Creio que a grandiosidade da mulher, enquanto mãe, dona de casa, trabalhadora, enfim sujeito partícipe da sua própria história e, por extensão, da luta de classe pelo mundo afora extrapola qualquer comemoração episódica, através da qual os maqueterios da economia de mercado e do neoliberalismo(do consumo) em geral, espertamente, criaram como forma de obter algum tipo de lucratividade.

Aliás, temos que admitir que neste particular, eles são quase insuperáveis... Afinal, não é à toa que já nos acostumamos a ‘dançar na maionesse’, quando entramos na deles e aceitamos de bom-grado o fato de existir com naturalidade, um dia dedicado a tudo nada vida. E o que é pior. Pagamos muito caro por isso... Pois este convencionalismo há muito já virou regra de etiqueta.
Contudo, digamos que isso não é coisa nova. Afinal há muito tempo que se comemora figuras ilusória como a do Papai Noel, por exemplo. Sem esquecermos os dias de tudo e de todos: Dias dos pais, das mães, dos namorados, do vizinho, do cachorro, etc, etc... Tudo com o evidente intuito de vender, vender e vender...

O clássico combustível do velho consumismo exacerbado. O aprimoramento da antiga fogueira das nossas eternas vaidades. Por isso o sonho de consumo está impregnando nossa alma, tanto quanto nosso DNA. E não esqueçamos que deste modo estamos exaurindo nossos recursos naturais e transformando nossa única morada(o planeta) num incomensurável lixão. Portanto, digamos que o novo desta comemoração, a que me reporto, seria o fato de “eles” os capitalistas do mercantilismo terem se apropriados de um acontecimento referencial e histórico da luta de classe mundial, a partir do qual surgiu este suposto dia da mulher. Quer seja a manifestação das bravas operárias norte-americanas ocorrida nos idos de março de 1857 quando protestavam por melhores condições de trabalho e de salários. Seguido do massacre de 1911 em Nova Iorque quando cerca de 129 trabalhadoras do setor têxtil foram trancafiadas num galpão e queimadas vivas por decisão dos seus patrões em resposta ao protesto. A explicação de acidente, portanto, não colou...

Por fim, digamos que todos os dias do ano devem ser dedicados a mulher por tudo que ela representa para o mundo, a vida, enfim, a sociedade planetária. E não apenas, o 8 de março de cada ano. Afinal de contas, nem sempre é preciso que acreditemos em papai Noel. O fim do preconceito de gênero, assim como o resguardo da igualdade, o respeito, além do reconhecimento de toda a sociedade à imensa contribuição da mulher, bem como do seu importante papel na construção de um mundo novo. Seria efetivamente o maior dos tributos que poderíamos dá como homenagem efetiva à mulher em escala internacional. Ainda assim, nada estaria sendo dado de ‘mão beijada’ à mulher como muitos, infelizmente, ainda imaginam. Muito pelo contrário, tudo que a mulher já conquistou foi o resultado natural de sua luta árdua, da sua combatividade, do seu destemor, a partir de um esforço de coragem, decisão e consciência.

Viva a mulher para o todo e sempre, viva!
__________
(*) José Cícero
Professor, Poeta e Escritor.
Secretário de Cultura/Aurora-CE.
Foto ilustrativa: Da Internet
LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com/
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30